Page 1

Informativo

ano 18

FEV

2018

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

2018 NO MUNDO DAS ARTES

Escolas do Teatro Carlos Gomes estão com matrículas abertas Muitos talentos já foram revelados pelas escolas de teatro, música e dança do Teatro Carlos Gomes, um dos maiores palcos culturais da nossa região. E se você quer seguir na carreira artística ou simplesmente aprender mais sobre uma dessas artes, é hora de fazer sua matrícula. As três escolas estão com novas vagas para que todos os interessados garantam os estudos na área cultural em 2018. Sócios têm desconto de 20% para qualquer atividade. Conheça um pouco mais, veja o que cada escola oferece e qual se encaixa com o seu perfil. Todas as escolas oferecem aulas experimentais gratuitas. Escola de Música Atua com música erudita e popular, oferece aulas individuais, em duplas ou em grupo. Entre os cursos, estão: canto popular; canto lírico; baixo; guitarra; bateria; percussão; clarinete; saxofone; violão; violino; viola; violoncelo; contrabaixo acústico; flauta doce; flauta transversal; piano; órgão de tubos e teclado. A Escola também tem disponível musicalização para bebês (a partir de seis meses); musicalização infantil (até 11 anos); violão em grupo; canto coral (jovem e adulto); pandeiro; grupo de percussão; grupo de música da melhor idade; leitura e teoria musical; conjunto de sopros e grupo para música de câmara. As aulas iniciam no dia 1º de fevereiro, mas ainda é possível fazer a sua inscrição. Mais informações: (47) 3037-3400 ou pelo e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br. Foto: Michele Lamin

Escola de Dança Oferece cursos voltados para crianças a partir de três anos, jovens e adultos nos seguintes gêneros: ballet clássico, sapateado, jazz e danças urbanas. Para garantir uma vaga para 2018, o aluno poderá se inscrever através do site da escola, uma das novidades oferecidas. As matrículas estarão abertas até setembro deste ano, ou enquanto houver vagas. Mais informações: www.prodanca.com; secretaria@prodanca.com ou (47) 3326-9669. Foto: Sabrina Marthendal

Escola de Teatro A Carona oferece cinco modalidades de aulas divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. Elas são: Infantil 1 (sete a 12 anos); Adolescente (13 a 17 anos); Adulto (acima de 18 anos); Melhor Idade (acima de 60 anos) e a Técnica Clown – Palhaço (a partir de 16 anos). Os alunos da Carona têm aulas totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. Uma das novidades que a escola traz neste ano são as matrículas online, que podem ser feitas até mesmo no período de férias da escola. As vagas estão abertas até março de 2018, mas as aulas já iniciam no dia 19 de fevereiro. Mais informações: www.ciacarona.com. br; carona@ciacarona.com.br ou (47) 3340-2317. Foto: Leo Laps


ESCOLA DE MÚSICA

CURSO INTERNO PREPARA PROFESSORES PARA O ANO LETIVO DE 2018 A busca pelo aperfeiçoamento e aprendizado é um costume dos professores da nossa Escola de Música. Agora, no mês de fevereiro, todos terão um curso especial para iniciar o ano letivo com energias renovadas. A ministrante será a Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que abordará o tema “Ensino e aprendizagem de instrumentos musicais: fundamentos psicológicos e abordagens teórico-metodológicas”. O treinamento será realizado no dia 23 de fevereiro, das 9h às 17h30min.

RETROSPECTIVA 2017 DA ESCOLA DE MÚSICA DO TEATRO CARLOS GOMES No final da Temporada de Concertos de Verão de 2017 da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, o público presente ouviu na fala de um dos três professores, coordenadores e organizadores do evento a seguinte frase: “...que continuemos aplaudindo os nossos alunos, que vêm crescendo, a cada ano, nos palcos deste Teatro...” É por esse motivo que todos trabalham por aqui, transmitindo e ensinando o amor pela música. Todas as atividades oferecidas pela escola são oportunidades para o crescimento em todas as dimensões da vida dos alunos. Em 2017, os professores novamente prezaram em oferecer o melhor para o cotidiano dos alunos. Neste ano, a escola deu continuidade, além das aulas individuais de mais de 20 modalidades de instrumentos, também as aulas e atividades em grupo. Durante o ano, foram muitos momentos e eventos especiais, que mostraram os talentos que aqui estão e todo o trabalho que é realizado com muito amor e dedicação todos os dias. Confira alguns deles:

Foto: Michele Lamin

O evento “Sai do Casulo”, realizado no primeiro semestre, tem a característica de ser totalmente aberto a iniciativa e decisão de cada aluno, é mais uma oportunidade de exercício pessoal. Em outubro foi realizada a segunda edição do Kinder Konzert, um recital em que os intérpretes dos diversos instrumentos e canto são os alunos, crianças com idades entre sete e 12 anos.

Os alunos da Musicalização Infantil, que têm idades entre seis meses e 11 anos, também brilharam em um recital exclusivo com o tema “Há um mundo bem melhor”. A Temporada de Inverno e a Temporada de Verão novamente emocionaram e encantaram o público em suas novas edições.

Além das apresentações individuais, alguns grupos também brilharam: o Grupo Flauteando, formado por meninas que se dedicam a ensaiar e preparar repertório exclusivo para o quarteto de Flautas Doce. O Grupo Allegra, das pessoas da Melhor Idade. O Grupo Canta-Te, que se reúne semanalmente para a prática de banda instrumental e vocal. O Coro do Teatro Carlos Gomes, o Grupo de Cordas da Fundação Fritz Müller e o Grupo de Sopros Altenburg.

Já os recitais internos realizados pelo Departamento de Piano, pelo Departamento de Canto e pelo Departamento de Cordas foram dedicados aos alunos que ainda não tiveram a oportunidade de enfrentar um palco e uma grande plateia. Além das apresentações exclusivas, como o Grupo de Cordas FFMüller na sede da Fundação, no Lar Ancionato Elsbeth Koehler e no Colégio Sagrada Família; o Coro do Teatro Carlos Gomes apresentando-se, frequentemente, em parceria com o Coro Santa Cecilia, de Gaspar; e o Grupo de Sopros Altenburg, que em novembro apresentou um grande concerto exclusivo aberto e gratuito para o público no palco Heinz Geyer pela primeira vez.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

RETROSPECTIVA 2017 DA CARONA ESCOLA DE TEATRO A Escola de Teatro não ficou de fora e também vai mostrar alguns dos melhores momentos de 2017. Por aqui, os talentos brilham e mostram todo seu potencial. Foram meses de muito estudo, dedicação, trabalho e alegrias. E que esse novo ano que se inicia seja repleto de paixão pela arte teatral, assim como os outros. Vamos conferir essa retrospectiva?

Foto: Turnê Das Águas

A turnê da Cia Carona com o projeto “Águas do Centro-Oeste” trouxe 12 apresentações do espetáculo “Das Águas”, seis Rodas de Conversa sobre “Coletividade e Longevidade” e seis Vivências Teatrais com a demonstração do Processo Criativo Carona. Um projeto que promoveu o diálogo com público e artistas das cidades de Goiânia e Anápolis (GO), Cuiabá e Rondonópolis (MT), Campo Grande e Dourados (MS).

ABERTURA DAS AULAS EM 2018 As aulas da Carona Escola de Teatro voltam no dia 19 de fevereiro. E para celebrar esse momento importante, como já é de costume, será realizada a aula de abertura do curso anual, que neste ano trará uma surpresa para os alunos. Além disso, o espetáculo “Com Açúcar, Sem Afeto” (turma adulto, com direção do professor Pépe Sedrez), foi convidada para se apresentar na abertura da Temporada Blumenauense de Teatro (TBT), marcando o início do ano de apresentações de espetáculos promovidos pelo movimento teatral dos grupos da cidade, também vão mostrar seu talento para todas as turmas no início do ano letivo na Carona Escola de Teatro.

NOVA TURMA SÊNIOR Fotos: Intercenas 2017

Ao final do primeiro semestre, como é de praxe, a Escola propôs uma apresentação de cada turma para as outras turmas da escola através do Intercenas. Dessa forma, alunos e professores trocaram experiências e se integraram, promovendo um excelente intercâmbio. Além das apresentações, outro ponto forte deste momento foi o debate logo após cada apresentação. Um clima gostoso e legal onde cada um pode apontar pontos positivos, questionar ou criticar com o intuito de crescimento um ponto que não tenha sido tão claro ou mesmo que não tenha lhe soado positivamente. Aprender a observar e comentar o trabalho alheio, mas, sobretudo, aprender a ouvir críticas. A Carona considera isso fundamental na formação dos alunos.

Fotos: TMostra Carona

A 20ª edição da Mostra Carona de Teatro teve um sabor especial, além de ser comemorativa, também teve, pela primeira vez, um espetáculo convidado de abertura “O Pior de Mim”, de Monica Siedler, de Florianópolis. A edição também contou com uma programação mais extensa e se espalhou por vários espaços da cidade: Fundação Cultural de Blumenau, Galpão de Arquitetura e Sala S113 da FURB, residência particular no Bairro Petrópolis, Cafundó Bar Cultural, e, é claro, o Teatro Carlos Gomes. A Mostra teve lotação máxima em todas as sessões, o que comprova que está se formando um público para teatro.

Venha fazer parte do curso de teatro para a melhor idade da Carona Escola de Teatro. Os encontros serão todas as terças-feiras, das 8h30min às 10h, por um período de três meses, com a professora e atriz Sabrina Moura. Durante 1h30min, os conceitos teatrais serão repassados aos mais desinibidos ou àqueles que procuram melhorar a postura e a autoconfiança. Os alunos aprenderão mais sobre os ensinamentos e estudos da arte teatral, aprendendo a lidar e a expressar suas emoções nos palcos do Teatro Carlos Gomes. A turma é focada para pessoas com 60 anos ou mais, e pessoas a partir dos 50 podem optar pela turma sênior ao invés da turma adulto. Venha conhecer nossa estrutura, mais informações através do e-mail: carona@ciacarona.com.br ou pelo telefone (47) 3340-2317.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

RETROSPECTIVA 2017 DA ESCOLA DE DANÇA DO TEATRO CARLOS GOMES O Pró-Dança de Blumenau, que completou 30 anos em 2017, também teve muito a celebrar. Afinal, este ano que passou foi marcado pelas três décadas de paixão e trabalho árduo pela dança, pelo gosto de ensinar e transmitir essa arte. A escola conta atualmente com mais de 280 alunos. São 9 professores que lecionam aulas de Ballet Clássico, Sapateado, Danças Urbanas e Jazz. Vamos relembrar os melhores momentos?

ACONTECEU

Espetáculo 2017

Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Pró-Dança de Blumenau apresentou mais um espetáculo de fim de ano. A escola trouxe uma releitura da primeira apresentação, realizada há 30 anos. “O Livro Dourado” teve cerca de 20 apresentações cheias de magia e encanto.

Pocket Show

Em 2017, pela primeira vez, o Pró-Dança fez um espetáculo de encerramento de semestre. No “Pocket Show”, as turmas de Danças Urbanas, Ballet, Sapateado e Jazz se apresentaram ao som de três temas: o filme A Bailarina; Arca de Noé e La La Land.

Professores de Danças Urbanas aprovados para mundial de LA Curso de Férias Bolshoi Brasil Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro deste ano, a professora Luca Martins do PróDança de Blumenau participou de um curso de férias do Bolshoi Brasil. O tema abordado foi “Introdução ao método Vaganova”, com a professora Ludmila Sinelnikova. Lembrando que as aulas por aqui retornam no dia 7 de fevereiro, já a secretaria está funcionando normalmente desde o dia 15 de janeiro.

Os professores de Danças Urbanas Carlos Augusto Almada (Guto), Bruna Georgi, Alice Lima e Bruna Hank, depois de uma rigorosa seletiva, foram selecionados para o Festival Mundial de Hip Hop, um dos mais importantes do mundo, que será realizado neste ano em Phoenix (EUA).

O Dia Mundial da Dança não passou em branco

No fim do mês de abril, os bailarinos da escola apresentaram, gratuitamente, na praça do Teatro Carlos Gomes um belo espetáculo ao público presente.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Mais de 200 mil pessoas passaram pelo Teatro Carlos Gomes em 2017 Foram mais de 368 eventos sociais, corporativos e culturais realizados no Teatro Carlos Gomes no ano passado. Somando um total de público de aproximadamente 200 mil pessoas. Em 2017, o destaque foi a área cultural, que somou 184 eventos, 18 a mais que o ano anterior, quando foram 166. O mês com agenda cheia foi novembro, quando as salas e palcos foram ocupadas 42 vezes, entre apresentações de teatro, dança e música, shows, mostras, concertos, recitais, festivais, ensaios e encerramentos escolares. O mês com sucesso de público foi julho, onde cerca de 19 mil pessoas passaram pelo local, período em que o palco do Teatro recebeu o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub); a peça

“Curticera”, da Déte Pexera; o show da Banda Municipal de Blumenau; o Pocket Show do Pró-Dança; entre outros. Já na área social e corporativa, o mês de fevereiro foi destaque com um total de 25 eventos, entre eles formaturas, coquetéis e aulas inaugurais. O mês com mais público foi setembro, com cerca de sete mil pessoas. O Teatro possui espaços para eventos de pequeno, médio e grande porte para a área social, corporativa e cultural. São opções para apresentações de música, dança, teatro, festivais, cursos, reuniões, congressos, jantares, almoços, coquetéis, formaturas, aniversários, palestras, desfiles, workshops, sessões de fotos, entre tantas outras alternativas.

Teatro Carlos Gomes busca apoio para oferecer bolsas de estudos através do Projeto Cultura Para Todos Você pode iniciar o ano sendo um incentivador do trabalho realizado no Teatro Carlos Gomes. Através do Projeto Cultura Para Todos - 3ª edição, aprovado em 24 de maio de 2017, na Lei de Incentivo Fiscal da Lei Rouanet, é possível que a sua empresa ofereça bolsas de estudos nas três escolas do Teatro Carlos Gomes (música, dança e teatro). Serão 100 vagas disponíveis se captados todos os recursos. Essa ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal possibilita às empresas aplicarem parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais. Nas que são tributadas na base do lucro real, o valor investido no projeto pode ser deduzido do imposto de renda. O apoiador poderá deduzir 100% do valor investido, desde que respeitando o limite de 4% do imposto devido, já que o Projeto Cultura para Todos foi enquadrado no artigo 18. Entre em contato através do telefone (47) 3144-7166 ou pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes. com.br, com Elisete, e tire todas as dúvidas.

Desejamos felicidades aos aniversariantes! FEVEREIRO 01. Osvaldo Odebrecht Filho Fabiano Soares 02. Aldo Koch 03. Paulo Roberto Bornhofen 04. Gerhard Horst Fritzsche Ingrid Egerland Mauro Luiz Kreibich 06. Silvia Siebert Manfredo Bubeck 07. Beatriz Moreira Leite Osmarina L. B. Roncaglio 09. Hedis Wiederkehr Werner Archibald Siebert Otto Baier Mirna Casas 16. Jurgen Andreaus Rolf A Werner 17. Carl H. Rothbarth 19. René Humberto Garcia Tercilio Bernardi 21. Vilberto de Oliveira Schurmann 22. Ayrton A Rebelo 23. Gilka H. Pereira 26. Clothar Egon Schroeter 27. Ivens Freitag 28. Celso Garcia MARÇO 01. Diana Gelhardt Elisabeth M. I. da Silva 03. Arno Garbe Ronald Schmidt Úrsula Fouquet Brandt 04. Wally Otte Guido Otte 05. Curt Jensen 06. Anselmo José de Souza 08. Osny de Noronha 09. Etelvina Buzzi Raymundi Kátia Deeke 10. Carl Heinz Lueders 15. Raul de Aguiar Hering 17. José Jaciel Karoleski Ivo José Bracht 19. José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 20. Aziz Schead 23. Avelino Lombardi 25. José M. Cardoso de Lemos 26. Chirochi Shimizu 27. Amir Carlos Mussi 28. Sueli Maria Vanzuita Petry 29. Alexandre Marcelo Reichow 31. Nair Nunes Rodacki


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

SHOW ABBA MAJESTÄT Indicação livre

22 de fevereiro (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada, R$ 40 Clube NSC e promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro, no site Blueticket e nas lojas Multisom de Blumenau. Informações: Produtora Cult - https://pt-br.facebook.com/produtoracult/

DÉTE PEXERA – CURTICERA Indicação livre

LANÇAMENTO CD DÚNAMIS LUANA MACHADO

3 de março (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada R$ 30 promocional + 1 produto de limpeza (produto deverá ser entregue no dia do evento) À venda na bilheteria do Teatro. Informações: (47) 3346-9247 ou 99752-4418

Indicação livre

9 de março (sexta), às 19h30min, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 15 inteira, R$ 7,50 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro Carlos Gomes ou com a produção pelo telefone (47) 99960-6094 (whats) Informações: (47) 3232-8280; (47) 99133-7012; (47) 99960-6094 Whats

O GATO DE BOTAS Indicação livre

BRASIL: PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E OPORTUNIDADES COM SAMY DANA Indicação livre

14 de março (quarta), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos e informações: www.cdlblumenau.com.br ou (47) 3221-5777

10 de março (sábado), às 18h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 70 inteira, R$ 35 meia R$ 30 antecipados À venda na bilheteria do Teatro a partir do dia 06/03 (terça-feira). Crianças acima de 1 ano pagam ingresso. Informações: dutrateatro@gmail.com (48) 99982-3685

STAND UP COMEDY COM AFONSO PADILHA “ESPALHANDO A PALAVRA” Indicação 14 anos

GRAVAÇÃO DO ESPECIAL “O PAPAI É POP” COM MARCOS PIANGERS Indicação livre

17 de março (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer 18 de março (domingo), às 17h, Auditório Heinz Geyer 18 de março (domingo), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada, R$ 90 solidária (Doação de 1kg de alimento não perecível – entregue no momento de acesso ao evento) À venda no site da Blueticket. Informações: BOX Produtora

16 de março (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote Plateia - R$ 60 inteira, R$ 30 meia, R$ 30 Cartão Fidelidade Hausen R$ 40 (promo doando 1kg de alimento) Plateia VIP - R$ 80 inteira, R$ 40 meia, R$ 40 Cartão Fidelidade Hausen R$ 60 (promo doando 1kg de alimento) À venda no site Blueticket e na bilheteria do Teatro. Informações: (47) 9 8438 1533 / www.hausen.art.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2017  
[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Fevereiro de 2017.

Advertisement