Page 1

Informativo Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Carona Escola de Teatro completa 15 anos Estudar elementos pré-expressivos, o sentido nas ações, o desbloqueio corpóreo-vocal. Explorar o movimento, o gesto, o ritmo no tempo-espaço da encenação. Propor a reflexão permanente sobre o fazer teatral contemporâneo e auxiliar a encontrar lugares de (des) construção das potencialidades físicas. Essa é a Carona Escola de Teatro, que ao longo desses 15 anos contou muitas histórias, aflorou emoções e sentimentos, debateu temas e trouxe ensinamentos e reflexões. Não apenas para quem estuda, mas também para quem assiste. Criada pela Cia Carona, um dos grupos mais conhecidos no Brasil e com profissionais conceituados na área, a escola é uma das mais prestigiadas em Santa Catarina. “A inauguração da escola, em 2004, contando com grande presença de profissionais do teatro blumenauense, professores da Universidade, diretoria da Fundação Cultural e o presidente do Teatro Carlos Gomes, além de amigos e antigos colaboradores da Cia Carona de Teatro, foi um momento único e que nos marca até hoje. Uma cerimônia simples, mas cheia de importância e emoção. Lembrando hoje, vemos como crescemos”, ressalta Pepe Sedrez, diretor da Carona Escola de Teatro. Criada em julho de 2004, a escola passou por algumas mudanças neste período. Nos primeiros anos, o curso era semestral com duas mostras por ano. Depois de estudos, passou a ser anual, quando os alunos tiveram a oportunidade aprofundamento no trabalho levado a público. O resultado são espetáculos com mais qualidade e que aumentam a satisfação tanto de alunos e professores, quanto dos próprios espectadores. “Nessa evolução, um dos momentos mais marcantes da nossa trajetória com certeza foi a 10ª Mostra, cujo tema foi “Cena Contemporânea” e contou com apresentações no Teatro Carlos Gomes, mas explorando espaços não convencionais, como arena com uso do urdimento e palco giratório do grande auditório; semi-arena sobre o palco do pequeno auditório; corredor superior do Teatro; sede da Carona Escola, com cenas na sala de figurinos, dentro armário, corredor, recepção, banheiro, estacionamento do teatro, entre outros. O público vibrou com a inventividade nas encenações e com o fato de perceber novas possibilidades de utilização dos espaços e novos ângulos de visão, possibilitando novos exercícios do olhar, novos pontos de vista”, enaltece Sedrez. Hoje a Carona Escola de Teatro conta com 84 alunos divididos em oito turmas. Talentos revelados na instituição hoje são conhecidos nacionalmente, alguns atuam em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e até no exterior.

ano 19

JUL

2019


ESCOLA DE MÚSICA

A multifuncionalidade da Flauta Transversal Um instrumento muito versátil, a flauta transversal pode ser empregada da música erudita até o samba, o choro e o jazz. É relativamente fácil de ser aprendida, possui uma extensão de notas bem grande e é aceita nos grupos e orquestras. Comandadas pelo professor João Bridi, as aulas na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes oferecem toda a iniciação no instrumento, embocadura, técnica, manutenção e cuidados com a flauta, bem como formação de repertório erudito e popular. Os dias e horários para as aulas são flexíveis e conforme disponibilidade do professor e aluno. João Bridi também é flautista e regente musical. Bacharel em Música/Flauta Transversal pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/UNESPAR), possui vasta experiência na área, além de cursos e especializações. Desde 2009 atua na escola como professor de flauta transversal, teoria musical e regente da Orquestra de Sopros Carlos Gomes de Blumenau, patrocinada pela empresa Altenburg. Se você tem interesse em estudar e aprender mais sobre a flauta

transversal, entre em contato pelo telefone (47) 3037-3400 ou mande um e-mail para secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br e tire suas dúvidas. É possível agendar uma aula experimental gratuita.

Do papelao som, conheça nossas aulas de leitura musical Você gostaria de entender como os sons são registrados no papel e desenvolver a capacidade de ler, identificar e reproduzir esses registros? Nas aulas de leitura musical aqui da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes isso é possível. Com as instruções do professor João Bridi, o aluno tem a oportunidade do aprendizado da notação musical e de outros conteúdos, como percepção musical, solfejo métrico, rítmico e melódico, história da notação, entre outros. Com entrega de certificado, as aulas podem ser individuais, com o plano de ensino adaptado às especificidades do aluno, e em grupo, com um curso que tem duração de quatro semestres, plano de ensino e conteúdo pré-definido. Os alunos da escola que frequentam algum curso de instrumento ou canto em aulas individuais podem fazer as aulas coletivas de leitura musical sem custo adicional. Venha conhecer a nossa estrutura e saber mais sobre essa possibilidade de estudo.

A notoriedade do Violoncello Com uma sonoridade bastante expressiva, o violoncelo está muito presente na música erudita, porém vendo sendo cada vez mais comum na música popular, tanto dentro de quartetos, quintetos ou orquestras de cordas, quanto em presença solo. É um instrumento musical de quatro cordas, que são afinadas em Dó, Sol, Ré e Lá, assim como na viola, mas com uma oitava mais grave. Geralmente é tocado com auxílio de um arco.

Aconteceu Nos dias 25 de maio e 15 de junho, os alunos do Grupo de Cordas, que conta com o apoio e o incentivo da Fundação Fritz Müller e a direção da professora e violinista Ana Betina Plautz, participaram de uma masterclass com o professor Roberto Hübner. Um momento de muito aprendizado e aperfeiçoamento musical.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

“Com Açúcar, Sem Afeto” Com direção de Pepe Sedrez, a montagem traz o público para dentro de cenas de violência doméstica, intolerância religiosa e transfobia. O espetáculo aclamado pelo público é parte da programação de aniversário dos 15 anos da Carona Escola de Teatro. Estreado na Mostra Carona de 2017, conta com a participação de alunos e ex-alunos da instituição. As apresentações serão nos dias 4 e 5 de julho, às 20h e, no dia 6 de julho, às 21h. Os ingressos estarão à venda na secretaria da Carona Escola de Teatro e os lugares são limitados com 25 pessoas por sessão. Crédito: Leo Laps

Celebração dos 15 anos da Carona Escola de Teatro traz apresentações gratuitas Ainda em festa, no dia 10 de julho, às 19h30min, o público que vier celebrar o aniversário da Carona Escola de Teatro poderá conferir uma pitada do que a mostra de fim de ano trará. Os alunos apresentarão o “Intercenas”, com o tema “Sem poesia, não!”, que norteia os estudos de 2019. Uma arena será montada no palco do Auditório Heinz Geyer e o evento contará também com a participação de ex-alunos, rememorando cenas de mostras anteriores. O evento é gratuito e aberto ao público. “Vamos mostrar e falar sobre as questões poéticas que nos cercam, o cotidiano de cada um e a poesia que podem conter”, explica Pepe Sedrez, diretor da escola.

Férias de julho! Tem período de recesso vindo por aí. Entre os dias 12 e 26 de julho, a Carona Escola de Teatro não terá aulas. Um período para renovar as energias e voltar com tudo para o segundo semestre de estudos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Espetáculo de fim de ano traz o Planeta Slinky como tema Um roteiro original, com muita aventura, suspense e imaginação. Uma noite onde o público descobrirá um novo planeta. Mas, será que há algum sinal de vida extraterrestre? Que mistérios ele possui? Um corajoso terráqueo será enviado nessa valiosa missão de desvendar o pitoresco Planeta Slinky. Idealizado pela diretora da Pró-Dança de Blumenau, Bruna Georgi, o espetáculo de fim de ano da escola será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro e trará 23 coreografias, em que mais de 300 alunos sobem

ao palco. “Queria trazer algo inovador para os espetáculos da escola, o nome faz referência ao personagem principal, que será uma espécie admirada do Planeta Slinky. Nunca trabalhamos com um tema futurista. Iremos também abordar o medo diante do desconhecido, a preservação dos planetas, a coragem e, principalmente, a amizade entre seres distintos, provando que é normal ser diferente”, destaca Bruna Georgi, diretora da Pró-Dança de Blumenau.

Especialização internacional No mês de maio, durante 14 dias, as professoras de Sapateado da PróDança de Blumenau, Letícia Ziehlsdorff, Michelle Silveira Nicoletti e Luca Martins, estiveram em Nova York para cursos de aperfeiçoamento na área. Na Broadway, uma agenda cheia de aulas em diversas escolas de dança fez parte do cronograma, onde a programação foi escolhida conforme os interesses, nível de estudo, técnicas e professoras. “A viagem para Nova York foi para estudos. Eu, Luca e Letícia fizemos muitas aulas e fomos além do que nosso corpo nos permitiu. Tudo para buscar o melhor do gênero sapateado para nossos alunos da Pró-Dança. Fizemos aulas com diversos professores, de linhas diferentes dentro do sapateado. Além disso, assistimos a musicais, respiramos jazz e aprendemos muitas coreografias”, comenta a coordenadora pedagógica e professora da Pró-Dança de Blumenau, Michelle Silveira Nicoletti.

Aconteceu Clássicos da Disney Uma noite mágica! No dia 11 de junho, o público que lotou o auditório Heinz Geyer pôde vivenciar e se encantar com as apresentações do Pocket Show promovido pela Pró-Dança de Blumenau. O espetáculo de encerramento de semestre teve como tema “Clássicos da Disney”, que trouxe mais de 20 apresentações preparadas especialmente para o evento. As turmas de ballet clássico e contemporâneo, sapateado, jazz e danças urbanas se apresentaram ao som de músicas que fazem parte da trilha sonora de conhecidos clássicos da Disney, entre eles: Rei Leão, Mulan, Aladdin, Tarzan, Frozen, Up Altas Aventuras, 101 Dálmatas, Branca de Neve e Os Sete Anões, entre outros.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Teatro Carlos Gomes conta com brigada de incêndio Ao todo são 17 voluntários. Depois de um curso de capacitação com a KR Treinamentos, a partir de agora o Teatro Carlos Gomes conta com uma brigada de incêndio e emergência. O objetivo é trazer mais segurança para todos que frequentam o local. No roteiro de aprendizado, estavam desde os procedimentos de abandono da edificação de forma segura até a prevenção, para evitar que incêndios ou outros acidentes aconteçam. Na mesma formação, os brigadistas também aprenderam a realização dos primeiros socorros. “É importante que as edificações tenham pessoas preparadas para dar respostas a estas ocorrências, para que saibam utilizar os recursos que estão disponíveis para o atendimento de forma correta e segura”, ressalta Rafael Lauer, instrutor da KR Treinamentos.

Casamento dos sonhos! Vai se casar? Então venha conhecer os espaços que o Teatro Carlos Gomes dispõe para celebrar esse dia tão especial. Aqui você pode fazer seu casamento do início ao fim. O Salão de Festas Principal e o Salão Centenário são indicados para festas grandes. Mas também temos salas menores, com capacidade para até 50 pessoas, recomendadas para casamentos mais intimistas. Já o Grande Auditório é uma opção para a realização da cerimônia. Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (47) 3144-7166 e tire suas dúvidas.

Crédito: Adriano Geremias Wedding Photograph

Desejamos felicidades aos aniversariantes de julho e agosto de 2019 Julho 02 João Rolf Wirth 04 Marilene Josefa Guenther 05 Ralf Klein 11 Nildo Scussel 12 Werner Frischknecht 16 Annelise Grahl 22 Marcelo Silveira Ronaldo Baumgarten Junior 23 Hercílio Celso Baumgarten 24 João Arno Bauer Juergen König 26 Werner Keske Rubens Sombrio 30 Renate Groschinski 31 Hans Prayon Rubens Giese Agosto 01 Jaime da Silva Telles 02 Hans Dieter Didjurgeit João Mario de Carvalho Uriarte 07 Paulo Nunes de Athayde 08 Walmor Erwin Belz 10 Alfredo Werner Schossland 13 Ricardo Stodieck Paulo Kuroski Liane Germer 19 José Dobes Filho 21 Julieta W Bruning 22 Jacy Bruns 26 Cezar Martinelli Genésio de Souza 29 Marlo Germer 31 Moacir Krambeck Otávio Guilherme Margarida


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

BEE GEES BRAZIL Indicação: Livre

7 de julho (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 115 inteira, R$ 57,50 meia-entrada, R$ 57,50 solidário + 1kg de alimento não perecível À venda na bilheteria do Teatro, Café da Praça no Shopping Neumarkt e no site Ingresso Nacional. Informações: (41) 9 9982-1310 ou ricalivebrasil@gmail.com

OS INCRÍVEIS Indicação: Livre

18 de julho (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 115 inteira, R$ 57,50 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro, Café da Praça no Shopping Neumarkt e pelo site Ingresso Nacional. Informações: (41) 9 9982-1310 ou ricalivebrasil@gmail.com

SEM CERIMÔNIA, COM FERNANDA GENTIL Indicação: 12 anos

19 de julho (sexta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – Plateia R$ 69 solidário + 1 kg de alimento não perecível, R$ 92 inteira, R$ 46 meia-entrada e Cliente Porto Seguro / Balcão R$ 50 solidário + 1 kg de alimento não perecível, R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada, R$ 40 Cliente Porto Seguro À venda na bilheteria do Teatro e no site Ingresso Nacional. Informações: (41) 2101 -8292; (41) 9 9677-8997; producao@reginavogue.com.br

THIAGO NIGRO- O PRIMO RICO “DO MIL AO MILHÃO: COMO INVESTIR SEU DINHEIRO” Indicação: Livre

25 de julho (quinta), às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: Esgotados Informações: Korc Produções - João Vitor Korc (47) 9 9932-3545, contato@korcproducoes.com.br

BABY SHARK Indicação: Livre

14 de julho (domingo), às 16h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – Plateia R$ 66 inteira, R$ 33 meiaentrada / Balcão R$ 22 / Camarotes (6 pessoas) R$ 396 À venda no site Minha Entrada e Loja Multisom do Shopping Neumarkt. Informações: (11) 95229- 6952

PLAY VENDAS Indicação: Livre

18 de julho (quinta), às 20h, Auditório Willy Sievert Ingressos: entrada gratuita Informações e inscrições: Play Vendas (47) 9 9940 2222 http://fabriciohoeppers.com.br/palestra-blumenau

ANIVERSÁRIO DE 57 ANOS DA BANDA MUNICIPAL DE BLUMENAU Indicação: Livre

23 e 24 de julho (terça e quarta) às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 10,00 promocional antecipado, R$ 20,00 inteira, R$ 10,00 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro. Informações: João Carlos (Maestro) (47) 3381-6175 / 99665-1512 ou bandamunicipal@fcblu.com

TITÃS ACÚSTICO Indicação: 14 anos

28 de julho (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 2º Lote - Plateia Platinum R$ 200 inteira, R$ 160 Clube NSC / Plateia Gold R$ 150 inteira, R$ 75 meiaentrada, R$ 120 Clube NSC / 1º lote - Balcão R$ 110 inteira, R$ 55 meia-entrada, R$ 88 Clube NSC / Camarotes 4 pessoas – Esgotado, 6 pessoas – Esgotado / Camarote PNE R$ 125 e acompanhantes À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e lojas Multisom. Informações: Cris (48) 9 9101-0404; cris@okusprodutora. com.br ou www.okusprodutora.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2019  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2019

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2019  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2019

Advertisement