Page 1

Informativo

ano 17

MAI 2017

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

UMA HOMENAGEM PARA TIA ROSE Era o ano de 1978. Bailarinas egressas do Corpo de Baile do Teatro Carlos Gomes, uma amiga e eu resolvemos fundar a nossa própria Escola de Ballet e montar um grupo de dança, com aspirações a ser um Ballet de Câmara. Havia pouquíssimos bailarinos em Blumenau. Na busca, ouvi falar de uma jovem de Caxias do Sul, que estava começando o curso de Educação Física na FURB. Disseram que a moça era bailarina, tinha estudado pelo método da Royal Academy of Dance e havia sido aluna de Holly Price (colega de Pauline Stringer, também inglesa, nossa professora de Ballet RAD no Teatro). Pedi ao Departamento de Educação Física o endereço da bailarina. Totalmente desconhecida e sem me anunciar, bati à porta de Rosemari Isotton. Expliquei a ela nosso projeto e perguntei se ela queria fazer parte. Antes mesmo perguntar como faríamos isso, Rose disse: “Sim! Eu topo!”. Ela então me convidou para entrar e aquele cafezinho deu início a uma amizade e uma parceria de quase 40 anos. Como Corpo de Dança Maria de Caro, levamos espetáculos a cidades do Interior de Santa Catarina que nunca haviam visto dança. Os recursos eram precários, mas Rose já despontava no grupo com soluções criativas para nossos problemas com figurinos e adereços. Quando, em 1987, Luiz Henrique Pfau e Reginaldo Kurth me convidaram, em nome do Teatro Carlos Gomes, para a direção artística do Pró-Dança, eu também disse “Sim, eu topo. Desde que Rose seja contratada também”. Novamente Rose se destacou pela criatividade, pela habilidade com tesoura e máquina de costura, pelo conhecimento dos tecidos. Chegou uma época em que precisávamos nos qualificar mais e melhor, academicamente. Notório saber e experiência são excelentes, mas a sociedade caminhava para maior exigência em termos de qualificação. Enquanto eu voltei a estudar para me tornar professora credenciada da Royal

Academy e conquistar o registro da Escola de Ballet do Teatro perante aquela entidade, Rose, agora Rose Reddin, preferiu especializar-se nos figurinos. Na década de 90, com mais de 300 alunos e um Corpo de Baile sólido, montamos grandes Ballets de Repertório e tínhamos uma agenda lotada de apresentações de todas as grandezas. Rose foi aquele braço direito de todos e para tudo. Para muito além dos figurinos, cada vez mais elaborados, Rose ajudava a supervisionar, e mesmo fazer, os cenários mirabolantes que íamos idealizando. E ela abria seus braços também para nossa participação em desfiles cívicos, Oktoberfest, abertura dos Jogos da Primavera, Feira da Amizade, evento da APAE, apresentação cultural na praça, arte na Escola Pública, tarde beneficente no asilo. “Temos que ir. Temos que fazer”. Rose tinha um grande senso de responsabilidade cultural e social. E para além dos figurinos e desse envolvimento todo, “Tia Rose” foi uma mãe e depois uma avó para tantas e tantas bailarinas. Enquanto eu estava ocupada demais com as coreografias, as questões artísticas, administrativas, orçamentárias, Tia Rose enxergava aquela aluna que estava triste, aquela que estava doentinha ou aquela outra que tentava escapar do ensaio para ir ao shopping. Quando esses “probleminhas” chegavam a mim, Tia Rose já os tinha resolvido. Se quisermos elencar seus principais atributos, fidelidade, perseverança e humildade estão entre eles. O Pró-Dança lhe deve muito. Ela esteve ao lado das alunas que hoje são professoras, ao lado das bailarinas que hoje são mães, esteve ao lado das mães quando suas meninas tinham queixas, esteve junto em centenas de festivais. Enfim, Rose foi aquele porto seguro nas coxias, sem o qual uma escola da dança fica órfã. Obrigada, Tia Rose. Vamos sentir a sua falta. Muito.

Por Beatriz Niemeyer (20/04/17)

Na foto, Michelle Silveira Nicoletti, Beatriz Niemeyer, Tia Rose e Bruna Georgi


ESCOLA DE MÚSICA

PROGRAMA “ADOTE UM ESTUDANTE DE MÚSICA” A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes lança neste ano o programa “Adote um Estudante de Música”. Com uma característica similar ao que se encontra em outros países, a novidade possibilita que qualquer pessoa possa assumir diretamente o compromisso financeiro, dando uma bolsa de estudos para um estudante de música. O objetivo do programa é abrir novas frentes e oportunidades para pessoas que desejam estudar música, mas que não têm possibilidades financeiras. Para alcançar tal objetivo, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes apresenta a seguinte proposta para a comunidade de Blumenau e região: • Favorecer a conexão entre um candidato, estudante de música e um patrocinador pessoa física que patrocinará uma bolsa de estudo. • Qualquer pessoa que é sensível ao chamado de “Adote um Estudante de Música” e for solidário ao programa poderá participar e acompanhar, sempre que possível, o seu aluno bolsista para conhecer o seu desenvolvimento no aprendizado musical, nas avaliações realizadas pelo professor e nas apresentações, como as Temporadas de Concertos e outros eventos realizados pela Escola de Música. • A Escola de Música assume compromissos com o doador e patrocinador da bolsa de estudos, como: encaminhar informação sobre o desenvolvimento do seu aluno bolsista e, desde que recebida autorização, publicar o nome do patrocinador nas redes sociais da Escola de Música, no Informativo do Teatro Carlos Gomes e nos programas das Temporadas de Concertos e Recitais dos alunos da Escola de Música, como integrante do programa.

• Já há uma lista de espera de candidatos a bolsa de estudos que foram pré-selecionados, pois existe uma comissão permanente na Escola de Música, que realiza uma análise norteada por pré-requisitos, quanto a critérios como a análise socioeconômica e méritos de dedicação e potencial. • Entre todos os cursos e modalidades, há preços diversos de mensalidades para as bolsas de estudos. • Os primeiros contatos para integrar o programa como pessoa física podem ser feitos junto a secretaria da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes através do telefone (47) 3037-3400, com a Assistente de Direção Soraia de Souza ou pelo e-mail adm@escolademusicacarlosgomes.com.br.

Sai do casulo! Prepare-se! Em breve chegará mais uma edição do “Sai do Casulo!”. O evento tem como proposta de integração entre as famílias, alunos e professores dos diversos cursos da Escola da Música do Teatro Carlos Gomes. A ideia principal partiu de uma demanda dos professores para ter mais espaços, oportunidades e tempo para apresentar a produção dos alunos. Diferente das Temporadas de Concertos e Recitais, este evento tem uma característica mais informal, quando o aluno é quem decide apresentar-se, escolhendo forma e repertório, saindo da sua sala de aula para uma performance para uma plateia. Venha prestigiar! O evento será no dia 21 de maio (domingo), às 15h, no Espaço Cênico do Auditório Heinz Geyer. A entrada é gratuita. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

TEATRO PARA A TERCEIRA IDADE Quando nós falamos que aqui todos podem fazer teatro, é verdade. Neste ano, buscando crescer e gerar novas oportunidades de aprendizado, a Carona Escola de Teatro abrirá uma turma para a terceira idade. Gostou? Quer participar? Então entre em contato pelo telefone (47) 3340-2317 ou pelo endereço de e-mail carona@ciacarona.com.br. As aulas são totalmente práticas, com 1h30min de duração, uma vez por semana, e serão ministradas pela professora Sabrina Moura. O curso para essa turma, que tem a duração de três meses, tem um foco especial nos princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais. Venha participar e aprender mais sobre a arte teatral, a Escola de Teatro está de portas abertas. E caso você prefira, também pode agendar uma aula experimental.

Conheça os vencedores das bolsas de estudo O ano letivo da Carona Escola de Teatro começou com grandes novidades e muita empolgação. E para alegrar ainda mais esse momento, a escola fez um sorteio especial para os alunos, foi um kit de livros, e bolsas de estudo de 25%, 50% e 75%. O resultado foi divulgado no Facebook da Cia Carona no dia 14 de abril. Confira abaixo quem foram os vencedores e sortudos desta vez:

TEATRO E SEUS BENEFÍCIOS Uma arte encantadora e que ainda faz bem para a saúde física e mental. Conheça alguns dos benefícios de se fazer teatro.

- Kit de livros: Leonardo Aroni - Bolsa 25%: Izabelle M. Gomes - Bolsa 50%: Camila Mattos - Bolsa 75%: Jessica Marta Dornelles Além dessas bolsas de estudo, a Carona Escola de Teatro também oferece outros benefícios para quem quer fazer parte desse time lindo de alunos. Os integrantes da Temporada Blumenauense de Teatro, por exemplo, têm 50% de desconto garantido e quem é sócio do Teatro também pode aproveitar um desconto de 20%.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

APRENDIZADO E EVOLUÇÃO! As professoras Giovana Zimmermann Vieira e Jeane Franz Civiero estarão em Curitiba no dia 20 de maio, em um curso para professores de Baby Class e Ballet Infantil. A renomada profissional Mariana Lopes, de Belo Horizonte, é quem ministrará o curso, que é um sucesso em todo Brasil. Ela é professora, bailarina e coreógrafa de ballet clássico, membro da Royal Academy of Dance of London (RAD) e uma das 16 primeiras brasileiras a conquistar o Certificate in Ballet Teaching Studies (CBTS), programa de Registro Oficial de Professores emitido pela Faculdade de Educação da RAD. Além do Syllabus da Pré-Escola, Ensino Fundamental e Vocacional da RAD, Mariana estudou com grandes personalidades do meio do ballet clássico e teve a oportunidade de aprofundar seus estudos em anatomia e biomecânica do ballet clássico, teoria musical, teoria, prática do ensino eficaz e progressão de níveis no ballet clássico.

10ª Tap Feijoada Vem aí mais um evento de sucesso e você é nosso convidado especial. No dia 27 de maio, a partir das 11h, na Igreja Martin Luther, será realizada a 10ª edição da tradicional Tap Feijoada. Além de poder apreciar a deliciosa feijoada, o público poderá conferir também as apresentações de todas as turmas de sapateado do Pró-Dança. Essa é mais uma oportunidade para os alunos treinarem seu desempenho no palco e também para os familiares acompanharem a evolução dos alunos. As professoras Bettina, Luca e Michelle se dedicam nas coreografias desde o início do ano. O evento, que já é consagrado, é comandado pelo chefe Marcos Nicoletti. Os ingressos estão à venda na secretaria da escola por R$ 38 e menores de 12 anos pagam R$ 28. O valor arrecadado na Tap Feijoada auxilia a Cia de Sapateado em cursos, viagens e figurinos.

Grupos Avançados:

conheça a Cia de Sapateado A Cia de Sapateado surgiu em 2012 e hoje é composta por 12 bailarinas. O grupo funciona sob a direção da professora Michelle Silveira Nicoletti e já foi premiado em muitos festivais de dança do país. Em 2015, seis de seus membros estiveram em Nova York, estudando com os maiores mestres do gênero. Dançaram na Times Square e se apresentaram duas vezes em um Teatro da Broadway. Uma das bailarinas foi destaque e recebeu prêmio de melhor aluna na categoria juvenil. Todos os anos o grupo estuda com algum professor da área, que vem até Blumenau ministrar aulas. O grupo também organiza a Tap Feijoada, evento que já faz parte do calendário da escola.

ACONTECEU

Dia da Dança A praça do Teatro Carlos Gomes recebeu apresentações no dia 26 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Dança. Mais uma vez, o Pró Dança celebrou a data em grande estilo,

levando seus bailarinos para o palco e proporcionando gratuitamente um belo espetáculo ao público presente. Na foto, o grupo de Ballet Pré-Júnior, da professora Jeane Beatriz Franz Civiero, ensaiando sua coreografia para o Dia da Dança, com música do Ballet de Repertório “La Fille Mal Gardée”.

SESC em Dança Dia 7 de abril aconteceu o primeiro Sesc em Dança Blumenau, no Teatro Carlos Gomes. Três grupos de sapateado do Pró-Dança se apresentaram no evento, que contou com a participação dos principais grupos de dança da cidade. Pela primeira vez, grupos de Blumenau se reuniram em um único espetáculo. E o resultado foi maravilhoso, claro!

Crédito: Sabrina Marthendal

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


INSTITUCIONAL

Matrículas abertas Aulas de música, dança e teatro são uma opção para quem quer movimentar o corpo e a alma. Afinal, essas atividades criam novos estímulos e ainda auxiliam no desenvolvimento motor do aluno. As escolas do Teatro Carlos Gomes, que são referência na área, estão com matrículas abertas e preparadas para receber novos talentos. Entre em contato e venha participar!

Escola de Música

Informações na secretaria da escola ou por e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br e telefone (47) 3037-3400.

Pró-Dança

Informações na secretaria da escola ou por e-mail secretaria@prodanca.com ou pelo telefone (47) 3326-9669.

Carona Escola de Teatro

Informações na secretaria da escola ou por e-mail carona@ciacarona.com.br, pelo telefone (47) 3340-2317 ou pelo site www.ciacarona.com.br

Noite de homenagem No dia 3 de maio (quarta-feira), às 20h, o grande auditório será palco de uma noite especial. A Orquestra de Câmara de Blumenau apresenta Grandes Intérpretes, com a presença de Domenico Nordio, um dos maiores violinistas dos últimos tempos. A noite, que contará com um repertório com as seis Danças Romenas de B. Bartok, a Chaconne de T.A.Vitali para violino e orquestra e dois concertos para violino de J.S.Bach, é uma homenagem para Dieter Hering, fundador do grupo. “Dieter Hering foi fundamental na fundação da orquestra, ele participava de todos os concertos e envolvia o máximo possível o empresariado e a cidade de Blumenau para sustentar a orquestra e crescer sempre mais, até que ela foi considerada uma das mais importantes e melhores do Brasil”, comenta Daniele Girardello, Diretor Artístico da Orquestra.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de maio de 2017 e junho de 2017 MAIO 03. Angela Ideker 05. Angelito Jose Barbieri Carlos Braga Mueller 06. Fernando Fonseca Botelho Hiltrudes de Campos 07. Selma Curtz 09. Maurici Nascimento 11. Oscar Leitão Filho 13. Paulo Gilberto Gouvêa da Costa 14. Afonso Luiz Schreiber Genésio Deschamps 16. Hanna Hirt Duebbers João Maria Mosimann 18. Edith Herta Buhr Gerd Kurt Baumgarten 20. Tereza Palmas Ribeiro 22. Helma Treis 24. Sérgio Hammes 27. Armin Henrique Luef Lauro Cordeiro

JUNHO 04. Alvin Rauh Neto Jamile Schead Hartmann 05. Francisco Hoeltgebaum Antonio Carlos Paes Loureiro Evelásio PauloVieira 06. Jean Prayon 08. Eleonore de Figueiredo 10. Sérgio Fernando Hess de Souza 11. Arlindo Bernart Irmangart Metzker Stark 13. Ilveni de Freitas Melro 16. Therezinha Pedrosa de Nóbrega 21. Celso Hoffmann da Silva 22. Otília de Souza 23. Aida Rabe Evaristo Kuhnen 26. Aloísio Neves 28. Felipe Schmidt


AGENDA CULTURAL

Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

GRANDES INTÉRPRETES - ORQUESTRA DE CÂMARA DE BLUMENAU CONVIDA DOMENICO NORDIO

PALESTRA CLÓVIS DE BARROS FILHO Indicação livre

11 de maio (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 120 inteira e R$ 60 meia-entrada e R$ 70 Clube Blueticket, Associados ACIB e Clube RBS. / Promoção Dia das Mães: compre um ingresso e ganhe um para a mamãe - R$ 120 (promoção limitada). Projeto Consciência Evoluída: Esgotados À venda no site Blueticket e Lojas Multisom Informações: www.brunabuatimprodutora.com.br eventos@brunabuatimprodutora.com.br | (48) 99913-1896

Indicação livre

3 de maio (quarta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: entrada gratuita * Distribuição dos ingressos será feita duas horas antes do espetáculo na bilheteria do Teatro. Informações: irabserpa@gmail.com

CARIOCA DO PÂNICO “PANCADÃO SEM DENTE”

EVERSON ZOIO Indicação livre

Indicação 14 anos

11 de maio (quinta), às 20h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º Lote - R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada e R$ 50 antecipado R$ 150 Meet and Greet (direito a visita ao camarim, foto e/ou gravação de vídeo com o artista) - À venda na bilheteria do Teatro e Blueticket - Menores de 10 anos terão acesso ao evento somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Informações: (47) 99688-0762 - Dyone

13 de maio (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - * Promo Lançamento (100 primeiros) ESGOTADOS Plateia: R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada e R$ 50 Clube RBS e Comédia Solidária (doação de um agasalho em bom estado) Plateia Vip: Fileiras A até D – R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada e R$ 60 Clube RBS e Comédia Solidária (doação de um agasalho em bom estado) À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket Informações: (47) 9 8438 1533 / www.hausen.art.br

PALESTRA COM LEANDRO KARNAL MINHA FELICIDADE DEPENDE DE MIM

PIG FLOYD Indicação livre

Indicação livre

17 de maio (quarta), 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: ESGOTADOS À venda no site: www.palestrasunisagres.com.br Informações: comercial@unisagres.com.br ou fone (47) 3221-5777

SHOW DE HUMOR COM PAULINHO MIXARIA TEMPORADA 2017

18 de maio (quinta), 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - R$ 50 inteira, R$ 25 meia-entrada e R$ 35 promocional + 1kg de alimento À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket Informações: (47) 99924-0202 com Dias

SAI DO CASULO! Indicação livre

Indicação livre

20 de maio (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote – R$ 40 inteira, R$ 20 Clube RBS e meia-entrada À venda no site Blueticket e bilheteria do Teatro Informações: pirespublicidade@terra.com.br | www.paulinhomixaria.com.br

21 de maio (domingo), às 15h, Espaço Cênico do Auditório Heinz Geyer Ingressos: Entrada gratuita Informações: Escola de Música do Teatro Carlos Gomes através do telefone (47) 3037-3400

ESPETÁCULO ABBA MAJESTÄT

BITA E OS ANIMAIS

Indicação livre

Indicação livre

28 de maio (domingo), às 16h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - R$ 70 inteira e R$ 35 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket - Menores de 10 anos terão acesso somente acompanhado dos pais. Informações: http://www.mundobita.com.br

1 de junho (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1° lote - R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada e R$ 40 Clube RBS e promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. Informações: www.abbamajestat.com

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Maio de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Maio de 2017.

Advertisement