InfoMIR 772

Page 1

MIR Publicação do Ministério Internacional da Restauração Nº 772 11 de Janeiro de 2015

2015

DOZE MESES DE ENSINO E RESTAURAÇÃO


02

ATUALIDADES

Congresso de Consolidação

Restaurando os Filhos Legítimos De 13 a 17 de Fevereiro

Oportunidade de trabalho

Novidades

O MIR está disponibilizando duas vagas de emprego. Uma delas é para Porteiro e a outra, para Serviços Gerais. Os interessados devem ser discípulos da Igreja e comprovar experiência de trabalho. Os currículos devem ser entregues no Setor de Pessoal do Ministério.

Dois novos banheiros já estão disponíveis para uso dos discípulos do MIR e convidados. Um deles é só para crianças e fica do lado direito do Templo. O outro é especial para cadeirantes e está próximo à livraria Semente de Vida.


ATUALIDADES

03

Programa-se para participar da Campanha em 2015 Mudanças na rotina de acesso ao MIR Com o objetivo de promover a organização e o zelo pela Casa do Senhor, o MIR estabeleceu algumas mudanças relativas ao acesso ao Templo. Só poderão ter acesso ao Altar as pessoas que estiverem escaladas para a dança e o louvor, devidamente credenciadas. Também não será mais permitido que pessoas que vão participar de Encontros, nos finais de semana, deixem os carros guardados no estacionamento da Igreja. O agendamento para a realização de programações dentro do Templo e para o uso de galerias e áreas sociais, terá que ser feito semanalmente. Não será mais permitida a realização de reuniões de célula na área interna da Igreja, a única exceção é referente às reuniões da Rede de Crianças, que costumam ser realizadas aos sábados, após o culto. Para maiores informações e agendamento de programações, procure a Pastora Liliane Farias Pará.

No ano passado, uma das grandes conquistas da Campanha Eu Amo Minha Igreja foi a construção da nova Casa Administrativa do MIR, localizada na área do Templo. Um prédio com 10 salas, recepção, copa, banheiros e restaurante para funcionários, onde já estão funcionando os Departamentos Financeiro, de Contabilidade, de Pessoal, Festas Bíblicas, Almoxarifado e Serviços Gerais. Essa construção só foi possível por causa das doações feitas ao Ministério. Muitas outras obras ainda estão prevista para a ampliação da estrutura física do MIR, por isso a Campanha continua em 2015. Para participar, você pode adquirir os carnês e também comprar livretos, agendas, adesivos e camisas com o tema da Campanha, disponíveis em um stand, na entrada principal do Templo. Também é possível contribuir através de depósito identificado: Banco do Brasil, Agência 2905-X, Conta Corrente 22234-8, PIBREM. Não esqueça que o código identificador do depósito é o seu registro de CPF.


04

ESTUDO PARA OS 12

Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 Parte 2 Textos: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:46-47) “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25) Verdade Central: Todas as Reuniões da Visão Celular no Modelo dos 12 têm o objetivo de que não se perca o alvo da Visão: Levantar Famílias para Deus. Introdução: Existem várias reuniões que julgamos importantes, dentro da Visão Celular no Modelo dos 12 e que você precisa ter conhecimento, para que ensine corretamente os seus líderes e liderados e cumpra com eficácia o objetivo de envolver a Família no Reino de Deus.

Juvenil, cada jovem deve trazer um jovem. Na Rede Isaque e Rebeca, cada solteiro deve trazer um solteiro. Na Rede de Crianças, cada criança deve trazer uma criança. Então, acontece a grande pescaria. As Redes reúnem para fazer crescer o Ministério. Aquelas pessoas que, porventura, não conseguem ir às Células, mas conseguem ir às Redes, são alcançadas. É como o próprio nome diz: REDE. Rede é para grande pescaria, para uma pesca milagrosa. Você sabe o que é colher, em cada Reunião de Rede, 100 pessoas em média? É maravilhoso! E se você está pensando que não lidera uma Rede, não há problema nisso, porque você já tem as suas estratégias de pescaria e de crescimento. Mas as Redes são para fazer crescer o Ministério. 6. REUNIÃO DOS CULTOS

5. REUNIÃO DAS REDES

Os Cultos são as reuniões de Família, as celebrações da Família. Nos Cultos de Celebração, a Família cultua unida. Mas, por que os Cultos são a reunião da Família? Porque, na maioria das vezes, as Equipes de 12, as Reuniões de Células e demais atividades são em dias e horários diferenciados, totalmente diferentes dos demais membros da Família.

As Redes não são para reunir casais, homens, mulheres, solteiros, jovens, adolescentes, crianças. As Redes são para pescaria. Não podemos sair do foco e deixar de trazer visitantes para as Redes. Na Rede da Família, cada Família deve trazer outra, trazer casais. Na Rede de Homens, cada homem deve trazer outro homem. Na Rede de Mulheres, cada mulher deve trazer uma mulher. Na Rede

Encontramos situações em que o marido é 12 de um líder que reúne na Terça-feira, e a esposa é 12 de uma líder que reúne na Quarta-feira. Eles saem em dias e horários diferenciados para a Reunião de M12 e para as Reuniões de Célula que lideram... Isso não é bom para a Família. É por isso que é tão importante a família estar reunida no Templo, nos Cultos de Celebração.

Na semana passada, vimos as Reuniões de Mentores, M12, Célula e Macrocélula. Hoje veremos as Reuniões das Redes, dos Cultos e do Fruto Fiel.


ESTUDO PARA OS 12

7. REUNIÃO DO FRUTO FIEL O Fruto Fiel é a Reunião da Honra. O Fruto Fiel é o discípulo honrando o líder, o líder de Célula honrando o seu líder de 12, aquele que é 12 honrando o seu Pastor, o Pastor honrando o seu Pastor ou o seu Apóstolo. É uma cadeia de Honra. O Fruto Fiel reúne, de forma indistinta, todos os que estão debaixo das suas Gerações, Macrocélulas e Discipulado. São apresentados a Deus todos os que eram ovelhas de Quedar e rebanho de Nebaiote, como está escrito em Isaías 60:7. “Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu Altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.” Quando eles se apresentam, tornam a Casa do Senhor ainda mais gloriosa do que já é. Por isso, é o Fruto da Honra. O Fruto Fiel é a demonstração de que a Visão que está debaixo do seu cajado funciona. Você traz todos e o seu líder é honrado com você. O Fruto Fiel é uma prestação de contas do que você está fazendo com a Visão e na Visão. O ato de reunir os discípulos e trazê-los para o Fruto Fiel representa que você está mostrando as vidas que o Senhor tem lhe confiado e que você está cuidando e multiplicando, debaixo da confiança que o seu líder depositou em você. É como a Parábola do Talento: um multiplicou, o outro escondeu e o outro enterrou. Na liderança, encontramos líderes com uma dessas três características. Não se surpreenda se, no dia do Fruto Fiel, você ouvir conversas como: “Eu tenho muito mais, não sei por que eles não vieram.” Isso é comum. Também, não se surpreenda se no dia do Fruto Fiel, o ônibus quebrar, furar pneu... Todos os que

05

entendem a Visão de Honra comparecem para honrar o líder no dia da apresentação do Fruto Fiel. Se o líder ensinou que é importante participar do Fruto Fiel porque é um dia de celebração e adoração a Deus, eles comparecem. Há uma promessa para os que participam do Fruto Fiel: serão desatados sobremaneira. João 15 diz que quando o fruto aparecer, será multiplicado. Então, todos multiplicam só por estarem cumprindo a honra. O Fruto Fiel é um teste de caráter. Engana-se o líder que pensa que no dia do Fruto Fiel não precisa mais convidar seus discípulos, porque eles virão sem nenhum estímulo. Isso não é verdade, pelo menos não na totalidade. É verdade que unção é derramada, mas isso não significa que você não mais fará a sua parte, como líder. Você precisa ser responsável, ir atrás, ligar, chamar, criar estratégias, mostrar aos discípulos a importância de eles estarem com você no Fruto Fiel. Unção de líder não funciona como resultado na vida de discípulos. Unção de líder é de líder. Não pense que se você insistir muito com o discípulo, você estará estressando-o. Lembre-se de que Fruto Fiel é um teste de caráter para você e para ele, para líder e para liderado. No Fruto Fiel, o líder e o discípulo são provados no coração e testados na submissão. Se o Ministério tem uma Visão, líder e liderado, compreendendo ou não, precisam ser testados e aprovados no coração e na submissão. No dia do Fruto Fiel, faça uma grande movimentação para trazer todos os que estão debaixo da sua liderança. Faça desse momento um momento de grande celebração.


06

AGENDA MIR

2015

DOZE MESES DE ENSINO E RESTAURAÇÃO

E

ste vai ser um ano de muitas atividades no MIR. A agenda da Igreja para 2015 já foi lançada e, pela primeira vez, tem grandes eventos previstos para todos os meses do ano.

os Descendentes e, a partir do segundo semestre, serão apresentados à Igreja, temas como:Restaurando a Visão através do Sacerdócio Santo e Restaurando a Nação pelo Manto Apostólico.

Seminários, Congressos, Encontros e Celebrações fazem parte do calendário que foi elaborado, pessoalmente, pelo Apóstolo Renê Terra Nova, para envolver todos os líderes e discípulos do Ministério e ampliar a programação semanal de cultos.

O assunto Família será contemplado com bastante ênfase este ano, para reiterar o compromisso do MIR de transformar a Família em um lugar de santidade e amor, onde a glória de Deus esteja sempre presente, tanto que o primeiro evento do Ministério ,em 2015, foi o Seminário Família, realizado de 02 a 04 de Janeiro.

Desta vez, o Apóstolo Renê também estabeleceu temas específicos para cada mês, baseados no tema central da Igreja para 2015, que é Restaurando o Altar para Legitimar uma Colheita Fiel. A cada mês, o decreto profético é o de que uma área da vida individual e ministerial será restaurada. No atual mês de Janeiro, a chamada é para a restituição da Fidelidade, e Fevereiro será tempo de restituir os Filhos Legítimos. Em Março, a Igreja será convidada a restituir a Honra pelo Altar do Senhor e para o mês de Abril o tema escolhido foi a Restauração da Nação pelo Caráter Aprovado. A programação continua em Maio, ensinando os princípios da Restauração da Família para Prosperar

Por meio desses eventos os casais serão instruídos com inteligência e sabedoria e ajudados a cumprirem, com responsabilidade, a missão de formar o caráter dos filhos e de apresentá-los a Deus, como herança do Senhor. Será um ano cheio de oportunidades para quem busca a restauração individual, o avivamento da comunhão com o Senhor e também para quem tem o propósito de ganhar vidas para Jesus e contribuir para o crescimento do Reino de Deus. A seguir está a agenda do MIR para 2015. Programase para participar e seja ensinado e abençoado.


AGENDA MIR

Agenda 2015

Restaurando o Altar para legitimar uma Colheita Fiel

JANEIRO Restaurando a Fidelidade 02 a 04 - Seminário Família FEVEREIRO Restaurando os Filhos Legítimos 13 a 17 - Congresso de Consolidação MARÇO Restaurando a Honra pelo Altar Santo 19 a 21 - Seminário de Honra ABRIL Restaurando a Nação pelo Caráter Aprovado 21 a 25 – Congresso de Resgate da Nação em Porto Seguro/BA MAIO Restaurando a Família para prosperar os Descendentes 29 a 31 - Congresso Família JUNHO Restaurando a Visão através do Sacerdócio Santo 18 a 21 - Congresso Internacional da Visão Celular no Modelo dos 12

JULHO Restaurando o Ministério com Líderes Comprometidos 17 a 19 - Congresso Interno 30 e 31/07 e 01/08 – Coalizão Brasileira de Líderes Apostólicos • COBLAP– São Paulo AGOSTO Restaurando a Nação pelo Manto Apostólico 13 a 16 - Congresso de Mulheres 20 a 23 - JUMP Sumaré SETEMBRO Restaurando o Brasil com Cidadania Santa 03 a 05 - Conexão JUMP - Manaus 27/09 a 02/10 - Festa dos Tabernáculos Caravana Israel OUTUBRO Restaurando a Visão com Liderança 14 a 20 - Bodas de Prata MIR NOVEMBRO Restaurando a Família com o Coração 24 a 26 - Congresso de Homens DEZEMBRO Restaurando os Princípios para entrar no Novo Manto 10 a 12 - Congresso de Dentro para Dentro

07


08

ESTUDO PARA AS CÉLULAS

GUERRA ESPIRITUAL NO PLANO FAMILIAR Parte I

A

família tem sido alvo de guerras constantes: moral, cultural, religiosa, de valores. Cada um, dentro da sua própria casa, decidiu andar pelo seu próprio caminho, pelo seu próprio coração, por aquilo que lhe era agradável e parecia muito belo, harmonioso, lucrativo aos seus próprios olhos (Gênesis 13:11-20).

Quando saímos da cobertura familiar, abrimos legalidade no plano espiritual para que o inimigo venha agir. Quando andamos no caminho do Senhor, Ele se responsabiliza por nós. Quando andamos pelo nosso próprio caminho, somos responsáveis pelo que venha a acontecer conosco. Não foi Deus quem criou os problemas que enfrentamos. Nós mesmos é que entramos no nosso próprio caminho, andando segundo a nossa própria carne. A escolha pela carne nos tira da proteção, leva-nos a ter perdas gradativas, à destruição e a colher os frutos dessa escolha. Os pastores de Ló criavam guerras e desentendimentos constantes com os pastores de Abraão. Assim, apesar de serem parentes, Abraão teve que mandar o sobrinho escolher um lugar e ir embora. Embora Pedro identifique Ló como sendo justo e aflito de alma pelos pecados de Sodoma (II Pedro 2:7), Ló escolheu uma rota de colisão e ambicionou um lugar de pecado. Abraão escolheu ficar no lugar oposto ao dele. Ló fez uma escolha segundo os seus olhos, porque viu que

as campinas do Jordão pareciam férteis, prósperas, e estendeu suas tendas desde as campinas do Jordão até Sodoma e Gomorra, a terra da perdição. As de Abraão se estenderam de Manre, em Hebrom, por toda Canaã, a terra que Deus lhe prometeu. Vejam que diferença! A rota de Ló leva ao pecado; a de Abraão, à santidade. Assim como a escolha de Ló parecia ser próspera e acabou levando-o a uma cidade que não muito tempo depois foi destruída por causa do pecado, o fruto da nossa escolha pode nos levar à destruição. Sodoma significa, literalmente, sede do pecado. Era o lugar da idolatria, da feitiçaria, da imoralidade. O lugar que Ló escolheu para morar com a família foi o mais tenebroso que existia na Terra. E até para sair de lá com a família, sob uma ordem divina, eles demoraram (Gênesis 19:16). Os anjos tiveram que puxar Ló e sua família para fora da cidade. Quando saíram, a esposa olhou para trás, para o passado, e virou uma estátua de sal. As filhas embebedaram o pai para terem relações sexuais com ele, dando origem aos moabitas e amonitas,


ESTUDO PARA AS CÉLULAS

inimigos de Israel. A última menção, no Antigo Testamento, sobre Ló, diz que sua moradia era uma caverna e sua geração foi fruto de um incesto. Abraão, ao contrário, aumentava em prosperidade e levantou gerações de prosperidade. Anule toda síndrome de Ló da sua vida, e abrace a herança de Abraão. Corte agora mesmo as ramificações de Ló, desvie-se da rota de Sodoma, do pecado, da destruição e guie-se pelo caminho do pai da fé. Estenda seu acampamento para a terra que Deus lhe prometeu, para a santidade, para a adoração ao Senhor. Para onde você quer estender sua tenda? Corremos o risco de gerar inimigos dentro de nossa própria casa, mediante os territórios por onde nossos filhos andam e mediante o testemunho que eles veem em nós. Geralmente, estamos escolhendo lugares tenebrosos para os nossos filhos, usando mecanismos deste século para negociar a nossa ausência no lar: 1) A babá eletrônica, televisão, que poderia ser um veículo de bênção, é mais usada como um canal de maldição. Muitas propagandas, filmes e desenhos animados têm uma regência maligna que estão influenciando nossos filhos, e com a nossa permissão! 2) Deixar nossos filhos com pessoas que não servem a Deus é expô-los ao perigo. Se não servem a Deus, não servem para cuidar de nossos filhos. A pessoa que vai estar na sua casa, cuidando deles deve conhecer a Palavra, conhecer princípios espirituais e ser uma pessoa santa, para que, na sua ausência, não macule a santidade do seu filho. 3) A escola onde nossos filhos estudam, que decide a formação e informação que eles terão para o resto da vida, é a sede da influência para se formar o caráter. A escola de seu filho precisa ser um lugar onde há o registro da glória de Deus, debaixo de princípios bíblicos. E a melhor escola se chama lar: libertação, amor e restauração. Somos responsáveis pela formação dos nossos filhos e por apresentá-los a Deus, porque eles não são nossos, são herança e galardão do Senhor (Salmos 127:3). Deus nos entregou essa responsabilidade tremenda e temos que pagar o preço por eles.

09

Alguns usam a falta de tempo como desculpa para não cuidar da família. Crie esse tempo. Na visão da Igreja em Células, família é a célula principal mesmo, isso não é só discurso. Nenhuma agenda cheia deve anular seu tempo com a família. O nosso tempo foi criado por Deus para ser investido na família. Se existem mecanismos nocivos influenciando nossos filhos, também existem mecanismos benéficos que superam toda malignidade: 3.1 Santidade Se em casa não houver santidade nos pais, tudo que nossos filhos recebem do discipulador, de seus Pastores, dos professores, destrói-se, por mais santos que sejam.

3.2 Amor Nada substitui o amor. Ele é o vínculo da perfeição, está presente em tudo: nos dons, nos ministérios, no fruto do Espírito. 3.3 Carinho Fazer carinho nos filhos, no cônjuge, é uma forma de restauração. Busquem ser um pai e uma mãe carinhosos. Seus filhos precisam encontrar carinho em casa para não serem persuadidos na rua. 3.4 Audição Sabe por que você possui dois ouvidos e uma boca? Para falar menos e ouvir mais. Precisamos ouvir nossos filhos, saber o que andam fazendo, e não pensarmos que eles não erram, não pecam e que só vivem pensando no céu e em Jesus. Temos que ouvilos sem espanto e instruí-los. 3.5 Confiança Nossos filhos precisam confessar suas culpas e seus pecados, mas precisam acreditar nos seus pais. Não há discipulador melhor do que os pais. Os pais devem ser a melhor referência para eles. Não existe professor, líder de rede, líder de célula que substitua os pais. Dê segurança ao seu filho, mostrando que ele pode confiar em você. Não é o caminho da Célula, da Rede, da Igreja ou dos 12, que irá instruir o caminho no qual nossos filhos devem andar; é o caminho do Senhor. E ele deve aprender esse caminho em casa. Na Igreja, ele só deve reforçar o que aprendeu com os pais.


10

AGENDA

iJUMP 2015

Jovens do Brasil começam a chegar a Orlando – Flórida

O Projeto JUMP está mesmo multiplicando o poder de Deus. A juventude brasileira a cada dia se rende aos pés do Senhor, e esse avivamento tem alcançado também os jovens de outros países, como os Estados Unidos onde, há dois anos, na cidade de Orlando, no Estado da Flórida, é realizado o iJUMP. A terceira edição do encontro já está marcada para o período de 16 a 18 de Janeiro, na Living Water Church. Muitas pessoas de Manaus e de vários outros Estados do Brasil decidiram investir em uma viagem internacional para participar do evento e o Apóstolo Renê e toda a família Terra Nova, também já estão em Orlando para comandar esse tempo de poder e ensino que vai mudar a história dos jovens da América.

ENCONTRO PARA FILHOS DE PASTORES A novidade deste ano é a realização do Encontro para Filhos de Pastores. O evento conta com a participação dos Pastores Hélcio e Larissa Terra Nova Maia, os líderes serão os principais preletores. O casal tem percorrido várias nações para consolidar jovens, famílias e sucessores ministeriais como o objetivo de desatar uma nova geração de Ministros e Líderes. Agora, chegou a vez da América, nos dias 15 e 16 de Janeiro, durante a programação do iJUMP 2015.


AGENDA

ACAMP

11

DIA 24 DE JANEIRO R LOCAL:PRAIAPARTICULA ÓS SAÍDADOMIRÀS22hAP A REDE JUVENIL

FERIAS PURADIVER SÃO!

O, Ã Ç A R O D A , R O V U O L MUITO NHÃ, A M A L E , P E S O C I T É F O R P S ATO ICAS. M Â IN D E A N A C IN G

Dia 12 | 12 Jan Gênesis 22 e 23 Salmos 26, 27 e 28 Mateus 14

PUBLICAÇÃO DO MINISTÉRIO INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO - MIR Estrada da Ponta Negra, 5001 Sto. Agostinho Manaus - Amazonas www.mir12.com.br mir@mir12.com.br Presidente Ap. Renê de Araújo Terra Nova 1º Vice-presidente Ap. Wilson Ayub Júnior

Dia 13 | 13 Jan Gênesis 24 Salmos 29 e 30 Mateus 15

Dia 14 | 14 Jan Gênesis 25 e 26 Salmos 31 Mateus 16

2º Vice-presidente Ap. Arão Amazonas Administrador do Templo Pr. Cesar Costa Diretor Financeiro Ap. Anselmo Vasconcelos Diretora de Comunicação Pra. Francieme de Melo Lobato Costa Diretora de Ação Social Pra. Lucineide Pereira Alves Jornalista Responsável Cléo Pinheiro (MTB 019)

LEVESUABARRACA!

Dia 15 | 15 Jan Gênesis 27 Salmos 32 Mateus 17

Redação e Edição de Textos Pra. Francieme Costa Beatriz Teixeira Natacha Rocha Projeto Gráfico MaurícioNascimento.com Diagramação Maurício Nascimento Fotos Arquivo MIR Informações (92) 3342.2693 mir@mir12.com.br

Dia 16 | 16 Jan Gênesis 28 e 29 Salmos 33 Mateus 18

CULTOS Cultos de Celebração Domingo, 17h e 19h15. Rede de Homens Segunda-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede de Mulheres Terça-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede da Família Toda Quarta, às 19h Rede de Crianças Todo Sábado, às 16h

Dia 17 | 17 Jan Gênesis 30 Salmos 34 Mateus 19

Rede Juvenil Todo Sábado, às 19h Shabat Sexta-feira, às 19h ATENDIMENTO MIR Ponta Negra 3659-0588 Administração 3233-3344 | 3233-1110 Escritório JUMP 3081-4993 ICEJ - Brasil 3233-4140

Dia 18 | 18 Jan Gênesis 31 Salmos 35 Mateus 20

Impressão Gráfica Olitech 3237-3497 Atenção As mídias e artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos anunciantes e escritores. O MIR não se responsabiliza sobre o conteúdo e veracidade de tais palavras e mídias (ou dos fatos). Como Instituição Religiosa, o MIR não veicula no seu periódico semanal o que possa ferir ou contrariar a Palavra de Deus e a fé cristã.