Page 1

Informativo

ano 21

JUL

2021

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

O estudo da dança, música e teatro no coração das artes em Blumenau As artes movimentam o corpo e elevam a alma. Estudar dança, música ou teatro cria novos estímulos ao aluno e abre um leque de oportunidades. Esse universo pode transformar e oferecer benefícios físicos e psicológicos, entre eles: melhora na postura e respiração, foco, concentração, criatividade, disciplina, percepção, senso crítico, improvisação, comunicação, integração social, entre outros. E que tal ter a oportunidade de viver tudo isso e no dia a dia poder conhecer e aprender na prática? Nas três escolas do Teatro Carlos Gomes os alunos podem ter o diferencial de estudar em um TEATRO, com a experiência de subir em um palco, conhecer jogos de luzes, visitar uma coxia. Aqui o aprendizado é aliado com a prática, sendo possível conhecer de perto desde os bastidores até o grande espetáculo.

Para quem aprende música... Na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, o aluno tem a oportunidade de estudar com professores qualificados, com atendimento personalizado e conforme o seu ritmo de aprendizado. Além do curso de sua preferência, é oferecido um complemento de estudos teóricos, percepção e leitura musical para estudantes de instrumento, canto e dos grupos, sem custos adicionais. Nos Grupo de Cordas, na Orquestra de Sopros ou no Grupo Canta-te, mediante avaliação ou indicação do professor, o aluno pode praticar seus conhecimentos musicais em conjunto com outros estudantes. Periodicamente, a escola promove apresentações de alunos e professores nos palcos do teatro, um momento único para exercitar a sua prática artística em performances públicas. Mais informações: secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br - (47) 3037-3400 (WhatsApp) - @escolademusicatcg

Para quem aprende dança... Além de um time capacitado de professores, com renome e estudo internacional na área em que atuam, a Pró-Dança de Blumenau tem o diferencial de o aluno conseguir viver essa arte na sua mais pura essência, com a vivência do palco e do calor do público que prestigia. A escola é ativa e está sempre em busca do novo. Em 2020, em função da pandemia e por medidas de segurança, transformou o espetáculo de fim de ano em um filme. Os estudantes puderam ter mais essa experiência. Todos os eventos de dança que são realizados no Teatro Carlos Gomes contam com ensaios diretamente nos palcos da casa. São, no mínimo, dois ao ano. Mais informações: secretaria@prodanca.com - (47) 3326-9669 e (47) 9 9161-8719 - @prodancablumenau

Para quem aprende teatro... Durante a pandemia, o “fazer teatro” da Carona Escola de Teatro mudou. A vida antes era dentro deste local mágico, vivenciando e sentido o palco, as coxias, o por trás das cortinas. Hoje, e por enquanto, a realidade é outra. As aulas e encontros são on-line. Como diz o tema: “Atuações Possíveis”. Desenvolvendo e trazendo o teatro para o virtual, mesmo que ainda não tão caloroso quanto o estar presente, é seguir ensinando e realizando com a mesma paixão e envolvimento. A Carona oferece cinco modalidades de aulas divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. Elas são: Infantil 1 (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos); Melhor Idade (acima de 60 anos) e a Técnica Clown – Palhaço (a partir de 16 anos). Mais informações: carona@ciacarona.com.br - (47) 3340-2317 - @ciacarona


ESCOLA DE MÚSICA

Comece o segundo semestre estudando na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes

Confira as opções e a partir de qual idade já é possível participar:

Uma instituição com história, mas que se atualiza constantemente para melhor atender seus alunos. Assim é o ensino na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Quem passa pelo local desenvolve atividades didáticas, artísticas e culturais na mais pura essência da música. Além de ter a chance de estudar com uma equipe capacitada de professores e ter uma estrutura diferenciada à disposição, como uma biblioteca exclusiva de música, o estudante ainda desenvolve a vivência musical nas suas mais variadas formas. São concertos e apresentações para a comunidade em geral, nos palcos do Teatro Carlos Gomes, e também em outros locais. As aulas podem ser individuais ou em grupos, com uma equipe de 17 professores. O foco é um ensino musical competente em diferentes estilos da música, buscando atender as mais variadas motivações dos alunos, promovendo a formação humana, além das suas habilidades técnicas ou em grupo.

- Musicalização infantil (6 meses de idade até 11 anos) - Piano (5 anos) - Violino (5 anos) - Bateria (5 anos) - Percussão (5 anos) - Flauta Doce (6 anos) - Canto (6 anos) - Violão (9 anos) - Guitarra (9 anos) - Flauta Transversal (10 anos) - Saxofone (12 anos) - Trombone (12 anos) - Baixo Elétrico (12 anos) - Contrabaixo (12 anos) - Leitura Musical (12 anos) - Prática Grupo (mediante avaliação) - Orquestra Sopros (mediante avaliação)

Férias de julho Entre os dias 19 de julho e 1º de agosto, os alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes darão uma pausa nos estudos musicais. As aulas retornam a todo vapor já no dia 2 de agosto.

ESCOLA DE DANÇA

Matrículas 2021. Por que escolher a Pró-Dança de Blumenau? A Pró-Dança de Blumenau é a única da cidade que oferece todos os gêneros de danças acadêmicas em uma só escola. Com uma estrutura completa, que além de ser dentro de um teatro, conta com três salas de aula equipadas e vestiário. Hoje, são 12 professores conceituados e reconhecidos internacionalmente pelo trabalho que desenvolvem. Premiações e cursos de especialização não faltam em seus currículos. A escola atua com aulas de ballet clássico e contemporâneo, sapateado, jazz e danças urbanas. No sapateado, a Pró-Dança é a única de Blumenau com grupo de nível avançado e apto para competitividade em festivais pelo país.

Vai ter Pocket Show Os talentos da Pró-Dança de Blumenau sobem ao palco do Teatro Carlos Gomes no dia 8 de julho para mais um Pocket Show. O tradicional evento da escola retorna em 2021 com público na plateia. A direção ressalta que, com o auxílio da equipe do Teatro Carlos Gomes, seguirá todos os cuidados e as orientações dos órgãos de saúde para manter a segurança dos presentes. Ficou curioso? Fique ligado nas mídias da @prodancablumenau e saiba mais.

Férias de julho Entre os dias 12 e 26 deste mês, os alunos da Pró-Dança fazem uma pausa nos estudos para recarregar as energias. Depois do primeiro semestre, as aulas retornam com tudo na preparação para o espetáculo de fim de ano.


ESCOLA DE TEATRO

A arte teatral na pandemia “Não tem sido nada simples pensar na chamada “reinvenção” de nossas práticas teatrais. É inegável o quanto a pandemia nos afetou, ainda afeta e continuará afetando por algum tempo. O setor cultural e de eventos foi o primeiro a parar e será, sem dúvida, um dos últimos a retornar às atividades presenciais. Sendo nosso ofício a arte do encontro, perdemos e muito, tanto no que tange ao ensino quanto a apresentações. Investimos na prática on-line. Elegemos como tema norteador “Atuações Possíveis”, aludindo exatamente à busca de alternativas para nos mantermos atuando mesmo durante a pandemia. Óbvio que não é exatamente a mesma coisa, afinal, atuar diante de uma câmera e de maneira remota, difere muito do nosso ideal de atuação teatral. Porém, para além da questão um tanto infrutífera que discute se tratar de teatro ou se definitivamente isso não seja teatro, enfim, estamos nos encontrando, nos exercitando, nos questionando, fazendo nossas autocríticas e, sobretudo, produzindo arte. A Carona Escola continua sendo um lugar muito fértil de experimentação. Aqui encontramos um espaço que nos possibilita arriscar e, com isso, encontrar novas possibilidades. O resultado destas experimentações você poderá acompanhar na 24ª Mostra Carona de Teatro, que será no dia 24/7, às 19h30min, através do canal da Cia Carona no Youtube”, destaca Pepe Sedrez, diretor da Carona Escola de Teatro.

INSTITUCIONAL

Participe do Projeto Cultura para Todos Por meio deste projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal, que utiliza a Lei Federal de Incentivo à Cultura, são ofertadas bolsas nas escolas de música, dança e teatro aqui no Teatro Carlos Gomes. Uma oportunidade de promover e estimular o apreço pela arte e cultura em crianças, jovens, adultos e melhor idade. Ao participar, é possível abater no imposto de renda 100% do valor investido, desde que seja até 4% do total devido, na modalidade de lucro real. O projeto tem duração de um ano, com a possibilidade de prorrogação. Essa aprovação da 4ª edição vale até 2021. Interessados em aportar recursos em formação de base e apoiar a inclusão e a valorização de talentos no mundo das artes podem entrar em contato com Elisete pelo telefone (47) 3144-7166 ou através do e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br. Vale ressaltar que só será possível oferecer bolsas se houver captação de recursos junto às empresas.

Agenda de eventos aberta Seguindo os decretos impostos pelo Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Blumenau, o Teatro Carlos Gomes retomou seu trabalho e está com a agenda aberta. São espaços para eventos sociais, corporativos e culturais. A equipe está preparada e alinhada com as normas dos órgãos de saúde, seguindo todas as medidas e orientações de segurança e do mapa de risco da Covid-19 em SC, como norteador da ocupação dos ambientes. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (47) 3144-7166 ou pelo e-mail eventos@teatrocarlosgomes.com.br


CONTRA-CAPA

Leve a essência do Teatro Carlos Gomes para a sua casa Se você já passou pela praça que fica em frente ao Teatro Carlos Gomes, já deve ter percebido que por ali toca diariamente uma bela seleção musical. Um detalhe que busca oferecer tranquilidade e um momento de descontração para quem passa, mesmo que rapidamente, pelo local. Desde junho de 2008, o espaço, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, faz ecoar por oito caixas de som espalhadas pelo jardim uma seleção de músicas especiais. São canções instrumentais e vocais, com repertório que vai do clássico ao popular, entre eles, temas de filmes e trilhas sonoras. Quem escolhe o que o público vai escutar é a equipe da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. E para você que quer sentir um pouquinho do Teatro Carlos Gomes dentro da sua casa ou carro, confira uma seleção das músicas que tocam na praça musical:

MÚSICAS SOM NA PRAÇA 1. Ave Maria (Valsa) 2. Conto dos Bosques de Viena 3. Dança dos Espíritos Abençoados 4. Ainda me Recordo 5. O Gato e o Canário 6. Primeiro de Março 7. Danúbio Azul 8. The Last Emperor 9. Suite Floral – Alegria na Horta 10. Vida de Artista 11. O Urubu e o Gavião 12. Symphony No. 09 in Dm -2.Scherzo-Trio 13. Valsa nº 9 14. Vozes da primavera 15. Moças Mineiras

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de julho e agosto de 2021 Julho 04 Marilene Josefa Guenther 05 Ralf Klein 12 Werner Frischknecht 16 Annelise Grahl 18 Renato de Mello Viana 22 Marcelo Silveira Ronaldo Baumgarten Junior 23 Hercílio Celso Baumgarten 24 João Arno Bauer Juergen König 26 Werner Keske Rubens Sombrio 31 Hans Prayon Rubens Giese Ingried Schwabe Agosto 01 Jaime da Silva Telles Christa Ilsa Bernhardt 02 Hans Dieter Didjurgeit João Mario de Carvalho Uriarte 03 Edith Ullrich 05 Esmeralda Otte 07 Paulo Nunes de Athayde 10 Alfredo Werner Schossland 13 Ricardo Stodieck Paulo Kuroski Liane Germer 15 Iris Glória de Carvalho Walter Weidlich Filho 19 José Dobes Filho 21 Julieta W Bruning 22 Jacy Bruns 26 Cezar Martinelli Genésio de Souza 27 Gertrud Schroeter 29 Marlo Germer 31 Moacir Krambeck Otávio Guilherme Margarida

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2021

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2021

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded