Issuu on Google+

Jornal da Escola Municipal Santa Marina Miracema do Tocantins

Dezembro de 2013


Curso: Prouca Tutora: Meire LĂşcia Andrade Alunas: Deusilene, Maria Elzira


Escola Municipal Santa Marina


Alunos e Professores


Aula diferenciada realizadas pelas Professoras: Deusilene Cardoso e Maria Elzira


Você confere nesta edição: Escola Santa Marina conta com nova parceria. Horários das provas da 1a e 2a fase. (p. 02). Recadinhos da diretora Lidiane Lopes (p. 02) 4. Projeto horta na escola (p. 02) 5. Entrevista com Maria de Jesus, coordenadora de apoio da Escola Mul. Santa Marina (p. 03) 6. Férias: tempo de diversão em família (p.03) 7. Esportes – Copa do mundo e campeonatos (p. 04) Fique por dentro: curiosidades a respeito do mundo animal (p. 04) Tocantins está entre os primeiros do ranking de queimadas no país. Nesta mesma seção você confere os recadinhos da turma do 6o ano falando a respeito das queimadas (p. 05) Na hora do conto você confere: As bonecas da morta. Saci-Pererê. A filha mais bela. (p. 6) No cantinho da leitura você confere o que estão lendo os alunos da 2a fase da Escola Santa Marina (p. 7.No cantinho da leitura você confere o que estão lendo os alunos da 2a fase da Escola Santa Marina (p. 7)


É com imensa alegria que apresentamos à comunidade escolar a primeira edição do Jornalzinho Rural da Escola Municipal Santa Marina. Esta primeira edição ficou sob a responsabilidade da turma do 8o ano, que se mobilizou a fim de construir um trabalho com competência e qualidade. O nosso anseio é que este jornal seja mais uma ferramenta de difusão e socialização da história da comunidade bem como da construção e ampliação do conhecimento de nossos alunos. Boa Leitura a todos!


Escola Santa Marina conta com Nova parceria A Escola Santa Marina já conta com a parceria do Professor Cristovão Alves, técnico em Arte Cênica, que irá desenvolver um projeto na área da cultura e esporte. Os participantes da primeira etapa do projeto já estão sendo relacionados. A abertura das atividades esportivas será dia 27 de setembro a partir das sete da manhã, na fazenda Estevão e contará com presenças confirmadas do secretário municipal de Educação Robson Vila Nova, a prefeita Magda Borba e representantes da Associação Ação Social Jesus de Nazaré, Parceira da escola Santa Marina.


Recadinhos da diretora Por: Mariângela e Jonhs (alunos do 8o ano) A partir da próxima semana a gestora, Lidiane Lopes, com a coordenadora de apoio pedagógico, Maria de Jesus, estarão visitando os alunos com índice de falta elevado e também àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem. No dia 14 de setembro às 14h30min na escola Estadual Santa Terezinha será realizada a 2a fase das provas do OBMEP - Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Participarão do evento, quatro alunos da Escola Santa Marina.


Ato cテュvico da Escola Santa Marina.

テ馬ibus e vテ」 escolar da escola Santa Marina


Projeto Horta na Escola

O Projeto Horta na escola está sendo desenvolvido sob a liderança da professora Poliana Salgado. O projeto foi concebido com a finalidade de auxiliar na cultura alimentar e nutricional da comunidade escolar, aliando a alimentação nutritiva e saudável à educação ambiental sustentável.


Férias: Tempo de Diversão em Família Por Beatriz (aluna do 5o ano) Muitos pais usam a falta de tempo para justificar o abandono dos filhos. Durante as férias especialistas alertam: tempo livre deve ser de diversão. A realidade da família moderna, onde tanto o pai quanto a mãe precisam sair para trabalhar, causa impacto diretamente na educação dos filhos e é aí que surgem questões como: o que fazer com as crianças especialmente no período das férias? Afinal enquanto as crianças ganham mais tempo livre, a maioria dos pais continua trabalhando em ritmo normal. Por essa razão alguns pais acabam terceirizando o cuidado e a educação dos filhos, ou seja, transferem para os irmãos mais velhos, babás, escola, avós ou tios essa responsabilidade. Isso fica ainda mais acentuado no período de férias escolares. Por necessidade, comodismo ou simplesmente por não se sentirem aptos a cuidar de seus filhos, alguns pais deixam as crianças e adolescentes quase a deriva. Chama a atenção o comportamento de alguns adultos que querem apenas “se livrar das crianças”.


Entrevista com a coordenadora de apoio Maria de Jesus Por Daniel e Iracema (alunos do 8o ano) Maria de Jesus mudou-se recentemente para a Região dos Pilões e é a mais nova funcionária da Escola santa Marina. Os alunos do 8O ano fizeram uma entrevista com a nova coordenadora de apoio para saber um pouco mais a respeito desta novidade. Confira!

Alunos: Em primeiro lugar queremos agradecer a sua presença aqui na escola e também desejar a você e a sua família boas vindas. Qual seu nome? Maria de Jesus. O que está achando da escola? Ah! Eu to adorando. Desde o dia em que estive aqui para participar de um bingo realizado pela escola, eu falei pra uma colega: eu vou trabalhar aqui e aqui estou.


Esportes Por Max Gabriel e Alexandre (alunos do 8o ano) A copa do mundo

Faltam aproximadamente sete meses para a copa do mundo. Muitos brasileiros estão ansiosos esperando o dia dessa grande competição. Mas também há aqueles que acham que a copa do mundo será um atraso para o país e que também não trará nenhum benefício para a população esse evento. Mas como não tem mais jeito o melhor a fazer é torcer e desejar que esse evento chamado copa do mundo seja o melhor de todos. Pois afinal de contas, será realizado em nosso País.


Tocantins está entre os primeiros no ranking de queimadas no país Já foram registrados 2098 focos no estado, segundo o INPE. Brigadistas não são suficientes para combater os incêndios

O Tocantins está em segundo lugar no ranking das queimadas no país, segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Do começo do ano até agora, os satélites registraram 2098 focos de incêndio. O número é inferior ao ano passado, mas não tirou o Tocantins das primeiras posições do número de queimadas. Do dia 1º de julho até agora, de acordo com a Defesa Civil do Tocantins, a cada 24 horas surgem 40 novos focos de calor. Os municípios com maiores focos são Mateiros (181),Lizarda (119),Lagoa da Confusão (106) e Formoso do Araguaia (103).


A professora Iêda Passos quis saber o que os alunos do 6o ano o pensam a respeito das queimadas. Com a palavra a turma do 6o ano  Mirían Bom! Vocês estão vendo a situação que está acontecendo nas cidades e fazendas. Gente, por favor, vamos colaborar com as coisas, porque todos estão vendo a temperatura que está fazendo. Pode queimar casas de pessoas e até destruir a natureza, não há lógica em se fazer uma coisa dessas. É muita destruição. O fogo está acabando com as frutas, os animais, as árvores e muitas outras coisas. Por favor, pensem muito no que vocês estão fazendo. “É muita destruição. O fogo está acabando com as frutas, os animais, as árvores e muitas outras coisas”.


A hora do Conto:

  

O Saci-Pererê

Por Denise (aluna do 30 ano


 Cantinho da leitura Alunos do 6o ano Naiara – Bisa Bia, Bisa Bel / Ana Maria Machado. Matheus – O mistério do fundo do pote/ Ilo Krugli. Vitor – Um canudinho para dois / Eric Sanvoisin; Martin Mtje. Alunos do7o Ano Josiane- A árvore que dava dinheiro / Domingos Pellegrini. Layse – Comédia para se ler na escola / Luís Fernando Veríssimo. Doriel – Malcriadas/ Maria José Silva. Isaac – A Mão de veludo/ Eliana Martins. Vitor – Ruth Rocha conta a Odisseia. Cristiane – O triste fim de Policarpo Quaresma / Lima Barreto. Igor – Bumba na farra do boi / Gilberto Braga Melo. Rayane – Meninos eu conto / Antônio Torres. Wagner – Dona feia / Anderson de Oliveira. Alunos do 8o Alexandre- Comandante Hussi/ Jorge Araúlo. Daniel – Frankenstein/ Mary Shelley. Jonhs – Ana, onde você vai?/ Maria Colassant. Iracema- Leo, o Leipaordo/ Rinaldo Santos Teixeira. Mariângela- A Arvore que dava dinheiro- Domingos Pellegrini. Max Gabriel- O mistério do fundo do pote/ Ilo Krugli. Poliana- A Árvore que dava dinheiro/ Domingos Pellegrini. Alunos do 9o Joyce- Lenora /Heloisa Prieto. Douglas- Os miseráveis/Victor Hugo.

O que estão lendo os alunos da Escola Santa Marina?


Miracema do Tocantins Dezembro de 2013 Alunas: Deusilene, MÂŞ Elzira e MÂŞ Katiane


Oficina jornal mural