Page 1

Informativo

ano 19

ABR 2019

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

Dança na Praça

Dançar é fazer poesia com o corpo, é capturar o ritmo da vida, transformar os passos e movimentos em arte. É transbordar sentimentos e celebrar a vida de forma leve e, ao mesmo tempo, empoderada. No dia 29 de abril, quem passar pelo Teatro Carlos Gomes vai poder sentir e exalar um pouco mais sobre tudo o que essa, que é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, é capaz de transmitir. Na data em que se comemora o Dia Internacional da Dança, cerca de 200 bailarinos da PróDança de Blumenau subirão ao palco montado em frente à casa para apresentações gratuitas de sapateado, ballet, danças urbanas e jazz. Criado há nove anos para festejar o Dia Internacional da Dança, o evento começa às 19h e é aberto ao público. Serão 14 coreografias, algumas inéditas e outras apresentadas no último espetáculo de fim de ano da escola que trabalhou o tema “Uma noite no museu”. “Esse é um dos momentos mais especiais para nós, é o dia em que celebramos

uma das nossas grandes paixões e transmitimos isso para o público da maneira mais bonita possível, dançando”, menciona Michelle Nicoletti, coordenadora pedagógica da Pró-Dança de Blumenau. O Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no ano de 1982. O dia 29 de abril foi indicado por ser o dia do nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um ícone que foi além dos princípios gerais que guiavam a dança naquele tempo. “A dança está ao alcance de todos e pode ser encaixada em uma infinidade de momentos em nossas vidas. Dançar é sinônimo de celebração e de felicidade. Ela transforma, cativa e envolve. Esta é uma ocasião onde mostramos nosso amor por essa arte e também homenageamos os bailarinos e todas as formas de expressão corporal e artística”, acrescenta Bruna Georgi, diretora da Pró-Dança de Blumenau.


ESCOLA DE MÚSICA

Musicalização para crianças entre oito e 12 anos As crianças são seres em pleno desenvolvimento, com olhares atentos e questionadores. Estão prontas para repetir todas as percepções que aparecem à sua frente. Por isso, é cada vez mais comum a preocupação dos pais em oportunizar para seus filhos, atividades que contribuem para a construção deles como indivíduos e, principalmente, que colaborem com a evolução cognitiva, o equilíbrio emocional e a interação social. Nesta edição, vamos trazer mais detalhes sobre as aulas ministradas pela professora Ana Betina Plautz. A Musicalização IV é voltada para crianças entre oito e 12 anos, com turmas toda quarta-feira, às 9h30min ou às 18h10min.

A prática Infanto-Juvenil visa o conhecimento e prática com diferentes linguagens musicais. Para isso, são realizadas atividades que desenvolvem a concentração, musicalidade, leitura rítmica e melódica, expressão, criatividade, manuseio com instrumentos de percussão e flauta doce.

Nas aulas busca-se trazer o universo musical à vivência da criança, desenvolvendo os aspectos psicomotores, socioafetivos, audição, canto, expressão criativa e performance instrumental. Utilizando e compreendendo os elementos simbólicos da estrutura da música (leitura, escrita e interpretação musical), através da prática em conjunto. Utilizamos diversos instrumentos de percussão, o instrumental Orff (metalofones e xilofones), flauta doce, piano e muitas vezes o instrumento específico que as crianças já estão estudando como bateria, violão, violino, violoncelo, piano, entre outros.

Não se utiliza apenas uma metodologia, mas sim abordagens musicais ativas, desenvolvida por pedagogos musicais no início do século 20, como Carl Orff, Dalcroze, Willems e Kodaly. Seus ideais são escutar, executar, criar, jogar e mover. As propostas musicais são elaboradas a partir destes referenciais.

Como nesta idade as crianças já têm seus estilos, gostos e referências musicais, muitas vezes o repertório que trabalhamos é conhecido por elas, que criam melodias simples ou escolhem repertórios que executamos em grupo com instrumental Orff e os instrumentos específicos de alguns alunos, o que torna tudo mais divertido e atraente. A prática e o fazer musical cativam os pequenos músicos.

Aconteceu Piano Time: No dia 9 de março nossos alunos participaram de mais uma edição do Piano Time, no Neumarkt Shopping. As apresentações foram no hall do segundo piso do empreendimento, onde fica o piano de cauda. Essas atividades, que vão além das aulas, fazem com que nossos estudantes tenham uma vivência ampla da música e o compartilhamento com o público. A próxima apresentação será no dia 11 de maio, às 13h. Feirinha da Servidão: No dia 10 de março uma banda formada por uma parte do grupo docente da nossa escola tocou no palco da 90FM na Feirinha da Servidão. Com um repertório que trazia sucessos internacionais e nacionais, o grupo envolveu o público que estava no evento. Um agradecimento especial também ao aluno do departamento de Canto, Günther Theilacker, que abriu a apresentação. E aos professores Jurian Sutter (Vocal e Violão), Suelen Mondini (Vocal e Saxofone), Júlio Cesar Bach (Vocal e Violão), Carolina Coelho Wachholz (Violoncelo), Patricia da Veiga (Violoncelo), Eduardo Martorano Salvador (Bateria), e da secretaria o músico Thiago Freitas (Baixo elétrico).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

Oficina “A presença do ator”, com Carlos Simioni Nos dias 13 e 14 de abril, a Cia Carona Escola de Teatro recebe um dos maiores atores de teatro do Brasil, que também é reconhecido mundialmente. Carlos Simioni, do LUME Teatro, mediará a oficina “A presença do ator”. O profissional, que está envolvido no processo de montagem de A Segunda Eva, novo trabalho da Cia Carona, onde fará a direção corporal do espetáculo, também compartilhará seu conhecimento com o público de Blumenau e região através da oficina. Durante dois dias abordará as pesquisas que desenvolveu no Lume, entre elas: a presença do ator, emanação de energia, a construção do corpo interior, e a estrutura física da voz. No curso, os alunos poderão trabalhar a dilatação do corpo, a expansão da energia no espaço, o campo magnético, a transformação do peso do corpo em energia, a ação energética e a construção da presença cênica como princípios da dança pessoal, elementos técnicos desenvolvidos durante décadas de pesquisa teatral. Natural de Curitiba (PR), Carlos Simioni é ator, pesquisador e diretor. Foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. Com um vasto currículo e experiência, atualmente participa de oito espetáculos do LUME: Kelbilim, Cravo Lírio e Rosa, Shi-Zen – Sete Cuias, Parada de Rua, Sopro, Abre-Alas , Os Bem Intencionados, Prisão para a Liberdade. Para saber mais sobre o currículo desse super profissional e sobre o LUME, acesse o Facebook da Carona. E sobre o curso, entre em contato pelo e-mail: carona@ciacarona.com.br ou pelos telefones: (47) 3340-2317 e 99189-9341.

Corre que ainda dá tempo! Abril é o último mês para quem deseja ser aluno da Carona Escola de Teatro. As primeiras aulas já foram realizadas, mas ainda é possível imergir nesse universo. São cinco modalidades, que visam atender diferentes idades: a Infantil 1 tem aula para crianças de sete a 12 anos; a turma Adolescente é para a faixa etária de 13 a 17 anos; a Adulto abrange maiores de 18 anos e a Técnica Clown, ou Curso de Palhaço, agrega alunos a partir de 16 anos. As aulas são totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. Mais informações em www.ciacarona.com.br ou pelo e-mail carona@ciacarona.com.br e telefone (47) 3340-2317.

Aconteceu A Segunda Eva: No dia 10 de março teve encontro criativo do espetáculo “A Segunda Eva”, com estreia marcada para setembro de 2019. Este é o novo trabalho da Cia Carona de Teatro, possibilitado pelo Prêmio Herbert Holetz, vinculado ao Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Com esses bate-papos, sempre realizados na Fundação Cultural de Blumenau, a companhia expande o processo criativo, para a montagem de uma obra colaborativa e inclusiva. A nova peça tem como temas centrais a temática LGBTTQI+ e o universo Drag Queen, proporcionando um espaço para ouvir vozes e ver pessoas que facilmente são caladas e muitas vezes invisíveis em nossa sociedade. Das Águas: No dia 29 de março teve espetáculo emocionando o público na Temporada Blumenauense de Teatro. A peça “Das Águas” mais uma vez envolveu e impactou os espectadores. Ao todo foram seis espetáculos que participaram do evento, todos com entrada gratuita e abertos a toda comunidade.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

Agende-se, tem Sesc Dança Entre os dias 26 e 28 de abril, grupos selecionados da Pró-Dança de Blumenau farão uma apresentação no 3° SESC em Dança, no Teatro Carlos Gomes. Haverão sessões com horários variados. O evento será aberto ao público, mas com venda de ingressos. Ao todo, mais de 70 grupos da região irão se apresentar nos mais diversos gêneros de dança. Foto Sabrina Marthendal

Lugar de mulher é onde ela quiser! Elas são empoderadas, livres, fortes e poderosas. As professoras Bruna Hank, Bruna Georgi e Alice Lima promoveram uma aula especial para comemorar o Dia da Mulher. O evento foi gratuito e reforçou o empoderamento feminino através dos ritmos da dança, principalmente as urbanas. Grandes nomes do cenário musical que lutam pela causa da mulher estiveram na playlist, como Beyoncé. “Todos os anos busco relembrar o motivo dessa data tão especial e o porquê deve ser lembrado e celebrado. Se hoje estamos dançando e usando a roupa que a gente bem entende, podendo falar sobre os nossos direitos e pela igualdade, é porque mulheres antes de nós sofreram, e não foi pouco. Hoje podemos dizer sim, somos mulheres, livres, poderosas e iguais. Podemos ser chefes, ser mães, ser o que a gente bem entender. Lugar de mulher é onde ela quiser”, comenta Bruna Georgi, diretora e professora da Pró-Dança de Blumenau.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Nossos apoiadores Neste mês abrimos espaço para um dos nossos apoiadores mostrar um pouco mais sobre o trabalho que realiza em prol da cultura. A Havan é a parceira para que o informativo mensal seja impresso. Se os olhos são as janelas da alma, o olhar é a expressão do coração. É por enxergar e acreditar em sonhos que a Havan investiu, nos últimos 12 meses, mais de R$ 10 milhões em projetos voltados à cultura, esporte, saúde e educação. São essas dezenas de ações espalhadas por todo o Brasil que inspiram e se fazem exemplos vivos de que um futuro melhor é apenas questão de enxergar a essência. E é por entender que todos esses olhares são expressão de esperança, que a Havan este ano vai além e deve ultrapassar os R$ 12 milhões em doações. Nem sempre podemos estar presentes em ações que mudam o mundo, mas podemos nos fazer presentes com pequenos gestos que transformam a vida de centenas de pessoas. Havan, apoiando sonhos por todo Brasil!

Foto: Brunno Covello

Projeto de Manutenção Anual está disponível para captação de recursos Ainda dá tempo de ser um apoiador do Projeto de Manutenção Anual (Pronac 185.184, da Lei de Incentivo à Cultura da Lei Rouanet). Com o valor aprovado inicialmente para captação de R$ 676.135,90 será possível capitalizar recursos para a execução da manutenção da estrutura do Teatro Carlos Gomes. Se você ficou engajado pela causa e quer nos ajudar, entre em contato através do e-mail diretoria@teatrocarlosgomes. com.br, com Elisete e saiba mais. Atualmente, as empresas Baumgarten Gráfica, CartonDruck e Senior Sistemas já são parceiras.

Desejamos felicidades aos aniversariantes de abril e maio de 2019 Março 20. Aziz Schead Abril 02. Karl F Strauss 04. Jorge José Cenci 05. Darcy Lobe Wolfgang H Enders 06. Anita Nara Araújo de Souza 07. Dieter D Siebert 10. Leopoldo Adolfo Schmaltz 14. Benta Tomelim 17. Rui Altenburg 23. Mercedes Haertel 25. Carlos Odebrecht 27. Ari Leandro Gonçalves 28. Alfredo Heinz Breitkopf João Telles 30. Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa Maio 03. Angela Ideker 05. Angelito Jose Barbieri Carlos Braga Mueller 06. Fernando Fonseca Botelho Hiltrudes de Campos 09. Maurici Nascimento 13. Paulo Gilberto Gouvêa da Costa 14. Afonso Luiz Schreiber Genésio Deschamps 16. João Maria Mosimann 18. Gerd Kurt Baumgarten 20. Tereza Palmas Ribeiro 22. Helma Treis 24. Sérgio Hammes 27. Armin Henrique Luef


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades. DUCA LEINDECKER - VOZ, VIOLÃO E PIANO Indicação: livre.

7 de abril (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Setor 1 - Até a fila H R$ 70 inteira / Setor 2 - Fila I a P R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada 20% Desconto para Clube NSC / Setor 3– fila Q em diante R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada 20% Desconto para Clube NSC, *Mais Taxas e Encargos À venda pelo site Ticket Center e Loja Colcci do Shopping Neumarkt Informações: Luciano (47) 99138-1388 / producaojoinville@terra.com.br

ESPETÁCULO TEATRAL AMOR E LIBERDADE Indicação: livre

13 de abril (sábado), às 20h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada À venda nas Casas Espíritas e na bilheteria do Teatro Informações: Marcos Túllio (47) 99111-2865 / marcos.tullio@terra.com.br ou Silvio (47) 988026782 / s.r.s@terra.com.br

VIOLETAS NA JANELA Indicação: livre

19 de abril (sexta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – Plateia R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada, Clube do Assinante NSC e Koerich / Balcão R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada, Clube do Assinante NSC e Koerich, *Mais Taxas e Encargos À venda na bilheteria do Teatro ou pelo site Blueticket Informações: www.c5producoes.com.br

O VENDEDOR DE SONHOS PEÇA TEATRAL DE AUGUSTO CURY Indicação: 14 anos

19 de maio (domingo), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – Plateia R$ 60 promocional (+ 1kg de alimento), R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada / Balcão R$ 45 promocional (+ 1kg de alimento), R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada / Camarotes 2 e 4 (Por ordem de chegada/ individual) R$ 60 promocional (+ 1kg de alimento), R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro, Lojas Multisom e site Blueticket Informações: (51) 99400-7618 ou contato@ovendedordesonhosteatro.com.br

ANAVITÓRIA – VOZ E VIOLÃO Indicação: livre.

12 de abril (sexta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: esgotados Informações: isadora@fsimas.com.br

ESPETÁCULO INFANTIL BITA E OS ANIMAIS Indicação: livre

14 de abril (domingo), às 16h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote – Plateia R$ 60 promocional (+ 1kg de alimento), R$ 90 inteira, R$ 45 meia-entrada / Balcão R$ 50 promocional (+ 1kg de alimento), R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada / Camarote R$ 80 inteira, R$ 40 meia-entrada - *Mais taxas e encargos À venda pelo site Ingresso Nacional e Lojas Multisom Informações: (41) 2101 -8292 e producao@reginavogue.com.br

3º SESC EM DANÇA Indicação: livre

26 de abril (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer 27 de abril (sábado), às 18h e às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada e comerciários À venda na bilheteria do Teatro a partir do dia 10/4 Informações: www.sesc-sc.com.br ou desiree.6941@sesc-sc.com.br (no dia 28 as apresentações e oficinas serão no Sesc)

PARALAMAS DO SUCESSO Indicação: livre.

31 de maio (sexta), às 21h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - Plateia Platinum (Fila A até J) R$ 200 / Plateia Gold R$ 140 inteira, R$ 70 meia-entrada / Balcão R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada / Camarote 2 PNE R$ 125, R$ 125 acompanhante de PNE / Camarote (6 pessoas) Esgotados / Camarote Superior (4 pessoas) R$ 750 À venda na bilheteria do Teatro, site Blueticket e Lojas Multisom Informações: Cris (48) 9 9101-0404 / cris@okusprodutora.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Doble V Soluções | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

Profile for Oficina das palavras Assessoria de Imprensa

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2019  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Abril de 2019.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2019  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Abril de 2019.

Advertisement