Issuu on Google+

Market Bulletin 1o Trimestre de 2011 - São Paulo / Rio de Janeiro / ABCD e Alphaville

Operação em tempo recorde para Galderma

A Galderma, que nasceu da fusão da Nestlé e L’Oreal em 1981, é uma indústria farmacêutica internacional especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções terapêuticas, estéticas e corretivas na área dermatológica. A companhia possui filiais em 35 países, mais de 3 mil funcionários e representantes no mundo inteiro. No Brasil, a Galderma iniciou suas operações em 1995. Desde então, vem ampliando rapidamente suas atividades e, em 2005, inaugurou uma planta fabril em Hortolândia, interior de São Paulo, sua terceira unidade de produção no mundo. Graças a esse crescimento, a Galderma precisou ampliar sua área de escritórios de 1.000 para 1.600 m². O desejo era conseguir essa área em apenas um pavimento e em um edifício com altas especificações técnicas, numa região próxima da Berrini, onde está localizada a Nestlé. A equipe da Ocupantes Corporate Real Estate, liderada por Richard Pacey, partindo dessas recomendações da Galderma, realizou uma pesquisa detalhada das opções na região de interesse. A Ocupantes foi responsável pelas várias etapas do processo de re-localização que envolveu pesquisa minuciosa de todas as regiões, com foco na Berrini, levantamento das especificações e dos custos dessa operação, apoio aos advogados na revisão das minutas do contrato, coleta e revisão de toda a documentação, tanto do proprietário quanto do imóvel e interação com a equipe de arquitetura e engenharia selecionada pela Galderma. Uma operação como esta, que demoraria normalmente de três a nove meses foi concluída com êxito pela Ocupantes em pouco mais de um mês. Foi possível alocar a Galderma em um único andar de 1.580 m², no novíssimo edifício Jatobá Green Building, localizado em uma travessa da Avenida Luiz Carlos Berrini, um edifício que, como o próprio nome sugere, é um prédio “verde”, com diversas características modernas e ecologicamente sustentáveis. A ação rápida da Ocupantes, única empresa no Brasil especializada exclusivamente no atendimento do usuário final, foi essencial para identificar e gerenciar todo o processo de relocalização. Paralelamente, a Ocupantes auxiliou na identificação de uma

Nossos serviços incluem:

empresa para ocupar o espaço deixado pela Galderma no e-Tower, facilitando, em muitos aspectos, sua saída para a nova sede. Richard Pacey Richard Pacey possui mais de 9 anos de experiência no setor imobiliário corporativo. De 2001 a 2007 trabalhou na área de Representação de Locatários (Tenant Representation) de uma grande consultoria imobiliária internacional. Desde 2007 na Ocupantes, com inglês nativo e ampla experiência no mercado corporativo e de varejo, está à frente de diversos projetos nacionais e internacionais, colaborando ativamente para a satisfação dos nossos clientes.

• Avaliações e Desimobilizações

• Relocalizações

• Busca de Lojas e Pontos Comerciais (Retail)

• Revisões e Renovações

• Build-to-Suit

• Rescisões

• Sale & Leaseback

• Gerenciamento de Oportunidades e Datas Críticas

• Gerenciamento de Projetos e Obras

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO BELO HORIZONTE GOIÂNIA

SALVADOR RECIFE ARACAJU FLORIANÓPOLIS

www.ocupantes.com.br Rua Fernandes Moreira, 1.166, 4º andar 04716-003, São Paulo - SP Tel. (11) 5182.3455


São Paulo Mercado aquecido na capital paulista Taxa de Vacância

Absorção Líquida

Atividade Construtiva

Novo Estoque

Indicadores de Mercado

De acordo com os gráficos abaixo, São Paulo apresenta um mercado bem aquecido neste 1º trimestre. A cidade teve um absorção líquida total de 119.356 m², nos dois segmentos, Classe A* e Outros. Isto sinaliza para uma manutenção da alta da demanda, demostrando que muitas empresas estão em franco crescimento e expansão, mas também que novas empresas, principalmente as internacionais, estão abrindo seus escritórios na cidade. Mesmo com esta alta na absorção líquida, a taxa de vacância não caiu na mesma proporção, visto que houve uma entrega de novo estoque de 62.977 m² em São Paulo, mantendo a taxa de vacância estável, em torno de 3,25% (Classe A e Outros). Os destaques de novo estoque são as cinco torres do Complexo Villa Lobos Office Park, totalizando 39.799 m², na região de Alto de Pinheiros, e o Edifício New Worker Tower com 7.785 m², na região da Barra Funda, ambos no segmento Classe A. No segmento Outros foram entregues 15.412 m². A previsão é que nos próximos trimestres a taxa de vacância suba, isto se for confirmada a entrega de mais de 100 mil m². Atividade construtiva em ritmo acelerado O ritmo da atividade construtiva na capital paulista se mantém acelerado e os investidores continuam apostando no mercado corporativo, os terrenos das regiões nobres que eram utilizados como estacionamentos agora estão se transformando em grandes empreendimentos. Isso faz com que a absorção líquida aumente, acomodando parte da demanda reprimida da cidade de São Paulo, e a taxa de vacância seja pressionada a subir, uma vez que está muito baixa, principalmente no segmento Outros. Na capital paulista, o Itaim Bibi continua como destaque dentre as regiões que mais investem em novos empreendimentos corporativos, com uma atividade construtiva de 377.496 m² no 1º trimestre. **

* Classe A: Edifícios entregues após o 1º trimestre de 1990, com área locável superior a 700 m2 por laje, e elevadas especificações técnicas.

** A Ocupantes trabalha com informações fornecidas pelas construtoras e incorporadoras.

Market Bulletin é uma publicação trimestral dos indicadores do mercado imobiliário de São Paulo, Rio de Janeiro, ABCD e Alphaville elaborada pelos departamentos de Pesquisa e Marketing da Ocupantes. Todos os direitos reservados. A Ocupantes autoriza a reprodução desde que informada a fonte.


Market Bulletin

Rio de Janeiro

1o Trimestre de 2011

Taxa de vacância continua a cair no Rio de Janeiro Taxa de Vacância

Absorção Líquida

Atividade Construtiva

Novo Estoque

Indicadores de Mercado

Conforme os gráficos abaixo, observamos que a taxa de vacância no Rio teve uma forte queda, principalmente no segmento Classe A*, caindo de 4% no trimestre anterior para 0,91% neste 1º trimestre, está queda se deve, principalmente, a prorrogação do novo estoque, que no final de 2010 tinha uma previsão de 51 mil m² a serem entregues e que não ocorreu. Isto confirma o contínuo aumento da demanda por espaços corporativos no Rio de Janeiro. Neste 1º trimestre foram ocupados os edifícios Classe A Ventura Corporate 2, a Torre Sul do Rio Cidade Nova e o Torre Norte Shopping. Além disso, houve também a ocupação do Rio Branco 115, recentemente retrofitado, do segmento Outros. Com a prorrogação dos 51 mil m² que não foram entregues nos primeiros meses de 2011, somou-se 117.714 m², que é a previsão do novo estoque para o 2º trimestre 2011, que certamente causará um aumento na taxa de vacância para o próximo trimestre. Dos edifícios a serem entregues, destacam-se os oito blocos do O² Corporate & Offices, na Barra da Tijuca, com um total de 48 mil m² de área locável no segmento Classe A, com entrega prevista para abril de 2011. Atividade construtiva no Rio continua em ascensão Os edifícios que estavam em projeto até o final do ano passado já iniciaram suas obras e, neste 1º trimestre, tivemos um aumento de 50% na atividade construtiva em relação ao final de 2010. Em dezembro de 2010 tinhamos 260.789 m² registrados, hoje temos 466.509 m² em construção, sendo a maior atividade construtiva registrada dos últimos 5 anos. A Barra da Tijuca, é a região com maior atividade construtiva, neste momento, com mais de 50% do total em construção na cidade. Sendo a região do Rio de Janeiro com maior possibilidade de desenvolvimento de novos empreendimentos em função da oferta de terrenos.**

Tendências passadas não devem ser tomadas como indicativos de resultados futuros. A Ocupantes não se responsabiliza por decisões tomadas com base neste informativo.

A Ocupantes é a primeira e maior empresa de consultoria imobiliária corporativa no Brasil especializada na representação de usuários comerciais e industriais, composta por profissionais preparados e com ampla experiência, conduzindo e assessorando empresas nacionais e multinacionais nos seus planos de ocupação.


ABCD e Alphaville Alphaville continua como destaque da Grande São Paulo Depois de 4 trimestres consecutivos em que a taxa de vacância cai em Alphaville, saindo de 24,11% no ABCD e Alphaville 1º trimestre de 2010 para 4,76% no 4º trimetre de 2010, neste 1º trimestre houve um aumento na taxa em função da entrega de 64.435 m² de novo estoque, representado pela entrega do CEA II - North Tower (12.192 m²), do CEA II - South Tower (11.585 m²) e do iTower - Complexo Iguatemi Alphaville (40.656 m²). Conforme observamos no gráfico ao lado, muitos empreendimentos foram entregues, tanto no segmento Outros como no Classe A, desde Santo André São Bernardo do Campo o final de 2009. São Caetano do Sul Diadema Barueri - Alphaville No 1º trimestre deste ano, o estoque total São Paulo passou dos 400 mil m² e se a previsão de novo estoque para o 2º trimetre de 2011 for confirmada, o estoque total de Alphaville será praticamente o dobro do que o estoque total do início de 2007. A alta da atividade construtiva indica que o crescimento da região continuará pelos próximos meses. Já no ABCD, os indicadores do mercado continuam estáveis com um volume ainda não expressivo no mercado de escritórios.

Success Stories - Ocupantes supera as expectativas da Nintendo A Nintendo, líder em tecnologia de videogames e jogos para computadores, é uma empresa japonesa que cresceu muito rapidamente, necessitando espalhar representantes pelo mundo todo. No Brasil, onde este mercado é bastante promissor, claro, não poderia ser diferente. Surgiu então a necessidade de um espaço físico aqui no país que acomodasse o crescimento previsto a longo prazo. A filial no Brasil deveria ter dimensões que acompanhassem o crescimento da Nintendo para os próximos 5 anos. Isso evitaria o que ocorreu com a filial no México que teve de mudar-se três vezes de endereço, para locais maiores, conforme a empresa ia crescendo, e os espaços físicos não suportavam mais as estruturas anteriores. Depois de ter sido recomendada por outro cliente satisfeito com os serviços da Ocupantes, entrou em ação a equipe de Corporate Real Estate liderada por Bruce Lorimer, especialista dedicado na prestação de serviços para usuários finais. Depois de entrevistar os executivoschave da empresa e elaborar um programa de espaços, a Ocupantes realizou uma pesquisa minuciosa nas regiões de interesse no município de São Paulo. Foram levantadas as especificações de cada opção e realizadas análises financeiras comparativas, tendo tudo sido apresentado tanto em inglês como em português. A Ocupantes também gerenciou todas as tratativas entre os advogados de ambas as partes, coletou e revisou os documentos e elaborou o laudo detalhado de entrega do imóvel. O prazo do processo, desde a contratação da Ocupantes pela Nintendo até a assinatura do contrato de locação, levou apenas um mês, o que pode ser considerado extremamente curto. A satisfação dos representantes da Nintendo foi total, definindo o atendimento da Ocupantes como extremamente profissional e rápido. O sucesso da operação superou as expectativas do cliente que enfatizou que em negociações futuras, certamente, contará novamente com a experiência e eficiência da Ocupantes.


Ocupantes - Market Bulletin - 1º Trimestre 2011 - SP, RJ, ABCD e Alphaville