Page 1

Fundado em 05/03/1970 ANO 44 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 15 DE MARÇO DE 2013 Nº 2255

Cotrijuí promove tardes de campo Objetivando transferir conhecimentos aos sojicultores na abrangência da cooperativa, a COTRIJUI desenvolve tardes de campo para proporcionar visão sobre novidades tecnológicas e perspectivas da soja como riqueza agrícola, hoje indispensável na alimentação humana e animal. Por grão nobre, sua cultura é objeto de permanente pesquisa sob todos os ângulos. Página 7

Francisco é argentino Getty Images

O cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran anunciou na noite de quarta-feira que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, é o novo papa da Igreja Católica. Tauran apareceu às 20h14 (16h14, de Brasília) no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proferiu a tradicional frase Habemus Papam, anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica. Ele escolheu o nome de Francisco, alcunha que jamais fora usada. Vestido inteiramente de branco, ele apareceu no balcão da basílica às 20h22 (16h22), cerca de 1h20min. depois da fumaça branca que anunciou. Em seguida, falando em italiano, ele se dirigiu os fiéis reunidos na Praça São Pede. “Irmãs e irmãos, boa noite”, foram as primeiras palavras de Bergoglio como papa. Ele pediu uma oração em nome do Papa Emérito Bento XVI e conduziu o “Pai Nosso”, reproduzido em coro pela multidão de fiéis. Bergoglio nasceu em 1936 em Buenos Aires. Ele foi nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II e atualmente era o arcebispo da capital argentina. O novo papa não estava entre os principais cotados por especialistas, nem por casas de apostas. Ele é o primeiro papa sul-americano. O nome Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis. Jorge Bergoglio, 76 anos, tem origem jesuíta e ficou conhecido por haver sido responsável na América Latina pela redação do documento sobre o segredo de Aparecida. Figura controvertida no cenário argentino, ele se destaca por sua forte personalidade e pelo afrontamento declarado à atual força política do país, o Kirchnerismo.

A Voz do Campo em Chiapetta A rede de emissoras que, em cadeia, aos sábados das 8:00 às 10:00 horas transmite o programa A VOZ DO CAMPO, estará baseada em Chiapetta amanhã, 16 de março. O áudio será gerado pela Rádio Ciranda FM 105,5 (Chiapetta/Santo Augusto). O programa será irradiado da Unidade de Negócios da COTRIJUÍ, em Chiapetta, tendo como pauta a safra da soja 2013 (armazenagem e comercialização) e o diagnóstico da situação da cooperativa. Entre outros, convidados, estará presente, como debatedor, o diretor-presidente da COTRIJUÍ, Vanderlei Ribeiro Fragoso.

Fragoso, diretor-presidente da Cotrijuí, retratará a situação da cooperativa

Celular e Cia em amplas instalações em Santo Augusto Página 8

01CAPACOLOR.pmd

1

15/03/2013, 11:15


2

GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Editorial

IFF – Campus Santo Augusto O Campus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha é um Centro de Formação Profissional, público/gratuito, que teve origem no Ceprovale (Centro de Educação Profissional mantido pela Fundaturvo), para atender a demanda de ensino profissional de Santo Augusto e de toda a região celeiro do Estado, e municípios adjacentes. Inaugurado dia 18 de dezembro de 2007, o Campus iniciou suas atividades letivas no dia 25 de fevereiro de 2008, oferecendo vários cursos, entre eles, o Técnico em Operações Administrativas, integrado ao ensino médio; Técnico em Operações Comerciais, integrado ao ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Técnico em Agropecuária, subsequente ao ensino médio, com habilitação em Agricultura, Zootecnia e Agroindústria e Técnico em Serviços Públicos subsequente ao ensino médio. Não demorou, em contato com a comunidade regional, a administração do Campus percebeu a forte demanda por cursos superiores, já que não havia opção de ensino superior gratuito na Região Celeiro. Foram então elaborados projetos que culminaram na criação e funcionamento ainda em 2008, dos cursos superiores de Licenciatura em Computação e Tecnologia em Agronegócio, além do curso técnico subsequente ao Ensino Médio de Serviços Públicos. Objetivando atender os anseios e necessidades da comunidade regional, o Campus se deparou com a necessidade de ampliação das instalações. Como o MEC não autoriza construções em terreno que não seja da

Nas Pegadas de Jesus Enio Felipin e-mail:enio@meac.com.br

Os “ais” para os letrados “Ai de vocês doutores hipócritas” (Mt 23,23), que andam bem vestidos, com roupa da moda, com ternos e gravatas finas. “por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de toda espécie de podridão” (Mt 23,27) Estão no pedestal da sociedade, mas constroem dedos de silicone para fraudar o livro ponto eletrônico para justificar a ausência dos colegas, que deixam de salvar vidas, ficando em outro lugar, menos no trabalho e mesmo assim ganhando seus salários. “Cedo ou tarde, o mau não ficará impune. É abominável para o Senhor um coração perverso” (Provérbios 11,21). “Ai de vós doutores hipócritas” (Mt 23,29) que levantam a voz nos tribunais para desonrar o justo e enaltecer o perverso, o ladrão, o safado mentiroso. Utilizam-se da eloquência, do bonito discurso para confundir a opinião pública, o mais humilde, o iletrado. “Serpentes, raça de cobras venenosas!

EXPEDIENTE JORNAL O CELEIRO LTDA Fundado em 05/03/1970 CNPJ 10480535/0001-60 Registro no Cartório de Ofícios dos Registros Públicos de Santo Augusto - Livro A-03, FL Nº 193, Averbação nº 608, Registro 02/B-1, FL 02 Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada e Redentora.

União, a Fundaturvo prontamente atendeu à solicitação formulada, fazendo a doação do terreno e das benfeitorias já existentes, haja vista que toda a comunidade regional seria beneficiada com o aumento da oferta de educação profissional, gratuita e de qualidade. Foram muitos os progressos do Campus que atualmente conta com, aproximadamente, mil alunos, oriundos de cerca de 30 municípios, vários cursos técnicos, três cursos superiores e uma pós-graduação, mais de 150 servidores entre quadro docente, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e estagiários. O Campus do IFF em Santo Augusto, assim como a FAISA, proporcionou verdadeira revolução cultural, oportunizando conhecimento, formação profissional e valorização humana, elevando a autoestima e conduzindo as pessoas rumo ao desenvolvimento pessoal e material. O Campus não para, está em evolução permanente. Mas sem que haja ampliação da área territorial, não há mais espaço para novos cursos e novas construções, e muito menos espaço para pesquisa, haja vista que os 12,5 hectares existentes já chegaram no limite, não comportando mais do que as obras já em andamento. A instituição é federal, mas não se pode atribuir a responsabilidade somente ao governo federal, já que os beneficiados são pessoas daqui e da região, por isso não podemos deixar a peteca cair, a comunidade e as prefeituras da região precisam estar sempre atentas e fazerem a sua parte, protegendo e auxiliando essa nobre instituição de ensino.

Como é que vocês poderiam escapar da condenação do inferno?” (Mt 23,33). Ai de vocês patrões, empregadores gananciosos. “O salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que trabalharam na fábrica, na empresa, e que vós deixastes de pagar, está gritando; o clamor dos trabalhadores chegará ao Senhor todo poderoso” (Tiago 5,4-5). “Vossa riqueza está apodrecendo e vossas roupas estão carcomidas pelas traças” (Tiago 5,2). Ai de vocês comerciantes defraudadores. “A balança falsa é abominação diante do Senhor. De nada adiantam as riquezas no dia do juízo”(Provérbios 11,1ss). O mundo moderno julga pelas aparências e nelas que muitas vezes mora a enganação. Um coração humilde não é visto pelos insensatos, pois a sabedoria é invisível a esses últimos. “Assim também vocês: por fora parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt 23,28). Estamos na era da tolerância. Somos levados a tolerar até a imoralidade, sob o discurso do direito da livre expressão e cada um age como quer. “Nem tudo que é legal é moral”, diz a sabedoria popular. A Bíblia alerta: “Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus” (Tiago 4,4). Tolerância tem limites. Nem tudo devemos tolerar. Em nome da tolerância para com as atitudes dos filhos, matamos o próprio futuro dos filhos e da família. “Quem, pois, sabe fazer o bem e não o faz, é réu de pecado” (Tiago 4,17).

Circula às sextas-feiras REDAÇÃO: Rua Independência, 387 Fone/Fax (0xx)55 3781-1249 98590.000-SANTO AUGUSTO E-mail: redacao@jornaloceleiro.com.br Site: www.jornaloceleiro.com.br DIRETOR: Pedro Valmor Marodin EDITOR: Renato Marodin DIAGRAMAÇÃO: Cleusa Strada/Adriane Dorneles REDAÇÃO: Lúcio Steiner ASSINATURAS: Patricia Lima REPRESENT. COMERCIAL:EXECUTIVA COMUNICAÇÕES/POA Impressão: Cia da Arte CNPJ: 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - IJUÍ-RS Fone: 55 3331-0318/3331-0320

ASSOCIADO à ADJORI-RS e UNIJORN

*Os artigos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal, são de inteira responsabilidade do autor.

Acesso à Informação Existem prefeituras, e não são poucas, que ainda não se adaptaram totalmente à Lei de Acesso à Informação. Segundo a Lei, (12.527/2011), órgãos dos poderes Executivo e Legislativo devem disponibilizar nos seus sites ferramentas de pesquisa que permitam o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Qualquer cidadão pode requerer o acesso às informações que lhe forem de interesse. Os órgãos públicos das três esferas de governo (União, Estados e Municípios) devem publicar em seus sites uma série de informações, dispostas no artigo 8º da lei, e criar um espaço físico ou virtual para atender aos pedidos de informação. Além disso, os organismos públicos, como prefeituras e câmaras municipais, são obrigados a responder todos os pedidos de informação, salvo as que coloquem em risco alguma investigação ou a saúde ou a segurança da população.

Prazo para resposta Para as informações que não estiverem disponíveis no site, o órgão terá um prazo de 20 dias, com a possibilidade de prorrogar uma única vez, por mais 10 dias, ou seja, prazo máximo de 30 dias. Nos casos em que as prefeituras e câmaras de vereadores não disponibilizarem a informação, o Ministério Público deve ser acionado, cabendo ao órgão ministerial o ajuizamento de ação contra essa prefeitura ou câmara municipal, por descumprimento a uma lei federal, no caso, a Lei de Acesso à Informação.

O que deve ser divulgado? É dever dos órgãos e entidades públicas divulgar, independente de requerimentos, disponibilizado em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, tudo o que for de interesse coletivo ou geral por eles produzidos ou custodiados. Eis alguns dos itens que deve ser divulgado: - Registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público; - Registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros; - Registros das despesas; - Informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; - Dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades.

Comodismo gera acomodação Desculpem a redundância. O comodismo da população em não exercitar o “direito à informação”, lhe facultado pela lei 12.527/2011, faz com que os gestores públicos se acomodem e não cumpram a determinação legal. Proporcionalmente, à medida que os cidadãos ignorarem seus direitos implícitos em lei, os Poderes Públicos também a descumprem “cômoda e acomodadamente”. Se não exigirmos dos gestores e autoridades públicas o cumprimento do dever, que não venhamos reclamar depois. Reaja, faça tua parte e ajude inibir a corrupção, a safadeza e a mentira. O que é público é de todos.

Violência contra a mulher Com seis anos e meio de existência, a Lei Maria da Penha foi criada no intuito de inibir todo e qualquer tipo de violência contra mulher e punir aqueles que cometem esses crimes. Ela significa um grande avanço no amparo aos Direitos Humanos das mulheres. Mas, para que seja realmente efetivada em sua totalidade, necessita do comprometimento dos Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) de todas as esferas e também da sociedade em denunciar e não omitir as agressões. Em cadeia de rádio e televisão, no Dia Internacional da Mulher, (08/03) a presidente da República disse que vai instalar, em cada estado, um moderno centro de atendimento integral à mulher. Já em nível de município de Santo Augusto, a atual administração inseriu no programa de governo que vai criar: “um centro de acolhimento para as mulheres vitimas de violência”; “setor de políticas para as mulheres” e; “transporte para creches e funcionamento da mesma o ano todo”. Está ali no item 1.2 do programa de governo.


GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

3

Rima e sonoridade no CTG Estância do Tibúrcio O compositor e intérprete nativista Tibúrcio da Estância acolheu em seu galpão crioulo, no domingo que passou, 10 de março, dezenas de expoentes da rima e da sonoridade características das raízes. Durante o dia, declamadores, trovadores, cantores, gaiteiros, violeiros e percussionistas ofereceram sua arte no II GAITAÇO, ocasião que também registrou o 2º aniversário do fogo de chão permanente-

mente aceso no local. No permeio da festa, além da confraternização, ocorreu a estreia de intérpretes regionalistas no campo de obras. A dupla Dieizon e Dionatan lançou seu primeiro DVD e Cristiano Missioneiro apresentou seu primeiro CD. A Radio Ciranda FM acompanhou o evento no CTG Estância do Tibúrcio, com o programa dominical Ecos do Sul.

Assis Taborda, Tibúrcio e Douglas na apresentação do Ecos do Sul

Odilon Gomes de Oliveira presenteou Tibúrcio com um lenço, incentivando-o a prosseguir na preservação das raízes

Associação Hospitalar Bom Pastor reelegeu presidente Na noite de quarta-feira, 13/03/13, a Associação Hospitalar Bom Pastor, Santo Augusto, realizou assembleia geral. Na ocasião, depois de prestação de contas referente ao exercício de 2012, ocorreu a eleição da nova diretoria, para o período de 2013-2016. Osvaldo Boraldi foi reeleito como presidente. Nos demais cargos, Milton Moresco, vicepresidente; Odilar V. dos Santos Pereira e Alcides José Bandeira, secretários; Dilson Luís Moresco

e Valcir Luiz Gonzatto, tesoureiros; Conselho Fiscal efetivos, Heitor Rodrigues Antonio, Arcelino Beazi e Caetano Andrighetto, suplentes, Valmir Batista Lorenzon, Edggar Schindler e Jorge Alberto Sperotto (foto). O presidente reeleito,

Osvaldo Baraldi, salientou as dificuldades que todos os hospitais estão enfrentando. Porém, está disposto a enfrentar a situação com a ajuda da comunidade para que o Hospital Bom Pastor continue com o bom atendimento na área da saúde.

Presença de músicos e convidados

EEEMSA sob nova gestão Como abertura de ano letivo de 2013, a nova Gestão Escolar da EEEMSA recepcionou os professores da Escola, no dia 19/02, com uma reunião de início dos trabalhos escolares. Na ocasião, foram salientados aspectos como Diálogo, Transparência e Dinamismo como sendo os princípios norteadores da constante busca pelo trabalho coletivo. Também, foi apresentada a

nova equipe pedagógica, o calendário escolar e passado orientações gerais para o andamento do processo educativo, além de discussões por área do conhecimento para elaboração de estratégias de aprendizagem. Após, foi oferecido um coquetel para confraternização entre professores, funcionários e segmentos constituídos da Escola. No dia 20/02 os edu-

candos foram recepcionados com um vídeo de boasvindas, o qual apresentou os setores da escola, professores e funcionários, a fim de familiarizá-los no ambiente escolar. O Diretor da Escola, professor Élio Pithan da Silva, juntamente com sua equipe gestora, dá as boasvindas a toda Comunidade Escolar acreditando que é unindo ideias que construiremos a escola que almejamos.

Na delicadeza a força A mulher é um ser incrível... É forte e destemida Enquanto o homem de hoje, é canalha e pessimista. O homem sempre pensou Que a mulher é fraca e incapaz, Mas na hora do problema É ela que vai lá e faz. A mulher carrega a vida, É quem concebe um novo ser, É ela que mais cuida dos filhos É ela que faz acontecer! É ela quem concilia, Casa, filhos e casamento, É ela quem se preocupa, Para que seja perfeito cada momento. No grito do povo, A voz que mais se ouve é a da

mulher, É ela quem reivindica os direitos É ela quem pede o que se quer! Sangue revolucionista corre em suas veias, E é batalhadora por natureza, Também gosta de cuidar do corpo E de revelar sua beleza Para terminar... Ei, você, agora me ouça! A mulher é a única que carrega, na delicadeza, a força! Aluno: Marcos A. P. de Mello Turma : 1ºB Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto Professora: Claudia Prates


Por: Fábio Diettrich - Sec. Imprensa

INFORMATIVO DE CHIAPETTA

Sexta-feira, 15 de Março de 2013

4

Chiapetta promove a 4ª Semana da Mulher Chiapetense A abertura oficial aconteceu na segundafeira dia 11 de março, as programações da 5ª edição da Semana da Mulher Chiapetense contou com a presença do Prefeito Municipal Bel. Osmar Kuhn do Vice Prefeito Sr. Luiz Minuzzi Stopiglia, Pres. da Câmara Municipal de Vereadores, Eder Luiz Both, Vereadores Zevir de Vargas Moura,Valtair de Paula Alves, Luana

Barbara Pitol, Antonio Juarez Kowalski, Valdecir Dorn, Secretária Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social Sra.Laura Kuhn, Autoridades Religiosas e demais Autoridades Municipais, na qual estes recepcionaram as mulheres que se destacam no município pela sua liderança, nesta homenagem prestada a elas todas receberam uma flor e um certificado e se

Mulheres Homenageadas

Pastora ramona dando a benção as mulheres

Capim Pioneiro é testado na produção de leite em Chiapetta Incentivado pela Emater/RS-Ascar, o produtor de leite Evandro de Assis de Almeida, de Chiapetta, começa a testar, na propriedade situada em São Judas Tadeu, as particularidades do capim Pioneiro, considerado a primeira cultivar desenvolvida no mundo para uso específico sob pastejo, segundo a Embrapa Gado de Leite. “Quero ver como o Pioneiro se adapta no município”, disse Almeida. A cultivar Pioneiro, segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Daniel da Costa Soares, destacase pela “rapidez de crescimento após o pastejo, grande capacidade de perfilhamento na base e na parte aérea, rápida expansão do diâmetro da touceira, ocupando os espaços vazios da pastagem e resultando em maior cobertura do solo e maior disponibilidade de folhas para o gado”. Outros dois fatores foram enumerados pelo agrônomo da Emater/ RS-Ascar: o grande poder germinativo das estacas, possibilitando a implantação de pastagens sem falhas, e a boa

aceitação dos animais. Ainda segundo Soares, para se chegar ao Pioneiro foram necessários anos de trabalho de melhoramento genético dedicados pela Embrapa Gado de Leite ao Programa de Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras. As pesquisas teriam sido realizadas a partir das variedades Três Rios e Mercker. A iniciativa dos técnicos da Emater/ RS-Ascar, de diversificar a oferta forrageira em Chiapetta, levou em conta a relevância social e econômica da atividade leiteira para 350 famílias. No município, com pouco mais de quatro mil habitantes, existem aproximadamente 3,5 mil matrizes leiteiras, com produção média de 1,26 milhão de litros de leite/mês.

As mudas de Pioneiro que estão sendo implantadas em Chiapetta foram adquiridas na propriedade de João Tamiozzo, em Derrubadas, onde a área cultivada com o capim passa de 100 hectares. Manejo: Após a implantação da cultura, quando as plantas atingirem entre 1,60 m a 1,80 m de altura, recomenda-se realizar um pastejo suave para uniformização da pastagem, seguido de uma roçada na altura de 20 cm. O início do pastejo rotativo ocorrerá quando a pastagem atingir novamente cerca de 1,60 m de altura. Para acelerar o crescimento da pastagem, deve-se evitar a ocorrência de superpastejo, deixando um resíduo de 10 a 15% de folhas.

posicionarem a frente na mesa oficial onde foram homenageadas representando todas as mulheres chiapetenses. As programações começaram neste dia com um Show do humorista Pato Roberto, as demais atividades aconteceram durante a semana e vão até amanhã, sábado com Jantar em prol da APAE, no CTG e após apresentação de Blocos Carnavalescos com premiações diversas.

Mulheres Homenageadas

Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos usos múltiplos da água

Esteve visitando o gabinete do Prefeito Osmar Kuhn no decorrer da semana o Assessor de Gabinete da Secretaria de Obras Públicas Irrigação e Desenvolvimento Urbano o Sr. Gerson Leindecker, que responde na pasta do Dep. Federal Luis Carlos Buzatto. O mesmo em visita ao gabinete trouxe propostas que a Secretaria esta desenvolvendo junto as comunidades para minimizar os efeitos da estiagem, assegurando maior estabilidade a produção rural tanto a curto prazo quanto a médio e longo prazos. O conjunto de ações de aproveitamento hídrico deu origem ao Plano Diretor de Irrigação no contexto dos usos múltiplos da água para o Rio Grande do Sul, que esta sendo promovido e coordenado pelos Departamentos de Irrigação da pasta.

As propostas baseia-se no seguinte: O agricultor realiza o cadastramento junto a Prefeitura Municipal para ser incluído no programa de irrigação, a Prefeitura efetua a seleção dos agricultores e encaminha a EMATER para elaboração dos projetos técnicos; após a execução, a EMATER encaminha os projetos para a Prefeitura, que reúne a documentação complementar necessária e encaminha para a SOP, que faz a análise do Comitê Técnico para o Desenvolvimento da Irrigação e usos múltiplos da água; de posse das documentações, a SOP efetua o convênio com a Prefeitura e repassa a verba para a execução dos açudes, ou efetua o processo licitatório na SOP, para a execução dos açudes, o próprio agricultor efetua o repasse da parcela referente a sua contrapartida, caso o processo seja feito por meio de convênio SOP/ Prefeitura, que possui a verba do convênio, a Prefeitura

efetua a licitação, por fim a empresa/órgão ganhador do processo licitatório executa os açudes e o sistema de captação de água com o acompanhamento da EMATER. O que já esta pronto e o que ainda vai ser feito: 450 açudes construídos, 90 m u n i c í p i o s beneficiados; 305 açudes em execução neste ano, 56 m u n i c í p i o s beneficiados; 433 projetos de açudes em andamento para este ano, 105 municípios beneficiados; investimento em mais de R$ 11 milhões, açudes com capacidade de até 30.000m³. Maiores informações os agricultores deverão procurar junto a Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER.


SANTO AUGUSTO

Sexta-feira, 15 de março de 2013

05

Celso Luiz Perussatto - Diretor de Comunicação Social

Encontro de Som do Projovem Adolescente com Dj Magrão O Projovem– Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para jovens desenvolvido junto ao CRAS, iniciou as atividades do ano de 2013 com a realização de uma Oficina de DJs tendo como instrutor DJ Magrão. Na ocasião, os jovens puderam conhecer as atribuições do profissional que trabalha nesta área, os ritmos mais tocados em eventos e baladas bem como se deve proceder para se profissionalizar como DJs. Os adolescentes participantes da oficina manifestaram interesse pela área de trabalho e da performance do DJ Magrão, o qual se propôs a dar continuidade com outras oficinas junto ao projeto, visto que, o Programa Projovem é um serviço mantido pelo Governo Federal que visa preparar o jovem para a vida adulta fornecendo-lhe noções sobre o mercado de trabalho, orientando-lhe através de informações pertinentes a idade e propiciando a inclusão social dos jovens.

Encontro do Programa Proinfância Na quarta-feira, dia 06 de março, a Secretária Municipal de Educação Zaira Dias Meirelles Rotili e as assessoras pedagógicas Lidiane Stival de Abreu e Fabiana Cazarolli Telles participaram em Ijuí de um encontro interno de trabalho envolvendo os Secretários Municipais de Educação e Coordenadores Pedagógicos de 44 Municípios da Região Noroeste do Estado, contando com a participação de Municípios que aderiram ao Programa Proinfância, proposto pelo Governo Federal. Este Programa foi lançado em 2007 pelo Governo Federal e atualmente está incluído no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Trata-se de uma política pública cujo objetivo é ampliar a oferta de vagas na primeira etapa da Educação Básica, a partir do repasse de recursos federais destinados à construção de prédios para o funcionamento de estabelecimentos de Educação Infantil que atendam crianças de até 6 anos de idade. O Ministério da Educação – MEC, através da Coordenação de Educação de Infantil/COEDI/SEB realizou convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o desenvolvimento de um Projeto de Assessoramento Técnico-Pedagógico a um grupo de municípios da Região Central, Norte e Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na implementação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o PROINFÂNCIA. O primeiro encontro da Região Noroeste teve como objetivo apresentar e pactuar entre os presentes o formato e as ações do Assessoramento Técnico-Pedagógico aos Municípios conveniados. Na Região Noroeste a supervisão dos trabalhos está sob a responsabilidade da Profª Drª Noeli Valentina Weschenfeder/UNIJUI O objetivo principal deste Projeto, está em contribuir com o fortalecimento das políticas públicas municipais de Educação Infantil, subsidiando as redes municipais de educação para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (Resolução CEB/CNE 05/2009) no cotidiano destes novos espaços educativos para crianças pequenas. O encontro entre os municípios conveniados aconteceu, junto ao Salão Azul, no Campus da UNIJUÍ, e foi conduzido pela Coordenadora Geral do Projeto de Assessoramento Técnico-Pedagógico ao Proinfância, a Profª. Dra. Viviane Ache Cancian, da Universidade Federal de Santa Maria.

05G.pmd

1

Prefeito Zé no Encontro Estadual das Perspetivas do PAC no Estado No último dia 12 de março, o Prefeito José Luiz Andrighetto, esteve em Porto Alegre participando do Encontro Estadual - Perspectivas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Rio Grande do Sul, evento promovido pela FAMURS. Na oportunidade, Miriam Belchior, Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, evidenciou os programas dos diversos ministérios que estão abertos para cadastro das propostas dos municípios objetivando recursos de execução. Programa Minha Casa Minha Vida, cobertura de quadras escolares, Unidades Básicas de Saúde, Creches e Pavimentação, entre Prefeito Zé Luiz, ministra Miriam, governador Tarso e Marlize outras, são ações do PAC 2 com previsão de recursos da União para os municípios. Seminário dos Novos Gestores. Prestigiaram o evento mais Durante o Encontro foi entregue à Ministra uma Carta de 150 Prefeitos, o governador Tarso Genro e o Prefeito contendo os temas e reivindicações elaborada a partir do Fortunatti além de Secretários de Estado.

3ª Prosa de Domingo aconteceu no Bairro Santo Antonio

Público presente na Prosa de Domingo

Seguindo um roteiro pré- estabelecido, ocorreu no domingo dia 03 de março último pelo período da manhã, o 3º encontro da programação “Prosa de Domingo”. A Presidenta do Bairro Santo Antônio Sra. Arlete Soares juntamente

com a sua diretoria, abriu as portas da Sede Social junto a quadra central do Bairro, onde recebeu o Executivo Municipal bem como a comunidade do referido Bairro. Como tem acontecido nas demais reuniões, os moradores fizeram as

suas reivindicações diretas ao Prefeito José Luiz Andrighetto e ao Vice Dr. Naldo Wiegert, que juntamente com alguns Secretários e Servidores Municipais ouviram atentos todos os pedidos . Objetivando dar agilidade, a equipe de

governo anota as demandas, e em um prazo mínimo, dentro das possibilidades, realiza os mais urgentes. Uma das reivindicações que de imediato foi atendida pela SMOVU, foi a abertura para a continuação da Rua Valdomiro Manoel Rodrigues na direção Norte/Sul com a Rua Pedro Santi a qual fará a ligação com a Rua Mário Fucilini passando pelo Loteamento do Sr. Preto Paiva e dando acesso ao Bairro Cerro Azul. Lembramos que esta obra era uma antiga necessidade, para melhorar o acesso, de vários moradores daquela região do Bairro Santo Antônio. O próximo encontro do “Prosa de Domingo” está marcado para o próximo dia 17 tendo por local a Sede Social do Bairro São Francisco com início às 9:30 e término às 11:00.

Prefeito Zé acompanhando a obra

Patrola fazendo a abertura da nova rua

15/03/2013, 11:28


6

GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Sicredi Santo Augusto realiza assembleias 2013

Consolidando a gestão democrática e participativa, os encontros reúnem associados para a prestação de contas de 2012 e apresentação do planejamento para2013

O Sicredi aprimorou o processo de participação dos associados para aumentar sua representatividade nas decisões. Agrupados em núcleos ligados às unidades de atendimento do Sicredi, os associados amplificam suas vozes para exercerem o direito e o dever de planejar, de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias ao longo do ano. As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa do Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa, de interesse coletivo, ocorrem nas assembleias de núcleo. Juntos, os associados elegem seu representante, que são chamados de coordenadores de núcleo. Cada coordenador tem voto representativo e é responsável por levar as decisões dos associados do seu núcleo

para a Assembleia Geral.

Com o tema Quem pensa no futuro da sua cooperativa se encontra aqui, valorizando a participação dos associados nas decisões do negócio, a Cooperati-

va Sicredi Santo Augusto RS promove suas assembleias 2013, a primeira foi realizada na quarta-feira, dia 13 no município de São Valério do Sul, as demais acontecerão conforme cronograma abaixo:

Data

Horário

Local

Devem participar os associados das seguintes localidades:

20/03

20h

Salão da Comunidade de Ponte Seca – Santo Augusto/RS

27/03

20h

Salão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Santo Augusto/RS

01/04

20h

Salão da Comunidade Abrigo São Francisco, Bairro São João – Santo Augusto/RS

03/04

20h

04/04

20h

Afucotri – Chiapetta/RS CTG Tropeiros de Campo Santo – Coronel Bicaco/RS

Comunidade São Jacó, Comunidade Santo Antonio, Esquina Chiusa, Linha São Francisco, Comunidade Rancho da Mãe, Comunidade Rincão dos Moreira, Comunidade Timbaúva, Vila São Pedro, Comunidade Ponte Seca, Comunidade Bela Vista e Comunidade São Valentim. Comunidade Umbu, Vila Cascata, Comunidade Stieb, Comunidade Mamoeiro, Linha Andrighetto, Linha Bertolo, Linha Philipsen, Comunidade Macieira, Comunidade As Brancas, Comunidade Assis Brasil, RS 155 do Km 50 ao Km 80 Sentido Trevo Santo Augusto a Ijuí, Comunidade Rincão dos Paiva, Bairro Getúlio Vargas, Acesso Cotrijui, Distrito Industrial, Comunidade Zamboni, Bairro Santa Fé, Mamoneiro, Bairro Leonízio Gonzatto, Centro Oeste, Centro Oeste Floresta e Bairro Floresta e Centro Avenida do Comércio Sul. Centro Norte, Vila Radin, Comunidade Passo da Laje, Comunidade Pedro Paiva, Comunidade Bananeira, Comunidade Bela Vista, Comunidade Posse Boava, Comunidade Capão Grande, RS 155 do Km 30 ao Km 49 Sentido Trevo de Santo Augusto a Três Passos, Comunidade Pinhalzinho, Comunidade Esquina Boa Vista, Acesso Pompilio Silva, Comunidade Pedro Paiva, Comunidade Paineira, Comunidade Costa do Turvo, Comunidade Nossa Senhora da Saúde, Comunidade Nossa Senhora de Fátima, Comunidade Campo Santo, Bairro Zeca Silva, Bairro Santa Rita, Bairro Petrópolis, Bairro São Francisco, Bairro Glória, Bairro São Francisco, Bairro São João, Bairro Cerro Azul, Bairro Tiradentes, Bairro Petrópolis, Comunidade Santo Antonio e Centro Avenida do Comércio Norte. Todos os associados do município de Chiapetta podem participar desta assembleia. Todos os associados de Coronel Bicaco podem participar desta assembleia.

Após cada assembleia os associados serão agraciados com um jantar e um presente especial da cooperativa.

CORONEL BICACO O grupo da terceira idade “Amar é Viver” realizou eleição para nova diretoria Realizou-se no último dia 09 de março, às 14:30 horas,

Cristiano classificado para o World Professional Jiu-Jitsu Cup

na sede da Fenamate a eleição para escolha da nova diretoria do Grupo da terceira Idade Amar é Viver, que contou com a presença da grande maioria dos sócios, conforme edital, foi apresentada somente uma chapa, sendo esta eleita por unanimidade, sendo a seguinte: Presidente- José Sachet, Vice-Presidente- Nair Angler, Primeira Secretária- Janete de Oliveira Machado, Segundo Secretário- José Irani Ribeiro, Primeiro TesoureiroSindoval Wollmann, Segundo Tesoureiro- Amália Wierbinski, Conselho Fiscal- Roberto Vigne, Hipolito Dorneles Brasil, Danilo da Silva, Suplentes- Valdomiro dos Santos, Selvino Marx e Maria dos Santos. Após prestação de contas, foi empossada a nova diretoria.

Nos dias 1º, 2 e 3 de março de 2013 em Gramado, no Ginásio Perinão aconteceu Trial Gramado do Abu Dhabi Pro Gramado, a seletiva para o campeonato mundial de profissional de Jiu-Jítsu. O Santoaugustense Cristiano da Silva sagrou-se campeão ao derrotar na final Alex Chaka, e é o único gaúcho faixa preta a ser bicampeão (2012/ 2013) da seletiva WORLD profissional Trial Gramado do Abu Dhabi Pro. Cristiano está classificado para o World Professional Jiu-Jitsu Cup (WPJJ) 2013, que acontece em Abu Dhabi nos dias 13 e 14 de abril.

06GERAL.pmd

1

Curso de processamento de hortaliças No período de 7 a 9 de março de 2013, nas dependências da sede dos amigos do Bairro Glória, Santo Augusto, aconteceu o Curso de Processamento de Hortaliças (conservas) e, por extensão, do preparo de molhos e derivados, bem como sais para tempero de churrasco e galeto. O curso, que teve 12 participantes, foi ministrado pela professora Isabel Cenedese, de Três de Maio, instrutora do SENAR.

O desdobramento do curso foi possível graças ao Sindicato Rural de Santo Augusto, com a parceria do SENAR. Por deriva do sucesso, outros cursos poderão acontecer. Contatos com o Sindicato Rural já foram disponibilizados. Interessados devem manifestar-se, porquanto os treinamentos oferecidos pelo Sistema FARSUL são de alta qualidade para quem busca qualificação ou simplesmente quer aprender novas fórmulas.

Irani Bahry, presidente da associação de moradores, instrutora e participantes do curso

Escola Raimundo Almeida - 60 Anos No dia 13 de março de 2013, a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Raimundo Almeida completou 60 anos de atividades na educação. A história da comunidade de Sede Nova está intimamente ligada à história desta escola, pois são raras as pessoas do município que não tiveram influência desta instituição de ensino na sua formação pessoal e profissional. Neste dia, a escola foi homenageada por todos os alunos e professores que cantaram os parabéns, deram um abraço em torno do prédio da escola simbolizando o afeto e carinho que sentem por este espaço educacional, bem como trouxeram presentes para a mesma. Além disso, os alunos prestaram a sua homenagem à escola através de músicas, textos, poesias e paródias. Mais de meio século de história e de educação. Muitos professores, funcionários e estudantes já passaram pelos bancos escolares desta instituição. Várias denominações foram escolhidas até chegar a ser hoje Escola Estadual de Ensino Médio Professor

15/03/2013, 11:30

Raimundo Almeida. Este nome foi escolhido pela comunidade em homenagem ao professor Raimundo Almeida pelo trabalho realizado no setor educacional, o qual faleceu em acidente de carro aos 36 anos de idade. A Equipe Diretiva juntamente com as professoras, alunos e funcionárias planejaram diversas atividades comemorativas que continuarão sendo desenvolvidas durante todo o ano de 2013, a partir do projeto norteador da escola que tem como tema “Escola Raimundo Al-

meida 60 anos – Uma história, várias vidas”. A diretora Helena Meller destacou que toda a comunidade escolar está de parabéns, pois a escola somente tem razão de continuar existindo se tiver alunos, professores e funcionários nela atuando e compartilhando saberes. Afirmou que comemorar os 60 anos de educação é muito significativo, pois desta escola saíram muitos profissionais que hoje estão assumindo cargos de grande responsabilidade dentro e fora do município.


GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

07

Cotrijuí promove tardes de campo sobre a cultura da soja A preocupação com o processo de evolução constante do produtor da região tanto na questão tecnológico quanto a evolução global do indivíduo não é novidade para ninguém. A assistência técnica da Cotrijui sempre esteve a frente quando se fala em inovações que chegam a propriedade .Plantio Direto na palha ,controle biológico de insetos ,experimentação com foco na região ,produção de sementes própria .,agricultura de precisão foram algumas das ações conduzidas pioneiramente pelo Departamento Agrotécnico da Cooperativa. Na área de produção de sementes a evolução chegou a tal ponto de transformar a Cotrijui na maior produtora de sementes no segmento cooperativo do Estado do Rio Grande do Sul fato que já é conhecido há décadas. Mantendo esta tradição em toda a Cotrijui estão sendo realizados diversas tardes de campo em suas diferentes unidades de negócios ,onde dentre diversos objetivos de sua realização os principais são:mostrar aos seus associados os novos materiais disponíveis no mercado para o desenvolvimento da lavoura de soja,bem como discutir aspectos relacionados com a tecnologia envolvida com a cultura. Na região de Santo Augusto, Chiapeta e São Valério do Sul e Nova Ramada estas tardes de campo já aconteceram mais precisamente nos dias 27/02 em Chiappeta,28/02 em Santo Augusto e 06/03 em São Valério do Sul.Estas Unidades demonstrativas só foram possíveis graças ao desprendimento de associados parceiros da Cooperativa com Marco Chiusa(Chiapeta),Armindo Bender(São Valério do Sul) e Aquiles Durlo (Santo Augusto).Em Chiapeta e São Valério do Sul

onde se fizeram presentes 50 e 70 associados respectivamente o objetivo era apresentar o que existe de novo e promissor no mercado de sementes de soja além da discussão envolvendo tecnologias disponíveis para a lavoura de soja. Já em Santo Augusto onde teve-se a presença de mais de 120 associados além das atividades desenvolvidos empresas parceiras da área de produção de sementes como Fundação Pró-sementes, Coodetec e Syngenta participaram do evento trazendo informações do comportamen-

Público presente em Santo Augusto, ouviram as apreciações das empresas parceiras

07GERAL.pmd

1

to de seus materiais que faziam parte da coleção de cultivares que haviam sendo implantadas no local. Também oportunizou-se um momento para lembrar de experimentações realizadas na área demonstrativa no último ano.Também houve espaço para o agradecimento ao pro-

prietário da área Aquiles Durlo que há mais de 20 anos cede um espaço para a o plantio de área demonstrativa. Além disto esteve presente na oportunidade o associado Dari Meggiolaro um dos fundadores da Cotrijui há quase 56 anos passados.

Associados observam as características dos novos matériais disponíveis na área

15/03/2013, 11:32


08

GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

COOPEMA preparada para acolher sua safra

Com capacidade de armazenagem ampliada e situação financeira estável, a COOPEMA é o caminho para a sua safra

Se você está disposto a comercializar sua safra com a cooperativa Rural Macieira Ltda. (COOPEMA), antigo Condomínio Rural Macieira, no Km 44 da ERS-155, venha primeiro conhecer sua estrutura e capacidade operacional. Depois saiba como sua safra poderá ser negociada e, por fim, cadastre-se para que a parceria seja consolidada.

Com situação financeira estável, a entidade associativa acaba de concluir a substancial ampliação na sua capacidade de armazenagem, permitindo-se competir com grandes empresas quando a questão tratar dos valores dos grãos. Se você acredita no poder do cooperativismo, a COOPEMA é o caminho é um meio seguro para acolher sua safra. Fones: 9979-0823 ou 9637-1427

Celular e Cia em amplas instalações em Santo Augusto Oferta 3G PlusVivo

A loja Vivo de Santo Augusto, sob o comando de Francieli Schreiber, com as colaboradoras Gelci, Jocemara e Aninha, está em amplas e modernas instalações ao lado da Relojoaria Campos na Av. do Comércio, e vem com muitas novidades em aparelhos, planos, internet 3G para facilitar a vida da clientela.

08GCOLOR.pmd

Quer navegar até 3 vezes mais rápido e com a maior cobertura? Então venha ser Vivo. Só aqui você tem planos 3G Plus com muito mais internet e com a maior cobertura do Rio Grande do Sul. E tem mais. Você fala ilimitado de Vivo para Vivo e tem 60 minutos para falar com

1

outras operadoras. Aproveite! Por apenas R$ 49,00 reais você leva um Nokia Asha 302 com Internet via 3G e WiFi e câmera de 3.2 MP no plano Vivo Smartphone ilimitado 60 Local 3G Plus. Passe na Celular e Cia Av do Comércio, 303 - Centro Santo Augusto agora mesmo. Vivo. Conectados vivemos melhor.

15/03/2013, 11:33


ANO 44 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 15 DE MARÇO DE 2013 Nº2255

Encontro da Mulher Camponovense Orgulho de Ser Mulher

Mais de 600 mulheres homenageadas, na Afucampo

Aconteceu na tarde de 13 de março em Campo Novo, na Afucampo, o 17º Encontro da Mulher Camponovense. O tema abordado nesse ano fez referência ao papel da mulher na família, a importância do diálogo entre pais e filhos baseando-se em atitudes positivas e elogiando sempre como forma de motivar para o sucesso. O palestrante, Sandro Libardoni, inferiu que estar aberto ao diálogo e colaboração na comunidade é o primeiro passo para ter uma vida mais feliz. O respeito na família, a luta em favor da vida e contra a violência, que tem como principais vítimas as mulheres no seus lares foi tema enfatizado na programação do 17º Encontro da Mulher Camponovense. Esse encontro que já é tradicional no município de Campo Novo, teve uma participação de aproximadamente 600 mulheres da cidade e interior. As instituições públicas, privadas e comércio local são colaboradores efetivos desse momento de reflexão e encontro. Durante o evento houve momentos que possibilitaram a atuação das mulheres em atividades diversas. Para encerrar, todas as integrantes degustaram um coquetel e participaram de sorteios de brindes, além disso, todas as participantes levaram um mimo para marcar a sua participação no encontro comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Na organização do evento, estava a Administração Municipal através das Secretarias de As-

09CAPASAOMARTINHO.pmd

1

sistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, a EMATER, a Associação Comercial e Industrial, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural Patronal que, buscaram o apoio de mobilização da comunidade camponovese. Assim o Encontro da Mulher Camponovense evidencia a importância de ações direcionadas para o gênero feminino, buscando sempre melhorar e ampliar a igualdade, tendo em vista que Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, cujo encontro aconteceu em Campo Novo, na tarda de 13 de março, pretende chamar a atenção para o papel e a

15/03/2013, 11:34

dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher. “Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos. Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo.” Ser mulher é tirar um tempo para refletir e confraternizar.


10

GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Sujeito de Direitos Felipe Osmar Krüger, Acadêmico de Direito felipeosmarkruger@hotmail.com

Direito a alimentos

Embora se tenha uma ideia de que os alimentos são devidos apenas pelos pais aos filhos, não é isso que dispõe o nosso Código Civil, eles são devidos pelos filhos aos pais, pelos cônjuges, companheiros(as) e também podem ser requeridos aos parentes em caso de necessidade. É a norma do art. 1694, caput, do Código Civil: “Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.” Como já se pode observar da leitura do artigo, os alimentos não são só aqueles de “comer”, mas são também as condições necessárias para que o alimentando possa estudar. Por isso que geralmente os pais são “obrigados” a pagar alimentos até que o filho conclua a faculdade e até uma possível pós-graduação, assim estendendo-se até os 24 anos. Cabe referir aqui que o CC não estabelece uma idade para que cessem os alimentos, entretanto, tem entendido os nossos Tribunais que com a maioridade e tendo concluído os seus estudos, o alimentando teria condições de se manter por suas próprias forças. Tudo é analisado caso a caso.

Assembleia de Prestação de Contas Exercício de 2012 do Sindicato Rural de Campo Novo Realizou-se no dia 12 de março de 2013, às 19:30 horas na sede do Sindicato Rural de Campo Novo a Assembleia Geral Ordinária para aprovação da prestação de contas do sindicato rural exercício 2012. Estiveram presentes membros da diretoria do Sindicato Rural presidido pelo Sr. João Geraldo Bosa, Conselho Fiscal da entidade e sócios da entidade, na qual foi aprovado o Demonstrativo Final de Receitas e Despesas do Sindicato relativo ao exercício de 2012.

O Sindicato Rural conta hoje com 57 associados e possui extensão de base nos municípios de Tres Passos, Humaita, Bom Progresso, Redentora e Braga onde são desenvolvidos inúmeros eventos do SENAR-RS em parceria com a FARSUL e Sindicato Rural de Campo Novo. Após a reunião foi servido jantar de confraternização oferecido pelo sindicato rural.

E falando sobre alimentos, não podemos deixar de falar sobre os alimentos gravídicos, que inclusive foi a peça cobrada no último exame da AOB, 2ª Fase. Os alimentos gravídicos são os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes. A norma do art. 6º da Lei 11.804/08 dispõe que: “Convencido da existência de indícios da paternidade, o juiz fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança, sopesando as necessidades da parte autora e as possibilidades da parte ré. Parágrafo único. Após o nascimento com vida, os alimentos gravídicos ficam convertidos em pensão alimentícia em favor do menor até que uma das partes solicite a sua revisão.” Para concluirmos o nosso tema da semana, sempre lembrando que nunca exaurimos o assunto, apenas aguçamos a curiosidade do leitor, cabe referir, que o direito a alimentos não pode ser renunciado, compensado, nem penhorado, entretanto, pode este direito nunca ser exercido por seu credor. Um forte abraço e até a próxima edição. Confira também: Blog Sujeito de Direitos: Endereço eletrônico: www.sujeitodedireitos2012.blogspot.com.br Programa Sujeito de Direitos: Todos os sábados, às 17:00 horas, ao vivo, na Rádio Querência. Entrevistas com profissionais do ramo jurídico. Confira também os vídeos do programa disponibilizados no YouTube.

3781-3944

A Associação Santoaugustense dos Universitários de Ijuí vem, através de seu presidente, informar que a partir da data de hoje o horário de saída do segundo ônibus de Ijuí será 22h30 min, e não mais 22h35min. Outrossim, informa que a associação apoia a paralisação organizada pelos motoristas e empresas de transporte da região, prevista para a semana que vem, com a finalidade de revitalização da estrada que dá acesso ao Município de Ijuí. Atenciosamente Jonathan Thomas do Espirito Santo Presidente

10G.pmd

1

Depois da prestação de contas, confraternização

Lembranças que me ficaram -VIII A Família Duarte Revirando os escaninhos de minha memória, lembrei-me dias desses de mais uma família de Santo Augusto, que conheci na minha infância, a família Duarte. Jaci, que teve muitos filhos, não saberia dizer quantos, era proprietário de uma movelaria ou marcinaria na rua do Comércio, onde os mais novos ainda residem hoje. Falo deles porque alguns dos filhos mais velhos (Clair, Ivone, Paulo, Ari, ) foram meus contemporâneos e até amigos, tanto quanto de minha irmãs. Hoje, eles cuidam da Funerária, ou não? Mas vou me deter mais em Garibaldi Duarte. Que também trabalhava na empresa do irmão e era uma exímio moveleiro. No entanto, ele se distinguia e nisso me atraía, era a sua inteligência, seu conhecimento, não sei onde tirava, pois na época não existia internet e só havia revistas e livros ou rádio. Agora, eu sei de onde vem esse conhecimento, da paragenética. Lembro que discutíamos e conversávamos horas sobre variados assuntos que ele dominava, sempre fino e sagaz, derramava seus conhecimentos na minha ingenuidade infantil. Pena que ele gostava de um traguinho e à tardinha, quando regressava para casa vinha testaviando, como se diz, mas no outro dia seguia firme para seu trabalho. E porisso talvez tenha vivido pouco. Ele era casado e tinha uma filha que hoje deve ser hoje cinquentona. Chamada Garibaldina, do nome do pai. Se essas pessoas, tal como Seu Garibaldi e meu tio, por exemplo, hoje com 94 anos, tivessem a possibilidade de ter estudado certamente seriam figuras destacadas em vários setores da sociedade. Poderia falar mais das famílias Marchioro, Serafini, Antonow, Fucilini, seu Amário, mas esses eram vizinhos e merecem uma citação especial. Deixo para outros momentos de minha saudosa memória. Eucárdio Derrosso

FLORICULTURA Vende-se FLORICULTURA OPÇÃO CERTA, com baixo investimento, capital de giro e aluguel. Tratar fone 55 3781-3011, c/Irene.

15/03/2013, 11:36

Paróquia São João Batista Santo Augusto Programação da semana da Paróquia São João Batista Santo Augusto - RS ·Capela São Francisco: Missa com confissões, sexta-feira, dia 15 de março, às 19h. ·Capela Sagr. Coração de Jesus: Missa com confissões, sexta-feira, dia 15 de março, às 19h e 30min. ·Capela N. Senhora Aparecida: Missa, sábado, dia 16 de março, às 17h. ·Matriz: Missa, sábado, dia 16 de março, às 18h e 30min. e domingo, dia 17 de março, às 8h e 30 min. e às 19h. ·Capela São José: Missa em honra ao Padroeiro, domingo, dia 17 de março, às 10h. Após, almoço. ·Capela Imaculada: Missa com confissões, segundafeira, dia 18 de março, às 15h. ·Capela Luminata: Missa com confissões, terçafeira, dia 19 de março, às 15h. ·Capela São Luís: Missa com confissões, terça-feira, dia 19 de março, às 15h. ·Capela Sto. Antônio Cidade: Missa com confissões, terça-feira, dia 19 de março, às 19h. ·Capela Nossa Senhora Aparecida: Missa, quartafeira, dia 20 de março, às 18h. ·Matriz: Missa da saúde, quinta-feira, dia 21 de março, às 15h. ·São Paulo Apóstolo: Missa com confissões, quintafeira, dia 21 de março, às 19h. ·Batizados na Igreja Matriz, domingo, dia 17 de março, às 8h e 30min. Fazer inscrições com antecedência na Secretaria Paroquial. ·A Oração do Terço da Aliança da Mãe Rainha será junto com o Terço dos Homens, segunda-feira, dia 18 de março, às 19h. Na Igreja Matriz. Convidamos todas as famílias para participar. ·Curso da Edipal (Estudo Diocesano de Pastoral dos Leigos), iniciará 23 de março, às 8h, em Coronel Bicaco/RS. Pedimos para as lideranças, inscreveremse para participar. Maiores informações na Secretaria Paroquial. ·A partir do dia 02 de abril, iniciará a peregrinação dos Santos Padroeiros nas Capelas. Dia 02 de abril, a Igreja Matriz levará os padroeiros até a Capela Menino Jesus, às 19h e 30min. Partida, em frente à Igreja Matriz, às 18h e 30min.


REGIÃO

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Encontro Comemorativo ao Dia da Mulher superlotou o Clube de São Martinho Na tarde de sábado do dia 09 de março de 2013, a Prefeitura Municipal de São Martinho, juntamente com o CRAS, Secretaria da Assistência Social, Educação, Agricultura, Cultura, Saúde, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Martinho promoveram o 19º Encontro Municipal do Dia da Mulher. O Encontro foi realizado no Clube Esportivo e Recreativo de São Martinho, e contou com a participação massiva das cidadãs Sãomartinhenses, número este que se aproximou de 600 (seiscentas) mulheres. Durante o Encontro, a Prefeita Araci Irber, agradeceu a presença de todas e ressaltou o papel da mulher na sociedade, que temos a missão de construir um mundo melhor junto com os homens, ajudar a crescer o nosso município, estado e país. A representante da EMATER, a Supervisora Regional de Ijuí, Márcia Barboza Breitenbach, destacou a ascensão das mulheres nos cargos políticos como também na vida social. Já a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Martinho, Ilsi Pauli leu uma bela mensagem para homenagear as mulheres presentes e a Vereadora Márcia Salete Gregory dos Santos deixou sua mensagem de felicitações às mulheres em nome da Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho. O Padre Márcio Preuss antes de dar a Benção, parabenizou as mulheres pelas suas conquistas, que não é apenas um dia festivo, mas um dia de reflexão, de conscientização pelo papel desempenhado pelas mulheres na sociedade, pediu paz, felicidade, serenidade para construir um mundo melhor juntando forças. Já a Palestrante Professora Mariléia Gollo de Moraes do IFF – Santo Augusto ministrou sua palestra intitulada “Conversa de Mulher” onde apresentou dados estatísticos da crescente participação da mulher no mercado de trabalho, como às “Chefes de famílias”, que muitas provêem o sustento dos seus lares e acrescentou que a mulher tem se deixado de lado “um tempo para si se tornou um luxo” e ao realizar a dinâmica da Borboleta deixou a mensagem da importância do “EU”, a mulher precisa se

Público presente no encontro

Prefeita Araci Irber transmitindo sua mensagem

dar mais valor, afinal “a vida de vocês está nas mãos de vocês”. Após a palestra houve sorteio de brindes, homenagem a Senhora Regina Wächter, a mulher mais idosa, com 90 anos de idade, participante do evento e esposa do 1º VicePrefeito Municipal de São Martinho – Otto Alberto Wächter (gestão 1964-1969); na confraternização foram servidos lanches, sucos, sorvetes e na saída foram entregues mudas de azaléias, mini rosas, calandivas e folhagens como lembrança do Encontro. A Prefeitura Municipal de São Martinho agradece a todos pela presença e estende seus agradecimentos aos funcionários e colaboradores que organizaram a festa, patrocinadores CRESOL e BANRISUL, aos parceiros EMATER, SICREDI, BANCO DO BRASIL, STR – Sindicato de Trabalhadores Rurais, CORREIOS pelo apoio e ao comércio Sãomartinhense que colaborou com os presentes para o sorteio durante o Encontro, este que foi um sucesso graças à cooperação e participação de todos.

Senhora Ilsi Thomas tocando violão com Puro Sangue, na entrada do Clube

Administração prioriza garantia do direito da pessoa com deficiência A prefeita Araci Zélia Kolling Irber juntamente com a Secretária da Assistência Social Sra Adriane Heldt dos Santos e a Assistente Social Jaira dos Passos garantiram atendimento ao deficiente visual Fernando Didoné, que procurou o serviço público para regularizar uma pendência de documentação enviada ao Estado em dezembro passado para o acesso ao Passe Livre Intermunicipal. A prefeita declarou que em sua administração sua equipe atenderá toda a população, mas com especial atenção às pessoas com deficiência de nosso município. O direito existe só temos que garantir que ele seja efetivado. Também se destaca o trabalho da Secretária Adriane e da Assistente Social Jaira que se dedicaram para que o problema fosse resolvido e que Fernando consiga o Passe Livre o mais rápido possível.

11SÃOMARTI.pmd

1

Secretária da Assistência Social Adriane, Nelci (mãe), Juceli (esposa), Fernando (deficiente), prefeita Araci e Assistente Social Jaira

15/03/2013, 11:38

11

Vereadores de Campo Novo pedem apoio de Classmann para que Estado conclua obras na RS 518 A importância da conclusão das obras no trecho que liga os municípios de Campo Novo e Braga foi levada ao líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Novo, Selmo Weiss (DEM), e vereadores Marcos Reis (PMDB), Lauro Szalanski (PSB) e Juca Araújo (PSDB). Os representantes do município foram recebidos pelos assessores Jauri Siqueira e Oseias dos Reis Friske, quando reforçaram o pedido para que o parlamentar mantenha a interlocução junto ao governo do Estado para o término do asfaltamento nos cerca de nove quilômetros, localizados na RS 518. “Sabemos da urgência deste pleito, pois sabemos que a colheita da soja inicia em poucos dias e os produtores precisam de boas estradas para o escoamento da safra”’, afirmaram os assessores de Classmann.

Assessores de Classmann receberam vereadores (Foto: Viviane Dreher)

Calçamento entre Campo Novo e Vila Turvo poderá se tornar realidade Em viagem realizada no dia 08 de março a capital gaúcha, os vereadores José Carlos de Araújo (Juca) – PSDB, Lauro Szalanski – PSB, Selmo Weiss – DEM, Marcos Roberto dos Reis – PMDB entraram em contato com o Deputado Federal Luiz Carlos Busato (PTB), solicitando verba no valor de R$ 300.000.00 (trezentos mil reais), para a construção de calçamento no trecho que liga a cidade de Campo Novo a comunidade de Vila Turvo incluindo as ruas. Um pedido de extrema importância para as inúmeras famílias que ali residem e tem no seu cotidiano tráfego intenso de veículos, onde no período de chuva acentuam os pontos de atolamento e alagamentos, e nos dias de seca a poeira se torna insuportável, entrando nas casas e prejudicando a saúde dos que ali residem, situação que se alastra ha anos e agora devido ao pedido de grande numero de moradores e com total atenção da administração do Pref. Menusi juntamente com os vereadores anseiam empenho significante da Secretaria de obras públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do estado do Rio Grande do Sul para a destinação dessa verba. Patrick Pianesso – Assessoria de Imprensa – Pref. Menusi.

Vereador Lauro Szalanski, Vereador Selmo Weiss, Vereador José Carlos de Araújo (o Juca), Vereador Marcos Reis e Assessor do Busato


12

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Sexta-feira, 15 de março de 2013

COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS SANTOAUGUSTENSE SICREDI SANTO AUGUSTO RS CNPJ/MF nº 92.564.145/0001-33

I - RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO !" #$%&'(!)" (&*)" +(" ,-,'./.*!" 0',)1&(!)" .!$1&)" &!)" ),$2!',)" &))!.*&%!)" %!)" ',)+31&%!)" !41*%!)5"4,(".!(!"%&)"&1*6*%&%,)","&78,)"%,),$6!36*%&)"$!",-,'./.*!"%,"9:;9"$&"<!!0,'&1*6&" %,"<'=%*1!"%,">*6'," %(*))?!"%," ))!.*&%!)"@&$1!&+A+)1,$),"B"@*.',%*"@&$1!" +A+)1!"C@D 1. Situação Econômico-Financeira e Patrimonial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perações de Crédito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`Z[":Q.aD II - Recursos Captados e Administrados P)"',.+')!)".&01&%!)","&%(*$*)1'&%!)"V!'(&%!)"0,3!"1!1&3"%,"%,0b)*1!)5".!$6G$*!)5"&'',.&B %&78,)","0&1'*(I$*!"3/T+*%!5"1!1&3*E&'&("CJ"SKDQSK"(*3",("%,E,(4'!"%,"9:;95".!("*$.',B (,$1!"%,";S5SLN",("',3&7?!"&!"(,)(!"0,'/!%!"%,"9:;;D P")&3%!"%,"%,0b)*1!)"&"0'&E!"&1*$A*+"!"6&3!'"%,"CJ";LDRQL"(*35".!(".',).*(,$1!"%,";95;9N" ,("',3&7?!"&"%,E,(4'!"%,"9:;;D"P)"%,0b)*1!)"c"6*)1&"1*6,'&("+(&"6&'*&7?!"%,""9Q59\N",(" %!E,"(,),)","&3.&$7&'&("!"6&3!'"%,"CJ"QDLLL"(*3D P)"',.+')!)"%,"1,'.,*'!)")?!".&01&%!)"0,3&"<!!0,'&1*6&","&%(*$*)1'&%!)"0,3!"d&$.!"<!!B 0,'&1*6!"@*.',%*"@D D"@?!"V!'(&%!)"0!'"e+$%!)"%,"f$6,)1*(,$1!)5"g!+0&$7&","g',6*%G$.*&" ,"$!"#$&3"%!",-,'./.*!"%,"9:;9"1!1&3*E&'&("CJ"RDKL:"(*3D III - Patrimônio Líquido " <!!0,'&1*6&" ',A*)1'!+" ,(" %,E,(4'!" %," 9:;9" +(" 0&1'*(I$*!" 3/T+*%!" %," CJ" ;9DKM:" (*35" 1,$%!"+("&+(,$1!"%,";;5S9N",("',3&7?!"&!"(,)(!"0,'/!%!"%!"&$!"&$1,'*!'D 2. Controles Internos e Compliance P"@*.',%*",)1U".!$1*$+&(,$1,"&0'*(!'&$%!"!"),+")*)1,(&"%,".!$1'!3,)"*$1,'$!)5"V&.,"c".!(B 03,-*%&%,"%!)"),'6*7!)",""0'!%+1!)"!V,'1&%!)","c".',).,$1,"%,(&$%&"0!'"0&'1,"%!)"&))!B .*&%!)D"<!("&"*(03&$1&7?!"%,"0!3/1*.&)5"0'!.,%*(,$1!)5"$!'(&)","V,''&(,$1&)"%,"(!$*1!B

'&(,$1!5"&"f$)1*1+*7?!"4+).&"&)),A+'&'"&".!$V!'(*%&%,".!("3,*)","',A+3&(,$1!)5"0',6,$*'"," ',%+E*'"'*).!)"*$,',$1,)"c)"&1*6*%&%,)",-,'.*%&)"$!"),+".&(0!"%,"&1+&7?!D "0!3/1*.&"%,".!$1'!3,)"*$1,'$!)",)1&4,3,.,"%*',1'*E,)"T+,"0'!.+'&("',V!'7&'5"0,'*!%*.&(,$1,5" !"&3*$2&(,$1!"%!")*)1,(&"%,".!$1'!3,)"*$1,'$!)".!("!)"!4h,1*6!)"#-&%!)"0,3&"f$)1*1+*7?!"',B 3&.*!$&%!)"c)",)1'&1=A*&)"A3!4&*)"%!"$,Ab.*!","c)"%,(&*)"0!3/1*.&)"*$)1*1+.*!$&*)D"]&"(,)(&" V!'(&5"&)"&1*6*%&%,)"%,".!$1'!3,)")?!"&6&3*&%&)")*)1,(&1*.&(,$1,"&)),A+'&$%!"&"!4),'6i$B .*&"T+&$1!"c)"',A+3&(,$1&78,)",(*1*%&)"0,3&)"&+1!'*%&%,)"#).&3*E&%!'&)D 3. Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo PLD/CFT P"@*.',%*"&%!1&"0'!.,))!)",")*)1,(&)",)0,./#.!)"%,"0',6,$7?!5".!("&"#$&3*%&%,"%,"&)B ),A+'&'" T+," )+&)" &1*6*%&%,)" ),h&(" .!$%+E*%&)" ,(" &(4*,$1," %," .!$1'!3,)" &%,T+&%!)" c" 0',6,$7?!"%,"'*).!)"',3&.*!$&%!)"&!)".'*(,)"%,"3&6&A,("%,"%*$2,*'!","#$&$.*&(,$1!"&!" 1,''!'*)(!D 1,$1!)"c"3,A*)3&7?!","c)"$!'(&)"%!)"b'A?!)"',A+3&%!',)5"4+).&(!)".!$)1&$1,(,$1,"&%,B T+&'B$!)"&!)"$!6!)"0'!.,%*(,$1!)",-*A*%!)5",)0,.*&3(,$1,",("&1,$%*(,$1!"c"<*'.+3&'"$W" SDQK;X:M","<&'1&)B<*'.+3&',)"$W"SDQ:MX:M5"$W"SDQS:X;:"","$W"SD\Q9X;9"%!"d&$.!"<,$1'&3"%!" d'&)*3D Z,)),".!$1,-1!5"&"*$)1*1+*7?!"(&$1=("*$6,)1*(,$1!)",("1',*$&(,$1!)".!$1/$+!)"0&'&"1!%!)" !)".!3&4!'&%!',)""&"#("%,"',V!'7&'"&)"(,32!',)"0'U1*.&)"%,".!$1'!3,)"*$1,'$!)D 4. Gerenciamento de Riscos P" @*)1,(&" @*.',%*" .!$)*%,'&" !" A,',$.*&(,$1!" %," '*).!)" 0'*!'*1U'*!" $&" .!$%+7?!" %," )+&)" &1*6*%&%,)" ," $,Ab.*!)5" &%!1&$%!" 0'U1*.&)" ,(" &4)!3+1&" .!$)!$i$.*&" .!(" !)" 0',.,*1!)" %!" .!'%!"%,"d&)*3,*&"ffD"],))&"(&$,*'&5"0!))+*"U',&)",)0,.*&3*E&%&)"0&'&"!"A,',$.*&(,$1!" %,)1,)" '*).!)5" .,$1'&3*E&%&)" $!" d&$.!" <!!0,'&1*6!" @*.',%*" @D D" [$1'," !)" 0'*$.*0&*)" '*).!)" A,',$.*&%!)"0,3&"*$)1*1+*7?!5"%,)1&.&(B),"!"!0,'&.*!$&35"!"%,"(,'.&%!","!"%,".'=%*1!5".+h&)" ,)1'+1+'&)")?!"&0',),$1&%&)"&"),A+*'O I - Risco Operacional "0!3/1*.&"%,"A,',$.*&(,$1!"%!"'*).!"!0,'&.*!$&3".!$)1*1+*"+(".!$h+$1!"%,"0'*$./0*!)5"0'!B .,%*(,$1!)","*$)1'+(,$1!)"T+,"0'!0!'.*!$&("+(&"0,'(&$,$1,"&%,T+&7?!"%!)"%*)0!)*1*6!)" %,"(!$*1!'&(,$1!5".!$1'!3,","(*1*A&7?!5"%,#$*$%!"&)"',)0!$)&4*3*%&%,)"%!)",$6!36*%!)"%," &.!'%!" .!(" &" $&1+',E&" ," .!(03,-*%&%," %!)" 0'!%+1!)5" ),'6*7!)5" &1*6*%&%,)5" 0'!.,))!)" ," )*)1,(&)D )"&1*6*%&%,)"%,"A,',$.*&(,$1!"%!"'*).!"!0,'&.*!$&3"$!"d&$.!"<!!0,'&1*6!"@*.',%*"@D D"," ,(0',)&)" .!$1'!3&%&)" ,)1?!" )!4" ',)0!$)&4*3*%&%," %&" @+0,'*$1,$%G$.*&" %," <!$1'!3,)" f$B 1,'$!)5" <!(03*&$.," ," C*).!" P0,'&.*!$&35" 6*$.+3&%&" %*',1&(,$1," c" g',)*%G$.*&" [-,.+1*6&5" .!$V!'(,"%*)08,"&"C,)!3+7?!"<YZ"$W"SDSL:X:KD II - Risco de Mercado "A,)1?!"%!)"'*).!)"%,"(,'.&%!".!$)*)1,"$!"0'!.,))!"%,"*%,$1*#.&7?!5"&6&3*&7?!5"(!$*1!'&B

(,$1!",".!$1'!3,5".!$%+E*%!)"&1'&6=)"%&"&%!7?!"%,"3*(*1,)".!$)*)1,$1,)".!("&)",)1'&1=A*&)" %,"$,Ab.*!)5"%,"0!3/1*.&)","0'!.,))!)"%,"A,)1?!","%,"(,1!%!3!A*&)"6!31&%&)"&")+&"&%(*$*)B 1'&7?!","c"&3!.&7?!"%,".&0*1&3",.!$I(*.!".!(0&1/6,3D "&1*6*%&%,"%,"A,',$.*&(,$1!"%!)"'*).!)"%,"(,'.&%!"="',A+3&(,$1&%&"0,3&"C,)!3+7?!"<YZ" $W"SDQKQX:RD" ",)1'+1+'&")*)1G(*.&"',)0!$)U6,3"0!'",)1,"A,',$.*&(,$1!"="&"U',&"%," $U3*)," [.!$I(*.&","C*).!)"%,"Y,'.&%!"%!"d&$.!"<!!0,'&1*6!"@*.',%*"@D D5")+4!'%*$&%&"c"]*',B 1!'*&"%,"C,.+')!)"%,"j,'.,*'!)5"[.!$!(*&","C*).!)"%&"(,)(&"*$)1*1+*7?!D" "',V,'*%&"U',&" ,3&4!'&"&)"0!3/1*.&)","%*',1'*E,)"&03*.&%&)"&"1!%&)"&)",$1*%&%,)"#3*&%&)"&!"@*)1,(&"@*.',%*" B"<,$1'&*)5"<!!0,'&1*6&)")*$A+3&',)5",(0',)&)"3*A&%&)","d&$.!D III - Risco de Crédito "A,)1?!"%!"'*).!"%,".'=%*1!".!$)*)1,"$!"0'!.,))!"%,"*%,$1*#.&7?!5"&6&3*&7?!5"(!$*1!'&(,$B 1!",".!$1'!3,"%!)"'*).!)"%,.!'',$1,)"%&)"!0,'&78,)"%,".'=%*1!"',&3*E&%&)"0,3&)"*$)1*1+*78,)" #$&$.,*'&)D" Z!"@*.',%*"!"A,',$.*&(,$1!"%!"C*).!"%,"<'=%*1!"="',&3*E&%!"0!'"+(&",)1'+1+'&".,$1'&3*E&%&" ,"0,3&)"U',&)",".!3,A*&%!)"3!.&*)D" "k',&".,$1'&3*E&%&5")!4"&"',)0!$)&4*3*%&%,"%&"^,'G$.*&"%,"g!3/1*.&)","g'!h,1!)"%,"<'=%*1!" ,"C*).!"%!"d&$.!"<!!0,'&1*6!"@*.',%*"@D D",")+4!'%*$&%&"c"]*',1!'*&"%,"[.!$!(*&"%,"<'=B %*1!"%&"(,)(&"*$)1*1+*7?!5"',)0!$%,"0,3!".!$h+$1!"%,"0!3/1*.&)5",)1'&1=A*&)","(,1!%!3!A*&)" 6!31&%&)" &!" .!$1'!3," ," A,',$.*&(,$1!" %&)" ,-0!)*78,)" &!" '*).!" %," .'=%*1!" %&)" ,(0',)&)" T+,".!(08,("!"@*)1,(&D"[))&"+$*%&%,"1,(".!(!"0'*$.*0&*)"&1'*4+*78,)O"',)0!$%,'"0,3&)" 0!3/1*.&)".!'0!'&1*6&)"%,"A,)1?!"%,"'*).!"%,".'=%*1!l"%,),$6!36,'","0'!0!'"(,1!%!3!A*&)"%," .3&))*#.&7?!"%,"'*).!"%,".'=%*1!5"*$.3+)*6,"0!'"(,*!"%,"(!%,3!)"T+&$1*1&1*6!)l"&V,'*'",".!$B 1'!3&'"&)",-*A*4*3*%&%,)"%,".&0*1&3"0&'&".!4,'1+'&"%,"'*).!"%,".'=%*1!"&))+(*%!l","',&3*E&'"!" (!$*1!'&(,$1!".!$)1&$1,"%&)",-0!)*78,)")+h,*1&)"&!"'*).!"%,".'=%*1!"%,"1!%&)"&)",(0',)&)" %!"@*.',%*D )"U',&)",".!3,A*&%!)"3!.&*)")?!"',)0!$)U6,*)"0,3&",-,.+7?!"%!"A,',$.*&(,$1!"%,"'*).!"%," .'=%*1!5"!4),'6&$%!"&)"0!3/1*.&)","3*(*1,)"0'=B,)1&4,3,.*%!)")*)1,(*.&(,$1,D P"A,',$.*&(,$1!"%!"'*).!"%,".'=%*1!"$&)"*$)1*1+*78,)"#$&$.,*'&)"="',A+3&%!"0,3&"C,)!3+7?!" <YZ"$W"SDR9;X:M","&",)1'+1+'&",)1&4,3,.*%&"0,3!"@*.',%*",)1U",(".!$V!'(*%&%,".!("!"',B V,'*%!"$!'(&1*6!D" IV - Informações Adicionais "%,).'*7?!"%&",)1'+1+'&".!(03,1&","%!"0'!.,))!"%,"A,',$.*&(,$1!"%,"'*).!)5"&))*(".!(!" %&)"0!3/1*.&)","0'U1*.&)".!(+$)"&!"@*)1,(&"@*.',%*"0!%,("),'"&.,))&%&)"0!'"(,*!"%!")/1*!" www.sicredi.com.br www.sicredi.com.br5"$!".&(*$2!O"F<!$2,7&"!"@*.',%*"m"@,A+'&$7&"m"[)1'+1+'&"m"d&$.!"<! B !0,'&1*6!"@*.',%*HD <!$),32!"%," %(*$*)1'&7?!","]*',1!'*&

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PROCEDIDAS EM 31/12/2012 II - BALANÇO PATRIMONIAL (EM MILHARES DE REAIS) PASSIVO

ATIVO DESCRIÇÃO DAS CONTAS

31/12/2012

31/12/2011

DESCRIÇÃO DAS CONTAS

31/12/2012

31/12/2011

CIRCULANTE DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ]f@gPZfdf>f] ][@"`ZPj "9;a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C[> no[@"fZj[CefZ Z<[fC @ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD g&A&(,$1!)","C,.,4*(,$1!)"&">*T+*%&'DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD j,)!+'!"Z&.*!$&3"p"C,.+')!)"<'=%*1!"C+'&3 DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD <!'',)0!$%,$1,)"$!"0&/)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDD <,$1'&3*E&7?!"e*$&$.,*'&"B"<!!0,'&1*6&)"`ZPj "9;a "9; DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDD Pg[C no[@"]["<Cq]fjP"`ZPj ":\a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD P0,'&78,)"%,"<'=%*1! DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD `g'!6*)?!"P0,'&78,)"%,"<'=%*1!"%,">*T+*%&7?!"]+6*%!)&a "]+6*%!) "]+6 *%!)&aDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD *%!) DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDD PrjCP@"<Cq]fjP@ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDD DDDD DD <'=%*1!)"0!'" 6&*)","e*&$7&)"_!$'&%!)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDD DDDD C,$%&)"&"C,.,4,' DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDDD <'=%*1!)"[)0,./#.!) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDD ]*6,')!)"`ZPj ":Ka DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDD `g'!6*)?!"0&'&"P+1'!)"<'=%*1!)"%,">*T+*%&7?!"]+6*%!)&a &7?!"]+6 &7?! "]+6*%!)&a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD PrjCP@"s >PC[@"["d[Z@DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDD P+1'!)"s&3!',)","d,$) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDD DDDD ],)0,)&)" $1,.*0&%&)"`ZPj ":RaDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDD DDDD

58.867 "KS9" ";RDLK;" "B""" "KK;" "\\" ";RD;Q\" "SMD;QS" "Q9D;::" "`9DM\Ra ";D;SS" SS" "Q" "S\\" "MQ" "RM;" "`;;;a "`;; ;a "ML" "LK" ";9"

55.280 "Q:K" ";MDK;R" "9\" "B""" "B""" ";MD\M9" "SQDQ:9" "SKD;QS" "`;DRQ;a "RM9" "Q" "99; "99;" "R:" "KS9"" "KS9 "`;S\a \a "KS" "\\" "L"

CIRCULANTE DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ][gw@fjP@ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ],0b)*1!)"c"s*)1& DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ],0b)*1!)"&"g'&E!DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C[> no[@"fZj[CefZ Z<[fC @ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C,0&)),)"f$1,'#$&$.,*'!)"`ZPj ":MaDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C[> no[@"fZj[C][g[Z]xZ<f @ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C,.+')!)",("j'i$)*1!"%,"j,'.,*'!)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD PdCf^ no[@"gPC"[YgCq@jfYP"`ZPj ";:aDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD [(0'=)1*(!)""g&/)"B"P+1'&)"f$)1*1+*78,) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD PrjC @"PdCf^ no[@DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD <!4'&$7&"," '',.&%&7?!"%,"j'*4+1!)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD @!.*&*)" @!.* @!.*&*)","[)1&1+1U'*&) &*)","[) ,"[)1&1+1U'* ,"[)1&1+ 1U'*&) &)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDD e*).&*)","g' ,"g',6*% ,"g' ,6*%,$.* ,6*% ,$.*U'*& ,$.* U'*&) DDDDDDDD U'*& DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD ]*6,')&)"`ZP "`ZPj ";;a "`ZP ;a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD

55.282 "9SDKSK" "QDLLL" ";LDRQL" "99DS9;" "99DS9;" ";;:" ";;:" "KD;:\" "KD;:\" "SD;;:" "L" ";\R" "S:9" "9DKQS"

50.166 "9:DK\K" "SDMSQ" ";KDR99" "9;DRLS" "9;DRLS" "L:" "L:" "\DMLL" "\DMLL" ";DK\M" "L" ";9M" ";LM" ";DSSS"

NÃO CIRCULANTE DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDD DDDD C[ >ftks[>" ">PZ^P"gC tPDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDD g>f< no[@"fZj[CefZ Z<[fC @"][">furf][t"`ZPj furf][t"`ZPj furf][t" ][t"`ZPj ":Q ":Qa DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD 03*.&78,)",("],0b)*1!)"f$1,'#$&$.,*'!) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD Pg[C no[@"]["<Cq]fjP"`ZPj ":\a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD P0,'&78,)"%,"<'=%*1! DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD `g'!6*)?!"P0,'&78,)"%,"<'=%*1!"%,">*T+*%&7?!"]+6*%!)&a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD PrjCP@"<Cq]fjP@ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ]*6,')!)"`ZPj ":Ka DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD g[CY Z[Zj[DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD fZs[@jfY[ZjP@"`ZPj ":L&aDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD P+1'!)"f$6,)1*(,$1!) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD fYPdf>ft ]P"]["r@P"`ZPj ":L4a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD P+1'&)"f(!4*3*E&78,)"%,"r)! DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD `],0',.*&7?!"&.+(+3&%&a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD fZj Z^vs[>"`ZPj ":L.a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD P+1'!)" 1*6!)"f$1&$A/6,*) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ` (!'1*E&7?!"&.+(+3&%&a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

10.045 10. 045 "KDMQS" "RRQ "RRQ" "RRQ" "KD;9M" "KDRR:" "`KQ;a "Q:" "Q:" "SD;:9" "9D;MR" "9D;MR" "\RK" ";D\;M" "`MQSa "S9M" "\R;" "`9Q9a

7.411 7.411 "QDKK;" "B""" "B""" "QDK;;" "\DSKK" "`R\\a "\:" "\:" "9DR\:" ";DLLM" ";DLLM" "\R9" ";DS\M" "`RLRa "9LM" "Q:;" "`;;9a

NÃO CIRC CIRCULAN CIRCULANTE ULANTE DDDDDDDD ULANTE DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD DDDD DDDDDDDD [yf^vs[>" ">PZ^P"gC "gC tP DDDDDDDD DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DDDDDDDD DDDD DDDD C[> no[@"fZj[CefZ Z Z< Z<[fC [fC @ DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C,0&)),)"f$1,'#$&$.,*'!)"`ZPj ":MaDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

940 "MQ:" "MQ:" "MQ:"

1.125 ";D;9\" ";D;9\" ";D;9\"

PATRIMÔNIO LÍQUIDO DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD < gfj >"@P<f >"`ZPj ";Qa DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ],"]!(*.*3*&%!)"$!"g&/) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD `<&0*1&3"&"C,&3*E&'a DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD C[@[Cs @"][">r<CP@DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD @PdC @"Pr"g[C] @" <rYr> ] @DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

12.690 "MD9SR" "MD9SL" "`;a "SDQS9" "9;"

11.400 "RDMLK" "RDMLR" "`;a "9DMRM" "QS\"

TOTAL DO ATIVO DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

68.912

62.691

TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

68.912

62.691

)"$!1&)",-03*.&1*6&)")?!"0&'1,"*$1,A'&$1,"%&)"],(!$)1'&78,)"<!$1U4,*) III - DEMONSTRAÇÃO DE SOBRAS OU PERDAS (EM MILHARES DE REAIS) Resolução CFC nº 1.013/05 01/07/2012 a 31/12/2012

Descrição das contas

Ato Cooperativo INGRESSOS E RECEITAS DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""P0,'&78,)"%,"<'=%*1!DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""C,)+31&%!"j/1+3!)","s&3!',)"Y!4*3*U'*!)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""C,)+31&%!"%&)" 03*.&78,)"<!(0+3)b'*&)DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DISPÊNDIOS E DESPESAS DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""P0,'&78,)"%,"<&01&7?!"$!"Y,'.&%!DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""P0,'&78,)"%,"[(0'=)1*(!)","C,0&)),) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""g'!6*)?!"0&'&"<'=%*1!)"%,">*T+*%&7?!"]+6*%!)&DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD RESULTADO BRUTO DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD OUTROS INGRESSOS E RECEITAS/DISPÊNDIOS E DESPESAS OPERACIONAISDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""f$A',))!)","C,.,*1&)"%,"g',)1&7?!"%,"@,'6*7!) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""C,$%&)"%,"j&'*V&)"d&$.U'*&) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""]*)0G$%*!)","],)0,)&)"%,"g,))!&3 DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""P+1'!)"]*)0G$%*!)","],)0,)&)" %(*$*)1'&1*6&) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""]*)0G$%*!)","],)0,)&)"j'*4+1U'*&) DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""P+1'!)"f$A',))!)","C,.,*1&)"P0,'&.*!$&*)"`Z!1&";La DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""P+1'!)"]*)0G$%*!)","],)0,)&)"P0,'&.*!$&*)"`Z!1&";Ma DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD RESULTADO OPERACIONAL DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD RESULTADO NÃO OPERACIONAL DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD RESULTADO ANTES DA TRIBUTAÇÃO SOBRE O LUCRO DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIALDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""g'!6*)?!"0&'&"f(0!)1!"%,"C,$%& DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""g'!6*)?!"0&'&"<!$1'*4+*7?!"@!.*&3DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD RESULTADO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIASDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD RESULTADO DE PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD SOBRAS OU PERDAS DO EXERCÍCIO ANTES DAS DESTINAÇÕES DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD DESTINAÇÕESDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""z+'!)")!4',"!"<&0*1&3"g'b0'*! DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""e&1,)"B"[)1&1+1U'*! DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""e&1,)"B" 1!"Z?!"<!!0,'&1*6! DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""C,),'6&">,A&3"B"[)1&1+1U'*& DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD ""C,),'6&">,A&3"B"C,.+0,'&7?!"%,"g',h+/E!DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD SOBRAS À DISPOSIÇÃO DA AGO DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

4.828 "QDRMR" ";R" ";Q" (2.436) "`\MRa "`KLSa "`;D;\Ka 2.392 (2.183) "SK9" "9LM" "`;DSR:a "`;D:L:a "`Qa "L9S" "`;D9:Sa 209 1 210 "B""" "B""" 210 210 "B""" "B""" "B""" "B""" "B""" -

Ato Não Cooperativo 6 "K" "B""" "B""" (35) "`;a "`SQa "B""" (29) 310 "SMS" ";" "`KLa "`;9\a "`;;a ";\Q" "`SQa 281 281 (90) "`\:a "`Q:a 191 191 "B""" "B""" "B""" "B""" "B""" -

Cosif

Total

Resolução CFC nº 1.013/05 01/01/2012 a 31/12/2012 Ato Cooperativo

4.834 "QDL:S" ";R" ";Q" (2.471) "`\MLa "`R;Ra "`;D;\Ka 2.363 (1.873) "R\\" "9M:" "`;DQSLa "`;D9:\a "`;\a "MRR" "`;D9SRa 490 1 491 (90) "`\:a "`Q:a 401 401 "B""" "B""" "B""" "B""" "B""" -

9.157 "MD;9;" ";L" ";L" (5.009) "`;D9RMa "`;D\9Qa "`9D9:Ka 4.148 (3.614) "R:9" "\K;" "`9DLS;a "`9D:QMa "`Ka "9D9SS" "`9D99Qa 534 (39) 495 "B""" "B""" 495 272 767 (746) "`QKKa "`9a "B""" "`;Ma "`9\Ma 21

Ato Não Cooperativo 14 ";Q" "B""" "B""" (73) "`;a "`R9a "B""" (59) 530 "RK:" "9" "`;S:a "`9QMa "`9;a "99L" "`K:a 471 (2) 469 (142) "`RLa "`KQa 327 (272) 55 (55) "B""" "B""" "`\\a "B""" "B""" -

Cosif

Total 9.171 "MD;S\" ";L" ";L" (5.082) "`;D9L:a "`;D\MKa "`9D9:Ka 4.089 (3.084) ";DQK9" "\KS" "`9DMK;a "`9D9MLa "`9Ra "9DQK;" "`9D9LQa 1.005 (41) 964 (142) "`RLa "`KQa 822 822 (801) "`QKKa "`9a "`\\a "`;Ma "`9\Ma 21

Resolução CFC nº 1.013/05 01/01/2011 a 31/12/2011 Ato Cooperativo 7.438 "RDQSL" "B""" "B""" (3.488) "`;DQQMa "`;D9M:a "`RQMa 3.950 (2.818) "\RL" "\:\" "`9DSSLa "`;DLKMa "`\a "9D:MQ" "`;DRLSa 1.132 12 1.144 "B""" "B""" 1.144 224 1.368 (933) "`QMLa "`QSa "B""" "`SM9a 435

Ato Não Cooperativo 2 "9" "B""" "B""" (69) "`9a "`KRa "B""" (67) 358 "KQ9" ";" "`;;Sa "`9SQa "`;La ";S;" "`\;a 291 17 308 (81) "`Q;a "`Q:a 227 (224) 3 (3) "B""" "B""" "`Sa "B""" -

Cosif

Total 7.440 "RDQQ:" "B""" "B""" (3.557) "`;DQ\;a "`;DS\Ra "`RQMa 3.883 (2.460) ";D99:" "\:K" "`9DQ\;a "`9D;:Sa "`9Sa "9D99\" "`;DLSQa 1.423 29 1.452 (81) "`Q;a "`Q:a 1.371 1.371 (936) "`QMLa "`QSa "`Sa "`SM9a 435

)"$!1&)",-03*.&1*6&)")?!"0&'1,"*$1,A'&$1,"%&)"],(!$)1'&78,)"<!$1U4,*) <!$1*$+&


PUBLICAÇÕES LEGAIS

Sexta-feira, 15 de março de 2013

13

Continuação IV - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (EM MILHARES DE REAIS) DESCRIÇÃO Saldos no início do período em 01/01/2011.................... Destinação resultado exercício anterior Distribuição de sobras para associados ....................... Destinações para reservas ........................................... Outras destinações....................................................... Capital de associados Aumento de capital ....................................................... Baixas de capital........................................................... Resultado do período ...................................................... Destinações Destinação FATES - Estatutário ................................... Destinação FATES - Ato não Cooperativo.................... Reserva Legal - Estatutária .......................................... Juros sobre o Capital Próprio ....................................... !"#$%&'$&()&#$&*+,-$#$&+)&./0/1012//........................ Mutações do Período ....................................................... Saldos no início do período em 01/01/2012 ................... Destinação resultado exercício anterior Distribuição de sobras para associados ....................... Destinações para reservas ........................................... Capital de associados Aumento de capital ....................................................... Baixas de capital........................................................... Resultado do período ...................................................... Destinações Destinação FATES - Estatutário ................................... Destinação FATES - Ato não Cooperativo.................... Reserva Legal - Estatutária .......................................... Juros sobre o Capital Próprio ....................................... Reserva Legal - Recuperação de Prejuízo................... !"#$%&'$&()&#$&*+,-$#$&+)&./0/1012/1 ....................... Mutações do Período ....................................................... Saldos no início do período em 01/07/2012 ................... Capital de associados Aumento de capital ....................................................... Baixas de capital........................................................... Resultado do período ...................................................... Destinações Destinação FATES - Estatutário ................................... Destinação FATES - Ato não Cooperativo.................... Reserva Legal - Estatutária .......................................... Juros sobre o Capital Próprio ....................................... Reserva Legal - Recuperação de Prejuízo................... !"#$%&'$&()&#$&*+,-$#$&+)&./0/1012/1 ....................... Mutações do Período .......................................................

CAPITAL SOCIAL 6.546

RESERVA LEGAL 2.447

327 -

140 -

773 (83) -

SOBRAS OU PERDAS ACUMULADAS 468

-

(327) (140) (1) 1.371

423 7.986 1.440 7.986

392 2.979 532 2.979

(43) (3) (392) (498) 435 (33) 435

260 -

175

(260) (175)

698 (102) 395 9.237 1.251 8.469 420 (47) 395 9.237 768

19 259 3.432 453 3.154 19 259 3.432 278

As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis

822 (2) (55) (19) (466) (259) 21 (414) 421 401 (2) (55) (19) (466) (259) 21 (400)

TOTAL 9.461 (1) 773 (83) 1.371 (43) (3) (75) 11.400 1.939 11.400 698 (102) 822 (2) (55) (71) 12.690 1.290 12.044 420 (47) 401 (2) (55) (71) 12.690 646

V - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (EM MILHARES DE REAIS) 01/07/2012 a 01/01/2012 a 31/12/2012 31/12/2012 RESULTADO DO EXERCÍCIO AJUSTADO .................................................................... 1.729 3.380 Resultado do exercício ................................................................................................... 401 822 AJUSTES AO RESULTADO DO EXERCÍCIO............................................................... 1.328 2.558 (Reversão) Provisão para operações de crédito .......................................................... 1.156 2.206 (Reversão) Provisão para desvalorização de outros valores e bens ........................... Depreciação do imobilizado de uso.............................................................................. 95 187 Amortização do intangível ............................................................................................ 70 130 Baixas do ativo permanente ......................................................................................... 1 77 (Reversão) Provisão para passivos contingentes ........................................................ 6 5 Absorção de dispêndios pelo FATES ........................................................................... (47) VARIAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS ............................................................................ (5.630) (4.582) (Aumento) Redução em direitos junto a participantes de sistemas de liquidação ......... 383 25 (Aumento) Redução em créditos vinculados.................................................................. 699 (661) (Aumento) Redução em relações com correspondentes ............................................... (26) (55) (Aumento) Redução em operações de crédito............................................................... (11.259) (8.465) !"#$%&' ()$*"+,'- $# .$/0+1$2 3%&$.4%0%5$3.02 60223702........................................... 5.129 353 (Aumento) Redução em outros créditos......................................................................... (290) (354) (Aumento) Redução em outros valores e bens .............................................................. (77) (44) Aumento (Redução) em depósitos ................................................................................. (1.489) 2.980 Aumento (Redução) em relações interdependências passivas...................................... 40 30 Aumento (Redução) em obrigações por empréstimos e repasses................................. (469) 117 (Redução) Aumento em outras obrigações .................................................................... 1.729 1.492 ATIVIDADES OPERACIONAIS - Caixa Líquido Proveniente/(Aplicado) .................... (3.901) (1.202) (!"#$%&'- )$*"+,' $# 06/350+1$2 3%&$.4%0%5$3.02 *$ /38"3*$9.................................... (306) (774) Aquisição de Investimentos ............................................................................................ (308) Aquisição de Imobilizado de Uso.................................................................................... (68) (268) Aplicações no Intangível................................................................................................. (53) (170) ATIVIDADES DE INVESTIMENTOS - Caixa Líquido Proveniente/(Aplicado)............. (427) (1.520) Integralização de capital................................................................................................. 815 1.353 Baixa de capital .............................................................................................................. (47) (102) Destinações ao FATES................................................................................................... (57) (57) Juros ao capital próprio .................................................................................................. (466) (466) Distribuição de Sobras ................................................................................................... (435) Baixa de valores para Reserva Legal............................................................................. 175 Dividendos SicrediPar .................................................................................................... (18) 33 ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS - Caixa Líquido Proveniente/(Aplicado).......... 227 501 AUMENTO/DIMINUIÇÃO LÍQUIDA DE CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA ............... (4.101) (2.221) Caixa e equivalente de caixa no início do período (Nota 21) ........................................... 21.878 19.998 :03;0 $ $8"370/$%&$ *$ 503;0 %' 4# *' 6$.<'*' (='&0 >?-............................................... 17.777 17.777 As notas explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis

01/01/2011 a 31/12/2011 2.337 1.371 966 749 (16) 186 112 11 (76) 6.230 (23) 57 (5.016) 1.848 (207) 53 3.886 17 5.388 227 8.567 (276) (101) (238) (615) 1.523 (83) (46) (498) (468) 140 26 594 8.546 11.452 19.998

VI - NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 NOTA 01 – CONTEXTO OPERACIONAL A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense - Sicredi Santo !"@"2&' )A B "#0 5''6$.0&370 *$ 5.B*3&' 23%@"/0.C 4/30*0 D :''6$.0&370 :$%&.0/ *$ :.B*3&' *' )3' E.0%*$ *' A"/ $ A0%&0 :0&0.3%0 F :$%&.0/ A35.$*3 A"/G H%2&3&"3+,' 4%0%5$3.0 %,' I0%5J.30C autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, que iniciou as atividades em 26/09/1988 e tem por objetivos principais: i) Desenvolver programas de poupança, de uso adequado do crédito dito e de d prestação presta estação esta ção de serviços, praticando todas as operações ativas, passivas e acessórias próprias rias de cooperativas cooperat coop erativas de crédito; erat créd 33- K.$2&0.C 0&.07B2 *0 #"&"0/3*0*$C 0 02232&L%530 4%0%5$3.0 0'2 022'530*'2 '530 '530*'2 $# 2"02 2 0&373*0*$2 0&373*0* 0&37 3*0*$2 3*0* $2 $26$5<4502M iii) Atuar na formação educacional de seus associados, s, no no sentid se sentido ntido ntid o de fomentar fomenta fom entarr o cooperativismo. enta cooperat coop erativismo. erat mo. A execução das atividades obedece ao disposto na legislação legisla leg islação pertinente, islação pert te, assim assim como como aos aos atos atos .$@"/0#$%&0.$2 '453032C 0' $2&0&"&' 2'530/C $ D2 %'.#02 #02 3%&$ 3%&$.%02 *' A35 A35.$*3 .$*3G .$*3 ! :''6$.0&370 B 60.&$ 3%&$@.0%&$ *0 A35.$*3 N"%*'2 '2 E0.0%&3*'.$2C E0.0%&3*'.$2C E0.0% .$2C $#6.$20 $#6.$20 2$# 4%2 /"5.0&37'2 /"5.0&3 /"5 .0&37'2 .0&3 cuja formação de reservas advém de contribuições mensais mensais e extraordinárias extra xtraordi xtra ordinári ordi nárias nári as de de cooperativas cooper cooper operativ ativas associadas ao fundo. O 'IP$&37' *$2&$ Q"%*' B Q'.%$5$. 0' 022'530*' 5'I$.&".0 'I$.&".0 23#3/0. 23#3/0. D 'Q$.$53*0 'Q$.$ 'Q$.$ 6$/' 6$/' NE: NE: 0'2 0'2 5/3$%&$2 *'2 I0%5'2C '" 2$P0C @0.0%&30 *$ 2$"2 *$6R23&'2 $6R2 $6R23&'2 D 732&0 32&0 $ 0 6.09' 6.0 $ 2$"22 208"$2 20 mediante aviso prévio. Utiliza-se também dos mesmos limites operacionais do FGC das demais 3%2&3&"3+1$2 4%0%5$3.02C 5'#' 0 5'I$.&".0 *$ *$6R23&'2 R23&'2 '2 $# 0&B )S TU #3/ $ *$ *$2&3%0+1$22 6.'#'73*02 6.'#'7 '#'73*02 'IP$&370%*' 0+1$2 6.$7$%&3702 '" 5'..$&3702 7320%*' %*' 2$#6 2$#6.$ .$ D $2&0I3/3*0*$ $2&0I3/ $2& 0I3/3*0* 0I3/ 3*0* $5'%V#35'F4%0%5$3.0 da Cooperativa. Estes Fundos são compostos na sua maioria a entre entre Fundo o Garantidor Garant Garant rantidor idor de Solidez dez e Fundo Fu Garantidor de Depósitos. NOTA 02 – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES STRAÇÕES ÇÕES CONTÁBEIS CONTÁBE CON TÁBEIS IS As demonstrações contábeis foram elaboradas, das, e estão estão sendo sendo apresentadas, apres apres presenta entadas, das, na forma forma da /$@32/0+,' 2'53$&J.30 $ *$ 05'.*' 5'# 02 6.J&35022 5'%&JI$32 $32 0*'&0*02 0*'&0*02 %' W.023/C W.02 $26$53450#$%&$ $26$5345 $26$ 53450#$% 0#$%&$ 0#$% 08"$/02 06/350*02 D2 $%&3*0*$2 5''6$.0&3702C 02 *326'23+1$2 *326'23+ *326 '23+1$2 '23+ 1$2 *02 X$32 %Y ZG[\[]^Z ZG[\[]^Z $ %Y %Y [GT^Z]T?C [GT^Z] [GT^Z] T^Z]T?C T?C 5'# 0/&$.0+1$2 *0 X$3 :'#6/$#$%&0. %Y ?_U]U\ $ D22 %'.#02 %'.#02 $ 3%2&."+1$2 33%2&. %2&."+1$ %2&. "+1$22 *' :'%2$/`' "+1$ :'% :'%2$/` 2$/`' 2$/` ' a'%$&J.3' a'%$&J a' %$&J.3' %$&J .3' =053'%0/ b :a=C W0%5' :$%&.0/ *' W.023/ b W05$%C 5$%C $ *' *' :'#3&L :'#3&L *$ K.'%"%530#$%&'2 K.'%"%53 K.'% "%530#$% 0#$%&'2 0#$% &'2 :'%&JI$32 :'%&JI$3 :'%& JI$322 JI$3 – CPC. O :K:C *$2*$ ' 0%' *$ >UUcC $#3&$ %'.#02 $ 3%&$.6.$&0+1$2 0+1$ 5'%&JI$32 0+1$2 5'%&JI %&JI$32 0/3%`0*02 %&JI 0/3%`0*02 D2 %'.#02 %'. internacionais de contabilidade. A Cooperativa aplicou ou oss seguintes seguin seguin guintes pronunciamentos, pronunci pronunciamen amen já recepcionados pelo Bacen: CPC 01 (Redução ao valor or recuperável recup ecuperáv ecup erável de eráv e ativos), at ativos ivos), ivos ), CPC C 03 (d$#'%2&.0+,' *'2 e";'2 *$ 503;0-C :K: U[ (d37"/@0+,' 2'I.$ 60.&$2 .$/053'%0*02-C $/053'%0 $/05 3'%0*023'%0 *02- :K: >_ (K'/<&3502 :'%&JI$32C a"*0%+0 *$ f2&3#0&370 $ )$&3450+,' *$ f..'-C :K: >Z (f7$%&'2 subsequentes) e CPC 25 (Provisões, passivos contingentes e ativos contingentes). Os demais pronunciamentos serão aplicáveis a partir de sua aprovação pelo órgão regulador. A Demonstração dos Fluxos de Caixa está sendo elaborada de acordo com o CPC 03. Sendo assim, Q'3 $Q$&"0*0 0 .$5/0223450+,' *'2 @."6'2 *$ d$6R23&'2C )$/0+1$2 H%&$.*$6$%*L%5302 K0223702 $ OI.3@0+1$2 6'. f#6.B2&3#'2 $ )$6022$2C 8"$ %' $;$.5<53' 0%&$.3'. $2&070# 5/0223450*'2 $# !&373*0*$2 *$ H%7$2&3#$%&' 60220%*' 0 2$. 5/0223450*'2 5'#' !&373*0*$2 O6$.053'%032G f2&0 .$5/0223450+,' %,' 0/&$.0 70/'.$2 *'2 @."6'2 *$ 5'%&02 5'%&JI$32C 06$%02 '2 2"I&'&032 *'2 @."6'2 de Atividades Operacionais e Financiamentos. A autorização para a conclusão destas demonstrações contábeis foi dada pela Diretoria em 18 de fevereiro de 2013. NOTA 03 – RESUMO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS a) Apuração do resultado !2 .$5$3&02 $ *$26$202 2,' .$5'%`$53*02 %0 *$#'%2&.0+,' *$ 2'I.02 '" 6$.*02 $# 5'%Q'.#3*0*$ 5'# ' .$@3#$ *$ 5'#6$&L%530G !2 .$5$3&02 5'# 6.$2&0+,' *$ 2$.73+'2 2,' .$5'%`$53*02 %0 demonstração de sobras ou perdas quando da prestação de serviços a terceiros, substancialmente serviços bancários. Os dispêndios, as despesas, os ingressos e as receitas operacionais, quando %,' 3*$%&3450*'2 5'# 50*0 0&373*0*$C 2,' 50/5"/0*'2 6.'6'.53'%0/#$%&$ 0'2 #'%&0%&$2 *$ ingresso bruto de ato cooperativo e de receita bruta de ato não-cooperativo. As operações de 5.B*3&' 5'# &0;02 6.$4;0*02 2,' .$@32&.0*02 6$/' 70/'. *$ .$2@0&$C $ '2 3%@.$22'2 $ *326L%*3'2 correspondentes ao período futuro são apresentados em conta redutora dos respectivos ativos e 602237'2G O2 3%@.$22'2 $ *326L%*3'2 *$ %0&".$90 4%0%5$3.0 2,' 5'%&0I3/390*'2 6$/' 5.3&B.3' gpro rata die” e calculados com base no modelo exponencial, exceto aqueles relativos a títulos descontados, 8"$ 2,' 50/5"/0*'2 5'# I02$ %' #B&'*' /3%$0.G !2 '6$.0+1$2 *$ 5.B*3&' 5'# &0;02 6R2F4;0*02 são atualizadas até a data do balanço. d$ 05'.*' 5'# 0 X$3 %Y [GT^Z]T?C ' .$2"/&0*' B 2$@.$@0*' $ 06.$2$%&0*' $# 0&'2 5''6$.0&37'2C aqueles praticados entre as cooperativas e seus associados ou pelas cooperativas entre si, para a consecução de seus objetivos estatutários, e atos não cooperativos, aqueles que importam em operações com terceiros não associados. b) Imposto de renda e contribuição social O imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro são calculados sobre o resultado apurado em operações consideradas como atos não-cooperativos. O resultado apurado em operações realizadas com cooperados é isento de tributação. c) Componentes de caixa e equivalentes de caixa O caixa e equivalente de caixa compreendem, Caixa e depósitos bancários, Aplicações H%&$.4%0%5$3.02C )$/0+1$2 3%&$.4%0%5$3.02 b 5$%&.0/390+,' 4%0%5$3.0G !2 06/350+1$2 4%0%5$3.02 de liquidez estão demonstradas ao custo, acrescido dos rendimentos auferidos até a data de $%5$..0#$%&' *' 6$.<'*'C $ 6'22"$# 7$%53#$%&'2 3%Q$.3'.$2 0 \U *302 '" 2$# 6.09'2 4;0*'2 para resgate, com liquidez imediata. d) Operações ativas e passivas 3,+(4!#!%5 02 '6$.0+1$2 0&3702 $ 60223702 5'%&.0&0*02 5'# .$%*02 $ $%50.@'2 6.$4;0*'2 contabilizam-se pelo valor presente, registrando-se as rendas e os encargos a apropriar em subtítulo de uso interno do próprio título ou subtítulo contábil utilizado para registrar a operação. 36%7(4!#!%5&02 '6$.0+1$2 0&3702 $ 60223702 5'%&.0&0*02 5'# .$%*02 $ $%50.@'2 6R2F4;0*'2 '" e"&"0%&$2 5'%&0I3/390#F2$ 6$/' 70/'. *' 6.3%5360/C 0 *BI3&' '" 0 5.B*3&' *02 5'%&02 8"$ 02 .$@32&.0#G f2202 #$2#02 5'%&02 05'/`$# '2 P".'2 $ '2 0P"2&$2 #$%2032 *$5'..$%&$2 *02 70.30+1$2 *0 "%3*0*$ *$ 5'..$+,' '" *'2 $%50.@'2 5'%&.0&0*'2C %' 502' *$ &0;02 e"&"0%&$2G e) Depósitos em garantia Existem situações em que a Cooperativa questiona a legitimidade de determinados passivos ou ações movidas contra si. Por conta desses questionamentos, por ordem judicial ou por estratégia *0 6.R6.30 0*#3%32&.0+,'C '2 70/'.$2 $# 8"$2&,' 6'*$# 2$. *$6'23&0*'2 $# P"<9'C 2$# 8"$ `0P0 a caracterização da liquidação do passivo. f) Operações de crédito e provisão para o risco de crédito As operações de crédito, e outros créditos com características de concessão de crédito são 5/0223450*'2 %'2 .$26$5&37'2 %<7$32 *$ .325'C 'I2$.70%*'h (H- '2 60.i#$&.'2 $2&0I$/$53*'2 6$/0 )$2'/"+,' %Y >G^c>]\\ *' :a=C 8"$ .$8"$.$# 0 2"0 5/0223450+,' *$ .325'2 $# %'7$ %<7$32C 2$%*' g!!j (.325' #<%3#'- $ gkj (.325' #J;3#'-M $ (HH- 0 070/30+,' *0 !*#3%32&.0+,' 8"0%&' 0' %<7$/ *$ .325'G f220 070/30+,'C .$0/390*0 6$.3'*350#$%&$C 5'%23*$.0 0 5'%P"%&".0 $5'%V#350C 0 $;6$.3L%530 60220*0 $ '2 .325'2 $26$5<45'2 $ @/'I032 $# .$/0+,' D2 '6$.0+1$2C 0'2 *$7$*'.$2 $ @0.0%&3*'.$2G !*353'%0/#$%&$C &0#IB# 2,' 5'%23*$.0*'2 '2 6$.<'*'2 *$ 0&.02' *$4%3*'2 %0 )$2'/"+,' %Y >G^c>]\\ *' :a=C 60.0 0&.3I"3+,' *'2 %<7$32 *$ 5/0223450+,' *'2 5/3$%&$2 *0 2$@"3%&$ Q'.#0h 3+,-$#$&#+&!8,!%$&9/: ;"!%%<(=!>?$&#$&!%%$=<!#$

70/'. *' 6.3%5360/C 05.$253*' *'2 .$%*3#$%&'2 0"Q$.3*'2 '" $%50.@'2 3%5'..3*'2C 50/5"/0*'2 gpro rata temporis”, com base na variação dos respectivos indexadores pactuados. !2 '6$.0+1$2 *$ 5.B*3&' 5'# $%50.@'2 4%0%5$3.'2 6.$4;0*'2 $2&,' .$@32&.0*02 6$/' 70/'. *$ Q05$C .$&3450*02 6'. 5'%&0 *$ .$%*02 0 06.'6.30.G ! 6.'732,' 60.0 6$.*02 5'# 02 '6$.0+1$2 *$ 5.B*3&' B 5'%2&3&"<*0 $# #'%&0%&$ P"/@0*' 2"453$%&$ pela administração para cobrir eventuais perdas na realização dos valores a receber, levandose em consideração a análise das operações em aberto, as garantias existentes, a capacidade *$ 60@0#$%&' $ /38"3*$9 *' &'#0*'. *' 5.B*3&' $ '2 .325'2 $26$5<45'2 06.$2$%&0*'2 $# 50*0 '6$.0+,'C 5'%&$#6/0%*' &'*'2 '2 026$5&'2 *$&$.#3%0*'2 %0 )$2'/"+,' :a= %l >G^c>]\\C 8"$ *$&$.#3%0 0 5/0223450+,' *02 '6$.0+1$2 6'. %<7$/ *$ .325'G g) Permanente @'A+%8<)+'8$%5 estão demonstrados ao custo de aquisição. @)$B<"<C!#$&#+&D%$5 está demonstrado ao custo de aquisição e corresponde aos direitos que &$%`0# 6'. 'IP$&' I$%2 5'.6R.$'2 *$2&3%0*'2 D #0%"&$%+,' *02 0&373*0*$2 '" $;$.53*'2 5'# $220 4%0/3*0*$G /3*0*$G ! *$6.$530+,' *$6.$5 6.$530+, 30+,' ' *' 3#'I3/390*' 3#' *$ "2' B 5'#6"&0*0 6$/' #B&'*' /3%$0.C 5'# I02$ %02 &0;022 0%"032 0%"032 #$%53'%0*02 #$%53'% #$% 53'%0*02 53'% 0*02 %0 ='&0 gK$.#0%$%&$jC 3&$# gIjC 8"$ /$70# $# 5'%23*$.0+,' 0 73*0 m&3/F$5'%V#350 m&3/F$5'%V# '%V#350 '%V# 350 *'2 I$%2G @'8!'E-A+"5& @'8!'E-A @'8! 'E-A+"5&está representado represe resentad rese ntado o por por investimentos invest invest vestimen imentos tos em tecnologia tecnologi tecno logia a para para desenvolvimento desen desen esenvolv volvimen imento to de de softwares softwa softwa ftwares res que já estão estão em uso pela Cooperativa, Cooperativa Coo tiva,, bem tiva bem como como investimentos inves inves nvestime timentos ntos para para aquisições aquisi aquisi uisições ções de imobilizado imobiliz imob ilizado iliz ado %0 :'%Q$*$.0+,' :'%Q$*$.0 :'%Q$ *$.0+,' A35.$*3C *$.0+,' $*3C '2 8"032 8"032 2,' 2, 5'%&0I3/390*'2 5'%&0I 5'%&0I %&0I3/39 3/39 3/390*'2 %02 :$%&.03 :$%&.032 &.0322 $ .$60220*'2 D22 5''6$.0&3702 &.03 5''6$. 5''6$. '6$.0&3702 4/30*02C 2$%*' *' 0#'.&390*' 0 0#'.& #'.&390*' 5'# # I02$ I02$ %'2 %'2 I$%$Q<53'2 I$%$Q I$%$Q $%$Q<53'22 $5'%V#35'2 $5'%V#35'2 $5'%V# 35'2 Q"&".'2 Q"& 3%5'.6'.0*'2 3%5'.6' 3%5 '.6'.0*' '.6' .0*'22 0'2 0' 0&37'2 0&37'2 quando consumidos quan onsumido onsumido midoss pela pela entidade, e ade, por meio meio do seu uso. uso h) Segregação S gação gaçã o em circulante circula cir culante e não cula não circulante circul ci rculante rcul ante O2 70/'.$2 7 $2 .$0/39J7$32 . $ $;3@<7$32 $;3@<7$ @<7$32 @<7$ 32 5'# 5'# 6.09'2 6.09' 6.09' .09'2 3%Q$.3'.$2 3%Q$.3 Q$.3'.$2 Q$.3 '.$2 0 _^U _ *302 *302 $2&,' $2&,' 5/0223450*'2 5/0223 5/0223 0223450* 450*'2 '2 %' %' circulante, e os valores realizáveis circ realizá lizáveis lizá veis e exigíveis exigí e xigíveis xigí veis com prazos superiores superior supe riores es a 360 dias, dias, no no longo longo prazo (não circulante). culante). cula <:&F+#D>?$&!$&A!"$,&,+=D*+,GA+"&#+&!8<A$%&'?$&('!'=+<,$%&9H <:&F+#D> <:&F +#D>?$&! ?$&!$&A!"$,& ?$&!$&A! "$,&,+=D ,+=D*+,G *+,GA+"& A+"&#+&! #+&!8<A$ 8<A$%&'? %&'?$&(' $&('!'=+ !'=+<,$% <,$%&9H &9Himpa &9Himpairment impairme irment nt”) nt ”) O :'%2$/`' :'%2$/`' :'%2$/ %2$/`' a'%$&J.3' a =053'%0/C 6'. #$3' *0 )$2'/"+,' %Y _G[^^]UcC *$&$.#3%'" *$&$.# &$.#3%'" &$.# 3%'" 0 0*'+,' 0*'+, *' 0*'+, Pronunciamento Pronunci unciamen Técnico - CPC 01, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, unciamento Contáb ntábeis, eis, referente referen ref eren ao .$5'%`$5 .$5'%`$53#$%&'C %`$53#$% #$%2".0+,' $ *37"/@0+,' *$ .$*"+,' 0' 70/'. .$5"6$.J7$/ *$ 0&37'2G 0&37' 0 &37'2G &37' 2G O .$Q$.3*' 6.'%"%530#$%&' 3%2&3&"3 ' &$2&$ *$ .$5"6$.0I3/3*0*$ *$ 0&37'2C &0#IB# 6.$732&' %0 X$3 %Y ??G^_c]UTC cujo objetivo é assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor 2"6$.3'. D8"$/$ 6022<7$/ *$ 2$. .$5"6$.0*' 6'. "2' '" 6'. 7$%*0G :02' $;32&0# $73*L%5302 5/0.02 *$ 8"$ 0&37'2 $2&,' 070/30*'2 6'. 70/'. %,' .$5"6$.J7$/ %' Q"&".'C 0 $%&3*0*$ *$7$.J .$5'%`$5$. imediatamente a desvalorização por meio da constituição de provisão para perdas. O imobilizado $ I$%2 %,' *$ "2' 6.R6.3'C 2,' .$732&'2 0%"0/#$%&$ $# '"&"I.' 60.0 2$ 3*$%&3450. $73*L%5302 *$ 6$.*02 %,' .$5"6$.J7$32C '" 03%*0C 2$#6.$ 8"$ $7$%&'2 '" 0/&$.0+1$2 %02 53.5"%2&i%5302 3%*350.$# que o valor contábil pode não ser recuperável. Quando este for o caso, o valor recuperável é 50/5"/0*' 60.0 7$.3450. 2$ `J 6$.*0G n"0%*' `'"7$. 6$.*0C $/0 B .$5'%`$53*0 6$/' #'%&0%&$ $# que o valor contábil do ativo ultrapassa seu valor recuperável, que é o maior entre o preço líquido de venda e o valor em uso de um ativo. A adoção desta norma, para os bens de maior valor e .$/$7i%530C 06R2 3%7$%&J.3' Q<235' $ 0%J/32$ *'2 3%*350*'.$2 *$ *$270/'.390+,'C %,' 6.'*"93" $Q$3&'2 2'I.$ 02 *$#'%2&.0+1$2 5'%&JI$32 *' $;$.5<53' 4%*' $# _?]?>]>U?>G I:&F+"!>J+%&<'8+,('!'=+<,!%&K&;+'8,!"<C!>?$&('!'=+<,! Os recursos captados pela Cooperativa e não investidos em suas atividades são centralizados 0&.07B2 *$ .$6022$2 3%&$.4%0%5$3.'2 60.0 0 :''6$.0&370 :$%&.0/C '2 8"032 2,' 6'. $/0 "&3/390*'2 60.0 06/350+1$2 4%0%5$3.02G f2202 '6$.0+1$2 2,' 50.05&$.390*02 5'#' 0&'2 5''6$.0&37'2C 6$/0 X$3 %Y [GT^Z]T? 8"$ *$4%$ 0 K'/<&350 =053'%0/ *' :''6$.0&3732#'G k) Outros créditos - Títulos e créditos a receber - Operações com cartão de crédito Os valores a receber representam os valores a faturar dos usuários de cartão de crédito pela "&3/390+,' $# $2&0I$/$53#$%&'2 5'%7$%30*'2 D2 I0%*$3.02 o320 $ :0.&1$2 A35.$*3G K0.0 60@0#$%&'2 $Q$&"0*'2 6$/' 70/'. #<%3#' *0 Q0&".0 (.'&0&37'-C 02 '6$.0+1$2 2,' .$5/0223450*02 60.0 O6$.0+1$2 de Crédito no grupo de Financiamentos. l) Depósitos O2 *$6R23&'2 D 732&0 %,' 2,' .$#"%$.0*'2G O2 *$6R23&'2 0 6.09' .$5$I$# $%50.@'2 4%0%5$3.'2 contratados. m) Obrigações por empréstimos e repasses !2 'I.3@0+1$2 6'. $#6.B2&3#'2 $ .$6022$2 2,' .$5'%`$53*02 3%3530/#$%&$ %' .$5$I3#$%&' *'2 recursos, líquidos dos custos de transação. Em seguida, os empréstimos tomados são apresentados pelo custo amortizado, isto é, acrescidos de encargos e juros proporcionais ao período incorrido (gpro rata temporis”). n) Passivos contingentes - Provisões para riscos trabalhistas e cíveis Os passivos contingentes são provisionados com base em opinião de assessores jurídicos, através da utilização de modelos e critérios que permitam a sua mensuração da forma mais 0*$8"0*0 6'22<7$/C 06$20. *0 3%5$.&$90 3%$.$%&$ 0' 2$" 6.09' $ 70/'. *$ *$2Q$5`' *0 50"20G ! :''6$.0&370 6.'7323'%0 3%&$@.0/#$%&$ ' 70/'. *02 0+1$2 5"P0 070/30+,' B 5/0223450*0 5'#' 6.'7J7$/G !!*#3%32&.0+,' $%&$%*$ 8"$ 02 6.'7321$2 5'%2&3&"<*02 2,' 2"453$%&$2 60.0 0&$%*$. $7$%&"032 6$.*02 decorrentes de processos judiciais. A seguir o critério utilizado segundo a natureza da contingência: Provisões para riscos trabalhistas - :'%2&3&"<*02 8"0%*' *0 %'&3450+,' P"*3530/ $ 5"P' .325' *$ perda é considerado provável. O valor é apurado conforme subsídios recebidos dos assessores jurídicos. Provisões para riscos cíveis - Constituídas quando da notificação judicial, e ajustadas mensalmente, pelo valor indenizatório pretendido, nas provas apresentadas e na avaliação de assessores jurídicos que considera a jurisprudência, os subsídios fáticos levantados, as provas produzidas nos autos e as decisões judiciais que vierem a ser proferidas na ação, quanto ao grau de risco de perda da ação judicial. o) Demais passivos circulantes e não circulantes d$#'%2&.0*'2 6$/'2 70/'.$2 5'%`$53*'2 '" 50/5"/J7$32C 3%5/"3%*'C 8"0%*' 06/35J7$/C '2 $%50.@'2 $ 02 70.30+1$2 #'%$&J.302 $# I02$ ggpro rata die”, deduzidos das correspondentes despesas a apropriar. p) Estimativas contábeis As estimativas contábeis são determinadas pela Administração e revisadas a cada semestre, 5'%23*$.0%*' Q0&'.$2 $ 6.$#32202 $2&0I$/$53*'2 5'# I02$ $# P"/@0#$%&'G H&$%2 23@%3450&37'2 sujeitos a essas estimativas e premissas incluem as provisões para ajuste dos ativos ao valor provável de realização ou recuperação, as provisões para perdas, as provisões para contingências, entre outros. A liquidação das transações envolvendo essas estimativas poderá resultar em valores divergentes em razão de imprecisões inerentes ao processo de sua determinação. NOTA 04 - APLICAÇÕES INTERFINANCEIRAS DE LIQUIDEZ 31/12/2012 31/12/2011 L*"<=!>J+%&@'8+,('!'=+<,!%&#+&M<ND<#+C& & ;<,=D7 Não Cirlante culante Total Total CDI Banco Cooperativo Sicredi S.A. ........... 774 774 Total das Aplicações em d$6R23&'2 H%&$.4%0%5$3.'2 ......................... 774 774 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 NOTA 05 – OPERAÇÕES DE CRÉDITO E PROVISÃO PARA CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA ! 50.&$3.0 *$ 5.B*3&'2 $2&J 0223# 5'#6'2&0 $ 5/0223450*0h de 15 a 30 dias ................................................... B a) Composição da carteira de créditos por tipo de operação de 31 a 60 dias ................................................... C de 61 a 90 dias ................................................... D 31/12/2012 31/12/2011 de 91 a 120 dias ................................................. E Operações de crédito Circu- Não Cirlante culante Total Total de 121 a 150 dias ............................................... F de 151 a 180 dias ............................................... G Empréstimos e títulos descontados ............ 17.000 3.984 20.984 17.336 superior a 180 dias ............................................. k Financiamentos ........................................... 2.070 1.798 3.868 1.247 rurais e agroindustriais ..... 23.030 988 24.018 22.926 (1) Para as operações com prazo a decorrer superior a 36 meses é realizada a contagem em dobro Financiamentos Carteira total ............................................... 42.100 6.770 48.870 41.509 *'2 6$.<'*'2 *$ 0&.02'C 5'%Q'.#$ Q05"/&0*' 6$/0 )$2'/"+,' %Y >G^c>]\\ *' :a=G 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 !2 '6$.0+1$2 *$ 5.B*3&' 5'# 5/J"2"/0 *$ 0&"0/390+,' #'%$&J.30 6R2F4;0*0 $2&,' .$@32&.0*02 6$/'

b) Composição da carteira de créditos segregada por tipo de cliente, atividade econômica e faixas de vencimento 31/12/2012 31/12/2011 Vencidas a A vencer Setor partir de Até 90 De 91 a Acima de Total da Total da 15 dias dias 365 dias 365 dias Carteira Carteira Pessoas Físicas .. 924 12.483 23.590 5.318 42.315 35.157 Pessoas Jurídicas - Ramo Rural ...... 27 3 30 166 Pessoas Jurídicas - Ramo Industrial 3 33 22 1 59 83 Pessoas Jurídicas - Ramo Comércio 21 917 640 157 1.735 1.630 Pessoas Jurídicas - Outros Serviços 37 1.260 2.140 1.294 4.731 4.473 Total ..................... 985 14.720 26.395 6.770 48.870 41.509 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 c) Compo Composição omposição da carteir ompo carteira teira teir a de cré créditos s po por níveis de risco Carteira Provisão para operações de Crédito Níveis de Risco 31/12/2012 31/12/2011 31/12/2012 31/12/2011 Nívell A ........ Níve ............ .... ..... 12.624 12.6 11.662 63 58 Nívell B ................ Níve 11.8 11.890 12.040 119 120 Nívell C ................ Níve 13.124 13.1 24 12.053 394 362 Níve D ................ Nível 7.041 1 3.549 704 355 Nível E ................. 2.629 1.047 789 314 Nível F ................ 524 742 262 371 Nível G ................ 151 169 106 118 =<7$/ k ................ 1.176 522 1.176 522 Total (i) ................ 49.159 41.784 3.613 2.220 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 A partir deste exercício, as coobrigações assumidas pelas singulares na realização de operações de seus cooperados junto ao Banco Cooperativo Sicredi S.A., passaram a ser registradas na rubrica 4.9.9.35.90-9 – Provisão para Passivos Contingentes - Outros Passivos, sendo transferidas da rubrica 1.6.9.40.00-6 em atendimento ao Cosif. (i) Estão inclusos na base de cálculo da provisão para operações de crédito valores relativos a outros créditos, assim compostos: 31/12/2012 31/12/2011 Outros créditos Circu- Não Cirlante culante Total Total !7032 $ N30%+02 k'%.0*'2 .......................... 4 4 4 Devedores por compra de valores e bens .. 53 40 93 84 Títulos e créditos a receber ........................ 192 192 187 Total ............................................................. 249 40 289 275 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 d) Operações renegociadas e em prejuízo f# 5'%Q'.#3*0*$ 5'# 0 )$2'/"+,' :a= %Y >G^c>]\\C 0.&3@' ??YC HHHC '2 #'%&0%&$2 *$ '6$.0+1$2 renegociadas, lançadas contra prejuízo e recuperadas de prejuízo estão assim compostos: Operações 31/12/2012 31/12/2011 Renegociadas............................................................................... 1.620 865 Lançadas contra prejuízo............................................................. 847 693 Recuperadas de prejuízo ............................................................ 345 212 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 NOTA 06 – OUTROS CRÉDITOS – DIVERSOS O2 5.B*3&'2 *37$.2'2C 5/0223450*'2 %' @."6' *$ '"&.'2 5.B*3&'2 *' 0&37'C $2&,' 0223# 5'#6'2&'2h 31/12/2012 31/12/2011 Outros Créditos - Diversos Circu- Não Cirlante culante Total Total Adiantamentos e antecipações salariais .... 22 22 18 Adiantamentos para pagamentos de nossa conta* ......................................... 256 256 216 Devedores por compra de valores e bens... 53 40 93 84 Impostos e contribuições a compensar ...... 2 2 2 Títulos e créditos a receber ........................ 192 192 187 Devedores diversos - País ** ...................... 266 266 175 Total ............................................................ 791 40 831 682 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 p O 20/*' *$ )S >[^ #3/ *0 5'%&0 *$ !*30%&0#$%&'2 60.0 60@0#$%&'2 *$ %'220 5'%&0 .$Q$.$F2$ a projetos de investimento em tecnologia para desenvolvimento de softwares, em andamento. ** A conta Devedores Diversos, está assim composta: Devedores Diversos - País 31/12/2012 31/12/2011 Pendências a regularizar ........................................................... 2 14 o0/'.$2 `'%.0*'2 ....................................................................... 169 69 Correspondentes Cooperativos devedores* ............................ 22 Pendência - processos centralizados ....................................... 6 21 Outros devedores ...................................................................... 1 K$%*L%530 F :0.&,' o320............................................................. 1 Saques redes externas a receber ............................................. 1 Transitória Endereçamento - Cartão Sicredi ............................. 1 Transitória de pagamentos - Cartão Sicredi .............................. 1 4 Transitória CDA - Cartão Sicredi ............................................... 7 Sobras orçamentárias a receber Central................................... 5 6 Estabelecimento credenciado cartão múltiplo a receber ......... 4 Cartão múltiplo a receber - Cooperativas ................................. 56 18 Transferência de Sistemas - Compras crédito cartão múltiplo . 5 Outros devedores cartão múltiplo ............................................. 15 13 Total............................................................................................... 266 175 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032 * A partir deste exercício, os valores referentes aos Correspondentes Cooperativos devedores onde 2,' .$@32&.0*'2 '2 e";'2 *$ .$5".2'2 8"$ 2$ 6.'5$220# 5'# &$.5$3.'2C 60220.0# 0 2$. .$@32&.0*'2 na rubrica 1.4.4.30.00-6 - Correspondentes no país, sendo transferida da rubrica 1.8.8.92.00-4 Devedores diversos - país, em atendimento ao Cosif. NOTA 07 – DESPESAS ANTECIPADAS 31/12/2012 31/12/2011 Despesas antecipadas Circu- Não Cirlante culante Total Total Prêmios de seguros .................................... 10 10 7 Tributos ........................................................ 2 2 1 Total ............................................................ 12 12 8 70/'.$2 $# #3/`0.$2 *$ )$032


14

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Continuação VI - NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 ** A conta Credores Diversos - país, está assim composta: Credores Diversos - País 31/12/2012 31/12/2011 31/12/2012 31/12/2011 Sobras de caixa ......................................................................... 1 5 1.331 1.105 Consórcios a pagar .................................................................... 17 858 776 Pendência - processos centralizados ........................................ 6 9 8 8 Banco Cooperativo Sicredi S.A. Visa Electron ......................... 1 1 1 Pendências a regularizar ........................................................... 2 9 7 7 Credores - Cartões Banco Cooperativo Sicredi S.A. ............... 7 4 2.197 1.889 Pendências a regularizar - extrato ............................................ 1 Valores custodiados vinculados a operação de crédito ........... 43 valores em milhares de Reais Obrigação nacional Redecard - Cartão Sicredi ........................ 53 22 b) Imobilizado de uso Liberação de crédito CDA - Cartão Sicredi................................ 6 Taxas Saldo credor - Cartão Sicredi .................................................... 1 1 31/12/2012 31/12/2011 anuais Transitória - compras Cartão Sicredi Redecard ....................... 1 3 Valores a pagar Redecard ......................................................... 1 Imobilizado de Uso Custo Depreciação de depreTransações com cartão múltiplo - Cooperativas ...................... 1 corrigido acumulada Líquido Líquido ciação % Estabelecimento credenciado - Cartão Múltiplo ....................... 97 86 Instalações .......................... 200 (154) 46 58 10% Compras cartão múltiplo - Cooperativas .................................. 115 80 Móveis e equipamentos Outros credores - Cartão Múltiplo.............................................. 8 1 de uso ................................ 482 (234) 248 260 10% Contas a pagar - empresas do grupo ....................................... 83 52 Sistema de comunicação .... 29 (11) 18 9 10% Contas a pagar - demais fornecedores ..................................... 57 63 Sistema de processamento Total .............................................................................................. 476 360 de dados ............................. 504 (365) 139 109 20% valores em milhares de Reais Sistema de segurança ........ 44 (42) 2 4 10% Sistema de transporte ......... 260 (137) 123 132 20% NOTA 12 – PASSIVOS CONTINGENTES Total .................................... 1.519 (943) 576 572 - Esta Cooperativa possui passivos contingentes em andamento, sendo que os valores estimados e suas respectivas movimentações e provisões estão demonstrados no quadro a seguir, conforme valores em milhares de Reais a natureza dos passivos. K&% '#&":&)". !$" !"#$($)%/' *+$!"#&":)&'1',/ %$'(&"(C,'/,&"DLD"I80" "$'(/# #$"';&"/#$'(/6,&1" Saldo inicial do Aumento Baixa/Reversão Saldo Final do a necessidade de adequação do valor dos ativos contabilizados, uma vez que os bens registrados Natureza no imobilizado apresentam valor residual inferior aos praticados pelo mercado. Período 01/01/2012 Provisão de Provisão Período 31/12/2012 c) Intangível Cível ........ 4 6 (1) 9 31/12/2012 31/12/2011 Total .......... 4 6 (1) 9 Intangível Custo Amortização corrigido Acumulada Líquido Líquido Natureza Probabilidade Valor estimado Valor Provisionado Valor Provisionado Intangível ..................................... 571 (242) (24 2) 329 289 de de Saldo em Saldo em Investimentos Confederação ...... 571 (242) (242) 329 289 Perda perda 31/12/2012 31/12/2011 Total ............................................. 571 (242) 2) 329 289 Trabalhista Possível 6 valores valo res em milhares milha milha ilhares de Reais Reais Cível......... Provável 9 9 4 M 2&)$!" )$,2 !!/6, #&!" #$" NA#/ '( %$'(&!" : ) " : O %$'(&!" %$'(&! %$'(&! '(&!"" #$" '&!! " ,&'( ,&'( P" P" : ) " NQ1()&!" NQ1()& NQ1()& 1()&!" Cível......... Possível 43 A(/3&!" R'( 'O53$/!P0" '&" !1.O)1:&" R'( 'O53$20" )$S$)$'($" $)$'($" $)$' ($" &!" /'3$!(/%$'(&!" /'3$! '3$!(/%$ '3$! (/%$'(&! '(&!"" $%" ($,'&2&O/ '(&! ($,'&2&O ($,'&2&O &2&O// " : ) " Total .......... 58 9 4 desenvolvimento de softwares que já estão em uso pela pela Cooperativa, Co Cooperativ ativa, ativ a, bem bem como como investimentos investim inve stimentos stim valores em milhares de Reais para aquisições de imobilizado na Confederação, sendo sendo amortizado am zado com base base nos nos benefícios be CO COOBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕ OBRI GAÇÕES GAÇÕ ES EM EM GA GARANTIAS PRESTADAS econômicos futuros incorporados aos ativos quando uando o consumidos co consum nsumidos nsum idos pela pela entidade, en de, por meio do NOTA 13 – COOBRI A!" O ) '(/(/ !" !" :)$!( :)$ # !" :$2 " D&&:$) D&&: (/3 ( " !&." " S&)% " #$" 3 20" 6 ' '* " &1" &1() !" ,&&.)/O *+$!" seu uso. estão assim estã sim compostas: composta comp ostas: osta s: NOTA 09 – OBRIGAÇÕES POR REPASSES INTERFINANCEIROS TERFINANCEIROS TERFINAN A!"&.)/O *+$!":&)")$: !!$!"/'($)6' ',$/)&!"!;&" :)$!$'( # !" "!$O1/)T Coobrigações em garantias prestadas 31/12/2012 31/12/2011 31/12/2012 31/12/2011 Garantias ntiass prestadas pr presta estadas em operações esta opera perações pera ções de associados associados (i) asso (i) ............... ... 13.687 13.6 12.828 28 !"#$%&'()*+,"*"(+%))()*#-.("/-%-0(#",)* * 1#"023 Não CirBNDES S automático automá automá tomático tico .... ................ ........ .... ........ .... ............ ........ .... ........ .... ............ ........ .................... .... .... 317 lante culante Total Total Consórcio órcio órci o Sicredi Sicred Sicred credii .................... ............ .... ............ ........ .... ................ ........ .... ................ ........ .... ....... .... ... 8 524 LEF agrí agrícola cola ........................ ........ .... ............ .... ........ ........ ........ ............................ ........ .... ........ .... ....... .... ... 10 13 Recursos do Crédito Rural ......................... 22.298 22.2 98 925 23.223 23.2 23 22.851 22.8 51 Moderagro ragro ........................ ragr ............ .... ................ .... ............ .... ........ ........ ........................ ........ .... ...... .... 1.582 1.58 2 1.263 Banco Cooperativo Sicredi S.A.................. 22.298 22. 925 23.223 23.2 23 22.851 851 Moderfrota rfrota .................................................................................. rfro ...... 569 765 Outros Recursos ......................................... 23 15 38 57 Moderinf Mode Moderinfra rinfra rinf ra .................................................................................. 209 260 Banco Cooperativo Sicredi S.A. ................ 23 15 38 57 Procamin aminhoneiro......................................................................... amin 401 Total ............................................................ 22.321 22.3 21 940 23. 23.261 22.908 22. 908 Proinsa nsa ....................................................................................... 9 valores valo res em milhares milha milha ilhares res de Reais Reais Pronaf.......................................................................................... 8.134 7.278 NOTA 10 – OBRIGAÇÕES POR EMPRÉSTIMOS Outros programas ...................................................................... 2.457 2.716 Os empréstimos são apresentados a seguir: Coobrigações em cessões de crédito ......................................... 22 23 Total .............................................................................................. 13.709 12.851 31/12/2012 31/12/2011 Obrigações por empréstimos Circu- Não Cirvalores em milhares de Reais lante culante Total Total (i) Nas garantias prestadas estão inclusas as operações com recursos recebidos de instituições Empréstimos no país - outras instituições .. 6.105 6.105 5.988 6' ',$/) !"$")$: !! #&!" &!" !!&,/ #&!"3/ "U ',&"D&&:$) (/3&"F/,)$#/"F@A@0"$%"91$" "D&&:$) (/3 " Cooperativa Central Sicredi ...................... 952 952 709 C"/'($)%$#/-)/ "$"O ) '(/#&) "!&2/#-)/ ":&)"S&)* "#$",&'() (&"6)% #&"$'()$" !": )($!@ Banco Cooperativo Sicredi S.A.................. 5.153 5.153 5.279 NOTA 14 – CAPITAL SOCIAL Total ............................................................. 6.105 6.105 5.988 O capital social é dividido em quotas-partes de valor unitário equivalente a R$ 1,00 (um real), sendo que cada associado tem direito a um voto, independente do número de suas quotas-partes, valores em milhares de Reais e está assim composto: NOTA 11 – OUTRAS OBRIGAÇÕES - DIVERSAS 31/12/2012 31/12/2011 A!" &.)/O *+$!" #/3$)! !0" ,2 !!/6, # !" '&" : !!/3&" '&" O)1:&" #$" &1() !" &.)/O *+$!" $!(;&" !!/%" compostas: Capital Social ............................................................................... 9.237 7.986 31/12/2012 31/12/2011 valores em milhares de Reais Outras obrigações - diversas Circu- Não Cir31/12/2012 31/12/2011 lante culante Total Total Total de associados ..................................................................... 9.862 8.735 Cheques administrativos ............................ 1.286 1.286 624 Provisão para pagamentos a efetuar .......... 308 308 340 NOTA 15 – JUROS AO CAPITAL Provisão para passivos contingentes * ....... 573 573 9 A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense - Sicredi Santo Credores diversos - país ** ......................... 476 476 360 Augusto RS, efetuou o pagamento dos juros ao capital no percentual de 5,5% em cotas capital, Total ............................................................ 2.643 2.643 1.333 no montante de R$ 466 mil. NOTA 16 – DESTINAÇÕES valores em milhares de Reais A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense - Sicredi Santo *A conta ‘Provisão para passivos contingentes’ recebe, além dos registros detalhados na nota Augusto RS, destinou suas sobras conforme o estatuto, sendo que 45% foram destinados para explicativa seguinte (Passivos Contingentes), o registro das provisões sobre as Coobrigações da Reserva Legal e 5% para FATES. Cooperativa no valor de R$ 564 mil. NOTA 17 – SOBRAS OU PERDAS ACUMULADAS A partir deste exercício, as provisões sobre coobrigações assumidas pelas singulares na realização As sobras são distribuídas e apropriadas conforme o Estatuto Social, normas do Bacen e posterior de operações de seus cooperados junto ao Banco Cooperativo Sicredi S.A., passaram a ser deliberação da Assembleia Geral Ordinária (AGO). Atendendo à instrução do Bacen, o Fundo de registradas na rubrica 4.9.9.35.90-9 – Provisão para Passivos Contingentes - Outros Passivos, Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) é registrado como exigibilidade, e utilizado em sendo transferidas da rubrica 1.6.9.40.00-6 em atendimento ao Cosif. despesas para o qual se destina, conforme a Lei nº 5.764/71 (Lei do Cooperativismo). NOTA 08 – PERMANENTE a) Investimentos Registrados ao custo de aquisição Cooperativa Central Sicredi ........................................................ Sicredi Participações S.A. ........................................................... Outras Participações e Investimentos ........................................ Sicredi Fundos Garantidores ..................................................... Outras Participações ................................................................. Total ..............................................................................................

NOTA 18 – OUTROS INGRESSOS E RECEITAS OPERACIONAIS Este item na Demonstração de Sobras ou Perdas apresenta saldo de R$ 2.461 mil (R$ 2.225 mil em dezembro de 2011), sendo que deste valor, R$ 1.523 mil (R$ 1.615 mil em dezembro de 2011) refere!$"V")$,$/( ",&%" #%/'/!() *;&"6' ',$/) 0"91$"C")$!12( '($"# " :2/, *;&"#&!")$,1)!&!", :( #&!0" junto à Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Central Sicredi Sul. NOTA 19 – OUTROS DISPÊNDIOS E DESPESAS OPERACIONAIS Este item na Demonstração de Sobras ou Perdas apresenta saldo de R$ 2.284 mil (R$ 1.834 mil em dezembro de 2011), sendo que deste valor, R$ 802 mil (R$ 638 mil em dezembro de 2011) refere-se ao rateio das despesas da Confederação Sicredi; R$ 160 mil (R$ 97 mil em dezembro de 2011) refere-se ao valor de Contribuição à Sicredi Fundos Garantidores e R$ 164 mil (R$ 135 mil em dezembro de 2011) refere-se ao rateio das despesas da Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Central Sicredi Sul. NOTA 20 – TRANSAÇÕES COM PARTES RELACIONADAS As transações com partes relacionadas referem-se a saldos de depósitos (à vista e a prazo) e operações de crédito mantidas na instituição por seus administradores (diretores e conselheiros de administração), assim como a remuneração recebida pelas pessoas-chave da administração. As operações de crédito e captações de recursos com partes relacionadas foram contratadas em condições semelhantes às praticadas com terceiros, vigentes nas datas das operações. As garantias oferecidas em razão das operações de crédito são: avais, garantias hipotecárias e 2/$' *;&"6#1,/-)/ @ Detalhamento das operações % em relação ativas e passivas 31/12/2012 ao total 31/12/2011 Depósitos à vista ........................... 35 0,72% 63 Pessoas físicas................................ 35 63 Depósitos a prazo .......................... 299 1,59% 209 "L$!!& !"S5!/, !"W"( 4 ":X!W64 # " ... 299 209 Operações de crédito ..................... 832 1,70% 470 valores em milhares de Reais Pessoas-chave da administração são as que têm autoridade e responsabilidade pelo planejamento, direção e controle das atividades da entidade, direta ou indiretamente, incluindo qualquer administrador (executivo ou outro dessa entidade). Nestes dados estão inclusos todos os benefícios de curto prazo e pós-emprego concedidos pela entidade. Benefícios 31/12/2012 31/12/2011 Pessoas-chave da administração* ............................................. 342 313 valores em milhares de Reais * A partir deste exercício, alteramos o critério referente aos cargos considerados como pessoaschave da administração onde estamos considerando os cargos de Presidente, Vice-Presidente &1"&1()&!"91$"3$'J %" "!1.!(/(1/)"&!"%$!%&!"'&"91$"#/G")$!:$/(&" "#$6'/*;&"#$"":$!!& !W,J 3$" da administração, conforme o parágrafo anterior. NOTA 21 – COMPONENTES DE CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA Para elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa, foram considerados como caixa e equivalentes de caixa os seguintes ativos: Incial: Final: Caixa equivalentes de caixa 01/01/2012 31/12/2012 Variação Caixa Caix a ............................ ..................................................................... ........ .... ........ .... ................ ........ .... 406 632 226 D$'()) 2/G D$'( 2/ *;&"6' ',$/) /) "$%"D&&:$) "$%"D "$%"D $%"D&&:$ &&:$)) (/3 &&:$ (/ "D$'() 2" 19.592 17.145 (2.447) Total .... Tota ........................................................................ ................ ........ .... ................ .... ........ .... ................ .... ........ .... .... 19.998 17.777 (2.221) valores em milhares de Reais Na deter d determinação eterminação eter ção da composição compo compo omposiçã sição doss itens siçã it de caixa e equivalentes de caixa foram considerados &!"!$O1/'($!",)/(C)/&!": &!"!$O1/ &!"! $O1/'($!",)/(C)/&!": $O1/ &!": ) ",2 ",2 !!/6, ! *;&"#&!" *;&"#&! (/3&!T *;& /@"K$)",&%&"6' /@"K$)", /@"K $)",&%&"6' 2/# #$" $" ($'#$)",&%:)&%/!!&!"#$",1)(&":) ($'#$ ($'#$ $'#$)",&%:)& %:)&%/!! %:)& G&Y ii. Possuir conversibilidade imediata em um montante conhecido de caixa; iii. Estar exposto a reduzido risco de mudança de valor; iv. Ter prazo de vencimento igual ou inferior a noventa dias na data da aquisição. NOTA 22 – SEGUROS CONTRATADOS Z%" 78" #$" #$G$%.)&" #$" HI8H0" &!" !$O1)&!" ,&'() ( #&!" !;&" ,&'!/#$) #&!" !16,/$'($!" :$2 " administração para cobrir eventuais sinistros relacionados a garantia de valores e bens de propriedade da Cooperativa. NOTA 23 – EVENTOS SUBSEQUENTES Não houve qualquer evento subsequente para as demonstrações contábeis encerradas em 31 de dezembro de 2012. Alcides José Bandeira Presidente CPF: 189.525.420-53 Paulo Rogério Sapiezinski Vice-Presidente CPF: 888.903.330-49

Roberto Cortiani Ibañez Técnico Contábil CRC/RS: 060301/O-5 CPF: 551.513.880-53

VII - PARECER DO CONSELHO FISCAL Santo Augusto / RS, 01 de março de 2013. Na qualidade de membros do Conselho Fiscal da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense - Sicredi Santo Augusto RS e no exercício das atribuições legais e estatutárias, examinamos o Relatório da Administração e as Demonstrações Contábeis compreendendo: Balanço Patrimonial, Demonstração de Sobras ou Perdas, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Notas Explicativas e demais demonstrativos, e o respectivo relatório de auditoria sobre !" #$%&'!() *+$!" ,&'(-.$/!0" #&,1%$'(&!" $!($!" )$2 (/3&!" &" $4$),5,/&" 6'#&" $%" 78" #$" dezembro de 2012. Com base nos nossos exames e no Relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis dos auditores independentes, emitido pela Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac), somos da opinião de que as mencionadas demonstrações apresentam #$91 # %$'($0"$%"(&#&!"&!" !:$,(&!")$2$3 '($!0" ":&!/*;&": ()/%&'/ 2"$"6' ',$/) "# " instituição. Atenciosamente, Joceli Jose Spohr Rudi Glitz Ruth Marinez Ferreira Conselheiro Conselheiro Conselheiro

VIII - RELATÓRIO DE AUDITORIA SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Ao Conselho de Administração, Administração e Cooperados da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense – Sicredi Santo Augusto RS Santo Augusto – RS Prezados Senhores: Examinamos as demonstrações contábeis da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense – Sicredi Santo Augusto RS, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2012 e as respectivas demonstrações de sobras ou :$)# !0"# !"%1( *+$!"#&": ()/%<'/&"2591/#&"$"#&!"=14&!"#$", /4 ": ) "&"$4$),5,/&"6'#&" naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas. Responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis A administração da Cooperativa é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos auditores independentes Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da Cooperativa para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados ' !",/),1'!(>',/ !0"% !"';&": ) "6'!"#$"$4:)$!! )"1% "&:/'/;&"!&.)$" "$6,-,/ "#$!!$!" controles internos da Cooperativa. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contá.$/!"(&% # !"$%",&'?1'(&@"A,)$#/( %&!"91$" "$3/#B',/ "#$" 1#/(&)/ "&.(/# "C"!16,/$'($"$"

apropriada para fundamentar nossa opinião. Opinião Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas apresentam adequada%$'($0"$%"(&#&!"&!" !:$,(&!")$2$3 '($!0" ":&!/*;&": ()/%&'/ 2"$"6' ',$/) "# "D&&:$) (/va de Crédito de Livre Admissão de Associados Santoaugustense – Sicredi Santo Augusto EF"$%"78"#$"#$G$%.)&"#$"HI8H0"&"#$!$%:$'J&"#$"!1 !"&:$) *+$!"$"&!"!$1!"=14&!"#$" , /4 ": ) "&"$4$),5,/&"6'#&"' 91$2 "# ( 0"#$" ,&)#&",&%" !":)-(/, !",&'(-.$/!" #&( # !" no Brasil, aplicáveis às instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Porto Alegre (RS), 01 de março de 2013.

Luciano Gomes dos Santos Contador - CRC- RS 059.628/O-2 CNAI 3087

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº07/2013: Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO E INSTALAÇÃO DE UMA SUBSTAÇÃO DE 75KVA - CABINE E REDE- UNIDADE PROINFANCIA; Tipo: Menor Preço Global. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 04 de abril de 2013; Horário: 10:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 14 DE MARÇO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal

ASSINE JORNAL O CELEIRO POR R$ 9,00 MENSAIS


REGIÃO

Sexta-feira, 15 de março de 2013

15

Secretaria de Assistência Social Secretaria da Agricultura faz realiza cursos em parceria com Sindicato Rural Patronal entrega de alevinos e expõem CAMPO NOVO

relatório de atividades A secretaria Municipal de Agricultura, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2013 fez o demonstrativo de suas atividades, trabalho este elogiado pelos agricultores, pois o inicio do Governo Menusi foi no auge da silagem de milho e feno, junto com as dificuldades em trafegar no interior, entretanto tudo foi realizado dentro do previsto. Também foi atendida a demanda dos pedidos de alevinos dos piscicultores na totalidade de 6.000 alevinos. O Secretario Mike, parabeniza a Secretaria de Obras, pois sem esta interação o desenvolvimento dos objetivos seria dificultado. Segue o relatório da secretaria municipal da agricultura dos serviços, projetos, aquisições e outras atividades realizadas no período de janeiro e fevereiro de 2013: · Serviços prestados pela patrulha agrícola: Feno e silagem para 30 agricultores, total de 185 horas. · Serviços prestados pelo veterinário: Total de 123 atendimentos.

· Projetos elaborados pela secretaria: 1. Liberação de recursos: Encanamento de água para o Sitio Degrázea. 2. Liberação de recursos: Para compra de sêmen bovino para gado leiteiro. 3. Ministério da Agricultura: Verba para aquisição de 02 (duas) carretas trucadas, três eixos, 02 (duas) ensiladeiras, e estrutura pré-moldada para feira do produtor. 4. Pedido para ocupação de terrenos do estado: Para a casa do agricultor e garagem da Secretaria da Agricultura e Emater. 5. Secretaria de Meio Ambiente: Aquisição de verba para a compra de mudas de árvores nativas par ao reflorestamento em APP. 6. Secretaria de Agricultura: Verba para a compra de sementes de pastagem e adubo para produtores de leite. 7. Secretaria de Irrigação: Aquisição de mangueiras para irrigação da agricultura familiar. Patrick Pianesso – Assessoria de Imprensa – Pref. Menusi

Realizou-se no período de 18 a 21 de fevereiro, na sede do Sindicato Rural Patronal de Campo Novo o curso de Artesanato – Bonecos de Pano. Promovido pela Secretaria de Assistência Social que teve acompanhamento assíduo da secretária Elena Fronza Menusi, com o apoio do Sindicato Rural Patronal e SENAR-RS que trouxeram para ministrar o curso, a instrutora Vera Lassari. Foram desenvolvidos vá-

rios trabalhos na área de artesanato de páscoa, os participantes puderam alcançar alto nível de aproveitamento motivando-se e buscando conhecimentos e alternativas para execução de enumeras peças, aprendendo novas técnicas que resultam em um trabalho diferenciado, e acaba atraindo anda mais participantes. O curso encerrou com um almoço de confraternização patrocinado pelo Sindica-

to Rural Patronal com presença do presidente da entidade João Geraldo Bosa, o qual sempre participa e apoia atividades que ajudam na engrenagem da máquina pública reforçando ainda mais a parceria com a Secretaria de Assistência Social de Campo Novo para realização dos eventos SENAR-RS. A secretária Elena lembra que existem mais cursos agendados para o mês de março, abril e junho deste ano, interessados podem entrar em contato junto ao centro administrativo da cidade, ou ligar para 55 – 3528 1300. A gestão do prefeito Menusi apoiará sempre atividades que venham somar na capacitação de profissionais autônomos ou não, ajudando promover a dignidade humana. Patrick Pianesso – Assessoria de Imprensa – Pref. Menusi.

Escola Campo Novo inicia ano letivo

Esquerda para direita - Geraldo Bossa, presidente do Sindicato Rural Patronal e produtor de alevinos, Rafael Tubiana Técnico Agrícola, Aurino Rospide Filho, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e Joaquim Diello, produtor de alevinos

ASSINE O CELEIRO POR APENAS R$ 9,00 MENSAIS 15CAMPON.pmd

1

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Campo Novo deu início às atividades no dia 27 de fevereiro, brincadeiras e atividades de socialização contribuíram para a recepção dos estudantes nos três turnos de funcionamento da escola. Ginástica laboral e Karaokê foram o “quebra gelo” para os alunos das séries finais do ensino fundamental, enquanto os pequenos das séries iniciais integraram-se ao universo escolar por meio de um circuito de atividades lúdicas, organizado pelas professoras do currículo e coordenação pedagógica, as quais contaram com a parceria das educadoras do programa (PIM) Primeira Infância Melhor. Com esta acolhida, a equipe de professores, funcionários e direção da escola procurou apresentar aos educandos a escola idealizada para o ano de 2013, que deverá primar pela qualidade de seus serviços, predominando a colaboração e a alegria de aprender. Com o tema “Educar para a transformação”, inspirado no lema da Secretaria de Educação do Município a escola trabalhará o primeiro trimestre, ainda com o subtema “Eu e minha família”, terá a finalidade de estreitar ainda mais os laços entre escola e comunidade escolar.

15/03/2013, 11:43


16

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Sociedade em Desta Lions Clube celebra o Dia da Mulher Considerado um marco na evolução do gênero, o Dia Internacional da Mulher motivou o Lions Clube Santo Augusto a aproveitar a data, 8 de março, para homenagear as integrantes de sua jaula. Reunião festiva, com esta finalidade, aconteceu, à noite, na sede do clube de serviços. Além de confraternizar na jaula, a ocasião também permitiu reflexões acerca da essência da data. Todas as domadoras receberam um mimo do presidente, Pedro Valmor Marodin, como forma de celebrar o universo feminino, este cada vez mais influente na sociedade.

Ercilha, 80 anos

1º Aninho No dia 12 de março completou seu 1º aninho, LUIS GUSTAVO STIVAL. O lindo garotão é filho de Gustavo e Aline. Recebe o abração dos pais, avós e do tio Jeferson, da bisavó Arcila.

Formatura em Ciências Contábeis

No dia 22 de fevereiro de 2013, ERCILHA SILVA CANDOTTI, completou seus 80 anos. Seus filhos Jocélia, Gicelda e Jorge a homenagearam com uma linda festa no Salão Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Santa Fé, Santo Augusto. Os netos Rafael, Rodrigo, Diogo, Maria Luíza e Felipe também a homenagearam com muito carinho. Parabéns, MÃE, muitas felicidades e muitos anos de vida, é o que desejam os filhos e netos.

No próximo sábado, 16 de março, estará colando grau em Ciências Contábeis na UNIJUÍ, a formanda Sinara Pizolotto dos Santos. A solenidade acontecerá no Salão de Atos, em Ijuí. Na sequência, Sinara recepcionará familiares, amigos e convidados especiais no CTG Tropeiros de Campo Santo em Coronel Bicaco, para comemorar a conquista. Quem presta esta homenagem são seus pais, Paulo e Maria Inês, seu irmão Luiz Paulo, cunhada Micheli e seu namorado Harry. Lhe desejamos toda a felicidade e sucesso. Você realmente merece! Te amamos muito.

Sintenize

Parabéns, Renato

16e17SOCIEDADE.pmd

2

Esteve comemorando mais um aniversário, na quarta-feira, 13 de março, RENATO MARODIN, diretor comercial do jornal O Celeiro e Rádio Ciranda FM. Recebe os parabéns dos pais Pedro e Lúcia, das manas Letícia e Daiana, das sobrinhas Vitória e Sophia, demais familiares, amigos, e da equipe do O Celeiro e Rádio Ciranda.

15/03/2013, 11:44


17

Sexta-feira, 15 de marรงo de 2013

staque

ASSINE O CELEIRO POR APENAS R$ 9,00 POR MรŠS

16e17SOCIEDADE.pmd

3

15/03/2013, 11:45


18

GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTO AUGUSTO Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo, acessando o site www.camarasantoaugusto.rs.gov.br · Sessão Ordinária Sob a Presidência da vereadora Margarete S. de M. Niedermeyer (PSDB), o Poder Legislativo Santo Augustense esteve reunido no dia 11 de maço de 2013, às 19h30min, junto à Sede da Câmara Municipal de Vereadores. A Sessão Ordinária contou com a presença dos edis: Carolina Fragoso Langner (PSB), Horácio Ferrando Dornelles (PDT), João Carvalho de Oliveira (PT), Joel Antunes da Rosa (DEM), Juarez Speroni (PMDB), Marcelo Both (PP), Tânia Maria Depiere (PDT) e Ultramar Luiz de Sousa (PDT). · Expediente Deram entrada na Casa Legislativa as seguintes matérias: De origem do Poder Executivo: - Projeto de Lei nº 21/2013, que “Autoriza o poder Executivo Municipal a Abrir Crédito Adicional Especial e altera meta no PPA e LDO”; - Projeto de Lei nº 22/2013, que “Dispõe sobre a autorização para hipoteca e fusão/unificada de imóveis do Distrito Industrial, adquiridos pela Renovadora de Pneus Santo Augusto Ltda, incentivo concedidos pelo Município através da Lei Municipal 1.215 de 24 de julho de 1.995, e dá outras providências”; - Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar n° 01/2013, que “Dispõe sobre a organização e estrutura administrativa, define o quadro de Cargo em Comissão, e Função Gratificada no âmbito do Poder Executivo Municipal de Santo Augusto, revoga, na integra, a Lei Complementar n° 03 de 30 de novembro de 2009, Lei Complementar n° 04 de 11 de agosto de 2010, Lei Complementar n° 05 de 24 de agosto de 2010 e dá outras providências”; - Substitutivo ao Projeto de Lei n° 11, de 18 de fevereiro de 2013, que “ Autoriza o poder Executivo a abrir crédito adicional especial e incluir no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Diretrizes Orçamentária (LDO)”; - Substitutivo ao Projeto de Lei n° 17 de março de 2013, que “Dispõe sobre a restituição aos servidores públicos do poder Executivo, mediante Transação administrativa, da contribuição previdenciária incidente sobre o abono constitucional de férias, e dá outras providências”; - Substitutivo do Projeto de Lei n° 05, de 04 de fevereiro de 2013, que “Altera o § 1° no art. 32 da Lei Municipal n° 1.692, de 30 de dezembro 2003, bem como estamos enviando impacto financeiro do referido projeto”; - Substitutivo do Projeto de Lei n° 14, de março de 2013, que “Altera dispositivo da Lai Municipal n° 1846, de 27 de abril de 2006 que reestrutura o regime próprio de Previdência Social dos servidores Efetivos do Municipio de Santo Augusto, e dá outras providências. De origem dos vereadores: - Pedido de providências da vereador Juarez Speroni da Bancada do PMDB, que o Senhor Prefeito determine ao setor competente da administração, que estude a viabilidade de colocação de redutor de velocidade na Avenida Angelo Santi, nas proximidades da COOPESA, sentido Bairro/Centro. De origem de diversos: - Oficio n° 005/2013 ACAMRECE, informando a esta casa que foi realizada Reunião no dia 07 de março de 2013 em Três Passos, a contribuição mensal para a ACMRECE de R$ 200,00. - Telegrama do Ministério da saúde sobre o n° 03040/MS/SE/NS, informando liberação de recursos financeiros de Fundo Nacional de Saúde no valor de 29.027,08. Ordem do Dia Foi aprovado por unanimidade dos vereadores o seguinte projeto: - Projeto de Lei nº 08/2013, que “Define situação de excepcional interesse público e autoriza contratação temporária”; - Projeto de Lei n° 09, de 2013, que “Define situação de excepcional interesse público e autoriza contratação temporária”; - Projeto de Lei n° 10, de 2013, que “Define situação de excepcional interesse público e autoriza contratação temporária”; - Projeto de Lei do Executivo n° 12, de 2013, que “Define situação de excepcional interesse público e autoriza contratação temporária”; - Projeto de Lei do Executivo n° 13, de 2013, que “Dispõe sobre a concessão da revisão geral anual dos vencimentos dos servidores municipais, empregados públicos, conselhos tutelares e aos proventos de aposentadorias e pensões, de que trata o art. 37, inciso X, da Constituição Federal e altera o padrão de referência do art.33 da Lei Municipal n° 1.692, de 2003, e dá outras providências. - Projeto de Lei do Legislativo n° 01, de 2013, que “Extingue o cargo de Assessor da Presidência do quadro de Funcionários do Poder Legislativos, estabelecido pela Lei Municipal n° 2.170, de 30 de junho de 2010, Foi colocado em votação no Plenário no dia 11 de março de 2013, que foi Rejeitado por 5 votos a 4 votos. A próxima sessão ordinária será realizada no dia 04 de março, com início às 19h30min, junto à Sede do Poder Legislativo de Santo Augusto.

Transmissão das Sessões: Informamos que o espaço do Grande Expediente das Sessões Ordinárias realizadas por este Poder Legislativo é transmitido, ao vivo, todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, pela Rádio Ciranda FM 105.5. Rodrigo Reisner Diretor Geral

18CAMARA.pmd

1

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CHIAPETTA A Câmara Municipal de Vereadores deste município esteve reunida em caráter ordinário no dia 11 de março de 2013, sob a Presidência do Vereador Eder Luis Both, com a presença dos seguintes Edis: Antonio Juarez Kovalski; Celia Vargas Padilha; Eloi Betio da Veiga Maron; Luana Barbara da Rosa Pitol; Valdecir Dorn; Valdir Declero de Lima; Valtair de Paula Alves e Zevir de Vargas Moura, e não havendo nenhum projeto de lei oriundo do Poder Executivo Municipal, foi analisado o Projeto de Lei Legislativo nº001/13, de 07 de março de 2013, de autoria do Vereador Valdecir Dorn, integrante da bancada do PP, que sugeriu “Denominação da Quadra Municipal de Esportes da Praça Carlos Chiapetta”. Matéria aprovada por unanimidade com emenda, a pedido da bancada do proponente em seu art. 1º passando a viger com a seguinte redação: Art. 1º - Fica denominado a quadra municipal de esportes da Praça Carlos Chiapetta de “Quadra Sintética Municipal Eduardo de Godoi Coelho”. Também Foram analisadas as seguintes proposições: Proposição nº013/13, de autoria da Vereadora Luana Barbara da Rosa Pitol, integrante da bancado do PP, que “Solicitou ao Poder Público Municipal, para que seja tomado providências de acordo com a Constituição Federal, que se faça adequação nos prédios públicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (aos idosos, deficientes físicos e gestantes), mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos. Dessa forma, também solicita que seja realizada uma remodelação à entrada do prédio da Prefeitura Municipal, o qual no momento não disponibiliza dessas condições mínimas de acesso. Bem como identificação preferenciais aos atendimentos aos idosos, deficientes físicos e gestantes. Matéria aprovada por unanimidade. Proposição nº014/13, de autoria da Vereadora Luana Barbara da Rosa Pitol, que “Solicitou ao Poder Público Municipal, para que seja tomada as providências de acordo com a legislação vigente, oferecendo equipamentos correspondentes ao risco a que o trabalhador é exposto no exercício de suas funções. Dessa forma solicita que seja disponibilizado aos garis equipamentos obrigatórios, tais como, luvas, botas, macacões e todos os demais exigentes, para recolhimento do lixo. Matéria aprovada por unanimidade. Proposição nº015/13, de autoria do Vereador Valtair de Paula Alves, integrante da bancada do PP – que “Sugere que o Poder Executivo Municipal realize estudos para viabilizar a compra de dois ônibus escolar, especifico para os universitários, um para os universitários que estudam em Ijuí, e outro para o pessoal que estuda em Santo Augusto, através do Programa do Governo Federal, Caminhos da Escola”. Matéria aprovada por unanimidade. Proposição nº016/13, de autoria dos Vereadores Valtair de Paula Alves e Eder Luis Both, integrantes da bancada do PP, que “Sugerem que o Poder Executivo Municipal através da Comissão Competente, para a próxima edição do Campeonato Municipal de Futebol de Salão – edição 2014 seja denominada a respectiva taça com o nome do ex. funcionário público municipal e ex. desportista Flori Antonio Andrieski”. Matéria aprovada por unanimidade. Proposição nº017/13, de autoria do Vereador Valdir Declero de Lima, integrante da bancada do PSB – Partido Socialista Brasileiro, que “Sugere que o Poder Executivo Municipal envie projeto de lei a esta casa, dando denominação de Rua “Armindo Hentz” no Loteamento Nova Esperança II”. Matéria aprovada por unanimidade. Proposição nº018/13, de autoria da Vereadora Luana Barbara da Rosa Pitol, que “Solicitou ao Poder público Municipal, para que sejam tomadas as providências colocando lixeiras em todo o perímetro urbano do nosso município. Possibilitando aos munícipes, terem acesso rápido na hora de se desfazerem de seus lixos. Deixando desse modo nossa cidade mais limpa e organizada, para posteriormente o recolhimento dos mesmos, iniciando tal instalação pela praça municipal, para tanto solicita que as mesmas sejam obedecidas os critérios de classificação (lixo secos, úmidos de orgânicos). Matéria aprovada por unanimidade. Proposição nº019/13, de autoria da Vereadora Luana Barbara da Rosa Pitol, que “Solicitou que o Poder público Municipal encaminhe ao legislativo projeto de lei a onde estabelece valores aos funcionários lotados junto a Secretária de Saúde, sendo eles os motoristas, de forma que quando estiverem de plantões – sobre aviso aos finais de semana e a noite, se crie uma forma de gratificação á estes funcionários, a ser estabelecido pelo Executivo Municipal”. Matéria aprovada por unanimidade. Também foi analisado o Pedido de informação nº.004/13, de autoria do Vereador Valdir Declero de Lima, integrante da bancada do PSB - Partido Socialista Brasileiro que “solicita informação do valor do aluguel, e em nome de quem está o contrato de locação do prédio onde funciona o CRAS, e a garagem da frota do transporte escolar, e a vigência do citado contrato, negativa de débito ou positivo de débito em nome do Senhor Estevo Oldemar Zakszeski, referente ás inscrições municipais nº36020 e 36010, terreno sob o número 1.240 no Registro de Imóveis do município de Chiapetta. Matéria reprovada com quatro votos contrários dos Vereadores Valtair de Paula Alves, Valdecir Dorn, Luana Barbara da Rosa Pitol e Zevir de Vargas Moura, uma abstenção do Vereador Antonio Juarez Kovalski e três votos favoráveis dos Vereadores Valdir Declero de Lima, Eloi Bétio da Veiga Maron e Célia Vargas Padilha. VALORIZE A VIDA, NÃO USE DROGAS, PRATIQUE ESPORTES Itacir Valdes Bertasso Assessor Legislativo

BINGO Na próxima sexta-feira (15/03) no Salão da Aparecida o Botafogo estará realizando um Bingo Beneficente para arrumar a sede e conta com a colaboração de amigos e todos os clubes. Cartela R$ 5,00. O valor das premiações: 1º Prêmio: R$ 700,00 2º Prêmio: R$ 300,00 3º Prêmio: Surpresa

15/03/2013, 14:24


GERAL Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Valério do Sul A Câmara Municipal de Vereadores de São Valério do Sul, esteve reunida em Sessão Ordinária no dia 11 de março de 2013, às dezenove horas, com a presença dos seguintes Edis: Doglas Dalsotto (PP), Erny Heinemann (PP), Ivone Prediger (PDT), Jair Schraiber (PP), José Carlos Cipriano Fongue (PP), Linéia Maria Padilha Machado (PP), Siduélio Miguel (PT) e Silvio Antunes Machado (PDT), sob a presidência do Vereador Jair Schraiber. Foram apresentadas pelos Edis as seguintes matérias: Indicação nº 14/13 da Vereadora Ivone Prediger, Pedido de Providência nº 15/13 do Vereador Silvio Antunes Machado, Pedido de Providência nº 16/13 do Vereador Erny Heinemann, Pedido de Providência nº 17/13 do Vereador Doglas Dalsotto e Pedido de Informação nº 02/13 da Vereadora Ivone Prediger. No espaço da Ordem do Dia foram deliberadas as seguintes matérias: Projeto de Lei n° 09/13 “Altera a LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 975/2012 para o Exercício Financeiro de 2013; Altera a LOA – Lei Orçamentária Anual nº 982/2012, para 2013, através de abertura de Crédito Especial no valor de R$ 78.042, 61 (setenta e oito mil, quarenta e dois reais e sessenta e um centavos) e dá outras providências”, tendo o objetivo de incluir nova “Ação-Projeto” no orçamento para 2013, com a finalidade de instalação e contratação de empresa para execução de uma subestação de energia 75KVA – Cabine de Rede, na unidade escolar da Creche para Educação Infantil Pró-Infância, e cercamento do pátio da escola. O Referido projeto foi aprovado pelo Plenário por sete votos favoráveis. O Pedido de Informação nº 02/13, foi aprovado por sete votos favoráveis. Todas as matérias apresentadas ao Poder Legislativo Municipal, de origem dos Vereadores e do Poder Executivo Municipal, estão à disposição para consulta a todos os munícipes no Quadro Mural e no Painel do Vereador. A próxima Sessão Ordinária será realizada dia 18 de março, com início às 19:00 horas, na Sede do Poder Legislativo de São Valério do Sul, situado na Rua Ângelo Fucilini Sobrinho, 526. Marcos A. Lacorte Assessor Legislativo

Jair Schraiber Presidente

Sexta-feira, 15 de março de 2013

INFORMATIVO AVISO DE LICITAÇÃO Edital nº. 025/2013 Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL nº 019/2013 - Tipo: MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto: Aquisição de 01 (um) veículo novo com capacidade mínima de 05(cinco) lugares para a Secretaria Municipal de Saúde. Data/Hora para entrega dos envelopes (Proposta e Habilitação): 28/03/2013 até as 10:00 horas. Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes: 28/03/2013 às 10:10 horas. Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602 ou pelo e-mail compras@braga.rs.gov.br. Luis Carlos Balestrin Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SÃO VALÉRIO DO SUL

EXTRATO DISPENSA LICITAÇÃO N.º 13/2013 Objeto: Aquisição de vigas e pranchas para recuperação de ponte no interior do município. Base legal: art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Fornecedor: MADEREIRA FLOR DE MAIO; CNPJ n.º 04.056.007/0001-86. Valor: R$ 3.500,00 (Três mil e quinhentos reais). São Valério do Sul, RS, 13 de março de 2013. Jairo Fernandes do Espírito Santo, Prefeito Municipal.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SÃO VALÉRIO DO SUL

EXTRATO DISPENSA LICITAÇÃO N.º 12/2013 Objeto: AQUISIÇÃO DE MATERIAL ELÉTRICO PARA REFORMA JUNTO A REDE ELÉTRICA DA UNIDADE DE SAÚDE DA SEDE DO MUNICIPIO Base legal: art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Fornecedor: ALVERINO NINO & FILHA LTDA - ME; CNPJ n.º00.834.769/0001-05. Valor: R$ 1.661,10 (Um mil seiscentos e sessenta e um real com dez centavos) São Valério do Sul, RS, 13 de março de 2013. Jairo Fernandes do Espírito Santo, Prefeito Municipal.

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de São Martinho

CAMPUS SANTO AUGUSTO

Diretor de Ensino conclui Doutorado O Diretor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Santo Augusto, professor Vitor Schlickmann, defendeu no dia 07 de março a sua tese de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O trabalho “Os Sentidos da experiência escolar para jovens estudantes de Ensino Médio da cidade de Caxias do Sul/RS”, foi orientado pela professora Drª. Elisete M. Tomazetti. A banca avaliadora foi composta pelos seguintes professores: Drª. Nilda Stecanela, Drª. Sueli Salva, Drª. Tânia Regina Raitz, Dr. Valdo Hermes de Lima Barcelos, Dr. Jorge Luiz da Cunha e Drª. Marilda Oliveira de Oliveira. O professor Vitor, a partir de agora, passa a integrar o quadro de Doutores do Câmpus Santo Augusto, contribuindo assim, para o aumento da qualificação do quadro funcional da instituição. Diretor de Ensino Vitor Schlickmann

Professora ministra palestra durante evento em São Martinho

PORTARIA MUNICIPAL N°217/2013. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº06/2013: Objeto: CONTRATAÇÃO TAÇÃO DE EMPRESA RADIOFONICA REGIONAL PARA A DIVULGAÇÃO DE ATOS OFICIAIS E EVENTUAIS PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES POLITICOS E SERVIDORES DO EXECUTIVO MUNICIPAL; Tipo: Menor Preço Global. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 01 de abril de 2013; Horário: 14:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São V Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 14 DE MARÇO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº05/2013: Objeto: CONTRATAÇÃO DE JORNAL REGIONAL PARA PUBLICAÇÕES LEGAIS E INSTITUCIONAIS DO EXECUTIVO; Tipo: Menor Preço Global. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 01 de abril de 2013; Horário: 09:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 14 DE MARÇO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal

19

“NOMEIA MEMBROS PARA COMPOR O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CAE – DURANTE O QUADRIÊNIO 2013/2016 NO MUNICÍPIO DE SÃO MARTINHO/RS”. ARACI ZELIA KOLLING IRBER, Prefeita Municipal de São Martinho, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de atribuições conferidas pela Lei Orgânica do Município, NOMEIA Os Membros Titulares e Suplentes para comporem o Conselho de Alimentação Escolar – CAE – durante o período de 2013 a 2016, conforme Lei Nº 11.947/2006 e Artigos 18 e 26 da Resolução CD/FNDE Nº 038, de 16/06/2009, no município de São Martinho/RS: PODER EXECUTIVO: Titular: ANA JANETE ATTUATI Suplente: MARLETI MARIA KOCH PROFESSORES: Titular: MARLISE TERESINHA RIBEIRO Suplente: ELENICE GORETE WESCHENFELDER Titular: CARINE BACH ERHARDT Suplente: LEONICE TEREZINHA VARGAS PAIS DE ALUNOS: Titular: SILVIA LEDIANE PADILHA DA SILVA Suplente: FABIANE HUNHOFF Titular: MARCIA CRISTINA BEHNEN DEVES Suplente: LORENI TERESINHA KONRADT SOCIEDADE CIVIL: Titular: LUIZ PAULO ARNT Suplente: GILBERTO SCHNEIDER KRAEMER Titular: ARACI MARIA KERBER Suplente: OLDEMAR HECH WEILLER

Professora Mariléia

Na tarde do dia 9 de março, a professora do IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto, Mariléia Gollo de Moraes, ministrou palestra em São Martinho-RS, durante o 19º Encontro Municipal em Comemoração ao Dia da Mulher, como tema “Conversa de Mulher”. O evento promovido pela Prefeitura de São

Martinho, juntamente a Secretária de Assistência Social, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reuniu no Clube Recreativo e Esportivo São Martinho cerca de 500 mulheres da cidade e interior do município. Durante a Programação, além da palestra, que fez uma reflexão a respeito do tempo de mudanças no cotidiano feminino e de como cada mulher se visualiza nesse tempo, também houve Benção às Mulheres e Recreação Musical com o Grupo Parceria.

GABINETE DA PREFEITA MUNICIPAL DE SÃO MARTINHO, AOS 12 DIAS DO MÊS DE MARÇO DE 2013. ARACI ZELIA KOLLING IRBER Prefeita Municipal Registre-se e Publique-se JAIR PAULO KOERBES Secretário Municipal de Administração

Mulheres presentes no Encontro Carla Maron Jornalista do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto - MTB 12.733 Fone: 55-3781-3555 ou 9938-7017


20

Sexta-feira, 15 de março de 2013

VERONA

CLASSIFICADOS SAVEIRO

SILVERADO

VENDO VERONA, ano 95, completo, VENDO SAVEIRO 2007 1.6 flex, pagaVENDO SILVERADO Duplada 4 portas, bom estado, cor cinza metálico. R$ mento facilitado. 55 9941 9091. 6 cilindros, ar condicionado, vidros e trava 7.500,00.Tratar 99644230. eletrica, direcao hidraulica ano 98. Fone KOMBI (55) 9941-9091. CORCEL II Vende-se Kombi, 2006, 9 passageiros, VENDO CORCEL ll ano 84, otimo de ótimo estado com garantia. interressados mecanica. Fone 55 9941 9091 ligar para 9975-6315

Imóveis à venda

Fone: 55 3781-1973 OPORTUNIDADE DE BONS NEGÓCIOS Plantadeiras e Colheitadeiras seminovas a preços abaixo da cotação. Exposição e vendas na Avenida Getúlio Vargas, 298, Santo Augusto, em horário comercial

- 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, com motor reformado. - 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, Gabinada

PEUGEOT 207 VENDE-SE PEOGEOT 207 sedan, ano 2010, prata, completo (novo). Interessados tratar com Pedro, fone 9644-6880.

GOL Vende-se Gol 1,0 GIII, 8VL, 2p, ano 2001. Tratar fone (55) 9925-0076

CASA- OFERTA

- 1 Plantadeira SFIL 8 linha ano 2000, ótimo estado

Vende-se uma casa no bairro Santo Antonio, rua Dona Sinhá, próximo ao CIEP, Medida 9 x 9,5, tudo alvenaria, com grade por R$ 55.000,00, carro até 15 mil pega no brique. Tratar fone: 9918-2073 com Everaldo.

FUSCAS BARBADA Av. Davi José Martins, 884 – Centro Ijuí Fone: (55) 3332-4242 / Fax: 3332-9592 www.guaracarplus.com.br E-mail: sac@guaracarplus.com.br

MODELO

ANO

COR

Uno Way 1.0

2013

Branco

Agile 1.4 Lt

2011

Prata

Gol GV 1.0

2011

Preto

Palio Fire

2010

Branco

Fox 1.0

2010

Vermelho

Saveiro 1.6 City

2010

Branco

Siena EL

2010

Branco

Siena Fire Flex

2010

Branco

Siena EL

2010

Vermelho

Doblo Adventure 1.8 2009

Cinza

Palio Fire

2009

Branco

Palio Fire Flex

2009

Preto

Fiesta

2009

Vermelho

VENDE-SE um Del Rei, ano 83. Valor R$ 3.000,00. ESCORT 86, R$ 5.000,00. APOLLO 91, R$ 7.000,00. VENDE-SE uma máquina de sorvete expresso, em funcionamento, marca Carpeggiani, R$ 14.000,00. Aceito carro, falar com Antonio, 91197676. VENDE-SE UM CAMINHÃO mb 2013, ANO 71, truque, todo revisado, com pneus novos, puxando na Puro Trato. Valor R$ 52.000,00. Tratar fone 96949386, com Fabricio.

TERRAS

TERRAS

Vendo 12 hectares de terra de máquina a 500 metros da cidade de Santo Augusto. A 500m do IFF. Tratar com Flori, fone 55 9998-0330.

CORSA WIND

Palio Fire

2008

Preto

Siena ELX 1.0

2008

Verde

JANELÃO Vendo janelão tubo e aluminio, medindo 260 por 220 com 2 vidros fixos e vasculante. Somente R$ 250,00. Tratar no fone 9612-9162.

Preto

Fiesta Sedan

2005

Prata

20CLASSIF.pmd

1

Vende-se: Moto YBR 2008, Azul, partida elétrica, roda esportiva, tratar com Digo no fone: (55) 9602-3870

VENDE-SE uma caminhonete 608, em bom estado de conservação. Aceita-se carro no negócio. Trartar com Márcio, fones 55 9948-4032 ou 55 8130-7945.

MOTO E BALANÇA VENDE-SE uma moto CG 125 FAN 2008, e uma BALANÇA CAUDURO, pesa 300 Kg(R$ 280,00). Tratar na Rua Antônio Liberato, 674, Bairro Getúlio Vargas, Santo Augusto.

Prata

2006

MOTO YBR

Vendo 15, 9 hectares de terras nua, de máquina, área de planta de aproximadaWV CAMINHÃO mente 11hec. Na beira do turvo a 8 km do VENDO WV CAMINHÃO 7.90 ano 88, centro de Santo Augusto, com água de vertente e rede de luz elétrica. Preço de bau, bom de tudo. Pagamento facilitado. Fone 55 9941 9091. ocasião. Tratar com Hélio fone 55 8116-7934. CAMINHONETE

Mercedes Benz 200 2009

FUSION SEL

- Fusca, ano 71, motor 1.500, pintura nova. - Fusca ano 74, motor 1.300, pneus bons. - Fusca ano 77, motor 1.300, pneus novos, pintura nova, ótima mecanica. Preço Bom. Tratar com Fucilini pelo fone 99316949

Vendo Corsa Wind 98/99, prata 04 portas, ar,dh,travas elétricas,alarme,rádio, usb, ótimo estado, tratar fone 99041400, com Marquinhos.

A CREDITÁ tem o crédito que faltava para todos os seus projetos decolarem - CREDITÁ para sua lavoura - CREDITÁ para você - INVESTIMENTOS (RENDA FIXA) - CREDITÁ para sua empresa Vanderlei Vicente Sartori Fone: (55) 8135-0187

15/03/2013, 14:51

Vendo Apartamento: com 76 mt2, com 2 quartos 1 vaga garagem, no Bairro Centro. Vendo Apartamento: com 200 mt2 com 2 quartos, 2 vaga na garagem, Bairro Centro Vendo: Apartamento com 172 mt2, 3 quartos(1 suíte),1 v. garagem, B.Centro. Vendo: 2 Salas Comerciais B. Centro, Rua Rio Branco. Casa Alvenaria: com 118 mt2 e terreno com 515 mt2 no B. Getúlio Vargas Casa Alvenaria: com 70 mt2 e Terreno com 370 mt2 no B. Petrópolis. Casa Alvenaria: com 85 mt2 com 3 q no Bairro Santo Antônio ao Lado do CIEP. Vendo: Casa (Ponto comercial) na Av. do Comércio, B. Santa Fé. Casa Alvenaria: 110 mt2, 2 quarto (1 Suite), garagem, no B. Glória. Casa Alvenaria: 70 mt2, 2 quartos, garagem, no B. Glória Casa Alvenaria, com 224 mt2, 1 Suíte + 2 quartos , garagem, no Bairro Zeca Silva. Casa Alvenaria: 3 quartos com 70 mt2, Rua Egberto S. de morais, B. Petrópolis Casa Alvenaria: 2 quartos com 96 mt2, Rua Brasília, B. São Francisco Casa Alvenaria: 2 quartos com 42 mt2, Rua Afonso Pena, B. Santo Antonio. Casa Mista: Rua João S. Lucca, B. Petrópolis, Terreno com 500 mt2. Casa Alvenaria: 83 mt2, 2 quartos.Rua 24 de Julho B. São João. Casa Mista,80 mt2, 3 quartos, Rua Mem de Sá, B. Getúlio Vargas Casa Alvenaria: na Avenida Ângelo Santi, Bairro Getulio Vargas Casa de Alvenaria: com 58.20 mt2, 2 quartos, terreno 287 mt2, B. Getulio Vargas. Casa de Alvenaria: com 120 mt2, 3 quartos, quiosque com 50 mt2, B Getulio Vargas. Casa de Alvenaria: com 108 mt2, 3 quartos, terreno de 680 mt2, B Getulio Vargas. Casa Mista: com 77 mt2, 3 quartos, Rua Zeca Luis -B. Getulio Vargas. Casa Mista- com 81 mt2, 3 quartos, Rua Mem de Sá , B. Getulio Vargas (aceita carro). Casa de Alvenaria, com 112 mt2, 2 quartos, Rua Floresta, Bairro Floresta. Casa Mista: com 66 mt2, 2 quartos, -B. Santa Fé. Casa Alvenaria: com 130 mt2, 2 quartos na Rua São Paulo, B. Santa Fé. Casa Alvenaria, com 45.5 mts2, 2 quartos, Rua Floresta, Bairro Santa Fé Vendo Terreno com 800 mt2 na Rua Rio Branco, B Centro. VENDO TERRENOS QUE PODEM SER FINANCIADOS JUNTO COM A CASA PELA C.E.F NO MINHA CASA MINHA VIDA: Terreno: com 330.90 mt2 na Rua Egberto S. de Morais, sn B. Petrópolis, aceita carro. Terreno: com 234 mt2 Travessa Cul de Sas-B Petrópolis Terreno: com 529 mt2 na Rua Republicano Meirese, B. Gloria Terreno: com 292 mt2 na Rua Valter Jobim, B. Gloria Terreno: 9 x 42 no Bairro Getúlio Vargas (perto campo do Grêmio) 3 TERRENOS na Rua Bom Fim no B. Glória:1º de 14 x 28,com 392 mt2, - 2º de 13 x 26 com 338 mt2 e 3º de 12 x 45 com 540 mt2 13 TERRENOS na Rua Arlindo Scheifel, B. Santa Rita de 12 x 30 com 360 mt2 a partir de r$ 13,000,00 +TERRENOS :Loteamento Maria Valentina, B. Santo Antonio e Loteamento de Idílio Ascoli no B. Gloria. Vendo: Chácara; 3. hectares na RS 155, ao lado da Policia Rodoviária Estadual Casa Alvenaria com 96 mt2, com vertente de agua e divisa com sangue que passa pelo local . Vendo: Chácara: 1,75 hectares, Casa madeira com 63 mt2, água encanada, 2000 mudas de eucaliptos e Erva Mate(colhe 500 arrobas/ano) em Sto Augusto. Vendo: Imóvel Rural 33 hectares de terra, com uma casa de alvenaria de 180 mt2, galpão, maquinas, pomar, açude, com 28 hectares de plantio a 2 km do centro S.A. ALUGO: CASA alvenaria, 2q -no Lot. Maria Valentina.


Sexta-feira, 15 de março de 2013

IMOBILIÁRIAS

21

IMOBILIÁRIA CORRETOR: JAIME PERINI - CRECI 18.216

Rua Rio Branco, 475 Fone Fax(0xx)55 3781-1212 E-mail: jaimeperini@bol.com.br Site: www.jotapeimoveis.com.br

JOTA PE IMÓVEIS VENDE: Área urbana de Santo Augusto Casas BAIRRO CENTRO: C-110: Mista c/122,93m2. Terreno c/425m2. Rua Moisés Viana, 41. C-155: Alvenaria c/143m2. Terreno c/750m2. Rua Floresta, 1056. C-200: Alvenaria c/240,80m2. Terreno c/375,00m2. Rua Floresta, 835. C-201: Alvenaria c/211,46m2. Terreno c/375,00m2. Rua Floresta, 823. C-239: Madeira c/112,00m2 e 84,00m2. Terreno c/802,00m2. Rua Rio Branco, 390. C-241: Alvenaria c/203,22m2. Terreno c/700,00m2. Rua Rio Branco, 378. C-280: Alvenaria c/134,00m2. Terreno c/212,50m2. Rua Moises Viana, 55. C-286: Alvenaria c/106,35m2. Terreno c/490,00m2. Rua Bom Fim, 77. C-290: Mista c/169,06m2. Terreno c/549,00m2. Rua Mauricio Cardoso, 556. C-292: Alvenaria c/150m2. Terreno c/612m2. Rua Moisés Viana, 119. C-294: Alvenaria c/ 329,36m2. Terreno c/478,60m2. Rua Floresta, 727. C-297: Mista c/66,00m2. Terreno c/315,00m2. Rua Mauricio Cardoso, 186. C-304: Mista c/92,99m2. Terreno c/323m2. Rua Moisés Viana, 27. BAIRRO SÃO FRANCISCO: C-037: Mista c/124m2. Terreno 240m2: Rua São Jacó, 122. C-171: Alvenaria, 02 casas. Terreno c/634m2. Rua Castro Alves, 84 e 86. C-258: Alvenaria c/118,59m2. Terreno com 432m2. Rua São Jacó, 261. C-266: Alvenaria c/254,70m2. Terreno c/600m2. Rua São Jacó, 332. C-267: Alvenaria c/144,00m2. Terreno c/448,00m2. Rua São Jacó, 27. BAIRRO GLORIA: C-249: Alvenaria, c/110m2. Terreno com 390m2. Rua Reinoldo Langner, 200. C-278: Alvenaria, c/55m2. Terreno c/248m2. Rua Reinoldo Langner, 66. C-285: Alvenaria, c/99,99m2. Terreno c/243,40m2. Rua 30de Maio, 1599. C-291: Mista c/70,00m2. Terreno c/600,00m2. Rua Tiradentes, 1060. C-295: Alvenaria c/225,96m2. Terreno c/455,06m2. Rua 30 de Maio, 1690. BAIRRO ZECA SILVA: C-038: Alvenaria c/154m2. Terreno c/518m2. Rua João Carlos Silva, 301. C-264: Mista c/107m2. Terreno c/466m2. Rua Moisés Viana, 630. C-265: Mista c/80m2. Terreno c/203m2. Rua 30 de Maio, 1579. C-271: Alvenaria c/116m2. Terreno c/680m2. Rua 30de Maio, 1501. C-282: Alvenaria c/160m2. Terreno c/520m2. Rua 30 de Maio, 1450. BAIRRO SÃO JOÃO: C-287: Alvenaria c/57,14m2. Terreno c/607,00m2. Rua Isaías de Souza, 234. JOTA PE IMOVEIS ALUGA: “Casas” LC-084: Mista, 02 dormitórios. Rua 20 de Setembro, 50. LC-182: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua Castro Alves, 86, São Francisco. LC-206: Mista, 02 dormitórios. Rua Moisés Viana, 27. LC-245: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua São João, 220. “Apartamentos” LA-006: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua Guerino Bolignon, 27. LA-015: Alvenaria, 03 dormitórios. Rua Floresta, 155. JOTA PE IMÓVEIS - O SEU CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO CAIXA. VENHA CONFERIR NOSSAS OFERTAS. ENCAMINHE AQUI SEU FINANCIAMENTO HABITACIONAL.

A CHAVE DOS BONS NEGÓCIOS

Corretores Pedro Augusto Lazzari CRECI-31258 Vera Lúcia Lazzari CRECI-36309 Rua Rio Branco, 755 Fone 0xx 55 3781-1308 55 9962-7527 e-mail: pedro.lazzari@hotmail.com

VENDE Terrenos Urbanos BAIRRO CENTRO: - Av. Comércio, com 456m²; com 12m de frente. - Av. Comércio, com 1.140m²; com 20m de frente. - Av. Comércio, com 1.000m²; com 20m de frente. - R. XV de Novembro terreno com 553m² e 398m². - R. Uruguai esq. com D. Bonés: 1 terreno 1000m². - R. Pe. Roque Gonzáles, 192m². - R. Cel. Júlio P. dos Santos; com 1000m². BAIRRO FLORESTA: - R. São João, 2 terrenos com 450m² e 2 terrenos com 390m². BAIRRO GETULIO VARGAS: - Av. Comércio, 2 terrenos com 200m² cada. - Av. Ângelo Santi, 3 terrenos com 270, 294 e 314 m². - R. Augusto Chagas, 3 terrenos com 276m² cada. BAIRRO PETRÓPOLIS: - Rua Clodomiro Silva, com 305m². - Rua José Maroso, com 1.814m². - Rua Damaceno Bones, 2 terrenos de 250m². BAIRRO GLÓRIA : - R. Bom Fim, com 600m². - R. Mário Fucilini, com 321m². - R. Pedro Prates, com 480m². - R. Reinoldo Langner, com 276m². - R. João C. Silva, com 500m². BAIRRO ZECA SILVA: - Rua Pe. Roque Gonzáles, 2 terrenos com 232 m². BAIRRO SANTO ANTÔNIO: - R. Dona Sinhá, 1 terreno 400 m². ALUGUEL COMERCIAL: - Sala Comercial à Av. Ângelo Santi nº 157, com 200m². - Sala Comercial à Av. Ângelo Santi, nº 372, com 50m². ALUGUEL RESIDENCIAL - Apartamento: à Av. do Comércio, nº 1115 – Centro. (3 quartos). - Casa alvenaria: à Rua Pe. Roque Gonzáles, nº 60 - Centro. (2 quartos). - Casa alvenaria: à Rua Floresta, nº 168 - Centro. (1 suíte, 2 quartos). - Casa alvenaria: à Rua João C. Silva, nº 771 – B. Glória. (2 quartos). - Casa alvenaria: à Rua. Francisco S. Sobrinho, nº 190 – Getúlio Vargas. (3 quartos). - Casa alvenaria: à Rua Hilário Bertolo, nº 200 – B. Sto Antônio. (2 quartos). - Casa alvenaria (porão): à Rua Tiradentes, nº 489 – Centro. (2 quartos). - DISPOMOS DE OUTROS IMÓVEIS URBANOS E RURAIS PARA VENDA.

CRECI:36.691 PILIKA CRECI:41.144 CRISTIANE Avenida do Comércio, 71, Centro Santo Augusto/RS Fone: 3781-3580 / 9963-2602 / 96219016 imobiliarialangner@hotmail.com

TERRENOS A VENDA: • 500m2 :Rua Republicano Meiresse, Bairro Glória. • 191m2: Rua Mende-Sá, Bairro Getúlio Vargas. • 730m2: Rua Floresta, Bairro Centro. • 450m2: Rua São João, Bairro Floresta. • 467m2:Rua São João, Bairro Floresta. E outros mais.

IMÓVEIS A VENDA: • APARTAMENTOS: Rua Avenida do Comércio (em cima da loja Benoiti). • APARTAMENTO:Rua Padre Roque Gonzáles, Bairro Centro. • CASA DE ALVENARIA: 130m2 –Rua Presidente Costa e Silva, Bairro Getúlio Vargas. • CASA MISTA: 200m2- Rua Avenida do Comércio, Bairro Santa Fé. • CASA DE ALVENARIA: 50m2- Rua Floresta, Bairro Centro. • CASA DE ALVENARIA: 70m2- Rua Idelfonso Lucas, Bairro Glória. • CASA DE ALVENARIA: 116m2- Rua Tiradentes, Bairro Glória. • CASA DE ALVENARIA: 170m2-Rua Moisés Viana, Bairro Centro. • CASA DE MADEIRA: 120m2Rua Antonio Liberato, Bairro Getúlio Vargas.

ALUGUÉIS • CASA DE ALVENARIA: SUÍTE + 2 DORMITÓRIOS, WC, SALA, COZINHA, LAVANDERIA, GARAGEM.(PÁTIO FECHADO) RUA 30 DE MAIO, BAIRRO ZECA SILVA. • CASA DE ALVENARIA: 2 DORMITÓRIOS, WC, SALA E COZINHA. RUA FLORESTA, BAIRRO CENTRO. • PEÇA COMERCIAL: RUA RIO BRANCO. • PEÇA COMERCIAL: AVENIDA DO COMÉRCIO.

IMÓVEIS À VENDA!! - Casa Alvenaria Nova - Localizada na Rua Machado de Assis, Bairro Getúlio Vargas, com 2 dormitórios sendo uma suíte, sala, cozinha conjugada, 2 banheiros, lavanderia, garagem com churrasqueira, balcão e pia. Terreno medindo 515m², fechado com muro nos fundo. - Casa de Alvenaria: Localizada na Rua Tiradentes, n° 1230, bairro Gloria, com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem c/ churrasqueira, lavanderia e terreno com pomar e pátio fechado. - Prédio Comercial- Localizada na Av. Ângelo Santi, n°391, Bairro Getúlio Vargas (antiga Agrofel), com terreno medindo 2690m², com deposito de 150m² e escritório 341m² 31x11, com 2 banheiros, recepção, seção de peças e 4 salas p/ escritório. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Mauricio Cardoso, n °631, Bairro Centro, com 2 dormitórios, sendo um com suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem c/ churrasqueira, área de serviço e terreno fechado. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua João Silveira Lucas, n° 238, Bairro Petrópolis, com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem e porão com banheiro,lavanderia cozinha e 1 dormitório. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Uruguai, Floresta, com 3 dormitórios, 2 banheiros, cozinha, 2 sala, garagem p/ dois carros, lavanderia, salão de festas, terreno fechado com mais de 400m². - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua 15 de Novembro, n° 680, Floresta, com 3 dormitórios, sendo uma suíte, sala conjugada c/ lareira, 3 banheiros, garagem, dependência p/ empregada, fechada e porão com lavanderia. -Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Alberto Pasqualini, n° 76, Santa Fé, com 2 dormitórios, sala, cozinha com lareira, banheiro, lavanderia e garagem. -Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Brasília, n° 296, bairro São Francisco, com 3 dormitórios, sala grande, cozinha, 2 banheiros, 3 peça como área de serviço ou dorm. Garagem para dois carros, lavanderia e área coberta. Casa de Alvenaria: Localizada na Rua Damacenos Bones, n° 494, bairro Petrópolis, com 4 dormitórios, 2 banheiros, 2 sala, cozinha, garagem, lavanderia e despensa. - Apartamento- Localizada na Av. do Comércio, 760 - Centro, com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, cozinha e garagem. - Casa Mista- Localizada na Rua Brasília, n° 97, Bairro São Francisco, com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem com churrasqueira, despensa, e área coberta de 90m², terreno medindo 640m². ALUGUEIS -Peça Comercial-Localizada na Rua Rio Branco, Centro. -Casa de Alvenaria – Localizada na Av. Central, n° 1192, São João. -Peça Comercial- Localizada na Rua Getúlio Vargas, n° 93, (próprio para escritório) TERRENOS Terreno - Localizado na Av. do Comércio “centro” ótima localização, terreno de esquina, medindo 768 m². Terrenos localizados na Rua Clodomiro Silva, Bairro Petrópolis, medindo 335,50m². Terrenos: Localizados no Bairro Gloria, c/ asfalto, rede de luz, entrada de água. Terrenos: 2 terrenos localizados na Rua Clodomiro Silva medindo 442m² e 2 terrenos localizados na Rua Jardelino Oliveira medindo 442m². Terrenos: Localizados na Rua São João, próximo ao ginásio, medindo 475m². ÁREAS RURAIS - Área de 3 ha de terra- Localizada próxima a cooperativa Cotrijui. TEMOS MUITO MAIS OPÇOES... Confira!


22

Sexta-feira, 15 de março de 2013

REDENTORA

REGIÃO SEDE NOVA

Prefeito visita PIM realiza acompanhamento deputados na das crianças capital de 0 a 6 anos A Equipe do PIM de Redentora, preocupada com o desenvolvimento e crescimento das crianças que atende, realizou na última semana atividades que proporcionassem as famílias um controle do peso, da altura e da caderneta de vacinação das crianças, com o intuito de promover a saúde e prevenir as doenças, sendo realizado estas atividades em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Foi uma atividade muito importante, pois os familiares trouxeram seus filhos para esta atividade, neste momento foi orientado os mesmo sobre o cartão de vacina que deve estar sempre em dia, sobre o peso, pois sabemos que a alimentação influência no estado de saúde da criança, agendado nutricionista para as crianças que estão abaixo e acima do peso, bem como foi feita orientações para os presentes. Fonte:Administração Municipal de Redentora

O Prefeito de Sede Nova, Elcio Soder, esteve no último dia 07 de março na Capital Gaúcha visitando os Deputados Estaduais Jeferson Fernandes, Aloisio Classmann, e Ernani Polo. Na oportunidade foram tratados assuntos de interesse do município nas áreas da saúde, agricultura e acesso asfáltico. Segundo o Prefeito Elcio “o principal objetivo é dar segmento ao nosso Plano de Governo buscando apoio tanto na esfera Estadual quanto na Federal, para que possamos trazer dias ainda melhores à população sedenovense”. Também aproveitou a oportunidade para entregar o convite para a participação das festividades do 25º Aniversário do Município de Sede Nova.

Prefeito Elcio Soder e Deputado Ernani Polo

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE REDENTORA EDITAL N.° 010 DE 01/03/2013 PROCEDE A SEXTA CHAMADA DE CLASSIFICADOS DO CONCURSO PÚBLICO N.° 001/201 1, HOMOLOGADOS PELO EDITAL N.° 002/2012. MARCOS CESAR GIACOMINI, Prefeito Municipal de Redentora, Estado do Rio Grande, no uso das atribuições que lhe são conferidas em Lei, FAZ SABER aos interessados que prestaram Concurso Público para os cargos de PROFESSOR SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROFESSOR DE GEOGRAFIA, PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, das Leis Municipais n.° 622/85, 809/90, 1763/10 e suas alterações posteriores, e obtiveram as classificações abaixo relacionadas, deverão comparecer até a data de 16.03.2013, no Serviço de Pessoal da Prefeitura Municipal de Redentora, munidos dos documentos necessários para o ato de nomeação, em conformidade com a Legislação vigente:

22REDENT.pmd

1

Prefeito Soder convida Classmann para comemorações do aniversário de Sede Nova

Classmann recebeu prefeito de Sede Nova (Foto: Viviane Dreher)

PROFESSOR SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Nome Classificação Edinara Pit Winskoski 10ª PROFESSOR DE GEOGRAFIA Nome Classificação Luis Henrique Perdoncini Dos Santos 2ª PROFESSOR DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS Nome Classificação Daniele Bonotto Possebon 2ª PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nome Classificação Juliano da Rosa de Moura 2ª GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE REDENTORA, RS, ao primeiro dia do mês março de dois mil e treze (01.03.2013). MARCOS CESAR GIACOMINI Prefeito Municipal

15/03/2013, 14:34

O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, recebeu convite do prefeito de Sede Nova, Elcio Soder (PT), para as comemorações do aniversário de 25 anos do município. Soder entregou convite ao parlamentar e informou que as atividades alusivas à data serão realizadas de 3 a 11 de maio. “Contamos com a presença do deputado, que sempre prestigia os eventos do município e está ao lado da comunidade”, afirmou o gestor. “Reafirmo a minha parceria com Sede Nova, como um dos porta-vozes do município junto ao governo do Estado,”, afirmou o deputado Classmann.

CONCURSO Banco do Brasil Prazo de inscrição: 14 de março a 12 de abril Cargo: escriturário Inscrições: www.concursofcc.com.br Salário: R$ 1.892,00 Taxa de inscrição: R$ 40,00

BINGO Na próxima sexta-feira (15/03) no Salão da Aparecida o Botafogo estará realizando um Bingo Beneficente para arrumar a sede e conta com a colaboração de amigos e todos os clubes. Cartela R$ 5,00. O valor das premiações: 1º Prêmio: R$ 700,00 2º Prêmio: R$ 300,00 3º Prêmio: Surpresa


GERAL

Sexta-feira, 08 de março de 2013

23

Profissionais Dr. Claudio Horing

Dr. Sidnei Ronaldo Daniel

Cir. Dentista CRO 8184 Cir. Ci r. D Den enti en tist ti sta st a CR CRO O 81 8184 84

CRM 18.429 GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA - CLÍNICA GERAL, CIRURGIA (varizes e esclerose das veias)

Odontologia End. Consultório End. En d. C Con onsu on sult ltór lt ório ór io Rua Pe. Ro Roque Gonzales, 371 Rua Ru a Pe Pe. Roqu que qu e Go Gonz nzal nz ales al es,, 37 371 1 Fone: 3781-1621 Res.: 3781-3404 Fone Fo ne:: 37 ne 3781 81-1 81 -162 -1 621 62 1 R Res es.: es .: 3 378 78178 1-34 13404 34 04 SANTO AUGUSTO RS SANT SA NTO NT O AU AUGU GUST GU STO ST O -- RS

Atende: IPE, UNIMED e particular Consultório: R. Independência, s/n(ao lado da Farmazé) - Fone 55 3781-1928 - Santo Augusto

Estética Ortodôntica Clínica Geral

Antonio Vanderlei Pereira ADVOGADO

OAB/RS 8.505

Fone 3781-1311 Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, 560 SANTO AUGUSTO-RS

Ijuí-RS

SUPER GÁS LIGUE GÁS TELE-ENTREGA 3781-1912 9953-4195 Rua Vicente Silva, 512 - Santo Augusto Ru

Materiais Hidroelétricos Ltda - Ferragens - Tintas - Materiais hidráulicos - Materiais elétricos - Produtos para piscina Av. Central, 88 - Fone 3781-1844 Santo Augusto - RS


○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Sexta-feira, 08 de março de 2013

São Martinho: Retomada as Atividades da Prefeita promove encontros Escolinha Municipal durante a Semana da Mulher de Futsal de São Martinho A Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo deu início aos trabalhos esportivos com a Escolinha Municipal de Futsal de São Martinho, na quarta-feira do dia 13 de março de 2013. O secretário Adair Nichele dos Santos (Puro Sangue) desejou as boas-vindas às crianças, falou da importância do esporte na vida delas e fez a entrega do novo material esportivo. A escolinha funciona no Ginásio de Esportes de São Martinho para meninos de 5 (cinco) a 17 (dezessete) anos de idade, sob orientação do monitor Luis Fernando de Oliveira (Sapo) e representarão o município em campeonatos municipais, regionais e estaduais. Interessados em participar da Escolinha Municipal de Futsal, podem fazer suas inscrições na Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo com André Jung, informações pelo fone 3533.1160.

São Martinho-RS

RODÍZIO DE PIZZAS com música ao vivo, dia 22/03(sexta-feira) (55) 96327376 Reservas: (55)3533-1534 (55) 81121804

A prefeita Araci Z. K. Irber promoveu durante a semana da mulher Encontros em Comemoração a esta data tão especial com moradoras do Bairro Friski, Bairro Nichele, e funcionárias da Sede Administrativa no seu Gabinete de Governo, nos dias 04, 06 e 08 de março, respectivamente. Estiveram presentes nos eventos o Vice-Prefeito Beno Ritter, a Secretária da Saúde Cecília Agnes Fucilini, Secretária de Educação Edite Kerber, a Pedagoga da Secretaria de Educação Fabiana Ragasson, a Secretária da Assistência Social Adriane H. dos Santos e a Vereadora Márcia Gregory dos Santos. As mulheres foram recepcionadas pela Prefeita no Gabinete para conhecerem seu local de trabalho. Foram encontros descontraídos, de muitas conversas, trocas de ideias, reivindicações e sugestões, onde ocorreu confraternização entre elas. A Prefeita Araci Irber agradeceu a presença de todas, pontuou os projetos que pretende colocar em prática, como o passeio das ruas do Bairro Friski, casas populares que pretende construir, a reativação da horta comunitária, a criação do Viveiro de mudas de flores para embelezamento dos canteiros municipais, a criação da praça ao lado Centro Comunitário do Bairro Nichele e Friski, instalação de novas fábricas para geração de empregos. Já por sua vez, as moradoras do Bairro Friski, pediram apoio, para a prefeita não esquecê-las, pois a Administração anterior pouco as ajudava que era com muito esforço que conseguiam algum auxílio, pediram atenção especial na saúde e elogiaram os projetos do Governo Municipal. As moradoras do Bairro Nichele reivindicaram uma academia ao ar livre, reformas de casas e agradeceram a atenção da Prefeita. As funcionárias municipais elogiaram a iniciativa da Prefeita pela confraternização que elas receberam. A Prefeita Araci Irber, ressaltou que sempre estará aberta ao diálogo, que fará o possível para realização dos pedidos e que estava muito feliz com a presença destas mulheres e no final de cada encontro entregou para cada uma delas uma singela recordação em comemoração ao dia da mulher.

24

Prefeita e moradoras Bairro Friski

Prefeita e vice moradoras Bairro Nichele

Prefeita e funcionárias

Assembleia geral do STR de Sede Nova Na quarta-feira, dia 06 de Março de 2013, com início as 14h, no Salão Multiuso, realizou-se a Assembléia Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sede Nova. Houve a participação de 82 associados. Esta deuse após a conclusão das reuniões preparatórias para o Congresso, que o STR realizou em cada comunidade. Foram tratados assuntos diversos, como prestação de contas do exercício de 2012, apresentação de relatórios de atividades da diretoria de 2012, aprovação do Convênio dos Aposentados, que visa o desconto automático, mensalmente, de 1,5% no salário para a contribuição de

24CSÃO MARTINHO.pmd

1

associados. Foram discutidos também temas como a saúde; programas de prevenção e conscientização quanto as prinicpais doenças que estão matando muita gente nos dias de hoje, créditos aos agricultores em especial os de emergência e a sucessão da agricultura familiar; projetos e programas que venham a incentivar a permanência dos jovens no meio rural. A Assembleia foi coordenada por Paulo Franz e contou com a participação do acessor do Deputado Altemir Tortelli, o Sr. Geane Rotta Teles; Técnico em Agricultura, Técnico Ambiental e Advogado. Tratou de

15/03/2013, 14:36

assuntos como o Crédito Fundiário e o novo Código Ambiental. Também houve a escolha dos delegados que representarão o STR de Sede Nova noIV Congresso da Fetraf-Sul/CUT, que dar-se-á em São Lourenço do Oeste – SC, de 19 à 21 de Março de 2013. Segue a relação de delegados: Paulo Cesar Franz, Cleiton Fernando Follmann, Claudino João Werner, Genesio Francisco Rohr, Roselei Chiogna e Marlize Gattermann.


GERAL

25GERALCOLOR.pmd

1

Sexta-feira, 15 de marรงo de 2013

15/03/2013, 14:37

25


26

Sexta-feira, 15 de março de 2013

GERAL

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AUGUSTO AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Concorrência n° 001/2013. Tipo: Menor Preço. Objeto: Contratação de serviços de transporte de escolares da rede particular, municipal, estadual e federal de ensino do Município de Santo Augusto-RS para o ano letivo de 2013, nas quantidades de alunos, itinerários e horários descritos no Edital. Edital: Disponível na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, e no sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Data Abertura: 19/04/2013, às 14h. Local Abertura: 3º piso do Centro Administrativo, sito na Rua Coronel Júlio Pereira dos Santos, nº 465, Bairro Centro. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 026/2013. Tipo: Menor preço. Objeto: Contratação para fornecimento de 1.530 cestas básicas a serem distribuídas aos servidores públicos municipais, relativo aos meses de abril, maio e junho/2013, com amparo na Lei Municipal nº 2.214, de 02/03/2011, conforme especificações constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Edital: Disponível na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Sessão de abertura: dia 01/04/2013, às 10h, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239.

Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 019/2013. Objeto: Contratação para fornecimento de peças e serviços necessários a manutenção da Ambulância MB Sprinter 313D, ano 2007, placas IOM 3712, utilizado junto a SMS, no transporte de enfermos, em caráter de emergência. Contratada: VPE – Veisa Com. e Ind. de Peças e Equip. Aut. Ltda. Valor: R$ 785,00. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal EXTRATO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Modalidade: Inexigibilidade de Licitação n° 007/2013. Objeto: Contratação para fornecimento de peças, serviços e deslocamento de técnicos especializados para realizar o conserto da Patrola Caterpillar 120K, ano 2010, nº 24, utilizada junto a SMOVU, nos serviços do interior. Empresa Contratada: Paraná Equipamentos S.A. Valor: R$ 1.254,35. Base Legal: Art. 25, inciso I, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal

José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 027/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Contratação para fornecimento de gêneros alimentícios destinados aos programas coordenados e mantidos pela SEHAS, sendo do Projeto PETI, que atende o Grupo de Crianças e Adolescentes de 06 a 14 anos e do Projovem, que atende adolescentes de 15 a 17 anos, no turno inverso às aulas regulares. Edital: Disponível na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Sessão de abertura: dia 01/04/2013, às 14h, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal

EXTRATO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Modalidade: Inexigibilidade de Licitação n° 008/2013. Objeto: Aquisição de peças necessárias ao conserto do Rolo Compactador CS-533E, ano 2010, nº 26, utilizado junto a SMOVU, nos serviços do interior. Empresa Contratada: Paraná Equipamentos S.A. Valor: R$ 2.138,16. Base Legal: Art. 25, inciso I, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Eletrônico n° 024/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Contratação para fornecimentos de materiais e produtos de copa, cozinha e outros destinados as diversas secretarias, conforme especificações constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Edital: Disponível na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Entrega das propostas: A partir do dia 15/03/ 2013, às 14h no portal. Abertura das propostas: dia 28/03/2013, às 14h no portal. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Eletrônico n° 025/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Registro de Preços para eventual e futuro fornecimento de materiais elétricos destinados à manutenção da iluminação pública de ruas e avenidas do perímetro urbano e á manutenção dos poços artesianos das localidades do interior do Município, coordenados pela SMOVU. Edital: Disponível na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Entrega das propostas: A partir do dia 15/03/ 2013, às 14h no portal. Abertura das propostas: dia 28/03/2013, às 10h no portal. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal AVISO DE REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO O Prefeito Municipal de Santo Augusto-RS, torna público que revogou a licitação, modalidade Pregão Presencial nº 009/2013, de 06/02/2013, referente à contratação de imprensa falada, objetivando a transmissão de programas noticiosos, divulgadores de atos e atividades da administração pública municipal. Base Legal: Artigo 49, da Lei nº 8666/93. Santo Augusto-RS, 13 de março de 2013. Santo Augusto-RS, 13 de fevereiro de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO

Modalidade: Pregão Presencial n° 028/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Contratação para fornecimento de gêneros alimentícios destinados a confecção da alimentação escolar a ser distribuída aos alunos do Ensino Fundamental do EJA/APAE, com recursos do PNAE/EJA-Programação Nacional de Alimentação Escolar Fundamental EJA, aos alunos da rede municipal de ensino, com recursos próprios, aos alunos da pré-escola da rede municipal de ensino, APAE e CNEC, com recursos do PNAP – Programa Nacional de Alimentação Escolar Pré-Escola, aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, da APAE e do CNEC, com recursos do PNAEF-Programa Nacional de Alimentação Escolar Fundamental, aos alunos do ensino médio da CNEC, com recursos do PNAEMPrograma nacional de Alimentação Escolar Médio, alunos de Creche da rede municipal de ensino e da APAE, com recursos do PNAEC-Programa Nacional de Alimentação Escolar em Creche, conforme especificações constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Edital: Disponível na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Sessão de abertura: dia 02/04/ 2013, às 14h, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 14 de março de 2013 José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

NOMEAÇÃO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública as nomeações dos aprovados abaixo relacionados para o provimento dos cargos públicos efetivos, referente ao Concurso Público instaurado pelo Edital nº 01/2010 de 07 de maio de 2010 e resultado final homologado pelo Edital publicado em 20 de agosto de 2010. As Portarias de Nomeações serão publicadas no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 15/03/2013. PARA O CARGO DE: Oficial Administrativo Monitor de Creche Monitor de Creche

1

CLASSIFICAÇÃO 22º 15º 16º

Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 14 de março de 2013

“NÃO USE DROGAS, DOE ÓRGÃOS, DOE SANGUE: SALVE VIDAS”

26EDITAISP.pmd

O CANDIDATO: Felipe Richter Marquely Tais Da Rosa Marli De Fátima Cruz Da Silva

15/03/2013, 14:39


27

VEÍCULOS

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Av. do Comércio, 1352 - Santo Augusto

Fone: 9964-2387 e 3781-1393 S-10 DLX, 2.8 diEsel, 4p completa, 04 F1000, gabine dupla, prata, 86 F1000, baú c/avanço, preta, 90 MB Classe A 160, prata,comp.02 Passat 1.6,original, branco, 84 Celta Branco 05 com ar condicionado Belina 87, Ghia, completa, azul Opala Diplomata 4.1 4 p, comp., 89 Focus Hatch, verde, completo, 01 Astra Sedan Milenium, comp,prata,00 Palio Fire 2p, c/ar cond, branco, 03 Kadett GLS, comp, branco, 94 Verona GL, verde, 92 Uno Fire, 4p, azul, com ar, 04 Siena Fire, prata, 05 Belina original, bege, 86 Ford KA, prata, 2000, completo Gol G IV, 4p, ar e dir., 08, completo Honda XLX 250, 89 Focus 1.6, Sedan, completo, preto, 05 Ford Ka CLX, 1.3, bordô, 99 Gol CLI, 1.8, 2p, azul, 97 Logus GL 1.8, completo, bordô, 94 Escort Hobby, bordô, 94 Corsa Super, 4p, verde, 97 Gol Special, branco, 02 Monza GL,-ar, 4p, branco, 95 Golf 1.6, verde, 00 Gol, azul, 4p, c/ar, 01 Gol Trend, 4p, preto, 07 Palio, 2p, vermelho, 01 Santana, 1.8, 2p, ar e dir. 92 Kadett SL cinza, 90

Modelo

Cor

Ano

Opcionais

GOL G4

BRANC

2008

4P-CPMPLETO

SAVEIRO G3

BRANC

2001

AC-DH

VW

GOL G3

PRETO

2003

AC-DH-TRV-LTD

POLO HATH

PRETO

2003

COMPLETO

GOL SPECIAL

BRANC

2002

ARQ-LTD

GOL SPECIAL

BRANC

2000

ARQ-TRV-AL

FUSCA

CINZA

1984

RARIDADE-2DONO-ORIGINAL

FIESTA SEDAM

PRETO

2005

1.6-COMPLETO

FIESTA 2P

BRANC

2001

AL-ARQ

MONTANA 1.4

PRATA

2009

AC-ARQ-DH

VECTRA

BORDO

2010

COMPLETO

VECTRA

PRATA

1999

COMPLETO

CELTA VHC

PRATA

2004

4P-AC-TRV-AL

CELTA SPIRIT

BRANC

2005

LTD-2P-ARQ

CELTA LIFE

VERM

2009

AC-4P-RODAS

CORSA CLASIC

PRATA

2012

ARQ-DESEMBASADOR

Ford

Chevrolet

NH TC 59 ANO 2000 NH TC 57 ANO 2001 NH 8055 ANO 90 NH 8040 ANO 87 NH 1530 ANO 79 JOHN DEERE STS 9750 ANO 2005 JOHN DEERE 1550 ANO 2003 JOHN DEERE 1450 ANO 2002 JOHN DEERE 1185 ANO 2001 JOHN DEERE 1175 ANO 99 JOHN DEERE 1165 ANO 2001 SLC 7700 ANO 92 SLC 7500 ANO 93 SLC 6300 ANO 94 SLC 6200 ANO 92 SLC 6200 ANO 89 MF 38 ANO 2003 MF 34 ANO 2007 MF 5650 ANO 2007 MF 5650 ANO 86 MF 3640 ANO 85 MF 650 4X4 ANO 2002 MF 291 4X4 ANO 2008 MF 660 4X4 ANO 2005 MF 299 4X4 ANO 2004 MF 292 4X4 ANO 2008 MF 292 4X4 ANO 2003 MF 290 ANO 93 MF 285 ANO 78 MF 283 4X4 ANO 2007 CBT 2105 ANO 84 VALTRA BH 180 4X4 ANO 2002 VALTRA 1580 4X4 ANO 95 VALMET 148 4X4 ANO 89 VALMET 138 4X4 ANO 86 C/ LÂMINA, CONCHA, BÉGUE 2100kg TATU VALTRA BM 125i ANO 2011 VALTRA BM 110 ANO 2004 VALTRA A950X 4X4 ANO 2010 VALMET 885 ANO 94 VALMET 880 ANO 89 VALMET 785 ANO 94 NH TM 150 4X4 ANO 2003 NH TM 7010 4X4 C/ CABINE ANO 2009 NH TM 135 4X4 ANO 2004 FORD 7630 TS 4X4 ANO 2004 FORD 6610 ANO 89 NH TL 100 4X4 ANO 2004 NH TL 80 ANO 2003 NH TL 65 4X4 ANO 2005 JOHN DEERE 6405 4X4 C/ LÂMINA, CONCHA, BÉGUE 750 STARA ANO 2004 JOHN DEERE 5705 4X4 ANO 2007 CASE MAGNUM 240 ANO 2006 + PLANTADEIRA CASE 17 LINHA PLANTADEIRA FANKAUZER 8 LINHA ANO 2002 PLANTADEIRA METASA 9810 12 LINHA ANO 2004 PLANTADEIRA IMASA MPS 2600 ANO 2005 PLANTADEIRA IMASA PLANTUN 10 LINHA, 2003 PLANTADEIRA KF 29 LINHA ANO 2009 PLANTADEIRA STARA SFIL 12 LINHA ANO 2007 PLANTADEIRA STARA SFIL 10 LINHA ANO 2002 PLANTADEIRA SFIL 9 LINHA ANO 2003 PLANTADEIRA SFIL 8 LINHA ANO 2002 PLANTADEIRA SEMEATO SHM 1517 ANO 2002 PLANTADEIRA SEMEATO PERSONAL DRIL 21,2004 PLANTADEIRA VENCE TUDO HIDRAULICA 5 LINHA ANO 96 PLATAFORMA MILHO STARA SFIL 11 LINHA 45cm ANO 2005 PLATAFORMA MILHO GTS 10 LINHA 45cm, 2006 PLATAFORMA MILHO STARA 9 LINHA 45cm, 2006 PLATAFORMA MILHO MF 7 LINHA ANO 99 PLATAFORMA MILHO SLC 4 LINHA ANO 98 PULVERIZADOR JACTO UNIPORTE ANO 2003 PULVERIZADOR JACTO UNIPORTE ANO 94 PULVERIZADOR JACTO AD 18 2000 LITROS 2003 PULVERIZADOR JACTO 8OO LITRO AUTOMÁTICO ANO 2003 MAX SISTEN FORD 6600 C/ COLUMBIA KROS 99 MAX SISTEN FORD 6600 C/ AD18 ANO 2004 MAX SISTEN JOHN DEERE 5600 4X4 C/ JACTO VORTEX ANO 2004 CARRETA JAN ADUBO E GRÃO 10.500kg ANO 2004 FORD F1000 4X4 REDUZIDA C/ AR XLT ANO 1998 MONTANA BOX 21 MTROS ANO 2010

Acesse mais em: www.paulomokan.com

Av. David José Martins, 897 Fone: (55) 3331-6000 Sol Nascente - Ijuí-RS www.sponchiado.com.br

LISTA DE VEÍCULOS USADOS ASTRA HB ADVAN. ASTRA HB ADVAN.

09/10 IPZ-3163 08/09 IOX-6715

ASTRA SEDAN ADVAN. 06/07 DUK-7715 05/06 IMX-5174 CELTA LIFE 07/08 HHM-2285 08/09 IOY-2280

CELTA LIFE CELTA

09/10 HTF-8534 07/08 IOC-9817

CELTA SPIRIT CLASSIC LIFE

00/01 FWP-1818 01/01 IJX-6272

CLIO RT CORSA WIND CORSA HATCH CORSA MILLENIUM

10/11 IRI-9257 01/01 IKE-8243 01/01 IJV-9437 04/04 ILS-6809

CORSA WIND COURIER

12/13 ITM-0398 01/01 IKI-1854

CROSSFOX FIESTA

04/04 MNC-6707 06/06 INB-0786

FOCUS FOX

09/10 IPZ-0063 06/06 INF-8599

FOX FUSION

02/03 IKV-1732 GOLF 1.6 SPORTLINE 09/10 IPZ-7425 GOL SPECIAL

MERIVA PREMIUM MONTANA MONTANA L.S MONTANA SPORT

09/10 IPY-9814 12/13 ITG-3253 08/09 IPL-2226 10/10 ISS-8667 00/00 MBJ-5877 09/10 NLL-9989

PALIO PALIO FIRE

07/08 IOE-1955 07/08 INX-4334

POLO SEDAN PRISMAMAXX

09/10 IQA-1692 01/01 IJX-4398

SANDERO SIENA S10 COLINA S10 EXECUTIVE UNO MILLE FIRE VECTRA ZAFIRA CONFORT ZAFIRA ELEGANCE

05/06 JOA-7406 11/11 IWW-8700 02/02 IKS-4603 97/97 IGS-9100 10/11 IRE-2321 08/09 IOZ-1091

FIAT UNO FIRE

BRANC

2003

AL-TRV-ARQ-4P

PALIO FIRE

PRETO

2001

4P-COMPLETO

PALIO FIRE

BRANC

2007

COMPLETO

Av. do Comércio - 1623 - SANTO AUGUSTO - RS

Fone: 55 3781-1560 PEUGEOT 307

PRATA

Completo + couro 2007

CIVIC LX aut.

Prata

Completo + couro 2001

CLIO SEDAN 1.6

Verde

Completo

2004

DAKOTA SPORT

AZUL

Diesel

1999

ASTRA SEDAN CD

Prata

Completo

2004

ASTRA SEDAN

vermelho Completo

1999

VECTRA ELEG.

Prata

Completo

2008

VECTRA GLS

Verde

Completo

1998

CORSA SEDAN

Azul

MONZA SL

Prata

FOCUS SEDAN

Verde

2002 1993 Completo

2001

FOCUS

Cinza

Completo

2001

FOCUS 1.6

PRETO

Completo

2004

FOCUS 1.6

Preto

Completo

2007

FIESTA CLX

Azul

Completo

1998

FIESTA 4P

Prata

Ar-condicionado

2000

F-1000 Dupla

Branca

Completa

1987

MONDEO

Azul

Completo

1999

ESCORT GLX

Verde

Completo

1998

POLO SEDAN 1.6

Prata

Completo

2005

GOL G4 4P

Prata

Completo

2008

Parcelas a partir de R$ 706,69

Azul

1997

Automóveis

Yamaha NEO

Prata

2008

Parcelas a partir de R$ 144,82

UNO MILLE 1998 R$8.000,00

Motos

GOL BOLA 1998 R$9.900,00

Parcelas a partir de R$ 115,75

VECTRA GLS 1999 R$16.900,00

OFERTA DA SEMANA : UNO MILLE 1998 R$ 8.000,00 à vista

1

Caminhões

GOL MI OFERTAS DA SEMANA:

27VEÍCULOS.pmd

CONSÓRCIOS

Imóveis Parcelas a partir de R$ 92,26

15/03/2013, 14:40

55-3332-3131 e-mail:gasparautomoveis@brturbo.com.br site: www.gasparautomoveis.com.br

UTILITÁRIOS: Amarok CD Highline 2.0 4x4 completo Preta .…12 S-10 Rodeio 2.8 4x4 cabine dupla comp. Cinza..11 S-10 Tornado 4X2 cabine dupla completo Prata..07 S-10 2.4 Cabine Simples DH Prata 01 Montana LS 1.4 completa Vermelha.....................11 Montana Conquest 1.8 Vermelha.........................05 F-1000 HSD XLT 2.5 completo Azul..................... 98 F-100 Motor diesel Basica Preta............................72 GM Astra Advantege completo Preto… 09 Corsa SedanMaxx1.4 completo Cinza….…… 09 Celta 2P ar/c Branco...............................................02 Meriva 1.8 completo Azul........................................04 Kadett gl Branco .....................................................97 Vectra glx completo Vermelho...............................94 Chevette DL 1.6 basico Marrom ............................91 VW Crossfox I Motion 1.6 completo Vermelho...........13 Crossfox 1.6 completo Branco..............................06 Fox 1.0 GII completo Cinza .....................................11 Jetta 2.5 completo banco de couro, teto Prata.....09 Voyage 1.0 ar/c/vê /tve Prata................................10 Gol G5 1.0 4p completo Branco...........................12 Gol G51.0 4p completo Cinza.................................11 Gol 1.0 4p completo Prata.......................................08 Gol Copa 1.6 4p banco de couro completo Prata.06 Gol Special 2p Branco.............................................00 Gol MI 2P ar/q/limp/dês/tVermelho...........................98 Gol cl 1.8 mi básico Branco.....................................97 Gol 100i 2p ar/q/lim/des/tAzul………..............…96 Gol 1000i básico Vermelho.....................................96 Gol Rolling Stones 1.6 basico Preto….............…95 Gol cli 1.6 2p basico vermelho……………….….95 Gol 1000 basico Bege .............................................95 Gol 1000 basico Azul ……......................................94 Voyage CL 1.6 basico Branco .............................95 Quantum gl 2000 dhAzul.........................................93 Parati GL 1.6 basico Cinza......................................89 Fusca 13000l.............................................................82 FIAT Siena Fire Flex 1.0 completo Azul.........................08 Stilo Flex 1.8 completo banco couroPrata.............07 Uno Mille Fire 2p al/tveAzul………………….….04 Uno Mille Fire 2p basicoAzul…………………....02 Uno Electronic 4p ar/q/ve/al//tve Vermelho...........96 Palio Fire 4p vê/tve Branco....................................04 Palio Fire Flex 4p Prata............................................08 Palio Fire 2P básico Cinza.......................................03 Palio ED 4P básico Vermelho.........98 Palio ED 2P básico Azul........................................97 Palio 1.6 4p completo Vermelho......……………97 FORD Ecosport XLS 1.6 completo Azul...........................04 Focus Hatch 1.8 completo Preto...........................03 Fiesta gl class 4p completo Azul...........................00 Fiesta gl class dh/vê 4p Azul..................................00 Fiesta gl 2p básico Prata.........................................00 Verona 1.8i gl básico Vermelho..............................96 Escort gl 1.8 basico Vermalho................................93 RENAULT Sandero Stepway 1.6 completo Vermelho...........11 Sandero Privilége 1.6 completo Preto....................09 Clio Campus Hatch 1.0 completo 4p Prata.............11 Symbol EXP 1.6 completo Vermelho......................10 Scenic Aut 1.6 completo Preta................................07 Scenic Aut 1.6 completo Azul................................06 OUTROS Peugeot 307 1.6 completo,banco de couro..........09 MOTOS Fazer YS 250 LE Preta...........................................10 Neo 115 Prata............................................................09 Biz 125 KS Amarela.................................................09 CG Titan 150 KS Vermelha......................................04


28

GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

SÃO VALÉRIO DO SUL

SOBASA - SOCIEDADE BALNEÁRIA SANTO AUGUSTO

Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador A Administração Municipal de São de Sul em parceria com demais secretarias e o CEREST – Ijuí estará realizando dentro da Programação da Semana do Município de São Valério do Sul, o I ENCONTRO MUNICIPAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR. Este encontro tem como objetivo integrar trabalhadores de diferentes instâncias, para um diálago sobre os processos de trabalho, pois o trabalho tem papel fundamental na vida do ser humano, sendo fonte do seu sustento , é onde pode se sentir útil, produtivo e valorizado, fazendo o trabalho, parte se sua identidade. E cada vez mais o mercado de trabalho se expande, criando um ritmo veloz im-

posto ao ser humano, muitas vezes colocando em risco a saúde física e mental, por conta de prazos, metas e competitividade. Buscando prevenir e repensar as formas de trabalho e os acidentes ocorridos, o município planejou para o dia 19 de março, no Parque Municipal de Eventos, com início às 09:00, a palestra: Prevenção de Acidentes de Trabalho, com os profissionais do CEREST: Mariela Bortolon – Engenheira de Segurança do trabalho; Vandercleison Heusner – Técnico em Segurança do Trabalho e do Hospital HCI Enfermeira Cíntia Oliveski com a Palestra sobre Higienização em Instituições Públicas.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA ORDINÁRIA O presidente da Sociedade Balneária Santo Augusto - Sobasa, Sr. Vergílio Pellin, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o Estatuto Social da sociedade, CONVOCA aos sócios proprietários para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada na sua sede social no dia 15 de Abril de 2013, ás 19: 00 horas em primeira convocação, com presença de 50% mais um dos sócios em pleno uso de seus direitos e em segunda convocação, meia hora após, com qualquer número de associados presentes, com a seguinte ORDEM DO DIA -ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL -PRESTAÇÃO DE CONTAS -ASSUNTOS GERAIS. O prazo para inscrições das chapas encerra dia 31 de março de 2013 e o local para recebimento das mesmas é a SECRETARIA da sociedade em horário comercial, devendo a composição ser de acordo com o estabelecido no estatuto. De acordo com as normas Estatutárias, informa que a comissão eleitoral é composta pelos seguintes membros: Cláudio Roberto Kuhn, Marcos Montagner e Carlos Manenti Júnior. Santo Augusto, 15 de Março de 2013. VERGÍLIO PELLIN Presidente

Comemoração ao Dia da Mulher A Administração Municipal de São Valério do Sul e EMATER convida as mulheres a participar da Comemoração Alusiva ao Dia da Mulher, a qual acontecerá no próximo dia 22 de março, às 13 horas e 30 minutos no Parque Municipal de Eventos. Na oportunidade acontecerá a Palestra Dimensões Humanas com renomado palestrando Jorge Lunardi e após a palestra será servido um delicioso Coffe Break. Contamos com a sua presença. Bregite Elaine Kahl do Espírito Santo Secretária Municipal de Assistência Social.

Leilões Judiciais e Extrajudiciais Maurício Gehm – Leiloeiro Oficial Mat. 245/09 E D I T A L DE L E I L Ã O PRAÇA E INTIMAÇÃO 1º Leilão/Hasta: 26 de Março de 2013, às 15h 2º Leilão/Hasta: 09 de Abril de 2013, às 15h Local : Atrio do Forum de Coronel Bicaco/RS MAURÍCIO GEHM, Leiloeiro Público Oficial, Matriculado na Junta Comercial do Estado do RGS, sob n° 245/09, devidamente autorizado pelo Exmo Sr . Dr. Ruggiero Rascovetzki Sacilotto, MM: Juiz de Direito da Comarca de Coronel Bicaco/RS, VENDERÁ em Hasta Pública, nos dias, hora e local acima mencionados, e mediante as condições estabelecidas no Codigo de Processo Cívil, os bens abaixo relacionados, penhorados judiciamente. 1 – VW Gol 1.0 Copa, cor amarela, ano 2006, placas IND 9362, Renavam 887082106, em bom estado geral. R$ 16.000,00. Proc. 093/1.10.0000490-5 – Jandir Portela Barcelos X Charley Julio de Moura e Alcione Schindler 2 – Fiat Uno S, cor branca, 1986, placas IDB 4287, em regular estado de conservação e funcionamento. R$ 4.000,00 – Proc. 093/1.07.0000247-8 – Fazenda Nacional X André Luiz da Luz e Ivo Gonçalves da Luz. Não havendo licitantes pelo valor de avaliação, os bens serão vendidos, em segunda praça, a quem mais der, inadmitido preço vil, no dia 09 de abril de 2013, no mesmo horário e local. O valor da arrematação poderá ser parcelado, de acordo com o que preceitua o Art. 690 do Código de Processo Civil. Nos processos em que o Credor for a União Federal a arrematação poderá ser parcelada em até 60 prestações mensais corrigidas pela Taxa Selic. Em não sendo encontrados ou cientificados por qualquer razão, ficam devidamente intimados, pelo presente Edital, as partes e seus cônjuges, credores hipotecários, pignoratícios, anticrético, usufrutuários, senhorio direto, bem como todos os demais interessados, suprindo-se as determinações contidas nos Artigos 687, § 5º e 698 do CPC. Fica a cargo do arrematante, adjudicante ou remitente, conforme o caso, o pagamento da Comissão do Leiloeiro, no equivalente a 10% sobre o valor da arrematação. Informaçoes adicionais com o Leiloeiro, pelos fones: (55) 3781-3470 – (55) 99732799. Coronel Bicaco, março de 2013.

Leilões Judiciais e Extrajudiciais Maurício Gehm – Leiloeiro Oficial Mat. 245/09 E D I T A L DE L E I L Ã O PRAÇA E INTIMAÇÃO 1º Leilão/Hasta : 26 de Março de 2013, às 10h 2º Leilão/Hasta : 09 de Abril de 2013, às 10h Local : Atrio do Forum de Campo Novo/RS MAURÍCIO GEHM, Leiloeiro Público Oficial, Matriculado na Junta Comercial do Estado do RGS, sob n° 245/09, devidamente autorizado pela Exma Sra Dra Catia Paula Saft, MM: Juíza da Comarca de Campo Novo/RS, VENDERÁ em Hasta Pública, nos dias, hora e local acima mencionados, e mediante as condições estabelecidas no Codigo de Processo Cívil, os bens abaixo relacionados, penhorados judiciamente. 1 – Uma fração de terras de 10.000m², dentro de uma área maior de 80.666,66m² e está dentro de área maior de 242.000m², localiada rm Braguinha, Braga. Mat. 354 do CRI de Braga. R$ 15.713,60 – Proc. 088/1.06.0000695-8 - Marcos Miguel de Lima X Luiz Ribeiro Skittberg. 2 - Parte do lote urbano n. 317, da quadra 62, com 400m², no lado par da Rua Antonio Lorenzon, distando 25,00m da esquina com a Rua Major Eugênio Correa, dentro do quarteirão formado pelas ruas Antonio Lorenzon, Major Eugênio Correa, Izidoro Marodin e Major Rodolfo Rospide, em Sede Nova, confrontando ao Norte, em 32m com o lote n. 316, so Sul, em 32m com o lote 322, ao Leste, em 25m com o lote n. 318 e, ao Oeste, em 25m com a Rua Antonio Lorenzon, sobre o qual se encontra edificada uma casa de alvenaria coberta parte com telhas de barro, aprte com brasilit, medindo aproximadamente 8m X 11m, construída no ano de 1995. Mat. 3.118 do CRI de Humaitá. R$ 40.000,00 – Proc. 088/1.09.0000950-2 – Município de Sede Nova X José Frederico Calegaro. 3 – Uma fração de teras de 30.000m², em condomínio e dentro de área maior de 85.000m², localizada em Três Vertentes, Braga, confrontando: ao Norte, com o Rio Turvo e com José Pazini, ao Sul, com o Rio Turvo e ao Leste, com Norberto Della Libera, ao Oeste, com Waldemar Della Libera e Antonio Baldo e, ao Leste e Oeste, com Wilma Pazt. Mat. 3.033. R$ 29.316,34 Proc. CP. 088/1.12.0001164-2 Imacol – Com. De Insumos e Máquinas Agrícolas Santo Augusto Ltda X André Marangon e Rosmeri Della Libera. 4 - Salas comerciais 01 e 02, localizadas na parte frontal de um predio de alvenaria, inacabado, com a área privativa , a primeira de 26m² e a segunda de 60m², conforme planta baixa juntada ais autos, fl. 19, de frente para a Av. Pe. Bernardo. Referido prédio encontra-se edificado sobre parte do lote n. 01 da quadra n 49, com área de 295m², situa-se a quadra entre a Av. Pe. Bernardo, quadra n. 50 e o lajeado Caraguatai, ficando o terreno a margem do lajeado Caraguatai, nesta cidade, confrontando ao Norte, com parte do mesmo lote n. 01 de propriedade de Rodrigues & Pianesso Ltda, numa linha de 27m, ao Sul e Leste, com o Lajeado Caraguatai, numa extensão de 34,50m e, ao Oeste, com a Av. Pe. Bernardo, numa frente de 22,00m. Mat. 1880. R$ 20.000,00. Proc. 088/3.09.0000046-1 Celso Casali X Pedro Plestch. 5 – Motoneta Yamaha Crypton T105E, placa IKR 5002, chassi 9C6KE0200200522486, RENAVAM 00783859988, cor preta, ano 2002, em bom estado. R$ 1.800,00. Proc. 088/1.07.0001157-0 Estado do RGS X Adão de Jesus Verdum e Getulio Cezimbra Bueno. Não havendo licitantes pelo valor de avaliação, os bens serão vendidos, em segunda praça, a quem mais der, inadmitido preço vil, no dia 09 de Abril de 2013, no mesmo horário e local. O valor da arrematação poderá ser parcelado, de acordo com o que preceitua o Art. 690 do Código de Processo Civil. Em na sendo encontrados ou cientificados por qualquer razão, ficam devidamente intimados, pelo presente Edital, as partes e seus cônjuges bem como os credores hipotecários, pignoratícios, anticrético, usufrutuários, senhorio direto, e ainda todos os demais interessados, suprindo-se as determinações contidas nos Artigos 687, § 5º e 698 do CPC. Fica a cargo do arrematante, adjudicante ou remitente, conforme o caso, o pagamento da Comissão do Leiloeiro, no equivalente a 10% sobre o valor da arrematação. Informaçoes adicionais com o Leiloeiro, pelos fones: (55) 3781-3470 – (55) 99732799. Campo Novo, 11 de março de 2013.

28GERAL.pmd

1

15/03/2013, 14:41


GERAL

Sexta-feira, 15 de março de 2013

29

Porque vivemos endividados

INHACORÁ

Por Marcos Luthero

Encontro de Mulheres

Autoridades presenteS no evento

No último dia 13 de março realizou-se nas dependências do CTG Hermagoras Rolim o XI Encontro de Mulheres do município de Inhacorá. Durante o encontro pela parte da manhã ocorreu uma palestra com a ATR Regional da Emater de Ijui Márcia Barboza que falou sobre a Valorização da Mulher nos dias de hoje. Ao meio dia foi servido um delicioso almoço preparado por uma equipe de cozinheiros comandada pelo vice-prefeito José Donildo da Silva Santos. Na parte da tarde realizou-se oficinas e sorteio de prêmios para as mulheres presentes. A administração em nome da prefeita Cledi Marli Pires Savariz agradece e parabeniza a todas as mulheres que participaram do evento.

Equipe que preparou o almoço para as mulheres

As dívidas se tornaram uma epidemia nacional: estão em todas as faixas de renda e de idade, não distinguem sexo e nem escolaridade. Uma recente pesquisa do IBGE apontou que 75% da população brasileira não chega ao final do mês com o que ganha, isso é, falta dinheiro e sobra mês. Para esses o contra-cheque virou contra-choque. As pessoas deveriam poupar pelo menos 10% dos seus ganhos para viverem financeiramente seguras, mas a grande maioria gasta mais do que ganha. O sistema vem imprimindo em nossas mentes desde a infância, através da propaganda e dos filmes infantis, que para sermos felizes e bem-sucedidos precisamos ter, e vai mais além, sugere a todo momento o caminho aparentemente menos penoso para se obter as coisas – que é o de financiar tudo em suaves prestações. Uma criança aos dez anos de idade já conhece e identifica cerca de 300 marcas de produtos. Os endividados, enquanto invejam ou imitam os outros, dificilmente sairão do atoleiro das dívidas em que se encontram. Já é quase um sinal de pobreza andar a pé ou de transporte coletivo. Toda criatura que se preza tem que ter um carnê de financiamento de um carro, de uma moto ou de uma TV com a tela plana de cinquenta polegadas. Todas as mulheres que vão ter bebê precisam fazer cesariana e antes de completar os cinquenta anos de idade fazer uma plástica, sendo essa última uma “necessidade” que os homens também estão passando a sentir. Os adolescentes, para se sentirem aceitos pela tribo, precisam usar roupas e tênis de marca, ter um Ipod, usar aparelho ortodôntico, ir na Disney ou morar no exterior, nem que seja durante uma temporada, para não serem acometidos por um doloroso sentimento de inferioridade.

Todos podem se sair bem na administração do dinheiro, é questão de aprendizado e disciplina. A regra de ouro para a saúde financeira é muito antiga: “de tudo que se ganha, economizar 10%” e hoje, mais do que nunca, aplicar o dinheiro com inteligência financeira. Há evidências que essa regra já era praticada pelos cidadãos ricos e bem-sucedidos da antiga Babilônia a 2.600 anos atrás. Segundo a pirâmide de Maslov, assim que uma necessidade é satisfeita aparece outra. Para quem está próximo do abismo, o primeiro passo a ser dado deve ser para trás. O brasileiro médio ganha em torno de seis reais por hora de trabalho, mas gasta isso facilmente por impulso em segundos. Para evitar fazer compras ou assumir dívidas por impulso, pergunte-se antes de comprar: – Eu quero? – Eu posso? – Eu preciso? Com relação à gestão financeira, pode-se dividir a sociedade em três grupos: – Os que gastam mais do que ganham. São os que vivem endividados. – Os que gastam tudo o que ganham. Não têm dinheiro, mas também não têm dívidas. – Os que gastam menos do que ganham. Fazem parte da minoria que colocam o dinheiro a trabalhar por eles. Notícias econômicas nos dão conta que 25% da renda dos brasileiros está sendo usada para pagar juros. Em que grupo desses três você quer estar? Marcos Luthero é consultor, coaching e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas financeira, mercadológica, planos de negócios e planejamento estratégico. E-mail: itn@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

DOMINGUEIRA Festa do Município de Inhacorá Dia 17/03/2013 a partir das 15:00 horas Momento do almoço

Local: Ginásio de Esportes Ingresso LIVRE

CHIAPETTA

Banda 4 por 4 (4x4)

Palestra com a ATR Regional da Emater de Ijui, Márcia Barboza

Atenção proprietários de terras A Conrad Imóveis está cadastrando áreas de terras para venda. Se você tem uma área de terras, de qualquer tamanho e quer vender venha conversar com a gente, temos compradores cadastrados. Se você quer comprar uma área de terras, venha conversar com a gente, temos vendedores cadastrados. Temos para venda, excelentes imóveis urbanos, com exclusividade. Conrad imóveis, em Santo Augusto – RS, em diagonal com a Sicredi. Na rua XV de novembro n°.448. Centro. Fone: (55) 3781-3884. Cel: (55) 9998-0330

29REG.pmd

1

15/03/2013, 14:42


30

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Contrato Administrativo nº006/2013 referente ao Processo Licitatório 003/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Jaime André Roque e Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de gêneros alimentícios para produção de merenda escolar. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término do material contratado ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº007/2013 referente ao Processo Licitatório 004/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Jaime André Roque e Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de gêneros alimentícios para produção da merenda escolar. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término do material contratado ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato de Prestação de Serviços nº008/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa COMPUSERVICE. Objeto: Prestação de serviços. Vigência: 01 de Janeiro de 2013 a 31 de Dezembro de 2013. Contrato Administrativo nº009-01/2013 referente ao Processo Licitatório 005/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Jaime André Roque e Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de materiais de higiene e limpeza e materiais de consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término do material contratado ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº009-02/2013 referente ao Processo Licitatório 005/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Leila M. Staffen. Objeto: Fornecimento de materiais de higiene e limpeza e materiais de consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término do material contratado ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº010-01/2013 referente ao Processo Licitatório 006/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Maquipel Comércio e Representações Ltda. Objeto: Aquisição de materiais de expediente e consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término da quantidade contratada ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº010-02/2013 referente ao Processo Licitatório 006/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Do Sul – Distribuidora de Produtos Domésticos Ltda. Objeto: Aquisição de materiais de expediente e consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término da quantidade contratada ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº010-03/2013 referente ao Processo Licitatório 006/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Dressler Informática Comércio e Representações Ltda. Objeto: Aquisição de materiais de expediente e consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término da quantidade contratada ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº010-04/2013 referente ao Processo Licitatório 006/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa HPR Informática e Acessórios Ltda - EPP. Objeto: Aquisição de materiais de expediente e consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término da quantidade contratada ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº010-05/2013 referente ao Processo Licitatório 006/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Jaime André Roque e Cia Ltda. Objeto: Aquisição de materiais de expediente e consumo. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término da quantidade contratada ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente.

Contrato Administrativo nº011-01/2013 referente ao Processo Licitatório 007/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Dressler Informática Comércio e Representações Ltda. Objeto: Fornecimento de equipamentos. Vigência: a partir da data de assinatura do contrato até o término da garantia que será de um ano a contar da emissão da nota fiscal. Contrato Administrativo nº011-02/2013 referente ao Processo Licitatório 007/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Maquipel Comércio e Representações Ltda. Objeto: Fornecimento de equipamentos. Vigência: a partir da data de assinatura do contrato até o término da garantia que será de um ano a contar da emissão da nota fiscal. Contrato Administrativo nº011-03/2013 referente ao Processo Licitatório 007/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Jaime André Roque e Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de equipamentos. Vigência: a partir da data de assinatura do contrato até o término da garantia que será de um ano a contar da emissão da nota fiscal. Contrato Administrativo nº013/2013 referente ao Processo Licitatório 009/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Jaime André Roque e Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de gêneros alimentícios para produção de merenda escolar da APAE. Vigência: a partir da data da assinatura do contrato até o término da quantidade contratada ou até 31 de dezembro de 2013, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº014/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Machado e Wasckievicz & Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de lubrificantes e aditivos. Vigência: partir da data de assinatura do contrato até o término da quantidade do objeto contratado ou até 31 de dezembro de 2013, ou seja, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº015-01/2013 referente ao Processo Licitatório 014/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Comércio de Pneus e Recapagens Boa Vista Ltda. Objeto: Fornecimento de serviços de recapagens de pneus. Vigência: partir da data de assinatura do contrato até o término da quantidade do objeto contratado ou até 31 de dezembro de 2013, ou seja, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº015-02/2013 referente ao Processo Licitatório 014/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Ary Thomé & Cia Ltda. Objeto: Fornecimento de serviços de recapagens de pneus. Vigência: partir da data de assinatura do contrato até o término da quantidade do objeto contratado ou até 31 de dezembro de 2013, ou seja, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº015-03/2013 referente ao Processo Licitatório 014/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Steffen Pneus Ltda. Objeto: Fornecimento de serviços de recapagens de pneus. Vigência: partir da data de assinatura do contrato até o término da quantidade do objeto contratado ou até 31 de dezembro de 2013, ou seja, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº016-01/2013 referente ao Processo Licitatório 013/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Comércio de Pneus e acessórios LM Ltda. Objeto: Fornecimento de pneus novos. Vigência: a partir da data de assinatura do contrato até o término da quantidade do objeto contratado ou até 31 de dezembro de 2013, ou seja, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº016-02/2013 referente ao Processo Licitatório 013/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Steffen Pneus Ltda. Objeto: Fornecimento de pneus novos. Vigência: a partir da data de assinatura do contrato até o término da quantidade do objeto contratado ou até 31 de dezembro de 2013, ou seja, o que vier a ocorrer primeiramente. Contrato Administrativo nº017/2013 referente ao Processo Licitatório 008/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Braga e a empresa Antonio M. de Souza Transportes. Objeto: Realização de transporte escolar. Vigência: a partir da data de assinatura do contrato até o término do ano letivo de 2013.

BINGO EXTRATO DE LICITAÇÕES 2013 Nº

07

MODALIDADE

PREGÃO PRESENCIAL

DATA

DATA

PROCESSO

ABERTURA

DATA

OBJETO

EMPRESAS

HOMOLOGAÇÃO

LICITADO

ADJUDICADAS

Aquisição de equipamentos - Dressler Informática para a Secret. Municipal de - Jaime André Roque & Cia Ltda Educação e Escolas Municipais de Ensino - Maquipel Com. e Repres. Ltda Fundamental Adelarmo Nunes e Valentin O. Sopran; Esc. Munic. De Educ. Infantil Pingo de Gente e Esc. Munic. de Educ. Infantil Pré-escola Albino Venzo.

08/01/2013

29/01/2013

30/01/2013

Contratação de empresa para realização de serviço de - Antonio M. de Souza Transportes transporte escolar para o período letivo do ano de 2013.

08

PREGÃO PRESENCIAL

09/01/2013

29/01/2013

30/01/2013

09

PREGÃO PRESENCIAL

09/01/2013

30/01/2013

31/01/2013

Aquisição de gêneros alimentícios para a produção - Jaime André Roque & Cia Ltda da merenda escolar, a ser distribuída aos alunos da APAE Genovan Ribeiro do Nascimento.

MODALIDADE

DATA

OBJETO

EMPRESAS

HOMOLOGAÇÃO

LICITADO

ADJUDICADAS

10

PREGÃO PRESENCIAL

DATA

DATA

PROCESSO

ABERTURA

09/01/2013

30/01/2013

31/01/2013

VALOR R$ -6.398,94 - 202,96 -2.143,34

- 2,20 p/Km

- 203,95

VALOR R$

Aquisição de óleos lubrificantes e aditivos - Auto Posto Avenida – Machado & -61.170,00 automotivos para manutenção Waskievicz Ltda da frota municipal de veículos no exercício de 2013

Implantação de sistemas integrados de gestão pública

12

PREGÃO PRESENCIAL

15/01/2013

14/02/2013

DESPACHO DE ARQUIVAMENTO EM 15/02/2013

13

CONVITE

15/01/2013

06/02/2013

18/02/2013

Aquisição de pneus novos - Comércio de Pneus e Acessórios - 74.010,00 para manutenção da frota LM Ltda; -3.300,00 municipal de veículos. - Steffen Pneus Ltda

13/02/2013

Serviços de recapagens de -Comércio de Pneus e Recapagem - 58.068,00 pneus para manutenção da Boa Vista Ltda; -2.900,00 frota municipal de veículos. -Steffen Pneus Ltda

- Ari Thomé & Cia Ltda;

14

30EDITAIS.pmd

CONVITE

15/01/2013

31/01/2013

1

- 8.840,00

Na próxima sextafeira (15/03) no Salão da Aparecida o Botafogo estará realizando um Bingo Beneficente para arrumar a sede e conta com a colaboração de amigos e todos os clubes. Cartela R$ 5,00. O valor das premiações: 1º Prêmio: R$ 700,00 2º Prêmio: R$ 300,00 3º Prêmio: Surpresa

15/03/2013, 14:45

COOPERATIVA DE MÁQUINAS CELEIRO LTDA CNPJ/MF 02955205/0001-56 ICMS 115/0031171 Av. Ângelo Santi, 150 – SANTO AUGUSTO/RS Fundada em 01/12/1998 “Onde cada um faz a sua parte, todos ganham” EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2013 ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA O Sr. Presidente da COOMACEL - COOPERATIVA DE MAQUINAS CELEIRO LTDA – CNPJ 02.955.205/ 0001-56, em conformidade com os Artigos 25º e 38º de seu Estatuto Social. Convoca os senhores associados, que nesta data somam 25 (Vinte e cinco), para se Reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA que se realizará no dia 28 de Março do ano 2013, na sede da cooperativa, sito a Av. Ângelo Santi, 150, nesta cidade, em primeira convocação às 17:30 Horas com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados, e em Segunda convocação às 18:30 horas com a presença de metade mais um dos associados e em terceira e ultima convocação às 19:30 Horas com a presença de 10(dez) associados, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1)- Prestação de Contas relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012, compreendendo nesta: a)- Relatório da Administração; b)- Balanço Geral c)- Demonstrativo das sobras ou rateio das perdas; d)- Parecer do Conselho Fiscal; 2)- Destinação das sobras ou rateio das perdas; 3)- Admissão e Demissão de Associados; 4)- Eleição dos Membros do Conselho Fiscal; 5)- Assuntos Gerais. Santo Augusto – RS 01 de Março de 2013. Pedro Rotlli Presidente

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA – Nº 01/2013 O Presidente da COOPERATIVA RURAL MACIEIRA LTDA-COOPEMA, signatário, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas pelo artigo 49, do seu Estatuto Social, CONVOCA OS SENHORES ASSOCIADOS, para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 22 de março de 2013, na sua sede social, localizada na Rodovia RS 155 km 44, Macieira, Nova Ramada / RS. Em primeira convocação, as 17:00 hs (Dezessete horas) com o quorum de 2/3 (dois terços) do número de associados em condições de votar. Em segunda convocação as 18:00 hs (Dezoito horas) com metade mais 1 (um) dos associados em condições de votar. E, em terceira e última convocação as 19 hs (Dezenove horas) com o número mínimo de 10 (dez) associados em condições de votar. Para efeito de quorum para a instalação da Assembléia Geral, são 37 (trinta e sete) o número de associados em condições de votar. Com o fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: 1) Prestação de contas relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012, compreendendo nesta: a) Relatório da gestão; b) Balanço; c) Demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da Sociedade; d) Parecer do Conselho Fiscal. 2) Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da Sociedade, deduzindose, no primeiro caso, as parcelas para os Fundos Estatutários; 3) Eleição e posse dos componentes do Conselho Fiscal; 4) Assuntos Gerais. Nova Ramada/RS, 12 de março de 2013. Vanderlei Roberto Richter Presidente


ESPORTES

Campeonato Municipal de Bochas 2013 Teve início na terça-feira dia 12 de março de 2013, o CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHAS 2013 organizado pelo DESA. A abertura oficial do evento aconteceu na Comunidade da Costa do Turvo que é a atual campeã. Na ocasião marcaram presença a Secretária de EduCHAVE A: Costa do turvo A Granja Depiere Galpão Crioulo do Horácio Esquina Fátima B Mercado Tamiozzo Pedro Paiva B São Francisco AFUBOP CHAVE B: Santo Antonio A América B Pedro Paiva A Glória A

cação, Cultura e Desporto Zaira Meirelles Rotili, e do diretor do DESA Alvair Richter. A competição deste ano contará com 24 equipes participantes, divididas em 03 chaves, com jogos nas terças e sextas-feiras. Radio Querência Esquina Fátima A Carreteiro B Costa do Turvo B CHAVE C: Gloria B Serralheria Santo Augusto América A Passo da Lage Carreteiro A AFUMUSA Mercado São Francisco Santo Antonio B

Copa RPI/Vencal Esportes de Futsal - 3ª edição Santo Augusto estará participando da Copa dos Campeões de Futsal em Ijui RS, e será representada pela Equipe Frizzo Engenharia / TJS Construção Ltda, empresas estas que estarão custeando todos os jogadores e comissão técnica do importante torneio de Futsal da Região e elevando o nome de Santo Augusto no Futsal. A própria vinheta da Radio de Ijui já fala tudo, “ um desfile do melhor do Futsal da Região”, na sexta passada teve o sorteio dos grupos e janta de esclarecimento do regulamento, que segue os mesmos moldes do Futebol de Campo, aonde Santo Augusto já participa. As chaves ficaram assim formadas:

Equipe Frizzo Engenharia, representante de Santo Augusto Chave C M.B. T. – Boa Vista do Cadeado Imobiliária Líder – Ijui Esporte – Ijui Escritorio Michelon – Ijui Os jogos começaram na noite de ontem (14-03-13), quinta feira e prosseguem na sexta feira, sendo sempre nestes dias (quinta e sexta feira), o segundo jogo da noite sempre transmitido pela Radio Progresso de Ijui. A Equipe Frizzo Engenharia e basicamente montada com atletas de Santo Augusto e reforços de Santa Rosa e Santiago.

Chave A Toca Fogo – Cruz Alta Partenon – Eugenio de Castro Cabanha Lima – Nova Ramada Frizzo Engenharia – Santo Augusto Chave B Ass. Chiapetta – Chiapetta Ortopedia Ijui – Ijui Metal Baner – Panambi X Salada – Augusto Pestana

31G.pmd

1

Segundo o treinador Tarcisio, a equipe é forte e tem chances de competir de igual para igual com todas a equipes do torneio, a estreia de Santo Augusto na competição acontece dia 2103-13, próxima quinta feira, no 1º jogo da noite e enfrenta a equipe da Cabanha Lima de Nova Ramada. A premiação do torneio também e significante, com valores em dinheiro para campeão e vice e 300 litros de chope para o campeão e 150 litros de chope par o vice e ainda troféu, medalhas e um fardamento para equipe campeã.

Sexta-feira, 15 de março de 2013

Renato Marodin

remarodin@yahoo.com

31

Eduardo Lorenzoni lorenzonisf@bol.com.br

FUTEBOL DA DUPLA Perder quando pode perder Título,Baile,Grupo e Ibsen Quando a imprensa já titulava o Grêmio como favorito para conquista do tri campeonato da américa, veio a derrota para o Caracas em um momento onde o Grêmio poderia perder, no mesmo caso contra o Huachipato no 1º jogo, as vezes um derrota amadurece mais o grupo e une ele deixando fechado e focado para a conquista do título, as vezes o que a imprensa solta na mídia, ajuda! Depois da boa apresentação contra o Fluminense no Rio de Janeiro, e da goleada contra o Caracas em casa, um balde de água fria, na semana em que a Venezuela estava de luto pela morte de Hugo Chaves, O Grêmio com um primeiro tempo razoável e um segundo tempo terrível perdeu para o Caracas por 2x1, onde o destaque negativo foi Cris. Com certas derrotas o time cresce e vê que detalhes no jogo fazem uma enorme diferença. Luxemburgo está teimando demais, cometendo falhas de treinadores inexperientes, mexendo errado, a maneira em que fez o time jogar o segundo tempo contra o Caracas, fugiu do estilo Grêmio também está insistindo no Marco Antônio. Repetições de erros! Tirar Elano somente para testar o novo esquema. Mas esse time tem muito a evoluir é apenas o quarto jogo da equipe, que ainda deve ter a chegada de um zagueiro para o lugar de Cris, que deixou muito a desejar na Venezuela. Rui Costa negou que Dedé seja o nome do zagueiro que estamos em negociação. Zagueiro e um meia serão contratos para as oitavas-definais da Libertadores. Agora pelo returno do Gauchão neste sábado às 18:30 enfrentamos o Lajeadense (que fez a melhor campanha do 1º turno) na Arena. E voltamos pela Libertadores somente no dia 10/04 também na Arena contra o Fluminense.

Titulo – vencemos o São Luiz de Ijuí, com sobra, em uma final de turno que foi simplesmente um massacre. Baile – o que aconteceu no último domingo em Ijuí lembra os fandangos Gaúchos por todo o RS. Foi um Baile o que houve no estádio 19 de outubro. Baile II – 5x0, 8x1, 8x0, são placares aplicados pelo Campeão de Tudo em decisões recentes do Campeonato Gaúcho. Baile III – o nosso tradicional rival, está sendo inteligente pois, para evitar grandes constrangimentos acaba por perder seus jogos antecipadamente, pois assim evita o vexame de goleadas desse quilate. Ibsen – O hoje Presidente do Conselho Deliberativo, já foi até Presidente da República por um dia. Vem agregar experiência política ao clube, possui acesso há vários segmentos e deve corroborar, e muito, em questões cruciais para o clube, como por ex. a negociação das cotas da TV. Grupo - até o momento, o Inter apresentou os laterais-direito Gabriel e Hélder, os volantes Willians e Airton, o meia Vitor Júnior e o atacante Caio, além de ter “repatriado” o goleiro Lauro, o zagueiro Ronaldo Alves e Gilberto. Grupo II – Lauro e Gilberto podem sumir não farão falta. Ronaldo A. parece que serve para compor o grupo. Mas pPrecisamos de um meia urgente. Conquista – não sei se podemos usar como parâmetro o Gauchão, porém o que podemos observar é que o time com Dunga e Paixão se doa os mais de 90 minutos. Isso é a base para um futuro promissor.

Identificado homem que morreu atropelado em Santo Augusto A vítima foi identificada como Davi Moreira de Camargo, 63 anos A Polícia Rodoviária Estadual de Santo Augusto atendeu no final da noite de quartafeira, 13, uma ocorrência de atropelamento com vítima fatal no Km 76, da ERS 155, em frente a Estância de Rodeios Nerci Liberato da Conceição. No acidente um ônibus da empresa Ouro e Prata que trafegava sentido Três Passos/ Santo Augusto, atingiu um homem que andava no meio da via. O fato aconteceu por volta das 23h30min. A vítima morreu na hora e foi identificada como Davi Moreira de Camargo, 63 anos, morador de Rincão dos Moreiras. Davi não portava documentos, o que dificultou sua identificação. O corpo foi encaminhado ao IML de Três Passos para necropsia.

15/03/2013, 14:46


○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ Informando a região desde 05/03/70

VENDE-SE um gerador usado em bom estado de conservação, motor MWM, 6 cilindros acoplado a um gerador marca General Eletric de 60 KW. Interessados tratar no Hospital Bom Pastor, ou pelo telefone 55-3781-3843.

32CCAPA.pmd

1

15/03/2013, 14:47

jornal semanal  

jornal o celeiro

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you