Page 1

Informativo

ano 19

SET

2019

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

169 anos

Teatro Carlos Gomes e a história de Blumenau Blumenau completa 169 anos em 2 de setembro e o Teatro Carlos Gomes não pode deixar de homenagear a cidade que é a sua casa. São anos de uma história que se entrelaça e que se faz presente e importante até os dias atuais. Uma relação que começou há muito tempo. A cidade foi fundada em 1850 e, em 24 de junho de 1860, foi criada a sociedade que originou o Teatro Carlos Gomes. Com o nome de Sociedade Teatral Blumenau, anexo à Sociedade dos Atiradores, entidade recreativa do município, trouxe mais arte e cultura para a comunidade. Em 1895 adotou o nome de Sociedade Teatral Frohsinn e, anos depois, os sócios adquiriram um terreno na então Rua das Palmeiras, hoje chamada Alameda Duque de Caxias, para construção da sede própria do que seria nomeado Teatro Frohsinn. Inaugurado em 1896, com a peça “Uma ideia Maluca”, de Karl Laufs, como resposta aos que achavam uma ideia maluca construir um teatro em Blumenau. Anos se seguiram com o intuito de polarizar cada vez mais a cultura e a arte na cidade. Em 10 de dezembro de 1935 foi lançada então a pedra fundamental da construção do teatro atual, na Rua XV de Novembro. A inauguração foi em 1º de julho de 1939, momento em que se mudou definitivamente o nome para Sociedade Dramático Musical Carlos

Gomes, popularmente conhecido até hoje como Teatro Carlos Gomes. A atual sociedade começou então a conquistar suas primeiras glórias, entre eles constituiu a Orquestra e o Coro sob regência do maestro Heinz Geyer. E, desde então, ao longo dos anos, muitos eventos, apresentações e histórias foram construídas por ali. Estas que fazem parte também da trajetória e memórias da cidade de Blumenau. “A história da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes está profundamente ligada à história de Blumenau. Atualmente, o Teatro Carlos Gomes é um legado deixado pelas gerações passadas, aos quais devemos a sua existência, assim como também cabe a nós o dever de preservá-lo para as futuras gerações. A dança, a música, o teatro e a vivência social são elementos que norteiam esta sociedade, proporcionando momentos de lazer, enriquecimento e saber”, comenta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes. Um dos principais pontos turísticos do município, o local representa a história de um povo que tradicionalmente luta pela cultura, proporcionando, desde o seu início, à cidade e às regiões vizinhas, momentos de grande felicidade, prazer e descontração. Além, é claro, da oportunidade de aprendizado na área da música, dança e teatro, através das três escolas.

Crédito: Michele Lamin


ESCOLA DE MÚSICA

Aos toques do piano

Formado por cinco professores, atualmente o Departamento de Piano da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes conta com mais de 50 alunos. É um dos maiores da instituição e é coordenado pelo professor Paulino Junkes. Além das aulas individuais, os alunos de piano participam de diversas atividades coletivas, como aulas e apresentações que possibilitam uma vivência ampla da música e o compartilhamento generoso com o público. Um dos exemplos é o projeto Piano Time, realizado em parceria com o Neumarkt Shopping, que já está no segundo ano. O intuito dessa parceria é acrescentar múltiplas maneiras ao trabalho que já é realizado dentro da escola. A oportunidade de tocar em um ambiente diferente, com um público novo e em um formato que exige outra dinâmica são alguns dos fatores que enriquecem o projeto. O piano de cauda do shopping, localizado no hall do segundo piso, possibilita trabalhar uma dinâmica diferente das pequenas salas de audição ou palcos. “É uma chance de trabalhar uma camada mais profunda de concentração para o aluno, por ser um ambiente aberto (sem paredes) e de convívio entre diferentes atividades e sons. Outro fator importante é a difusão do repertório pianístico, da música clássica à popular, levando ao shopping tanto obras pouco conhecidas do público, como também peças consagradas. Com certeza o Piano Time é um projeto que aproxima tanto obra e público quanto artista-estudante e ouvinte”, explica Paulino. Crédito: Sabrina Marthendal

Quarteto de violões Uma das novidades da escola neste ano é o início do Quarteto de Violões. São quatro violonistas dedicados e talentosos coordenados pelo professor Jurian Sutter. O grupo inclusive já se apresentou na Temporada de Concertos de Inverno. O Quarteto de Violões é formado pelos alunos Enzo Fiamoncini, Rodrigo Coutinho, Sarah Pabst Salles e Sophia Roza.

Agenda! No dia 8 de setembro, o grupo Canta-te se apresentará no palco da Rádio 90 FM Blumenau durante a Feirinha da Servidão. Esperamos por você! O evento é gratuito e aberto ao público.

Galeria musical Todos os meses vamos apresentar um dos nossos talentosos alunos em momentos de vivência e paixão pela música. Leticia Yamaguti Belli, aluna de Canto da professora Suelen Mondini e de Piano do professor Paulino Junkes.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Tem Curso Intensivo de Clown, sim senhor! Setembro traz mais novidades e aprendizado à Carona Escola de Teatro. Nos dias 13, 14 e 15 será realizado o curso sobre palhaçaria, conhecido como clown. As aulas, que serão ministradas pelo professor James Beck, trarão oito horas de conhecimento sobre essa técnica que vai muito além de fazer os outros sorrirem. “A busca pela essência de cada aluno, tentando colocar em jogo e trazer à tona as possibilidades mais concretas e singelas que surgem de suas vontades quando postas em cada exercício proposto ao grupo. Exercícios que têm um foco quase que exclusivo na comicidade e nas possibilidades de encontrar

o riso. E quando falamos disso, queremos expressar um riso não forçado, não estereotipado, mas ao mesmo tempo, um riso ingênuo e singelo. A comicidade que busco estimular em cada aluno é aquela que surge de forma verdadeira, onde ele precisa acreditar naquilo que faz, muito mais do que o público que o contempla”, comenta James Beck, professor da Carona Escola de Teatro. O curso é voltado para maiores de 16 anos e a inscrição custa R$ 200. Para participar, não precisa ter experiência na área. Mais informações, entre em contato com a escola pelo telefone (47) 3340-2317. Crédito: Sabrina Marthendal

Está rolando Sucesso! É assim que a Carona Escola de Teatro define os primeiros encontros da primeira edição do curso “Experiência teatral”. Ao todo serão 12h30min de conteúdo e aprendizado. Os alunos estão passando por um intensivo de prática teatral, em que experimentam estar em um trabalho prático de teatro. O curso, iniciou em 22 de agosto segue até 26 de setembro. As aulas estão sendo ministradas por Sabrina Marthendal e Sabrina Moura.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Vamos dançar? A Pró-Dança de Blumenau sempre busca trazer novas oportunidades de aprendizado e imersão na dança para os alunos e professores. E, neste mês, quem vai dançar ainda mais são os alunos e professores do curso de sapateado. A estrela da vez é Geraldinho Júnior, de Araraquara, São Paulo. Bailarino profissional, professor e coreógrafo de sapateado, ele estará na escola entre os dias 6 e 8 de setembro trazendo todo seu conhecimento na área. Com um currículo extenso e renomado no universo da dança, já dirigiu o espetáculo musical “Castelo Rá-Tim-Bum”, da escola de dança Talento de Araraquara. Foi convidado a participar de eventos como professor representando o Brasil na Argentina e no Chile. Também foi professor de eventos grandes de sapateado no Brasil. Atualmente, é proprietário do Aflora, estúdio de dança com sedes em Araraquara e São Carlos, e diretor, integrante e bailarino do grupo New Generation. Vem participar, a inscrição custa R$ 210. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail secretaria@prodanca.com ou através do telefone (47) 3326-9669.

Vem aí...”O Planeta Slinky” - Conheça duas personagens principais Quando um novo planeta é descoberto por cientistas, acontece uma corrida louca contra o tempo para achar quem será o representante ideal para desbravar os mistérios do Planeta Slinky. A militar brasileira Anna Brücke é a corajosa astronauta escolhida para esta missão. A personagem será interpretada por Pyetra Roberta Pereira Hank, dançarina de danças urbanas desde os quatro anos. Foi integrante do grupo Armada Urbana. Se especializou na Broadway Dance Center, em Nova York, onde fez cursos com profissionais renomados no mundo do hip hop. Fez parte do elenco do espetáculo de Natal do Shopping Neumarkt em 2017, e também da chegada do Papai Noel em 2018. Atualmente é bailarina dos grupos Pró-Dança Avançado, Overnight e Avulsos. Já estudou teatro e faz workshops com profissionais da dança renomados no Brasil e no mundo.

Quando nossa astronauta pousa no Planeta Slinky, descobre que além de criaturas inusitadas há vida inteligente, e que estes seres são governados por uma Rainha, que apesar do semblante severo, ouve sempre os dois lados da história. O que ela vai decidir sobre a nossa astronauta Anna Brücke? Isso terá que ser conferido ao vivo, quando Maria Luiza Jansen e Silva irá incorporar a Rainha. Bailarina de sapateado desde os seis anos, Maria Luiza faz parte dos grupos avançados da Pró-Dança de Blumenau desde 2014, participando de mostras competitivas como o Prêmio Desterro e o Festival de Dança de Joinville. Já participou de cursos nas principais escolas de dança de Nova York, como a Broadway Dance Center e a Steps on Broadway. Também já fez aulas de ballet e jazz, e participa de workshops com os nomes mais conhecidos do sapateado no Brasil.

Pyetra Roberta Pereira Hank

Maria Luiza Jansen e Silva

Aconteceu Em agosto, os alunos das turmas de danças urbanas intermediárias e avançadas da Pró-Dança de Blumenau participaram de um workshop exclusivo com a conhecida professora Fran Manson. As aulas avulsas de Hip Hop Freestyle trouxeram ainda mais conhecimento para as turmas e também aos professores. Os estilos de maiores estudos da profissional nessa área são o Hip Hop Dance, Vogue e Waacking.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

De volta ao passado No mês de agosto, o Teatro Carlos Gomes recebeu a visita de uma antiga integrante da época de Geyer e Gabrussewycz. Maria Ellen Rauscher, 85 anos, atualmente reside em Curitiba (PR). Mas, no passado, foi aluna e participante de corais como solista. Na década de 1950 também participou de várias peças e óperas realizadas pelo Maestro Geyer e cantou em uma recepção para Nereu Ramos. Na visita esteve acompanhada da filha Sibille Rauscher, que mora na Alemanha há 35 anos, onde é musicista. Para as duas, este foi um momento de resgate da passagem de Maria Ellen pelo Teatro Carlos Gomes. O momento foi guiado pela historiadora Marli Schiavenin e contou com um bate-papo com a diretora da Escola de Música Noemi Kellermann e a professora Rosemarie Meyer. “Foi um grande prazer ter visitado o Teatro Carlos Gomes após muitos anos. Além da grande restauração nas diferentes áreas, muito nos alegrou o lindo jardim à frente. Desejamos o maior êxito possível em todas as áreas oferecidas aos alunos e professores desta bela instituição. Agradecemos à gentileza da Sra. Marli de nos ter possibilitado esta gentil visita. Muito nos alegrou conhecer o valioso arquivo que documenta a grandiosa história do teatro. Tivemos imenso prazer em recordar juntas épocas passadas. Também agradecemos às professoras Noemi e Rosemarie pelo tempo à nós dispensado. Sucesso e felicidades a todos. Mais uma vez agradecemos com votos de muito sucesso para o futuro”, ressalta Sibille Rauscher, filha de Maria Ellen Rauscher. Crédito: Marli Schiavenin

Kinder Konzert Em outubro, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes traz um evento dedicado especialmente aos pequenos talentos musicais que estudam na instituição. A ideia é mostrar o aprendizado adquirido ao longo do ano e celebrar o mês das crianças. No dia 5 de outubro, a partir das 10h, o auditório Willy Sievert recebe a quarta edição do Kinder Konzert, ou Concerto das Crianças. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Esperamos por você!

Desejamos felicidades aos aniversariantes de setembro e outubro de 2019 Setembro 02 Marlene Persuhn 03 Osmar Laschewitz Armando Cesar Hess de Souza 05 Paulo Alberto Pamplona 06 Maria Teresa Gonçalves da Luz Bruno Hoeltgebaum Neto 08 Carlos Egerland Cristiano Schaefer Buerger Felix Cristiano Theiss 09 Rubens Heusi 13 Lourival Hari Saade Nice C. de Souza Ávila 15 Aldo Gervasio Gonçalves 16 Hildegarda Ana Klein Edith Lenzi 17 José Carlos Koerich 18 João Nivaldo Tomazzia 19 Lourival Fiedler Elke Willecke 21 Eocir Baeza Lopes 23 Joares Luiz Nogara Hans Schadrack 26 Carlos Tavares D’ Amaral 27 Ulrich Kuhn Nardim Darcy Lemke Paulo Roberto Ostermann Outubro 01 Jorge Konder Bornhausen 02 Carol Buhr 03 Raquel Guarienti Fontana 04 Claudete Bohn 06 Sonia Regina Hess de Souza 08 Ingo Padaratz Valmor Estevão 09 Maria Mônica Lobe 10 Marlene Erotides Guimarães Helio Egon Ziebarth 12 Luiz Micheluzzi 14 Silvana T. Rodoski Andrade Góes 16 Marcos Luiz Germer Orlando Gomes Renate Rossmark 19 Fabio Beal Thais 21 Aracy Neitzel 24 Hans Martin Meyer 29 Roberto Buechele 31 Luiz Rodolfo Buch


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

NENHUM DE NÓS Indicação: 18 anos

11 de setembro (quarta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Platinum (Fileiras A até J) R$ 140 inteira / Plateia Gold R$ 110 inteira, R$ 55 meia-entrada / Balcão R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e lojas Multisom Informações: Cris (48) 9 9101-0404 ou cris@okusprodutora.com.br

“A VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA”, COM CLÓVIS DE BARROS FILHO Indicação: Livre

16 de setembro (segunda) às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 25 solidário A renda obtida será doada para a Associação Renal Vida. À venda nas Agências da Unicred Informações: (47) 3039-0180

ESPETÁCULO “OUTROS” GRUPO GALPÃO Indicação: 16 anos

24 de setembro (terça), às 20h, Auditório Heinz Geyer 25 de setembro (quarta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 20 inteira, R$ 10 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro, Lojas Multisom e pelo site Blueticket Informações: comunicacao@grupogalpao.com.br ou (31) 3463-9186

ESPETÁCULO CIRQUIN ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS Indicação: Livre

11 de outubro (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Platinum (Fileiras A até J) R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada / Plateia Gold (Fileiras K até Z) R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada / Balcão R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada / Camarote PNE e acompanhante R$ 50 / Camarotes (4 e 6 pessoas) R$ 700 À venda na bilheteria e site Blueticket Informações: Cris (48) 9 9101-0404 ou cris@okusprodutora.com.br

VII FOREBLU - FÓRUM ESPÍRITA DE BLUMENAU Indicação: Livre

13 de setembro (sexta), às 18h, Auditório Heinz Geyer 14 de setembro (sábado), às 8h, Auditório Heinz Geyer 15 de setembro (domingo), às 8h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 3° lote - 3 dias R$ 70 + taxas À venda pelo site Sympla Informações: https://www.foreblu.org.br/ ou (47)3336 2204

STAND UP COM FABIANO CAMBOTA – VIVER ENVELHECE Indicação: 16 anos

21 de setembro (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – Plateia R$ 55 solidário + 1 kg de alimento não perecível, R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada / Balcão R$ 45 solidário + 1kg de alimento, R$ 70 inteira, R$ 35 meiaentrada / Camarotes (6 pessoas) R$ 720, Camarotes (4 pessoas) R$ 480 À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e lojas Multisom Informações: Gustavo (47) 99966-0714

O TEATRO MÁGICO – VOZ E VIOLÃO Indicação: Livre

29 de setembro (domingo), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Vip (Fileiras A até I) R$ 100 / Plateia R$ 50 promocional antecipado, R$ 100 inteira, R$ 50 meiaentrada / Balcão superior R$ 40 / Camarotes R$ 100 À venda pelo site Portal Ticket Informações: www.produtoracult.com.br

RODRIGO TEASER - TRIBUTO AO REI DO POP ULTIMATE TOUR Indicação: Livre

25 de outubro (sexta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia Vip (Fileiras A até E) R$ 130 inteira, R$ 65 meia-entrada / Plateia R$ 100 inteira, R$ 50 meia-entrada / Balcão R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada À venda na bilheteria, lojas Multisom e site Blueticket Informações: 43 99875-6969 ou falecomproducao@outlook.com

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro de 2019  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro de 2019

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro de 2019  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Setembro de 2019

Advertisement