Page 1

Informativo Teatro Carlos Gomes - Blumenau w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

AGENDA LOTADA!

Programação para todos os gostos durante o mês de março Pre-pa-ra! O ano começou agitado e cheio de novidades pelo Teatro Carlos Gomes. Em março, a agenda de eventos está lotada com opções para quem quer curtir uma boa música, dar boas risadas, se divertir com a família ou até mesmo aprender mais sobre saúde ou economia. Quem abre a programação, no dia 3 de março, é a conhecida Déte Pexera, que traz pela terceira vez o espetáculo “Curticera”. No dia 6 de março, quem estará no Auditório Heinz Geyer é o renomado médico Drauzio Varella. Dia 9 de março tem talento local brilhando, já que Luana Machado lançará o CD Dúnamis. Já no dia 10 de março, tem programação voltada aos pequenos com “O gato de botas”. Também em março volta o Ciclo de Palestras, a partir do dia 14, quando Samy Dana abordará o tema “Brasil: perspectivas econômicas e as oportunidades”. Já no dia 15 tem muita música com o Espetáculo Bee Gees e Queen – Argentina. Dia 16 é a vez de Afonso Padilha arrancar boas gargalhadas do público no stand up “Espalhando a palavra”. E, para fechar com chave de ouro, tem gravação do especial “O papai é pop”, comMarcos Piangers, nos dias 17 e 18 de março.

ano 18

MAR 2018


ESCOLA DE MÚSICA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE MÚSICA Ana Betina Plautz Professora de Violino e Regente do Grupo de Cordas Fritz Müller

Carolina de Almeida Coelho Wachholz Professora de Musicalização para Bebês e Musicalização

Dayro Bornhausen Regente do Coro do Teatro Carlos Gomes

Eduardo Martorano Salvador Professor de Bateria

Gilmar da Silva (Mazin) Professor de Guitarra

Gracieli Fachini Professora de Canto Lírico e Canto Popular

Helio Reichert Professor de Saxofone

Jean Ricardo Sontag Professor de Piano e Teclado

João Bridi Professor de Flauta Transversal, Teoria Musical e Regente da Orquestra de Sopros

Juliana Leticia Furlani Professora de Piano e Órgão de Tubos

Júlio César Tesche Bach Professor de Musicalização, Violão e Pesquisador na área da Educação Musical

Jurian Guilherme Sutter Silveira Professor de Violão, Guitarra, Teoria da Música e Harmonia

Marcelo de Paula Professor de Contrabaixo acústico, Contrabaixo elétrico e Matérias Teóricas

Mareike Valentin Professora de Canto Popular

Patricia Alzira da Veiga Professora de Violoncelo individual e Violoncelo em Grupo

Paula Tessarolo Professora de Canto Lírico e Canto Popular

Paulino Junkes Jr Professor de Piano

Paulo Mannes Professor de Violino e Viola

Reginaldo Marcos do Nascimento Professor de Piano Clássico e Popular, e pesquisador na área de Cognição Musical

Roberto Fabiano Rossbach Professor de Iniciação ao Cravo, Órgão, Regência e pesquisador na área de Musicologia

Rosemarie Meyer Professora de Piano

Sara Alicia Mazzino Pfau Professora de Piano, Teclado e Órgão

Suelen Mondini Professora de Saxofone, Clarinete, Flauta Doce, Preparação Vocal e Educação Musical

Ao longo do ano vamos apresentar o currículo completo de todos os nossos professores. Acompanhe nosso informativo mensalmente e saiba mais.

ACONTECEU Os professores aqui da Escola de Música aproveitaram as férias para viajar e descansar, mas também para observar, fazer contatos e obter aperfeiçoamento profissional em cursos e workshops. Vamos conferir tudo o que eles fizeram? Roma, na Itália, foi o destino escolhido pelos professores Suelen Mondini e Jurian Sutter. Eles estudaram o idioma italiano, foco da viagem, e visitaram lugares recheados de história e arte, lojas de música e instrumentos musicais, além de conversas e troca de experiências com musicistas da região. Gracieli Fachini, nossa professora de Canto Lírico e Canto Popular, também esteve na Itália, mas por outros motivos. Ela foi contemplada com uma bolsa de estudos para participar do Festival “Fiato al Brasile”, como representante do grupo vocal Madrigal UDESC, da Universidade do Estado de Santa Catarina, junto à professora e maestrina Cristina Emboaba. Paula Tessarolo, professora de Canto Lírico e Canto Popular, participou dos festivais Oficina de Música, no Paraná, e do Festival de música de Santa Catarina 2018 (Femusc). Patricia da Veiga, professora de Violoncelo individual e Violoncelo, também não ficou de fora do Festival de música de Santa Catarina 2018 (Femusc). Já a professora de musicalização Carolina Coelho Wachholz esteve nos Estados Unidos para observação. Lá visitou a Creation Kids Village Lower School e Escola Reggio Emilia, em Celebration, na Flórida.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE TEATRO Fábio Hostert

Ator, encenador e professor. Graduado em Educação Artística - Artes Cênicas – Licenciatura e Bacharelado e Especialista em Ensino da Arte. Sua formação também se dá em intensa parceria com a Periplo Cia Teatral (Buenos Aires/AR) e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Da Unicamp - LUME (Campinas/ SP), entre outras grupalidades de longa pesquisa acerca do fazer teatral. É ator, pesquisador e diretor na Cia Carona de Teatro em Blumenau (SC) desde o ano 2000, onde desenvolve trabalho com foco na atuação e sua relação nas linguagens contemporâneas espetaculares. Professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau, no curso de Teatro, desde 2003, e na Carona Escola de Teatro desde 2004. Também é Coordenador do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB).

Pépe Sedrez

Começou a fazer teatro em 1986 no Núcleo de Teatro e Escola (NuTE), no Teatro Carlos Gomes. Ator e diretor da Cia Carona de Teatro desde sua criação em 1995. Professor da Carona Escola de Teatro desde sua criação, em 2004. Curador e jurado do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) nas últimas seis edições (2012 a 2017). Curador e debatedor do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (FENATIB) em mais de oito edições, incluindo as últimas seis edições (2012 a 2017). Diretor Geral do “Musical Orfeu 21”, do Teatro Carlos Gomes, em 2012. Detentor de diversos prêmios de Direção Teatral. É jurado e analisador de espetáculos em vários festivais e parecerista de projetos culturais em várias cidades catarinenses.

Sabrina Marthendal

Atriz, fotógrafa de cena e professora. É bacharel em Interpretação Teatral pelo Curso de Artes Cênicas da Universidade Reg ional de Blumenau (FURB) e formada em Fotografia no curso sequencial da mesma Instituição. Começou a estudar teatro e fotografia desde 1997, realizando diversas oficinas complementares no campo da atuação com grupos como Periplo Cia Teatral (Buenos Aires/AR), Grupo XIX de Teatro (São Paulo/SP) e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais Da Unicamp - LUME (Campinas/SP). Atualmente, é atriz, pesquisadora e professora na Cia Carona de Teatro. É fotógrafa cultural ativa, trabalhando com diversos grupos teatrais da região e instituições culturais.

Sabrina Moura

Atriz, professora e pesquisadora, integrante da Cia Carona desde 2006. Graduada em Teatro (FURB), pós-graduada em Filosofia Contemporânea (FACEL), aluna regular no Curso de Pós-Graduação em Teatro (UDESC). Começou a atuar em 1996, realizando diversas oficinas complementares no campo da atuação com grupos como Periplo Cia Teatral (Buenos AIRES/AR) e o Núcleo Interdisciplinar De Pesquisas Teatrais Da Unicamp – LUME (São Paulo/SP). É autora dos projetos de pesquisa Articulando a Plateia de Teatro em Blumenau e História do Teatro em Blumenau.

ANOTE NA AGENDA! James Beck

Ator e professor. Começou a atuar em 1996. Bacharel e Licenciado em Interpretação Teatral (FURB). Pós-graduado em Educação. Integra a Cia Carona desde 2001.

“Com Açúcar, Sem Afeto”, da turma adulto, com direção do professor Pépe Sedrez, será uma das peças convidadas para a abertura da Temporada Blumenauense de Teatro (TBT). Serão quatro apresentações, dia 9 de março, às 20h e às 22h, e nos dias 10 e 11, às 22h. O momento marca o início do ano de espetáculos promovidos pelo movimento teatral dos grupos da cidade. Participe! O evento será em uma residência particular na Rua Caxambú, 150, no bairro Petrópolis. A entrada custa R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

CONHEÇA OS PROFESSORES DA ESCOLA DE DANÇA Alice de Lima Professora de Danças Urbanas

Bruna Roberta P. Hank Professora de Danças Urbanas

Bruna Oecksler Georgi Diretora e professora de Danças Urbanas

Carlos Augusto Almada Escalada (Guto) Professor de Danças Urbanas

Giovana Zimmermann Vieira Professora de Ballet Clássico

Jeane Beatriz Franz Civiero Professora de Ballet Clássico

Lúcia Helena Martins (Luca) Professora de Ballet, Sapateado e Jazz e Auxiliar Artístico

Michelle Beatriz de Oliveira Silveira Nicoletti Coordenadora Pedagógica e professora de Sapateado

Ao longo do ano vamos apresentar o currículo completo de todos os nossos professores. Acompanhe nosso informativo mensalmente e saiba mais.

ACONTECEU Aperfeiçoamento No mês de janeiro, a professora Luca Martins participou de um curso para professores em Joinville. Foram quatro dias de treinamento sobre a “Introdução ao Método Vaganova”, do Bolshoi Brasil, com a professora Liudmila Sinel’nikova, onde aumentou e melhorou as percepções motoras dos movimentos, assim como conhecer o método russo. O curso contou com a participação de 25 professores de todo o Brasil.

Colônia de férias Os professores Carlos Augusto Almada (Guto) e Alice Lima também passaram por um período de aperfeiçoamento. Entre os dias 13 e 20 de janeiro eles estiveram em Curitiba para participar da colônia de férias realizada na Escola Street Extreme. Durante a semana participaram de aulas de hip hop freestyle, dancehall, voguing e jazz funk.

Pró-Dança na Royal Academy of Dance A professora do Pró-Dança Michelle Nicoletti esteve em Londres no início deste ano onde visitou a Royal Academy of Dance. Lá pode conhecer toda a estrutura da escola, ver como funciona essa renomada instituição e ainda pode assistir um trecho de uma aula de Ballet para o Grau 6.

NOVA IORQUE 2018! As nossas alunas das turmas de Sapateado Teen, avançado e Cia já estão se preparando para mais uma viagem para Nova Iorque. As bailarinas vão para o Festival “Tap City”. Serão cinco dias de aulas com os melhores professores do mundo neste gênero e aulas Alunas e professoras na última visita realizada em 2015. avulsas nas melhores escolas da cidade. Ainda participarão de dois grandes momentos: apresentações no Teatro na Broadway e na Times Square. As dez alunas: Gabriele Dobuchack, Gabriela Yumi Baier, Gabriela Magagnin Stark, Maria Fernanda Baby, Maria Fernanda Seibel, Maria Luiza Jansen Silva, Gabriela Paulus Muller, Isabella Kurth, Daniela Gonzales e Marina Klassen, serão acompanhadas pelas professoras Michelle Nicoletti e Luca Martins.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


Aniversários

INSTITUCIONAL

Maestro Heinz Geyer: lembranças pelo olhar de Jacy Bruns Hoje vamos relembrar novamente bons momentos vividos na época em que o maestro Heinz Geyer brilhava em nossos palcos e encantava todos com talento e dedicação pela música. Jacy Bruns, hoje com 72 anos, esteve presente em alguns desses grandes momentos. Ele nos conta que aos 12 anos iniciou os estudos de violino no Conservatório Curt Hering, com o professor Hubert Geyer. E foi então que, aos 14, passou por um teste com o maestro Heinz Geyer, onde foi aprovado para ingressar na orquestra no grupo dos segundos violinos. “Este era o grande objetivo dos alunos do conservatório, e não poderia ser diferente comigo. Fiquei muito feliz em poder participar das atividades da orquestra e do coral do Teatro Carlos Gomes durante estes anos, ao lado de gente importante da sociedade blumenauense”, explica.

Foram quatro anos que deixaram um legado que Jacy lembra até hoje com carinho. E de todos os momentos que viveu, não consegue se lembrar de apenas um para destacar como o mais relevante. “Foram muitos, e se renovavam a cada apresentação, pois novas peças eram apresentadas e que geralmente eram muito apreciadas pelos presentes. Uma das lembranças mais agradáveis foi quando tivemos a visita do embaixador dos Estados Unidos, e no meio da apresentação ele foi convidado a participar executando violoncelo. Ele atendeu nosso convite, desceu do camarote onde estava e participou junto com todos nós. Outro fato marcante foi a gravação de dois LPs, o que exigiu um empenho todo especial com inúmeras repetições de trechos e músicas até atingirmos o ponto ideal para edição”, finaliza.

Obrigado Altenburg e Fundação Fritz Müller! Uma das maneiras de conseguirmos seguir com muitos projetos aqui dentro do Teatro Carlos Gomes é através do auxílio de empresas que são envolvidas com a causa cultural da região. Duas parceiras de longa data são as empresas Altenburg e Fundação Fritz Müller. Mais uma vez, começamos o ano com boas notícias e com esses apoios tão importantes. A Altenburg mantém o Grupo de Sopros e a Fundação Fritz Müller o Grupo de Cordas, ambas aderiram novamente ao Programa de Manutenção de Grupos de Prática Musical. Este é um programa sem a Lei Rouanet, o que impossibilita o abate do imposto de renda, mas é de extrema importância para o desenvolvimento social dos nossos talentos e da música em nossa região. Através dele você pode contribuir para a formação continuada em música, estimulando conhecimentos na prática orquestral e a preparação destes integrantes para apresentações em concertos públicos. Aos jovens integrantes, representa ainda uma ação de contraturno escolar. Gostou do projeto ou conhece alguém que possa ter interesse em ajudar? Outros grupos também podem receber esse apoio, entre em contato com o Teatro Carlos Gomes e saiba mais. Em contrapartida, são realizadas audições com os inscritos, apresentações no Teatro e junto às empresas, sempre dentro do período do ano letivo e combinado com um mês de antecedência. Dessa forma, os alunos aprendem, evoluem e atuam na formação de plateia para as artes. Além de fidelizar empresas, integrantes e a comunidade.

Gastronomia no Teatro Carlos Gomes Além dos espaços para eventos sociais e corporativos, por aqui também oferecemos serviço de alimentação e bebidas em parceria com o Buffet Blumenau. Uma ótima opção para almoços e jantares especiais, coquetéis, coffee breaks, e, é claro, os tradicionais jantares pós formaturas, já que muitas colações de grau são realizadas aqui. São diversas opções de pratos e também cardápios preparados conforme o cliente deseja. Se você pretende organizar algo, nos procure e venha conhecer a estrutura disponibilizada. As portas estão abertas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações em: www.buffetblumenau.com.br

Desejamos felicidades aos aniversariantes! MARÇO 01. Diana Gelhardt 03. Arno Garbe Ronald Schmidt Úrsula Fouquet Brandt 04. Wally Otte Guido Otte 06. Anselmo José de Souza 08. Osny de Noronha 09. Kátia Deeke 10. Carl Heinz Lueders 15. Raul de Aguiar Hering 17. José Jaciel Karoleski Ivo José Bracht 19. José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 20. Aziz Schead 23. Avelino Lombardi 25. José Manuel Cardoso de Lemos 26. Chirochi Shimizu 28. Sueli Maria Vanzuita Petry ABRIL 02. Karl F Strauss 05. Darcy Lobe Wolfgang H Enders 06. Anita Nara Araújo de Souza 07. Dieter D Siebert 10. Leopoldo Adolfo Schmaltz 11. Selma Ullrich Hausmann 14. Doroty Vieira Benta Tomelim 17. Rui Altenburg 23. Mercedes Haertel 25. Carlos Odebrecht 27. Ari Leandro Gonçalves 28. Alfredo Heinz Breitkopf João Telles 30. Bráulio M Schloegel Maria Lucia Rosa


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação?

Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

DÉTE PEXERA CURTICERA Indicação livre

3 de março (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - R$ 60 inteira, R$ 30 meia-entrada R$ 30 promocional + 1 produto de limpeza (produto deverá ser entregue no dia do evento) À venda na bilheteria do Teatro. Informações: (47) 3346-9247 ou 99752-4418

LANÇAMENTO CD DÚNAMIS - LUANA MACHADO Indicação livre

9 de março (sexta), às 19h30min, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote: R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia-entrada Os ingressos da bilheteria do Teatro Carlos Gomes já estão esgotados, verificar disponibilidade com a produção pelo telefone (47) 99960-6094 (whats) Informações: Produtora Cult - https://pt-br.facebook.com/produtoracult/

BRASIL: PERSPECTIVAS ECONÔMICAS E OPORTUNIDADES COM SAMY DANA Indicação livre

14 de março (quarta), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: www.cdlblumenau.com.br ou (47) 3221-5777 Informações: www.cdlblumenau.com.br ou (47) 3221-5777

STAND UP COMEDY COM AFONSO PADILHA “ESPALHANDO A PALAVRA” Indicação 14 anos

16 de março (sexta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote - Plateia R$ 60 inteira, R$ 30 meia, R$ 30 Cartão Fidelidade Hausen, *2º lote - R$ 45 (promo doando 1kg de alimento) 1º lote - Plateia VIP R$ 80 inteira, R$ 40 meia, R$ 40 Cartão Fidelidade Hausen, R$ 60 (promo doando 1kg de alimento) À venda no site Blueticket e na bilheteria do Teatro. Informações: (47) 9 8438 1533 / www.hausen.art.br

PALESTRA - SAÚDE E BEM-ESTAR COM DRAUZIO VARELA Indicação livre

6 de março (terça), às 19h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 10 À venda pelo site www.bebamaisleite.com.br Informações: www.bebamaisleite.com.br ou (31) 3568-0144

O GATO DE BOTAS Indicação livre

10 de março (sábado), às 18h, Auditório Willy Sievert Ingressos: 1º lote: R$ 70 inteira, R$ 35 meia e R$ 30 antecipados À venda na bilheteria do Teatro a partir do dia 6/3 (terça-feira). Crianças acima de 1 ano pagam ingresso. Informações: dutrateatro@gmail.com (48) 99982-3685

ESPETÁCULO BEE GEES E QUEEN – ARGENTINA Indicação livre

15 de março (quinta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: R$ 40 inteira, R$ 20 meia-entrada e R$ 20 promocional antecipado À venda na bilheteria do teatro e no site www.portalticket.com.br Informações: Produtora Cult - www.produtoracult.com.br

GRAVAÇÃO DO ESPECIAL “O PAPAI É POP” COM MARCOS PIANGERS Indicação livre

17 de março (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer 18 de março (domingo), às 17h, Auditório Heinz Geyer 18 de março (domingo), às 19h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 1º lote: R$ 120 inteira, R$ 60 meia-entrada e R$ 90 solidária (Doação de 1kg de alimento não perecível – entregue no momento de acesso ao evento) À venda no site da Blueticket. Informações: BOX Produtora

21º FENATIB - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE BLUMENAU Indicação livre

13 a 20 de abril, Teatro Carlos Gomes Ingressos: Entrada Gratuita Informações: http://fenatib.com.br/

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Walter Ciro Blaffert | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Março de 2017.

[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2017  

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Março de 2017.

Advertisement