Issuu on Google+

Informativo Teatro Carlos Gomes - Blumenau

ano 17

FEV

2017

w w w. t e a t ro c a r l o s g o m e s . c o m . b r

TEATRO CARLOS GOMES FECHA BALANÇO DE 2016 COM SALDO POSITIVO EM PÚBLICO E EVENTOS Nossa casa, chamada de Teatro Carlos Gomes, é conhecida por ser um dos principais palcos culturais da região e também referência em eventos corporativos. O ano de 2017 chegou e nós já voltamos à rotina. Todas as nossas escolas também retornaram com as atividades normais. E este ano começa com boas projeções, cheio de expectativas para uma agenda cheia, trazendo opções para todos os públicos e mantendo o ritmo do último ano, que obteve um saldo positivo em eventos corporativos, culturais e também em bilheteria. Em 2016, nós realizamos 235 eventos corporativos, entre palestras, workshops, reuniões, formaturas e casamentos, fazendo com que cerca de 49 mil pessoas passassem pelos corredores do Carlos Gomes, três mil a mais em relação a 2015. Fevereiro foi o mês de destaque, com 27 eventos e mais de 6,3 mil participantes e convidados.

Já na área cultural, onde promovemos atrações ligadas à música, dança e teatro, foram mais de 78,3 mil espectadores, um número expressivo que trouxe 16,6 mil pessoas a mais que em 2015 para o Teatro. Setembro e novembro foram os melhores meses de público, que juntos somaram cerca de 34,1 mil pessoas. Já o penúltimo mês do ano, novembro, também foi destaque pelo número de eventos, um total de 28, dez a mais que no ano anterior. Em 2015, dezembro tinha sido destaque, com 18 eventos. A promessa para esse novo ano que se inicia é muita novidade. Anote aí, pois a programação já tem Legião Urbana Cover Curitiba, Queen & Bee Gees Argentina, Déte Pexera, Tiago Iorc e uma palestra com Gustavo Cerbasi. Fique de olho no nosso site, no Facebook e acompanhe nossos informativos. Vamos aproveitar e prestigiar a cultura na nossa cidade.


ESCOLA DE MÚSICA

CORO DO TEATRO CARLOS GOMES TRAZ NOVIDADES EM 2017

A VIVÊNCIA MUSICAL COMPARTILHADA NOS PALCOS DO TEATRO CARLOS GOMES

O Coro do Teatro Carlos Gomes reiniciou suas atividades em março do último ano, com 28 cantores. O grupo desenvolveu ao longo de 2016 um repertório erudito e popular, oportunizando diversas possibilidades vocais aos cantores. Apresentou-se não só nas atividades da Escola de Música, mas também em outros espaços, divulgando e promovendo a atividade coral na cidade. Atualmente, o grupo conta com 25 cantores e ensaia regularmente as quartas-feiras, das 19h30min às 21h. Em 2017 o grupo está com novidades e pretende desenvolver um repertório um pouco mais desafiador. Para isso, abriu dez novas vagas para cantores de todos os níveis e todos os candidatos são bem-vindos. Os ensaios iniciam no dia 1º de fevereiro, quarta-feira, às 19h30min nas dependências da Escola de Música. Venha participar! Mais informações na secretaria da escola através do telefone (47) 3037-3400

Semanalmente, ao longo de todo o ano, os alunos da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes vivenciam o aprendizado musical com seus professores até chegar o momento de compartilhar o que está sendo produzido em sala de aula com o grande público. Abremse então diversas oportunidades para que os alunos, no âmbito de suas possibilidades, possam exercitar e apresentar sua música para diferentes públicos. São realizadas apresentações internas, nas salas menores, no pequeno auditório Willy Sievert e também no grande auditório Heinz Geyer. Estas apresentações são: Pequenos Concertos, Recitais, Evento Sai do Casulo e Temporadas de Concertos. Nesta edição do Informativo vamos trazer uma pequena mostra do que foi a Temporada de Verão de Concertos e Recitais ano 2016 da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Confira:

Fotos: Michele Lamin

BOAS LEMBRANÇAS: EX-ALUNOS E O CARINHO PELA ESCOLA DE MÚSICA

Neste ano, vamos relembrar bons momentos vividos aqui na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Exalunos da casa vão nos trazer lembranças de quando estavam por aqui e como a música transformou suas vidas. “Com a Escola de Música tive a oportunidade de conhecer e tocar vários instrumentos, como flauta doce, os xilofones, o oboé, o piano, o violino e a viola e também o violão – este que veio a ser meu companheiro até os dias de hoje. Hoje sou empresário e Engenheiro de Telecomunicações. Sou também músico e faço parte de três bandas de rock: 5150 Rock Band, The Roads e Grooves. Tenho muito orgulho de ter sido aluno da Escola de Música, que norteou minha vida e adicionou coisas boas ao meu caráter. Tenho plena confiança em minha antiga mestra Noemi Kellermann e, por isso, escolhi colocar meu filho mais novo em contato com a música aqui, na Escola de Música do Teatro”. Julio Cesar Junckes Melati, 43 anos, estudou na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes dos seis aos 18 anos.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br | (47) 3037-3400


ESCOLA DE TEATRO

VEM FAZER TEATRO COM A GENTE! Gosta de teatro? Venha conhecer nossas dependências e fazer parte desta grande família. A Carona Escola de Teatro está com as matrículas abertas até março, pouco antes das aulas iniciarem, no dia seis. A escola oferece algumas modalidades de aulas divididas por idade: crianças, adolescentes e adultos. São elas: infantil 1 (sete a nove anos), infantil 2 (10 a 12 anos), adolescente (13 a 17 anos), adulto (acima de 18 anos) e ainda a técnica clown (palhaços) para adultos.

Confira nossas turmas e seus respectivos professores:

As aulas são totalmente práticas, com 2h30min de duração, realizadas uma vez por semana. Para 2017, a escola também voltou com novidades! São opções de aulas também no período matutino (infantil) e aos sábados (a partir de 16 anos).

• Adolescentes (13 a 17 anos - com experiência anterior) Professora Sabrina Moura - Terça-feira das 16h45min às 19h15min.

O curso de Teatro é dividido em duas etapas. A preparação do ator, onde são vistos os princípios básicos de interpretação, improvisação, presença cênica, jogos e dinâmicas teatrais; e a montagem, momento em que o aluno aprende sobre processo de criação do espetáculo.

• Adolescentes (13 a 17 anos) - Professor Pépe Sedrez Segunda-feira das 16h45min às 19h15min. • Infantil (7 a 12 anos) - Professora Sabrina Marthendal Terça-feira das 14h às 16h30min.

• Adultos (a partir de 18 anos - sem experiência anterior) Professor Pépe Sedrez - Terça-feira das 19h30min às 22h. • Adultos (a partir de 18 anos - com experiência anterior) Professora Sabrina Marthendal - Quarta-feira das 19h30min às 22h.

Fotos: Isabela Bugmann

• Infantil (7 a 12 anos) - Professor James Beck Quinta-feira das 9h às 11h30min. • Turma Clown (a partir de 16 anos - com/sem experiência anterior) Professor James Beck - Quinta-feira das 14h às 16h30min. • Adolescentes (13 a 17 anos - sem experiência anterior) Professor Fábio Hostert - Quinta-feira das 16h45min às 19h15min. • Adultos (com/sem experiência anterior) - Professor Fábio Hostert Quinta-feira das 19h30min às 22h. • Mista (a partir de 16 anos com/ sem experiência) Professor Pépe Sedrez - Sábados das 9h30min às 12h.

Conheça mais sobre nós no site www.ciacarona.com.br, pelo e-mail carona@ciacarona.com.br ou pelo telefone (47) 3340-2317. As matrículas podem ser feitas on-line e os links estão disponíveis no Facebook: www.facebook.com/CiaCarona.

CIA CARONA EM CIRCULAÇÃO PELO CENTRO-OESTE DO BRASIL Com o objetivo de promover a circulação cênica do espetáculo que encantou a todos, a Cia Carona de Teatro abre o mês de fevereiro com o projeto “Águas do Centro-Oeste: circulação do espetáculo Das Águas por MT, MS e GO”, contemplado com o Prêmio Funarte Edital Miryam Muniz 2015. Além das apresentações, o grupo também fará uma Roda de Conversa acerca da peça, do fazer teatral no âmbito da coletividade e sobre a vivência teatral e os processos de trabalho da Cia Carona. As cidades por onde o grupo circulará são: Anápolis e Goiânia (GO), Cuiabá e Rondonópolis (MT), Campo Grande e Dourados (MS). Mais informações sobre esse trabalho e o cronograma completo das apresentações você encontra no site do Teatro Carlos Gomes: www.teatrocarlosgomes.com.br/aconteceu

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | carona@ciacarona.com.br | (47) 3340-2317


ESCOLA DE DANÇA

VEM DANÇAR! Você gosta de dançar ou tem vontade de aprender mais sobre essa arte? A Escola de Dança do Teatro Carlos Gomes, o Pró-Dança Blumenau, tem diversas opções. Conheça um pouco mais sobre os gêneros oferecidos e venha fazer parte da nossa turma:

BALLET CLÁSSICO

Um dos estilos mais antigos de dança, o ballet encanta a quem pratica. Bailarinos que se dedicam a conhecer mais sobre esse gênero, trabalham disciplina, delicadeza e um grande conhecimento de suas capacidades corporais. Temos vários métodos de ballet pelo mundo e o Pró-Dança é credenciado por um deles: o Royal Academy of Dance, de Londres. Somos uma escola inclusiva, sem pré-requisitos ou audição. Geralmente regado à músicas clássicas, o ballet requer muita prática. Trabalha todos os músculos do corpo e faz uso das sapatilhas de ponta, quando a turma atinge determinado nível técnico.

SAPATEADO

O sapateado praticado no Pró-Dança é o estilo ‘Americano’, o mesmo dos musicais de Fred Astaire e Gene Kelly, adaptado aos dias e músicas atuais. Também chamado de Tap Dance, o gênero contagia seus praticantes com o barulho das chapinhas. Além de ser uma dança percussiva, o sapateado também movimenta bastante todo o corpo e ajuda os alunos a perderem várias calorias! Quanto mais alto o nível da aula, maior o gasto de energia. Tudo isso aliado ao seu elemento principal: o ritmo.

Fotos: Giovanni Silva

JAZZ

É um gênero de dança bastante atual. Tem a base dos seus movimentos no ballet clássico e na dança contemporânea. Utiliza músicas do estilo “Dance Music” e seus movimentos são soltos e sensuais.

Nas aulas de jazz, os alunos trabalham intensamente o físico, com alongamento, coordenação motora, força muscular, musicalidade, postura e muita animação. É indicado para todos, crianças e adultos, homens e mulheres.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

A dança contemporânea é um estilo “livre”, que não se prende a estéticas pré-estabelecidas. O projeto coreográfico é o que define que tipo de movimentação e técnica o bailarino vai utilizar. O gênero trabalha muito com improvisação e com consciência corporal. O Pró-Dança trabalha apenas com adultos, de nível avançado nesta modalidade.

DANÇAS URBANAS

As danças urbanas, também conhecidas como hip hop dance, street dance ou dança de rua, surgiu nos anos 80 na cidade de New York, nos EUA. É um gênero que se destaca pelos movimentos fortes com muita precisão, trocas rápidas de movimentações e muita coordenação motora. O tênis é o calçado utilizado para praticar essa dança, que é embalada pelo pop e hip hop. A dança de rua desenvolve inúmeras qualidades físicas, psicológicas e disciplinares. Estão entre as principais qualidades desenvolvidas: a lateralidade, musicalidade, ritmo, equilíbrio, cognição (memória), criatividade, disciplina, competitividade e integração.

NOVA DIRETORIA

Desde julho de 2016, as professoras Bruna Georgi (direita) e Michelle Silveira Nicoletti (esquerda) assumiram a direção do Pró-Dança. Depois de passarem um ano e meio em processo de transição com os antigos diretores, Bruna e Michelle iniciaram com muito sucesso sua gestão. A primeira produção da dupla foi o espetáculo de encerramento anual da escola, intitulado “Brasileirando”. A apresentação foi realizada nos dias 8 e 9 de dezembro e encantou ao público, com plateia cheia nos dois dias. Para este ano, as diretoras pretendem continuar o trabalho iniciado nos últimos meses, de aperfeiçoamento dos professores e bailarinos da escola. “Estamos empolgadas com o próximo ano. Temos vários projetos em mente e esperamos conseguir colocá-los em prática, para ver nossa escola progredir cada vez mais”, comentam. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇA www.prodanca.com | secretaria@prodanca.com | (47) 3326-9669


AGENDA CULTURAL Quer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

LEGIÃO URBANA COVER CURITIBA – TURNÊ 16 ANOS Indicação livre*

18 de fevereiro (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira, R$ 20 meiaentrada e R$ 20 promocional antecipado. À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. Informações: BASE Produtora

QUEEN & BEE GEES ARGENTINA Indicação livre*

PALESTRA COM GUSTAVO CERBASI

18 de março (sábado), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira, R$ 20 meiaentrada e R$ 20 promocional antecipado. À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket. Informações: BASE Produtora

Indicação livre*

23 de março (quinta), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 140 (+ taxa) inteira, R$ 70 (+ taxa) meia-entrada, R$ 90 (+ taxa) promocional + 1 kg de alimento não perecível e R$ 600 camarote (para quatro pessoas). À venda no site Blueticket Informações: BOX Produtora - (47) 99177-1854 ou marco@boxprodutora.com.br

DÉTE PEXERA EM “NEM TE CONTO”

TIAGO IORC Indicação livre*

24 de março (sexta), às 20h30min, Auditório Heinz Geyer Ingressos: 2º lote Plateia: R$ 120 inteira e R$ 60 meia-entrada Balcão: R$ 100 inteira e R$ 50 meia-entrada Camarote (6 pessoas): R$ 680 À venda na bilheteria do Teatro e no site Blueticket Informações: www.tiagoiorc.com

Indicação livre*

25 de março (sábado), às 20h, Auditório Heinz Geyer Ingressos: R$ 40 inteira; R$ 20 meiaentrada ou R$ 20 + um produto de limpeza que será destinado ao sítio Dona Lúcia. À venda na bilheteria do Teatro. Informações: contato@farolproducoes.com ou (47) 99635-5050

*Menores de 16 anos terão acesso somente acompanhado dos pais ou responsável legal. Menores de cinco anos não pagam ingresso desde que não ocupem lugar.

Em 2016 a Déte Pexera foi sucesso de público aqui no Teatro Carlos Gomes. A personagem leva o público às gargalhadas em suas apresentações que falam sobre o cotidiano e lotou o Auditório Heinz Geyer nos três shows realizados por aqui. E em 2017 o público já pode se preparar, no dia 25 de março ela se apresenta no palco do grande auditório.

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Free Multiagência | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | teatro@teatrocarlosgomes.com.br | www.teatrocarlosgomes.com.br

Apoio Cultural

3321.1300 - www.benner.com.br


INSTITUCIONAL

PERÍODO DE MATRÍCULAS

O ano de 2017 já começou e ainda dá tempo de você fazer sua matrícula para uma das escolas do Teatro Carlos Gomes: Música, Dança ou Teatro.

ESCOLA DE MÚSICA A secretaria da Escola de Música já está atendendo normalmente e as matrículas estão abertas.

MAIS INFORMAÇÕES

secretaria@escolademusicacarlosgomes.com.br ou (47) 3037-3400.

ESCOLA DE TEATRO

A secretaria da Escola de Teatro também já está atendendo normalmente e as matrículas vão até março.

MAIS INFORMAÇÕES

www.ciacarona.com.br; carona@ciacarona.com.br ou (47) 3340-2317.

ESCOLA DE DANÇA

A secretaria da Escola de Dança volta a atender normalmente a partir do dia 6 de fevereiro e as matrículas seguem até agosto.

MAIS INFORMAÇÕES

www.prodanca.com; secretaria@prodanca.com ou (47) 3326-9669.

OBRIGADO AOS PARCEIROS!

Nesta edição, o Teatro Carlos Gomes reservou um espaço especial para agradecer aos parceiros do Plano Anual de Manutenção 2016. A Baumgarten Gráfica Ltda, a Cartondruck Gráfica Ltda, a 43 S/A Gráfica e Editora e a Senior Sistemas S/A foram grandes apoiadoras da casa. Elas foram parceiras do projeto que ajuda a manter o Teatro e, com isso, alivia a carga tributária, cada vez mais alta. E tudo isso foi possível em virtude da aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, no artigo 18, que permite o abatimento de 100% junto às empresas tributadas com base no lucro real de até 4% do imposto devido. Com a ajuda destes apoiadores, o Teatro conseguiu ultrapassar os 20% que são necessários para o Ministério da Cultura transferir a verba para a conta de livre movimentação e, assim, colocar o projeto em prática. Muito obrigado a todos. Esperamos contar com essa parceria por muitos anos!

Foto: Clube de SC

AFINAÇÃO E REGULAGEM DOS PIANOS É preocupação da administração do Teatro e da Escola de Música afinar e regular os pianos todos os anos, no mínimo por duas vezes, para atender bem aos alunos e profissionais que trabalham com o instrumento. Ao todo, são 15 pianos, entre os de cauda e de armário. Sempre são consultados os custos de afinação e regulagem com profissionais do Estado para tomada de decisão da gestão e para atender o projeto em pauta. Quem realizou os últimos trabalhos foi Leônidas de Oliveira, profissional de Florianópolis. A rúbrica que cobriu as despesas dos dois últimos anos com a afinação e regulagem dos pianos aqui no Teatro Carlos Gomes foi do Projeto Cultura para Todos - 2ª edição, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com empresas que também participaram através dos benefícios da lei de incentivo fiscal, Lei Rouanet. As empresas Cartondruck Gráfica Ltda, Cia. Hering, WEG e 43 S/A Gráfica e Editora foram patrocinadoras desse projeto.

Aniversários Desejamos felicidades aos aniversariantes de fevereiro e março de 2017 Fevereiro 01. Osvaldo Odebrecht Filho Fabiano Soares 02. Aldo Koch 03. Paulo Roberto Bornhofen 04. Gerhard Horst Fritzsche Ingrid Egerland Mauro Luiz Kreibich 06. Silvia Siebert Manfredo Bubeck 07. Beatriz Moreira Leite Osmarina L. B. Roncaglio 09. Hedis Wiederkehr Werner Archibald Siebert Otto Baier Mirna Casas 16. Jurgen Andreaus Rolf A Werner 17. Carl H. Rothbarth 19. René Humberto Garcia Tercilio Bernardi 21. Vilberto de Oliveira Schurmann 22. Ayrton A Rebelo 23. Gilka H. Pereira Ernesto Rodolfo Hoffmann 26. Clothar Egon Schroeter 27. Ivens Freitag 28. Vera Odebrecht Celso Garcia Março 01. Diana Gelhardt Elisabeth M. I. da Silva 03. Arno Garbe Ronald Schmidt Úrsula Fouquet Brandt 04. Wally Otte Guido Otte 05. Curt Jensen 06. Anselmo José de Souza 08. Osny de Noronha 09. Etelvina Buzzi Raymundi Kátia Deeke 10. Carl Heinz Lueders 15. Raul de Aguiar Hering 17. José Jaciel Karoleski Ivo José Bracht 19. José Marinho Barbieri José Vilmar Peters Luisa Wiele Reinke Marilene de Toni 20. Aziz Schead 23. Avelino Lombardi 25. José Manuel Cardoso de Lemos 26. Chirochi Shimizu 27. Amir Carlos Mussi 28. João de Azevedo Coutinho Sueli Maria Vanzuita Petry 29. Alexandre Marcelo Reichow 31. Nair Nunes Rodacki

www.facebook.com/TeatroCarlosGomes


[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Fevereiro de 2017