Issuu on Google+

Palmitos, 03 de Março de 2012 – Ano I – Edição 49

Leia o Oeste Popular nos sites: www.radiocaibi.com.br e www.fm101.5palmitos.com.br

FM 101.5, a Nossa Rádio, 6 anos presente no meio Oeste

Administração Municipal de Mondaí Adquire Escavadeira Hidráulica Página 08

Conselho de Desenvolvimento Regional de Palmitos aprova 24 projetos para região Página 03

Delegação de Cunhataí chega ao município de Santo Cristo para participar da Taça Carlos Culmey Página 19


2

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

Opinião ARTIGO João eduardo de Nadal Advogado e empresário, especialista em Direito Público joaonadal@lawconsultoria.com.br

Por onde anda nossa indignação? Todos os dias somos bombardeados por notícias veiculadas pelos mais variados meios de comunicação. Notícias ruins, em sua maioria, é verdade. Explorar a tragédia alheia rende mais, dá mais audiência e seu tempo de permanência é infinitamente superior ao dos outros acontecimentos. Pode parecer exagero, mas alguém consegue lembrar se alguma boa ação foi explorada como notícia por um tempo razoável ou mais de uma vez? Acredito que não. Já um assassinato, um julgamento polêmico por uma atrocidade qualquer, uma notícia de corrupção, não param de martelar dia após dia. Não é intenção minimizar os fatos reprováveis socialmente. Pelo contrário, a imprensa presta papel fiscalizatório e informativo importantíssimo para o estado democrático de direito. O que é notícia, boa ou ruim, merece ser publicada. Difícil negar, no entanto, que a constância com que recebemos notícias trágicas aumento muito ao longo do tempo. Também é possível perceber, em contrapartida, que nosso grau de indignação diminuiu, e consideravelmente. Mesmo os casos mais chocantes – pelo menos no momento em que os conhecemos – se arrefecem com o curto passar do tempo. Não que tenhamos perdido a capacidade de irresignação, mas seu enfraquecimento reflete, também, na forma com que os autores dos atos reprováveis serão punidos pelos órgãos competentes. A título exemplificativo, o caso do rapaz que no Rio de Janeiro, sob plena luz do dia, dentro de um ônibus coletivo em movimento e lotado de pessoas, realizou o estupro em uma menina de 12 anos de idade. Absurdo, pensamos! Uma semana após o noticiado, poucos lembravam que o homem devia ser capturado e preso. Quando localizado, na tentativa de outro estupro, a surpresa foi quase tão grande quando da primeira notícia. Em que pese a brutalidade e ousadia com que o criminoso agiu, o mais impressionante é o tratamento legal que recebeu. Condenado há mais de 30 anos de prisão, o acusado do estupro cumpria pena por roubos e furtos, motim, etc. Mesmo assim, foi agraciado pela progressão de regime e posto em liberdade. Um bandido de alta periculosidade foi solto tão-somente porque preencheu condições numéricas que a lei determina. Não se observou que saiu do presídio pior do que entrou e a possibilidade do cometimento de novos crimes era assente. A prisão, novamente, não o ressocializará. Pouco importa, amanhã seremos entretidos com outro caso polêmico qualquer.

ALEVINOS O Instituto Goio-En e a Foz do Chapecó Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, PROMOVEU na última sexta-feira, 24 de fevereiro, a soltura de 5 mil alevinos da espécie pintado amarelo no rio Uruguai. Os peixes foram criados na Estação de Piscicultura de São Carlos, através da reprodução em cativeiro e processo de engorda, sob a coordenação do Instituto Goio-En, mantido pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste). PALMITOS As obras da sede administrativa da Câmara de vereadores de Palmitos que já iniciaram no ano de 2009 estão acontecendo conforme o planejado, os detalhes e acabamentos da edificação estão sendo concluídos e nos próximos meses deve ocorrer à licitação do projeto de paisagismo e até o final do ano provavelmente será licitada a próxima fase de construção do auditório com capacidade de cerca de 360 pessoas sentadas. OBRAS Seguem as obras no parque aquático em São Carlos. Nas últimas semanas o movimento no futuro parque aquático de São Carlos foi intenso. A obra, que começa a ganhar corpo com a construção do prédio administrativo e também da piscina interna e sua cobertura, estão dentro do cronograma, segundo o prefeito Elio Godoy. Ainda no mês de fevereiro, foi dado início aos trabalhos do estacionamento. PALMITOS A Administração Municipal de Palmitos, através da Secretaria de Obras e Infra-estrutura, realizou a recuperação das estradas principais da região Norte do município de Palmitos. A ação aconteceu através do patrolamento e compactamento com rolo compressor das vias, na tentativa de melhorar o acesso às localidades. Foram restauradas estradas das linhas São Domingos, Lambari, Progresso, Santo Antão e também do Distrito de Diamantina.

REFLEXÃO GERALDO VITOR NICHELLE Instrutor e Palestrante geravitor@hotmail.com

Autocontrole O Autocontrole dirige a ação, para que essa não desvie ou não atinja outro foco, que não o escolhido. Para sermos pessoas equilibradas será preciso harmonizar entusiasmo e autocontrole em igualdade de condições, pois o autocontrole deverá canalizar o entusiasmo que move a ação. A grande maioria dos presidiários de todo o mundo, estão reclusos por terem em algum momento de sua vida a perda do autocontrole de suas ações, por conduzi-las para fins destrutivos em vês de construtivo. Estude os grandes homens da humanidade e verá que todos eles têm, em elevada dose, a virtude do autocontrole e, por isso, sempre direcionam sua ação para fins produtivos. Algumas pessoas são competentes, capazes, determinadas, fortes, possuem até mesmo alguma liderança, mas, quando por algum são contrariadas, ou tem suas opiniões rejeitadas, mesmo por motivos justos, não conseguem ter o controle de si mesmo, fazem aquilo que não fariam se estivessem no controle de suas ações e, depois que se acalmam percebem as loucuras que fizeram com outras pessoas e se arrependem amargamente dos estragos que produziram em questão de minutos que lhes faltou o autocontrole. Uma pessoa que tem autocontrole, não se deixa arrastar pelo ódio, inveja, ciúmes, medo, vingança ou qualquer outra forma de emoção destrutiva. Uma pessoa assim não cai em estase nem se entusiasma exageradamente por coisa ou pessoa alguma. Também é preciso autocontrole com relação aos gastos excessivos, a mania do consumismo consome os gastadores, o trocadilho é oportuno, pois aqueles que gastam mais do que ganham se consomem em dividas intermináveis. O autocontrole é uma mera questão de controle de pensamento. Com bons pensamentos podemos controlar nosso destino de acordo com nossa vontade.


oeste popular - 03 de Março de 2012

3

NOTícias Conselho de Desenvolvimento Regional de Palmitos aprova 24 projetos para região O Conselho de Desenvolvimento Regional de Palmitos (CDR) realizou, nesta quarta-feira (29), em Caibi, sua segunda reunião do ano. Presidido pelo secretário regional, Alencar Fiegenbaum, o encontro foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos, onde prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e representantes de entidades civis organizadas dos oito municípios discutiram e deliberaram sobre temas de interesse regional, incluindo os pleitos dos municípios. Conforme Fiegenbaum, foram apresentados 24 projetos, nas pastas de educação, saúde, assistência social, agricultura e infraestrutura, que após proceder a análise, os Conselheiros votaram por unanimidade pela aprovação. Na oportunidade, o gerente Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Mircon Fruhauf, relatou sobre o trabalho de orientação que vem procedendo junto aos agricultores da região em virtude da estiagem, principalmente no que tange aos laudos para o PROAGRO, sobre os decretos de

situação de emergência, levantamento de perdas, seguro agrícola, dimensionamento de cisternas e a utilização de água de qualidade para o gado leiteiro, evitando-se assim o comprometimento do rebanho. Falou também, sobre o Programa Água da Chuva do Governo do Estado e sobre os recursos financeiros do Programa Juro Zero. “O Governo tem agido de forma imediata, para auxiliar os agricultores contra a estiagem. Na última semana em Chapecó, o Governador Raimundo Colombo, anunciou o repasse de recursos financeiros, no valor total de R$ 6 milhões, para as prefeituras em forma de convênios e para a distribuição de sementes de milho aos agricultores”, frisa Fiegenbaum. O proprietário da Empresa de Apoio aos municípios LTDA que explanou no sobre o Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos, trabalha com assessoria para os municípios montarem o referido plano, visto que o mesmo está sendo exigido para a liberação de recursos tanto do Governo Federal, quanto do Governo do Estado, que envolve questões ligadas ao meio ambiente. O gerente da empresa de consultoria enfatizou que a data limite para os municípios disporem deste plano é até agosto de 2012. O Secretário Regional marcou o próximo encontro para dia 16 de março, sexta-feira, no município de Cunha Porã.

Prefeita de Cunha Porã, Luzia Vacarin, participa de evento com o Governador do Estado, para discutir ações de contenção da estiagem Na última sexta-feira (24), o governador Raimundo Colombo e sua comitiva estiveram reunidos em Chapecó, com os Prefeitos dos municípios em Situação de Emergência para anunciar novas medidas de combate os efeitos da estiagem no Oeste. A Prefeita Luzia Vacarin esteve presente, junto com o Engenheiro Agrônomo do Município, Claudir de Costa, em busca de recursos para Cunha Porã – SC. De acordo com o secretário João Rodrigues, as medidas anunciadas incluirão recursos financeiros para as prefeituras, destinados à contratação de serviços, transporte de água e produção de silagem. Também foi anunciada na ocasião a liberação de sementes de milho para a próxima safra aos agricultores atingidos pela estiagem, e que não foram atendidos por políticas de crédito rural ou seguro agrícola.

Cunha Porã é um dos 96 municípios que decretaram Situação de Emergência em Santa Catarina. Com os esforços da Prefeita Luzia Vacarin, o município de Cunha Porã foi contemplado com o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para serem aplicados em horas maquinas e outras ações de contenção a estiagem. Além desse valor, o Estado disponibilizou para atendimento aos agricultores sacos de sementes, sendo 01 saca de milho para replantio e 01 saca para recuperação das pastagens.

MONDAÍ Os vereadores de Mondaí aprovaram em primeiro turno e por unanimidade, na sessão realizada nesta segunda-feira (27), o projeto de Lei 64/2011 do ano passado. O documento autoriza a prestação de auxílio a benefícios eventuais por parte da administração. O projeto deverá voltar à pauta na próxima sessão legislativa para segunda votação. Conforme a assessoria da Casa, outros dois projetos ainda deram entrada na sessão. Ambos os documentos tratam de convênio com APAE e Associação Comercial e Industrial de Mondaí.

RIQUEZA Após recesso no feriado de Carnaval, os vereadores de Riqueza voltaram a se reunir na noite desta segunda-feira (27). Durante a sessão ordinária, três indicações deram entrada na Casa. As indicações foram apresentadas pelos vereadores Cladecir Schenatto. Sérgio Martins e Almir Rigon. Os três documentos apresentados foram aprovados. A próxima sessão do Legislativo municipal será realizada a partir das 19h30min da próxima segunda-feira.


4

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

Secretária de Educação de Riqueza adquire brinquedos novos para Educação Infantil As três escolas que atendem Educação Infantil em Riqueza iniciaram o ano letivo com brinquedos novos, nesta primeira etapa foram adquiridos brinquedos para o C. E. Nedyr Spezzatto da Linha Cambucica em parceria entre a Associação de Pais e Professores-APP e Secretária de Educação. Para o C.E.Infantil “Gessy Spier Averbeck” e C.E.Izabel Bassani a secretária de Educação

adquiriu nesta primeira etapa diversos brinquedos dentre eles carinhos, bonecas, jogos pedagógicos, brinquedos de pelúcias, cozinhas entre outros. Para Secretário de Educação Adolfo Borré, estes brinquedos são recursos pedagógicos que facilitam o trabalho do professor, mas principalmente, tornam mais rápido e divertido as atividades dos alunos. “Esta é a fase em que a criança aprende brincando e a escola precisa possuir os recursos e as ferramentas que fomentem o aspecto lúdico. Aprender deve ser uma brincadeira, algo divertido, com novas descobertas todos os dias”, destaca.

A Administração Municipal, junto à Vigilância Sanitária, desenvolveu na segunda-feira dia 27 de fevereiro a dedetização dos bueiros (bocas-de-lobo) de todo perímetro urbano de Palmitos, inclusive bairros. Viadutos e pontes também estão sendo tratados. A empresa “Dedetizadora Catarinense” de Chapecó faz a limpeza para o combate de pragas e insetos, como baratas, mosquitos e moscas. De acordo com o farmacêutico e fiscal da VISA (Vigilância Sanitária) de Palmitos, Eugênio Romani, o produto utilizado é nocivo apenas para animais de sangue frio, como os insetos. A fumaça branca que sai do bueiro não oferece risco ao ser

humano. O farmacêutico sugere também que a população aproveite e faça a dedetização em suas casas e ambientes de trabalho, para que haja a limpeza total destas pragas, algumas, inclusive transmissoras de doenças.

Prefeito de Caibi destaca ações do Governo do Estado para amenizar estiagem

C.E.Gessy turma de 03 anos ESTIAGEM Governo do Estado libera R$ 6 milhões para atender os municípios atingidos pela estiagem. Já são 96 municípios que decretaram Situação de Emergência em Santa Catarina. A seca afeta diretamente 595 mil pessoas e contabiliza aproximadamente R$ 600 milhões em perdas de produção agrícola. Raimundo Colombo anunciou o repasse de recursos financeiros, no valor total de R$ 6 milhões, para as prefeituras em forma de convênios e para a distribuição de sementes de milho aos agricultores.

Dedetização de bueiros é realizada em Palmitos

PROFESSOR O Ministério da Educação divulgou na tarde de segunda (27) que o piso salarial nacional dos professores será reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão — retroativa para 1º de janeiro deste ano — desagradou o governador de SC, Raimundo Colombo, que afirma que o Estado não tem condições de pagar o reajuste.

O prefeito Adilar Carlesso esteve na última sexta-feira, na companhia do governador Raimundo Colombo, que anunciou o repasse de recursos financeiros no valor total de 6 milhões para atender os atingidos pela estiagem para as prefeituras e para a distribuição de sementes de milho aos agricultores. Segundo o prefeito, a finalidade dos recursos liberados é a contratação de serviços de transporte de água, apoio a produção de silagem e abertura de poços e bebedouros. O Governo também anunciou que vai

distribuir sementes para os agricultores atingidos pela estiagem. Para que nenhum agricultor fique sem apoio do Governo do Estado, será realizada a distribuição de sementes de milho para 16 mil famílias atingidas para o plantio da próxima safra. Por meio da FETAESC também serão distribuídas sementes de azevém e aveia beneficiando 20 mil famílias rurais da região Oeste. Para o prefeito Adilar, é preciso pensar na estiagem não só quando ela acontece, mas durante todo o ano, buscando medidas que previnam os prejuízos que já foram contabilizados.


oeste popular - 03 de Março de 2012

Alunos da Rede municipal de Riqueza recebem todo o material escolar Com o objetivo de proporcionar uma Educação de Qualidade a toda a rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Prefeitura Municipal, realizaram a entrega dos kit’s escolares para todas as unidades de educação de Riqueza.

O kit escolar é composto por cadernos, caderno de desenhos, caneta, lápis, lápis de cor, apontador, borracha, régua, bem como a apostila do Sistema de Ensino Aprende Brasil- Editora Positivo e agenda Escolar para cada alunos da rede. Para Secretário de Educação Adolfo Borre a distribuição do material escolar gera uma boa economia para os pais e ao mesmo tempo é importante para os alunos ter o seu material escolar. Priorizar a Educação envolve muitas ações e, entre elas, está a distribuição de material escolar de qualidade para os alunos da rede.

Iniciam os trabalhos para colocação de calçamento que liga Linha Cambucica a Riqueza Administração municipal de Riqueza buscando atender os anseios da população iniciou na ultima semana a etapa final na construção de calçamento que liga Linha Cambucica a Riqueza. Através de convênio com o governo do estado e município será investido o montante de 320.339,49 (Trezentos e vinte mil reais e trezentos e trinta e nove reais com quarenta e nove centavos), sendo 240.254,62 ( Duzentos e quarenta mil e duzentos e cinqüenta e quatros reais com sessenta e dois centavos) e contrapartida do município de 80.084,87 (oitenta mil e oitenta e quatro reais com oitenta e sete centavos. De acordo com

Secretário do Departamento Rodoviário Municipal Valmor Rigo a construção do calçamento não beneficiará somente os moradores de Linha Cambucica, mas toda a comunidade e arredores do município, pois esta obra vem agilizar o transporte e o escoamento das produções tanto agrícolas como de indústria de móveis.

5

Saúde promove encontro comemorativo ao Dia da Mulher em Caibi A Administração de Caibi, através da Secretaria de Saúde vai realizar na próxima quinta-feira, dia 8 de Março, um evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. As atividades serão desenvolvidas durante todo o dia na Secretaria de Saúde, com ações de prevenção e orientação. O ponto alto da programação será à noite, onde acontece um Encontro no Centro de Convivência dos Idosos, a partir das 19h. Segundo a Enfermeira Rúbia Perin, que está auxiliando na organização do evento. A programação visa reunir todas as mulheres da cidade e interior do município, com uma programação diferenciada e especial. Às 19h inicia a recepção com coquetel de abertura. Às 19h45m inicia a palestra com o tema “Saúde da Mulher”, que será ministrada pela médica Ginecologista Fernanda Leuck. Às 20h30m o tema principal será “Como ser uma

mulher de sucesso”, com as psicólogas Aline Moschen e Keli Poletti que trabalharão com dinâmicas e vivências á todas as mulheres. A Secretaria de Saúde de Caibi tem uma estimativa de receber centenas de mulheres para o evento, que será inédito no município.

Enfermeira Rúbia Perin, uma das coordenadoras do evento.

Setor de Cultura de Caibi inicia atividades com grupos O Departamento Municipal de Educação, através do setor de Cultura, oferece à toda população aulas gratuitas de violão, guitarra, dança, coral e informática. As atividades de organização iniciaram nesta semana e segundo a diretora de Cultura, Dominga Rizzi, os alunos inscritos para as aulas de informática do período noturno, iniciarão as aulas na terça ou na quinta-feira à noite. Os alunos inscritos para o período matutino ou vespertino deverão passar no Centro Cultural para conhecer os horários. As atividades do Coral Infanto Juvenil serão no horário das 17h15m e do Coral Caibi Canta ás 19h. Os alunos da dança estão realizando a inscrição e a formação das turmas. As aulas de violão iniciaram nesta última terça-feira para

alunos menores de 07 anos. Para os alunos maiores de 07 anos as atividades iniciarão no dia 7 de março. Para o período noturno será no dia 8 de março. Segundo a diretora de Cultura, todas as atividades serão desenvolvidas no Centro Cultural, num espaço que foi totalmente adequado para receber os alunos.


6

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

Atendimento Educacional Especializado Em Cunha Porã – AEE

Ocorreu no dia 24 de fevereiro para dar início às atividades uma reunião com os pais dos alunos. O encontro teve a participação das profissionais da área educacional, bem como do Secretário Municipal de Educação Ademar Ely e da coordenadora pedagógica Ester Schafer, diretores e professores das escolas que os alunos frequentam as aulas no ensino regular. O AEE é um serviço da educação que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem, considerando suas necessidades específicas. O AEE complementa a formação do aluno, não se confunde com reforço escolar. Ele é ofertado em todas as etapas e modalidades da Educação básica e do ensino superior. Atendendo alunos com necessidades especiais matriculados na

rede regular de ensino. É realizado em salas de recursos multifuncionais – nas escolas comuns, no período inverso ao da classe comum; prioritariamente na própria escola de ensino regular. Atividades próprias do AEE são de desenvolvimento das habilidades mentais superiores e atividades de enriquecimento curricular. A definição de carga horária deve ser estabelecida no plano, que deve prever a identificação, a definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas, bem como cronograma de atendimento dos alunos. O Atendimento educacional especializado em Cunha Porã, será realizado nas dependências da Escola Núcleo Número Um, em dias e horários a serem combinados e tem como responsável a pedagoga Márcia Cecília Borstmann, e acompanhamento da Psicóloga Taís Boneti.

Prefeitura Municipal de Riqueza inicia construção de Centro Municipal de Cultura A Administração Municipal de auditório com aproximadamente 100 Riqueza iniciou a construção do Centro Municipal de Cultural com aproximadamente 601,94 m² (seiscentos e um com noventa e quatro metro quadrado), contando com um

lugares que será usado para reuniões e atividades de interesse da população. A construção está orçada em aproximadamente 530.000,00 (quinhentos e trinta mil reais) através de convênio com o governo do estado via Badesc. Para o Prefeito Renaldo Mueller “este espaço cultural vem de encontro às necessidades de nossos munícipes, pois até então o município não contava com um espaço próprio e adequado para o desenvolvimento de diversas atividades e reuniões”.

Professores fazem revezamento da capacitação pelo Pró-Letramento

Professores do ensino fundamental da rede pública de Riqueza iniciaram a etapa de revezamento da capacitação do programa Pró-Letramento do Ministério da Educação (MEC). A formação continuada com duração de oito meses abrange as áreas de Alfabetização, Linguagem, e Matemática. Os encontros acontecem quinzenalmente durante quatro horas nas respectivas escolas e são ministrados pelas Tutoras Eremilda Maria Leuze da Silva. Alfabetização e Linguagem com os professores do Centro Educacional Izabel Bassani e com a Tutora Ines Demarco. Matemática com os Professores do Centro Educacional Nedyr Spezzatto. O assessoramento às capacitações é feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a área de Alfabetização e Linguagem e Matemática. De acordo com Secretário de Educação Adolfo Borré, “esse ano os professores estão fazendo o revezamento, essa formação é importante para rever as propostas da educação nessas áreas, com o objetivo de fomentar sempre o avanço no aprendizado”. O Pró-Letramento - Mo-

bilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos Estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas. Entre os objetivos do programa está o oferecimento de suporte à ação pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática.

RIQUEZA Conforme o secretário de Agricultura do município, Sadi Saúgo, foi registrado pelo menos duas chuvas significativas em Riqueza. Saúgo disse que os problemas devido à falta de água ainda são muitos e que as chuvas apenas amenizaram a situação. O secretário ainda informou que o município recebeu da Defesa Civil Estadual quatro caixas d’água de cinco mil litros cada uma e duas bombas para abastecimento. Saúgo orientou as famílias que ainda enfrentam dificuldades com a falta de água, para que procurem a Secretaria de Agricultura de Riqueza e solicitem o abastecimento até suas propriedades.

CÓDIGO FLORESTAL Vice-presidente da Comissão de Agricultura, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Moreira Mendes e parlamentares ligados a setor produtivo se debruçam sobre o texto do Código Florestal e analisam pontos que ainda geram controvérsia. Com a votação marcada para esta semana Maldaner avalia o relatório como positivo para a agricultura familiar mas a expectativa é que algumas diferenças sejam resolvidas em plenário.


oeste popular - 03 de Março de 2012

SICREDI A Sicredi Alto Uruguai RS/SC lançou na segunda (27) a nova campanha promocional que vai abranger mais de 46 mil associados nas 26 unidades de atendimento da Cooperativa, com a distribuição de mais de R$ 150 mil em prêmios. Os sorteios da promoção acontecerão em duas etapas. Na primeira, no dia 22 de junho, nas unidades de atendimento da Cooperativa serão sorteados 33 notebooks e na segunda etapa, no dia 29 de junho, nas dependências do salão de atos da URI/FW o sorteio final que terá três automóveis 0 Km. RIQUEZA Produção de leite chega a 700 mil litros mensais em Riqueza. Segundo o secretário de Agricultura, Sadi Saúgo, a produção de leite está presente na maioria das propriedades rurais de Riqueza. Ele relatou que para muitas famílias, essa é a principal atividade de subsistência. Saúgo disse que o município projeta incentivar a atividade para que nos próximos anos a produção possa ser aumentada para até um milhão de litros por mês. O secretário afirmou ainda que além da produção de leite, o município também se destaca na produção de suínos e aves. RIQUEZA Após recesso no feriado de Carnaval, os vereadores de Riqueza voltaram a se reunir na noite desta segunda-feira (27). Durante a sessão ordinária, três indicações deram entrada na Casa. As indicações foram apresentadas pelos vereadores Cladecir Schenatto. Sérgio Martins e Almir Rigon. Os três documentos apresentados foram aprovados sem abstenções e posteriormente encaminhados ao poder Executivo de Riqueza. A próxima sessão do Legislativo municipal será realizada a partir das 19h30min da próxima segunda-feira.

Prefeitura Municipal mantém auxílio financeiro aos Acadêmicos de Cunha Porã Em reunião com os Presidentes dos Acadêmicos do Município, Luzia Iliane Vacarin, Prefeita Municipal, colocou que para este ano, deseja continuar com o repasse mensal de 50% do valor pago ao transporte intermunicipal pelos alunos do ensino superior que o frequentam fora de seu domicílio. Luzia já adiantou que este ano será diferente, pois a Prefeitura contribuiu também no início do ano para aqueles que têm aulas antes do ano letivo ser iniciado. Luzia também colocou que será realizado um estudo para aumentar este valor de auxílio financeiro aos Acadêmicos.

Na oportunidade, também foi realizado o planejamento anual. A Administração Municipal preocupa-se com o desenvolvimento destes estudantes, inclusive é um dos únicos municípios integrantes da AMERIOS que contribui mensalmente com esta causa.

Definidas as datas dos encontros de Março com os Idosos Caibienses A informação é da coordenadora da Comissão Municipal do Idoso de Caibi Ana Rita Carlesso. Segundo ela, o setor definiu as datas dos encontros para o mês de Março na cidade e interior do município, retornando as atividades normais deste ano de 2012. No dia 1º de Março, quinta-feira, iniciaram as atividades do Grupo Amizade de Caibi, com Missa. No dia 5 de Março, o encontro será com o Grupo de Idosos Unidos Venceremos de Linha Santo Antônio. No dia 6 de Março, o encontro será com o Grupo Crianças do Passado de Linha Maracujá. No dia 7 de Março, o

encontro será com o Grupo Sempre Unidos de Linha Planaltina. No dia 8 de Março acontece encontro normal com o Grupo Amizade da Cidade e no dia 9 de Março, o encontro será com o Grupo Em Busca da Amizade de Linha São Roque. Segundo a coordenadora, os encontros acontecem no local e horário de costume e os idosos poderão passar uma tarde descontraída e animada

7 Cartão do SUS passa a ser obrigatório para as consultas e atendimentos no posto de Saúde de Caibi O alerta é do secretário da saúde de Caibi Sidnei Bellé. Ele adiantou que desde janeiro deste ano, para ser atendido nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), o paciente terá de apresentar o Cartão Nacional de Saúde. Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. Se a pessoa não se lembrar do número ou não tiver o cartão em mãos na hora do atendimento, o atendimento pode ser suspenso. Caso o paciente ainda não seja cadastrado, o próprio posto de saúde realiza o cadastramento gratuitamente. De acordo com o secretário, a implementação dessas ferramentas faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.


8

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

Administração Municipal de Mondaí Adquire Escavadeira Hidráulica

Djonatan Zuffo Acadêmico do 1º semestre de Direito da URI-FW djonatan_zuffo@hotmail.com Leitura X Conhecimento Leitura, uma palavra simples aparentemente, mas com um imenso significado. Uma boa leitura nos leva a entender e compreender vários assuntos de diferentes formas, como podemos discutir sobre um livro, uma revista ou até uma notícia no jornal, por exemplo, sem lermos ? Nossa leitura está diretamente ligada a nossa escrita, quanto maior for a leitura melhor escreveremos, pois ao lermos aumentamos nosso vocabulário, desenvolvendo assim melhor nossa escrita. Quando falamos em leitura é importante lembrarmos que ela é um ótimo meio de comunicação com isso lendo aprendemos várias culturas de diferentes etnias. Sem duvidas a leitura é indispensável, só lendo é que adquirimos os conhecimentos necessários e ficamos bem informados de tudo o que acontece. Nesta era pós-modernidade, com um aglomerado de tecnologias, a leitura nunca perderá sua importância em nossa educação seja ela escolar, social ou cultural. Não importa a forma de leitura, o importante é o conteúdo que você lê e só adquire lendo.

Aconteceu no final da tarde da última sexta-feira dia 24 de fevereiro, a entrega oficial da nova escavadeira hidráulica sobre esteiras adquirida com recursos próprios através da Administração Municipal de Mondaí. De acordo com o Secretário de Obras e Urbanismo, Juvenil de Sousa, a entrega da nova maquina foi realizada na garagem do parque de maquinas da municipalidade, contando com a presença do Prefeito Municipal Sr. Lenoir da Rocha, Vice-Prefeito, Valdir Mallmann, além de secretários municipais, funcionários e demais convidados. Juvenil destaca que a escavadeira hi-

dráulica de peso operacional mínimo de 17.000 Kg, a diesel, quatro cilindros, acionamento da esteira hidrostática com no mínimo três velocidades, cabine fechada e com ar condicionado, já está a disposição da Secretaria de Obras e Urbanismo, e realizando trabalhos para a comunidade Mondaiense. O Secretário lembra que foram investidos valores na ordem de R$ 464.500,00 (Quatrocentos e Sesenta e Quatro Mil Com Quinhentos Reais). O equipamento foi adquirido através da empresa MACROMAQ EQUIPAMENTOS LTDA, de Chapecó, através de sistema Pregão Presencial, e vencedora da licitação.

RIQUEZA Produção de leite chega a 700 mil litros mensais em Riqueza. Segundo o secretário de Agricultura, Sadi Saúgo, a produção de leite está presente na maioria das propriedades rurais de Riqueza. Ele relatou que para muitas famílias, essa é a principal atividade de subsistência. Saúgo disse que o município projeta incentivar a atividade para que nos próximos anos a produção possa ser aumentada para até um milhão de litros por mês. O secretário afirmou ainda que além da produção de leite, o município também se destaca na produção de suínos e aves. RIQUEZA Após recesso no feriado de Carnaval, os vereadores de Riqueza voltaram a se reunir na noite desta segunda-feira (27). Durante a sessão ordinária, três indicações deram entrada na Casa. As indicações foram apresentadas pelos vereadores Cladecir Schenatto. Sérgio Martins e Almir Rigon. Os três documentos apresentados foram aprovados sem abstenções e posteriormente encaminhados ao poder Executivo de Riqueza. A próxima sessão do Legislativo municipal será realizada a partir das 19h30min da próxima segunda-feira.

Centro Educacional Izabel Bassani de Riqueza recebe Projetor Proinfo Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibilizou, por meio do FNDE para o Centro educacional Izabel Bassani de Riqueza um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem. Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador. O objetivo

é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa.O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. O município foi beneficiado através de solicitação realizada pelo Prefeito Municipal Renaldo Mueller via

Sigitec- Sistema de Gestão Tecnológica do MEC.


9

oeste popular - 03 de Março de 2012

Prestação De Contas Da Administração Municipal de Águas de Chapecó Aconteceu No Bairro Novo Horizonte Na noite de terça (28), no pavilhão comunitário do Bairro Novo Horizonte, o Poder Executivo Municipal de Águas de Chapecó, realizou mais uma prestação de contas a população, referente os recursos públicos arrecadados e aplicados no exercício de 2011. Desde o ano de 2010, a administração municipal tem realizado audiências públicas de forma descentralizada com objetivo de prestar contas a sociedade. Segundo o Prefeito Municipal, Adilson Zeni, estas prestações de contas são atos de transparência e atendem a Lei de Responsabilidade Fiscal, oportunizando a sociedade o acompanhamento do uso dos recursos públicos. Na audiência pública são demonstrados os valores arrecadados pelo Município, quais as origens destes recursos, as aplicações deles em cada setor administrativo. As ações e atividades desenvolvidas, os limites e percentuais atingidos, como também, os investimentos

em obras e aquisições feitos pela administração. Conforme exposto na oportunidade, no exercício de 2011, o Município alcançou uma arrecadação de R$ 13.541.003,56, um acréscimo de 9,88% do arrecadado no exercício anterior. Destes valores, 79,77% são oriundas de recursos das esferas federais e estaduais, compostas das transferências de impostos, onde se destaca o FPM (federal) e ICMS (estadual), dos recursos de programas do SUS, FNAS e FNDE, e, de recursos de convênios. E, 20,23% representam as arrecadações oriundas de impostos e taxas municipais, destacando hoje, os recursos de ISS. Os recursos aplicados em 2011, foram na ordem de R$ 12.864.447,29, distribuídos nas áreas de estradas e vias rurais. Na área social, infância e adolescente, saúde, infra estrutura urbana, turismo, geração de emprego e renda, educação, cultura, esporte e agricultura. Em conformidade com a legislação, o Município atendeu aos limites exigidos no exercício de 2011

Administração de Mondaí reuniu comunidade para prestação de contas Foi realizado na manha da terça-feira, dia 28 de março, no auditório da Casa da Cultura de Mondaí, o encontro com prestação de contas para a comunidade Mondaiense. De acordo com o vice-prefeito e Secretário de Administração e Fazenda Professor Valdir Albino Mallmann, o evento foi organizado e promovido através do Poder Executivo e Legislativo do município, reunindo lideranças e demais membros da sociedade Mondaiense. Valdir destaca que durante o encontro foram discutidos e levantados ao publico presente, um parecer com muita transparência da prestação de contas referente ao 3° quadrimestre do ano de 2011.

MONDAÍ Os vereadores de Mondaí aprovaram em primeiro turno e por unanimidade, na sessão realizada nesta segunda-feira (27), o projeto de Lei 64/2011 do ano passado. O documento autoriza a prestação de auxílio a benefícios eventuais por parte da administração. O projeto deverá voltar à pauta na próxima sessão legislativa para segunda votação.

O encontro teve inicio as 09:00 horas e contou com a presença de representantes de outras entidades constituídas em nosso município. Valdir destaca a importância da participação da comunidade nestes encontros, uma vez, que é através deles, que a população fica por dentro dos investimentos e aquisições que a administração do nosso município realiza durante o período.


10

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

Famílias de Mondaí poderão ser contempladas com programa Luz para Todos

Firjan aponta saúde de São Carlos como a sexta melhor do estado

As inscrições para o programa Luz para Todos já estão abertas e seguem até o próximo dia 17 de março, para as famílias do município de Mondaí, que ainda não possuem energia elétrica em sua propriedade. De acordo com o Secretário da Agricultura do município, André Sott, as famílias que residem no meio rural e que ainda não possuam energia elétrica em sua propriedade poderão realizar a sua inscrição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ou diretamente na Secretaria da agricultura, levando consigo os documentos pessoais. André destaca que este projeto é oferecido para famílias que possuem sua propriedade um pouco mais retirada, ou ainda para novas residências construídas em localidades do interior, onde a rede elétrica esteja mais distante, dificultando o fornecimento de energia. Para maiores informações os agricultores devem entrar em contato junto aos setores responsáveis pelo encaminhamento deste importante projeto denominado Luz para Todos.

Todos os anos a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Firjan, realiza pesquisas de índices de desenvolvimento dos municípios nas mais diversas áreas. No final de 2011, o Sistema Firjan revelou os estudos dos municípios, baseados em dados de 2009. No estado de Santa Catarina, São Carlos ficou classificado como a sexta melhor saúde do estado. “Temos tudo para atingir níveis ainda mais altos”, declarou o secretário de saúde, Cleomar Kuhn. O secretário lembra que diversas ações foram desenvolvidas para que tal nível fosse atingido. No ano de 2008 foi construída e inaugurada a unidade de saúde do Balneário Pratas, com quadro formado por médico, dentista e equipe de enfermagem. Já nos anos de 2010 e 2011, o município investiu na ampliação da unidade central de saúde, renovou a frota de veículos que transportam os pacientes, implantou o SAMU e também as academias ao ar livre. Ainda entre os anos de 2010 e 2012 os exames mensais no laboratório do município passaram de 1.400 para 3.500, e os procedimentos encaminhados, de média e alta complexidade, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamosc), passou de 200 para 600 por mês. Cleomar ressaltou também que a secretaria de saúde vem desenvolvendo programas do governo federal, como grupos de gestantes, saúde mental, hipertensos e diabéticos e de apoio ao tabagista. Em 2012, a quarta unidade de saúde do município, localizada no Bairro Cristo Rei, foi inaugurada, e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está sendo reformada para acolher os serviços de saúde mental e também o laboratório municipal. Além disso, uma ambulância e um microônibus novos deverão ser adquiridos ainda este ano.

Definida a programação do primeiro encontro de mulheres em São Carlos Na tarde do dia 29 de fevereiro a equipe do departamento de assistência social de São Carlos esteve reunida com vários representantes, em sua maioria mulheres, de entidades, cooperativas, movimentos e clubes de serviço do município. O motivo do encontro foi o planejamento das atividades para o primeiro encontro de mulheres são-carlenses. De acordo com a Primeira Dama, Arceli Godoy, o evento será realizado no mês de Abril, no Centro de Idosos Tia Lalá. A programação envolverá café da manhã, celebração religiosa, palestra voltada ao público feminino e almoço. Na parte da tarde outras atividades como mateada gratuita, bolãozinho, gincana e torneio de canastra também serão oferecidos. “Será um dia voltado completamente às mulheres. Toda a programação, desde a palestra à gincana, será com foco nelas”, destacou Arceli. Segundo ela, todas as mulheres do município, sendo do interior, bairros ou centro poderão participar. Será cobrado um valor mínimo para o almoço, e o transporte será gratuito. Outros detalhes sobre o encontro serão divulgados no informativo da prefeitura de São Carlos, nos dias próximos ao evento.


oeste popular - 03 de Março de 2012

CRAS de Mondaí prepara programação para Mães do Município O Centro de Referência da Assistência Social do município de Mondaí, como forma de valorização pela passagem do dia da mulher deste ano, está organizando uma programação especial a fim de homenagear com muito carinho a passagem do seu dia que irá acontecer no dia 08 de março. De acordo com os responsáveis pelo setor, o encontro destina-se somente para as beneficiárias do programa Bolsa Família que estão cadastradas em no município. O 1° encontro será realizado no dia 06 de março na comunidade de Linha Antas, no Clube, iniciando as 14:00 horas. No dia 07, o encontro acontecerá na comunidade de Linha Taipa Baixa, no clube iniciando as 14:00 horas para as residen-

tes daquela região. Já para o dia 08, dia Internacional da Mulher, um grande evento está sendo organizado e acontecerá na sede da ASPUMA, Associação Dos Servidores Públicos Municipais, com inicio marcado para as 14:00 horas, e reunindo as beneficiarias da cidade e comunidades vizinhas. Durante o encontro será proferida uma palestra através da Extencionista da Epagri, Amariles Menegassi, com o tema Auto Estima. Durante o encontro serão desenvolvidas outras atividades como entrega de lembranças para os presentes alem de um gostoso coquetel. O evento está sendo organizado pela equipe do CRAS. Todas as beneficiarias conforme a sua região poderão participar.

11


12

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

POLiCIAl Polícia Civil prende criminoso condenado pela Justiça em São Carlos Policiais civis da Delegacia de São Carlos cumpriram nesta segunda-feira (27) mandado de prisão por sentença condenatória expedido em desfavor de Giovane Câmara Ritter, 28 anos, pelo crime de furto. A operação foi deflagrada na tarde desta segunda-feira, com a finalidade de localizar e prender Ritter. Após diligências dos agentes, o criminoso foi encontrado no bairro Balneário de Pratas, São Carlos, e conduzido até a Delegacia do município.

Ele estava em sua residência que fica nas proximidades da SCT 283 e logo após foi levado para o Presidido Regional de Chapecó onde permanece à disposição da Justiça. Ritter possui passagens pela polícia por outros furtos praticados naquela região, e, atualmente, estava em liberdade condicional.

Polícia Civil desarticula fábrica de silenciadores para armas de fogo A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (D.I.C. Chapecó) e 1ª Delegacia de Polícia Civil, lograram êxito após dias de investigação. Na terça feira dia 28, por volta das 07h00m foi deflagrada a operação, cumprindo mandados de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos, situados na Linha Laranjeira, Caxambu do Sul – SC, onde restou comprovada a fabricação do equipamento proibido, fundos da residência de Cosme Bressiani a existência de uma espécie de “armeria”. Foram apreendidos equipamentos, tais como torno mecânico e esmirilhadeira, além de vasto ferramental, peças e demais materiais característicos para o fabrico artesanal de tais equipamentos, armas de fogo com lunetas de longo alcance e com silenciadores acoplados ao cano, munição, uma capa de colete carac-

terístico da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, anotações diversas, entre outros. Noutra residência, de Sadi da Silva, foi apreendida arma de fogo com lunetas de longo alcance e com silenciadores acoplados ao cano, além de munição. Outra arma longa ainda foi apreendida, em poder de P.C.B., sendo o mesmo conduzido a Delegacia e prestado declaração, e diante dos fatos arbitrado fiança e liberado. Com a constatação, ambos foram presos em flagrante e encaminhados ao Presídio Regional de Chapecó, onde se encontram à disposição da Justiça.

DICAS DE TRÂNSITO MAJOR SEGALIN Cuidados com o veículo

Alguns cuidados devem ser tomados antes do condutor colocar o veículo em vias públicas. Entre eles está verificar a existência de boas condições dos equipamentos de uso obrigatório, assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local do seu destino. Verificar o seu itinerário, ou seja, o melhor trajeto para o seu deslocamento. Uma infração sobre essa situação está no Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz: “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou em mau estado de conservação significa que o condutor estará cometendo uma infração grave, ocasionando 5 pontos no prontuário de habilitação e multa no valor de R$ 127,69, além da medida administrativa de retenção do veículo para regularização.”

Veículos com preferência de tráfego

Os veículos destinados ao socorro de incêndio ou salvamento, polícia, fiscalização e operação de trânsito, e ambulâncias possuem prioridade no trânsito, livre circulação, livre estacionamento e parada. Desde que estejam em serviço de urgência, identificados por alarme sonoro, além de iluminação vermelha intermitente. Nesse caso, todos os condutores devem deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, dirigindo-se para a faixa da direita e parando, se assim for necessário. Os pedestres deverão aguardar no passeio, cruzando a via apenas depois que o veículo de emergência tiver passado no local. Infração segundo o art. 189 do Código Brasileiro de Trânsito: “Deixar de dar passagem aos veículos procedidos por batedores, veículos de socorro, incêndio, e salvamento, veículos de polícia, operação e fiscalização de trânsito, ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificado por dispositivos regulamentares de alarmes sonoro e iluminação intermitente. A infração é gravíssima, com 7 pontos na carteira de habilitação, e multa de R$ 191, 54.” No trânsito, somos todos pedestres!


13

oeste popular - 03 de Março de 2012

ESPECIAL SAÚDE Síndrome do Pânico Por Cynthia Raquel Ferraboli – Psicóloga Cynthiaraquel.ferraboli@yahoo. com.br

A pressa do mundoatual faz com que muitas vezes as coisas aconteçam e não percebamos. Dessa maneira, o corpo pode não suportar e ocasionar alguns sinais como a Síndrome do Pânico. Essa síndrome muitas vezes confundida com alguma doença cardíaca é um sério problema de saúde, e se apresenta de maneira subida, sem causa visível e ocasiona paralisia. A pessoa sente um medo terrível, mas não sabe exatamente do que. Entre eles pode estar o medo de perder o controle, de morrer, sente dores no peito, o coração bate rápido, e há dificuldades em respirar. Depois de ter uma crise de pânico, por exemplo, dirigindo ou fazendo compras em uma loja lotada, a pessoa pode desenvolver medos irracionais (chamados fobias) dessas situações e começar a evitá-las. Sem o devido tratamento, a síndrome do pânico tende a continuar por anos e pode se agravar, prejudicando a funcionalidade do paciente, sua vida social e profissional. Pode haver períodos de melhora espontânea, mas, em geral, ela não desaparece sem um tratamento apropriado que inclui medicação associada à psicoterapia. Há vários tipos de medicamentos eficazes que, junto com a psicoterapia levam o paciente à melhora dentro de 6 a 8 semanas, reduzindo a intensidade e a frequência das crises. Caso você detecte sintomas do transtorno, ou conheça alguém que os tenha, procure ou incentive a pessoa a procurar um psicólogo para fazer o diagnóstico adequado e, se for o caso, a psicoterapia.

08.03 - Dia Mundial do Rim

Diovane Taize Costa da Silva Acadêmica do 9º período do curso de Enfermagem da UNOESC d.u.v.a@hotmail.com - Os rins são dois órgãos extremamente vitais localizados atrás das últimas costelas. Eles possuem funções muito importantes como filtrar o sangue, eliminando toxinas; Eliminar o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando o aparecimento de inchaços e o aumento da pressão arterial; Manter o equilíbrio de substâncias importantes para o organismo; Produzir hormônios como a eritropoietina, que participa na formação de glóbulos vermelhos, e produzir a vitamina D que ajuda os ossos e a renina que intervém na regulação da pressão arterial. Sintomas como inchaço nos olhos, pés ou pernas, pressão arterial elevada, dores ou desconforto ao urinar, mudança na coloração da urina, presença de sangue ou espuma, dor na região dos rins e alteração na freqüência do ato miccional podem indicar algum problema renal. Algumas medidas são importantes na prevenção de uma doença renal como alimentação saudável, ingestão de bastante líquido, redução da quantidade de sal ingerida e prática a de exercícios físicos. A saúde dos rins deve ser considerada muito séria, pois as doenças renais podem ser “silenciosas”, ou seja, podem acometer uma pessoa, e essa pode levar uma vida normal durante muito tempo sem saber que está doente. Quanto mais cedo for identificada a doença, mais chances a pessoa terá de ter sucesso no tratamento.

Qualidade de Vida Maura Rosana Rohr Acadêmica do 9º período de Enfermagem da UNOESC O conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Vários fatores determinam a qualidade de vida das pessoas como a região onde moram, cultura, alimentação, atividade física, etc. A qualidade de vida é muito abrangente, esta ligada ao estilo de vida, conduzido por hábitos saudáveis, manutenção da saúde física, mental e espiritual da pessoa, sendo aspectos que representam o bem-estar. Então para saber se você possui um estilo de vida adequado procure prestar atenção em seu dia-a-dia em seu modo de viver, você alimenta-se adequadamente, realiza exercícios físicos, previne-se de doenças, e não fica estressado? Comece a mudar hoje mesmo, nunca é tarde. Para se viver mais, deve-se viver melhor, com saúde e bem-estar.


14

OESTE POPULAR - 03 de Marรงo de 2012

FLASH REGIONAL Paulo A. Urqueta

twitter @paulo101fm | facebook/paulourqueta | www.fm101.5palmitos.com.br

Festa dos 6 anos da Rรกdio 101.5 FM


15

oeste popular - 03 de Março de 2012

variedades SAMIRA DREON

samira.dreon@yahoo.com.br

HORÓSCOPO

DELÍCIA DA SEMANA

Áries – (20/03 a 20/04) – No trabalho, talvez seja hora de rever suas prioridades. Mas mantenha a calma que tudo se resolve. Evite cobranças exageradas do seu amor. Touro – (21/04 a 20/05) – Conte com a colaboração de colegas ao desenvolver seu trabalho e conseguirá agilidade nos resultados. Tudo azul nos assuntos do coração - encontrará o apoio necessário para realizar seus sonhos. Gêmeos – (21/05 a 20/06) – Siga sem medo em busca de seus objetivos profissionais. Mas cuidado ao fazer investimentos, tenha certeza do retorno financeiro. Tente se aproximar de quem ama. Câncer – (21/06 a 21/07) – Já é tempo de mostrar suas qualidades no trabalho. Finanças protegidas nesta semana. Na paquera, pessoa do seu convívio pode se interessar por você. Leão – (22/07 a 22/08) – Você tem tudo para brilhar no campo profissional, é só se concentrar em suas atividades. Se está em busca de um amor, aproveite para paquerar. Virgem – (23/07 a 22/09) – É uma semana positiva para trocar ideias e aliar-se a pessoas com objetivos profissionais parecidos com os seus. No amor, demonstre seu interesse pelos assuntos da pessoa amada. O romance só tem a ganhar. Libra – (23/09 a 22/10) – Os astros enviam boas energias para o campo profissional, apenas será necessário que supere alguns contratempos. Se deseja conquistar alguém, pessoa que já conhece pode surpreender. Escorpião – (23/10 a 21/11) – O segredo do sucesso está em fazer o que gosta. Procure se dedicar a tarefas que tragam mais satisfação para sua vida. Na conquista, saberá como envolver aquela pessoa especial. Sagitário – (22/11 a 21/12) – Confie mais em sua intuição na hora de tomar decisões importantes para o setor profissional. Se está só, poderá se interessar por algum conhecido. Capricórnio – (22/12 a 21/01) – Se deseja aumentar seus lucros, boa fase para se dedicar a atividades que possa desenvolver em casa. Demonstre seus sentimentos com ações. Aquário – (21/01 a 18/02) – Obstáculos não estão descartados no trabalho. Não se intimide e encare os desafios de cabeça erguida. Boas energias para quem pretende investir em um novo amor. Peixes – (19/02 a 19/03) - Mantenha o foco em suas atividades profissionais, tudo indica que seus esforços serão recompensados. Está à procura de um amor, entre em contato com aquela pessoa especial.

Brigadeiro de Panela

Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes 1 Lata de leite condensado 1 colher de sopa de margarina sem sal 4 colheres de sopa de chocolate em pó ou 7 colheres de achocolatado em pó Chocolate granulado (use só se for fazer as bolinhas) Modo de preparo

PIADAS DA SEMANA Elevador Milagroso O caipira vai com a família passar uns dias na cidade. Ao chegar a um hotel, parou estupefato em frente ao elevador tentando entender para que servia uma porta com tanta luzinha piscando. De repente uma senhora bem velhinha, entra no elevador, a porta se fecha e ela desaparece. Pouco depois a porta se abre novamente e o caipira da de cara com uma garota Lindíssima. Entusiasmado ele grita para o filho: - Josias, vá correndo chamar a sua mãe! Fuga do Hospício Ao chegar no hospício, o diretor se depara com o prédio cercado de policiais. - O que está acontecendo aqui? - pergunta a um Tenente. - É que um dos loucos fugiu! - Qual deles? - Um que dizia que era um papel-carbono! - E por que tantos soldados para pegar um louco?! - É que nós já prendemos três cópias, mas ainda estamos na pista do original! Explicação do Motorista O policial de uma pequena cidade para um motorista por excesso de velocida-

de. — Mas, seu guarda, eu posso explicar... — replica o motorista. — Fique quieto! Vou colocá-lo na cadeia até o chefe chegar! — esbraveja o policial. — Mas, por favor, eu só queria dizer que... — Silêncio! Você está preso ! Se abrir a boca, apanha ! Então, ele joga o coitado em uma cela, sozinho, e vai embora sem lhe dar atenção. Horas mais tarde, o guarda volta: — O chefe está chegando! Sorte a sua que ele foi ao casamento da filha dele. Deve estar de bom humor. — Duvido muito... Se tivesse me deixado falar, saberia que o noivo sou eu!

Cruzadas

Coloque a lata de leite condensado, a margarina e o chocolate em uma panela funda. Cozinhe em fogo médio, e com uma colher de pau vá mexendo sem parar até que a mistura desgrude do fundo da panela. Depois disso, deixe esfriar. Se você for fazer as bolinhas, unte as mãos com margarina e faça pequenas bolinhas de brigadeiro, depois passe-as delicadamente no chocolate granulado. Se não for fazer as bolinhas é só pegar uma colher e mandar ver!


16

OESTE POPULAR - 03 de Março de 2012

política Mauro de Nadal acompanha assinatura de convênios com BB Foi assinado nesta segunda-feira um termo de cooperação e protocolo de intenções entre a Secretaria da Agricultura e o Banco do Brasil para beneficiar agricultores catarinenses. O valor total dos convênios chega a cerca de R$ 155 milhões. Conforme o deputado estadual Mauro De Nadal entre os documentos assinados estava o Convênio Operacional que busca implementar e incentivar o acesso ao seguro agrícola. Entre os beneficiados estão produtores de milho, soja, arroz e trigo. O Governo do Estado pagará 50% da parte do prêmio do Seguro que cabe ao produtor pagar. Na mesma oportunidade foi formalizado o Termo Aditivo ao Con-

vênio operacional que manterá os benefícios do Programa Juro Zero Agricultura e Piscicultura. Por meio deste Convênio o Banco do Brasil financia as atividades apoiadas pelo Programa, tais como: pecuária leiteira, fruticultura, cisternas e poços artesianos, que também contribuem diretamente nas ações de combate a seca e estiagem. O deputado Mauro ainda informa que no Programa Juro Zero, o Governo do Estado reembolsa aos agricultores os juros do financiamento para operações de crédito até R$ 50 mil. Nesta safra, o Programa já beneficiou 225 produtores catarinenses, com reembolso de cerca de R$ 420 mil referentes aos juros pagos.

Dnit sinaliza licitação das perimetrais de Maravilha O deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) reuniu-se novamente com o diretor geral do DNIT, General Jorge Ernesto Fraxe pedindo a imediata licitação da obra das perimetrais de Maravilha. Durante a audiência o diretor geral entrou em contato com João José dos Santos, diretor do DNIT em Santa Catarina, pedindo as providências para dar início ao processo de licitação. A audiência contou com a presença

do assessor do senador Casildo Maldaner, João Carlos Grando que, em nome do senador reforçou o pedido de urgência da licitação. Na próxima terça-feira (06/03) Maldaner vai se reunir com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para tratar da obra e de melhorias em trechos da BR 282. O encontro terá a representação de lideranças do município de Maravilha e região.


oeste popular - 03 de Março de 2012

EMPRESA DESTAQUE DA SEMANA Rádio 101.5 FM completa 6 anos A Emissora é destaque no cenário da radiodifusão e no meio da comunicação do Oeste de Santa Catarina. A Rádio 101.5 FM, está entre uma das mais importantes emissoras da região. Recebeu vários troféus de imprensa destaque, e também no ano de 2011, foi destaque na promoção realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas. A emissora possui diferenciais que a torna referência entre os veículos de comunicação. “A 101.5 FM, quando fundada, foi inaugurada com uma proposta de inovação. É um canal que prioriza a música, mantendo um padrão de programação com seriedade e responsabilidade. O papel social do veículo auxilia, atende e ampara os interesses da comunidade Palmitense e regional. A rádio está próxima da população com eventos, interagindo com os ouvintes através da internet, divulgando as festas e os acontecimentos de toda a região e estando presentes neles, com registros fotográficos que são postados no site www. fm101.5palmitos.com.br e podem ser partilhados pelos internautas do mundo todo. Os comunicadores falam aos ouvintes com emoção, com respeito, e com muita responsabilidade, transmitindo alegria, informações e notícias, priorizando o que acontece na região. Para premiar os ouvintes a 101.5 FM, entrou no ano de 2012 com mais potência no ar, iniciando também um trabalho de qualificação dos servidores e treinando um padrão de atendimento aos clientes e ouvintes.

17


18

OESTE POPULAR - 03 de Marรงo de 2012

ESPORTE


19

oeste popular - 03 de Março de 2012

Delegação de Cunhataí chega ao município de Santo Cristo para participar da Taça Carlos Culmey

COMENTÁRIO Jarbas Ritter Jornalista Email: jarbo.verdao@hotmail.com

\Futebol Medíocre O jogo contra a Bósnia mostrou que o Brasil vai mal, muito mal. Jogando assim seremos uma tragédia anunciada em 2014. Tanto criticamos o Dunga, mas e o Mano? Já está na hora dele fazer esse time jogar, as peças precisam se encaixar nessa engrenagem. Se não está dando certo, muda. Peças não faltam, tem muito jogador bom que fica de fora por motivos extra-campo, e tem muitos jogadores, que só estão ali, por causa dos empresários ou porque são queridinhos do técnico, (Elias??).

Município de Riqueza participará nesse final de semana na Taça Carlos Culmey Nos dias 02, 03 e 04 de março o Município de Riqueza estará participando do 29º Encontro Desportivo de Integração Internacional Pioneiro Carlos Culmey, o qual este ano será realizado na cidade de

Santo Cristo – RS. Riqueza estará participando de 09 modalidades, as quais são: Bocha Rolada Feminina e Masculina, Bolão Masculino, Bocha 48, Corrida Rústica Masculina, Futsal Masculino, Futebol Sete Veteranos, Voleibol de Areia Masculino, bem como o Futebol de Campo.

São Carlos participa da Taça Carlos Culmey

Na manhã da sexta-feira (02) uma delegação com 150 atletas de São Carlos partiu para o município gaúcho de Santo Cristo para participar do 29º Encontro Desportivo de Integração Internacional Pioneiro Karl Kulmey, ou Taça Carlos Kulmey. Os atletas participarão dentre outras, das modalidades de bocha, bolão, futebol de campo, vôlei de quadra e de areia, tênis e futsal. “São Carlos mais uma vez tem a chance de trazer para casa o troféu de campeão geral, pois ficamos fora de somente uma modalidade”, confia o diretor da CME, Ijair Demarchi. Segundo ele, as promessas de bom desempenho do município ficam em especial com o tênis, vôlei, futebol suíço e máster além do futebol de campo. Os jogos acontecem durante todo o final de semana, terminando após o almoço de domingo.

As olimpíadas de Londres estão batendo á porta. É o único título que falta ao futebol penta campeão mundial. Neymar será a aposta brasileira, mas mesmo com essa joia rara, o Brasil dificilmente obterá sucesso na competição, a não ser que comece a apresentar melhoras, e urgentemente. Precisamos de uma mudança de atitude, o Brasil precisa voltar a ser temido por todos, voltar a fazer os adversários tremerem assim que entrar em campo.

Copa do Brasil 2012 Na próxima quarta-feira, dia sete, 64 clubes de futebol iniciam a caminhada na Copa do Brasil 2012. São equipes de todas as regiões do país. É a grande festa do futebol nacional, a chance que muitos times pequenos esperam para surpreender as grandes forças. Para mim os favoritos são, pela força da camisa e elenco, Grêmio, Palmeiras e São Paulo. Fica uma torcida especial pelo Verdão do Oeste, a Chapecoense faz uma boa campanha no Estadual e pode ser uma das surpresas esse ano.

Para descontrair Não sou gremista e nem colorado, mas acompanhei essa semana, nas redes sociais, a “guerra” de gozações que rolou de parte a parte. Primeiro os gremistas, após a grande vitória no clássico de domingo, e depois os colorados, após o revés sofrido pelos gremistas, diante do Caxias três dias depois. Enfim, o que ficou foi o novo provérbio gaúcho: “Mais curto que alegria de gremista”.


OESTE POPULAR Curso “Vendas e Relacionamento” reúne colaboradores do Grupo “Nossa Rádio” em Caibi A equipe do Grupo Nossa Rádio está participando do curso “Vendas e Relacionamento”, ministrado pelo instrutor e palestrante Geraldo Vitor Nichelle. Os encontros acontecem sempre aos sábados, de 15 em 15 dias, nas cidades onde o grupo atua: Palmitos, Caibi, Passos Maia e Irineópolis. O treinamento é dividido em 8 encontros, e o terceiro deles ocorreu no último fim de semana em Caibi, onde os colaboradores puderam discutir e exercitar técnicas de relacionamento, vendas e outros aspectos que ajudam na formação do ser humano. O Grupo Nossa Rádio conta hoje com 6 empresas, as rádios 101.5 de Palmitos, 1480 AM de Caibi, 88.9 FM de Irineópolis e 100.7 FM de Passos Maia. Além dos jornais Oeste Popular de Palmitos e Oeste Notícias de Ponte Serrada.

TELEFONES (49) 8813-4007 (49) 9105-4307


Jornal Oeste Popular