Page 1

Você tem intimidade com a caneta??? “Escrever é fácil: você começa com uma letra Maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias.” Pablo Neruda


Escrever nem sempre é uma tarefa prazerosa... Por vezes, deparo com as seguintes considerações: “Eu tenho facilidade para falar e fazer constar a minha idéia, mas na hora de escrever não consigo registrar”; “Falo errado, mas sei escrever corretamente”; “Não sei começar uma dissertação”. Enfim, são vários questionamentos acerca da escrita e as pessoas começam a pensar que a fala e a escrita podem ser trabalhadas de forma separada e isso causa uma grande confusão.


O processo de linguagem vem anterior à escrita, perceba que uma criança mesmo antes do primeiro ano já consegue ordenar o pensamento para se fazer entender por intermédio das palavras, ao passo que a escrita, na maioria das vezes, é uma experiência que ocorre quando já se está numa fase escolar, por isso há uma visão aparente de que escrever seja uma tarefa que requer mais habilidade.


Quando falamos, nos é facultado dizer qualquer coisa, talvez, daí tenha surgido o velho ditado que diz “quem tem boca fala o que quer” e se observarmos a consideração tem um fundo de verdade. Na linguagem falada podemos fazer o uso livre das palavras e não é necessário muito esforço para expressar o que desejamos, todavia na escrita há toda uma preparação para que a mensagem seja compreendida, uso de pontuação, estruturação de parágrafos, ordenamento da ideias, etc.


E agora??? O que pensar acerca da escrita??? Este bicho chamado dissertação tem assombrado os seus textos??? Proponho que você compartilhe as suas dificuldades... Vá ao fórum de participação e dê sua contribuição de desabafo!!! Fale tudo que te deixa preocupado(a) quando o assunto é caneta, lápis e papel. Espero por você!


Você tem intimidade com a caneta???  

Você tem intimidade com a caneta???

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you