Issuu on Google+

MIR

TEMA 2015: Restaurando o Altar para legitimar uma Colheita Fiel

Publicação do Ministério Internacional da Restauração Nº 808 20 de Setembro de 2015


02

ATUALIDADES

Classe Conjugal

Classe de Noivos

No próximo Domingo, 27, terá início a Classe Conjugal, destinada a casais que moram juntos, mas ainda não são casados. A Classe tem o objetivo de consolidar e ajustar o relacionamento conjugal, trazendo libertação e cura ao casal, habilitandoos para participarem do Casamento Sacerdotal, promovido pela Rede da Família.

Começa no próximo Sábado, 26, a Classe de Noivos, uma etapa importante para os nubentes antes do tão esperado ‘sim’ no Altar. A Classe tem o objetivo de proporcionar aos noivos direcionamento em diversas áreas, através de palestras específicas: As Cinco Linguagens do Amor, Comunicação, Finanças, Cerimonial, Cartório, Aliança, Saúde do Casal, dentre outras.

As ministrações serão oferecidas no Palácio da Família (Av. Pedro Teixeira, 300), aos Domingos, a partir do dia 27, das 9h às 11h, com o investimento de R$ 120,00. Mais informações com os Pastores Gilton e Sabrina Solart, pelos fones 99961.9225 e 99287.5617.

A Classe tem duração de três meses e se destina a casais que não vivem juntos. Envie e-mail para classedenoivos@hotmail.com e aguarde a ficha de inscrição. Participe! Com certeza, seu casamento vai agradecer! Mais informações com Daniela Melo pelos números 98115.5128 e 3087.2745.

Oportunidade

Levitas para o Coral O Departamento de Música convida os discípulos do MIR que desejam fazer parte do Coral para realizarem teste vocal. A maior necessidade hoje é de vozes masculinas, mas as mulheres também podem participar.

O Departamento de Comunicação do MIR está selecionando profissionais para as vagas de Designer Gráfico e Jornalista. Os interessados devem deixar CV (com foto), na Administração do MIR, em horário comercial. Pré-requisito: Nível Superior na área de interesse.

Os interessados devem marcar seu dia de teste, que será realizado aos Sábados, das 14h às 15h, na sala de ensaio do MIR. Mas, atenção: somente com agendamento! Contato: Jean Vieira (92) 98156.3915 ou 99162.2169.

Honra a quem honra No último, Sábado, 12, o Apóstolo Gean Muniz recebeu da Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia, FATEF, no Rio de Janeiro, o título de Doutor “Onoris Causa em Teologia”. Parabenizamos o Apóstolo e desejamos que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério.


ATUALIDADES

Seminário de Batalha Espiritual

03

“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” (II Coríntios 10:3-5) Durante quatro Domingos, a partir de hoje, 20, estaremos mergulhados no Seminário de Batalha Espiritual. Será um tempo para nos adestrarmos na Palavra e nos fortalecermos no Senhor e no Seu poder, utilizando as armas que estão a nosso dispor. Saber como nos posicionar no reino do espírito diante de uma guerra faz toda a diferença e nos conduz ao êxito, tornando-nos homens e mulheres valorosos em Deus e preparados para vencer principados, potestades, dominadores deste mundo tenebroso e forças demoníacas. Para este assunto tão relevante, quem estará ministrando, além do nosso Apóstolo Renê Terra Nova, será também o Apóstolo Marcel Alexandre. Participe conosco e seja poderosamente abençoado!

Feliz Aniversário | O MIR parabeniza todos os líderes e discípulos que fazem aniversário nesta semana, em especial, Apóstola Ana Márcia Britto (20/09), Apóstolo Anselmo Vasconcelos (23/09) e Apóstola Leonete Cunha (26/09). “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita (...) O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Salmos 121:5-8)


04

ESTUDO PARA OS 12

Gerando uma Nação Santa

Parte Final

Texto: “Sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pedro 1:16)

Neste estudo final, veremos que uma Nação Santa deve ser gerada também através da Política.

Verdade Central: Santidade deve ser o desejo de todo aquele que nasceu de novo. Esta é a nossa vocação: a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14). Um povo santo deve gerar uma Nação Santa.

4. Gerando uma Nação Santa através da Política A política é bíblica, Deus é o Autor dos reis e dos reinos, e a liderança e hierarquias são ideia do Pai (Gênesis 17:2-6).

Introdução: Diante de tantos desafios e esforços naturais que não funcionam, numa época em que as clínicas de autoajuda estão ampliando suas tendas para tentar minimizar a problemática de tantos doentes sociais e muito se gasta para encontrar soluções para um caráter tratado e curado socialmente, vemos que só nos resta uma saída: “Sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pedro 1:16). A santidade é o nosso legado!

Ele gosta de ver as coisas andando em funcionamento, por isso estabeleceu rei e reinos. É Ele quem levanta e exalta, é Ele quem abate aqueles que saem da Sua rota santa. Eu consigo ver um projeto político extremamente santo. O Reino é monárquico, tem Rei, tem Líder (Senhor), o Potentado das nações é o TodoPoderoso.

Povo santo e Nação Santa são os endereços que a Bíblia traz para que o líder não erre a rota que o Senhor está indicando para gerarmos um povo e, consequentemente, uma Nação. Não é muito fácil, porém não é impossível, pois o Senhor não nos entregaria uma meta para que nós errássemos e Ele mesmo nos punisse por isso. Se Ele disse que é possível ser santo assim como Ele é, assim será. Não podemos transgredir os decretos que são santos para um povo que tem a essência da vida do Autor dessa chamada extremamente profética. Nos estudos passados, vimos que uma Nação Santa é gerada por um povo que já tem esse perfil, que conhece a Palavra e tem a visão correta de quem é Deus (I Pedro 2:9,10). Vimos também que é necessário demonstrar a santidade através da vida pessoal, cada filho de Deus sendo santo na linguagem e no comportamento e que é possível gerar uma Nação Santa através do coletivo, da atuação na comunidade.

O inimigo sujou a ideia da política santa, infiltrando a mente do erro, onde nasceram os filhos da ira, ou seja, ideias do inferno, para macular a santidade e o projeto sagrado (Efésios 2:1-3). A nossa geração tem um papel fundamental: restaurar essa parte santa (política bíblica) que foi extraviada. O inimigo ganhou oportunidade, pois enfraquecemos na proposta sagrada. Hoje estamos sem nenhum temor (distantes da santidade) apoiando os profanos que mentem, enganam, distorcem, defraudam, corrompem, tiram o direito do trabalhador, não olham para a causa da viúva, do estrangeiro (decente), do órfão, do pobre e do necessitado. É hora de uma tomada de posição, pois somos fruto da semente que plantamos. Nossa orientação é para que a erva daninha seja removida. Devemos trazer de volta a árvore boa, que tem e que dá bom fruto. Vemos na vida de Samuel esse grande exemplo: ele foi


ESTUDO PARA OS 12

05

o grande restaurador e reformista da política santa, destronando Saul e impetrando Davi. Creio que essa é a nossa função. Vamos entrar nesse nível e tomarmos o que é de direito da Igreja, dos santos do Messias. Gerar uma Nação Santa não nos dá o direito de sermos passivos. Pelo contrário, a nossa santidade está na justiça de um povo, o qual resgatará a honra da sua gente e restaurará a moral de uma nação. Gerar uma Nação Santa significa que pagaremos o preço, sem perder a ética e a moral, e com seriedade e visão de conquista, devolveremos ao nosso povo tudo que fora sonhado: a dignidade. Você e eu somos partícipes dessa tremenda mudança. Conclusão Deus quer que esta sociedade esteja cem por cento aos Seus pés, para que Ele possa operar os milagres que estão destinados a nós. Sabemos que muitos são canais fechados para Deus e que Ele não Se agrada do opróbrio do Seu povo. Deus quer restaurar a nossa Nação, através do Seu povo, através da minha vida pessoal, através da vida na comunidade, sem esquecermos que fazemos parte de uma sociedade. Quando pecamos individualmente, o Senhor nos disciplina como indivíduo; quando pecamos em família, vem a maldição hereditária; quando pecamos como sociedade, cidade, Estado, Nação, somos punidos com catástrofes. A forma de anular essas maldições é um homem de Deus, um povo diferente, uma comunidade santa tomar o lugar do outro em intercessão e manter o nível de santidade, que é a fórmula de agradar a Deus. Deus é Santo em toda a Sua essência, e podemos macular a Sua santidade com as atitudes foragidas da Sua proposta, andando por caminhos que não são aprovados. A base do Trono, que é justiça e verdade, e toda a SANTIDADE são mantidas em guerra. Vemos que

os Serafins, em Isaías 6, estão honrando o Senhor, um voando frontalmente ao outro, dizendo sem parar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a Terra está cheia da sua glória.” (Isaías 6:3). A curiosidade é que eles se referem à santidade e à guerra. Até no Trono de Deus quem comanda a santidade é o Senhor dos Exércitos. Isso significa que teremos uma guerra diária, em todas as áreas da nossa vida, para mantermos o padrão da santidade. Deus estará sempre nos ensinando como devemos agir para que a santidade não caia o nível. Gerar uma Nação Santa é exatamente o que nós precisamos para que o propósito de Deus se cumpra na nossa vida. A palavra profética nos ensina que precisamos liberar essa unção, crédulos de que as novidades de Deus nos atingirão, crédulos de que o Senhor nos estimulará e que estaremos debaixo dessa luz maravilhosa, onde não há confusão nem trevas, vamos padronizar essa Nação para que tenhamos na nossa geração dias tranquilos e sossegados. Você é responsável por isso no individual. Somos responsáveis por isso no coletivo.


06

YOM KIPPUR

Perdão não se executa por sentimento, mas por ordenança e princípio. Jesus ensinou que o perdão é ilimitado. A tradição judaica liberava três vezes o mesmo erro, depois, a pessoa ficava livre para estabelecer a justiça humana (Levítico 23:26-29). Quando alguém vem na sua direção para pedir perdão, é obrigatoriedade bíblica liberar a pessoa (Mateus 18:29-35).

Jesus é o nosso Yom Kippur. Se observarmos a doutrina de Yeshua, verificamos que somos devedores de muita coisa. Muitos guardam ressentimentos e adoecem em três áreas: emocional, física e espiritual. Há muita gente doente, anulada nas conquistas por não conseguir soltar os ofensores. São síndromes que regem as vidas e prendem êxitos que estão desenhados na direção do indivíduo.

Quem não perdoa fica preso no mundo espiritual, vem uma carga sobre a pessoa. É provado que a falta de perdão é responsável por muitos tipos de doenças, principalmente nos ossos. Davi disse que enquanto ficou calado, sem pedir perdão, os seus ossos envelheceram (Salmo 6:2).

Precisamos nos posicionar! Yom Kippur é a Festa de Deus para o Perdão. Deus deixou uma festa especial para ministrar o perdão e sermos promovidos no mundo espiritual sem nenhuma pendência. O inimigo perde todas as forças quando o perdão entra em operação. As pessoas entram em níveis diferentes e são poderosamente abençoadas em tempos, épocas e estações que não são comuns. O perdão abre portas novas e fecha portas velhas.

Vemos que pessoas estão doentes, com doenças psicossomáticas, devido a amarras provenientes da falta de perdão. Quem perdoa está livre para tocar a vida com êxito, pois o perdão é a semente da liberdade. A falta de perdão é a semente para prisões. Além das doenças de alma, pessoas adoecem no físico, na mente, e ficam presas no mundo espiritual. As pessoas vingativas são reprovadas pelo Eterno. Pedro quis discutir doutrina de perdão com Jesus. Era Yom Kippur, dia de perdoar duas ou três vezes o erro reincidente. Pedro estava com a doutrina melhorada e inseriu sete vezes mais. Jesus traz o princípio eterno: setenta vezes sete porque perdão é ilimitado (Mateus 18:22). O perdão é o princípio que nos dá a chance de chegarmos à presença de Deus. Jesus veio estabelecer esses princípios pelo Calvário. Ele pediu ao Pai que perdoasse aqueles que não sabiam o que estavam fazendo (Lucas 23:34). A forma de entender Calvário é pela Cruz e o sinônimo da Cruz é o Perdão!

Se você deseja portas novas abertas na sua direção, então faça o exercício do perdão para que possa trazer mais da presença de Deus e ver a provisão do Trono sendo liberada em sua vida. O perdão é uma chamada para libertação no espírito, é promotor da cura da alma (emoções) e cura do físico. É provado que quando uma pessoa perdoa outra, ambas se sentem mais leves, mais felizes, pois a carga que pesava sobre elas já não mais existe. Yom Kippur possui vários decretos 1. Receber o Guimah Hatimah Tovah Receber o Guimah Hatimah Tovah é receber boa assinatura no Livro. Existe um livro para escrever o nome daqueles que perdoam. Estes têm a liberação de todas as suas dívidas e estão livres, libertas para fazer tudo sem pendências. Em outras palavras, a


YOM KIPPUR

07

pessoa é tirada da condenação e levada à liberdade; recebe a carta de alforria. Então, seja livre!

interpretações e dos sentimentos que permeiam vidas, histórias e históricos.

Yeshua encerrou nossa dívida e quitou a acusação. Quando você perdoa, sai do livro da condenação e entra na assinatura do Livro da Vida. Pelo perdão, você está com seu nome no Livro da Vida (Colossenses 2:12-14). 2. Entender o Kaparoth

Pelo perdão, nascem os amigos da aliança, pessoas que entram em planos sobrenaturais, tornam-se mais irmãos que os biológicos. Aliança é o Brisths, que significa expiar sangue até transferir vida pelo poder da ressurreição. Por isso, Yeshua é nosso irmão mais velho, Ele derramou sangue por nós e, pela aliança, reconciliou-nos com o Pai.

Kaparoth é expiação que liberta, é entender o poder da expiação em Yom Kippur. Todos proclamam pela expiação. É um exercício de fé, porém um cumprimento do princípio mais solene que levou Yeshua ao propiciatório, à Cruz do Calvário, para bradar: Está consumado! Perdoei as gerações do passado, do presente e do futuro!

Yom Kippur é consolidado com duas fases, dependendo do entendimento. Está ligado a dívida de sentimento ou dívida moral, ética e espiritual. De qualquer forma, só perdoamos alguém que tem uma dívida conosco. “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.” (Mateus 6:12). Perdão é um pagamento.

O Kaparoth é o derramar de vida em que, através de nossos atos de regeneração, podemos ser soltos e soltar pessoas que estão presas em nosso arraial. Às vezes, por causa de situações adversas, não conseguimos liberálas do nosso sentimento. Mas quando entendemos que o Cordeiro ferido é remédio para nossa ferida, além de curados, curamos outros tantos. Kaparoth é um derramar de vida para libertar, curar, restaurar e devolver o crédito, a integridade e a dignidade.

Em Israel e na cultura bíblica, o próximo dia 23 de Setembro é Yom Kippur e a Nação paga a dívida espiritual com um Jejum de 24 horas. E na quitação da dívida ética, moral, emocional, física e de questão pessoal, são ministrados em Yom Kippur uma oferta específica no Altar do Senhor para o Sacerdote, para que sentenças sejam removidas. Algo muito interessante, dentro da cultura hebraica, é que as pessoas ministram presentes como sinal físico para materializar o perdão e sentirem-se perdoados.

3. Ser uma Kaparáh Ser uma Kaparáh representa ser um Amigo de Aliança. O poder do perdão faz nascer novos relacionamentos, amizades e alianças, restaura situações que haviam sido quebradas e muda a perspectiva da vida. O perdão tem dois lados: o que é perdoado e o que perdoa. É uma unidade que faz com que o poder da palavra entre em operação e haja abatimento de caráter distorcido e de sentimento desordenado. As pessoas são libertas e saradas, mesmo sem sentirem nada. O perdão é uma herança que vence o sentimento para se estabelecer o princípio. Ser filho de aliança é poderoso, compreender essa potencialidade é extraordinário. Sabemos que a aliança supera as crises, os sentimentos contrários e as dores que impedem conquistas. A aliança está acima das

Yeshua é o Presente de Deus para a humanidade. Ele foi e é o maior sinal de Yom Kippur para manifestar que as dívidas espiritual, emocional, sentimental, física, ética e moral estão quitadas pelo maior Ato Profético da História: a Cruz do Calvário. Sinta-se livre! Quero, particularmente, pedir perdão se causei a você alguma arranhadura consciente ou inconsciente. Peço perdão, pois é Yom Kippur (perdão integral). Também libero a sua vida para que você possa conquistar sem nenhuma amarra no mundo espiritual. Guimah Hatimah Tovah. Uma boa assinatura! Feliz Yom Kippur! Apóstolo Renê Terra Nova


08

ESTUDO PARA AS CÉLULAS

Uma família curada “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:24-28) Há famílias que estão firmadas na Rocha, outras firmadas na areia. Há sacerdotes que são prudentes; outros, imprudentes. Jesus estava falando de estrutura, de gente que tem estrutura de rocha e de gente que tem estrutura de areia. Talvez, você esteja se perguntando: Então, quem tem estrutura de areia nunca poderá se transformar em rocha? Mas, Ele estava dando esse ensinamento para mostrar que é possível ter estrutura de areia e se transformar em rocha. Você sabe do que é feito o cristal? De areia. Deus é lindo mesmo. O cristal é uma das rochas mais duras que existem, perdendo para o rubi e o diamante. Jesus estava dizendo que podia pegar a areia e transformá-la em cristal sólido. Ele podia fazer da areia, uma rocha, bastava apenas a pessoa querer. Areia transformada em rocha Sabemos que quando olhamos para a areia, não vemos mais nada. A areia fecha tudo. Mas quando olhamos para o cristal, vemos tudo com transparência, limpidez. Deus quer fazer dessa sua areia, da casa que está balançando, uma rocha. E, para isso, irá colocá-lo em oito mil volts para que se transforme em rocha. Areia, quando pega uma carga de oito mil volts, transforma-se em rocha. Jesus quer pegar o poder do Reino e transformar a sua família para que ela seja harmônica, perfeita,

Parte Final

saudável. Isso porque quando Deus fala de casa, está falando de memorial. A casa é um memorial de referência. A maioria das pessoas não se lembra da casa onde nasceu, porque eram nômades, os pais não tinham casa própria. Mas os nossos descendentes se lembrarão da casa em que nasceram, porque em suas vidas se cumprirá a Palavra do Senhor que diz: “E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.” (Isaías 65:21-22) Os nômades não lembram o lugar onde nasceram, porque arrastaram as tendas de um lugar para outro. Mas toda casa é um memorial. Memorial é para ativar memória, lembranças, marcas. Podemos receber ajuda de psicólogo, podemos até levar a família toda para o psicólogo e ele não conseguir resolver o problema, não porque ele não seja um bom profissional, mas porque a sua família precisa é do Psicólogo da Igreja, Jesus. Ele é o Psicoterapeuta da Igreja. O Único que tem poder de curar a sua memória e remover todas as dívidas. Só Jesus pode fazer areia de casa se transformar em rocha. Você não está apenas precisando apenas de ajuda, mas de resolução. Jesus pode resolver essa crise na qual você se encontra. Deixe o Senhor fazer a obra, exponha-se a Ele e ao poder do Seu amor. Quem não se expõe não será curado, não conquistará. Deus cura no lugar da referência. A sua família é a sua referência. Então, a cura é na memória, nesse memorial chamado casa, lugar onde vivem pessoas, indivíduos que têm as suas diferenças, mas também propostas de conquistas.


ESTUDO PARA AS CÉLULAS

Jamais desista da família

09

A questão é que muitos entraram no humanismo, e desistem da família. O que precisamos é ter cumplicidade para a cura. Há mulheres que falam tão mal dos maridos, tantos maridos que falam tão mal das mulheres, quando na verdade nem um nem outro está com a razão, porque nenhum dos dois se submete ao tratamento, à cura. Há anos, venho ensinando que a melhor arma para o confronto é a rendição. A questão é que dentro de algumas famílias, quando o esposo está chateado e quer brigar, a mulher o incita ainda mais; falta sabedoria. Existe marido que faz com que a mulher seja rixosa. É prazer para eles apontar o dedo um na cara do outro. Se Deus revelasse o que acontece na casa de alguns, muitos ficariam mais que escandalizados e procurariam uma palavra para expressar tal fato. Na realidade, se você decidir mudar, antes de expor o que está acontecendo, Deus fará uma cura. Deus não quer lhe expor, Ele quer tratar o seu caráter, e o caráter da família. Ter uma família curada é possível. O Senhor quer que a sua família seja curada para que você não viva mais chorando, entristecido. Quando você chorar, as suas lágrimas serão para regar o seu rosto, como o orvalho que mantém a terra molhada para que frutos maravilhosos se manifestem. A cura é possível Creia que é possível haver uma cura extraordinária na sua casa. Todos saberão que foi o Senhor TodoPoderoso quem os assistiu, que no dia da areia trouxe do Seu Trono o Seu poder, e a casa de vocês ficou como uma rocha. Chuva, rios, ventos fortes não poderão abalar a sua essência por causa da cura do Senhor na sua família. Abra-se para receber o mover de cura que Deus quer derramar na sua casa. O mover de Deus tomará os quatro cantos para que a sua família seja um Tabernáculo de harmonia onde a presença do Altíssimo se manifestará 24 horas.

“O Senhor mudará a estrutura de areia para firmar a sua família na Rocha” Os casais serão prudentes, serão homens e mulheres que praticam a Palavra, famílias que não se esquivarão da chamada que receberam de Deus e que não tomam o profano pelo sagrado nem o sagrado pelo profano. O Senhor tem essa cura sobrenatural para cada sacerdote, cada sacerdotisa, cada filho. Para cada parte deformada da casa, Deus mudará para que se torne saudável, harmônica, perfeita, completa. O Senhor mudará a estrutura de areia para firmar a sua família na Rocha. De longe e de perto, dirão que uma coisa extraordinária Deus fez e realizou. Ele tira as vestes de luto para lhe dar vestes de alegria. Ele arranca o espírito angustiado para dar espírito de vida. A cura se manifestará e você será reconhecido como homem prudente, porque o Senhor não mente nas Suas promessas. Ninguém sabe o que você passa em família, mas o Senhor sabe de todas as coisas. Exponha-se a Ele e seja curado. Deus está vendo aquele grito guardado, o choro engasgado no peito, aquilo que dói muito e que você não aguenta mais, porque é muita chuva forte, muito rio, muito vento impetuoso... Porém, é também muita areia e, nesse ponto, você receberá o choque de Deus e será transformado em rocha.


10

NOTÍCIAS

Cuide da sua saúde Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros está acima do peso

Você já parou para pensar em como está a qualidade da sua alimentação? Muita gente não se importa tanto com isso, mas é preciso dar atenção aos alimentos, afinal, uma dieta balanceada pode ajudar, e muito, na saúde. Por isso, é preciso evitar consumir muita gordura, colesterol, sal e açúcar em excesso, carne vermelha e frituras, pois além de contribuir com o aparecimento de doenças, esses alimentos também colaboram para o excesso de peso. Uma pesquisa divulgada no mês de Agosto revelou dados preocupantes sobre o peso dos brasileiros. Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,) indicam que 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30. A obesidade é um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e câncer (para calcular seu IMC, acesse calculoimc.com.br). A pesquisa entrevistou 62.986 pessoas de todos os Estados brasileiros. Todos os entrevistados tiveram peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial medidos e 25% deles também tiveram amostras de sangue e urina coletadas para exames. Na avaliação do tamanho da cintura dos brasileiros, a conclusão foi que 37,7% têm cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. A cintura é considerada aumentada quando é maior que 88 cm para mulheres e que 102 cm para os homens. Entre elas, esse problema foi bem mais prevalente: 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens têm o problema. A pressão alta, que pode

estar relacionada ao sobrepeso, foi constatada em 22,3% dos entrevistados no momento da pesquisa. Já 5,9% das pessoas apresentavam pressão baixa. Esses dados servem de alerta para a necessidade de uma alimentação saudável e balanceada. E, para isso alguns hábitos básicos podem fazer toda diferença: diminuir o consumo de gordura, sal, alimentos industrializados, doces e refrigerantes. Outra dica é comer diariamente verduras, legumes, frutas, cereais integrais e beber em média 2 litros de água por dia. Mas, cuidar apenas da alimentação não basta para ficar com a saúde em dia. Confira outras recomendações importantes: - Praticar atividades físicas: a prática regular de exercícios ajuda no controle do peso, da pressão arterial, dos níveis de glicemia, colesterol e triglicérides, e também a diminuir o nível de estresse e de ansiedade. O recomendado é praticar uma atividade física por pelo menos 30 minutos, todos os dias. Mas lembre-se sempre de fazer uma avaliação médica antes de começar, e de procurar a orientação de um educador físico. - Consultar sempre o médico: é importante manter uma regularidade nas consultas médicas e fazer, pelo menos uma vez por ano, os exames de rotina. Problemas como diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados muitas vezes não apresentam sintomas e podem ser facilmente detectados em consultas de rotina. Para as mulheres, a consulta regular ao ginecologista também é importante, principalmente para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.


NOTÍCIAS PUBLICAÇÃO DO MINISTÉRIO INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO - MIR Estrada da Ponta Negra, 5001 Sto. Agostinho, Manaus - Amazonas www.mir12.com.br | mir@mir12.com.br Presidente Ap. Renê de Araújo Terra Nova Vice-presidente Apa. Ana Marita Terra Nova Diretor Administrativo Pr. Régis Thadeu Vice-diretor Administrativo Pr. Cesar Costa Diretora Financeira Apa. Rosângela Matos Vice-diretora Financeira Pra. Anne Menezes Diretora de Comunicação Pra. Francieme de M. L. Costa Diretora de Ação Social Pra. Lucineide Pereira Alves

11

Redação e Edição de Textos Pra. Francieme de M. L. Costa Beatriz Teixeira Cléo Pinheiro Natacha Rocha Projeto Gráfico MaurícioNascimento.com Colaboração Alessandro Bandeira Diagramação Maiko Mendonça Fotos Arquivo MIR Jornalista Responsável Cléo Pinheiro (MTB 019) Informações (92) 3342.2693 CULTOS Cultos de Celebração Domingo, 17h e 19h30. Rede de Homens Segunda-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede de Mulheres Terça-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede da Família Toda Quarta, às 19h30 Rede de Crianças Todo Sábado, às 16h Rede Juvenil Todo Sábado, às 19h Shabat Sexta-feira, às 19h30 ATENDIMENTO MIR Administração 3233-3344 | 3233-1110 Escritório JUMP 3081-4993 ICEJ - Brasil 3233-4140 Atenção: As mídias e artigos assinados são de exclusiva respon­sabilidade dos anunciantes e escritores. O MIR não se responsabiliza sobre o conteúdo e veracidade de tais palavras e mídias (ou dos fatos). Como Instituição Religiosa, o MIR não veicula no seu periódico semanal o que possa ferir ou contrariar a Palavra de Deus e a fé cristã.

- Dormir bem: em longo prazo, as noites mal dormidas podem contribuir para o aumento de peso, para o surgimento de hipertensão e depressão e também podem afetar o humor, causando irritabilidade e ansiedade. Também é importante diminuir os níveis de estresse, investindo em momentos de lazer e diversão, que gerem prazer e bem-estar. Aproveite bem essas informações e mude seus hábitos. Afinal, seu corpo é templo do Espírito Santo e a Bíblia ensina, em I Tessalonicenses 5:23, que devemos ser irrepreensíveis em tudo: espírito, alma e corpo.

Impressão: Gráfica Olitech 3237-3497

Dia 264 | 21 Set 1 Crônicas 4 Ezequiel 17 Lucas 13 e 14

Dia 265 | 22 Set 1 Crônicas 5 Ezequiel 18 Lucas 15

Dia 266 | 23 Set 1 Crônicas 6 Ezequiel 19 Lucas 16

Dia 267 | 24 Set 1 Crônicas 7 Ezequiel 20 Lucas 17

Dia 261 | 18 Set 1 Crônicas 1 Ezequiel 14 Lucas 10

Dia 268 | 25 Set 1 Crônicas 8 Ezequiel 21 Lucas 18

Dia 269 | 26 Set 1 Crônicas 9 Ezequiel 22 Lucas 19



Infomir 808