Page 1

Informativo

ano 17

JUL

2017

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

TALENTOS NOS PALCOS

Teatro Carlos Gomes recebe 30ª edição do Fitub Neste mês, entre os dias 6 e 13 de julho, mais uma vez o Teatro Carlos Gomes, com alegria e orgulho, será palco do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o Fitub. A expectativa é grande, já que o evento é consagrado como um dos principais de ensino, pesquisa e extensão do calendário acadêmico brasileiro e sul-americano. Na 30ª edição, a organização recebeu 118 inscrições, deste total são 102 grupos nacionais e 16 instituições estrangeiras, entre eles da Argentina, Chile e França, com um projeto de um estudante brasileiro de teatro na Université Vincennes Saint Denis Paris-8. Foram obtidas inscrições de 17 estados brasileiros, entre todos, São Paulo é o que possui o maior número, com 18 participantes, seguido de Minas Gerais, com 16. Já Santa Catarina enviou 11 projetos.

O número de inscritos nesta edição surpreendeu a organização do evento, principalmente por conta do engajamento dos estudantes de artes cênicas interessados no festival. De acordo com o coordenador desta edição, Fábio Hostert, o processo de inscrição completamente online facilitou a submissão das propostas. “Era um desejo e então conseguimos contemplar pela primeira vez as inscrições nesta metodologia, diferente do que era feito até então, em que os grupos ainda enviavam material impresso”, lembrou. Quer saber o que vem por aí nesta 30ª edição? Então não deixe de acompanhar toda a programação nas mídias do evento: www.furb.br/fitub ou facebook.com/fitub. Os participantes de 2017 foram indicados pela Comissão de Curadoria dos espetáculos, formada por Fábio Hostert, Hebe Alves e Pépe Sedrez.


ESCOLA DE MÚSICA

BOAS LEMBRANÇAS: EX-ALUNOS E O CARINHO PELA ESCOLA DE MÚSICA Neste ano, vamos relembrar bons momentos vividos aqui na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Ex-alunos da casa vão nos trazer lembranças de quando estavam por aqui e de como a música transformou suas vidas. “A musicalização ajuda a formar o caráter e amplia e muda para melhor a sua percepção da vida. Foi com esses objetivos que a minha irmã mais velha, Márcia, matriculou seus irmãos mais novos (eu dentre eles) no Curso de Iniciação Musical do Teatro Carlos Gomes, nos idos dos anos 1980. E ela não poderia estar mais certa. Afinal, aprendemos não apenas as divisões dos instrumentos das orquestras em naipes, mas também a respeitar o colega quando este tocava um trecho da obra que deveria se sobressair; aprendemos a divisão dos compassos nas partituras, e também que a matemática rege praticamente tudo no mundo visível; tínhamos horários rígidos de aula, e aprendemos, assim, a sermos pontuais e não valorizar mais o nosso tempo em detrimento do tempo dos amigos e professores. Enfim, as lições que lá tomamos foram muito além da música. Na parede da memória os quadros que pintamos no Teatro Carlos Gomes são os mais vistosos.”

“Adote um estudante de música” A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes lançou o programa “Adote um estudante de Música” e você pode ajudar e participar. Com uma característica similar ao que se encontra em outros países, a novidade possibilita que qualquer pessoa possa assumir diretamente o compromisso financeiro, dando uma bolsa de estudos para um estudante da turma. A Escola de Música fará uma análise norteada por pré-requisitos e critérios como a análise socioeconômica e méritos de dedicação e potencial, por exemplo. Quem adotar o aluno, além de ajudar financeiramente, poderá acompanhar, sempre que possível, o seu desenvolvimento no aprendizado musical, nas avaliações realizadas pelo professor e nas apresentações, como as Temporadas de Concertos e outros eventos realizados pela Escola de Música. Entre todos os cursos e modalidades, há preços diversos de mensalidades para as bolsas de estudos. Os interessados - pessoa física - em integrar o programa podem entrar em contato com a secretaria da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes através do telefone (47) 3037-3400 ou pelo e-mail adm@escolademusicacarlosgomes. com.br. Participe, seja um apoiador da cultura e dos talentos que existem na nossa região.

Michele Lamin

Venha conhecer nossa escola e fazer uma aula experimental Você quer estudar? Nossa escola oferece aulas individuais e também em grupo, venha nos visitar e conhecer nosso trabalho. Além das aulas, com professores renomados e uma estrutura especial e diferenciada. A Escola de Música oferece atividades extras que estimulam e envolvem os alunos, como o Sai do Casulo e as Temporadas de Concertos e Recitais. Nesses momentos, os alunos têm a oportunidade de se apresentar em um palco e mostrar a evolução musical aprendida em sala de aula. “São ações que fazem parte do programa de vivência musical da Escola de Música, nós oferecemos diversas oportunidades de vivência musical para alunos, professores e também para os pais que desejam acompanhar o desenvolvimento dos filhos. É uma chance de apresentação perante a um grande público e isso é espetacular para a evolução do estudante”, explica a diretora Artístico Pedagógica, Noemi Kellermann. Se você tem interesse em viver essa experiência com a música, marque uma aula experimental no curso que mais lhe interessa. Venha conhecer nossa escola e nossos professores. Estamos esperando por você! Michele Lamin

Leonardo Beduschi, ex-aluno da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

16º JOTE-TITAC

(Jogos de Teatro - Texto, Interpretação e Técnica nas Artes Cênicas) Bina Marthendal

Renata Rissardi Proencio

Apresentação do espetáculo “João, o Louco”, encenado por Teatro de Quinta, turma de alunos da Carona Escola de Teatro.

Com o objetivo de abrir espaço para novas produções e novos coletivos teatrais, criar novos espetáculos em um curto espaço de produção e ainda revelar novos talentos, a rede dos agentes culturais de Blumenau “Teatrando” realizou, entre os dias 1º e 4 de junho, o 16º JOTE-TITAC, Jogos de Teatro - Texto, Interpretação e Técnica nas Artes Cênicas. Criado em 1987 por Alexandre Venera dos Santos, na época coordenador de Eventos Culturais do Teatro Carlos Gomes e Diretor do NuTE (Núcleo de Teatro e Escola do Teatro Carlos Gomes), o evento volta neste ano reunindo os principais agentes culturais de Blumenau, entre eles a Carona Escola de Teatro. “O motivo principal foi retomar e trazer esse grande incentivo a produções em curto espaço de tempo, numa verdadeira corrida contra o relógio, onde os participantes vivenciaram todas as etapas da produção de um espetáculo teatral em apenas três dias. Foi um grande momento que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do teatro em nossa região”, explica Pépe Sedrez, diretor da Carona Escola de Teatro. Um dos diferenciais dessa edição em relação às antigas, é que os jogos anteriores eram competitivos e com premiação para todas as áreas, decididos por uma comissão julgadora. Para 2017, entendendo que a competição nem sempre seja uma prática

Momento de debate e troca de experiências no 16º JOTE-TITAC

saudável, a organização resolveu deixar a escolha nas mãos dos espectadores, através de urnas eletrônicas para votação popular. Ao todo, foram 11 grupos que geraram 11 novos espetáculos curtos. “Foi um momento mágico, aproximadamente 100 pessoas fazendo teatro ao mesmo tempo. Sem contar na grande participação da plateia. Todas as sessões tiveram casa cheia, com média de 80 espectadores por sessão”, finaliza. Foi eleito como destaque de melhor produção executiva (divulgação, cartazes, mídia social, programas, entre outros) “O Mundo de Linus”, da Cia Bravo de Teatro. E o melhor espetáculo foi “Contos de Areia”, do Cálice Grupo de Teatro. A peça será apresentará dentro da programação do 30º FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. Fazem parte do Teatrando os seguintes agentes culturais: Divisão de Cultura, Curso de Teatro e FITUB - Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, da FURB; Fundação Cultural de Blumenau; INARTI Instituto Artes Integradas de Blumenau; MOTAB - Mostra de Teatro Amador ; Fenatib - Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau; SESC - Serviço Social do Comércio; Articulando a plateia de teatro em Blumenau; TBT - Temporada Blumenauense de Teatro; Colmeia - Coletivo de Artes; Espaço Plural e Carona Escola de Teatro.

ACONTECEU No dia 24 de junho foi realizado, no Teatro Carlos Gomes, o Intercenas. O evento é uma mostra interna voltada para os alunos. O momento, que não é aberto ao público, traz apresentações entre as turmas, onde é promovida uma ação sobre a evolução de cada um e uma troca de informações. O tema norteador das atividades deste ano foi “Rasga Corpo”. A partir dele, as turmas tiveram total liberdade de criação em conjunto com seus professores para estruturar seu material, que posteriormente será montado no espetáculo de fim de ano. Ao todo, participaram cerca de 80 alunos em oito turmas, compostas por crianças, adolescentes e adultos. Cada turma apresentou pequenas esquetes ou cenas, trazendo oito momentos de paixão pela arte.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

FESTIVAL “CRIANÇA QUE DANÇA” No dia 9 de julho será realizada, em Curitiba, a Mostra “Criança que Dança”. O evento, no auditório do Teatro Positivo, às 16h, contará com a presença de dois grupos do Pró-Dança Blumenau, que levarão as coreografias “Festa na Piscina” e “Frevendo”, ambas da professora Michelle Silveira Nicoletti. As crianças têm entre 10 e 14 anos e estão ansiosas para sua primeira apresentação de Sapateado fora do Estado. Boa sorte!

Aprovação no Festival de Joinville Três coreografias do Pró-Dança foram escolhidas para o “Palco Aberto”, no Festival de Dança de Joinville. Nesta edição de 2017, foram aprovadas: “Frevendo”, “Fronteira” e “Voando Alto”, todas de autoria da professora Michelle Silveira Nicoletti. O evento será realizado entre os dias 18 e 29 de julho.

30 ANOS DO PRÓ-DANÇA Vem muita emoção por aí. Em 2017, o Pró-Dança completa 30 anos, para comemorar, o tema do espetáculo de fim de ano será “Livro Dourado”, onde será remontado o primeiro espetáculo da companhia, de três décadas atrás. O espetáculo de fim de ano já tem data marcada, será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro. Anote na agenda!

ACONTECEU Pocket Show Pró-Dança Blumenau Pela primeira vez, o Pró-Dança fez um espetáculo de encerramento de semestre. O “Pocket Show” foi realizado no dia 3 de julho, no auditório Willy Sievert. As turmas de Danças Urbanas, Ballet, Sapateado e Jazz se apresentaram ao som de três temas: o filme A Bailarina; Arca de Noé e La La Land. A apresentação foi uma parceria entre o Pró-Dança e o Teatro Carlos Gomes, que fez com que os alunos pudessem mostrar para os familiares e amigos o que aprenderam no primeiro semestre, além de fazer algo que gostam muito, que é subir no palco.

Aprendizado e evolução As professoras Giovana Zimmermann Vieira e Jeane Franz Civiero estiveram em Curitiba dia 20 de maio participando de um curso de aperfeiçoamento de Ballet Infantil e Baby Class, com a professora mineira Mariana Lopes.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Teatro em busca de parceiros O Teatro Carlos Gomes é um dos principais palcos culturais da região e, consequentemente, um dos grandes incentivadores da arte. Mas para manter todo esse trabalho de qualidade e essa grande estrutura, é preciso de apoio. Se você tem gosto pela cultura e quer ser incentivador desse trabalho, venha ser um parceiro da casa. Em entrevista, a diretora do Teatro Carlos Gomes, Elisete Beck, explica de forma mais abrangente como funciona esse processo e como você pode ajudar. Confira: 1 - Como uma empresa pode ajudar através dos projetos de bolsa? Elisete Beck: O Teatro Carlos Gomes aprovou, em 24 de maio de 2017, o Projeto Cultura Para Todos - 3ª edição, na Lei de Incentivo Fiscal da Lei Rouanet. Nesta Lei de Incentivo, o Governo Federal oferece uma ferramenta para que a sociedade possa decidir aplicar parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais. Desta maneira, o incentivo fiscal estimula a participação da iniciativa privada. Nas empresas tributadas na base do lucro real, o valor investido no projeto pode ser deduzido do imposto de renda. Como o Projeto Cultura para Todos foi enquadrado no artigo 18, o apoiador poderá deduzir 100% do valor investido, desde que respeitado o limite de 4% do imposto devido. 2 - Com quem falar no Teatro? Elisete Beck: Quem tiver interesse, pode falar diretamente comigo ou deixar um recado que entraremos em contato. 3 - Qual o período para os apoios? É mensal? Elisete Beck: Estamos aptos a captar os recursos desde o dia 24 de maio de 2017 até 31 de dezembro de 2017. A empresa verifica junto a sua contabilidade o período apropriado para fazer o aporte financeiro ao projeto, que pode ser através de patrocínio ou doação. 4 - Como é o procedimento para patrocinar estudantes? Elisete Beck: Após captado o limite estabelecido na lei do incentivo, podemos iniciar a execução do projeto.

O objetivo é oferecer até 100 bolsas de estudos em diferentes cursos de teatro, música e dança nas escolas do Teatro Carlos Gomes, se captado o valor total do projeto que é de R$ 356.350,00. O projeto contempla aulas individuais e aulas em grupo, nas modalidades oferecidas pelas escolas. Serão beneficiados alunos iniciantes e também de nível avançado. Já há uma lista de espera de candidatos nas escolas, que serão selecionados por uma comissão atendendo aos pré-requisitos quanto a critérios como análise socioeconômica, inclusão social e por méritos de dedicação e potencial. 5 - É possível acompanhar os alunos que se beneficiam? Elisete Beck: As bolsas terão a duração de um ano letivo e tem a orientação pedagógica das escolas. A empresa apoiadora acompanhará, pois será informada do desenvolvimento do aprendizado dos alunos bolsistas, nas avaliações realizadas pelos professores e nas apresentações que participarem. 6 - Quais os benefícios que uma empresa/ empresário tem ajudando o Teatro? Elisete Beck: As empresas nas diversas opções de cotas de participação no projeto poderão indicar 50% dos alunos bolsistas a participar da seleção, destinados a seus funcionários, colaboradores e parceiros. Ter o nome da empresa divulgado junto aos programas, banners e cartazes e em apresentações na comunidade. Mas, o maior retorno de todos está alicerçado na promoção e estímulo à sensibilidade de crianças, jovens, adultos e melhor idade pela arte, que apresenta infinito potencial para abrir canais de comunicação, socialização e inclusão.

COLMEIA 2017

Mais uma vez, o Teatro Carlos Gomes será invadido pela colaboração e alegria do COLMEIA. Nesta 6ª edição do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas serão 10 grupos de trabalho sobre artes cênicas, artesanato, artes visuais, cinema, culinária, dança, hip hop, literatura, música e oficinas. Uma das novidades de 2017 é a proposta de um novo horário de programação para o COLMEIA, com o objetivo de aumentar o foco no processo artístico. “Mais do que receber propostas artísticas nessas áreas, o Coletivo precisa da participação dessas pessoas na construção do todo. Por isso, convidamos artistas, artivistas, produtores culturais, entusiastas das artes e curiosos a fazerem parte do coletivo”, explica Rafaela Catarina Kinas, moderadora do GT Comunicação do COLMEIA. A 6ª edição do evento será realizada nos dias 26 e 27 de agosto, no Teatro Carlos Gomes. A entrada é gratuita. Venha participar! Mais informações em: www. facebook.com/coletivocolmeia

Desejamos felicidades aos aniversariantes de Julho de 2017 e Agosto de 2017 JULHO 02 04 05 11 12 16 17 22

23 24 26 30 31

João Rolf Wirth Marilene Josefa Guenter Ralf Klein Nildo Scussel Werner Frischknecht Annelise Grahl Alice Ruediger Marcelo Silveira Ronaldo Baumgarten Junior Solange Dickmann Hercílio Celso Baumgarten João Arno Bauer Juergen König Werner Keske Rubens Sombrio Renate Groschinski Hans Prayon Rubens Giese

AGOSTO 01 Jaime da Silva Telles 02 Hans Dieter Didjurgeit João Mario de Carvalho Uriarte 05 Uwe Spranger 07 Paulo Nunes de Athayde 08 Walmor Erwin Belz 10 Alfredo Werner Schossland 12 Ruth Bork 13 Ricardo Stodieck Paulo Kuroski Liane Germer 15 Íris Gloria de Carvalho 17 Amantina Muller Ellinger 19 José Dobes Filho 21 Julieta W Bruning 22 Jacy Bruns 26 Cezar Martinelli Genésio de Souza 27 Suely Widerman de Lima Jorge Luiz Rodacki 29 Marlo Germer 31 Moacir Krambeck Otávio Guilherme Margarida

Luiz Guilherme Antonello_Coletivo Lente Crua

Férias no Teatro Carlos Gomes

Entre os dias 17 e 30 de julho, as escolas aqui do Teatro Carlos Gomes estarão em recesso, retornando as atividades normais no dia 31.


AGENDA CULTURAL

Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

DÉTE PEXERA EM “CURTICERA” Indicação 10 anos

1º de julho (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: Esgotados 2 de julho (domingo), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer *SESSÃO EXTRA Ingressos: 1° Lote: R$ 40 inteira; R$ 20 meia-entrada e R$20 promocional + 1 produto de limpeza. À venda na bilheteria do Teatro. *O produto de limpeza deverá ser entregue no dia do evento. Informações: contato@farolproducoes.com ou (47) 99635-5050

POCKET SHOW PRÓ-DANÇA BLUMENAU Indicação livre

3 de julho (segunda), às 18h30min, Auditório Willy Sievert *SESSÃO EXTRA Ingressos: 1° Lote: R$ 12 3 de julho (segunda), às 20h, Auditório Willy Sievert Ingressos: esgotados À venda na secretária do Pró-Dança Informações: (47) 3326-9669

ESPETÁCULO LED ZEPPELIN IN CONCERT Indicação livre

15 de julho (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1° Lote: R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada, R$ 30 promocional antecipado. À venda na bilheteria do teatro e site Blueticket. Informações: www.baseprodutora.com.br

A BELA E A FERA – ESPETÁCULO MUSICAL Indicação livre

21 de julho (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: Plateia 1 (fileiras A até I): R$ 120 inteira e R$ 60 meia-entrada. Plateia 2 (fileiras J até Z): R$ 100 inteira e 50 meia-entrada. Balcão: R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada. À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. *Menores de 16 anos terão acesso ao evento somente acompanhados dos pais ou responsável legal. *Menores de 02 anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar.

Informações: Canesso David - canesso.h@hotmail.com

SHOW DA LUNA Indicação livre

22 de julho (sábado), às 16h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada e Clube RBS À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. *Crianças acima de três anos pagam meia-entrada. Informações: C5 Produções

ANIVERSÁRIO DE 55 ANOS DA BANDA MUNICIPAL DE BLUMENAU Indicação livre

26 de julho (quarta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada 27 de julho (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro Informações: Fundação Cultural de Blumenau- bandamunicipal@fcblu.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Julho de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Julho de 2017.

Advertisement