Page 1


Reconhecer

Inspirar

Maximizar

Inspirar

Inovar

Resultados

Inovar

Valorizar Fazer a Diferenรงa

Motivar

Fazer

Valorizar


Motivar

Espírito de Equipa

Partilhar

Espírito de Equipa

Dinamizar Reconhecer

Dinamizar

Partilhar

a Diferença

Maximizar Resultados


// 5

Índice Introdução Prémios Excelência em Comunicação Interna, 7ª Edição

1

2

Presidente de Honra do Júri OCI Luís Araújo

08

10

Presidente do Turismo de Portugal

Vencedores Prémios OCI 2016 NOS WORTEN Grupo AGEAS Carla Freitas Joana Palha [ FCH - UCP ] Instituto Politécnico de Setúbal

O que são os Prémios OCI? Categorias Vencedores de edições anteriores

Prémios OCI 2015 Vencedores dos Prémios OCI 2015

O que é o OCI? Membros Fundadores Conselho Assessor Objetivos Iniciativas

12 14 16 18 19 20 22

26 27 27

28 29

30 30 30 31 31


1.


Prémios OCI

edição 2016


Introdução //

Excelência em Comunicação Interna A sétima edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI), que premeiam anualmente os melhores projetos desenvolvidos na área da comunicação interna, salientando as melhores práticas e projetos, contou, este ano, com dezenas de candidaturas, apresentadas por empresas e organizações de renome no contexto nacional e internacional. A concurso estiveram disponíveis cinco categorias: Estratégia Integrada de Comunicação Interna, Inovação em Comunicação Interna, Gestão da Mudança, Projetos Glocal e Trabalhos Académicos sobre Comunicação Interna (prémio melhor trabalho académico e prémio melhor trabalho académico Universidade Católica Portuguesa – FCH).

Os vencedores eleitos pelos membros do júri foram a NOS, na categoria de Estratégia Integrada de Comunicação Interna, com o projeto “Check-in Viagens pela experiência do Cliente”; a Worten, na categoria de Inovação em Comunicação Interna com o projeto “W-T@LK” (We Talk); o Grupo Ageas com o projeto “Show Your Colors”, na categoria de Gestão da Mudança e, na categoria de melhor trabalho académico sobre comunicação interna, as alunas Carla Freitas com o tema “As práticas de comunicação interna nas organizações da Administração Pública em Portugal e a valorização dos seus trabalhadores – Estudo de caso: Projeto Show Casing” e Joana Palha com o tema “Conflito e criatividade num contexto organizacional”. Nesta sétima edição, foi ainda distinguido pelo júri, o Instituto Politécnico de Setúbal com o projeto “Move-te!”.


// 9

Prémios OCI 2016 Os Prémios OCI destinam-se a premiar e distinguir as melhores práticas de comunicação interna desenvolvidas por organizações públicas e privadas. Podem candidatar-se aos prémios entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior cuja atividade se desenvolva em Portugal. Desde que foram implementados, em 2010, os Prémios OCI já receberam e avaliaram mais de 200 candidaturas de várias empresas nacionais e multinacionais, em diversos setores.


Presidente de Honra do Júri //

Presidente de Honra do Júri A VII edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI) contou com Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, enquanto Presidente de Honra do Júri, juntandose a um grupo de seis jurados composto pelos Membros Fundadores, ATREVIA e Universidade Católica e, Conselho Assessor do OCI: BP, EDP, PT Altice e Teleperformance.

Numa organização todos temos de remar no mesmo sentido para atingir os resultados. Conseguir equilibrar o barco e garantir que todos estão a bordo é o maior desafio na comunicação interna. Luís Araújo Presidente do Turismo de Portugal e Presidente de Honra do Júrí OCI


// 11

Presidentes de Honra do Júri desde 2010

Luís Araújo Presidente do Turismo de Portugal

2015 Maria João Carioca

Presidente da Euronext

2014 Maria da Glória Garcia Reitora UCP

2013 Pedro Oliveira

CEO BP Portugal

2012 António Melo Pires

Presidente Volkswagen Autoeuropa

2011 Sandra Correia CEO Pelcor

2010 Paulo Pereira da Silva Presidente Renova


Vencedores OCI 2016 //

“

Estamos muito contentes com o painel de vencedores deste ano, que concorreram com projetos ricos, inovadores, bem estruturados e com excelentes resultados.


// 13

Agradecemos a todos, vencedores e candidatos, por nos ajudarem a escrever a história da comunicação interna em Portugal.

Ana Margarida Ximenes

Presidente ATREVIA Portugal e Membro Fundador do Observatório de Comunicação Interna


Vencedor Estratégia Integrada de Comunicação Interna //

Check-in Viagens pela Experiência do Cliente Breve resumo do projeto:

Objetivos:

O Check-in foi uma iniciativa orientada para o Cliente que a NOS promove internamente e que materializa o movimento em torno da entrega da melhor experiência aos clientes. O conceito de Check-in nasce não só do que o Cliente vive e experiencia na sua “viagem” com a NOS mas também da intenção de levar os colaboradores a viajar através da experiência de Cliente, para que possam ver, sentir e vivenciar a relação da NOS com os clientes.

Pensar, sentir e viver Cliente, experienciando a sua relação com a NOS e atuar a pensar na sua melhor experiência. Facilitar o conhecimento e a compreensão do que as outras áreas fazem e como trabalham a experiência dos clientes, envolvendo e aproximando pessoas e equipas, e contribuir para a reflexão e troca de experiências.


// 15

Equipas envolvidas: Market & Customer Intelligence, Comunicação Interna e mais 25 áreas da empresa

ROI: // // // // // // //

3 edições Check-in realizadas em 2016 (início a março 2016) 2.810 inscrições 1.043 passageiros 141 viagens realizadas 32.967 visualizações na intranet 84% de notoriedade da campanha de comunicação interna Valor de 4.8 de satisfação (classificação escala de 1 a 5)

Statement NOS A Comunicação Interna é fundamental na contribuição para os objetivos estratégicos das Empresas, na medida em que trabalha para o alinhamento, a mobilização e energização e ainda a capacitação do colaboradores. O sucesso do nosso trabalho precisa de uma condição de base que é o envolvimento das pessoas não só com os objetivos mas também com os colegas. Todas as iniciativas que fazemos partem destas premissas e assim desenhamos os planos de comunicação, nunca esquecendo para que é que estamos a contribuir e como medimos o nosso contributo. O Check- in foi pensado assim.

Conselho-chave para comunicadores internos Fazer com paixão, com alma, com coração e com entusiasmo sente-se e transparece nas iniciativas e no envolvimento dos colaboradores.


Vencedor Inovação em Comunicação Interna //

W-T@LK Breve resumo do projeto:

Objetivos:

O W-T@LK é uma aplicação desenvolvida para facilitar a comunicação bidirecional entre as Estruturas Centrais e as Lojas Worten de forma a fortalecer e agilizar as operações em benefício do cliente. Pretende-se com isto, unificar todas as comunicações numa aplicação que nos permite ser mais eficientes, melhorando o fluxo de informações entre todos e evitando o efeito de saturação de mensagens através do email.

Reduzir o volume de e-mails partilhados e uniformizar a comunicação. Disponibilização da informação em apenas em 2 momentos diários. Aumento da produtividade e rentabilização do tempo das equipas.

Equipas envolvidas: Lojas / Estruturas Centrais

ROI: // Redução de 62% de emails trocados entre as direções envolvidas.


// 17

Statement WORTEN Para nós, os aspetos mais marcantes na comunicação interna são comunicar com paixão, foco e assertividade. Estamos orgulhosos (…) e acho que este prémio nos vai ajudar muito a mostrar o que fazemos melhor.

Conselho-chave para comunicadores internos Paixão como comunicamos, sermos assertivos e termos orgulho naquilo que fazemos.


Vencedor Gestão da Mudança //

Show Your Colors Breve resumo do projeto: As diferentes marcas que compõem a Ageas em Portugal (Ageas Seguros, Direct, Médis, Ocidental Seguros e Ocidental Pensões), reuniram-se no Campo Pequeno para o 1.º evento de Colaboradores sob a égide da ONE Ageas Portugal. 1285 Colaboradores, de diferentes backgrounds, juntaram-se no mesmo local para celebrarem, em conjunto, o 1º evento da Ageas em Portugal, criando uma sinfonia visual colorida e celebrando a união

e o sentimento de pertença à volta da marca interna lançada no evento. Show Your Colors, foi o mote do evento, enquanto tema aglutinador entre Colaboradores.

Objetivos: Reunir todos os colaboradores do universo Ageas para celebrar o primeiro evento da marca em Portugal com a nova identidade.


// 19

Equipas envolvidas: Todos os departamentos das marcas que fazem parte do grupo Ageas Portugal.

ROI: Inquérito de satisfação realizado junto dos Colaboradores, destacou uma taxa de satisfação global de 90% e uma taxa de participação de 80%, o que prova o envolvimento dos colaboradores neste evento único, diferente e inspirador, onde foram transmitidas e retidas as principais mensagens que contribuem para a construção de um futuro de sucesso: ambição, compromisso, união e emoção.

Statement GRUPO AGEAS A comunicação interna é uma das áreas estratégicas na Ageas e atua junto de todas as outras áreas (…) ouve muito o que está ao seu redor, quais as necessidades e o que os colaboradores necessitam (…) e junto com eles procuramos espelhar a cultura da empresa e todos os valores. Isto funciona, foi o primeiro evento e foi o início de tudo, tem esse significado para nós.

Conselho-chave para comunicadores internos É muito importante que todos os colaboradores vistam as cores Ageas, que vivam a empresa e que se sintam bem no local onde trabalham.


Vencedores Trabalhos Académicos //

Carla Santos Freitas As Práticas de Comunicação Interna nas Organizações da Administração Pública em Portugal e a Valorização dos Seus Trabalhadores – estudo de caso: Projeto Showcasing 2015

Breve resumo do projeto: Com a dissertação “As Práticas de Comunicação Interna nas Organizações da Administração Pública em Portugal e a Valorização dos Seus Trabalhadores – estudo de caso: Projeto Showcasing 2015” foi possível identificar, destacar e analisar práticas de comunicação interna implementadas pelos organismos da Administração Pública portuguesa participantes no projeto Showcasing de Valorização das Pessoas.

Faculdade: Instituto das Novas Profissões

Data da defesa em público ou da sua edição, em 2016: julho de 2016


// 21

Joana Garcez Palha Conflito e Criatividade num contexto organizacional

Breve resumo do projeto: O trabalho de investigação tem como objetivo refletir e relacionar, criticamente, dois conceitos: conflito e criatividade num contexto organizacional.

Faculdade: Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa

Data da defesa em público ou da sua edição, em 2016: setembro de 2016


Prémio Distinção do Júri //

Move-te

Prémio Distinção do Júri

Breve resumo do projeto: O IPS definiu um Plano de comunicação integrado, promotor da mobilização de toda a comunidade IPS, em torno do slogan “#move-te por ser uma referência no ensino superior”. Este slogan, associado a uma imagem gráfica que transmite juventude (fotografias de estudantes do instituto), dinamismo, confiança, sabedoria e movimento (através das cores magenta a lilás), constituiu o mote para apelar à ação de todos os trabalhadores a contribuírem para a concretização dos

objetivos estratégicos definidos e atingir a meta final de tornar o IPS numa referência no ensino superior.

Objetivos: 1. Ter um ensino e aprendizagem de qualidade reconhecida; 2. Ser uma comunidade aberta e internacional; 3. Ser um centro promotor de conhecimento e inovação; 4. Ter uma organização inclusiva e sustentável.


// 23 Equipas envolvidas: Presidência IPS; Escolas IPS; Gabinete Imagem e Comunicação; Divisão Recursos Humanos.

ROI: - Acréscimo de 55% em 2014 para 94% em 2016, do número de trabalhadores envolvidos e nº de horas de formação; - Melhoria da coesão interna, traduzida no aumento da cooperação entre serviços, projetos transversais e adesão dos trabalhadores aos novos projetos; - Aumento do nível de satisfação com os serviços; - Aumento do nº de estudantes, cresceram de 5053 no ano de 2014 para 6137 em 2017; - Aumento da percentagem de primeiras escolhas do IPS, passando de 30% em 2015 para 55% em 2017; - Preenchimento de vagas na 1ª fase do CNA, de 48% em 2014 para 70% e em 2017; - Acréscimo do número de projetos financiados com a comunidade, passando de 6 em 2014 para 30 em 2017.

Statement IPS A comunicação interna (…) é um instrumento estratégico relevante para conseguir mobilizar e aglutinar as pessoas em torno de novos projetos que queremos implementar. É necessário desafiar as pessoas e leva-las a fazer o que elas gostam e que podem colocar ao serviço da organização, mas tendo um aumento de felicidade também no seu trabalho.

Conselho-chave para comunicadores internos Ouvir muito. Ter equipas dedicadas (…) e ter o envolvimento da gestão de topo. Ou a comunicação interna é entendida como algo estratégico a alcançar metas muito claras ou é muito complicado atingir os objetivos.


2.


O que são os Prémios OCI ?


Prémios Excelência em Comunicação Interna //

O que são os Prémios OCI? Os Prémios de Excelência em Comunicação Interna, iniciativa desenvolvida pelo Observatório de Comunicação Interna e Universidade Católica Portuguesa, destinam-se a premiar e distinguir as melhores práticas de comunicação interna desenvolvidas por organizações públicas e privadas ou trabalhos académicos apresentados por alunos em mestrado. Podem candidatar-se aos prémios entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior cuja atividade se desenvolva em Portugal. Desde que foram implementados, em 2010, os Prémios OCI já receberam e avaliaram mais de 200 candidaturas de várias empresas nacionais e multinacionais de diversos sectores.

Objetivos: Reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação organizacional, bem como trabalhos académicos e de relevo nesta área.

Júri: • Membros do Conselho Fundador • Membros do Conselho Assessor • Presidente do Júri


Vencedores de Edições Anteriores 2015

Categorias AKI, Inapa, Santander, BEL, Rita Marques e Sofia Antunes

2014

IKEA, Prosegur, NOS, BEL e Vanda Asseiro

2013

Câmara Municipal de Lisboa, Grupo CH, Deloitte, Eurest e Joana Rodrigues

2012

Jerónimo Martins, Galp Energia, Casais e Baxter


Prémios OCI 2015 //

Prémios OCI 2015

A VI edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI), promovida pela consultora de comunicação ATREVIA e pela Universidade Católica Portuguesa, contou com 27 candidaturas no âmbito das melhores práticas de comunicação interna. Concorreram aos prémios empresas nacionais das mais variadas áreas, cujas iniciativas foram avaliadas por um júri presidido pela Dra. Maria João Carioca e pelos membros assessores do OCI: BP, EDP, Grupo Elevo, PT Altice e Teleperformance. Cada um dos projetos vencedores apresentou um carácter diferenciador e inovador, provando a importância da Comunicação Interna no crescimento de uma organização, tanto para os seus colaboradores, como para o alcance de resultados.

Maria João Carioca Presidente da Euronext e Presidente de Honra do Júri dos Prémios OCI 2015

Statement

Ana Margarida Ximenes Presidente ATREVIA Portugal e Membro Fundador do Observatório de Comunicação Interna

Foi para nós uma honra poder contar com a Dra. Maria João Carioca como Presidente do Júri da VI Edição dos Prémios OCI 2015. Estamos bastante satisfeitos com a qualidade e criatividade das candidaturas recebidas e, foi com grande prazer e orgulho que anunciámos os vencedores de cada uma das categorias. É verdadeiramente importante continuar a premiar o que de melhor se faz na comunicação interna em Portugal e continuar a realizar encontros para partilhar as melhores práticas e inspirar muitas empresas.


// 29

Vencedores Prémios OCI 2015 PROJETO // Somos Todos Colaboradores Acionistas CATEGORIA // Estratégia Integrada de Comunicação Interna

PROJETO // Inapa Corporate Sound CATEGORIA // Inovação em Comunicação Interna

PROJETO // Santader Way

CATEGORIA // Glocal

PROJETO // #SAYCHEESE

CATEGORIA // Gestão da Mudança

VENCEDOR // Rita Marques

CATEGORIA // Trabalhos Académicos

PROJETO // Comunicação Interna e Reputação Organizacional: Estudo de caso de uma Empresa Business-To-Business

VENCEDOR // Rita Marques

CATEGORIA // Trabalhos Académicos

PROJETO // Comunicação Interna: Estudo de caso Omni Aviation


O que é o OCI ? //

O que é o OCI ? O Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI) é um projeto criado pela ATREVIA e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, para aprofundar as características da comunicação interna como instrumento para a transmissão de valores, identidade corporativa, cultura e gestão da marca interna. Visa ser um fórum de referência de boas práticas de Comunicação Interna em Portugal e, realiza diversas iniciativas, tais como: “Get Together”, encontros periódicos que incentivam o intercâmbio de boas práticas entre os responsáveis da comunicação interna e recursos humanos das empresas e organizações participantes. O Conselho Assessor conta atualmente com as seguintes organizações enquanto membros: BP, EDP, PLMJ Sociedade de Advogados, PT Altice e Teleperformance.

Membros Fundadores

Conselho Assessor


// 31

Iniciativas Get Togethers

Objetivos Investigar, criar e divulgar conhecimento sobre a comunicação interna nas organizações.

- Conferências de caráter aberto - Realizam-se trimestralmente - Abordam temas atuais de comunicação organizacional - Contam com oradores de excelência na área da comunicação

Prémios OCI - Atividade anual do Observatório - Premeiam e divulgam as melhores práticas de comunicação organizacional em Portugal

Detectar as principais tendências na área e contribuir para o desenvolvimento de saberes e competências na área.

Outras Iniciativas - Organização de outro tipo de atividades como: encontros entre empresas, ações de networking, sessões informativas e estudos.

Promover a comunicação interna como ferramenta para a definição da visão e valores das organizações.

Incentivar a Troca de Experiências e boas práticas entre responsáveis de Recursos Humanos e de Comunicação.


Ebook - Prémios OCI 2016  

Os Prémios de Excelência em Comunicação Interna, iniciativa desenvolvida pelo Observatório de Comunicação Interna e Universidade Católica Po...

Ebook - Prémios OCI 2016  

Os Prémios de Excelência em Comunicação Interna, iniciativa desenvolvida pelo Observatório de Comunicação Interna e Universidade Católica Po...

Advertisement