Page 1

Informativo

ano 16

AGO 2016

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Crédito: Michele Lamin

Uma passagem histórica

O dia 12 de julho de 2016 ficará marcado na memória de muitos blumenauenses. Afinal, foi nessa data que a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro passou pela cidade e emocionou a todos por tudo que representa: paz, união e amizade. O Teatro Carlos Gomes, que é um dos principais pontos turísticos de Blumenau, foi parte importante deste marco histórico. O símbolo passou por 19 ruas do município e a praça em frente ao Teatro foi um dos pontos de parada para celebrar a passagem oficial da “chama”. Em todo o percurso, foram 70 participantes que se revezaram até o Parque

Vila Germânica. Para celebrar esse momento, colaboradores, professores e alunos se prepararam e se envolveram com amor e dedicação. Com o apoio da empresa de sonorização Planeta Música, os alunos das escolas de música e dança realizaram apresentações que encantaram o público ansioso pela chegada da Tocha Olímpica. Quem abriu o espetáculo foi a classe de alunos de Sapateado do Pró-Dança, com a professora Michelle Silveira Nicoletti. Depois, quem abrilhantou o espaço foi o Grupo de Cordas do convênio Fundação Fritz Müller e Teatro

Carlos Gomes, com a professora Ana Betina Plautz. Para finalizar as apresentações, o aluno de saxofone da Escola de Música, Leonardo Marques, teve a companhia dos professores Suelen Mondini, no saxofone, e Mazin Silva, na guitarra. “Ficamos muito orgulhosos em sermos um dos pontos de parada da Tocha Olímpica, nos preparamos e nos dedicamos para que tudo fosse perfeito. A emoção foi grande e teremos isso eternizado em nossa memória e na do Teatro Carlos Gomes também. Foi mais um grande marco nos envolvendo”, comenta a Diretora Geral do Teatro Carlos Gomes, Elisete Beck.


ESCOLA DE MÚSICA

Tudo começa na sala Aperfeiçoamento de aula: professor e aluno

Neste mês, a professora Ana Betina Plautz, que leciona Violino na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes e também no Grupo de Cordas do Convênio Fundação Fritz Müller e Teatro Carlos Gomes, estará em Curitiba para um curso de aperfeiçoamento: o Workshop Internacional de Aprendizado Coletivo de Cordas (Winacc). Durante cinco dias, os participantes terão a chance de interagir com os palestrantes, que enfatizarão em suas sessões a troca de ideias, a demonstração e a aplicação de técnicas e habilidades.

Aula de Violino, professora Ana Betina Plautz com aluna Betina Becker Silva.

Aula de Piano, professor Paulino Junkes Junior com aluna Helena Buschermohle.

Como já mostramos no Informativo de Julho, a partir de agora vamos revelar momentos que transmitem como a vivência musical é extremamente importante para a educação. Afinal, ela conduzirá para uma formação que orienta e oferece fundamentos para uma profissão como músico ou, também, como parte importante da vida de quem no futuro seguirá qualquer outra profissão. E isso tem início na vivência musical do aluno com o seu professor na sala de aula.

De Blumenau para o mundo Recentemente, o ex-aluno da Escola de Música, Victor Zendron, foi aceito na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, onde iniciará o bacharelado em Piano na classe da professora Sontraud Speidel. O jovem talento conseguiu a pontuação máxima na prova de piano e assim concretizou o sonho de estudar em uma renomada universidade europeia.

Aprendizado internacional Entre janeiro e junho de 2016, o professor William Pofahl participou da Master in Classical Guitar Performance, na Universidade de Alicante, na Espanha. O curso teve 14 alunos de diferentes países, como Itália, Dinamarca e Japão. William foi o único aluno brasileiro selecionado para esta edição do curso. Nesta quarta edição, entre os maestros estavam nomes como Manuel Barrueco, Paul O’Dette e David Russell, além dos professores brasileiros Fabio Zanon, Sérgio e Odair Assad. Para William, a experiência foi incrível. “Vivíamos na mesma casa, então a troca de experiências com os colegas foi muito enriquecedora, tanto no aspecto musical quanto no pessoal. Também tive a oportunidade de tocar em quatro concertos, um em Alicante e outros nas cidades de Orihuela e Jávea”, comenta. William Pofahl é violonista e professor, leciona violão clássico, violão popular e leitura musical na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, além de ser coordenador do departamento de violão.

William Pofahl em classe com Sérgio Assad

ACONTECEU

No dia 3 de julho, o Departamento de Piano da Escola de Música, sob a liderança dos seus coordenadores, os professores Juliana Furlani e Paulino Junkes Jr, reuniu alunos e familiares para uma apresentação interna no Auditório Willy Siewert. Na ocasião, os alunos dos professores Reginaldo Nascimento, Sara Pfau, Jean Sontag, Paulino Junkes Jr, Juliana Furlani e Rosemarie Meyer apresentaram um repertório diversificado com obras de Beethoven, Mozart, Haydn, Lorenzo Fernandes, Händel, Bach, Chopin, Bartòk e repertórios como Beauty and the Beast , Piratas do Caribe e Metallica. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


Pró-Dança

Didática na prática Além de estudar e entender a arte do teatro é preciso se aperfeiçoar, dialogar sobre o assunto, pôr-se à prova, mostrar o trabalho e o talento que estão dentro de si. Estes foram alguns dos objetivos da primeira edição do “Intercenas”, da Carona Escola de Teatro. No mês de julho, os alunos mostraram a evolução na arte teatral através de uma mostra interna de cenas produzidas pelas próprias turmas. A sede da Carona tornou-se um palco de belas apresentações teatrais, que trouxe uma grande troca de experiências entre alunos e professores. Confira o depoimento de dois alunos que contam um pouquinho como foi este momento: - Manuela Corrêa Fernandes - aluna há quatro anos “A experiência do Intercenas foi fantástica e emocionante, mostrar uma parte do que a gente faz nas nossas aulas é de extrema felicidade. É muito importante ter ações como o Intercenas dentro da escola para a gente interagir uns com os outros, na nossa rotina normalmente vemos apenas o nosso trabalho e da nossa própria turma, e conhecer os outros alunos e ver o que as outras turmas estão propondo é fantástico. Principalmente porque esse trabalho pode originar a peça de fim de ano, e ver o princípio disso é engrandecedor, pois podemos ver e analisar o crescimento que as turmas tiveram nos meses seguintes”, comenta. - Eduardo Hilcher – aluno há dois anos e meio “O Intercenas foi uma ação muito positiva criada pelos professores da escola, proporciona aos alunos um primeiro contato com um pequeno público, é possível ter uma prévia da sensação do que te espera na mostra final do ano. O bacana é que esse público é composto apenas por professores e alunos da escola. Então acaba diminuindo o medo de errar e a sensação de ser julgado. Esse momento de juntar as turmas nos possibilita conhecer quem são as outras pessoas da escola e qual o caminho e a linguagem de trabalho que estão seguindo. E também é muito importante para os professores, pois nesse momento é possível ter uma prévia de como cada aluno reage diante de uma apresentação, a evolução no trabalho individual e a conexão entre o grupo”, comenta.

Crédito: Sabrina Marthendal

Ciclos de Leituras e Discussões em agosto Se você não pôde participar dos Ciclos de Leituras e Discussões Teatrais realizados no último mês, fique atento, pois agora em agosto serão mais quatro encontros. Confira o cronograma no Facebook da Cia Carona e não perca, esperamos por você!

Fitub 2016

Crédito: Jaime Batista

ESCOLA DE TEATRO

Fabio Hostert assume a coordenação do Fitub no lugar de Pita Belli

Mais uma vez, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) foi um sucesso. Foram oito dias de muita arte e cultura. O evento já se consagrou como um dos principais de ensino, pesquisa e extensão do calendário acadêmico brasileiro e sul-americano. E nesta 29ª edição, uma das novidades foi o início da mudança na coordenação do evento. Fabio Hostert, que integra a Comissão de Curadoria dos espetáculos, em 2017 terá mais um desafio. Ele assumirá a coordenação do evento no lugar de Patrícia de Borba, conhecida como Pita Belli. Fábio é ator desde 1995, também diretor e professor na Carona Escola de Teatro, a qual integra desde 2000. É Bacharel e Licenciado em Interpretação Teatral pela Furb e pós-graduado em Ensino da Arte. Neste ano, a Cia Carona também brilhou no Fitub com a apresentação de “Como Nasceu a Alegria”.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Brasileirando Festival Desterro vem aí O Pró-Dança já iniciou os preparativos para o grande espetáculo de fim de ano. E, mais uma vez, a Escola de Dança fará uma audição para escolher quem interpretará a personagem principal nesse grande dia. O tema é Brasileirando, um roteiro original criado pelas diretoras Bruna Georgi e Michelle Nicoletti. A personagem protagonista será Duda, uma mulher independente que já fez inúmeras viagens e, agora, na companhia do seu amigo Pedro, parte pra mais uma aventura. As alunas interessadas deverão realizar a inscrição na secretaria da escola e terão que criar uma coreografia do gênero de sua escolha. A audição será realizada no dia 10 de agosto, a banca avaliadora será composta por professores da escola e a faixa etária para participação será de 16 a 30 anos de idade.

O segundo semestre começa cheio de notícias boas no Pró-Dança. A escola foi aprovada na seleção para o Prêmio Desterro 2016, em Florianópolis. A competição será realizada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, no Teatro do CIC. Cerca de 35 bailarinos participarão do evento com as coreografias “Direito de Escolha”, de Agnes Rodrigues, no gênero Dança Contemporânea, Duo “Direito de escolha”, coreografia de Dança Contemporânea categoria Duo Senior; “Cook Tap”, que passou na pré-seleção do Prêmio Desterro de Michelle Silveira Nicoletti, no gênero Sapateado, categoria Conjunto Júnior; e “Phoenix”, de Steven Harper, no gênero Sapateado, categoria Conjunto Sênior. Desejamos boa sorte para os nossos talentos!

Sob nova direção Em junho deste ano, Maria Beatriz Niemeyer deixou a direção artística do Pró-Dança e Charles Bretzke também entregou a direção administrativa da escola. Os dois foram substituídos por Michelle Silveira Nicoletti e Bruna Georgi.

ACONTECEU

No dia 24 de julho, Blumenau foi lindamente representada no Festival de Dança de Joinville. O grupo de Sapateado do Pró-Dança, escola do Teatro Carlos Gomes, foi um dos quatro selecionados em todo o Brasil para se apresentar na Mostra Competitiva, no gênero sapateado, categoria Júnior. As blumenauenses apresentaram a coreografia “Matilda”, criada pela professora de sapateado Michelle Silveira Nicoletti. Foram 24 bailarinas, com idade entre 13 e 16 anos, três assistentes e duas professoras. No dia 13 de julho algumas turmas realizaram uma apresentação especial de fim de semestre, aberta para os pais assistirem. Participaram os grupos de Ballet e Sapateado. Foram seis apresentações para que os familiares dos bailarinos pudessem apreciar tudo que já foi trabalhado neste primeiro semestre e, também, terem uma ideia de como será o espetáculo de encerramento de 2016. Entre os dias 1º e 4 de julho, o Pró-Dança recebeu um workshop dos gêneros Sapateado e Jazz. Renomada mundialmente, a professora Ana Carolina Tomioshi, de Sorocaba (SP), deu aulas para os grupos avançados de Sapateado da escola. Adriana Salomão, do Rio de Janeiro, também esteve presente e deu cursos para as crianças do Sapateado e para os adultos do Jazz. Na ocasião, Adriana e o também professor Steven Harper fizeram uma coreografia para o Grupo Avançado e para a Cia de Sapateado. O resultado foi uma linda Salsa com Sapateado, ambos trazendo mais uma vez inovação para os palcos da escola. O objetivo desses workshops é trazer um olhar de fora e, principalmente, novas experiências para os alunos, onde eles têm a possibilidade de aprender e ver o que está acontecendo nos grandes centros. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Projeto de Manutenção Anual 2016 A Senior Sistemas S/A, a Baumgarten Gráfica e a Cartondruck são parceiras do Teatro Carlos Gomes no Projeto de Plano Anual de Manutenção. Até dezembro de 2016, a casa está apta a buscar parceiros e executar o projeto que ajuda a manter o Teatro e, com isso, alivia a carga tributária, cada vez mais alta. Isto é possível através da Lei Rouanet, no artigo 18, que permite o abatimento de 100% junto às empresas tributadas com base no lucro real de até 4% do imposto devido. Com a ajuda destes três apoiadores, o Teatro conseguiu auferir os 20% que são necessários para o Governo Federal transferir a verba para a conta de livre movimentação e, assim, colocar o projeto em prática. Mas o Teatro ainda pode captar mais recursos e você pode ser incentivador da manutenção da cultura em Blumenau. Se você tem interesse em ajudar, entre em contato através do e-mail diretoria@ teatrocarlosgomes.com.br ou do telefone 3144-7166, com Elisete.

Memórias de uma vida

AGOSTO 01. Jaime da Silva Telles 02. Hans Dieter Didjurgeit João Mario de Carvalho Uriarte 05. Uwe Spranger 07. Paulo Nunes de Athayde 08. Walmor Erwin Belz 10. Alfredo Werner Schossland 12. Ruth Bork 13. Ricardo Stodieck Paulo Kuroski Liane Germer 15. Íris Gloria de Carvalho 17. Amantina Muller Ellinger 19. José Dobes Filho 21. Julieta W Bruning 22. Jacy Bruns 26. Cezar Martinelli Genésio de Souza 27. Suely Widerman de Lima Jorge Luiz Rodacki 29. Marlo Germer 31. Moacir Krambeck Otávio Guilherme Margarida SETEMBRO 03. Osmar Laschewitz Armando Cesar Hess de Souza 05. Paulo Alberto Pamplona 06. Maria Teresa Gonçalves da Luz Bruno Hoeltgebaum Neto 08. Carlos Egerland Cristiano Schaefer Buerger Felix Cristiano Theiss 09. Rubens Heusi 11. Carlos Naconecy de Souza 10. Reginaldo Fusaro Simões 13. Lourival Hari Saade Nice C. de Souza Ávila 15. Aldo Gervasio Gonçalves 16. Hildegarda Ana Klein Edith Lenzi 18. João Nivaldo Tomazzia 19. Lourival Fiedler Elke Willecke 20. Felipe Schlossmacher 21. Eocir Baeza Lopes 23. Joares Luiz Nogara Hans Schadrack 24. Gerd Bernhardt 26. Carlos Tavares D’ Amaral 27. Ulrich Kuhn Nardim Darcy Lemke Paulo Roberto Ostermann 29. Janete Passold

No último mês, o Teatro Carlos Gomes recebeu uma doação especial, que trouxe para a Escola de Música uma mistura de sentimentos, boas lembranças, amor e carinho pela arte. A escola recebeu um Piano Essenfelder, que era de uma antiga aluna, que faleceu recentemente. A doação foi feita pelo filho Paulo Oste, em memória da mãe Gunila Hass Oste, que tinha como sonho doar o piano para o Teatro. Além da doação, Paulo também custeará a manutenção, afinação e todos os ajustes que forem necessários. “Minha mãe tinha muito carinho pelo Teatro Carlos Gomes, foi aluna da Escola de Dança e de Música, além de ser uma das primeiras debutantes da casa. Ganhou este piano ainda quando pequena e sempre cuidou dele com muito carinho. O sonho dela era que depois que não pudesse mais usar o instrumento, que ele fosse repassado para o Teatro, para que outros também aprendam e sejam felizes com ele, assim como ela foi”, comenta Paulo.

Plano Anual de Manutenção Apresentam

Desejamos felicidades aos aniversariantes de agosto e setembro de 2016.

Teatro Carlos Gomes

Patrocínio

www.facebook.com/TeatroCarlosGomes

Realização


Agenda Cultural Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

OS HOMENS QUEREM CASAR E AS MULHERES QUEREM SEXO 2 Comédia – Indicação 14 anos – Duração 1h

X MOSTRA DE ARTE ESPÍRITA DE BLUMENAU Mostra – Indicação livre – Duração 2h

6 de agosto, às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 60 inteira; R$ 30 meia-entrada e R$ 30 Clube RBS. À venda no site da Blueticket Informações: C5 Produções

7 de agosto, às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 30 inteira; R$ 15 meia-entrada e R$ 20 para os estudantes das casas espíritas. À venda nas casas espíritas de Blumenau e das cidades vizinhas e na secretaria do Teatro Carlos Gomes Informações: Marcos Tullio (47) 9111-2865

ACORDEON FESTIVAL 2016

SHOW IRA! FOLK

Música – Indicação livre – 2h

Rock Acústico – Indicação 12 anos – Duração 1h15min

10 de agosto, às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 20 antecipado No dia do evento: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro Informações: (47) 9946 -3839 ou leandopnn@gmail.com

20 de agosto, às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: Primeiro Setor Fila A – L: R$ 180 inteira; R$ 90 meia-entrada; R$ 120 Clube do Assinante. Segundo Setor Fila M – Z: R$ 160 inteira; R$ 80 meia-entrada; R$ 110 Clube do Assinante. Balcão: R$ 140 inteira; R$ 70 meiaentrada; R$ 100 Clube do Assinante. À venda no site da Blueticket Informações: Eveline Orth (48) 9980-6677

GRUPO EXPRESSO RURAL LANÇAMENTO DO DVD

LUBA FEST

Rock Rural – Indicação livre – Duração 2h

Comédia – Indicação livre – Duração 1h30min

21 de agosto, às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote: R$ 100 inteira e R$ 50 meia-entrada 2º Lote: R$ 120 inteira e R$ 60 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro e no site da Blueticket Informações: ismael@trilhaentretenimento.com ou (51) 8241-0073

25 de agosto, às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 70 inteira e R$ 35 meia-entrada. Menores de cinco anos não pagam ingresso À venda no site da Blueticket Informações: EstudioPimenta.com - Marcio Pimenta (48) 9983-0182

GUILHERME ARANTES 40 ANOS

REZENDE EM PARAÍSO O ESPETÁCULO

Música – Indicação livre – Duração 1h40min

Comédia (Infanto Juvenil) – Indicação 12 anos – 1h

4 de setembro, às 18h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 2º lote - R$ 110 inteira; R$ 55 meia-entrada e R$ 60 promocional (para os acompanhantes). Menores de 12 anos terão acesso somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Idade mínima pagante é de cinco anos À venda na bilheteria do Teatro e no site da Blueticket Informações: Eveline Orth (48) 9980-6677

18 de setembro, às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote Plateia A - R$ 120 inteira; R$60 meia-entrada e R$96 Clube RBS Plateia B - R$ 110 inteira; R$55 meia-entrada e R$ 88 Clube RBS Balcão - R$ 100 inteira; R$50 meia-entrada e R$80 Clube RBS À venda no site da Blueticket Informações: mapeshows@gmail.com

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Semper Creative | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Agosto de 2016  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Agosto de 2016.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you