Infomir 800

Page 1

MIR Publicação do Ministério Internacional da Restauração Nº 800 26 de Julho de 2015

TEMA 2015: Restaurando o Altar para legitimar uma Colheita Fiel

6º Congresso de Mulheres

Vencendo a Crise do Século


02

ATUALIDADES


ATUALIDADES

Torre de Oração recebe sistema de monitoramento

03

A Torre de Oração do MIR está se modernizando para, a cada dia, servir melhor todos aqueles que dedicam um tempo para a oração. Desde o dia 21, a Torre conta com um sistema de monitoramento informatizado. Todos que pretendem acessar a Torre deverão preencher um cadastro e tirar uma foto. O processo é rápido e simples. Basta você apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS, Passaporte...) e seu cadastro será efetivado. A partir da segunda visita, você precisará apenas dizer o número do documento fornecido e sua entrada será liberada. O livro de oração, porém, continuará ativo, registrando para a história do MIR o nome de cada pessoa que tem utilizado a Torre como local de intercessão e campanha de oração. A administração do MIR conta com a colaboração de todos os discípulos para realizarem seu cadastro com alegria, pois o novo sistema certamente proporcionará aos dois mil usuários mensais mais segurança e organização.

Feliz Aniversário | O MIR parabeniza todos os líderes e discípulos que fazem aniversário nesta semana, em especial, Pastor Wallace Silva (30/07). “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.” (Provérbios 8:17)


04

ESTUDO PARA OS 12

Um coração de Conquistador Parte 1 Texto: “Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente... Far-te-ei fecundo extraordinariamente e de ti farei nações e reis (príncipes, conquistadores) sairão de ti.” (Gênesis 17:2,6) Verdade Central: O coração de conquistador é o de um homem que tem projetos de vida, que decidiu viver os sonhos de um líder que está acima dele. O coração de um conquistador é submisso a uma autoridade, para que não seja encaminhado pelo seu próprio desejo, pelo seu próprio coração, pelo seu próprio sentimento, pelas noções básicas da sua própria alma. Ele é alguém que reconhece e respeita a liderança. Ele sabe que há homens chamados por Deus, formados debaixo deste caráter e destes encaminhamentos para darem direções àqueles que se submetem a esses projetos de vida. Introdução: Abraão era um líder de coração conquistador, mas tinha um líder que o ensinava como caminhar, um líder de aliança que o ajudava a manter os níveis dos projetos colocados no seu coração, que o comprometia com alianças a cada passo da caminhada.

Abraão se tornou um líder exemplar, e a Bíblia diz, em Gálatas 3, que a mesma semente de Abraão, por causa de Jesus, está dentro de nós. É uma semente de fé e de encorajamento, é sobrenatural e incorruptível (I Pedro 1:23). Não é uma semente humana, é divina, que está dentro de nós para assimilarmos as coisas divinas e trazermos para este espaço físico as coisas divinas. Abraão conquistou a terra física, porque soube trazer a terra espiritual. Isto significa que a oração de Jesus não ficará sem resposta: “Venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no céu”, porque Jesus tinha o coração de um conquistador, que vive empenhado em trazer a dimensão sobrenatural para o natural. Como conquistar integralmente? Conquistamos integralmente medindo a terra. Existe uma ordem específica de Deus para Abraão, para medir a terra por largura e comprimento (Gênesis 13:17-18). Medir a terra na largura e comprimento é:

Se você quer ter um coração conquistador, precisa ser uma pessoa com o coração e caráter de aliança, sabendo que existe alguém ministrando sobre você. Temos vários níveis de liderança: líderes de Células, líderes de Equipes de 12, líderes das Gerações de 12, e todos são chamados para serem líderes de uma grande multidão.

1. Uma ordem de Deus

O coração do líder é aquele que se submete para ter liderados submetidos, que obedece para ter liderados obedientes. Abraão se submetia ao conselho do seu Senhor e por isso personificou a expressão ‘homem de fé’, porque se submetia a um conselho sobrenatural. Se quisermos conquistar no reino físico, deveremos assimilar os conselhos sobrenaturais.

Isto significa somar esforços e ter muito trabalho. Meça a terra até o tamanho que você puder.

Não é um desejo dos sentimentos humanos. Não foi Abraão que decidiu medir a terra. Ele não tinha esse entendimento, que não é natural, é sobrenatural. 2. Um desafio ao trabalho

Largura e comprimento são duas dimensões que falam de uma conquista completa. É ocupar exatamente o território que Deus nos deu. Se nós temos a mentalidade de que seremos enviados às nações, não podemos ficar pensando somente no Brasil. Somos


ESTUDO PARA OS 12

representantes legais do Céu na Terra, para irmos às nações, fazendo discípulos (Marcos 16:15). Você alcança a amplitude disso, de que você pode ser alguém que Deus enviará pelo mundo para pregar o Evangelho e fazer discípulos? Prepare seu passaporte, porque em breve você poderá estar levando o Evangelho, a Palavra da Boa Notícia e conquistando a Terra por largura e comprimento. Para ganhar as nações, basta crer e fazer uma pequena coisa que o próprio Deus disse no Salmo 8: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão.” (Salmos 2:8). Nosso problema é a incredulidade e o medo de pedir; de nos comprometermos com o que pedimos e nos frustrarmos. Comprometa-se, libere a palavra, sele-a no reino do espírito. Faça o que diz o Salmo 2:8 sabendo que será desafiado ao trabalho. Você terá muitas células, ultrapassará os alvos. O Reino de Deus será instalado através de você, mas você terá trabalho. Você é líder de multidões. Isso é utopia? Deus disse coisas ‘utópicas’ que hoje são realidades, mas quem realizou essas utopias não foi apenas Deus, foram homens corajosos que ousaram conquistar, que falaram exatamente o que Deus falou e fizeram o que Deus mandou. A expressão ‘largura e comprimento’ resume tudo para um líder conquistador. Ele deve entender qual é o espaço da sua tenda e até onde quer conquistar. Largura e comprimento falam de uma conquista integral. Não conquiste a Terra pela metade, faça-o integralmente. Seu coração de conquistador deve saber que nada lhe é demasiadamente difícil, nem é impossível. Para que se torne claro isto, saiba que só conquista aquele que possui características específicas. Características de um conquistador 1. É livre Não há como avançar se existem pendências que o amarram. Algumas pessoas se sentem como se suas mãos não estivessem preparadas para abençoar e seus pés não estivessem prontos para correr levando o Evangelho. Existem ataduras nessas pessoas.

05

É preciso detectar e resolver o problema para receberem uma mentalidade de homens e mulheres livres. Alguns estão livres, mas ainda têm uma mente presa. Estes têm que admitir que seus pés são velozes e suas mãos, adestradas. 2. Nasceu de novo Quem passou pelo novo nascimento não vive só para ocupar espaço. Veio para conquistar tudo o que Deus colocou em suas mãos. A Bíblia diz que, se nascemos de novo, somos embaixadores da parte de Cristo (II Coríntios 5:17-20). Se não tivermos essa consciência, ficaremos sentados nos bancos da Igreja. 3. Fixa no coração a terra que conquistará

Abraão tinha a promessa de Deus que Canaã, uma terra estrangeira, seria dele. Ele saiu de uma para outra nação com a mentalidade preparada para conquistá-la e não para ser escravo. Deus nos dará esta mentalidade de homens livres, chamados por Ele para conquistar territórios dentro das nações e instalar a embaixada espiritual naquele espaço físico. 4. Rompe com as velhas estruturas As velhas estruturas estão relacionadas a três níveis: familiar/pessoal; social/humanista; cultural/pagã. Abraão teve que fazer uma opção familiar, social e cultural. Hoje, uma das coisas que mais atrapalham as pessoas, impedindo-as que venham a Jesus, é a questão cultural romana. Estas pessoas estão presas à religião. Rompa com as velhas estruturas e assuma a mentalidade livre de quem nasceu de novo. O coração conquistador proclama dia e noite aquilo que Deus imprimiu no seu coração. Quando a realização de uma conquista entra no nosso coração e é verdade para nós, ficamos obstinados até que se cumpra. Fale da terra e veja-a conquistada dentro do espaço sobrenatural, até que venha para o mundo físico. Você será conhecido como um homem, uma mulher de coração conquistador e todos verão o resultado na sua vida.


06

CONGRESSO DE MULHERES

6º Congresso de Mulheres

Vencendo a Crise do Século Em 2010, o MIR deu início a um novo tempo em relação ao ministério feminino ao realizar o primeiro Congresso de Mulheres. As mulheres teriam, a partir de então, uma data especial só para elas se reunirem anualmente para abordar assuntos concernentes ao seu dia a dia. E já se vão seis anos de somatória de reuniões, comunhão, crescimento, conhecimento da Palavra de Deus e muito mais. Fazendo uma rápida retrospectiva, podemos lembrar os temas de cada Congresso de Mulheres. 2010 – Uma Geração de Mulheres de Honra 2011 – O Perfil da Mulher de Honra 2012 - Impactando sua Geração com uma Mente Brilhante 2013 – A Inteligência Emocional transforma a Geração 2014 – Uma Mente Saudável numa Geração Perversa

Chegamos à sexta edição do Congresso de Mulheres que tem crescido a cada ano em todos os níveis, proporcionando às mulheres conhecimento e estratégias para saberem quem são no Reino de Deus e como devem proceder a partir do papel da chamada que receberam. E como não poderia deixar de ser, nos dias 13 a 16 de Agosto, estaremos reunidas novamente com as mulheres de Manaus, do Amazonas, do Brasil e das nações para estudar o tema Vencendo a Crise do Século. Estamos vivendo dias difíceis e as mulheres precisam estar posicionadas para saberem como lidar com as crises da sociedade que têm entrado nos lares, tentando destruir o que temos de maior valor: a família. Para este ano, a Apóstola Marita Terra Nova compartilhou a preocupação e ao mesmo tempo o desejo do seu coração em relação ao evento: “Temos trabalhado ao longo deste ano para promover edificação na vida das mulheres. Desde o Pré-Congresso, procuramos abordar temas específicos sobre a crise do século e pedimos


CONGRESSO DE MULHERES

que cada 12 com as suas gerações convidassem as mulheres de todas as idades, independente de títulos, ou seja, de Apóstolas a discípulas, para participarem. O que importa é estar com o coração pronto para receber as novidades de Deus. Sabemos que se a unção do Espírito nos marcar, nunca mais seremos as mesmas. E esse é o desejo do nosso coração”. Você, mulher, é a nossa convidada especial. Para as que moram em Manaus, as inscrições podem ser realizadas durante os Cultos de Celebração, aos Domingos ou em horário comercial na Casa Administrativa (8h às 12h – 13h às 17h). Para todas as demais, as inscrições estão disponíveis no site www.mir12.com.br, é só clicar e se inscrever. Aguardamos vocês, de qualquer lugar do nosso querido Brasil e das nações. Não importa se você está perto ou longe, o importante é estarmos juntas, somarmos as nossas forças e crescermos no Reino, cumprindo o propósito de Deus na Terra.

O quê: 6º Congresso de Mulheres Quando: 13 a 16 de Agosto de 2015 Onde: Templo MIR

Presenças confirmadas:

07


08

ESTUDO PARA AS CÉLULAS

Parte Final

O universo das ideias

“Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.” (Amós 4:13) Vimos, na semana passada, que somos uma indústria de ideias. Algumas vêm de nós mesmos, outras são plantadas em nós por alguém ou por outras fontes. O Eterno é o maior plantador de ideias, pois ao homem, Deus dá ideias. Aprendemos que ideias surgem em meio a pressões e pessoas de êxito recebem a pressão como uma ferramenta para mudar o seu contexto e criar situações novas para trazer esperanças para si e para os outros. Vimos também que ideias saltam dentro de nós e devemos ter um celeiro, um lugar de anotações para essas ideias. Ideias também gritam, elas têm voz e se revelam através da nossa voz. Na parte final deste estudo, veremos que ideias explodem, nascem e podem ser cultivadas a fim de gerarem um futuro promissor. Ideias explodem Tenho a experiência de ver a ideia como uma semente, que quando explode, nasce uma árvore e muitos frutos se manifestam. Você tem experimentado uma explosão dentro do seu ser, que nem você mesmo aguenta, e é exatamente isso que nos incentiva a romper com mediocridades que cercam a nossa vida. Uma ideia viva nos ajuda a romper com o passado e nos projeta para o futuro. Tudo que o ser humano precisa é de uma ideia eclodindo no seu ser para ele ser alçado às novidades, construir coisas grandes e ser desafiado a renovar, a cada fase, um sonho novo. Quando eu pergunto às pessoas sobre seus sonhos, elas narram geralmente alguma coisa muito pequena para a capacidade delas.

Depois que são incentivadas, eu as vejo em outro patamar, e contemplo o novo brotando na vida delas. Explodem ideias magníficas, e regem a vida dessas pessoas, e as arrancam dos guetos, e as levam para lugares altos. Uma ideia nova vai explodir dentro de você e as novidades serão instaladas no seu caráter. Todas as vezes que alguém de relevância encontrálo, você terá uma novidade. Uma ideia nova que explodiu para dar início a um novo projeto e ajudar a consolidar os que nasceram. Ideias nascem Ideias são gestadas. Vou usar uma linguagem antropomorfa. Você se engravida de uma ideia e a gesta até que ela nasça. Existem níveis e tempos para gestações. Cada gestação obedece a um princípio, então, muitas vezes, algumas ideias levarão mais tempo do que outras para serem consolidadas. Por isso, precisamos respeitar o tempo que elas estão sendo geradas, pois se não forem aproveitadas e pacientemente esperadas, podem nascer abortos de níveis diferentes. Quando a ideia nasce, é porque era um preceito, agora é um pensamento. Tudo se move no campo da ideia. O homem conquista não pela força que possui, mas pela ideia que tem. Quanto mais ideia, mais poder; quanto mais execução, mais respeito. Você será respeitado quando suas ideias forem colocadas em ordem. O que é gerado, precisa nascer. Ideias nascem crescem e são resposta para a sociedade que está carente de líderes que raciocinem. Ideias são plantadas, isso é verdade. Quando não temos habilidade de pensar no nível de fazer valer as nossas ideias, geralmente nos tornamos uma terra fértil, preparada para receber sementes preciosas. As pessoas estão habilitadas para ser um celeiro e, ao mesmo tempo, um grande jardim para receber


ESTUDO PARA AS CÉLULAS

09

sementes que ornem, ou um grande bosque para receber sementes que deem sombra, ou um poderoso campo para receber sementes que deem fruto. Com certeza, cada categoria apresentada será admirada no seu contexto, desde o jardim até o poderoso campo. Porém, o que mais chama a atenção e causa desejo não é a flor bonita, a árvore sóbria, mas o fruto que está em uma árvore. Você sabe que o fruto desperta desejos. Por isso, desde a criação do homem, a história se confunde entre o sagrado e o profano, porque uma ideia estava sendo confrontada. O homem trocou a ideia original por uma aventura e se constituiu a queda da humanidade. “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:1-6) Se mantivermos a chamada precípua, estaremos como plantadores de ideias, ao mesmo tempo abertos para receber a semente certa na terra preparada. Você sabe que uma boa ideia pode ser cultivada, e essa ideia pode ser responsável por um futuro promissor. Então, se você é mentoreado por um líder que possui boas ideias, some com ele para juntos construírem um Planeta mais digno. Você é extremamente responsável por aquilo que plantam no jardim da sua mente. Podem estar plantando uma semente muito boa ou uma nocividade para sua geografia. Decida pelas sementes nobres e você galgará respeito na sua geração.

“Tudo que o ser humano precisa é de uma ideia eclodindo no seu ser para ele ser alçado às novidades”


10

NOTÍCIAS

Uma Igreja Viva para o Deus Vivo No dia 19, a Igreja da Restauração completou 23 anos e celebrou a Deus pelas conquistas alcançadas O aniversário de 23 anos da Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus, PIBREM, foi comemorado com Cultos de Ações de Graças ao Senhor. A celebração teve início nos dois Cultos do Domingo, 19, e continuou na Segunda, 20. A história da PIBREM foi relembrada de várias formas: nos cânticos, nos relatos, no vídeo de homenagem. Quem congrega na Restauração desde o início se emocionou ao cantar “Era um o coração, e a alma da multidão, dos que criam no Senhor...”. Também louvou a Deus com todas as forças ao som de Celebrai a Cristo, Ele é Exaltado, Grande é o Senhor. No vídeo de homenagem, a história contada através da narração e fotos sinalizou que conquistas muito maiores estão por vir. E todos, discípulos antigos e novos, puderam perceber quão especial é a nossa história. Na ministração da Palavra, Apóstolo Renê Terra Nova lembrou que a Igreja da Restauração, ao longo desses 23 anos, tem gerado culturas não apenas para a Igreja local, mas para o Corpo de Cristo. “A Igreja da Restauração tem sido um shofar de destino. Nesses anos, construímos ambientes de honra, construímos culturas. Saímos de Roma e voltamos para Jerusalém,


NOTÍCIAS PUBLICAÇÃO DO MINISTÉRIO INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO - MIR Estrada da Ponta Negra, 5001 Sto. Agostinho, Manaus - Amazonas www.mir12.com.br | mir@mir12.com.br Presidente Ap. Renê de Araújo Terra Nova Vice-presidente Apa. Ana Marita Terra Nova Diretor Administrativo Pr. Régis Thadeu Vice-diretor Administrativo Pr. Cesar Costa Diretora Financeira Apa. Rosângela Matos Vice-diretora Financeira Pra. Anne Menezes Diretora de Comunicação Pra. Francieme de M. L. Costa Diretora de Ação Social Pra. Lucineide Pereira Alves

11

Redação e Edição de Textos Pra. Francieme de M. L. Costa Beatriz Teixeira Cléo Pinheiro Natacha Rocha Projeto Gráfico MaurícioNascimento.com Diagramação Maurício Nascimento Fotos Arquivo MIR Jornalista Responsável Cléo Pinheiro (MTB 019) Informações (92) 3342.2693 CULTOS Cultos de Celebração Domingo, 17h e 19h30. Rede de Homens Segunda-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede de Mulheres Terça-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede da Família Toda Quarta, às 19h30 Rede de Crianças Todo Sábado, às 16h Rede Juvenil Todo Sábado, às 19h Shabat Sexta-feira, às 19h30 ATENDIMENTO MIR Administração 3233-3344 | 3233-1110 Escritório JUMP 3081-4993 ICEJ - Brasil 3233-4140 Atenção: As mídias e artigos assinados são de exclusiva respon­sabilidade dos anunciantes e escritores. O MIR não se responsabiliza sobre o conteúdo e veracidade de tais palavras e mídias (ou dos fatos). Como Instituição Religiosa, o MIR não veicula no seu periódico semanal o que possa ferir ou contrariar a Palavra de Deus e a fé cristã. Impressão: Gráfica Olitech 3237-3497

Dia 208 | 27 Jul 2 Samuel 13 Jeremias 17 Mateus 28

e começamos a celebrar as Festas Bíblicas. Temos a Família como visão da Igreja, a base, a célula principal, o alvo da graça divina, a menina dos olhos de Deus. Ensinamos sobre Honra e seus códigos, e aprendemos a andar honrando a Deus e o próximo. E tudo que recebemos, tivemos o prazer de compartilhar com outros”, testemunhou. O Culto encerrou com todos cantando Parabéns pra Você e uma oração final com o Apóstolo Marcel Alexandre, que pediu ao Senhor bênçãos sem medidas sobre a PIBREM, Família Terra Nova, as Igrejas sob a cobertura, os Pastores e discípulos. Que nos próximos 23 anos, a Restauração continue a ser uma Igreja Viva para o Deus Vivo e que venham conquistas ainda maiores, para que o Reino de Deus seja implantado em Manaus, no Amazonas, no Brasil e nas nações da Terra.

Dia 209 | 28 Jul 2 Samuel 14 Jeremias 18 Romanos 1 e 2

Dia 210 | 29 Jul 2 Samuel 15 Jeremias 19 Romanos 3 e 4

Dia 211 | 30 Jul 2 Samuel 16 Jeremias 20 Romanos 5 e 6

Dia 212 | 31 Jul 2 Samuel 17 Jeremias 21 Romanos 7 e 8

Dia 213 | 01 Ago 2 Samuel 18 Jeremias 22 Romanos 9

Dia 214 | 02 Ago 2 Samuel 19 Jeremias 23 Romanos 10 e 11