Page 1

Futsal feminino

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está com as inscrições abertas, até o dia 20 de março, terça-feira para as equipes interessadas em participar do Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2012. Interessados podem entrar em contato através do telefone 51 35974800 das 12:30 às 18:30 de segunda a sexta.

BOM faz plenária

Neste sábado, dia 17, o Bloco de Oposição Municipal de Campo Bom integrado pelo PSB, PC do B, PDT e PSDB  estão organizando suas plenárias temáticas. A proposta dos partidos é debater com a sociedade organizada os temas emergenciais da cidade. As reuniões vão acontecer nos bairros, nas associações, igrejas e praças buscando uma radiografia dos problemas da comunidade. Ao todo serão oito encontros e a primeira destas plenárias vai abordar a Saúde Pública. Os temas discutidos com a população serão: municipalização plena da saúde: Municipalização total do Hospital Lauro Reüs, Qualificação da rede pública de saúde, Posto 24 Horas, Saúde preventiva, Prevenção, combate e tratamento de dependentes químicos, Saúde do trabalhador e de portadores de necessidades especiais. Um dos palestrantes da plenária será o secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha, Gerson Cutruneo que também foi secretário de Saúde de Esteio e vem desenvolvendo um excelente trabalho na área de Saúde Pública de Cachoeirinha.  A plenária deste sábado inicia às 15 horas no Salão Nobre do Sindicato dos Sapateiros na Rua Carlos Cerino Feltes, 135 no centro de Campo Bom.

al

O FATO

n Jor

Ano XXXVII | Edição n.° 1961 | R$ 1,50

CAMPO BOM | Sexta-feira, 16 de março de 2012.

BM impede invasão de uma área pública Detalhes na página 3

Rodeio supera expectativas

Roupas & Acessórios

(51) 9803-2623 ( Quiksilver, Billabong, Adidas, Ecko e outros)

Presentes,Bijuterias e Utilidades em Geral Cartões Telefônicos

Agora com: Pronto Socorro Elétrico e Hidráulico (Diariamente das 13hs às 21hs,inclusive Feriados)

Rua Benno Bauer, 213-Quatro Colônias-Campo Bom

Confira nesta edição

11º na qualidade de atendimento do SUS

Dedicação envolvimento e eficiência. Contato com Elisa 9212.0732

3529.3043

R. Santa Helena, 348 (fundos) Bairro Centenário - Sapiranga

Página 5

TELE-TINTAS

3597.3436

Debates na sessão da Câmara Página 4


GERAL

2

O Fato do Vale

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

NÃO ESTAMOS A SÓS NO UNIVERSO – TEMOS VISINHOS NA GALÁXIA Em tempos já remotos do calendário navegante italiano no Marco Pollo – audaz marinheiro – assombrou o mundo ao chegar ao litoral da China com suas caravelas. Para a época era um feito fantástico. É que no tempo de Marco Pollo alguns homens de ciências propagavam que a superfície dos mares era idêntica a de um disco de vitrola. Atingindo um de seus limites as naus despencariam em precipícios abissais. Isso – como era natural – causava imenso terror no animo dos marinheiros. E os anos – inexoráveis em seu calendário – foram passando. 50 anos atrás Yuri Gagarin, astronauta russo, à bordo da cápsula espacial Vostck maravilhou o mundo circulando ao redor do Planeta Terra. A frase “ A Terra é Azul”! emocionou a opinião pública mundial. O homem - pela primeira vez - escapava da atração gravitacional da Terra para dar inicio a uma nova fase na história da humanidade. As viagens espaciais rumo a conhecer outros planetas de nosso sistema solar. Os cientistas da Nasa – como uma réplica a seus colegas da União Soviética – fizeram pousar na Lua outro veiculo espacial, este tripulado pelo astronauta Neil Amstrong que lá desembarcou e deixou como comprovante de seu feito uma bandeira dos EUA. A mente do homem é um laboratório febricitante de curiosidade. Fruto disso foram as descobertas da roda, do fogo e da maneira de utilizar o couro de ursos e búfalos abatidos para confecção de abrigo contra o frio e outras intempéries. O embrião do homem é oriundo das galáxias. Em tempos imemoriais – talvez tripulando um asteróide- aqui aportou um grão, uma centelha genética que teve como seu primeiro “habitat” as águas dos oceanos. Num processo inimaginável no calendário do tempo esse embrião genético veio a tornar-se uma alga a balançar por milênios na superfície dos mares. E as mutações, as metamorfoses que a mãe natureza produz fizeram com que chegassem em solo firme e aqui se transformassem em criaturas vivaz lutando pelas sobrevivência. Saidos do mar e chegados à terra viram-se obrigados a uma adaptação ao novo ambiente. Este de frutos e grãos, até então elementos estranhos à sua maneira de viver. O universo é uma engrenagem celestial, magistral, maravilhosa, trágica e enigmática. Tudo que acontece é fruto da fatalidade. O sorriso e a lágrima sempre serão os companheiros do homem. Comecei este texto com Marco Pollo. Falei em Yuri Gagarin. O universo está em constante mutação. Não pode ser privilégio que o único Planeta habitado de nossa galáxia seja o nosso. Muitos outros necessariamente haverão de ser habitados. Talvez até o fim deste século a humanidade estará confraternizando com seres da vizinhança cósmica.

O FATO

VALE

* Claudio Luis Martins (Advogado-OAB/RS-78.291)

Estabilidade provisória garante indenização a gestante demitida A empregada gestante tem garantia constitucional contra demissão arbitrária ou sem justa causa. Caso o empregador venha a dispensá-la nessa condição, terá de readmiti-la ou arcar com indenização pertinente. Foi assim que a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou o Carrefour Comércio e Indústria Ltda. ao pagamento de indenização correspondente ao período estabilitário da gestante a uma empregada. Essa garantia é constitucional e visa principalmente à tutela do nascituro, afirmou o relator, ministro Márcio Eurico Vitral Amaro. Em novembro de 2008, a empregada ajuizou reclamação na 1ª Vara do Trabalho de Osasco (SP) defendendo a nulidade da sua dispensa, pois a essa época estava no início da gestação e, assim, teria direito à estabilidade. A sentença deferiu-lhe a reintegração no emprego ou a indenização decorrente da estabilidade provisória da gestante. Ela trabalhou na empresa na função de assistente administrativa por quase dois anos, entre 2007 e 2008. No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) julgou improcedente a reclamação e inocentou a empresa. Ao examinar o recurso da empregada na Oitava Turma do TST, o relator verificou que o TRT indeferiu os pedidos da empregada por entender que o desconhecimento do empregador quanto à gravidez no momento da demissão era motivo suficiente para impedir sua responsabilização. Contrariamente, o relator afirmou que a estabilidade, como proteção à gestante, prescinde da comunicação prévia da gravidez ao empregador ou do seu conhecimento para produzir efeitos por ocasião da dispensa. É o que se entende do artigo 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que veda a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. “O escopo da garantia constitucional não se restringe à dispensa arbitrária da empregada, por estar grávida, mas, de forma principal, visa à tutela do nascituro”, afirmou. Assim, a Turma reformou a decisão regional e condenou a empresa ao pagamento da indenização correspondente ao período estabilitário da gestante, como estabelecido na norma coletiva da categoria da empregada, com os reflexos legais pertinentes, e demais vantagens aplicáveis à categoria durante o período. Processo: RR-52400-21.2009.5.02.0381. Fonte: TST. * Claudio Luis Martins é advogado, atuante nas áreas do Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Civil, Direito de Família, Defesa do Consumidor e Direito Comercial.

Theodoro Ernani de Menezes Nunes Tel.: 35978191

do

Artigo Jurídico

Circula às sextas-feiras em Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz

Fundado em 20/06/1975 - CNPJ: 72.560.014/0001-70 Diretor Editor | Joelci Luiz Mello (Reg. Prof. 4465) Diretora Comercial | Evanir Eloisa Martini Criação e Produção Gráfica | Rosiane Mello Assistente de Produção | Mariane Mello SEDE: C. Bom - R. Lima e Silva, 29 - Sl 03 - Centro - 3598.6411 Sapiranga - R. São Pedro, 399 - Centro - 3559.5411 e-mail: jornal.js@netwizard.com.br | site: www.jornaljs.com.br As colunas assinadas são de inteira responsabilidade dos autores e não representam necessariamente a opinião do jornal. Também não representam vínculo empregatício com a empresa.

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CAMPO BOM/RS - Sisemucb CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA/ 2012

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

Notifica-se, através deste Edital, o Município de Campo Bom/RS, o IPASEM – Campo Bom/RS e a Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom/RS que, de acordo com a legislação em vigor, deverão efetivar o desconto na folha de pagamento do mês de março do corrente ano, de todos os seus servidores e empregados públicos, a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA no valor de UM DIA (1/30 avos) DA REMUNERAÇÃO MENSAL, referente ao mês de março de 2012. O recolhimento da referida contribuição deverá ser efetuado na rede bancária, através de guia fornecida por este sindicato, até 30 de abril de 2012 (art.583 da CLT). O recolhimento da Contribuição Sindical deve ser efetivado única e exclusivamente na Caixa Econômica Federal, ou nos estabelecimentos bancários nacionais integrantes do sistema de arrecadação de tributos Federais. Campo Bom, 2 de março de 2012 SILBERTO MAUER Presidente Do Sisemucb

PARA REFLETIR

A bondade, a caridade e a clemência funcionando em favor dos semelhantes, constituem verdadeira higiene mental para a fonte de onde promanam. Grupo de Estudos Caminheiros de Jesus Rua : Santo Inácio de Loióla,195-Centro

CINEMA NO CEI PROGRAMAÇÃO DAS SALAS DE AUDIOVISUAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA – CEI

CEI - SALA BARBARA PAZ - 01

MOTOQUEIRO FANTASMA 2

IMAGEM FILMES 95 min. 12 Anos Scope DUBLADO Sexta 16/03/2012 - 18h30min - 20h50min Sábado 17/03/2012 - 15h - 18h30min - 20h50min Domingo 18/03/2012 - 15h - 18h30min - 20h50min Quarta 21/03/2012 - 15h - 18h30min - 20h50min Quinta 22/03/2012 - 15h - 18h30min - 20h50min

Sinopse: ‘Motoqueiro Fantasma 2: O Espírito da Vingança’ acompanha um Johnny Blaze tentando controlar sua maldição, escondido do mundo. Logo no começo do filme, um flashback relembra o acordo com Mefistófeles, que o tornou no Motoqueiro. Quando o religioso Moreau o encontra, Johnny decide ajudá-lo a encontrar Nadya e Danny, sua mulher e filho. Eles terão que combater o malvado Roarke, velho conhecido de Johnny.

CEI – SALA ALFREDO BLOS - 02 CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE COLOMBIA 91 min. 10 Anos Plano

Sexta 16/03/2012 - 19h - 21h Sábado 17/03/2012 - 15h10min - 19h - 21h Domingo 18/03/2012 - 15h10min - 19h - 21h Quarta 21/03/2012 - 15h10min - 19h - 21h Quinta 22/03/2012 - 15h10min - 19h - 21h

Sinopse: CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE (Jack and Jill) é uma comédia focada em Jack Sadelstein (Adam Sandler), um publicitário de sucesso em Los Angeles com uma bela esposa e filhos, que ano após ano teme um evento: a visita de sua irmã gêmea idêntica Jill (também Adam Sandler) no feriado de Ação de Graças. A carência e a atitude passivo-agressiva de Jill enlouquece Jack, transformando sua vida normalmente tranqüila de cabeça para baixo. Katie Holmes interpreta Erin, esposa de Jack. VALOR INGRESSOS: R$ 8,00 comunidade; R$ 4,00 estudantes, acima de 60 anos, crianças até 12 anos; R$ 3,00 na promoção de quarta, quinta-feira, sábados e domingos somente nas sessões da tarde. OBS: A programação das Salas de Audiovisual está disponível no site: blog: salasdeaudiovisualcei.blogspot.com - www.campobom. rs.gov.br

Fone: 3597-0435 - Av. Dos Estados, 1080 – Centro – CB


GERAL

O Fato do Vale

3

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

Brigada Militar impede invasão em área do município

Pelotão de Operações Especiais impede invasão de área de terra

Negociações foram realizadas pelo comando da Brigada Militar

erca de 250 pessoas distribuídas em três ônibus foram surpreendidas na madrugada de sábado com a ação rápida da Brigada Militar e da Fiscalização da Prefeitura que impediu a invasão de uma área pertencente ao Município, localizada no loteamento Bem Viver (grande Operária), prestes a ser ocupada por integrantes de um movimento que se autodenominou MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados). O grupo formado na maior parte por crianças e mulheres chegou ao local da invasão por volta da 1h e já se preparava para armar acampamento quando foi surpreendido pela Companhia de Operações Especiais do Comando Regional do Vale do Sinos da

ao lado, eles entenderam a necessidade de ação do policiamento àquela hora da manhã e voltaram a dormir tranquilos, com a normalidade restabelecida”. A ação da BM contou com reforços de Sapiranga, Novo Hamburgo e São Leopoldo e com acessórios como escudos e munição não-letal. Cinco pessoas foram identificadas pela BM como lideres do grupo que contava com pessoas de Sapiranga, Campo Bom, Eldorado do Sul, Pelotas e Porto Alegre, entre outras procedências. “Durante cerca de uma hora negociamos a retirada pacífica do grupo, pois a Prefeitura já tinha um documento (um Interdito Proibitório concedido pela Justiça) visando a repelir algum tipo

C

BM. Segundo o comandante da corporação em Campo Bom, major Glademir Otero, o trabalho do policiamento - que contou inclusive com apoio de cães - só foi possível graças ao trabalho de inteligência realizado pela Brigada e que começou horas antes da invasão. “Esse trabalho foi imprescindível para que tivéssemos a informação sobre esta ação que só foi exitosa porque podemos nos preparar para inibi-la de forma enérgica, mas sem necessidade de uso de força e de violência”. A área escolhida pelos ocupantes está em projeto para receber uma escola de educação infantil. A ação da Brigada Militar foi aplaudida pelos moradores das proximidades da área. “Além do transtorno de terem invasores no terreno

Confecção do cartão SUS

Por determinação do Ministério da Saúde, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser documento obrigatório para usufruir de serviços de saúde para todas as pessoas desde o início de março. Devido a esta condição imposta pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura pede que a comunidade agilize a confecção do Cartão SUS, pois o mesmo passará a ser obrigatório para todos os procedimentos na rede de saúde, tanto pública como privada. “Progressivamente o Ministério da Saúde vem solicitando que os municípios realizem procedimentos de saúde somente de posse do número do Cartão SUS do paciente e agora isto deve se estender para todos os serviços”. Segundo a secretária, em breve nem mesmo as consultas clínicas nos postos da rede municipal poderão ser executadas sem o documento. «Por isso

pedimos que as pessoas que ainda não possuem o Cartão SUS compareçam ao Centro Administrativo e o solicitem o mais rápido possível, não deixando para a última hora”, reforça Ilaine. Diversos tipos de serviços da rede municipal de saúde são executados apenas para pacientes que possuem o Cartão SUS, como exames de mamografia, pré-câncer, cirurgias e exames clínicos, entre outros. A determinação do Ministério da Saúde é que o número do cartão deve ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares.   O objetivo da determinação do Ministério da Saúde é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente, contendo diagnósticos, avaliações, pla-

nejamentos e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país. Como providenciar o Cartão SUS em Campo Bom O Cartão SUS é confeccionado no Protocolo da Saúde, no Centro Administrativo (Av. Independência, 800), de segunda à sexta-feira, das 12h30min às 18h30min. Para faze-lo é necessário ter em mãos a carteira de identidade ou CPF e comprovante de endereço. Para menores de idade é preciso apresentar a certidão de nascimento, comprovante de endereço. Uma pessoa pode providenciar o Cartão SUS para vários membros da família. A confecção do Cartão SUS demora em média 5 minutos por usuário que poderá leva-lo no ato da confecção. Em Campo Bom só é possível fazer o cartão para os moradores da cidade.

de ameaça à posse daquela área”, explica o major. Segundo o comandante, entre as cinco pessoas identificadas como líderes havia uma estudante de direito, um integrante de movimentos sociais (da Bahia), um ex- militar do Exército, um integrante do movimento de Eldorado do Sul e um paraguaio com licença de permanência no Brasil até o final de abril. Houve lavratura de Termo Circunstanciado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo (plantão) onde os supostos líderes foram ouvidos e liberados. Segundo levantamento da Brigada, o grupo de ocupantes teria partido da cidade de Sapiranga em direção a Campo Bom.

Centro Comunitário no 25 de Julho

Com o objetivo de incentivar a organização da comunidade e proporcionar mais locais de diversão e integração nos bairros é que a Administração Municipal está construindo mais um espaço para a comunidade campo-bonense. Dessa vez é o bairro 25 de Julho que ganhará melhorias com a construção de um Centro Comunitário novinho em folha. A obra foi eleita no Conselho Comunitário como prioridade para os moradores do bairro que agora já podem comemorar pela aquisição de mais um local feito especialmente para eles. O prefeito Faisal Karam reforça que a intenção da Administração Municipal ao investir em espaços que promovam a organização das comunidades é a integração. “É importante para a Prefeitura ter comunidades organizadas. Com certeza o novo Centro Comunitário será um local de referência para se reunir, discutir demandas e também para o lazer”. As obras do novo Centro Comunitário iniciaram em dezembro e contemplam a construção do prédio que terá uma área de 540 metros quadrados. A estrutura interna conta um amplo salão com 423 metros quadrados, dois sanitários (feminino e masculino) com quatro banheiros em cada, sendo dois desses fei-

tos para pessoas com necessidades especiais; uma copa e cozinha (com coifa já instalada) e uma churrasqueira. Além disso, o prédio conta com uma varanda de entrada com 126 metros quadrados e todo o acesso e passeio público em frente feitos com blocos em concreto. O terreno que o prédio está sendo construído possui 1.700 metros quadrados e toda área de pátio restante terá grama novinha. Ao total, a Prefeitura está investindo quase 790 mil na obra. A dona de casa Valéria Weschenfelder, 56 anos, mora em frente ao novo centro, no bairro 25 de Julho, e está ansiosa para ver a obra pronta. “Para nós moradores aqui do bairro vai ser muito bom a construção do Centro Comunitário, pois vai valorizar o bairro e deixá-lo mais bonito. Nós estávamos precisando de um local no bairro mesmo, um espaço legal para fazer reuniões e festas”, diz a moradora. O industriário Nelson Chinot, 49 anos, mora no bairro 25 de Julho há 25 anos, também está muito feliz com a conquista do bairro. “O Centro Comunitário foi um pedido aqui da nossa comunidade e estamos muito feliz que está sendo realizado”, destaca. Foto: Caroline Roveda Pilge

Obras estão em andamento e contemplam a construção de um prédio totalmente novo com uma área de 540 metros quadrados num investimento de quase R$ 790 mil da Administração Municipal


GERAL

4

O Fato do Vale

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

Debates marcaram a sessão do Legislativo

A

sessão promovida no dia 12, contou com a presença de uma grande assistência formada por moradores do bairro Barrinha. A presença foi motivada por duas matérias referentes à localidade. A resposta do Pedido de Informações nº 04/2012, de autoria dos vereadores Ivo Alves de Souza (PT) e Victor Fernando Souza (PCdoB), além de um Ofício tratando sobre o mesmo bairro, de autoria de Ivo. Ambas as matérias motivaram muitas reações da assistência, bem como dos vereadores que usaram a tribuna. Em resposta ao Pedido de Informações sobre a expansão Urbana na Barrinha, o Executivo Municipal responde que este processo teve início em 2004, quando foi resolvido que a Estrada Pio XII seria pavimentada (Processo Licitatório sob a forma de Tomada de Preços nº 022/2003). Em 2009 teve início a construção do ginásio polivalente DA E.M.E.F Princesa Isabel, concluída em 2011 (Processo Licitatório sob a forma de Tomada de Preços nº 013/2009). Já no exercício de 2010, houve a implantação do bueiro celular na Estaca nº 237 da Estrada Pio XII (Processo Licitatório sob a forma de Tomada de Preços nº 098/2010). Em 2011, houve a pavimentação, capeamento e reca-

peamento asfáltico de diversas ruas - Travessa Imbuia, Travessa João Olegário, Travessa Mathias Müller, Travessa Kaufmann, Travessa Pio XII e Rua Alzemiro da Conceição (Processo Licitatório sob a forma de Tomada de Preços nº 005/2011). Ainda em resposta, o Executivo explica que “impõe-se ressaltar, dentro do norte de proceder, com a maior brevidade possível, a regularização fundiária do Bairro, pois medida de indiscutível interesse social, que segue Clara orientação da Lei Federal nº 11.977/2009 – que estabelece que ‘O município poderá, por decisão motivada, admitir a regularização fundiária de interesse social em Áreas de Preservação Permanente, ocupadas até 31 de dezembro de 2007 e inseridas em área Urbana consolidada...’. O debate mais acalorado se deu por consequência da aprovação por 5 votos favoráveis - Ivo Alves de Souza (PT), Sergio Seibert (PSB), Victor de Souza (PCdoB), Dércio Machaski (PMDB) e Milton Alceu Wüst (PMDB) e 4 contrários, Francisco dos Santos (PMDB), Jair Reinheimer (PMDB), Marinho de Moura (PPS) e Maurélio dos Santos (PP). O Vereador Ivo ao defender a sua matéria, causou reações contrárias da assistência presente, formada por morado-

Comprar Aqui é Sempre Bom

Comunidade já pode trocar notas

A Prefeitura deu a largada essa semana para mais uma edição da campanha Comprar Aqui é Sempre Bom que em 2011 emitiu 1,8 milhão de cautelas e sorteou dois carros zero quilômetro. Esse ano, o desafio é ainda maior: chegar a 2,5 milhões de cautelas distribuídas e sortear três carros entre os participantes. Na edição de 2011 a comunidade atendeu ao chamamento da Prefeitura e trocou mais de 1,8 milhão em cautelas, garantindo o segundo carro do sorteio que previa apenas um automóvel. «Ano passado chegamos ao recorde de participação, atingindo a marca de um milhão e oitocentos mil números trocados, o que garantiu o sorteio de um carro extra no final. Este ano sortearemos um carro extra se atingirmos a marca de dois milhões de números trocados, e dois carros extras se chegarmos a dois milhões e meio de números”, adianta o prefeito Faisal Karam. Além dos carros estão previstos na campanha prêmios como motos, computadores, notebooks, televisores e diversos outros eletro-eletrônicos. Para participar da promoção, basta trocar notas fiscais de compra ou de serviços emitidas em estabelecimentos de Campo Bom por cautelas com números da promoção. Cada R$ 25,00 em notas de serviço ou R$ 50,00 em notas de mercadorias dá direito a um número. A troca é feita no Protocolo da Prefeitura de segunda à sexta-feira, das 12h30min às 18h30min. Ao longo do ano serão dois sorteios principais – em 23 de junho e 8 de dezembro –, além de seis outros sorteios extras, que ocorrem junto às edições do evento denominado Festejar é Sempre Bom, promovido pela Prefeitura nos bairros (confira o calendários dos sorteios ao lado).  Nestes eventos a comunidade pode trocar as notas na hora e concorrer também a  prêmios instantâneos. Ao todo, serão distribuídos ao longo do ano, 40 prêmios instantâneos.    Segundo o titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Marcos Riegel, a campanha visa conscientizar a população sobre a importância de trocar as notas fiscais. “A participação na campanha tem uma finalidade dupla para quem compra

em Campo Bom: além da pessoa participar dos sorteios, ela está estimulando o comércio da sua cidade, e os impostos que são recolhidos serão revertidos em benefícios para todos, como obras e investimentos na área de educação e saúde. Além disso, estamos estimulando a população a combater a sonegação e a comprar em Campo Bom”, ressalta o secretário. Cronograma dos sorteios 24/03 – Sorteio instantâneo – Vila Rica 20/04 – Sorteio instantâneo – Paulista 05/05 – Sorteio instantâneo – Metzler 25/05 – Sorteio instantâneo – 25 de Julho 02/06 – Sorteio instantâneo – Cohab Leste 16/06 – Sorteio instantâneo – Operária 23/06 – Sorteio principal + sorteio instantâneo* 08/12 – Sorteio final + sorteio instantâneo * Os sorteios principais são realizados no Largo Irmãos Vetter Confira todos os prêmios: 1 carro 0 km* 4 motocicletas 0 km 12 televisores LCD 32’’ 4 televisores 29’’ 6 notebooks 4 refrigeradores 4 fornos elétricos 4 máquinas de laver 4 fogões 4 forno microondas 2 multiprocessador de alimentos 2 câmeras digitais 7mpx 1 lavadora de alta-pressão (lava a jato) 9 rádio portátil com CD player 9 centrífuga de alimentos 10 liquidificadores 1 aparelho de DVD com karaokê 9 circuladores de ar  * Se for atingida a marca de 2 milhões de números trocados, um carro extra será sorteado no 2º sorteio principal. Se a marca chegar a 2,5 milhões, serão dois carros extras sorteados.

Moradores do bairro Barrinha estiveram presente na sessão da Câmara de Vereadores

res da localidade. Segundo o vereador petista, sua atitude é em defesa da comunidade e não contra. “Lutar pela regularização da área para que os moradores possam ter as escrituras de seus terrenos e pela construção de um dique que evite definitivamente as enchentes é o que propomos, bem como a execução de obras realmente necessárias”, enfatiza. Os vereadores Jair Reinheimer, Francis-

co dos Santos (ambos PMDB) e Marinho de Moura (PPS), defendem a realização das obras de melhorias. A tese de defesa é o fato de ser esse um dos bairros mais antigos, assim como o Porto Blos, que deram origem ao povoamento da cidade. E consequentemente de forma igualitária aos demais bairros, a comunidade que ali vive tem o mesmo direito de melhorias como os demais, com a construção de benfeitorias.

Ensaios para encenação da peça Paixão de Cristo

Quer ser ator ou atriz em uma peça de teatro dirigida e organizada pela Prefeitura e que mostra no palco do Largo Irmãos Vetter os últimos momentos de Cristo antes da crucificação? Além da oportunidade de atuar num dos espaços tecnicamente mais qualificados da região, os integrantes do elenco terão a chance de contracenar com alguns nomes conhecidos do cenário gaúcho, como a atriz Patsy Cecato (Se meu Ponto G falasse), que fará o papel de Maria no espetáculo Paixão de Cristo - Renascimento e Vida que sobe ao paldo do Largo Irmãos Vetter no dia 31 de março e cujos ensaios se iniciam nesta quinta-feira, às 18h30min. Para participar é só comparecer no local na hora do ensaio. Ao todo serão três ensaios, sendo que o espetáculo é realizado em parceria com as comunidades religiosas de Campo Bom. Tradicionalmente, a Paixão de Cristo - Renascimento e Vida se realizava no final de semana da Páscoa, na sexta-feira santa. “Por uma questão de agenda e para que as igrejas pudessem realizar suas programações que são intensas nesta data, optamos por antecipar a encenação, assim até a participação do público deverá ser muito maior”, avalia Eliane dos Reis, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A encenação que relata os últimos momentos de Cristo na Terra já é tradicional na cidade, mas este ano o espetáculo – que envolve em torno de 100 pessoas, incluindo atores profissionais e amadores e coralistas das igrejas – terá diversas novidades. Entre elas, está a estrutura de palco, que contará com uma passarela ligando o palco principal do Largo até o mirante (próximo ao espelho d´água), permitindo

que a encenação seja melhor visualizada e com mais interação com o público. A peça também conta com um novo time de atores contratados e o elenco receberá também novo figurino. “Como não podemos mudar o enredo da história, vamos inovar na produção do espetáculo, para torná-lo diferente do ano passado”, explica a coordenadora do setor de Eventos da Prefeitura, Grazielly Schu. Comunidade faz parte do elenco Além de trazer a magia da Páscoa para as famílias, o espetáculo também dá oportunidade dos artistas locais mostrarem seu talento para um grande público. Parte do elenco será formado por pessoas da comunidade que se voluntariam para participar dos ensaios e atuar no espetáculo como personagens coadjuvantes e figurantes. Serão três ensaios, e o primeiro foi realizado ontem, quinta-feira, dia 15, no placo do Largo Irmãos Vetter, às 18h30min. Os demais acontecem nos dias 20 e 27 de março no mesmo local e horário. Quem tiver interesse em participar pode confirmar a presença nos ensaios pelo telefone (51) 3598-8600, ramal 8769 ou 8713. Quem quiser também pode chegar direto ao local do ensaio. A peça tem cerca de uma hora de duração e mostrará os principais episódios relacionados à morte e ressurreição de Jesus, passando pelas estações do Sermão Bem Aventuranças, Maria Madalena, Jesus no Deserto, Cerimônia do Lava Pés, Última Ceia, Prisão de Jesus, Pilatos, Via Sacra e Crucificação. A encenação da Paixão de Cristo ocorre desde 2005 no município e reúne um público de cerca de 10 mil pessoas.

LEIA E ASSINE

JORNAL O FATO DO VALE

3559-5411 ou 9989-5411


GERAL

O Fato do Vale

5

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

Campo Bom é 11ª na qualidade de atendimento no SUS Aumento da cobertura da população por Equipes de Saúde da Família (ESF), o número cada vez maior de gestantes que aderem ao pré-natal, a quantidade de mulheres que fazem o exame preventivo de câncer do colo de útero,  inúmeras ações de exercícios coletivos oferecidos pela Prefeitura. Esses são algumas das ações que, na opinião da titular da titular da Secretaria Municipal de Saúde, Ilaine Pletsch, contribuíram para que Campo Bom alcançasse lugar de destaque na região e no Estado em recente ranking divulgado pelo Ministério da Saúde e que avalia a qualidade da estrutura dos serviços oferecidos na rede básica de saúde por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Denominado Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), o estudo coloca Campo Bom no 11º lugar no ranking  entre todas as 496 cidades do RS e mostra que o trabalho da rede da saúde campo-bonense supera cidades lindeiras como Novo Hamburgo e Sapiranga, colocadas em 56º e 29º lugar, respectivamente. O prefeito Faisal Karam destaca que entre os municípios gaúchos analisados, Campo Bom obteve uma das melhores notas através da avaliação de

24 indicadores que classificaram o acesso e a efetividade dos serviços de saúde oferecidos no município. “Hoje a saúde representa nosso segundo maior investimento, ficando atrás apenas da Educação, e progressivamente estamos aumentando os recursos destinados à saúde no município. Isto faz parte da visão da Administração de que investir em saúde preventiva é a melhor forma de garantir a saúde da comunidade e que o maior retorno deste investimento em saúde é no aumento da qualidade de vida da população”, destaca Faisal. Em comparação com cidades com população semelhante (IBGE 2010), Campo Bom (60.081 habitantes) obteve a 11ª colocação,  melhor classificada que cidades como Sapiranga (75.020 habitantes e 29º colocação), Taquara (54.656 habitantes e 71º lugar)  e Montenegro (59.436 habitantes e 84º lugar no ranking). Dentro do estudo, Campo Bom se destacou por itens como a amplitude da cobertura de ESF, que cobre 66% da população; o número elevado de crianças que são imunizadas através das campanhas de vacinação, e pelo trabalho desenvolvido em parceria

Trabalho de prevenção, como de exercícios coletivos, garante a Campo Bom 11ª posição no RS em ranking que mede qualidade de atendimento de saúde

com a Secretaria de Educação cuidando da higiene bucal dos jovens através da escovação. “O investimento em prevenção foi essencial para que a cidade conseguisse essa classificação. Além disso, projetamos índices ainda melhores para as próximas avaliações, pois implantamos o ambulatório de hanseníase em 2011, inauguramos a primeira Central de Mamografia em 2012, construiremos uma UTI e ampliaremos o

número de leitos no H ospital Lauro Reus, entre tantas ações. Tudo isso, pois, quanto mais prevenção, mais evitamos o surgimento de problemas futuros em nossos cidadãos”, afirma Ilaine. Cidade Posição Nota IDSUS Campo Bom..................11º....................6,52 Sapiranga*...................29º...................5,76 São Leopoldo...............38º...................5,67 Novo Hamburgo*.........56º...................5,35

Prefeitura retoma aulas coletivas de ginástica ao ar livre Os campo-bonenses que quiserem colocar a saúde em dia e praticarem exercícios físicos de uma forma descontraída, cercados de amigos e em aulas inteiramente gratuitas, podem ir preparando a roupa de ginástica e a garrafinha de água. É que a Prefeitura de Campo Bom retoma na próxima terça-feira, dia 20, uma atividade que tem feito sucesso entre a comunidade: as super aulas de ginástica coletiva ao ar livre.

Implantada pela Prefeitura em setembro de 2010, a iniciativa já levou centenas de campo-bonenses - dos 15 anos aos 80 anos de idade - a se exercitarem junto à Estação Saúde, no Parque da Integração Arno Kunz,(Parcão). As aulas, que entraram em recesso no final de dezembro do ano passado, ocorrem às 14h, sempre com aulas dedicadas especialmente aos exercícios coletivos ao ar livre.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 058/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no Art. 9º da Lei Municipal nº 2.409/2003, de 13.01.2003, e a publicação do Edital nº 031/2012, de 22.02.2012, no jornal O Fato do Vale, na edição do dia 24.02.2012, outorgando aos nomeados o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de serem tornados sem efeito os atos de nomeações, com perda de todos os direitos relativos ao concurso realizado conforme Edital de Concurso nº 01/2010, de 28.04.2010, e considerando também o certificado emitido pelo Departamento de Pessoal, NOTIFICA, pelo presente Edital, que foram revogadas as portarias de nomeação abaixo relacionadas, em virtude da assinatura do Termo de Desistência ou do não comparecimento para assinatura do Termo de Posse: • Portaria nº 31.923/2012, de 22.02.2012, que nomeou LILIANE DA SILVA MACIEL para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza. • Portaria nº 31.920/2012, de 22.02.2012, que nomeou LIZANDRA CARDOSO DA SILVA para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza; • Portaria nº 31.922/2012, de 22.02.2012, que nomeou JESIANE DE OLIVEIRA para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza; • Portaria nº 31.917/2012, de 22.02.2012, que nomeou MARIA FATIMA ZUQUETTO DE ATHAYDE para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

A ação leva as pessoas a praticarem exercícios físicos de uma forma descontraída, seja por meio de danças ou contando com o auxílio de materiais simples como garrafas pets preenchidas com areia e sempre promovendo a alegria como um diferencial na hora de praticar exercícios. A secretária Municipal de Saúde. Ilaine Pletsch, destaca que a iniciativa faz parte da visão da Administração de que investir em prevenção é a melhor estratégia para promover a saúde da comunidade. “Temos pessoas que relatam uma verdadeira revolução em suas vidas a partir destes exercícios, com melhoras físicas e mentais. Temos certeza que tudo que é investido em prevenção retorna para o município com a saúde de sua popula-

Atividades que ocorrem junto à Estação Saúde incluem caminhadas orientadas e prática de exercícios em equipamentos ao ar livre

ção”, define Ilaine. As aulas também ocorrerão nas quintas-feiras, às 8h, mas apenas para caminhadas. A super aula de ginástica

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 055/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, pelo presente Edital, NOTIFICA que será nomeada, a partir de 16 de março de 2012, a concursada abaixo relacionada, com seu respectivo cargo e Portaria, conforme Edital de Concurso Público nº 01/2009, de 11.09.2009: • Portaria nº 32.033/2012, de 13.03.2012, que nomeia VANESSA BARBIERI para o cargo de Professor – Séries Iniciais; Fique a nomeada ciente de que tem o prazo de 15 (quinze) dias para tomar posse, sob pena de revogação da presente Portaria, com conseqüente perda de todos os direitos decorrentes da nomeação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

conta sempre com a supervisão de profissionais de educação física dando suporte para a prática de exercícios e na programação estão incluídas caminhadas, alongamento, ginástica localizada e aeróbica, englobando várias modalidades de exercício abertos a todas as idades, sempre prezando a alegria e do bom humor para que as aulas façam bem física e mentalmente. Na academia ao ar livre também foram implantadas em setembro de 2011 equipamentos especiais para cadeirantes, permitindo assim o acesso desse público às aulas abertas e gratuitas e que ocorrem nas sextas-feiras à tarde. Para este grupo

as aulas serão retomadas em abril. Como participar da super aula de ginástica ao ar livre A aula ocorre sempre às terças-feiras, das 14h às 15h, e nas quintas-feiras, das 8h às 9h, de forma completamente gratuita. Interessados em participar podem se inscrever junto à Estação Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pouco antes de cada aula, não necessitando apresentar qualquer documento. No dia da aula pede-se que o participante leve uma toalha e compareça com duas garrafas Pet de 600ml cheias de areia para efetuar exercícios.


6

GERAL

O Fato do Vale

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

Rodeio Nacional de Campo Bom confirmado como um dos melhores do Rio Grande do Sul 34ª edição do evento, que ocorreu durante todo o final de semana no Parque Municipal do Trabalhador, foi um sucesso e atraiu público de diversas cidades da região além de 300 grupos de CTGs, mais de 400 laçadores e ginetes de dentro e fora do Estado

M

Prefeito da as boas vindas aos tradicionalistas

ais uma vez o Rodeio Nacional de Campo Bom confirma sua liderança como uma das melhores festas tradicionalistas do Rio Grande do Sul, com grande sucesso. Em sua 34ª edição o evento trouxe mais de 70 mil pessoas para Campo Bom que puderam prestigiar atrações para todas as idades e gostos no Parque Municipal do Trabalhador durante todo o final de semana. Foram quatro bailes com os grupos Tchê Chaleira, Garotos de Ouro, Julian e Juliano, Chão Gaúcho e presença do famoso gaiteiro Gilberto Monteiro, diversas provas artísticas com apresentações de música, declamação, dança, trova e chula, além das provas campeiras de laço e gineteada, que contaram com a participação de mais de 1.500 animais, e que lotaram a cancha do setor campeiro do parque. A festa reuniu público de todas as idades e em todo o final de semana transcorreu com tranquilidade e um colorido especial dos grupos de invernada dos CTGs que deram um show à parte no Lonão, mostrando coreografias inéditas e danças que atraíram a atenção do público. Também o desafio do homem sobre o cavalo por meio das gineteadas foram de intensa movimentação que só encerrou ontem, 11, depois das 21h, quando foram anunciados os vencedores do concurso que transcorreu por três dias. Ao total, as provas campeiras pagaram cerca de R$ 45 mil em premiação, uma das mais atrativas do Estado. As provas artísticas somaram prêmios no valor de mais de R$ 22 mil. Além de tudo isso, o público também

Vaca Parada

Artística - Danças Tradicionais, modalidade Adulta

Tiro de Laço - Prenda

pode usufruir de toda a estrutura do parque que contou com 25 estabelecimentos de alimentação, do churrasquinho ao acarajé, espaço com produtos artesanais, comércio de produtos tradicionalistas gaúchos e erva e água quente para o chimarrão de graça. As crianças tiveram atrações especialmente feitas para elas como parque de diversões e a prova da vaca parada, onde os pequenos treinaram seu tiro de laço. Outro espaço que teve destaque durante a festa foi a cidade de lona, que levou mais de 200 famílias a acampar no Parque, contando com estrutura completa para acampamento com luz, pias, chuveiros, torneiras e churrasqueiras.Simone Rosa, 25 anos, estava acampada com a família e veio de Parobé acompanhar o marido e o filho que participaram das provas de laço. Para ela, o Rodeio Nacional de Campo Bom é destaque no Estado em termos de qualidade de estrutura e atrações para o público. “Já vim para o rodeio aqui em Campo Bom outros anos, mas, de dois anos para cá, e principalmente este ano, está maravilhoso. A estrutura do acampamento melhorou muito e as atrações que a festa proporciona são ótimas e para todas as idades. Além disso o Parque é muito bonito”, elogiou a parobeense. Na noite de sábado, durante a abertura das gineteadas, evento mais esperado pelo público, o prefeito Faisal Karam deixou uma mensagem para todos que estavam presentes e lembrou da importância da participação de cada um no evento que já é tradição no RS. “Esta festa é possível não porque a Prefeitura coloca aqui dentro recursos que

são de vocês, mas porque existem pessoas honestas e corretas que fazem bom uso desses recursos. Quero agradecer a cada um dos artistas que aqui se encontram, porque são eles que fazem do Rodeio de Campo Bom ser o que ele é. E fica o desafio para o ano que vem fazer um rodeio ainda maior e ainda melhor, com muito mais estrutura e muito mais investimento, respeitando o que a gente tem de melhor no nosso Estado, que é o tradicionalismo.” Para Erival Bertolini, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que esteve no evento durante a tarde de domingo, a organização do Rodeio de Campo Bom está de parabéns. “A estrutura, o atendimento aos visitantes, a organização, e a forma como mesclaram as provas campeiras e artísticas é um exemplo de organização. Campo Bom esta de parabéns por organizar um evento deste porte e a cultura gaúcha agradece”. Provas artísticas encantam público Trova, chula, gaita piano, declamação, interprete, dança, prenda mais prendada e peão cultura. Esbanjando beleza, organização e qualidade nas apresentações, os concursos artísticos foram um show à parte durante o Rodeio de Campo Bom e atraíram grande público que ficou encantado com a competição de prendas e peões de várias CTGs do Estado. Mesclando coreografias de músicas tradicionais gaúchas, até performances inovadoras, as apresentações de danças atraíram um grande público que lotou o Lonão no sábado e domingo, para acompanhar uma verdadeira celebração à dança gaúcha. Participando há muitos anos do Rodeio de Campo Bom, a prenda Joseane Moraes, 41, do grupo Porteira Velha, de Novo Hamburgo, que ficou em segundo lugar nas danças tradicionais na categoria veterana, adorou se apresentar. “Lembro do tempo em que nos apresentávamos no rodeio aqui na cidade em um galpão, hoje está muito melhor. É um bom incentivo para a cultura gaúcha que a cidade está fazendo, um espaço importante para divulgarmos o tradicionalismo”, afirma Joseane. O casal de namorados de São Leopoldo, a contabilista Cecília de Oliveira, 24, e o engenheiro Gabriel Lisboa, 24, ficou impressionado com as apresentações. “Foi tudo muito lindo, com grupos de muita qualidade e ficamos impressionados com a organização do evento, a limpeza do parque e a receptividade das pessoas. São poucas cidades

que tem estrutura tão boa para receber um grande evento como este”, destaca Cecília. Força feminina no rodeio O laço vermelho no pescoço, a bombacha impecável, o laço a tiracolo. As mulheres mostraram durante o rodeio que conquistaram seu espaço no meio tradicionalista e, além da participação nas competições artísticas, deram show de habilidades nas competições campeiras, tudo com muito charme. Seja na prova de rédea, armada ou no laço, as prendas provaram que, apesar da difícil vida da lida campeira, podem competir em pé de igualdade com os homens. Montando a cavalo desde os 5 anos de idade, a estudante de Três Coroas, Kelin Eduarda Belasquem, de 12 anos, já é uma veterana em competições de rédea. Sobre o petiço Chiquinho, demonstrou toda a sua habilidade ao percorrer o percurso de balizas da prova de aramada na tarde de domingo e sagrou-se campeã na categoria guria de 12 a 14 anos. “É minha primeira vez competindo em Campo Bom, mas foi muito legal ganhar”, definiu a garota. Quem também competiu na rédea foi a estudante Andressa Moraes Reichert, 13, de São Leopoldo, que há apenas um ano descobriu a paixão em praticar montaria. “Estou participando pela primeira vez de uma competição e é divertido. Se tenho de escolher entre o computador e praticar montaria eu não tenho dúvida, fico com a montaria”, define Andressa. Gineteada reúne talentos de diversos lugares e lota arquibancadas Mais de 400 duplas de laçadores e 39 ginetes convidados, de todos os lugares do Rio Grande e

Prova de Rédea


O Fato do Vale

GERAL

Terceira Idade se divertiu e dançou durante a tarde toda no Parque Municipal do Trabalhador

até de outros estados, se reuniram no último final de semana em volta da pista de provas do Parque Municipal do Trabalhador. Foram dois dias de intensa programação campeira em mais de 20 modalidades de provas, que incluíram tiro de laço, gineteada e prova de rédeas. A premiação, que somou mais de R$ 45 mil, foi o diferencial que atraiu os competidores. “A premiação aqui é muito boa, uma das melhores do Estado. Faz uns cinco anos que participamos e não é qualquer rodeio que consegue reunir tanta gente como aqui”, conta o laçador Carlos Santos, 27 anos, que veio da cidade de Portão com os seus companheiros do piquete Timbaúva para participar do evento. Já o colega dele, o laçador Claudir Rodrigues, de 35 anos, elogia as apresentações dos ginetes na noite do sábado. “A gente participa aqui faz tempo, mas este ano está ainda melhor. Tem muita gente participando e não é todo o rodeio que tem provas de gineteadas, que estão muito boas”, comenta ele. Alguns dos melhores ginetes do Rio Grande foram convidados para participar da prova, que começou na noite de sábado e terminou no domingo, e que lotou as arquibancadas ao redor da pista de provas. “Quero deixar o meu agradecimento maior ao nosso grande patrocinador, São Pedro, que não mandou chuva durante dez dias para conseguirmos fazer essa bela festa para todos os filhos do Rio Grande, amantes da tradição”, disse o titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Marcos Riegel. O ganhador do primeiro lugar levou para casa, além do troféu, o prêmio de R$ 4 mil. De acordo com os ginetes que participaram do evento, esta é uma das melhores premiações do Estado. “O rodeio está lindo, bem organizado, e os prêmios estão muito bons, muita

7

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

gente participa. É um rodeio que está crescendo muito, enquanto os outros por aí estão diminuindo”, destaca o ginete Huberto Bernardo, 28 anos, de Gravataí. Na prova de gineteada, os competidores devem permanecer o máximo de tempo possível em cima de um cavalo selvagem, que é vendado e solto na hora da prova. Os cavalos alugados são alguns dos melhores do Estado. Um dos ginetes que vieram de longe para competir na prova foi Márcio Fagundes, que viajou 600 quilômetros de Livramento até Campo Bom para competir na prova. “Gastei um pouco de gasolina, mas compensa porque os prêmios aqui são muito bons, e a gurizada é buena”, ressalta. Bailes para todos os públicos Quatro grandes shows animaram o fim de semana no 34º Rodeio Nacional de Campo Bom, e trouxeram muito calor humano para a tenda central do parque, o Lonão. O Rodeio abriu na sexta-feira com um show especial do gaiteiro Gilberto Monteiro, seguido por um baile com os Garotos de Ouro. No sábado, a animação ficou por conta da dupla Julian e Juliano, que cantou sucessos como Curtição (que gravaram em parceria com Gusttavo Lima) e Pode parar, e fizeram recorde de público na pista de dança. Quem dançou e curtiu foi o casal campo-bonense Patrícia Carolina da Silveira, 19 anos, e Maicon Nunes da Rosa, 26. “Gosto bastante deles, para mim esse foi o melhor baile até agora. Mas fomos a todos os bailes que tiveram aqui no evento, e estavam todos muito bons”, conta Patrícia. “Os eventos aqui em Campo Bom são muito bem organizados”, confirma Maicon. No domingo o Rodeio fechou com a domingueira do grupo Chão Gaúcho, realizado no espaço denominado Redondinho. Na abertura oficial do Rodeio, na sexta-feira à noite, o prefeito Faisal Karam agradeceu à comunidade pela parceria e destacou que cada recurso investido na estrutura do Parque Municipal do Trabalhador é dinheiro do Município. “Não tem um centavo de recurso da União ou do Estado, o que prova que podemos fazer um excelente trabalho contando com a força da nossa gente mesmo”. Ele também agradeceu aos CTGs e clubes de serviços pelo trabalho voluntário no evento e anunciou para maio a inauguração do Centro de Convivência da Terceira Idade, em fase final de construção no PMT. Arrecadação reverte para entidades Parte do valor arrecadado com a cobrança de estacionamento e de ingresso no Parque do Trabalhador durante os 10 dias de festa reverterá em benefício das entidades parceiras do evento: Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lions (Pequeno Gigante e Centro) , Rotary, APAE, Lar Bom Samaritano, Escoteiros Clube 15 de Novembro e Desafio Jovem Luz do Vale.

Assado em fogo de chão

Confira os resultados das provas artísticas:

DANÇAS TRADICIONAIS - VETERANA 1º - CPF Piá do Sul - Santa Maria - 13ª 2º - CTG Porteira Velha - Novo Hamburgo - 30ª 3º - CTG Rancho da Saudade - Cachoeirinha - 1ª 4º - CTG Gildo de Freitas - Porto Alegre - 1ª 5º - CTG Lanceiros de Santa Cruz - Santa Cruz do Sul - 25ª DANÇAS TRADICIONAIS - ADULTA 1º - CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí - 1ª 2º - CPF Piá do Sul - Santa Maria - 13ª DECLAMAÇÃO PRENDA ADULTA 1º - Priscila Alves Colchete; CTG Brasão do Rio Grande, Canoas - 12ª 2º- Clara Lisiane Faccio; CTG Passo dos Tropeiros, Rolante - 22ª 3º - Cassiana Oliveira; GAN Ivimaraé, São Leopoldo - 12ª DECLAMAÇÃO PEÃO ADULTO 1º - Jader Kley Domingues; CTG Sinuelo da Feitoria, São Leopoldo - 12ª INTÉRPRETE VOCAL PRENDA ADULTA 1º - Jessilena Alano Etcheverry; 35 CTG, Porto Alegre - 1ª 2º - Susane Paz; DTG Piquete de Tradições Ulbra, Canoas - 12ª 3º - Patrícia Correa; CTG Quero-Quero, Esteio - 12ª INTÉRPRETE VOCAL PEÃO ADULTO 1º - Gustavo Campo; CTG Vaqueanos da Tradição, Porto Alegre - 1ª 2º - Daniel Perez D’àvila; CTG Lanceiros da Zona Sul, Porto Alegre - 1ª 3º - Cássio Collares; CTG Tiarayú, Porto Alegre - 1ª CHULA MIRIM 1º - Kelvin Moises da Silva; CTG Sangue Nativo, Parobé - 22ª 2º - Henri de Moraes; CTG O Fogão Gaúcho, Taquara - 22ª 3º Matias Both; CTG Rancho Feliz, Feliz - 15ª CHULA JUVENIL 1º - Matheus Valente; DTG Leão da Serra, São Leopoldo - 12ª CHULA ADULTA 1º Pedro Chassot Candido Angeli; CTG Estância de Montenegro, Montenegro - 15ª 2º - Maicon Dutra; CTG Gaudérios da Saudade, Estância Velha - 30ª 3º - Robson Brunes; CTG Rancho do Chimarrão, Igrejinha - 22ª DANÇAS TRADICIONAIS - MIRIM 1º - CTG Sangue Nativo, Parobé - 22ª 2º - CTG Roda de Carreta, Cachoeirinha - 1ª 3º - CTG Independência Gaúcha, Esteio - 12ª 4º - CTG Essencia da Tradição, Novo Hamburgo - 30ª 5º - CTG Galpão Sentinela do Pago, Sapiranga - 30ª DANÇAS TRADICIONAIS - JUVENIL 1º - CTG Rancho da Saudade, Cachoeirinha - 1ª 2º - CTG Patrulha do Rio Grande, Sto Antonio da Patulha - 23ª 3º - CTG Porteira Velha, Novo Hamburgo - 30ª 4º - CTG Gildo de Freitas, Porto Alegre - 1ª 5º - CTG Chegando no Rancho, Caxias do Sul - 25ª DECLAMAÇÃO PRENDA JUVENIL 1º - Patrícia Dias; CTG. Os Lanceiros, Montenegro - 15ª 2º - Ana Carolina Fernades; CTG Tapera Velha, São Leopoldo - 12ª 3º - Bruna Silveira; CTG Tiarayú, Porto Alegre - 1ª DECLAMAÇÃO PEÃO JUVENIL 1º - Daniel Fraga; Piquete Laçadores Timbaúva, Portão - 15ª 2º Leonardo Rafael de Souza; CTG Os Lanceiros, Montenegro, 15ª 3º João Vítor Carvalho; CTG Brasão do Rio Grande, Canoas - 12ª INTÉPRETE VOCAL PRENDA MIRIM 1º - Laura Baum; CTG Estância do Cotiporã, Ivoti - 30ª 2º - Larissa Campos Brito; CTG Sinuelo da Feitoria, São Leopoldo - 12ª 3º - Jessica Hansen; CTG Garrão da Serra, São Leopoldo - 12ª INTÉPRETE VOCAL PEÃO MIRIM 1º - Alan da Silva Oliveira; GPF Alma Campeira, Sapucaia do Sul - 12ª 2º - Thiago Augusto Flores Chies; CTG Roda de Carreta, Cachoeirinha - 1ª 3º - Pedro Henrique Pereira Camargo; DTG Sinuelo do Pio XII, Novo Hamburgo - 30ª INTÉPRETE VOCAL PRENDA JUVENIL 1º - Ingrid Wink; GPF Alma Campeira, Sapucaia do Sul - 12ª 2º - Talia Ortácio; CTG Porteira Velha, Novo Hamburgo - 30ª 3º - Maria Luíza Alles; ACTG Portal da Serra, Dois Irmãos - 30ª INTÉPRETE VOCAL PEÃO JUVENIL 1º - Pedro Henrique Weber Perius; CTG Estância do Cotiporã, Ivoti - 30ª 2º - Wiley Gulart Kunrath; CTG Garrão da Serra, Morro Reuter - 30ª 3º - Guilherme Antunes; GPF Alma Campeira, Sapucaia do Sul - 12ª


GERAL

8

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

O Fato do Vale

Uso empresarial das mídias socias foi debatido na ACI

A professora-pesquisadora e coordenadora do MBA em Comunicação Estratégica e Branding da Universidade Feevale, Cíntia Carvalho, recebeu sala lotada para debater o tema “Mídias Sociais - Uso Empresarial”, no primeiro Trocando Ideias de 2012 promovido pela Regional ACI Campo Bom, na terça-feira (13). Conhecedora da importância da utilização das redes, a professora abordou questões bem focadas na importância destas ferramentas para o mundo empresarial, principalmente no porquê de prestar atenção nas redes sociais, assim como deu várias dicas ao público presente. Cíntia apresentou pesquisa realizada pelo Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.255/2012, de 02 de março de 2012.

ALTERA O ARTIGO 1º DO DECRETO Nº 4.928/2010, de 20 de agosto de 2010. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais,

D E C R E T A: Art. 1º - Altera o Artigo 1º do Decreto nº 4.928/2010, de 20 de agosto de 2010, já alterado pelo Decreto nº 5.179/2010, de 24 de outubro de 2011, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 1º - São designados para comporem o Conselho Deliberativo do Fundo de Gestão Compartilhada – FGC, com mandato de dois anos, conforme os termos da Lei Municipal nº 3.478/2009, de 05 de novembro de 2009, os seguintes membros: Representantes do Poder Executivo ILONE MARIA ZIMMERMANN – Titular GISELA MARIA DE SOUZA – Titular TELMO CORREA SOBRINHO – Titular JERRI LUIS DE MORAES – Suplente DENISE CRISTINA BORGES – Suplente CAMILA BENDER RITZEL – Suplente Representantes da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN SOLANGE BORGES PENA DE VARGAS – Titular ALEXANDRE MADEIRA CALVETTI – Titular JOSÉ INÁCIO MARTINS – Titular UBIRATAN DA CUNHA GUILHERME – Suplente GELCY SCHNEIDER – Suplente ELISETE TYSKA ZABIELA DA SILVA – Suplente” Art. 2° - Este Decreto entrará em vigor na data da respectiva publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 02 de março de 2012. Registre-se e Publique-se FAISAL MOTHCI KARAM, MÁRCIA ELISA ALVES, Prefeito Municipal. Secretária de Administração. Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EXTRATO DA PORTARIA Nº 32.021/2012, de 06 de março de 2012. REVISA PROVENTOS. FAISAL MOTHCI KARAM, PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO BOM, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o que dispõe o artigo 7º da Emenda Constitucional nº 41/2003, considerando os termos da Lei Municipal nº. 2.769/05, de 22.02.2005 RESOLVE: Declarar revisado, desde 01 de março de 2005, o ato de aposentadoria do servidor MANOELY BONATTI, Portaria nº 9.909/1996, de 19.07.1996, retificada pela Portaria nº 11.542/98, de 07.01.1998, revisado pela Portaria nº 32.020/2012, de 06.03.2012, nos seguintes termos: “conceder aposentadoria por tempo de serviço ao servidor MANOELY BONATTI, matrícula 1374, Carpinteiro, Nível Básico, Subfaixa 04, regime jurídico único – estatutário, carga horária de 44 horas semanais, lotado na Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, com proventos mensais proporcionais a onze mil seiscentos e oitenta e seis dias (11.686/12.775), com base no artigo 2° da Lei Municipal nº 2.769/2005 combinado com a Lei Municipal n° 2.773/2005, compostos das vantagens de 20%, relativos à subfaixa 04, nos termos do artigo 7o da Lei Municipal nº 2.412/2003, de 16.01.2003, combinado com os artigos 2o e 3o da Lei Municipal nº 2.441/2003, 03 avanços trienais, incorporados nos termos dos parágrafos 1o, 2o e 3o do artigo 32 da Lei Municipal nº 2.046/2000, parcela complementar da diferença decorrente da incorporação de vantagens pessoais, conforme artigo 146, parágrafo único da Lei Municipal n° 2.409/2003, combinado com a Lei Municipal n° 2.412/2003 e a Lei Municipal nº 2.441/2003, a ser custeada pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Campo Bom – IPASEM/ CB.” Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 06 de março de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

Ibope Nielsen Online, demonstrando que, atualmente, o acesso às redes sociais já atinge um percentual de 67%, inclusive sendo mais comum que o próprio e-mail (65%). Outro número mostrado refere-se ao total de 29 milhões de brasileiros que utilizam-se das redes sociais. “Hoje, as pessoas estão levando muito em conta a opinião, em todos os segmentos, dos seus seguidores, que são, na verdade, agentes sociais de transformação. Esta é uma evolução tecnológica, mas, acima de tudo, um fenômeno de mudança cultural”, enfatiza ela. A palestrante também reforçou o fato das redes sociais serem instantâneas. “Portanto, é preciso estar preparado para participar Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EXTRATO DA PORTARIA Nº 32.020/2012, de 06 de março de 2012. REVISA PROVENTOS. FAISAL MOTHCI KARAM, PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO BOM, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o que dispõe o artigo 7º da Emenda Constitucional nº 41/2003, considerando os termos da Lei Municipal nº. 2.412/03, de 16.01.2003 RESOLVE: Declarar revisado, desde 01 de janeiro de 2003, o ato de aposentadoria do servidor MANOELY BONATTI, Portaria nº 9.909/1996, de 19.07.1996, retificado pela Portaria nº 11.542/1998, de 07.01.1998, revisado pela Portaria nº 16.108/2000 de 18.09.2000 nos seguintes termos: “conceder aposentadoria por tempo de serviço ao servidor MANOELY BONATTI, matrícula 1374, Carpinteiro, nível básico, subfaixa 4, regime jurídico único – estatutário, carga horária de 44 horas semanais, lotado na Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, com proventos mensais proporcionais a onze mil seiscentos e oitenta e seis dias (11.686/12.775), com base no artigo 16 da Lei Municipal nº 2.412/2003, compostos das vantagens de 20%, relativos à subfaixa 04, nos termos do artigo 7o da Lei Municipal nº 2.412/2003, de 16.01.2003, combinado com os artigos 2o e 3o da Lei Municipal nº 2.441/2003, 03 avanços trienais, incorporados nos termos dos parágrafos 1o, 2o e 3o do artigo 32 da Lei Municipal nº 2.046/2000, parcela complementar da diferença decorrente da incorporação de vantagens pessoais, conforme artigo 146, parágrafo único da Lei Municipal n° 2.409/2003, combinado com a Lei Municipal n° 2.412/2003 e a Lei Municipal nº 2.441/2003, a ser custeada pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Campo Bom – IPASEM/CB.” Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 06 de março de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EXTRATO DA PORTARIA Nº 32.022/2012, de 06 de março de 2012.

da rede, com pessoas qualificadas e aptas para responder questionamentos com a mesma velocidade da qual houve o comentário. As pessoas da empresa que vão interagir através da rede precisam estar atualizadas sobre o empreendimento e, ao mesmo tempo, saber o que vão colocar na internet, com muita responsabilidade. Este não é um cargo, por exemplo, para um estagiário, mas para alguém que conheça profundamente a empresa, saiba gerenciar e tenha autonomia para atuar com estas ações”, destaca Cíntia Carvalho.     O vice-presidente da Regional ACI Campo Bom, Éde Laredo, enfatizou a importância destas ferramentas no dia a dia das empresas e a necessidade de debater sobre suas utilizações. No final do evento, que contou com coffee break, Laredo entregou à professora o livro “Uma Trajetória de Valor” que narra a história de ações dos 90 anos da entidade. Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom

LEI Nº 3.827/2012, DE 06.03.2012.

“Concede abono pecuniário aos servidores do Poder Legislativo, e dá outras providências”.

JOSÉ SADI SANTOS, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, tendo a Câmara Municipal apresentado e aprovada, e o Prefeito Municipal sancionado tacitamente, promulga a LEI: Artigo 1°- O Poder Legislativo de Campo Bom CONCEDE, juntamente com os vencimentos e salários relativos ao mês de fevereiro de 2012, abono pecuniário no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Parágrafo único - Serão beneficiados pelo abono pecuniário de que trata o caput deste artigo os servidores ativos, integrantes dos Quadros Efetivos, Comissionados e de Direção, Chefia e Assessoramento do Poder Legislativo Municipal em exercício no mês de dezembro de 2011 com permanência até 30 de janeiro de 2012. Artigo 2°- O abono pecuniário de que trata esta Lei não se incorporará aos vencimentos dos servidores, nem será computado para fins de cálculo de férias, gratificação natalina ou qualquer outra parcela a que tenham direito. Artigo 3° - As despesas decorrentes desta Lei, cuja avaliação de impacto orçamentário- financeiro consta do respectivo Anexo 1, correrão à conta das dotações próprias do orçamento. Artigo 4° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Sala de Sessões Presidente Vargas, 06.03.2012. Ver. José Sadi Santos Presidente Registre-se e publique-se: Ver. Dércio Valdeci Machaski 1º Secretário Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EXTRATO DA PORTARIA Nº 32.024/2012, de 12 de março de 2012.

CONCEDE PENSÃO POR MORTE. FAISAL MOTHCI KARAM, PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO BOM, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o que estabelece o Art. 40, parágrafo 7o, inciso I, da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 41/2003, de 19.12.2003,

CONCEDE PENSÃO POR MORTE. FAISAL MOTHCI KARAM, PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPO BOM, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o que estabelece o art. 40, parágrafo 7o, inciso I, da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 41/2003, de 19.12.2003,

RESOLVE: Conceder pensão por morte, a contar de 08 de fevereiro de 2012, à ARMINDA FRANCISCA BONATTI (esposa), beneficiária de MANOELY BONATTI, matrícula 1374, Carpinteiro, Nível Básico, Faixa VI, subfaixa 04, lotado na Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, regime jurídico único – estatutário, carga horária de 44 horas semanais, com base no artigo 2o da Lei Municipal nº 2.769/2005 e respectivos reajustes, compostos das vantagens de 20%, relativos à subfaixa 04, nos termos do artigo 7o da Lei Municipal nº 2.412/2003, de 16.01.2003, combinado com os artigos 2o e 3o da Lei Municipal n° 2.441/2003, 03 avanços trienais, incorporados nos termos dos parágrafos 1o, 2o e 3o do artigo 32 da Lei Municipal nº 2.046/2000, parcela complementar da diferença decorrente da incorporação de vantagens pessoais, conforme artigo 146, parágrafo único da Lei Municipal n° 2.409/2003, combinado com a Lei Municipal nº 2.412/2003 e a Lei Municipal n° 2.441/2003, correspondente ao total dos proventos proporcionais a onze mil, seiscentos e oitenta e seis dias (11.686/12.775), que o servidor percebia na data do seu falecimento (08/02/2012), conforme óbito nº 099085 01 55 2012 4 00068 169 0019491 32, do Registro Civil da 2ª Zona das Pessoas Naturais da Comarca de Novo Hamburgo/RS, a ser custeada pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais - IPASEM/CB. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 06 de março de 2012.

RESOLVE: Conceder pensão por morte, a contar de 03 de fevereiro de 2012, à FRANCISCA MOTA GARCIA (esposa), beneficiária de MARIO GARCIA, matrícula 3678, Vigia, Nível Básico, Faixa IV, subfaixa 04, lotado na Secretaria Municipal de Administração, regime jurídico único – estatutário, carga horária de 44 horas semanais, com base no artigo 5o da Lei Municipal nº 2.960/2006 e respectivos reajustes, compostos das vantagens de 20%, relativos à subfaixa 04, nos termos do artigo 7o da Lei Municipal nº 2.412/2003, de 16.01.2003, combinado com os artigos 2o e 3o da Lei Municipal nº 2.441/2003, a título de vantagem pessoal, correspondente ao percentual de 12,3611%, incorporados nos termos dos parágrafos 1o, 2o e 3o do artigo 32 da Lei Municipal nº 2.046/2000, parcela complementar da diferença decorrente da incorporação de vantagens pessoais, conforme artigo 146, parágrafo único da Lei Municipal 2.409/2003, combinado com a Lei Municipal nº 2.412/2003 e a Lei Municipal nº 2.441/2003, correspondente ao total dos proventos proporcionais a onze mil, novecentos e cinquenta e seis dias (11.956/12.775) que o servidor percebia na data do seu falecimento (03.02.2012), conforme óbito nº 101584 01 55 2012 4 00054 147 0010892 26, do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Sapiranga/RS, a ser custeada pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais - IPASEM/CB. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 12 de março de 2012. Registre-se e Publique-se FAISAL MOTHCI KARAM, MÁRCIA ELISA ALVES, Prefeito Municipal. Secretária de Administração.

Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.


GERAL

O Fato do Vale

9

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

Recepção com música surpreende servidoras municipais

E

ra pra ser mais um dia normal de expediente, mas a recepção para as servidoras municipais que chegaram ao Centro Administrativo ao meio-dia na quinta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, contou com uma surpresa pra lá de especial. As mulheres foram homenageadas com a entrega de um cartão de felicitações e com música ao vivo na voz dos colegas servidores Michele Terada Corrêa

(voz) e Rodrigo Luiz Frey (voz e violão) que entoaram covers de canções como Tá com Medo de Amar (da dupla Claus e Vanessa), She Will Be Love (do grupo Marron 5), e Humilde Residência (de Michel Teló). A servidora Lara Rosseto, 22 anos, ficou surpresa e encantada com a recepção diferente. “Foi sensacional, muito lindo mesmo. Uma grande homenagem para as mulheres”, definiu Lara. Segundo o prefeito Faisal

Karam, é importante destacar a força e importância das mulheres para a sociedade, principalmente como base da família e da sociedade, e também pelo destaque no mercado de trabalho. “Cada vez mais as mulheres conquistam seu merecido espaço na sociedade e ocupam posições e cargos antes predominantemente masculinos. Um exemplo disso é que hoje temos seis mulheres à frente de secretarias de Governo aqui em Campo Bom onde elas demonstram,

Recepção com música para homenagear servidoras municipais em Campo Bom

assim como as servidoras do restante da administração, extrema competência, empenho e amor pelo serviço público”, afirma Faisal.

das UBSs, gestantes, hidros coletivas de sábado de manhã, que é bom que nossa

equipe possa aproveitar um pouco disso também”, diz Ilaine.

Hidroginástica Além da recepção com música, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reservou uma aula de hidroginástica especial para as servidoras municipais da área da saúde na piscina térmica do Centro de Educação Integrada (CEI) no final do dia. Um grupo muito animado fez exercícios e se divertiu com uma aula embalada a muita música sertaneja. A coordenadora da Unidade Básica de Saúde Porto Blos, Rita Klein, foi uma das que se divertiu e gastou suas energias na aula de hidroginástica. “Foi bastante divertido. A gente que trabalha com saúde fica tão compenetrado cuidando dos outros que as vezes é bom que também cuidem do cuidador”, brinca. Também participando da aula, a titular da SMS, Ilaine Pletsch, destacou a importância da atividade. “Hoje oferecemos tantas opções de saúde aqui na piscina para a comunidade, como as hidroginásticas para terceira idade, grupos Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.238/2012, de 23 de janeiro de 2012.

ABRE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E REDUZ DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais e autorizado pela Lei Municipal nº 3.802/2011 de 13/12/2011.

DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado abrir Créditos Suplementares no valor de R$ 112.500,00 (cento e doze mil e quinhentos reais), sob as seguintes classificações orçamentárias: 0502.04.121.0015.2.040.3.3.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços de Contabilidade – Desp. 342040....................... R$ 39.000,00 0601.12.122.0046.2.045.3.3.90.30.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 242045......................... R$ 9.000,00 0602.12.365.0051.2.049.3.3.90.30.00.00.00 – Manutenção da Educação Infantil – Desp. 242049....................................... R$ 23.000,00 0606.12.366.0118.2.205.3.3.90.30.00.00.00 – Manutenção da Merenda Escolar EJA FNDE – Desp. 242205..................... R$ 500,00 0801.10.301.0107.2.114.3.3.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços de Saúde – Desp. 342114................................... R$ 1.000,00 0905.15.452.0008.2.158.4.4.90.52.00.00.00 – Manutenção de Semáforos e Sinalização Viária – Desp. 412158................. R$ 30.000,00 1204.23.695.0104.2.176.4.4.90.51.00.00.00 – Manutenção de Áreas de Lazer Comunitário – Desp. 402176...................... R$ 10.000,00

Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura dos Créditos Suplementares abertos no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor das seguintes dotações orçamentárias:

Hidroginástica especial para as servidoras municipais da área da saúde na piscina térmica do Centro de Educação Integrada (CEI) Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

COMUNICADO nº 02/2012

EXTRAVIO DE NOTAS FISCAIS Comunicamos o extravio de 1 bloco de NF-D1 com os seguintes dados: ANDRE DE SOUZA GUEDES BAZAR ME, estabelecido na cidade de Campo Bom - Rua Érico Veríssimo, 497 - Santa Lúcia - CEP 93.700000. CNPJ: 13.611.707/0001-86 e I.E.: 019/0112646. Nrs DAS NOTAS 01 a 25, não utilizadas da 21 a 25. NÃO NOS RESPONSALIBIZAMOS PELO USO INDEVIDO DOS MESMOS. Campo Bom, 15 de março de 2012

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, comunica que será realizada a audiência pública, para apresentação do Relatório de Gestão Financeiro, referente ao 4º trimestre de 2011 e o Relatório de Gestão Assistencial Anual de 2011, da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 22 de março de 2012 às 17h 30min, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, sito a Rua Lima e Silva, nº 68, nesta cidade. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

0503.04.125.0012.2.042.3.3.90.39.00.00.00 – Manutenção dos Serviços – Desp. 302042................................................... R$ 39.000,00 0601.12.122.0046.2.045.3.3.90.39.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 302045......................... R$ 9.000,00 0601.12.122.0046.2.045.4.4.90.51.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 402045......................... R$ 500,00 0602.12.367.0052.2.047.3.3.90.39.00.00.00 – Manutenção da Educação Especializada Infantil MDE – Desp. 242047...... R$ 23.000,00 0801.10.301.0107.2.114.3.3.90.36.00.00.00 – Manutenção dos Serviços da Saúde – Desp. 292114................................... R$ 1.000,00 0905.15.452.0022.2.199.3.3.90.30.00.00.00 – Programa de Educação para Trânsito – Desp. 242199................................ R$ 30.000,00 1202.22.333.0092.2.171.3.3.90.39.00.00.00 – Qualificação de mão de Obra no Município – Desp. 302171........................ R$ 10.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 23 de janeiro de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.


Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.249/2012, de 15 de fevereiro de 2012. ABRE CRÉDITO SUPLEMENTAR E REDUZ DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais e autorizado pela Lei Municipal nº 3.802/2011 de 13/12/2011. DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado abrir Crédito Suplementar no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), sob a seguinte classificação orçamentária: 0905.15.452.0008.2.157.3.3.90.39.00.00.00 – Controle e Fiscalização do Trânsito Municipal – Desp. 302157......................R$ 10.000,00

Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura do Crédito Suplementar aberto no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor da seguinte dotação orçamentária: 0905.15.452.0022.2.199.3.3.90.30.00.00.00 – Programa de Educação para Trânsito – Desp. 242199..................................R$ 10.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 15 de fevereiro de 2012. Registre-se e Publique-se FAISAL MOTHCI KARAM, MÁRCIA ELISA ALVES, Prefeito Municipal. Secretária de Administração.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.245/2012, de 30 de janeiro de 2012. ABRE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E REDUZ DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais e autorizado pela Lei Municipal nº 3.802/2011 de 13/12/2011. DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado abrir Créditos Suplementares no valor de R$ 40.400,00 (quarenta mil e quatrocentos reais), sob as seguintes classificações orçamentárias: 0401.04.122.0002.2.023.3.1.90.92.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 662023..................... R$ 40.200,00 0801.10.301.0107.2.114.3.1.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços de Saúde – Desp. 662114............................... R$ 200,00

Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura dos Créditos Suplementares abertos no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor da seguinte dotação orçamentária: 0401.04.122.0004.2.023.3.3.90.47.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 312023..................... R$ 40.400,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 30 de janeiro de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.243/2012, de 30 de janeiro de 2012. ABRE CRÉDITOS ESPECIAIS E REDUZ DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, e autorizado conforme Lei Municipal nº 3.813/2012 de 23/01/2012. DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado a abrir Créditos Especiais até o valor de R$ 2.355.450,00 (dois milhões, trezentos e cinquenta e cinco mil, quatrocentos e cinquenta reais), sob as seguintes classificações orçamentárias: 0401.04.122.0004.2.023.3.1.90.92.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 662023..............................R$ 154.100,00 0401.04.122.0004.2.023.4.6.90.92.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 672023..............................R$ 15.520,00 0602.12.365.0051.2.049.3.1.90.92.00.00.00 – Manutenção da Educação Infantil MDE – Desp. 662049...................................R$ 69.830,00 0602.12.365.0105.2.106.4.6.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços da Dívida IPASEM - Infantil – Desp. 672106............R$ 3.300,00 0603.12.361.0047.2.057.3.1.90.92.00.00.00 – Manutenção da Educação Fundamental MDE – Desp. 662057........................R$ 264.090,00 0603.12.361.0105.2.129.4.6.90.92.00.00.00 – Manutenção do Serviço da Dívida MDE – Desp. 672129..................................R$ 6.030,00 0604.12.361.0047.2.066.3.1.90.92.00.00.00 – Manutenção do Ensino Fundamental FUNDEB – Desp. 662066.......................R$ 1.145.070,00 0604.12.361.0105.2.203.4.6.90.92.00.00.00 – Manutenção do Serviço da Dívida FUNDEB – Desp. 672203...........................R$ 50.280,00 0801.10.301.0107.2.114.3.1.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços da Saúde – Desp. 662114........................................R$ 590.450,00 0801.10.301.0107.2.114.4.6.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços da Saúde – Desp. 672114........................................R$ 16.540,00 0905.15.452.0008.2.157.3.1.90.92.00.00.00 – Controle Fiscalização do Trânsito Municipal – Desp. 662157............................R$ 40.240,00

Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura dos Créditos Especiais abertos no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor das seguintes dotações Orçamentárias: 0401.04.122.0004.2.023.3.3.90.92.00.00.00 – Coordenação e Manutenção dos Serviços – Desp. 342023..............................R$ 209.860,00 0602.12.365.0051.2.049.3.3.90.92.00.00.00 – Manutenção da Educação Infantil – Desp. 342049............................................R$ 73.130,00 0603.12.361.0047.2.057.3.3.90.92.00.00.00 – Manutenção da Educação Fundamental MDE – Desp. 342057........................R$ 270.120,00 0604.12.361.0047.2.066.3.3.90.92.00.00.00 – Manutenção do Ensino Fundamental FUNDEB – Desp. 342066.......................R$ 1.195.350,00 0801.10.301.0107.2.114.3.3.90.92.00.00.00 – Manutenção dos Serviços da Saúde – Desp. 342114........................................R$ 606.990,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 30 de janeiro de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

10

GERAL

O Fato do Vale

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

ATOS OFICIAIS Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.254/2012, de 29 de fevereiro de 2012. ABRE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E REDUZ DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais e autorizado pela Lei Municipal nº 3.802/2011 de 13/12/2011. DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado abrir Créditos Suplementares no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), sob as seguintes classificações orçamentárias: 1204.23.695.0094.2.175.3.3.90.31.00.00.00 – Diversas Promoções Turísticas – Desp. 252175.............................................R$ 30.000,00 1204.23.695.0104.2.176.4.4.90.51.00.00.00 – Manutenção de Áreas de Lazer Comunitário – Desp. 402176........................R$ 30.000,00

Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura dos Créditos Suplementares abertos no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor das seguintes dotações orçamentárias: 1401.27.812.0103.2.146.4.4.90.51.00.00.00 – Impl.Recup. e Manutenção de Módulos Esportivos – Desp. 402146..............R$ 30.000,00 1402.27.812.0103.2.202.3.3.90.39.00.00.00 – Manutenção do Departamento de Lazer – Desp. 302202...............................R$ 30.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 29 de fevereiro de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.250/2012, de 24 de fevereiro de 2012. ABRE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E REDUZ DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais e autorizado pela Lei Municipal nº 3.802/2011 de 13/12/2011. DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado abrir Créditos Suplementares no valor de R$ 149.000,00 (cento e quarenta e nove mil reais), sob as seguintes classificações orçamentárias: 0604.12.361.0047.2.067.3.1.90.11.00.00.00 – Manutenção do Ensino Fundam.Resíduo Fundeb - Desp. 52067.............. R$ 39.000,00 1401.27.812.0103.2.201.3.3.90.39.00.00.00 – Manutenção do Departamento de Esporte – Desp. 302201....................... R$ 110.000,00 Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura dos Créditos Suplementares abertos no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor das seguintes dotações orçamentárias: 0604.12.361.0047.2.066.4.4.90.52.00.00.00 – Manutenção da Educação Fundam. Fundeb – Desp. 412066................... R$ 39.000,00 1401.27.812.0103.2.146.4.4.90.51.00.00.00 – Impl.Recup.e Manut.de Módulos Esportivos – Desp. 402146.................... R$ 110.000,00 Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 24 de fevereiro de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

DECRETO MUNICIPAL Nº 5.247/2012, de 02 de fevereiro de 2012. ABRE CRÉDITOS SUPLEMENTARES E REDUZ DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais e autorizado pela Lei Municipal nº 3.802/2011 de 13/12/2011. DECRETA: Art. 1º - É o Poder Executivo Municipal autorizado abrir Créditos Suplementares no valor de R$ 119.000,00 (cento e dezenove mil reais), sob as seguintes classificações orçamentárias: 0602.12.365.0051.2.050.4.4.90.42.00.00.00 – Auxílio Financ.para Escolas de Educação Infantil – Desp. 392050.................. R$ 11.000,00 0702.08.244.0030.2.097.4.4.90.51.00.00.00 – Manutenção de Centros Comunitários – Desp. 402097.................................... R$ 50.000,00 0903.17.512.0061.2.149.3.1.90.34.00.00.00 – Manutenção dos Serviços Hídricos/de Esgoto – Desp. 82149......................... R$ 28.000,00 1204.23.695.0104.2.176.4.4.90.51.00.00.00 – Manutenção de Áreas de Lazer Comunitário – Desp. 402176.......................... R$ 30.000,00

Art. 2º - Servirá de recurso para cobertura dos Créditos Suplementares abertos no artigo 1º deste Decreto, a redução de igual valor das seguintes dotações orçamentárias: 0602.12.365.0051.2.050.3.3.50.43.00.00.00 – Auxílio Financ.para Escolas de Educação Infantil – Desp. 162050.................. R$ 11.000,00 0705.16.482.0059.2.108.4.4.90.61.00.00.00 – Atendimento ao Fundo Municipal de Habitação – Desp. 422108..................... R$ 50.000,00 0903.17.512.0062.1.031.4.4.90.51.00.00.00 – Implant.Central Tratamento Esgoto Cloacal – Desp. 401031........................... R$ 28.000,00 1202.22.333.0092.2.171.3.3.90.39.00.00.00 – Qualificação da Mão de Obra no Município – Desp. 302171............................ R$ 30.000,00

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 02 de fevereiro de 2012. Registre-se e Publique-se MÁRCIA ELISA ALVES, Secretária de Administração.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.


O Fato do Vale

GERAL

Sexta-feira, 16 de março de 2012.

LEIA E ASSINE O Fato do Vale Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 056/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, pelo presente Edital, NOTIFICA que serão nomeados, a partir de 16 de março de 2012, os concursados abaixo relacionados, com seus respectivos cargos e Portarias, conforme Edital de Concurso Público nº 03/2011, de 30.12.2011: • Portaria nº 32.034/2012, de 13.03.2012, que nomeia CAMILA ROSA DE ALMEIDA para o cargo de Enfermeiro – 36 H/S; • Portaria nº 32.035/2012, de 13.03.2012, que nomeia SENDIE BARBOSA DE LIMA para o cargo de Enfermeiro – 36 H/S; • Portaria nº 32.036/2012, de 13.03.2012, que nomeia REJANE RHODEN CURY para o cargo de Enfermeiro – 36 H/S; • Portaria nº 32.037/2012, de 13.03.2012, que nomeia DENIS IAROS SILVA DA SILVA para o cargo de Enfermeiro – 40 H/S; • Portaria nº 32.038/2012, de 13.03.2012, que nomeia GIRLEINE IHME para o cargo de Enfermeiro – 40 H/S; • Portaria nº 32.039/2012, de 13.03.2012, que nomeia CRISTIANE MOREIRA JAEGER para o cargo de Enfermeiro – 40 H/S; • Portaria nº 32.040/2012, de 13.03.2012, que nomeia LUANA BARBOSA MARTINS para o cargo de Farmacêutico; • Portaria nº 32.041/2012, de 13.03.2012, que nomeia EDINAR CRISTIANO REIS para o cargo de Técnico em Enfermagem; • Portaria nº 32.042/2012, de 13.03.2012, que nomeia GABRIELA DEBASTIANI FLECK para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.043/2012, de 13.03.2012, que nomeia NARA LUCIANA SANTOS DE SOUZA para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.044/2012, de 13.03.2012, que nomeia NEIVA MARIA JUNGES para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.045/2012, de 13.03.2012, que nomeia CLAUDINES MARTINS CAMARGO para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.046/2012, de 13.03.2012, que nomeia VIVIANE DE AGUIAR CORADINI para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.047/2012, de 13.03.2012, que nomeia NARA ELISA DE MELLO para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.048/2012, de 13.03.2012, que nomeia CAROLINA SCHAFFER para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36H/S; • Portaria nº 32.049/2012, de 13.03.2012, que nomeia PAULO VINICIUS SPENGLER para o cargo de Técnico em Enfermagem – 36 H/S; • Portaria nº 32.050/2012, de 13.03.2012, que nomeia ROBERTA DOS SANTOS para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.051/2012, de 13.03.2012, que nomeia VALTAIR MARTINS DE OLIVEIRA para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.052/2012, de 13.03.2012, que nomeia SINARA PEREIRA DOS SANTOS para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.053/2012, de 13.03.2012, que nomeia LUIZ FLAVIO DE BRITO para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.054/2012, de 13.03.2012, que nomeia GÉSSICA DA SILVA PEDROSO para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.055/2012, de 13.03.2012, que nomeia VITÓRIA VANISSE DA SILVA para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.056/2012, de 13.03.2012, que nomeia DAICONARA FERNANDES para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.057/2012, de 13.03.2012, que nomeia EDILAINE CIBELE GUARDA DE CARVALHO para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.058/2012, de 13.03.2012, que nomeia KARINA SCHNEIDER DICK para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S; • Portaria nº 32.059/2012, de 13.03.2012, que nomeia SANDRO ADRIANO DE BRITO para o cargo de Técnico em Enfermagem – 40H/S. Fiquem os nomeados cientes de que têm o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de revogação das presentes Portarias, com conseqüente perda de todos os direitos decorrentes das nomeações. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

11

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 059/2012

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no Art. 9º da Lei Municipal nº 2.409/2003, de 13.01.2003, e a publicação do Edital nº 032/2012, de 22.02.2012, no jornal O Fato do Vale, na edição do dia 24.02.2012, outorgando aos nomeados o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de serem tornados sem efeito os atos de nomeações, com perda de todos os direitos relativos ao concurso realizado conforme Edital de Concurso nº 02/2011, de 26.08.2011, e considerando também o certificado emitido pelo Departamento de Pessoal, NOTIFICA, pelo presente Edital, que foi revogada a portaria de nomeação abaixo relacionada, em virtude do não comparecimento para assinatura do Termo de Posse: • Portaria nº 31.924/2012, de 22.02.2012, que nomeou CHARLES ADRIANO DA LUZ para o cargo de Motorista. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal. Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 051/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, pelo presente Edital, NOTIFICA que serão nomeados, a partir de 16 de março de 2012, os concursados abaixo relacionados, com seus respectivos cargos e Portarias, conforme Edital de Concurso Público nº 01/2011, de 11.02.2011: • Portaria nº 32.025/2012, de 13.03.2012, que nomeia RODRIGO ALVES LAMPERT para o cargo de Professor do Ensino Fundamental – Anos Finais – Geografia; • Portaria nº 32.026/2012, de 13.03.2012, que nomeia AGNES DA SILVA CAMACHO para o cargo de Professor da Educação Infantil; • Portaria nº 32.027/2012, de 13.03.2012, que nomeia CARMEN REGINA SANCHEZ DUTRA para o cargo de Professor da Educação Infantil. Fiquem os nomeados cientes de que têm o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de revogação das presentes Portarias, com conseqüente perda de todos os direitos decorrentes da nomeação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal. Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 057/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no Art. 9º da Lei Municipal nº 2.409/2003, de 13.01.2003, e a publicação do Edital nº 023/2012, de 08.02.2012, no jornal O Fato do Vale, na edição do dia 10.02.2012, outorgando aos nomeados o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de serem tornados sem efeito os atos de nomeações, com perda de todos os direitos relativos ao concurso realizado conforme Edital de Concurso nº 01/2010, de 28.04.2010, e considerando também o certificado emitido pelo Departamento de Pessoal, NOTIFICA, pelo presente Edital, que foi revogada a portaria de nomeação abaixo relacionada, em virtude da assinatura do Termo de Postergação de Classificação, para o cargo ao qual prestou Concurso Público: • Portaria nº 31.831/2012, de 08.02.2012, que nomeou LEILA MARIA GOMES para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza; Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal. Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

WALDIR FLECK FILHO, Oficial Designado do Registro Civil das Pessoas Naturais de Campo Bom, RS, Faz saber que pretendem casar-se os seguintes nubentes: Edital nº 11.881 – JEVERSON SANTANA DA FONTOURA e THAYNA FRANCIELI LEWE WOLL Edital nº 11.882 – RODRIGO DOS SANTOS JUNG e PALOMA DA SILVA PINTO Edital nº 11.883 – PAULO SILVA DE FREITAS e FERNANDA CRISTINA DIAS SANTOS Edital nº 11.884 – DIEGO RAFAEL DE MATTOS e ALESSANDRA PASSOS DA SILVA Edital nº 11.885 – CÁSSIO FERNANDO DIEFENBACH e DANIELA CARDOZO Edital nº 11.886 – GUILHERME DANIEL MARTINS TAVARES e AMANDA SENA BATISTA Edital nº 11.887 – JOSE BORGES DE FREITAS e DAIANA MARIA SALAZAR Quem souber de algum impedimento acuse-o na forma da Lei. Campo Bom, 14 de março de 2012. Waldir Fleck Filho Oficial Designado

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 060/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, e considerando o disposto no Art. 9º da Lei Municipal nº 2.409/2003, de 13.01.2003, e a publicação do Edital nº 034/2012, de 22.02.2012, no jornal O Fato do Vale, na edição do dia 24.02.2012, outorgando aos nomeados o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de serem tornados sem efeito os atos de nomeações, com perda de todos os direitos relativos ao concurso realizado conforme Edital de Concurso nº 01/2009, de 11.09.2009, e considerando também o certificado emitido pelo Departamento de Pessoal, NOTIFICA, pelo presente Edital, que foi revogada a portaria de nomeação abaixo relacionada, em virtude da assinatura do Termo de Desistência da vaga no cargo para o qual prestou Concurso Público: • Portaria nº 31.926/2012, de 22.02.2012, que nomeou JOSÉ EDIMAR DE SOUZA para o cargo de Professor –Componente Curricular – História. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal. Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 052/2012 FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, pelo presente Edital, NOTIFICA que serão nomeados, a partir de 16 de março de 2012, os concursados abaixo relacionados, com seus respectivos cargos e Portarias, conforme Edital de Concurso Público nº 01/2010, de 28.04.2010: • Portaria nº 32.028/2012, de 13.03.2012, que nomeia MARILI SUSANA BATISTA CAPITANI para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza; • Portaria nº 32.029/2012, de 13.03.2012, que nomeia MARIA ERCILDA ALMEIDA MARTINS para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza; • Portaria nº 32.030/2012, de 13.03.2012, que nomeia CLARICE ROSANE GOMES DOS SANTOS para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza; • Portaria nº 32.031/2012, de 13.03.2012, que nomeia ROSANE DE CASTRO LEITES para o cargo de Serviços de Cozinha e Limpeza. Fiquem os nomeados cientes de que têm o prazo de 15 (quinze) dias para tomarem posse, sob pena de revogação das presentes Portarias, com conseqüente perda de todos os direitos decorrentes das nomeações. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

Município de Campo Bom Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

EDITAL Nº 054/2012

EDITAL Nº 053/2012

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, pelo presente Edital, NOTIFICA que serão convocados, a partir de 16 de março de 2012, os Agentes Comunitários de Saúde abaixo relacionados, conforme Processo Seletivo Público nº 09/2011, de 09.05.2011. • DEBURA CRISTINA ANGELI CARDOSO • MARLENE BARROS PINHEIRO • VERA LUCIA BOURSCHEIDT • JOSÉ HENRIQUE TEM-CATE Fiquem os convocados cientes de que têm o prazo de 15 (quinze) dias para a assinatura do Contrato, sob pena de cancelamento da convocação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.

FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal de Campo Bom, no uso de suas atribuições legais, pelo presente Edital, NOTIFICA que será nomeado, a partir de 16 de março de 2012, o concursado abaixo relacionado, com seu respectivo cargo e Portaria, conforme Edital de Concurso Público nº 02/2011, de 26.08.2011: • Portaria nº 32.032/2012, de 13.03.2012, que nomeia MOSAR MARTINS MAURER para o cargo de Motorista. Fique o nomeado ciente de que tem o prazo de 15 (quinze) dias para tomar posse, sob pena de revogação da presente Portaria, com conseqüente perda de todos os direitos decorrentes da nomeação. Gabinete do Prefeito Municipal de Campo Bom, 13 de março de 2012. FAISAL MOTHCI KARAM, Prefeito Municipal.


O FATO do Vale

37 anos de jornalismo com credibilidade.

Campo Bom, Sexta-feira, 16 de março de 2012.

Sindicato promoveu mutirão pela Saúde da mulher sapateira Palestras, exames, oficinas de beleza, orientação, coquetel marcaram atividades do Dia Internacional da Mulher

O

Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom dentro de sua filosofia de atuação não abre mão da defesa dos direitos das mulheres sapateiras que ajudam com seu suor a construir a riqueza desta cidade, segundo o presidente da entidade, Vicente Selistre. Nos dias 07 e 08 de março (quarta e quinta-feira), o Sindicato através do seu Conselho Geral em parceria com os Movimentos Sociais e Comunitários de Campo Bom organizou uma grande programação referente a esta data histórica. Por isso não provoque... Na quarta-feira – 07 de março, à noite, aconteceu o Ciclo de Palestras na sede do Sindicato dos Sapateiros - * Doenças do trabalho – Lesão por Esforço Repetitivo –Jenifer Pereira; quiropraxista * Direito da Mulher Trabalhadora – Vicente Selistre; presidente do Sindicato dos Sapateiros e advogado. * Atividades Corporais: Professor Léo da Silva. Na quarta-feira quem participou das palestras pode se inscrever para o Mutirão de Saúde da Mulher Sapateira. Onde foram destinadas – 10 mamografias – 10 eletrocardiogramas – 10 pré-câncer. As pessoas que realizarem as inscrições passaram por avaliação médica e encaminhadas. Neste evento participaram os vereadores – Victor de Souza (PC do B), Sérgio Nivaldo Seibert (PSB), bem como, Julio Lopes Luz que também é vice-presidente do Sindicato e na ocasião representou a CTB Estadual entidade da qual é o tesoureiro, além de Julia Benkentein; líder do Movimento de Igualdade Social (MIS) Quinta-feira – 08 de março: a programação iniciou no Sindicato com Ofici-

nas de Cidadania onde gratuitamente a mulher sapateira pode usufruir de oficinas de beleza – manicure, pedicure, maquiagem cabelo, curso de artesanato, medição de pressão, massagem, orientações, brindes, demonstração da Mary Kay (maquiagem), Reiki, Curso de Tricô (professora Giovana Martins) e um coquetel tudo destinado a Mulher Sapateira (da ativa e aposentadas). As 10 horas da manhã no Centro de Saúde do Trabalhador (CST) aconteceu uma importante palestra com Leone Ferreira, Marli Martins e Marga Sperb Voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer que destacaram a importância da prevenção tanto do câncer de colo de útero como de mama. No final da palestras foram distribuídos informativos da Liga alertando para os mais variados tipos de câncer que assolam as mulheres gaúchas. Ainda no final da palestra, Vicente Selistre entregou flores e um cartão em homenagem as mulheres trabalhadoras. O presidente do Sindicato salientou que as mulheres são importantes e decisivas nesta engrenagem de construção de uma sociedade mais justa e fraterna. “As companheiras sapateiras nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação. Elas cumprem dupla jornada, na fábrica, a noite cuidando da casa, lavando roupa, ajudando as crianças nos temas e ainda tendo tempo para o esposo. As mulheres no Sindicato tem papel importante na condução da entidade. Nós também entendemos que é preciso que investimentos e projetos que contemple a saúde da mulher, que apóie a mulher que é chefe do lar, bem como, oportunize cursos e qualificação da mão de obra feminina. As mulheres estão ocupando espaços em todas as esferas”, observa Selistre.

A BARRINHA EM EVIDÊNCIA NA CÂMARA O vereador progressista Maurélio do Raio X, em seu pronunciamento na noite desta segunda-feira, 12/03, diz ao público presente que a Barrinha foi seu berço natal e que ela também faz parte de sua história de vida, (informação esta, contida inclusive em seu blog). Ao nascer, Maurélio morou até os seus 2 anos e 3 meses nas terras da Olaria do Sr. Ivo Ritter e relembrou que os primeiros imigrantes desembarcaram ali próximo a ponte, onde na época, chamavam de Porto Blos, ele ainda relata que talvez o centro da cidade não tenha sido neste local, por sua área de terra ser mais baixa, em relação a outros pontos da cidade. O vereador, foi bem veemente em seu pronunciamento. Citou inclusive, que todos os gestores públicos deveriam dar a mesma atenção a Barrinha, assim como aos demais bairros. Finaliza, elogiando o Prefeito Faisal Karam pela iniciativa de realizar melhorias no bairro, gerando assim, um pouco mais de conforto aos moradores que lá residem. Coloca-se a disposição do Executivo Municipal nas dificuldades que venham encontrar para conquistar melhorias para aquela gente. (Acesse: maureliodorx.br.ms)

Oficinas de beleza marcaram a quinta-feira das mulheres sapateiras.

Banco de Voluntários é projeto do Rotaract Com o intuito de valorizar o trabalho voluntário, o Rotaract Club de Campo Bom, lançou na última quinta-feira, dia 15, o seu mais novo projeto: Banco de Voluntários. O projeto tem como objetivo formar um banco de dados com informações das pessoas que possuem interesse em participar de projetos de cunho social não só do Rotaract, mas também dos demais clubes e entidades voluntárias de Campo Bom. O lançamento deste projeto ocorre em conjunto com a Semana Mundial do Rotaract – de 11 a 17 de março

O companheiro Leonardo da Silva, explica como surgiu a idéia: “Nos nossos projetos, observamos que muitas pessoas gostam e querem colaborar com as entidades da nossa cidade, porém elas não participam pelo simples fato de não saber quando e como ocorrem as ações”, destaca . Os voluntários poderão se cadastrar nas seguintes áreas: Educação, Saúde, Meio Ambiente e Mão de Obra Social (auxilio a eventos, entre outros) e as inscrições podem ser realizadas através do site rotaractcampobom.blogspot.com (no link “Banco de Voluntários”) ou com os sócios do clube.

Fato 1961  

Edição n.° 1961 | R$ 1,50 CAMPO BOM | Sexta-feira, 16 de março de 2012.