Page 1

CURSO PROUCA TURMA: II TUTORA: MEIRE LÚCIA ANDRADE DA SILVA CURSISTAS: CARLA ADRIANA OLIVEIRA TEIXEIRA CLEIDE PORTILHO DE BARROS CLEYA BRIGIDA NUNES EVA FERREIRA LUZ EVILMAR FRANCELINO DE MOURA COELHO JOSEFA COELHO DOS SANTOS

Jornal/Mural “A LEITURA” SEMANA DA LEITURA DE 09 A 13 DE DEZEMBRO 2013

MIRACEMA DO TOCANTINS DEZEMBRO/2013


Jornal/Mural “A Leitura” – 1ª Edição, dezembro de 2013.

A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora

Nesta sala a turma gosta muito de leitura inclusive com gravura. Além da leitura através da gravura

usam

a

imaginação

apesar de tantos livros a turma é bem devagar, mas como a imaginação deles é fértil, andam e viajam muito, até mesmo onde seus pés jamais irão.

Leitura conquista espaço para ser atividade central nas aulas

Portanto a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e

ajuda

em

todas

as

disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático.

A leitura compartilhada é aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido, como finalidade, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias de atribuição de sentido (sejam relativas à mobilização de capacidades de leitura, ou utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de comportamentos leitores) sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando, dessa forma, que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal".


Práticas de Leitura e escrita

Portanto Portantoa aleitura leiturafrequente frequente ajuda ajuda a a criar criar familiaridade familiaridade com como omundo mundodadaescrita, escrita,por por sua sua

vez, vez,

facilita facilita

aa

alfabetização alfabetizaçãoe ajuda e ajudaem emtodas todas asas disciplinas, disciplinas, jájá que que o o principal principal suporte suporte para para o o aprendizado aprendizado nana escola escola é é o o livro . . livrodidático didático

Quanto mais cedo começa, mais chance terá de se torna um leitor assíduo.

Através da biblioteca que temos na nossa escola, a leitura fica mais frequente e ajuda a fixar a grafia correta das palavras, trazendo assim vários benefícios como; •

Desenvolver o repertório;

Ligar o senso critica na tomada;

Aumenta o vocabulário;

Estimular a criatividade... podemos até mudar de vida, pois quem lê desde cedo esta muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.


Trabalhando com noticias na sala de aula. A Anotícia notíciaé écomposta compostadededuas duaspartes: partes:a a manchete e oe texto. manchete o texto. Notícia Notíciaé éum umsubstantivo substantivofeminino femininoe etem tem significado de informação, conhecimento, significado de informação, conhecimento, notificação. notificação.NoNoâmbito âmbitodadaimprensa imprensaquer quer dizer dizero oresumo resumodedeum umacontecimento acontecimentoououdede um assunto! um assunto!

Portanto, um A Reportagem Portanto, umresumo resumonão nãopode podeconter conter A Reportagem muitas muitaslinhas! linhas!A Anotícia notíciadeve devecomunicar comunicaro o A pode sersertelevisionada ouou fato e reportagem não traçar argumentos sobre ele. Areportagem pode televisionada fato e não traçar argumentos sobre ele.

impressa! impressa! A reportagem é um gênero de texto

A reportagem é um gênero de texto Trabalhando leitura através de reportagem jornalístico jornalísticoque quetransmite transmiteuma umainformação informação porpor meio dada televisão, rádio, revista. meio televisão, rádio, revista.

O Oobjetivo objetivodadareportagem reportagemé levar é levarososfatos fatos aoaoleitor leitorououtelespectador telespectadordedemaneira maneira abrangente. abrangente.Isso Issoimplica implicaememumumfator fator essencial a um jornalista: essencial a um jornalista:falar falarbem beme e escrever bem. escrever bem.

SeSetelevisionada, televisionada,a areportagem reportagemdeve deve sersertransmitida por um repórter que transmitida por um repórter que possui possuidicção dicçãopausada pausadae eclara clarae e linguagem direta, precisa e linguagem direta, precisa e sem sem incoerências. incoerências.Além Alémdedesaber saberutilizar utilizar a aentonação entonaçãoque quedádávida vidaàsàspalavras, palavras, uma umavez vezque querepresenta representananafala falaosos sinais de pontuação! sinais de pontuação!


LEITURA EM SALA DE AULA Trabalhar a leitura em sala de aula é um grande desafio para qualquer professor. Hoje as crianças encontram muitas outras opções, que segundo elas são mais prazerosas do que a leitura: televisão, vídeo game, internet, brincar de bola com os amigos, passear no shopping, dentre outros exemplos. Porém esta é uma visão que precisa ser mudada, mas não será de um para o outro, é lenta e gradual. É uma educação em conjunto família e escola. A criança precisa ser estimulada tanto pelos pais, que leem para a criança, até em sala de aula, onde o professor é o motivador a descobrir um novo mundo e soltar a imaginação através de um bom livro. É necessário o incentivo a cultura da leitura e somente um esforço em conjunto isso será possível.

DICAS DICASPARA PARAAALEITURA LEITURAVIRAR VIRARUMA UMABRINCADEIRA BRINCADEIRA

FAZER UMA BOA FAZER UMA BOA ENCENAÇÃO ENCENAÇÃO TEATRAL.... TEATRAL....

USAR OBJETOS DE CASA PARA INTERPRETAR....

O LIVRO PODE VIRAR UM BRINQUEDO E A ESCOLA É UM ÓTIMO ESPAÇO PARA ISTO ACONTECER.

DESENHAR AS HISTORINHAS..


Sendo assim, apresentamos um pouquinho da importância de ler, leiam jornais, revistas e torne a leitura algo prazeroso, pois, a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Referencias BibliogrĂĄficas http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com, acessada em 09/12/2013

Jornal mural campoverde  

Oficina Jornal Mural

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you