Page 1

Informativo

ano 21

JUN

2021

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Conheça os espaços para eventos no Teatro Carlos Gomes Depois de meses fechados, os espaços do Teatro Carlos Gomes, que já foram casa para grandes artistas e guardam lindas memórias, estão liberados para a realização de eventos culturais, sociais e corporativos. “A nossa equipe está capacitada e alinhada para termos uma volta segura, zelando pelo bem de todos. Seguimos à risca o mapa de risco da Covid-19 em SC, como norteador da ocupação dos ambientes, atendendo todas as medidas e orientações de segurança impostas pelos órgãos de saúde”, ressalta a assistente de Eventos Culturais do Teatro Carlos Gomes, Márcia Regina Dickmann. Conheça as opções disponíveis para agendamento antecipado:

Auditório Heinz Geyer - São 822 lugares na plateia e mezanino, e oito camarotes laterais. A área de palco tem 350 metros quadrados, sendo destaque o palco giratório motorizado de 12 metros de diâmetro, um fosso de orquestra para até 24 músicos, sistema de varas de cenário e iluminação contrapesados. São três camarins mobiliados e cabine de operação de iluminação. Oferece acesso a cenários e a sala de pianos anexa, possibilitando uso de pianos de cauda Steinway. Ideal para concertos, shows, palestras, congressos, peças teatrais, óperas, ballets, orquestras, formaturas ou cursos.

Auditório Willy Sievert - Com 226 lugares na plateia, atende a espetáculos mais intimistas ou palestras, em que a excelente visão do palco de qualquer poltrona oferece uma agradável experiência ao público. Possui um camarim de apoio e uma cabine técnica elevada. A sala possui um piano ¾ de cauda Zeiter & Winkelmann. Indicado para concertos, shows, peças teatrais, aulões, palestras e cursos.

Salão de Festas - Posicionado no segundo pavimento do Teatro Carlos Gomes, é formado por três salas que podem ser utilizadas integradas ou individualmente. A área central tem 270 metros quadrados, com pé direito de oito metros sem colunas ou vigas. As salas laterais contam com 70 e 118 metros quadrados. As portas que fazem essa divisão são sanfonadas com tratamento acústico, que ao serem abertas formam um amplo salão com piso em madeira nobre e dois lustres da época da construção do Teatro. Quando o belo conjunto de porta-janelas se abre, a vista da sacada é de frente para a Praça do Teatro, no lado oposto, outro conjunto se volta ao corredor que dá acesso ao Auditório Heinz Geyer. Atende jantares, casamentos, recepções, feiras, coquetéis, rodas de conversa, espetáculos de teatros de arena, shows musicais para público em pé ou sentado, mostras e exposições de arte. Salão Centenário - No primeiro pavimento, é formado por dois níveis integrados por escadaria e rampa para cadeirantes. Com 384 metros quadrados, possui um conjunto de colunas que conferem uma atmosfera intimista ao ambiente. Pode ser acessado pela Praça do Teatro Carlos Gomes ou portaria principal. Conta com salas de apoio laterais, sala nobre, sala verde e sala intermediária. Atende a casamentos, jantares, coquetéis de lançamento, rodas de conversa ou leitura, teatros para espaços alternativos, saraus, shows musicais para público em pé, mostras e exposições de arte.

Salas de apoio - Ao todo, são seis espaços com dimensões de 70 a 128 metros quadrados. Salas com piso de madeira, granito, porcelanato ou vinílico em diversas proporções e opções de uso. Destinadas para pequenos concertos, ensaios abertos, reuniões, jantares, almoços, cursos, exposições de arte ou oficinas.


ESCOLA DE MÚSICA

As diferenças entre o canto popular e o lírico Você sabe quais são as principais diferenças entre o canto lírico e o canto popular? Vem entender com a gente mais sobre o assunto. Canto Popular

Canto lírico

Interesse: Apoiado no “dom” ou pelo “gosto” do ato de cantar, com a possibilidade de ser “descoberto”, visando uma carreira.

Interesse: Predisposição ao treinamento da impostação, adequação do volume e extensão vocal a ambientes acústicos.

Modelos: O cantor busca desenvolver a sua identidade vocal e, em alguns casos, se ampara em modelos vocais de artistas da mídia.

Modelos: Padrão estético vocal pré-determinado, conforme os períodos da história da música.

Classificação: Não é fundamental.

Classificação: Necessária para adequação ao repertório.

Técnica: Exploração dos diversos registros vocais, incluindo a voz de peito, próximo da fala coloquial ou livres para usar o falsete; Agudos podem ser “abertos”; Vibrato é opcional, depende do gênero; Posição da laringe é bastante variável, como na fala, em alguns estilos bem elevada.

Técnica: Exploração dos diversos registros vocais; Abertura verticalizada da boca; Controle da pressão respiratória; Adequação do vibrato à cada estética; Posição baixa e estabilizada da laringe.

Repertório: Canta vários estilos. Adequação da tonalidade à voz do cantor. Utilização do microfone. Atuação: Teatros, casas de shows, bares, boates, salões de baile e festas.

Repertório: Repertórios pré-determinados com estéticas específicas no decorrer da história da música. Operístico, de câmara, antigo e coral. Atuação: Teatros e ambientes acústicos. Segue uma linha específica. Solista.

O desenvolvimento da técnica do canto acompanhou as modificações nos espaços de atuação do cantor. A primeira geração de cantores populares obteve em sua formação a orientação de professores de canto lírico. O professor de canto buscar extrair o melhor do aluno, condizente com o seu objetivo, promovendo/ resguardando sua saúde vocal. O mercado contemporâneo exige domínio de ambas as técnicas (cantores híbridos). A atuação do cantor lírico na área do canto popular tem se tornado cada vez mais frequente.

ESCOLA DE DANÇA

Ballet adulto tem novo professor Stanley Anacxagoras Carvalho agora faz parte do time de professores da Pró-Dança de Blumenau. O bailarino iniciou os estudos em dança no Centro de Dança Cia do Corpo, em Foz do Iguaçu (PR), em 2006. Desde então, passou por várias escolas, entre elas Petit Ballet, Manhattan Youth Ballet, North Caroline Dance Theatre e Southeastern School of Ballet. Em 2012, se formou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Atualmente, atua como bailarino, professor e coreógrafo em Blumenau e região. Seja bem-vindo.

Vem Pocket Show aí! Anota na agenda! No dia 8 de julho, tem Pocket Show da Pró-Dança de Blumenau no palco do Teatro Carlos Gomes. Neste ano, cada professor escolheu a sua temática e promete surpreender o público. Ao todo, serão mais de 180 bailarinos entre três e 70 anos participando do evento. Quer saber mais? Fica ligado nas mídias da escola pelo Instagram @prodancablumenau e também pelo @teatrocarlosgomesblumenau.

Dia Internacional da Dança Essa data tão importante não passou em branco. A Pró-Dança de Blumenau gravou 17 apresentações de dança para celebrar o momento. O resultado, em breve, você poderá conferir on-line. Acompanhe tudo pelo instagram @prodancablumenau e também pelo @teatrocarlosgomesblumenau.


ESCOLA DE TEATRO

O teatro além dos palcos Você já conferiu a Revista Carona? O material já está disponível no formato on-line, e nesta edição contamos um pouco mais sobre esse trabalho pelas palavras da atriz, professora e pesquisadora, Sabrina Moura.

“Com a criação da Revista Carona, estamos nos lançando também a proporcionar encontros intermediados pelas palavras. Nossas criações são compostas a partir de um jogo colaborativo, que busca dar espaço para as singularidades do que cada corpo carrega, friccionando as múltiplas experiências pessoais, compreendendo cada pessoa envolvida como criadora do espetáculo. Nos processos artístico-pedagógicos, partilhamos memórias, impressões, afetos, imagens, damos sentido e traduzimos as cenas criadas pelos participantes, jogando com as possibilidades da produção e da recepção. Transitar como docente na Carona Escola de Teatro tem me proporcionado perceber que, além de mim, muitas outras pessoas partilham dessa tomada gradativa de consciência, engajando-se em uma luta constante para descolonizar o imaginário e expandir sua leitura de mundo, tornando-se artistas propositores e/ou espectadores”. Para conferir a revista completa acesse o link: https://revistacaronadeteatro.com.br

INSTITUCIONAL

Assembleia Geral Ordinária No dia 24 de maio, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Na ocasião, foi realizada a eleição e posse de 1/3 dos novos membros do Conselho Deliberativo. Para a gestão de 2021 até 2024, de acordo e conforme o artigo 20 e o Inciso I do artigo 21 do Estatuto da Sociedade, foram reconduzidos por unanimidade os conselheiros: Avelino Lombardi, Hans Dieter Didjurgeit, Hans Martin Meyer, Jorge José Cenci, Luiz Micheluzzi, Luiz Renato Garcez de Mello, Maria Beatriz Niemeyer e Rui Altenburg. Na mesma ocasião, conforme o artigo 20 e artigo 21, inciso I, para o período de 2021 a 2022 foram eleitos como Conselheiro de Honra Wandér Weege, e para serem Membros do Conselho Fiscal Titulares: Ari Leandro Gonçalves, Evaristo Kuhnen e Moacir Krambeck, e como Membros Suplentes: Carlos Egerland e Rubens Giese. O Conselheiro Walter Weidlich Filho, com mandato até 2023 solicitou renúncia ao seu cargo e para preenchimento do cargo vacante, conforme artigo 22 e artigo 26 §3º por unanimidade foi eleito Adrian Rogers Censi como membro do Conselho Deliberativo com mandato até 2023. Os sócios, a Diretoria do Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva, gostariam de registrar os mais sinceros agradecimentos ao conselheiro Walter Weidlich Filho, que por muitos anos apoiou, orientou e incentivou as iniciativas do Teatro Carlos Gomes, ajudando nessa caminhada em prol da arte e cultura blumenauense.

Para sempre Heinz Geyer Junho também é o mês de nascimento e falecimento do maestro Heinz Geyer (27/06/1897 - 13/06/1982). Neste ano, não haverá ações em homenagem, mas a direção artística e pedagógica da Escola de Música já planeja as atividades para o próximo ano. Fique por dentro através das nossas mídias.

161 anos de história No dia 24 de junho, a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes completa 161 anos. Não será possível comemorar como ele merece devido à pandemia, mas siga nossas mídias e relembre nossa história.


CONTRA-CAPA

O Teatro Carlos Gomes pede sua ajuda Sem eventos há mais de um ano e com um retorno repleto de restrições devido ao coronavírus, o Teatro Carlos Gomes pede apoio aos empresários e à população de Blumenau e região. A casa, que é símbolo, ponto turístico e importante palco da cultura e arte do Vale do Itajaí há 161 anos, vem sofrendo seriamente com os efeitos da pandemia. Sem os eventos, que são mais de 50% da receita, ajudando a pagar os salários dos colaboradores e a manter a estrutura do local, o Teatro vive uma situação difícil. Então, se você pode ajudar, contribua com uma doação de qualquer valor em uma das contas da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Bradesco Favorecido: SDM – Carlos Gomes CNPJ: 82.653.403/0001-02 Agência 333 Conta 31500-1

Viacredi Favorecido: SDM – Carlos Gomes CNPJ: 82.653.403/0001-02 Agência 0101 Conta 1033428-9

Mais informações também pelo telefone (47) 3144-7166.

O Teatro Carlos Gomes está no Facebook e no Instagram. Você pode ficar por dentro de todas as novidades do universo das escolas e de curiosidades da nossa história acessando: www.facebook.com/TeatroCarlosGomes e @teatrocarlosgomesblumenau

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de junho e julho de 2021 Junho 01 Guilherme Benno Guenther 04 Alvin Rauh Neto Jamile Schead Hartmann 05 Antonio Carlos Paes Loureiro Evelásio PauloVieira 10 Sérgio Fernando Hess de Souza 11 Arlindo Bernart Irmangart Metzker Stark 13 Ilveni de Freitas Melro 21 Celso Hoffmann da Silva 22 Otília de Souza Newton Janke 23 Evaristo Kuhnen 25 Carlos josé Ilha Lindner 26 Aloísio Neves Julho 04 Marilene Josefa Guenther 05 Ralf Klein 12 Werner Frischknecht 16 Annelise Grahl 18 Renato de Mello Viana 22 Marcelo Silveira Ronaldo Baumgarten Junior 23 Hercílio Celso Baumgarten 24 João Arno Bauer Juergen König 26 Werner Keske Rubens Sombrio 31 Hans Prayon Rubens Giese Ingried Schwabe

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2021

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Junho de 2021

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded