Issuu on Google+

www.odefensor.com.br

O Defensor

TAQUARITINGA | 17 de fevereiro de 2017 | Ano XXXIV | Edição 1596 | 5.000 exemplares | Distribuição Gratuita / Comodidade | Circulação: Taquaritinga, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina

Preocupação

Dívida da Prefeitura com o IPREMT supera R$ 200 milhões, afirma aposentado, na Tribuna Livre Edmilson Romano fez um relato aos funcionários presentes no prédio da Câmara, sobre as perdas salariais

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Um tema polêmico tomou conta da sessão ordinária da Câmara de Taquaritinga, na segunda-feira (13), com as declarações na Tribuna Livre, do servidor público aposentado, Edmilson Romano, comentando sobre as perdas salariais do funcionalismo municipal, nos últimos anos. Pior ainda: disse que a dívida da Prefeitura com o IPREMT, hoje, supera a casa dos R$ 200 milhões”.

Página 3

Só alegria

Taquaritinguenses são destaques no Brasil e no mundo Órgãos e Pessoas e o Turismo dos Transplantes. Na quartafeira (15), o jovem atleta Luiz Araujo, marcou dois gols pelo São Paulo, na vitória de 3x1 sobre o Santos pelo Campeonato Paulista e foi considerado um dos melhores jogadores em campo, embora tenha atuado apenas 45 minutos.

Fotos: Reprodução

Dois taquaritinguenses foram destaques na mídia nacional e internacional durante a semana. O médico Mario Abbud Filho, que exerce a profissão em São José do Rio Preto, foi convidado, a pedido do papa Francisco, e participou dias 7 e 8 de fevereiro, no Vaticano, de um encontro fechado, sobre o Tráfico de

Última Página

Litros de leite

Direto da Assessoria de Imprensa

Após 4 meses

Carnaval Solidário: arrecadações já começaram

Pedido de aposentadoria no INSS na Cidade demora cinco meses

Termina domingo o horário de verão

A campanha de arrecadação de leite denominada Carnaval Solidário está ganhando a adesão de blocos carnavalescos e algumas empresas da cidade. O objetivo da Câmara Municipal, empreendedora da iniciativa, é colaborar com instituições filantrópicas da cidade. As ações de divulgação serão intensificadas neste fim de semana durante os ensaios das agremiações, uma vez que o carnaval de Taquaritinga será aberto na noite de 24 de fevereiro, quando começa o Trio Elétrico Batatão. As arrecadações serão fei-

tas principalmente nos dois desfiles da Jardineira da Tarde, que serão realizados no sábado (25) e na segunda-feira (27), em ruas do centro da cidade. Haverá postos de coleta das doações nas imediações da Escola Municipal Domingues da Silva, ponto de saída do tradicional cordão musical. Quem quiser antecipar a doação poderá levar quantos litros de leite (longa vida) desejar à Câmara Municipal, que já funciona como local de arrecadação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3253-9282.

Hora de organizar

Serviço de área azul em Taquaritinga continua desativado Página 3

Surpresa agradável

Rádio Imperial inicia fase de testes para operar em FM Página 4

Na região de Araraquara, a qual está incluída a agência de Taquaritinga, o tempo médio de espera, atualPágina 6 mente, é de 127 dias.

Parabéns

Cândido Rodrigues comemora 58 anos de emancipação político- Projeto legal administrativa Bombeiro Educador tem Iniciado em outubro de 2016, o horário de verão, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, acaba no domin-

Segundo Caderno

go (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em Página 4 uma hora.

início na Cidade

Página 7


2 O Defensor | 17 de fevereiro de 2017

Nossa Palavra

nossapalavra@odefensor.com.br

Hora de recarregar as baterias

O estresse é inevitável, mas benéfico - ele nos impulsiona para a ação e a realização de objetivos. Mas sabemos que, quando constante e intenso, seus efeitos podem ser preocupantes. Encontrar o equilíbrio é, sem dúvida, um dos maiores desafios contemporâneos. Os números são assustadores, pois os brasileiros ocupam o segundo lugar nesse ranking nada positivo, atrás apenas dos japoneses. Estudos científicos demonstram que o nível de estresse e o estilo de vida determinam em torno de 60% das doenças que alguém pode desenvolver. Evitar o estresse a qualquer custo, além de impossível, seria indesejável. Uma vida extremamente pacata, monótona, uma calma duradoura pode ser tão estressante quanto uma vida agitada. Viver sob pressão, não ter autonomia, não saber o que quer nem para onde ir, não ter destino ou sentido, cria um nível de estresse maior do que a carga de trabalho em si. Pessoas com agendas lotadas, com muitos afazeres e compromissos, mas que se realizam no que fazem, sofrem menos os efeitos devastadores do estresse do que as que se sentem comandadas e não realizadas no que fazem.

Está mais que comprovado que uma vida saudável, com alimentação de qualidade, exercícios físicos, relaxamento muscular e lazer, ajuda diretamente a diminuir o estresse e evitar suas consequências. Mas, tão importante quanto, é mudar a relação que temos com as situações da própria vida. O remédio para a sobrecarga do cotidiano pode ser mais simples do que imaginamos, mas depende somente de cada um de nós: para manter a sanidade e o controle do estresse é preciso saber parar. Dar um passo atrás. As pausas, por exemplo, são fundamentais para manter a saúde psíquica e física. Precisamos de tempo para recarregar as baterias mentais, ou seja, tempo para simplesmente não fazer nada. Um tempo de descanso faz com que as mudanças neuroanatômicas sofridas pelo estresse se revertam favoravelmente. Ficamos esperando as férias para descansar, o final de semana para relaxar, a situação ideal para combater o estresse e criamos situações impossíveis de realizar. A ciência nos ajuda a viver melhor, comprovando que encontrar um tempo para não fazer nada, diariamente, pode ser a solução.

O Defensor Com circulação semanal, todas as sextas-feiras O Defensor mantém seu trabalho sério, imparcial e independente, voltado única e exclusivamente para os interesses da comunidade. Circulação: Taquaritinga (Jurupema, Vila Negri e Guariroba); Candido Rodrigues e Santa Ernestina Uma publicação da: Nova Dimensão Editora Ltda. Diretor Presidente: Gabriel Silvestre Bagliotti gabrielbagliotti@gmail.com Diretor Comercial: Mario Bagliotti Vendas e Comodidade: Rosana Davoglio comercialodefensor@ gmail.com

Edição e Diagramação: Gabriel Bagliotti Redação e Revisão: Luiz Eduardo Schneider Jornalista Responsável: Gabriel Silvestre Bagliotti (Reg. MTB nº. 66972/SP) Impressão: Sangaletti Editora Gráfica Caro leitor: Participe de O Defensor. Envie sugestões ou comentários. Desta forma podemos construir um jornal que atenda a suas expectativas. Site e e-mail: www.odefensor.com.br odefensor@odefensor.com.br jornalodefensor@gmail.com “Artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal."

Central de Jornalismo – Rua Tiradentes, 630 - Tel: (16) 3252-5696 - 98119-2188 Taquaritinga-SP - E-mail: jornalodefensor@gmail.com

Clikando

No Ponto.

Gabriel Bagliotti gabrielbagliotti@gmail.com

Caio Forcel caioforcel@gmail.com

Carnaval 2017

Data marcada

As escolas de Samba e Blocos de Carnaval de Taquaritinga já estão a todo vapor. Ensaios e preparações acontecem nos quatro cantos da Cidade e até em Cidades da nossa região. Todo o esforço dos diretores, organizadores e componentes das baterias são para que nas noites de domingo e terça-feira de carnaval tudo saia lindo e maravilhoso durante o Desfile.

Nesta última semana a comissão organizadora do 5° Porco no Rolete em prol do Hospital do Câncer de Barretos divulgou a data de realização do evento. Tradicionalmente realizado no distrito de Guariroba, o 5° Porco no Rolete acontecerá no dia 17 de setembro. O evento contará com o leilão de prendas e assados, além do tradicional leilão de gado.

Poucos frutos

Pegou fogo!

Pena que algumas pessoas não conseguem enxergar que o Carnaval é um dos pontos mais fortes que temos. Se melhor explorado o que já é uma referência na nossa microrregião pode crescer ainda mais e se tornar referência em todo nosso Estado. Atraindo assim novas divisas para Taquaritinga. Gerando mão de obra e serviços durante a Folia de Momo.

A segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada na noite da última segunda-feira, 13, foi apenas um pequeno aperitivo para os novos vereadores. Isso porque com a casa cheia, aproximadamente mais de 250 ocuparam as dependências da Casa de Leis, os novos edís puderam ter a real importância de seus cargos e o quanto a população espera deles.

Destaque O jovem taquaritinguense jogador de futebol, Luiz Araujo tem enchido os olhos dos apaixonados pelo esporte bretão. Na noite de quarta-feira, 15 de fevereiro, o atacante foi autor de dois gols, na vitória do São Paulo diante do Santos na Vila Belmiro. Na manhã de quinta-feira o taquaritinguense participou ao vivo de vários programas esportivos, sendo um deles o Globo Esporte. Parabéns ao jovem atleta e que continue levando o nome de Taquaritinga para os rincões do mundo da bola.

Parabéns, Cândido Rodrigues Neste sábado, 18 de fevereiro, a Cidade vizinha de Cândido Rodrigues completa mais um ano de emancipação politico administrativa. Aqui gostaria de deixar os meus parabéns a todos os moradores dessa importante cidade que nos recebe de braços abertos todas as sextas-feiras. Ao prefeito Antonio Cláudio Falchi e ao presidente da Câmara Fabricio Roncolli o meu muito obrigado pelas importantes parcerias fechadas pelo município com O Defensor.

zz Quem tem medo de CPI? Já passou da hora da Câmara Municipal propor uma Comissão que investigue possíveis abusos quanto às gratificações e a restruturação. Informações dão conta que um seleto grupo de funcionários foi beneficiados com inúmeras incorporações de gratificações elevando seus salários. É claro que essas informações podem estar distorcidas. Mas nada como um banho de sol, digo eu, nada como a transparência radical para sanar possíveis desvios, sejam eles de dinheiro público ou de informações inexatas. zz Respeito e dedicação Foi com esse lema que o Vanderlei Mársico calçou sua candidatura a Prefeito nas eleições de 2016. Entretanto os Professores Substitutos não estão nada contentes com a falta de diálogo e com a maneira que foi conduzida as contratações para este ano. Os educadores propunham que fosse realizado um processo seletivo e que lhe fossem assegurados os direitos a vale-alimentação e o descanso remunerado. Infelizmente nada disso aconteceu. Tem professor que vai ganhar menos de R$ 500,00 é mole? zz Não é nada bom O fim do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, o PELC, implantado no município ainda na gestão do Dr. Fulvio Zuppani, e, sonhado por inúmeros outros Prefeitos da região, não é nada bom para Taquaritinga. O convênio com o Ministério do Esporte garantia recursos para sua execução e contratação de inúmeros profissionais. Quem andava pela cidade podia ver que o Programa cumpria sua missão. Se, porventura, as peças da engrenagem estão falhando, troque-as. Não se pode encerrar um programa como esse, mesmo que, o Município através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo tenha capacidade de oferecer serviço igual. Afinal, com quais olhos o Ministério do Esporte passará a ver Taquaritinga? Afinal, encerramos antes do fim um convênio de quase R$ 1 milhão. zz Vai ser lei Dr. Eduardo Moutinho, novato na Câmara Municipal, apresentou um projeto de lei que define as regras para a transição dos governos municipais. O projeto muito bem construído vai garantir aos próximos eleitos que

se tenham acesso as informações que deveriam ser públicas, mas que, por força do egoísmo e até mesmo da falta de medo – afinal transparência é lei – acabam sendo trancafiadas nos porões espúrios da administração pública. zz Na contramão Muito pouco se vê e se fala em Taquaritinga sobre violência contra a mulher, LGBTfobia eabuso de menores. Algumas cidades aproveitam o Carnaval para estimular a discussão e informar sobre os meios pelos quais é possível realizar denúncias. Já passou da hora de criarmos um Fórum para discutir estes temas na Cidade. Taquaritinga não pode continuar calada e tratar com passividade os números horripilantes de violência contra nossas mães, irmãs, amigos. zz É nesta hora que você faz falta Mirian Ponzio, última vereadora mulher eleita em Taquaritinga, apesar das dificuldades, sempre levava para a Câmara discussões como essas. E, talvez por razão da sua não reeleição fiquemos órfãs nesta legislatura de vereadores que empunham bandeiras como a defesa das mulheres, dos direitos LGBT’s e uma proteção mais efetiva às crianças e adolescentes. Mas, nada nos impede, enquanto sociedade civil, de pautar o poder público e criar um grande debate. zz Ministério Púbico atuante O Ministério Público local tem atuado de forma bastante intensa para garantir os direitos e cumprindo um papel excepcional nas poucas, mas importantes discussões que acontecem na cidade. Tem sido assim na consolidação da REDE que trabalha para interagir os diferentes organismos de prevenção e proteção dos direitos, como CRAS, CREAS, OAB, entre outros. Também foi assim no caso da Merenda Escolar no final do ano passado, garantindo o abastecimento dos alimentos, sob pena de multa à Municipalidade. zz Juntos é possível fazer mais e melhor Um projeto de lei bom aqui, outro acolá; um grupo que cria cursinho popular pra cá, um grupo que discute direitos pra lá; a REDE que previne ali, o MP que protege lá; A passos lentos, mas sempre adiante, vamos removendo pedras e plantando flores.


O Defensor |

Política

3

17 de fevereiro de 2017

Funcionalismo municipal

Na Tribuna Livre da Câmara aposentado diz que dívida da Prefeitura com o IPREMT hoje supera R$ 200 milhões A presidente do Sindicato do Servidor Público também falou ao público presente sobre o dissídio da categoria, gratificação e cartão-alimentação financeiro do Município nos últimos anos, Edmilson garantiu que a categoria tem sido prejudicada por reajustes muito aquém das possibilidades financeiras da Prefeitura, diante das arrecadações verificadas. "O servidor não pode pagar o pato", disse ele. Para Edmilson, os aposentados foram os mais atingidos pela política salarial da

Prefeitura desde 2006, uma vez que os benefícios concedidos aos servidores da ativa muitas vezes não alcançavam os inativos. "Hoje a dívida da Prefeitura com o Ipremt é superior a R$ 200 milhões", afirmou o aposentado, ressaltando que Taquaritinga está entre os 100 municípios mais endividados do Estado.

Em seguida, falaram a presidente do Sindicato dos Servidores, Maria Angélica Tiossi Boher, e o vice-presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo, Araken André Prado Lunardi. Ambos desta-

caram a necessidade de reajuste e recomposição salarial, medidas urgentes diante do acórdão judicial que mandou eliminar as gratificações da categoria. Maria Angélica também enfatizou o corte do cartão alimentação dos aposentados e pensionistas, o que acarretou menos R$ 310 (em valores de hoje) na renda mensal

dessas pessoas. Ela cobrou da atual administração municipal a volta do benefício, segundo ela uma promessa de campanha. A presidente da entidade informou que o objetivo era esperar o dissídio coletivo até abril, mas o corte das gra-

tificações obrigou a mudar os planos. "Queremos o dissídio para fevereiro", falou Maria Angélica, lembrando que a decisão judicial levou a Prefeitura a economizar R$ 360 mil por mês com a folha. O índice reivindicado é o INPC, de 6,52%, fora a reposição e

o aumento no cartão alimentação. O prefeito Vanderlei Mársico tem dito que a suspensão das gratificações provocou uma insegurança jurídica que inviabiliza uma tomada de decisão imediata. Segundo ele, é preciso que

haja uma posição definitiva do Tribunal de Justiça para que se tome uma rumo mais seguro, que seria em forma de aumento. O vereador Mirão Basso propôs a formação de uma comissão para discutir o assunto com o prefeito. O colega Gil-

berto Junqueira acha melhor todos os integrantes da Câmara irem junto a uma reunião no gabinete, juntamente com representantes do sindicato. "Tem servidor recebendo R$ 10 ou R$ 15 [em razão do corte]", observou Maria Angélica. O vereador Beto

AÇÚCAR CRISTAL SANTA ISABEL 5KG - R$ 9,98 FARINHA DE TRIGO NITA 1KG - R$ 2,39 AZEITE CASTELO REAL 500ML - R$ 6,65 PINTADO EM POSTAS KG - R$ 21,90 UVA NIAGARA - R$ 3,98 KG TOMATE EXTRA R$ 1,78 KG BATATA DOCE - R$ 0,98KG OFERTAS VÁLIDAS ATÉ DOMINGO

Fotos: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Um tema polêmica tomou conta da tribuna livre na segunda sessão ordinária do ano: as perdas salariais do funcionalismo público. O primeiro a falar foi o servidor público municipal aposentado Edmilson José Romano, que discorreu sobre a evolução da folha de pagamento. Exibindo gráficos e tabelas, com o movimento

ARROZ SOLITO T1 OU SERRAZUL T1 5KG - R$ 11,98

Girotto, também funcionário público municipal, disse que uma saída temporária para o problema seria a concessão de um abono de R$ 300 para a categoria, mas que qualquer um pode apresentar sugestões que considerar melhor para ser levado ao prefeito.

Hora de organizar

Serviço de atendimento de área azul em Taquaritinga continua desativado pelo governo municipal Responsabilidade não é mais da Comutran e sim da Secretaria Municipal de Promoção Social

Desativado desde o final do ano passado, quando ainda administrado pela Comutran - Comissão Municipal de Trânsito - o sistema de área azul na Cidade, agora sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Promoção Social, aguarda a seleção de jovens, preparados pelo CIEE - Centro de Integração Empresa Escola, de Jaboticabal, para entrar novamente em funcionamento nas ruas centrais de Taquaritinga. Os candidatos e candidatas selecionados, que atuam pelo Programa Municipal de Formação Técnica Profissional de Menor de Baixa Renda, acima de 16 anos, que frequentam o

ensino médio, recebiam, em 2016, R$ 322,50, com trabalhos em estacionamento rotativo, popularmente conhecido como área azul, implantado desde a segunda administração do ex-prefeito Milton Nadir, por Beto Girotto, responsável pela pasta. Até a sua desativação, os setores na Cidade atingidos pelo serviço da área azul eram os seguintes: Rua Rui Barbosa, do trecho compreendido entre a Rua Prudente de Morais e Rua Campos Sales; Rua Marechal Deodoro, do trecho compreendido entre a Rua Treze de Maio e Rua Campos Sales;

Rua Duque de Caxias, do trecho compreendido entre a Rua Treze de Maio e Rua Campos Sales; Rua Visconde do Rio Branco, do trecho compreendido entre a Rua Treze de Maio e Rua Campos Sales; Rua General Osório, do trecho compreendido entre a Rua Treze de Maio e Rua Campos Sales; Rua da República, do trecho compreendido entre a Rua Treze de Maio e Rua Campos Sales; Rua Prudente de Morais, do trecho compreendido entre a Rua Clineu Braga de Mgalhães e Rua Bernardino Sampaio.

Neste sábado

Demcove e EPTV se mobilizam para o 2º mutirão contra o Aedes Aegypti Será nos bairros Jardim Maria Luiza, Jardim Paraíso II, Jardim Micali, Jardim Vinícius de Moraes e Jardim Martinelli O Departamento Municipal de Controle de Vetores – Demcove - em parceria com a EPTV de Ribeirão Preto estará realizando no sábado (18), a partir das 8h30, o 2º mutirão de combate ao Aedes Aegypti, nos seguintes bairros: Jardim Maria Luiza, Jardim Paraí-

so II, Jardim Micali, Jardim Vinícius de Moraes e Jardim Martinelli. Serão vistoriados imóveis e terrenos baldios, seguido de orientação e conscientização aos moradores dos respectivos bairros, sobre o risco da doença e como evitar a proliferação

do mosquito. Durante a visita nas residências, os funcionários do departamento de vetores da Prefeitura de Taquaritinga estarão eliminando todos os tipos de recipientes que possam acumular água (vasos, potes, pneus, piscinas, latas, garrafas e baldes).


4 O Defensor | 17 de fevereiro de 2017 Após 4 meses em vigor

É assim que se trabalha

Horário de verão acaba no próximo domingo

Prefeito de Santa Ernestina envia à Câmara propostas de subvenções em favor de entidades de Taquaritinga

Relógios devem ser atrasados em 1h no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Raridades

‘Os Introcáveis’ e a 2ª exposição de carros antigos no Clube Náutico Dia 19 de março, com vagas limitadas

O clube do automóvel antigo de Taquaritinga, “Os Introcáveis”, já programou a 2ª exposição de carros antigos, que acontece em 19 de março, nas dependências do Clube Náutico Taquaritinga, a partir das 8h. A entrada aos expositores inscritos será 1 pacote de 5 kg de arroz, cuja arrecadação

será distribuída entre entidades assistenciais da Cidade. Participação com vagas limitadas, diretamente com os integrantes do clube “Os Introcáveis”. Contatos com Ericson (16) 99704.6484; Anderson (16) 99712.9232; Adriano (16) 99111.0521; Zequinha (16) 99701.7482; e Sudano (16) 99769.9244.

O horário de verão acaba no próximo domingo, dia 19, a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica. A mudança de horário vem sendo adotada no Brasil sem interrupção desde 1985 e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade. A previsão do governo é que o horário de verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Solicitações foram feita pelos vereadores Marcos Bonilla e Rodrigo De Pietro (Taquaritinga) e José Edvaldo Petinatti, o Zé do Tito (Santa Ernestina)

O prefeito de Santa Ernestina, Marcelo Aparecido Veronezi, o "Verô atendendo a pedido dos vereadores Marcos Bonilla e Rodrigo De Pietro (Taquaritinga) e José Edivaldo Petinatti, o Zé do Tito (Santa Ernestina) enviou à Câmara Municipal daquela cidade Projeto de Lei

que dispõe sobre a concessão de subvenções sociais, em favor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – e Santa Casa de Taquaritinga, em R$ 6.000 mil e R$ 18 mil, respectivamente, entidades que atendem a população na região. O pedido foi feito no

mês passado, quando os três (juntamente com a diretora da APAE, Josmari Regatieri) estiveram no gabinete de "Verô" explicando a necessidade das subvençções em favor das entidades taquaritinguenses. Rodrigo preside a Câmara de Taquaritinga e Zé do Tito a de Santa Ernestina.

Surpresa agradável

Rádio Imperial em fase de testes para operar em frequência modulada definitiva Em FM, a emissora poderá ser ouvida através do canal 96,3 MHz No início da semana, uma surpresa das mais auspiciosas para o setor de radiodifusão em Taquaritinga. A Rádio Clube Imperial AM, iniciou um período de testes, que deverá durar até seis meses, e está proporcionando, aos seus ouvintes, uma nova opção em frequência modulada - FM - para ser ouvida, através dos 96,3 MHz, assim como também em sua progra-

mação normal, pela frequência AM, nos 1.120 MHz. Diretores da Rádio Imperial, mais antiga de Taquaritinga estão bastante animados com a possibilidade oferecida pelo Ministério das Comunicações, que autorizou a emissora a realizar testes experimentais em um canal da faixa estendida de FM. A rádio opera, através de

testes, em uma frequência localizada em 96,3 FM, com expectativa de ganhar novos ouvintes, sendo que passará, dentro em breve, a atuar somente no prefixo FM, cujo apoio está sendo registrado pela Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp), e os testes realizados indicam sua migração do AM para FM.


5 O Defensor | Rotary Club e Ites juntos

17 de fevereiro de 2017

Da região

Projeto sobre campanha de Fotógrafo Rodolpho Mortari doação de sangue e medula óssea palestrou no Photo Week 2017 Evento é considerado o maior congresso de fotografia do interior do Brasil

Fotos: Reprodução

Objetivo principal será o abastecimento do Banco de Sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto

O fotógrafo santaernestinense Rodolpho Mortari foi um dos palestrantes da 6ª edição do Photo Week 2017. Considerado o maior congresso de fotografia do interior do Brasil, o evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de janeiro, na cidade mineira de Uberlân-

dia e abordou diversos temas ligados à fotografia, assim como marketing, finanças, ensaio fitness, fotografia de recém-nascidos e crianças, além de técnicas de edição de imagem. Com o tema Bastidores de Pré-Wedding, o fotógrafo

contou ao público suas experiências no mundo da fotografia de casamentos e as aventuras antes, durante e após os seus ensaios. Mortari deu dicas sobre os bastidores dessa modalidade de fotos e mostrou que seu trabalho pode fazer a noiva feliz, mas também pode se transformar em uma tragédia se algo der errado. O evento também contou com a participação de renomados fotógrafos de casamento como Alysson Oliveira, Sandro Andrade e Wendel Fernandes. Mortari, que está no ramo há quatro anos, fará outra palestra no Congresso Beneficente de Araraquara. O evento que é organizado pelo fotografo Daniel Gorla, acontece no próximo dia 28 de março, no Unique Hall.

Está de volta O Centro Regional de Hemoterapia do HCFMRP – USP – é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para uma região que abrange 213 municípios, com aproximadamente, 4 milhões de habitantes. Para doar sangue é preciso: - Estar em boas condições de saúde e descanso; - Ter entre 16 e 67 anos (menores, a partir dos 16 anos podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos); - Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos); - Apresentar documento oficial de identidade com foto; - Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; - Não estar utilizando medicamentos; - Não estar resfriado ou com gripe; - Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS; - Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; - Não estar grávida ou amamentando.

Comunicador Luiz Ronaldo inicia programa na Planeta Verde FM Planeta Show terá inicio no dia 6 de março A Rádio Planeta Verde FM traz de volta para Taquaritinga uma das lendas do rádio taquaritinguense. Trata-se do comunicador Luiz Ronaldo (foto) Barbail, que por muitos anos agitou a manhã dos ouvintes taquaritinguenses nas emissoras locais. Com uma fala fácil e super alto astral, Luiz Ronaldo iniciará seu programa Planeta Show no dia 6 de março (segunda-fei-

ra) das 8h às 12h de segunda a sexta-feira e das 8h às 11 horas sábados. Em uma programação de variedades um dos destaques será o quadro “Boas Noticias”, com frases de otimismo e pensamentos. A partir do dia 6 de março e só sintonizar a Rádio Planeta Verde FM na frequência 104.9 e conferir o melhor da “Planeta Show”.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Projeto da campanha de doação de sangue e medula óssea em Taquaritinga está sendo encampado pelo Rotary Club, em parceria com o Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – que cederá o espaço físico, localizado na Praça Dr. Horácio Ramalho, para coleta de sangue, evento marcado para o próximo dia 18 de março, com início às 7h, para abastecimento do produto ao Banco de Sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto. Durante o período da campanha, um grupo de voluntários deve orientar os doadores e interessados.


Cidade

6

O Defensor | 17 de fevereiro de 2017

Direto da Assessoria de Imprensa

Pedido de aposentadoria no INSS na Cidade demora cinco meses Na região de Araraquara, o tempo médio de espera, atualmente, é de 127 dias ções, a demora na espera para o atendimento de aposentadorias se deve a um aumento na procura desse serviço pela população, à quantidade não suficiente de servidores para atender a essa demanda crescente e à complexidade desse tipo de atendimento, que, por requerer um tempo maior na análise dos documentos, acaba tendo menos vagas disponíveis ao longo do dia.

A opção de se dirigir a uma agência do INSS de um município próximo é uma alternativa para aquelas pessoas que desejam ser atendidas num prazo mais rápido. De qualquer forma, se o segurado tiver direito ao benefício, o pagamento retroage à data em que ligou para marcar o atendimento ou em quem agendou pela internet e é calculado com juros e correção monetária.

Verba

Foto: Reprodução

Quem planeja conseguir uma aposentadoria do INSS neste ano, precisará de paciência. A espera entre a data do agendamento e o atendimento, na região de Araraquara, que inclui Taquaritinga, chega à quase cinco meses, informou a Assessoria de Imprensa do órgão, em São Paulo, ao jornal O Defensor, na terça-feira (14). De acordo com as informa-

Ação

Prefeito assina convênio de mais de R$ 560 ACIT, Polícia Militar e Polícia Civil realizam mil para a parte social de Taquaritinga encontro com comerciantes

Na tarde da última sexta-feira (10), o prefeito municipal Vanderlei Mársico, acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Antonio Roberto Sábio, estiveram na cidade de Araraquara, para a assinatura de convênios estaduais de cerca de R$ 560 mil para investimentos na parte social de Taquaritinga, através do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e do Programa Viva Leite. A assinatura dos convênios se deu em cerimônia pre-

sidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS), Floriano Pesaro, com 26 prefeitos da região Central do Estado, no Centro de Convenções Nelson Barbieri, na Fonte Luminosa, em Araraquara. No total, o Estado repassará R$ 7,4 milhões aos municípios. O Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) repassará R$ 274.996,00 para serviços, ações e projetos socioassistenciais em Taquaritinga. Já o Viva Leite garantirá R$ 282.835,80 ao município.

Também participaram do encontro o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, os deputados Marco Vinholi, Roberto Massafera e Lobbe Neto, e a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Araraquara, Edna Martins. Programa Viva Leite - Taquaritinga recebe 10.665 litros de leite por mês do Viva Leite para atender 682 famílias cadastradas no Programa. É um importante complemento alimentar, seguro e de alto valor nutritivo. Cada beneficiário recebe 15 litros de leite por mês, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O programa atende crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Os recursos serão transferidos diretamente para prefeitura, em conta específica, dividido em parcelas mensais ao longo do ano. São os Conselhos Municipais que definem e acompanham a aplicação do dinheiro repassado às cidades.

Na ocasião foram discutidos como melhorar a segurança dos estabelecimentos, de seus funcionários e clientes A Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga (ACIT), através do seu presidente Waldemar Antonio Peria, realizou na segunda-feira (13), juntamente com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil uma ação com os lojistas, a fim de evitar ações dos bandidos no município de Taquaritinga. Durante a reunião, na sede da ACIT, e que durou cerca de duas horas, comerciantes trocaram ideias com o Capitão Ricardo Costa Curta e o Sargento Zanin da Polícia Militar (PM) e com o Policial Civil investigador Paulinho, de como melhorar a segurança dos estabelecimentos e de seus funcionários. Quem esteve presente no encontro foi o vereador Tenente Lourençano. Depois de longas conversas e discussões para o bem do comercio local, ficou definido que a princípio dois pontos se-

Foto: José Roberto Gaion Junior / O Defensor

riam levados para discussão na Prefeitura, na Câmara Municipal e em novos encontros dos comerciantes: o Projeto Radar e a Atividade Delegada. O Projeto Radar consiste na colocação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, incluindo todos os pontos de entradas e saídas do município. Caso um veículo esteja em situação irregular, a Polícia Militar (PM) é avisada na hora. Já a Atividade Delegada que é uma parceria

com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e o Governo Municipal, onde as horas extras são pagas pela Prefeitura, mas os policiais utilizam a estrutura que o estado oferece. Esse convênio já é utilizado em Taquaritinga, com vagas para dois policiais, no entanto, será elaborado um projeto para que esse número passe para oito policiais, aumentando, portanto, o efetivo nas ruas.

Foto em Foco Fotos: AIPMT

EDITAL

2/2017 - CR

O Excelentíssimo Desembargador do Trabalho, SAMUEL HUGO LIMA, Corregedor do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas/SP, no uso de suas atribuições legais e regimentais, FAZ SABER que serão realizadas Correições Ordinárias nos Órgãos de Primeira Instância e que a Corregedoria Regional permanecerá à disposição dos interessados na sede dos Órgãos conforme cronograma abaixo.

Velório no Jardim São Sebastião sem condições de uso - Na quarta-feira (8), o prefeito municipal visitou o prédio do velório do Jardim São Sebastião, inaugurado no final do ano passado. A instalação apresenta goteiras, o forro está caindo, entre outras falhas graves. Segundo Vanderlei Mársico, o aspecto no local é de ficar decepcionado pelo que foi visto e com a má gestão do dinheiro público em obras nas vésperas de eleições. “Vamos tomar providências o mais breve possível”, afirmou o chefe do Executivo.

DATA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

ÓRGÃO

17/04/2017

2ª feira

A partir das 13h

TAQUARITINGA

OBSERVAÇÕES: 1. Os Órgãos poderão passar por nova Correição, no presente exercício, independentemente de nova comunicação. 2. A Correição Ordinária não obsta a realização de audiências e não impede a vista ou carga de autos, exceto se separados para verificação, na data designada neste edital. O presente é expedido para ser afixado na sede do Órgão inspecionado e publicado na forma da lei. Campinas, 02 de fevereiro de 2017.

SAMUEL HUGO LIMA Desembargador Corregedor Regional


O Defensor |

Polícia

7

17 de fevereiro de 2017

Na região

Motorista morre atropelado na Washington Luís troços dos pneus, quando foi atropelado por um Fiat Punto, com placas de Taquaritinga que era ocupado por duas pessoas: a motorista e sua filha. Com o impacto, o caminhoneiro foi arremessado a vários metros de distância, vindo a falecer no local. Mãe e filha que estavam no carro e moram no distrito de Guariroba, nada sofreram.

Foto: Huncas Carvalho – Rádio Saudades FM/TVM

Por volta das 14 horas de quarta-feira (15), na rodovia Washington Luís em Matão, Eliel Brilhante Gutierrez, 46 anos, motorista, dirigia um caminhão WolkswagemTractor, sentido São Carlos, quando percebeu que parte de um dos pneus do caminhão se soltou e acabou ficando sobre a pista. Após estacionar o caminhão no acostamento, o homem foi retirar os des-

Desrespeito

Aluno chama diretora para briga em escola de Taquaritinga A Polícia Militar foi acionada e o menino encaminhado para o Conselho Tutelar Na terça-feira (14), por volta das 15 horas, a Polícia Militar (PM) foi acionada para comparecer em uma escola, em Taquaritinga. Chegando ao local, a diretora explicou que ao intervir em uma discussão, ela teria

sido desacatada, empurrada e chamada para briga por um aluno. Ambos foram levados à Delegacia de Polícia para serem ouvidos. O menino acabou sendo encaminhado para o Conselho Tutelar.

Na Zona Rural

Fogo

Homem é detido por crime ambiental Duas cutias e uma arara estavam sendo criadas em um viveiro A Polícia Militar (PM) foi acionada para comparecer em uma área rural em Taquaritinga, na manhã de quartafeira (15), onde um homem teria sob seu comando armas de fogo.

Ao chegarem no local os policiais realizaram buscas e encontraram uma espingarda artesanal e uma sacola com chumbinhos que foram apreendidas. Mas, o que chamou a atenção foi um viveiro

com duas cutias e uma arara. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi elaborado o termo circunstanciado, e o mesmo responderá por crime ambiental.

Incêndio em apartamento no Jardim São Sebastião No início da tarde de quarta-feira (15), no Jardim São Sebastião, ocorreu um início de incêndio. Um homem teria ateado fogo nas roupas que estavam na lavanderia do apartamento onde mora.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar (PM) foram chamados para atender o caso. Populares ao perceberem o incêndio, arrombaram a porta para tirar a vítima, que teve

os primeiros socorros realizados pelos Bombeiros. Posteriormente, foi levada à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com queimaduras leves. O fogo foi controlado rapidamente.

Projeto Perigo

Caminhoneiro é surpreendido por ladrões

Bombeiro Educador tem início em Taquaritinga Primeira escola a receber o programa foi a EE “9 de Julho”

Fato ocorreu em um posto de gasolina, na Rodovia Brigadeiro Faria Lima Por volta das 4 horas desta quinta feira (16), um caminhoneiro foi surpreendido enquanto dormia em seu caminhão em um posto de gasolina, localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima. Dois elementos, um deles armado quebraram o vidro do caminhão e renderam o motorista, que foi amarrado e levado para um canavial próximo ao posto. Na ocasião, com ajuda de outro elemento, foram roubadas todas as rodas do caminhão, o dinheiro que

Foto: Reprodução

estava em sua carteira e um rádio PX. Após 40 minutos, o mo-

torista conseguiu se soltar e acionou a Polícia Militar (PM).

A EE “9 de Julho” foi a primeira escola a ser beneficiada pelo Projeto Bombeiro Educador. Até o fim deste ano, o objetivo é levar o programa em todas as escolas públicas estaduais, municipais e privadas de Taquaritinga, atendendo os

alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta visa levar aos alunos medidas de prevenção e noções de combate a princípios de incêndios, além de ensinar medidas básicas de primeiros socorros, colaborando assim, na for-

mação de cidadãos visando uma sociedade digna, respeitosa e valorosa. O responsável pelo projeto em Taquaritinga é o bombeiro Luciano Azevedo, que espera contar com aproximadamente 658 alunos da rede pública e privada.


www.odefensor.com.br

Última Página

Foto: Reprodução

participação de Dr. Mario Abbud Filho no encontro promovido pela Pontifícia Academia de Ciência da Santa Fé, no Vaticano, espelha bem o conceito que o ilustre conterrâneo goza, dentro de sua especialidade médica, não só no Brasil, mas também em nível internacional. Há 30 anos, ele lida com transplante, foi membro da comissão de Ética das Sociedades Internacional Brasileira de Transplantes e combate o comércio de órgãos para transplantes desde 1986, quando manifestou seu ponto de vista na revista Veja, alertando sobre a fragilidade das leis então vigentes no Brasil. "Na década de 1990, havia anúncio em classificado nos jornais oferecendo órgãos. Hoje, com o aperfeiçoamento das nossas leis desde 2001, posso afirmar, com certeza de 99,9%, que no Brasil não há comércio de órgãos", disse o médico.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Sobe ↑ - O médico taquaritinguense Mario Abbud Filho foi convidado pela Pontifícia Academia de Ciência da Santa Sé, no Vaticano, para um encontro fechado que debateu o Tráfico de Órgãos e Pessoas e o Turismo dos Transplantes nos dias 7 e 8 deste mês. Abbud, aos 64 anos foi um dos 75 convidados de todo o mundo para discutir o agravamento do problema em consequência dos imigrantes sírios, a pedido do papa Francisco. Além de Mario Abbud Filho, o médico José Medina, do Hospital do Rim de São Paulo, foram os dois únicos brasileiros nessa missão. Dr. Mario Abbud Filho é professor e chefe de nefrologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e diretor do Centro de Transplantes de Órgãos e Tecidos da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme). O convite e a consequente

O Defensor

TAQUARITINGA, 17 de fevereiro de 2017

Desce ↓ - A informação de que a empresa de ônibus Paraty, responsável pelo serviço de transporte coletivo urbano na Cidade deixará de operar em Taquaritinga, é mais um grande desafio para os gestores públicos resolverem neste início de mandato. Vários trabalhadores serão demitidos e muita gente que depende do transporte será prejudicada. Há um ano e quatro meses a Paraty trabalha na Cidade por meio de contrato, já que a outra empresa, que realizava o serviço, há anos, no

Município, por meio de licitação, deixou de fazê-lo, desde novembro de 2015. Apesar das inúmeras cobranças da sociedade, a gestão municipal anterior optou em contratar a atual empresa, e os serviços de transporte urbano, embora tivessem ocorridas modificações no trajeto e horários, não foram suficientes para agradar, nem o usuário e muito menos os donos da empresa de ônibus. O problema na Cidade é bem mais complexo do que se imagina. Ao longo dos anos, as políticas públicas

para fortalecer o uso do transporte coletivo foram praticamente inexistentes. A empresa anterior pouco fez para atrair passageiros. Houve o crescimento no número de concorrentes, como os mototaxistas. A economia brasileira cresceu bastante, o acesso aos carros e motocicletas foi facilitado, e até quem nunca havia sonhado em ter um veículo em tempos passados, conseguiu comprar. E assim a frota aumentou, o número de passageiros caiu e a empresa acabou sendo prejudicada. Nos dias de hoje, a em-

presa de ônibus que realiza o serviço de transporte urbano no Município afirma ser inviável aumentar sua frota, fazer investimentos, porque não há como reaver esse dinheiro. O número de passageiros caiu muito e dificilmente as pessoas que não tem o hábito de usar ônibus vão adquiri-lo. O caso é grave e precisa ser solucionado o mais rápido possível. O que não pode é Taquaritinga e distritos ficar sem o transporte de passageiros. A classe trabalhadora não vai poder se dirigir, a pé, para seus empregos, no dia a dia.


Segundo Caderno

Acontece

O Defensor |

1

17 de fevereiro de 2017

Postura

Cuidado ao usar o celular O Defensor alerta para problemas que isso pode gerar

Se por um lado a informação ao alcance das mãos, por meio de smartphones e tablets, facilita a vida das pessoas, por outro, pode trazer problemas físicos relacionados à postura. Hoje em dia é fácil reparar em espaços públicos, por exemplo, indivíduos utilizando seus aparelhos com a cabeça abaixada e fora do alinhamento da coluna. O problema pode piorar, visto que é uma atividade realizada frequentemente e, por vezes, demoradamente. Existe uma tendência em posicionar os equipamentos mais para baixo, por ser mais confortável para os braços, porém, isso faz com que seja realizada a anteriorização da cabeça e a flexão cervical. O fato de uma pessoa manter isso por muito tempo pode promover alterações tanto na parte óssea quanto na muscular, que acabam rearranjando as estruturas do sistema músculo-esquelético. Isso desencadeia fatores relacionados, principalmente, à região da parte cervical e da parte do ombro. Não é um processo irreversível, dede que haja uma boa orientação na postura. A reeducação postural, onde o smartphone permaneça na frente da linha de visão e não

seja necessário fazer essa anteriorização da cabeça e a flexão, é um tipo de ajuste realizado como se fosse feito com o monitor de um computador. Quando o indivíduo começar a adquirir a postura correta, já será um tratamento preventivo e, ao mesmo tempo, eliminará possíveis alterações, como encurtamentos muscular, formação de osteófitos, os bicos de papagaio, ou tensão muscular. No entanto, as situações ocorrem não somente com usuários de smartphones e tablets, mas com pessoas que adotam essa postura errada. A posição de tensão com a elevação dos ombros também ajuda a levar a esse quadro problemático. Portanto, é preciso mantê-los sempre relaxados. Quando o usuário está sentado, é recomendado a mesma postura ereta, enquanto que usar esses aparelhos quando se está deitado não é indicado. O melhor é sentar-se na cama para usar o celular. Já de barriga para cima, pode cansar a musculatura dos braços e de barriga para baixo, envolve a alteração não somente da parte da coluna, mas a baixa também, sobrecarregando as estruturas por muito tempo. Posturas inadequadas gerarão

dores. Atualmente, recursos como suportes quando se está deitado, para que não seja necessário segurar aparelhos de maneira inapropriada. Para o tratamento de quem apresenta o problema, há profissionais especializados na área de ergonomia, que podem dar orientações mais

adequadas para esses tipos de casos de alterações e correções posturais, por meio de alinhamento e uso de equipamentos que auxiliam no processo. Depois de instalado esse quadro com alterações, além das correções posturais, a parte de tratamento fisioterápico conta com áreas específicas

para a correção do problema dos desalinhamentos pela manutenção inadequada da postura. Além da orientação para restabelecê-la, são realizados o fortalecimento muscular e a melhora na flexibilidade da musculatura, por meio de exercícios que proporcionarão a recuperação do paciente.

Também é importante ressaltar, que existe o problema de falta de atenção de quem utiliza seu aparelho enquanto caminha pelas ruas. É necessário estar atento por conta de irregularidades na calçada, o que pode levar a uma lesão como torção, queda ou algo mais sério.

Vai arrasar

Bateria do DNA terá 63 integrantes no desfile

Geovana Narducci é a rainha do tradicional bloco carnavalesco

Um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Taquaritinga, o DNA (Dia e Noite Alcoolizados), está mais que afinado para os festejos de momo e apresentará, nas duas noites de desfile do Carnaval, sua escola de samba, com 63

integrantes na bateria e outros 30, no famoso bloquinho do DNA. A rainha da escola será Geovana Narducci; porta-bandeira Ariele Previdelli, com seus mestres sala, Guilherme Rafael e Leonardo Valentim

e, ainda, como passista, Aline Vieira. Tem tudo paras arrasar no Carnaval em Taquaritinga.

Na foto a porta-bandeira Ariele Previdelli e a rainha Geovana Narducci

Beija-Flor – Nesta terceira semana de fevereiro a “Imagem da Semana” do Jornal O Defensor é de autoria do fotógrafo Marcos Paccelo. A você, Marcos Paccelo, os nossos parabéns por novamente estampar este espaço.


2 O Defensor | 17 de fevereiro de 2017 seca até o mato. Secou o Arpoador! Rá, rá, rá!

„„ Ricardinho Pereira (agora andando de circular) está perdendo a barriga. Por cima das calças! Obesidade mórbida! Depois que sofreu o acidente o pequeno grande homem está crescendo cada vez mais. Pros lados!

„„ E vamos acabar com esse troço de que quem fala muita abobrinha foi amamentado com leite de seringueira: só fala borracha! O povo da Vila e do Bar da Seringueira merece todo respeito. Cidinho Pirina tá indignado!

„„ Obreiro João Preto (que parou de vender Hiper Saúde) me convida pra visitar as novas instalações da Igreja Universal. “Agora estamos pertinho da sua casa. Não tem mais desculpas”, ele me disse.

„„ Fui. Vou engrossar o cordão dos puxassacos. Nós é que bebemos e eles ficam tontos! Só vou falar de política e de comunismo depois que Jorge Gibertoni levar o Caminhão da Alegria pro Almoxarifado da Prefeitura. Axé, fiquem com Deus. A gente se vê por aí!

„„ Quem acabou de destruir o Rio de Janeiro foi o Pezão. Pisou nos direitos da população, esmagou a cidadania. Pezão onde pisa

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Designação genérica do psicólogo clínico

O produto usado contra acne Barragem

© Revistas COQUETEL

Unidade Aventuras amorosas A baía vista do de Elevador Lacerda Pronto (BA) Atendimento (sigla)

O Leão da Ilha (fut.) Colocar (fogo) em

(?)-graduação: curso Quebra de relação

Direito Tornado difícil de mover

Caranguejo que sobe em árvores

Pedido de socorro do náufrago Base salarial de uma categoria

Líquido volátil de uso hospitalar

Gregório de Matos, o Boca do Inferno (Lit.)

Fenômeno molecular (Quim.)

(?) de lado: desprezar (?) Chagall, pintor

Aquilo que prende uma coisa a outra

Serviço de entrega postal

Membros de antiga seita judaica

“Desta terra nada (?) leva” (dito)

Nelson Sargento, sambista carioca

Organiza- A aversão ção como do perfeco Ibase cionista (sigla) Triturar com os dentes

Rumava; caminhava

Primeiro grande festival de música jovem realizado no Brasil, completou 30 anos de Nelas vivem sua estreia (1/1985) os cisnes BANCO

13

Solução

C E E T

E

L I

S A N SO SO

U P A

T O D

C A S O S

12/02 - Sr. Ibraim Abrão, aos 60 anos. Deixa a esposa Izabel Cristina Delbay Abrão e duas filhas. 13/02 - Sr. José Stephano, aos 91 anos. Viúvo de Liguria Bordinasso Stephano. Deixa oito filhos. 13/02 - Sr. Joaquim Sylvestre, aos 79 anos. Deixa a esposa Josefina Inês Milletta Ventura e três filhos. 14/02 - Sr. Dorival Bussadori, aos 74 anos.

„„ Carlinhos Volante (o maestro da Jardineira) montou uma estrutura legal no antigo prédio da Colombina para a Comitiva Feio Pra Karaio (FPK) usar nos dias da folia de Momo (aperta o play, André Calanca!).

S

Silva e dois filhos. 11/02 - Sr. João Antonio de Oliveira, aos 90 anos. Deixa a esposa Genair Francisca Moreira e dois filhos. 11/02 - Sr. Rubens Pereira Rodrigues, aos 69 anos. Deixa a esposa Antonia Aparecida Galati Rodrigues e quatro filhos. 12/02 - Sr. José Pedro das Dores Neto, aos 67 anos. Viúvo de Ivanir Perossi. Deixa duas filhas.

„„ Marcos Bonilla fez muito bem de eternizar a seringueira como árvore-símbolo do Jardim São Sebastião. Foi debaixo da seringueira que muitas gerações trocaram conchavos (inclusive políticos) às vésperas da eleição.

5/aratu — liame — sport. 6/lagoas. 8/essênios — isomeria. 9/rock in rio — terapeuta.

9/02 - Sr. Claudemir Bertacchini aos 55 anos. Deixa a esposa Eva Monteiro Bertacchini e dois filhos. 10/02 - Sra. Maria de Lourdes da Silva Reias, aos 73 anos. Deixa o esposo Antonio de Anúncio e seis filhos. 11/02 - Sra. Maria Lúcia da Glória, aos 64 anos. Deixa o esposo Dirceu Sibrino da Costa. 11/02 - Sr. Valdecir Aparecido da Silva, aos 66 anos. Deixa a esposa Edina Manhani da

„„ “Paulinho, você viu como aquele cara que tá na frente da Prefeitura parece o (Luiz Carlos) Pincetta?”. “Mas aquele é o Pinça, Zé”, retrucou o ex-prefeito. “Ah, então é por isso que parece tanto!”, concluiu o Zé.

„„ Sou, como o Eduardo Moutinho e o Luiz dos Anjos (que me deu uma imagem belíssima), devoto de Nossa Senhora de Fátima, Santa Paulina e Espírito Santo de Luz.

www.coquetel.com.br

Itens de contrato

Falecimentos

„„ Dito Franco (antigo freguês da Padaria Bom Retiro), maior vendedor de salgados da Vicente Parise, me recomenda a leitura da Bíblia. Leio a Bíblia com frequência (como sempre li) e não só nos momentos de fraqueza física e espiritual.

OT

Luana pede a Nicolau que o relacionamento deles fique em segredo. Léo e Lázaro continuam com o plano de tirar artistas da Som Discos. Gordo afirma a Eva que dará a volta por cima na gravadora. Néia se alarma com uma ligação que recebe. Miro reafirma para Léo seu compromisso com Gordo na Som Discos, mas Nina demonstra gostar do assédio do cantor. Nina alerta Miro sobre seus ciúmes. Luana não aceita as desculpas de JF. Yasmin flagra Néia pegando o casaco de Léo, o mesmo usado pelo ladrão que roubou a gravadora de Gordo. Luana entrega as roupas de Alex para Luizão doar para o asilo. Diana diz a Gui que Júlia e Lorena são a mesma pessoa. Júlia vasculha as roupas de Alex e se surpreende ao encontrar uma foto do bandido ao lado de Lorena.

„„ Karina Beretta, aliás, cantou (como sempre muito bem!) na Esquina do Rock (vulgarmente conhecido como Bar do Sérgio), ex-ponto de encontro do PSOL local – e foi bastante aplaudida. Uau!

„„ Um dia o ex-prefeito Paulo Delgado passava em frente ao antigo prédio da Prefeitura Municipal (onde é hoje o ITES) com o saudoso locutor Zé Mária Alexandre, polivalente da Clube Imperial AM.

„„ “Lebre” faz 30 anos que cuida das coisas do Santuário de Taquaritinga. Agora vai mesmo aposentar. Em seu lugar a paróquia nomeou a Elizete (da Liam Imóveis), que já é responsável pelo coral da igreja.

L

Sinhá esconde César e fala com Gaetano e Geppina. Louzada encontra a carteira de César e conclui que ele escapou. Tanaka se preocupa com Mocinha. Lenita pede para Paty visitar o Rota 94

Diana tem um ataque de raiva e Gordo aconselha a filha a esquecer Gui. Diana garante ao pai que vai se livrar de Júlia. Nanda planeja um encontro casual com Gordo. Gui diz a Júlia que a ama. Roberto avisa a Nicolau que ele está com pneumonia. Gui conta a Eva a história de Júlia. Diana pensa em usar o que sabe sobre Lorena para derrubar Júlia. Léo segue os conselhos de Lázaro sobre como se portar na reunião com Diana e Gordo. Edith gosta do teste de Amanda, que é selecionada como dançarina finalista do Rebola Embola. Sob orientação da mãe, Chiara atrapalha o jantar de Gui e Júlia. Nelson sonha com Glenda e Edith fica furiosa. Gilda constata que o médico que atendeu Nicolau é cirurgião oncológico. Léo surpreende Diana

Sábado, 25 de fevereiro

„„ Zezinho São Paulino arranjou agora um celular que toca o hino do São Paulo. Ele volta da Central de Ambulâncias (onde é vigia), às 6 da manhã com a musiquinha do tricolor pó-de-arroz tocando no último volume pela baixada taquaritinguense.

„„ Já avisei o radialista sobre o desejo do Dito. Vamos marcar um encontro entre ambos (com a participação especial do Zóinho) num dia que Dito da Gaita não estiver na Escola Olhos D’Alma (em Jaboticabal).

R U P T U R A

Sexta, 24 de fevereiro

Terça, 21 de fevereiro

Yasmin conta para Natália que por pouco Gui não a viu com Zac. Luana decide ir para Friburgo. Néia expulsa os convidados da festa que Léo dá em casa. Luana flagra JF beijando outra garota na piscina do hotel e Nicolau a consola. Luana volta para o Rio de Janeiro. Diana garante a Gordo que conseguirá voltar para Gui. Néia avisa a Lázaro que Léo foi à praia e não irá à reunião marcada. Gilda sugere que Haroldo consiga a presença de Diana para ajudar na divulgação de seu salão. Luizão diz a JF que ele não merece Luana. Lázaro repreende Léo. Luana surpreende Nicolau e o beija. Diana acredita que Júlia e Lorena são a mesma pessoa.

„„ O Morto (já que os vivos não resolvem, vamos votar nos mortos) estará com suas famosas batidinhas ao lado do Bar do Jura (jura?) durante as noites de Carnaval. Ele tem, por exemplo, batidinha com absynto que é tiro e queda. Levanta até defunto!

„„ Mirian Pônzio e Aristeu Silva foram espiar como tá funcionando as sessões da nova Câmara. Mirian (como sempre) ficou pouco tempo, mas Aristeu se aprofundou nos bastidores. Dizem que Aristeu foi convidado pra engrossar a gestão, mas não aceitou.

ER

Louzada observa o carro de César afundar, enquanto Nogueira chama os bombeiros. Mario conta para Ana, Vittorio e Ralf que Giulliana não é sua filha. Mocinha sofre por causa de Tanaka. Elisa e Julião rezam juntos na igreja pela liberdade de Alice. Os bombeiros tentam encontrar César. Mario estranha a proximidade de Louzada e Carol. Mesquita acompanha as buscas por César. Alice garante que César sobreviveu ao acidente. Tânia avisa a Alice que novos documentos foram retirados da Arraial Pescados. Alice pede para acabar com a manifestação. Louzada entrega a Mario o bilhete ameaçador que César escreveu para ele. Geppina obriga Gaetano a ir com ela à casa de Sinhá. Alice apoia a decisão de Mario de assumir Giulliana como filha. César chega escondido à casa de sua avó. Gaetano e Geppina entram na casa de Sinhá.

Sexta, 24 de fevereiro

„„ A cantora Karina Beretta foi vista entrando na Tenda de Umbanda Caboclo Sete Flechas (não confundir com Sete Samambaias e muito menos com Sete Saias) do pai-de-santo Pascoal Calabrese. O teor da conversa não foi ventilado pelos guias espirituais.

„„ Dito da Gaita (o irmão da Dona Joana) me procura. Quer conhecer o âncora Édson Cândido (Canal Um FM). Deficiente visual, Dito gostar de tocar sua gaita no salão do Angelim Barbeiro (que já foi bom nisso!).

L

Quinta, 23 de fevereiro

Gui garante a Júlia que não houve nada entre ele e Diana. Tom deixa claro a Lázaro que ele jamais será empresário da banda 4.4. Júlia diz a Nelson e Edith que Gui voltou para Diana. As fãs de Léo fazem vigília, solidárias ao sofrimento do cantor. Diana confessa ao pai que ama Gui. Léo fica furioso ao saber por Diana que ela o largou por causa de Gui e a expulsa de sua casa. Gui jura a Nelson que não aconteceu nada entre ele e Diana, mas confessa que ficou mexido com a declaração da ex. Gui procura Júlia. Nicolau diz aos parceiros que Gui precisa saber do interesse de Lázaro pela banda. Yasmin pede desculpas a Tom. Diana chama Gui para conversar. Gordo conta a Eva que Diana não se casou porque ainda ama Gui. Eva acha estranho quando Gordo se refere à namorada de Gui pelo nome de Lorena. Gilda se preocupa com a febre de Nicolau. Gui diz a Diana que o futuro dele é com Júlia.

„„ É o Paulo Volante (o Paulo dos Computadores) que está me trazendo de volta pro mundo virtual. Já tava com saudade dos meus pezinhos de alface. Esse negócio de facebook é um pé no saco, mas serve pra arrumar muitas amigas.

„„ Antônio Lutz (o engenheiro Caeco) tentou imitar o prefeito Vanderlei. Subiu no telhado de escola pra limpar as calhas e caiu. Resultado: tá com o braço na tipoia. Faça o que digo, mas não faça o que eu faço!

E S S E N I O S

César consegue fugir da polícia. Mario vai ao hospital para conseguir notícias de Carol e Giulliana. Elisa, Paula, Sirlene e Felipe ajudam a organizar a pousada. Carol conta para Mario sobre as gravações que fez de César. Lenita conversa com a filha por uma rede social e se emociona quando Paty dá seu apoio à manifestação em favor de Alice. Sinhá expulsa Mocinha de sua casa. Tânia comenta que a repercussão da manifestação pode ajudar Alice. Carol passa mal após contar para Mario que Giulliana é filha de César. O carro de César cai em um lago e começa a afundar.

Diana afirma a Júlia que tem uma relação de afeto com Gui. Nicolau gosta da atenção de Luana. Léo e Lázaro iniciam o plano de tirar todos os artistas da Som Discos. Diana conta a Gui que Júlia a procurou. Daniel avisa a Eva que não consegue falar com a filha de Joel. Luana fica triste quando JF lhe pede para não ir a Friburgo com a banda. Lázaro cede ao assédio de Marisa. Roberto avisa a Nicolau que ele deve fazer os exames de controle. Yasmin pensa em ir a Friburgo assistir ao show da 4.4 e mente para Néia dizendo que participará de uma viagem com a escola. Marisa incentiva Luana a ir a Friburgo. Zac se surpreende ao ver Yasmin no hotel.

„„ Bom dia, Carnaval! Prometo brincar, folgar, safadear (até pular nos altos do trio elétrico), mas na quarta-feira vou purificar o corpo e alma nas cinzas. Vou ficar zerado na quaresma, pode crer! Será que uma confissão severa vai resolver, padre Zezo?

I A

Quarta, 22 de fevereiro

Rock Story

Segunda, 20 de fevereiro

Quinta, 23 de fevereiro

Se vierem tomar meu uísque, vão levar bico na canela e tapão no pé do ouvido!

R O

Louzada teme pela segurança de Carol e vai até a pousada com Ana. Loretta tenta seduzir Mesquita. César resgata as gravações que Carol fez de suas confissões, mas não percebe quando um dos pendrives cai. Sinhá divulga a história do passado de Tanaka nas redes sociais. Lenita conta sobre sua filha para Alice. Sinhá se enfurece ao ver na TV o depoimento de Mocinha em apoio a Tanaka. César ateia fogo ao quarto de Carol, mas Louzada salva a advogada. Ana leva a filha para o hospital. Todos comemoram ao saber que a polícia está atrás de César. Mario descobre que César usou Carol para atingi-lo e se desespera. Sinhá avisa ao neto que ele está sendo perseguido pela polícia.

Sinhá indica o quarto de Tanaka. Carol confessa a Ana que tem medo de ser presa. Loretta percebe o desconforto de Milena com a pressão de Ralf para se casar. Mario descobre que Tanaka foi para a casa de Sinhá e se preocupa. Paty vê o show de Lenita no Rota 94, e Marina fica perturbada ao reconhecê-la. Tiago e Yumi cuidam de Dora. Sinhá leva comida para César. Julia torce para Wagner retornar da Bahia. Dora pede que Yumi dê um filho a Tiago. Loretta tenta aconselhar Milena. Tanaka ouve Sinhá ser rude com Mocinha. Wagner tem alta, e Patrick volta com ele para Arraial. Ralf convoca Padre Julião para marcar a data de seu casamento com Milena. Tanaka garante a Gaetano que descobrirá quem é a verdadeira Sinhá.

Gordo e Léo trocam insultos. Diana pergunta a Léo se foi ele quem roubou a música de Gui. Léo ajuda Nina. Miro diz a Nina que ela está diferente. Luana visita Nicolau. Lázaro e Léo planejam tirar todos os artistas da Som Discos. Diana avisa a Gui que eles terão que adiar a gravação do CD da 4.4. Yasmin conta a Diana que Léo ateará fogo nas suas roupas. Léo descobre que Diana não devolveu o anel que Gui lhe deu. JF comenta com os integrantes da banda que Gui deveria ter ido atrás de outras gravadoras. Diana decide vender o anel que Gui lhe deu para comprar uma mesa de som para a gravadora. Marisa fica nervosa ao ser dispensada por Lázaro. Luana pergunta a Nicolau se ele está escondendo alguma coisa. Júlia deixa claro para Diana que Gui está com ela.

Tuca Sant’Anna

O N G

Terça, 21 de fevereiro

Sábado, 25 de fevereiro

Quarta, 22 de fevereiro

S R A P E T O P E R R A T E R S I A U S P O M M A M E R R C K I L A

Mario e Geppina falam com Alice. Geppina, Gaetano e Damasceno montam uma mesa de café da manhã na delegacia. Mocinha tenta acalmar Tanaka. Repórteres chegam à manifestação, e Mario afirma que César é o culpado por todos os crimes de que Alice foi acusada. Sinhá avisa ao neto das acusações. Wagner evolui em seu tratamento. César decide voltar para Arraial. Mario tem uma ideia para mobilizar os moradores da cidade na manifestação em favor de Alice. Tanaka conta para Alice sobre seu passado. Mesquita e os policiais se surpreendem com a ação de Mario e seus amigos. Carol tenta falar com Louzada por telefone, mas é impedida por César.

e Gordo ao revelar que comprou a gravadora Radical Music.

D E R M A T O L O G I C O

Segunda, 20 de fevereiro

quando vier ao Brasil. Hideo entrega a prova de que César forjou seu álibi no dia da explosão das traineiras. Milena reclama quando Ralf a pressiona sobre a data do casamento. Carol volta para casa. Loretta avisa a Marina que Lenita já sabe que Paty é a sua filha biológica. Sinhá vai com Gaetano e Geppina para a casa de Tanaka e avisa a César. Carol implora para que Ana não rejeite sua filha. Tanaka fica intrigado com o constrangimento de Mocinha diante de Sinhá. Sinhá convida Tanaka para se hospedar em sua casa. Yumi se muda para a casa de Tiago. Mocinha fica apavorada com as insinuações que Sinhá faz para Tanaka.

R

Sol Nascente

„„ Valdecir ( pai do Caixa D’Água, da Anderson Veículos) faleceu inesperamente. Lamentável! Ele veio pra Taquaritinga há anos, contratado pelo CAT, informou o repórter Zé Lucente (da Canal Um FM).


3 O Defensor | Orgulho

Luiz Araujo brilha e São Paulo vence o Santos na Vila Belmiro

Tricolor recusou uma proposta de R$ 22 milhões pelo atleta

O taquaritinguense Luiz Araujo foi destaque no meio desta semana ao brilhar na vitória do São Paulo, por 3 a 1 contra o Santos, na Vila Belmiro pelo Campeonato Paulista. A partida aconteceu na quarta-feira (15), e o menino de Taquaritinga, que estava no banco de reservas, entrou no começo do segundo tempo, jogou apenas 45 minutos e fez dois gols, tornando-se um dos principais nomes do clássico. Se na última temporada Luiz Araujo marcou somente 2 gols em 30 jogos, neste ano ele já igualou a marca de gols em

apenas três partidas. O garoto que tem tudo para brilhar, conta no momento com apoio do técnico Rogério Ceni, que tem utilizado muitos garotos da base no início do seu trabalho. Na quinta-feira (16), Luiz Araujo estampou a capa dos principais jornais e sites esportivos, além de participar e dar entrevista para vários programas de esportes. O São Paulo que não vendeu o atleta por R$ 22 milhões para o Lille da França tem a possibilidade de criar um novo ídolo. Sorte do clube e orgulho para Taquaritinga.

Campeonato Paulista – Série A1

17 de fevereiro de 2017

São Paulo Dois são os destaques do São Paulo neste início de temporada: o peruano Cueva, que seria titular em qualquer time do Brasil e o menino Luiz Araujo, que foi bem no segundo tempo contra a Ponte Preta, no domingo (12), e arrebentou no clássico contra o Santos, na quarta-feira (15), onde na oportunidade, jogou apenas 45 minutos, e marcou dois gols. A partida contou com o duelo de Araujo (Taquaritinga) contra Vitor Bueno (Monte Alto) mostrando a força do futebol na região. Neste sábado, o São Paulo encara o Mirassol, no Morumbi. A equipe do interior tem a melhor campanha do Paulistão até o momento, enquanto o clube da capital deve promover a estreia do argentino Lucas Pratto, contratado por R$ 22milhões. Quem foi contratado também pelo Tricolor foi o volante Jucilei. Mas este deve estrear somente em 20 dias, já que não participou de nenhuma pré-temporada.

Santos

O Peixe tem um problema interno gravíssimo para resolver. A saída do diretor de futebol Sérgio Dimas, pegou todo o elenco de surpresa. Dimas era muito amigo dos atletas, que cobraram da diretoria uma explicação, que não foi dada. Tudo indica que tenha sido algo político, que infelizmente atrapalhou o clube nos últimos dois jogos contra Red Bull e São Paulo. O Santos não conta desde a semana passada com o goleiro Vanderlei. O atleta que teve uma lesão em dois dedos da mão direita corre o risco de não jogar a estreia do Santos na Copa Libertadores, contra o Sporting Cristal, no dia 9 de março. Se não conta com Vander-

Esporte de Primeira José Roberto Gaion zegaionjr@gmail.com Fotos: Reprodução

CAT

lei, quem está perto de retornar ao time são dois jogadores que eram titulares no ano passado: o zagueiro David Braz e o atacante Ricardo Oliveira, já treinam com bola e estão próximo de um retorno.

Corinthians

Corinthians que é o time do 1 a 0. Na quarta-feira (15), em Itaquera, o Timão venceu mais uma vez pelo placar mínimo. Evidente que o time treinado por Fabio Carille ainda precisará passar por ajustes. No entanto, o elenco não é tão ruim, se bem treinado pode surpreender. Lógico que com a entrada de Jadson, daqui mais ou menos 20 dias, a equipe passará a ter mais qualidade no meio campo. Do time campeão da Copa São Paulo de Júnior, os meninos Mantuan e Pedrinho realizaram essa semana os primeiros treinos entre os profissionais. Falando em jovens, o volante Marciel deve renovar seu contrato por mais 4 anos com o clube. Já o menino Claudinho, um dos destaques da Copinha, será submetido

a uma cirurgia para corrigir uma pubalgia. Na lateral esquerda, o jovem Moises, recebeu uma proposta do futebol da Rússia, todavia, deve permanecer na equipe. Para o jogo deste sábado, contra o Audax, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel, com problemas musculares, seguem como dúvidas.

Palmeiras

O que era para ser um começo de ano tranquilo depois de várias contratações de impacto, se tornou um inferno após a derrota para o Ituano, domingo (12), em Itú. Os torcedores reclamaram demais do trabalho de Eduardo Batista, mesmo estando apenas a um mês dirigindo a equipe. O diretor de futebol Alexandre Mattos, ouviu alguns jogadores que não estão contentes com o modelo de trabalho, fato este, que fez Alexandre ficar mais próximo do grupo durante esta semana. Mas nem tudo é desespero, o colombiano Borja, contratação mais cara da história do clube tem feito bons treinamentos, mas

Paulistinha

Diretoria do CAT começa a definir comissão técnica e elenco para a disputa da Segundona 4ª rodada

Sábado (18):

17h: Audax x Corinthians 17h: Novorizontino x Ituano 19h30: São Paulo x Mirassol 19h30: Ponte Preta x Red Bull 19h30: Santos x Ferroviária 19h30: São Bento x Botafogo Domingo (19): 10h: Santo André x São Bernardo 17h: Linense x Palmeiras

Classificação: Grupo A:

1º) Ituano – 7 Pontos 2º) Corinthians – 6 Pts 3º) São Bernado* – 3 Pts

4º) Botafogo – 3 Pts Grupo B:

1º) Santo André – 5 Pts 2º) Palmeiras* - 3Pts 3º) Novorizontino – 3 Pts 4º) São Bento – 0 pt Grupo D:

* Não computado o resultado do jogo de ontem, quinta-feira, 16.

Verdão Palmeiras joga em Araraquara neste domingo A Sociedade Esportiva Palmeiras jogará em Araraquara, neste domingo (19), às 17 horas, na Arena da Fonte, contra a equipe do Linense. A equipe de Lins, assim como fez no ano passado, decidiu mandar seus jogos contra os grandes clubes de São Paulo, fora de sua cidade, vendendo seus jogos para a empresa El Marketing

Toninho Cobra, Paulinho Ceará, Vitor Hugo e João Martins os mais cotados para dirigir o clube

1º) São Paulo – 6 Pts 2º) Linense – 3 Pts 3º) Red Bull – 1 Pt 4º) Ferroviária – 1 Pt Grupo C:

1º) Mirassol – 9 Pts 2º) Santos – 6 Pts 3º) Ponte Preta – 6 Pts 4]) Audax – 4 Pts

Esportivo, que através de estudos resolveu levar a partida para a “Morada do Sol”. Sendo assim, a região poderá acompanhar de perto, o elenco do Palmeiras com várias estrelas, comandado pelo criticado Eduardo Batista. Ingressos ainda podem ser comprados pelo site www.bilheteriadigital.com.

O técnico Vitor Hugo junto com o presidente Bentinho Previdelli na última passagem do treinador por Taquaritinga

O Clube Atlético Taquaritinga (CAT) estreia no Campeonato Paulista da Segunda Divisão no dia 9 de abril, no “Taquarão”, contra a Francana. Com tudo definido para a equipe voltar à disputa do futebol profissional, quem começa a se movimentar é a diretoria, que observa nomes para comissão técnica e o grupo de jogadores. O primeiro passo dos diretores é definir o nome do treinador, e alguns já conhecidos da torcida Cateana estão sendo sondados: Toninho Cobra, Paulinho Ceará, Vitor Hugo e João Martins são os preferidos. No

estreará somente no dia 8 de março, na Copa Libertadores, já que o atleta não foi inscrito no Paulistão. Falando em atacante, o mais cobrado tem sido Lucas Barrios, jogador que é visto como negociável após a contratação de Borja. Mas, até o momento, ele tem trabalhado normalmente com o grupo.

entanto, existem outras opções como: Sérgio Caetano (Sérgio Leiteiro), que no ano passado estava no Grêmio Catanduvense, Tarcísio Cardosos, ex jogador do CAT, trabalhando na base do América de Rio Preto e Paulo Lippi, vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior esse ano pelo Batatais, e que já comandou as categorias de base do Clube Atlético Taquaritinga (CAT). A contratação de jogadores será realizada somente após a confirmação da comissão técnica, porém, o objetivo da diretoria do CAT é contar com

o máximo de atleta possíveis da cidade de Taquaritinga entre os 28 que serão inscritos na Federação Paulista de Futebol (FPF). Com esse pensamento, alguns nomes serão convidados a passarem por teste e compor o elenco como: Guilherme Curti (goleiro), Fabinho Irano (lateral), Jonas (zagueiro), Gustavo Spinelli (zagueiro), Lenin (zagueiro), Cedroni (volante), Bruno Landão (volante), Natan (meio campista), Chininha (meio campista), Mateus Fratarolli (atacante), Renan (atacante) e Alex (atacante). A maioria desses atletas fez parte da equipe vice-campeã Paulista Sub-20 em 2013, jogando também na equipe profissional em 2013 e 2014. Categorias de base - O regulamento geral da Federação Paulista de Futebol (FPF) obriga que os clubes que disputem campeonatos profissionais, participem ao menos de uma categoria de base por ano. Sendo que o Sub-11/13/15/17 acontecem no primeiro semestre e o Sub-20 no segundo semestre.A intenção do presidente do CAT, Bentinho Previdelli, é colocar o clube em todos os campeonatos da base.

Embora o diretor do Conselho Deliberativo do CAT Eduardo Cestari, tenha razão ao dizer que não tem pressa na montagem do time, pois os jogadores bons estão empregados, restam menos de 60 dias para o início da Segundona do Paulista. Quando a competição se iniciar, no dia 9 de abril, onde o CAT jogará no “Taquarão” (foto), contra a Francana, acredito eu, que os bons jogadores continuarão em seus clubes. Em uma das minhas colunas, sugeri que a diretoria acompanhasse de perto a Copa São Paulo de Junior, aonde apareceram vários garotos que podem jogar com a camisa do CAT. A montagem do time será complicada, mas a diretoria acerta, em primeiro buscar um comandante para tocar o barco.

Liga dos Campeões da Europa

Nesta semana tivemos início à fase oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. E tivemos algumas surpresas como os massacres do PSG por 4 a 0 sobre o Barcelona e o do Bayer que venceu o Arsenal por 5 a 1. Dificilmente PSG e Bayer estarão fora das quartas de finais. Os outros confrontos estão abertos: Real Madrid 3 x 1 Napoli e Benfica 1 x 0 B. Dortmund. Na próxima semana teremos os outros 4 jogos: Manchester City x Mônaco, Porto x Juventus, Leverkusen x Atlético Madrid e Sevilha x Leicester.

Orações

Biografia de Bento Portão

Antônio Bento do Portão nasceu no Estado da Bahia, no dia 29 de janeiro de 1875.
 Viveu no Bairro de Santo Amaro, São Paulo, como mendigo e curandeiro. Nas horas vagas cortava lenha, carregava água para os moradores da região que lhe pagavam com um prato de comida, um cigarro de palha ou até com uma simples bala.
 Era uma pessoa simples, bondosa e muito admirada pelas crianças e adultos. Às vezes era mal compreendido por algumas pessoas que o maltratavam por não compreendê-lo. Adquiriu o nome de Bento do Portão porque quando tinha fome, sentava nos degraus dos portões das residências e os moradores sempre lhe ofereciam um prato de comida. Antônio Bento Morreu no dia 29 de junho de 1917, com 42 anos, próximo a entrada principal do cemitério de Santo Amaro e, quem o encontrou foi a senhora Isabel Schmidt que vinha, todas as manhãs, trazer-lhe café com pão. Sete anos após sua morte, ao ser feita a exumação do seu corpo, este se encontrava intacto, não fora decomposto pelo tempo. A ele são atribuídos vários milagres, sendo o primeiro no dia 2 de fevereiro de 1922, a certa senhora que necessitando amputar as pernas, pediu-lhe ajuda, alcançando a graça solicitada.
 Antônio Bento tornou-se conhecido em Santo Amaro e outros Bairros da capital, em quase todo estado de São Paulo, em alguns Estados do Brasil, e até no exterior como Bento do Portão, tendo muitos devotos que ás segundas-feiras vão até o cemitério de Santo Amaro, á rua Carlos Gomes, quadra 8, onde esta sepultado, para reverenciar as memória, fazer pedidos, oração e render-lhe as mais justas homenagens. Emy

Oração ao Glorioso Bento Portão

Meu glorioso Bento Portão, Alma caridosa, Que tantas graças tens concedido. Pelo sofrimento que passastes, Merecestes de Deus O direito de prestar ajuda Àqueles que a ti recorrem. Neste momento de angústia, De desespero e sofrimento, Me dirijo a vós, Como meu salvador, Meu consolador e benfeitor. Bento Portão, Em nome do Criador, De seu santo filho Jesus E do Espírito Santo, Rogo-lhe a graça: (faz o pedido) Sei que sou pecador, Mas neste momento sagrado Quero pedir perdão, Para que, com minha alma limpa, Eu possa merecer esta graça: (faz o pedido e a promessa) Prometendo também que, Se eu obtiver esta graça, Serei para sempre Devoto desta alma, tão milagrosa, Que é Bento Portão. Rezar três Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glória ao Pai Durante a novena, acender uma vela por dia Emy


4

O Defensor | 17 de fevereiro de 2017

Segundo Caderno Festa no Município

Cândido Rodrigues: 58 anos de emancipação político-administrativa

O município de Cândido Rodrigues, administrado pelo prefeito Antonio Cláudio Falchi e pelo vice-prefeito, Dejalma Zacarin (2017/2020), de 18 a 28 de fevereiro, envolvendo atividades religiosas, shows musicais e Carnaval popular, está com sua programação completa das festividades para comemorar o 58º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade que é a seguinte: Dia 18 – sábado – às 19h, Missa Solene com a presença do Bispo Diocesano de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva; às 20h, show na praça da Matriz, com a Banda Guitteria; às 21h, show com Dantas & Takau. Dia 19 – domingo – às 9h, Banda Evangélica Ministério de Catanduva; às 10h, apre-

sentação da Banda Regimental do 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara, com os cães adestrados da Polícia Militar, no estádio municipal; às 14h, apresentação no palco da praça da Matriz do Projeto Guri; às 14h30, apresentação das Bandas Marciais de Fernando Prestes, E.E. 9 de Julho, Banda Marcial Bruno Donizeti de Souza, Banda Musical São Luiz de Jaboticabal, Banda Marcial de Sertãozinho e Banda Marcial de Ribeirão Preto (Escola de Samba Tusa); às 20h, show com Ulisses & Moises, na Praça do Padre Cícero. No sábado de Carnaval (25), às 20h, desfile de todos os blocos de Carnaval; às 21h, desfile do bloco Babadikiabo de Taquaritinga; às 22h, desfile da escola de samba G.R.E.S. T.U.S.A. Após o desfile, trio

elétrico Arrastão da Alegria. No domingo (26). Às 16h, trio elétrico Arrastão da Alegria, saindo da praça da quadra Cohab II, com destino à Praça do Viaduto. Na segunda-feira (27), às 20h, desfile com todos os blocos de Carnaval; às 21h, desfile da escola de samba GRES TUSA. Após o desfile, trio elétrico Arrastão da Alegria. Na terça-feira (28), às 16h, Jardineira da Alegria, com saída da praça da quadra Cohab II, com destino à Praça do Viaduto. Os blocos participantes do Carnaval são: Camaro Amarelo, Velho Barreiro, Casa da Sogra, Quintal da Tusa, Casa da Sopa, Os Cafú, 100% Periferia e Turma do Picknick. A realização é da Prefeitura de Cândido Rodrigues e Secretaria Municipal de Cultura.


Segundo Caderno Um pouco da história -

Cândido Rodrigues obteve sua emancipação político-administrativa em 18 de fevereiro de 1959, pela Lei Estadual nº 5285. Em 1º de janeiro de 1960 foi empossada a primeira câmara municipal, iniciando-se a 1ª Legislatura. Nesta ocasião, o mandato eletivo era para o período de 1960 à 1963, oportunidade em que o prefeito era Coronio Civolani e o vice-prefeito Oscar Balduino. A câmara municipal tinha como presidente o vereador Anibal Vilafanha e os demais vereadores eram: Addo Del Grossi, Geraldo Sebastião Balduino, Italo Ferretti, Júlio Mancin, Líbero Formigoni, Nicola Natalicio, Onélio Michelutti e Valdemar Antonietto. No início, quando era apenas um povoado e pertencia ao município de Taquaritinga, Cândido Rodrigues era conhecida por “Campin”, designação dada pelos colonos para identificar o local da propriedade de Saulle Borghi por onde passava a ferrovia, antiga Estrada de Ferro Araraquarense (EFA). Em razão da dificuldade que os produtores agrícolas de “Campin” tinham para fazer escoar a produção, resolveu-se tentar fazer com que se instalasse uma nova parada de trem, a

qual foi construída em área de terras doada por Saulle Borghi, que havia sido adquirida de João Prandi. Na época, não era apenas Saulle Borghi quem pretendia uma nova parada de trens, também José Mongolini, Jeremias Carnelossi e os irmãos Credo, Benedito e Ernesto Civolani, pretendiam que a parada acontecesse em Icoarana, que era mais desenvolvida. O primeiro trem parou em Cândido Rodrigues em 8 de fevereiro de 1908, quando o povoado já se chamava Albuquerque Lins, em homenagem a Manuel Joaquim de Albuquerque Lins (20 de setembro de 1852 a 7 de janeiro de 1926), que foi o oitavo presidente do estado de São Paulo (1908/1912). Somente mais tarde o local passou a ser conhecido por Cândido Rodrigues, em homenagem ao General Antônio Cândido Rodrigues (19 de julho de 1850 a 21 de outubro de 1934), que na época era secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Antônio Cândido Rodrigues foi senador da República pelo estado de São Paulo e ministro da Agricultura no governo de Nilo Peçanha. Era engenheiro militar e foi voluntário na guerra do Paraguai. Morreu na cidade

de São Paulo no dia 21 de outubro de 1934. Acredita-se que o início da nova denominação tenha surgido quando Saulle Borghi e sua mulher registraram as primeiras escrituras de vendas de terrenos do loteamento da antiga Campin no cartório da cidade de Monte Alto. Há ainda registros mencionando a denominação com data de 20 de novembro de 1908. O distrito de Cândido Rodrigues foi criado pela Lei Estadual nº 1602, de 10 de outubro de 1918, pertencendo a Taquaritinga. Em razão da nova parada de trens, o loteamento promovido por Saulle Borghi e seu filho deu início à construção de casas, a maioria de colonos italianos. Surge, então, fábrica de cerveja, hospedaria, comércio, farmácia, beneficiamento de café e arroz, moinho de fubá, de proprietários como Nicola Cosemiro, Luis e Auto Borghi, Francisco Barufaldi, Ettore Galgani, Ennio Montagnana, irmãos Negrelli etc. Somente em 13 de junho de 1915 Cândido Rodrigues ganha a primeira capela, tendo Santo Antônio como Padroeiro. Em 1916 surge a iluminação pública e a primeira escola. Em 1917 instalava-se o Cartório da Paz.

O Defensor |

5 17 de fevereiro de 2017


CLASSIFICADOS

6

Anuncie: (16) 3252-5696 (até quarta-feira, às 17h)

O Defensor | 17 de fevereiro de 2017

I Veículos Vende-se Corsa Joy 1.0, ano 2006, vermelho, com ar condicionado. Documentação

em dia e em ótimo estado de conservação. Valor: R$ 14.500,00. Interessados entrar em contato pelo telefone: 99961-0985.

Caminhão Ford F-4000, furgão, mwm226, ano 79, modelo 80. Valor R$ 25 mil.99756-2670 ou 3253-2441.

Ford Focus Hatch SE 1.6 Branco, 2014/2014. Câmbio manual completo (ar-direção-bancos de couro) com 47.947 Km. Fone: 997701878. Palio Attractive, 2013, prata. Fone: 3252-4122 ou 997574515. Palio Fire, 2003, verde. Fone: 3252-4122 ou 997574515. Strada Adventure, 2013, prata, cabine dupla. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Uno Mille, 95, vinho. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Ford Ka, 2006, preto. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Astra Hatch Advantage, 2011. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Astra Hatch CD, 2004, bege. Fone: 3252-4122 ou 99757-

I Motos

Suzuki Yes, 125, 2008, branca. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Honda CG, 150. Fone: 32524122 ou 99757-4515.

4515. Celta Life 2012, vermelho. Fone: 3252-4122 ou 997574515. Corsa Hatch , 2004, branco. Fone: 3252-4122 ou 997574515. Peugeot 207 XR Sport, preto. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Gol,1.6 Power, 2009, preto. Fone: 3252-4122 ou 997574515. Kombi Furgão, 1989, branca. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Saveiro, 1.6 CE, 2014. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Cross, branca. Fone: 32524122 ou 99757-4515. Vectra GLS, 2000, completo, prata. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Honda Civic LXS, manual,

2008. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Voyage, 2009, prata. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Gol CL, 96, Branco, 1.6. Fone: 99219-5418. Escort Hobby 1.0, 96. Fone: 992195418. Palio Weekend Adventure, 1.8, completo. Troco por moto. Fone: 3252-5757. Palio, 2001, fire, azul, 4 portas. Fone: 99103-5154. Onix 14/15, LT, completo. Fone: 99103-5154. Gol 96/97, cinza. Fone: 99103-5154. Astra Hatch, prata, 11/11. Fone: 99740-8019. Uno Mille, 4 portas, 2003. Fone: 99744-3436. Kombi, 9 lugares, 2010, flex: Fone: 99744-3436.

Titan ESD, 2008. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Honda NXR 150. Fone: 3252-4122 ou 99757-4515. Bros ESP, 2014 (apenas 250

km rodados). Fone: 32524122 ou 99757-4515. Honda CB 500, 2002, azul. Fone: 3252-4122 ou 997574515.

I Negócios e Oportunidades Tudo de 2ª mão. Compro e vendo. Av. Frederico Dias Coelho, 611, Jd. São Sebastião. Fone:

I Eletrônicos

Vendo-se 3 Televisores de 29 polegadas Philips em

99746-7426, 3253-5825 ou 32528028. Roupas seminovas. Fone: 3253-

1586. Vende-se Bebedouro Smaltec : Fone: (11) 98151-3540.

ótimo estado. Fone: 982556756.

Televisão Philco, 29 polegadas. Fone: 3253-1586.

I Móveis e Eletrodomésticos Geladeira Electrolux nova. Fone: 98255-6756.

Crônicas & Contos

Nossa lingua de cada dia Sérgio Sant’Anna sergioasantanna@yahoo.com.br • A Língua Portuguesa tem origem no Latim, porém ela ganha essas cinco subdivisões: Céltico: originou o irlandês e o gaélico; Helênico: originou o grego; Germânico: originou o inglês e o alemão; Românico: originou o português, o francês, o italiano e outras línguas consideradas latinas; Eslavo: originou outros idiomas que são falados até os dias de hoje na porção oriental da Europa. No Império Romano, o latim era a língua oficial e se manifestava de duas formas diferentes: o latim clássico e o vulgar. A modalidade clássica era falada por pessoas cultas do império, como os poetas, filósofos e senadores, por exemplo. Já o latim vulgar, por outro lado, era falado pelo restante da população e, por consequência, predominava na oralidade. A Língua Portuguesa que falamos hoje foi o produto da união do latim vulgar com o galego. A junção e a transformação dessas duas línguas resultou no Português, inclusive, inicialmente, era chamado de galego-português. • Essa Seção tratará da Língua Portuguesa do seu dia a dia, todavia faremos questão de abordar a Gramática Normativa, não como a única, apenas mais uma variante da pluralidade da nossa Língua. A Língua é dinâmica, sofre influência a cada instante, principalmente hoje com recursos tecnológicos que nos cercam, a dimensão continental do nos-

so País e suas variantes linguísticas (dialetos), portanto faz-se necessário uma Norma para unir os dialetos espalhados por esse “Continente” chamado Brasil diante da Escrita. • Uma das questões que preocupam os cidadãos, diante da escrita, são os substantivos e seus gêneros (não é sexo). Por exemplo: Papa tem como feminino Papisa, mas há mulheres nomeadas aos altos cargos eclesiásticos? Não! Por isso são gêneros e não o sexo. Agora uma polêmica danada versou sobre a ex-presidenta da República Dilma. Um confronto de ideologias, porém são admitidas duas formas para o feminino de presidente: a tradicional e prestigiada “A presidente” e a regulamentada por lei (desde 1946), “A presidenta”. Fica a critério do escriba, mas saibam que as duas formas são permitidas e registradas no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Também não podemos esquecer que a mulher ao agradecer deve sempre dizer: obrigada! Já o homem é “obrigado”; são femininas: a alface, a omelete, a apendicite, a cal, a dinamite, a tsunami; masculinas: o dó (compaixão), o grama (peso), o lança-perfume, o champanha, o formicida etc. *Sérgio Sant’Anna – Professor de Redação e Gramática de Cursinhos Pré-Vestibulares e Colégios Particulares no RS

O lado bom da vida

Nestor Ribeiro Filho nribeirof@yahoo.com.br

Carolina Ozzetti caozzetti.jor@gmail.com

Oração

Rogo a Deus em oração que nos assista para onde formos. E quando estivermos perdidos no tempo, que sua luz continue me iluminando sempre tendo você do meu lado. Mesmo quando as luzes se apagarem você será eternamente a estrela que continuará iluminando meu caminho.

E na minha oração quando as sombras esconderem o sol procuro a sua luz para iluminar o meu caminho. Pois mesmo distante sempre terei a sua luz para me guiar de volta. Rogo a Deus em oração que você continue brilhando e me iluminando para a eternidade.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS – APCD – Regional de Taquaritinga/Monte Alto

A Diretoria da APCD Regional de Taquaritinga / Monte Alto, no uso de suas atribuições e de acordo com o previsto neste Estatuto Social em vigor determina e torna pública a data de 17 de maio de 2017 – Local: Av. Paulo Roberto Scandar, n 515, Horário: das 14h às 18h para as Eleições dos cargos de Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário Geral e Tesoureiro Geral da APCD – Central e Regionais e respectivos Núcleos; Diretor e Vice-Diretor dos Departamentos Científicos e Grupos de Estudos; Membros do Conselho Deliberativo da APCD (CODEL-APCD), referente à gestão 2017/2020. Membros do Conselho Fiscal (COFI-APCD) e Eleitoral (COEL-APCD), referente à gestão 2017/2023. Conselheiros dos Conselhos Deliberativo; Fiscal e Eleitoral das Regionais, quando previsto. As inscrições deverão ser feitas através de requerimentos próprios, em três vias, enviadas e protocoladas na secretaria dos Conselhos da APCD-Central, sito à Rua Voluntários da Pátria, 547 – 1º andar, para a Central e na Regional de Taquaritinga / Monte Alto, Avenida Paulo Roberto Scandar, 515 centro Taquaritinga-SP, com o encaminhamento da 1ª via dentro do prazo legal. As inscrições para a Diretoria, Departamento Científico, Grupo de Estudo, serão por chapas Completas e para os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Eleitoral individualmente. O Prazo de inscrição encerra-se no dia 17 de março de 2017 às 20:00 h na secretaria dos Conselhos da APCD-Central e na regional de Taquaritinga / Monte Alto no horário das 8h às 19h.

Presidente da Regional

Edital

Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues

EDITAL RESUMIDO Nº. 03/2017 – MODALIDADE: CHAMADA PUBLICA Nº 01/2017 OBJETO: CREDENCIAMENTO de Instituições Financeiras objetivando processo de credenciamento para prestação de serviços bancários de recolhimento de tributos: impostos, taxas, dívida ativa, contribuições de melhorias e demais receitas municipais através de DAM, com código de barras em padrão FEBRABAN, por intermédio de suas agências, com prestação de contas por meio magnético de valores arrecadados, conforme o Edital e seus anexos. DATA DA REALIZAÇÃO: A Sessão pública terá inicio às 09hs00 (nove) horas do dia 22 de março de 2017. O Edital completo poderá ser retirado no setor de Licitações da Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues, sito a Rua São Paulo, nº 321, centro ou pelo site www.candidorodrigues.sp.gov.br. Maiores informações pelo telefone (16) 3257-1133. Cândido Rodrigues, 15 de fevereiro de 2017. Antonio Claudio Falchi – Prefeito Municipal

Clube Da Velha Guarda - Anos Dourados

São Paulo, 16 de fevereiro de 2017.

Dr. Dyogo Michelini Rocha

A minha fé não se resume em palavras, e muito menos no que dizem. A minha fé vem de dentro, de dentro do meu ser, que move a minha alma e acalma meu coração. Quantas vezes a dificuldade apareceu e minha vontade era de desistir, mas uma força maior me motivava a não cansar e a restaurar minha fé a cada minuto?! A fé não está morta e jamais estará, quando menos pensamos é que a fé se fortalece. Por isso existe a dificuldade, pois quando achamos que estamos fracos e que não existe mais fé pra continuar, pra recomeçar, é ai que algo extremamente maravilhdoso acontece: a fé traz paz á nossa alma e luz pro nosso coração. Quantas vezes me perdi na escuridão, mas a fé me moveu de novo pra luz no fim do túnel?! Não é preciso palavras bonitas, nem textos gigantes pra sabermos que ela está dentro de nós, ela apenas precisa ser demostrada de coração, acreditando e principalmente, tem que ser verdadeira, aquela fé que vem sem nem imaginarmos que seríamos capazes de sentir, mesmo que seja através de palavras simples, mas que muitos acham tão duro de dizer: ‘’eu escolhi acreditar’’ ou simplesmente ‘’eu tenho fé’’, não importando em que ou quem você acredita ou qual religião segue. Então em que cada amanhecer busquemos agradecer e aprender as escolhas do nosso Universo e de seu Deus e em que momento algum nos questionemos sobre a fé, porque se você procurar você vai encontra-la, mas não em coisas materias e sim onde você menos poderia esperar, dentro de você, dentro do seu coração.

Dra.

Tatiana

de

Castro

Lima

Secretária da Regional

Silva

O Clube da Velha Guarda de Taquaritinga - Anos Dourados,comunica que haverá eleições no próximo mês de março de 2017 para Presidente do Executivo e do Conselho Deliberativo. O Clube aceitará as inscrições das chapas até o dia 20/02. As inscrições poderão ser feitas em horário comercial na Secretaria do Clube, devendo constar as Chapas completas. A eleição será realizada dia 20 de março, na sede do Clube no horário das 15:00 às 20:00 podendo cada Chapa nomear um fiscal devidamente identificado. Antonio Carlos dos Santos - Presidente do Conselho Deliberativo


CLASSIFICADOS

Anuncie: (16) 3252-5696 (até quarta-feira, às 17h)

O Defensor |

17 de fevereiro de 2017

Escolha o formato do seu Classificado Básico*

Destaque Básico

Destaque Plus

Compro impressora de cheques. Fone: 99783-XXXX. Aluga-se terreno p/ depósito. Fone: 98255-XXX. Bicicleta Caloi com marcha. Fone: 3252-XXX.

Compro impressora de che-

Compro impressora de cheques. Fone: 99783-XXXX. Aluga-se terreno p/ depósito. Fone: 98255-XXXX. Bicicleta Caloi com marcha. Fone: 3252-XXXX.

*Gratuito até 5 palavras, ligar para repetir toda semana

ques. Fone: 99783-XXXX. Aluga-se terreno p/ depósito. Fone: 98255-XXXX. Bicicleta Caloi com marcha. Fone: 3252-XXXX.

Cercado

Destaque Total

Compro impressora de

Aluga-se terreno p/ depó-

cheques. Fone: 99783-XXXX.

Aluga-se terreno p/ depósito. Fone: 98255-XXXX.

7

sito. Fone: 98255-XXXX.

Compro impressora de cheques. Fone: 99783-XXXX.

Aqui seu anúncio é visto por mais de 20 mil pessoas todo final de semana. Entre em contato conosco e solicite seu espaço (16) 3252-5696 ou 98119-2188

Planos mensais

Formas de pagamento: Cartão de Credito; Boleto Bancário; ou Pagamento à Vista.

I Serviços Desmanche e demolição de casas. Vendo material usado. Fone: 99602-7732. Dou aula de autoescola, recondiciono pessoas com medo para voltar a dirigir. Fone: 997212143. Enxoval para bebê, cueiros, fraldas, blusas em patchwork.

Fones: 3252-3014 99387-3734 e 99798-6401. Jaqueline. Caixa de Madeira para Orquídeas. Fone: 99267-8609. Presto serviço de acompanhante de idosos à noite e cubro folgas. Fone: 99190-2622. Presto serviço de limpezas de forros e caixas d’ água. Fone:

3253-5099. Faço massagem para coluna. Tratar com Valderez. Fone: 3253-1586. Faço telas para as janelas. Fone: 99716-4684. Soldador de cadeiras e portões em domicílio. Fone: 997164684.

R$ 200.000,00 - CASA NOVA, ACABAMENTO DE PRIMEIRA, no Jardim Acapulco com: 3 quartos (1 suíte), banheiro, sala, cozinha, lavanderia coberta e churrasqueira, pronta pra morar. Fone: (16) 3252 6221

Jaime de Paula, 197, Laranjeiras. Fone: 99259-2518.

I Imóveis Aluga-se apartamento em Ribeirão Preto, suíte, com armário embutido, ar condicionado e ventilador de teto, cozinha e área de serviços separados. Porteiro 24 horas e garagem. Meio quarteirão da Unip. Fone: 3252-2761. Terreno 330,00m2Laranjeiras II (frente Inocop). R$ 70.000,00. Fone: 3252-7321 Vende-se barracão com 600m², no Jd. Buscardi, Rua Dr. Luís Vieira de Carvalho nº324. Fone: 3252-6496. Casa no Vale do Sol, com 3 quartos, banheiro, sala, coz. + fds com cozinha e banheiro. R$ 180.000,00. Fone: 3252-7321 Casa na Rua São José, n°224, Centro. Residencial e comercial. Fone: 99752-6999. Barracão, atrás Canal Um, 300,00m2. R$ 200.000,00. Fone: 3252-7321 Terreno na Rua Calil Simão, nº445, Laranjeiras. Fone: (17)99655-5113.

Aluga-se apartamento em Ribeirão Preto, encostado com a FAAP. Fone: 99714-0280. Terreno 250,00m² no Portal da Serra. Entrada de R$ 29.000,00 + parcelas. Fone: 3252-7321 Casa na Vila Fucci em construção, estrutura para sobrado, 3 quartos, copa, cozinha, sala etc. Fone: 3252-7079.

R$ 390.000,00 - Casa no Laranjeiras II com: 3 quartos (1 suíte), banheiro, sala de TV, copa, cozinha, quarto de despejo, lavanderia coberta, banheiro externo, churrasqueira e piscina. Fone (16) 3252 6221 Vende-se casa com 4 cômodos, no Talavasso por R$ 160 mil. Fone: 3253-5188 Aluga-se ou vende casa na Rua

Locação - prédio comercial Av. João Perissinotti, várias dependências. R$ 1.500,00. Fone: 3252-7321 Aluga-se quarto para estudante. Fone: 99732-5369.

Vários lotes no Laranjeiras IV. Medidas diversas. De R$ 60.000,00 à R$ 90.000,00. Fone: 3252-7321 Aluga-se duas casas na Rua José Bonifácio, com 5 cômodos. Fone: 3253-3821.

R$ 250.000,00 - Apartamento em RIBEIRÃO PRETO (ao lado Ribeirão Shopping): 2 quartos (1 suíte), banheiro, sala, cozinha, área de serviço, sacada, garagem 01 carro, academia e piscina. Fone: (16) 3252 6221 Vende-se terreno no Jardim Bela Vista 11x33. Valor: 55 mil. Tratar

com Caio. Fone: 99711-6984.

Sob Consulta - Fazenda com: 38 alqueires, com barracão e casa, adequada ao cultivo de cana, represa com barragem de 150m (dentro da reserva legal), toda cercada com mourões de aruera. Fone: (16) 3252 6221

Vende-se terreno no Jardim Pagliuso. Tratar com Caio. Fone: 99711-6984. Vende-se chácaras, sítios e mini

Dicas do Bombeiro Educador Luciano Azevedo lucianojosedeazevedo@gmail.com

Prevenção aquática

Ola pessoal, o verão chegou e com ele os riscos de um afogamento aumentam muito. Quando falamos em afogamento pensamos logo em praias. Mas os afogamentos no Brasil ocorrem principalmente em águas naturais como rios, lagos e represas. São estes os locais de maior perigo onde ocorrem 75% das mortes no Brasil. Geralmente este tipo de afogamento acontece com adultos do sexo masculino que procuram locais isolados em rios, cachoeiras, às vezes para pescar, outras para tomar cerveja com os amigos. Fato é que pelo menos 14 brasileiros morrem nestes locais diariamente e, portanto precisamos conhecer as formas de acabar com este tipo de tragédia no Brasil. Fonte SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático ). Abaixo algumas dicas importantes de segurança em piscinas, rios ou lagos, não deixe que sua diversão vire uma tragédia: • Procure sempre um local com segurança de guarda-vidas. • Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno. • Leve sempre um amigo, pois isto aumenta sua segurança. • Antes de pescar ou tomar banho observe qual o local mais seguro, pois estes locais tem uma aparência tranquila que engana a muitos. • Utilize sempre um colete salva-

vidas. Isto pode fazer uma grande diferença de vida ou morte a você. • Cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água • Cuidado com buracos e fundos de Lodo, você pode afundar rapidamente. • Se o rio tiver correnteza nunca entre na água acima do joelho. • Nunca mergulhe de cabeça, pois isto já provocou diversas mortes ou paralisia e • Aprenda como ajudar em situações de emergência. Se tomadas todas estas dicas de prevenção e você ainda assim cair no Rio, não lute contra a correnteza, guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente. Se você for socorrer alguém nesta, jogue uma corda com algum objeto de flutuação na ponta e mantenha firme após a vitima se agarrar na corda, e a correnteza levará a vitima mais adiante na sua própria margem. Nunca tente entrar na água para realizar o socorro, isto pode matá-lo. Ao invés disto, chame por ajuda e jogue qualquer material de flutuação para parar o afogamento. A dica mais importante para todos vocês que gostam de lagos e rios é sempre usar um colete salva-vidas. Isto não é mico nenhum, lembre-se que todos os profissionais de resgate aquático do corpo de bombeiros usam um colete diariamente durante todo o serviço. Mico é não voltar para casa.

chácaras. Tratar com Caio. Fone: 99711-6984.

R$ 140.000,00 - Terreno no Tennis Parque com: 1.000m², medindo 20m x 50m, aterrado e quase todo murado. Fone: (16) 3252 6221 Terreno no valor de R$ 54 mil. Tratar com Caio. Fone: 997116984.

Terrenos Laranjeiras II (atrás Kai Kan) - 348,00m2. R$ 70.000,00. Fone: 3252-7321

Casa na Vila Rosa no valor de R$ 120 mil. Tratar com Caio. Fone: 99711-6984.

Casa no Vale do Sol, com 3 quartos, banheiro, sala + fds com cozinha e banheiro. R$ 200.000,00. Fone: 3252-7321

Lote com aproximadamente 670,00m², próximo à Academia Movimento Estilo/Jd. Bela Vista, de fins comerciais. Fone: 3252-7321

Cervejando Evandro Camargo evandro@foradoeixo.org.br

RIP¹ PELC

O lazer não tomou conta da cidade e a cidade não tomou conta do lazer O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. Assinado em 2014, o convênio entre Ministério do Esporte e Prefeitura Municipal de Taquaritinga (Convênio nº805817/2014)² foi uma intermediação técnico política, à época, entre o então Secretário Municipal de Esporte, Alexandre Silva (O Cherno) e o Ministro Aldo Rebelo. A execução total do convênio previa o montante total de R$795.744,00 do qual R$776.480,00 seria transferido pelo Ministério do Esporte ao município, restando para a Prefeitura à contrapartida equivalente a 2,4% do valor total do convênio (R$19.264,00). Apesar de ter sido assinado em 2014 o convênio teve sua execução iniciada apenas em 2016. Com a previsão de contratação de 29 profissionais de Educação Física do município, entre licenciados e estudantes, a meta era atender 1.600 pessoas nos 4 núcleos a serem implementados na cidade pelo Programa (objetivo central do convênio) desenvolvendo às atividades de acordo com o Plano de Trabalho elaborado pelo convenente (Prefeitura Municipal) e aprovado pelo concedente (Ministério do Esporte)³. De acordo com os esclarecimentos prestados pelo Governo em exercí-

cio à Canal Um FM, em entrevista na última quarta-feira, há irregularidades na condução do programa, uma delas seria em relação às horas semanais dedicadas ao programa pelo coordenador geral, com contrato trabalhista com a Prefeitura incompatível ao exigido pelo Programa. De acordo com o Vice-Prefeito não há condições jurídicas muito menos tempo hábil para dar continuidade ao programa. Além disso, o Programa tem atingido uma quantidade de pessoas bem abaixo da meta inicial e também possui dificuldades estruturais nas praças esportivas, sem condições plenas de uso. A meu ver, a decisão da administração municipal me pareceu legalista e covarde ao solicitar rescisão do convênio junto ao Ministério. A princípio deveria instaurar processo administrativo apuratório, inclusive de caráter disciplinar, para apurar as possíveis irregularidades na execução do convênio, conforme previsto no contrato. Sem demagogia alguma, o programa é muito atraente ao município, tanto pelos seus objetivos de democratizar o lazer e o esporte recreativo, bem como pelo investimento e potencial multiplicador dos recursos a serem injetados na Economia local. Apesar da gestão atribulada do Programa do ano passado até o momento, seria a oportunidade ideal para o governo apresentar sua capacidade de gestão. ¹RIP, ou R.I.P, é a sigla para “Requiescat in pace” expressão em latim que significa “descanse em paz”, em português. ²Acesse http://portal.convenios.gov.br/ com o número de convênio e tenha acesso livre a todos os documentos referente ao PELC. ³Referência: contrato de celebração do convênio, disponível no SICONV.

Monali Bassoli monali.bassoli@gmail.com

Cerveja no café da manhã

Por ser feita com cereais na fermentação e ser nutritiva, em muitos países, a cerveja é conhecida como pão líquido. E por esse motivo, ela é consumida no café da manhã pelos belgas, alemães, tchecos e russos. É comum em países de forte tradição cervejeira, terem seus bares abertos e bem frequentados logo de manhã. As melhores cervejas para se aproveitar no café da manhã são as de teores alcoólicos mais moderados. Elas podem ser bebidas sozinhas ou serem transformadas em drinques, como por exemplo o alemão Früstück, uma mistura de 60% de suco de laranja com 40% de cerveja do estilo Weiss. Outra sugestão é fazer um milkshake, misturando sorvete com uma Imperial Stout, uma cerveja escura com notas de chocolate e café. E ainda é possível utilizar os insumos cervejeiros, como o malte, para a produção de pães e bolos. No Brasil, mais especificando no Rio de Janeiro, um bar de cervejas especiais chamado Botto Bar promove, desde 2013, um café da manhã com

cervejas. A cada edição o bar homenageia uma das escolas cervejeiras: as clássicas alemã, belga e inglesa, além da nova norte-americana, mas sem se esquecer do Brasil. O primeiro foi o Bávaro, da Alemanha, que inclui os tradicionais pretzels, geralmente harmonizados com cervejas Helles e Weizenbier. Nos eventos, são servidos pães de queijo, ovos mexidos, pão na chapa com queijo e pastel de feira. Além de frutas, frios, geleia, manteiga e uma fatia de bolo, de chocolate ou de milho. O bar possui uma seleção de vinte chopes artesanais. A cervejaria paranaense Way Beer, localizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, também promove café da manhã especial na fábrica. O evento traz todos os itens de um tradicional café da manhã brasileiro. E, como acompanhamento especial, diferentes cervejas da casa. Lembrando que meu e-mail está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: dasemanadamonali.tumblr.com


8

Segundo Caderno

O Defensor | 17 de fevereiro de 2017 Só alegria

Sambatata com pré-Carnaval no Clube dos Médicos FEVEREIRO/2017 Dia 17 - No Clube dos Médicos, Sambatata, dois ambientes, Bloco CMS, Dissidência do Samba Batata Doce e Banda Racha Cuca, com o melhor do Carnaval e pop rock, às 23h. Dia 18 - No Lions Clube, Noite dos Mascarados (préCarnaval). Realização Lions e Rotary. Dia 18 - No Premier Hall, Mussun e Geraldo apresentam a 104ª edição do Flash Black, a partir das 22h. Dia 18 - No Clube Anos Dourados, a partir das 22h30, baile com a Banda Primeira Linha. Dia 19 - No Clube Náutico, pré-Carnaval, com a participação dos blocos Babadikiabo, Os Bartira, DNA, Batata Doce e CMS, a partir das 14h. Às 17h, banda KLM. Dia 24 - Na esquina do Bar do Tadao, abertura extraoficial do Carnaval em Taquaritinga, Desfile das Bonecas, com início às 21h47. Dias 24, 25, 26, 27 e 28 Carnaval popular com o Trio Elétrico “Batatão”, das 23h às 4h. Dias 25 e 27 - Desfile da tradicional “Jardineira da Tarde”. Dias 25, 26, 27 e 28 - No Clube Náutico, show de Carna-

val, com a Banda Blackout e ULisses e Moises. Dias 26 e 28 - Na Rua Prudente de Morais, a partir das 20h, desfile de Carnaval, com escolas de samba e blocos. MARÇO/2017 Dia 3 - No Premier Hall, Samba Nejo, com Vinny Black e Paula Luiza, a partir das 23h. Dia 19 - No Clube Náutico Taquaritinga, 2ª exposição de carros antigos, promovido pelo clube do automóvel antigo “Os Introcáveis”, a partir das 8h. Dia 25 - No Premier Hall, show musical com os “Demônios da Garoa”. Ingressos a R$ 130, bebidas incluídas. ABRIL/2017 Dia 22 - No Premier Hall, Banda Chapadão, a partir das 22h. Dia 29 - Na Loja Maçônica “Líbero Badaró”, choppicanha. Dia 29 - No Clube Náutico, festa à fantasia, a partir das 23h, com a banda Jota Quest. Dia 30 - Porco no rolet, em prol da APAE. MAIO/2017 Dia 21 - Na Maçonaria, o tradicional almoço da família, da Ordem Demolay. Dia 28 - Vem aí a 4ª fei-

joAPAExonada. JUNHO/2017 Dia 11 - Feijoada da Loja Maçônica Mista Evolução “Alfio Sampieri”. JULHO/2017 Dia 9 - No salão de festas do Rotary Club Taquaritinga, a tradicional feijoada. Dia 15 - No salão de festas da Maçonaria, Noite Italiana, promovida pela Fraternidade Cruzeiro do Sul. AGOSTO/2017 Dia 6 - No salão de festas “Plínio Favaro”, na Loja Maçônica “Líbero Badaró”, feijoada, organizada pela Ordem Demolay. SETEMBRO/2017 Dia 16 - Na Maçonaria, Noite Portuguesa. Dia 23 - Jantar do Branco e Preto da APAE. OUTUBRO/2017 Dia 6 - No salão de festas da Maçonaria, Samba Jó, promoção das Filhas de Jó. Dia 8 - Costela e Cia. da Loja Maçônica Mista Evolução “Alfio Sampieri”. NOVEMBRO/2017 Dia 11 - Na Maçonaria, mais uma edição do Fest Humor, da Fraternidade Cruzeiro do Sul.

Evento com dois ambientes vai reunir escolas de samba da Cidade Com início marcado para às 23h, acontece nesta sexta-feira (17), nas dependências do Clube dos Médicos, no bairro Talavasso, em Taquaritinga, Sambatata, evento composto de músicas carnavalescas e pop rock. Presenças confirmadas, nos dois ambientes reservados pelos organizadores, do Bloco CMS Cromossomos + bateria nota 7, Dissidência do Samba Batata Doce e Banda Racha Cuca, além de Djs, especial-

mente contratados para apresentação da festa. Os interessados em adquirir seus ingressos antecipados,

poderão se dirigir nos seguintes pontos de venda: Bar do Gerinho, Pac Man e Energia Auto Posto.

Boletim informativo

Paróquia de São Sebastião de Taquaritinga da Diocese de Jaboticabal Programação religiosa de 17 a 23 de fevereiro O boletim informativo religioso da Paróquia de São Sebastião de Taquaritinga, da Diocese de Jaboticabal, destaca em sua edição de fevereiro, que o próximo curso de batismo será realizado no dia 4 de março. No dia 12 de março, às 10h, na Matriz de São Sebastião, Missa de abertura dos trabalhos catequéticos para os catequistas, catequizandos e seus familiares. Já a programação semanal de 17 a 23 de fevereiro, para acompanhamento dos fieis católicos é a seguinte:

Dia 17 (sexta-feira) - Às 19h, Missa na Matriz de São Sebastião. Dia 18 (sábado) - Às 13h, Curso de Noivos na Escola Paroquial; às 18h, Missa na Igreja Nossa Senhora das Graças; às 19h, Missa na Matriz de São Sebastião; às 19h30, Missa na Igreja de São Cristóvão, na Vila Sargi. Dia 19 (domingo) - Às 7h, às 10h e às 19h, Missas na Igreja Matriz de São Sebastião; às 8h30, Missa no Santuário de Nossa Senhora; às 17h, Missa na Igreja de São Judas Tadeu. Dia 20 (segunda-feira) -

Às 19h30, Missa na Capela do Lar do Idoso. De 20 a 22, formação catequética para todos os catequistas e auxiliares. Dia 21 (terça-feira) - Às 19h, Missa na Capela do Noviciado. Às 20h, Terço dos Homens na Matriz de São Sebastião. Dia 22 (quarta-feira) - Às 18h, Missa na Matriz de São Sebastião. Dia 23 (quinta-feira) - Às 15h, Exposição do Santíssimo e Confissões. Às 18h50, Bênção com o Santíssimo na Matriz. Às 19h, Missa na Igreja Matriz.


t n e m o M

r e h l u M o

3° Caderno www.odefensor.com.br

O Defensor

Edição nº. 35 | 17 de fevereiro de 2017

Cuidados

Bebês não devem utilizar protetor solar até os seis meses No verão, a apreensão de quem tem filhos pequenos é ainda maior

A foto do bebê de 3 meses que ficou vermelho ao passar protetor solar e acabou internado, em Queensland, na Austrália, deixou pais preocupados em todos os cantos do planeta. No verão, a apreensão de quem tem filhos pequenos é ainda maior. Especialistas, porém, afirmam que, até os 6 meses, os bebês não devem ter exposição direta ao sol. “Minha recomendação é não passar filtro solar em bebês até 6 meses. A pele deles é sensível e a superfície do corpo é pequena, então as alergias tendem a serem muito mais sérias do que em crianças mais velhas e adultos. Eles podem ter queimaduras fortes e até correr risco de vida”

garante o dermatologista Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A mãe do bebê australiano, Jessie Swan, contou que o filho não estava no sol, e que a vermelhidão foi causada quando ela levou o bebê ao ar livre após passar um protetor fator 50, da Peppa Pig, de uma ONG que combate o câncer. “Se o bebê tiver alergia, os pais precisam procurar uma emergência imediatamente. O tratamento pode ser feito com corticoide. Se 10% da superfície corporal estiver queimada, um pediatra terá que vê-lo” explica Fabrício Lamy, professor do Instituto Carlos Chagas.


2 O Defensor | 17 de fevereiro de 2017

Momento Mulher

Atenção

Alertas para a mulher durante o verão Corrimentos e Infecções Ginecológicas As formas clínicas mais comuns são a candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana

Toda mulher apresenta uma secreção vaginal que varia de acordo com o ciclo menstrual, não tem nenhum odor, é transparente, não causa prurido ou ardor, sendo considerada normal. Quando essa secreção perde as características mencionadas e passa a ter odor desagradável, prurido, ardor ou cor diferente (esverdeada, amarelada ou outra) devemos pensar que se trata de um corrimento. “Os corrimentos vaginais são causados por microorganismos que po-

dem ser bactérias, fungos ou protozoários. Cada um deles costuma ter características próprias, mas também podem se confundir. Daí, a necessidade de um exame ginecológico completo e alguns exames auxiliares para fechar o diagnóstico” - da Dra. Flávia Fairbanks, professora e ginecologista da Clínica FemCare. As formas clínicas mais comuns são a candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana. Na candidíase, temos como principal característica a

coceira muito intensa na vulva e na cavidade vaginal associada a um corrimento branco ou branco -esverdeado com aspecto de leite coalhado. Na vaginose, o que mais chama a atenção é um corrimento aquoso transparente ou acinzentado com odor muito desagradável, que piora após as menstruações ou relações sexuais. O tratamento pode ser feito com medicamentos locais tipo cremes vaginais ou por via oral. O parceiro pode ser

O Defensor Momento Mulher Com circulação mensal (no terceiro final de semana do mês) Diretor Comercial: Mario Bagliotti Jornalista Responsável: Gabriel Silvestre Bagliotti

(Reg. MTE nº. 66972/SP) Uma publicação da: Nova Dimensão Editora Ltda. www.odefensor.com.br jornalodefensor@gmail. com “Artigos assinados não

representam necessariamente a opinião do jornal." Colaboram nesta edição: Luiz Eduardo Schneider, José Roberto Gaion Junior e Gabriel Bagliotti

Central de Jornalismo – Rua Tiradentes, 630 - Tel: (16) 3252-5696 - Taquaritinga-SP

tratado de acordo com os sintomas que ele apresente ou se as infecções na mulher forem recorrentes.


Momento Mulher

O Defensor | 17 de fevereiro de 2017

3


www.odefensor.com.br

O Defensor

r e h l u M o t Momen

Saúde

Taquaritinga, 17 de fevereiro de 2017

Folia de Momo

Saiba o que comer antes e depois de pular Carnaval

Olha o carnaval aí, gente!!!

Esmalteria Maria Bonita tem as cores certas para você arrasar na folia

Apesar do feriado de Carnaval ser celebrado apenas no dia 28 de fevereiro, desde o mês passado não é tarefa difícil encontrar grupos de foliões pulando em blocos de rua por todo País. “A agitação dos dias seguidos de festas e o esforço do corpo nestes dias alertam para a importância de cuidar da alimentação e da saúde”, ressalta a nutricionista Gabriella Alves, da Corpometria referência nacional em estudo detalhado do corpo, incluindo composição, metabolismo e performance corporal. Confira as dicas da especialista sobre alimentos e cuidados para antes e depois de curtir as festas.

DICAS

Para fortalecer o sis-

tema imunológico beba sucos de cenoura, laranja, limão, acerola, melão e tangerina. A glutamina é um aliado para fortalecer seu corpo. Este aminoácido pode ser encontrado em vários alimentos como carnes, vegetais, iogurte e ovos. Mantenha o corpo hidratado! Consuma bastante água para evitar desidratação. Caso ocorra ingestão de bebidas alcoólicas, consuma alimentos protetores do fígado como alho, azeite de oliva, açafrão, chá de boldo e folhas verde escuras. As castanhas podem ser levadas no bolso para a folia. Elas são ricas em lipídios e fornecem muita energia, além de saciedade.

Após as festas, o isotônico pode ajudar a repor os sais minerais e água perdidos durante as festas. Depois de gastar energia, alimentos fontes de proteína são fundamentais para recuperação do corpo. Ovo, frango, carne bovina ou peixe, por exemplo, são indicados após voltar dos bailes e desfiles de Carnaval. Não se esqueça de colocar o sono em dia. Dançar dia e noite não dá. A agitação pode causar estresse orgânico e, neste caso, os alimentos antioxidantes são uma excelente pedida. Eles incluem alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, acerola e tangerina; ou frutas vermelhas amora, morango, mirtilo, framboesa.

Cada época do ano tem suas cores, suas tendências, seus objetos típicos. E no carnaval não é diferente. A Esmalteria Maria Bonita entra na onda da folia e traz cores MARAVILHOSAS para que suas unhas também estejam no clima com estilo e beleza. Quer combinar uma cor de esmalte com sua fantasia de carnaval? A Maria Bonita te ajuda, já que essa festa permite um pouco mais de ousadia nas combinações. Afinal, autoestima e bom humor têm tudo a ver com a maneira como nos vemos diante do espelho. No carnaval 2017, as cores vibrantes, marcantes e em tons neon voltam com tudo. Amarelo, azul, verde, laranja, pink e roxo, entre outras tantas

cores vivas, farão a cabeça dos foliões nas cinco noites de festa. Agora, se você faz o estilo mais discreta, mas não quer ficar de fora das tendências, as opções com glitter também são ótimas combinações, dão certo com tudo e agradam os mais variados gostos. As unhas ombré também estão em alta. Elas combinam duas cores, uma mais clara e outra mais escura. A ordem das cores fica por conta do gosto de cada um, e criatividade, bom, as meninas da Maria Bonita têm de sobra. O importante é ter brilho e arrasar. É carnaval, então, o mais importante é permitir-se e brincar com cores e brilhos, mas sem, necessariamente, fugir

da personalidade de cada um. Com uma cor legal, um glitter mais ousado e muita imaginação, é possível deixar as unhas com a cara da folia. Pensando em tudo isso, a Esmalteria sempre atualiza suas opções de cores, além dos adesivos e das técnicas de NailArts, para manter suas clientes sempre na moda, felizes e divas para arrasarem no carnaval.

Serviço:

Esmalteria Maria Bonita Rua Carlos Gomes, 898, Centro Taquaritinga Telefone: (16) 9 9724-6123 facebook.com/carol. fanelli.1

*Natália Nunes

Assessora de Imprensa


4° Caderno www.odefensor.com.br

O Defensor Edição nº. 14 | 17 de fevereiro de 2017

União

Indústria e Agricultura precisam estar juntas na busca de soluções, afirma Skaf Ministro Blairo Maggi, participou da reunião comemorativa dos 10 anos do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp

O presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, disse que a agricultura e a indústria têm que andar lado a lado. “Agronegócio é agricultura e indústria, indústria e agricultura. Temos que estar juntos buscando soluções”, afirmou. Skaf participou de reunião do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), em evento que comemorou 10 anos de sua criação. Skaf ressaltou a importância do trabalho, voluntário, do conselho. Chamou de importantíssimo o agronegócio brasileiro e lembrou a força de produtos como a cana e a laranja no Estado de São Paulo. O agronegócio, disse Skaf, foi o primeiro setor da economia brasileira a recuperar a confiança, no segundo trimestre de 2016, o que foi identificado pelo Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), estudo feito pela Fiesp e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Da apresentação do ministro Blairo Maggi (Agricultura), convidado para uma palestra no Cosag, ressaltou a atenção dada à busca de eficiência nos produtos em que o Brasil não é competitivo. Também o fato de estar alerta às oportunidades criadas pelas mudanças, sob o governo Trump, do mercado mundial. A pasta da Agricultura está em boas mãos, graças à visão de Maggi, disse. “Estamos num momento de oportunidade no Brasil”, afirmou Skaf. Como exemplo, lembrou que parou de se falar em aumento de impostos, e foi

aprovada emenda constitucional para limitar o crescimento de gastos do governo. Várias reformas são debatidas, algumas que não saíam do papel durante anos, e agora deverão ser aprovadas. Os juros começaram a cair, lembrou Skaf, e agora é necessário destravar o crédito. O BNDES, disse, não está operando. Está recebendo, mas não está emprestando. “Está errando.” “O pato está de prontidão”, disse Skaf, quando Maggi ressaltou a importância de não permitir o aumento da carga tributária sobre o agronegócio. O pato surgiu como símbolo da campanha contra o aumento de impostos promovida por diversas entidades a partir de setembro de 2015. “Nossa confiança no Brasil é muito grande”, disse Skaf. Acima de tudo, somos brasileiros e nos orgulhamos muito disso. Precisamos pôr o país no trilho, com políticas acertadas. E deixar a iniciativa privada trabalhar. A queda do PIB parou, deve haver crescimento de cerca de 0,5% este ano, e o emprego deve ter um início de retomada adiante. O agronegócio tem papel fundamental para a retomada do crescimento econômico, necessário para a recuperação da arrecadação e a geração de empregos, destacou Skaf. É semelhante a análise do ministro Blairo Maggi. O setor, disse, pode responder rapidamente, o que aumenta sua importância. “A balança comercial do agro é muito interessante”, destacou. Maggi fez apresentação intitulada

Mercado Internacional do agro – análise. O ministro disse que, como primeiro ponto de sua atuação à frente da pasta da Agricultura, tem tentando incentivar os agricultores e industriais a aumentar sua produção e sua produtividade. Procura criar um ambiente favorável ao negócio. Lembrou que há graves problemas no setor que o poder público deveria resolver e disse que a redução da burocracia interna de seu ministério está em curso, para que essas questões sejam sanadas, segundo item de sua atuação. Um terceiro ponto é a ampliação dos negócios mundo afora. O Brasil tem cerca de 6,9% do mercado mundial agrícola, participação que vem caindo. Para realavancar o processo de exportação é preciso criar mercado, afirmou. Negociações sanitárias e fitossanitárias (SPS) internacionais são o grande entrave à exportação, não as barreiras comerciais, explicou. São cerca de 600 questões em discussão. O volume de produção do Brasil tem aumentado, mas o preço dos produtos, em queda, recuou ao nível de 2010. Maggi destacou a diversidade de produtos exportados e de mercados, o que diminui a vulnerabilidade brasileira, mas 12 produtos agrícolas representaram, em 2016, 88,3% das exportações, com destaque para a soja. O Brasil precisa chegar a 10% de participação no mercado agrícola mundial, disse o ministro. Parte das iniciativas

para mudar o panorama é estudar as fraquezas do país no setor e saná-las. E a contratação de adidos para o setor (25, em 21 postos) deve ajudar. Há um problema de competitividade do Brasil (42% de produtos competitivos, contra 81% dos Estados Unidos e da União Europeia), que precisa ser identificado e combatido. E o Brasil se concentra muito em poucos produtos. Em pescados, por exemplo, o país é insignificante. Em frutas, representa muito pouco. A criação de um selo brasileiro está entre as iniciativas do governo, afirmou Maggi. A sustentabilidade tem que ser o foco da mudança de narrativa em relação à produção do agro no país. Destacou que só 8% do território é dedicado à agricultura, e 17%, à pecuária – dos quais metade pode ser revertida, sem redução do rebanho. O exemplo da China Em sua apresentação, Maggi mostrou atenção ao

comportamento da China. Grande importadora e exportadora, a China compra mais produtos primários e menos processados (proporção de 44% para 56%), e vende mais produtos processados e menos primários (75% contra 25%). A China pretende, disse, controlar as cadeias mundiais de fornecimento agrícola. Seu foco é a Ásia, o mesmo do Brasil. A população do continente é grande, e o poder aquisitivo dela está crescendo. O ministro considera o investimento em pesquisa, em conhecimento, um grande acerto do Brasil. O ganho para o país foi enorme, permitindo aumento de produtividade. Houve uma revolução nos últimos 40 anos, feita pelo conjunto da sociedade brasileira, disse, projetando conquistas nos próximos 40 anos. E sem afetar a Amazônia, frisou. O governo Trump já abriu oportunidades, como com o México, que vinha se recusando a dialogar sobre negócios

no setor e agora se dispõe a conversar. E outras deverão surgir, disse. Maggi também disse que está na pauta do governo a inclusão do açúcar e a reinclusão do álcool na troca de ofertas do Mercosul com a União Europeia. No início deste mês o presidente argentino Maurício Macri visitou o Brasil. O ministro disse estar convencido da necessidade de importar café. Os números, fornecidos pela Conab, são muito ruins. “Eu deveria estar defendendo os agricultores”, disse o ministro, mas sem produto para processar a indústria se enfraquece, e não há agricultura forte se a indústria não for forte. “Somos carne e unha”, respondeu o ministro Maggi. Em relação à venda de terras para estrangeiros, Maggi disse que o assunto não é tabu e está em discussão no governo. Revelou preocupação pessoal a respeito de terras para culturas anuais.


2 O Defensor | 17 de fevereiro de 2017 Luta

Auditores agropecuários em campanha contra a terceirização Qualidade dos alimentos no País pode ser prejudicada com a aprovação da proposta Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), Maurício Porto, o projeto coloca em risco a qualidade dos alimentos e a idoneidade da fiscalização, já que os profissionais responsáveis pelo trabalho serão pagos pela própria indústria. “os auditores agropecuários zelam pela qualidade de vários alimentos em todo o País. É preciso ficar atento para que esse direito não seja tirado da população”, reforça Porto.

A campanha, que está na página da internet http://alimentaçãosegura.anffasindical.org. br/ , conta com um abaixo-assinado para que as pessoas manifestem a insatisfação com o Projeto de Lei 334/2015, ainda em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL altera o art.4º da Lei nº 1.283 de 18 de dezembro de 1950, regulamentado pelo decreto nº 30.691 de 29 de março de 1952, que dispõem sobre a inspe-

O Defensor Momento Agro Com circulação mensal (no quarto final de semana do mês) Diretor Comercial: Mario Bagliotti Jornalista Responsável: Gabriel Silvestre Ba-

gliotti (Reg. MTE nº. 66972/SP) Uma publicação da: Nova Dimensão Editora Ltda. www.odefensor.com.br jornalodefensor@gmail. com

“Artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal." Colaboram nesta edição: José Roberto Gaion, Luiz Eduardo Schneider e Gabriel Bgliotti

Central de Jornalismo – Rua Tiradentes, 630 - Tel: (16) 3252-5696 - Taquaritinga-SP

ção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. No endereço eletrônico é possível ainda pedir apoio de deputados para derrubar o PL. De acordo com o presidente do ANFFA Sindical, o consumidor tem direito a receber alimentos com a mesma qualidade dos produtos exportados para mais

de 180 países, que exigem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Ele reforça ainda que a terceirização pode gerar perda dos mercados internacionais e dar margem a fraudes contra a economia popular, prejudicando a idoneidade da fiscalização dos alimentos. “Funcionários terceirizados atenderão aos

interesses da empresa, e não da população. É preciso manter a qualidade do Serviço de Inspeção Federal, reconhecido por mais de 180 países. Os profissionais terceirizados não terão independência para atender aos interesses do cidadão”, conclui Maurício Porto. Foto:Divulgação / Seapa

Preocupados com a terceirização de um dos serviços mais essenciais para a população brasileira, o SIF (Serviço de Inspeção Federal), os auditores fiscais federais agropecuários iniciam neste mês, uma campanha contra a proposta que, por meio de projeto de lei, pretende substituir os profissionais concursados por terceirizados. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais


3 O Defensor | 17 de fevereiro de 2017


www.odefensor.com.br

Taquaritinga, 17 de fevereiro de 2017

O Defensor Nada muda

Safra de laranja é mantida em 244,20 milhões de caixas no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais A safra de laranja 2016/17 do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais manteve-se em 244,20 milhões de caixas, de 40,8 kg cada, de acordo com a reestimativa divulgada pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), na sexta-feira (10). O valor é igual ao da reestimativa de dezembro. As avaliações dos pomares apontaram que a colheita está praticamente encerrada. Os frutos das variedades Hamlin, Westin, Rubi e das outras precoces foram todos colhidos. Restam apenas cerca

de 2% de frutas das variedades Pera Rio e Natal e menos de 1% de Valência e Valência Folha Murcha para serem colhidos. Os índices de ganho de peso das laranjas – provocado pelas chuvas – e da taxa média de queda de frutos (13,73%) iguais aos de dezembro foram determinantes para a manutenção do tamanho da safra. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA na sigla em inglês) divulgou, a reestimativa da safra de laranja da Flórida. O número é de 70 milhões de

caixas, um milhão de caixas a menos do que a estimativa de janeiro.

Safra 2017/2018

O Fundecitrus já iniciou os trabalhos para a estimativa de safra 2017/18. A equipe da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) está visitando os pomares para fazer a atualização do inventário de laranjeiras do parque citrícola. Esse procedimento é necessário para verificar a expansão, renovação e a retração da área produtora em 2016. A partir de 27 de março serão feitas as derriças (colheita antecipada) de 2,2 mil plantas.

A pesquisa é feita em parceria com a Markestrat, a Faculdade de Economia

e Administração da USP de Ribeirão Preto e o Departamento de Estatística

da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp de Jaboticabal.

PLANO SAFRA

COOPERCITRUS 2017

Condições especiais de pagamento para pneus Pirelli, lubrificantes, filtros e baterias. Pagamento em até 4 parcelas com entrada para 30/05/2017.

Soluções integradas, resultados sustentáveis.

Promoção válida até 31/05/2017 Juros de 1,70% a.m. corrigidos a partir de junho/2017


Jornal O Defensor 17 de fevereiro de 2017