InfoMIR 787

Page 1

MIR

TEMA 2015: Restaurando o Altar para legitimar uma Colheita Fiel

Publicação do Ministério Internacional da Restauração Nº 787 26 de Abril de 2015

ANIVERSÁRIO DO BRASIL

Uma data para ser lembrada e celebrada


02

ATUALIDADES


ATUALIDADES

03

Porto Seguro 2015 A cidade de Porto Seguro, BA, recebeu, mais uma vez, nos dias 21 a 25, o Congresso de Resgate da Nação. Neste ano, a 16ª edição do evento reuniu milhares de líderes dos 27 estados brasileiros e algumas nações, como Bolívia, Portugal e Angola. Até o fechamento desta edição, os congressistas já haviam recebido palavras tremendas de edificação, participado de Atos Proféticos sobrenaturais e marchado pelas ruas do Útero da Nação, declarando o senhorio de Jesus sobre o Brasil. Na semana que vem, você terá, aqui no InfoMIR, a retrospectiva com os melhores momentos deste que foi um dos maiores Congressos da história do Resgate da Nação. Até lá, você pode acessar o mir12.com.br e conferir as fotos, reportagens, vídeos e ministrações.

Feliz Aniversário | O MIR parabeniza todos os líderes e discípulos que fazem aniversário nesta semana, em especial, Pastora Carla Cardoso (28/04), Pastor Nilson Cardoso (30/04). “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos. Então se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.” (Salmos 126:2-3)


04

ESTUDO PARA OS 12

A Visão tem uma recompensa para o líder

Texto: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria, nem o forte na sua vitória, nem o rico na sua riqueza. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” (Jeremias 9:23,24)

Outro aspecto que deve ser observado, e que após tanto tempo pode ter caído no esquecimento de alguns, é continuar cumprindo os passos da Visão, como enviar frequentemente discípulos para o Préencontro, Encontro, Pós-encontro, Escola de Líderes, etc.

Verdade Central: A Visão Celular no Modelo dos 12 tem como alvo principal: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar. Essa é a recompensa do líder que ama a Deus e está disposto a servir no Reino. A Visão não foi idealizada para recompensa financeira. Embora tenha sua proposta de prosperidade, precisamos, como líderes, compreender e fazer compreendido para os discípulos que a prosperidade é uma consequência para aqueles que guardam os princípios bíblicos, mas não é nosso foco principal.

Para tal, o líder precisa estar frutificando e administrando o tempo e a oportunidade que lhe são dados por Deus, visto que o tempo e a oportunidade ocorrem para todos. Neste estudo, veremos alguns aspectos importantes para que o líder tenha recompensa na Visão Celular no Modelo dos 12.

Introdução: Se nos detivermos apenas no discurso e não agirmos, deixaremos de absorver o que a Visão tem de melhor. A Palavra de Jeremias 9:23,24 é clara quanto aquilo que o Senhor Se agrada em relação a nós. E em Eclesiastes 9:11, há um reforço: “Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes a riqueza, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.” A Bíblia diz que, para obter recompensa, seja na Visão Celular ou em qualquer outra área, o líder precisa buscar cumprir os princípios de Deus e saber discernir o tempo e a oportunidade. A recompensa da Visão Um líder de êxito é reconhecido por vários aspectos. Podemos citar como um ótimo exemplo desse êxito o líder ter uma vida de testemunho irrepreensível.

1. Ter uma autoridade inconfundível O líder tem uma consciência profética que o capacita a entender e discernir a verdade e a mentira, o sim e o não, a vitória e a derrota. Está escrito em I Pedro 2:22,23: “Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente.” 2. Ser um líder estável Três características são marcantes em um líder: o pensar, o falar e o agir. Essas atitudes contribuem para a saúde espiritual do líder e, dessa forma, ele sempre estará íntegro e irrepreensível diante do Senhor. Todo líder deve ter saúde emocional para responder como convém. A Palavra nos ensina que em tudo que falamos, devemos ter um nível de resposta como convém falar. O nosso nível de linguagem é o mesmo refletido em nossa alma. Está escrito em Tito 3:8,9: “Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que creem em Deus


ESTUDO PARA OS 12

05

procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.”

conquista mais, mas de forma honesta. As células serão conquistadas quando tivermos estratégias eficazes, de acordo com a direção divina e não direção humana competitiva, que não leva a nada.

A nossa saúde física depende da nossa saúde espiritual e emocional. Não podemos ser saudáveis fisicamente, se estamos enfermos na alma. Toda vez que o líder chegar ao nível mais elevado, será mais confrontado. Enquanto não somos confrontados, o milagre não vem. Abraão só foi pai da fé depois de confrontado. De Abraão até Paulo, todos os líderes da Bíblia tiveram seus confrontos. O líder estável tem uma posição correta e é transparente.

A prosperidade e até mesmo a riqueza são consequências que vêm provenientes de nossa fidelidade e não de nossa esperteza. A terra não é do mais esperto. Todo esperto será envergonhado diante de Deus, porque Ele vê todas as coisas. A fidelidade de um líder e de um discípulo é o seu maior tesouro.

A recompensa vem em dois níveis: recompensa benigna e recompensa maligna. A recompensa maligna é mãe da destruição, e a benigna é mãe da restauração. A recompensa é o fruto dos sentimentos. Recompensa é mostrar benefícios, acumular tesouros na vida dos outros. Recompensa é ganhar prêmios. Existe a recompensa coletiva e a individual. Há líderes e discípulos que sempre estão se destacando por seu trabalho incansável. Estes devem ser recompensados. Afinal, recompensa é um prêmio honesto. E, segundo Eclesiastes 9:11, o prêmio nem sempre é para aquele que corre mais, que é mais veloz, mas para aquele que chega primeiro, porque sabe discernir entre o tempo e a oportunidade. Temos que estar, sempre, sondando nosso coração. Não podemos ser como alguns que, porque querem recompensa, correm mais velozmente, mas o objetivo é apenas passar por cima dos irmãos, mostrando que é melhor. Temos que correr com honestidade. Pedras trabalhadas são para derrubar gigantes e não para ferir os irmãos. O mais valente é aquele que

Não espere colher uma semente diferente da que foi semeada. Se você quer ganhar presentes, por exemplo, precisa ser um líder e um discípulo presenteador. Tudo no Reino só acontece por legalidade. Então, busque sempre semear a semente certa, sabendo que a verdadeira recompensa que você pode ter da Visão Celular no Modelo dos 12 é ver as vidas transformadas, recebendo o caráter do Messias. O mais, Ele mesmo acrescentará. Se você olha para sua vida e liderança e vê que, ao seu redor, muitos alcançaram o prêmio menos você, saiba que o tempo e a oportunidade ocorrem para todos, é o que a Palavra, que não mente jamais, diz. Quem alcança o prêmio alcançou não por causa de Deus, mas pelo seu trabalho, sabendo, é claro, que Deus é Aquele que abençoa o que trabalha. Mas de igual modo, quem não alcança o prêmio, não é por causa de Deus, mas de si próprio. Deus tem uma recompensa especial para a sua vida. Tudo o que você precisa fazer é cumprir os princípios da Palavra e discernir o tempo e a oportunidade, buscando correr para agradar ao Pai. Essa deve ser sua maior motivação.


06

BRASIL

ANIVERSÁRIO DO BRASIL

Uma data para ser lembrada e celebra N

o dia 22 de Abril, o Brasil comemorou 515 anos. Uma data histórica que relembra a chegada dos primeiros portugueses em solo brasileiro e que é marcante também por ser uma oportunidade de relembrar a trajetória do país, com seus avanços e desafios vividos em mais de cinco séculos. Um momento de olhar para o passado e de planejar o futuro, preparando a Nação para os próximos anos que virão, especialmente nos dias atuais em que o povo brasileiro tem sofrido os sérios efeitos da corrupção em vários setores e na política e está enfrentando uma crise financeira. Para o Apóstolo e vereador Marcel Alexandre, o Dia do Descobrimento deve ser lembrado como um fato político que determinou os rumos do Brasil e que, por mais que este país guarde em sua história momentos dolorosos desde a colonização pelos portugueses, foi Deus que soprou o vento que trouxe as caravelas para esta terra. Ele diz também que existem vários motivos para o aniversário do

Brasil ser comemorado. “Existem muitas marcas dolorosas na nossa história, mas depois de tudo isso, nasceu um filho lindo. Somos uma das maiores democracias do mundo, temos o maior sistema bancário, somos o maior produtor de grãos do mundo, temos as riquezas da Amazônia. Há muitas coisas para corrigir, mas elas não podem ser maiores do que os motivos que temos para comemorar”, disse. Mesmo sendo uma data especial e digna de ser festejada, pouca gente sequer se lembrou do aniversário do Brasil, já que ele nem mesmo é marcado por um feriado. Também não houve nenhuma festa ou um pronunciamento oficial da Presidente da República, homenageando o País. O dia 22 de Abril foi, portanto, vivido pela maioria dos brasileiros como um dia comum. Para o Apóstolo Renê Terra Nova, isso é resultado da falta de memória cívica e de orgulho nacional, diferente do que ocorre em outras nações como


BRASIL

07

ada os Estados Unidos, onde todo dia 4 de Julho é vivido como uma data especial em que o País para, os americanos se envolvem, o exército marcha e é feita uma grande festa para comemorar o Dia da Independência. Para ele, o Dia do Descobrimento do Brasil deve ser lembrado com patriotismo e entusiasmo, e o sentimento cívico precisa ser avivado nos cidadãos brasileiros. “Nós, da Visão Celular, queremos ativar a memória cívica e profética no povo brasileiro. Por isso, todos os anos, vamos ao Útero da Nação, a cidade de Porto Seguro, e nos empenhamos aqui, em unidade, para conseguir essa transformação, abençoar e promover uma grande celebração, que reúne os 27 Estados brasileiros, em uma grande homenagem ao nosso Brasil”. Como Igreja, parabenizamos o Brasil e, parafraseando o texto de Joel 2:21-27, profetizamos para a nossa amada pátria: “Não temas, ó Brasil:

regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas. Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força. E vós, filhos do Brasil, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite. E restituirvos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio do Brasil, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.”


08

ESTUDO PARA AS CÉLULAS

A Aliança que temos com Jesus “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor... Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” (Atos 3:19,25) Fomos chamados a viver em aliança. Sempre estudamos sobre princípios bíblicos e aliança e sempre estudaremos sobre este assunto, pois é impossível caminhar com Jesus sem o entendimento de aliança. Sabemos que algumas das nossas atitudes podem ferir o caráter do Noivo e, como Noiva, não devemos macular nossa aliança com Jesus. Quando isso acontece, significa infidelidade, agir em desacordo com a Palavra. Aliança com Deus exige fidelidade. Todo infiel vive em um nível de esterilidade, tem a sua descendência encerrada quando não retorna para os princípios e para o cumprimento da aliança. A Igreja, quando vira as costas para o Noivo, atrai maldição. Em toda a Bíblia, somos instruídos a viver em fidelidade, a proceder corretamente em toda

a nossa forma de viver para agradar o coração de Deus. Ele quer que entendamos que nossas atitudes podem nos levar a ficar estéreis quando não mudamos. Não importa a hierarquia que possuímos ou qual o nível da liderança que exercemos. A Palavra de Deus é válida para todos, é imutável. Se os princípios forem alterados, se a compaixão, a justiça, a retidão, o amor, a fidelidade não forem vividos, vêm a esterilidade e a maldição. Deus quer restituir Sua Igreja e remover todo nível de maldição e esterilidade. Precisamos, então, descobrir o que fazer para sermos restituídos. O que fazer para agradarmos o Noivo? A misericórdia do Noivo apagará as rugas da Noiva e devolverá as vestes reais. Quem precisa de uma resposta de Deus? Deus quer colocar em nós os Seus sonhos. Ele busca filhos dispostos a não apenas recebê-los, mas realizá-los, vivendo de forma a ser referência de fidelidade para todos. Os filhos fiéis alegram o coração do Pai. Isso não representa deixar de passar por testes, mas demonstrar o nível da fidelidade em cada situação.


ESTUDO PARA AS CÉLULAS

09

Quando você estiver em meio ao teste, lembre-se: Não existe experiência sem propósito. Deus não é um Deus de coincidência, mas de providência. Nada ficará obscuro, porque aquele que anda em Seus caminhos não fica desamparado jamais. Não haverá pergunta sem resposta para o TodoPoderoso.

a vitória, porque não deve haver segredo entre a Noiva e o Noivo. Deus trará à luz todas as coisas e até o que está encoberto será revelado.

Quantas vezes você diz: Senhor, por que isso está acontecendo comigo? Fulano, que é mau caráter, não passa por tantas coisas como eu Te busco! Hoje Deus quer ensinar-lhe que não precisa você se valer do problema do outro para tentar amenizar a sua dor. A desgraça, a ruína, as maldições que estão sobre os outros não servem de referência para aliviar a dor ou a dificuldade que você está enfrentando.

Qual marido é feliz com a mulher que usa as células para não cumprir suas obrigações familiares, para se negar como esposa?

Cada realidade que você enfrenta e tenta justificar no erro ou debilidade do outro revela apenas que você está enganando-se. Isso não serve sequer para amenizar a sua situação. Deus quer tratá-lo, quer trazer cura no mais profundo da sua alma, por isso não se engane, não fuja do confronto. A glória de Deus virá sobre você, removerá tudo que é contrário aos princípios divinos e lhe dará

Qual mulher é feliz ao perceber que seu marido mudou o horário de chegar em casa dizendo estar no trabalho quando ela sabe que não está?

Qual discípulo é feliz com o líder inoperante, que não age, não reage, não faz nada funcionar? Qual líder é feliz com o discípulo que não consegue responder à expectativa do seu coração, que não busca atingir as metas, que não vive pelos princípios bíblicos, que não há doutrina, nem palavra, nem ensino que o anime, porque é um poço de enfermidade? Nós precisamos viver a aliança que temos com Jesus, baseada em compromisso, assim estaremos honrando o Nome do nosso Deus e cumprindo os princípios estabelecidos em Sua Palavra.


10

CAMPANHA

Campanha Eu Amo Minha Ig Agora, de qualquer lugar do Brasil, você pode contribuir com as obras de construção e reforma do MIR. É só adquirir um cartão pré-pago cheio de benefícios para você e toda a sua família

O Ministério Internacional da Restauração fez uma parceria com a PlenaVida, empresa focada na gestão de produtos e serviços de proteção e segurança à família, e oferece, a todos que desejam melhorar sua qualidade de vida, o cartão EuAmoMinhaIgreja com a bandeira Visa. O cartão é pré-pago, o que faz dele um excelente meio de controlar gastos, além de outras vantagens como: - Você mesmo recarrega (através de boleto gerado em site); - É aceito em toda rede credenciada VISA; - Não possui faturas no final do mês; - Realiza pagamentos; - Permite fazer compras; - Permite saques em caixas eletrônicos. Microempresários têm usado essa ferramenta para realizar o pagamento de seus funcionários. Muitos pais, também, estão adquirindo o cartão para oferecer aos filhos (a partir de 16 anos, com CPF), o valor da mesada, já que o cartão EuAmoMinhaIgreja é seguro, porque possibilita o

pagamento em débito online. Além disso, como é um cartão pré-pago, onde o crédito é apenas aquele que foi carregado, você não terá surpresas com faturas inesperadas no final do mês. E mais, ao adquirir o cartão, você usufrui uma variedade de benefícios que vão desde Assistência Residencial e Veicular a Descontos em Medicamentos. Por exemplo: Na Assistência Residencial, você não se preocupa mais com serviços de encanador, eletricista e chaveiro. A Assistência Veicular oferece guincho, socorro mecânico local, chaveiro, meio de transporte alternativo, hospedagem, guarda do veículo, localização e envio de peças, transmissão de mensagens urgentes, entre outros benefícios. O Desconto em Medicamentos também é muito interessante. Nas farmácias conveniadas, você informa ao balconista que possui o cartão de descontos. Ele irá consultar se o medicamento faz parte da lista e qual o desconto oferecido. Na hora


CAMPANHA

11

greja inicia nova fase do pagamento, você verá que economizou em suas compras e, automaticamente, contribuiu para a Campanha Eu Amo Minha Igreja. Outros benefícios* também estão inclusos, como Orientação em Saúde via telefone, Seguro de Vida, Seguro contra Acidentes, Assistência Funeral e Sorteio de Capitalização, de acordo com o cartão escolhido: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Dia 118 | 28 Abr Deuteronômio 15 Eclesiastes 7 Atos 5 e 6

PUBLICAÇÃO DO MINISTÉRIO INTERNACIONAL DA RESTAURAÇÃO - MIR Estrada da Ponta Negra, 5001 Sto. Agostinho Manaus - Amazonas www.mir12.com.br mir@mir12.com.br Presidente Ap. Renê de Araújo Terra Nova Vice-presidente Apa. Ana Marita Terra Nova

Dia 119 | 29 Abr Deuteronômio 16 Eclesiastes 8 Atos 7

Diretor Administrativo Pr. Régis Thadeu Vice-diretor Administrativo Pr. Cesar Costa Diretora Financeira Apa. Rosângela Matos Vice-diretora Financeira Pra. Anne Menezes Diretora de Comunicação Pra. Francieme de M. L. Costa Diretora de Ação Social Pra. Lucineide Pereira Alves

Dia 120 | 30 Abr Deuteronômio 17 Eclesiastes 9 Atos 8

Para adquirir o seu cartão, basta acessar o site euamominhaigreja.com.br e preencher a ficha de cadastro. Participe desta nova fase da Campanha e convide outros também! Você só tem a ganhar! *Cada benefício possui condições específicas e número limitado de utilizações ao ano. Conheça todas as regras através do site euamominhaigreja. com.br

Dia 121 | 01 Mai Deuteronômio 18 Eclesiastes 10 Atos 9

Redação e Edição de Textos Pra. Francieme de M. L. Costa Beatriz Teixeira Cléo Pinheiro Natacha Rocha Projeto Gráfico MaurícioNascimento.com Diagramação Maurício Nascimento Fotos Arquivo MIR Jornalista Responsável Cléo Pinheiro (MTB 019) Informações (92) 3342.2693

Dia 122 | 02 Mai Deuteronômio 19 Eclesiastes 11 Atos 10

CULTOS Cultos de Celebração Domingo, 17h e 19h30. Rede de Homens Segunda-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede de Mulheres Terça-feira (1ª semana do mês), às 19h Rede da Família Toda Quarta, às 19h30 Rede de Crianças Todo Sábado, às 16h

Dia 123 | 03 Mai Deuteronômio 20 Eclesiastes 12 Atos 11 e 12

Rede Juvenil Todo Sábado, às 19h Shabat Sexta-feira, às 19h30 ATENDIMENTO MIR Administração 3233-3344 | 3233-1110 Escritório JUMP 3081-4993 ICEJ - Brasil 3233-4140

Dia 124 | 04 Mai Deuteronômio 21 Cânticos 1 Atos 13

Atenção: As mídias e artigos assinados são de exclusiva respon­sabilidade dos anunciantes e escritores. O MIR não se responsabiliza sobre o conteúdo e veracidade de tais palavras e mídias (ou dos fatos). Como Instituição Religiosa, o MIR não veicula no seu periódico semanal o que possa ferir ou contrariar a Palavra de Deus e a fé cristã. Impressão: Gráfica Olitech 3237-3497