Page 1

Informativo

ano 19

FEV

2019

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

A arte de aprender e se transformar através dos sons, dos passos e da interpretação Conheça os diferenciais das escolas do Teatro Carlos Gomes, que estão com matrículas abertas Música, dança ou teatro. Quais dessas artes mais combinam com o que eu busco e quais são os diferenciais e benefícios de cada uma? Pode ser só uma ou todas elas. Afinal, além de serem uma nova forma de aprendizado, seja através dos sons, dos passos ou da interpretação, essas três artes também melhoram a qualidade de vida, estimulam à criatividade, curiosidade e autoestima, o fortalecimento de valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca, através do senso crítico e estético. São diversos benefícios e isso, independentemente, da idade. Aqui no Teatro Carlos Gomes, as escolas de música, dança e teatro contam com mais de 700 alunos. E para 2019 ainda dá tempo de desvendar esse universo cheio de descobertas e fazer parte de tudo isso. Conheça um pouco mais sobre o que cada escola tem a oferecer:

Quem canta seus males espanta A Escola de Música atua com música erudita e popular, em aulas individuais, em duplas ou em grupo. Entre os cursos, estão: canto popular; canto lírico; guitarra; baixo elétrico, bateria; percussão; clarinete; saxofone; violão; violino; violoncelo; contrabaixo acústico; flauta doce; flauta transversal; piano; órgão de tubos e teclado. Também tem musicalização para bebês (a partir de seis meses); musicalização infantil (até 12 anos); grupo de música da melhor idade; leitura e teoria musical; prática de banda para instrumentistas e cantores - Grupo Canta-te; Orquestra de Sopros e Grupo de Cordas. Quer saber mais sobre valores e horários? Entre em contato pelo e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br ou pelo telefone (47) 3037-3400.

No ritmo, entre passos e compassos O Pró-Dança de Blumenau oferece cursos voltados para crianças a partir de três anos, jovens e adultos nos seguintes gêneros: ballet clássico, sapateado, jazz e danças urbanas. As matrículas estarão abertas enquanto houverem vagas. Ficou curioso sobre os valores e horários? Acesse o site www.prodanca.com ou entre em contato pelo e-mail secretaria@prodanca.com ou pelo telefone (47) 3326-9669.

Que se abram as cortinas A Carona Escola de Teatro disponibiliza cinco modalidades de aulas divididas para crianças, adolescentes e adultos. Elas são: Infantil 1 (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos) e a Técnica Clown – Palhaço (a partir de 16 anos). Os alunos da Carona têm aulas totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. As vagas estão abertas até fevereiro de 2018, quando inicia o ano letivo. Para mais informações sobre as opções que a escolas oferece você pode acessar www.ciacarona.com.br ou entrar em contato pelo e-mail carona@ciacarona.com.br e telefone (47) 3340-2317.


ESCOLA DE MÚSICA

RETROSPECTIVA 2018 As aulas por aqui já iniciam agora em fevereiro. Mas vamos relembrar bons momentos e agradecer tudo de bom que aconteceu no último ano? Confira alguns dos mais especiais da nossa Escola de Música:

O “Sai do Casulo” oferece mais espaço, oportunidades e tempo para apresentar a produção dos alunos ao longo do ano letivo. Tem uma característica mais informal, onde eles mesmos decidem sobre a apresentação para a plateia e escolha de repertório.

O Kinder Konzert, evento voltado para os alunos com idade entre sete e 13 anos, trouxe para o palco apresentações com um repertório eclético e que viajou entre o erudito, o popular e canções folclóricas. Momento em que mostram seus talentos como solistas, em duo, trios ou em grupos.

Os alunos das turmas de educação musical, que têm idades entre seis meses e 11 anos, também brilharam no recital “A fantástica viagem de Mary”.

As Temporadas de Inverno e de Verão também marcaram o último ano. Em dezembro, Beatles, Tom Jobim, Gilberto Gil, Johnny Cash, Led Zeppelin, Queen, Mozart e Beethoven foram interpretados pelos alunos da escola. Foram mais de 50 apresentações em três dias de evento.

Outros momentos importantes de 2018: Eventos e apresentações externas: teve parceria com o Shopping Neumarkt no projeto Piano Time, onde alunos se apresentaram mensalmente no empreendimento. Houveram apresentações também no projeto “Cultura na Igreja Luterana do Espírito Santo”, com recitais no Templo da Igreja Luterana de Blumenau. Teve parceria de apresentações para o Palco da 90 FM na Feirinha da Servidão. O Grupo Allegra no Ancionato Sant’Anna. O Grupo de Cordas se apresentou na Casa da Esperança, e em eventos da empresa Altenburg, da Fundação Fritz Müller, em Florianópolis e em Blumenau, na Feirinha da Servidão e no Ancionato Elsbeth Koehler, assim como os alunos do Departamento de Piano. Já a Orquestra de Sopros esteve no Shopping Neumarkt, no Norte Shopping, em evento da Viacredi na Vila Germânica e na Feirinha da Servidão. Adote um Estudante de Música: o programa de bolsas de estudo com parcerias com pessoa física teve novos apoiadores, sendo possível aumentar o número de alunos beneficiados. Obrigado: um agradecimento especial ao apoio da Fundação Fritz Müller para a manutenção do Grupo de Cordas e da Altenburg para a Orquestra de Sopros. Cursos: nossos professores também foram em busca de aperfeiçoamento no último ano. Na Itália, estiveram os professores Suelen Mondini e Jurian Sutter, visitando museus, lojas de música e instrumentos musicais, e Grasieli Fachini esteve no Festival “Fiato al Brasile”. Nos Estados Unidos, Carolina Coelho Wachholz visitou a Creation Kids Village Lower School e a Escola Reggio Emilia. No Brasil, Paula Tessarolo, Patricia da Veiga e Marcela de Paula participaram da Oficina de Música do Paraná e do Festival de Música de Santa Catarina. E toda a equipe de docentes recebeu em Blumenau o workshop “Ensino e Aprendizagem de Instrumentos Musicais: Fundamentos psicológicos e abordagem teórico metodológicas”, ministrado pela Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Novo talento na casa Em 2019 teremos novo professor de violão e guitarra. Regisson Luiz Silveira da Silva atua na área profissionalmente desde 1999 como freelancer para shows e gravações, além de ser produtor e professor. Na formação musical destaca o Conservatório Souza Lima, de São Paulo (SP). Faça sua matrícula e garanta sua vaga.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

RETROSPECTIVA 2018 Em fevereiro a Carona Escola de Teatro volta com as aulas. A escola também vai relembrar bons momentos e agradecer tudo de bom que aconteceu no último ano. Confira alguns dos mais especiais:

Em março, o espetáculo “Com Açúcar, Sem Afeto”, da turma Adulto, com direção do professor Pépe Sedrez, foi uma das peças convidadas para a abertura da Temporada Blumenauense de Teatro (TBT). Foram quatro apresentações que marcaram o início do ano de espetáculos promovidos pelo movimento teatral dos grupos da cidade.

Em junho teve Intercenas, uma mostra interna que revela o trabalho desenvolvido em aulas no primeiro semestre. Foram oito apresentações, onde todos os grupos apresentaram para os professores e alunos de outras turmas uma breve encenação ou exercício, com duração aproximada de 20 minutos. E, ao fim de cada ato, os professores e estudantes promoveram um debate acerca do que foi apresentado.

Em 2018 a peça “Das Águas” participou do projeto EmCenaCatarina, promovido pelo SESC. Há 18 anos na estrada, é o maior projeto de circulação de espetáculos de artes cênicas em Santa Catarina. Vinte e cinco cidades receberam o espetáculo da Cia Carona em apresentações gratuitas. O grupo foi um dos selecionados entre mais de 100 opções.

Em 2018 teve também Curso Expresso. Foram três módulos que trouxeram um modelo diferenciado dos já praticados na escola, onde o curso uniu de maneira objetiva e prática os ensinamentos e estudos principais da arte teatral. Com entrega de certificado, trabalhou técnicas de presença corporal, jogos teatrais, improvisação e criação de cenas.

Outros momentos importantes de 2018:

Em dezembro, os mais de 80 alunos da Carona Escola de Teatro se apresentaram para a Mostra Carona de Teatro. O tema “O Velho Novo” trouxe oito espetáculos inéditos. Inspirada no poema “A Parada do Velho Novo”, de Bertolt Brecht, a mostra questionou o que é o novo.

Durante o último ano a Carona Escola de Teatro e a Cia Carona tiveram outros tantos momentos que valem ser relembrados também. Entre eles, estão: a peça “Como Nasceu a Alegria”, em Gaspar, através de uma participação no projeto Circulação de Histórias, do grupo Detalhe de Teatro, envolvendo escolas em 32 apresentações. O espetáculo também esteve na maratona de Contos do Sesc e no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o Fitub, onde o professor Fábio Hostert é coordenador geral e o direto Pépe Sedrez integrou a Curadoria e a Análise de Espetáculos. Pépe também desenvolveu esse papel no Festival Nacional de Teatro Infantil, o Fenatib. Em 2018, a Cia Carona de Teatro recebeu o Prêmio Personalidade do Ano nas Artes Cênicas, concedido para artistas ou coletivos que tenham se destacado em sua área durante o ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA) e que leva o nome do ator catarinense Waldir Brazil.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

RETROSPECTIVA 2018 No dia 11 de fevereiro retornam as aulas do Pró-Dança de Blumenau. E para iniciar o ano cheio de boas energias vamos relembrar bons momentos e agradecer tudo de bom que aconteceu em 2018. Confira alguns dos mais especiais:

Mais uma vez o Dia da Dança foi celebrado na Praça do Teatro Carlos Gomes. O público pode conferir de maneira gratuita apresentações de Ballet, Danças Urbanas e Sapateado, com palco especialmente montado para o evento.

Na metade de 2018, a escola apresentou um Pocket Show. Intitulado “A nova Jukebox”, com roteiro próprio e apresentação de todas as turmas da escola, que teve o intuito de mostrar o que eles aprenderam no primeiro semestre.

Nossos professores de Danças Urbanas estiveram no Festival Mundial de Hip Hop, em Phoenix, representando o Brasil na categoria Adulto, junto com o grupo AM Family, de Timbó. Pela primeira vez, um grupo adulto do Brasil alcançou o 8º lugar nesse evento, que é o maior do país no gênero.

Um grupo de 12 sapateadoras da escola participaram do maior Festival de Sapateado do mundo, o Tap City, em Nova York. O evento é produzido pela ATDF - American Tap Dance Foundation e conta com apresentações dos professores e dos alunos, além de cursos, passeios de barco com improvisação e uma apresentação na Times Square.

Destino: Nova York No dia 8 de maio, as professoras de Sapateado Leticia, Luca e Michelle embarcam mais uma vez para Nova York para cursos de aperfeiçoamento. Serão 16 dias e muitas aulas com os melhores do mundo na área.

A escola fechou o ano com chave de ouro e surpreendeu o público com o espetáculo final. Baseado no filme “Uma Noite no Museu”, a engraçada história de Alex alegrou bailarinos e espectadores nos dias 7 e 8 de dezembro. Foram 19 coreografias, cerca de 280 alunos e 10 professores envolvidos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Matrículas 2019! Aulas de música, dança e teatro são ótimas opções para quem quer começar o ano movimentando o corpo e a alma. As nossas escolas, que são referência na área, estão com matrículas abertas e preparadas para receber novos talentos. Entre em contato e venha conhecer nossos espaços. Agende uma aula experimental.

Desejamos felicidades aos aniversariantes de fevereiro e março de 2019

Escola de Música: secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br ou (47) 3037-3400 Escola de Dança: www.prodanca.com; secretaria@prodanca.com ou (47) 3326-9669. Escola de Teatro: www.ciacarona.com.br; carona@ciacarona.com.br ou (47) 3340-2317

Faça parte do Projeto de Manutenção Anual Agora em 2019 o Teatro Carlos Gomes está em busca de mais apoiadores para o Projeto de Manutenção Anual - Pronac 185.184. O valor aprovado para captação é de R$ 676.135,90. Através dessa oportunidade, que é da Lei de Incentivo à Cultura da Lei Rouanet, é possível buscar recursos para a execução da manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes. Se você ficou motivado em ajudar, entre em contato através do e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br e saiba mais. Atualmente as empresas CartonDruck, Senior Sistemas e Baumgarten Gráfica já são parceiras.

Teatro Carlos Gomes recebeu cerca de 400 eventos no último ano São espaços para eventos culturais, sociais e corporativos. O Teatro Carlos Gomes se adapta para receber diversos eventos, desde pequenas reuniões até grandes congressos, shows intimistas ou óperas e grandes produções, jantares empresariais e bailes de formatura. Em 2018, o local recebeu um total de 393 eventos. As áreas social e corporativa ficaram em evidência com uma soma de 215 eventos, 31 a mais que o ano anterior, quando foram 184. Os meses de maior movimento foram fevereiro com 28 e agosto com 26. Já os destaques de público ficaram para setembro e março, com cerca de 9 e 8 mil pessoas respectivamente. Na agenda, estiveram presentes conferências, fóruns, palestras, coquetéis, reuniões, jantares, almoços, formaturas, casamentos, assembleias, congressos, workshops, sessões de fotos, entre outros. Na área cultural, os números também são positivos. O mês com sucesso de público foi agosto, onde cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local, período em que o palco do Teatro recebeu grandes eventos, como o Concerto da Orquestra de Sopros da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, a 11ª Mostra de Arte Espírita, shows nacionais com Nando Reis e Simplesmente Elis e o já conhecido COLMEIA. Já o mês com agenda cheia foi novembro, quando as salas e os palcos foram ocupados 29 vezes, entre apresentações de teatro, dança e música, shows, concertos, recitais, festivais, ensaios e encerramentos escolares. Foto: Michele Lamin

Fevereiro 01. Fabiano Soares 02. Aldo Koch 03. Paulo Roberto Bornhofen 04. Gerhard Horst Fritzsche 06. Silvia Siebert Manfredo Bubeck 07. Beatriz Moreira Leite Osmarina L. B. Roncaglio 09. Hedis Wiederkehr Werner Archibald Siebert Mirna Casas 13. Fred Ralf Otte 16. Jurgen Andreaus Rolf A Werner 17. Carl H. Rothbarth 19. Tercilio Bernardi 21. Vilberto de Oliveira Schurmann 26. Clothar Egon Schroeter 27. Ivens Freitag 28. Celso Garcia Março 01. Diana Gelhardt 03. Ronald Schmidt Úrsula Fouquet Brandt 04. Guido Otte 06. Anselmo José de Souza 08. Osny de Noronha 09. Kátia Deeke 10. Carl Heinz Lueders 15. Raul de Aguiar Hering 17. José Jaciel Karoleski Ivo José Bracht 19. José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 23. Avelino Lombardi 25. José Manuel Cardoso de Lemos 26. Chirochi Shimizu 28. Sueli Maria Vanzuita Petry


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades. NO PRINCÍPIO ERA A HIPOCRISIA CANAL HIPÓCRITAS EM BLUMENAU Indicação: 14 anos

16 de fevereiro (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada, R$ 30 + 1 kg alimento não perecível solidário *Mais taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e lojas Multisom (Blumenau Norte Shopping, Rua XV de Novembro e Shopping Neumarkt) Informações: producaohipocritas@gmail.com

AO VIVO PRA CARAMBA: HUMBERTO GESSINGER Indicação: livre.

24 de fevereiro (domingo), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Platinum (Fila A até L) R$ 200 / Plateia Gold (Fila M até Z) R$ 130 inteira, R$ 65 meia-entrada - Ingressos esgotados / Balcão R$ 110 inteira, R$ 55 meia-entrada *Mais taxas e encargos. À venda na bilheteria do Teatro e através do site Ingresso Rápido Informações: planetshows@hotmail.com

ALMIR SATER E BANDA Indicação: livre.

16 de março (domingo), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 180 inteira, R$ 90 meiaentrada, R$ 90 Koerich, R$ 90 Clube do Assinante NSC e Clube Blueticket / *Mais taxas e encargos À venda no site Blueticket, bilheteria do Teatro Carlos Gomes e lojas Multisom Mais informações: www.c5produções.com

CARIOCA EM MÁS COMPANHIAS Indicação: 14 anos

30 de março (sábado), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada, R$ 60 solidário (com a entrega de 1KG de alimento não perecível na entrada para o evento, caso não leve o alimento será cobrada uma taxa de R$ 5) / Balcão R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada, R$ 40 solidário (com a entrega de 1KG de alimento não perecível na entrada para o evento, caso não leve o alimento será cobrada uma taxa de R$ 5) *Mais taxas e encargos À venda pelo site Minha Entrada e nas lojas Multisom Informações: (47) 3144-7166

REI LEÃO - O MUSICAL Indicação: livre.

23 de fevereiro (sábado), às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 2º lote - Plateia Vip (Fila A até F) R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada / Plateia R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada / Balcão R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada *Mais taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro Carlos Gomes, Loja Multisom da XV e pelo site Ingresso Nacional Informações: daniela@brzproducoes.com.br

AFONSO PADILHA – NOVO SHOW Indicação: 14 anos

8 de março (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer ngressos: 1º lote - Plateia Vip (Fila A até F) R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada e Fidelidade Hausen / Plateia A (Fila G até M) R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada e Fidelidade Hausen / Plateia B R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada e Fidelidade Hausen, R$ 45 + 1 kg de alimento não perecível solidário / Balcão R$ 50 inteira, R$ 25 meia-entrada e Fidelidade Hausen, R$ 30 + 1 kg de alimento não perecível solidário *Mais taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e lojas Multisom (Blumenau Norte Shopping, Rua XV de Novembro e Shopping Neumarkt) Informações: www.afonsopadilha.com.br / www.hausen.art.br

PALESTRA COM CÁTIA DAMASCENO Indicação: livre.

21 de março (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - R$ 90 inteira *Mais taxas e encargos À venda pelo site Blueticket e nas lojas Multisom Informações: Ramon, (47) 9 9199 5998 (whatsapp) ou ramonsc.luiz@gmail.com

LEGIÃO URBANA TRIBUTO SHOW EM: PAIS E FILHOS Indicação: livre.

31 de março (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada, R$ 50 + 1 kg alimento não perecível solidário *Mais taxas e encargos À venda na bilheteria do Teatro, Loja Multisom Rua XV de Novembro e pelo site Ingresso Nacional. Informações: www.gamaproducoes.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2019  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Fevereiro de 2019.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2019  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Fevereiro de 2019.

Advertisement