__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Informativo Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Uma vida pela música

Três décadas de dedicação e competência marcam o nome e a arte de Noemi Kellermann no Teatro Carlos Gomes e na Escola de Música É impossível falar do amor pela música e pela arte e não lembrar de Noemi Kellermann. Mulher forte, de sorriso largo, figura marcante e de um conhecimento sem igual, principalmente quando falamos de uma de suas principais paixões: a música. Ao longo dos seus mais de 80 anos, muito aprendeu e muito ensinou também. Há décadas é reconhecida como referência em educação musical. E hoje, mais do que nunca, é o momento de dizer muito obrigado por toda a sua dedicação. A história e a ligação de Noemi Kellermann com o Teatro Carlos Gomes, que começou em meados de 1970, agora toma novos horizontes. Depois de mais de cinco décadas, a querida e admirada diretora artístico pedagógica deixa a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. “Para nós, foi um orgulho imenso ter essa profissional tão competente e pessoa sem igual que é a Noemi por todos esses anos. Sempre disposta, repleta de ideias e que nos deixa um legado marcante, além de todo o aprendizado. Nossa ligação e contato ainda continuarão, mas agora de outra forma”, comenta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes.

Um pouco da história O contato de Noemi com o Teatro Carlos Gomes vem desde os Seminários Catarinenses de Música que iniciaram no final de 1960 e culminaram com a vinda definitiva dela para Blumenau com a equipe de professores liderada pelo professor Dr. Oscar Zander, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), para a criação da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Desde então, esteve um período ausente do Teatro para estudar a Pedagogia ORFF, em Salzburg, com bolsa de estudo do Governo da Áustria e, mais tarde, quando precisou se dedicar exclusivamente à Furb como professora e em outras funções. Mas, mesmo nesses anos fora, sempre manteve o contato com os amigos e, é claro, com a arte e a cultura que estão por todos os cantos das paredes e corredores do Teatro Carlos Gomes. Foi então que, em 2008, retornou para a Escola de Música do TCG depois de se aposentar da Furb. Foi convidada para ser diretora artístico pedagógica, cargo que exerceu até dezembro de 2020. Noemi Kellermann sempre teve, e ainda tem, uma forte presença na área cultural. Ela, que já presidiu o Conselho de Políticas Culturais de Blumenau por cinco gestões, ao longo desses anos recebeu inúmeras honrarias e segue sendo referência em música, educação e arte para mais de uma geração de professores, alunos e pessoas com as quais convive. Quem assume a direção artístico pedagógica da escola é Roberto Fabiano Rossbach.

ano 21

FEV

2021


ESCOLA DE MÚSICA

Venha estudar música em 2021 A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, que é referência em ensino musical, está com matrículas abertas para 2021. São diversas opções de aulas para adultos, jovens, crianças e bebês. Além de ter uma estrutura de qualidade, também conta com um time capacitado de professores. Venha mergulhar nesse universo. A direção ressalta que está trabalhando com protocolos de higiene e segurança, e os alunos podem optar por aula presencial ou on-line. Entre os cursos, estão: canto popular; canto lírico; baixo; guitarra; bateria; percussão; clarinete; saxofone; violão; violino; violoncelo; contrabaixo acústico; flauta doce; flauta transversal; piano; órgão de tubos e teclado. A Escola também tem disponível musicalização para bebês (a partir de seis meses); musicalização infantil (até 12 anos); leitura e teoria musical; orquestra de sopros, grupo Canta-te e grupo de cordas. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 30373400 ou pelo e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br

ESCOLA DE DANÇA

Movimente-se em 2021 As matrículas da Pró-Dança de Blumenau estão abertas! Ao todo, são 11 professores em aulas de ballet clássico, danças urbanas, sapateado, jazz e contemporâneo para todas as idades e níveis técnicos. A escola está trabalhando com todos os cuidados e orientações dos órgãos de saúde. “Nossos profissionais são destaque de renome nacional e internacional nos gêneros que ensinam. Buscamos excelência em tudo que produzimos. Somos uma escola sólida, que mesmo em tempos difíceis como 2020, produzimos um espetáculo inédito, inovador e apaixonante. Estamos dentro do Teatro Carlos Gomes, o que permite ao nosso aluno um contato muito maior com o palco, desenvolvendo mais experiência de cena”, explica Bruna Oechsler, diretora da escola.

Crédito: Sabrina Marthendal

Mais informações em secretaria@prodanca.com ou via WhatsApp (47) 99161-8719.


ESCOLA DE TEATRO

Tem teatro on-line em 2021 Que tal começar o ano descobrindo novos horizontes? De comunicação, aprendizado e troca de conhecimento. A Carona Escola de Teatro começa 2021 adepta ao mundo virtual e convida você para desbravar essa novidade. “É possível atuar na pandemia? É possível criar presença cênica? É possível tocar alguém ainda que passando pelo filtro de uma tela? Convidamos todos para descobrirem com a gente esse novo formato de encontro teatral”, comenta Pepe Sedrez, diretor da Carona Escola de Teatro. São turmas para crianças, adolescentes e adultos. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro. Para mais informações, acesse o site da escola ou link disponível no @ciacarona. La, você encontra os formulários de inscrição com todas as informações, como valores, horários, etapas do curso, entre outros.

INSTITUCIONAL

Obrigado pelo apoio! Começamos 2021 enaltecendo e agradecendo as empresas e parceiros que apoiaram o Teatro Carlos Gomes através do Plano Anual de Manutenção 2020. Por meio dessa oportunidade, aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, obtivemos ajuda para a execução da manutenção da estrutura do prédio. A iniciativa é válida tanto para empresas que sejam tributadas pelo lucro real, quanto para pessoa física que tenha imposto de renda a declarar. Ela oferece em troca a possibilidade de abatimento de parte ou da totalidade do valor patrocinado no imposto de renda, sendo que, para pessoas jurídicas o limite de dedução é de 4% do IR a pagar e, para físicas, é de 6%. Em 2020, tivemos o apoio de Hercilio Schmitt e Dietmar Piske, através da opção pessoa física. E também de diversas empresas, são elas: All4Labels Gráfica do Brasil Ltda, Altenburg Indústria Têxtil Ltda, Blukit Indústria de Plásticos Ltda, Cartondruck Gráfica Ltda, Cia Hemmer, Cooper, Companhia Textil Karsten, Pacífico Sul Indústria Têxtil e Confecções Ltda, Pública Tecnologia Ltda, Safra Asset Management Ltda (Banco Safra) e Senior Sistemas. “Esses parceiros fazem a diferença para o Teatro Carlos Gomes. Em 2020, um ano atípico e difícil, foi ainda mais essencial esse apoio. É preciso enaltecer quem nos ajuda e fica aqui o nosso muito obrigado a cada um que contribuiu com este projeto”, explica Ricardo Stodieck, presidente do Teatro Carlos Gomes. Para saber mais entre em contato pelo e-mail diretoria@ teatrocarlosgomes.com.br ou pelo telefone (47) 3144-7166, com Elisete.


CONTRA-CAPA

Confira o balanço de eventos culturais, sociais e corporativos em 2020 O último ano foi atípico, a partir de março de 2020 medidas restritivas foram adotadas em função do coronavírus e o Teatro Carlos Gomes precisou cancelar eventos e fechar a agenda. Nesta edição, como já é tradição, divulgamos o balanço de eventos do ano anterior. Entre culturais, sociais e corporativos, em 2020 foram 61 eventos. A área cultural somou 24, que ao todo tiveram um público de mais de 2,4 mil pessoas. “Em 2020, o Teatro Carlos Gomes, teve na área Cultural, três eventos aberto ao público. O último evento foi o show “Duca Liendecker - Voz e Violão”, no dia 14 de março. A partir do dia 10 de junho, quando o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado, autorizou a realização de lives, gravação de vídeo, filmagem e sessão fotográfica, foram realizados nas dependências do Teatro, 21 eventos, entre ensaios e filmagens sem público” explica Márcia Regina Dickmann, assistente de Eventos Corporativos, Sociais e Culturais do Teatro Carlos Gomes. Já as áreas social e corporativa trouxeram uma soma de 37 eventos, entre reuniões, ensaios, jantares, gravações, palestras, sessões de fotos e gravações de campanhas publicitárias, entre outros. O que representou um público de mais de 9 mil pessoas. Um dos destaques em 2020 foram as sessões de fotos e gravações de campanhas publicitárias. “Até março foram 35 eventos aberto ao público, e a partir do dia 10 de junho, duas filmagens, fechado para o público”, finaliza.

Estamos de volta! A Diretoria do Teatro Carlos Gomes informa que abriu agenda de eventos e sua equipe está disponível para conversar com produtores culturais e empresas que queiram locar os espaços, auxiliando a todos sobre os protocolos de higiene e segurança que devem ser tomados. Desde o início da pandemia, o Teatro Carlos Gomes sempre respeitou as orientações dos órgãos de saúde e o seu retorno segue da mesma forma, de acordo com a portaria SES nº 1022, de 30 de dezembro de 2020: capacidade de 50%, obrigatoriedade do uso de máscara, equipamentos de uso comum higienizados frequentemente, pontos de álcool 70% e demarcações em filas e assentos para manter o distanciamento de um metro e meio. “2020 foi um ano difícil para todos, tanto financeira quanto emocionalmente. Sempre zelamos pelo bem-estar do nosso público e colaboradores, e agora não seria diferente. O setor de eventos foi fortemente atingido pela pandemia. E assim como nós, os amigos produtores e empresas parceiras nos eventos também passaram por muitas dificuldades. Essa liberação nos traz um afago para tentar fazer com que 2021 seja diferente. É claro, sempre respeitando as indicações das autoridades”, comenta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes. Fale com a equipe através do telefone (47) 3144-7166 ou através do e-mail eventos@teatrocarlosgomes.com.br, vamos juntos garantir um retorno seguro dos eventos em nossa cidade.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de fevereiro e março de 2021 Fevereiro 01 Fabiano Soares 02 Aldo Koch 04 Gerhard Horst Fritzsche Paulo Cesar Lopes 06 Silvia Siebert Manfredo Bubeck 07 Osmarina L. B. Roncaglio 09 Hedis Wiederkehr Werner Archibald Siebert Otto Baier 10 Mirna Casas 13 Fred Ralf Otte 15 Afonso Soares 16 Jurgen Andreaus Rolf A Werner 17 Carl H. Rothbarth 19 Renê Humberto Garcia 23 Ernesto Rodolfo Hoffmann 27 Ivens Freitag 28 Celso Garcia Março 01 Diana Gelhardt 03 Úrsula Fouquet Brandt Genita Maria Fistarol Ronald Schmidt 04 Guido Otte Wally Otte 06 Anselmo José de Souza 09 Kátia Deeke 15 Raul de Aguiar Hering 17 Ivo José Bracht Adrian Rogers Censi 19 José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 20 Aziz Shead 23 Avelino Lombardi 26 Chirochi Shimizu 28 Sueli Maria Vanzuita Petry 31 Solange Dieckmann

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2021

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2021

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded