Page 1

Olá!

Seja bem-vindo à Alfa Caldeiraria. Agora, você vai conhecer melhor a empresa: estou certo de que vai gostar muito.


Caro (a) colaborador (a), Primeiro, quero me apresentar: meu nome é Alfeu e sou mascote da Alfa. Por isso, de hoje em diante, onde você me encontrar deve ficar atento, pois certamente, em nossos encontros, trarei alguma informação que ainda não sabe e que é muito importante para você e para a empresa.

vão aí algumas dicas: •Fique bem atento ao treinamento introdutório; •Leia esta cartilha com bastante atenção: ela será seu guia de normas, condutas, comportamento, direitos e deveres; •Leia sempre os comunicados enviados pela empresa: a informação é a melhor forma de acompanhar o que acontece em seu ambiente de trabalho.

Quero que saiba que a diretoria e todos da Alfa estão felizes por sua seleção e contratação. Estamos certos de que sua admissão irá melhorar ainda mais o nível de profissionais de nossa equipe. Mas, para que seu trabalho seja realmente de qualidade,

Você inicia hoje uma nova etapa em sua vida profissional que, certamente, será muito bem-sucedida. Seu trabalho de qualidade, integração com a equipe e entendimento dos objetivos da empresa farão com que consigamos ser cada vez melhores.

Contamos com você e saiba que pode contar também com a Alfa Caldeiraria. Sucesso!


Vamos iniciar lhe passando algumas informações importantes sobre a empresa Alfa Caldeiraria, o seu negócio e ramos de atuação:

A Alfa é uma empresa de engenharia especializada em serviços de caldeiraria e montagens industriais. Está no mercado desde 1991 e tem capacidade produtiva para serviços de caldeiraria de 200 t/mês. A Alfa busca a qualidade máxima em todos os seus setores de atuação: têxtil, alimentício, siderúrgico, petroquímico, fundição, mineração, cimenteiro, explosivos, sucroalcooleiro, bebidas, energia, bens de capital.

Na Alfa, trabalhamos em torno de uma missão e visão:

MISSÃO Oferecer soluções em serviços de caldeiraria e montagens industriais, fundamentados na competitividade, qualidade, segurança, eficiência e inovação, preservando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento dos colaboradores e comunidade. VISÃO Ser reconhecida pelos serviços prestados com a contínua busca do crescimento humano aliado à tecnologia de ponta.


Agora que você já conhece um pouco mais sobre a empresa, sabe que sua missão vai além de entregar ao cliente o que ele espera, vamos partir para outro assunto muito importante: a qualidade. Para nortear os procedimentos de qualidade, a Alfa possui uma política que você deve saber e entender:

POLÍTICA DE QUALIDADE DA ALFA CALDEIRARIA E MONTAGENS

Atender as especificações definidas nos pedidos de nossos clientes, com foco na inovação tecnológica e na melhoria contínua do sistema de gestão e serviços. Para tanto, a direção conta com o apoio e envolvimento de toda a equipe, visando sempre uma conduta ética nos negócios e um atendimento diferenciado ao cliente. Para executar o que nossa política de qualidade diz, é necessário que você saiba exatamente quais são os procedimentos de trabalho estabelecidos para sua função. Para isso, desde sua chegada você passa a receber treinamentos específicos que lhe

mostrarão exatamente como proceder. Portanto, quando tiver alguma dúvida se sua atitude no trabalho está em conformidade ou em não conformidade com as normas e padronização do programa de qualidade e ISO 9001, procure nosso gestor da qualidade.


Você concorda que não há como prestar um serviço de qualidade se este não for executado com segurança? E que segurança está diretamente ligada à organização? A Alfa também pensa assim. Aqui, todas as normas de segurança e saúde ocupacional são rigorosamente seguidas, pensando, principalmente, que o bem-estar e a proteção de nossa equipe devem vir em primeiro lugar. Entenda melhor o que são os EPI’s e quais suas finalidades.

Com o objetivo de facilitar a internalização dos procedimentos de qualidade, a Alfa implantou o programa denominado SOL, que quer dizer: SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA, e que abrange todos os setores da empresa. Esse programa tem como objetivo cultivar a capacidade, a iniciativa, a criatividade e a participação dos funcionários no cumprimento das normas de segurança, organização e limpeza (SOL), buscando: •Melhorias no ambiente de trabalho; •Maior integração e clima de coleguismo entre todos; •Disciplina e responsabilidade; •Diminuição do desperdício; •Redução do número de acidentes. Os Equipamentos de Proteção Individual, EPI’s, têm a finalidade de proteger o trabalhador dos riscos de acidente que existem nos locais de trabalho. O uso é obrigatório e deve ser associado ao cumprimento de todas as dicas de segurança recomendadas pela equipe de segurança da Alfa Caldeiraria. Veja quando e quais equipamentos você deve utilizar:


Óculos de segurança – lente incolor: deverá ser usado em toda a área de produção (fábrica ou campo) e/ou sempre que houver partículas dispersas no ar. Óculos de segurança – lente escura: use quando for trabalhar, utilizando conjunto oxicorte (maçarico).

Protetor facial: deverá ser usado todas as vezes que precisar trabalhar com esmeril, lixadeira e/ou qualquer serviço que apresente risco de projeção de partículas ou poeira. Máscaras

de

solda: para proteger o rosto e a visão da radiação de partículas provenientes do processo.

Capacete: utilizar sempre e em todas as áreas de produção (fábrica ou campo). Os capacetes são fabricados para a proteção contra pancadas e penetrações, caso a sua cabeça seja atingida por algum objeto, ou até mesmo

choques elétricos e “esbarrões” acidentais. A suspensão do capacete, representada pelas cintas que ficam na parte de dentro (carneira), é uma peça de muita importância para aliviar eventuais pancadas na cabeça. Ela é regulável e deve ser ajustada para firmar o capacete e mantê-lo alto, a uma média de 4 centímetros acima da cabeça de quem usa. Protetor auricular/abafador de ruído: utilizar sempre e em toda área de produção (fábrica ou campo). Deverá ser usado principalmente na operação de máquinas e equipamentos que geram alto nível de ruído. Temos os abafadores tipo plug e também os abafadores tipo concha. Você deverá usar o recomendado ao ambiente do trabalho. Respirador semifacial: deve ser usado sempre que for trabalhar com soldagem e esmerilamento. Serve para impedir que o trabalhador respire os fumos metálicos, que são poeiras muito finas de metal que ficam dispersas no ar, junto com a fumaça proveniente do processo de soldagem. Proteção respiratória com filtros químicos: é obrigatório o uso durante processo que envolva a utilização de produtos químicos, como: tintas, solventes e similares, mesmo com a presença de exaustores. Creme de proteção para as mãos: use toda vez que for trabalhar com tintas, solventes e similares. Assim, sua pele ficará


protegida. Luvas: de malha, de vaqueta, de raspa, de látex antiderrapante, de PVC ou de PVC granulada, deve ser usada em diversos trabalhos manuais, como: trabalhos mecânicos, transporte manual de material cortante, peças quentes com temperaturas de até 100 graus. A utilização de cada tipo de luva é determinada conforme orientado nas instruções de trabalho. Avental/blusão, perneira e luva de raspa cano longo: para proteção de todo o corpo contra as partículas provenientes do processo de soldagem ou corte a quente. Cinto de segurança (tipo paraquedista): é obrigatório o uso sempre que for trabalhar em altura igual ou maior que 1,80m. Botina de segurança: utilizar sempre e em toda área de produção (fábrica ou campo). Responsabilidades dos funcionários:

•Usar o EPI apenas para a tarefa a que se destina; •Responsabilizar-se por sua guarda e conservação; •Comunicar ao SESMT sobre qualquer problema que impeça seu uso. No dia a dia do seu trabalho, você saberá mais sobre o assunto através do programa de treinamento de segurança e saúde ocupacional. Vamos mantêlo sempre informado de todas as ações necessárias para que possamos ter índices de acidente zero na Alfa.

Lembre-se: você deverá conhecer seus EPI’s, saber como fazer a limpeza, lembrar as condições de conservação, substituí-los ou trocar peças quando necessário, guardá-los em local correto e, principalmente, saber que eles são necessários para se prevenir dos riscos de acidentes que o rodeiam.


Vamos agora conversar um pouco sobre nossas expectativas em relação a você. Saiba que seu sucesso na empresa também depende de sua atuação! Portanto, leia com atenção. presa; •Busque ampliar seus conhecimentos e habilidades para desempenhar cada vez melhor seu trabalho, e assim também poderá ter oportunidade de assumir novas funções; •Esteja aberto a críticas construtivas.

Trabalho em equipe Integração na Empresa •Tenha iniciativa e interesse pelo trabalho; •Seja comprometido com a empresa e com a sua atividade; •Preocupe-se com o seu próprio desenvolvimento; •Busque executar seu trabalho com foco na qualidade e na satisfação do cliente; •Procure se inteirar de todas as informações divulgadas sobre a empresa através das ferramentas de comunicação disponíveis, como por exemplo: o quadro de avisos. Tire suas dúvidas com o RH quando não compreender a mensagem transmitida pela empresa; •Busque mais informações que possam contribuir para a execução de sua tarefa: converse com os supervisores e consulteos sempre que tiver alguma dúvida; •Participe com interesse dos treinamentos, palestras e eventos organizados pela em-

•Tenha disposição, bom humor e boa vontade para o trabalho, porque isso só lhe trará benefícios; •Comprometa-se com tudo aquilo que faz; •Mantenha um bom clima no ambiente de trabalho; •Seja prestativo com os colegas; •Evite discussões e, se necessário, procure imediatamente seu supervisor ou o RH.

Engajamento A Alfa busca estimular o engajamento de seus funcionários para que o clima de trabalho seja cada vez melhor, de forma que todos se sintam motivados, felizes e satisfeitos por fazerem parte da empresa. E mais que isso, quer que seus funcionários sejam engajados não somente nas tarefas pelas quais são responsáveis, mas também nos objetivos, planos e estratégias da empresa. Isso é muito importante!


O que é ser engajado? É estar mais focado e comprometido com o trabalho, com o atendimento ao cliente, mais atento aos aspectos relativos à qualidade e à segurança. É estar disposto a ir além do esperado ou fazer além da sua função. Ser engajado é conhecer a importância do seu serviço e fazer com que o mesmo esteja sempre alinhado à missão e à visão da empresa. Uma comunicação, aberta e clara, é o principal fator na busca pelo engajamento. O que podemos fazer na busca pelo engajamento? •Estar interessado pelo que está acontecendo na organização; •Conhecer e acreditar no negócio da empresa; •Comprender as necessidades dos clientes; •Compreeender claramente a sua função e ter confiança nas suas competências para realizá-las; •Entender como o seu trabalho se relaciona com o dos outros; •Buscar soluções para necessidades e problemas que surgirem; •Encarar seus erros como oportunidade de aprendizado e melhoria; •Empenhar-se para atingir suas metas, consciente de que elas impactam nos resultados da empresa; •Ter sempre confiança e respeito pelos colegas de trabalho; •Colaborar, compartilhar, trabalhar em equipe. Todos precisam se ajudar dentro da empresa. Acredite verdadeiramente nos objetivos da empresa e comprometa-se com os resultados. O seu trabalho e engajamento são muito importantes para a Alfa!

Ambiente de trabalho •O patrimônio deve ser cuidado e valorizado, pois você sempre precisará dele; •Cuide de seu local de trabalho, pois você também é responsável pela manutenção de um ambiente saudável e limpo;

•Nos alojamentos fornecidos pela Alfa, zele sempre pela limpeza, respeito, ordem e silêncio, para garantir o descanso adequado e bem-estar dos usuários.

Uso do uniforme, EPI’s e ferramentas •O uso de uniforme é requerido por sua adequação às normas da empresa. Uniforme limpo e bem cuidado transmite uma imagem positiva de você e da Alfa; •Tenha sempre uma boa apresentação pessoal: isso demonstra limpeza, asseio e capricho;


•A empresa fornecerá, gratuitamente, a seus colaboradores, uniformes, equipamentos de proteção individual e ferramentas necessários ao desempenho de suas atividades. Os colaboradores obrigam-se a usar regularmente o EPI de acordo com as normas, bem como zelar por sua conservação, respondendo por danos causados pelo mal uso. Caso o colaborador se recuse injustificadamente a cumprir tais obrigações, receberá a advertência formal e estará sujeito a dispensa por justa causa.

Quando da dispensa do colaborador, fica o mesmo obrigado a devolver a empresa os uniformes e EPI’s em seu poder, nas condições em que se encontrarem, sob pena de ressarcir o custo dos mesmos. As ferramentas entregues ao colaborador, mediante protocolo, ficarão sob sua responsabilidade e guarda e, no caso de extravio, será cobrado o valor da reposição.

Seja produtivo. Tenha cuidado, seriedade e empenho ao executar qualquer tarefa.

Para agir sempre de forma correta é importante que conheça as NORMAS E REGRAS da Alfa. Muita atenção:

Cadastro pessoal Mantenha seus dados atualizados na empresa. Sempre que mudar de endereço ou telefone, por exemplo, comunique. Período de experiência Todo novo colaborador passa por um período de experiência para avaliação das partes com finalidade de efetivação. Transferência A empresa poderá efetuar a transferência de seus colaboradores entre obras, frentes de trabalho e escritórios, sem que se caracterize a transferência permanente ou de domicílio, mesmo quando o colaborador pernoitar em alojamentos ou outros locais com tal destinação.

Relatórios Dentre as atribuições diárias de alguns colaboradores está a responsabilidade por preencher, de forma completa e adequada, os relatórios ou documentos.


Uso do celular Durante o horário de trabalho é proibido o uso de aparelhos celulares. O colaborador que, mesmo diante dessa proibição, desejar trazer seu aparelho para o trabalho, deve estar ciente de que a empresa não se responsabiliza pela perda ou roubo do mesmo. Horário de trabalho •Cumpra seu horário de trabalho. Isso contribuirá para seu bom desempenho e o de sua equipe. A jornada normal de trabalho é de 44 (quarenta e quatro) horas semanais de acordo com a legislação vigente. Marcação do ponto •Ao ingressar na empresa, o colaborador recebe o cartão de ponto. O registro é feito por meio de relógio de ponto que marca as horas de entrada e saída de cada expediente e também o intervalo da refeição. Caso o relógio de ponto esteja indisponível no local de trabalho, será aceito o registro manual do ponto; •A marcação do ponto de um determinado mês refere-se ao expediente de trabalho que engloba, num único cartão, o dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês corrente. Entenda: o preenchimento do cartão começa a partir do dia 21 (verso do cartão); •Eventuais problemas com seu cartão ou dúvidas com relação ao uso, procure o Departamento de Recursos Humanos; •É proibido utilizar o cartão de ponto de outro colega de trabalho. Isso é falta grave; •Em casos de ausências, atrasos, afasta-

mentos por ordem médica ou circunstâncias afins, procure imediatamente seu supervisor ou Departamento de RH, apresentando justificativa aceitável; •Em caso de atraso, deverá procurar a portaria I (recepção) e solicitar a liberação da sua entrada ao supervisor através da recepcionista. Hora-extra •Em se tratando de hora-extra trabalhada, o funcionário terá essas horas computadas positivamente no registro de ponto e receberá a hora-extra com os seguintes adicionais (de acordo com CCT): •50% para a primeira hora-extra do dia (semanal); •70% para a segunda hora-extra do dia (semanal); •80% para a demais horas-extras do dia (semanal); •100% para as horas-extras prestadas em dias de folga, domingo e feriado. Ausências ou afastamento no trabalho Conforme a legislação, o colaborador poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, se comprovadas quaisquer das hipóteses abaixo: •Em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho, viva sob sua dependência econômica, o colaborador poderá faltar 2 dias consecutivos; •Em virtude de casamento (civil), poderá faltar 3 dias consecutivos, contando o dia do casamento; •Em caso de nascimento de filho, o pai terá direito a licença paternidade. A partir do nascimento da criança, poderá faltar 5 dias consecutivos;


•Licença-maternidade: a mãe tem direito a 120 dias de afastamento; •Para doação voluntária de sangue, poderá faltar 1 dia, em cada doze meses de trabalho; •Para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva, poderá faltar até 2 dias, consecutivos ou não; •Quando tiver que comparecer em juízo, pelo tempo que se fizer necessário; •Em casos de ausências, atrasos, afastamento por ordem médica ou circunstâncias afins, procure seu superior imediato. Apresente sempre o atestado médico com a informação do CID, pois caso contrário, o dia será descontado. De acordo com a legislação, ao apresentar um atestado médico, a empresa paga os primeiros 15 dias de atestado. Após 15 dias, o colaborador deve requerer perícia médica no INSS; •Ainda tratando-se de faltas e atrasos, seja por qualquer motivo, o colaborador deverá comunicar que não estará na empresa e por quanto tempo. Ou seja, em caso de atraso, o colaborador precisa informar a previsão de chegada e, em caso de falta, por motivo de doença ou situações afins, necessitará informar antes do início do expediente. Descontos Contribuição sindical: no mês de março, todas as empresas descontam de seus funcionários o equivalente a um dia de salário bruto do referido mês, ou do mês subsequente à admissão, caso não tenha havido o desconto no referido ano. Convênio A Alfa oferece convênio com cartão de

terceiros (funciona como facilitador para compras em estabelecimentos que mantém convênio). O funcionário tem disponível 30% de seu salário para compras com o cartão, sendo que os devidos descontos serão feitos em folha de pagamento, integravelmente no mês da compra, de acordo com a utilização. É descontado o valor total da compra. Uso da internet A internet é uma ferramenta valiosa para os negócios da Alfa. Entretanto, seu mau uso pode ter impacto negativo sobre a produtividade dos funcionários e a própria reputação da empresa. Todos os recursos tecnológicos da Alfa existem para o propósito exclusivo dos seus interesses. Portanto, a empresa se dá ao direito de monitorar o volume de tráfico na internet e na rede, juntamente com os endereços web (http://) visitados. Não é permitido: •Visitar sites da internet que contenham material obsceno e/ou pornográfico; •Usar o computador para executar quaisquer tipos ou formas de fraudes, ou software/música pirata; •Usar a internet para enviar material ofensivo ou de assédio para outros usuários; •Baixar (download) software comercial ou qualquer outro material cujo direito pertença a terceiros (copyright), sem ter


um contrato de licenciamento ou outros tipos de licença; •Atacar e/ou pesquisar em áreas não autorizadas (hacking); •Criar ou transmitir material difamatório; •Executar atividades que desperdicem os esforços do pessoal técnico ou dos recursos da rede. Utilização do e-mail institucional A utilização do e-mail disponibilizado para execução do trabalho pela Alfa, a saber, aqueles @alfacal, tem o intuito de facilitar a comunicação entre os funcionários e deverá ser usado com responsabilidade.

É expressamente proibido: envio de material obsceno, ilegal ou não-ético, pessoal, de propaganda, mensagens do tipo corrente, entretenimento, “spam” e propaganda política.

Advertência

O não cumprimento das diretrizes internas da Alfa poderá resultar em sanções que variam desde procedimentos disciplinares, com avisos verbais ou escritos, até a demissão por justa causa.

Conheça agora seus DIREITOS E BENEFÍCIOS

Benefícios oferecidos pela Alfa Alimentação A Alfa oferece uma refeição por dia para todos os colaboradores, a saber, o almoço. Esse benefício é custeado pela Alfa quando a refeição é feita dentro das dependências da empresa ou nos refeitórios dos clientes (em obras). Portanto, isso não tem natureza salarial e não é parte integrante da remuneração do colaborador.


REGRAS GERAIS DO FORNECIMENTO DA ALIMENTAÇÃO

REGRAS GERAIS DO USO E FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO

•A Alfa descontará do colaborador um valor permitido por lei. A informação do valor você receberá no ato da sua admissão; •Aqueles que não tiverem interesse em aderir a esse benefício deverão comunicar ao RH da empresa no ato da sua admissão; •O ticket da refeição fica disponível na portaria, devendo ser retirado, diariamente, na chegada à empresa; •Em casos de hora-extra, a refeição também será servida, devendo ser solicitada, previamente, pelo colaborador, para que a empresa providencie; •As refeições serão servidas em 3 horários diferentes:

Uso do espaço •O refeitório será aberto todos os dias, somente no horário das refeições; •Não é permitido o uso dos equipamentos, talheres, pratos e utensílios para fins que não sejam destinados às refeições; •O espaço do refeitório poderá ser usado em casos eventuais para alguma apresentação, devendo ser previamente avisado ao RH; •A área de lazer poderá ser utilizada no período do almoço de cada turma. Para a utilização da varanda em frente ao refeitório também devem ser seguidas as mesmas regras de limpeza e boa educação. Importante: Respeite o espaço do outro. Não extrapole o seu horário de almoço impedindo que outras pessoas utilizem o refeitório.

Primeira turma Setores da produção: montagem, soldagem, portaria, faxina, supervisão e almoxarife. 11h às 11h30 Segunda turma Setores: PCP, qualidade, segurança, transporte, ferramentaria, manutenção, pintura, área externa, operação de máquinas e supervisão. 11h30 às 12h Terceira turma Setor da administração e visitantes. 12h às 12h30 As turmas poderão ser alteradas conforme a necessidade da empresa.

Limpeza •A higienização dos utensílios e do ambiente será feita todos os dias, após a saída da última turma; •Em caso de utilização do ambiente nos finais de semana, na segunda-feira de manhã, será feita a limpeza do piso e das mesas.

Importante:

• Ajude a preservar o ambiente limpo. Tenha consciência de que, após o seu horário, poderão vir outras turmas. • Utilize sempre as lixeiras e


não deixe nada esparramado. Isso vale tanto para o refeitório quanto para qualquer outra área ou dependência da empresa. Ajude a manter a limpeza de toda a fábrica. Disponibilidade de alojamento Para os colaboradores que trabalham fora do seu domicílio, a Alfa disponibiliza: •Alojamento próprio; •Alojamento contratado pela Alfa; •Alojamento fornecido por seus clientes. É disponibilizado também, em seus alojamentos, a condição necessária para a sua manutenção. Crescimento profissional Através de avaliação de desempenho, a Alfa identifica quando um colaborador evolui em seu trabalho e já possui o perfil e características técnicas para ser promovido dentro da empresa, preenchendo vagas para cargos melhores remunerados e com exigência de maior domínio técnico. Esteja certo de que está em uma empresa que reconhece e valoriza seus funcionários!

Benefícios garantidos por lei Salário e forma de pagamento O salário é a contraprestação do serviço prestado pelo trabalhador. De acordo com o que foi acordado em contrato de trabalho, o colaborador receberá sua remuneração. O pagamento mensal é feito todo

último dia útil de cada mês. O dinheiro é depositado na sua conta. Obs: A empresa não efetua o adiantamento salarial. Adicional noturno Caso o colaborador trabalhe entre 22h de um dia e 5h do outro, tem direito a remuneração superior ao trabalhador do período diurno. 13º salário Será pago em 2 parcelas, sendo a primeira por ocasião das férias ou até o dia 30 de novembro. A segunda parcela é paga até o dia 20 de dezembro. Férias Depois de 12 meses de trabalho o funcionário tem direito a 30 dias de férias. No período de férias, envie sua carteira de trabalho para ser atualizada. As férias serão programadas pela chefia. Conforme o Artigo 130 da CLT, poderão ser descontadas as faltas sem justificativas, podendo, inclusive, perder o direito às férias no caso de haver mais de 32 faltas. Procure o setor de RH para se informar sobre esse desconto. Data-base Nosso mês de correção salarial ou database é outubro. Devemos esperar o índice acordado entre os Sindicatos dos Trabalhadores e o Sindicato Patronal (Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, em Ofici-


nas Mecânicas e Material Elétrico de Itaúna, Itatiaiuçu e Mateus Leme). FGTS O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS é depositado, mensalmente, numa conta individualizada. Esse depósito corresponde a 8% de seu salário, mas não é descontado nenhum valor do colaborador, já que isso é uma obrigação da empresa. O saldo dessa conta é corrigido todo mês e você poderá sacá-lo em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria. Salário-família O valor do salário-família é definido pelo Governo Federal e pago apenas para aqueles que recebem até o valor estipulado pelo INSS. Consulte o Departamento de Recursos Humanos. Para recebê-lo, apresente a certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, a carteira de vacinação dos menores de 5 anos e a comprovação da frequência escolar dos maiores de 7 anos. A renovação do sa-

lário-família é feita todo mês de maio e novembro, quando você deve apresentar novamente os documentos mencionados. Transporte de colaboradores Os colaboradores que necessitam de transporte público para o trajeto empresa-residência e viceversa têm direito ao vale- transporte, fornecido em conformidade com a legislação específica (o desconto será de 6% do salário ou valor do vale, sendo sempre o de menor valor e também proporcional à quantidade de vales gastos). Os colaboradores que trabalham fora do seu domicílio utilizarão o transporte oferecido pela empresa ou por ela contratado para se deslocarem, diariamente, para o trabalho. Nessa situação, o colaborador fará a opção pela não necessidade de valetransporte e, portanto, não terá o desconto previsto na legislação. Seguro de vida A empresa possui uma apólice de vida em grupo para todos os colaboradores, que oferece cobertura por morte natural, acidental, invalidez permanente (total/ parcial). As condições e valores relativos a cada cobertura podem ser consultados na apólice. A Alfa arca com 75% das despesas e os outros 25%, o funcionário. Existe, ainda, outro benefício complementar dentro do seguro de vida: auxílio funeral, em caso de falecimento do titular e seus


dependentes (esposa e filhos). Para esse benefício, você receberá uma orientação no ato Muito bem! Falamos sobre qualidade, seguranda sua admissão.

ça e saúde ocupacional, expectativas da empresa em relação a você, seus direitos, deveres e benefícios. Mas, ainda falta outro assunto muito importante: a preservação ambiental.

Você sabia que a ALFA possui um sistema de coleta seletiva? A empresa tem todos os recipientes para cada tipo de material: papel, vidro, plástico, metal e orgânicos. Assim, cada um deve ser depositado em seu respectivo lugar. Aprenda: Na coleta seletiva separamos os materiais no lixo doméstico que podem ser reciclados, como papéis, plásticos, metais, vidros e o orgânico. A reciclagem reduz os níveis de poluição ambiental e o desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas. Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a população!

Faça sua parte!

Ajude a Alfa a preservar o meio ambiente. Você pode contribuir com a empresa na coleta seletiva de lixo. Como funcionário da Alfa, conhecendo melhor a importância desse ato, você também contribuirá para um mundo melhor, para o progresso sustentável.


Agora você faz parte da Alfa. Esperamos que as informações contidas nesta cartilha tenham lhe proporcionado mais conhecimento sobre a Alfa. O nosso objetivo é promover uma boa comunicação entre a empresa e sua equipe. Assim, você poderá ficar mais engajado e desenvolver melhor seu trabalho. De posse dessas informações, mãos à obra. Obrigado pela atenção! Sempre que precisar, o Departamento de Recursos Humanos estará de portas abertas para lhe receber, ouvir e auxiliar no que precisar. Afinal, você está em uma empresa séria, ética, que age corretamente com seus colaboradores e parceiros, como também de acordo com a legislação. Seja bem-vindo!

Alfa Caldeiraria e Montagens Ltda Rua Dário Gonçalves de Souza, 90 Santa Mônica • Itaúna • MG • Cep: 35.681-343 Fone: (37) 3249.4111 • Fax: (37) 3249.4124 alfacal@alfacal.com.br • www.alfacal.com.br


TERMO DE RESPONSABILIDADE 1ª via – Colaborador(a) Eu, ____________________________________________________________________________________, colaborador da Alfa Caldeiraria e Montagens, registro nº________________________, declaro ter recebido a Cartilha de Recursos Humanos, bem como ter participado do Treinamento Introdutório, e me comprometo a ler e cumprir todas as orientações, normas e regras descritas, estando ciente de possíveis punições decorrentes de seu descumprimento e não podendo alegar o desconhecimento do seu conteúdo. ___________________, _______ de _____________de ________.

____________________________________________ Ciente e de acordo

TERMO DE RESPONSABILIDADE 2ª via – Arquivo da Empresa Eu, ______________________________________________________ _________________________________________________________, colaborador

da

Alfa

Caldeiraria

e

Montagens,

registro

nº____________________________, declaro ter recebido a Cartilha de Recursos Humanos, bem como ter participado do Treinamento Introdutório, e me comprometo a ler e cumprir todas as orientações, normas e regras descritas, estando ciente de possíveis punições decorrentes de seu descumprimento e não podendo alegar o desconhecimento do seu conteúdo. ______________________, _______ de _____________de ________.

_________________________________________________________ Ciente e de acordo


Alfa Caldeiraria e Montagens Ltda Rua Dário Gonçalves de Souza, 90 Santa Mônica • Itaúna • MG • Cep: 35.681-343 Fone: (37) 3249.4111 • Fax: (37) 3249.4124 alfacal@alfacal.com.br • www.alfacal.com.br

Profile for Opinião Formada

Cartilha Alfa  

Cartilha Recursos Humanos Alfa.

Cartilha Alfa  

Cartilha Recursos Humanos Alfa.

Advertisement