Page 1

“Cuidados a ter com a Exposição ao Sol”

Estudo do Meio 4ºAno


“A pele” A pele é um órgão muito importante, que cobre todo o nosso corpo, protegendo-o de micróbios, poeiras, do frio, do calor, e também dos raios solares. É constituída por duas camadas - a “epiderme”, parte exterior e mais fina, e a “derme”, parte interior, que é composta pelos seguintes elementos:


“Exposição ao Sol" A pele não consegue suportar exposições muito prolongadas ao Sol, o que pode provocar queimaduras solares ou mesmo cancro da pele. As queimaduras solares podem ser mais ou menos graves, muito ou pouco extensas.


“Cuidados a ter” A primeira precaução que devemos tomar é usar um Creme Protector, que cria uma barreira contra os raios solares.


Estes cremes têm vários graus (factores) de protecção, variando de acordo com o tom de pele, quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o factor de protecção.


Quando expostos ao Sol, devemos beber muitos líquidos, de preferência água e usar um boné. Quando possível, procurar estar debaixo de um guarda-sol.


Para além de beber bastante água e usar boné ou chapéu, devemos voltar a aplicar creme protector de 2 em 2 horas e usar óculos escuros para proteger os olhos.


“Em caso de queimadura solar” Caso se trate de uma queimadura ligeira ou pouco extensa, em que a pele fica vermelha, devemos sair da exposição ao Sol, aplicar um penso com água fria e depois creme protector.


Se a queimadura for grave, com aparecimento de bolhas na pele, esta deve limpar-se com รกgua e depois cobri-la com um penso ou pano gorduroso.


Nas queimaduras muito graves e muito profundas, em que a pele fica enegrecida, deve consultar-se um mĂŠdico com urgĂŞncia.


Deves ter sempre muito cuidado ao expores-te ao Sol. Protege-te com creme protector, bonĂŠ e bebe muita ĂĄgua. Bom proveito!!!

Cuidados com a exposição solar apresentação  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you