Page 1

Informativo

ano 17

ABR 2017

Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Apresentações de sapateado, ballet, danças urbanas e jazz aproximam público e bailarinos no Teatro Carlos Gomes A dança é a arte de movimentar o corpo, seguindo os ritmos de uma música. Transmite alegria, leveza e é também uma forma de se comunicar. E é esse espírito que os bailarinos do Pró-Dança Blumenau pretendem disseminar para quem passar pela praça do Teatro Carlos Gomes no dia 26 de abril. Será uma apresentação gratuita para comemorar o Dia Internacional da Dança. A partir das 19h, mais de 200 bailarinos subirão ao palco para apresentações de sapateado, ballet, danças urbanas e jazz. Este é o sétimo ano que a escola realiza este evento especial, que acima de tudo busca homenagear os bailarinos e todas as formas de expressão artística e corporal. “A dança é uma atividade artística e social de extrema importância. Desenvolve inúmeras qualidades físicas, psicológicas e

disciplinares. Um dos principais objetivos do praticante que procura uma aula de dança é, ao final do ano, realizar uma apresentação da coreografia que aprendeu e treinou durante o ano. Para chegar aos palcos, como farão esses bailarinos no dia 26, é necessário muita disciplina, treino e confiança”, comenta Bruna Georgi, diretora do Pró-Dança Blumenau. O Dia Internacional da Dança, que é comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no ano de 1982. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do mestre francês Jean Georges Noverre (1727-1810), que ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança antigamente.

O quê: Dia Internacional da Dança | Quando: 26 de abril, às 19h | Onde: Praça do Teatro Carlos Gomes | Entrada: Gratuita


ESCOLA DE MÚSICA

BOAS LEMBRANÇAS: EX-ALUNOS E O CARINHO PELA ESCOLA DE MÚSICA

ORQUESTRA CORDAS DO VALE

Neste ano, vamos relembrar bons momentos vividos aqui na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Ex-alunos da casa vão nos trazer lembranças de quando estavam por aqui e de como a música transformou suas vidas. “Minha experiência com o Teatro Carlos Gomes iniciou em 1963 com aulas de piano. A década de 1970 foi particularmente importante porque houve uma grande mudança na forma de se fazer, entender e estudar música. Com a criação da Escola Superior de Música sob o comando de Oscar Zander e sua renovadora visão musical, o Teatro passou a oferecer uma série de atividades, concertos e palestras inovadoras. Tivemos Festivais de Música de Inverno, onde professores de outros estados e países participaram; pianistas como: Fernando Lopes, Ingrid Serafim, Sebastian Benda; palestras com o musicólogo Kurt Lange; Master classes de piano com Bruno Seidlhofer de Viena; Concertos e apresentações; Ouvimos a pianista Lili Kraus, Artur Moreira Lima e a Orquestra Jovem com o pianista Carlos Cocarelli. Outras atividades artísticas foram a apresentação do Balet Stagium, na época um dos mais importantes e prestigiados grupos de Ballet contemporâneo do Brasil, além de exposições de artes plásticas de Elke e Lindolfo Bell. O estimulo para ampliar nossos horizontes musicais era tal, que um grupo do teatro organizou uma caravana até Porto Alegre para assistir ao pianista chileno Claudio Arrau, que vem a ser um dos expoentes pianistas do século XX. Uma das mais ricas experiências nesta fase da minha adolescência foi cantar como tenor no Coro do Câmara sob a regência do inesquecível maestro Oscar Zander. O Coro de Câmara, com um repertório vasto e eclético, com obras que iam desde a Idade Média até o século XX, apresentouse em vários lugares do estado e angariou o respeito não só da população local, mas de experts de fora da região que nos ouviram cantar. Ter sido aluno de professores como Oscar Zander (Teoria Musical, apreciação Musical Leitura Musical) com sua vasta cultura e Telmo Locatelli (Piano), foi uma experi-ência muito rica e que abriu nossos olhos para o vasto mundo da música clássica”.

Victor Bona, ex-aluno da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes

Neste ano, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes acolhe em suas salas, para os seus ensaios semanais, a Orquestra Cordas do Vale. Criado em abril de 2015, pelo violinista Paulo Augusto Mannes, em parceria com o pianista Paulino Junkes, tem como meta unir musicistas, estudantes de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico para partilhar em seus encontros o prazer de fazer música através da prática de orquestra. A Orquestra Cordas do Vale está aberta para musicistas de todas as idades. Para participar é necessário ter o conhecimento básico de seu instrumento e vontade de fazer música. Os integrantes farão parte do Programa Fidelidade da Escola de Música, que oferece uma melhor oportunidade de acesso financeiramente ao estudante de Música. Para integração na Orquestra Cordas do Vale, basta fazer contato com a secretaria da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes através do telefone (47) 3037-3400.

PROFESSOR JEAN SONTAG PARTICIPA DE CURSO DE PERFEIÇOAMENTO PARA PIANISTA ACOMPANHADOR E CO-REPETIÇÃO Com o conhecimento de que é necessário aprendizado e renovação constante, Jean Sontag, professor do Departamento de Piano da Escola de Música do TCG, ingressou neste ano, em Florianópolis, em um curso para pianista acompanhador na Opus Espaço Cultural, promovido pela Alpha Cursos de Pósgraduação e Graduação de Vitória, Espírito Santo. A duração é de um ano e quatro meses, com aulas uma vez por mês. O curso conta com professores de renome nacional e internacional e o conteúdo das aulas contempla harmonia, canção brasileira, história da música de câmara, acompanhamento para balé, piano a quatro mãos, redução de orquestra, leitura a primeira vista, cifra e acompanhamento da música popular, entre outros.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

A ARTE DE FAZER TEATRO A prática da arte teatral não existe somente para quem é considerado desenvolto e desinibido ou para quem quer ser ator. Pessoas mais tímidas ou que querem melhorar sua postura e autoconfiança também podem se beneficiar com algumas aulas de teatro. Através dessa prática você melhora o autoconhecimento e a autoestima, passando a se comunicar e se expressar de uma maneira mais segura. A arte teatral favorece o aluno nas relações humanas, na sensibilidade individual e também no contato com o coletivo. Se você quer aprender mais sobre o teatro e seus benefícios, a Carona Escola de Teatro oferece cursos para quem quer ser seguir profissionalmente no mundo das artes, mas também para quem quer mudar o seu jeito de ser, tudo de uma maneira objetiva e prática. O curso da Carona é dividido em duas etapas: a preparação do ator, onde são vistos os princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais; e a montagem, momento em que o aluno aprende sobre processo de criação do espetáculo. Venha participar!

MATRÍCULAS ABERTAS!

DIA MUNDIAL DO TEATRO No dia 27 de março comemoramos o Dia Mundial do Teatro. E é claro que não podíamos deixar de destacar essa importante data aqui. O teatro é uma arte milenar, famosa pela beleza de cenários, figurinos e diferenciais do comportamento humano. Criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), o dia também marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. “A palavra Teatro vem do grego theaomai (θεάομαι), que significa contemplar, ver. Mas não ver de forma comum, e sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo”, explica o diretor da Carona Escola de Teatro, Pépe Sedrez. Quem representa essa arte são os atores, que desempenham os mais diferentes personagens. Os espetáculos se dividem em gêneros como comédia, drama, tragédia e musical. “É diferente do cinema e da televisão, pois no palco o público consegue sentir e perceber todas as expressões e emoções representadas ao vivo e a cores”, completa.

Não perca a oportunidade de vivenciar a arte bem de perto. A Carona Escola de Teatro ainda está com as matrículas abertas, esperando por novos talentos. A escola oferece quatro modalidades de aulas divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. São elas: infantil (sete a 12 anos), adolescente (13 a 17 anos), adulto (acima de 18 anos) e ainda a técnica clown “palhaços” (acima de 16 anos). São aulas totalmente práticas, com 2h30min de duração, uma vez por semana. Para 2017, a escola traz ainda algumas novidades, como opções de aulas também no período matutino (infantil), aos sábados (a partir de 16 anos) e uma turma de terceira idade com aulas de 1h30min de duração. Os professores da escola possuem experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e apresentações nacionais e internacionais, além de atuarem em uma das companhias mais influentes do Estado, a Carona, fundada em 1995. Desde que o grupo assumiu a escola, foram mais de 100 espetáculos originais e a maioria dos textos é de criação dos próprios alunos, após as experiências vividas em sala de aula. Outro diferencial da escola é a estrutura que oferece para os alunos, já que as aulas são no Teatro Carlos Gomes, maior palco artístico de Blumenau. São três salas para trabalhos, secretaria e vestiários. Confira mais informações no site da escola www.ciacarona.com.br, pelo endereço de e-mail carona@ciacarona.com.br ou pelo telefone (47) 3340-2317.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

NOVAS PROFESSORAS NO PRÓ-DANÇA BLUMENAU O ano letivo começou com tudo na Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes. Novos talentos chegaram para abrilhantar ainda mais o time de professores do Pró-Dança Blumenau. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre elas? Alice Lima Professora de Danças Urbanas Infantil Alice dança há 15 anos. Iniciou seus estudos na Fundação Pró-Família, no projeto dança nos bairros, passando pelo jazz, ballet e capoeira. Entre as inúmeras apresentações, por dois anos consecutivos foi a escolhida para o papel principal no espetáculo “Em busca da magia”, no evento Magia de Natal de Blumenau. Em 2014 iniciou nas danças urbanas e atualmente é integrante dos grupos de competição Overnight e Avulsos, que já foi inclusive vencedor do Festival de Dança de Joinville em 2015.

Maria Agustina Videla Di Giacomo Professora de Ballet Clássico Júnior

Alice Lima

Maria Agustina

De nacionalidade Argentina, começou a sua formação nos cursos de Dança Clássica da Universidad Nacional de Cuyo, na província de Mendoza. Continuou os estudos na Academia de Danças ARA Ballet. De 2010 a 2012, teve uma ativa formação em dança moderna e contemporânea junto a seus mestres Natacha Gabrielli e Federico Castro. Em 2011 foi integrante do corpo de baile de diferentes produções de ballet em Mendoza: “La Bayadere”, a cargo de Shirley Jorquera e Ballet “Le Corsaire”, a cargo do mestre Martín Miranda, do Teatro Colón de Buenos Aires. Integrou em 2013 o “Ballet de Cámara en movimiento”, dirigido por Ana Valeria Guerra, e o Ballet del Estudio “Gurquel Lederer”, na província de Buenos Aires. Em 2015 se formou como intérprete em dança na Universidade Nacional das Artes de Buenos Aires, ano em que também integrou a Companhia de dança contemporânea da universidade, com direção da coreógrafa Roxana Grinstein. E desde o ano passado é bailarina da Master Ballet, da Cia de dança Rita Albuquerque, em Blumenau.

TURMAS INICIANTES COM MATRÍCULAS ABERTAS Você gosta de dança? Quer aprender mais sobre algum ritmo? Então venha fazer parte do PróDança Blumenau. A escola está com matrículas abertas para turmas iniciantes, ou seja, qualquer um que tenha vontade pode dançar e se divertir, venha para cá.

Confira os cronogramas de aulas: • Sapateado adulto: segunda e quarta, das 19h às 20h; • Sapateado infantil (sete a 10 anos): segunda e quarta, das 14h às 15h; • Sapateado baby (quatro a seis anos): segunda e quarta, das 16h às 16h45min; • Jazz adulto: segunda e quarta, das 10h às 11h; • Ballet adulto: segunda e quarta, das 19h às 20h, ou terça e quinta, das 8h30min às 9h30min; • Baby class ballet (três a seis anos): segunda e quarta, das 15h às 15h45min ou das 18h15min às 19h; • Dança de rua (oito a 12 anos): segunda e quarta, das 16h às 17h; • Femme style (danças urbanas adulto): segunda e quarta, das 18h às 19h; • Danças urbanas infantil (seis a oito anos): terça, das 19h10 às 20h.

CONHEÇA NOSSOS GRUPOS AVANÇADOS Você sabia que a Escola de Dança atualmente conta com dois grupos avançados? São a Cia de Sapateado do Teatro Carlos Gomes e o Grupo Avançado de Danças Urbanas. Duas equipes com muito talento. O grupo Avançado de Danças Urbanas, por exemplo, é coreografado e dirigido pela professora e coreógrafa Bruna Georgi. A técnica estudada pelo grupo é principalmente o freestyle, com influências e pinceladas de femme style, house dance, waving, entre outros. O elenco, atualmente com 30 integrantes, tem em média 16 anos e já pratica danças urbanas há mais de quatro anos. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Obrigado aos parceiros! O Teatro Carlos Gomes recebe apoio de muitos parceiros e amigos. Seja através de programas relacionados ao Governo ou não, eles ajudam a casa a seguir em frente e dessa forma incentivam a cultura local. Neste mês, o agradecimento é para quem nos auxilia na produção deste informativo, que todos os meses leva conteúdo e informação sobre o Teatro e as escolas. A diagramação é feita pelo profissional Walter Blaffert e a impressão conta com o apoio da Gráfica ZF, e ambos os trabalhos são feitos gratuitamente e na parceria. Obrigado!

ABRIL

Apoio e incentivo à cultura! Entre os nossos parceiros, neste mês, também queremos destacar a contribuição e apoio de duas empresas: a Altenburg, que mantêm as bolsas do Grupo de Sopros, e a Fundação Fritz Müller, que mantêm o Grupo de Cordas, ambos através do Programa de Manutenção de Grupos de Prática Musical. Estes convênios são renovados a cada ano e o programa tem como objetivo estimular as atividades em grupo, formar turmas iniciantes e inter-geracionais, promover a prática de conjuntos musicais e ampliar o repertório dos participantes e público. A promoção da prática de conjuntos musicais reforça o senso de coletivo e a integração entre gerações, além de oferecer disciplina aos participantes, características que contribuem na formação dos integrantes e que resultam em ganhos para as suas vidas profissionais e relações sociais. Nosso muito obrigado aos apoiadores. Se você também quer ser nosso parceiro, entre em contato através do telefone (47) 3144-1766.

Aconteceu Dia 23 de março, o músico Deco Dalponte encantou o público com o “Show Sonho de Um Cantador”. Durante duas horas ele cantou e contou sua história de mais de 30 anos de amor pela música. Um show para toda a família, onde o público pode apreciar músicas autorais e grandes sucessos de vários estilos e idiomas. Mais um talento regional brilhando nos palcos do Teatro Carlos Gomes.

TALENTO LOCAL NO PALCO DO TEATRO CARLOS GOMES

02. Karl F Strauss 05. Darcy Lobe Wolfgang H Enders 06. Anita Nara Araújo de Souza 07. Dieter D Siebert 10. João Karsten Neto Leopoldo Adolfo Schmaltz 11. Selma Ullrich Hausmann 14. Doroty Vieira Benta Tomelim 17. Rui Altenburg 22. Edson Rogério Tambosi 23. Mercedes Haertel 24. Heinz Schwanke 25. Carlos Odebrecht 27. Ari Leandro Gonçalves 28. Mary Weickert Alfredo Heinz Breitkopf João Telles 30. Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa MAIO

E neste mês de abril tem show de mais um talento regional que vai brilhar por aqui. O cantor e compositor Luiz Vicentini finaliza o seu mais recente trabalho, chegando com o CD “Os Passos do Poeta”. Dia 6 de abril, às 20h, ele sobe ao palco do auditório Willy Sievert para apresentar 13 canções inéditas e algumas participações nacionais como Alan Coutinho, Oswaldo Montenegro, Renato Teixeira, Roberto Menescal, Stephan Bellini e Zé Geraldo, assim como naipes da Orquestra Sinfônica de Curitiba. O conteúdo das letras mantém a característica de falar sobre o cotidiano de uma forma poética, em melodias simples e tocantes. Os ingressos custam R$ 50 inteira, R$ 25 meia-entrada e estão disponíveis na bilheteria do Teatro.

MISS BLUMENAU 2017 O Teatro Carlos Gomes é conhecido por ser palco dos mais diversos eventos. E no dia 27 de abril, às 20h, a casa recebe o concurso Miss Blumenau 2017. A candidata eleita aqui no palco do auditório Heinz Geyer terá a sua inscrição no Concurso Miss Santa Catarina 2017 patrocinada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica e participará de diversas viagens, com objetivo de divulgar os eventos e a cidade. Mais informações você encontra no site: www.turismoblumenau.com.br Foto: Marcelo Martins

Desejamos felicidades aos aniversariantes de abril de 2017 e maio de 2017

03. Angela Ideker 05. Angelito Jose Barbieri Carlos Braga Mueller 06. Fernando Fonseca Botelho Hiltrudes de Campos 07. Selma Curtz 09. Maurici Nascimento 11. Oscar Leitão Filho 13. Paulo Gilberto Gouvêa da Costa 14. Afonso Luiz Schreiber Genésio Deschamps 16. Hanna Hirt Duebbers João Maria Mosimann 18. Edith Herta Buhr Gerd Kurt Baumgarten 20. Tereza Palmas Ribeiro 22. Helma Treis 24. Sérgio Hammes 27. Armin Henrique Luef Lauro Cordeiro


AGENDA CULTURAL

Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

LANÇAMENTO DO CD “OS PASSOS DO POETA” DE LUIZ VICENTINI

STAND UP COMEDY COM MURILO COUTO Indicação 14 anos

Indicação livre

6 de abril (quinta), às 20h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 50 inteira e R$ 25 meia-entrada À venda na bilheteria do Teatro e Loja Brunetti (Shopping Neumarkt) Informações: luizvicentinivicentini@hotmail.com

ESPETÁCULO ROCK INCONCERT Indicação 16 anos

20 de abril (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 40 inteira; R$ 20 meia-entrada; R$ 30 Clube RBS e R$30 promocional antecipado À venda na bilheteria do Teatro e no site da Blueticket. Menores de 16 anos terão acesso ao evento somente acompanhados dos pais ou responsável legal. Menores de cinco anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar. Informações: BASE Produtora

PALESTRA CLÓVIS DE BARROS FILHO

9 de abril (domingo), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada, R$ 45 (promocional doando um quilo de alimento / RBS / Clube Blueticket), R$ 390 camarote para seis pessoas À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. Informações: www.murilocouto.com.br

OS CABRITINHOS E O LOBO MAU Indicação livre

29 de abril (sábado), às 16h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote - R$ 70 inteira, R$ 35 meia-entrada e R$ 30 antecipados com desconto especial durante a semana no teatro de terça a sexta À venda na Bilheteria do Teatro a partir do dia 24 de abril. Informações: dutrateatro@gmail.com ou (48) 99982-3685 / 99912-8677

SHOW DE HUMOR COM PAULINHO MIXARIA TEMPORADA 2017

Indicação livre

11 de maio (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada e R$ 70 Clube Blueticket, Associados ACIB e Clube do Assinante. Promoção Dia das Mães: compre um ingresso e ganhe um para a mamãe - R$ 120 (promoção limitada). Projeto Consciência Evoluída: R$ 70 (cadastre-se no site e adquira o desconto, no dia do evento apresente um documento de identificação) À venda Site Blueticket e Lojas Multisom Informações: www.brunabuatimprodutora.com.br eventos@brunabuatimprodutora.com.br | (48) 99913-1896

Indicação livre

20 de maio (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º Lote - R$ 40 inteira, R$ 20 Clube RBS e meia-entrada À venda no site Blueticket e bilheteria do Teatro Informações: pirespublicidade@terra.com.br www.paulinhomixaria.com.br

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Abril de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Abril de 2017.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you