__MAIN_TEXT__

Page 1

Informativo

ano 20

JUN

2020

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

O que é que o Teatro Carlos Gomes tem... No dia 24 de junho, a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, hoje popularmente conhecida como “Teatro Carlo Gomes”, completa 160 anos. Mais de um século e meio de um legado baseado na difusão da arte e da cultura. Uma história que se mistura com a da própria cidade sede. Afinal, desde a fundação da colônia Blumenau, pequenos grupos dedicados à arte dramática e ao canto já se formavam. O que, com o passar dos anos, trouxe à tona o famoso e belo Teatro Carlos Gomes, que é o principal palco de eventos e espetáculos culturais da região desde o dia 1º de julho de 1939. Localizado no centro de Blumenau, o prédio, que também é ponto turístico pela bela arquitetura, respira arte 24 horas por dia em todas as suas formas de expressão. Conhecido por incentivar todos os meios para a prática e para o desenvolvimento da cultura e dos artistas. É o elo representativo dos produtores de cultura do Vale do Itajaí e já recebeu diversos eventos culturais, sociais e corporativos ao longo desses 160 anos.

FOTO: PAULO SÉRGIO JR.

Um palco giratório com 12 metros de diâmetro, inovação que ainda hoje é prerrogativa de poucos teatros brasileiros, é um dos destaques da casa, que ainda conta com dois auditórios, dois salões e seis salas de apoio. Uma estrutura para abrigar desde pequenas reuniões até grandes eventos para até 1,5 mil pessoas. Todos os ambientes são climatizados e se ajustam a equipamentos complementares de videoconferência, projeção mapeada e transmissão simultânea. O local ainda conta com um restaurante com capacidade para servir coquetéis e refeições de alta gastronomia. Além dos eventos, o espaço também oferece cursos para a comunidade nas escolas de Dança, Música e Teatro. São centenas de pessoas, entre alunos, professores e colaboradores que, juntos, pincelam ano a ano a história desse patrimônio histórico de Blumenau. Nas próximas páginas você poderá conferir e conhecer detalhes da Pró-Dança de Blumenau, da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e da Cia Carona Escola de Teatro , que também fazem parte dessa trajetória. Viva o Teatro Carlos Gomes! Viva os 160 anos de história!


ESCOLA DE MÚSICA

O que é que a Escola de Música tem... Em 1949, o Teatro Carlos Gomes iniciou sua trajetória no ensino musical, buscando manter, expandir e divulgar essa manifestação cultural. Nesse ano, foi criado o Conservatório Curt Hering, com o objetivo de suprir a Orquestra Sinfônica da Sociedade, sob a direção do maestro Heinz Geyer. No fim da década de 60 o Dr. Oscar Zander, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com uma equipe de sete artistas e profissionais de docência em música realizou em Blumenau os quatro Seminários Catarinenses de Música e reformulou o ensino de música no TCG criando, em 1971, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Atualmente, a escola desenvolve atividades didáticas, artísticas e culturais. Concertos e apresentações para a comunidade em geral estão anualmente na agenda, além da possibilidade de visitação e consulta gratuita na Biblioteca de Música, uma das mais maiores e mais completas do Estado. São cerca de 12 mil volumes, entre livros, partituras, métodos, revistas, jornais, dicionários, discos de vinil, CDs e DVDs, e uma exposição de instrumentos antigos e históricos como o Krumhorn, a Cornamusa, a Bombarda e o Dulcien. Em aulas individuais ou em grupos, com uma equipe de vinte professores, a escola oferece um ensino musical competente em diferentes estilos da música buscando atender as mais variadas motivações dos alunos, promovendo a formação humana do estudante, além das suas habilidades técnicas ou em grupo. Entre os cursos estão: canto popular; canto lírico; baixo; guitarra; bateria; percussão; clarinete; saxofone; violão; violino; violoncelo; contrabaixo acústico; flauta doce; flauta transversal; piano; órgão de tubos e teclado. A escola também tem disponível musicalização para bebês (a partir de seis meses); musicalização infantil (até 12 anos); coro para a melhor idade; leitura e teoria musical; Prática de conjunto instrumental e vocal para Música Popular com o Grupo Canta-te, Orquestra de Sopros e Grupo de Cordas.

ESCOLA DE DANÇA

O que é que a Escola de Dança tem... A história do Teatro Carlos Gomes com a dança começou lá em 1942 com a criação da Escola de Ballet e, ao longo dos anos, só cresceu. Dessa forma, em setembro de 1987, foi aberta a Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes, conhecida como Pró-Dança de Blumenau. São décadas de paixão e trabalho árduo pela dança, pelo gosto de ensinar e transmitir essa arte. A escola, que conta com uma estrutura diferenciada, é reconhecida nacionalmente e traz para a região a beleza da dança através de espetáculos e de ensino qualificado. Grandes talentos foram descobertos, além, é claro, de muitas premiações no currículo, entre elas as conquistas no Festival de Dança de Joinville, o Prêmio Desterro, o Festival de Dança de Timbó e o JoinFestival. Com o passar do tempo, eventos da escola também foram se consolidando na comunidade, como o espetáculo de fim de ano, que sempre apresenta temas que envolvem e prendem a plateia, e a celebração do Dia Internacional da Dança, momento em que é montado um palco em frente ao Teatro Carlos Gomes para apresentações gratuitas ao público, com mais de 200 bailarinos. A Pró-Dança de Blumenau conta com professores renomados e reconhecidos nacionalmente pelo trabalho que desenvolvem. Premiações não faltam nos currículos. Hoje a escola atua com aulas de ballet clássico e contemporâneo, sapateado, jazz e danças urbanas. Os cursos são voltados para crianças a partir de três anos, jovens e adultos.


ESCOLA DE TEATRO

O que é que a Escola de Teatro tem... Quando falamos em ensino da arte teatral em Blumenau é impossível não lembrar da Cia Carona Escola de Teatro. Dirigida pela Cia Carona de Teatro, grupo reconhecido em todo o Brasil e que em 2020 completa 25 anos de existência, reúne pessoas que desejam se profissionalizar como artistas cênicos ou apenas melhorar a desenvoltura e expandir seus horizontes com textos e interpretações que mexem com o íntimo de quem atua e também daqueles que assistem. Um dos diferenciais da escola são os professores e artistas que, além da formação acadêmica, possuem experiências em festivais, oficinas, intercâmbios e apresentações nacionais e internacionais, além de fazerem parte de uma das companhias mais atuantes do Estado, a Carona. Durante esses quase 16 anos, foram centenas de espetáculos originais, a maioria com textos criados pelos próprios alunos, após as experiências vividas em sala de aula. As aulas são totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. O curso é dividido em duas etapas: a primeira é a preparação do ator, onde são vistos os princípios básicos de representação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais. A segunda é a prática de montagem, momento em que o aluno aprende sobre processo de montagem do espetáculo de acordo com o tema semestral. A Cia Carona Escola de Teatro oferece quatro modalidades de aulas divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. São elas: Infantil 1 (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos); e a Técnica Clown – Palhaço (a partir de 16 anos).

INSTITUCIONAL

Contamos com você! O momento que vivemos é turbulento. Uma avalanche de incertezas, além do isolamento e das várias mudanças em nossas vidas. Mas, hoje, estamos aqui para falar sobre a importância da arte e da cultura. O Teatro Carlos Gomes, que é conhecido como o principal palco de eventos e espetáculos culturais da região, além de ser referência no ensino da dança, música e teatro, conta com o seu apoio. Você já conhece o Projeto de Manutenção Anual? Venha ser um parceiro! Por meio dessa oportunidade, conhecida como Lei de Incentivo à Cultura, é possível buscar recursos para a manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes. O valor aprovado para captação é de R$ 686.880,70. Se você ficou motivado em ajudar e quer saber mais sobre o projeto, entre em contato através do e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br.


CONTRA-CAPA Nesta edição vamos falar sobre os eventos do Teatro Carlos Gomes e a importância de vocês (público e admiradores) para todos nós. Em função da pandemia, a nossa rotina mudou e por um tempo continuará assim. Nossos eventos, por enquanto, foram adiados. E quando estivermos todos seguros, novas datas serão repassadas. Temos a certeza de que tudo ficará bem e que juntos somos mais fortes! Por isso, apoie os artistas que você admira. Guarde seu ingresso com carinho e, quando tudo voltar ao normal, venha aproveitar os shows e os espetáculos. Cultura é amor. Cultura é alegria. Cultura é o nosso combustível. São 160 anos de história, começando desde a Sociedade Teatral Blumenau, instituída em 24 de junho de 1860. Passando em 1895, a adotar o nome de Sociedade Teatral Froshsinn, que percorreu até 1939, quando o nome Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes passou a ser usado. Neste mesmo ano, em 1º de julho, foi inaugurado sua nova sede, o nosso conhecido Teatro Carlos Gomes. Confira alguns momentos especiais desse legado e também quem faz parte dessa trajetória.

Construção do Teatro Carlos Gomes

Apresentação no Auditório Heinz Geyer

Teatro Carlos Gomes em 1941, com o Peters canal rio dos padres – aparente

Inauguração da nova Praça do Teatro Carlos Gomes em 2000

Vista área do Teatro Carlos Gomes em mais uma edição do COLMEIA

Vista área do Teatro Carlos Gomes antigamente

Aniversários Parte dos colaboradores do Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes em mais uma noite de eventos com casa cheia

Em 1992, Ana Botafogo, primeira bailarina do Teatro Municipal, dançando com os bailarinos da Pró-Dança no palco do Teatro Carlos Gomes

Turma de ballet em uma das edições do Dia Internacional da Dança em frente ao Teatro Carlos Gomes

Encerramento do espetáculo de 2016 com a despedida de Maria Beatriz Niemeyer. Neste ano, Bruna Oechsler e Michelle Nicoletti assumiram a direção da escola

Primeira Mostra Carona de Teatro, no ano de 2004

Professores da Cia Carona Escola de Teatro

Alunos da Cia Carona Escola de Teatro em cena

Lotação máxima de público em uma das Temporadas de Concertos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes

Apresentação de fim de ano de uma das turmas de musicalização infantil

Parte da equipe e grupo de professores da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica Kasburg | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Desejamos felicidades aos aniversariantes de junho e julho de 2020 Junho 01 Guilherme Benno Guenther 04 Alvin Rauh Neto Jamile Schead Hartmann 05 Antonio Carlos Paes Loureiro Evelásio PauloVieira 10 Sérgio Fernando Hess de Souza 11 Arlindo Bernart Irmangart Metzker Stark 13 Ilveni de Freitas Melro 21 Celso Hoffmann da Silva 22 Otília de Souza Newton Janke 23 Evaristo Kuhnen 25 Carlos josé Ilha Lindner 26 Aloísio Neves 28 Henrique Oscar V. Grewsmuehl Julho 04 Marilene Josefa Guenther 05 Ralf Klein 12 Werner Frischknecht 16 Annelise Grahl 18 Renato de Mello Viana 22 Marcelo Silveira Ronaldo Baumgarten Junior 23 Hercílio Celso Baumgarten 24 João Arno Bauer Juergen König 26 Werner Keske Rubens Sombrio 31 Hans Prayon Rubens Giese Ingried Schwabe

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2020

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2020

Advertisement