Infomir 786

Page 1

MIR

TEMA 2015: Restaurando o Altar para legitimar uma Colheita Fiel

Publicação do Ministério Internacional da Restauração Nº 786 19 de Abril de 2015

Porto Seguro 2015 Vai começar o Congresso que abençoa o Brasil


02

ATUALIDADES

FELIZ ANIVERSÁRIO| O MIR parabeniza todos os líderes e discípulos que fazem aniversário nesta semana, em especial, Agnes Terra Nova (20/04), Pastor Sérgio Dias (22/04) e Pastora Gersina Leal (22/04). “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Salmos 90:12)

Holocausto nunca mais! Um dia oficial para recordar fatos tristes pode não soar como uma boa ideia para muitas pessoas. Porém, para o povo judeu, manter a recordação dos heróis e mártires do Holocausto é necessário não apenas para manter viva a memória das vítimas do nazismo, como também para fazer o Holocausto chegar ao conhecimento do mundo e combater todas as atrocidades cometidas em nome do antissemitismo. Para isso, foi instituído o Yom HaShoá, dia em que os judeus relembram que uma atrocidade como foi o Holocausto não deve se repetir na História. Todos os anos, no dia 27 de Nissan (15 e 16 de abril de 2015), às 10 horas do Yom HaShoá, as sirenes aéreas soam por dois minutos. Os veículos de transporte público param por este período e as pessoas permanecem em silêncio. Estabelecimentos públicos são fechados, a televisão e rádio transmitem canções e documentários sobre o Holocausto durante todo o dia e todas as bandeiras são hasteadas a meio-mastro.

Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e prêmio Nobel da Paz em 1986, certa vez disse: “Esquecer, jamais... não relembrar o Holocausto significa assassinar as vítimas pela segunda vez; tornar-se cúmplice do inimigo. Por outro lado, relembrar significa sentir compaixão pelas vítimas de todas as perseguições”. Como Igreja de Cristo, declaramos o nosso amor pelo povo judeu e oramos ao Senhor, assim como fez o Apóstolo Paulo: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.” (Romanos 10:1)


ATUALIDADES

Um coração de criança A Rede de Crianças promoveu no Sábado, 11, uma grande festa ao Senhor com o pré-lançamento do CD Coração de Criança. Recheado de músicas de louvor ao Senhor, a música tema, de autoria de Philipe Leão e Apóstolo Luiz Vasconcelos, fala da simplicidade, fé e obediência, características essenciais para quem quer ver a Deus. O CD traz ainda a música Bênção, composta também pelo Apóstolo Luiz Vasconcelos, e músicas novas – Te Louvarei, Como na primeira vez e Sábio Rei – compostas pela Equipe de Louvor da Rede: Ricardo Feitoza, Felipe e Matheus Pereira, Viviana Lins, Gabriel Almeida, Karoline Canto e Layla Rocha, com a participação especial de Jonathas Silva e Diego dos Santos, discípulo do Pastor Hélcio Maia. O CD Coração de Criança faz parte de um projeto mais amplo desenvolvido pela Rede de Crianças, cujo objetivo é alcançar as crianças do Ministério Internacional da Restauração. Para tal, diversas atividades são desenvolvidas aos Sábados, durante o dia e, em seguida, as crianças participam do Culto da Rede, preparado especialmente para elas. No Projeto, já está em funcionamento a aula de Balé para Babys, Oficina de Dança, Coral, Escola de Líderes, e, em breve, Oficina de Artes, atividades esportivas e reforço escolar. “A Rede de Crianças convida você, papai e mamãe, a investir em seu filho, trazendo-o, todo Sábado para o Culto da Rede, incentivando-o a estar em uma Célula e se tornar um grande líder de multidão”, convidou a Apóstola Regina Vasconcelos. Prestigie o trabalho desenvolvido pela Rede de Crianças, envolva seus filhos e convide outras crianças. E não esqueça de adquirir o CD nos Cultos da Rede, todo Sábado, às 16h. #EuQueroTerUmCoraçãodeCriança #LevantandoUmaGeraçãoParaDeus

03


04

ESTUDO PARA OS 12

Você, a resposta para esta geração Texto: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6) Verdade Central: O texto de Hebreus 11:6 diz que ninguém serve a Deus sem fé. Também afirma ser necessário aproximar-se dEle, crendo que Ele existe e que é Galardoador daqueles que O buscam, daqueles que O amam. Introdução: Como Galardoador, Deus é Presenteador. Ele deu você como presente para esta geração. Você é a resposta para esta geração, porque você crê em Deus, continua firme nEle, convicto de que Ele o usará como resposta favorável para esta geração, neste século tão tumultuado. Você, filho de Deus, é a resposta favorável Você, como filho Deus, tem uma resposta boa para esta geração. Sabemos que os filmes mais assistidos hoje são sobre Zumbis, Vampiros... Filmes que expressam uma maldição eterna, porque não aceitaram a morte; é um protesto ao mundo espiritual para confrontar a doutrina de Jesus. Mostram que aqueles que recebem a visita do Zumbi, o beijo do Vampiro, tornam-se eternos. Na verdade, estão dizendo que não creem na eternidade. Atos 19:19 mostra que o êxito de Paulo veio quando todos os livros de mitologias, bruxarias foram queimados em plena praça pública. Por que isso aconteceu? Éfeso era a cidade de maior feitiçaria da Ásia. Os livros eram consagrados para a deusa Diana e depois enviados para todo o mundo. Por isso, nestes dias, Deus tem confiado à Sua Igreja a responsabilidade de ser a resposta para as perguntas que o mundo tem. Porém, essa resposta não pode ser obtusa, tola, sem sabedoria. Você faz parte da geração que será resposta para o mundo; Deus já levantou essa geração. Em II

Coríntios 4:3-9, está escrito: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” Frutificar, a escolha de Deus para nós Existe uma escolha que Deus fez para nós. Ela é clara e está registrada em João 15:16. “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai, ele vo-lo conceda.” Designar é vocacionar, comissionar. Deus nos deu uma missão; a missão que recebemos veio da parte de Deus. Tudo que precisamos entender é que a grande missão que o Pai nos entregou, para a qual Ele nos vocacionou e nos deu todas as ferramentas, capacitando-nos, é para dar frutos, frutificar. E não apenas frutificar, mas fazer com que nosso fruto seja permanente. Frutificar é uma ordem de Deus; dar frutos permanentes também é ordem de Deus. O fruto é uma qualidade no caráter do líder. Ser líder é um grande presente do PAI, significa que Ele está confiando uma das maiores missões em suas mãos. Ainda no livro de João, no capítulo 15, Jesus deixa claro que só frutifica e prossegue frutificando aquele que permanece nEle e que se deixa ser podado. Este dá, cada vez mais, mais fruto.


ESTUDO PARA OS 12

Dar frutos, frutificar frutos que permaneçam, representa estar preparado para ser tratado, para ser limpo por Deus, pelo Agricultor. Porque a vontade de Deus é que Seus filhos tornem-se líderes, sejam exemplos por causa da qualidade de vida, uma vida limpa, santa, irrepreensível. Porque só dá frutos quem é tratado, quem é limpo. Oséias 10:1 e 14:6 mostra Israel como videira e como oliveira, respectivamente. Em Mateus 21:19, mais uma vez aparece a figueira que estava sem fruto porque a planta da figueira possuía muita proteína e as pessoas tiravam para comê-la. Jesus não suportou ver aquela árvore infrutífera. Você pode imaginar o que Ele sente quando vê Seus filhos sem frutificar? Sabemos que os decretos emitidos no presente ordenam o futuro. No texto de Mateus, Jesus estava falando não com a árvore, mas com os discípulos, porque como discípulos de Jesus, temos obrigação de frutificar. Essa é nossa chamada. Somos resposta para esta geração. Frutificar está em nosso caráter Não podemos ser encontrados infrutíferos por Deus. Somos alertados sobre isso em vários textos bíblicos, mas em Tito 3:14, encontramos uma ordem expressa: “E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos.” Devemos tomar muito cuidado. Você pode ser encontrado infrutífero se não vigiar, por isso vigie! A Bíblia diz que um dia todos estaremos diante do Pai e teremos que mostrar o fruto de nossas mãos. Na verdade, esta será a primeira pergunta que ouviremos quando chegarmos ao Céu: Mostre o seu fruto. Como resposta para esta geração, precisamos dar fruto. E nosso fruto tem que ser permanente. Então, não pense que o importante é só frutificar, o fundamental é frutificar e fazer com que o fruto permaneça. O líder é um liberador de seiva, é condutor de avivamento. Os discípulos permanecerão se estiverem ligados à seiva. Mas para que permaneçam, eles precisam ver em você a seiva, a unção, a santidade de Deus, uma vida irrepreensível.

05

Na sua vida, corre a seiva de Deus. Quando você abrir a sua boca, a vida de Deus jorrará e todos ao seu redor receberão desta vida. Você será como no livro de Juízes, no qual a visão da videira é doçura, formosura e delícia. O líder tem que ter delícia, formosura e doçura para os discípulos, para liberar sobre a vida das pessoas. Dessa forma, por onde você passar, uma multidão irá querer se aninhar, abrigar-se em você, porque se sentirão acolhidos. Você é vocacionado por Deus para esta missão: frutificar. Ele o vocacionou para ser frutífero. Jesus disse que Ele é a Videira Verdadeira e Seu Pai é o Agricultor. Nós somos os ramos e se estivermos nEle, frutificaremos muito. Também, o ramo que, estando nEle, não der fruto, Ele mesmo corta. Nós não somos da geração dos que serão cortados, porque não ocupamos espaço inutilmente, mas somos daqueles que frutificam, e Ele nos limpa para que produzamos mais fruto ainda, como está descrito em João 15. Somos uma resposta de sabedoria para esta geração. Estamos limpos pela Palavra que recebemos dEle. Tudo o que precisamos fazer é permanecer nEle e Ele em nós. Somos ramos que produzirão frutos permanentes. Alegraremos o coração do Pai e cumpriremos nossa missão na Terra: frutificando e sendo resposta de Deus para esta geração.


06

PORTO SEGURO 2015

Porto Seguro 2015 Vai começar o Congresso que abençoa o Brasil

Daqui a algumas horas, vai começar, em Porto Seguro/BA, mais um Congresso de Resgate da Nação. E a 16ª edição do Projeto promete ser ainda melhor que as primeiras, com porção dobrada de unção, de palavras de ensino e estratégias para a Igreja cumprir o propósito de transformar o caráter do Brasil pelo poder da Unidade e, claro, de muita alegria.

uma estrutura enorme onde foi erguido um palco e várias arquibancadas para receber as dez mil pessoas que estão inscritas este ano. Mais de cem discípulos do MIR, em Manaus, viajaram para Porto Seguro e vão garantir toda a organização do Congresso, divididos em equipes responsáveis pela logística, intercessão, dança, música, som, iluminação, recepção e comunicação.

O clima na cidade, como ocorre todos os anos, já está transformado. Milhares de pessoas, dos quatro cantos do Brasil, chegaram e lotaram os hotéis. Vários Se você não pôde estar em Porto Seguro este ônibus, que transportam os congressistas, também são ano, pode orar para o êxito do Congresso e se vistos por toda a parte. programar para acompanhar tudo pela Rede MIR de Comunicação. A TV web do Ministério vai E tudo está pronto para o início de uma jornada que transmitir, ao vivo, a programação. vai durar cinco dias, de 21 a 25 de Abril. O site do MIR também vai trazer reportagens, fotos No Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, e vídeos com os detalhes das ministrações, dos atos a tenda que vai abrigar o público já está montada, proféticos e da apresentação dos levitas convidados, climatizada e ornada para receber os congressistas. É que este ano serão a cantora Dorothy Bedford,


PORTO SEGURO 2015

diretora, há mais de vinte anos, do Ministério de Música do New Life Christian Center, da cidade de Sant Antonio, no estado americano do Texas; o cantor Thalles Roberto e, claro, o levita Gilmar Britto, Ministro de Música do MIR e líder da equipe de música em Porto Seguro desde a primeira edição do Congresso, em 2000. Não dá para perder também as ministrações da Palavra, que serão liberadas pelo Apóstolo Renê Terra Nova. O tema Transformando o Caráter da Nação pelo Poder da Unidade será esmiuçado e promete esclarecer os líderes sobre a importância de viverem a unidade e serem modelos de integridade, a fim de terem legitimidade para clamar pela transformação do Brasil. Por todos esses motivos, fique ligado na RedeMIR e, onde quer que você esteja, seja edificado desde o Útero da Nação.

www.mir12.com.br /OficialMIR @Oficialmir @OficialMIR

07


08

ESTUDO PARA AS CÉLULAS

Cuidando da

Família

“E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.” (I Samuel 2:35)

Parte Final

Na semana passada, estudamos sobre a guerra vivida na família. Está existindo um tipo de angústia não diagnosticada em que vemos claramente que há uma disfunção, um desrespeito aos princípios da Palavra, em que somos passo a passo violentados. Os valores estão corrompidos, as pessoas não conseguem mais se respeitar dentro da família, dentro de casa. Filhos não tomam mais a bênção dos pais. Precisamos começar a trabalhar uma nova mentalidade, uma nova estrutura de família. O marido precisa aprender a ser sacerdote. A esposa precisa aprender a ser sacerdotisa. Os filhos precisam aprender a ser filhos. Mais que nunca, devemos estar em alerta, antenados, porque o diabo deseja a sua família. Se você ama a sua família, cuide dela, dê assistência a ela. Família não subsiste sozinha. Aprenderemos agora sobre os elementos que alimentam a família. Amor Uma família que é amada nunca é visitada por catástrofe de destruição, nunca será visitada de forma alguma pela separação e pelo divórcio. Uma família que se ama os filhos não são rebeldes, não vão para as drogas. Em uma família que se ama, o sacerdote tem prazer em voltar para casa, não adia o retorno para casa por causa do barzinho. Quando você vir um sacerdote fugindo da família, é porque a família é problemática. Quando uma mulher não tem prazer em realizar as suas funções enquanto sacerdotisa, é porque a família é problemática. Nenhum homem gosta de voltar para casa e saber que a sua mulher o olha como cifrão. Se você está enfrentando problemas de relacionamento familiar, creia que Deus mudará o seu histórico, prosperará a sua família. Mas, para isso, sacerdote e sacerdotisa precisam mudar a linguagem. Sua família será ampliada em todas as áreas. Sua casa será ordenada, porque a glória de Deus estará nela e vocês serão

conhecidos como aqueles que possuem uma casa que é um pedacinho do Céu. Fidelidade Fidelidade não é um cônjuge não trair o outro com uma terceira pessoa. Homem fiel à esposa não é apenas aquele que não arruma mulher fora de casa, mas que respeita a sacerdotisa. Mulher fiel ao marido não é a que nunca se deitou com outro homem, mas a que respeita o sacerdócio. Há mulheres que acham que, pelo fato de nunca terem arrumado outro homem – ainda que isso seja honroso sim – isso é tudo para uma aliança, mas não é. É preciso honrar a aliança. A fidelidade de homem para mulher está relacionada ao cuidado que um dispensa ao outro. Fidelidade é você estar gripado e o cônjuge se preocupar em cuidar de você. Se não ficar curado porque recebeu um chá, ficará por força psicológica. Muitos casamentos caem em ruína porque um cônjuge não cuida mais do outro. Já conceituamos erroneamente o que é fidelidade: não trairmos um ao outro colocando uma terceira pessoa no relacionamento, mas não é só isso. Fidelidade fala de cuidado e proteção. Observe uma mulher dirigindo sozinha. Quando ela dá uma ‘barbeirada’, o que é raro, porque elas são mais sensíveis e cuidadosas que os homens no trânsito, vem um engraçadinho para querer tirar uma brincadeira, isso se ela estiver sozinha. Mas se ela estiver acompanhada, ninguém mexe porque o marido é a segurança da mulher. A fidelidade na aliança deve sempre ser alimentada. É preciso dizer sempre ao cônjuge que ama e que respeita. Não adianta lembrar apenas na mente. Há pessoas que dizem ao cônjuge que até se lembraram de comprar uma lembrança quando passaram por um lugar x, mas não compraram. Toda lembrança tem ação.


09

ESTUDO PARA AS CÉLULAS

Mulher não gosta de saber que, ao mesmo tempo em que o marido lembrou-se de comprar algo, esqueceu. Mulher gosta de ação, de marido que se importa com as necessidades dela e até com aquilo que não é exatamente uma necessidade. Quando a lembrança não é refletida em ação, não vale ter lembrado. Você que é pai e mãe não permita que ninguém tire os seus filhos da sua casa para casar se não amá-los como você ama ou pelo menos na mesma proporção. Senão, na primeira dificuldade que enfrentarem na aliança, irão querer devolver como se fosse uma mercadoria quando não são. Mas a fidelidade faz manter a aliança até a volta do Messias. Honra Honra é um reconhecimento pelo outro. O homem gosta de ser honrado. Não há nada mais traumático para um homem do que ser desonrado pela esposa e pelos filhos. Homem não tem estrutura para desonra. De igual modo, a mulher não quer ser desonrada, nem os filhos, nem a família. Quando se quebra um princípio na família, quando o caráter não está ajustado, a família é desonrada. Quem quer ver a família desonrada? Ninguém. Então, comece a honrar sua família. Sua família será tão honrada que a libertação e a cura assistirão na porta da sua casa. A honra do Senhor habitará em sua casa. Deus é adorado através de honras. Um dos significados da palavra honra é dar o louvor correto. Uma família sobrevive com honra, cada um na sua função, mas todos honrando a família. Podemos dizer que amor, fidelidade e honra são ‘condimentos’ que temperam e fortalecem o caráter da família e fazem com que ela tenha prazer em viver na alegria e na essência da promessa, como se fosse atropelada pelas bênçãos do Senhor. Seus vizinhos correrão para a sua casa porque ela será como um pedaço do Céu na Terra. Todas as pessoas

que entrarem em sua casa verão que ela é como a base da profecia que tem palavra de vida, de poder, de conhecimento, de mudanças, onde as pessoas são ajustadas, pois ela tem a saúde do Reino e o caráter do Messias. A bênção de ter uma casa honrada é dádiva de Deus para os Seus filhos. Busque ser uma família que não perde a linha tênue, mesmo sabendo que é muito fácil encontrar no meio do caminho educadores que podem perverter o caráter da família. Seja um arauto da família em que não falta sacerdote, sacerdotisa nem herança sacerdotal. Certa vez, estava pregando sobre sacerdócio e disse que Deus faria de cada homem que estava ali um sacerdote. Um rapaz virou-se para mim e disse que não queria ser padre. Ele não compreendia a linguagem sacerdotal. Hoje temos outro entendimento e sabemos o que é ser um sacerdote. Recebemos que Deus quer fazer de nós uma família sacerdotal, filhos e filhas cheios do caráter do Messias. Sua casa e sua família serão visitadas pelo caráter do Messias. Não desista jamais da sua família, mesmo que você esteja enfrentando problemas na família, guerras, dificuldades. Creia que essa guerra tem um nome: SALVAÇÃO. A salvação tem um novo endereço e é a sua casa. Toda a sua casa será alcançada pelo amor de Deus. Se você ama a sua família, profetize sobre ela uma nova unção, ministre vida de Deus sobre a sua família, salvação para a sua casa, o caráter do Messias para o esposo, a esposa e os filhos. Não aceite nenhuma cultura contra a Palavra de Deus inserida na sua família. Resista a Satanás e, com certeza, a sua casa terá a saúde do Messias. Deseje receber a profecia de salvação sobre a sua família, pois o Senhor quer mudar a sua sorte e derramar esperança em seu coração para que você tenha uma família restaurada, tal qual Ele prometeu.


10

DECRETOS


ATUALIDADES

Dia 111 | 21 Abr Deuteronômio 4 Provérbios 31 João 15 e 16

PUBLICAÇÃO DO MINISTÉRIO INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO - MIR Estrada da Ponta Negra, 5001 Sto. Agostinho Manaus - Amazonas www.mir12.com.br mir@mir12.com.br Presidente Ap. Renê de Araújo Terra Nova Vice-presidente Apa. Ana Marita Terra Nova

Dia 112 | 22 Abr Deuteronômio 5 Eclesiastes 1 João 17 e 18

Diretor Administrativo Pr. Régis Thadeu Vice-diretor Administrativo Pr. Cesar Costa Diretora Financeira Apa. Rosângela Matos Vice-diretora Financeira Pra. Anne Menezes Diretora de Comunicação Pra. Francieme de M. L. Costa Diretora de Ação Social Pra. Lucineide Pereira Alves

Dia 113 | 23 Abr Deuteronômio 6 e 7 Eclesiastes 2 João 19

Dia 114 | 24 Abr Deuteronômio 8 e 9 Eclesiastes 3 João 20 e 21

Redação e Edição de Textos Pra. Francieme de M. L. Costa Beatriz Teixeira Cléo Pinheiro Natacha Rocha Projeto Gráfico MaurícioNascimento.com Diagramação Maiko Mendonça Fotos Arquivo MIR Jornalista Responsável Cléo Pinheiro (MTB 019) Informações (92) 3342.2693

Dia 115 | 25 Abr Deuteronômio 10 e 11 Eclesiastes 4 Atos 1

CULTOS Cultos de Celebração Domingo, 17h e 19h30. Rede de Homens Segunda-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede de Mulheres Terça-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede da Família Toda Quarta, às 19h30 Rede de Crianças Todo Sábado, às 16h

Dia 116 | 26 Abr Deuteronômio 12 Eclesiastes 5 Atos 2

Rede Juvenil Todo Sábado, às 19h Shabat Sexta-feira, às 19h30 ATENDIMENTO MIR Administração 3233-3344 | 3233-1110 Escritório JUMP 3081-4993 ICEJ - Brasil 3233-4140

11

Dia 117 | 27 Abr Deuteronômio 13 e 14 Eclesiastes 6 Atos 3 e 4

Atenção As mídias e artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos anunciantes e escritores. O MIR não se responsabiliza sobre o conteúdo e veracidade de tais palavras e mídias (ou dos fatos). Como Instituição Religiosa, o MIR não veicula no seu periódico semanal o que possa ferir ou contrariar a Palavra de Deus e a fé cristã. Impressão: Gráfica Olitech 3237-3497