Page 1

PROPOSTA DE CAPÍTULO LIVRO 8 ANOS


PRESTAÇÃO DE CONTAS 2005 | 2012


C U L T U R A


04

Estação Cultura

Oficinas culturais

A “Estação Cultura” foi inaugurada em abril de 2006, abrangendo os antigos prédios da Estrada de Ferro Araraquarense e Estação Rodoviária Municipal, revitalizados e adaptados para receber o staff administrativo da Secretaria de Cultura, Oficinas Culturais, Salão de Exposições e, temporariamente, o Museu Municipal.

Atualmente, as Oficinas Culturais atendem, aproximadamente, 1300 pessoas por mês, com mais de 70 cursos de artesanato, dança e teatro. As atividades têm foco na preservação dos costumes e tradições, além de oferecer capacitação aos alunos, oportunizando a geração de renda.

Inauguração da “Estação Cultura” em abril de 2006, pelo Prefeito Municipal Afonso Macchione Neto.

Inauguração da “Estação Cultura” em abril de 2006, pelo Prefeito Municipal Afonso Macchione Neto.


Salão de Exposições O Salão de Exposições promove, anualmente, cerca de 8 exposições, além de abrigar fóruns, cursos e apresentações artísticas.

“catanduva 1940/1960 – Anos Dourados” - 2006

06

Exposição De Inauguração Da “estação Cultura” “rio São Domingos” – Abril De 2006

“90 Anos De Catanduva” – Abril De 2008


Museu Municipal e Biblioteca Municipal “Embaixador Macedo Soares” O Museu Municipal de Catanduva está temporariamente localizado na “Estação Cultura”, com transferência prevista em outubro deste ano para o prédio do antigo MIS, em fase de conclusão de reforma. O acervo histórico do Museu Municipal de Catanduva conta com itens significativos da história da cidade.

“90 Anos De Catanduva” – Abril De 2008

08

A Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares possui 30 mil títulos e 55 mil exemplares de livros diversos. O sistema é informatizado e atualmente possui 5.170 leitores cadastrados. São 2.500 livros emprestados mensalmente e, anualmente, 30.000 livros. Localizada na Rua Maranhão a biblioteca aguarda a conclusão das obras do prédio do MIS. Pela primeira vez na história de Catanduva, a Biblioteca Municipal “Embaixador Macedo Soares” ocupará instalações modernas e adequadas, projetadas especialmente para ela, o que irá colaborar com sua relevante função pedagógica e cultural, que deve estar refletida nas instalações, acervo, móveis e equipamentos.

“90 Anos De Catanduva” – Abril De 2008


Casa da Música

OSCA – Orquestra Sinfônica de Catanduva

Inaugurada em 11 de abril de 2011, a “Casa da Música” abriga as oficinas de música, “Projeto Guri” e atividades da OSCA – Orquestra Sinfônica de Catanduva.

Criada em outubro de 2008, a OSCA – Orquestra Sinfônica de Catanduva, conta com a regência de Dejair Rodolfi e a assessoria artística do renomado professor e músico Ricardo Fukuda. A orquestra possui, atualmente, 45 integrantes, entre estudantes e profissionais. É subsidiada exclusivamente pela Prefeitura Municipal de Catanduva, que mantém regente, monitores, montadores, arquivistas, regente assistente e inspetor de orquestra, os quais cuidam da formação e aperfeiçoamento dos quatro naipes – cordas, madeiras, metais e percussão. A partir da orquestra surgiram 5 grupos de câmara, chamados de “cameratas”: quarteto de cordas “Ars Nova”, quinteto de metais “Interlúdio”, quarteto de cordas feminino “Quatro Estações”, quarteto de violoncelos 'Fourcello' e quinteto de cordas infantil 'Ars Nova Kids'.Ao público da cidade e região, a OSCA oferece, mensalmente, apresentações de repertórios eruditos variados, no Teatro Municipal de Catanduva. A orquestra possui, também, uma agenda de concertos em cidades da região, a convite dos departamentos culturais dos municípios.

As oficinas de música promovem a educação e a p r á t i c a c o l e t i va d a m ú s i c a , a t e n d e n d o, aproximadamente, 190 alunos por mês, com 5 cursos: piano no teclado, teclado, guitarra, violão e viola caipira. O “Projeto Guri”, do Governo do Estado de São Paulo, implantado em Catanduva em junho de 2006, com o apoio da Prefeitura Municipal, oferece, nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

10


Livro 8 anos  

Livro, Catanduva, 8

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you