02/12/2021 Edição24194

Page 1

“Você jamais será livre sem uma imprensa livre.” - Venelouis Xavier Pereira

“Santidade ao Senhor.” - Êxodo 28:36

Fortaleza, Ceará, Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 • Edição No 24.195 • Fundado em 24 de setembro de 1936

R$ 2,00

ÚLTIMAS8

ECONOMIA9

INTERNACIONAL7

CIDADES6

ESPORTES11

ON-LINE www.oestadoce.com.br

BRASILEIRO PEDE AJUDA A ÁFRICA

CRESCE EXPORTAÇÃO DE MEL NO CEARÁ

TRUMP TEVE COVID ANTES DE DEBATE

PRACINHA DA CULTURA NO ANCURI

VERDÃO VENCE APÓS CONQUISTA

ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO

twitter @oestadoce facebook jornaloestado instagram @oestadoonline

Bolsonaro adia plano de derrubar máscaras O Ministério da Saúde deve adiar o lançamento de recomendações sobre a retirada de máscaras ao ar livre após surgimento da variante ômicron do Sars-CoV-2 FOTO REUTERS

No último dia 10 de novembro, o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) disse que o governo federal iria “trabalhar firmemente para ter um Natal sem máscara”

A previsão era apresentar um estudo antes do Natal, mas a variante ômicron do Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid, fez o governo federal mudar os planos. A decisão sobre desobrigar o uso da proteção só deve ser tomada em 2022, pois ainda é preciso ter mais dados sobre os impactos da nova cepa, dizem integrantes do governo. A publicação do estudo sobre as máscaras era uma vontade do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi suspensa para evitar críticas. ÚLTIMAS8 FOTO REPRODUÇÃO

Educação: Inep divulga gabaritos oficiais do Enem

NACIONAL5

Indicação de André Mendonça para o Supremo é aprovada no Senado O presidente Jair Bolsonaro havia indicado o nome do ex-AGU, sendo ele o ministro “terrivelmente evangélico” que o mandatário havia prometido à sua base mais religiosa. POLÍTICA4

Estados Unidos: Corte pode abrir caminho para limitar aborto

INTERNACIONAL7 NESTA EDIÇÃO

12 páginas

FUNDEB: 70% será usado para remuneração Este montante representa aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), aponta estimativa do Dieese de professores Cerca de 83 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional

PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO DEVE INJETAR R$ 233 BI

ISSN1809-3043

97 71809

304002

51

estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse). ECONOMIA10

ECONOMIA9




POLÍTICA


O ESTADO  Fortaleza, Ceará, Brasil  Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

NACIONAL

5

Cannabis. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou nesta quarta-feira (1º) a autorização sanitária de mais um produto à base de Cannabis. Trata-se de solução de uso oral contendo 23,75 miligramas por mililitro (mg/mL) de canabidiol (CBD), com até 0,2% de tetraidrocanabidiol.

BASTIDORES CLÁUDIO HUMBERTO PODER, POLÍTICA& com ANDRÉ BRITO E TIAGO VASCONCELOS

CCJ aprova Mendonça e apequena Alcolumbre Na vida, a Bíblia. No Supremo, a Constituição

André Mendonça, durante sua sabatina para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF)

T

eve o significado de uma derrota humilhante de Davi Alcolumbre (DEM-AP) a aprovação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) por 18x9 votos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguida dos 47 x 32 no plenário do Senado. Sem votos para rejeitar a indicação do presidente Jair Bolsonaro, o senador do Amapá apelou para o poder que restava: a pauta da comissão. E tentou vencer pelo cansaço por 140 dias. No fim, a própria CCJ o derrotou.

Demora ajudou

A demora jogou contra Alcolumbre e os que torciam pela rejeição. Hábil e educado, o futuro ministro do STF teve mais tempo para se articular.

Upgrade no telhado

Quase 5 meses de espera permitiram a Mendonça ampliar apoio dos senadores. Pôde até fazer implante de cabelos e vê-los crescer.

Resultado esperado

Doria confirma Datena apoiando o PSDB em 2022 O candidato do PSDB a presidente, João Doria, confirmou em Nova York que o apresentador José Luiz Datena estará no “campo de apoio” ao projeto eleitoral tucano em 2022. “Ele vai avançar conosco, no campo estadual, com Rodrigo Garcia, e conosco no plano presidencial”, afirmou. Doria, no entanto, disse que ainda é cedo para definir a “posição” de Datena, isto é, o cargo ao qual vai se candidatar. donça esperando sua sabatina na CCJ do Senado.

Senado na mão

Datena aparece bem nas pesquisas para quaisquer cargos, mas é muito provável que o tucanato lhe ofereça a disputa pelo Senado.

Chapa improvável

O apresentador já se dispôs a ser vice de Doria, mas é improvável uma chapa apenas de paulistas na disputa presidencial.

tia que um sujeito decente e um jurista qualificado será ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

delta e da P1, o que quase garante a eficácia da vacinação, o “mercado” tratou de estabelecer o pânico para lucrar alto.

Sem arrodeio

Brasil voando

Marcos Rogério (DEM-RO) foi direto e expôs o ativismo judicial durante sabatina de André Mendonça. Para o senador, partidos que não obtêm respaldo nas urnas usam o STF para impor a agenda ideológica.

Mandou mal

O Itaú divulgou dados interessantes sobre o mercado de câmbio, com o crescimento de 785% na compra de euro em espécie ao longo de 2021. Em setembro, superou as compras de dólar pela primeira vez.

Meta de 3 milhões

Calma lá

O resultado do Caged em outubro fez o Brasil chegar ao recorde de 2,6 milhões de empregos com carteira assinada em 10 meses. E começa a se refletir no panorama geral, com queda no total de desempregados.

Atuação do Banco Central e da equipe econômica começa a se refletir entre analistas financeiros. Estudo da Swiss Re Institute prevê a inflação de 2021 em 9%, além de 5,5% em 2022 e 3,5% em 2023.

Vírus do oportunismo

Pensando bem...

Apesar das explicações de especialistas sobre como a nova variante é próxima da

O governador afirmou que a aliança com Datena esteve para ocorrer nas eleições de 2016 e 2018, mas agora é para valer.

ACM era dureza

Magistrado maltratado

Um homem de bem

Foi numa greve de motoristas de ônibus, em Salvador, que o falecido senador baiano ACM apelidou de “Waldir Moleza” ou “Waldir Lerdeza” o então governador da Bahia e depois ex-ministro da Defesa Waldir Pires. Chamado de “Toni-

Educação: Inep divulga gabaritos oficiais do Enem Gabaritos e cadernos do exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem tem direito a atendimento especializado, estão disponíveis no site do instituto O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa quarta-feira (1º) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os gabaritos e os cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem tem direito a atendimento especializado, estão disponíveis no site do instituto. O Enem foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. “É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação”, destacou o Inep, por meio de nota. A previsão é que os resultados do Enem sejam divulgados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os treineiros – estudantes da 1ª ou 2ª série do ensino médio –, o boletim individual será publicado 60 dias após a data. No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Questão anulada

De acordo com o Inep, uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada, mas o fato não compromete o processo de estimação da nota dos participantes. “Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acor-

FOTO AGÊNCIA BRASIL

O Enem foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro e milhões de estudantes prestarem o exame nacional do com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item”. O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a prova para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cur-

sar a educação superior em Portugal.

Fies

O MEC publicou ontem (1º) o edital com o cronograma e os procedimentos para participação das mantenedoras de instituições particulares de ensino superior no processo seletivo do primeiro semestre de 2022 do Fies. De 7 a 14 de dezembro, a instituição que quiser participar do próximo processo seletivo do Fies deverá preencher as informações exigidas para cada curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento. A mantenedora precisa informar

...Alcolumbre é como o Flamengo no Brasileirão: conseguiu apenas adiar a vitória alheia.

O PODER SEM PUDOR

Agora vai

A aprovação de André Mendonça pelo Senado, nesta quarta-feira (1º), é a garan-

Mudança de tendência

O ex-presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), pagou mico ao defender a idéia exótica de que o Supremo Tribunal Federal é mais importante que os poderes Executivo e Legislativo. Pegou mal.

O voto é secreto, mas, além de Alcolumbre, quase toda oposição da CPI da Pandemia integra a CCJ, onde governistas são maioria. Na composição do STF, nenhum dos ministros passou tanto tempo quanto Men-

Com mais de 164 milhões de pessoas vacinadas, o Brasil já atingiu 100% do público-alvo e tem 77% da população geral que receberam ao menos uma dose, além de 63% de pessoas totalmente imunizadas.

os valores das semestralidades do curso de graduação com oferta de vagas no Fies; formas de reajustes do valor total do curso, e processo seletivo para formação de turma em período inicial do curso e a proposta de número de vagas a serem ofertadas neste primeiro processo seletivo de 2022. De 15 a 20 de dezembro as instituições podem retificar os dados enviados por meio de Termo de Participação. As instituições selecionadas precisam ter conceito positivo no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). (todas as matérias são da Agência Brasil)

nho Ternura” ou “Toninho Malvadeza”, dependendo do humor popular ou dos fatos políticos, ACM viveu dias de glória naquela greve, com o povo revoltado gritando nas ruas: “Chega de Moleza, queremos Malvadeza!”

País tem 694 mil pessoas em terapia antirretroviral No Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o HIV. Apenas neste ano, 45 mil novos pacientes iniciaram a chamada terapia antirretroviral. De acordo com o Ministério da Saúde, os números representam cobertura de 81% das pessoas diagnosticadas com HIV no país. Do total de pacientes em tratamento, 95% já não transmitem o vírus por via sexual por terem atingido carga viral suprimida. Os números foram divulgados pela pasta nessa quarta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, divulgados pelo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids de 2021, mostram que, no ano passado, foram notificados 29.917 casos de aids no Brasil contra 37.731 em 2019 – uma queda de 20,7%. “Segundo especialistas, ainda que se observe um arrefecimento, a situação ainda preocupa, visto que os registros de óbitos pela doença continuam”, alertou o ministério. Em 2020, foram 10.417 mortes por aids contra 10.687 no ano anterior – uma queda de apenas 2,52%.

Campanha

Também ontem, o Ministério da Saúde lançou a campanha Prevenir é Sempre a Melhor Escolha. A proposta é conscientizar sobre a importância da prevenção do HIV e atuar fortemente no diagnóstico e no tratamento, sobretudo entre os mais jovens. Em toda a série histórica, o Brasil registrou 381.793 casos notificados do vírus. Desses, 69,8% foram em pessoas do sexo masculino e 30,2% do sexo feminino. Mais de 50% dos casos atingem homens e

mulheres de 20 a 34 anos. Além disso, foram notificados 7,8 mil casos de HIV em gestantes, o que representa uma taxa de detecção de 2,7 casos para cada mil nascidos vivos, com aumento de 30,3% na taxa de detecção em dez anos. Ao todo, o país registrou 32.701 casos de HIV no ano passado contra 43.312 em 2019 – uma redução de 10.611 casos.

Doença

A aids é causada pela infecção pelo HIV, que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. O vírus é capaz de alterar o DNA de uma das células do corpo humano e fazer cópias de si mesmo. Ao se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. “Vale lembrar que a pessoa que vive com o HIV pode não desenvolver a aids, caso realize o tratamento adequado”, reforçou o ministério. A transmissão ocorre por meio do sexo vaginal, anal ou oral sem camisinha; pelo uso de seringa por mais de uma pessoa; por transfusão de sangue contaminado e pelo uso de instrumentos não esterilizados que furam ou cortam. É possível transmitir o vírus também durante a gravidez, no momento do parto e na amamentação. “É importante quebrar mitos e tabus, esclarecendo que as pessoas que vivem com HIV não transmitem a doença das seguintes formas: masturbação a dois; beijo no rosto ou na boca; suor e lágrima; picada de inseto; aperto de mão ou abraço; sabonete, toalha, lençóis; talheres e copos; assento de ônibus; piscina; banheiro; doação de sangue; pelo ar”, destacou a pasta.


6

CIDADES

Fortaleza, Ceará, Brasil  Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021  O

ESTADO

Saúde. A Prefeitura de Fortaleza fechou convênio com a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai) a fim de ofertar mais exames de imagem e média complexidade e desafogar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prefeitura inaugura Pracinha da Cultura no bairro Ancuri Está chegando a hora

A obra recém-inaugurada, além de propor serviços culturais, dispõe de um prédio para atendimento de assistência social FOTO RODRIGO CARVALHO

O flagrante mostra os principais líderes do PDT no Ceará, Cid Gomes e Evandro Leitão, ao lado do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela, aliados do PT, numa das frequentes conversas com vistas às eleições do próximo ano. Os conhecidos líderes estão propensos a continuarem juntos, entretanto, as definições sobre candidaturas ainda estão a caminho. Neste momento, sabe-se que o PDT, além do próprio senador Cid Gomes, que nega a postulação, tem o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, o secretário e deputado federal Mauro Filho e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio fechando o grupo de nomes do qual, decididamente sairá o candidato à sucessão de Camilo Santana.

Outras situações

Conforme a imprensa política vem divulgando e, com relativa insistência, os adversários do atual grupo dominante já tem certo o pré-candidato Capitão Wagner, do PROS e fala-se em Domingos Filho (PSD) e Luizianne Lins, pelo PT. Os também chamados grandes partidos no Ceará, como PSDB(de Tasso Jereissati) e MDB (de Eunício Oliveira), dificilmente vão lançar candidatos. Resta saber de que lado vão ficar ou se vão liberar os seus representantes para decisões a respeito. Estamos atentos.

Liderando a educação

Uma boa notícia para o Estado do Ceará e com repercussão em todo o país surge da cidade de Sobral. Conforme se anunciou semana passada, o município é líder no Brasil em acesso à educação. Destaque-se que, a informação a respeito consta no Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).No levantamento anterior, Sobral ocupava a terceira colocação.

As outras cidades

De acordo com a notícia, após Sobral, o ranking das cinco cidades brasileiras líderes em acesso à educação é formado por: São Caetano do Sul, Itatiba, Sertãozinho e Votoporunga, todas localizadas em São Paulo. Nos cinco últimos lugares estão: Simões Filho (Bahia), Breves, Cametá, Moju e São Félix do Xingu, todas no Estado do Pará.

E mais

A segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 441 cidades (7,38% do total) representando os municípios do País com população acima de 80 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2020. O estudo é composto por 65 indicadores, organizados em 14 pilares temáticos e 3 dimensões. Considerando todos os indicadores, os municípios que ocupam as primeiras cinco colocações do Ranking geral, são: Barueri (SP), São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (capital de SP) e Vitória, no Espírito Santo.

Fortaleza

De acordo com o que foi tornado público, Fortaleza, nossa capital, aparece na 126ª colocação, entretanto, considerando apenas os municípios da região Nordestina, a capital cearense ocupa a 4ª posição, atrás apenas de Recife (que é a primeira), Sobral (a segunda) e João Pessoa, na Paraíba, em 3a. Na lista das capitais, Fortaleza está no 14°lugar.

Coema discute implantação de complexo eólico em Amontada e Itapipoca De volta ao formato híbrido, no auditório Régia Nântua da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reúne nesta quinta-feira (02), para discutir o projeto de implantação do Complexo Eólico Fênix nos município de Amontada e Itapipoca. Trata-se da 294ª Reunião Ordinária

do colegiado que apreciará apresentação dos estudos ambientais do empreendimento, votando em seguida. Na ocasião, a reunião contará com as presenças do presidente do Coema e secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur José Vieira Bruno, e do secretário executivo do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.

A Prefeitura investiu R$ 861.768,70 de recursos municipais e houve R$ 4 milhões de recursos da CEF O prefeito José Sarto inaugurou, nesta terça-feira (30/11), a Pracinha da Cultura do bairro Ancuri. Construído em parceria com o Governo Federal e mantido pela Prefeitura de Fortaleza, o equipamento irá acolher um conjunto de ações intersetoriais, integrando atividades nas áreas da cultura, esporte, lazer, formação, qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e de inclusão digital. A finalização das obras, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), resultou em mais de 1.900 m² de área construída. A nova praça conta com piso intertravado e industrial, quadra poliesportiva e de vôlei de areia, playground, bicicletário, academia ao ar livre e pista de skate. Além de melhorias urbanísticas, o equipamento dispõe de prédio administrativo com infraestrutura

para atendimento de assistência social, com recepção, coordenação, salas de reunião, cozinha, biblioteca, auditório, salas multiuso e banheiros com acessibilidade. De acordo com Sarto, o novo espaço irá beneficiar tanto jovens da Capital como de Itaitinga, pois está situado no limite entre os dois municípios, na avenida Dionísio Leonel Alencar, que passa por requalificação. “Além da obra (na avenida) promover maior facilidade de acesso, (a praça) irá reunir a juventude local, e certamente deverão brotar talentos para várias áreas, dando vida e ocupando positivamente este espaço. O jovem que mora na ponta poderá encontrar no seu bairro uma cultura, arte e lazer”, afirmou. O equipamento passa a fazer parte da gestão da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude

(CEPPJ). “Essa região é muito carente deste tipo de ação. Temos conjuntos habitacionais próximos e reconhecemos os anseios da juventude local, muito pulsante, que ficam mais distantes de outros equipamentos, mas agora temos uma parte do serviço de juventude da Capital no Ancuri, agregando maior valor à comunidade”, explicou o coordenador de juventude, Davi Gomes. Com recursos provenientes da Caixa Econômica Federal (CEF), o investimento para a construção da nova praça foi de R$ 4 milhões. Para equipar o equipamento, a Prefeitura investiu R$ 861.768,70 de recursos municipais, totalizando R$ 4,8 milhões. “Essa avenida começou com uma estrada que, praticamente todo ano, era destruída pelas chuvas, tornando-se intrafegável. Ano passado iniciamos uma obra bastante complexa de drena-

gem e pavimentação, além da remoção de interferências. Daqui saem as adutoras de água que levam toda a água da cidade, mas agora está concluída e o trânsito já foi liberado”, detalhou o secretário de infraestrutura Samuel Dias.

Programa

As Pracinhas da Cultura integram, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, existem 329 contratos para implantação, com cerca de 200 unidades já inauguradas nas cinco regiões do País. (Fonte: Prefeitura de Fortaleza).

Hemoce abre posto de coleta no Shopping Parangaba a partir de segunda O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), abre, na próxima segunda-feira (6), novo posto de coleta no Shopping Parangaba. No espaço, localizado no Piso L1 do centro comercial, os voluntários poderão doar sangue e realizar o cadastro para doação de medula óssea até 9 de janeiro de 2022. A nova unidade do Hemoce vai receber doadores de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h. A ação no Shopping Parangaba faz parte do proje-

to Hemoce Perto de Você, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de doação de sangue. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Pró-Hemoce, responsável pela estrutura dos postos de coleta do hemocentro cearense. “Para o Hemoce é muito importante e significativo estar com um posto de coleta no Shopping Parangaba, porque, além de ampliar os locais de doações e facilitar o acesso dos doadores, possibilita que mais pessoas conheçam e se conscientizem sobre a importância da doação de sangue e de medula

óssea. Estamos pela primeira vez com um posto de coleta no Shopping Parangaba e queremos agradecer ao Grupo Aliansce Sonae pelo apoio e parceria”, destaca Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce. A unidade adaptada para a coleta de sangue possui capacidade para atender 50 voluntários por dia, contando com uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem. O Hemoce realiza anualmente coletas externas no Shopping Parangaba com a Unidade Móvel, mas esta será a primeira vez que o he-

mocentro contará com um posto de coleta na parte interna da estrutura. “Para o Shopping Parangaba, é muito importante recebermos o Hemoce, que é uma instituição que contribui para salvar tantas vidas. Devido ao grande fluxo de pessoas que circulam diariamente no shopping, as possibilidades de doadores são crescentes. Além disso, estamos fazendo um trabalho interno focado em estimular a participação dos nossos colaboradores e lojistas”, afirma Felipe Bahiana, gerente de Marketing do equipamento. (Fonte: Governo do Ceará).


O ESTADO  Fortaleza, Ceará, Brasil  Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

INTERNACIONAL

7

Macri. O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri se tornou réu no processo em que é acusado de espionar familiares das 44 vítimas do naufrágio do submarino ARA San Juan, em 2017. A decisão foi do juiz Martín Bava, que a defesa do ex-líder argentino quer que seja afastado do caso.

EUA: Corte pode abrir caminho para limitar aborto Suprema Corte dos Estados Unidos indicou que poderá mudar seu entendimento sobre o aborto e, com isso, abrir espaço para novas restrições à prática A Suprema Corte dos EUA indicou nesta quarta (1º) que poderá mudar seu entendimento sobre o aborto e, com isso, abrir espaço para novas restrições à prática, no que seria uma reversão histórica da decisão que liberou o procedimento, há quase 50 anos. A Corte tem atualmente maioria de juízes conservadores, de 6 a 3. Dos seis, quatro deles indicaram, em audiência nesta quarta (1º), que devem votar a favor de manter válida uma lei estadual do Mississipi, que impede o aborto após 15 semanas de gestação. Se esta lei for considerada constitucional, a decisão abrirá espaço para que mais estados adotem regras do tipo. O tribunal fez uma audiência sobre o processo nesta quarta (1º), para ouvir argumentos dos dois lados, e os juízes também se pronunciaram. A decisão final, no entanto, não tem data prevista e pode levar meses. A lei do Mississipi traz “danos profundos para a liberdade das mulheres, para a igualdade e para o cumprimento da lei”, disse Julie Rikelman, advogada da organização Jackson Women Health, que propôs a ação contra a rmedida Elizabeth Prelogar, que representa o governo dos EUA perante a Suprema Corte, também se pronunciou. “Por 50 anos, esta corte corretamente reconheceu que a

Constituição protege um direito fundamental das mulheres de decidir sobre terminar uma gravidez antes da viabilidade [do feto]. Esta garantia, de que o Estado não pode forçar uma mulher a manter uma gravidez e dar a luz, gerou grande confiança para as pessoas e para a sociedade. Os efeitos no mundo real de anulá-la seriam graves e rápidos”, defendeu.

de fetal: as mulheres podem abortar sem restrições até o momento em que o feto não seria capaz de sobreviver fora do útero, o que tende a acontecer geralmente após 22 semanas. Depois disso, cada estado possui suas regulamentações. O prazo de gestação até atingir a viabilidade, porém, é alvo de debate. Assim, estados mais conservadores criaram leis que dificultam ou, na prática, chegam a impedir o aborto.

A lei do Mississipi, que veta o aborto mesmo em casos de estupro após a 15ª semana, foi promulgada em 2018, mas barrada na Justiça local por ir contra as decisões que liberavam o aborto no país. O caso chegou até a Suprema Corte e foi escolhido pelos juízes para servir de resposta a outros questionamentos similares. Em outro caso recente, de setembro, o Texas aprovou uma lei estadual que impedir o procedimento a partir de seis semanas de gestação, momento em que muitas mulheres ainda nem descobriram que estão grávidas. A lei texana considera que o feto é viável se o coração está batendo.

espaço em nossa tradição. Elas danificaram o processo democrático e envenenaram a lei. Por 50 anos, elas têm mantido esta corte no centro de uma batalha política que nunca se resolve. Em nenhuma outra situação esta corte reconheceu o direito de encerrar uma vida humana”, afirmou. O aborto foi liberado nos EUA a partir do caso conhecido como Roe vs. Wade, com base no direito constitucional à privacidade. O entendimento foi o de que não caberia ao governo interferir na decisão da mulher de manter ou não uma gravidez. Em 1992, a corte atualizou sua posição e passou a considerar o conceito de viabilida-

aborto fique a cargo dos estados, a prática ainda seria adotada por alguns deles, e deu a entender que considera que não cabe à Suprema Corte decidir sobre a prática em si. Os juízes Clarence Thomas e Neil Gorsuch também se mostraram favoráveis à mudança de entendimento. Já a juíza Sonia Sotomayor defendeu que a corte mantenha a posição pró-aborto, e que uma mudança agora passaria a mensagem de que o tribunal atua de modo político, e não técnico, ao mudar de ideia apenas por haver mais juízes conservadores do que antes. Stephen Breyer, outro magistrado liberal, também defendeu a manutenção das decisões anteriores.

de olho em agradar eleitores conservadores. Por outro lado, estados governados por democratas, como Califórnia e Nova York, criaram leis que garantem e facilitam o direito à interromper a gravidez. Segundo pesquisa do Pew Research Center, 59% dos americanos consideram que o aborto deve ser legalizado, e 39% querem proibi-lo. Entre 2017 e 2020, o ex-presidente Donald Trump teve a oportunidade de nomear três juízes para a Suprema Corte, o que garantiu a atual maioria conservadora. A última nomeação foi de Amy Coney Barrett, em setembro de 2020, poucos meses antes da eleição presidencial que culminou na vitória de Joe Biden.

A Corte tem atualmente maioAfastamento ria de juízes con- Tradição Do outro Newsletter Lá fora Recelado, Scott ba no seu email uma seleção servadores, de Stewart, pro- semanal com o que de mais 6 a 3. Dos seis, curador-geral importante aconteceu no do Mississi- mundo; aberta para não assiquatro deles in- pi, disse que nantes. * Nesta quarta, o juiz Polarização O aborto é um dos temas aborto não John Roberts, que preside a dicaram que de- oé previsto na corte, disse que adotar a regra que mais geram polarização de 15 semanas não seria um na política dos Estados Univem votar a favor Constituição e criticou a “afastamento dramático” do dos. Políticos conservadores de manter válida decisão da Su- conceito de viabilidade, e que e republicanos tendem a deprema Corte considera o prazo como sufi- fender a proibição, enquanto uma lei estadual que liberou ciente para a mulher exercer o democratas e liberais apoiam a prática, em seu direito de decidir. Assim, que a prática seja liberada. que impede Nos últimos anos, estados 1973, e ou- a lei do Mississipi seria uma tra sentença, forma de conciliar as posições governados por republicao aborto após de 1992, que contra e a favor do aborto. nos passaram a adotar novas regras para cercear o direito a reafirmou. Brett Kavanaugh, outro 15 semanas “Estas deci- juiz conservador, apontou que ao aborto, especialmente no de gestação sões não têm mesmo que a decisão sobre o sul e no meio-oeste do país,

C A R T Ó R I O V. M O R A E S COMARCA DE FORTALEZA - ESTADO DO CEARÁ RUA CASTRO E SILVA, Nº 121, LJs 97-101, BAIRRO CENTRO TELEFONES: 85 3231-4170 / 3231-4198 EDITAL DE CASAMENTOS Faço saber que pretendem casar-se os contraentes: Edital n° 17997 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: ANTONIO HILDEMIR SANTOS SILVA e MARIA LUCIANA NUNES DE AQUINO; Edital n° 17998 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: OZÉAS JONAS AVELINO SILVA e MARIA VANILZA SILVA GOMES; Edital n° 17999 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: DANIEL JUCÁ DA SILVA COELHO e DANIELA DE OLIVEIRA LIMA; Edital n° 18000 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: MARSAMIO LINHARES DA SILVA e DÁVILA CRISTINA CORREIA VIANA; Se alguém souber de algum impedimento, acuse-o para os devidos fins. Lavrado para ser afixado em Cartório e publicado no Jornal O Estado. Fortaleza, 01/12/2021 Kelvia Brenda Macêdo do Carmo Escrevente CARTÓRIO JAIME ARARIPE Av. Mister Hull, 4965, Antônio Bezerra - Fone: 32353301 www.jaimeararipe.com.br EDITAL DE CASAMENTOS Faço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: Edital n° 75084 - FRANCISCO DE ARAÚJO PINTO e FRANCISCA DE MATOS; Edital n° 75085 - MOISÉS CAMARGO DE LIMA e APOLONIA MARIA VASCONCELOS; Edital n° 75086 - YCARO MATEUS RIBEIRO ALBUQUERQUE e ÍVINA MARA ALMEIDA ALVES; Edital n° 75087 - MÁRIO ALEXANDRE DA SILVA SANTOS e JOANNY LIMA SOUSA; Edital n° 75088 - IVANILDO FREIRE DE ALBUQUERQUE e GRACIENE MACEDO FEITOSA; Edital n° 75089 - FRANCISCO ADRIANO CAVALCANTE LOBO e ANA FÁBIA OLIVEIRA SOUSA; Edital n° 75090 - HELENO TEIXEIRA DE OLIVEIRA e ROBERTA BIANCA PERES SIQUEIRA; Edital n° 75091 - ANTONIO AILTON PINHEIRO NUNES e NÁGILA RAYSSA SILVA LIMA; Edital n° 75092 - CICERO MAIK CRUZ FEITOSA e JULYANA NEYANY SALES DE FREITAS; Se alguém souber de algum impedimento acuse-o para os devidos fins. Lavrado para ser afixado em Cartório e publicado no Jornal O Estado. Fortaleza, 01/12/2021 Bel. Jaime de Alencar Araripe Júnior Oficial Titular CARTÓRIO BOTELHO 5º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS COMARCA DE FORTALEZA - ESTADO DO CEARÁ AV. DESEMBARGADOR MOREIRA, 1000 B, BAIRRO ALDEOTA TELEFONES: 3264.1159 / 3224.5119 EDITAL DE CASAMENTOS Edital n° 27195 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: MICAEL BEZERRA CAVALCANTE e RAFAELA CRISTINA FALCÃO PONTES; Edital n° 27196 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: MARCONNE DOS SANTOS MONTENEGRO e GABRIELA TELLES DE SOUZA; Edital n° 27197 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: WILSON BEZERRA DE MELO JUNIOR e JULIANA JÓIA; Edital n° 27198 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: FRANCISCO ANTONIO FROTA SOBRAL e LEYLA MARIA FREITAS COSTA; Edital n° 27199 - Faço saber que pretendem casar-se os justificantes: EDINARDO PEREIRA NASCIMENTO DA SILVA e MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA ESMERINO; Se alguém souber de algum impedimento, acuse-o para os devidos fins. Lavrado para ser afixado em Cartório e publicado no Jornal O Estado. Fortaleza, 01/12/2021 Clarice Helena Botelho Costa Silva EDITAL DE CANCELAMENTO DE CONVOCAÇÃO E DE REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA A síndica do CONDOMÍNIO CONJUNTO HABITACIONAL VILA CYSNE, situado na Avenida Sargento Hermínio, nº. 880, bairro Monte Castelo, na cidade de Fortaleza/CE, CEP 60.326-515, no uso de suas atribuições legais, se utiliza do presente para CANCELAR A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA QUE SE REALIZARIA NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2021 (QUARTA-FEIRA), na PRACINHA do referido condomínio, tendo em vista situação de DOENÇA da signatária, conforme atestado. Fortaleza/CE, 30 de novembro de 2021. CONDOMÍNIO CONJUNTO HABITACIONAL VILA CYSNE

CARTÓRIO JEREISSATI RUA MAJOR FACUNDO, 709, CENTRO, FONE: 3231.23.53 EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: 338702 - Francisco de Assis de Araujo Paulino e Rosemary Monteiro Gomes; 338703 - Francisco de Assis Teixeira Bastos e Francileuda Sampaio Lima; 338704 - Francisco Emerson Vasconcelos de Castro e Mylena Feitosa Rodrigues; 338705 - Cristiano Pereira de Oliveira e Camila de Sousa Gomes; 338706 - Paulo Cezar Ribeiro e Nara Gardenia Diniz Lima; 338707 - Vanderlei dos Santos Velho e Alcilane Mota Saavedra Pinto; 338708 - Paulo Eduardo Fernandes de Melo e Isadora Campos de Albuquerque Louvain; 338709 - Weddington Alves da Silva e Amanda Maria dos Santos Silva; Se alguém souber de algum impedimento acuse-o para os devidos fins. Lavrado para ser afixado em Cartório e publicado no Jornal O Estado. Fortaleza, 01 de Dezembro de 2021 Maria de Salete Jereissati de Araujo - A Oficiala

Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Jaguaruana – Aviso de Licitação. A Pregoeira da Prefeitura de Jaguaruana – CE, torna público, que no dia 15 de dezembro de 2021 às 08:30 hrs (horário de Brasília), estará recebendo as propostas de preços referentes ao Pregão Eletrônico nº 2021.11.26.01 - PERP, tipo menor preço, tendo como objeto o Registro de Preços para futura e eventual contratação de abastecimento de água potável nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Jaguaruana, no endereço eletrônico “www.bbmnetlicitacoes.com.br” acesso identificado no link – acesso público. Quaisquer informações serão prestadas pela Pregoeira. Jaguaruana, 01 de dezembro de 2021. Valeska Carla da Silva - Pregoeira. Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Eusébio – Aviso de Abertura das Propostas de Preços – Concorrência Pública Nº. 05.012/2021. A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Eusébio/CE, torna público para conhecimento dos interessados que no próximo dia 03 de dezembro de 2021 às 09h na Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo – CEP: 61.760-000 – Eusébio/CE, estará realizando a abertura das Propostas de Preços da Concorrência Pública, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para a execução das obras de pavimentação asfáltica nos bairros do Centro, Coaçu, Coité, Urucunema, Jabuti, Lagoinha, Mangabeira, Olho D' Água, Parque Havaí, Santo Antônio, Tamatanduba, Timbú, Guaribas, Pires Façanha e Autódronomo, no Município de Eusébio/CE. Raylse Rafaelle Jerônimo Lima - Presidente da Comissão. Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Cariús – Aviso de Prorrogação. A Prefeitura Municipal de Cariús torna público a Prorrogação do Pregão Presencial N.° 2021.11.05.01, para Aquisição de materiais e equipamentos médico-hospitalar para o Laboratório de análise clínica do Hospital Dr. Thadeu de Paula Brito, junto à Secretaria de Saúde do Município de Cariús. Onde se lê: com data de abertura para o dia 30 de Novembro de 2021, às 08:00h, na sede da Prefeitura Municipal de Cariús, à Rua Raul Nogueira, s/n, Esplanada. Leia-se: com data de abertura para o dia 08 de Dezembro de 2021, às 08:00H, na sede da Prefeitura Municipal de Cariús, à Rua Raul Nogueira, s/n, Esplanada. Informações pelo fone (088) 3514-1219. Cariús-Ce, 01 de Dezembro de 2021. Reldembergue Possidônio de Lacerda – Pregoeiro Oficial. Sindicato dos Médicos do Ceará - Convocação para a Assembleia Geral Extraordinária. Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, por meio de sua presidência, convoca todos (as) os(as) Médicos(as) contratados(as) que exercem suas atividades na UPA Pecém e no Hospital Público do Município de São Gonçalo do Amarante, para comparecem virtualmente à Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá no dia 06 de dezembro de 2021 (segunda-feira), a ser realizada de forma virtual, conforme autoriza a Lei Federal nº. 14.010/2020, por meio da plataforma digital Google Meet, com link de acesso a ser disponibilizado no dia da Assembleia em nossas redes sociais, bem como por solicitação expressa do interessado através do número de contato (85) 98221-9518, com início às 18 horas, em primeira convocação e às 18h:30min em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para deliberação acerca dos atrasos nos pagamentos relativos aos serviços médicos prestados. Fortaleza, 01 de dezembro de 2021. Sindicato dos Médicos do Ceará - Convocação para a Assembleia Geral Extraordinária. Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, por meio de sua presidência, convoca todos(as) os(as) médicos(as) contratados que exercem suas atividades na UPA Jurema do Município de Caucaia, para comparecem virtualmente à Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá no dia 06 de dezembro de 2021 (segunda-feira), a ser realizada de forma virtual, conforme autoriza a Lei Federal nº. 14.010/2020, por meio da plataforma digital Google Meet, com link de acesso a ser disponibilizado no dia da Assembleia em nossas redes sociais, bem como por solicitação expressa do interessado através do número de contato (85) 98221-9518, com início às 12 horas, em primeira convocação e às 12h:30min em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para deliberação acerca dos atrasos nos pagamentos relativos aos serviços médicos prestados. Fortaleza, 01 de dezembro de 2021.

Trump teve Covid antes de primeiro debate com Biden O ex-presidente dos EUA Donald Trump teria recebido o diagnóstico de Covid três dias antes do primeiro debate com Joe Biden, em setembro de 2020, segundo reportagem publicada nesta quarta (1º) pelo jornal The Guardian, que teve acesso ao livro de Mark Meadows, último chefe de gabinete do republicano. A presença do ex-presidente no evento, porém, foi possível porque um segundo teste teria descartado a contaminação. De acordo com Meadows, o primeiro resultado foi comunicado pelo médico da Casa Branca em 26 de setembro, quando o helicóptero do republicano se preparava para decolar para a Pensilvânia. “Impeça o presidente de ir”, disse Sean Conley. “Ele teve resultado positivo para Covid.” O aviso coincidia com o fato de Trump parecer “um pouco cansado” e suspeitar de um “leve resfriado”. Ao receber a notícia, Meadows teria sido o responsável por informar o então presidente, que já havia decolado. Segundo o chefe de gabinete, embora soubesse que cada candidato era obrigado a “ter um teste com resultado

negativo 72 horas antes do início [do debate], nada impediria [Trump] de sair por aí”.

Teste

O republicano teria então ficado sabendo do resultado do primeiro teste ao conversar por telefone com Meadows, já dentro do helicóptero. Após receber a notícia, o ex-presidente teria reagido com irritação. O chefe de gabinete, no entanto, informou inicialmente que o vírus havia sido detectado por meio de uma tecnologia mais antiga. Assim, uma segunda análise seria feita em um sistema mais moderno. Ao retornar a ligação, o resultado negativo foi informado e, segundo Meadows, ele “quase podia ouvir o ‘graças a Deus’ coletivo que ecoava pela cabine”. Ainda conforme o chefe de gabinete, Trump interpretou a notícia como uma “permissão total para prosseguir como se nada tivesse acontecido”. Por outro lado, Meadows destaca em seu livro que “instruiu todos em seu círculo imediato” a tratar o então presidente, durante a viagem à Pensilvânia, como se estivesse infectado pelo vírus.

Publicado no Jornal O Estado em 02.12.2021 CARTÓRIO JOÃO DE DEUS RUA: Major Facundo, 705 Centro. Fortaleza - CE Telefone - (85) 3226-8330 CNPJ Nº 06.572.986/0001-50 CPF: 039.273.263-72 EDITAL DE PROCLAMAS Faço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: N°30548 DOMINGOS SAVIO RAMOS E SOLANGE DA SILVA MONTEIRO. N°30549 FELIPE BEZERRA LOPES E RAQUEL FERREIRA ROCHA. N°30550 ELILTON MENDES DE SOUSA E SÔNIA MARIA OLIVEIRA LIMA . Fortaleza, 01 de dezembro de 2021. Maria Eliete Vidal Escrevente Autorizada ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO CEARÁ - AEAC. EDITAL DE CONVOCAÇÃO. O Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará – AEAC, com base no seu estatuto em vigor e no Procedimento Nº 01/2021, convoca seus Associados em pleno gozo de seus direitos, para participarem da Assembleia Geral destinada à eleição da Diretoria Executiva (7 membros), Conselho Fiscal (3 membros titulares e 3 membros suplentes) e Conselho Deliberativo (4 membros fixos e 4 membros suplentes), com mandatos iniciando no primeiro dia útil do mês de janeiro subsequente à eleição e concluindo em 31 de dezembro de 2024. Concomitantemente serão escolhidos 2 Conselheiros titulares e seus respectivos suplentes para comporem a Câmara Especializada de Agronomia (CEA) com mandato de 3 (três anos). O pleito se realizará no dia 13 de dezembro de 2021, na Sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, Avenida Bezerra de Menezes, 1900, São Gerardo, Fortaleza/Ce, com início às 09h00min horas em 1ª Convocação com a maioria absoluta dos eleitores, em 2ª Convocação às 09h15min horas com no mínimo 1/5 dos associados, com término às 15h00min horas, quando imediatamente serão apurados os votos. Somente poderão votar os associados que estiverem quites com a tesouraria da AEAC até o dia 10/12/2021, cabendo aos candidatos inscreverem-se até o dia 07/12/2021 através do e-mail aeac.agronomia@gmail.com, possuindo todos, registro profissional e regularidade da anuidade junto à AEAC. Fortaleza, 02 de dezembro de 2021. José Flávio Barreto de Melo -- Presidente Ofício Privativo de Registro de Imóveis de Caucaia-CE. Bela. Rubênia Maria Moura Fernandes -- OFICIALA INTERINA. Monike Ellen Macedo – SUBSTITUTA. EDITAL. Procedimento administrativo – Prenotação nº 114.692. RUBÊNIA MARIA MOURA FERNANDES, na qualidade de Oficiala Interina do Ofício Privativo de Registro de Imóveis de Caucaia-CE, FAZ PUBLICAR o presente edital, amparada no que dispõe o art. 213 da Lei n° 6.015/73, com redação dada pelo art. 59 da Lei 10.931/2004, para tornar público que tramita neste Registro de Imóveis, um pedido de RETIFICAÇÃO DE ÁREA EXTRAJUDICIAL requerido pelo ESPÓLIO DE FRANCISCO DA COSTA LOBO, CPF nº 002.826.503-34, referente a um terreno urbano de forma irregular, situado na Rua Engenheiro João Alfredo esquina com a Rua barão de Ibiapaba, Centro, Distrito Sede, neste Município de Caucaia-CE, objeto da Transcrição nº 8.207, deste Ofício Imobiliário, o qual após a retificação passará a ser constituído por uma área de 831,82m², e NOTIFICAR do inteiro teor do processo de retificação de área extrajudicial as pessoas indicadas como confinantes, a saber: ESPÓLIO DE ABDIÉSIO DE OLIVEIRA MARINHO, e FRANCISCA IZABEL COSTA SOUSA, bem como, TERCEIROS INTERESSADOS, ficando Vossa(s) Senhoria(s) NOTIFICADO (S) do inteiro teor do procedimento de retificação de área extrajudicial, para, se houver interesse, apresentar impugnações fundamentadas, pessoalmente ou através de seu(s) representante(s) legal(is) devidamente constituído(s), no prazo de 15 (quinze) dias, quando ao fim deste, caso não venha a manifestar-se presumir-se-á a sua anuência nos termos do Art. 213, II § 4° da Lei 6.015/73, com redação dada pelo art. 59 da Lei 10.931/2004, considerando-se assim verdadeiros os dados informados no pedido inicial. Tudo conforme memorial descritivo e planta, assinados por Horácio Moreira de Sousa Filho, Engenheiro Agrônomo, CREA-CE 6118D, que fazem parte do presente processo de retificação de área - prenotação nº 114.692, estando os mesmos arquivados nesta Serventia. O presente edital deverá ser publicado por duas vezes em jornal local de grande circulação, nos termos do Art. 213, § 3° da Lei 6.015/73. Cumpra-se o determinado na legislação em vigor. Caucaia, 24 de novembro de 2021. A Oficiala Interina, Rubênia Maria Moura Fernandes.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o nº 035.065.192/0001-07, com sede nesta cidade, na Rua Barbosa de Freitas, 1741, bairro Aldeota, através de sua Coordenação Executiva, devidamente representada por seu Coordenador Geral, Sr. Igor Pinheiro, CONVOCA através do presente edital, todos os associados contribuintes da AJE Fortaleza, para Assembleia Geral Ordinária, que será realizada na FIEC, auditório Luiz Esteves, localizado na Av. Barão de Studart, número 1980, Aldeota, às 19 horas, do dia 14 de dezembro de 2021, a primeira chamada acontecerá com a maioria dos associados às 19h30min, segunda chamada com qualquer número de associados, com a seguinte ordem do dia: 1- Eleição da nova coordenação de jovens empresários para o exercício anual de 2022. 2- Apresentação e aprovação da prestação de contas da Coordenação. Igor Pinheiro - Coordenador Geral Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza – AJE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS CIVIS DO CEARÁ. - EDITAL DE CONVOCAÇÃO. A Diretoria da ABENC-CE, de acordo com os arts. 30, 35, 36, 37 e 38, do estatuto, convoca seus Associados para uma Assembleia Geral Extraordinária, especificamente para eleger a Diretoria Regional, a Comissão Fiscal e Delegados Efetivos e Suplentes junto ao Conselho da ABENC Nacional, para o triênio 2022 a 2024, que se realizará nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2021, no horário de 8 as 18:00 horas na sede do Sindicato dos Engenheiros do Ceará(SENGE), sito na Rua Alegre n°1 Praia de Iracema - FortalezaCE. As inscrições das chapas serão feitas na ABENC-CE e Protocoladas no Crea-CE até as 8:00 horas do dia 07 de Dezembro de 2021, conforme Estatuto vigente, Datado de 10 de Junho de 1981. Fortaleza 02 de Dezembro de 2021. A DIRETORIA PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ. Comarca de Fortalez.a 29.ª Vara Cível (SEJUD 1° Grau) Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães nº 220, Água Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8464, Fortaleza-CE - E-mail: for29cv@tjce.jus.br Fortaleza. EDITAL DE CITAÇÃO (PRAZO DE 20 DIAS). Processo nº: 0173252-38.2019.8.06.0001. Classe: Despejo por Falta de Pagamento Cumulado Com Cobrança. Assunto: Despejo por Denúncia Vazia. Requerente: José Ibiapina Siqueira Júnior e outros. Requerido: Raimundo Ladeira Lima e outros. Valor da Causa: R$ 136.734,36. O Dr. Roberto Ferreira Facundo, Juiz de Direito da 29ª. Vara Cível (SEJUD 1° Grau) da Comarca de Fortaleza/CE, por nomeação legal, FAZ SABER aos que o presente EDITAL DE CITAÇÃO virem ou dele conhecimento tiverem, que por parte de FRANCISCO DAS CHAGAS FROTA CALDAS, engenheiro civil, CPF n° 000.181.043-04 e SÍLVIA HELENA SIQUEIRA CALDAS, CPF n° 000.407.383-53, brasileiros, casados e ESPÓLIO DE JOSÉ IBIAPINA SIQUEIRA JÚNIOR, CPF n° 000.170.603-97 por sua inventariante MARIA TEREZA SAMPAIO SIQUEIRA, brasileira, viúva, administradora de imóveis, CPF n° 000.407.20306, residentes e domiciliados em Fortaleza, representando os condomínios do prédio nº 1139, da Rua Senador Pompeu, Fortaleza-CE foi proposta uma Ação de Despejo por Denúncia Vazia, em face de Raimundo Ladeira Lima e Diego Gonçalo Teixeira, o qual se encontra em lugar incerto e não sabido. Por isso foi expedido o presente EDITAL, através do qual fica CITADO o Sr. DIEGO GONÇALO TEIXEIRA, com último endereço conhecido como sendo Av. Edilson Brasil Soares, nº 923, Edson Queiroz, Fortaleza- CE, acerca da presente ação, para, querendo, apresentar contestação, no prazo de 15 (quinze) dias, por força do despacho a seguir transcrito: “Há notícias nos autos, da não efetividade do ato regular citatório do promovido DIEGO GONÇALO TEIXEIRA, malgrado as inúmeras diligências para tal viso, sem galgar êxito, motivo pelo qual determino a sua citação, por via editalícia, com prazo de 20 (vinte) dias, nos termos dispostos nos artigos 256 e 257 do CPC, devendo o promovente proceder aos atos pertinentes as suas expensas por duas vezes em jornal local de grande circulação e uma vez no DJCE, nos moldes da lei.”, com a advertência de que, não havendo contestação, presumir-se-ão verdadeiros os fatos alegados pela parte autora na petição inicial, assim como será nomeado Curador Especial. CUMPRA-SE. Fortaleza/CE, em 11 de outubro de 2021. Roberto Ferreira Facundo -- Juiz de Direito.


SIDERÚRGICA LATINO-AMERICANA S.A. - SILAT

CNPJ/ME nº 13.888.396/0001-05 - NIRE 23.300.030.877 Ata de Assembleia Geral Extraordinária realizada em 22 de Outubro de 2021 Data, Hora e Local: Assembleia Geral Extraordinária (“AGE”) realizada em 22 de outubro de 2021, às 9 horas, na sede da Companhia, localizada na Cidade de Caucaia, Estado do Ceará, na Rodovia BR-222, s/n, Km 32, AGC Primavera, Centro, Localidade Guararú, CEP 61690-975. Convocação e Presença: Convocação dispensada, tendo em vista a presença de acionistas representando 100% do capital social da Companhia. Mesa: Presidente: Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig, Diretor Presidente, nos termos do Estatuto Social da Companhia; Secretário: Daniel Adriano Paulino. Ordem do Dia: deliberar sobre a alteração (a) do objeto social da Companhia, a fim de incluir as atividades de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica; (b) do art. 2º do Estatuto Social da Companhia, a fim de refletir a inclusão da nova atividade no objeto social, caso aprovada; (c) do título da sede social e dos demais estabelecimentos da Companhia; e (d) do art. 3º do Estatuto Social da Companhia a fim de refletir a alteração do título da sede social e dos demais estabelecimentos da Companhia, caso aprovada. Deliberações: Após análise da matéria constante da ordem do dia, os acionistas presentes aprovaram, por unanimidade e sem quaisquer restrições, as seguintes deliberações: (i) Foi aprovada a lavratura desta ata em forma de sumário, como faculta o artigo 130 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (“Lei nº 6.404/76”). (i) Aprovada a alteração do objeto social da Companhia, a fim de incluir as atividades de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. (ii) Em decorrência da deliberação acima, foi aprovada a alteração do art. 2º do Estatuto Social da Companhia, a fim de refletir a inclusão da nova atividade no objeto social, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 2º. A Companhia, que terá prazo de duração indeterminado, tem por objeto (i) a fabricação, transformação, comercialização, inclusive a importação e exportação de produtos siderúrgicos e dos subprodutos derivados da atividade siderúrgica; (ii) a comercialização e importação de gás natural e outras atividades correlatas nos termos da legislação aplicável; (iii) a exploração de qualquer outra atividade correlata e afim que, direta ou indiretamente, diga respeito às finalidades da Companhia, tais como: indústrias de mineração, de cimento e de carboquímicos, fabricação e montagem de estrutura metálica, construção, transporte, navegação, atividade portuária, bem como a comercialização no atacado de laminados longos de aço, semiacabados de aços, relaminados, trefilados de aços e ferro gusa; e (iii) a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica.” (iii) Aprovada a alteração do título da sede social e dos demais estabelecimentos da Companhia para GERDAU CAUCAIA; e (iv) Em decorrência da deliberação acima, foi aprovada a alteração do art. 3º do Estatuto Social da Companhia, a fim de refletir a alteração do título da sede social e dos demais estabelecimentos da Companhia, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 3º. A sede social e os demais estabelecimentos da Companhia terão como título ‘GERDAU CAUCAIA’.” Encerramento e Lavratura: O Presidente da mesa declarou encerrados os trabalhos e suspendeu a Assembleia pelo tempo necessário à lavratura desta ata, que foi lida e aprovada por unanimidade dos acionistas presentes, tendo sido assinada por todos os acionistas presentes. Caucaia, Ceará, 22 de outubro de 2021. Assinaturas: Acionistas Presentes: GERDAU AÇOS LONGOS S.A., representada pelo Sr. Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig, e AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO CEARÁ – ADECE, representada pelo Sr. Francisco José Rabelo do Amaral. Mesa: Marcos Eduardo Faraco Wahrhaftig, Presidente da Assembleia, e Daniel Adriano Paulino, Secretário da Assembleia. Junta Comercial do Estado do Ceará. Certifico registro sob o nº o nº 5677413 em 23/11/2021 da Empresa SIDERURGICA LATINO-AMERICANA S/A-SILAT, CNPJ 13888396000105 e protocolo 211672718 - 16/11/2021. Lenira Cardoso de Alencar Seraine - Secretária-Geral.



10

Fortaleza, Ceará, Brasil  Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021  O

ECONOMIA RUBENS FROTA

ECONOMIA Passagem aérea decola ‘só’ 45% Depois do caos da pandemia, se bem que ainda há ameaças presentes, a vontade de voltar a viajar é algo presente na população, mas os preços das passagens estão cada dia mais imorais. A tarifa aérea média doméstica real (ou seja, corrigida pela inflação) no terceiro trimestre de 2021 foi de R$ 529,93, alta de 45,3% na comparação com igual período de 2020 e de 12% contra iguais meses de 2019, segundo dados divulgados pela Anac, em sua 53º edição do Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas. O documento revela que a tarifa registrada no trimestre é a maior desde 2013, quando a média ficou em R$ 533,29 (valor também corrigido pela inflação). Também pudera: entre os principais entraves das aéreas no trimestre e que colaboraram para o maior preço está, nada mais, nada menos que o combustível de aviação. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, o litro do derivado de petróleo ficou 56,6% mais caro na comparação com igual trimestre de 2020. A taxa de câmbio foi 2,8% inferior em igual base. No trimestre, o yield (valor médio por quilômetro pago pelo passageiro) registrou aumento em todo o País na comparação com o ano anterior. O aumento mais significativo foi para os passageiros domésticos com origem ou destino no Distrito Federal, com alta de 22,6% no intervalo. Já o menor aumento foi para os passageiros domésticos com origem ou destino em Rondônia, com crescimento de 1,4% na tarifa.

Indústria cara

A inflação do setor industrial aumentou 2,16% em outubro na comparação com setembro, segundo o IBGE. Com o resultado, os preços na indústria acumularam crescimento de 26,57% em 2021, o maior índice para outubro desde o início da série histórica, em 2014. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 28,83%, e vem reduzindo desde junho, quando era de 36,78%. A alta de outubro é a maior desde abril, quando registrou 2,19%, e marca uma série de mais de dois anos de inflação na indústria.

Ninguém segura

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela FGV, saltou 1,08% em novembro, taxa superior ao 0,77% registrado no mês anterior. Em 12 meses, o IPC-S acumula taxa de 9,89%, também superior aos 9,73% acumulados até outubro. A alta de outubro para novembro foi puxada por apenas dois dos oito grupos de despesas que compõem o IPC-S. A inflação de transportes mais do que duplicou no período, indo de 1,31% para 3,07%. Já os gastos com habitação passaram de 0,37% para 0,56%.

Guedes: Declarações de guerra pelo fim O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que a Petrobras e os Correios estão em risco por causa das transformações em seus respectivos mercados e que a Eletrobras está condenada à insignificância por não ter recursos para investir. Guedes defendeu que o Governo siga buscando as privatizações e que o abandono dessa agenda pode custar a Bolsonaro apoio nas eleições. "Não podemos dizer que agora está todo mundo bem resolvido, está bom do jeito que está, parabéns. Não. Temos que nos superar, fazer muito melhor e continuar transformando a economia brasileira", afirmou. Se não fez até agora...

Ceticismo

A confiança empresarial (ICE), medida pela FGV, caiu 3,3 pontos de outubro para novembro e chegou a 97 pontos em uma escala de zero a 200, contrariando a alta de setembro para outubro (0,4 ponto). A queda em novembro foi puxada pela piora na confiança dos empresários sobre presente e ao futuro. A situação atual recuou 2,5 pontos e chegou a 97. Já as expectativas cederam 4,5 pontos, com 95,8. O ICE consolida a confiança em quatro áreas: indústria, construção, serviços e comércio.

Previdência

O Governo divulgou nova tabela do fator previdenciário, para o cálculo da aposentadoria. Os novos valores já estão valendo. Com isso, pessoas que vão se aposentar por essa regra terão benefícios menores. Essa atualização atinge apenas quem ainda não se aposentou. Quem já está aposentado não será afetado – pelo menos por enquanto. A tabela passou por revisão porque, na semana passada, o IBGE atualizou os dados de expectativa de vida no Brasil, que é um dos componentes do cálculo.

Dívidas: Mutirão do Procon termina amanhã O mutirão virtual Zera Dívida, do Procon Fortaleza, termina amanhã (3) com bons índices de desconto nas negociações. Entre bancos, já houve registro de descontos de até 95% no valor da dívida, passando de R$ 13.989,02 para R$ 715, no pagamento à vista do débito. A Cagece e a Enel registram descontos de até 64% e 67%, respectivamente. Interessados podem acessar o link proconzeradivida.fortaleza.ce.gov.br. Mais informações de Rubens Frota: e-mail: frotarubens@gmail.com

ESTADO

Caiu. O faturamento real da Indústria de Transformação caiu 2% em outubro, em relação a setembro, de acordo com os Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta quarta-feira (1º/12). Essa é a terceira queda mensal consecutiva do faturamento real, que acumula retração de 8% neste período.

13 salário deve injetar R$ 233 bilhões na economia o

Especialistas dizem que neste momento o 13º salário deve ser usado para pagar dívidas mais urgentes, cujos juros são mais alto. Poupar também é uma indicação O servidor público Edson Nascimento não vê a hora de o 13º salário pingar na conta. Para este segmento, o pagamento da segunda parcela do benefício será dia 10 de dezembro. “Tem sido um ano difícil, com muitas contas, tudo muito caro, produtos que antes consumíamos a um valor, hoje está quase três vezes mais. Esse dinheiro extra vai ajudar a desafogar as contas de casa”, disse. Assim como o servidor, outros 83 milhões de brasileiros que serão beneficiados com o 13º salário também estão ansiosos. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário deve injetar 232,6 bilhões na economia brasileira. O pagamento médio será de R$ 2.539. Para apurar o impacto do 13º salário, o Dieese não elimina do cálculo os trabalhadores que receberam parte do 13º antecipadamente. “Da mesma forma, considera-se o montante total do valor recebido pelos beneficiários do INSS, independentemente do montante que já tenha sido pago”, explica o órgão.

Perfil

De acordo com o Dieese, entre os beneficiados com o pagamento, 51 milhões atuam

no mercado formal de trabalho; 1,3 milhão são domésticos com carteira de trabalho assinada, 1 milhão de pessoas são aposentadas e beneficiárias de pensão da União e 32,3 milhões são aposentados ou pensionistas da Previdência Social (INSS). O Dieese esclarece ainda que há um grupo de aposentados e pensionistas dos estados e municípios que vai receber o 13º salário, mas que não foi possível quantificar esse grupo. O maior valor do 13º salário será pago no Distrito Federal (R$ 4.541), enquanto o Maranhão terá o menor valor (R$ 1.691). Na avaliação do professor de economia Eladair Melo, a economia receberá uma grande injeção de recursos financeiros com o 13º, mas as pessoas precisam planejar. “Alguns fatores influenciaram para que esse valor seja menor que o de outros anos atrás, principalmente a pandemia, a inflação e o desemprego. Nessa perspectiva, no mês de janeiro de 2022 as pessoas terão gastos com IPVA, IPTU, matrículas e outras taxas. Por isso, é preciso não comprar produtos a prazo ou contrair novas dívidas. Sugerimos que as pessoas façam um planejamento de suas finanças e conheça o seu perfil, sem a realização de compras a prazo. Se o trabalhador tiver perfil financeiro

Dicas do que fazer com o 13º salário 1 PAGUE AS DÍVIDAS: Priorize as dívidas em atraso e com juros maiores. Lembre que entrar no rotativo do cartão de crédito e usar o cheque especial pode complicar a vida financeira de muitas pessoas; 2 POUPE: Faça o seu dinheiro trabalhar a seu favor, e não o contrário. Aproveite o momento para criar uma cultura de poupança e usar a renda extra para compor uma reserva financeira; 3 PLANEJE O PRÓXIMO ANO: Faça um check list das despesas extras e divida o custo em 12 parcelas. Este é valor que você deverá aplicar mensalmente para, ao final de um ano, ter dinheiro suficiente para arcar com esses gastos sem mexer no seu 13º salário; 4 PRESENTEIE-SE: Invista em você. Use o valor para se presentear, de repente comprar aquele produto que está no planejamento.

aplicador deve fazer reserva de emergência para reduzir os riscos das incertezas no futuro”, disse.

Poupar

O pagamento do benefício aquece o mercado e impulsiona a economia de pequenos empreendedores. É o caso da microempreendedora individual Rosa Lima. Ela comercializa moda feminina e está aguardando as clientes receberem o benefício. “As vendas sempre aumentam porque com dinheiro no

bolso as pessoas se sentem à vontade para comprar. Espero que seja um bom mês e que possa pagar as contas pendentes”, disse. Mesmo ainda em pandemia, segundo dados do Dieese, 34% da população que vai receber o 13º salário pretende poupar, enquanto 33% já decidiu que comprará presentes de Natal. 24% dos entrevistados disseram que vão gastar nas comemorações, 16% usarão o valor para pagar impostos e outros 16% para quitar dívidas.

COOPERNORDESTE/CE - COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E DE SAÚDE DO NORDESTE DO ESTADO DO CEARÁ EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ESPECIAL – AGESP CNPJ: 19.521.941/0001-07 e NIRE 23400016167

A presidente da COOPERNORDESTE/CE - COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E DE SAÚDE DO NORDESTE DO ESTADO DO CEARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, CONVOCA todos os cooperados para a ASSEMBLEIA GERAL ESPECIAL – AGESP, a realizar-se no dia 17 DE DEZEMBRO DE 2021, no auditório da UNIP, situado na Avenida 13 de Maio, 389 - Fátima, Fortaleza, Ceará, por não haver espaço físico suficiente em sua sede e para melhor acomodar os associados. A Assembleia Geral Especial, ocorrerá às 08:00 horas em 1ª convocação com 2/3 dos cooperados presentes; 09:00 horas em 2ª convocação com metade mais um dos cooperados; e em 3ª e última convocação às 10:00 horas com 50 (cinquenta) cooperados ou 20% (vinte por cento) do total dos cooperados, prevalecendo o menor número. Para efeito de cálculo de quórum, a cooperativa conta com 1.530 cooperados.Para deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1 – Gestão da cooperativa; 2 - Contratos públicos e privados; 3 – Clube de Vantagens; 4–Direitos e Deveres dos cooperados; Fortaleza, 02 de Dezembro de 2021.

CRISTINA APARECIDA MELO BANDEIRA – PRESIDENTE. OBSERVAÇÃO:Todas as medidas de segurança sanitárias serão respeitadas.Ambiente higienizado e álcool disponibilizado para os presentes. Obrigatório uso de máscara

CLAYTON LOPES DO NASCIMENTO Torna público que requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de FortimSEMMAM - a Licença Prévia para construção civil de residencial unifamiliar, no loteamento Pontal de Maceió, Quadra N° 38 Lote N° 23, Fortim-CE. Foi determinado o cumprimento das exigências nas Normas e Instruções de Licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fortim- SEMMAM. Prefeitura Municipal de Parambu - Extrato de Contrato - Contratantes: Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação; Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Contratada: Latão Autopeças Ltda-ME. Educação: R$ 235.048,50 (duzentos e trinta e cinco mil quarenta e oito reais e cinqüenta centavos). Saúde: R$ 41.889,52 (quarenta e um mil oitocentos e oitenta e nove reais e cinqüenta e dois centavos). Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico: R$ 133.697,03 (cento e trinta e três mil, seiscentos e noventa e sete reais e três centavos). Trabalho e Assistência Social R$ 12.853,57 (doze mil oitocentos e cinqüenta e três reais e cinqüenta e sete centavos). Contratada: Bouticão Comercio Automotivos Eireli-ME. Educação: R$ 17.014,03 (dezessete mil quatorze reais e três centavos). Saúde: R$ 3.769,32 (três mil setecentos e sessenta e nove reais e trinta e dois centavos). Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico: R$ 6.522,48 (seis mil quinhentos e vinte e dois reais e quarenta e oito centavos). Trabalho e Assistência Social R$ 668,75 (seiscentos e sessenta e oito reais e setenta e cinco centavos). Objeto: Registro de preços para aquisições futuras de peças e manutenção de veículos para atender as necessidades das Unidades Administrativas do município, conforme especificações em anexo. Procedimento Licitatório: Pregão Presencial Nº 2021.09.24.001-GM. Vigência dos Contratos: 31/12/2021 a contar da data de sua assinatura. Dotações Orçamentárias: Educação: 07.07.12.122.0402.2.017; 18.18.12.361.1201.2.019. Saúde: 17.17.10.302.1003.2.011; 06.06.10.122.0402.2.008. Trabalho e Assistência Social: 08.08.08.244.0807.2.082. Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico: 11.11.04.122.0402.2.038. Elemento de Despesa: 33.90.30.00 e 33.90.39.00. Assina pela Contratante: Wanderley Pereira Diniz – Ordenador de Despesas das Secretarias. Assinam pelas Contratadas: Bruno dos Santos Silva, Igor Pacheco Cavalcante. Data da Assinatura: 11/11/2021. Prefeitura Municipal de Parambu – Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico – O Presidente da Comissão de Licitação torna público o Resultado do Julgamento das Propostas de Preços da Tomada de Preços Nº. 2021.10.01.001-SEINFRA, Contratação de empresa para execução dos serviços de recuperação de estrada vicinal que liga a localidade de Novo Assis a BR 020, no Município, conforme MAPP Nº 758 e projeto em anexo, parte integrante deste processo, a saber: Classificadas: Trevo Engenharia e Serviços Eireli R$ 1.757.020,16 (hum milhão setecentos e cinquenta e sete mil e vinte reais e dezesseis centavos) GA Rabelo Junior R$ 1.777.704,01 (hum milhão setecentos e setenta e sete mil setecentos e quatro reais e um centavo) CONSTRAM- Construções e Alugueis de Maquinas Ltda R$ 1.765.747,63 (hum milhão setecentos e sessenta e cinco mil setecentos e quarenta e sete reais e sessenta e três centavos) SO Construções e Locações Eireli R$ 1.748.062,90 (hum milhão setecentos e quarenta e oito mil sessenta e dois reais e noventa centavos) FF Empreendimentos e Serviços Ltda R$ 1.784.092,89 (hum milhão setecentos e oitenta e quatro mil e noventa e dois reais e oitenta e nove centavos) Construtora Moraes Eireli R$ 1.768.464,69 (hum milhão setecentos e sessenta e oito mil quatrocentos e sessenta e quatro reais e sessenta e nove centavos) IPN Construções e Serviços Eireli-ME, R$ 1.758.200,37 (setecentos e cinquenta e oito mil duzentos reais e trinta e sete centavos) Medeiros Construções e Serviços R$ 1.789.850,02 (hum milhão setecentos e oitenta e nove mil oitocentos e cinquenta reais e dois centavos) Plataforma Construções Transporte e Serviços Eireli R$ 1.789.716,15 (hum milhão setecentos e oitenta e nove mil setecentos e dezesseis reais e quinze centavos) Construtora Moura Neto Ltda R$ 1.767.778,99 (hum milhão setecentos e sessenta e sete mil setecentos e setenta e oito reais e noventa e nove centavos) R Lessa Engenharia e Consultoria Eireli R$ 1.767.255,04 (hum milhão setecentos e sessenta e sete mil duzentos e cinquenta e cinco reais e quatro centavos) Eletroport Serviços Projetos e Construções Eireli-ME R$ 1.776.956,32 (hum milhão setecentos e setenta e seis mil novecentos e cinquenta e seis reais e trinta e dois centavos) Nova Construções Incorporações e Locações Eireli-ME R$ 1.762.221,61 (hum milhão setecentos e sessenta e dois mil duzentos e vinte e um reais e sessenta e um centavos) Nordeste Construções e Infraestrutura Ltda R$ 1.787.038,75 (hum milhão setecentos e oitenta e sete mil trinta e oito reais e setenta e cinco centavos) FLAY Engenharia Empreendimentos E Serviços Ltda R$ 1.776.680,14 (hum milhão setecentos e setenta e seis mil seiscentos e oitenta reais e quatorze centavos) WU Construções e Serviços Eireli R$ 1.783.711,83 (hum milhão setecentos e oitenta e três mil setecentos e onze reais e oitenta e três centavos) Apla Comercio, Serviços, Projetos e Construções Eireli R$ 1.767.429,87 (hum milhão setecentos e sessenta e sete mil quatrocentos e vinte e nove reais e oitenta e sete centavos) S&T Construções e Locação de Mão de Obra Eireli R$ 1.764.337,75, (hum milhão setecentos e sessenta e quatro mil trezentos e trinta e sete reais e setenta e cinco centavos) Ramalho Serviços e Obras Eireli R$ 1.801.899,43 (hum milhão oitocentos e um mil oitocentos e noventa e nove reais e quarenta e três centavos) MV & R Locação e Construção Eireli R$ 1.738.883,42 (hum milhão setecentos e trinta e oito mil oitocentos e oitenta e três reais e quarenta e dois centavos) Antônio Alexandre Ferreira Xavier Eireli R$ 1.759.645,19 (hum milhão setecentos e cinquenta e nove mil seiscentos e quarenta e cinco reais e dezenove centavos) A.I.L. Construtora Ltda R$ 1.757.214,21 (hum milhão setecentos e cinquenta e sete mil duzentos e quatorze reais e vinte e um centavos) G7 Construções e Serviços Eireli R$ 1.766.549,24 (hum milhão setecentos e sessenta e seis mil quinhentos e quarenta e nove reais e vinte e quatro centavos) TCS da Silva Construções Eireli R$ 1.797.892,00 (hum milhão setecentos e noventa e sete mil oitocentos e noventa e dois reais) Construtora Vipon Eireli R$ 1.784.220,50 (hum milhão setecentos e oitenta e quatro mil duzentos e vinte reais e cinquenta centavos) Expresso Construções Ltda R$ 1.780.915,75 (hum milhão setecentos e oitenta mil novecentos e quinze reais e setenta e cinco centavos) CONJASF-Construtora de Açudagem Ltda R$ 1.764.519,73 (hum milhão setecentos e sessenta e quatro mil quinhentos e dezenove reais e setenta e três centavos). Fica aberto a partir da data desta publicação, o prazo recursal previsto no artigo 109 inciso I Alinea `b` da lei de licitações. Artur Valle Pereira.

ROGERIO PRE MOLDADOS INDUSTRIA E COMERCIO LTDA - ME Torna público que recebeu da Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMMA a Licença Ambiental (LO) para Fabricação de outros artefatos e produtos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes, localizada na Rua João Martins Leitão, 600, Jabuti, Eusébio – CE. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da AMMA no qual esta publicação é parte integrante. Prefeitura Municipal de Pindoretama - Torna público que recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE a Regularização de Licença de Instalação para Ampliação de Unidade de Atenção Especializada em Saúde, para a Construção do Centro de Parto Normal, localizado no município de Pindoretama, na Rua Padre Edilson Filho, Nº 1385, Zona Urbana, com validade de 952 dias. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE. Prefeitura Municipal de Parambu – Extrato da Ata de Registro de Preços – Contratantes: Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação; Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Contratada: Latão Autopeças Ltda-ME. Educação: R$ 1.367.372,66 (um milhão trezentos e sessenta e sete mil trezentos e setenta e dois reais e sessenta e seis centavos). Saúde: R$ 298.288,33 (duzentos e noventa e oito mil duzentos e oitenta e oito reais e trinta e três centavos). Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico: R$ 650.529,96 (seiscentos e cinqüenta mil quinhentos e vinte e nove reais e novena e seis centavos). Trabalho e Assistência Social: R$ 136.196,55 (cento e trinta e seis mil cento e noventa e seis reais e cinqüenta e cinco centavos). Contratada: Bouticão Comercio Automotivos Eireli-ME. Educação: R$ 141.653,09 (cento e quarenta e um mil seiscentos e cinqüenta e três reais e nove centavos). Saúde: R$ 65.285,48 (sessenta e cinco mil duzentos e oitenta e cinco reais e quarenta e oito centavos). Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico: R$ 103.881,77 (cento e três mil oitocentos e oitenta e um reais e setenta e sete centavos). Trabalho e Assistência Social: R$ 44.172,11 (quarenta e quatro mil cento e setenta e dois reais e onze centavos). Contratada: L W Verissimo Sousa-EPP. Saúde: R$ 237.348,80 (duzentos e trinta e sete mil trezentos e quarenta e oito reais e oitenta centavos). Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico: R$ 121.650,00 (cento e vinte um mil seiscentos e cinqüenta reais). Trabalho e Assistência Social: R$ 106.136,00 (cento e seis mil cento e trinta e seis reais).Objeto: Registro de preços para aquisições futuras de peças e manutenção de veículos para atender as necessidades das Unidades Administrativas do município, conforme especificações em anexo. Procedimento Licitatório: Extrato da Ata de Registro de Preços Vigência da Ata de Registro de Preços: 01 (Um) Ano a Partir da data de sua Assinatura. Assina Pela Contratante: Wanderley Pereira Diniz – Ordenador de Despesas das Secretarias. Assinam pelas Contratadas: Bruno dos Santos Silva, Luiz Wellington Verissimo Sousa, Igor Pacheco Cavalcante. Data da Assinatura: 05 (cinco) e 09 (nove) de novembro de 2021. Prefeitura Municipal de Parambu - Extrato de Contrato - Contratante: Secretaria de Educação. Contratado: IPN Construções e Serviços Eireli-ME. Pelo valor de R$ 1.448.451,57 (um milhão quatrocentos e quarenta e oito mil quatrocentos e cinqüenta e um reais e cinqüenta e sete centavos). Objeto: Contratação de empresa para prestação dos serviços de reformas das escolas da rede de ensino, do município, conforme projeto em anexo, parte integrante deste processo. Procedimento: Tomada de Preços Nº 2021.08.27.001-SEDUC. Vigência do Contrato: 180(cento e oitenta dias) dias a partir da data da sua assinatura. Dotações Orçamentárias: 07.07.12.361.1201.1.006. Elemento de Despesas: 44.90.51.00. Assina pela Contratante: Wanderley Pereira Diniz – Ordenador de Despesas da Secretaria. Assina pela Contratada: Ivo Pinheiro do Nascimento. Data da Assinatura: 23/11/2021. Prefeitura Municipal de Pindoretama - Aviso de Resultado das Propostas – O Presidente da Comissão Permanente de Licitação torna público para fins de intimação e conhecimento dos interessados, que após análise do resultado do Julgamento da Proposta de Preços referente à Tomada de Preços Nº 09.29.01/2021, cujo objeto: Contratação de empresa para execução de pavimentação em pedra tosca sem rejuntamento, no Sítio Ema e Araújo I no Município, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. (Convênio n° 29/2021), declarando as seguintes empresas CLASSIFICADAS: HR Serviços e Construções Eireli – EPP inscrita no CNPJ sob o nº 11.074.903/0001-33. L S Serviços de Construções Eireli – ME inscrita no CNPJ sob o nº 21.541.555/0001-10. WU Construções e Servicos Eireli – EPP inscrita no CNPJ sob o nº 10.932.123/0001-14. VK Construções e Empreendimentos Ltda – ME inscrita no CNPJ sob o nº 09.042.893/0001-02. ML Incorporações e Serviços Eireli – ME inscrita no CNPJ sob o nº 42.089.488/0001-15. Tomaz Construções Eireli – ME inscrita no CNPJ sob o nº 32.236.949/0001-81. CMGCON Construtora e Serviços Eireli – EPP inscrita no CNPJ sob o nº 19.726.451/0001-39. Construtora Impacto Comercio e Serviços Eireli inscrita no CNPJ sob o nº 00.611.868/0001-28. Nascente Construções Ltda – EPP inscrita no CNPJ sob o nº 15.372.706/0001-51. LEST Construções e Empreendimentos Eireli – ME inscrita no CNPJ sob o nº 13.610.181/0001-10. P2 Engenharia e Construção Civil Ltda – EPP inscrita no CNPJ sob o nº 05.162.341/0001-87 por cumprirem com todas as normas do edital, referente a fase de proposta de preços. Comunicamos que fica aberto o prazo recursal conforme artigo 109, inciso I, alínea “b”, da Lei 8.666/93. Não havendo interposição de recurso fica declarada vencedora do certame a seguinte empresa: VK Construções e Empreendimentos Ltda – ME inscrita no CNPJ sob o nº 09.042.893/0001-02. cuja proposta global foi de R$ 599.599,32 (quinhentos e noventa e nove mil quinhentos e noventa e nove reais e trinta e dois centavos). Josimar Gomes Sousa.


O ESTADO  Fortaleza, Ceará, Brasil  Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

ESPORTES

11

Vitória. Na primeira partida após a derrota para o Palmeiras na final da Taça Libertadores, o Flamengo mostrou força e venceu o Ceará por 2 a 1, no estádio do Maracanã, e impediu o Atlético-MG de alcançar o título do Brasileiro na noite desta terça-feira (30).Com a vitória o Rubro-Negro alcançou os 70 pontos.

Após conquista da Libertadores, Palmeiras vence Cuiabá por 3 a 1 Em primeira partida após a vitória no torneio continental, o clube alviverde do portugues Abel Ferreira venceu o time mato-grossense FOTO CESAR GRECO/PALMEIRAS

SILVIO CARLOS

ESPORTE AMADOR José Maria Melo Queria ter notícias do José Maria Melo que por muito tempo perteceu ao "staff " do jornalista Alan Neto que hoje comanda uma marca consolidada na nossa mídia que é o Trem Bala.

Loteria

A transmissão que a TV Diário faz sobre os sorteios da Loteria dos Sonhos é um show de descontração do seu apresentador Jordah Oliveira com a presença de lindos e simpáticos garotos.

Elmir

Repercutiu e muito bem o registro que fiz aqui sobre meu amigo Elmir Ciqueim, cadeira cativa no Flórida Bar e um homem que sabe só tudo de futebol e de política. UM CIDADÃO De cavador de cacimbas a ídolo do Fortaleza e do Flamengo. E acima de tudo um cidadão na mais legítima das expressões. Bom dia ai em Juazeiro do Norte meu caro Ronaldo Angelim.

A equipe paulista vai voltar a campo pelo o Campeonato Brasileiro na próxima segunda contra o Athletico-PR O Palmeiras voltou a campo nesta terça (30) pela primeira vez após ganhar a segunda Libertadores consecutiva com a vitória sobre o Flamengo, por 2 a 1, no sábado (27). Fora de casa, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, o time alviverde venceu por 3 a 1 o jogo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a ressaca após a conquista do torneio continental, a comissão técnica palmeirense resolveu poupar todos os titulares e a maioria dos jogadores que entram com frequência na equipe. Nem mesmo o técnico Abel Ferreira comandou a equipe

em Mato Grosso, função que ficou a cargo do auxiliar João Martins. As pratas da casa aproveitaram a oportunidade e abriram o caminho para a vitória alviverde, com gols aos 4 e aos 30 minutos do primeiro tempo –antes do intervalo, o ex-palmeirense Alan Empereur descontou. Nos acréscimos, Gabriel Veron fechou o placar. Gabriel Silva, artilheiro do time sub-20 do Palmeiras na temporada, com 23 gols, festejou o segundo gol no time principal –ele também marcou no empate com o Corinthians, 2 a 2, pela primeira fase do Paulista. “A primeira

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL DE MONDUBIM Rua Benjamim Brasil 340, Mondubim, Fortaleza-CE. CEP 60711-442 Fazer saber que pretendem casar-se civilmente neste Cartório os nubentes abaixo: Nº9268-RAFAEL VICTOR DOS SANTOS CAMPELO E ANTONIA THAMIRES PINHEIRO RODRIGUES Nº9269-KARLOS MAGNUN GONÇALVES TEIXEIRA E DAIANE LOPES OLIVEIRA. Edital de Proclamas publicado no Jornal O ESTADO. Fortaleza-CE, 01 de Dezembro de 2021. Fernanda Maria Alves Gomes Oficiala ELISIA FREIRE MOREIRA - CPF: 704.450.287-34 Torna público que requereu a Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMMA a Licença de instalação – LP/LI, para Construção uma Residência Unifamiliar, Alameda Pedra do Sal, S/N, Alphaville Ceará 02, Q-C3, LT-08, Cidade Alpha, Eusébio-CE. Foi determinado o cumprimento das exigências do manual de informações para o licenciamento ambiental na AMMA. ESTADO DO CEARÁ – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIRIAÇU-CEARÁ-AVISO DE TERMO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - O ordenador de Despesas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do município de Caririaçu-Ceará, o Sr. Ricardo Santos Barros, no uso de suas atribuições legais e, considerando haver a Comissão de Licitação cumprido todas as exigências do procedimento de licitação, cujo objeto é a CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA PAVIMENTAÇÃO EM DIVERSAS RUAS NA SEDE NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU/CE, CONFORME PROJETO BÁSICO, vem, ADJUDICAR e HOMOLOGAR o presente Processo Administrativo de Licitação, na modalidade TOMADA DE PREÇOS Nº 2021.09.30.01, para que produza os devidos efeitos legais e jurídicos. Assim, no termo da legislação vigente, fica o presente processo ADJUDICADO e HOMOLOGADO em favor da empresa: CONSTRUTORA EXITO EIRELI-EPP, inscrita no CNPJ n.º 03.147.269/0001-93, vencedora com o valor global corresponde a quantia de R$ 576.435,38 (Quinhentos e Setenta e Seis Mil Quatrocentos e Trinta e Cinco Reais e Trinta e Oito Centavos). Caririaçu/Ceará, Em 01 de Dezembro de 2021. Ricardo Santos Barros - Gestor do Fundo Geral. ESTADO DO CEARÁ – PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIBE – AVISO DE LICITAÇÃO – TOMADA DE PREÇOS N° 29.11.01/2021. A Presidente da Comissão de Licitação do Município de Jaguaribe/CE torna público para conhecimento dos interessados que, no dia 17 de dezembro de 2021 às 08h00min, na sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Jaguaribe localizada na Rua Maria Nizinha Campelo, nº 341, Bairro Aldeota - Jaguaribe/CE estará realizando sessão para recebimento e abertura dos envelopes com documentos de habilitação e propostas de preços para o objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA APTA A REALIZAR OS SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO DE DIVERSAS RUAS EM PARALELEPÍPEDO E PEDRA TOSCA COM REJUNTAMENTO NO BAIRRO EXPEDITO DIÓGENES NO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE/CE.O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereço acima, das 07h30min às 12h00min, ou através do site: www. tce.ce.gov.br. Jaguaribe/CE, 01 de dezembro de 2021. Michelle Maria Martins de Barros – Presidente da Comissão de Licitação. ESTADO DO CEARÁ – MUNICÍPIO DE CHORÓ – CE – AVISO DE LICITAÇÃO – PREGÃO ELETRÔNICO. A Pregoeira do Município de Choró-CE – torna público para conhecimento dos interessados a abertura do PREGÃO ELETRÔNICO N° 036/2021 - SRP, cujo objeto é SELEÇÃO DE MELHOR PROPOSTA PARA O REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO PRONTA, PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE DIVERSOS EVENTOS A SEREM REALIZADOS DE RESPONSABILIDADE DAS DIVERSAS SECRETARIA DO MUNICIPIO DE CHORÓ/CE., do Cadastramento das Propostas: 03 de Dezembro de 2021, às 10:30hs até 16 de Dezembro de 2021 às 08:00hs; Data de Abertura das Propostas: 16 de Dezembro de 2021, às 08:30h; Início da Sessão de Disputa de Preços: 16 de Dezembro de 2021, às 09:30hs. Todos os horários dizem respeito ao horário de Brasília. O edital completo poderá ser adquirido na sede da Comissão de Licitação e nos sites: https://www.licitacoes-e.com.br/aop/index.jsp; https://www.tce.ce.gov.br. Ana Paula Estêvão Silva – Pregoeira Oficial do Município de Choró/CE. ESTADO DO CEARÁ – PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUI - AVISO DE RETIFICAÇÃO DO RESULTADO DO JULGAMENTO DE PROPOSTA DE PREÇOS - O presidente da Comissão Permanente de Licitação do Município de Icapuí, torna público para conhecimento dos interessados, a retificação do julgamento da proposta de preços do Processo Licitatório nº 034/2021 – Concorrência nº 2021.08.24.01 – Registro de Preços nº 007/2021, cujo objeto é a contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para eventual e futura prestação de serviços de manutenção e conservação da malha viária e de logradouros públicos no município de Icapuí-CE. ONDE LÊ-SE: Formam CLASSIFICADAS as propostas de preços das empresas: 1º. Lugar: T FERREIRA P N CONSTRUÇÕES com o valor de R$ 2.610.480,19 (dois milhões, seiscentos e dez mil, quatrocentos e oitenta reais e dezenove centavos); 2º. Lugar: F I DOS REIS SILVA - ME com o valor de R$ 2.736.142,95 (dois milhões, setecentos e trinta e seis mil, cento e quarenta e dois reais e noventa e cinco centavos); 3º. Lugar: COPA ENGENHARIA LTDA. com o valor de R$ 3.404.075,27 (dois milhões, quatrocentos e quatro mil, setenta e cinco reais e vinte e sete centavos); 4º. Lugar: R MEIRA ENGENHARIA EIRELI com o valor de R$ 3.702.898,96 (três milhões, setecentos e dois mil, oitocentos e noventa e oito reais e noventa e seis centavos), por terem atendido às exigências de classificação da proposta de preços previstas no Edital. LEIA-SE: Formam CLASSIFICADAS as propostas de preços das empresas: 1º. Lugar: T FERREIRA P N CONSTRUÇÕES com o valor de R$ 2.610.480,19 (dois milhões, seiscentos e dez mil, quatrocentos e oitenta reais e dezenove centavos); 2º. Lugar: F I DOS REIS SILVA - ME com o valor de R$ 2.736.142,95 (dois milhões, setecentos e trinta e seis mil, cento e quarenta e dois reais e noventa e cinco centavos); 3º. Lugar: COPA ENGENHARIA LTDA. com o valor de R$ 3.404.075,27 (dois milhões, quatrocentos e quatro mil, setenta e cinco reais e vinte e sete centavos); 4º. ARN ENGENHARIA EIRELI - com o valor de R$ 3.481.015,34 (três milhões, quatrocentos e oitenta e um mil, e quinze reais e trinta e quatro centavos) 5º. Lugar: R MEIRA ENGENHARIA EIRELI com o valor de R$ 3.702.898,96 (três milhões, setecentos e dois mil, oitocentos e noventa e oito reais e noventa e seis centavos), por terem atendido às exigências de classificação da proposta de preços previstas no Edital. Ratificamse as demais informações do aviso ora retificado. Icapuí-CE, 01 de dezembro de 2021. Edinardo de Oliveira Pereira. Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

vez que eu subi estava muito ansioso para fazer um gol, mas agora mudei minha cabeça, fiquei mais tranquilo na frente do gol e fico feliz. Queria dedicar o gol para meu tio também, que está lá no céu.” No segundo tempo, apesar da pressão dos donos da casa, os paulistas conseguiram segurar a vantagem construída nos primeiros 45 minutos. Nos minutos finais, o goleiro Vinicius Silvestre, 27, outro formado na Academia, fez uma defesa à queima roupa e ajudou a segurar a vitória, confirmada na sequência por Gabriel Veron aos 46. Com 62 pontos conquistados e 36 jogos disputados,

o Palmeiras não tem mais chances de conquistar o Nacional, nem para ser o vice-campeão, já que o Atlético-MG soma 78 pontos e o Flamengo, em segundo, tem 70, e ambos ainda têm mais três jogos na competição. Em terceiro, o time alviverde resolveu antecipar as férias para alguns jogadores já a partir do sábado (4). A pré-temporada de 2022 está prevista para iniciar no dia 5 de janeiro.A equipe volta a campo na segunda-feira (6), para encarar o Athletico-PR, fora de casa, e encerra sua participação no Brasileiro contra o Ceará Sporting, no Allianz Parque.

COMUNICADO A POPULAÇÃO DE FORTALEZA – PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS TRABALHADORES EM CORREIOS DO CENTRO DE DOMICILIAR DO CONJUNTO CEARÁ – CDD CONJUNTO CEARÁ Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (SINTECT-CE), para cumprimento das exigências contidas na Lei n° 7.783/89, Lei de Greve, informa à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, à comunidade e à população assistida pelo Centro de Distribuição Domiciliar do Conjunto Ceará – CDD Conjunto Ceará, localizados na Avenida A, 1551 – Conjunto Ceará, Fortaleza – CE, estarão paralisando suas atividades a partir das 00:00h do dia 07 de dezembro de 2021, por 24h, em protesto ao não cumprimento da NR 24 por parte dos Correios e das precárias condições de trabalho: Correção ou substituição dos Ar condicionados que estão quebrados, tornando o ambiente insalubre e sem condição de permanecer trabalhando no ambiente; Espaço insuficiente para abrigar um Centro de Distribuição de Encomendas- CEE e um Centro de Distribuição de Correspondências – CDD; Inúmeras cadeiras quebradas ficando os trabalhadores sem ter onde sentar para exercer as atividades; Falta material de expediente; Contratação de mais funcionários para atender a demanda de serviços que só tem aumentado a cada dia, desde 2011 não há concurso; Não há espaço para refeição e nem de lazer no horário de repouso; Falta de segurança para resguardar o prédio e os trabalhadores em evitar sinistro; Não há saída de emergência; dentre outros problemas que já é de conhecimento da gestão dos Correios que requer soluções com urgência. Caso não sejam solucionados os problemas mencionados novas paralisações ocorrerão até a solução dos problemas. 01 de dezembro de 2021. Maria de Lourdes Paz Felix – Coordenadora Geral do SINTECT-CE. ESTADO DO CEARÁ – PREFEITURA MUNICIPAL DO UMIRIM – O Presidente da Comissão Permanente de Licitação de Umirim/Ce, convoca as empresas habilitadas para o prosseguimento de sessão para abertura dos envelopes de proposta de preços – Concorrência Pública - N° 09.001/2021 - CP - objeto: CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA CONSTRUÇÃO DE 07 (SETE) ARENINHA TIPO II, NA SEDE E LOCALIDADES DO MUNICÍPIO DE UMIRIM/CE., no dia 03 de dezembro de 2021 as 09:00hs da manhã na sala da Comissão Permanente de Licitação situada na Rua Major Sales nº 28, Cruzeiro-Umirim/CE. Umirim/CE, 01 de Dezembro de 2021. Marcelo Wagner Alves Ferreira, presidente da CPL do Município de Umirim/Ce. ESTADO DO CEARÁ - PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIBARA - AVISO DE RESULTADO DE HABILITAÇÃO - N° 2021110901-TP. A Presidente da Comissão de Licitação Municipal, torna público para conhecimento dos interessados o resultado da HABILITAÇÃO Licitação de Modalidade TOMADA DE PREÇOS de N° 2021110901-TP. Foram HABILITADAS as empresas participantes: CLEZINALDO S DE ALMEIDA CONSTRUÇÕES inscrita no CNPJ: 22.575.652/0001-97, neste ato SEM REPRESENTANTE; MV2 SERVIÇOS DE ENGENHARIA LTDA inscrita no CNPJ: 38.284.700/0001-28, neste ato SEM REPRESENTANTE; R.N. ESTACIO FILHO inscrita no CNPJ: 09.162.229/0001-05, neste ato SEM REPRESENTANTE; MATOS & ALMEIDA LTDA – ME inscrita no CNPJ: 01.816.139/0001-70, neste ato SEM REPRESENTANTE; CONSTRUTORA EXITO EIRELI-EPP inscrita no CNPJ: 03.147.269/0001-93, neste ato SEM REPRESENTANTE; C V TOME SERVIÇOS – ME inscrita no CNPJ: 23.834.673/0001-42, neste ato SEM REPRESENTANTE. Fica então a partir desta publicação aberto o prazo recursal de 05 (cinco) dias úteis previsto no art. 109, I alínea “a” da Lei 8.666/93 para as empresas participantes que desejarem manifestarem recurso contra o resultado de análise da habilitação. Não havendo manifestação ficará a nova data para abertura das Proposta de Preço para o dia 10 de dezembro de 2021 às 09h00min. Mais informações encontram-se disponíveis no endereço acima, no horário de 08:00hs às 13:00hs. Jaguaribara – CE, 01 de dezembro de 2021. AURINEIRE LIMA DE NEGREIROS – PRESIDENTE DA CPL. ESTADO DO CEARÁ - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ - AVISO DE LICITAÇÃO. PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 0212.01/21- PE/SETAS. OBJETO: AQUISIÇÃO DE 03(TRÊS) VEÍCULOS 0 (ZERO) KM, DESTINADOS AS ATIVIDADES DOS PROGRAMAS SOCIAIS, DE RESPONSABILIDADE DA SECRETARIA DO TRABALHO E DA ASSISTENCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE SANTANA DO ACARAÚ-CE, CONFORME TERMO DE REFERÊNCIA. DO TIPO: MENOR PREÇO. O(A) Pregoeiro(a) da Prefeitura de Santana do Acaraú-CE, toma público para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 03 de Dezembro de 2021 a 14 de Dezembro de 2021 até às 08h00min. (Horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços e Documentos de Habilitação referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 14 de Dezembro de 2021, às 08h15min. (Horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 10h00min do dia 14 de Dezembro de 2021, (Horário de Brasília). O edital na íntegra encontra-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão de Licitação/Pregão, á Av. São João, 75 - Bairro Centro,Santana do Acaraú – CE, no licitacoes-e: www.licitacoes-e. com.br, assim como no Portal de Licitações do TCE-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/ e no sítio da Prefeitura Municipal. À comissão de Pregão. Santana do Acaraú/Ce, 02 de Dezembro de 2021. Daniel Marcio Camilo do Nascimento Pregoeira Municipal ESTADO DO CEARÁ – PREFEITURA MUNICIPAL DO UMIRIM, Por intermédio do Pregoeiro torna público para conhecimento dos interessados que, no dia 15 de dezembro 2021 às 14 horas estará realizando licitação sob a modalidade de Pregão Eletrônico nº 07.008/2021-PE, Tipo menor preço por lote, para PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NA CONTRATAÇÃO DE PLATAFORMA DIGITAL PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO 1º AO 5º ANO E ENSINO FUNDAMENTAL II DO 6º AO 9º ANO, JUNTO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE UMIRIM/CE. Disponibilização do edital e informações no endereço eletrônico www.bllcompras.com e https://licitacoes.tce.ce.gov.br/. Umirim/CE, 01 de dezembro de 2021. JOSÉ CARLOS VIEIRA DEMELO - Pregoeiro

Fim do mundo

Vi na TV que padre já pode se casar. Decididamente o mundo está se acabando.

Programas de TV

Tanto a TV Assembleia como a TV Ceará estão com programas totalmente destinados ao nosso esporte. O programa TVC Esporte Club na TV Ceará é show de bola pela simplicidade de seus apresentadores com um participação do Bechara a cada tia mais derenvoto.

Luiz Marques

Ex-prefeito de Fortaleza e ex-jogador de basquete, Luiz Marques continua a ajudar a quem precisa. Nunca foi apegado a cargos públicos e hoje comanda a nossa Santa Casa que faz jus ao seu nome. ELIVÉSIO Leitor da coluna quer saber notícias do Elivésio que já foi técnico campeão pelo Sumov. Eu também gostaria de ter estas notícias.

Tatuados

A grande maioria de nossos craques da série A exibem suas tatuagens dos pés a cabeça. Uma moda que avançou cede na nosa juventude.

Flamenguista

Eu conheço inúmeros cearenses que torcem pelo Flamengo, sendo que alguns deles são mais simpáticos ao time carioca do que mesmo das equipes cearenses; Um deles é o jornalista Renato Abreu um dos maiores nomes de nosa imprensa. Seu espírito profissional nao o deixou tão triste assim porque em mais de 48 anos a conquista do Palmeiras ele estava no comando do programa Plenário Esportivo com a desenvoltura e bom humor de sempre.

Ginástica

A ginástica rítima é um esporte que ganha adeptos todo dia. Neste final de semana em Fortaleza uma copa reunindo várias cidades. Maria eduarda que é filha de meus amigos Júlia e Mateus é o destaque de nosso estado.

Sílvio Carlos

Muita gente perguntando o que tem a ver o Sílvio Carlos com este que vos escreve. Ele é meu sobrinho e tem o mesmo nome meu por uma homenagem que meu saudoso irmão Paulo Eduardo com sua esposa Deilma, nos fizeram Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima e secretário executivo do agro negício do Ceará e trabalha com o comando deste que é uma das figuras mais importantes do governo estadual no caso Maia Junior, um tricolor demais ilustra e uma admirável figura humana.

JACARECANGA Carlos Alberto Farias, Zé Ismar e Zé Flávio. Três nomes que pertenceram ao Jacarecanga, uma força do nosso futsal. Carlinhos comemorou terça-feira seu aniversário. Mais informações de Silvio Carlos: e-mail: promoviltda@yahoo.com.br


12

Fortaleza, Ceará, Brasil  Quinta-feira, 2 de dezembro de 2021  O

GERAL

ESTADO

Vila das Artes. A Escola Pública de Circo da Vila das Artes divulga a programação de cursos livres do mês de dezembro. Serão três oficinas: “Aperfeiçoamento em clown”, com Fred Raposo, “Laboratório de construção de currículo, clipping e portfólio artístico”, com Paula Silveira, e “Ferramentas Digitais para Produção Cultural”, com Aires e Eudo Araújo Jr.

Médicos explicam importância dos cuidados paliativos para pacientes terminais ou com doenças crônicas e sequelas Os cuidados paliativos buscam menor sofrimento de pacientes com doenças ameaçadoras à vida, porém ainda não há muito conhecimento sobre o tema “Uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a vida. Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psíquicos, sócio familiares e espirituais”, diz a citação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a definição de cuidados paliativos. Porém, esse termo ainda é pouco debatido publicamente, bem como há menos serviços disponíveis que a demanda. Doenças como câncer, mal de Alzheimer são tratadas nesta abordagem de forma a reduzir a dor do paciente, melhorar a qualidade de vida e oferecer rede de apoio aos familiares do paciente. Segundo a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), existem, em Fortaleza, poucos locais especializados em cuidados paliativos e que estão cadastrados no site paliativo.org.br. Segundo Ronei Oliveira, clínico geral do Hospital Haroldo Juaçaba, “a abordagem dos cuidados paliativos se dá de forma multidisciplinar, com médico, psicólogo e serviço social já há uma abordagem do paciente no seu contexto como um todo seja o contexto físico, emocional, social e até espiritual com o objetivo de promover melhor

entendimento da doença, melhor adesão ao tratamento e fazer com que o paciente e a sua família saiba lidar com as complicações”, explica. Conforme o clínico geral, a medicina aplica os cuidados paliativos, especialmente por métodos medicamentosos. Um exemplo disso são remédios para melhorar quadros de dor, cansaço e até mesmo ansiedade e insônia. Além de atendimento psicológico e médico, os pacientes e suas famílias podem receber amparo de assistentes sociais. Para os parentes de pacientes com cuidados paliativos conseguirem lidar com essa realidade, melhor forma de lidar, o médico aconselha: “A comunicação na relação médico paciente é fundamental”, diz. “A partir do momento em que se sabe como a do potencial risco de evolução (da doença), fica melhor conhecer a forma de manejar o paciente, sempre cuidar de forma amorosa, empática. É muito comum observar familiares que entram num nível de angústia muito grande. Então, há necessidade das famílias buscarem se organizar na divisão de tarefas para evitar sobrecarga, principalmente quando o paciente já fica totalmente dependente. É importante a confiança na equipe para ter abertura de conversa com a família sobre os aspectos a

flavio.torres.545

FOTO GRAZIELLY BARROSO / O ESTADO

“A comunicação na relação médico-paciente é fundamental”, diz Ronei Oliveira medida em que a doença vai avançando”, explana o médico sobre a importância da relação médico-paciente. “Uma coisa que encanta dentro dos cuidados paliativos é que não existe receita de bolo, já que cuidados paliativos trabalham com princípios e não com protocolos. Os profissionais médicos têm que se reinventar

mrtorres.oestado@gmail.com

todo o tempo no sentido de que a dona Maria não tem o mesmo sistema familiar do que o seu João. Então, eu tenho que adaptar o meu plano de cuidados à condição dele, seja condição financeira, seja condição de estrutura familiar. Essa relação de confiança entre família e equipe é fundamental para ter êxito nesses cuidados e colocar o

nosso plano terapêutico em prol da qualidade de vida do paciente, levando sempre em consideração o desejo do paciente. Ele tem direito de decidir sobre como ele quer ser tratado.”, diz Oliveira. A psicóloga Danielle Feitosa relata, normalmente, nos pacientes com esta condição “ falas reflexivas sobre a vida”. “ A gente fala dos

medos, dos projetos, das mudanças de projeto, das ressignificações, das perdas. Então, quando a gente fala em um paciente que está com uma doença avançada, que precisa de auxílio da família para realizar as atividades, e percebe no corpo mudanças da sua autoimagem, de alguma forma ele reflete sobre a vida. É lógico que a morte aparece como um disparador dessa reflexão”, explica Danielle. Para a psicóloga, é muito importante esses cuidados paliativos para melhor qualidade de vida para estes pacientes. “Cem por cento de importância. Ao pensar em cuidados paliativos é pensar nos cuidados à vida, a esse processo natural. O adoecimento convoca a reflexão e a construir um plano de cuidado (para esse paciente). Então, eu não consigo depois de cinco anos trabalhando em cuidados paliativos ver uma outra assistência que tente (fazer isso). O conceito de qualidade de vida é muito complexo. Então, quem vai dizer o melhor lugar pra se viver ou pra se morrer é o paciente. O respeito máximo à história de vida do paciente”, fala a psicóloga. (Matéria de Grazielly Barroso sob a supervisão da editoria de Geral)

Parceria. A Domus incorporadora, líder em construções financiadas no Ceará, segue seu plano de expansão nacional e acaba de fechar parceria com a Construtora DNA PRO, empresa de César Potenza. O empresário foi responsável pela construção de casas de diversos famosos, tais como Pablo Marçal, Thiago Nigro (o “primo rico”), Joel Jota, Carol Cantel, Cleverson Daleffe, dentre outros. O mercado paulista é visto com grande expectativa pelo sócio-fundador da Domus, Hygor Guerreiro, especialmente na modalidade de Financiamento de Construção pela Caixa. “Ao financiar a construção, o banco realiza a quitação total do terreno do cliente e paga a obra através de medições, de acordo com seu avanço físico. Já o cliente só começa o pagamento das parcelas do financiamento somente após a conclusão da obra. Além disso, optar por construir significa economizar de 30% a 40% em comparação a comprar uma casa pronta, o que gera uma grande economia que pode ser revestida na compra dos móveis e eletros da casa”, destaca o empresário cearense.

Um pouco de muita gente Lucio Brasileiro reuniu no seu famoso restaurante Ugarte, muitos nomes do empresariado cearense para a confraternização natalina, da Escola Unidos do Natal. Foram ao Cumbuco prestigiar LB: Beto Studart, Valdir Diogo, Elcio Batista, Fernando Cirino, Ricardo Cavalcante, Luciano Cavalcante, Carlos Castelo, Lúcio Alcantara, Chiquinho Aragão, Antunes Mota, Claudio Targino, dentre outros. Livro e documentário sobre o famoso arquiteto Emílio Hinko, foram lançados no espaço do Sebrae na Casa Cor Ceará. O arquiteto e autor do livro, Romeu Duarte, foi o anfitrião da noite que contou com a presença de muitos convidados. “Emílio Hinko, arquiteto – o último eclético: arquitetura e poder em Fortaleza” é o título da obra. Começa hoje, 1º de dezembro, a sexta edição do Bazar de Natal da Livraria Senac Ceará, trazendo opções de publicações nas mais diversas áreas com até 80% de desconto. O bazar acontece até 22 de dezembro no Senac Reference, e de 06 a 10 de dezembro no Senac Centro. A livraria conta com um acervo das editoras Senac e Edições Sesc nas áreas de arquitetura, artes, comunicação, administração e negócios, gastronomia, turismo, desenvolvimento social, design e moda, dentre outros temas.

Gabriela de Palhano, celebrando o sucesso do seu documentário Smiling Eyes, vencedor em duas categorias do festival Rio Web Fest

Parabéns da coluna para a Mirian Almada que celebra mais um ano de vida e na foto aparece com a amiga de infância Moema Guilhon

Stela Vitorino Sampaio, presidente da ABEC/DECA, na foto com Dr André Ng, chefe do departamento de Cardiologia, eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca do Glenfield Hospital e André Queiroga, na assinatura do convênio entre o Hospital Glenfield da Universidade de Leicester e a ABEC/DECA

Rapidíssimas Por ter trocado de idade, a querida Marcia Feitoza, reuniu um grupo de lulu’s para celebrar a data. Tudo aconteceu no seu endereço,que recebeu um toque do talentoso Dito Machado. - nnn - Agueda Muniz, diretora executiva da C Rolim Engenharia, participou do podcast Dellas, realizado e idealizado pela Trends/ CE. - nnn - No terminal maritimo, acontece no próxio sábado dia 04, O mysterious: festival de música eletrônica e apresenta grandes nomes da cena nacional e internacional. - nnn - O evento chega ao seu sétimo ano e é criação da 2Fun, produtora responsável por incluir a capital cearense no mapa dos maiores festivais de música eletrônica do país. - nnn - Dulcina Palhano, aniversariante de domingo passado, ganhou almoço em seu apartamento, articulado

pelo filho Pipo. - nnn - Na reforma da Cidade da Criança, que está uma beleza, a inexistência de pedalinhos não se justifica. Ainda está em tempo prefeito Sarto. - nnn - À luz de velas e o frio gostoso de Guaramiranga emolduraram os 18 anos de casados de Cíntia e Paulo Henrique Lima. - nnn - Neste sábado o Shopping Salinas sediará a Feira de Artesanato. Uma das atrações é Patrícia Alencar e sua lettering, que é o desenho das letras. Vamos lotar o Salinas. - nnn - Nosso abraço de dor para Nayana Bernardo pela irreparável perda de sua mãe Maria Eliana Castro Bernardo, cujo histórico de bondade atinge os píncaros do amor ao próximo. - nnn - Executivo Pedro Caminha lendo o best seller de Sidney Sheldon, 0 Reverso da Medalha. - nnn - Sandra Sousa aniversaria

hoje. Comemora apenas com a lista afetiva. - nnn - A diretoria da rede de Farmácias Santa Branca realizou na última sexta-feira (26) a posse do novo Comitê de Compliance para vigência 2022/2023. - nnn - Os membros farão parte do projeto “Programa de Compliance”, que tem como enfoque o relacionamento com o poder público e ações de prevenção, detecção e combate aos riscos de conformidade relacionados à lei. - nnn - O comitê dará continuidade e consolidará o trabalho já desenvolvido nas Farmácias Santa Branca. - nnn - O evento, promovido no auditório da rede farmacêutica, localizado na Avenida da Universidade, contou com a presença dos proprietários e representantes legais, Laura Paiva e Maurício Filizola; da farmacêutica, Francisca Eline do Nascimen-

to; do sócio proprietário da empresa R. Saldanha, Rafael Saldanha Pessoa; da gestora de RH, Erika Janaina Silva, além dos colaboradores da rede. - nnn - A Organização Social O Pequeno Nazareno (OPN) iniciou, nesta quarta-feira (1o), a distribuição de 310 cartões-alimentação para moradores das regiões do Mucuripe e Barra do Ceará, em Fortaleza. A ação é uma iniciativa da Petrobrás, parceira da associação, e tem por objetivo beneficiar pescadores que moram nessas regiões. A distribuição teve início na manhã de hoje e segue até a sexta-feira (3). Ao todo, serão distribuídos 276 cartões no Mucuripe e 34 na Barra do Ceará, atendendo a famílias em vulnerabilidade social e pré-selecionadas no cadastro de assistência da LUBNOR, com o apoio da OPN.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.