Page 1

October Doom WebZine. Edição 17, de 14 de Abril de 2015

Mais um Doomed na área.

C

Produzido e Distribuído por October Doom Entertainment

Adora Vivos, Novembre, Barren Earth e As Dramatic Homage.

onstruir uma Zine com a seriedade do ODZ não é uma tarefa simples. O Doom Metal e gêneros periféricos não nos deixam sem conteúdo, mas escrever, conferir, editar e adaptar todo esse material toda semana dá bastante trabalho, por isso convidamos um cara que “manja dos paranauês”, e, a partir desta edição, Fábio Miloch, fundador da página Epicus Doominicus Metallicus chega para fortalecer ainda mais a zine, proporcionando resenhas e entrevistas de bandas de dentro e fora do Brasil. É um cara por quem temos muito apreço e acreditamos que sua participação no ODZ só fará o tabloide crescer cada vez mais. Seja bem-vindo Fábio, agora é com você, vai que é sua! (Capa Scorn Of Eternity - Paean - Estônia - 2015)

Paean - Progressive Death/Doom Por Fábio Miloch

Paean foi formado em 2009, por Heiko Rüütel (Guitarras); Endrik (Guitarras e vocais secundários); Magnus (Bateria) e Kevin Rändi (Vocais e baixo), na cidade de Tallinn, Estônia, fazendo um Progressive Death/ Doom marcante, nada maçante e muito, mas muito bem feito, categórico, e algo que falta às muitas bandas atuais, originalidade, mesmo contando com todos os clichês do Heavy Metal. Os componentes da banda se focam no básico ou seja, duas guitarras, baixo e bateria tocados de maneira honesta e sem tanta centralização na técnica (embora o termo “progressive”, a exija em grande parte das bandas do gênero), mas a banda tem seu lado Doom acentuado, então, a tão cansativa técnica ou a falta dela, o que não quer dizer que os músicos não a tenham, torna-se uma qualidade digna de nota. A banda possui 3 registros; “The Radiant Moon” (demo de 2010), ”Livium” (ep de 2011) e o Full length “Scorn Of Eternity” lançado esse ano e sendo esse o trabalho no qual me focarei. O disco foi lançado oficialmente no dia 3 de abril, trazendo a banda em sua plenitude criativa, riffs inspirados, uma certa sujeira Sludge, bateria bem tocada, nada espetacular, mas trazendo linhas muito bem executadas e encaixadas, um baixo pulsante e presente, somando a isso temos os vocais de Kevin Rändi que emulam de Steven Wilson nos momentos mais calmos e melancólicos até Mikael Åkerfeldt nos momentos mais raivosos. Voltando ao disco, indicar destaques torna-se uma tarefa ingrata, visto que o mesmo é bem regular e até mesmo homogêneo como um todo, o que pode torná-lo cansativo para alguns, vale citar as faixas, “Scorn Of Eternity”, “Absolute Solitude”, “First Breath” e “The Palace Burns”. Enfim, indicado a fãs e aficionados por Opeth, The Living Fields,

Zapata. Rua Riachuelo, 328, São Paulo e a entrada da galera fica por R$10,00. Link facebook.com/events/772920562806068/

Stoner Doom Metal. Fallen Idol Por Morgan Gonçalves

A

banda, formada por Rodrigo Sitta (Guitarra e Vocal), Márcio Silva (Baixo) e Ulisses Campos (Bateria), foi fundada em 2012, no Arujá, SP, sob influências de Clássicos do Doom Metal dos anos 80 como Candlemass, Trouble, Celtic Frost e Black Sabbath, porém, encontrar influências em nomes tão tradicionais nunca os impediu de buscar inspiração além do gênero. Em Janeiro de 2015 divulgaram seu primeiro registro oficial, um homônimo com sete faixas que trazem guitarras densas, um baixo bem requisitado e, esporadicamente, a velocidade da pegada acelera, dando uma Mais informações e audição da banda podem face mais Brutal para a banda, como na faixa “Join the Dead”. Na contra mão, “Scarecrow” ser obtidas através dos links: vêm com atmosfera mais lenta, arrastada, Facebook.com/paeanestonia como o Stoner Doom deve ser. paean-estonia.bandcamp.com O Fallen Idol também teve sua presença confirmada na quarta edição do Stoned Stoned Union Doomed Fest IV Por Morgan Gonçalves Union Doomed Fest, ao lado de Senenced Soil, I Am The Sun e Projeto Trator, que Galera do Stoned Union Doomed acontece no próximo domingo, 19/04. não fica muito tempo sem se coçar e já mandou avisar que o SUD IV vem aí! É o quarto festival dessa galera desde Dezembro de 2014, sem perder o fôlego. O próximo evento será realizado no domingo, 19/04 e trará as bandas Projeto Trator, Fallen Idol, Sentenced Soil e I Am The Sun, que recentemente lançou seu primeiro álbum, “Drink, Destroy, Repeat”.

A

(Capa do Debut Fallen Idol. Lançamento Jan. 2015)

O trabalho da banda pode ser conferido em fallenidol.bandcamp.com/album/fallenidol e no facebook da banda: Facebook.com/ pages/Fallen-Idol/326681240822296

Agradecimentos Especiais.

E

sta semana recebemos auxilio de um camarada que ajudou a melhorar um pouco a maneira como fazemos nosso tabloide, com informações, dicas e orientações, para tornar o ODZ mais (O Aguá Pesada não poderá participar do profissional e mais bonito também. Por isso evento e será dissubstituído pelo I Am The deixamos aqui nossa gratidão pelo suporte Sun) dado por Marcelo Catacci. Muito Obrigado, O Fest rola às 17 horas no Centro Cultural #BrothersOfDoom!

October Doom Magazine edição #17 14 04 2015