Page 1

Colônia de Férias

Fundação Solidariedade

DIA DAS MÃES

Vem aí a edição de inverno. São apenas 180 vagas e as inscrições já estão abertas. Página 5

Mantida por funcionários Volvo, encaminha a adoção crianças e adolescentes. Página 8

Associação Viking prepara festa especial, com almoço e muitas outras atrações. Página 4

Amanda e a mãe Letícia: na festa da AV

O Viking família www.volvo.com www.assocviking.com.br

Publicação bimestral da Volvo do Brasil e da Associação Viking . nº 58 . jul/ago de 2011

9912185645/2007–DRPR

Volvo do Brasil Veículos Ltda

FECHAMENTO AUTORIZADO - PODE SER ABERTO PELA ECT

Lombalgia CAMINHO O médico Luiz Fernando Carvalho explica à funcionária da Volvo Maria Helena Lemos o que causa lombalgia. Atividade física ajuda na prevenção

Saiba o que é, como prevenir e tratar esta doença que atinge 80% das pessoas


Sua saúde

Informação para o seu bem estar

Dor nas costas Lombalgia aguda é a presença de dor na região lombar e pode durar até seis semanas. Pelo menos 80% das pessoas apresentam este problema em algum momento de suas vidas

Quem nunca teve ou não conhece alguém próximo que se queixe da, popularmente conhecida, dor nas costas? O problema, conhecido cientificamente como lombalgia aguda, atinge pelo menos 80% das pessoas em algum momento de suas vidas. Pode ser resultado de um movimento brusco, de uma atividade extenuante ou de uma queda. Muitas vezes, a origem é de difícil identificação. Pode ter início nos músculos, tecido conjuntivo, ligamentos, cápsulas articulares, ossos, discos intervertebrais, vasos sanguíneos ou cartilagens. A doença é caracterizada pela presença de dor na região lombar. A intensidade varia de leve a forte. A dor pode irradiar-se para nádegas e/ou membros inferiores e durar até seis semanas. Geralmente, a lombalgia aguda é tratada com repouso. Especialistas afirmam que desenvolver atividade física e manter-se ativo pode aliviar a dor e acelerar o tempo de recuperação (confira os exercícios sugeridos e leia mais sobre a importância do alongamento na página 8).

fique por dentro Conheça a lombalgia aguda e saiba como prevenir e tratar 1 Duração do quadro Geralmente a dor aguda da lombalgia regride ao longo do tempo - 50% se resolvem em até duas semanas e 80% dentro de seis semanas. A duração e gravidade de um episódio isolado não podem ser previstas com base no início, local da dor ou mesmo da intensidade inicial. 2 Lombalgia aguda é perigosa? A gravidade da lombalgia aguda é relativa. Os sintomas são quase sempre benignos e autolimitados. Até mesmo uma ruptura de disco tem uma chance de melhora espontânea. Em poucos casos a lombalgia aguda é causada por um processo mais grave, como uma fratura, infecção ou câncer. Isto é mais comum em pessoas acima de 50 anos, com história de câncer, dor intensa no repouso, febre associada, diabetes, abuso de álcool ou outras drogas, ou ainda osteoporose. Para todos os casos de dor persistente, por mais de seis semanas, a investigação médica é aconselhada. 3 Peso corporal A aptidão física é importante para a saúde em geral e o sobrepeso, principalmente localizado na região abdominal, desloca para frente o centro de gravidade do corpo, impondo um esforço adi-


mantenha-se ÁGIL E ATIVO Confira algumas dicas de exercícios. São movimentos que podem ajudar na sua recuperação

RAIO X O médico Luiz Fernando Carvalho mostra radiografias com diagnóstico de lombalgia a Gilmar Pereira, pai do funcionário da Volvo Luis Pereira

Chega de sedentarismo O médico Luiz Fernando Carvalho diz que, na maioria dos casos de lombalgia aguda, a conversa com o paciente e o exame físico são suficientes para definir o tratamento. “Vários tipos de exames de imagem podem ser feitos. Incluem raios x, cintilografia óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética. A escolha do teste (e se é necessário) depende do que o médico suspeitar”, diz. Gilmar Pereira, 72 anos, filho de Luis Pereira, funcionário da área da VSF (Volvo Service Financial), foi diagnosticado com a doença. “Passo muito tempo no sofá assistindo TV. Há uns dois meses comecei a sentir dor na região lombar”, afirma ele. Além de medicamento para aliviar a dor, o médico receitou caminhadas leves. “Vou sair do sedentarismo”, afirma Gilmar, empolgado.

Mas atenção: caso piore a dor ou ela se expandir para outros locais, pare o exercício e informe o médico. Logo que estiver sem dor ou melhor, é importante iniciar um programa de exercícios para fortalecer e alongar a musculatura lombar. Estas duas ações são muito importantes na manutenção da saúde e prevenção de novos episódios de lombalgia. Oriente-se com seu médico a respeito.

1

Caminhe diariamente e procure manter uma boa postura.

2

Estenda-se em pé. Coloque as mãos na região lombar, com os dedos voltados para dentro. Estire o tronco para trás na medida do tolerado e pressione a região lombar com os dedos. Mantenha-se assim por 2 segundos. Faça 10 vezes e repita a cada 2 horas.

3

Deitado de barriga para baixo, apoie-se sobre os cotovelos e mantenha o quadril no chão. Fique na posição por 10 segundos. Faça 3 vezes e repita a cada 2 horas. Use um colchonete.

4

cional à região lombar. Da mesma forma, a magreza extrema pode levar à perda de massa muscular e/ou óssea, predispondo a problemas lombares. 4 Posição ao dormir Dormir deitado sobre as costas, aumenta bastante a pressão exercida na região lombar. A melhor posição é deitar-se de lado. Se for colocado um travesseiro entre as pernas, a pressão na coluna lombar cai ainda mais. 5 Como tratar Um dos melhores conselhos para o tratamento da lombalgia aguda é manter-se ativo “como tolerado”. Pode parecer contraditório, mas a atividade mantém o sangue e nutrientes fluindo para a área afetada. Inibe a inflamação e reduz a tensão muscular. A aplicação local de calor ou gelo pode trazer alívio. Medicamentos, acupuntura, fisioterapia e outras técnicas de terapia podem ser indicadas pelo seu médico, dependendo do seu caso.Obs: a terapia ou remédio que foi bom para você pode não ser indicado para outra pessoa e vice-versa. O tratamento deve ser conduzido conforme orientação médica.

Deitado com as costas no chão, puxe um dos joelhos até o peito. Permaneça na posição por 10 segundos. Faça 3 vezes com cada perna. Repita 2 a 3 vezes ao dia. Use um colchonete.

5

Deitado com as costas no chão, puxe os dois joelhos até o peito e mantenha a posição por 10 segundos. Faça 3 vezes. Repita 2 a 3 vezes ao dia. Use um colchonete.

6

Apoiado com mãos e joelhos no chão, eleve a região lombar e contraia a região abdominal como se levasse o umbigo até a coluna. Mantenha a posição por 10 segundos. A seguir, relaxe a região lombar. Faça três vezes, com 2 a 3 repetições diárias. Use um colchonete.


agenda

A programação da Associação Viking

dia 8

Dia das mães

julho

www.assocviking.com.br

Venha com toda a família passar um agradável Dia das Mães na AV. Reserve pela intranet o seu ingresso para o almoço (o jantar foi cancelado), no valor de R$ 16,90. Poderá ser parcelado em duas vezes, com desconto em folha. Muitas atividades e cardápio especial. Saiba mais nas páginas 6 e 7.

dia 6

Truco Início da quarta etapa do torneio de truco, ranking de 2011. No Viking’s Bar, às 18 horas. Participe! O vencedor ganhará uma viagem com acompanhante ao Parque Beto Carrero, em agosto. E os três primeiros colocados receberão um marcador de truco personalizado.

PRESENÇA Acima, Sérgio Aguilar, funcionário da área de Cabines, a esposa Lucila e o filho Enzo; ao lado, André Carnevali, do Marketing da Volvo Caminhões, e a mãe Clarinda. Todos na AV dia 8 de maio

dia 13

Banda Uma sexta-feira muito especial com a banda cover Pink Floyd e DJ Lima. O som começa com DJ Lima, às 21 horas e continua com banda a partir das 22 horas. A festa segue até as 3h30 da madrugada.

Oriente-se Alongamento Atividades de lazer Bar e restaurante Body Pump (ginástica) Capoeira Churrasqueiras Dança de salão Yoga Escolinha de futebol Atleta do Futuro Musculação manhã Musculação tarde Salão de festas

dia 14

Vikin´s Dance Festa animada para a garotada com DJ Lima, sem bebida alcoólica, cigarro e com supervisão de seguranças. Mas com muita música e dança para a galera de 12 a 17 anos. No Viking’s Bar, com início às 19h30. Lembre-se de que é preciso apresentar a identidade na entrada! DIVERSÃO Luíza, filha do funcionário Paulo Carvalho, da área jurídica da Volvo. “Vou sempre. É divertido e seguro”

Horários de espaços e atividades na Associação Viking segunda

terça

quarta

quinta

sexta

sábado

18h20 às 19h

---

18h20 às 19h

---

18h20 às 19h

---

domingo ---

---

---

---

---

---

14h às 17h

14h às 17h 10h às 19h

---

17h às 23h

17h às 23h

17h às 23h30

17h à 1h

10h às 19h

16h e 17h30

---

16h e 17h30

---

16h e 17h30

---

---

10h às 11h30

15h e 17h

---

10h, 15h e 17h

---

9h às 12h

---

17h às 22h

17h às 22h

17h às 22h

17h às 22h

17h às 24h

10h às 20h

10h às 20h

---

19h30 às 20h30

---

---

---

---

---

12h às 13h

17h às 18h

12h às 13h

17h às 18h

---

---

---

---

---

---

---

---

9h às 12h

---

14h às 17h

14h

---

---

---

6h45 às 13h

6h às 13h

17h às 20h 17h às 22h

14h às 17h

---

6h45 às 13h

6h45 às 13h

6h45 às 13h

---

---

17h às 20h

17h às 20h

17h às 20h

17h às 20h

---

---

17h às 22h

17h às 22h

17h às 22h

17h às 24h

10h às 20h

10h às 20h


agosto dia 27

INVERNO

Colônia de Férias Começam as inscrições para a edição de inverno da Colônia de Férias. Muitas atividades para divertir toda a criançada. O valor é de R$ 80 e pode ser parcelado em 2 vezes, com desconto em folha. Podem participar crianças de cinco a 12 anos. São apenas 180 vagas. Então, não perca tempo para reservar a sua! As inscrições podem ser feitas no Espaço Cultural de 27 de junho a 1 de julho, das 11 às 13 horas; dias 28 e 30, das 19 às 21h30 e no dia 29, das 7 às 8 horas.

dia 10

dia 11

É seis! Início da quinta etapa do torneio de truco, ranking de 2011. No Viking’s Bar, às 18 horas.

Viking’s Dance Festa para a garotada de 12 a 17 anos, com DJ Lima. No Viking’s Bar, com início às 19h30. Apresente a identidade na entrada!

CORRA Amanda Lemos na colônia do ano passado: apenas 180 vagas

dia 17

Banda Uma sexta-feira especial com banda e DJ Lima. Das 21 horas às 3h30, no Viking’s Bar.

dia 21

Automaquiagem Mais uma promoção da AV. Increva-se pela intranet. Dura uma hora e terá turmas das 14 às 17 horas. São R$ 20 que incluem os produtos para a maquiagem.

dia 18

Mas Bah! Chê! Mais uma edição da famosa Noite Gauchesca da AV. A festa fará a gauchada dançar ao som da Banda Jeito Campeiro. Venha caracterizado e concorra a prêmios. Será a partir das 23 horas, no Viking’s Bar. Mesa para quatro pessoas por R$ 40. São 60 mesas e cada funcionário tem direito a comprar até duas. Bombacha Baile gauchesco no Clube da Tradição Gaúcha em Curitiba. Associação Viking promete noite agitada , com muito chimarrão e sorteio, no próximo dia 18. A festa será animada pela banda Jeito Campeiro

Vem aí

Veja o que a Associação Viking prepara para os próximos meses

20 de agosto

4 a 7 de novembro

Beto Carrero

Pescaria de Tucunaré

Venha curtir e se divertir com os brinquedos especiais e radicais do Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Diversão garantida para toda a família. Crianças até três anos não pagam ingresso. São quatro parcelas de R$ 28,75 para associados e quatro de R$ 30 para convidados, com desconto em folha. O valor inclui transporte em ônibus executivo e ingresso do parque. A turma sai da AV às 6 horas e a previsão de retorno é às 22h30.

Últimas vagas para a pescaria de Tucunaré, em Presidente Epitácio (SP). Por 8 parcelas de R$ 155, inclui transporte em ônibus leito com sala de jogos, pernoites na Pousada Mãe D’Água, café da manhã, lanche no barco e jantar. Ainda barco, iscas, piloteiro e combustível. Venha pescar com a AV!


acontece

Uma seleção de eventos que agitam a Associação Viking

www.assocviking.com.br

EM FAMÍLIA Letícia Junqueira, da área de Controladoria da Volvo, e Amanda, de 9 anos. “Minha mãe é o máximo. Meu pai, Evandro, também”, diz a filha. “Domingo vamos estar os três no almoço da AV”, completa a Letícia

Uma prova de amor Dia das Mães será comemorado com almoço e uma série de atividades. Venha com a família passar um dia agradável na AV Este ano a AV vai inovar e fazer um almoço especial para comemorar o Dia das Mães. No dia 8 de maio, a Associação terá diversas atividades para a diversão de todos. Estão previstas massagem, manicure e maquiagem com O Boticário para as mães. E atividades de lazer, como cama elástica, brinquedos infláveis, mesa de jogos e videogame para as crianças. A festa será das 10 às 18 horas. O almoço, das 12 às 14h30. O valor de R$ 16,90 pode ser parcelado em duas vezes, com desconto em folha. Reserve já a sua vaga pela intranet! COMEMORAÇÃO Sérgio Abranches, da Volvo Powertrain, e a esposa Anna, grávida de oito meses. “Vamos no almoço da AV comemorar meu primeiro Dia das Mães”, diz ela

Confira o cardápio Saladas . Maionese Tradicional . Salada de tomate com manjericão . Folhas verdes variadas . Molho vinagrete Carnes . Escalope de alcatra grelhado . Posta ao molho roty . Filé de peixe ao molho de alcaparras . Strogonoff de frango Acompanhamentos . Arroz branco . Risoto de palmito . Batata palha . Batata souté ou purê de batata . Macedônia de legumes . Farofa Massas . Talharim ou espaguete ao pêsto ou ao funghi Sobremesa . Salada de frutas com creme de leite


PASSEIO DE BIKE

Aventura Mais uma super atividade em Jaraguá do Sul

VENCEDORES Na foto acima, o time Katadus do Segundão, 10 lugar da 2a divisão; ao lado, o Locomotiva Futebol Clube, vice-campeão. Abaixo, da esquerda para a direita, Joel, o representante da equipe campeã da 1ª divisão. Em seguida, Vanderlei, artilheiro da 1ª divisão e Agnaldo, goleiro menos vazado também da primeirona

No dia 2 de abril a AV organizou mais uma aventura radical: o bike aventura em Jaraguá do Sul. A turma pedalou por 40 quilômetros pela estrada do Rio Manso, um local de rara beleza e saboreou um delicioso almoço na Associação da Malwee.

dia internacional da mulher

Toque feminino Dia Internacional da Mulher. Atividades marcaram esta data especial

É campeão! A Copa Volvo de Futsal. Confira quem são os vencedores bons de bola Numa final disputadíssima, decidida por 3x2 no último dia 19 de março na AV, foram conhecidos os campeões da Copa Volvo de Futsal. Veja: 1a divisão Equipe vencedora Os Catinga Artilheiro Vanderlei Leão (16 gols) Goleiro menos vazado Agnaldo Verica (Equipe Celtic) 2a divisão Equipe vencedora Katadus do Segundão 20 lugar Locomotiva Futebol Clube Artilheiro Alyson Antunes (16 gols) Goleiro menos vazado Jefferson Depeters

RANKING

Truco Top 20. Confira a colocação até a segunda etapa 10 Cesar 22 pts 20 Sérgio Wambier 14 pts 20 Genésio Silva 14 pts 30 Paulo Cecílio 12 pts 30 Antonio Carlos 12 pts 40 Ricardo 11 pontos 40 Evandro Trindade 11 pts 40 Eriston 11 pts 40 Alexandre Miura 11 pts 40 Agnaldo Toresani 11 pts 40 Pereira 11 pts 50 André Petrunko 9 pts 50 Alfredo Stanke 9 pts 50 Aldemir Campos 9 pts 60 Luiz Carlos de Jesus 8 pts 60 Evanir Donizete 8 pts 70 João Lima 7 pts 70 Luciano 7 pts 70 João Lemes 7 pts 80 Almir 6 pts

A AV comemorou o Dia Internacional da Mulher, no dia 12 de março, em alto estilo. Quem compareceu pode curtir massagem, manicure e maquiagem. “Foi muito bacana. Gostei da ideia e participei das atividades”, disse Mariane Santos, da área de Ônibus. Letícia Silmara Bino Kiem, esposa do funcionário da Volvo Penta Mário Kiem, também elogiou a iniciativa. “Foi tão legal que acho que as atividades deveriam ser ampliadas no próximo ano”, afirma. O DIA DELAS Maquiagem foi uma das atrações


Com você

Benefícios e vantagens Volvo para toda a família

Ainda melhor

GESTÃO INTERNA E FLEXIBILIDADE

Volvo decide administrar seu plano de saúde. Mudança traz novidades que beneficiam funcionários e dependentes A Volvo contará com uma novidade em 2011: o VOAM (Volvo Odontologia e Assistência Médica). O novo plano vai substituir gradativamente o atual contrato com a SulAmérica e a gestão passará a ser feita pela própria Volvo,

como acontecia até 1999. “A Volvo sempre esteve à frente em benefícios aos funcionários, especialmente na saúde. Com o novo VOAM vamos continuar tendo um plano melhor do que outras empre- sas oferecem. Com uma rede credenciada criteriosamente selecionada esperamos um atendimento ainda NOVIDADE A Nova carteirinha integrará todos os serviços de saúde da Volvo

melhor aos funcionários e familiares. Vamos manter o diferencial de oferecer acomodação hospitalar com um padrão único a todos os usuários. E também vamos continuar cobrindo alguns procedimentos além dos regulamentados pela Agência Nacional de Saúde”, explica o responsável pela área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Volvo, Dr. Dante Lago.

LEIA MAIS Na versão digital do Viking Família, os benefícios e mais detalhes do novo VOAM. Acesse pelo link www. migre.me/4juKG

Uma das vantagens será a melhor integração dos benefícios da área médica (plano médico, plano odontológico, convênio farmácia, etc) em uma única base de dados. Ainda, mais flexibilidade para ações preventivas e de promoção da saúde, alem da inclusão de novos procedimentos e terapias. O VOAM atenderá a mais de 8 mil beneficiários, entre funcionários Volvo e seus dependentes, além de estagiários e aprendizes.

TRANSIÇÃO GRADUAL O início do atendimento pelo VOAM está previsto para meados de 2011, em data a ser definida. Durante os três primeiros meses, os usuários poderão continuar utilizando a Sul America em paralelo. O novo plano que será muito menos burocrático para os usuários e também para os profissionais da rede credenciada.

Ato de amor Fundação Solidariedade encaminha adoção de crianças e adolescentes. Instituição oferece desenvolvimento integral aos que abriga Desde 1989, a Fundação Solidariedade, mantida pela Volvo e seus funcionários, trabalha para garantir uma qualidade de vida melhor a crianças e adolescentes, em situação de risco social. Encaminhadas para a fundação pelas Varas da Infância, estes jovens participam de ações que promovem o resgate da auto-estima. Encontram apoio para o desenvolvimen-

PARTICIPE

O Viking Família quer suas sugestões de reportagens para as próximas edições. Envie para: toda@todaeditora.com.br com nome e telefone para contato, ou ligue para 3317-7931 e fale com Ariza.

to integral, e o mais importante: sua colocação na família, se não a de origem, numa acolhedora. Hoje, 49 crianças e adolescentes estão na Fundação. Segundo a cartilha “Adoção Passo a Passo”, da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), no caso dos adolescentes, “o aspecto mais difícil do prolongamento da espera por uma família diz respeito ao

FALE COM A AV Para saber mais sobre a programação da AV ligue para 3317-8990 ou 3317-8994

período em que permanecem em situação jurídica e familiar indefinidas”. “Adotar uma criança pequena ou grande requer cuidados e tempo como ter um filho biológico. A diferença é que a motivação para fazê-lo deve ser a de querer dar uma família e um futuro para uma criança que precisa”, afirma a gestora da Fundação, Marilene Kulcheski.

EXPEDIENTE Viking Família é uma publicação bimestral da Volvo do Brasil e da Associação Viking para a família dos empregados da Volvo

LAR A Fundação Solidariedade, onde vivem 49 crianças e adolescentes

Flávio Arantes jornalista responsável MTB 4715 flavio@todaeditora.com.br (41) 3236-2141

Editor Marco Greiffo

Editora-executiva Ariza Sozzo

Volvo do Brasil Veículos Ltda. Av. Juscelino K. de Oliveira, 2600 - CIC Curitiba - Paraná - Brasil 81260-900


Viking 58 . julho/agosto . 2011  

Lombalgia: saiba o que é, como prevenir e tratar esta doença que atinge 80% das pessoas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you