Issuu on Google+

Oerlikon Schlafhorst Express Conteúdo

Edição N.º 1/2009 p

Atualidades

Editorial

125 anos de Oerlikon Schlafhorst História Parte 1

2-3 4-5

Inovações Autoconer 5 – A família de produtos para a rebobinagem de bobinas cruzadas 6-7 Maçaroqueira Zinser com novas funções 8 Nova correia tangencial do rotor – Qualidade máxima para altas velocidades 9

Tecnologia Modernização Autocoro – Destaque Corolab XF Oerlikon Schlafhorst e Birla Cellulose Simples e funcional, graças ao PreciFX Potenciais na fiação compacta

10 11 12 13

Clientes & Mercados Century Textiles & Industries Ltd. Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S. Hermann Bühler AG (Suíça) bobina com PreciFX Marco do sucesso para a Kettelhack Arunachala Gounder Textile Mills Ltd.

14 15 16-17 18 19

Informação Peças originais da Schlafhorst em www.secos.myoerlikon.com

Prezada leitora, prezado leitor, Chances e riscos, boom e estagnação econômicos, inovação e substituição de produtos são fatores que caracterizam a vida de uma empresa, a evolução de um setor econômico, os negócios em todo o mundo. A indústria têxtil e o setor da construção de máquinas têxteis conhecem muito bem estas oscilações no mercado. Mas os 125 anos de jubileu de empresa da Oerlikon Schlafhorst em 2009 comprovam: knowhow técnico e tecnológico, criatividade e inovação, confiabilidade e confiança na relação com os clientes são garantia para uma posição de mercado forte a longo prazo e uma competitividade máxima no campo econômico. Vemos por isso na situação econômica atual mais tranquila a chance de trabalhar de maneira mais intensiva no melhoramento dos nossos produtos, na estruturação dos nossos processos e sequências para continuar obtendo benefícios para os clientes e novas vantagens competitivas para as suas exigências. Consideramos as inovações para nossas linhas de produtos fortes da fiação a anel, bobinagem e fiação a rotor como um investimento orientado para o futuro, para que vocês, nossos clientes, estejam bem equipados para a esperada reanimação do mercado.

20

Dr. Eng. Jürgen Meyer Vice President Research & Development Oerlikon Schlafhorst


2

Oerlikon Schlafhorst Express

Atualidades

125 anos de Oerlikon Schlafhorst Consciente da tradição e orientada para o futuro Para a Oerlikon Schlafhorst 2009 é um ano especial com um grande jubileu: podemos recordar 125 anos de sucesso no negócio da construção de máquinas têxteis. Estes 125 anos de experiência, know-how, tradição e criatividade inovadora são uma excelente plataforma para enfrentar com sucesso e grande confiança os desafios da economia têxtil global.

O princípio

Recuperação, anos de guerra e boom de máquinas têxteis

Tudo começou em 1884 quando Wilhelm Schlafhorst um antigo industrial do setor têxtil fundou a empresa com o nome W. Schlafhorst em Mönchengladbach. No i nício, o enfoque era a fabricação e venda de peças sobressalentes e artigos de consumo para as máquinas de fiar e de tecer que vinham principalmente da Inglaterra. Mas o boom na indústria têxtil na segunda metade do século XIX aumentou continuamente a procura de máquinas de fiar e de tecer, também em Mönchengladbach e na região de Niederrhein. Schlafhorst aproveitou esta excelente oportunidade para consolidar a construção de máquinas têxteis junto aos clientes. A entrada do jovem engenheiro Wilhelm Reiners na empresa assumindo a direção técnica, foi um verdadeiro golpe de sorte e teve importância decisiva na história posterior da firma. O caminho seguia agora para o desenvolvimento de máquinas têxteis completas, com enfoque especial na preparação da tecelagem. Com sua competência técnica, Wilhelm Reiners contribuiu significativamente para o fato de a Schlafhorst se tornar na “oficina de idéias” para a indústria têxtil, fato que é comprovado pelos inúmeros requerimentos de patentes.

Com o nome W. Schlafhorst & Co., a empresa torna-se com suas instalações de urdidura, bobinadeiras de trama, máquinas de fios retorcidos e bobinadeiras de bobinas cruzadas no líder mundial de máquinas para a preparação da tecelagem e não se deixou intimidar pela 1ª Guerra Mundial e pela crise na economia mundial. Em 1939, Schlafhorst fabrica com 650 colaboradores 20 diferentes máquinas em série. A 2ª Guerra Mundial deixou marcas mais profundas e destruiu quase por completo a produção. Mas a partir de 1947 foi novamente concedida a autorização para a fabricação de peças sobressalentes e, um pouco mais tarde, para a produção de máquinas têxteis. Em 1950, a empresa tinha aprox. 1.000 colaboradores e foram desenvolvidas novas gerações de produtos. Stefan Fürst, o construtor chefe, teve uma contribuição importante. Em 1959 por ocasião da ITMA em Milão começou a marcha triunfal da Autoconer que ajudou a Schlafhorst a ter um enorme impulso internacional. Além das máquinas de preparação da tecelagem foi iniciada em 1978 com a Autocoro a segunda linha de produtos, com maior sucesso até hoje.

Dr. Wilhelm Reiners marcou de forma decisiva a história da empresa e o desenvolvimento dos produtos.

Wilhelm Schlafhorst reconheceu as chances da fundação bem sucedida da empresa.

Vistas externas dos edifícios antigos e unidades de produção em 1910 em Mönchengladbach.


Atualidades

Da empresa familiar ao grupo de empresas 1991 trouxe alterações decisivas para a empresa. A W. Schlafhorst AG & Co. foi vendida ao grupo suíço Saurer. Nos anos seguintes, as reorganizações estruturais e organizacionais, bem como uma maior regionalização, deram à empresa maior segurança de estar à altura dos desafios de uma indústria têxtil globalizada. Em 2007, todo o grupo Saurer foi integrado no grupo Oerlikon. Com cerca de 3.000 colaboradores em todo o mundo, as áreas de negócios da fiação a anel, fiação a rotor e bobinagem estão agindo desde então sob o novo nome comercial Oerlikon Schlafhorst. Faro para tecnologias que definem tendências Atualmente, a Oerlikon Schlafhorst é como líder de setor o único fornecedor no mercado que tem capacidade para servir integralmente a cadeia de processos da fiação a anel e fiação a rotor. A Autoconer revolucionou, desde a sua introdução no mercado, a bobinagem automática de bobinas cruzadas

Oerlikon Schlafhorst Express

e comprova seu papel de precursor na tecnologia de bobinagem inovadora com cada nova geração de produtos. Com a estréia mundial da Autocoro em 1978, a primeira máquina de fiar a rotor que automatizou o processo de emenda e de troca das bobinas cruzadas, a Oerlikon Schlafhorst comprovou, por sua vez, os seus extraordinários conhecimentos tecnológicos têxteis dos processos e a enorme perspicácia. O complemento ideal da oferta de processos foi conseguido com a integração bem sucedida da tecnologia de fiação a anel da Zinser. Parceiro da indústria têxtil global Nos 125 anos, as idéias foram continuamente transformadas em produtos potentes, foi estabelecida uma rede de assistência mundial, os desejos dos clientes estiverem sempre em primeiro lugar de qualquer inovação para a Oerlikon Schlafhorst. Os colaboradores enfrentam com motivação e empenho os desafios da economia têxtil global para determinar também no futuro de maneira ativa a dinâmica na indústria têxtil.

A indústria têxtil mundial aprecia e conhece estas marcas de produtos da Oerlikon Schlafhorst.

3


4

Oerlikon Schlafhorst Express

Atualidades

Máquinas para a preparação da tecelagem justificam a fama mundial História Parte 1 Wilhelm Schlafhorst iniciou em 1884 a venda de peças sobressalentes para teares mecânicos e máquinas de fiar. Com a entrada de Wilhelm Reiners para a empresa em 1896, a pequena oficina foi rapidamente transformada em uma empresa de produção. A primeira patente foi atribuída em 1897 pela "maquineta de curso duplo para teares", cujos sucessos de venda levaram a empresa rapidamente ao limite da capacidade de produção. Em 1901 Wilhelm Reiners toma a próxima decisão importante: a construção de máquinas de preparação da tecelagem completas. A sua patente para "bobinadeiras de fio de urdidura para trama e em cruz para algodão – lã – linho“ já mostrava quais eram as tendências do futuro e formou o pilar do futuro programa de produtos. Diversas brochuras comprovam os sucessos de venda internacionais em vários idiomas, até já

havia uma em chinês. Com o aumento da gama de produtos da Schlafhorst com gaiolas de urdideira e urdideiras no ano 1910, o programa de produtos foi estendido até à terceira área da preparação da tecelagem, a urdidura. O enfoque em máquinas para a preparação da tecelagem e bobinadeiras transformou a Schlafhorst nas décadas seguintes no líder mundial nesta área e este know-how é uma base importante para o sucesso duradouro como líder tecnológico também com as linhas de produtos atuais.

As instalações de urdidura da Schlafhorst tinham uma excelente fama nas fábricas têxteis de todo o mundo e foram homenageadas com prêmios nas mais variadas exposições. Wilhelm Reiners introduziu pela primeira vez o "processo para a urdidura a partir de bobina cônica fixa", que ainda hoje não se alterou.

A Schlafhorst foi com suas patentes pioneira na automação da espuladeira, Primeiras bobinadeiras da Schlafhorst.

à esquerda o modelo SE 1, à direita a Autocopser ASE.


Atualidades

Oerlikon Schlafhorst Express

A bobinadeira cruzada M3 foi um sucesso de vendas. Um guia-fios de aletas coloca tipicamente o fio como se fossem "mãos cuidadosas".

Os diferentes modelos de urdideiras, suas diversas funções foram muitas vezes patenteadas.

As gaiolas de urdideira seccional de alto rendimento patenteadas permitem velocidades de urdidura maiores e uma tensão uniforme do fio e já tinham guarda-fios elétricos patenteados.

5


6

Oerlikon Schlafhorst Express

Inovações

Autoconer 5 – A família de produtos para a rebobinagem de bobinas cruzadas Modelos atraentes feitos sob medida para a melhor qualidade de bobinas Exigências individuais para a rebobinagem – Nossa oferta detalhada Um segmento interessante da bobinagem cruzada é a área da rebobinagem de bobinas cruzadas. Do grande âmbito das sequências de processos têxteis resultam diferentes condições básicas e exigências ao processo de rebobinagem. Se considerarmos as diferentes apresentações de bobinas e as diversas aplicações finais, rapidamente se percebe que uma rebobinadeira sozinha não pode ser a solução para uma qualidade otimizada e flexibilidade. A consequência lógica: a Oerlikon Schlafhorst oferece com a família de produtos da Autoconer 5 diferentes modelos e conceitos que satisfazem as variadas exigências do processo de rebobinagem. A decisão do tipo de máquina e da configuração certa pode ser tomada tranquilamente com base nas necessidades individuais do cliente. A escolha pode incluir tanto os requisitos têxteis, como também as condições relacionadas com o processo.

De acordo com os respectivos processos, poderá escolher o grau de automação certo das máquinas para a sua empresa e, eventualmente, também uma combinação de diferentes modelos em uma máquina. As características técnicas típicas para a tomada de decisão podem ser consultadas na sinopse em forma de tabela. Autoconer 5, modelos E e K Estes dois tipos já são conhecidos de gerações de máquinas anteriores e estão agora integrados no novo conceito de máquina da Autoconer 5. Eles oferecem através da variação de equipamentos o mais amplo campo de aplicações para a rebobinagem, inclusive a limpeza do fio, o processo de emenda e diversas opções de automação para a troca de bobinas de alimentações e bobinas finais. Pela primeira vez está aqui disponível, além da bobinagem de tambor, também a colocação de fio sem tambor PreciFX. Para a Autoconer 5, modelo K pode-se escolher opcionalmente a função de "rebobinagem 1:1". Autoconer 5, Tipo RC

Dos critérios têxteis fazem parte: • • • •

Conduzir os restos de bobinas cruzadas resultantes do processo para uma reutilização/reciclagem econômica seria útil para você, tendo em conta os custos de matérias-primas e processos cada vez maiores? A Autoconer 5, tipo RC foi especialmente concebida para isso: a rebobinagem de restos de bobinas cruzadas com um diâmetro máximo de 115 mm. Assim, várias bobinas pequenas podem formar de novo uma bobina aproveitável e rentável com um formato grande.

formato e apresentação da alimentação grau de limpeza dos fios a processar requisitos das etapas seguintes do processo e como novidade: seleção da tecnologia de deslocamento

Vista geral dos detalhes técnicos.

Tipo de máquina

Bobina de alimentação

AC 5 modelo S

AC 5 modelo E

AC 5 modelo K

AC 5 modelo RC

bobinas cruzadas

bobinas cruzadas

bobinas cruzadas

restos de bobinas cruzadas

curso 3” - 10”

curso 3” - 10”

curso 3” - 6”

curso 3” - 6”

máx. ø 280 mm

máx. ø 300 mm

máx. ø 240 mm

máx. ø 115 mm

manual,

manual,

manual, confortável com

manual, para o magazine

inserção simples

inserção simples

bobina reserva

circular

Formato de alimentação

Inserção de alimentação

para todos os modelos: curso 3” - 6” máx. ø 320mm

Bobina pronta Máx. fuso/seção

10

10

10

5

Distância entre os pontos de bobinagem

320 mm

320 mm

320 mm

640 mm

Combinação

não

com K, RC

com E, RC

com E, K


Inovações

Oerlikon Schlafhorst Express

A especificação do tipo RC pode ser escolhida, por exemplo, de forma idêntica a uma Autoconer para o processamento de espulas. Assim seria garantido que pode produzir bobinas cruzadas reproduzíveis com regulagens idênticas, tal como a fiação na bobinagem de espulas. Se houver somente uma pequena quantidade de bobinas residuais, seria de considerar também uma combinação por seções com as rebobinadeiras do modelo E ou K. Novidade !!! Autoconer 5 S

7

Opcionalmente estão também disponíveis os pacotes PreciFX Plus e PreciFX Expert. Os componentes tecnológicos Autotense FX, Ecopack FX e o novo parafinador, que já comprovaram os melhores resultados, estão disponíveis opcionalmente em função da sequência de seus processos. Na família de produtos Autoconer, ampliada para a rebobinagem de bobinas cruzadas, encontrará certamente o modelo certo para as suas necessidades. Fale com o seu engenheiro de vendas competente que o ajudará na escolha.

Absolutamente nova na família das rebobinadeiras é a Autoconer 5 S. O enfoque desta máquina está na rebobinagem de fio já depurado. Por esse motivo se prescindiu intencionalmente da limpeza adicional do fio, da emenda do fio e da automação para que possa se beneficiar de um mais reduzido consumo de recursos. A Autoconer 5 S se apresenta no seu equipamento básico com o pacote base PreciFX Start. Assim você assegura a máxima qualidade de bobinas, flexibilidade na característica das bobinas e a possibilidade de usar a tecnologia de bobinagem atualmente mais inovadora.

Modelo K com troca automática entre a bobina de reserva desenrolada e a bobina de reserva alimentada.

Modelo E, com inserção simples da bobina e inclusive limpeza e emenda do fio.

Características de equipamento para especificações individuais.

modelo Característica técnica

modelo S PreciFX

modelo E, K, RC tambor

modelo E, K, RC PreciFX

Autoconer 5 S: sem limpeza do fio, com PreciFX.

Tecnologia de deslocamento Tambor enrolamento desordenado Enrolamento desordenado preciso Precisão escalonada

Aproveitamento econômico de restos de bobinas com

Precisão

a Autoconer 5, RC.

Agregados de bobinagem (tecnológicos têxteis) Purgador Splicer Parafinador Autotense FX Propack FX Ecopack FX Automação Trocador de bobinas cruzadas Evacuação de bobinas não disponível

Equipamento base

disponível opcionalmente


8

Oerlikon Schlafhorst Express

Inovações

Maçaroqueira Zinser com novas funções Rápida, econômica, protetora

A Oerlikon Schlafhorst disponibiliza a partir de agora as maçaroqueiras Zinser 668 e Zinser 670 RoWeMat com funções extra para a produção eficiente de fios finos. Novidade: • • •

Gaiola com a opção de altura baixa Cilindros de transporte adicionais na entrada protegem a fita de fibras sensível O sopro da mesa de aletas com circuito econômico poupa energia

As maçaroqueiras Zinser 668 e Zinser 670 RoWeMat oferecem a melhor e mais rentável base para a produção de fios de filatório de anel finos na melhor qualidade. Mecha de qualidade em tempo recorde Rotações sempre altas com rupturas reduzidas da mecha são garantidas pelo conceito de acionamento único SynchroDrive e pelo comando EasySpin. Além disso, o EasySpin permite a troca rápida de partidas e garantia de qualidade graças a um comando simples. Com a tecnologia precisa e simultaneamente insensível e o knowhow consolidado na engenharia de bobinagem, a produtividade e a qualidade da mecha permanecem de maneira duradoura em um nível de primeira qualidade. Bobinas de mecha perfeitas são a base para fios de primeira qualidade Só a partir de bobinas de mecha excelentes é possível produzir fio de filatório de anel de primeira qualidade. O acionamento SynchroDrive e o comando EasySpin garantem em conjunto uma formação

precisa das bobinas. A tensão do fio fica sempre constante em toda a bobina. É a isso que chamamos engenharia de bobinagem Oerlikon Schlafhorst. A geometria de fiação precisa da Zinser 668 e Zinser 670 RoWeMat assegura valores de mecha constantes. A mecha entra exatamente no mesmo ângulo nas coroas das aletas das duas fileiras. Isso significa para você uma maior qualidade da mecha, pois não existem as mínimas diferenças de título entre a fileira traseira e dianteira. A isso se acrescenta uma maior produtividade graças a uma tensão uniforme da mecha. A altura mais baixa da gaiola de entrada e cilindros de transporte adicionais protegem a fita de fibras e asseguram assim uma produção de fios finos com uma qualidade especialmente alta. Obter mais qualidade, consumir menos energia O sopro suave da mesa só produz o vento necessário: o sopro da mesa de aletas mantém a entrada da mecha livre de fibras flutuantes com uma brisa suave sem levantar poeira. Pois: quanto mais limpa é a produção, maior será a qualidade do seu fio. A novidade é o circuito econômico que poupa energia É precisamente na produção de fios finos com material penteado de fibra longa que a maçaroqueira suja menos. Por isso, integramos no sopro um circuito de economia de energia que pode ser ativado de maneira central através de EasySpin. No circuito econômico é possível regular os intervalos de ligação e o tempo de funcionamento para o sopro da mesa de aletas e a aspiração. Assim você economiza, em função da matériaprima, até 80% da energia normalmente necessária para o sopro.

A altura mais baixa e cilindros de transporte adicionais protegem a fita de fibras e asseguram uma produção de fios finos com uma qualidade de alto valor.

Novo: A função Eco poupa energia.


Inovações

Oerlikon Schlafhorst Express

9

Oerlikon Schlafhorst Customer Support – Peças originais Autocoro Nova correia tangencial do rotor – Qualidade máxima para altas velocidades O original é melhor

Eis as suas vantagens:

Uma produção segura, serviços de assistência abrangentes e garantia total. Somente as peças originais da Oerlikon Schlafhorst lhe oferecem isso.

• • • • •

As correias tangenciais do rotor colocam exigências máximas ao material e à qualidade de fabricação

Produzir de maneira mais segura graças a maior resistência térmica Economizar custos de manutenção Aumento da vida útil em 25% até 75% Aumentar a produtividade Exclusivamente na Oerlikon Schlafhorst

Perguntas? A produção de correias tangenciais para o acionamento do rotor das máquinas Autocoro faz parte da primeira categoria da produção de correias e define os padrões para exigências máximas. Isto se aplica tanto ao material, como também ao ponto de emenda da correia.

Solicite nosso novo folheto. E-mail: customer-support.schlafhorst@oerlikon.com

Sabia que o rolo de pressão pressiona a correia tangencial com uma força de 19 N sobre o eixo do rotor e acelera o rotor 10 a 20 vezes ao dia em aprox. 1,5 segundos até uma rotação máxima de até 150.000 rpm, dependendo do diâmetro do rotor? Isto corresponde a uma velocidade da correia de 65 m por segundo ou 234 quilômetros por hora! E isso a uma temperatura ambiente de cerca de 60 °C. Também existem vibrações e micro-oscilações Splicer de dedo e novo material para uma durabilidade máxima Melhore a performance das suas máquinas Autocoro: a Oerlikon Schlafhorst otimizou tanto o material como também a emenda da correia, tendo melhorado consideravelmente o tempo de vida util: • •

O ponto de emenda da correia foi concebido como o chamado splicer de dedo com núcleo sintético multicamadas A superfície está otimizada a nível térmico

A nova correia tangencial vermelha e preta com emenda de dedo para o acionamento do rotor: uma qualidade máxima assegura um aumento da vida útil em até 75%. Vista do splicer de dedo – parte superior vermelha da correia: o ponto de emenda da correia é invisível tanto do lado superior, como do lado inferior da correia.


10

Oerlikon Schlafhorst Express

Tecnologia

Oerlikon Schlafhorst Customer Support Modernização Autocoro Destaque Corolab XF A detecção de fibras estranhas orientada para o futuro pode ser instalada posteriormente em todas as gerações Autocoro

Sensor Corolab XF

Sobretudo na área da tecnologia de limpeza do fio é importante reagir com rapidez às necessidades e exigências do mercado. As tendências da moda refletem-se até à funcionalidade das funções dos purgadores.

Sensor Corolab XQ Autocoro

Prêmio para fios depurados de fibras estranhas As mais recentes análises mostram que, atualmente, quase todas as procedências de algodão estão contaminadas com fibras estranhas. Da Índia vem a notícia que para a venda de fio no mercado interno é obtido um prêmio sobre o preço do fio de alguns por cento para fios depurados (pontos finos/grossos) e de mais alguns pontos percentuais para fios adicionalmente depurados de fibras estranhas. No mercado de exportação é obrigatória a limpeza do fio, incluindo a limpeza de fibras estranhas. Em todo o mundo, a procura de purgadores de fibras estranhas aumenta continuamente. Também esta função fará, em um futuro próximo, parte do equipamento básico de uma máquina de fiar a rotor. Fiações Autocoro na liderança mundial da limpeza de fibras estranhas Os clientes Autocoro estão aqui muito à frente da concorrência. Análises empíricas mostram que já hoje 95% de todas as fiações Autocoro apostam no sistema de limpeza Corolab. Uma grande confiança! Somos especialistas em modernizações Isso se deve certamente também ao conceito de modernização inovador da Oerlikon Schlafhorst: é possível integrar a qualquer momento em instalações Autocoro existentes, os desenvolvimentos contínuos da tecnologia de fiação a rotor para o aumento da produtividade e da qualidade do fio. Isto se aplica obviamente também à tecnologia de purgadores. Uma instalação posterior é amortizada dentro do mais curto espaço de tempo.

Autocoro 480

Autocoro S 360

Autocoro 240 Autocoro STD Vista geral da disponibilidade dos sensores Corolab do Corolab XQ e Corolab XF.

Corolab XQ e XF para todas as gerações de máquinas Também máquinas Autocoro com sistemas de purgadores muito antigos podem ser equipadas posteriormente com Corolab XQ e Corolab XF, como mostra a vista geral acima. Remodelação posterior sem problemas de Corolab XQ para Corolab XF A modernização não pode ser mais simples: graças ao sistema dois em um inteligente por cada ponto de fiar é possível remodelar também instalações Corolab XQ existentes através da troca simples do sensor Corolab XQ para o Corolab XF.

= O novo sensor Corolab XF com detecção de fibras estranhas.

Autocoro 360 Autocoro 312 Autocoro 288

Corolab XF.

+ Sensor Corolab XQ.

Detecção de fibras estranhas.

Assim como o Corolab XQ, pode ser instalado posteriormente em todas as gerações Autocoro sem quaisquer problemas.

Perguntas? E-Mail: customer-support.schlafhorst@oerlikon.com


Tecnologia

Oerlikon Schlafhorst Express

11

Oerlikon Schlafhorst e Birla Cellulose Viscose tingida antes da fiação O talento múltiplo entre as fibras de viscose O fabricante de fibras internacional Birla Cellulose da Índia é o maior produtor mundial de fibras de viscose para têxteis de vestuário. As filiais de produção em todo o mundo reunem uma capacidade de produção anual de mais de 250 milhões de toneladas. Dos produtos e marcas mais conhecidos da empresa fazem parte Birla Viscose, Birla Ecocel, Birla Modal e Birla Excel. Além disso, a Birla produz também fibras de viscose tingida antes da fiação com a marca Birla Spunshades. Os líderes de mercado mundiais gostam de se reunir e parcerias deste tipo têm grande valor para todos os participantes, especialmente para as fiações e tecelagens. Isso é ilustrado pela colaboração intensiva e exclusiva entre a Birla Cellulose e a Oerlikon Schlafhorst na área do desenvolvimento de produtos têxteis com fibras de viscose tingida antes da fiação. Com essa finalidade, a Birla Cellulose instalou na cidade de Carachi um centro de estudo têxtil e de aplicação (TRADC). Neste centro técnico, que possui uma Autocoro moderna e todas as máquinas têxteis do processamento posterior, a Birla Cellulose consegue simular na perfeição a prática têxtil, ou seja, excelentes oportunidades para o desenvolvimento de fibras, fios e têxteis para o mercado. Viscose tingida antes da fiação – bom para a carteira – útil para o ambiente Um dos pontos fortes das atividades dos últimos meses foi o aperfeiçoamento de viscose tingida antes da fiação . Estas fibras de viscose revelaram ser talentos ecológicos e econômicos multifacetados. São as únicas fibras de viscose que não contêm metais pesados e que são 100% biodegradáveis. A produção de fibras economiza em todos os recursos, no consumo de água e energia, e também no tempo. O balanço quanto a águas residuais e vapores é

As fibras de viscose tingida antes da fiação são ideais para a fiação Autocoro.

igualmente vantajoso. A economia continua no acabamento, pois são suprimidos processos inteiros, como por exemplo o processo de tingimento. Um aspecto especial é também o fato de a simplicidade dos têxteis em viscose tingida antes da fiação não ser perceptível, pois o aspecto final do artigo e o brilho das cores são tão excelentes como a resistência à lavagem e à deformação, o que são características de uso muito importantes para o consumidor. A Oerlikon Schlafhorst e a Birla Cellulose – abrem o caminho a fiações e tecelagens de sucesso Para que as inúmeras fiações Autocoro possam usufruir ao máximo desta fibra de viscose versátil, a Oerlikon Schlafhorst desenvolveu conjuntamente com a Birla Cellulose regulagens otimizadas para um grande número de fios de malharia e tecelagem. Elas estão ajustados de forma exata às exigências da viscose tingida antes da fiação e interligam com perfeição os aspectos da qualidade do fio e da produtividade. Assim foi possível aumentar por exemplo as rotações de um fio de malharia para 115.000 rpm sem que ocorra o temido acúmulo de poeira habitual na viscose durante a malharia e tecelagem e a diminuição da resistência do fio, do tecido ou da malha daí resultante. Também a sua fiação Autocoro pode se beneficiar das excelentes propriedades da viscose tingida antes da fiação. Os tecnólogos têxteis da Oerlikon Schlafhorst e da Birla Cellulose terão muito prazer em ajudá-lo. Fale com um dos nossos especialistas.

Viscose tingida antes da fiação para tecidos fluidos com cores brilhantes.


12

Oerlikon Schlafhorst Express

Tecnologia

Simples e funcional, graças ao PreciFX Novo design para bobinas de tingimento para um processamento posterior seguro e suave para o fio É precisamente para a tinturaria de bobinas cruzadas que uma bobina cruzada bem formada e preparada representa a chave do sucesso para um máximo de rentabilidade e qualidade. É necessário um grau máximo de know-how tecnológico e competência nos processos, pois trata-se de transformar as exigências individuais do processo de tingimento em um design de bobinas adequado às mesmas. Os requisitos e parâmetros mais importantes para bobinas de tingimento O critério mais importante é a uniformidade máxima na estrutura e densidade da bobina, tanto dentro de uma bobina cruzada, como também de forma reproduzível de uma bobina para outra. Os fatores de influência descritos do processo de bobinagem são, entre outros, a força de tração do fio, a configuração das bordas da bobina, a pressão de apoio, a colocação ordenada do fio, uma constituição das bobinas sem desenhos. A escolha da tecnologia de bobinagem é uma "questão de filosofia e de fé“: "enrolamento desordenado“, bobinagem de precisão ou de precisão escalonada. Com a Autoconer 338, a Autoconer 5 e os sistemas Autotense FX e Propack FX, a regulagem central dos parâmetros de bobinagem, o deslocamento

lateral mecânico e a colocação suave do fio, a Oerlikon Schlafhorst trabalhou de forma decisiva na otimização das bobinas de tingimento, tendo já obtido na área da bobinagem de tambor quase o know-how tecnológico máximo possível. Descobrir e resolver com precisão os pontos fracos com PreciFX Com o novo sistema de colocação do fio sem tambor PreciFX existe agora um grau de liberdade bastante maior para a configuração do design da bobina ajustada individualmente ao processo de tingimento. Como um critério decisivo para o sucesso durante o tingimento tem vindo a estabelecer-se a configuração das bordas da bobina. Os especialistas da Oerlikon Schlafhorst inspiraram-se neste ponto central para o desenvolvimento de novas idéias e resultados criativos fascinantes. Bordas redondas – a solução da charada As bordas da bobina, por mais macias que sejam, correm sempre o risco de um mau tingimento ("zonas mortas”). Habitualmente, as bobinas são arredondadas antes do tingimento através da deformação mecânica com o objetivo de melhorar as características

Novo design das bobinas de tingimento graças a PreciFX.

de tingimento através da "quebra“ das bordas mais densas das bobinas. É óbvio que isso piora a constituição da bobina e o comportamento de desenrolamento devido ao deslocamento das camadas de fio. Por isso, o lema era "fora com as bordas“ logo no processo de bobinagem, pois assim já não poderão ser uma fonte de defeitos. Com PreciFX, a colocação do fio é comandada por software de maneira a arredondar a bobina diretamente no processo de bobinagem. Isto é efetivamente um arredondamento e não uma chanfradura (formação de uma nova fase com duas bordas). A bobina obtém diretamente a sua forma definitiva com uma densidade regular em todos os sentidos. Dependendo dos requisitos e do material é possível ajustar diferentes raios de arredondamento, de maneira simples centralmente no Informator através da inserção de alguns parâmetros de exigências. O arredondamento a bobinar é calculado pelo próprio PreciFX. Isto pode ser aplicado para todos os tipos de enrolamento. Além da enorme vantagem de qualidade graças à proteção evidente do fio, há um ganho de economia no processo que não pode ser subestimado. Por um lado, se torna desnecessária a intervenção mecânica do arredondamento, que a estrutura de bobina elaborada com cuidado vai receber. Por outro lado, deixa também de ser necessária uma segunda etapa do processo, a da rebobinagem depois do tingimento, uma vez que é possível desenrolar sem problemas uma camada de fio após a outra. Em resumo, uma coisa simples e funcional, graças a PreciFX, o que já é confirmado pelas primeiras declarações de clientes.

Bordas redondas das mais variadas formas.

Bordas como fontes de

Bordas como fontes de

defeitos para tingimentos

defeitos para tingimentos

desiguais.

desiguais.


Tecnologia

Oerlikon Schlafhorst Express

13

Potenciais na fiação compacta Flexibilidade, aumento da produção e qualidade

A tecnologia Zinser CompACT³ permite um uso universal de um grande espectro de fibras e matérias-primas. Isto se aplica também à gama de títulos de fio. Do Denim ao fio fino, todos os títulos são possíveis. Adaptação à matéria-prima através do agregado CompACT³ ajustável da Zinser

sempre maior desgaste dos elementos de fiar. Pelo contrário, uma redução da torção do fio não tem efeitos negativos sobre o desgaste dos elementos de fiar e o consumo de energia. As possibilidades que daí resultam na prática têm de ser analisadas no caso de aplicação concreta até ao produto final e verificadas individualmente quanto à sua realização. Sistema compacto que garante qualidade

As propriedades das fibras a processar têm grande influência sobre o processo de fiação. A tensão correta da fibra na área de compactação influencia de maneira decisiva a qualidade do fio. Graças à possibilidade de ajuste da transferência da Zinser CompACT³, é possível adaptar a zona de compactação de forma individual às diferentes matérias-primas. A transferência é regulada de maneira central na máquina. Além disso, o vácuo compacto separado ajustável com precisão permite reagir à "tendência de compactação" de diferentes fibras. A regulagem do vácuo compacto é realizada com simplicidade e rapidez através do EasySpin no painel de comando da máquina. Yarn Engineering – estrutura de fio ajustável, novos produtos têxteis Nem todos os campos de aplicação exigem, por exemplo, uma pilosidade reduzida do fio compacto. Em determinados campos de aplicação especiais, o mais importante é a alta resistência do fio. A possibilidade de ajuste da transferência durante a fiação Zinser CompACT³ permite influenciar os valores do fio. Isto permite que o caráter e a estrutura do fio compacto sejam configuráveis e possam ser adaptados de maneira ideal à finalidade de aplicação definitiva. A fiação compacta permite um maior aproveitamento da substância da fibra e um deslocamento do limite de fiação. Assim é possível reagir simples e rapidamente às exigências e tendências do mercado. Também é possível reagir com rapidez a oscilações na matériaprima. Naturalmente, também existe assim a possibilidade de aplicar o Yarn Engineering com o Zinser CompACT³, ou seja desenvolver novos produtos têxteis. Aumento da produtividade e economia de energia A fiação compacta abre novos caminhos para o aumento da produção. Os aumentos de produção na fiação compacta são possíveis através de um maior número de rotações do fuso ou através da redução da torção do fio. Então como se comportam os valores do fio? Das séries de ensaios abrangentes realizadas não houve variações significativas nos dois casos no que respeita os valores do fio. Apenas com uma redução muito acentuada da torção é necessário observar a resistência à ruptura e o alongamento. Mas se considerarmos aqui também o balanço energético e a eficiência de recursos, um aumento das rotações significa igualmente um consumo de energia mais elevado. Um aumento das rotações do fuso significa também

A qualidade de fio constante, uniforme com característica compacta contínua só pode ser garantida pelo Zinser CompACT³. No processo de fiação, as máquinas de fiar compactas Zinser 351 C³ caracterizam-se por um excelente comportamento dinâmico e uma estabilidade de marcha extremamente constante. Fatores de influência como poeira, partículas de sujeira ou avivagens não têm influência sobre a tecnologia CompACT³. O elemento CompACT³ é insensível contra acúmulos de partículas e fibras flutuantes. O manchão CompACT³ é auto-limpante graças aos diferentes raios de desvio. Não são necessários controles demorados pelo pessoal para garantir a qualidade. Os períodos de limpeza, manutenção e paradas reduzidos se traduzem em uma maior produtividade, menor necessidade de pessoal e eficiência de recursos. Graças às propriedades auto-limpantes do Zinser CompACT³, você obtém a mais alta segurança de processo. Você pode ter certeza de estar produzindo a qualquer momento uma excelente qualidade de fio na compactação.

Zinser CompACT³ – de uso flexível, com garantia de qualidade e eficiente.


14

Oerlikon Schlafhorst Express

Clientes & Mercados

Birla Century Uma unidade da Century Textiles & Industries Ltd., Jhagadia, Bharuch, Gujarat Qualidade do fio sempre em primeiro lugar A Birla Century é uma empresa verticalizada com fiação, tecelagem, acabamento e confecção. São produzidas e processadas qualidades de fio de Ne 50 a Ne 200. A transformação de algodão de alta qualidade em fios excelentes tem na Century Textiles & Industries Ltd. em Mumbai e Madhya Pradesh, Índia, uma longa tradição. A empresa já foi fundada como Cotton Textile Mills em 1897. Desde 1951, a empresa encontra-se em um processo de diversificação e crescimento vertiginoso. Atualmente, a Century Textiles é uma empresa verticalizada que abrange fiação, tecelagem, processamento posterior e confecção. Um definidor de tendências e fornecedor de tecidos de algodão e de denim modernos e de alta qualidade, de fios de algodão e artigos finais confeccionados. A Century Yarn em Madhya Pradesh produz anualmente 5000 toneladas de fio e a Century Denim 21 milhões de metros de tecido de denim. A Birla Century em Gujarat, uma moderníssima instalação linkada, fabrica anualmente aprox. 25 milhões de metros de tecido de algodão fino e muito fino. O Sr. R.K. Dalmia Senior President da Century Textiles & Industries Ltd. afirma: "A Century é sobretudo conhecida pela alta qualidade dos seus produtos". Desde o fardo de algodão até ao produto final, em matéria de qualidade nada é deixado ao acaso. Um controle contínuo, incluindo controles de qualidade online, assegura a excelente qualidade até ao produto final. A empresa está certificada pela norma ISO 9001 e recebeu o selo alemão Oeko-Tex® por toda sua gama de produtos. São exportados fios, tecidos e artigos finais confeccionados Century para o mundo inteiro. Uma nova linha de fiação totalmente automatizada entra em funcionamento

investimento esteve em primeiro lugar a qualidade dos produtos finais. É utilizada a tecnologia de fiação a anel da Oerlikon Schlafhorst: maçaroqueiras Zinser 670 RoWeMat, filatórios de anel clássicos Zinser 351, máquinas de fiar compactas Zinser 351 C³ e os tipos de bobinadeiras Autoconer 5 modelo D. Uma automação de transporte sob medida desde a maçaroqueira ao filatório de anel garante adicionalmente a elevada exigência de qualidade da Century Textiles aos seus fios e produtos finais. Automação de processos e qualidade do fio A Century Textiles & Industries Ltd. escolheu para a produção das suas qualidades de fio a anel a maçaroqueira Zinser 670 RoWeMat com trocador automático integrado. As 16 maçaroqueiras Zinser 670 RoWeMat estão linkadas com os 72 filatórios de anel Zinser 351 e Zinser 351 C³ em uma solução de automação do mais alto nível de integração. A estação de transferência automática na maçaroqueira RoWeLift transporta as bobinas de maçaroqueira sem contato para o sistema de transporte de bobinas de mecha. Na linkagem flexível, o transporte continua para os filatórios de anel com a automação da gaiola CimTrack 3. "Com o transporte automático preciso e sem contato das bobinas de maçaroqueira sensíveis desde a maçaroqueira para o filatório de anel alcançamos a qualidade máxima do fio. Os danos na mecha e erros de operação propagam-se pela cadeia de processos inteira e prejudicam de maneira acentuada a qualidade. Isso e o fluxo de material claramente estruturado foram decisivos para a nossa decisão de investimento em uma automação de transporte do mais alto nível de ampliação na nossa nova unidade“, diz o Sr. U.C. Garg, Presidente Executivo da Century Textiles & Industries Ltd. As vantagens de uma solução de automação sob medida são sequências claras, indicações inequívocas e intervenções do pessoal operador reduzidas ao mínimo. Dessa forma é assegurado a longo prazo o nível de qualidade e a produção da Century Textiles & Industries Ltd.

Uma nova fiação, tecelagem e processamento posterior com mais de 100.000 fusos do filatório de anel vai iniciar a produção, equipada com o mais moderno e atual parque de máquinas. Na decisão do A solução de automação sob medida Filatório de anel de maçaroqueira garante a qualidade.

Filatório de anel Zinser com trocador automático CoWeMat 395 F.


Clientes & Mercados

Oerlikon Schlafhorst Express

15

Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S. Fios de qualidade com Zinser CompACT³ A Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S. de posse da família Ibeyli, foi fundada em 1993 e é hoje um dos maiores produtores de fio da Turquia. Nas unidades de Ceyhan e Osmaniye, em um total de 10 fábricas com 1700 colaboradores, são produzidas diariamente mais de 100 toneladas de fio. As 5 fiações openend e as 5 fiações a anel produzem fios de malharia nos títulos Ne 20 - Ne 40. É processado exclusivamente algodão penteado proveniente dos EUA. O uso de algodão de alta qualidade em lotes grandes é a chave para a qualidade de fio constante, e ainda um parque de máquinas que usa as tecnologias mais recentes e seguras. A Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S. aposta na tecnologia de fiação a rotor e fiação a anel da Oerlikon Schlafhorst. São utilizadas na área da fiação a anel maçaroqueiras Zinser, filatórios de anel Zinser e Autoconer 338. A Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S. confia desde 2003 também na fiação compacta com o Zinser 351 C³ e está convencida da qualidade de fio obtida. "Nas vendas a qualidade de fio que alcançamos nas máquinas de fiar compactas Zinser 351 C³, mas sobretudo também a constância dos fios compactos produzidos nestas máquinas, são de grande importância para nós como empresa de fiação“ afirma Adil

Mentes, General Manager da Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S. As fiações compactas foram aumentadas constantemente nos últimos anos. Atualmente existem 98 máquinas de fiar compactas Zinser 351 C³ com 118.000 fusos que produzem fios compactos de alta qualidade que são exportados para todo o mundo. Qualidade compacta duradoura e confiável O ponto forte da tecnologia Zinser CompACT³ é a possibilidade de aplicação universal para um grande conjunto de matérias-primas e títulos de fio. Também na gama de títulos médios são produzidos cada vez mais fios no processo de fiação compacta. A fiação compacta representa aqui, com pleno direito, a qualidade máxima do fio. Em comparação com a fiação a anel clássica, a tecnologia de fiação compacta origina aqui um real progresso na qualidade do fio. O progresso consiste sobretudo no maior aproveitamento da substância da fibra e em velocidades de saída mais altas na fiação. Uma característica compacta contínua e assim uma qualidade de fio constante e uniforme só podem ser garantidas pelo Zinser CompACT³. Somente aqui é possível adaptar a estrutura do fio compacto com um aperto de botão e ajuste central com EasySpin às respectivas exigências do produto final. A possibilidade de regulagem do sistema Zinser CompACT³ permite

também flexibilidade no que diz respeito à matéria-prima utilizada. Assim é possível reagir com flexibilidade, por exemplo, a oscilações na matéria-prima. Graças às propriedades auto-limpantes do sistema compacto, é garantida a mais alta segurança de processo. É produzida qualidade compacta, sempre de maneira duradoura e confiável. E os custos de limpeza e manutenção são bastante mais baixos, em comparação com outros sistemas. Com uma alta produtividade, os fios são fabricados com nível de qualidade sempre alto e constante. O 2.000.000º fuso da geração de máquinas Zinser 351 / 451 vai para a empresa Beyteks. O 2.000.000º fuso da geração de máquinas Zinser 351 / 451 é um fuso Zinser 351 CompACT³ e vai para a empresa Beyteks Tekstil San. Ve Tic. A.S., fábrica de Ceyhan. Em uma pequena cerimônia, Markus Wurster e Martin Leichter das vendas da Oerlikon Schlafhorst entregaram de forma simbólica aos Senhores Hassan Ibeyli e Adil Mentes este 2.000.000º fuso como fuso de ouro.

Entrega do fuso de ouro na fábrica Ceyhan aos Maçaroqueira Zinser 670 RoWeMat –

Qualidade de fio constantemente alta

Senhores Hassan Ibeyli e Adil Mentes no dia

o melhor arranque para o melhor fio.

com Zinser CompACT³.

5 de março 2009.


16

Oerlikon Schlafhorst Express

Clientes & Mercados

Hermann Bühler AG (Suíça) bobina com PreciFX Qualidade, inovação e especialização – Argumentos fortes na concorrência global A Oerlikon Schlafhorst mostrou por ocasião da ITMA 2007 a inovação para a bobinagem cruzada automática: PreciFX. Foi diretamente na feira que a empresa suíça Hermann Bühler AG decidiu adquirir como primeira fiação de algodão uma Autoconer 5 com o novo sistema de colocação do fio PreciFX. Agora, as duas empresas trabalham em estreita cooperação na exploração dos potenciais tecnológicos. Prontidão para a inovação, entusiasmo por novas tecnologias e o desenvolvimento de novidades que definem tendências no mercado são para as duas empresas as bases para um negócio de sucesso, para a Oerlikon Schlafhorst no negócio das bobinadeiras e para a Hermann Bühler AG na fabricação de fios finos e muito finos (algodão e misturas) que se caracterizam por propriedades criativas e funcionais especiais. A realização das mais altas exigências dos clientes com relação à qualidade, exclusividade das matérias-primas e novas e criativas estruturas de fio determina há mais de 150 anos a filosofia da empresa da Hermann Bühler AG. Foram introduzidos com sucesso no mercado nos últimos anos, por exemplo, fios com propriedades antibacterianas e inibidoras de odores (Silver), fios funcionais com transporte de umidade direcionado (BeDry) e como novidade mundial os fios de algodão de tingimento profundo da tecnologia Rainbow para obter efeitos de cor especiais. Com isso, a Hermann Bühler AG destaca seu entusiasmo na inovação e know-how dos processos. Para cada metro de fio é válido: somente são usadas as melhores fibras de algodão Supima longas e microfibras Modal exclusivas. As mais modernas instalações de produção, a competência e o empenho dos colaboradores bem instruidos, assim como uma assistência de primeira classe aos produtos, são outros aspectos importantes dos quais a clientela mundial se pode beneficiar. Requisitos de qualidade e de processo máximos como vantagem em relação à concorrência A Hermann Bühler AG produz fios de qualidade em duas unidades e, com as suas criações de fio inovadoras, é um dos maiores fornecedores de fio em todo o mundo. Em Sennhof (Suíça) são fiadas

anualmente aprox. 4.000 toneladas de fios finos com um título de fio médio de Nm 95/1. Aproximadamente a mesma quantidade, na gama de título média de Nm 68/1, é produzida em Jefferson (EUA). Os fios são fornecidos para malharias e tecelagens, em uma proporção de 50%, com altas exigências de qualidade na Europa, América e Ásia. Para poder impulsionar o desenvolvimento e a venda de fios de maneira ainda mais orientada, a Hermann Bühler AG trabalha sobretudo em dois sentidos: diretamente com os comerciantes e confeccionadores são discutidas as vantagens das criações de fio extraordinárias, uma vez que estas mostram pelo caminho mais curto as tendências atuais da moda e dão novos impulsos ao desenvolvimento do fio. Com a clientela direta, ou seja, tinturarias, malharias e tecelagens procura-se frequentemente a troca de opiniões sobre a otimização de processos. E graças a PreciFX, a Hermann Bühler AG tem agora a excelente possibilidade de fornecer com flexibilidade a bobina adaptada aos respectivos processos posteriores que garanta a maior eficiência e segurança de processo. PreciFX – Bobinas cruzadas de processo otimizado com um toque de botão A Hermann Bühler AG vê na qualidade sem compromissos e adaptada individualmente das bobinas cruzadas um argumento importante para poder oferecer à sua clientela com flexibilidade a qualidade de bobina desejada: pois isso aumenta a rentabilidade no processamento posterior, por exemplo devido a velocidades de saída maiores ou um tingimento mais uniforme. O pessoal gosta especialmente do fato de as características de bobinagem serem definidas centralmente no Informator. E o excelente know-how que os colaboradores têm dos processos compensa, pois são necessários um determinado grau de experiência e know-how tecnológico sobre a bobinagem para poder determinar a combinação de parâmetros adaptada a cada caso. Para a Bühler já não existem compromissos relativamente à formação das bobinas, o novo trunfo chama-se flexibilidade. Bobinar absolutamente sem desenhos – os clientes ficam entusiasmados Além da flexibilidade muito maior, o segundo argumento importante é a maior qualidade das bobinas e aqui sobretudo a ausência de desenhos de cada bobina. Pois o “enrolamento desordenado PreciFX” combina as vantagens do enrolamento desordenado com as vantagens do deslocamento do fio comandado por software. Assim, os clientes obtêm as bobinas com a conhecida característica, mas absolutamente sem desenhos. A clientela espera assim fantásticas experiências novas no comportamento de tingimento e de desenrolamento das bobinas.


Clientes & Mercados

Oerlikon Schlafhorst Express

17

Novas dimensões de qualidade e configuração do processo com base no exemplo do tingimento É sobretudo no fornecimento às tinturarias que a Hermann Bühler AG vê uma vantagem decisiva. É aqui que o Preci FX mostra seu poder. As bobinas de tingimento não são apenas livres de desenhos, mas convencem também por uma densidade absolutamente uniforme e perfeita, pois mesmo nas bordas da bobina é obtida exatamente a densidade adequada à densidade da bobina graças ao deslocamento do fio comandado por software. O resultado: com as bobinas PreciFX, as tinturarias conseguem obter sempre resultados de tingimento reproduzíveis. Um benefício em potencial especial resulta do fato de o PreciFX permitir aumentar o grau de liberdade para a seleção de parâmetros e suas combinações. Assim é possível, ainda na Bühler, ajustar o perfil específico da bobina, ou seja, a forma exterior e a estrutura interior da bobina de tingimento, com precisão aos requisitos do processo de tingimento. Esta individualização do design da bobina exige uma engenharia de bobinagem bem pensada, mas ainda deixa para o futuro muitas possibilidades em aberto para a otimização dos processos que terão de ser exploradas conjuntamente com as tinturarias quando estiverem presentes as exigências do processo da respectiva tinturaria.

Bobinas de tingimento com novo design, identificação para o envio para os clientes.

Possibilidades concretas da otimização de processos graças a novo design de bordas Com o PreciFX é possível configurar de maneira mais consciente o design das bordas das bobinas graças à variação do curso através do diâmetro. Os especialistas da Hermann Bühler AG desenvolveram conjuntamente com os tecnólogos da Oerlikon Schlafhorst bobinas com bordas arredondadas. Assim é possível economizar por inteiro o processo, necessário até agora, de quebrar mecanicamente as bordas antes do tingimento, o que é prejudicial para o fio. E isso ainda tem um efeito positivo sobre o comportamento de desenrolamento sem problemas após o tingimento, uma vez que são evitados os deslocamentos das camadas de fio. Ou seja, graças a uma formação uniforme e sem desenhos das bobinas com bordas redondas e sem a necessidade da quebra das bordas, é possível economizar quase por inteiro o processo de rebobinagem após o tingimento. Mesmo após um tempo de uso ainda comparativamente curto do sistema PreciFX (em comparação com a bobinagem de tambor comprovada durante décadas), a Hermann Bühler AG está convencida da capacidade do sistema. Os especialistas tecnológicos da Oerlikon Schlafhorst e da Hermann Bühler AG trabalham com expectativa todos os dias novas otimizações para explorar ao máximo o potencial do PreciFX.

Da direita para a esquerda Kurt Ritz (Diretor da Fiação da Hermann Bühler AG), Herbert Rüskens e Klaus Kamphausen (Tecnologia Oerlikon Schlafhorst) examinam as bobinas PreciFX. O PreciFX comprova a sua capacidade em plena produção na Hermann Bühler AG .


18

Oerlikon Schlafhorst Express

Clientes & Mercados

Marco do sucesso para a Kettelhack Belcoro – Qualidade “Made in Germany“ A empresa alemã Hch. Kettelhack GmbH & Co. KG, Rheine, trabalha há mais de 130 anos com sucesso no mercado têxtil e é uma empresa de produção verticalizada. O produto principal são têxteis de alto rendimento de cores lisas para vestuário de trabalho e roupa de cama para leasing no setor hoteleiro e hospitalar, que são vendidos em toda a Europa. Selo Belcoro para Kosima A Kettelhack investiu pela primeira vez em 1996 em máquinas de fiar a rotor Autocoro para a produção de fios de qualidade. Hoje, a fiação a rotor produz exclusivamente em máquinas de fiar da Oerlikon Schlafhorst. Os fios e a roupa de cama produzida com eles, comercializada com o nome de marca "Kosima", receberam agora o ambicionado

selo Belcoro. Os resultados dos testes da roupa de cama chegaram mesmo a ultrapassar os padrões de qualidade Belcoro, orientados para a prática. Os fios de qualidade Belcoro são sobremaneira adequados para artigos de roupa de cama e satisfazem plenamente as exigências do mercado.

certificação Belcoro podemos oferecer aos nossos clientes os nossos produtos com uma ótima qualidade e serviço.“ Com foco na alta qualidade "Made in Germany", a Kettelhack está muito bem equipada para enfrentar com sucesso também no futuro os desafios do mercado.

A Kettelhack é uma empresa orientada para o futuro que dá grande valor a uma qualidade constante e na qual o cliente e os desejos do consumidor final estão sempre em primeiro lugar. De acordo com este princípio, a concessão de uma licença Belcoro é mais um marco na realização da filosofia da empresa orientada para a qualidade. Dr. Uwe Steinmeyer, Diretor Executivo: "Um cumprimento sistemático de todas as diretrizes de qualidade desde a fibra até ao produto final, assim como investimentos prometedores em todas as áreas de produção, permitem-nos ser membro da comunidade Belcoro sem qualquer problema. Com a

Já passou o tempo em que os lençóis e os travesseiros tinham um aspecto

(da esquerda para a direita) Diretor Executivo da Kettelhack Dr. Uwe Steinmeyer,

uniforme – agora é possível criar um look jovem e personalizado com diferentes

Diretor de Produção da Kettelhack Werner Schütze, Service Manager da Oerlikon

desenhos de travesseiro e cores atraentes. Com Kosima foi possível combinar a

Schlafhorst Thomas Sieben e Engenheiro de Vendas da Oerlikon Schlafhorst Kurt

vantagens da roupa de cama de leasing com opções de configuração personali-

Bäuerle na entrega oficial do certificado Belcoro em Rheine.

zadas. Moderna, nobre, convidativa – e sempre na qualidade confortável especial da Kettelhack.


Clientes & Mercados

Oerlikon Schlafhorst Express

19

Arunachala Gounder Textile Mills Ltd. Com a Autocoro S 360 e Belcoro na rota do sucesso mundial

A fiação e tecelagem Arunachala Gounder Textile Mills Ltd. (aqui designada AGT Mills) do sul da Índia se transformou em poucos anos de um pequeno fornecedor de fio local em um fabricante de produtos de viscose orientado para a qualidade e com atividade a nível mundial. A história de sucesso da empresa começou em 1995 com poucas máquinas com um total de 5.000 pontos de fiar. Nos anos seguintes, a AGT Mills aumentou sucessivamente as capacidades de produção para quase 20.000 pontos de fiar e muitos teares. Quase não existe nenhum fio de viscose que a AGT Mills não consiga fornecer, desde fios de viscose clássicos com todos os títulos de fio até fios de modal, fios de bambu, fios de mistura com algodão ou com acrílico. Anualmente vão para todo o mundo 20.000 toneladas de fio de viscose e 40 milhões de metros de tecido para vestuário de lazer. Os maiores mercados da AGT Mills são tecelagens na Europa e América do Sul, e há também clientes nos EUA e no sul da Ásia.

Fios premium certificados simplificam a comercialização Para poder documentar para o exterior a qualidade de fio alcançada de maneira otimizada, a AGT Mills mandou certificar os fios de viscose fiados na Autocoro S 360 com a marca de qualidade protegida Belcoro. Ramesh Natarajan, Diretor de Marketing: "Belcoro documenta nossas vantagens em relação aos nossos concorrentes de maneira muito abrangente e é um apoio valioso na comercialização dos nossos fios. Nossos clientes sabem que com Belcoro obtêm fios premium e que Belcoro somente existe com a Autocoro. Os fios Autocoro já têm grande valor junto aos nossos clientes, mas valorizam mais ainda com Belcoro. Por um lado, nossos clientes podem ter a certeza que os fios desenrolam de forma excelente nas suas malharias e tecelagens. Mas também é verdade que nossos clientes de malharias e tecelagens têm mais facilidade em comercializar seus produtos se disserem que estão processando fios Belcoro."

Estratégias de qualidade consequentes produzem resultados Uma excelente qualidade do fio e das bobinas cruzadas são a competência central e a receita de sucesso da AGT Mills. As estratégias da empresa neste aspecto abrangem todas as áreas e os quase 700 colaboradores. Máquinas de qualidade alemãs são tão importantes quanto a direção enxuta e experiente da empresa, composta pelo Diretor-Geral P. Nutrajan, Diretor Financeiro N. Probhuram e Diretor de Marketing Ramesh Natarajan. Na fiação a rotor, a AGT Mills aposta na Autocoro S 360. P. Nutrajan: "Esta nova geração Autocoro é uma máquina de fiar a rotor que está tão adaptada à nossa empresa que parece que foi desenvolvida especialmente para nós. A Autocoro S 360 reúne inúmeras vantagens: por um lado, enquadra-se perfeitamente no nosso conceito de qualidade, pois uma máquina Autocoro é quase uma garantia de fios e bobinas cruzadas de qualidade. Por outro lado, apreciamos as inovações tecnológicas desta nova Autocoro. A nova tecnologia de emenda DigiPiecing da Autocoro S 360 com comando digital e controle digital é um verdadeiro salto quântico. A Autocoro S 360 é a primeira máquina de fiar a rotor que satisfaz nossa exigência de qualidade também no segmento de máquinas semi-automáticas, as duas máquinas novas são assim um excelente investimento no nosso futuro.“

Diretor-Geral P. Nutrajan.

Autocoro S 360 na AGT Mills: garantia de qualidade do fio e das bobinas cruzadas.


20

Oerlikon Schlafhorst Express

Informação

Peças originais da Schlafhorst em www.secos.myoerlikon.com Exclusivamente para os nossos clientes SECOS: Ofertas especiais interessantes Melhore a performance das suas máquinas com peças originais da Schlafhorst: só as peças originais possuem o know-how que aproveita plenamente o potencial da sua máquina. Exclusivamente no SECOS temos para você preços especiais interessantes para peças originais, elementos de fiar e pacotes de modernização selecionados da Oerlikon Schlafhorst para a Autocoro, Autoconer e Zinser. Nossa oferta especial que estava prevista terminar no final de 2008 continua em 2009 devido à boa aceitação por parte dos clientes. Pode encontrar nossas ofertas especiais no SECOS na rubrica “Ofertas especiais”. Esta ação só é válida para encomendas no SECOS e enquanto houver estoque. Aproveite esta oportunidade vantajosa. Ainda não é cliente SECOS?

Tudo de uma olhada: ofertas especiais no SECOS incl. informações atuais sobre disponibilidade e preço.

Basta um clique. Inscreva-se gratuitamente e sem compromisso em: www.secos.myoerlikon.com Perguntas? Entre em contato com a equipe do SECOS por e-mail: customer-support.schlafhorst@oerlikon.com Oerlikon Schlafhorst Customer Support We keep you competitive.

Impresso:

Editor: Oerlikon Schlafhorst / Filial da Oerlikon Textile GmbH & Co. KG / Blumenbergerstrasse 143-145 /

D - 41061 Mönchengladbach / Caixa Postal 10 04 35 / D - 41004 Mönchengladbach / Telefone: +49 2161 28 - 0 / Fax: +49 2161 28 - 2645 / Internet: www.oerlikon.com/textile / E-mail: info.schlafhorst@oerlikon.com / Responsável pelo conteúdo e redação: Marketing de produto Oerlikon Schlafhorst: Heike Scheibe, Waltraud Jansen, Claudia Baumann, Birgit Pakowski / Fotografia: Oerlikon Schlafhorst / Tiragem: 10.000 exemplares / A Oerlikon Schlafhorst Express é publicada nos seguintes idiomas: chinês, alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, turco, português do Brasil, russo


Oerlikon_01_2009_p_I.pdf