Jornal Oficina Brasil - Novembro 2013

Page 62

técnica

62

www.oficinabrasil.com.br Novembro 2013

entenda o funcionamento do módulo de ignição de potência tfi Neste mês, acompanhe o funcionamento deste módulo utilizado em veículos Ford e VW e, sabendo suas características, fica muito mais fácil realizarmos qualquer tipo de diagnóstico em caso de suspeitas de falhas neste componente móduLo de ignição de PotÊncia tfi (tHicKness fiLm ignition) flavio Xavier flaviocursos@flaviocursos.com.br

O módulo de ignição TFI é um estágio de potência, o qual controlado pela UCE tem a função de carga da bobina de ignição, para os sistemas injeção eletrônica EEC-IV, com aplicação em veículos Ford e VW. O mesmo está conectado a UCE com 6 linhas de ligação elétrica.

E

xistem comercialmente, diversos tipos de módulo de ignição de potência, mas o funcionamento deste e suas características construtivas variam bastante. Assim, este mês, vamos aprender sobre o módulo TFI.

Pino Pino módulo função uce tfi 1 16 Massa para o sensor Hall e massa da ignição (IGNGND) Negativo (linha 1) da bobina de ignição (através do 2 4 filtro IDM) Alimentação (linha 15) para a bobina de ignição e 3 --módulo TFI 4 - - - Alimentação para o sensor Hall (12 volts) Sinal do avanço de ignição (através do “Shorting Plug” 5 36 ou conector SPOUT) 6 56 Sinal do sensor Hall (PIP)

* A linha IDM (Ignition Diagnostic Monitor) é um filtro com um valor de 22,0 KΩ quando for o resistor ou 10,0 KΩ quando for a unidade plástica (caixinha de cor MARROM, ao lado da bobina de ignição).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.