__MAIN_TEXT__

Page 1

Informativo

ano 20

MAI

2020

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

O amor pela arte em tempos de coronavírus Por Noemi Kellermann

KIPEERF / BAEJI YB :OTOF

Em meio à polarização sobre priorizar a saúde ou a economia no combate ao coronavírus (Covid-19), estamos aqui a falar sobre ARTE! Mais precisamente sobre o amor pela arte. Como se pode ainda falar em arte quando os nossos olhos, nossos corações e mentes estão tão intensamente turvados pelas lágrimas, por nós mesmos e pelos outros, seja este outro, o nosso amor bem próximo ou o amor do outro, além mar? Aqui, no recesso de rigoroso isolamento, tendo o privilégio de, através de imensas janelas, olhar a avenida quase silenciosa, vazia de carros e de gentes, e a natureza exuberante do outro lado com o Rio Itajaí-Açu, ao voltar o olhar para o interior da minha casa e para o meu interior, ocupo-me. E o tempo que me é dado, nestas circunstâncias terríveis, torna-se fértil pelas minhas escolhas. É aí que o amor pelas artes vem ao meu encontro, vem companheiro, vem como o amor a Deus ou a algo que está além de nós, além do nosso pensamento pequeno. E, nesta relação, é possível transcender o medo, ter esperança...Pois estamos lidando com um legado precioso e grande, com algo que, sob inspiração, a humanidade tem construído desde os seus primeiros tempos: nos registros rupestres nas paredes das cavernas, nas danças, canções e rituais sagrados e antigos, chegando até nós, ano 2020, através dos tempos com todas as obras produzidas pela genialidade dos mestres da pintura, da música, do teatro, da dança... Não é por acaso que museus, escritores, artistas de todas as artes, do circo, da música, do teatro e da dança disponibilizaram o acesso as suas produções para que seja possível, graças à tecnologia, consumir toda a arte que quisermos. Temos escolha, finalmente! A verdade, principalmente agora, nestes tempos, é que todos nós já percebemos que as artes, em todas as suas expressões, são alimento para a nossa saúde e para o nosso espírito, alimento tão importante quanto o pão de cada dia. Desde antes destes tempos, desde sempre, porque acreditamos nos diversos papéis e funções das artes em qualquer dimensão e situação como agente consolador e instigador, transformador de vidas, é o quê o Teatro Carlos Gomes tem feito com o seu pessoal e com suas três escolas. Esta tem sido nossa missão. Nestes tempos duros e difíceis: “É a parte que nos cabe neste latifúndio” (verso do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto).


ESCOLA DE MÚSICA

Aos toques do piano Conheça um dos bolsistas da Escola de Música A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes conta com alguns programas que buscam auxiliar financeiramente os talentos musicais que aqui estão. O objetivo é incentivar esses alunos a seguirem no mundo das artes e trabalharem seus talentos e dons. Gabriel José Oliveira é um deles. Hoje está com 17 anos e, há seis anos, faz parte do quadro de alunos de piano. O jovem é orientado por Paulino Junkes e para ele esse apoio permitiu uma grande evolução musical, que está também ligada a ótima mentoria que teve nesse período. “A música é uma parte importantíssima para mim. É a expressão artística que sempre me identifiquei. Foram muitos momentos marcantes, mas com certeza, entre todos, a Temporada de Concertos de Verão em 2018 foi a mais especial”, comenta. Quer apoiar um aluno? Entre em contato pelo e-mail secretaria@ escolademusicacarlosgomes.com.br e saiba mais. Você pode ser o padrinho de mais uma história, de mais um grande talento da música. Ajude a transformar mais uma vida através da arte.

Feliz dia das mães!

Carolina e a filha Glória

Nesta edição vamos celebrar e homenagear a nossa professora Carolina de Almeida Coelho Wachholz, que também é mamãe da Glória, de 15 anos. Sempre feliz, Carol é exemplo para muitos alunos e muitas vezes acontece os momentos maternais nas aulas. Atua há 12 anos na Escola de Música do Teatro de Carlos Gomes, sendo hoje Coordenadora do Núcleo de Educação Musical e professora de Musicalização para Bebês e Musicalização I. “Acho que ser professora muitas vezes proporciona momentos em que nos sentimos mães, ainda mais eu que trabalho com crianças. É tão gratificante em alguns momentos poder “maternar” com meus alunos, muito amor e afetividade. É engraçado, na minha sala quando vou pegar algum instrumento eles vêm todos atrás, parece a “galinha e seus pintinhos”, só alegria. Sem contar nos muitos beijinhos, como não amar? É um sentimento materno”.

Carolina com alunos

Aulas on-line Em função do decreto do Governo do Estado a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes poderá permanecer fechada por mais um tempo. Depois das férias antecipadas de julho, a escola voltou a atender de forma on-line na semana do dia 20 de abril. O objetivo é atender da melhor forma os alunos e fazer com que, mesmo nesse período de turbulência, a música seja combustível, seja parte fundamental para manter a saúde mental. Afinal, a arte é amor! A direção da escola juntamente com os professores busca fazer o possível para melhor atender a todos, e ressalta que as aulas que não são possíveis de serem tocadas virtualmente serão repostas assim que tudo for normalizado.

Galeria musical Confira alguns momentos dos nossos professores e alunos estudando e amando a arte e a música nesta quarentena.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Aulas Carona Escola de Teatro Queridos alunos, alunas e responsáveis, esperamos que estejam bem dentro do possível. Como todos já devem estar a par, as atividades presenciais das escolas públicas e particulares poderão continuar suspensas até o dia 31 de maio, por conta da pandemia vivenciada em praticamente todo o planeta. Continuamos impossibilitados da presença física, das atividades coletivas, do toque, do corpo a corpo, do olho no olho, da conversa ao vivo, da constituição de grupos, da presença. O teatro é arte do encontro físico. Na Carona Escola de Teatro oferecemos um Curso Livre de Teatro, prático, e trabalhamos a partir do processo colaborativo, em que todos são parte fundante dos espetáculos criados. Criamos (re)fazendo, narrando e trocando histórias, conhecimentos, opiniões, tecendo linhas de afeto. A pandemia fere a essência da arte teatral. O encontro. A presença física. O estar e fazer juntos. A Cia Carona acredita que propor atividades que possam substituir e/ou adaptar as demandas com aulas virtuais, representaria descaracterizar a própria arte teatral, o que não queremos, em hipótese alguma. Estamos procurando resolver as coisas por etapas. Sabemos que até o dia 31 de maio não poderemos nos encontrar, sendo assim, os boletos do mês de maio serão todos cancelados. Lembramos que não trabalhamos com mensalidades e sim anuidade, que foi ou está sendo paga por cada contratante de formas variadas. Então, vamos analisar cada contrato e renegociar com cada pessoa assim que pudermos retomar as aulas. Por favor, não hesite em nos procurar. Infelizmente o setor cultural está sendo fortemente afetado pelo fenômeno da pandemia, contudo, a Cia Carona tentará se reinventar por outros caminhos pois, por hora, não entendemos o fazer e ver teatro como uma atividade virtual.

Para recuperar o tempo perdido, elaboramos atividades póspandemia e as distribuímos em 4 Eixos: Eixo 1 - Oficinas: - Iluminação - Maquiagem - Máscaras - Clown - Dramaturgia - Atuação - a partir de diferentes movimentos, pensamentos, estéticas teatrais (Ex.: Atuação Naturalista, Atuação no Teatro Épico, no Teatro Pobre, no Teatro do Absurdo...) Cada Oficina terá duração de 03 horas Eixo 2 - Aulas Extras - fora do horário da turma, com alunos de outras turmas, observando-se a faixa etária. Cada aula extra terá duração de 02h30min Eixo 3 - Jogos - Gincana de montagem e integração. Duração 12h (fim-de-semana) Eixo 4 - Reposição - a partir de acordos firmados entre cada turma. Em breve traremos mais informações sobre o funcionamento destas práticas. Esperamos que apreciem as propostas e seguiremos dialogando. Um forte abraço - ainda à distância - da Carona Escola de Teatro Bina, Fábio, James, Moura e Pépe.

Lendo em casa Dicas de leitura para essa quarentena? A Carona Escola de Teatro tem! Confira alguma opções indicadas pelos professores da escola: - “A Construção da Personagem”, de Constantin Stanislavski: a obra traz o olhar do autor que é conhecido como mestre do teatro russo. Na leitura, é exposto todo o trabalho que um ator deve executar para esquecer sua própria individualidade e assumir aquela que dará vida quando subir no palco. - “Em Busca de um Teatro Pobre”, de Jerzy Grotowski: o livro traz uma redefinição da função e da arte do ator. Para o autor, o ator necessita conhecer e dominar os seus recursos e, para isso, é preciso uma formação permanente. Ou seja, não é um aprendizado de alguns anos, mas constante e para toda a vida. - A Canoa de Papel, de Eugênio Barba: a obra sintetiza as experiências e pesquisas do autor durante três décadas. O resultado? Um livro que traz parâmetros concretos para nortear o trabalho do ator. Ficou curioso para saber mais sobre esse universo? A Canoa de Papel está disponível virtualmente.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Nos passos e compassos do sapateado Conheça uma das bolsistas da Pró-Dança de Blumenau A Pró-Dança de Blumenau busca apoiar constantemente, através de iniciativas, programas e trabalhos voluntários, talentos dentro do universo da dança. Dessa forma, alguns alunos bolsistas conseguem seguir dançando e aperfeiçoando seus talentos e dons. A talentosa Vitória Gabriela Andreani, de 16 anos, é aluna de sapateado da professora Michelle Nicoletti e uma das bolsistas da escola. Hoje no grupo teen, ela faz sapateado há cerca nove anos, sendo que está há três no Teatro Carlos Gomes por conta de uma bolsa que ganhou pela participação na ONG Puro Amor. “Por fazer parte da ONG, pude ter contato com o sapateado e isso é uma coisa que eu vou sempre ser grata, pois a dança faz parte da minha vida, é como respirar... eu não me vejo sem ela. Tive muitos momentos incríveis durante esses anos na escola, com minha professora e as meninas do meu grupo, e todos eles foram marcantes para mim. Um deles foi quando eu ganhei a bolsa, e outro quando participei do Prêmio Desterro pela primeira vez, foi a minha primeira competição e foi um momento único e incrível para mim”, comenta.

Feliz dia das mães!

O dia delas é todo dia, mas neste mês vamos celebrar e enaltecer ainda mais as queridas professoras da Pró-Dança de Blumenau que também são mamães e, que muitas vezes, acabam sendo mães dos alunos. São exemplos de mamães fortes, empoderadas, batalhadoras e que esbanjam alegria e amor. Conheça um pouquinho sobre elas: - Bruna Caroline Oechsler: professora das turmas de Danças Urbanas Iniciante e Avançado, está na escola desde 2011. Mamãe do Martin, de quatro anos. “Fui “mãe” dos meus alunos antes mesmo de ser “mãe” de verdade. A cumplicidade, carinho e cuidado que tenho por eles é realmente uma relação materna. Amo meus bailarinos e a minha grande paixão e motivação de vida sempre foi fazer parte da evolução deles como pessoas completas, não apenas tecnicamente”.

- Giovana Zimmermann Vieira: professora das turmas de Ballet Baby e Infantil, atua na escola desde 1989. Tem uma filha, a Luiza. “A relação com os alunos nos torna um pouco mãe, além de educadora e disciplinadora. É uma relação de aprendizado e muito amor envolvido”.

-Maria Agustina Videla Di Giacomo: professora das turmas de Ballet Baby, Ballet Infantil, Ballet Avançado, Ballet Adulto e Dança Contemporânea. Atua na escola desde 2017. Tem uma filha, a Luana Beatriz, de 13 anos. “A convivência e o trabalho com o lado sensível do ser humano nos faz conectarmos além da sala. Cada estudante vai aos poucos mostrando e compartilhando a sua essência e assim vamos construindo relações de cuidado e carinho que dialogam com nosso lado maternal”.

- Michelle Silveira Nicoletti: professora de Sapateado infantil e Sapateado para grupos avançados. Atua na escola desde 1996. Tem uma filha de três anos, a Olivia. “Tenho muito, muito carinho pelos meus alunos. Hoje em dia já tenho aluno que é filho de ex-aluno. É gratificante! Sempre pensei em ensinar mais do que a técnica do Sapateado. Hoje, depois de ter me tornado mãe, me sinto mais responsável ainda pela criação deles. E poder somar na vida deles, fazendo com que gostem da arte, me faz muito feliz”.

Nossas aulas Conforme decreto do Governo Estadual no dia 21 de abril, estão liberadas as atividades em escolas de dança. Desta forma, desde o dia 4 de maio a Pró-Dança de Blumenau retornou com as turmas para alunos adultos. Seguindo, é claro, todas as orientações dos órgãos de saúde, com muitos cuidados e regras. Já as turmas infantis e juvenis não retornarão por enquanto. A direção da escola sente a necessidade de uma volta gradativa, além de também os alunos adultos terem maior autonomia e responsabilidade para seguir as devidas medidas. Mais novidades serão informadas nas mídias sociais da escola e também via comunicados.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669 | (47) 99161-8719


INSTITUCIONAL

Personagens Ao longo desses quase 160 anos da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes muita gente passou e fez história entre os corredores, salas e palcos do Teatro Carlos Gomes. E nada mais justo do que homenagear quem está há tanto tempo construindo esse legado. Conheça hoje Noemi Kellermann na série “Personagens”: A diretora artístico-pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Noemi Kellermann, é figura marcante na cultura e música blumenauense. Impossível abordar os temas e não lembrar de Noemi. Uma mulher forte, inteligente e de personalidade marcante. Além da alegria que transmite por onde passa, ela também sempre tem algum conhecimento para repassar sobre música, arte e cultura. Ao longo dos seus 80 anos muito aprendeu e muito ensinou também. Viagens, cursos, aulas, experiências culturais, palestras, entre outros. Pontos que a tornam referência em educação musical. Noemi sempre está aberta para bons bate-papos e quando é sobre cultura, ainda melhor. Para o Teatro Carlos Gomes é um orgulho fazer parte dessa linda história e trajetória de Noemi Kellermann. Uma relação que começou há muitas décadas e que se une até os dias atuais. “O meu contato com o Teatro Carlos Gomes vem desde os Seminários Catarinenses de Música que iniciaram no final de 1960 e culminaram com a minha vinda definitiva para Blumenau com a equipe de professores liderada pelo professor Dr. Oscar Zander, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), para a criação da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Desde então, estive um período ausente do Teatro para estudar a Pedagogia ORFF, em Salzburg, com bolsa de estudo do Governo da Áustria e, mais tarde, quando precisei me dedicar exclusivamente à Universidade Regional de Blumenau como professora e em outras funções. Mas, sempre mantive contato com grandes amigos que fiz por aqui e, é claro, com a arte e a cultura que aqui está por todos os cantos dessas paredes e corredores. Em 2006, tive o prazer de retornar para a Escola de Música do TCG, depois de me aposentar na Furb. Fui convidada a retornar e desta vez como diretora artístico-pedagógica, cargo que exerço até hoje”, comenta Noemi. Noemi Kellermann sempre teve, e ainda tem, uma forte presença na área cultural. Ela, que já presidiu o Conselho de Políticas Culturais de Blumenau por cinco gestões, ao longo desses anos recebeu inúmeras honrarias e segue sendo referência em música, educação e arte para mais de uma geração de professores, alunos e pessoas com as quais convive.

Apoie nossos artistas Hoje vamos falar sobre os eventos do Teatro Carlos Gomes e a importância de vocês (público e admiradores) para todos nós. Em função da pandemia, a nossa rotina mudou e por um tempo continuará assim. Nossos eventos, por enquanto, foram adiados. E assim que estivermos todos seguros, novas datas serão repassadas. Temos a certeza de que tudo ficará bem e que juntos somos mais fortes! Por isso, apoie os artistas que você gosta e admira. Guarde seu ingresso com carinho e, quando tudo voltar ao normal, venha aproveitar os shows e os espetáculos. Cultura é amor. Cultura é alegria. Cultura é o nosso combustível.

O Teatro Carlos Gomes, a arte e a cultura contam com você São tempos turbulentos, de recolhimento e também de mudanças. Mas não deixe a arte e a cultura de lado. O Teatro Carlos Gomes precisa do seu apoio. Seja um parceiro através do Projeto de Manutenção Anual - Pronac 193254. A casa está em busca de apoiadores. Através dessa oportunidade, conhecida como Lei de Incentivo à Cultura, é possível buscar recursos para a execução da manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes. O valor aprovado para captação é de R$ 686.880,70. Entre em contato pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br e saiba mais.

Feliz dia das mães Esse mês é super especial e não podíamos deixar de parabenizar todas as mamães que trabalham aqui no Teatro Carlos Gomes. Mulheres que são exemplo de vida! Batalhadoras, únicas e belas, cada uma em sua essência e jeito de ser. É tempo de celebrar e mostrar a importância de todas as mamães, essas pessoas tão especiais. Que amam, cuidam, zelam e alegram seus filhos e a nós diariamente. Feliz dia das mães!

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de maio e junho de 2020 Maio 03 Angela Ideker 05 Angelito Jose Barbieri Carlos Braga Mueller 06 Fernando Fonseca Botelho Hiltrudes de Campos 07 Álvaro C. de Oliveira 09 Maurici Nascimento 10 Roque Poffo Junior 13 Paulo Gilberto Gouvêa da Costa 14 Afonso Luiz Schreiber Genésio Deschamps 16 João Maria Mosimann 18 Gerd Kurt Baumgarten 20 Tereza Palmas Ribeiro 22 Helma Treis 24 Sérgio Hammes 26 Maria Beatriz Niemeyer 27 Armin Henrique Luef Junho 01 Guilherme Benno Guenther 04 Alvin Rauh Neto Jamile Schead Hartmann 05 Antonio Carlos Paes Loureiro Evelásio PauloVieira 10 Sérgio Fernando Hess de Souza 11 Arlindo Bernart Irmangart Metzker Stark 13 Ilveni de Freitas Melro 21 Celso Hoffmann da Silva 22 Otília de Souza Newton Janke 23 Evaristo Kuhnen 25 Carlos josé Ilha Lindner 26 Aloísio Neves 28 Henrique Oscar V. Grewsmuehl


Arte e Cultura on-line e gratuita Enquanto a nossa programação de eventos não volta, temos dicas especiais para vocês por aqui. Que tal aproveitar esse tempo em casa para conhecer novos lugares, histórias, arte e culturas? Confira a seguir cinco museus que disponibilizam visitas virtuais e algumas experiências interativas. Ah, e não deixe de nos seguir nas mídias sociais (Instagram e Facebook), por lá também estamos dando várias dicas especiais ligadas a música, dança e teatro.

1 - Pinacoteca O famoso museu de São Paulo, a Pinacoteca, está na lista dos locais que oferecem tour on-line. Por meio do Google Arts & Culture, o usuário pode visitar as principais salas da Pinacoteca com uma visão 360º. O museu de artes visuais tem foco na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade, além do diálogo com as culturas do mundo.

2 - Museu de Arte de Blumenau Também conhecido como MAB, o museu blumenauense dispõe da “1ª Temporada de Exposições” de forma on-line em 2020. No primeiro da série, os internautas conhecerão os espaços, passando pelas exposições “Paródia do Testemunho Ocular”, do artista Rafael Ramos (São Paulo), na sala Pedro Dantas; “Passagem”, de Sonia Wizard (Rio de Janeiro), na sala Roy Kellermann; “Até que a morte os separe”, de Martha Ozol (Florianópolis), na Sala Elke Hering; “Abaixo da Superfície”, de Kelly Kreis (Florianópolis), na Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz; e “Sobre Cadeiras”, de Felipe da Costa (Blumenau), na Galeria do Papel. Simultaneamente há vídeos de cada mostra, oportunizando ao público conhecer as obras e o artista expositor.

3 - Museu do Louvre Aberto em 1793, o Museu do Louvre é um dos mais famosos e visitados museus de todo o mundo. Localizado em Paris, na França, traz diferentes tipos de arte, como pinturas, esculturas, antiguidades orientais, greco-romanas, egípcias, entre outros. É um verdadeiro mergulho nas artes, e você pode fazer isso de casa.

4 - Museu Arqueológico de Atenas Como o próprio nome já diz, o museu que fica localizado em Atenas, na Grécia, também oferece um mergulho virtual e tanto na história e cultura do país. O Museu Arqueológico de Atenas é o museu mais importante do mundo em sua temática, a Antiga Grécia. Na visita on-line é possível conhecer objetos procedentes desde a pré-história até a antiguidade.

5 - Galeria Uffizi Nessa visita virtual você conhecerá esculturas criadas entre os séculos 12 e 17. O conhecido museu de Florença oferece um grande acervo de nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello, Caravaggio e Botticelli. E o melhor disso tudo? Cada artista possui sua sala própria. Através do Google Arts & Culture é possível explorar e conhecer as principais galerias, além de percorrer os corredores do Uffizi.

6 - Metropolitan Museum of Art Localizado em Nova York, nos Estados Unidos, esse que é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Traz uma coleção com 2 milhões de peças, obras de grandes e famosos artistas estão no local, entre eles: Vincent Van Gogh e Claude Monet. O MET, como é conhecido, proporciona através do website oficial uma experiência completa em que é possível ter uma visão 360 graus dos principais locais do museu, como o corredor principal, além da visualização de fotos e descrições sobre as obras.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Maio de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Maio de 2020

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Maio de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Maio de 2020

Advertisement