Page 1

Informativo

ano 21

ABR 2021

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Quem dança seus males espanta No mês em que se celebra o Dia Internacional da Dança, venha conhecer mais sobre essa arte A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, capaz de oferecer diversas vantagens tanto para a saúde física quanto mental. No Teatro Carlo Gomes, quem comanda os passos e compassos é a PróDança de Blumenau. A escola, que tem mais de 30 anos de atuação e conta com um time renomado de professores, busca a cada aula transmitir a dança na sua melhor essência, valorizando a arte e também oferecendo benefícios para os alunos. “A dança nos traz alegria e força, mas também repassa equilíbrio e tranquilidade. É um conjunto de benefícios. Quando seu corpo se movimenta você se renova, a dança é isso. Cada um de nós, em nossa essência, se torna algo quando dança e isso nos transforma e nos torna melhor a cada coreografia, a cada passo”, comenta a diretora da Pró-Dança de Blumenau, Bruna Oechsler. A escola conta com cinco modalidades de dança, são elas: Ballet,

Arquivo/Dia da Dança 2018

Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Contemporâneo, em turmas para crianças e adultos. “Entre os benefícios para a saúde temos músculos alongados e flexíveis, uma postura melhor, que irá melhorar a maneira de andar, sentar, se mover, além da dissolução do estresse, contribuindo com a saúde mental e emocional. Neste mês, tão importante para nós, convido todos para virem conhecer esse universo tão apaixonante que é a dança”, ressalta Bruna. Para celebrar o Dia Internacional da Dança (29/4), a escola está preparando um espetáculo assim como fez em anos anteriores. Porém, conforme os decretos da Covid-19 e os mapas de risco, as apresentações poderão ser presenciais em local aberto ou on-line. Então, fique ligado nas mídias sociais do Teatro Carlos Gomes e da Pró-Dança de Blumenau para ficar por dentro do que vai rolar e não perder nada.

Crédito: Sabrina Marthendal

Mais sobre o Dia Internacional da Dança O Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no ano de 1982. O dia 29 de abril foi indicado por ser o dia do nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um ícone que foi além dos princípios gerais que guiavam a dança naquele tempo. Para mais informações sobre as opções oferecidas na escola, entre em contato pelos telefones (47)3326-9669 e (47)99161-8719 ou pelo e-mail secretaria@prodanca.com


ESCOLA DE MÚSICA

Venha fazer curso de Leitura Musical A Escola de Música traz em 2021 o curso de Leitura Musical em formato híbrido. Ou seja, o aluno poderá optar em ter aulas presenciais ou no formato on-line. Nas aulas, que serão transmitidas em tempo real, possibilitando a interação com o professor João Bridi, o estudante aprende a identificar como os sons são registrados no papel e a desenvolver a capacidade de ler, identificar e reproduzir esses registros. Os conteúdos também trazem conhecimento sobre notação musical, percepção musical, solfejo métrico, rítmico e melódico, história da notação, entre outros temas. O curso é um complemento de estudos teóricos, percepção e leitura de partitura nos campos rítmico e melódico, que dá suporte aos estudos práticos em música. Para os alunos a partir de 12 anos matriculados nos cursos de instrumento, canto e nos grupos (Cordas, Orquestra de Sopros e Canta-te), essa oportunidade é gratuita. Neste semestre, serão dois módulos: Leitura Musical I, às sextas-feiras, 19h, e Leitura Musical III, também às sextas-feiras, 19h50min. Entre em contato pelo telefone (47) 3037-3400 ou através do e-mail secretaria@escolademusicacarlosgomes. com.br e saiba mais.

Os benefícios da música em tempos de pandemia No último ano, a adaptação foi inevitável. Os alunos precisaram estudar no formato on-line por um período e foi preciso se ajustar para oferecer o melhor, como sempre. Mesmo de longe, a música transformou e ajudou em meio a tempos turbulentos.

“Faço aula de piano desde 2015 e comecei a aula de canto em 2018. As aulas on-line foram bem completas, sinto que evoluí bastante. Voltar com o formato presencial foi bom, o ambiente da escola e estar na presença dos professores ajudam no aprendizado. Mas, sim, durante a pandemia me aproximei mais da arte e passei a dedicar mais tempo”, Letícia Yamaguti, aluna de Piano do professor Paulino Junkes Jr e de Canto Popular da professora Mareike Valentin.

ESCOLA DE DANÇA

Vai ter Pocket Show, sim! O queridinho Pocket Show da Pró-Dança de Blumenau vai ser realizado em 2021. E neste ano, uma das novidades é o tema, cada professor poderá escolher o seu e, assim, montar as coreografias. As apresentações devem ser realizadas em junho, com data a ser confirmada. Fica ligado por aqui e nas nossas mídias que logo teremos mais informação.

Os benefícios da dança em tempos de pandemia A Pró-Dança de Blumenau também precisou se adaptar para o formato de aulas on-line em 2021. E mais uma vez, o resultado é o esperado: não deixara arte de lado fez a diferença para ter um ano mais leve e com alegria.

“Sou aluna da Pró Dança há 10 anos. Consegui acompanhar bem as aulas on-line e acho que a escola nos ajudou a tornar isso muito mais leve, mas dançar presencialmente, mesmo com os cuidados não tem preço, fez bastante falta. Em meio a esse momento que vivemos não conseguiria me ver sem a arte, foi o que me motivou todos os dias e me fez lidar de uma forma tranquila com tudo isso”, Ana Balbinot, aluna de Sapateado e Danças Urbanas.


ESCOLA DE TEATRO

Vem estudar teatro e desbravar as atuações possíveis Agora em 2021 é possível estudar na Carona Escola de Teatro de forma diferenciada. A instituição está com matrículas abertas para um curso de teatro especial, as aulas serão em tempo real e o curso será composto por encontros tanto virtuais quanto presenciais, com aulas uma vez por semana: todas as quartas-feiras. São oferecidas turmas para crianças, adolescentes e adultos. “Uma oportunidade inteiramente adaptada para as possibilidades do agora, seguindo todos os protocolos de segurança e, mesmo assim, sem perder de vista a experiência do acontecimento teatral. Por isso, o tema norteador para criação das cenas será Atuações Possíveis”, comenta o diretor da escola, Pépe Sedrez. E ainda tem promoção disponível, as 10 primeiras inscrições de cada turma receberão 30% de desconto no valor do curso. Para mais informações entre em contato pelo Instagram @ciacarona.

A arte teatral em tempos de pandemia Ao longo da pandemia, a Carona Escola de Teatro também se adaptou para o formato de encontros e aulas on-line. O intuito foi fazer com o que o teatro continuasse sendo um momento especial para os alunos, de troca, de aprendizado e evoluções em tempos complicados.

“Confesso que a experiência me surpreendeu muito. Como o próprio nome do curso informa (expresso), o processo foi bem rápido. Em questão de um mês aprendemos sobre Shakespeare, escolhemos histórias de nosso interesse, desenvolvemos personagens e gravamos. Eu já tenho experiência cênica por ser dançarina há 15 anos, mas nunca desenvolvi meu lado teatral. Esse curso me deu a oportunidade de entrar em contato com esse lado, entender algumas técnicas para acessar certos sentimentos e aprender algumas percepções que eu tinha sobre essa vertente. Hécate, a personagem que escolhi desenvolver, foi um pouco mais difícil do que eu visualizei em primeiro momento, por exemplo. Tive muita dificuldade em desconstruir movimentos virtuosos que a dança me trouxe para alcançar o estado corporal que a personagem exigia. Contudo, o resultado me agradou muito e espero poder ter contato com essa vertente artística novamente no futuro. A arte sempre foi um modo de me expressar. Sempre me ajudou a entender o mundo e a mim mesma e isso não mudou durante a pandemia. Eu sou artista e para mim a arte não é um escape, mas sim um modo de viver. Vive-se arte, respira-se arte e a pandemia foi mais uma das situações em que tive como seguir em frente com a arte, pela arte e através dela”, Paula Boing, aluna do Curso Expresso Online da Cia Carona em 2020.

INSTITUCIONAL

O Teatro Carlos Gomes pede sua ajuda! Sem eventos há mais de um ano e com um retorno repleto de restrições devido ao coronavírus, o Teatro Carlos Gomes pede apoio aos empresários e à população de Blumenau e região. A casa, que é símbolo, ponto turístico e importante palco da cultura e arte do Vale do Itajaí, vem sofrendo seriamente com os efeitos da pandemia. Sem os eventos, que são mais de 50% da receita, ajudando a pagar os salários dos colaboradores e a manter a estrutura do local, o Teatro vive uma situação difícil. Então, se você pode ajudar, contribua com uma doação de qualquer valor em uma das contas da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Bradesco Favorecido: SDM – Carlos Gomes CNPJ: 82.653.403/0001-02 Agência 333 Conta 31500-1

Viacredi Favorecido: SDM – Carlos Gomes CNPJ: 82.653.403/0001-02 Agência 0101 Conta 1033428-9

Mais informações também pelo telefone (47) 3144-7166

O Teatro Carlos Gomes está no Facebook e no Instagram. Você pode ficar por dentro de todas as novidades, do universo das escolas e de curiosidades da nossa história acessando: www.facebook.com/TeatroCarlosGomes e @teatrocarlosgomesblumenau


CONTRA-CAPA

Três fatos que você precisa saber sobre o Teatro Carlos Gomes O Teatro Carlos Gomes é um dos maiores ícones culturais de Santa Catarina, e além de receber eventos sociais, culturais e corporativos, ainda é sede de três escolas: música, teatro e dança, transformando arte e cultura também em aprendizado. Nesta edição vamos trazer algumas curiosidades sobre essa casa que tem um papel tão relevante na cultura e arte catarinense.

1

Apesar de ser conhecido como Teatro Carlos Gomes, seu nome é Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. É uma entidade cultural, sem fins lucrativos, que atua em Blumenau desde o ano de 1860, quando foi fundada. Ponto de encontro e convergência cultural, é um dos principais cartões postais de Blumenau.

2

Além de uma grande caixa cênica e o fosso de orquestra, um dos grandes destaques no Teatro Carlos Gomes é o palco giratório. Com 12 metros de diâmetro, é uma inovação que ainda hoje é prerrogativa de poucos teatros brasileiros. Existem apenas entre quatro e cinco palcos giratórios em todo o Brasil, e nem todos funcionam. Hoje também já se usam outras tecnologias. Mas, como o Teatro Carlos Gomes é um prédio tombado pelo patrimônio histórico, essa característica peculiar e singular foi mantida. Inaugurado no dia 5 de dezembro de 1942, o palco inicialmente funcionava à mão, onde era preciso no mínimo seis pessoas para fazê-lo girar. Anos depois, Heinz Holetz alterou o uso para mecanicamente através de um pequeno motor, o qual continua até hoje.

3

Com a trajetória no ensino musical iniciada em 1949 através da criação do Conservatório Curt Hering, e hoje com mais de 20 cursos, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes possui uma das poucas bibliotecas no Estado que é dedicada exclusivamente à música. Um espaço que além de muito aprendizado, guarda também muitas memórias. Seja para quem estuda música ou apenas é curioso sobre as artes. São cerca de 12 mil volumes, entre livros, partituras, métodos, revistas, jornais, dicionários, discos de vinil, CDs e DVDs, que estão à disposição para empréstimo aos alunos. A comunidade externa também pode visitar e realizar consulta no local. Ainda é possível conhecer uma exposição de instrumentos antigos e históricos como o Krumhorn, a Cornamusa, a Bombarda e o Dulcien.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Tipotil Indústria Gráfica | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de abril e maio de 2021 Abril 02 Karl F Strauss 04 Jorge José Cenci 05 Darcy Lobe 06 Anita Nara Araújo de Souza 10 Leopoldo Adolfo Schmaltz 14 Benta Tomelim Doroty Vieira 17 Rui Altenburg 23 Mercedes Haertel 25 Carlos Odebrecht 27 Ari Leandro Gonçalves Luiz Carlos Pereira Gomes 28 Alfredo Heinz Breitkopf 30 Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa Maio 03 Angela Ideker 05 Angelito Jose Barbieri Carlos Braga Mueller 06 Fernando Fonseca Botelho Hiltrudes de Campos 07 Álvaro C. de Oliveira 09 Maurici Nascimento 09 Luiz Felipe Tubone 13 Paulo Gilberto Gouvêa da Costa 14 Afonso Luiz Schreiber Genésio Deschamps 16 João Maria Mosimann 18 Gerd Kurt Baumgarten 20 Tereza Palmas Ribeiro 22 Helma Treis 24 Sérgio Hammes 26 Maria Beatriz Niemeyer 27 Armin Henrique Luef

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2021

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2021  

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2021

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded