Page 1

Cartilha de Integração


Índice 1. Apresentação 2. Sobre a TVL 3. Políticas da empresa

03 05 07

4. Proibições

09

5. Programa SASSMAQ

13

6. Postura e responsabilidades do colaborador

17

7. Saúde e segurança no trabalho

25

8. Normas e regras

31

9. Direitos e benefícios

41

10. Responsabilidade ambiental e social

47

11. Recomendações finais

53

3.1 Política de Álcool e Drogas 3.2 Política de SMSQ 3.3 Política de Segurança Patrimonial 3.4 Política Ambiental 4.1 Álcool e drogas 4.2 Cigarro 5.1 Segurança 5.2 Saúde ocupacional 5.3 Proteção ao meio ambiente 5.4 Qualidade 6.1 Apresentação pessoal 6.2 Uso do uniforme, EPI’s e ferramentas de trabalho 6.3 Ambiente de trabalho 6.4 Integração na empresa 6.5 Trabalho em equipe 6.6 Engajamento 6.7 Treinamentos 7.1 Uso de EPI’s 7.2 Atendimento a emergências 7.3 Primeiros socorros e combate a incêndios 8.1 Cadastro pessoal 8.2 Período de experiência 8.3 Horário de trabalho 8.4 Crachá 8.5 Marcação de ponto 8.6 Ausências ou afastamento 8.7 Relatórios 8.8 Uso de celular 8.9 Uso de e-mail institucional 9.1 Benefícios concedidos pela empresa 9.2 Direitos garantidos por lei 10.1 Meio ambiente 10.2 Compromisso social

08 08 08 08 10 11

14 15 15 15

18 19 20 21 22 23 24 26 29 29 32 32 33 34 35 36 37 37 39 42 43 48 51


1. Apresentação

03


Caro (a) colaborador (a), A partir de agora, você faz parte da TVL! Estamos muito felizes com a sua contratação, certos de que essa admissão irá melhorar ainda mais o nível dos profissionais de nossa equipe. Esta cartilha tem como propósito trazer informações, dicas e orientações importantes sobre a empresa para os novos colaboradores. Desejamos sucesso em seu trabalho e esperamos que atinja seus objetivos profissionais e pessoais, com empenho, dedicação e comprometimento.

Leia a cartilha com atenção. Cada colaborador também receberá a descrição de responsabilidades do seu cargo, os EPI’s necessários à sua função e as orientações sobre SSO (Saúde e Segurança Ocupacional), meio ambiente, controle de resíduos e a parte operacional do seu superior.

Contamos com você. Conte com a TVL!

Olá! Seja bem-vindo (a)! Eu sou o Bira, o mascote da TVL. Estarei sempre por perto para ajudá-lo (a) e repassar informações. Você precisará conhecer bem a empresa! Podemos começar?


2. Sobre a TVL

05


A TVL – TRANSVALENTE LOGÍSTICA foi fundada em 02/05/90. Inicialmente, o foco era a compra e distribuição de produtos de armarinho. Hoje, com mais de 20 anos de mercado e com uma frota de mais de 400 equipamentos, a TVL atua na área de transporte de produtos químicos perigosos e cargas em geral.

Nosso negócio Prestação de serviços em transporte, armazenagem e movimentação de cargas, produtos e resíduos químicos, na forma de cargas secas, líquidas e gases em geral, embalados e a granel, com a utilização dos diversos modais de carga.

A atuação da TVL abrange todo o território nacional e é direcionada para empresas industriais de grande porte nos segmentos de celulose, siderurgia, metalurgia, cimenteiras e outros. Entre seus clientes estão: Ambev, Deten, Gerdau, Holcim, InterCement, Oxiteno, Petrobras, Petrona e Usiminas para os quais são transportados produtos como enxofre (sólido e líquido), clínquer, escória e areia.

Nossa missão Inovar na prestação de serviços logísticos, promovendo a otimização dos recursos envolvidos com segurança e eficácia, e agregando competividade aos negócios de nossos clientes.

Este é um assunto muito importante. As políticas da empresa são adotadas para promoverem um ambiente de trabalho seguro e produtivo, portanto, devem ser seguidas com rigor! Leia atentamente:


3. PolĂ­ticas da empresa

07


3.1 Política de Álcool e Drogas

A TVL assegura aos seus clientes operações de transporte e manuseio de produtos perigosos seguras, sendo expressamente proibido o uso ou o porte de bebidas e drogas por parte de seus funcionários e colaboradores durante a execução de suas atividades ou nas dependências da empresa e de seus clientes. O descumprimento dessa política acarretará medidas disciplinares previstas nas normas da empresa e na legislação vigente.

3.2 Política de SSMAQ

A TVL e seus colaboradores assumem o compromisso de fornecer serviços de transporte e manuseio de produtos químicos e perigosos, buscando sempre: • Satisfação e fidelização dos nossos clientes; • Aprimoramento contínuo dos nossos processos; • Educação, capacitação e comprometimento dos colaboradores com as questões de SSMAQ; • Atendimento à legislação vigente aplicável ao nosso negócio; • Ecoeficiência das operações, minimizando impactos diversos inerentes à nossa atividade.

3.3 Política de Segurança Patrimonial

A TVL define como política de segurança patrimonial o seu compromisso total em proteger as pessoas, propriedades e as práticas operacionais contra perda por destruição intencional ou roubo.

3.4 Política Ambiental

A TVL assume o compromisso de conduzir o negócio da empresa respeitando o meio ambiente e tendo como constante preocupação a criação e a implementação de soluções voltadas à prevenção e ao controle dos impactos ambientais. O cumprimento dessas políticas é responsabilidade de todos!


4. Proibições

09


4.1 Álcool e drogas É EXPRESSAMENTE PROIBIDO o uso ou porte de bebidas alcoólicas e drogas nas dependências da empresa e dos clientes e / ou durante a execução das atividades de trabalho.

• São proibidos a comercialização, posse ou consumo de bebidas alcoólicas e drogas na empresa; • É terminantemente proibido o comparecimento ou permanência no local de trabalho sob efeito de álcool ou drogas; • O uso de medicamentos pelos motoristas dependerá da autorização do Gerente Operacional, que deve ser informado sobre o fato.

Testes Motivados Qualquer funcionário que apresente sinais, sintomas ou atitudes que possam levar ao diagnóstico de ingestão de álcool e/ou uso de drogas deverá ser submetido aos testes, a critério dos auxiliares ou diretores.


4.2 Cigarro Buscando a segurança e o respeito ao ambiente coletivo de trabalho, a TVL proíbe o uso de cigarros nos seguintes locais e situações: • Na cabine do caminhão tanque e proximidades; • Nas bases de distribuição e instalações dos clientes; • Nos locais de abastecimento; • Na oficina; • Durante as operações de carga e descarga. Somente é permitido fumar nas áreas destinadas pela empresa, devidamente sinalizadas para esse fim, no caso, os fumódromos.

Curiosidade Alguns malefícios que o cigarro pode causar: • Intoxicação no organismo; • Envelhecimento precoce das células; • Doenças como: aneurismas cerebrais, úlceras, infecções respiratórias, trombose, câncer.

O descumprimento dessas regras acarretará em medidas disciplinares previstas nas normas da empresa e na legislação vigente.

11


5. Programa SASSMAQ

13


O programa tem como objetivo aperfeiçoar e agilizar o processo de qualificação das transportadoras pelas empresas contratantes, visando à redução progressiva e contínua dos riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. Em função das características dessa atividade, a TVL foi certificada pelo SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, comprometendo-se com todos os requisitos e buscando sempre a melhoria contínua do sistema de gestão.

O programa inclui uma série de normas que orientam a organização a prestar serviços com: • • • •

Segurança; Saúde ocupacional; Proteção ao meio ambiente; Qualidade.

5.1 Segurança

A TVL prima pela segurança máxima e total para garantir o bemestar dos funcionários e criar um ambiente apropriado à execução dos serviços. A finalidade é prevenir e reduzir acidentes resultando na prática de um trabalho seguro. Todas as ações da empresa visam atingir, anualmente, a meta de Acidente Zero.


5.2 Saúde ocupacional A TVL valoriza seus funcionários e os reconhece como colaboradores essenciais ao bom desempenho dos serviços da empresa, seja no trabalho interno ou no transporte. Por isso, proporciona um ambiente qualificado e sadio para a realização das tarefas, visando à qualidade de vida para todos.

5.3 Proteção ao meio ambiente Em sua gestão empresarial, a TVL preocupa-se com os aspectos ambientais e com uma atuação focada nas pessoas e no futuro. Em função disso, estabelece algumas práticas que reduzem o impacto de seu trabalho na natureza.

5.4 Qualidade Centrada nos requisitos e necessidades dos clientes, a TVL tem como prioridades a satisfação e a credibilidade dos mesmos. Assim, busca, continuamente, a capacitação de seus colaboradores e a melhoria dos processos para a garantia da qualidade.

15


e responsabilidades 6. Postura do colaborador

17


Agora, vamos conversar um pouco sobre o que a empresa espera de você. Saiba que o seu sucesso depende do seu comportamento e comprometimento com o trabalho. Portanto, compreenda bem nossas recomendações.

As regras de comportamento são necessárias para que se mantenha um ambiente de trabalho organizado, produtivo, com um clima interno agradável, de cordialidade, respeito e educação. O objetivo é proporcionar bem-estar e qualidade de vida para a equipe.

6.1 Apresentação pessoal

Uma boa postura no ambiente de trabalho demonstra, sobretudo, respeito à empresa. A apresentação pessoal adequada reflete asseio, cuidado e uma imagem favorável diante de seus colegas, superiores e clientes. • Cuide da sua higiene pessoal; • Esteja sempre com o uniforme limpo e bem cuidado; • Faça uso diário do seu crachá de identificação quando estiver na empresa e também durante as viagens; • Não abuse de perfumes ou colônias.


6.2 Uso do uniforme, EPI’s e ferramentas de trabalho A empresa fornece, gratuitamente, os uniformes, equipamentos de proteção individual e ferramentas necessárias para o desempenho das atividades. - Cabe aos funcionários cuidar e conservar os itens que estiverem sob sua posse. Os colaboradores são obrigados a usar o EPI, regularmente, de acordo com as normas, respondendo por danos causados pelo mau uso. Caso alguém se recuse injustificadamente a cumprir tais obrigações, receberá a advertência formal, estando sujeito à dispensa por justa causa.

Quando o colaborador é dispensado, fica obrigado a devolver os uniformes e os EPI’s em seu poder, nas condições em que se encontrarem, sob pena de ressarcir o custo dos mesmos à empresa. As ferramentas entregues ao colaborador, mediante protocolo, ficarão sob sua responsabilidade e guarda e, no caso de extravio, será cobrado o valor da reposição.

Seja cuidadoso e responsável com seus equipamentos e ferramentas de trabalho!

19


6.3 Ambiente de trabalho

Devemos sempre cuidar do espaço de trabalho, para que seja um local adequado às atividades. Seguem algumas orientações: • Zele pela limpeza e conservação do pátio, banheiros, alojamento e outros locais; • Mantenha seu espaço ou mesa de trabalho limpos e organizados; • Respeite as áreas verdes: preserve a natureza; • Fume apenas no local permitido pela Segurança do Trabalho (fumódromo), como forma de respeito aos colegas.

Valorizar o patrimônio da empresa é responsabilidade de todos. Precisamos dele para exercer nossa função!


6.4 Integração na empresa Como novo integrante da equipe TVL, você deve conhecer bem as definições e regras da empresa, comprometer-se com as funções desempenhadas e contribuir para um clima de trabalho harmonioso.

Leia as nossas dicas!

• Tenha iniciativa e interesse pelo trabalho; • Preocupe-se com seu próprio desenvolvimento; • Execute as atividades com foco na qualidade e na satisfação do cliente; • Procure se inteirar de todas as informações divulgadas sobre a empresa através das ferramentas de comunicação disponíveis, como quadro de avisos, e-mails e reuniões; • Participe, com interesse, dos treinamentos, palestras e campanhas organizados pela TVL; • Amplie seus conhecimentos e habilidades para desempenhar cada vez melhor seu trabalho; • Mantenha sigilo sobre os assuntos dos quais participe ou tome conhecimento, bem como qualquer documento que lhe for confiado; • Seja sempre atencioso e respeitoso com os clientes, evitando atritos. Sempre que houver algum problema, consulte a empresa.

21


Fique ligado

6.5 Trabalho em equipe

No trabalho em equipe devem prevalecer sempre a harmonia, o coleguismo, a cordialidade e o respeito. Assim são mantidas boas relações profissionais e um local agradável. • Tenha disposição e boa vontade para executar o seu trabalho: isso só lhe trará benefícios; • Seja educado e prestativo com seus colegas e superiores; • Comprometa-se com as funções repassadas; • Esteja aberto a críticas construtivas; • Procure esclarecer as informações e verificar se são verdadeiras para não gerar desentendimento; • Mostre-se disposto a resolver problemas com boa vontade. Jamais culpe outras pessoas: preocupe-se apenas em buscar soluções; • Evite discussões e, se necessário, procure imediatamente seu supervisor.


6.6 Engajamento A TVL busca estimular o engajamento de seus funcionários para que o clima de trabalho possa ser harmonioso, de maneira que todos se sintam motivados e satisfeitos por fazerem parte da empresa. Os funcionários devem estar engajados não somente nas tarefas pelas quais são responsáveis, mas, também, nos objetivos, planos e estratégias da organização. Ser engajado é: • Estar mais focado e comprometido com a empresa, com o atendimento ao cliente, mais atento aos aspectos relativos à qualidade e à segurança. Significa estar disposto a ir além das suas obrigações, superar as expectativas; • Compreender a importância do seu trabalho e fazer com que o mesmo esteja alinhado ao negócio da empresa.

Acredite nos objetivos da empresa e comprometase com os resultados. A sua dedicação e o seu empenho são fundamentais!

23


6.7 Treinamentos

Todos os novos colaboradores passam por um treinamento de integração após contratação, no qual são repassadas as normas da empresa, regras específicas para os motoristas e diretrizes de segurança. A TVL investe na qualificação e no desenvolvimento de seus funcionários, oferecendo treinamentos e capacitação periódicos para determinadas atividades que englobam assuntos como: reciclagem do motorista, atendimento a emergências, direção defensiva, entre outros.

Cada colaborador deve buscar o desenvolvimento profissional como oportunidade de aprendizado e crescimento. Isso gera benefícios para o trabalho e para a vida.


7. Saúde e segurança no trabalho

25


Vamos tratar agora de um tema de grande relevância para a TVL: saúde e segurança ocupacional. Para a empresa, a vida de seus funcionários vem em primeiro lugar. Fique alerta!

A TVL procura preservar a integridade física de seus colaboradores, tendo como meta a prevenção e redução de acidentes.

7.1 Uso de EPI’s

Os EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual têm a finalidade de proteger o colaborador dos riscos de acidentes que existem nos locais de trabalho. O uso é obrigatório e deve ser associado ao cumprimento de todas as dicas de segurança recomendadas pela TVL. Conheça os EPI’s e suas respectivas finalidades:


• Botina: utilizar sempre e em toda a área de produção e manutenção. • Protetor auricular: utilizar sempre e em toda área de produção e manutenção, principalmente em operações de máquinas e equipamentos que geram alto nível de ruído. • Capacete: fazer uso para a proteção contra pancadas e penetrações, caso a cabeça seja atingida por algum objeto ou até mesmo em casos de choques elétricos, queimaduras e “esbarrões” acidentais. A suspensão do capacete é regulável e deve ser ajustada para firmar o equipamento e mantê-lo alto, a uma média de quatro centímetros acima da cabeça de quem o usa. Utilizar sempre e em todas as áreas de produção e manutenção. • Cinto de segurança: é obrigatório nos trabalhos em altura igual ou maior que 1,80 m. • Óculos de segurança incolor: deverá ser empregado em toda a área de produção e manutenção e/ou sempre que houver partículas dispersas no ar. • Máscara descartável: protege as vias respiratórias contra poeiras advindas de vários materiais no ar, decorrentes dos trabalhos na produção e manutenção. • Luva de vaqueta: precisa ser utilizada em diversos trabalhos manuais, como mecânicos, movimentação de carga ou como proteção contra as partículas provenientes de processos na área de produção e manutenção. • Máscara com filtro: é obrigatório o seu uso durante os processos que envolvam produtos químicos.

27


*Outros EPI’s específicos são fornecidos de acordo com a operação a ser executada pelo funcionário.

Lembre-se: você deve conhecer bem os seus EPI’s, saber como fazer a limpeza, cuidar da conservação, substituí-los, quando necessário, guardá-los em local adequado e, principalmente, entender que eles são indispensáveis para se prevenir dos riscos de acidentes.

Responsabilidades quanto ao uso dos equipamentos de segurança: - Usar o EPI apenas para a tarefa a que se destina; - Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; - Comunicar ao Técnico de Segurança sobre qualquer problema que impeça seu uso.

O funcionário que sofrer qualquer tipo de acidente de trabalho, sendo dentro da empresa ou a caminho do serviço, deverá procurar o Setor de Segurança logo após o atendimento recebido.


7.2 Atendimento a emergências A TVL mantém contrato com empresa especializada em atendimento a emergências – Suatrans COTEC. O acordo visa gerenciar ocorrências com produtos perigosos e está direcionado às áreas ambientais, químicas e de segurança.

7.3 Primeiros socorros e combate a incêndios A TVL realiza, anualmente, um treinamento de combate a incêndios e primeiros socorros e, ainda, um simulado de acidentes. Apesar de serem direcionados aos motoristas, todos da equipe interna podem participar. O simulado de acidentes é feito por uma empresa especializada contratada pela TVL. O treinamento de combate a incêndio e primeiros socorros, conduzido por um profissional do Corpo de Bombeiros, consiste em atividades teóricas e práticas.

29


8. Normas e regras

31


A TVL estabelece uma conduta interna que deve ser entendida e cumprida por todos:

8.1 Cadastro pessoal

Mantenha seus dados atualizados na empresa. Sempre que mudar de endereço ou telefone, por exemplo, comunique ao Departamento Pessoal, no escritório central da TVL:

Endereço: Anel Rodoviário – BR 262, 9.550, KM 09 - Jardinópolis CEP: 30532-097 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3303-1570 / (31) 9805-0056 E-mail: recursoshumanos@transvalente.com.br

8.2 Período de experiência

Todo novo colaborador passa por um período de experiência correspondente a 90 dias com a finalidade de efetivação, podendo ser reduzido para 45 dias, a critério da empresa.


8.3 Horário de trabalho • Setor Administrativo: 7h às 18h – com inícios e términos diferenciados, segundo a legislação vigente; • Setor da Manutenção: 6h às 21h – com inícios e términos diferenciados, segundo a legislação vigente; • Motoristas: o horário de trabalho está enquadrado na Lei n° 12.619/2012 (a partir de 17/06/12).

Cumpra com responsabilidade seu horário de trabalho. Seja sempre pontual!

33


8.4 Crachá

O crachá é um cartão de identificação do funcionário que facilita o controle do acesso das pessoas nos setores e ambientes da empresa. Na TVL, o seu uso é obrigatório e traz segurança para o colaborador, para a organização e para os clientes.

É de total responsabilidade do colaborador a conservação do crachá recebido. Havendo a necessidade de substituição do mesmo, por má utilização ou descuido do funcionário, a despesa na confecção do novo cartão poderá ser repassada ao empregado. Por outro lado, ocorrendo o desgaste natural e sendo demandada a substituição, cabe ao funcionário avisar ao Departamento Pessoal para que seja providenciado outro crachá, sem qualquer ônus ao empregado.


8.5 Marcação do ponto • Ao ingressar na TVL, o colaborador tem sua digital cadastrada no ponto biométrico. É necessário registrar o início e o término do expediente, inclusive o intervalo da refeição; • Em caso de atraso ou não marcação de ponto, conforme determina a legislação, será descontado do funcionário o tempo registrado, podendo ainda ser passivo de punição; • Em situações de atrasos, ausências, afastamentos por ordem médica ou circunstâncias afins, o colaborador precisa justificar e comprovar o motivo ao seu superior no 1º dia de retorno; • Se no fechamento do mês as informações das horas trabalhadas excederem o expediente, o funcionário receberá o pagamento das horas extras. Eventuais problemas com o seu cartão ou dúvidas quanto ao uso, procure o Departamento Pessoal.

OS MOTORISTAS seguem a Lei n° 12.619/2012.

35


8.6 Ausências ou afastamento

Conforme a legislação, o colaborador poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, se comprovadas qualquer das hipóteses abaixo: • Em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho, viva sob sua dependência econômica, será concedido ao colaborador o direito de faltar dois dias consecutivos; • Em virtude de casamento (civil), poderá se ausentar por três dias consecutivos, contando o dia do casamento; • Em caso de nascimento de filho, o pai terá direito à licença no decorrer da primeira semana do nascimento, sendo autorizada sua ausência por cinco dias consecutivos; • Licença-maternidade: a mãe tem direito a 120 dias de afastamento. A cópia do atestado de licença-maternidade deverá ser entregue no Departamento Pessoal para que a informação seja enviada ao INSS. O pagamento é realizado pela TVL, sendo usado como base de cálculo o salário mais médias (periculosidade, horas extras e outros adicionais). O valor pago à funcionária é abatido do pagamento da guia do INSS. Para os casos de licença-maternidade de 180 dias, o valor pago nos 60 dias complementares não será abatido na guia de INSS. Ao final, a funcionária deverá procurar o Departamento Pessoal novamente para submeter-se ao exame de retorno; • Para doação de sangue voluntária, o funcionário poderá faltar um dia a cada 12 meses de trabalho; • Para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva, terá o direito de faltar até dois dias, consecutivos ou não; • Quando tiver que comparecer em juízo, pelo tempo que se fizer necessário;


• Em casos de ausências, atrasos, afastamento por ordem médica ou circunstâncias afins, procure seu superior imediato. É preciso apresentar o atestado médico, senão o dia será descontado. De acordo com a legislação a empresa paga os primeiros 15 dias de atestado. Após esse período, o colaborador deve requerer perícia médica ao INSS; • Em situações de acidente de trabalho, é necessário comunicar ao Setor de Segurança, dentro de 24h após o acidente, para a emissão da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho). Deve ser apresentado o formulário de resultado da perícia médica do INSS, caso contrário, a confirmação do afastamento não será feita e o período não trabalhado será considerado como ausência sem justificativa. Dessa forma, a empresa tem o direito de considerar abandono de emprego por parte do colaborador.

8.7 Relatórios Dentre as atribuições diárias de alguns funcionários está a responsabilidade por preencher, de forma completa e adequada, os relatórios ou documentos obrigatórios.

8.8 Uso de celular A empresa não proíbe o uso de aparelho celular em suas dependências, porém, recomenda que o mesmo seja utilizado com bom senso durante o horário de trabalho. • Não estenda conversas particulares durante o expediente para não prejudicar suas tarefas; • As ligações devem ser atendidas com discrição, em voz baixa e, de preferência, com certa distância de outras pessoas; • O aparelho com o toque silencioso é o ideal. Se não for possível, o volume tem que estar o mais baixo possível, com toques discretos. A TVL não se responsabiliza por perda ou roubo de aparelhos celulares dentro da empresa.

37


É disponibilizado para todos os motoristas um aparelho celular. Verifique as regras quanto à sua utilização: • O telefone precisa manter-se ligado para que a empresa consiga falar com o motorista sempre que necessário; • O uso do celular deve ser feito apenas em condições seguras, ou seja, quando o motorista não estiver dirigindo; • O aparelho é para fins de trabalho, e não para assuntos pessoais.


8.9 Uso de e-mail institucional O e-mail institucional é uma ferramenta que integra a rotina de determinados setores da TVL. Visa facilitar a comunicação interna entre funcionários e departamentos e, também, a comunicação externa com fornecedores, prestadores de serviços e clientes. A utilização do e-mail (a saber: @transvalente) requer bom senso, profissionalismo e responsabilidade.

ADVERTÊNCIA O não cumprimento das diretrizes internas da TVL poderá resultar em procedimentos que variam desde ações disciplinares, com avisos verbais ou escritos, até a suspensão ou demissão por justa causa.

Não se esqueça: Você é um representante da empresa! Tenha sempre uma boa postura e imagem profissional. A seguir, falaremos sobre seus direitos e benefícios, um assunto que certamente lhe interessa.

39


9. Direitos e benefĂ­cios

41


9.1 Benefícios concedidos pela empresa

Alimentação • O valor da alimentação é fornecido ao funcionário no início do mês, em folha de pagamento, em caráter de antecipação; • Não é efetuado nenhum desconto do funcionário quanto ao valor da alimentação; • Cada setor tem predefinido o horário do seu intervalo, conforme a determinação da chefia. REGRAS GERAIS DO USO E FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO: • O refeitório permanece aberto durante todo o horário de expediente; • A limpeza e organização são de responsabilidade de todos. Utilize sempre as lixeiras, evite desperdícios e não deixe cair restos de comida no chão; • Tenha bons modos ao utilizar o refeitório e respeite os demais colaboradores que compartilham o ambiente; • Não extrapole o horário de almoço para não prejudicar outros colegas que usufruem do mesmo espaço. Importante: cuide do refeitório para que ele seja sempre um espaço de alimentação agradável, limpo e tranquilo.

Crescimento profissional A TVL avalia o desenvolvimento e o desempenho profissional de seus funcionários, possibilitando oportunidades de crescimento na empresa. Através de recrutamento interno, é possível identificar aquele que apresentou evolução em seu trabalho e que tem o perfil e o domínio técnico para uma promoção, o que resultará em melhor remuneração. TVL: reconhecendo e valorizando seu quadro de colaboradores!


9.2 Direitos garantidos por lei Salário e forma de pagamento O salário é a contraprestação do serviço fornecido pelo trabalhador. O pagamento mensal é realizado para todos os colaboradores com adiantamento de 50% do salário no dia 20 de cada mês e o restante no 5º dia útil do mês seguinte. Forma de pagamento: depósito bancário na “conta-salário” do funcionário, aberta pela empresa na admissão. Caso o colaborador tenha alguma reclamação referente ao seu pagamento, deverá procurar o Departamento Pessoal até o dia 10 do mês.

FGTS O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS é depositado, mensalmente, numa conta individualizada do trabalhador. Esse depósito corresponde entre 8% e 11% do salário, de acordo com a tabela do Governo, mas não é descontado nenhum valor do colaborador, pois é uma obrigação da empresa. O saldo dessa conta é corrigido todo mês e o funcionário poderá sacá-lo em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria.

43


Férias Depois de 12 meses de trabalho, o colaborador tem direito a 30 dias de férias, sendo possível optar por 30 dias corridos ou 20 dias de descanso e dez dias convertidos em abono pecuniário, de acordo com o artigo 143 da CLT. As férias serão programadas pelo Departamento Pessoal: o funcionário pode solicitar uma previsão da data, que será definida e comunicada com o mínimo de 30 dias de antecedência. Conforme o Artigo 130 da CLT, é permitido descontar as faltas sem justificativas, podendo, inclusive, decorrer em perda do direito às férias se houver mais de 32 faltas. Consulte o Departamento Pessoal para se informar sobre esse desconto.

No período de férias, envie sua carteira de trabalho para ser atualizada.

13º salário O 13º salário é proporcional ao tempo de serviço do empregado na empresa. O pagamento é feito em duas parcelas, sendo a primeira entre os dias 1º a 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.


Salário-família O valor do salário-família é definido pelo Governo Federal e pago apenas para aqueles que recebem até o valor estipulado pelo INSS (verifique junto ao Departamento Pessoal se é o seu caso). Para recebê-lo, o funcionário tem que apresentar a certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, a carteira de vacinação dos menores de cinco anos e o comprovante de frequência escolar dos maiores de sete anos. A renovação do salário-família é feita todo mês de maio e novembro, quando o colaborador deve apresentar novamente os documentos mencionados para que o benefício não seja suspenso.

Transporte Os colaboradores que fazem uso do transporte coletivo público para o deslocamento empresa-residência e vice-versa têm direito a receber o vale-transporte, fornecido em conformidade com a legislação específica (o desconto será de 6% sobre o salário do funcionário).

45


Seguro de vida A empresa possui uma apólice de vida para todos os colaboradores, que oferece cobertura por morte natural, acidental, invalidez permanente (total/parcial). A TVL garante aos beneficiários uma indenização equivalente a 100% do capital segurado. Existe ainda outro benefício complementar dentro do Seguro de Vida: o auxílio-funeral, que assegura o reembolso das despesas em caso de falecimento. As condições e valores relativos a cada cobertura podem ser consultados na apólice.

Nossa! Quanta informação até aqui! Se ainda tiver alguma dúvida, procure o Departamento Pessoal. Muito bem. Falamos de normas, responsabilidades, direitos, deveres e benefícios. Prosseguiremos com um último assunto: responsabilidade socioambiental.


ambiental 10. Responsabilidade e social

47


Consciente quanto aos impactos que a operação de transporte pode trazer, a empresa adota uma postura de responsabilidade relativa às questões sociais, ambientais e sustentáveis. Esse é um compromisso assumido em sua gestão empresarial, que prioriza o respeito às pessoas, à sociedade, ao meio ambiente e à vida.

10.1 Meio ambiente

Além de possuir licenciamento ambiental, a TVL adota práticas de preservação ao meio ambiente:

Destinação correta de resíduos

A TVL se preocupa com a correta destinação dos resíduos produzidos em seus processos, como pneus, óleo usado, baterias e outros materiais contaminados, sejam eles de operações diretas ou não com os veículos. Para tanto, possui contrato com uma empresa de gerenciamento de resíduos internos licenciada por órgãos ambientais, que cumpre o papel de conduzir e descartar corretamente os resíduos.


Coleta seletiva

Além do gerenciamento de resíduos perigosos, a TVL promove a coleta seletiva, disponibilizando latões apropriados para o depósito de lixo seco e molhado.

LIXO SECO:

LIXO MOLHADO:

Constituído por embalagens plásticas, papéis, vidros e metais que podem ser reaproveitados, economizando energia e matéria-prima.

Composto por materiais orgânicos (restos de alimentos), papéis sanitários e de cozinha que, devido às suas características, são enviados para o aterro sanitário.

Conscientização

A empresa também se preocupa com a conscientização de seus funcionários. Através de palestras, treinamentos e reciclagem dos motoristas quanto aos produtos químicos transportados, busca estimular e promover o engajamento de todos com os assuntos de caráter ambiental. Cada um é responsável pela preservação do meio ambiente. Comprometa-se!

49


Manutenção Conservar os veículos com a manutenção e revisões em dia são medidas preventivas exercidas pela empresa, que propiciam mais segurança ao condutor, níveis reduzidos de emissão de poluentes e ruídos, além de evitar vazamento e derramamento de produtos químicos. A TVL possui frota nova, regulada e monitorada por testes de emissão de ruídos, gases e fumaça preta, o que diminui o impacto no meio ambiente.

Outras medidas

• A TVL possui contrato com empresa especializada (SOS COTEC) para o atendimento imediato de acidentes ambientais durante as viagens; • Trabalha com fornecedores críticos com licença de operação ambiental e sistemas de disposição de resíduos.


10.2 Compromisso social A empresa também está engajada com os aspectos sociais, assumindo uma postura comprometida com as pessoas e a sociedade. Assim, participa de programas e apoia instituições por meio de ações de cunho social. Conheça:

PROGRAMA NA MÃO CERTA Iniciativa que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A TVL é signatária desse programa, idealizado pela World Childhood Foundation (no Brasil, representada pela organização Childhood Brasil), integrando o Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. A empresa busca informar e conscientizar seus colaboradores, sobretudo motoristas, para que também se mobilizem em prol dessa ação. O objetivo é fazer com que os motoristas que circulam nas estradas não se envolvam nesse tipo de crime e denunciem às autoridades e aos órgãos competentes do Governo essa prática.

51


INSTITUIÇÕES

A TVL é associada do Instituto Ethos, organização sem fins lucrativos que tem a missão de sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.


11. Recomendaçþes finais

53


Agora você faz parte da TVL!

Esperamos que as informações contidas nesta cartilha tenham lhe proporcionado mais conhecimento sobre a nossa empresa. É muito importante que siga todas as normas e orientações repassadas, a fim de desenvolver um bom trabalho, com segurança e responsabilidade. O nosso propósito é promover uma eficiente comunicação entre a organização e seus colaboradores. Dessa forma, você estará mais integrado e em condições de desempenhar melhor a sua atribuição.

Seja bem-vindo, mais uma vez, e conte conosco! Esteja certo e confiante de que está ingressando em uma empresa séria e que age corretamente com os seus colaboradores e parceiros.

A TVL agradece a sua atenção!

TRANSPORTANDO COM RESPONSABILIDADE. 55


TERMO DE RESPONSABILIDADE 1ª via – Colaborador(a) Eu, ______________________________________________________, colaborador da TVL, registro nº________________________, declaro ter recebido a Cartilha de Integração, bem como ter participado do Treinamento Introdutório de Integração, e me comprometo a ler e cumprir todas as orientações, normas e regras descritas, estando ciente de possíveis punições decorrentes de seu descumprimento e não podendo alegar o desconhecimento do seu conteúdo. ___________________,_______de _____________de_____. ____________________________________________ Ciente e de acordo

TERMO DE RESPONSABILIDADE 2ª via – Arquivo da Empresa Eu, ________________________________________________, colaborador da TVL, registro nº________________________, declaro ter recebido a Cartilha de Integração, bem como ter participado do Treinamento Introdutório de Integração, e me comprometo a ler e cumprir todas as orientações, normas e regras descritas, estando ciente de possíveis punições decorrentes de seu descumprimento e não podendo alegar o desconhecimento do seu conteúdo. ___________________,_______de _____________de_____. ____________________________________________ Ciente e de acordo


TVL - Cartilha integração  

Cartilha integração TVL 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you