Page 1

Informativo

ano 20

ABR 2020

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Uma história de amor pela cultura e arte catarinense Você conhece toda a história que envolve o Teatro Carlos Gomes, desde a sua criação até os dias atuais? Apesar de ser conhecido assim, a sua denominação social ou nome oficial é Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, esta que foi fundada em 1860 e agora em 2020 completa 160 anos de fundação. O início dessa trajetória foi a criação da Sociedade Teatral de Blumenau, instituída em 24 de junho de 1860, que anos mais tarde adotou o nome de Sociedade Teatral Froshsinn. Durante anos, o local que ficava junto à Sociedade dos Atiradores recebeu apresentações musicais, bailes e outros eventos que animavam a cidade. Até que então, anos depois, os sócios adquiriram um terreno na hoje conhecida Alameda Duque de Caxias para a construção de sua sede própria: o Teatro Frohsinn. Foi em abril de 1896 que o local abriu as portas com a encenação da peça “Uma Ideia Maluca”, de Karl Laufs, escolhida justamente pelo seu título - usado como resposta àqueles que consideravam “loucura” a ideia de construir um teatro em Blumenau. Ao longo dos anos, momentos marcaram essa trajetória, e nem todos são considerados bons, entre eles, em 1900 a morte de Rose Gaertner, figura importantíssima na arte e cultura blumenauense, sendo uma das pioneiras do teatro na cidade. Outro momento foi em 1917, com a Primeira Guerra Mundial o idioma alemão foi proibido e por quatro anos as atividades teatrais ficaram paralisadas. Passado o período, em 1935, a Sociedade Teatral Frohsinn lançou,

Foto: Michele Lamin

no dia 10 de dezembro, a pedra fundamental da construção do novo teatro. Este que é conhecido até os dias atuais como palco cultural e ponto turístico de Blumenau. A primeira parte das obras foi concluída em 1939. Neste ano, a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. O novo teatro foi inaugurado dia 1º de julho de 1939. Ao longo dessa trajetória, grandes conquistas ficaram marcadas, como a Orquestra e o Coro sob regência do maestro Heinz Geyer; a primeira ópera montada na cidade e com artistas locais chamada “Preciosa”, de Carl Maria Von Weber; grandes bailes, entre eles os de carnaval; a criação da escola de ballet do Teatro Carlos Gomes, do Conservatório Curt Hering, dedicado ao ensino e à prática da música, da Orquestra de Câmara de Blumenau, da Carona Escola de Teatro e entre tantas outras. Atualmente, a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes abriga escolas de dança, música e teatro, além de auditórios, salões e salas de apoio para sediar diversos eventos, dispondo de bar executivo e restaurante. Essas décadas de história serão comemoradas ao longo do ano com uma diversa programação, uma delas é o concerto gratuito em homenagem aos 160 anos da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes e também aos 150 anos da estreia mundial da ópera IL Guarany (O Guarani), que foi adiado diante da atual situação referente ao novo coronavírus (Covid-19). Fique atento, assim que possível, uma nova data será repassada ao público. Venha celebrar com o Teatro Carlos Gomes!


ESCOLA DE MÚSICA

Sons, tons e acordes que transmitem emoções e benefícios para o nosso dia a dia

Quem aí não tem aquela música preferida ou para cada momento da vida? Seja pela melodia ou pela letra, ela pode nos transmitir muitos sentimentos, de felicidade até conforto em momentos mais difíceis. Música é vida, amor, alegria, empatia. A música é o nosso mundo. Por isso que sempre falamos aqui que estudar música traz muitos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Para quem busca mergulhar fundo nesse mundo dos sons, tons e acordes, existem variadas possiblidades para todas as idades, começando pelos pequenos, que tem a possiblidade de usufruir dos benefícios que a musicalização infantil traz. Como, por exemplo, ajudar no desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor. Já os instrumentos musicais, que vão dos já conhecidos piano, guitarra e violão aos mais diferenciados como violoncelo, contrabaixo acústico, baixo elétrico e saxofone, oferecem desenvolvimento da concentração, do foco, da coordenação motora, entre tantos outros. Afinal, cada instrumento traz suas particularidades. A música traz consigo também o canto e o velho ditado já diz que “quem canta seus males espanta”, e isso vem com benefícios físicos e emocionais, pois mais do que técnica e postura vocal, trabalha com respiração e relaxamento corporal. Para a terceira idade, por exemplo, além do estímulo na concentração e memorização, é excelente para o combate a muitas doenças degenerativas, principalmente o Alzheimer.

Dica musical

Nesta edição vamos trazer dicas dos nossos professores relacionadas à música. São opções para ajudar na evolução e aprendizado musical e, é claro, para também oferecer momentos de descontração.

- Indicações do professor de teclado e piano, Jean Sontag:

- Indicações do professor de piano, Paulino Junkes:

• Para identificar diferentes estilos musicais com obras de grandes pianistas. Disponíveis no YouTube: Scott Joplin - Ragtimeg; J.S. Bach Barroco; ErikSatie - Impressionista; e W.C Handy - Blues. • Para ouvir excelentes obras feitas para sintetizadores: Switched on Bach - W. Carlos; Computador World - Kraftwerk; Oxygene - Jean Michel Jarre; Synthesizer Mastercuts vol 1 - Magnética Scope; • Piano no cinema: Minha Amada Imortal; Amadeus; O Pianista; Madame Sousatzka; Shine; A competição.

• Por conta do coronavírus e do fechamento de diversas salas de concerto ao redor do mundo, a Filarmônica de Berlim está dando acesso gratuito por 30 dias ao Digital Concert Hall. É possível conferir no site: www.digitalconcerthall.com/en/ticket/register

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

A arte e o teatro como combustível para a vida O contato com a arte, em todos os sentidos, é importante na vida de qualquer pessoa. E quando falamos do teatro, do estudo dessa arte milenar que encanta tanto quem pratica quanto quem assiste, podemos citar diversos benefícios. Afinal, essa é uma arte que vai além, estimula a criatividade e a curiosidade, traz o exercício de aproximação das pessoas, promove o autoconhecimento e desenvolve a autoconfiança, além do fortalecimento de valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca, através do senso crítico e estético. O teatro pode ser estudado por pessoas de qualquer idade e, quando falamos sobre as crianças, entre os benefícios podemos citar a ajuda no autoconhecimento e formação da personalidade. Essa arte tão maravilhosa e cheia de encantos e amores não é voltada apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas. Mesmo quem não sonha em ser ator ou é tímido, pode se beneficiar com as aulas de teatro.

Foto: Manuela Corrêa Fernandes

Gente nova na casa O programa de bolsas de estudo da Carona Escola de Teatro já divulgou seus novos alunos. Ao todo foram 13 bolsas, sendo sete de 100%, cinco de 75% e uma de 50%.

Aconteceu! No início de março foi realizada a estreia do espetáculo “A Segunda Eva”. Foram três noites de plateia cheia, muitos aplausos e sucesso. O novo trabalho da Cia Carona de Teatro tem como temáticas centrais o universo LGBTTQI+ e Drag Queen. O trabalho, que foi possibilitado pelo Prêmio Herbert Holetz e vinculado ao Fundo Municipal de Apoio à Cultura, faz parte das celebrações de 25 anos do grupo que conduz a Carona Escola de Teatro há 15 anos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

As particularidades de cada estilo de dança Ah, a dança! Ela que envolve passos e compassos também auxilia na saúde física e mental. O estudo pode começar desde criança, geralmente a partir dos três anos, e se estende a jovens e adultos. Os gêneros são os mais variados, como ballet clássico, sapateado, jazz, dança contemporânea e danças urbanas. Ao dançar, você trabalha também sua saúde mental e emocional, o estresse vai embora, o que proporciona prazer e bom humor. Melhora a postura e os músculos são alongados e ganham flexibilidade. A autoconfiança motora vigora, pois você terá mais consciência e mais domínio sobre seu corpo. Todos os passos de dança podem ser adaptados conforme as limitações físicas de cada pessoa, tornando a prática um prazer e uma diversão. Conheça mais sobre cada um desses estilos:

Ballet Clássico Um dos estilos mais antigos de dança, o ballet encanta a quem pratica. Bailarinos que se dedicam a conhecer mais sobre esse gênero trabalham disciplina, delicadeza e um grande conhecimento de suas capacidades corporais. Geralmente regado a músicas clássicas, o ballet requer muita prática, trabalha todos os músculos do corpo e, quando a turma atinge determinado nível técnico, faz uso das sapatilhas de ponta.

Sapateado O sapateado praticado na Pró-Dança é o estilo ‘americano’, o mesmo dos musicais de Fred Astaire e Gene Kelly, adaptado aos dias e músicas atuais. Também chamado de Tap Dance, o gênero contagia seus praticantes com o barulho das chapinhas. Além de ser uma dança percussiva, o sapateado também movimenta bastante todo o corpo e ajuda os alunos a perderem várias calorias. Quanto mais alto o nível da aula, maior o gasto de energia. Tudo isso aliado ao seu elemento principal: o ritmo.

Jazz É um gênero de dança bastante atual. Tem a base dos seus movimentos no ballet clássico e na dança contemporânea. Utiliza músicas do estilo “dance music” e seus movimentos são soltos. Nas aulas de jazz, os alunos trabalham intensamente o físico, com alongamento, coordenação motora, força muscular, musicalidade, postura e muita animação. É indicado para todos, crianças e adultos, homens e mulheres.

Dança Contemporânea A dança contemporânea é um estilo “livre”, que não se prende a estéticas pré-estabelecidas. O projeto coreográfico é o que define que tipo de movimentação e técnica o bailarino vai utilizar. O gênero trabalha muito com improvisação e com consciência corporal. A Pró-Dança de Blumenau trabalha apenas com adultos nesta modalidade.

Danças Urbanas As danças urbanas, também conhecidas como hip hop dance, street dance ou dança de rua, surgiram nos anos 1980 na cidade de Nova York, nos EUA. É um gênero que se destaca pelos movimentos fortes com muita precisão, trocas rápidas de movimentações e muita coordenação motora. O tênis é o calçado utilizado para praticar essa dança, que é embalada pelo pop e hip hop. A dança de rua desenvolve inúmeras qualidades físicas, psicológicas e disciplinares. Estão entre as principais qualidades desenvolvidas: lateralidade, musicalidade, ritmo, equilíbrio, cognição (memória), criatividade, disciplina, competitividade e integração.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669 | (47) 99161-8719


INSTITUCIONAL

Personagens Ao longo desses quase 160 anos da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes muita gente passou e fez história entre os corredores, salas e palcos do Teatro Carlos Gomes. E nada mais justo do que homenagear quem está há tanto tempo construindo esse legado. Conheça hoje Rosemarie Meyer, a primeira escolhida da série “Personagens”:

Rosemarie Meyer é personagem importante na história da sociedade e também da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Musicista e professora de Educação Musical e Piano, é graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Desde 1979 integra a equipe da escola como professora de Educação Musical e Piano. Ao longo de sua carreira, participou de diversas oficinas, workshops e seminários, e sempre trouxe todo esse conhecimento para os alunos. Rosemarie Meyer é figura importante nesse legado, ao longo dessas quatro décadas, ensinou e formou diversos talentosos músicos e pianistas. Hoje ainda segue distribuindo seu conhecimento e contribuindo com a comunidade da escola. “A música é um elo entre o nosso interior e a nossa vida cotidiana. Sinto uma alegria imensa em ver meus ex-alunos bem-sucedidos na vida como música ou também em outras atividades”, comenta.

Venha apoiar a cultura e a arte - Cultura Para Todos O Teatro Carlos Gomes já está apto a captar e buscar parceiros para o projeto Cultura Para Todos, 3ª edição pelo Pronac 17.0191. Até maio de 2020, o valor arrecadado pode chegar em R$ 356.350,00. Mas qual a finalidade deste programa? É oportunizar o acesso e a qualificação de alto nível em teatro, música e dança nas escolas do Teatro Carlos Gomes, por meio da oferta de até 100 bolsas de estudos anuais e integrais, destinada a alunos de Blumenau e região de diversas faixas etárias e de renda. Venha apoiar!

- Projeto de Manutenção Anual O Teatro Carlos Gomes também está em busca de mais apoiadores para o Projeto de Manutenção Anual - Pronac 193254. O valor aprovado para captação é de R$ 686.880,70. Através dessa oportunidade, conhecida como Lei de Incentivo à Cultura da Lei Rouanet, é possível buscar recursos para a execução da manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes.

Quer saber mais sobre os dois projetos? Entre em contato pelo e-mail diretoria@teatrocarlosgomes.com.br e saiba mais.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de março e abril de 2020 Abril 02 Karl F Strauss 04 Jorge José Cenci 05 Darcy Lobe 06 Anita Nara Araújo de Souza 07 Dieter D Siebert 10 Leopoldo Adolfo Schmaltz 14 Benta Tomelim Doroty Vieira 17 Rui Altenburg 23 Mercedes Haertel 25 Carlos Odebrecht 27 Ari Leandro Gonçalves Luiz Carlos Pereira Gomes 28 Alfredo Heinz Breitkopf 30 Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa Maio 03 Angela Ideker 05 Angelito Jose Barbieri Carlos Braga Mueller 06 Fernando Fonseca Botelho Hiltrudes de Campos 07 Álvaro C. de Oliveira 09 Maurici Nascimento 10 Roque Poffo Junior 13 Paulo Gilberto Gouvêa da Costa 14 Afonso Luiz Schreiber Genésio Deschamps 16 João Maria Mosimann 18 Gerd Kurt Baumgarten 20 Tereza Palmas Ribeiro 22 Helma Treis 24 Sérgio Hammes 26 Maria Beatriz Niemeyer 27 Armin Henrique Luef


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

COMUNICADO OFICIAL Diante da atual situação referente ao novo coronavírus (Covid-19), o Teatro Carlos Gomes comunica que está em contato com as produtoras que alugam os espaços para encaminhar um posicionamento ao público sobre a programação. Até o presente momento, 10 eventos foram adiados, são eles: concerto em homenagem aos 160 anos da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes e aos 150 anos da estreia mundial da ópera IL Guarany (O Guarani) (19/3); espetáculo Além da Vida (20/3); Pink Floyd Experience In Concert (21/3); Sessão da Igreja no cinema (22/3); palestra “Destruindo o Impossível”, com Daniel de Oliveira (26/3); Roni Ficher “Uma Aventura de Outra Dimensão” (29/3); Fábio Vital - Ele quer casar, ela só quer sexo (29/3); James Joyce - Um Retrato do Artista (18/4); O homem mais inteligente da história (19/4); Festival de Dança Brasil - Seletiva Joinville (24 e 25/4); e Kleiton e Kledir e Expresso Rural (26/4). O Teatro Carlos Gomes e as produtoras parceiras informam que assim que possível novas datas serão divulgadas. Informações específicas sobre cada evento estão disponíveis no site: www.teatrocarlosgomes. com.br/programacao ou através do telefone (47) 3144-7166.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2020

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2020  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2020

Advertisement