Issuu on Google+

Fundado em 05/03/1970 ANO 44 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 29 DE MARÇO DE 2013 Nº 2257

Mais alimentos pela SEHAS Para atender crescente demanda, a Central de Alimentos, vinculada à Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SEHAS) de Santo Augusto, está intensificando a produção. São pães, bolachas, cucas, bolos e sucos que beneficiam usuários de programas e projetos, como a merenda escolar. Página 5

Inhacorá completou 21 anos Página 08

01CAPA.pmd

1

28/03/2013, 15:26


2

GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Editorial

Fechando o cerco Após três anos, o projeto da nova lei Antidrogas que impõe mais rigor, de autoria do deputado Osmar Terra, chega à reta final. Caíram as últimas resistências e a Câmara dos Deputados aprovará na primeira semana de abril. Serão alterados 33 pontos no texto de 2006, quando o álcool era a maior causa de auxílio-doença do INSS. Hoje, tornou-se o crack, três vezes mais do que a bebida. Pesquisas mostram que no Brasil morrem cinco jovens por hora, vítimas de doenças pelo consumo de drogas, que também provocam assassinatos, acidentes de trânsito e suicídios. Aumento da pena para o tráfico de drogas e diminuição das atenuantes, para que o traficante fique fora de circulação mais tempo e não funcione como veiculador do ‘‘vírus da epidemia da droga’’. Este é o tom do Projeto de Lei 7.663/2010, que altera a legislação do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sinad). Hoje, a Lei Antidrogas prevê reclusão de cinco a 15 anos para o tráfico. O texto que será votado na Câmara estabelece aumento de pena de 1/6 a 2/3 para o tráfico de maior potencial ofensivo, como o crack. A nova lei cria a figura da internação involuntária, uma novidade no país. ‘‘É a baixa contra a vontade daquela pessoa que dorme na rua, vendeu tudo que tinha em casa, não consegue mais trabalhar, estudar e come resto de lixo. Ela

Nas Pegadas de Jesus Enio Felipin e-mail:enio@meac.com.br

Amor com amor se paga Amar os que nos amam é fácil. Dificil é amar os que não nos amam. Amor com amor se paga é algo corriqueiro em nossas vidas, embora muitas vezes, mesmo diante do amor se encontre a ingratidão por parte da outra pessoa. Há os que oferecem amor e colhem ingratidão. Essas atitudes fazem parte do cotidiano das pessoas, principalmente por parte de alguns pais. Enquanto estão criando os filhos, sofrem muito para dar conforto, estudo, uma vida muitas vezes de luxo. Quando esses pais estão idosos e os filhos bem colocados, esses nem se importam mais com os pais. Isso se chama ingratidão. Algo pouco corriqueiro é “ódio com amor se paga”. Jesus foi mestre em ensinar e fazer na prática esse discurso. “ Ora, a vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te bater numa face, oferece

EXPEDIENTE JORNAL O CELEIRO LTDA Fundado em 05/03/1970 CNPJ 10480535/0001-60 Registro no Cartório de Ofícios dos Registros Públicos de Santo Augusto - Livro A-03, FL Nº 193, Averbação nº 608, Registro 02/B-1, FL 02 Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada e Redentora.

não pode ser internada, pela lei atual, porque não quer ser tratada. Com a baixa involuntária, a família, que sofre tanto quanto ele, pede a internação, e o médico determina. Não precisa do juiz’’. E as novidades não param por aqui. Há ainda incentivos para as empresas disponibilizarem vagas aos dependentes em recuperação e o financiamento público das comunidades terapêuticas, desde que sigam critérios técnicos adequados prescritos pelo Ministério da Saúde. É criada, assim, a responsabilização dos gestores. Ninguém vai poder jogar a responsabilidade para o outro. Tem que assumir a responsabilidade, resolver, ajudar nas políticas públicas, na prevenção, na repressão. Cada nível de governo vai ter a sua responsabilidade. Terra diz que propôs esta mudança porque, como secretário da Saúde (de 2003 a 2005), teve enorme dificuldade legal de enfrentar a questão. ‘‘Uma das razões é o conteúdo contraditório e ideologizado da lei existente, que levou a um gigantesco agravamento do problema de 2006 para cá’’. Para o parlamentar gaúcho, é muito mais desumano ver o contingente de doentes aumentar do que enfrentar o tráfico. ‘‘Se pesarmos bem, veremos que vale mais a pena criar sistemas eficientes de enfrentamento ao tráfico e manter diminuído o número de usuários do que o contrário’’.

também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar do que é teu, não peças de volta. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo. Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade é essa? Os pecadores também agem assim. E se prestais ajuda somente àqueles de quem esperais receber, que generosidade é essa? Até os pecadores prestam ajuda aos pecadores para receberem o equivalente. Amais os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca.. então, vossa recompensa será grande. Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”( misericordioso” Lc 6,17-36). Isso é amor incondicional. Esse é o amor de Deus por nós. Não pecado que não seja perdoado diante do pecador arrependido e da misericórdia de Deus. O fundamento do cristianismo tem esse amor por base. Jesus é jogado nos braços da cruz inocentemente, mas Ele aceita esse fim, para que todos pudessem ver na prática o perdão e o amor diante daqueles que o perseguem e o matam. Eis o desafio para cada um de nós que ousamos dizer que somos cristãos.

Circula às sextas-feiras REDAÇÃO: Rua Independência, 387 Fone/Fax (0xx)55 3781-1249 98590.000-SANTO AUGUSTO E-mail: redacao@jornaloceleiro.com.br Site: www.jornaloceleiro.com.br DIRETOR: Pedro Valmor Marodin EDITOR: Renato Marodin DIAGRAMAÇÃO: Cleusa Strada/Adriane Dorneles REDAÇÃO: Lúcio Steiner ASSINATURAS: Patricia Lima REPRESENT. COMERCIAL:EXECUTIVA COMUNICAÇÕES/POA Impressão: Cia da Arte CNPJ: 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - IJUÍ-RS Fone: 55 3331-0318/3331-0320

ASSOCIADO à ADJORI-RS e UNIJORN

*Os artigos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal, são de inteira responsabilidade do autor.

Culpados são os outros

O choro dos indiciados e de seus advogados e a reação do prefeito Cezar Schirmer às conclusões do inquérito da Polícia Civil são compatíveis com as manifestações anteriores: todos acham que os culpados pela morte de 241 jovens no incêndio da boate Kiss são os outros. A polícia fez seu trabalho, em tempo recorde para o tamanho da empreitada, e apresentou suas conclusões às famílias das vítimas e à sociedade. Quem vai dizer se os apontados são culpados ou inocentes é o Judiciário. No caso do prefeito, que tem foro privilegiado, só será processado criminalmente se o Tribunal de Justiça entender que há elementos suficientes contra ele. O prefeito Schirmer, desde o início, a cada manifestação que fazia sobre o assunto “se blindava”, fazendo questão de se eximir da responsabilidade. Ao ser apontado na conclusão do inquérito como um dos responsáveis, Schirmer se rebelou, qualificando como aberração jurídica.

Ninguém está acima da lei Prepotente e se julgando acima da lei, o prefeito Cezar Schirmer fez veementes críticas à polícia civil, atribuindo viés político o seu indiciamento como corresponsável na tragédia da boate Kiss. Segundo o delegado Arigony, responsável pela investigação, o prefeito foi incluído no inquérito por contradições entre e o seu depoimento à Polícia Civil e a resposta da prefeitura a um ofício do Ministério Público. O indiciamento do prefeito veio porque ele foi oficiado diretamente, foi oficiado na pessoa dele pelo Ministério Público, dentro do inquérito civil, perguntando sobre a boate. E a prefeitura respondeu que a licença da boate estava vencida há seis meses. A partir desse fato, o prefeito não pode mais sustentar a versão de que nada sabia sobre a estrutura da prefeitura, nada sabia sobre os seus fiscais, nada sabia sobre a legislação,, criticou o delegado. O prefeito não pode mais dizer que eles não têm responsabilidade.

Omissão e negligência Essa conduta omissiva ou negligente do prefeito contribuiu, sim, para o resultado. Se a prefeitura neste momento tivesse fiscalizado essa casa, ela estaria fechada nos dias 26 e 27 de janeiro, ou teria se adequado à legislação. Além disso, a prefeitura dificultou o acesso a documentos referentes à Boate Kiss. E aí surge o fato mais grave: a polícia oficiou a prefeitura solicitando todos os documentos relativos à boate. Porém, o documento mais importante, que apontava 29 irregularidades da boate, feito por um arquiteto da prefeitura, não foi mandado. Então em diligência de busca feita na Prefeitura, a polícia e o ministério público encontraram esse documento em outro setor. Eu não vou falar em má fé, mas nos parece que esse documento não nos foi mandado “deliberadamente", disse em entrevista coletiva o delegado Arigony.

Que sirva de advertência Que a responsabilização criminal de todos que, de uma forma ou outra, contribuíram para a tragédia na boate Kiss, sujeitos também a vultosas indenizações cíveis, sirva de “advertência” para que as prefeituras só concedam o alvará depois de satisfeitas todas às exigências legais pertinentes. Não tem essa de funcionar enquanto é providenciada a adequação. Não tem alvará, não funciona. E se tem é porque está tudo ok. Todo o estabelecimento comercial, industrial, de diversão, tem que ter alvará. É aí que entra em ação a fiscalização, permanente, da prefeitura. E sem essa do habitual “jeitinho”.

Ciranda debates A Rádio Ciranda FM 105.5, studio online de Santo Augusto, retomará a partir do dia 05 de abril o programa “Ciranda Debates”, sob o comando do radialista Chico Venturella, tendo como mediador este colunista. O programa irá ao ar todas as sextas-feiras às 08h da manhã, participando autoridades, profissionais liberais e entidades das mais diversas áreas, pessoas físicas, de Santo Augusto e da região, onde serão abordados assuntos sobre drogas, segurança pública, saúde, educação, economia, etc., etc., etc...


GERAL

Banrisul doa computadores Na semana passada, em dependências da agência, o Banrisul de Santo Augusto repassou computadores à Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto. Embora usados, as máquinas ainda têm grande utilidade para a escola, pois permitem acesso dos alunos ao universo da informática. A doação foi acolhida pelo diretor da EEEMSA, Elio Pithan da Silva, que agradeceu à instituição bancária pela disponibilização. A ocasião contou com a presença da gerência e de funcionários

INFORMATIVO Agronegócio arrecada 194kg de alimentos para a APAE

RS, sem estas instituições a desassistência à população é certa. Os filantrópicos permitiram a criação do SUS, uma das maiores conquistas sociais do Brasil, já que o Estado não dispunha à época, e não dispõe hoje, de uma estrutura capaz de suportar a universalização da assistência. Para vencer esse obstáculo a administração pública estabeleceu um acordo com a rede beneficente, que colocou seus hospitais à disposição do projeto. Essa parceria públicoprivada é a espinha dorsal do SUS e o colapso das Santas Casas e Hospitais Beneficentes coloca em risco todo o funcionamento do sistema. Não podemos negar que a EC 29 trouxe avanços para o setor, como a determinação do que, de fato, é gasto em saúde. Mas, da forma como o texto foi aprovado, a área está deixando de receber cerca de R$ 35 bilhões. Dinheiro que, sem dúvida, deveria estar sendo empregado no atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS). O centro do problema é a defasagem da tabela de procedimentos do SUS. Esse documento determina quanto o Governo deve pagar por cada intervenção realizada nos pacientes da rede pública. No geral, o déficit é de 40%, ou seja, para cada R$ 100,00 gastos os hospitais recebem R$ 60,00. E isso ocorre há anos, minando aos poucos a sobrevivência dos filantrópicos. Ressaltamos o interesse das entidades em estabelecer canal efetivo de diálogo para alcançar as soluções esperadas pelos milhões de usuários do SUS. Finalmente, diante desse quadro de desequilíbrio, solicitamos a compreensão de todos brasileiros nesta luta, cujo êxito trará ganhos significativos para toda a sociedade. Osvaldo Baraldi Presidente da Assoc.Hospitalar Bom Pastor Santo Augusto/RS

Inscrições abertas para contratação de Transcritor de Sistema Braille O IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto está com inscrições abertas no período de 25/03/13 à 27/03/13, e de 01/04/13 à 02/04/13, para contratação de Transcritor de Sistema Braille, com carga horária de 20 horas semanais. A habilitação exigida para a contratação é: Ensino Médio Completo e Curso na área de deficiência visual com carga horária mínima de 120 horas, reconhecido por instituição de ensino e/ou; Curso de Braille com carga horária mínima de 120 horas, reconhecido por instituição de ensino e/ou; Curso na área de AEE - Atendimento Educacional Especializado, com carga horária mínima de 440 horas, que contenha os módulos de Deficiência Visual e de Braille, reconhecido por instituição de ensino. A documentação necessária para a inscrição é a seguinte: Currículo lattes ou curriculum vitae (com ori-

3

CAMPUS SANTO AUGUSTO

Santas Casas e Hospitais Beneficentes podem fechar as portas Em 08 de abril, as Santas Casas, hospitais e entidades beneficentes, farão em todo o país um Ato de Mobilização Nacional para alertar a sociedade sobre o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, com ênfase na realidade da crise das Santas Casas e Hospitais Beneficentes. O Ato prevê bloquear todo o agendamento eletivo nesta data, como ação de protesto e sensibilização pública. Destacamos que a manutenção da assistência nas urgências e emergências são primordiais para que a população não sofra desassistência generalizada. A pauta de reivindicações do movimento é o reajuste de 100% para os procedimentos de média e baixa complexidade da Tabela SUS. Este movimento é legítimo e espera mobilizar a opinião pública para que a defasagem da tabela de procedimentos do SUS que impõe um déficit de R$ 5 bilhões por ano às instituições, responsável por uma dívida total de cerca de R$ 12 bilhões, seja revista com ur urgência. É notável que está cada vez mais difícil para as Santas Casas e hospitais beneficentes cumprirem seu papel social. A maioria dos seus hospitais utiliza mais de 90% da capacidade no atendimento gratuito, embora a legislação exija apenas 60%. Hoje, algumas já fecharam as portas e muitas estão diminuindo o número de atendimentos para o SUS como forma de atenuar o déficit operacional. Quando um hospital deixa de atender um paciente do SUS não o faz porque não é vantajoso, mas porque não é possível. Somente no Estado do Rio Grande do Sul, as entidades filantrópicas respondem por mais de 75% do atendimento SUS à população, estas 245 entidades contam com 22.977 leitos, sendo 15.590 destinados ao SUS. Além disso, em 220 municípios do Estado, o único hospital que existe é filantrópico. Esta é a maior rede de saúde do

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

ginais e cópias dos documentos comprobatórios da titulação apresentada no currículo); Cópia e original da Carteira de Identidade e CPF; Cópia e original do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Nível Superior, ou atestado de conclusão do referido curso, emitido em data anterior ao ato de inscrição, pela Instituição de Ensino respectiva; Cópia e original de certificado que comprove formação na área de Braille; Recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R 25,00. O Processo Seletivo será realizado no dia 04 de abril e constará de duas etapas: Prova Prática (Eliminatória) e Avaliação Curricular (Classificatória). As inscrições deverão ser efetuadas, no Câmpus Santo Augusto, na Rua Fábio João Andolhe, nº 1100, em Santo Augusto, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas no site www.sa.iffarroupilha. edu.br, ou pelo telefone (55) 3781-3555.

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do IF Farroupilha - Câmpus Santo Augusto realizou no dia 15 de março, no Salão do Campo do Internacional, um Jantar de Confraternização e recepção dos calouros. Estiveram presentes no evento, além dos alunos calouros e veteranos, o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio, Cristiano Nunes dos Santos, bem como professores e servidores da instituição. Na oportunidade, os calouros entregaram os alimentos arrecadados no Trote Solidário 2013. Durante duas semanas de campanha do trote solidário, foram recolhidos 63 quilos de farinha de trigo, 66 quilos de arroz, 41 quilos de açúcar, 9 quilos de feijão, 3 quilos de farinha de milho, 1 quilo se sal iodado, 4 quilos de macarrão e 7 litros de leite, num total de 194 quilos de alimentos não perecíveis. Os produtos arrecadados foram entregues, no dia 21 de março, à Diretora e à Presidente da Escola de Educação Especial Bem-me-quer - APAE de Santo Augusto, Loedi Krüguer Kloch e Lurdes Montagner.

Câmpus Santo Augusto recebe aluno do Pará

O IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto recebeu no primeiro semestre letivo deste ano um aluno, inscrito através do SISU (Sistema de Seleção Unificada) no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, oriundo do Estado do Pará. Jonas Gallo tem 30 anos e é natural de Santa HelenaPR, de onde saiu aos 18 anos para morar na cidade de Lucas do Rio Verde-MT, e depois Sinop-MT, onde morou por 3 anos. “Sempre trabalhei na agricultura com minha família, por esse motivo fomos para Santarém no Pará, em busca de melhores e maiores áreas de terra para agricultura. Morei em Santarém por 8 anos, uma cidade próspera, que sofre um pouco por sua localização, no meio da floresta amazônica”. No ano passado com o retorno de seu irmão mais velho para casa, Jonas fez três meses de cursinho prévestibular e prestou o Enem. “Sempre tive vontade de voltar a estudar, mas a lavoura não me deixava tempo. Eu não tinha ideia de qual curso iria fazer, mas após algumas pesquisas optei pela área de alimentos. Com minha nota do Enem me inscrevi no SISU para o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IF Farroupilha- Câmpus Santo Augusto.” Esse não é o primeiro aluno que vem de longe para estudar no Câmpus Santo Augusto. Em 2011 a instituição recebeu a aluna Natalia de Assumpção Santana, vinda de Santos-SP, também inscrita através do SISU no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. Jonas diz que sempre teve vontade de morar no Rio Grande do Sul, por isso ficou muito feliz quando foi chamado. “Tenho muito a agradecer aos servidores do Setor de Registro Acadêmicos, Fernanda e Marciano, que me orientaram e não mediram esforços para que eu possa estar aqui hoje. Estou adorando tudo, a cidade que é muito tranquila e tem um povo muito acolhedor e atencioso. A instituição e o curso são melhores do que eu imaginava, meus colegas de turma, professores e todos que trabalham no IF são muito acolhedores”. Carla Maron Jornalista do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto - MTB 12.733 Fone: 55-3781-3555 ou 9938-7017


Por: Fábio Diettrich - Sec. Imprensa

INFORMATIVO DE CHIAPETTA

Sexta-feira, 29 de Março de 2013

4

O descaso com as Rodovias Estaduais de nossa região A rotina de quem necessita trafegar por várias rodovias estaduais é entre a estrada e as oficinas.Ausência de conservação das pistas em vários trechos de responsabilidade do Estado causam prejuízo e acidentes. A rodovia RS 571, trecho que compreende as cidades de Chiapetta e Santo Augusto é um dos clássicos exemplos. São buracos, desníveis, carência de sinalização, em alguns trechos, os condutores de veículos precisam fazer malabarismos para se manter na pista. Para um motorista de transporte alternativo, o descaso com a estrada vem acumulando danos para o carro, muitas vezes, deixando de trabalhar por vários dias em virtude de manutenção do veículo, sem contar o transporte da produção agrícola que passam pela RS e o transporte escolar que diariamente faz este trajeto. Por inúmeras vezes aAdministração Municipal fez contatos com o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DAER), mas somente foram realizadas operações tapa-buracos, amenizando os efeitos drásticos neste trecho que com o decorrer do tempo e as chuvas volta a se tornar perigoso e esburacado. Já no outro extremo da cidade de Chiapetta, a RS 520 que liga Chiapetta com Inhacorá. Esta sendo finalmente concluída, e recebendo atenção especial, com marcação de acostamento, sinalização com placas, etc. A preocupação é que daqui a pouco começam os períodos de chuvas, e os perigos aumentam, a RS 571 continuará impossibilitada de se trafegar.

Trajeto da RS 520 - Chiapetta/Inhacorá, trecho novo

Trajeto da RS 571 - Chiapetta/Santo Augusto, a mais de 20 anos sem receber manutenção

Despesca em propriedade Familiar de Chiapetta No último domingo dia 24/03/13, na propriedade do produtor Osmar Quoss ocorreu à despesca de um de seus açudes. Segundo seu filho Fabio Quoss esta atividade serve como um ganho adicional a família, que já ocorre a mais de 10 anos em sua propriedade. A família Quoos tem suas origens no município de Chiapetta e tem como principal fonte de renda a produção de grãos. Como forma de uma maior diversificação de renda a família buscou a atividade da piscicultura, para isto ser possível foi necessário uma continuação do trabalho familiar em conjunto na propriedade. O Engenheiro Agrônomo da Emater/Ascar Daniel da Costa Soares comenta que no caso da família Quoss como em outros casos que ocorrem no município, os filhos dos produtores estão indo residir na cidade, porém mantém o vinculo das atividades agrícolas com seus familiares. A falta de mão de obra no campo é um problema conhecido em diversos países, no Brasil, a boa fase

econômica, a geração de novos cargos e os investimentos na indústria e comércio nos últimos anos vem acentuando esse problema. Se a falta de mão de obra nas grandes cidades é um problema, é um problema ainda maior nas áreas rurais. Soares comenta ainda a importância do trabalho em conjunto da família, onde vê o mesmo como uma das principais saídas para que a produção de alimentos não seja interrompida por falta de mão de obra no campo. O açude da despesca tem uma dimensão aproximada de 0,2 hectares, com a presença de carpas hungaras, prateadas e capins onde se retirou após dois anos da inserção dos alevinos em torno de 700 Kg de pescado. A comercialização realizou-se na propriedade, onde os mesmos foram colocados dentro de uma carreta agrícola revestida com uma lona, a mesma possuía água corrente que mantinha os peixes vivos, mantendo a boa qualidade do produto a ser comercializado.

Secretaria de Obras intensifica trabalhos de recuperação nas estradas vicinais do município

Durante a semana que passou, a Secretaria Municipal de Obras e Viação, intensificou os trabalhos de recuperação nas estradas vicinais do município de Chiapetta, recuperando as mesmas, que foram prejudicadas

pelas fortes chuvaradas dos últimos dias. Os principais trajetos que estão sendo recuperados, são aqueles por onde passa o transporte escolar e o escoamento da produção leiteira e

agrícola de nosso município. Os principais pontos foram detectados pela equipe da Secretaria de Obras e estão sendo priorizados para que em pouco tempo sejam sanados.

Proprietário Fábio Quoss, juntamente com os Estencionistas da Emater, auxiliando a despesca e comercialização de peixes vivos.

CAÇA AO NINHO NA PRAÇA! A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Chiapetta através do Programa A União faz a Vida, promoveu na Praça Carlos Chiapetta dia 26 de março CAÇA AO NINHO pelos alunos da rede municipal em comemoração a PÁSCOA. As crianças foram recepcionadas pelo coelho, brincaram, procuraram seus ninhos, cantaram e refletiram os valores desta data: amor, paz, cooperação, amizade... “Que essa Páscoa traga a paz tão desejada a todos nós!” Feliz Páscoa! Equipe SMEC.


SANTO AUGUSTO

Celso Luiz Perussatto - Diretor de Comunicação Social

Páscoa em canção A Páscoa chegou ao Centro do Idoso no dia 21 de Março em forma de canção. Na oportunidade, o “coelhinho” animou a todos os participantes do grupo CONVIVER que tiveram a oportunidade de ouvir histórias ricamente contadas e interpretadas pela bibliotecária do Instituto Federal Farroupilha Sra. Daniela D’Campora, que despertou nostalgia em todos os presentes. Também a música trouxe encanto e melodia para a tarde. Participaram desta homenagem aos idosos o grupo coral 25 de Julho e o grupo UMADESA da Igreja Assembléia de DEUS, coordenados respectivamente pelo Srs. Olavo BranD e Samuel Sirilo, unindo o talento jovem e a experiência de terceira idade. Fez-se presente no evento representando a SEHAS a Secretária Márcia Fucilini que realizou o fechamento da tarde desejando uma feliz páscoa a todos e realizando a entrega de mimos a todos os participantes, sempre auxiliada pela

equipe da Secretaria e do CRAS. O sorriso estampado

no rosto dos participantes indicou o sucesso de mais

uma iniciativa da Administração de Zé e Naldo.

CRAS de Santo Augusto inicia as atividades do programa PAIF – Projeto Viver Bem Na tarde do dia 20 de março o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Santo Augusto iniciou as atividades do Projeto Viver Bem – PAIF (Programa de Atenção Integral a Família) . O encontro foi marcado com a presença ilustre da Prof.ª Nilva A. Cazarolli que ministrou palestra abordando o tema “ A Família no seu Cotidiano”. A atividade foi marcada com um grande número de participantes, que tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências. Esta é mais uma ação da Administração de Zé e Naldo, que em um contexto geral, procura envolver todas as camadas da sociedade, abordando vários temas de interesse coletivo.

Docentes municipais começam formação do PNAIC A Administração Municipal de Santo Augusto, iniciou na terça-feira, dia 19/ 03/2013, a formação dos professores do 1º, 2º e 3º anos das escolas municipais. A formação faz parte do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC do Governo Federal. O encontro aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sol Nascente. Participaram do evento a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Zaira Dias Meirelles Rotili, a Coordenadora Municipal do Pacto, Celia Steiger Martins, a Equipe Pedagógica da SMEC, a Professora Orientadora de Estudos Maria Inês de Siqueira Mendonça e cerca de 18 professores que farão o curso que estende-se até o final do ano. “O município assumiu o compromisso, junto ao Governo Federal, de alfabetizar todas as crianças do Sistema Municipal de Ensino até os oito anos de idade”, explicou a Secretária de Educação se referindo ao pacto. “Essa é

uma oportunidade de uma formação continuada, sistematizada e certificada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM” completou. Todos os professores que ministram aulas a crianças nos três anos iniciais do Ensino Fundamental participarão da formação e os encontros serão conduzidos pela

Orientadora de Estudo que recebe capacitação da UFSM. “Esse pacto representa uma melhoria no Ensino com a formação continuada dos professores de Santo Augusto. Nos encontros a metodologia propõe estudos e atividades práticas”, afirmou a coordenadora municipal Celia Steiger Martins.

Professoras participando das atividades

Professora Nilva A. Cazarolli palestrando

Programa Arca das Letras contempla Santo Augusto As assessoras supervisoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto SMEC, da Prefeitura Municipal, Fabiana Cazarolli Telles e Regina Daronco participaram, na última sexta-feira (22), no Centro de Eventos Érico Veríssimo, em Cruz Alta, da entrega de 64 bibliotecas do Programa Arca das Letras, programa este que promove o acesso à leitura por meio da implantação de bibliotecas nas comunidades rurais brasileiras. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia do MDA/RS e Eletrosul. As bibliotecas entregues beneficiarão comunidades rurais de cerca

de 40 municípios da região, entre eles Santo Augusto. Segundo destacaram as assessoras, a SMEC sentese feliz em prestigiar uma solenidade de entrega deste tipo de material em virtude do que os livros representam em termos de aspectos culturais. Em nosso município foram contempladas

duas comunidades rurais que participaram da capacitação para serem agentes de leitura, as quais são: Passo da Laje e Assentamento 19 de Abril no Rincão dos Paivas e seus representantes, Elemar e Luiza Mafalda, Gesiane Gallina e Teresa da Silva, respectivamente.

Representantes de Santo Augusto no evento

SEHAS com ampla produção de alimentos

Direção da Smec expondo o projeto

05SANTOAUG.pmd

05

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

1

A SEHAS – Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Cidadania de Santo Augusto desenvolve Programas e Projetos através de prestação de serviços socioassistenciais como forma de efetivar a política de Assistência Social. Um dos serviços prestados é a produção de alimentos, onde a Secretaria possui um local conhecido como; ”Central de alimentos”, que produz,

28/03/2013, 15:29

pães, bolachas, cucas, bolos e sucos. Esses produtos são produzidos para atender as demandas dos Programas e Projetos da referida Secretaria, bem como das unidades de atendimentos como o CRASCentro de Referencia da Assistência Social, e do Centro Social do Idoso. A Central de Alimentos também é responsável pela produção de pães utilizados pela merenda escolar, Hospital Bom Pastor e de-

mais entidades sociais que solicitam este serviço. A Central de alimentos produz semanalmente aproximadamente 4.000 (quatro mil) pães e conta com apenas dois funcionários para a realização dos serviços. Para a solicitação desses serviços pelas entidades sociais do nosso município é necessário o encaminhamento do pedido via oficio com antecedência mínima de cinco dias.


6

GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Proteger, alerta no Dia Mundial da Água O transcurso do Dia Mundial da Água, na última sexta-feira, 22 de março, mais uma vez impactou reflexão sobre este vital recurso natural, vítima de permanente vilipêndio. Rios e mananciais subterrâneos sofrem de agressiva poluição, além de limites na capacidade de vazão pelo assoreamento. A água potável poderá tornar-se indisponível. Inclusive gerar conflitos pela sua disputa. Para que o espectro assustador não se confirme, é necessário uso consciente e ações que a protejam dos efeitos danosos sobre as minas hídricas e o solo, pois, no meio ambiente, tudo está interligado. Para marcar a data, sob a coordenação do gerente Erton Rogério Scheuermann, a Unidade Polo da Corsan de Santo Augusto, que ainda abrange os municípios de Chiapetta, Coronel Bicaco e Redentora como unidades vinculadas, protagonizou um movimento na Avenida do Comércio no início da tarde. Os condutores de veículos receberam um impresso contendo recomendações sobre como proteger a água e uma amostra do

produto sob a observação “hoje é o Dia Mundial da Água”. Na mesma tarde, Erton Rogério Scheuermann esteve na Rádio Ciranda FM quando sintetizou que é de extrema importância que toda a sociedade continue refletindo sobre sua relação com a água, preservando-a e oferecendo-lhe proteção.

Movimento na avenida pelo Dia Mundial da Água

Erton R. Scheuermann na Rádio Ciranda FM (Foto: Claudia Camila)

CORSAN controla a qualidade No Rio Grande do Sul, a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) é a empresa que controla a qualidade e a distribuição da água tratada. A empresa foi criada em 21 de dezembro de 1965 e oficialmente instalada em 28 de março de 1966. Hoje está presente em 325 municípios em que são beneficiados 7 milhões de usuários. Na cidade de Santo Augusto a operacionalização da CORSAN começou com a

perfuração do primeiro poço artesiano e da construção do primeiro reservatório elevado, no ano de 1966. Poço e reservatório ainda permanecem em uso. O poço localiza-se na Rua Coronel Júlio Pereira dos Santo, próximo do estádio do Internacional. Já o reservatório, com capacidade para 150m³, encontra-se contíguo ao escritório da empresa, na Rua Rio Branco. (Reportagem: Lúcio Steiner)

O primeiro poço artesiano perfurado em Santo Augusto

Festa de integração solidária para crianças De iniciativa da vereadora Tânia Depiere, com apoio do Lions Clube de Santo Augusto, no final do mês de dezembro do ano passado foi promovido o “Natal Solidário”, cuja primeira etapa aconteceu no estádio do Botafogo, tendo como público alvo crianças, adolescentes e respectivos pais. A ideia e o programa estabelecido era a realização de outras etapas sequenciais, oportunizando que toda a cidade e interior pudesse participar. Dado ao lamentável imprevisto (falecimento da mãe da vereadora Tânia), as demais etapas foram suspensas. Agora, em continuidade, a ação social é retomada, uma vez que os promotores do evento, contando com inú-

06G.pmd

1

meros colaboradores, decidiram realizar no sábado, dia 06 de abril, junto à praça Pompilio Silva, no centro da cidade, à partir das “duas horas da tarde”, um grande evento reunindo crianças, adolescentes, pais e comunidade em geral, abrangendo todos os bairros, centro e interior do município, para uma “agradável tarde festiva”, com distribuição de lanches e refrigerantes. Também haverá brinquedos diversos e muitas diversões, contando com a animação da excelente banda AJC e Luciano Ilgenfritz. É a festa solidária para a criançada, e também, as não crianças, se divertirem. Os organizadores contam com a presença e prestígio de todos.

Reservatório permanece em uso desde 1966

Ação Entre Amigos transferida Associação de Amigos do Bairro Glória, inscrita no CNPJ: 00.994.196/ 0001-97, comunica a transferência do sorteio da data do dia 30/03/2013 para o dia 11/05/2013 pelo motivo de força maior, lembrando que o sorteio será realizado pela Loteria Federal dos seguintes prêmios: 1º Note Book e 2º Micro Ondas. A diretoria da Associação de Amigos do Bairro Glória.

28/03/2013, 15:30


GERAL SÃO VALERIO DO SUL

seu sustento, é onde pode se sentir útil, produtivo e valorizado, fazendo o trabalho, parte se sua identidade. E cada vez mais o mercado de trabalho se expande, criando um ritmo veloz imposto ao ser humano,

muitas vezes colocando em risco a saúde física e mental, por conta de prazos, metas e competitividade. O evento foi prestigiado por funcionários públicos municipais, estaduais, comércio local, agricultores e comunidade em geral.

Hora do Ponto na Praça com histórias de Páscoa Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro oportunizou do dia 18 até o dia 28 de março a Hora do Conto com histórias de Páscoa contadas na Casinha do Coelho através de fantoches pela professora Dione D. Sperotto fantasiada de coelha. Neste projeto foram contemplados 650 alunos da rede municipal com as turmas de Jardim A e B até o 3º ano, objetivando encantar os alunos com histórias que trabalham com as emoções despertando o imaginário a criatividade e principalmente a concentração dos ouvintes uma vez que as histórias foram contadas com ênfase na entonação de voz de cada personagem. Um dos objetivos também era trazer os alunos até a Praça Pompílio Silva para conhecer a Casinha do Coelho, mas em virtude da chuva isso não foi pos-

Comemoração ao Dia da Mulher A Administração Municipal de São Valério do Sul e EMATER realizaram no último dia 22 de março, no Parque Municipal de Eventos a comemoração alusiva ao Dia da Mulher. Durante o evento, foi enfatizado que ao ser criada a data de 08 de março, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realiza-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado,

07G.pmd

mas muito ainda há para ser modificado nesta história. O evento foi abrilhantado pela Palestra Dimensões Humanas com o re-

1

7

SANTO AUGUSTO

II Encontro Municipal de Saúde do Trabalhador A Administração Municipal de São Valério do Sul em parceria com demais secretarias e o CEREST – Ijuí realizou dentro da Programação da Semana do Município de São Valério do Sul, o I ENCONTRO MUNICIPAL DA SAÚDE DO TRABALHADOR, onde o tema Central do Encontro foi a Palestra: Prevenção de Acidentes de Trabalho, com os profissionais do CEREST: Mariela Bortolon – Engenheira de Segurança do trabalho; Vandercleison Heusner – Técnico em Segurança do Trabalho e Carlos Renato Sória – Assessor Jurídico e do Hospital HCI a Enfermeira Cíntia Oliveski com a Palestra sobre Higienização em Instituições Públicas. Este encontro teve como objetivo integrar trabalhadores de diferentes instâncias, para um diálago sobre os processos de trabalho, pois o trabalho tem papel fundamental na vida do ser humano, sendo fonte do

Sexta-feira, 29 de março de 2013

nomado palestrante Jorge Lunardi e após a palestra foi servido um delicioso Coffe Break, realizado sorteio de prêmios e entregue presentes a todas as mulheres.

28/03/2013, 15:32

sível todos os dias, momento em que alguns alu-

nos ouviram as histórias no Museu Municipal.


08

GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Inhacorá, 21 anos que ocorreu nas dependências do CTG Hermagoras Rolim com a presença de mais de 400 mulheres. -14/03/2013 – Palestra com o 12° Comando Regional de

Realizou-se na semana de 13 a 20 de março de 2013 a Semana do Município de Inhacorá a qual realizou os seguintes eventos: - 13/03/2013 – XI Encontro de Mulheres,

Palestra com o 12° Comando Regional de Bombeiros de Ijui – RS

Bombeiros de Ijui-RS sobre a segurança dos locais onde existe acúmulo de pessoas, realizada na Câmara Municipal de Vereadores, contando com entidades, comércio e secretários municipais. - 17/03/2013 – Realizou-se no ginásio de esportes uma domingueira com a Banda 4X4 de Três de Maio, festa em comemoração ao 21° aniversário de Inhacorá. - 19/03/2013 – Culto ecumênico realizado no ginásio de esportes contando com a presença de todas as igrejas católicas e evangélicas do município. Durante a Semana do Município alunos da rede municipal fizeram visitas à prefeitura e suas secretarias.

Semana do Município

XI Encontro de Mulheres de Inhacorá Alunos em visita à prefeita municipal Cledi Marli Pires Savariz

COOPEMA preparada para receber sua safra Visite-nos Conheça a e strutura da Cooperat iva e formas de comercializa ções

“COOPEMA, onde sua safra tem valor”

COOPEMA - Cooperativa Rural Macieira no Km 44 da ERS - 155 - Fones 9979-0823 ou 9637-1427

08GCOLor.pmd

1

28/03/2013, 15:41


ANO 44 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 29 DE MARÇO DE 2013 Nº2257

Equipe de São Martinho do Programa de Integração Tributária é a 3ª melhor do RS Conforme levantamento da FAMURS – Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul e Receita Estadual, a equipe de São Martinho do Programa de Integração Tributária foi a terceira melhor do Estado do RS em pontuação e cumprimento das ações propostas pelo Estado em 2011 e apurada em 2012. O Município ficou em terceiro lugar entre todos os municípios conveniados. A campeã foi o Município de Vista Gaucha e em segundo lugar foi São Jose do Norte. O Programa de Integração Tributária consiste em uma parceria entre Estado x Municípios de mutua colaboração para o incremento

da receita do Estado e Municípios no ICMS. O resultado tem mostrado que com trabalho, empenho e determinação se consegue atingir os resultados, segundo informações prestadas pelos integrantes de São Martinho e conforme informações preliminares a tendência da equipe de São Martinho ficar novamente entre as primeiras colocadas em 2012 é, o que deve ser divulgado em breve pela Receita Estadual e FAMURS, pois ainda não foi concluída a apuração das ações dos municípios. Estes dados foram disponibilizados pela Receita Estadual em encontro regional promovido pela AMUCELEIRO em fevereiro de 2013 em Três Passos.

Equipe da Receita Estadual de PORTO ALEGRE durante a divulgação das ações dos Municipios

Nova diretoria do PSDB é constituída em Campo Novo

Integrantes do novo diretório municipal do PSDB

09CAPASAOMARTINHO.pmd

1

Desde o dia 23 de março, o PSDB de Campo Novo tem seu diretório municipal renovado. Alcides Grassi éo presidente. Alcançar o número de 300 filiados é uma das metas. Página 15

28/03/2013, 15:42


10

GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Sujeito de Direitos Felipe Osmar Krüger, Acadêmico de Direito felipeosmarkruger@hotmail.com

Adoção “A adoção é medida excepcional e irrevogável, a qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa.” Iniciamos este artigo com o § 1º do artigo 39 do ECA que traz um pequeno conceito de adoção, como podemos ver, a adoção deve ser realizada apenas quando não há mais condições de manter a criança com a sua família natural(pai e mãe), bem como com a família extensa(parentes). Pois bem, considerando que neste domingo comemoraremos a Pascoa, e que o melhor presente que todos nós podemos ter é uma família, vou estar trazendo algumas informações sobre adoção, para que quem sabe uma criança que ainda não tem uma família seja beneficiada. Para ser um adotante é preciso primeiramente ter 18 anos de idade, e outra condição para que seja possível a adoção é a diferença de idade de 16 anos entre adotante e adotado, ou seja, quem adota deve ser pelo menos 16 anos mais velho. Quando o adotado tiver mais de doze anos de idade, será necessário o seu consentimento para que seja efetivada a referida adoção. O procedimento de adoção via de regra deverá ser precedida de estágio de convivência com a criança ou o adolescente, sendo que o prazo do referido estágio será estabelecido pela autoridade judiciária, entretanto, nos casos de adotante que resida fora do território nacional o prazo de estágio não poderá ser inferior a 30 dias e serão realizados em território nacional. Já quando o adotando estiver sob a tutela ou guarda legal por período suficiente para avaliar a convivência, o estágio poderá ser dispensando. Completando 18 anos, o adotado tem o direito de conhecer a sua origem biológica, bem como obter acesso ao processo no qual a medida foi aplicada e seus eventuais incidentes. Para que você possa adotar uma criança ou um adolescente, o primeiro passo é se habilitar, a habilitação para ser um adotante aqui em Santo Augusto é realizada no Forum. Para finalizar gostaria de deixar dois pensamentos, o primeiro aos pais que é de autoria do Grego Pitágoras: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” E o segundo encontra-se em Provérbios 1: 8: “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.” Até a próxima edição, um abraço. Confira também: Blog Sujeito de Direitos: Endereço eletrônico: www.sujeitodedireitos2012.blogspot.com.br Programa Sujeito de Direitos: Todos os sábados, às 17:00 horas, ao vivo, na Rádio Querência. Entrevistas com profissionais do ramo jurídico. Confira também os vídeos do programa disponibilizados no YouTube.

Paróquia São João Batista Santo Augusto Programação da semana da Paróquia São João Batista Santo Augusto - RS · Matriz: sexta-feira Santa, haverá celebração da ViaSacra na Praça da Matriz, às 15h. Tema da reflexão: juventude. Após a via-sacra, comunhão e beijo da cruz. A oferta feita no momento do beijo da cruz será destinada à Terra Santa. · Capela Nossa Senhora Aparecida: Missa de Aleluia, sábado, dia 30 de março, às 19h e 30min. Com bênção do fogo, da água e renovação das promessas batismais. Tragam velas para acender no fogo novo e vasilha para levar água benta para casa. · Matriz: Missa de Aleluia, sábado, dia 30 de março, às 20h. Com bênção do fogo, da água e renovação das promessas batismais. Tragam velas para serem acesas no fogo novo e vasilha para levar água benta para casa. No domingo de Páscoa, haverá missa só pela parte da manhã, às 8h e 30min. À noite não haverá missa. · Capela São Jacó: Missa, domingo de Páscoa, às 9:00h. · Capela Menino Jesus: Missa, com visita dos Padroeiros e da Comunidade Matriz, terça-feira, dia 02 de abril, às 19h e 30min. Partida, em frente à Igreja Matriz, às 18h e 30min. Quarta e Quinta - feira haverá pregações na Comunidade Menino Jesus, às 19h e 30min. · Nossa Senhora da Glória: Missa, terça-feira, dia 02 de abril, às 19h. · Capela Nossa Senhora Aparecida: Missa da saúde, quarta-feira, dia 03 de abril, às 18h. · Capela São Valentin: Missa, quarta-feira, dia 03 de abril, às 19h e 30min. · Matriz: Missa da saúde, quinta-feira, dia 04 de abril, às 15h. · Capela Nossa Senhora de Fátima: Missa, quintafeira, dia 04 de abril, às 19h e 30min. · Oração do Terço dos Homens com a família, segunda-feira, dia 25 de março, às 19h. Na Igreja Matriz. Convidamos as famílias para participar. · Mil Ave-Marias, terça-feira, dia 02 de abril, na Igreja Matriz. Com início às 8h. · Reunião com os Coordenadores dos Grupos de Família, quinta-feira, dia 04 de abril, às 18h na Igreja Matriz. É importante a participação de todos. · Reunião com o Conselho de Pastoral da Matriz, quinta-feira, dia 04 de abril, às 19h. Na casa Paroquial. A Catequese de Adulto iniciará dia 06 de abril, às 14h. No Centro de Catequese. Fazer inscrições com antecedência.

CONCURSOS Banco do Brasil Prazo de inscrição: 14 de março a 12 de abril Cargo: escriturário Inscrições: www.concursofcc.com.br Salário: R$ 1.892,00 Taxa de inscrição: R$ 40,00

Prefeitura de Condor

3781-3944

A Associação Santoaugustense dos Universitários de Ijuí vem, através de seu presidente, lembrar os associados que o horário de saída do segundo ônibus de Ijuí é as 22h30min.

Prazo: até 2 de abril Cargo e vagas: engenheiro civil, médico de ESF, mestre de transporte e equipamento rodoviário, operário especializado, professores: de língua portuguesa; língua inglesa; ciências; matemática; geografia; história; educação física; artes e professor de currículo por atividade, técnico em enfermagem. Inscrições: www.santoangelo.uri.br/extensao Salários: R$ 800,00 a R$ 5.276,00 Taxa de Inscrição: R$ 33,94 a R$ 78,33

Informa, também, que é expressamente PROIBIDA a viagem daqueles que não firmaram contrato com a associação. Por fim, deseja uma Feliz Páscoa à toda comunidade santoaugustense. Atenciosamente, Jonathan Thomas do Espirito Santo Presidente

10G.pmd

1

28/03/2013, 15:43

Ijuí Medicina, Santo Augusto Agronomia, será! Na semana que passou teve a divulgação pela Unijui da instalação Curso de Medicina naquela Universidade, sem dúvida uma conquista muito importante para a cidade de Ijuí, região e a saúde do nosso povo, que terá oferta de mais profissionais e, quiçá de maior qualidade como tem sido os formados desta Universidade. Esta conquista é produto de longos anos de luta daquela instituição e da cidade de Ijuí, que, com isso se mantêm à frente de nossa região, o que é bom para todos. Vale lembra que a Unijui é uma instituição comunitária cujo custo da educação é custeado em grande parte por seus alunos. Santo Augusto vive uma realidade semelhante à de Ijuí, a partir do momento que o MEC anunciou que poderia ser criado aqui o Curso de Agronomia vinculado ao Instituto Federal Farroupilha, Compus Santo Augusto. Essa idéia nasceu juntamente com outras, desde os primórdios da criação do CEPROVALE e posteriormente quando fomos incorporados como INED de Bento Gonçalves. Foi na gestão do então diretor da Escola, professor Jesus Rosemar Borges, que esta proposta foi incluída no Plano Pluri-anual daquela Instituição, devidamente aprovado pelo colegiado e enviado ao Mec. O anúncio do MEC foi a corroboração de um plano previamente trabalhado. Na oportunidade em esse assunto teve publicidade através do deputado Jerônimo Goergem, ocorrido em fevereiro de 2010, o MEC esclareceu que para que para esse fato acontecer muita coisa teria que ser feita, de parte da Escola construindo os prédios para o funcionamento e contratando pessoal para as atividades do novo curso, e, do município auxiliando entre outras coisas com a aquisição das áreas de terra para a construção de prédios e para pratica das atividades acadêmicas. A administração passada do município procedeu a uma séria de atos administrativos visando à aquisição de área para a construção dos prédios, processo não concluído até o final de seu mandato. Decorridos mais de dois anos, é mais que oportuno que a comunidade tenha conhecimento como andam estes processos, pois o que está em jogo é a ampliação de um empreendimento muito importante para Santo Augusto e a Região. O Brasil tem praticamente 5.000 municípios, entre capitais e pequenos municípios, destes não mais que 50 têm curso de Agronomia Federal, e, a oportunidade que está disponível para a nossa cidade, é o sonho de inúmeras cidades de grande porte, inclusive capitais de estado, por isso este assunto se reveste de grande responsabilidade por todos os que conduzem e lideram os destinos de nossa cidade. A concretização deste projeto oportunizará a Santo Augusto um crescimento significativo: serão mais de 300 alunos, de 20 a 50 funcionários e professores, mais todo impacto que isso representará sobre o setor comercial, imobiliário, serviços e estruturais sobre a cidade. Ijuí terá um curso pago, nós poderemos ter curso gratuito. Isso ocorrerá? Eugenio Frizzo – Engenheiro Civil e Especialista em Gestão Ambiental


REGIÃO SÃO MARTINHO

Realizado treinamento de prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros em São Martinho Estiveram em São Martinho, na sexta-feira do dia 22 de março, no plenarinho do Centro Multiuso Professor Cincinnato Maieron, o 1º tenente reserva do Corpo de Bombeiros Luís Albino Rupp Hammarstron e o enfermeiro Luis Antonio Müller, ambos de Ijuí/RS para realização de treinamento de prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros. Durante o treinamento foram passadas instruções práticas para o uso de

extintores, noções de primeiros socorros, tais como respiração boca a boca, massagem cardíaca, desobstrução de vias respiratórias, etc. O treinamento teve a participação dos empresários municipais e dos presidentes e/ou representantes de Sociedades Recreativas e Esportivas do município e teve como objetivo auxiliar os presentes a cumprirem as normas legais para garantirem a integridade física dos colaboradores e frequentadores destes locais.

Sexta-feira, 29 de março de 2013

11

Comunidade da Esquina Schmith é beneficiada com o Programa “Arca das Letras” A Secretária de Educação Edite Schneider Kerber e a servidora municipal Elaine Rigol participaram da capacitação do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, realizada no dia 22 de março de 2013, no município de Cruz Alta/RS. Em São Martinho, a localidade de Esquina Schmith foi contemplada com o Programa Arca de Livros. O Programa foi criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura nas comunidades de agricultura familiar, nas reservas indígenas, nas colônias de pescadores, remanescentes de quilombos e assentamentos da reforma agrária. As comunidades escolhem o local onde a biblioteca é instalada. Cada biblioteca conta com um acervo inicial de 200 publicações doadas pelas instituições parceiras e pelas populações urbanas em campanhas de arrecadação. São reunidos de acordo com o interesse geral e as necessidades específicas de cada comunidade, os livros são classificados em quatro áreas: livros didáticos e de pesquisa em geral; literatura para crianças; jovens e adultos; livros técnicos e especializados. Os livros estarão disponíveis para toda a comunidade da Esquina Schimith na Escola Municipal José Pedro Schmith, sob os cuidados da servidora e Agente de Leitura da comunidade Elaine Rigol. A secretária Edite Kerber ressalta que este

programa será de grande importância para o desenvolvimento cultural da comunidade e serve também como um estímulo para aquisição do gosto pela leitura.

São Martinho recebe doação de roupas do sargento Ricardo Fernandes

Secretária Adriane H. dos Santos, Ricardo Fernandes e prefeita Araci Irber

Na manhã de segunda, dia 25 de março, a prefeita Araci Z. K. Irber e a Secretária da Assistência Social Adriane H. dos Santos recepcionaram o sargento reformado Ricardo Fernandes, que doou aproximadamente 10 mil peças, entre elas, roupas, agasalhos, calçados, travesseiros, edredons e cobertores para o município de São Martinho. O Sargento Ricardo Fernandes é líder comunitário em Gravataí/RS e há mais de 20 anos recolhe doações pela cidade e distribui para as prefeituras do RS, SC e já encaminhou doações para algumas cidades de Minas Gerais. Marcas físicas no corpo comprovam o trabalho voluntário do senhor Ricardo pelas ruas de Gravataí acompanhado de seu sobrinho Aelton Guilherme U. Faoto que com um carrinho de coleta passam de casa em casa recolhendo as doações. Depois de uma triagem, com ajuda

11SÃOMART.pmd

1

28/03/2013, 15:44

de sua esposa Sra Adelaide Saldanha Ribeiro, lavam e reformam as roupas que serão doadas para as prefeituras. A prefeita Araci Irber parabenizou seu Ricardo pelo belo trabalho que presta às diversas comunidades, deixando de lado sua vida pessoal, suas horas de lazer para ajudar o próximo, beneficiando assim muitas pessoas pelo estado, garantindo a elas uma vida mais digna, mais descente, com certeza seu Ricardo é um belo exemplo a ser seguido e agradeceu em nome do munícipes a doação recebida e estende os agradecimentos ao senhor Edison Osvaldo Arnt que intermediou o contato entre a Prefeitura e o Sargento Ricardo Fernandes para realização da doação. A Secretária Adriane informa que estas roupas serão distribuídas durante a Campanha do Agasalho 2013.


12

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

PUBLICAÇÕES LEGAIS

EDITAL LEILÃO/PRAÇA-INTIMAÇÃO DATA: 09 ABRIL de 2013, as 13h30min 23 ABRIL de 2013, as 13h30min LOCAL: FORUM SANTO AUGUSTO/RS MONICA SCHMIDT, leiloeira oficial devidamente autorizado pelo Exmo. (a) Doutor (a) Juiz (a) de Direito da 1º Vara Cível de SANTO AUGUSTO/RS, venderá em leilão os bens: ITEM 01-Um imóvel com área 11.278,54m2, dentro de área maior de 750.000m2, em Santo Augusto, Confrontaçoes; NORTE e LESTE, com terras do Estado, SUL com área se da colônia, OESTE com lote 87 e lote 100, mat. 2363 CRI Santo Augusto/RS, houve mudança no quadro atual do imóvel, diferente ao descrito na matricula, antes era rural e hoje e urbano, agora faz frente com Rua Rafael Pinto Bandeira e Guaiba, bairro Santo Antonio, R$ 100.000,00. (MUNICIPIO SANTO AUGUSTO X ESPOLIO ANTONIO G. SOBRINHO, ANTONIO MARQUES)PROC. 123/103.0000500-0. Ficam as partes, seus conjugues se casados forem e credor hipotecários, intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontram-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Of. De Justiça. E que se o bem não alcançar o lanço superior à importância da avaliação seguir-se-à em dia e hora já mencionado acima a sua alienação pelo maior lanço. Que em caso de adjudicação posterior ao leilão, conforme entendimento do STJ fica o adjudicante obrigado a indenizar o leiloeiro, em 5% do valor da adjudicação corrigido. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor da arrematação ou percentual arbitrado. Informações e condições de parcelamento para imóveis fones (55)3333-6325 ou (55) 9176-0069, dra.monicaschmidt@uol.com.br. SANTO AUGUSTO(RS), 26 de JANEIRO de 2013.

EDITAL LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO DATA: 09 de ABRIL de 2013, as 13:30 h 23 de ABRIL de 2013, as 13:30 h LOCAL: FORUM SANTO AUGUSTO/RS MÔNICA SCHMIDT, leiloeira- oficial, Matricula n° 263/2010, devidamente autorizado pelo Exmo.(a) Dr.(a) Juiz(a) Direito 2º Vara Cível-, SANTO AUGUSTO/RS, vendera leilão Bens: ITEM 01- Uma motocicleta HONDA XL 125, Ano e Mod. 1985, branca, Placas IBW 0543 em mau estado conservação, R$ 900,00.(SICREDI COOP CRED RURAL CELEIRO LTDA X ESPOLIO GLORIA ROSA DORNELELS, ANTONIO NEREU DORNELES, PEDRO M. DORNELES ) PROC.123/111.00002721-0. ITEM 02- 4 pneus Maggion 6.45-13 falco F2, R$ 520,00; 2 pneus maggion 5.90-14 falco f2, R$ 270,00; 2 pneus maggion 5.60-15, falco f2, R$ 280,00; 2 pneus Kati 175170 R13, R$ 300,00; 2 pneus thundese 175/70, R13, R$ 290,00; 2 pneus godyer GP53 185/65-14, R$ 420,00; 2 pneus Godyer GP3 165/70-13, R$ 310,00; 2 pneus technot, 185/70 R 14, R$ 380,00; 6 pneus para moto magion, go-90-18, R$ 480,00; 255 litros óleo lubrificantes, Iíranga 20W-50, R$ 3.570,00, total R$ 6.820,00. (POSTO NENE LTDA X LEONIDAS LUIZ KONRAD)PROC.123.109.0001098-5 Ficam as partes, seus cônjuges se casados forem e credor hipotecário, intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontram-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Of. de Justiça. E que se o bem não alcançar o lanço superior à importância da avaliação seguir-se-à em dia e hora já mencionados acima a sua alienação. Informações e condições de parcelamento para imóveis pelos fones (55)3333-6325 ou (55) 91760069. Dra.monicaschmidt@uol.com.br SANTO AUGUSTO(RS), 26 de JANEIRO de 2013.

MONICA SCHMIDT Leiloeira Oficial

Juiz(a) de Direito MÔNICA SCHMIDT Leiloeira Of. - Mat. 263/2010 Juiz(a) de Direito

EDITAL LEILÃO/PRAÇA E INTIMAÇÃO DATA: 09 de ABRIL de 2013, as 13:30 h 23 de ABRIL de 2013, as 13:30 h LOCAL: FORUM SANTO AUGUSTO/RS MÔNICA SCHMIDT, leiloeira- oficial, Matricula n° 263/2010, devidamente autorizado pelo Exmo.(a) Dr.(a) Juiz(a) Direito 1º Vara Cível-, SANTO AUGUSTO/RS, vendera leilão Bens: ITEM 01-Uma Motocicleta HONDA CG TITAN, ano 1996/1997, azul, Placas MBC 7880, gasolina, chassi 9C2JC250VTR059164, Credor Fiduciario Coop. Credito Livre Adm. Ass. NOROESTE-RS, em bom estado, R$ 2.500,00; Uma Vaca, Holandeza, peso 400Kg vivo, produção 15 lt leite diário, R$ 1.500,00.Total R$ 4.000,00.(CAMERA AGROALIMENTOS SA X JEFERSON KREMER) PROC.123/111.00002643-5. ITEM 02- Uma semeadeira, marca Tratormaq, ano 1993, amarela, péssimo estado R$ 400,00; Um Automovel FORD ESCORT XR3, 1987, Palcas IDS 1119, Azul, pneus mau estado, manutenção caixa, R$ 2.400,00, Total R$ 2.800,00.(BANCO BRASIL SA X DARCI JOSE MATTE)PROC.123.102.0002223-9 Ficam as partes, seus cônjuges se casados forem e credor hipotecário, intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontram-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Of. de Justiça. E que se o bem não alcançar o lanço superior à importância da avaliação seguir-se-à em dia e hora já mencionados acima a sua alienação. Informações e condições de parcelamento para imóveis pelos fones (55)3333-6325 ou (55) 91760069. Dra.monicaschmidt@uol.com.br

LEGISLATIVO MUNICIPAL DE INHACORÁ AVISO DE LICITAÇÃO MODALIDADE : Pregão presencial n.02/2013 TIPO: menor preço OBJETO: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços terceirizados de limpeza, conservação, manutenção, monitoramento e portaria nas dependências da Camara de Vereadores de Inhacorá-RS, conforme especificações do termo de referencias (anexo I). EDITAL: Disponivel na Camara de Vereadores, a partir do dia 22/ 03/2013, das 13:30 as 17 horas, situado a rua Elsa Stolberg da Rosa, 181, InhacoráRS e no site: Camarainhacora.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 04 de abril, as 9horas, na sala de reuniões da Camara de Vereadores. Informações: fone 55 3785 1003. Inhacorá, 19 de fevereiro de 2013. Emerson Cavali de Vargas Presidente ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

SANTO AUGUSTO(RS), 26 de JANEIRO de 2013. MÔNICA SCHMIDT Leiloeira Of. - Mat. 263/2010

AVISO DE LICITAÇÃO

Juiz(a) de Direito

EDITAL LEILÃO/PRAÇA-INTIMAÇÃO DATA: 09 ABRIL de 2013, as 13h30min 23 ABRIL de 2013, as 13h30min LOCAL: FORUM SANTO AUGUSTO/RS MONICA SCHMIDT, leiloeira oficial devidamente autorizado pelo Exmo. (a) Doutor (a) Juiz (a) de Direito da 2º Vara Cível de SANTO AUGUSTO/RS, venderá em leilão os bens: ITEM 01- 23.000 (vinte e três mil tijolos maciços, tamanho padrão, ótima qualidade, R$ 8.050,00. (ESTADO RIO GRANDE SUL X OLAVO CAVALINI)PROC. 123/111.0002127-1 Ficam as partes, seus conjugues se casados forem e credor hipotecários, intimados pelo presente edital, para todos os atos aqui mencionados, caso encontram-se em lugar incerto e não sabido ou não venham a ser localizados pelo Sr. Of. De Justiça. E que se o bem não alcançar o lanço superior à importância da avaliação seguir-se-à em dia e hora já mencionado acima a sua alienação pelo maior lanço. Que em caso de adjudicação posterior ao leilão, conforme entendimento do STJ fica o adjudicante obrigado a indenizar o leiloeiro, em 5% do valor da adjudicação corrigido. Comissão do leiloeiro 10% sobre o valor da arrematação ou percentual arbitrado. Informações e condições de parcelamento para imóveis fones (55)3333-6325 ou (55) 9176-0069, dra.monicaschmidt@uol.com.br. SANTO AUGUSTO(RS), 26 de JANEIRO de 2013. MONICA SCHMIDT Leiloeira Oficial

12EDIT.pmd

Juiz(a) de Direito

1

PREGÃO ELETRONICO Nº005/2013: Objeto: AQUISIÇÃO DE MATERIAL AMBULATORIAL PARA AS UNIDADES DE SAUDE DO MUNICIPIOExpand; Tipo: Menor Preço Por Item. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 12 de abril de 2013; Horário: 09:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 26 DE MARÇO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº008/2013: Objeto: AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE ARTESANATO PARA OS GRUPOS DE ORIENTAÇÃO E APOIO SOCIO FAMILIAR FEASExpand; Tipo: Menor Preço Por Item. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 15 de abril de 2013; Horário: 09:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 27 DE MARÇO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal

28/03/2013, 15:45


REGIÃO

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

13

CAMPO NOVO

Campo Novo no caminho certo. Concepção de obras é a meta

Patrolamento da estrada comunidade Pasta da Mecânica Casas sendo construídas na Linha São Pedro

A administração camponovense segue seu projeto de desenvolvimento para o povo, nunca esquecendo o seu slogan “JUNTOS CONSTRUIREMOS O FUTURO”, continua realizando sua caminhada agora com sua frota de maquinário em plenas condições de funcionamento, investimento que foi de grande importância, pois as patrólas, caminhões e outros veículos estavam simplesmente sucateados o que dificultou e muito os trabalhos no início. Com o problema resolvido se obteve sustentação necessária para seguir em frente, realizando melhoramento das estradas da cidade e principalmente do interior beneficiando o colono, o agricultor que estava praticamente isolado devido ás péssimas condições dos trechos que os conduzem até suas propriedades. Foi feito o encascalhamento da estrada que liga a cidade à Vila Turvo, se estendendo até a ponte do rio turvo. Na localidade de Pasta da Mecânica também foi feito o patrolamento e alargamento das estradas que dão acesso às propriedades, melhorando muito a trafegabilidade. Bueiros foram colocados em uma sanga na propriedade Marongão, onde o pedido para esse trabalho já existia há mais de cinco anos; mais bueiros foram colocados na ponte da comunidade do Sitio Bindé, ponte que estava completamente deteriorada pelo tempo, e que agora está sendo construída outra mais resistente dando segurança para os agricultores que ali passam com maquinário pesado, havendo a necessidade de melhorar a estrada naquele local foi feito o patrolamento e alargamento. Na linha São Pedro interior do município as 30 (trinta) casas estão tomando forma, algumas mais adiantadas que outras, benefício direto para trinta famílias que poderão morar com mais dignidade e segurança. As obras continuam, na cidade está sendo feito o melhoramento de algumas vias e aberturas de ruas, tudo dentro do projeto da nova gestão que está focada em idealizar o bem estar dos munícipes, entretanto o Pref. Menusi e toda sua equipe sabem do desafio em se concretizar tais feitos dentro das limitações que se apresentaram, mas que estão sendo supridas com o passar dos dias através da luta incansável da gestão que veio pra revolucionar Campo Novo, literalmente, e lembrando sempre a comunidade que “JUNTOS CONSTRUIREMOS O FUTURO”. Patrick Pianesso – Assessoria de Imprensa Pref. Menusi

13REG.pmd

1

Trecho que pertence à Pasta da Mecânica

Bueiro colocado na entrada da propriedade Marongão

Patrolamento e alargamento da estrada localidade Sitio Bindé

Secretário de Obras Edroaldo Knop e equipe, Ponte Sitio Bindé Trecho Campo Novo/ Vila Turvo

Campo Novo / Vila Turvo

28/03/2013, 15:46


14

GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

SÃO MARTINHO

AVISO DE LICITAÇÃO Edital nº. 026/2013 Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL nº 020/2013 - Tipo: MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios para a manutenção dos programas ASEMA, PAIF, PCFV e PBVII da SMHAS. Data/Hora para entrega dos envelopes (Proposta e Habilitação): 12/04/2013 até as 08:00 horas. Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes: 12/04/2013 às 08:10 horas. Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602, no horário de expediente das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30 hrs ou pelo email: compras@braga.rs.gov.br . Luis Carlos Balestrin Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO Edital nº. 027/2013 Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL nº 021/2013 - Tipo: MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto: Aquisição de materiais de limpeza para a manutenção dos Programas PAIF e ASEMA da SMHAS. Data/Hora para entrega dos envelopes (Proposta e Habilitação): 12/04/2013 até as 10:00 horas. Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes: 12/04/2013 às 10:10 horas. Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602, no horário de expediente das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30 hrs ou pelo email: compras@braga.rs.gov.br . Luis Carlos Balestrin Prefeito Municipal

EXTRATO DE LICITAÇÕES 2013 DATA

DATA

DATA

OBJETO

EMPRESAS

VALOR

PROCESSO

ABERTURA

HOMOLOGAÇÃO

LICITADO

ADJUDICADAS

R$

08/03/2013

MODALIDADE

17

PREGÃO PRESENCIAL

20/02/2013

07/03/2013

18

PREGÃO PRESENCIAL

20/02/2013

07/03/2013

DESPACHO DE ARQUIVAMENTO EM 07/03/2013

Aquisição de Veículo novo com capacidade mínima de 05(cinco) lugares para a secretaria municipal de saúde.

19/03/2013

DESPACHO DE ARQUIVAMENTO EM 19/03/2013

Venda de bens móveis de propriedade do município, sendo lote 01 (uma retro escavadeira ano 2001/2001), lote 02 (um veículo Pálio weekend ano 1998) e lote 03 (um veículo Royale ano 1994).

15/03/2013

Contratação de empresa para - Leandro Alles Barth – ME a realização de até 100 (cem) horas de serviços de escavação e corte de pedra e - Laercio Simões Pires - EPP transporte de até 1000 (mil) cargas de pedra em caminhão caçamba, para recuperação das estradas municipais,

19

21

LEILÃO

PREGÃO PRESENCIAL

20/02/2013

27/02/2013

14/03/2013

Implantação de sistemas - ABASE Sistemas e Soluções - 54.410,00 Ltda. integrados de gestão pública.

Secretaria da Saúde oferece atendimento Psiquiátrico em São Martinho Desde o mês de março os sãomartinhenses portadores de sofrimento psíquico, mental, dependência química, entre elas álcool e outras drogas, estão recebendo atendimento especializado junto à Secretaria Municipal de Saúde. Este serviço esta sendo prestado pelo conceituado psiquiatra Antonio Carlos Belinazo com ampla experiência nesta área e muitos anos de atuação. O atendimento psiquiátrico será oferecido mensalmente aos usuários do SUS, e como parte do tratamento também haverá atendimento psicológico.

São Martinho contra a dengue A Vigilância Ambiental juntamente com a Secretaria da Saúde de São Martinho vem através desta nota pedir a colaboração de todos no combate a dengue. A situação é preocupante, pois além do índice de foco positivo ter aumentado, temos muitos relatos de moradores que já encontraram e reconheceram o mosquito Aedes Aegipty em sua residência. Grande parte das larvas identificadas encontram-se em latas, entulhos e caixa para coleta de água de chuva, as medidas cabíveis para eliminar ou evitar a proliferação é fácil de providenciar, entre elas, a limpeza dos pátios e principalmente o uso de telas amarradas por borracha sobre as caixas de água. Gostaríamos que a população não esperasse somente as agentes ambientais

- 18.800,00

- 34.000,00

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CAMPO NOVO

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 018/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Aquisição de material odontológico à Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificações constantes do Termo de Referência (ANEXO I). Edital: disponível a partir do dia 29/03/2013, no Setor de Compras e Licitações, das 08h às 11h30min e da 13h30min às 17h, situado junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Av. Bento Gonçalves, n° 555, Campo Novo-RS e no site www.camponovo.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 11/04/2013, às 08h30min, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Campo NovoRS. Informações: Setor de Compras e Licitações, Fone (55) 3528- 1300. Campo Novo/RS, 21 de março de 2013. Milton José Menusi, Prefeito Municipal. Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CAMPO NOVO

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 019/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Aquisição de materiais de higiene e limpeza às Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, conforme especificações constantes do Termo de Referência (ANEXO I). Edital: disponível a partir do dia 29/03/2013, no Setor de Compras e Licitações, das 08h às 11h30min e da 13h30min às 17h, situado junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Av. Bento Gonçalves, n° 555, Campo Novo-RS e no site www.camponovo.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 12/04/2013, às 08h30min, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Campo Novo-RS. Informações: Setor de Compras e Licitações, Fone (55) 3528- 1300. Campo Novo/RS, 21 de março de 2013. Milton Jose Menusi, Prefeito Municipal.

14EDITAIS.pmd

1

28/03/2013, 15:47

para eliminar os focos, pois as visitas às residências são feitas uma vez a cada dois meses em todo o município, e a dengue tem que ser combatida todos os dias. Somos todos contra a dengue, é fácil de combater, só não podemos esquecer. A população de São Martinho está bem informada em relação a como combater o mosquito, só falta mais conscientização de que o problema é sério e o risco é de todos. Para esclarecimentos e orientações, a equipe da vigilância encontra-se junto ao Posto de Saúde, entre em contato conosco através do fone: 3533.1675. Lembre-se: Para combater a dengue, você e a água não podem ficar parados!


REGIÃO

Sexta-feira, 29 de março de 2013

15

Matadouro de Campo Novo foi uma obra faraônica A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Campo Novo esclarece em atendimento à solicitação do Ministério Público Estadual a situação do prédio Matadouro localizado nas imediações do trevo da cidade. Primeiramente é oportuno ressaltar a existência de 2 (dois) Processos Administrativos com este mesmo objeto, sendo o primeiro sob nº 81/2012 – Concorrência Pública nº 01/2012, que restou anulado tendo em vista a inexistência de empresas interessadas em participar do certame. Posteriormente foi aberto novo processo licitatório sob nº 117/2012, na modalidade de concorrência pública sob nº 03/2012, objetivando o recebimento de propostas para a concessão do direito real de uso do espaço físico do Matadouro Municipal, sendo que a administração Menusi e Scherer optou pela REVOGAÇÃO DA LICITAÇÃO, tendo em vista o alto investimento que teria que arcar para a concretização dentro das normas exigidas para adequação e funcionamento. É

imprescindível destacar a inviabilidade do investimento por parte do município, afirmando sem sombra de dúvidas que a politica implantada para por em funcionamento o Matadouro desta cidade é INVIÁVEL para o Ente Público. É importante salientar que a Municipalidade não está se omitindo no sentido de por em funcionamento uma obra pública, no entanto, entende que o edital licitatório deve ser reformulado a fim de se enquadrar dentro das possibilidades e necessidades do ente público. Por fim, está sendo estudada nova adequação editalícia a fim de atender as possibilidades do município no sentido de investimento necessário para ativação deste bem público. O Prefeito Menusi disse que se trata de uma obra faraônica, fora dos padrões de funcionamento, e que por isso a prefeitura está trabalhando incessantemente para dar um destino útil para essa obra. Patrick Pianesso – Assessoria de Imprensa - Pref. Menusi

Estrutura não oferece condições de uso

Nova diretoria do PSDB é constituída Realizou-se no dia 23/03 do decorrente ano, a convenção do partido PSDB em Campo Novo, com objetivo da escolha e apresentação dos novos membros do Diretório Municipal 2013. Seus eleitos, Presidente Alcides Grassi; Vice-presidente Flori José Hertal; Secretária Geral Cleide Klein Gassen; Tesoureiro, Claudinei Alves Carvalho; Lider da Bancada, Jurandir Gonçalves dos Santos; Delegados: Milton José Menusi e Celso Antonio Rizzardi, suplentes: Elena Fronza Menusi, Elisete Teresinha Hames Luft, Jorge Romário de Melo e Elenice Catarina Rosa de Oliveira; Conselho Fiscal, Titulares: Erineu Vargas, Ivone Pretto dos Santos e Gilmar Antonio Camilio; Suplentes: Vilson Fuchs, Laurindo Trapp e Ismar Nascimento Thalheimer; Conselho de Ética, Titulares: Jair de Oliveira Motta, Carlos Alberto da Silva, Jorge de Jesus Monteiro, Adriana Ferreto de Lima e Sabino Fernandes de Araujo. Suplentes: Gilberto Araújo Monteiro, Elena Rosane Pinheiro da Silva, Silvana Raquel Frank, Valcir da Silva Neckel e Agaús Vicente Rizzardi. Contando com a participação do Prefeito Menusi, da primeira dama do município Elena Fronza Menusi, membros do partido, vereadores, secretários e a ilustre presença da Deputada Estadual Zilá Breintenbach (PSDB), que aproveitou o momento para destacar a

Pref. Menusi, delegado do Partido, Alcides Grassi, presidente eleito e deputada Zilá

importância de Campo Novo no desenvolvimento da região, uma vez que o município situa-se no centro da Região Celeiro o que facilita o contato com outras cidades. Zilá disse ainda que Campo Novo será exemplo, que o governo Menusi e Scherer fará e está fazendo diferença. Lembrou o empenho do Pref. Menusi nesse início de mandato em dar andamento a projetos importantes, por exemplo, construção de casas no interior e na cidade, melhoramenComponentes do Diretório Municipal

Bancada do PSDB parabeniza evento esportivo na cidade O Poder Legislativo Municipal de Campo Novo em sessão plenária ordinária realizada no dia 18 de março, da moção congratulatória de autoria dos vereadores Jurandir Gonçalves dos Santos e Juca Araújo, da bancada do PSDB. Parabeniza os organizadores do campeonato de futsal Inter firmas que está sendo realizado no Ginásio Municipal de Esportes, evento que vem se tornando um dos mais importantes dos últimos anos, com presença assídua das torcidas e comunidade que prestigia as mais de

15CAMPON.pmd

1

cinquenta equipes que disputam a taça. O Prefeito Menusi quando possível sempre esta prestigiando os jogos, e disse que o esporte além de ser um agregador é também um dos principais investimentos para a sua gestão, trazendo um grande numero de participantes que elevam o evento esportivo proporcionando grandes jogos e promovendo a integralidade da Região Celeiro. Patrick Pianesso – Assessoria de Imprensa – Pref. Menusi

28/03/2013, 15:48

to das estradas no interior, limpeza das ruas da cidade, das praças, dizendo que “é preciso fazer “barulho” para ser notado, principalmente nas coisas pequenas, pois muitos prefeitos querem as coisas grandes e acabam esquecendo o resto que também tem grande importância”. A deputada disse ainda que o atendimento faz a diferença, que é muito importante ter lealdade com o prefeito, transparência, fatores essenciais para se alcançar os objetivos e ainda se colocou a disposição do governo Menusi para o que for preciso. O novo presidente do PSDB em Campo Novo Alcides Grassi disse que o partido sai fortalecido com a presença da Deputada Zilá, com a gestão municipal do Pref. Menusi, com três (3) vereadores e um 1º Suplente do PSDB esperam alcançar a meta de trezentos filiados. Patrick Pianesso - Assessoria de Imprensa – Pref. Menusi.


16

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Sociedade em Desta Formatura

Daiane P rochnow colou grau em A gronomia pela UFS M, Camp us de Frederico Wesphale no último n, dia 23 de m a r ç o . Receba os parabé ns dos pa is A rno e Mar dos Irmão li, s Glaucia e Ederso n e da cunhada Helenice. Já aprova da, vai cu rsar mestrado em Agronom ia Ambien tal pela mesma u niversida de. Parabéns , Daia!

Formatura em Administração

Comemoramos no dia 23/03 o 5° aniversario, muita alegria e diversão para criançada. Os participantes presenciaram novidades em estrutura para festas. Agora contamos com tudo em artigos para festas, e tudo relacionado em formaturas, como aluguel de beca, decoração e toda assessoria para sua formatura. Agradecemos os participantes e convidamos todos a visitar nosso espaço e agendar sua festa.

LUIZA CAROLINE PRAUCHNER colou grau em Administração pela FAISA Faculdades, dia 16 de março, em solenidade no CTG Pompílio Silva. Após, recepcionou os convidados em sua casa, para comfraternizar. Os pais, Elio e Dulce, os irmãos e familiares a parabenizam pela conquista.

Aniversário Completou 99 anos de feliz vida no dia 21 de março de 2013 a senhora Erica Khen Roth. Parabéns dos filhos, netos e bisnetos e que tenha sempre muita saúde, paz, amor e Deus no coração. Felicidades.

16e17SOCIEDADEDEST.pmd

2

28/03/2013, 15:49

sença de aniversário com a pre Quick festeja seu 5º clientes

Tudo em artigos de festas


17

Sexta-feira, 28/29 de marรงo de 2013

staque

16e17SOCIEDADEDEST.pmd

3

28/03/2013, 15:50


18

GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTO AUGUSTO Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo, acessando o site www.camarasantoaugusto.rs.gov.br · Sessão Ordinária Sob a Presidência da vereadora Margarete S. de M. Niedermeyer (PSDB), o Poder Legislativo Santo Augustense esteve reunido no dia 25 de março de 2013, às 19h30min, junto à Sede da Câmara Municipal de Vereadores. A Sessão Ordinária contou com a presença dos edis: Carolina Fragoso Langner (PSB), Horácio Ferrando Dornelles (PDT), João Carvalho de Oliveira (PT), Joel Antunes da Rosa (DEM), Juarez Speroni (PMDB), Marcelo Both (PP), Tânia Maria Depiere (PDT) e Ultramar Luiz de Sousa (PDT). · Expediente Deram entrada na Casa Legislativa as seguintes matérias: De origem do Poder Executivo: - Projeto de Lei nº 23/2013, que “Autoriza o Poder Público Municipal a abrir crédito adicional”; - Projeto de Lei nº 24/2013, que “Define situação de excepcional interesse público e autoriza contratação temporária”; - Decreto Executivo nº 3.334, que “Estabelece turno único nas repartições públicas municipais” no dia 28 de março de 2013 (Quinta-feira Santa); - Ofício encaminhado cópia das Leis Municipais nºs 2.391 a 2.397. De origem dos vereadores: - Pedido de providências da vereadora Carolina Fragoso Langner (PSB), indicando ao Prefeito Municipal que providencie a inclusão, no próximo orçamento municipal, pedindo ajuda estrutural e financeira aos Governos Estadual e Federal, a fim de realizar a reconstrução ou reforma da Ponte sobre o Rio Turvo; a realização de uma vistoria técnica na referida ponte e a verificação técnica com vistas a aumentar o espaço físico da ponte, em especial em sua largura, para facilitar a passagem de pedestres, veículos e máquinas agrícolas; - Pedido de providências do vereador Joel Antunes da Rosa (DEM), indicando ao Prefeito que proceda e reforce a demarcação das faixas de segurança existentes no município. De origem de diversos: - Ofício, oriundo do Hospital Bom Pastor informando sobre o Ato Nacional de Mobilização que acontecerá no próximo dia 08 de abril, e que terá como pauta o reajuste de 100% para os procedimentos de média e baixa complexidade da tabela do SUS. Ordem do Dia: Foram aprovadas por unanimidade dos vereadores as seguintes matérias: - Projeto de Lei nº 05/2013, que “Altera o § 1º do art. 32 da Lei Municipal nº 1692, de 30 de dezembro de 2003”; - Projeto de Lei nº 11/2013, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial e incluir Meta no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”; - Projeto de Lei nº 14/2013, que “Altera dispositivo da Lei Municipal nº 1.846, de 27 de abril de 2006, que Reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Efetivos do Município de Santo Augusto, e dá outras providências”; - Projeto de Lei nº 21/2013, que “Autoria o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial e alterar meta no PPA e LDO”; - Projeto de Lei nº 22/2013, que “Dispõe sobre a autorização para hipoteca e fusão/unificação de imóveis do Distrito Industrial, adquiridos pela Renovadora de Pneus de Santo Augusto Ltda, com incentivos concedidos pelo Município através da Lei Municipal nº 1.215, de 24 de julho de 1995, e dá outras providências”. A próxima sessão ordinária será realizada no dia 01 de abril, com início às 19h30min, junto à Sede do Poder Legislativo de Santo Augusto. PORTARIA Nº. 480, DE 25 DE MARÇO DE 2013. Concede férias regulamentares ao Oficial Legislativo Eduardo Schio. A Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando: - que o servidor titular do Cargo de Oficial Legislativo desta Câmara Municipal, Eduardo Schio, completou o lapso temporal exigido para concessão do direito do gozo de férias relativa ao período de 03 de setembro de 2011 a 02 de setembro de 2012. R E S O L V E: Art. 1º Conceder, ao servidor Eduardo Schio, 30(trinta) dias de férias, a ser gozada no período compreendido de 01 a 30 de abril de 2013. Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação e seu efeito a contar de primeiro de abril de 2013. Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto/RS, 25 de março de 2013. Verª. MARGARETE S. DE M. NIEDERMEYER Presidente Registre-se e publique-se. Ver. JOEL ANTUNES DA ROSA Secretário

Transmissão das Sessões: Informamos que o espaço do Grande Expediente das Sessões Ordinárias realizadas por este Poder Legislativo é transmitido, ao vivo, todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, pela Rádio Ciranda FM 105.5.

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE INHACORÁ A Câmara Municipal de Vereadores deste município esteve reunida em caráter ordinário do dia 12 de março de 2013 as 20:00 horas, sob a Presidência do Vereador Emerson Cavali de Vargas, com a presenças dos seguintes Edis: Arnaldo Mariano de Oliveira, Cristóvão Euzebio da Silva, Derli Barcelos, Ines dos Santos Bueno, Samuel Pacheco de Oliveira, Sirlei Cleci Rolim, Valtair José de Moura e Veranice Santos Rolim. Foram analisadas as seguintes matérias: Indicação n° 001/ 2013, protocolada sob mesmo número; Proposição n° 001/2013, protocolada sob mesmo número, ambas de iniciativa do Vereador Valtair, receberam parecer favorável, foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade dos votos. Proposição n° 002/2013, protocolado sob mesmo número, de iniciativa do vereador Arnaldo, a qual foi baixada na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação para estudo e elaboração de parecer; Proposição n° 003/2013, protocolada sob mesmo número; Proposição n° 004/2013, protocolada sob mesmo numero, ambas de iniciativa dos vereadores da Bancada do DEM e PTB, as quais foram baixadas na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação para estudo e elaboração de parecer. Projeto de Lei nº 006/2013, protocolado sob mesmo número, que “Regulamenta o Programa de Estágio Remunerado e autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio com o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, visando o Estágio de Estudantes”, o qual recebeu parecer favorável, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade de votos; Projeto de Lei n° 007/2013, protocolado sob mesmo numero, que “Cria o Programa de Incentivo à Instalação de Industrias e Agroindústrias no Munícipio de Inhacorá” o qual foi baixado na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação para estudo e elaboração; Projeto de Lei Legislativo n° 001/2013, protocolado sob mesmo número, que “Dispõe sobre a extinção de cargos na Câmara de Vereadores” o qual recebeu parecer favorável, foi colocado em votação e aprovado por unanimidade de votos.

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE CHIAPETTA A Câmara Municipal de Vereadores deste município esteve reunida em caráter ordinário no dia 25 de março de 2013, sob a Presidência do Vereador Eder Luis Both, com a presença dos seguintes Edis: Antonio Juarez Kovalski; Celia Vargas Padilha; Eloi Betio da Veiga Maron; Luana Barbara da Rosa Pitol; Valdecir Dorn; Valdir Declero de Lima; Valtair de Paula Alves e Zevir de Vargas Moura, onde foram analisados os seguintes projetos de lei oriundos do Poder Executivo Municipal, Projeto de Lei nº009/13, de 20 de março de 2013, que “Autoriza Termo de Comodato, e dá outras providências”. Matéria baixada em comissão. Projeto de Lei nº010/13, de 20 de março de 2013, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir Calendário Oficial de Eventos para o ano de 2013 no município de Chiapetta, dá outras providências”. Matéria baixada em comissão. Projeto de Lei nº011/13, de 21 de março de 2013, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a Assinar convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Obras Públicas, irrigação e Desenvolvimento Urbano, e dá outras providências”. Matéria aprovada por unanimidade. Projeto de Lei nº012/13, de 20 de março de 2013, que “Autoriza Termo de Comodato, e dá outras providências”. Matéria baixada em comissão. Também estiveram presentes na sessão a convite da Vereadora Célia Vargas Padilha a Coordenadora de Educação da 36ª CRE Ijui senhora Rosmari Gobo e o Coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo senhor Julio Cesar Paris, que proferiram uma brilhante palestra com o tema “o Papel da Educação e Investimentos” e “Plano Safra”. VALORIZE A VIDA, NÃO USE DROGAS, PRATIQUE ESPORTES Itacir Valdes Bertasso Assessor Legislativo

AVISO DE LICITAÇÃO Edital nº. 028/2013 Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL nº 022/2013 - Tipo: MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto: Aquisição de equipamentos de informática para a SMS, SMEC e SADM e aparelhos de ar condicionado para atendimento aos programas IGD/PBF, ASEMA/FEAS e IGD/SUAS da SMHAS. Data/Hora para entrega dos envelopes (Proposta e Habilitação): 16/04/2013 até as 10:00 horas. Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes: 16/04/ 2013 às 10:10 horas. Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602, no horário de expediente das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30 hrs ou pelo email: compras@braga.rs.gov.br . LUIS CARLOS BALESTRIN Prefeito Municipal

Leticia Gabriela Novaski Servidora Pública Municipal

18CAM.pmd

1

28/03/2013, 15:51


GERAL BRAGA

Mesmo com o mal tempo, que impossibilitou a procissão externa, a mesma foi realizada dentro da Igreja, os fiéis

se fizeram presentes para participar da celebração conduzida pelo Pe. Silvério juntamente com jovens do Grupo CLJ.

Visita ao professor José Turchiello

No dia 18 de março, às 9h10min, autorizados e orientados pela Gestora, professora Alcione Salete Dal'Alba Pilger, os alunos do 6º ano, turma 61, juntamente com a professora MÍRIAM DA SILVA DIECKEL com a monitora, MINÉIA BI-

TENCOURT; o funcionário GILMAR RODRIGO VIGNE, da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini, realizaram visita à casa do professor aposentado, JOSÉ TURCHIELLO, que está convalescendo, recuperando-se de um acidente

doméstico,e procedimento cirúrgico. Com o objetivo de ensinar aos alunos a importância, o cuidado e o amor que devemos ter pela natureza, coletamos mudas de nogueira, doadas pelo professor que completou 96 anos na semana, para serem plantadas no pátio da escola. Durante a visita o professor relatou sua trajetória de trabalho na escola, aconselhou os alunos sobre a importância de estudar para terem um futuro melhor. Após a visita, foi realizado o plantio das mudas, no pátio da escola. Agora é só cuidar e esperar para colher os frutos... (Assessoria de Imprensa da Escola)

REDENTORA

PIM realiza Pedágio Informativo A equipe do Primeira Infância Melhor de Redentora, realizou na última semana um pedágio informativo no centro da cidade de Redentora, na qual entregou folders informativos para a comunidade, explicando sobre o programa, como ele funciona, a que público atende, divulgando assim o importante trabalho desta equipe e também colou adesivos no carros, que diz “O QUE VOCÊ FAZ PELO SUE FILHO AGORA, VALE PARA A VIDA TODA”,. Adotar esta política pública à primeira infância é investir na certeza da formação de cidadãos com melhores e maiores condições cognitivas e socioemocionais, o que, por consequência, resultará na construção de uma sociedade melhor, mais informada, mais humanizada e mais integrada, por isso Redentora têm o PIM. A equipe do PIM é for-

19

REDENTORA

Bênção de Ramos na Paróquia Santa Catarina Foi realizada neste domingo, na Paróquia Santa Catarina de Braga, a Missa do Domingo de Ramos. Para os católicos, este momento representa a entrada de Jesus em Jerusalém, ele marca também o início da Semana Santa, tempo de aprofundamento, onde celebrasse o ritual da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

mada por: 03 GTM (grupo técnico municipal), 03 monitoras e 15 visitadores, os quais atendem a população urbana e rural do município, sendo atendida, gestantes e crianças de 0 a 5 anos 11 meses e 29 dias. O papel da Equipe do PIM é atender as crianças, desde o nascimento,

até seu ingresso na escola, pois constitui-se uma etapa fundamental do seu desenvolvimento. Nessa fase, a criança aprende a caminhar, a falar, a conhecer e utilizar objetos que cercam e a comporta-se e relacionar-se com os adultos ou com outras crianças, bem como, integra-se em um meio social.

Equipe do PIM, realizando pedágio em centro da cidade

PIM recebe Educação Continuada sobre gestação e amamentação No dia 21 de março de 2013 a equipe do Primeira Infância Melhor de Redentora, recebeu educação continuada sobre gestação e amamentação, na qual a equipe técnica da Secretaria Municipal da Saude, explicou sobre a gestação, as mudanças que ocorrem no corpo da mulher neste período, bem como o feto é desenvolvido dentro da barriga da mãe, as transformações que passa com o decorrer do mês e o que vai evoluindo, bem como ressaltou a importância das mulheres realizarem o pré –natal, manter as consultas e os exames em dia, explicou a importância da mulher realizar o parto normal e da essência, ou seja, das vantagens que existe para mãe e filho do aleitamento materno ser

exclusivo até os seis meses de vida da criança. Segundo o GTM (Grupo Técnico Municipal), a educação continuada todo mês oferecida a equipe do PIM,resulta no dia a dia do trabalho dos visitadores e monitores, pois e um momento de aprendizado, onde a troca de informações enriquece os encontros,os relatos trazidos pelos visitadores

faz com que a realidade vivenciada por cada um seja compartilhada, pois uma equipe de trabalho se faz com trocas, com união e com vontade de fazer, e a equipe esta engajada no seu trabalho, pois promover a saúde e prevenir as doenças, bem como auxiliar as famílias no desenvolvimento e crescimento dos seus filhos é um missão deste programa.

PIM celebra a páscoa

A equipe do Primeira Infância Melhor de Redentora, comemora e celebra a páscoa com apresentação de teatro e entrega de ovos de chocolate nas comunidades do interior, onde o PIM atende. A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e par"cipam de cerimônias religiosas. A peça de teatro se chama O COELINHO

QUE NÃO ERA DA PÁSCOA, que encenou que os pais, a família, devem escutar as crianças, devem par"cipar da sua vida, auxiliar na sua construção do futuro, bem como no presente, devem par"cipar das a"vidades da escola, de lazer, do dia a dia, pois toda criança precisa de amor, carinho, afeto, respeito e dignidade para crescer saudável e feliz. A equipe do PIM de Redentora, juntamente com a administração municipal, deseja a todas as famílias que fazem parte desta polí"ca pública, que visa o cuidado integral, #sico, emocional, psicológico e recrea"vo das crianças até 06 anos de idade e gestantes uma Deliciosa e Feliz Páscoa a todos.

Prefeitura municipal recebe ônibus A Prefeitura Municipal de Redentora recebeu da Empresa IVECO, um Ônibus Escolar no valor de R$ 132.000,00, referente ao Programa Caminho da Escola do Ministério da Educação, o veículo tem capacidade para transportar 29 passageiros. E com este veículo são 04 Ônibus entregues ao Município nos úl"mos 03 meses conforme previsão do Ministério da Educação. Fonte: Administração Municipal de Redentora


20

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

TERRA

CLASSIFICADOS SAVEIRO

SILVERADO

VENDE-SE 3 hectares de terra no inteVENDO SAVEIRO 2007 1.6 flex, pagaVENDO SILVERADO Duplada 4 portas, rior de Sede Nova. Tratar com Vitor Go- mento facilitado. 55 9941 9091. 6 cilindros, ar condicionado, vidros e trava mes Martins, telefone 81217147. eletrica, direcao hidraulica ano 98. Fone KOMBI (55) 9941-9091. FUSCA Vende-se Kombi, 2006, 9 passageiros, Vende-se Fusca 1 300l, ano/modelo 78, do- ótimo estado com garantia. interressados cumentos em dia. Valor R$ 2.000. Fone ligar para 9975-6315

Imóveis à venda

Fone: 55 3781-1973 OPORTUNIDADE DE BONS NEGÓCIOS Plantadeiras e Colheitadeiras seminovas a preços abaixo da cotação. Exposição e vendas na Avenida Getúlio Vargas, 298, Santo Augusto, em horário comercial

- 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, com motor reformado. - 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, Gabinada

PEUGEOT 207 VENDE-SE PEOGEOT 207 sedan, ano 2010, prata, completo (novo). Interessados tratar com Pedro, fone 9644-6880.

GOL Vende-se Gol 1,0 GIII, 8VL, 2p, ano 2001. Tratar fone (55) 9925-0076

BARBADA Carlos da Rosa vende um filhote de Shih-Tzu, no valor de R$ 300,00. Tratar fone 96753865.

FUSCA - 1 Plantadeira SFIL 8 linha ano 2000, ótimo estado

BARBADA Av. Davi José Martins, 884 – Centro Ijuí Fone: (55) 3332-4242 / Fax: 3332-9592 www.guaracarplus.com.br E-mail: sac@guaracarplus.com.br

MODELO

ANO

COR

Uno Way 1.0

2013

Branco

Agile 1.4 Lt

2011

Prata

Gol GV 1.0

2011

Preto

Palio Fire

2010

Branco

Fox 1.0

2010

Vermelho

Saveiro 1.6 City

2010

Branco

Siena EL

2010

Branco

Siena Fire Flex

2010

Branco

Siena EL

2010

Doblo Adventure 1.8 2009 Palio Fire

2009

Vermelho Cinza Branco

Palio Fire Flex

2009

Preto

Fiesta

2009

Vermelho

VENDE-SE um Del Rei, ano 83. Valor R$ 3.000,00. ESCORT 86, R$ 5.000,00. APOLLO 91, R$ 7.000,00. VENDE-SE uma máquina de sorvete expresso, em funcionamento, marca Carpeggiani, R$ 14.000,00. Aceito carro, falar com Antonio, 91197676. VENDE-SE UM CAMINHÃO mb 2013, ANO 71, truque, todo revisado, com pneus novos, puxando na Puro Trato. Valor R$ 52.000,00. Tratar fone 96949386, com Fabricio.

MOTO E BALANÇA

Prata

Palio Fire

2008

Preto

Siena ELX 1.0

2008

Verde

FUSION SEL

2006

Preto

Fiesta Sedan

2005

Prata

20CLASSIFicados.pmd

1

HONDA CG Vende-se uma moto Honda CG 150c, ano 2004, cor preta, no valor de R$ 3.400,00. Tratar 99648118.

MOTO YBR Vende-se: Moto YBR 2008, Azul, partida elétrica, roda esportiva, tratar com Digo no fone: (55) 9602-3870

WV CAMINHÃO VENDO WV CAMINHÃO 7.90 ano 88, bau, bom de tudo. Pagamento facilitado. Fone 55 9941 9091.

CAMINHONETE

VENDE-SE uma moto CG 125 FAN 2008, e uma BALANÇA CAUDURO, pesa 300 VENDE-SE uma caminhonete 608, em Kg(R$ 280,00). Tratar na Rua Antônio bom estado de conservação. Aceita-se carLiberato, 674, Bairro Getúlio Vargas, Santo ro no negócio. Trartar com Márcio, fones Augusto. 55 9948-4032 ou 55 8130-7945.

CORSA WIND

PEUGEOT

Vendo Corsa Wind 98/99, prata 04 portas, Vende-se Peugeot 206, 8v, 1.6, 2000, ar,dh,travas elétricas,alarme,rádio, usb, ótimo estado, tratar fone 99041400, com ótimo estado, prata, completo, com roda e 4 pneus novos. R$ 15.400,00. InteresMarquinhos.

sados tratar no fone 9964-8118

SUPER GÁS LIGUE GÁS TELE-ENTREGA

ARRENDAMENTO Arrenda-se uma fazenda em paranatinga MT. 2000ha, planta 1.340ha, contrato com 10 anos com 2 de carencia. Fone 81070777 / 9664-4840

3781-1912

YAMAHA

9953-4195

Vende-se uma moto Yamaha/YBR 125cc, partida elétrica. ano 2001, cor azul. Interessados entrar em contato com Osvaldo pelo fone 9997-3473

Rua Vicente Silva, 512 - Santo Augusto

Mercedes Benz 200 2009

- Fusca ano 77, motor 1.300, pneus novos, pintura nova, ótima mecanica. Preço Bom.Tratar com Fucilini pelo fone 9931-6949

FLORICULTURA Vende-se FLORICULTURA OPÇÃO CERTA, com baixo investimento, capital de giro e aluguel. Tratar fone (55) 3781-3011, com Irene.

28/03/2013, 15:53

Vendo Apartamento: com 76 mt2, com 2 quartos 1 vaga garagem, no B. Centro. Vendo Apartamento: com 200 mt2 com 2 quartos, 2 vaga na garagem, Bairro Centro Vendo: Apartamento com 172 mt2, 3 quartos(1 suíte),1 v. garagem,B. Centro. Vendo: 2 Salas Comerciais B. Centro, Rua Rio Branco. Casa Alvenaria: com 140 mt2 no Bairro Gloria. Casa Alvenaria: com 110 mt2/ 2 quartos o B. glória. Casa Alvenaria: com 118 mt2/ 3 quartos no B Glória. Casa Alvenaria: com 63 mt2, Av. Central B. Gloria. Casa Alvenaria: com 63 mt2, Rua Hilário Bertolo, (Loteam. Maria Valentina). Casa Alvenaria: com 118 mt2 e terreno com 515 mt2 no B. Getúlio Vargas. Casa Alvenaria: com 85 mt2 com 3 q no Bairro Santo Antônio ao Lado do CIEP. Vendo: Casa (Ponto comercial) na Av. do Comércio, B. Santa Fé. Casa Alvenaria: 70 mt2, 2 Quartos, garagem, no B. Santá Fé. Casa Alvenaria: 70 mt2, 2 quartos, garagem, no B. Glória Casa Alvenaria, com 224 mt2, 1 Suíte + 2 quartos , garagem, no Bairro Zeca Silva. Casa Alvenaria: 3 quartos com 70 mt2, Rua Egberto S. de morais, B. Petrópolis Casa Alvenaria: 70 mt2 com 2quartos/ aceita carro. No B. Petropolis. Casa Alvenaria: 2 quartos com 96 mt2, Rua Brasília, B. São Francisco Casa Alvenaria: 2 quartos com 42 mt2, Rua Afonso Pena, B. Santo Antonio. Casa Mista: Rua João S. Lucca, B. Petrópolis, Terreno com 500 mt2. Casa Alvenaria: 83 mt2, 2 quartos.Rua 24 de Julho B. São João. Casa Mista, 80 mt2, 3 quartos, Rua Mem de Sá, B. Getúlio Vargas Casa Alvenaria: na Avenida Ângelo Santi, Bairro Getulio Vargas Casa de Alvenaria: com 58.20 mt2, 2 quartos, terreno 287 mt2, B. Getulio Vargas. Casa de Alvenaria: com 120 mt2, 3 quartos, quiosque com 50 mt2, B Getulio Vargas. Casa de Alvenaria: com 108 mt2, 3 quartos, terreno de 680 mt2, B Getulio Vargas. Casa Mista: com 77 mt2, 3 quartos, Rua Zeca Luis -B. Getulio Vargas. Casa Mista- com 81 mt2, 3 quartos, Rua Mem de Sá , B. Getulio Vargas (aceita carro). Casa de Alvenaria, com 112 mt2, 2 quartos, Rua Floresta, Bairro Floresta. Casa Mista: com 66 mt2, 2 quartos, -B. Santa Fé. Casa Alvenaria: com 130 mt2, 2 quartos na Rua São Paulo, B. Santa Fé. Casa Alvenaria, com 45.5 mts2, 2 quartos, Rua Floresta, Bairro Santa Fé Terreno: com 800 mt2 na Rua Rio Branco, B Centro. Terreno: com 330.90 mt2 na Rua Egberto S. de Morais, sn B. Petrópolis, aceita carro. Terreno: com 234 mt2 Travessa Cul de SasB Petrópolis Terreno: com 529 mt2 na Rua Republicano Meirese, B. Gloria Terreno: com 292 mt2 na Rua Valter Jobim, B. Gloria Terreno: com 459 mt2 na rua Floresta, B. Centro. Terreno: de 15 x 40 = 600 mt2 na Rua Amador A. da Silva, B. Floresta. Terreno: 9 x 42 no Bairro Getúlio Vargas (perto campo do Grêmio) Terrenos: 12 x 23 = 276 mt2 no Bairro Getúlio Vargas. TERRENOS na Rua Bom Fim e Rua Mauá, no B. Glória. 11 TERRENOS na Rua Arlindo Scheifel, B. Santa Rita de 12 x 30 com 360 mt2 a partir de r$ 13,000,00 TERRENOS :Loteamento Maria Valentina, B. Santo Antonio e :Loteamento de Idílio Ascoli no B. Gloria. Vendo: Chácara; 3. hectares na RS 155, ao lado da Policia Rodoviária Estadual Casa Alvenaria com 96 mt2, com vertente de agua e divisa com sangua que passa pelo local . Vendo: Chácara: 1,75 hectares, Casa madeira com 63 mt2, água encanada, 2000 mudas de eucaliptos e Erva Mate(colhe 500 arrobas/ano) em Sto Augusto. Vendo: Imóvel Rural 33 hectares de terra, com uma casa de alvenaria de 180 mt2, galpão, maquinas, pomar, açude, com 28 hectares de plantio a 2 km do centro S.A. ALUGO: Casas 2q, Loteamento Maria Valentina. ALUGO: Casa 2q, Rua São Paulo, no Bairro Santa Fé.


Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

IMOBILIÁRIAS

21

IMOBILIÁRIA CORRETOR: JAIME PERINI - CRECI 18.216

Rua Rio Branco, 475 Fone Fax(0xx)55 3781-1212 E-mail: jaimeperini@bol.com.br Site: www.jotapeimoveis.com.br

PÁSCOA É dizer sim ao amor e a vida. É investir na fraternidade. É lutar por um mundo melhor. É vivenciar a solidariedade. PÁSCOA Momento de união, de parar para re letir, de ver a vida diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da vida. Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa é mais que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé. Páscoa é amor. PÁSCOA É ajudar mais g gente a ser gente. É viver em constante libertação. É crer na vida que vence a morte. É renascimento. É recomeço. É uma nova chance para gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos que hoje somos melhores do que fomos ontem. PÁSCOA Não se resume a lembrar à morte e o sacri ício de Cristo, mas é também uma celebração de alegria e vitória pela sua ressurreição.

A CHAVE DOS BONS NEGÓCIOS

Corretores Pedro Augusto Lazzari CRECI-31258 Vera Lúcia Lazzari CRECI-36309 Rua Rio Branco, 755 Fone 0xx 55 3781-1308 55 9962-7527 e-mail: pedro.lazzari@hotmail.com

VENDE Prédios comerciais e residencias BAIRRO SÃO FRANCISCO: - Casa Alvenaria à Rua Brasília, n° 431, com 132m²; Terreno com 417m². - Casa Alvenaria à Rua Amador A. da Silva, n° 309, com 130m². Terreno com 374m². - Casa Alvenaria à Rua Cel. J. Pereira dos Santos, n° 25. Terreno com 218m². - Casa Alvenaria à Rua São Jacó, n° 322, com 256m²; Terreno com 600m². - Casa Mista à Rua Venerato G. Oliveira, com 96m². - Casa Mista à Rua Brasília, n° 296, com 160m². - Casa Mista à Rua Amador A. da Silva, n° 55. BAIRRO GETÚLIO VARGAS: - Casa Alvenaria à Av. Ângelo Santi, n° 665, com 234m². - Casa Alvenaria à Rua Francisco Sobrinho, n° 190, com 86m²; Terreno com 806m². - Casa Alvenaria à rua Francisco S. Sobrinho n° 444, com 120m²; - Casa Alvenaria à Rua Machado de Assis n° 480, com 120m². Terreno com 510m². - Casa Mista à Rua Antonio Liberato, n° 24. BAIRRO GLÓRIA: - Casa Alvenaria à Rua Tiradentes, n° 1188, com 70m². - Casa Alvenaria à Rua Ildefonso Lucas, n° 323, com 136m². - Casa Alvenaria à Rua Milton Krause, n° 214, com 122m²; Terreno com 383,50m². - Casa Alvenaria à Rua Bom Fim, n° 77, com 150m². - Casa Alvenaria à Trav. Alcides J. Machado, n° 23, com 70 m². - Casa Alvenaria à Rua João C. Silva, n° 301, com 154m²; Terreno com 518m². - Casa Alvenaria à Rua João C. Silva, n° 806, com 70 m². - Casa Alvenaria à Rua Reinoldo Langner, com 106m². - 2 Casas Alvenaria à Rua 30 de Maio, n° 1517. ALUGUEL COMERCIAL: - Sala Comercial à Av. Ângelo Santi nº 157, com 200m². - Sala Comercial à Av. Ângelo Santi, nº 372, com 50m².

Aos nossos distintos clientes, amigos e familiares desejamos que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seus corações todos os dias.

ALUGUEL RESIDENCIAL - Casa alvenaria: à Rua Pe. Roque Gonzáles, nº 60 - Centro. (2 quartos). - Casa alvenaria: à Rua Floresta, nº 168 - Centro. (1 suíte, 2 quartos). - Casa alvenaria: à Rua. Francisco S. Sobrinho, nº 190 – Getúlio Vargas. (3 quartos). - Casa alvenaria: à Rua Hilário Bertolo, nº 200 – B. Sto Antônio. (2 quartos).

FELIZ PÁSCOA!

- DISPOMOS DE OUTROS IMÓVEIS URBANOS E RURAIS PARA VENDA.

CRECI:36.691 PILIKA CRECI:41.144 CRISTIANE Avenida do Comércio, 71, Centro Santo Augusto/RS Fone: 3781-3580 / 9963-2602 / 96219016 imobiliarialangner@hotmail.com

TERRENOS A VENDA: • 500m2 :Rua Republicano Meiresse, Bairro Glória. • 191m2: Rua Mende-Sá, Bairro Getúlio Vargas. • 730m2: Rua Floresta, Bairro Centro. • 450m2: Rua São João, Bairro Floresta. • 467m2:Rua São João, Bairro Floresta. E outros mais.

IMÓVEIS A VENDA: • APARTAMENTOS: Rua Avenida do Comércio (em cima da loja Benoiti). • APARTAMENTO:Rua Padre Roque Gonzáles, Bairro Centro. • CASA DE ALVENARIA: 130m2 –Rua Presidente Costa e Silva, Bairro Getúlio Vargas. • CASA MISTA: 200m2- Rua Avenida do Comércio, Bairro Santa Fé. • CASA DE ALVENARIA: 50m2- Rua Floresta, Bairro Centro. • CASA DE ALVENARIA: 70m2- Rua Idelfonso Lucas, Bairro Glória. • CASA DE ALVENARIA: 116m2- Rua Tiradentes, Bairro Glória. • CASA DE ALVENARIA: 170m2-Rua Moisés Viana, Bairro Centro. • CASA DE MADEIRA: 120m2Rua Antonio Liberato, Bairro Getúlio Vargas.

ALUGUÉIS • CASA DE ALVENARIA: SUÍTE + 2 DORMITÓRIOS, WC, SALA, COZINHA, LAVANDERIA, GARAGEM.(PÁTIO FECHADO) RUA 30 DE MAIO, BAIRRO ZECA SILVA. • CASA DE ALVENARIA: 2 DORMITÓRIOS, WC, SALA E COZINHA. RUA FLORESTA, BAIRRO CENTRO. • PEÇA COMERCIAL: RUA RIO BRANCO. • PEÇA COMERCIAL: AVENIDA DO COMÉRCIO.

IMÓVEIS À VENDA!! - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua João Carlos Silva, n °253, bairro Zeca Silva com 2 dormitorios, uma suíte, banheiro, sala com lareira , cozinha, área de serviço, garagem com churrasqueira. - Casa Alvenaria Nova - Localizada na Rua Machado de Assis, Bairro Getúlio Vargas, com 2 dormitórios sendo uma suíte, sala, cozinha conjugada, 2 banheiros, lavanderia, garagem com churrasqueira, balcão e pia. Terreno medindo 515m², fechado com muro nos fundo. - Casa de Alvenaria: Localizada na Rua Tiradentes, n° 1230, bairro Gloria, com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem c/ churrasqueira, lavanderia e terreno com pomar e pátio fechado. - Prédio Comercial- Localizada na Av. Ângelo Santi, n°391, Bairro Getúlio Vargas (antiga Agrofel), com terreno medindo 2690m², com deposito de 150m² e escritório 341m² 31x11, com 2 banheiros, recepção, seção de peças e 4 salas p/ escritório. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Mauricio Cardoso, n °631, Bairro Centro, com 2 dormitórios, sendo um com suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem c/ churrasqueira, área de serviço e terreno fechado. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua 15 de Novembro, n° 680, Floresta, com 3 dormitórios, sendo uma suíte, sala conjugada c/ lareira, 3 banheiros, garagem, dependência p/ empregada, fechada e porão com lavanderia. -Casa de Madeira (parede dupla)- Localizada na Rua Brasília, n° 296, bairro São Francisco, com 3 dormitórios, sala grande, cozinha, 2 banheiros, 3 peça como área de serviço ou dorm. Garagem para dois carros, lavanderia e área coberta. ALUGUEIS -Casa de Alvenaria – Localizada na Av. Central, n° 1192, São João. -Peça Comercial- Localizada na Rua Getúlio Vargas, n° 93, (próprio para escritório) TERRENOS Terreno - Localizado na Av. do Comércio “centro” ótima localização, terreno de esquina, medindo 768 m². Terrenos localizados na Rua Clodomiro Silva, Bairro Petrópolis, medindo 335,50m². Terrenos: Localizados no Bairro Gloria, c/asfalto, rede de luz, entrada de água. Terrenos: 2 terrenos localizados na Rua Clodomiro Silva medindo 442m² e 2 terrenos localizados na Rua Jardelino Oliveira medindo 442m². Terrenos: Localizados na Rua São João, próximo ao ginásio, medindo 475m². ÁREAS RURAIS Área de terra de 79,10 ha: Localizada em Nova Ramada sem benfeitorias, com 70ha para plantio, bem localizado a uma distancia de 5 km do asfalto da RS 155. Forma de pagamento: Entrada e saldo restante em 2 anos. Área de terra de 813 ha: sede com casa galpão, mangueira, energia, agua, 12 divisões de cerca margem rio no fundo da fazenda, vários açudes e córregos, tem 50ha de pastagem e faz mais 150ha, anda de caminhonete por toda a área, localização 58km de Bagé, 32km asfalto 26km estrada de chão mais estrada boa anda com qualquer tempo. OBS: documentação em dia. Forma de Pagamento: 30% de entrada e o saldo restante em 4 anos. TEMOS MUITO MAIS OPÇOES... Confira!


22

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

GERAL

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de INHACORÁ

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CHIAPETTA

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CHIAPETTA

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CHIAPETTA

Município de Chiapetta/RS Aviso de licitação - Modalidade: Tomada de Preços nº 06/2013. Tipo: empreitada por preço global. Objeto: processo nº 386.775-27/2012 – capeamento asfáltico em concreto betuminoso usinado a quente(CBUQ) sobre calçamento com área total de 5.110 m2. Data e abertura: 16/04/ 2013, ás 10:00 h. Demais informações: fone (55) 3784-1300. Chiapetta/RS, 28/03/13. Bel. Osmar Kuhn-Pref. Municipal.

22EDITAIS.pmd

1

Município de Chiapetta/RS Aviso de licitação - Modalidade: Tomada de Preços nº 07/2013. Tipo: menor preço. Objeto: contratação de seguro de veículos. Data e abertura: 16/04/ 2013, ás 14:00 h. Demais informações: fone (55) 3784-1300. Chiapetta/RS, 28/03/13.Bel. Osmar Kuhn-Pref. Municipal.

28/03/2013, 15:55


GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

23

Profissionais Dr. Sidnei Ronaldo Daniel CRM 18.429 GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA - CLÍNICA GERAL, CIRURGIA (varizes e esclerose das veias) Atende: IPE, UNIMED e particular Consultório: R. Independência, s/n(ao lado da Farmazé) - Fone 55 3781-1928 - Santo Augusto

Dr. Claudio Horing Cir. Dentista CRO 8184 Cir. Ci r. D Den enti en tist ti sta st a CR CRO O 81 8184 84

Odontologia End. Consultório End. En d. C Con onsu on sult ltór lt ório ór io Rua Pe. Ro Roque Gonzales, 371 Rua Ru a Pe Pe. Roqu que qu e Go Gonz nzal nz ales al es,, 37 371 1 Fone: 3781-1621 Res.: 3781-3404 Fone Fo ne:: 37 ne 3781 81-1 81 -162 -1 621 62 1 R Res es.: es .: 3 378 78178 1-34 13404 34 04 SANTO AUGUSTO RS SANT SA NTO NT O AU AUGU GUST GU STO ST O -- RS

Estética Ortodôntica Clínica Geral

Antonio Vanderlei Pereira ADVOGADO

OAB/RS 8.505

Fone 3781-1311 Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, 560 SANTO AUGUSTO-RS

Ijuí-RS

Materiais Hidroelétricos Ltda - Ferragens - Tintas - Materiais hidráulicos - Materiais elétricos - Produtos para piscina Av. Central, 88 - Fone 3781-1844 Santo Augusto - RS


○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

24

CAMPO NOVO

Cotricampo realiza Dia de Campo

Com a presença de mais de quatrocentos produtores de soja oriundos dos municípios da região de abrangência da Cooperativa Triticola Mista Campo Novo Ltda, foi realizado o já tradicional dia de campo sobre a cultura da soja junto ao Campo Experimental situado na ERS 518 – acesso à cidade de Campo Novo. O evento realizado no dia 22 de março último esteve sob a coordenação do Departamento Técnico da Cooperativa e contou com a contribuição da EMBRAPA TRIGO de Passo Fundo que possui um trabalho na área de descompactação de solos no local, bem como também presenças das empresas parceiras Bayer, Stoller, Timaco Agro, Syngenta e Basf. Foram repassados aos produtores participantes muitas informações referente ao uso e manejo do solo para melhoria de

suas condições físicas; alternativas para tratamento de sementes; cultivares para semeadura de soja na safrinha com maior ou menor adaptação; semeadura da soja no sistema de linhas alternadas e semeadura cruzada com seus detalhes e implicações; alternativas para o controle de doenças bem como o momento ideal para aplicação de defensivos; experimentos com nitrogênio na soja visando altas produtividades; e as principais cultivares de soja, já conhecidas ou lançamentos. Estes foram em síntese os temas desenvolvidos no dia de campo, seguindo a proposta e compromisso da COTRICAMPO de sempre facilitar o acesso a novas tecnologias, emergentes no mercado. Foram organizados pelo Coordenador Técnico, Engenheiro Agrônomo Vitor Bernardes, aproximadamente doze estaDia de Campo reuniu mais de 400 agricultores

ções com a contribuição dos seguinte membros do Departamento Técnico: Delcio Donato da Unidade de Crissiumal, Lamarcio dos Santos de São Martinho, Oanito Golfeto de Sede Nova, Leomar Finkler de Humaitá, Diogo Bosa e Rodrigo Jose Gaviraghi de Três Passos, Rodolfo Richter de Redentora. Cada um com sua contribuição, foi determinante para que o evento atingisse plenamente seus objetivos.

A partir de agora será realizada a colheita dos ensaios com o respectivo registro de produtividade junto ao departamento técnico para repasse aos cooperados em momentos específicos ou no dia a dia da assistência técnica junto às propriedades. Em um segundo momento o Departamento Técnico já começa a planejar o próximo evento técnico no local que será sobre a cultura do trigo.

Mais de 10 estações revelaram resultados de pesquisas com a cultura

Mateada na Praça Borges de Medeiros

SEDE NOVA

No último sábado dia 23 de março foi realizada em Sede Nova uma mateada na praça Borges de Medeiros. A finalidade foi a divulgação da Jornada Mundial da Juventude RIO 2013. A mateada reuniu jovens do Movimento de Emaús e CLJ e também moradores locais. Na oportunidade, a presidente do grupo de jovens Emaús Carine de Mattos explicou que é a JMJ: “É um encontro mundial de jovens, que se unem para celebrar o amor e a fé, este ano será no Rio de Janeiro nos dias 23 a 28 de julho de 2013. Jovens do mundo inteiro, de todo o Brasil e inclusive da nossa região estão se preparando pra participar. Daqui de Sede Nova irão ir eu, Mariza Barcelos, Elisabete Frizzo Benetti, Noedi Pretto, Tatiana Rohr e Leonardo Gattermann. Em preparação a JMJ está acontecendo alguns encontros. O primeiro foi em Tenente Portela, o segundo em Humaitá e o tercei-

24CSÃO MART.pmd

1

ro também lá, que foi concomitante com a Maranatha da Juventude sobre a Campanha da Fraternidade 2013, organizado pelo Emaús de Humaitá e Sede Nova. O quarto será amanhã dia 24 aqui na Paróquia São José, o quinto será dia 21 de abril em FW e os próximos ainda serão divulgados” Aproveitando o momento, os jovens ressaltaram a importância de levar o amor de Deus às pessoas, de trazer também mais jovens para dentro da igreja.” Devemos cultivar mais o nosso lado espiritual, de olhar para dentro de nós mesmos e ver que o que nos move é a luz de Cristo. Convidamos a todos para que participem das missas, para que vivam mais e melhor a sua fé. E você jovem: Venha! Cristo te espera. A igreja só será jovem, quando o jovem for igreja.” A equipe de jovens organizadores agradece a todos que se fizeram presentes.

28/03/2013, 15:57


GERAL

Informativo 3781-81-1111 www.faisaceleiro.com.br

3781-4103

FAISA abre novos cursos Profissionalizantes em 2013 O Instituto Educacional FAISA está cada vez mais inovando, oferecendo cursos Profissionalizantes com conhecimento cada vez mais atrativo. A FAISA terá uma grande abrangência em diversas regiões com os cursos profissionalizantes, como a região de Santo Augusto, região de Santa Rosa, região de Ronda Alta, região de Ijuí e região de São Miguel do Oeste/SC. As cidades que estamos levando os cursos em primeira mão são: Santo Augusto, Chiapetta, Alegria, Inhacorá, Nova Ramada, São Martinho, Três Passos, Dois Irmãos das Missões, Boa Vista do Buricá e Humaitá.

25G.pmd

1

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Os cursos terão como objetivo profissionalizar os alunos, sendo usado um laboratório móvel próprio da Instituição com 20 notebooks, além de toda a estrutura. Os cursos que estão sendo oferecidos são: Profissionalizante em Informática, Profissionalizante em Administração, Montagem, Manutenção e Programação de Computadores e Profissional Web e Designer Gráfico. Para maiores informações, entrar em contato no fone 3781-1111 ou 9706-8115.

Atenção Santo Augusto e Santa Rosa A FAISA Faculdades está oferecendo Cursos Preparatórios para o Concurso do Banco do Brasil. Interessados entrar em contato nos fones 9128.2126 ou 3781.1111. Não perca essa Oportunidade! Carelisa Stoffel - Imprensa – FAISA Faculdades imprensa@faisaceleiro.com.br

28/03/2013, 16:32

25


26

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

GERAL

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AUGUSTO AVISO DE LICITAÇÃO DESERTA O prefeito Municipal de Santo Augusto-RS, José Luiz Andrighetto, torna público que declarou deserta, em face da ausência total de interessados a licitação, modalidade Pregão Presencial nº 021/ 2013, com sessão de abertura marcada para o dia 21/03/2013, às 10 horas, para contratação para fornecimento de materiais de limpeza pesada e desinfetante a serem utilizados pelos diversos setores da SMOVU, conforme especificações constantes do Termo de Referência. Santo Augusto-RS, 21 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. AVISO DE LICITAÇÃO DESERTA O prefeito Municipal de Santo Augusto-RS, José Luiz Andrighetto, torna público que declarou deserta, em face da ausência total de interessados a licitação, modalidade Pregão Presencial nº 023/ 2013, para contratação para confecção, impressão e montagem de 5.300 (cinco mil e trezentos) carnês para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, exercício 2013, através da SEFIN, com sessão de abertura marcada para o dia 22/03/2013, às 14 horas, conforme especificações constantes do Termo de Referência. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 024/2013. Objeto: Aquisição de peças e serviços necessários aos conserto da camineta Ford F-4000, ano 2004, placas ILO7448, utilizada junto a SMOVU, nos serviços urbanos. Contratada: Gilberto da Silva Marques E Cia. Ltda. Valor: R$ 350,00. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 025/2013. Objeto: Aquisição de peças em caráter de urgência necessárias ao conserto/revisão dos veículos Ônibus Marcopolo Volare, ano 2002, placas IKQ 4713 e Ônibus Marcopolo Volare V6, ano 2008, placas IOY 5874, utilizados junto a SMEC no transporte escolar. Contratados: CS Comércio de Peças para Veículos Ltda. e Hildo Roque Gottert. Valor Total: R$ 528,84. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 026/2013. Objeto: Aquisição de peça necessária ao conserto do Caminhão Mercedes Benz L 1620, ano 2008, placas IPG 9937, utilizado junto a SMOVU nos serviços do interior. Contratada: Hildo Roque Gottert. Valor Total: R$ 670,00. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 027/2013. Objeto: Contratação em caráter de urgência, para aquisição de materiais e serviços necessários ao conserto dos poços artesianos localizados nas comunidades de Bananeiras, Rincao dos Marcírios, Rincão dos Moreiras e Costa do Turvo, interior do Município. Contratada: Costa Bombas D’ Água Ltda. Valor Total: R$ 6.150,00. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 029/2013. Objeto: Aquisição de 06 (seis) colchões d’ água destinados a pessoas carentes com deficiência, atendidas pela SEHAS. Contratada: Farmamed Produtos Hospitalares Ltda. Valor Total: R$ 780,00. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2013 Dispensa de Licitação nº 028/2013 O MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO - RS, pessoa jurídica de direito público, com sede administrativa sita na Rua Coronel Júlio Pereira dos Santos, nº. 465, Santo Augusto–RS, inscrito no CNPJ nº 87.613.105/0001-02, através do Prefeito, Sr. José Luiz Andrighetto, no uso de suas atribuições legais, comunica aos interessados que está procedendo ao CHAMAMENTO PÚBLICO para fins de recebimento de propostas para fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para confecção de Alimentação Escolar a ser distribuída aos alunos de pré-escola da rede municipal de ensino, APAE e CNEC, com recursos do PNAP – Programa Nacional de Alimentação Escolar Pré-Escola, aos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, APAE e CNEC, com recursos do PNAEF - Programa Nacional de Alimentação Escolar Fundamental, aos alunos do ensino fundamental do EJA da APAE, com recursos do PNAP – Programa Nacional de Alimentação Escolar Fundamental EJA, aos alunos do ensino médio da CNEC, com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar Médio, alunos de creche da rede municipal de ensino e APAE, com recursos do PNAEC – Programa Nacional de Alimentação Escolar em Creche, em conformidade com a Lei n° 1 1.947/09 e Resolução do FNDE n° 38/09. Edital disponível no site oficial do Município: www.santoaugusto.rs.gov.br. Prazo para entrega dos envelopes: até 10h do dia 23 de abril de 2013. Abertura dos envelopes: dia 23 de abril de 2013, às 10h, na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada junto no 3º piso do Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Eletrônico n° 032/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: A presente licitação tem por objeto o REGISTRO DE PREÇOS, para eventual e futura aquisição de medicamentos, conforme especificações e quantitativos constantes do ANEXO I, em atendimento as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santo Augusto-RS, por um período de 12 (doze) meses, contados da publicação da Ata de Registro de Preços, conforme especificações constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Edital: Disponível a partir do dia 29/03/2012, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no port al www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Entrega das propostas: A partir do dia 29/03/2012, às 14h no portal. Abertura das propostas: dia 12/ 04/2013, às 14h no portal. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal.

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 033/2013. Tipo: Menor preço. Objeto: Contratação para fornecimento de 10.000 (dez mil) litros de óleo diesel S10, destinados à frota de veículos que servem a SMEC, de acordo com a necessidade e, condições de fornecimento constantes do Termo de Referência, anexo ao presente Edital. Edital: Disponível a partir do dia 29/03/2013, na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada no 3º piso do Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Sessão de abertura: dia 15/04/2013, às 10h, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal.

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 034/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Contratação para fornecimento de materiais e produtos diversos para desenvolver cursos e oficinas às famílias pertencentes ao Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF e às famílias pertencentes ao Programa Bolsa Família, coordenados pela SEHAS, conforme especificações constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Edital: Disponível a partir do dia 29/03/2013, na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada no 3º piso do Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Sessão de abertura: dia 16/04/2013, às 14h, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal.

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Tomada de Preços n° 001/2013. Tipo: Técnica e Preço. Objeto: Constitui objeto desta licitação a contratação de empresa especializada para realização de 552 (quinhentos e cinquenta e duas) horas de cursos, palestras e assessorias, objetivando a contínua melhoria da gestão pública municipal, conforme programa mínimo estabelecido no anexo III, num período de 43 meses. Data Abertura: 03/05/2013, às 10 h. Local Abertura: Centro Administrativo. Informações: Dep. Compras e Licitações, Fone (55) 3781 5239. Obs. Edital disponível no site www.santoaugusto.rs.gov.br e no Dep. De Compras. Santo Augusto-RS, 28 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento do cargo abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.392, de 21 de março de 2013. O candidato nomeado deverá comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 28/03/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação.

PARA O CARGO DE: Auxiliar de Ensino

O CANDIDATO: Micheli Nardes Martins

CLASSIFICAÇÃO* 06º

* A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2012, conforme estabelecido na LM 2.392, de 21/03/2013. Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 27 de março de 2013.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento do cargo abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.393, de 21 de março de 2013. O candidato nomeado deverá comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 28/03/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação.

PARA O CARGO DE: Professor III - Português

O CANDIDATO: Daiane Siveris

CLASSIFICAÇÃO* 02º

* A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2010, conforme estabelecido na LM 2.393, de 21/03/2013. Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 27 de março de 2013.

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 031/2013. Tipo: Menor preço. Objeto: A presente licitação tem por objeto o REGISTRO DE PREÇOS, para eventual e futuro fornecimento de serviços de mecânico especializado necessários ao levantamento de peças, conserto, manutenção e demais atividades necessárias ao perfeito funcionamento dos veículos e máquinas lotados na SMOVU, por um período de 12 (doze) meses, contados da publicação da Ata de Registro de Preços, conforme especificações constantes do Termo de Referência, anexo ao Edital. Edital: Disponível a partir do dia 29/03/2013, na Coordenadoria de Compras e Licitações, situada no 3º piso do Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465, no portal www.cidadecompras.com.br e sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Sessão de abertura: dia 15/04/2013, às 10h, na Divisão de Compras, situada junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, n° 465. Demais Informações: Pelos telefones (55)37814361 e (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal.

TERMO DE RETIFICAÇÃO Modalidade: Concorrência n° 001/2013. Objeto: Contratação de serviços de transporte de escolares. Edital: Disponível no sítio oficial do Município www.santoaugusto.rs.gov.br. Da Retificação: Fica retificado o subitem 8.1 do Edital, passando a vigorar com a seguinte redação: “8.1 O contrato terá vigência durante o período letivo/2013, data em que, o contrato será dado como rescindido, de pleno, e independente de avisos, notificações ou interpelações, quer judicial ou extrajudicialmente, podendo ser prorrogado com base no inciso II, do artigo 57, da Lei nº 8.666/93 a critério da Administração.” Em face da retificação fica alterada a data e hora de abertura, ficando designada para às 14h do dia 03/ 05/2013. Informações: Fone (55) 37815239. Santo Augusto-RS, 27 de março de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal.

26EDITAISPREFEITURA.pmd

1

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

NOMEAÇÃO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a nomeação do aprovado abaixo relacionado para o provimento do cargo público efetivo, referente ao Concurso Público instaurado pelo Edital nº 01/2010 de 07 de maio de 2010 e resultado final homologado pelo Edital publicado em 20 de agosto de 2010. A Portaria de Nomeação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 28/03/2013.

PARA O CARGO DE: Monitor de Creche Professor III – Educação Física

O CANDIDATO: CLASSIFICAÇÃO Cristiana De Oliveira Cavalheiro Damian 17º Queila Cristina Schulz 05º

Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 27 de março de 2013.

“NÃO USE DROGAS, DOE ÓRGÃOS, DOE SANGUE: SALVE VIDAS”

28/03/2013, 16:33


27

VEÍCULOS

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Av. do Comércio, 1352 - Santo Augusto

Fone: 9964-2387 e 3781-1393 S-10 DLX, 2.8 diEsel, 4p completa, 04 F1000, gabine dupla, prata, 86 F1000, baú c/avanço, preta, 90 MB Classe A 160, prata,comp.02 Passat 1.6,original, branco, 84 Celta Branco 05 com ar condicionado Belina 87, Ghia, completa, azul Opala Diplomata 4.1 4 p, comp., 89 Focus Hatch, verde, completo, 01 Astra Sedan Milenium, comp,prata,00 Palio Fire 2p, c/ar cond, branco, 03 Kadett GLS, comp, branco, 94 Verona GL, verde, 92 Uno Fire, 4p, azul, com ar, 04 Siena Fire, prata, 05 Belina original, bege, 86 Ford KA, prata, 2000, completo Gol G IV, 4p, ar e dir., 08, completo Honda XLX 250, 89 Focus 1.6, Sedan, completo, preto, 05 Ford Ka CLX, 1.3, bordô, 99 Gol CLI, 1.8, 2p, azul, 97 Logus GL 1.8, completo, bordô, 94 Escort Hobby, bordô, 94 Corsa Super, 4p, verde, 97 Gol Special, branco, 02 Monza GL,-ar, 4p, branco, 95 Golf 1.6, verde, 00 Gol, azul, 4p, c/ar, 01 Gol Trend, 4p, preto, 07 Palio, 2p, vermelho, 01 Santana, 1.8, 2p, ar e dir. 92 Kadett SL cinza, 90

Modelo

Cor

Ano

Opcionais

GOL G4

BRANC

2008

4P-CPMPLETO

SAVEIRO G3

BRANC

2001

AC-DH

VW

GOL G3

PRETO

2003

AC-DH-TRV-LTD

POLO HATH

PRETO

2003

COMPLETO

GOL SPECIAL

BRANC

2002

ARQ-LTD

GOL SPECIAL

BRANC

2000

ARQ-TRV-AL

FUSCA

CINZA

1984

RARIDADE-2DONO-ORIGINAL

PRETO

2005

1.6-COMPLETO

Ford FIESTA SEDAM FIESTA 2P

BRANC

2001

AL-ARQ

MONTANA 1.4

PRATA

2009

AC-ARQ-DH

VECTRA

BORDO

2010

COMPLETO

Chevrolet

VECTRA

PRATA

1999

COMPLETO

CELTA VHC

PRATA

2004

4P-AC-TRV-AL

CELTA SPIRIT

BRANC

2005

LTD-2P-ARQ

CELTA LIFE

VERM

2009

AC-4P-RODAS

CORSA CLASIC

PRATA

2012

ARQ-DESEMBASADOR

NH TC 59 ANO 2000 NH TC 57 ANO 2001 NH 8055 ANO 90 NH 8040 ANO 87 NH 1530 ANO 79 JOHN DEERE 1550 ANO 2003 JOHN DEERE 1185ANO 2001 JOHN DEERE 1175 ANO 99 SLC 7700 ANO 92 MF 38 ANO 2003 MF 5650 ANO 2007 MF 3640 ANO 85 IDEAL 1175 DS ANO 89 MF 650 4X4 ANO 2002 MF 291 4X4 ANO 2008 MF 7140 4X4 C/ CABINE ANO 2009 MF 660 4X4 ANO 2005 MF 297 4X4 ANO 2006 MF 292 4X4 ANO 2003 MF 290 ANO 93 MF 275 ANO 2000 MF 65X ANO 74 MF 283 4X4 ANO 2007 CBT 2105 ANO 84 VALTRA BH 180 4X4 ANO 2002 VALTRA 1580 4X4 ANO 95 VALMET 148 4X4 ANO 89 VALMET 118 4X4 ANO 96 VALMET 138 4X4 ANO 86 C/ LÂMINA, CONCHA, BÉGUE 2100kg TATU VALTRA BM 125i ANO 2011 VALTRA BM 110 ANO 2004 VALTRA A950X 4X4 ANO 2010 VALMET 785 ANO 94 NH TM 150 4X4 ANO 2003 NH TM 7010 4X4 C/ CABINE ANO 2009 NH TM 135 4X4 ANO 2004 NH TL 95E 4X4 C/ CABINE ANO 2004 FORD 7630 4X4 ANO 2008 FORD 7630 TS 4X4 ANO 2004 FORD 6610 ANO 89 FORD 5630 4X4 ANO 95 NH TL 80 ANO 2003 NH TL 65 4X4 ANO 2005 AGRALE 4110 4X4 ANO 92 JOHN DEERE 7810 4X4 ANO 2003 JOHN DEERE 7500 4X4 ANO 2004 JOHN DEERE 6300 4X4 ANO 2004 JOHN DEERE 5705 4X4 ANO 2007 CASE MAGNUM 240 ANO 2006 + PLANTADEIRA CASE 17 LINHA PLANTADEIRA FANKAUZER 8 LINHAANO 2002 PLANTADEIRA METASA 9810 12 LINHAANO 2004 PLANTADEIRA IMASA MPS 2600 ANO 2005 PLANTADEIRA IMASA PLANTUN 10 LINHAANO 2003 PLANTADEIRA KF 29 LINHA ANO 2009 PLANTADEIRA STARA SFIL 12 LINHAANO 2007 PLANTADEIRA SFIL 9 LINHA ANO 2003 PLANTADEIRA SFIL 8 LINHA ANO 2002 PLANTADEIRA SEMEATO SHM 1517 ANO 2002 PLANTADEIRA SEMEATO PERSONAL DRIL 21 ANO 2004 PLANTADEIRA VENCE TUDO HIDRAULICA 5 LINHAANO 96 PLATAFORMA MILHO STARA SFIL 11 LINHA 45cm ANO 2005 PLATAFORMA MILHO STARA 9 LINHA 45cm ANO 2006 PLATAFORMA MILHO MF 7 LINHAANO 99 PLATAFORMA MILHO SLC 4 LINHAANO 98 PULVERIZADOR JACTO UNIPORTE ANO 2003 PULVERIZADOR JACTO UNIPORTE ANO 94 PULVERIZADOR JACTO AD 18 2000 LITROS ANO 2003 PULVERIZADOR JACTO 8OO LITROAUTOMÁTICO ANO 2003 MAX SISTEN FORD 6600 C/ COLUMBIA KROS ANO 99 MAX SISTEN FORD 6600 C/ AD18 ANO 2004 MAX SISTEN JOHN DEERE 5600 4X4 C/ JACTO VORTEX 2004 JAN POWER JET 4X4 PILOTO AUTOMÁTICO, CONTROLADOR VASÃO, DESLIGAMENTO SESSÃO GPS ANO 2011 FORD F1000 4X4 REDUZIDA C/ AR XLTANO 1998

Acesse mais em: www.paulomokan.com

Av. David José Martins, 897 Fone: (55) 3331-6000 Sol Nascente - Ijuí-RS www.sponchiado.com.br

LISTA DE VEÍCULOS USADOS ASTRA HB ADVAN.

09/10 IPZ-3163

CAPTIVA ECOTEC

12/12 ITU-0027

CELTA LIFE

08/09 AQL-6886

CELTA LIFE

07/08 HHM-2285

CELTA SPIRIT

09/10 HTF-8534

CORSA WIND

01/01 IJX-6272

CORSA CLASSIC

03/04 ILM-4192

CORSA CLASSIC

03/04 MGP-8570

CORSA HATCH

10/11 IRI-9257

CORSA HATCH

11/11 IRX-9403

CORSA MILLENIUM 01/01 IKE-8243 CORSA WIND

01/01 IJV-9437

COURIER

04/04 ILS-6809

CRUZE LTZ

11/12 IZU-2012

FIESTA

01/01 IKI-1854

FOCUS

04/04 MNC-6707

GOL SPECIAL

02/03 IKV-1732

GOL SPECIAL

02/02 IKM-6980

GOL 1000

93/94 IBX-5060

GOLF GENERATION 04/05 IME-0553 LOGAN EXP 1.6

10/10 IQT-9746

LOGAN EXP 1.0

08/08 IOX-7951

LOGUS CL

96/96 IFH-6280

MERIVA PREMIUM

09/10 IPY-9814

MONTANA SPORT

10/10 ISS-8667

PALIO

00/00 MBJ-5877

PALIO EX

03/03 IQL-4852

PAMPA 1.8

95/96 IEH-6904

PEUGEOT 207

11/12 ISC-4871

POLO SEDAN

07/08 IOE-1955

SIENA ELX

01/01 IJX-4398

SIENA FIRE FLEX

08/08 IOR-7567

STRADA FIRE

09/10 IQJ-0695

S10

11/11 ISA-7749

S10 COLINA

05/06 JOA-7406

S10 EXE. 2.4 FLEX

11/11 IRW-1179

S10 EXE. 2.8 4X4

11/11 IRQ-7790

VECTRA GL

97/97 IGS-9100

VECTRA SED. ELITE 10/10 IVE-0400 ZAFIRA CONFORT

10/11 IRE-2321

ZAFIRA ELEGANCE

08/09 IOZ-1091

FIAT UNO FIRE

BRANC

2003

AL-TRV-ARQ-4P

PALIO FIRE

PRETO

2001

4P-COMPLETO

PALIO FIRE

BRANC

2007

COMPLETO

Av. do Comércio - 1623 - SANTO AUGUSTO - RS

Fone: 55 3781-1560 COROLLA XEI PRISMA MAXX 1.4 PEUGEOT 307 CIVIC LX aut. CLIO SEDAN 1.6 DAKOTA SPORT ASTRA SEDAN CD ASTRA SEDAN VECTRA ELEG. VECTRA GLS VECTRA GLS CORSA SEDAN MONZA SL FOCUS SEDAN FOCUS FOCUS 1.6 FOCUS 1.6 FIESTA CLX FIESTA 4P F-1000 Dupla MONDEO ESCORT GLX POLO SEDAN 1.6 GOL G4 4P GOL MI GOL 2p Yamaha NEO CG 150 TITAN

27VEÍCUL.pmd

1

CINZA PRATA PRATA Prata Verde AZUL Prata vermelho Prata Verde Azul Azul Prata Verde Cinza Preto Preto Azul Prata Branca Azul Verde Prata Prata Azul Branco Prata Preta

Completo Diesel Completo Completo Completo Completo Completo Completo Completo Completo Completo Completo Ar-cond. Completa Completo Completo Completo Completo

06 09 07 01 04 99 04 99 08 98 99 02 93 01 02 04 07 98 00 87 99 98 05 08 97 98 08 07

CONSÓRCIOS

55-3332-3131 e-mail:gasparautomoveis@brturbo.com.br site: www.gasparautomoveis.com.br

SUPER GIGA – FEIRÃO SANTANDER APROVEITE, Gaspar Automóveis está participando durante está semana do GIGA-FEIRÃO SANTANDER, Com preços e taxas especiais para financiamento. Venha conferir; 1º Parcela para 30/60 ou 90 dias. 100% financiado. Aceitamos seu usado na troca. Venha nos fazer uma visita e comprove. Gaspar Automóveis. Fone-3332-3131.

Caminhões Parcelas a partir de R$ 706,69

Automóveis Parcelas a partir de R$ 144,82

Motos Parcelas a partir de R$ 115,75

Imóveis Parcelas a partir de R$ 92,26

28/03/2013, 16:34

ABERTO AOS SABÁDOS Á TARDE.


28

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

GERAL

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de São Martinho

EDITAL CONCORRENCIA PUBLICA 001/2013 A PREFEITA MUNICIPAL DE SÃO MARTINHO – RS, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que às 08:30 horas, do dia 30 do mês de Abril do ano de 2013, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de São Martinho, localizada na Avenida Osvaldo de Souza, 124, centro, na cidade de São Martinho/RS, se reunirão os integrantes da Comissão de Licitações, com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitação, objetivando a Aquisição de uma área de terras para loteamento e construção de moradias populares ou assemelhados conforme descrição do objeto a seguir relacionado: 1 - CARACTERISTICAS DO IMÓVEL A SER ADQUIRIDO: Área mínima de 30.000m², localizada no Município de São Martinho, sem benfeitorias, devendo ser uma área contínua, disponibilidade de ocupação imediata, ausência de embargos jurídicos, sem restrição hipotecária, localizada com divisa junto ao perímetro urbano, descoberta de mata nativa, com características de relevo apropriado para construção de moradias com registro de matricula no CRI de São Martinho. Maiores informações e ou edital completo poderá ser obtido junto a Prefeitura Municipal de São Martinho no horário e endereço acima citado e ou junto ao site: www.saomartinho.rs.gov.br. São Martinho, RS 25 de março de 2013.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de São Martinho EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2013 TIPO DE JULGAMENTO: Menor Preço Mensal cotado. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS PROFISSIONAIS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO MARTINHO/RS. A PREFEITA MUNICIPAL DE SÃO MARTINHO/RS, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que às 09 horas, do dia 12 do mês de abril de 2013, na sala de licitações da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Osvaldo de Souza, 124, se reunirão o pregoeiro e a equipe de apoio, designados pela Portaria 024/2013, de 02 de janeiro de 2013, com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitação, objetivando a contratação de empresa especializada para serviços técnicos profissionais. OBJETO: Constitui objeto da presente licitação a contratação empresa especializada para realização de assessoria de consultoria em serviços técnicos, cadastro de propostas, compreendendo elaboração, montagem e encaminhamento e acompanhamento junto ao SICONV e outros órgãos da esfera federal e estadual na viabilização de recursos público a fundo perdido, também no suporte e apoio técnico para a prestação de contas para o município no período de abril a dezembro de 2013. Maiores Informações podem ser obtidos junto a Prefeitura Municipal de São Martinho, no endereço acima citado e ou no site: www.saomartinho.rs.gov.br ARACI ZELIA KOLLING IRBER Prefeita Municipal de São Martinho/RS

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CAMPO NOVO AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 020/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Aquisição de ferramentas e demais materiais às diversas secretarias do Município, conforme especificações constantes do Termo de Referência (ANEXO I). Edital: disponível a partir do dia 29/03/2013, no Setor de Compras e Licitações, das 08h às 11h30min e da 13h30min às 17h, situado junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Av. Bento Gonçalves, n° 555, Campo Novo-RS e no site www.camponovo.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 16/04/2013, às 08h30min, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Campo Novo-RS. Informações: Setor de Compras e Licitações, Fone (55) 3528- 1300.

CHAMAMENTO PÚBLICO A Secretaria Municipal de Assistência Social do município de São Valério do Sul, RS, Agente Fomentador, promove um chamamento público com o objetivo de compor grupo para concessão de financiamento destinado a construção de unidade residencial urbana, no âmbito do Sistema Federal de Habitação (SFH), diretamente ao beneficiário indicado pela Entidade Organizadora, organizados coletivamente por Cooperativas Habitacionais, Associações ou Entidades da sociedade civil sem fins lucrativos. Programa: Minha Casa Minha Vida – Entidades, com Recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), resolução nº 194 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social. Público Alvo: Pessoas Físicas com renda mensal bruta de até R$ 1.600,00. - Ser maior de 18 anos, ser brasileiro nato ou naturalizado ou se estrangeiro, deter visto permanente do País. - Não ser proprietário o promitente comprador de imóvel residencial situado em qualquer localidade do País. - Não ser detentor em qualquer parte do País, de outro financiamento imobiliário ativo. - Não ter recebido a qualquer tempo subsídio/desconto destinados a habitação, do Tesouro Nacional ou de fundos como o FGTS, FAR, FDS, FNHIS. - A construção de Unidade Habitacional deverá ser em terreno de propriedade do beneficiário, com matrícula e registro. - A documentação necessária para comprovação dos requisitos acima, será definida pelo Agente Operador (Caixa Econômica Federal). - Para os critérios serão ser observados a legislação e o plano municipal de habitação de interesse social. Tipo de Intervenção: Concessão de financiamento para construção de Unidade Habitacional Urbana em lotes pulverizados Garantia: Alienação Fiduciária. Obs.: Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social e manifestar interesse em realizar financiamento. Posteriormente será realizada reunião com a Entidade Organizadora, a fim de repasse de informações e orientações gerais do programa. Inscrições: Período de 01/04/2013 a 30/04/2013. Local: Secretaria Municipal de Assistência Social, sito a Rua Prof. Daltro Joceli da Motta, 210, cidade de São Valério do Sul/RS. Horário: das 08:00 às 12:00 e das 13h e 30 min. as 17h e 30 min, exceto as sextasfeiras pela parte da manhã. Secretaria Municipal de Assistência Social de São Valério do Sul (RS), Agente Fomentador, em 28 de Março de 2013.

Campo Novo/RS, 25 de março de 2013. Milton Jose Menusi, Prefeito Municipal

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CAMPO NOVO AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 021/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Contratação de recapagens de pneus de veículos, caminhões e máquinas utilizados junto à Secretarias Municipais de Obras, conforme especificações constantes do termo de referência (ANEXO I). Edital: disponível a partir do dia 29/03/2013, no Setor de Compras e Licitações, das 08h às 11h30min e da 13h30min às 17h, situado junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Av. Bento Gonçalves, n° 555, Campo Novo-RS e no site www.camponovo.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 11/04/2013, às 15h, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Campo Novo-RS. Informações: Setor de Compras e Licitações, Fone (55) 3528- 1300. Campo Novo/RS, 26 de março de 2013. Milton José Menusi, Prefeito Municipal

28EDIT.pmd

1

28/03/2013, 16:35


GERAL

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

V Quebras Costelas De 15 a 17 de março, ocorreu o V Quebra Costelas da Canção Nativa, organizado pelo Piquete Cerrito. A edição do festival nativista recebeu delegações de São Jerônimo, Santana do Livramento, São Gabriel, Porto Alegre, Passo Fundo, Cruz Alta, Sarandi, General Câmara, Santa Vitória do Palmar, Silveira Martins, Pantano Grande, São Sepé, Palmeira das Missões, Coronel Bicaco e Santa Maria. Dentre as 19 canções competidoras que foram a palco no evento, a comissão julgadora, composta por Milton Neves (São Gabriel), Geraldo Carvalho Soares (Porto Alegre) e Fabiano Baiotto Prauchner (Santo Augusto) premiou as seguintes concorrentes: - 1º Lugar: “Muchas Gracias, Meu Parceiro” (Milonga), representando Sto. Augusto/Sta. Maria/Cel. Bicaco/Cruz Alta/Frederico Wesphalen, letra e música João Perussatto, com Daniel Moura e Luciano Gonçalves (voz), João Perussatto e Henrique “Kike” Rodrigues (violões), Cirilo Sperotto (contra-baixo) e Renan Simon (cordeona); - 2º Lugar: “A Minha Saudade” (rasguido-double), representando General Câmara/Sta. Maria/Santo Augusto, letra e música de Juliano Pivetta, com Fábio Dornelles (voz), Juliano Pivetta, Felipe Philippsen e Elói (violões), Fernanda Amaral (cordeona) e Jajá das Candongas (percussão); - 3º Lugar: “Maneador” (chamame), representando Cruz Alta/Palmeira das Missões/Sto. Augusto, letra de Athos Fernandes de Souza, música de Anildo Lamasion Filho, com Anildo Filho (voz), Gabriel Ferreira (violão), Renan Simon (cordeona), Ninho e Romulo Lazari(percussão); - Melhor Poesia: Lucas Borrego, representando Passo Fundo, com “Vida Fronteira”; - Melhor Melodia: Cirilo Sperotto, representando Santo Augusto, com “Abigeatários de Sonhos”; - Melhor Canário (Intérprete): Marcelo Araújo Nunes, representando Santana do

Estado do Rio Grande do Sul – SANTO AUGUSTO

Livramento; - Melhor Instrumentista: Renan Simon, representando Cel. Bicaco; - Música Mais Popular: “A Cordeona e Eu”, (chamame), representando Santana do Livramento, letra de Leonardo Borges, música de Marcelo Nunes, com Marcelo Nunes (voz e gaita botoneira) e Marcelo Holmos (violão); - Melhor Tema “Quebra-Costelas”: “A Vida Segue”, letra de João Perussatto, música de João Perussato e Henrique “Kike” Rodrigues, com Daniel Moura (voz), João Perussatto (voz e violão), Herique Rodrigues (violão), Renan Simon (cordeona), Cirilo Sperotto (contra-baixo) e Daniel Spohr (pandeiro); - Maior Músico dos Quebra-Costelas (músico maior participante de palco durante as quatro edições anteriores): Ninho Volks; - Melhor Bigode (ornamento que simboliza o evento): Marcorélio Sperotto; - Borracho Destaque (maior porre do evento): Digão; A culinária, tradicional ponto de destaque do evento, foi comandada por Fábio Regis “Chico” Machado, assessorado por Janete, Natália, Rodrigo e Fabiano. O IV Quebra-costelas foi apresentado pela Marlize Sperotto, produzido por Lisiane A. Philippsen, com coordenação de palco de Valmor Montagner, e promete nova edição para março de 2014. A pedido do Piquete Cerrito, publicamos o seu agradecimento para amigos e colaboradores que tornaram possível a realização desse evento: Clínica Wiegert, Valmor Montagner, Matadouro Depieri, Posto São Pedro, Posto 2002, Pederiva Construções, Vargas Equipamentos Agropecuários, Sta. Rita Remates, Gráfica Expressa e Big Farma. O Piquete agradece ainda, de forma especial, a patronagem do CTG Pompilio Silva pelo incondicional apoio.

APEDIDO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

29REG.pmd

1

CHIAPETTA

Eu, Valdemar Dias venho por meio deste comunicar a comunidade chiapetense e regional que o baile do dia 30/03/2013, intitulado Baile de Páscoa, não mais será realizado, pois no dia 20 do corrente mês fomos informados que as promoções dos dias 23 e 30 de março haviam sido canceladas por autoridades, por estes locais não estarem adequados à legislação vigente, para minha surpresa a promoção agendada para o dia 23 foi realizada no salão do CTG Relembrando o Tio Lautério, baile este realizado pela Produtchê eventos do vizinho município de Alegria, o qual proprietário não é sócio do referido CTG. Motivo pelo qual encaminhei um pedido ao Patrão Emersom Janke para que fosse realizado o evento do dia 30, sendo que este indeferiu meu pedido alegando que havia sido notificado no dia 22 para que não realizasse mais eventos no CTG, o que me causou estranheza visto que havia autorizado a realização do evento do dia 23. Fica aqui minha pergunta: Qual o critério utilizado pelo patrão Emersom? Seria o de privilegiar os não associados? Uma vez que contribuo religiosamente com esta entidade a 5 anos? Após uma demorada reflexão cheguei a conclusão de que o único critério que poderia ter sido adotado pelo patrão seria o de político partidário, uma vez que sou simpatizante de um partido oposto ao do patrão. O que me entristece é que num pais democrático temos atitudes autoritárias de representante de entidades sem que se quer se apresente uma justificativa plausível para tais atitudes. Quero agradecer ao jornal O Celeiro pelo espaço e a todas aquelas pessoas que de uma maneira ou de outra sempre colaboraram com minhas promoções, pedir minhas humildes desculpas por não realizar este baile. Em nome das bandas CIDADE PÉROLA e da BANDA LUAR, uma Feliz Páscoa a todos.

28/03/2013, 16:37

29


30

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CONVENÇÃO A COMISSÃO PROVISÓRIA MUNICIPAL DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO, do Município de Santo Augusto/RS, por seu Presidente, CONVOCA seus membros, os eleitores deste município filiados ao PTB até o dia 26 de março, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL a realizar-se na Câmara Municipal de Vereadores, na Rua Coronel Júlio Pereira dos Santos, 465 – 4º Andar, nesta cidade, no dia 05 de abril de 2013, às 19 horas, em primeira chamada, e 30 minutos após em segunda e última chamada, para deliberar sobre a seguinte, ORDEM DO DIA: I – Eleição, por voto direto e secreto, de: a) 21 (Vinte e um) Membros Titulares do Diretório Municipal e 07 (Sete) Suplentes; b) 01 (Um) Delegado à Convenção Estadual e 01 (Um) Suplente. II – Eleições, às 20h30, pelo Diretório Municipal, da Comissão Executiva Municipal, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética e Disciplina Partidária. O pedido de registro de chapa para concorrer ao Diretório Municipal e a Delegados deve ser protocolado até 48 horas antes do início da convenção. Se houver chapa única, a votação da convenção será aberta. Na eleição da Comissão Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética e Disciplina Partidária o requerimento de registro de chapa deve ser apresentado até o início da reunião do Diretório Municipal.

PEUGEOT 207 VENDE-SE PEOGEOT 207 sedan, ano 2010, prata, completo (novo). Interessados tratar com Pedro, fone 9644-6880.

Santo Augusto, 22 de março de 2013. Alberto Tomelero Presidente da Comissão Provisória Municipal

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO VALÉRIO DO SUL A Câmara Municipal de Vereadores de São Valério do Sul, esteve reunida em Sessão Ordinária no dia 18 de março de 2013, às dezenove horas, com a presença dos seguintes Edis: Doglas Dalsotto (PP), Erny Heinemann (PP), Ivone Prediger (PDT), Jair Schraiber (PP), José Carlos Cipriano Fongue (PP), Linéia Maria Padilha Machado (PP), Siduélio Miguel (PT), Silvio Antunes Machado (PDT) e Valmir Cipriano (PMDB), sob a presidência do Vereador Jair Schraiber. Foram apresentadas pelos Edis as seguintes matérias: Indicação nº 18/13 da Vereadora Ivone Prediger, PP nº 19/13 da Vereadora Ivone Prediger, PP nº 20/13 da Vereadora Lineia Maria Padilha Machado e PP nº 21/13 do Vereador Erny Heinemann. No espaço da Ordem do Dia foi deliberada a seguinte matéria: Projeto de Lei n° 10/13 “Autoriza a Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público e dá outras providências”, visando a contratação de um Professor de Educação Física com carga horária de 20:00 horas, um Orientador Físico com carga horária de 20:00 horas e cinco Agentes Comunitários de Saúde. O Referido projeto foi aprovado pelo Plenário por oito votos favoráveis. A Sessão Ordinária realizada dia 25 de março de 2013, às dezenove horas, contou com a presença dos seguintes Edis: Doglas Dalsotto (PP), Erny Heinemann (PP), Ivone Prediger (PDT), Jair Schraiber (PP), José Carlos Cipriano Fongue (PP), Linéia Maria Padilha Machado (PP), Siduélio Miguel (PT), Silvio Antunes Machado (PDT) e Valmir Cipriano (PMDB), sob a presidência do Vereador Jair Schraiber. Foram apresentadas pelos Edis as seguintes matérias: Indicação nº 22/13 da Vereadora Lineia Maria Padilha Machado, PP nº 23/13 da Vereadora Lineia Maria Padilha Machado, PP nº 24/13 do Vereador Valmir Cipriano, PP nº 25/13 da Vereadora Ivone Prediger, PP nº 26/13 do Vereador Erny Heinemann, PP nº 27/13 do Vereador Doglas Dalsotto, Pedido de Informação nº 03/13 da Vereadora Lineia Maria Padilha Machado e Requerimento nº 02/13 do Vereador Silvio Antunes Machado. No espaço da Ordem do Dia foi deliberada a seguinte matéria: Projeto de Lei n° 11/13 “Reestrutura o Conselho Municipal de Saúde do Município de São Valério do Sul e dá outras providências”, visando a readequação da legislação municipal a Resolução do Ministério da Saúde nº 453/2012. O Referido projeto foi aprovado pelo Plenário por oito votos favoráveis. Todas as matérias apresentadas ao Poder Legislativo Municipal, de origem dos Vereadores e do Poder Executivo Municipal, estão à disposição para consulta a todos os munícipes no Quadro Mural e no Painel do Vereador. A próxima Sessão Ordinária será realizada dia 01 de abril, com início às 19:00 horas, na Sede do Poder Legislativo de São Valério do Sul, situado na Rua Ângelo Fucilini Sobrinho, 526. Marcos A. Lacorte Assessor Legislativo

Jair Schraiber Presidente

EXTRAVIO DE BLOCO DE PRODUTOR RURAL CAROLINA FRAGOSO LANGNER 1151044676 Informa o extravio de Bloco de Produtor Rural, P 123, 927881 a 927890, na localidade de Vila Costa do Turvo, interior de Santo Augusto

30EDIT.pmd

1

EXTRAVIO DE NOTAS DE PRODUTOR RURAL IZAIAS ALVES DOS REIS, VL SÃO FRANCISCO, SÃO MARTINHO-RS, inscrição nº 225.100.5387, P 139, nº336511 a 336520.

PORTARIAS FEVEREIRO -2013. Nº 077 078 079 080 081 082 083 084 085 086 087 088 089 090 091 092 093 094 095 096 097 098 099 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127

Assunto NOMEIA SECRETARIO DE SAUDE NOMEIA REPRESENTANTES DO C.M.A.S. CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS CONCEDE GOZO DE FÉRIAS NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO REINTEGRA SERVIDOR ESTATUTARIO REINTEGRA SERVIDOR ESTATUTARIO CEDE SERVIDORA CONCURSADA CONCEDE ADCIONAL POR TEMPO DE SERVICO CONCEDE LICENÇA PREMIO CONCEDE PAGAMENTO ADICIONAL 1/3 FERIAS NOMEIA SERVIDOR PARA CARGO EM COMISSAO NOMEIA SERVIDOR PARA CARGO EM COMISSAO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO CONCEDE ALT. CLASSE TORNA SEM EFEITO PORTARIA NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO NOMEIA SERVIDOR APROVADO EM CONCURSO PUBLICO CONCEDE PAGTO SUBSIDIO CONCEDE ADICIONAL TEMPO SERVIÇO CONCEDE PAGTO 1/3 DE FÉRIAS CONCEDE PAGTO HORAS EXTRAS EXONERA SERVIDOR EFETIVO EXONERA SERVIDOR EFETIVO CONCEDE LICENÇA MATERNIDADE EXONERA SERVIDOR EFETIVO EXONERA SERVIDOR EFETIVO CONCEDE FÉRIAS

LEIA, ASSINE E ANUNCIE NO O CELEIRO. e-mail:redacao@jornaloceleiro.com.br

28/03/2013, 16:38


ESPORTES

Morte no trevo de acesso a Humaitá Um acidente acorrido por volta das 12:00 horas de quarta-feira, 27/03, no trevo de acesso a Humaitá pela BR-468, em Bom Progresso, resultou na morte do motoqueiro Jair de Lima Flores, 39 anos. Ele pilotava a moto Titan 150, placa IRO-6724, do município de Harmonia/ RS, quando foi colhido pelo caminhão de placas IPI-9854, do município de Taquaruçu do Sul/RS. O acidente teve como testemunhas um grupo de 21 professores e funcionários das escolas estaduais Santo Pasini e Ben-

to Gonçalves (Braga), que retornava de Três Passos, ocupando um microônibus sob condução do motorista Maicon Kurtz. Segundo relatos, a moto tomou o contorno em direção a Humaitá, mas não

deu a preferência ao caminhão, sendo colhido em cheio e arrastado por cerca de 70 metros. Para não colidir de frente, o veículo de Braga adentrou pelo trevo, em direção a Humaitá.

Inquérito que apurou tentativa de homicídio ocorrida no início do ano é remetido à Justiça Foi remetido ao Poder Judiciário nesta semana o inquérito policial instaurado para apurar tentativa de homicídio praticada em 12 janeiro deste ano, próximo ao Posto Novo Horizonte. Na ocasião dos fatos, a vítima D. P. S. B. foi atingida por vários golpes de faca e alvejada por disparos de arma de fogo. Os indiciados, pai e filho, cujas iniciais são C. C. M. e J. P. C.M., respectivamente, e residentes no bairro Santo Antônio, nesta cidade. O motivo do crime, apesar de não ter sido possível esclarecê-lo totalmente, provavelmente seja em ra-

zão de desavenças passadas entre a vítima e J. P. C. M. Testemunhas e vítima relataram que J. P. C. M. munido de uma faca, investiu contra a vítima que se encontrava em frente ao Bar do Ratinho e desferiu facadas contra ela. Logo em seguida, C. C. M., portando uma arma de fogo, efetuou disparos contra D. P. S. B. Toda a confusão se estendeu até uma rua próxima do local onde o fato se iniciou, ponto em que a vítima teria sido alvejada novamente por disparos de arma de fogo e sofrido outros golpes de faca.

Os investigados alegaram que a arma de fogo era de propriedade da vítima e que no decorrer da confusão conseguiram se apossar dela. J. P. C. M. alegou que, então, conseguiu investir contra o investigado. C. C. M. sofreu lesão efetuada por disparo de arma de fogo em um das mãos, o que se torna indício de que a vítima, de fato, poderia possuir uma arma de fogo. Os investigados foram indiciados pela prática de tentativa de homicídio doloso e responderão o processo em liberdade

Sexta-feira, 28/29 de março de 2013

Renato Marodin

remarodin@yahoo.com

31G.pmd

1

Eduardo Lorenzoni lorenzonisf@bol.com.br

FUTEBOL DA DUPLA Libertadores e Gauchão Na próxima quarta feira (03/04) o Grêmio já saberá o resultado que precisará contra o Fluminense no dia 10/04 na Arena, Caracas e Huachipato se enfrentam primeiro e devem jogar a responsabilidade ao Grêmio. O tricolor que tem apenas o Elano de desfalque e Marco Antônio será seu substituto no jogo. Mas antes da decisão contra o Fluminense, ainda tem dois compromissos o primeiro na Arena contra o Cruzeiro nesta quinta (28/03) às 19:30 com os titulares e no domingo contra o Passo Fundo no Vermelhão da Serra em Passo Fundo às 16h. Vejo que os ex-presidentes sentaram e conversaram pela primeira vez sobre o contrato da Arena. Koff não poderia ter falado o que falou, errou! Odone e Duda estão contornando e a Arena voltará a ser a casa tão desejada dos gremistas. Koff precisa assumir urgente a frente da Arena e reorganizar contrato, liberar geral, passar toda a administração pro Humaitá, não adianta só querer denigrir a imagem do ex-presidente e não agir. Conhecemos Koff e sabemos da sua capacidade de dar a volta em um momento turbulento. Contra o Caxias o Grêmio não apresentou aquele futebol que vinha aumentando a sua produtividade, porém ganhou ao natural sem dificuldades, Luxemburgo tem mais dois jogos pelo Gauchão para entrosar e dar ritmo a equipe, pois agora estamos entrando em abril e o time precisa subir de rendimento que vai começar as grandes decisões rumo ao Tri Campeonato da América!!!!

FONTE: DP/Santo Augusto.

Polícia Civil conclui inquérito sobre a morte de Elton Alves de Oliveira Será remetido ainda nesta semana o inquérito policial instaurado para apurar a morte de E. A. O. vítima de acidente de trânsito ocorrido em 03.03.2013, vindo a falecer um dia após em Ijuí. Conforme já noticiado, a vítima teria caído de cima do capô de um veículo que estava transitando na Av. Ângelo Santi, nesta cidade. As primeiras informações foram de que se tratava de uma brincadeira entre a vítima e o condutor do veículo. Após a coleta de todas as provas cabíveis (provas testemunhais em sua maioria), a Polícia Civil comprovou que a vítima realmente subiu sobre o capô do veículo VW/Apolo, de propriedade de D.S.B, (condutor do automóvel), deitando-se de peito para baixo (decúbito ventral), ficando com a cabeça próxima ao para-brisa. Nisso, o carro que estava parado na via pública (proximidades da sede do Bloco de Carnaval Karamusco) arrancou em alta velocidade e poucos metros dali, próximo ao CTG Pompílio Silvia/Empresa Raízes, a vítima certamente se desequilibrou e caiu ao chão, batendo primeiramente a cabeça, ficando em decúbito dorsal, peito para cima e costas para baixo. A frenada do veiculo

31

ocorreu apenas após a queda da vítima, a qual segundo testemunhas, já se encontrava desacordada. Provou-se, conforme mais de um depoimento de testemunhas, que o suspeito continuou no interior do veículo após o acidente, porém a socorreu, levando-a ao hospital desta cidade com a ajuda de terceiros. Há notícia de que o suspeito (D.S.B) ingeriu bebida alcoólica antes do fato (três garradas grande de cerveja), mas não foi submetido a qualquer tipo de exame, haja vista que o fato chegou ao conhecimento da Polícia Civil dias após ter ocorrido. Conforme laudo de necropsia, E. A. O. faleceu em decorrência de traumatismo crânio encefálico. O suspeito foi indiciado pela prática de homicídio culposo na direção de veículo automotor (quando não há a intenção de matar). Aguardar-se-á agora o entendimento do Ministério Público, titular da ação penal pública. Ainda, a autoridade policial representará ao juízo desta comarca pela suspensão cautelar da permissão para conduzir veículo automotor do investigado, como forma de garantir a ordem pública. Fonte: PC/Polícia Civil

28/03/2013, 16:39

Mudança; D’ale; Moledão e Fred Mudanças I – o volante Elton foi para o Criciúma, até dezembro. Finalmente este é o tipo de jogador que quando está no grupo, corremos o risco que o treinador escale ele. Ano passado sofremos, e muito, com ele. É jogador de segunda divisão. Mudanças II – contratamos o meia Bruno de 19 anos ex-Palmeiras, tido como o substituto de Oscar. Vem para o sub-23, mas espera-se que antes do início do Brasileirão já esteja integrado ao grupo principal. Mudanças III - Muriel; Gabriel; Alan, Romário e Fabrício; Airton, Josimar, Vitor Júnior e Dátolo; Gilberto e Leandro Damião, essa deve ser a equipe que joga hoje contra o São José. D’ale – tem média de gols no Inter de um a cada 5 jogos. Para um meia, isso é excelente, mais uma prova aos seus críticos que dizem que o argentino chega pouco ao ataque. D’ale II – alguém duvida que se, eu sei que o “se” não faz parte do futebol, mas “se” D’ale fosse brasileiro seria o titular indiscutível da seleção brasileira? Eu não. Pelo contrário tenho certeza, ainda mais que Felipão gosta de jogadores aguerridos como o argentino. Moledão – há 2 anos quando Moledo enfrentou o São Luiz de Ijuí, escrevi que ali estava “... um zagueiro de excelente posicionamento, e boa capacidade técnica, com um futuro promissor.” Hoje dois anos depois tudo indica que será convocado por Felipão para os próximos amistosos da seleção. Fred – onde está o futebol do garoto? A equipe melhorou e ele sucumbiu? Será que foi enganação? Torceremos que não.


○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ Informando a região desde 05/03/70

Rádio Ciranda e jornal O CELEIRO, por sua direção, funcionários e colaboradores, em camunhão com os anunciantes, ouvintes, assinantes e leitores, associam-se aos sentimentos que constituem a estrutura da integração de todos os ideais e a busca de dias sempre melhores para todos. Feliz Páscoa.

32CCAPA.pmd

1

28/03/2013, 16:40


jornal