__MAIN_TEXT__

Page 1

Informativo

ano 20

AGO 2020

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Sete episódios e 160 anos de história No dia 24 de junho a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes completou 160 anos. Uma das celebrações foi o lançamento de uma websérie com sete episódios de até três minutos cada, que contou a história desse legado baseado na difusão da arte e da cultura. O material completo pode ser conferido no YouTube e nas redes sociais (Facebook e Instagram) do Teatro Carlos Gomes. Mas, nesta edição, também trazemos as sinopses para você sentir um pouquinho da emoção que esses vídeos transmitem.

160 anos: Ato 1 - A dama do teatro No primeiro episódio conhecemos Rose Gaertner e a primeira manifestação artística registrada na colônia Blumenau, em 24 de junho de 1860. Ainda tem a história do Teatro Frohsinn, na Rua das Palmeiras, e como ele se transformou no atual Teatro Carlos Gomes.

episódio conta a história de Alexandre Venera, do Grupo Vira Lata, da escola livre de teatro e da criação do Festival Universitário de Teatro. São manifestações que mexeram com a comunidade e com um princípio que segue firme até hoje: o de despertar o lado artístico em todos, não importa a idade.

160 anos: Ato 2 - O grande maestro A retomada da cultura em Blumenau e a vinda do maestro e excombatente Heinz Heinrich Geyer fazem parte desse episódio. Trilhas sonoras ao vivo para as peças teatrais se tornam mais comuns. Há também a história da criação da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes com o maestro Oscar Zander, um espaço pioneiro na musicalização.

160 anos: Ato 5 - O palco é sagrado O destaque desse episódio são os grandes nomes da música e do teatro que já passaram por Blumenau nestes 160 anos. O vídeo mostra o palco giratório, que é pioneiro e um dos poucos no Brasil, bem como o respeito a ele e à plateia, numa entrega total à arte. Um local especial para a cultura, que também é base para grandes eventos sociais e de negócios até hoje.

160 anos: Ato 3 - Sobre sapatilhas (e tênis) A ligação da dança com os palcos do Teatro Carlos Gomes, que recebeu bailarinas como Ana Botafogo e Tatiana Leskova. Uma história escrita pelo ballet, sapateado, jazz, danças urbanas e contemporâneas, através da escola Pró-Dança de Blumenau que foi a primeira de Santa Catarina credenciada pela Academia Real de Dança de Londres. Grandes momentos como o espetáculo “O Quebra Nozes”, trazido por Maria Beatriz Niemeyer, também fazem parte dessa história que é pincelada até hoje com um ensino referência em dança. 160 anos: Ato 4 - Um lugar para todos A formação de plateias de teatro a partir de peças infantis e a contribuição de Carlos Jardim na cultura de Blumenau. Além disso, o

160 anos: Ato 6 - As lendas do teatro No que são baseadas as lendas e qual a verdade por trás dos mitos? O Teatro Carlos Gomes, no Centro de Blumenau, faz parte da história política e cultural da cidade e também já recebeu personagens de renome internacional. 160 anos: Ato 7 - A arte nos une Música, teatro e dança. A arte muda a vida das pessoas. Liberdade, autoconhecimento, expressão e autoestima. O sétimo e último episódio da websérie comemorativa aos 160 anos conta histórias de vida. São alunos e professores ligados ao Teatro Carlos Gomes, que encontram na arte um jeito de se conectar com os outros e com eles mesmos.


ESCOLA DE MÚSICA

Por que é importante estudar música e por que escolher a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes? Conviver com a música ou estudar música, sempre foi importante para a humanidade. Entre as artes, ela é essencialmente uma linguagem universal que tem o poder de alcançar os lugares mais profundos do interior de cada pessoa, inspirando, instigando, confortando ou transformando. A Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, pioneira em Blumenau no ensino da música, tem a especial característica e a coragem de se transformar no decorrer dos anos, atendendo à necessidade de mudanças. Nesta edição, iniciamos uma série de apresentações com os pensamentos dos competentes e talentosos professores da instituição refletindo sobre a pergunta: “Por que é importante estudar música e por que escolher a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes?”.

“Porque a música nos conecta com a dimensão interior, expandindo a criatividade e a relação com o outro. Porque a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes oferece um ambiente fértil de encontro e respeito à arte e ao artista”, Júlio Tech Bach, professor de musicalização infantil.

Professor Júlio e seus alunos de musicalização em apresentação no Teatro Carlos Gomes

Medidas de segurança na volta às aulas - Higienização dos instrumentos e do ambiente ao final de cada aula; - Uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel; - Mudança nos horários das aulas para que haja um intervalo de tempo maior entre a aula de um aluno e outro, e pouco movimento de pessoas na escola; - As salas utilizadas são apenas as maiores, para respeitar o distanciamento entre aluno e professor, e estão sempre arejadas com as janelas abertas; - A aulas presenciais estão sendo retomadas de forma parcial e gradativa para os estudantes que tiverem 14 anos ou mais. Quem preferir, poderá continuar com o método on-line.

ESCOLA DE DANÇA

Venha estudar dança e conheça seus benefícios Quem pratica a dança passa a ter uma série de benefícios, entre eles: melhora na coordenação motora, na memorização, na autoestima, na postura, no condicionamento físico e na consciência corporal. Na Pró-Dança de Blumenau as aulas são em grupo, o que faz com que os alunos aprendam a respeitar a opinião dos colegas e entendam que cada um faz a diferença no conjunto. Amizades são criadas para o resto da vida por unir pessoas que têm algo em comum: o amor pela dança. Ela faz com que o ser humano se torne melhor com ele mesmo e com os outros. Na Pró-Dança, além do ensino dessa arte, há um cuidado para que os alunos aprendam mais do que o gênero escolhido. Existe a busca para que eles se tornem seres humanos pensantes, que se entendam e se conheçam na dança. Desde sempre, uma escola inclusiva, onde qualquer pessoa (a partir de três anos) pode dançar.

Medidas de segurança na volta às aulas - Foram estudados os horários das aulas e alguns alterados, tudo isso para que haja tempo de higienizar as salas entre cada turma; - Para manter uma distância segura, os espaços estão demarcados com “X” no chão, que é onde cada aluno dele ficar, respeitando o espaçamento sugerido de dois metros; - Todos devem usar máscara e higienizar as mãos com o álcool em gel que está à disposição; - As salas permanecem arejadas, com janelas e portas abertas; - Todos os estudantes puderam voltar às aulas, mas, quem preferir, poderá acompanhar de forma on-line.


ESCOLA DE TEATRO

Os passos da Carona Escola de Teatro em meio à pandemia O teatro é a arte do encontro físico. Por enquanto, continuamos impossibilitados da presença física, das atividades coletivas, do toque, do corpo a corpo, do olho no olho, da conversa ao vivo, da constituição de grupos e da presença. Na Carona Escola de Teatro oferecemos um curso livre de teatro, prático, e trabalhamos a partir do processo colaborativo, em que todos são parte fundante dos espetáculos criados. Criamos (re)fazendo, narrando e trocando histórias, conhecimentos e opiniões, e tecendo linhas de afeto. A pandemia fere a essência da arte teatral: o encontro, a presença física, o estar e fazer juntos. A escola acredita que propor atividades que possam substituir e/ou adaptar as demandas com aulas virtuais representaria descaracterizar a própria arte teatral, o que não queremos, em hipótese alguma. Estamos procurando resolver as coisas por etapas. O que sabemos, até o momento, é que até o dia 7 de setembro não poderemos nos encontrar. Mas, sentimos muita falta de estarmos juntos na sala exercitando, jogando, trocando experiências e energias. Por isso, pensando em não perder o vínculo, em não quebrar nosso elo e manter acesa a chama, realizamos um encontro na “Sala Carona VI(r) T(u)AL”. O primeiro foi no dia 14 de julho, às 19h. Um momento em que nos encontramos e abrimos nossas mentes e corações. Um forte abraço, ainda a distância, da Carona Escola de Teatro, Bina, Fábio, James, Moura e Pépe.

INSTITUCIONAL

Doação para a biblioteca da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes A nossa biblioteca agora conta com mais um material de extrema qualidade para o acervo. O professor da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Roberto Rossbach, fez uma doação da sua tese de doutorado impressa e em CD para o arquivo do local. O trabalho integra o Catálogo Temático, Sistemático e Descritivo das Obras e Arranjos de Heinz Geyer, maestro e compositor do Teatro Carlos Gomes, que atuou no cenário artístico da cidade de Blumenau por mais de 50 anos. Um agradecimento especial ao Roberto Rossbach pela contribuição!

Eleições do Conselho Deliberativo No dia 20 de julho foi realizada a Reunião do Conselho Deliberativo e a Assembleia Geral Ordinária. Na ocasião, Luiz Micheluzzi assumiu o cargo de Presidente da Diretoria do Conselho Deliberativo, Hercílio Celso Baumgarten entrou como vice-presidente e Paulo Roberto Ostermann como secretário. Todos com mandato de 2020 a 2023. Também houve eleição e posse de 1/3 dos novos membros do Conselho Deliberativo, que permanecem nos cargos até 2023, são eles: Bráulio Maria Schloegel, Carlos Braga Mueller, Luiz Felipe Tubone, Hercílio Celso Baumgarten, Luiz Arnoldo Haertel, Paulo Kuroski, Walter Weidlich Filho e Werner Frischknecht. Já Wandér Weege entra como Conselheiro de Honra até 2021. Os titulares do Conselho Fiscal até 2021 são: Adrian Rogers Censi, Ari Leandro Gonçalves e Moacir Krambeck. Entre os suplentes: Carlos Egerland, Evaristo Kuhnen e Rubens Giese.


CONTRA-CAPA

Apoie o Projeto de Manutenção Anual Venha ser um parceiro! Contribua para que possamos manter essa casa e o legado que faz parte da vida de muitos artistas, e que também é referência no ensino da dança, da música e do teatro. Através do Projeto de Manutenção Anual - Pronac 193254, conhecida como Lei de Incentivo à Cultura da Lei Rouanet, com valor aprovado para captação de R$ 686.880,70, é possível buscar recursos para a execução da manutenção da estrutura do prédio. “É importante apoiar o Teatro Carlos Gomes, pois trata-se de uma entidade que há mais de um século e meio se mantém ativa, tendo atravessado o império, assistindo à chegada da república, a nacionalização e a redemocratização. Tem papel fundamental como esteio cultural, como centro de irradiação cultural e é referência para formação. Investir em cultura é investir em pessoas”, ressalta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes. A iniciativa é válida tanto para empresas que sejam tributadas pelo lucro real, quanto para pessoa física que tenha imposto de renda a declarar. Ela oferece em troca a possibilidade de abatimento de parte ou da totalidade do valor patrocinado no imposto de renda, sendo que, para pessoas jurídicas o limite de dedução é de 4% do IR a pagar e, para físicas, é de 6%. Existem duas formas de financiar: por meio de patrocínio ou de doação. No patrocínio há um repasse com retorno de imagem. Ou seja, ao ajudar financeiramente, o patrocinador se favorece de estratégias de comunicação, assinando o patrocínio com sua marca e tendo a imagem associada ao projeto, conforme Artigo 23, da Lei 8.313/91. Já quando escolher por doação, há um repasse sem retorno de imagem para o incentivador. É um apoio que resulta apenas na decisão de aplicar parcela do imposto de renda devido em um projeto cultural que queira contribuir.

Agradecimento aos parceiros Queremos aproveitar o espaço para reforçar quem são os apoiadores do Plano Anual de Manutenção 2020 e agradecer por essa parceria. São eles: All4Labels; Blukit Indústria de Plásticos Ltda; Cartondruck Gráfica Ltda; Cooper – Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí; Safra Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e Senior Sistemas S/A. Fica aqui registrado o nosso muito obrigado!

Ficou interessado em ajudar? Para mais informações acesse www.teatrocarlosgomes.com.br ou entre em contato pelo telefone (47) 3144-7166, com Elisete.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de agosto e setembro de 2020 Agosto 01 Jaime da Silva Telles Christa Ilsa Bernhardt 02 Hans Dieter Didjurgeit João Mario de Carvalho Uriarte 03 Edith Ullrich 05 Esmeralda Otte 07 Paulo Nunes de Athayde 10 Alfredo Werner Schossland 13 Ricardo Stodieck Paulo Kuroski Liane Germer 15 Iris Glória de Carvalho Walter Weidlich Filho 19 José Dobes Filho 21 Julieta W Bruning 22 Jacy Bruns 26 Cezar Martinelli Genésio de Souza 27 Gertrud Schroeter 29 Marlo Germer 31 Moacir Krambeck Otávio Guilherme Margarida Setembro 02 Marlene Persuhn 03 Osmar Laschewitz 04 Armando Cesar Hess de Souza 05 Paulo Alberto Pamplona 06 Maria Teresa Gonçalves da Luz Bruno Hoeltgebaum Neto 08 Carlos Egerland Cristiano Schaefer Buerger Felix Cristiano Theiss 09 Rubens Heusi 13 Lourival Hari Saade Nice C. de Souza Ávila 15 Aldo Gervasio Gonçalves 16 Hildegarda Ana Klein Edith Lenzi 17 José Carlos Koerich 18 João Nivaldo Tomazzia 19 Lourival Fiedler Elke Willecke 21 Eocir Baeza Lopes 23 Joares Luiz Nogara Hans Schadrack 26 Carlos Tavares D’ Amaral 27 Ulrich Kuhn Nardim Darcy Lemke Paulo Roberto Ostermann

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Agosto de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Agosto de 2020

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Agosto de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Agosto de 2020

Advertisement