Page 1

Fundado em 05/03/1970 ANO 44 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 07 DE JUNHO DE 2013 Nº 2267

DENARC nas escolas

Tele-entrega

3781-3244

Delegada Sônia Dall’Igna à frente de atenta plateia, na CNEC

Contribuir para o combate às drogas. Este o fundamento da campanha do Lions Clube Santo Augusto, lançada no dia 22 de maio, sob o slogan drogas: o problema é nosso. Na quarta-feira, 05/06, na CNEC, ocorreu mais uma etapa da série de palestras previstas, com a presença do DENARC na cidaDe, com a delegada Sônia Dall”Igna e da comissária Suzana Silva da Silva.

A palestra aconteceu à noite direcionada aos alunos do período, pais e professores da CNEC e do CIEP, momento prestigiado pelas diretoras das duas escolas, Liane R. Krüger e Marli H. Andrighetto, respectivamente, representante do Poder Legislativo (Margarete Siqueira de Melo) e professorer da rede pública

Ciranda Debates

Agora com projetista à disposição. Página 5

01CAPAC.pmd

1

Hoje, 07/06, no programa Ciranda Debates, a partir das 8:00 horas, em entrevista exclusiva, a delegada Sônia Dall’Igna, do DENARC, aborda a problemática das drogas. Sintonize 105.5 FM.

municipal. Ainda presentes a delegada Caroline Virginia Bamberg Machado (DRP Três Passos) e os policiais civis Eliane, Aljares, Marta e Eramo. Já na quinta-feira, a equipe do DENARC continuou o roteiro de palestras, no CIEP de Santo Augusto e em Coronel Bicaco. Página 25

Trilha do Botinaço movimentou Santo Augusto

07/06/2013, 10:09

Página 28


2

GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Editorial

Drogas – Por quê? É possível que nunca tenha se falado tanto em drogas como hoje, pelo menos como caso de polícia ou de saúde pública. Nos anos 60, quando as drogas faziam parte do movimento de contracultura, o olhar sobre elas e a função que desempenhavam era outro. E os “malucos beleza” eram vistos de forma muito diversa dos consumidores de crack de agora. A própria diferença de linguagem é reveladora, já que antes se “experimentava” drogas, com a ideia de ampliação de consciência, e hoje se “consome”, como tudo. Um verbo expressa uma vivência – outro o uso. O que mudou, para que o crack tenha se tornado tema de campanha eleitoral, assunto para candidatos à presidência do país? Ao acompanhar o debate travado em várias instâncias, nos parece empobrecedor que um tema tão amplo e cheio de nuances seja reduzido a apenas dois discursos, duas maneiras de olhar: ou é caso de polícia/segurança ou é caso de saúde pública – ou de ambos. Será que estas duas abordagens, repressão e cura, dão conta da complexidade da questão? Supomos que não. Por outro lado, nos parece bastante curioso que o debate sobre as drogas ilegais atinja esse nível de decibéis justamente numa época em que há um consumo massivo de drogas lícitas, na forma de antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos,

Nas Pegadas de Jesus Enio Felipin e-mail:enio@meac.com.br

Jugo suave e fardo leve “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos e eu vos darei descanso. Tomais sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”(Mt 11.28-30). Vivemos em tempos pesados demais. Os fardos da sobrevivência nunca foram tão algozes assim. Mais da metade dos brasileiros vivem sob o fardo da inadimplência. Compram e não conseguem pagar. Os meios de comunicação transformam o supérfluo em primeira necessidade e as pessoas gastam mais do que ganham e as contas no final do mês se tornam um fardo pesado demais. Criamos doenças a partir das nossas desilusões.

EXPEDIENTE JORNAL O CELEIRO LTDA Fundado em 05/03/1970 CNPJ 10480535/0001-60 Registro no Cartório de Ofícios dos Registros Públicos de Santo Augusto - Livro A-03, FL Nº 193, Averbação nº 608, Registro 02/B-1, FL 02 Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada e Redentora.

receitadas por médicos das mais variadas especialidades. Drogas para ser feliz, para ficar calmo, para dormir. Sem contar as drogas para perder o apetite e aumentar o desejo sexual. Por que algumas se tornam um problema e outras são vendidas como solução? Quem determina o que o indivíduo pode consumir? E com quais argumentos? E por que aquela que possivelmente seja a droga que causa mais estrago na nossa sociedade – o álcool – é abordada com muito menos estridência? Ao acompanhar debates sobre o assunto, nos chama a atenção o fato de a droga ser encarada como uma espécie de alienígena, desenraizada da sociedade em que é usada e produz sentidos. É como se ela fosse um demônio ou um vírus que entra no corpo à revelia de todo o contexto, desligada de tudo e de todos. E que bastaria ou exorcizá-la, do ponto de vista religioso, ou extirpá-la, no campo da medicina, para que o problema acabasse. Ou ainda reprimir, na visão policial. Parece que não é tão simples assim, ou o problema já seria menor. Se os mais diversos tipos de drogas sempre foram usados por todas as sociedades, em diferentes momentos históricos, por que a nossa não consegue lidar com elas? Será que não valeria a pena, além de reprimir e tentar “curar”, pensar um pouco mais nos porquês?

Ficamos tristes porque não conseguimos nos aproximar do deus consumo. Por outro lado gastamos em remédios para curar nossas doenças que resultaram de tristezas e mágoas que a vida moderna nos impõe, tornando-se assim também um fardo pesado sobre nossos ombros. Como uma junta de bois, somos atrelados por um jugo (canga) pesado sobre nós. Somos rebenqueados pelo sistema de escravidão e morte dos tempos modernos, onde acordamos pensando em consumir, e vamos dormir consumindo antidepressivos. Se nossas vidas estão assim, havemos de pensar diferente. Jesus se coloca à disposição para nos ajudar. Logo nos diz que Ele é manso e humilde de coração. Um coração assoberbado nunca terá paz.Estará sempre agitado, angustiado e sofrido. Muitas vezes estampamos na nossa face o estado em que está nosso coração. Mas precisamos aprender a sermos como Jesus: mansos e humildes. Só Jesus pode nos aliviar de todos os jugos e fardos. Na carta que São Paulo Apóstolo escreve aos Gálatas ele afirma: “ É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão” ( Gal 5.1).

Circula às sextas-feiras REDAÇÃO: Rua Independência, 387 Fone/Fax (0xx)55 3781-1249 98590.000-SANTO AUGUSTO E-mail: redacao@jornaloceleiro.com.br Site: www.jornaloceleiro.com.br DIRETOR: Pedro Valmor Marodin EDITOR: Renato Marodin - Jornalista - MTB-RS 16866 DIAGRAMAÇÃO: Cleusa Strada/Adriane Dorneles REDAÇÃO: Lúcio Steiner ASSINATURAS: Fábio André Scheibler REPRESENT. COMERCIAL:EXECUTIVA COMUNICAÇÕES/POA Impressão: Cia da Arte CNPJ: 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - IJUÍ-RS Fone: 55 3331-0318/3331-0320

ASSOCIADO à ADJORI-RS e UNIJORN

*Os artigos assinados não traduzem necessariamente a opinião do jornal, são de inteira responsabilidade do autor.

Violência contra idosos A violência praticada contra o idoso, existente em elevado índice, deve ser combatida através de políticas públicas eficientes que visem a desconstruí-la. Sua complexidade exige ações de múltiplas naturezas nos planos e espaços governamentais, não-governamentais, comunitários e familiares. O lar é, sabidamente, o local privilegiado para a expressão da violência contra idosos, por isso, ações estratégicas do Programa de Saúde da Família podem facilitar a sua identificação e combate no locus domiciliar. Os serviços de atendimento à população idosa devem ser rigorosamente supervisionados pelos Conselhos do Idoso e Ministério Público, a fim de que as entidades governamentais e não-governamentais possam ser responsabilizadas, caso não estejam em consonância com as legislações federais, estaduais e municipais.

Não aceite como normal O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra idosos. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. A sociedade e os governos devem encarar o envelhecimento da nossa população como um desafio para a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos.

Tudo por uma boquinha Foi-se o tempo em que os políticos tinham ideologia. Hoje, os partidos e políticos perderam identidade, deixaram os discursos políticos de lado em troca de cargos e benesses. Os partidos possuem estatutos por mera formalidade, os ideais e programas partidários são esquecidos, substituídos pelo fisiologismo. O poder hoje é mais poderoso do que era anos atrás. Prefeitos não têm oposição, a câmara de vereadores cede seu poder de fiscalização mediante acertos e conluios. E o povo na doce ilusão continua achando que o vereador, deputado ou qualquer outro político irá lembrar-se dele e de suas necessidades. Como diz o ditado: Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro. Não vemos hoje líderes verdadeiramente populares, políticos forjados no seio da comunidade são raridades, pois o poder financeiro e político o espremem ao ponto de que ou ele apoia alguém que lhe foi indicado ou fica fora da política.

E quem são os culpados? O povo também tem culpa nisso tudo. Por só se interessar pela política um mês antes das eleições, por vender o seu voto, por votar "em qualquer um", assim como somos o reflexo da educação que recebemos de nossos pais, nosso país é o reflexo de nossas atitudes políticas. E se nós só nos preocupamos com a "coisa" mais importante que é o fato de quem vai dirigir nossa cidade, nosso estado e nosso país um mês antes das eleições, esperar o que da nossa política? Que ela melhore? Nosso país é um reflexo fidedigno do que nós somos, pensamos e agimos, e se você quer que a nossa política melhore, então melhore suas atitudes, aprenda a pensar politicamente e seja você mais um fiscal dos políticos que aí estão, senão, nada nesse país vai melhorar.

Palavra empenhada! Decidido pela justiça que a Câmara devolva ao Poder Executivo o dinheiro em depósito especial (reserva deixada pelo então presidente Horácio Dornelles, para construção do prédio próprio), agora resta saber se o prefeito vai cumprir a palavra empenhada de destinar aquele montante para o hospital Bom Pastor. A expectativa do Osvaldo Baraldi, presidente do hospital, é de que o prefeito não recue, afinal empenhou a palavra. Essa verba, somada àquela prometida pelo Estado, vai permitir que o Bom Pastor, finalmente, tenha uma cozinha padronizada e devidamente equipada. A aposta está no vice-prefeito Naldo para decidir essa parada. Cacife político ele tem. Vejamos!


GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

03

SANTO AUGUSTO

Juiz aceita pedido da direção da Hospital Bom Pastor Cotrijuí e suspende a Assembleia proporciona qualificação Geral convocada pela Terceira Via

aos funcionários

Vanderlei Fragoso e Paulo Dari Schossler comemorando

Com o objetivo de comemoração, integração e trocas de experiências entre a equipe de enfermagem da Associação Hospitalar Bom Pastor do Município de Santo Augusto e outros profissionais da área da saúde, buscou-se através da direção e Enfermeiras do Hospital, proporcionar momentos de qualificação aos funcionários, contribuindo para um atendimento de melhor qualidade. A programação de comemoração ao mês da enfermagem contou com a participação no dia 20 de maio do fisioterapeuta Cassiano falando sobre a importância da fisioterapia nos pacientes em reabilitação/ginástica laboral. Já no dia 22 de maio teve a presença do Pastor Adriano falando sobre auto estima e vocação profissional e funcionária Eliziane com apresentação musical. No dia 23 de maio participaram da programação a equipe do banco de sangue do Hospital de Caridade de Ijui, trazendo como tema “conhecimento sobre transfusões sanguíneas e suas reações”. No dia 29 de maio aconteceu uma confraternização com

03REG.pmd

1

apresentação musical da funcionária Juliana e com a dupla João Marcos e Rodrigo. No mês de junho terá continuidade a programação com palestras a serem realizadas pela 17ª Coordenadoria de Saúde e Coren-RS. Queremos em nome das Enfermeiras e da Direção do Hospital agradecer ao quadro de médicos da Associação Hospitalar Bom Pastor, palestrantes e equipe de Enfermagem pela participação, disponibilidade e interesse. E ainda dizer como é bom termos momentos como estes, onde se há trocas de idéias, experiências e aprendizagem e ao mesmo tempo valorizar estes profissionais pela dedicação e competência com que atendem a todos de forma humanizada. “O branco de sua roupa transmite a paz. O calor do seu coração aquece a alma a sua dedicação levanta o ânimo. O seu sorriso alegra o coração. O seu carinho faz muita diferença. O seu toque transmite energia. Por isso, você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação”(Autor desconhecido).

Nesta terça-feira, 04 de junho de 2013, o Juiz Nasser Hatem, da 2ª Vara Cível da comarca de Ijuí, aceitou o pedido de anulação de Assembleia da Terceira Via que estava marcada para acontecer nesta sexta-feira, 07, no Clube Céu Azul. O pedido de anulação foi protocolado pela Direção da Cotrijuí em função dos membros da mesma entenderem que foram eleitos legitimamente para os seus cargos. Além disso, a direção afirmou que havia recebido o pedido da Terceira Via para a convocação de Assembleia, mas que havia negado este pedido, por ser o mesmo desprovido de justificativa fundamentada. A direção também alegou ao Juiz que mesmo com a negativa, os demandados publicaram edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária visando à destituição dos membros do Conselho de Administração da Cooperativa e à designação de Administradores e Conselheiros provisórios até a realização

de nova eleição. O Juiz Nasser Hatem apontou no despacho do processo que os problemas financeiros enfrentados pela Cooperativa, são de conhecimento público e notório e que não foram propriamente deflagrados pela posse da nova diretoria que conta com pouco mais de quatro meses de gestão. A sentença ressalta também que os motivos apontados pelos requeridos no pedido, como justificadores para a convocação de assembleia geral extraordinária com o fim de destituir a atual diretoria e seus conselheiros, legalmente eleitos por Assembleia Geral Ordinária Plebiscitária, não se mostram, por ora, satisfatoriamente comprovados e só no mérito é que poderão ser verificados como aptos a justificar a convocação de assembleia geral para destituição da diretoria eleita, confirmando-se o acerto das razões apontadas pela atual diretoria para indeferir tal pleito. O Juiz afirma que independentemente do número de assinaturas angariadas, mostra-se como justificado acima a necessidade de se suspender a assembleia geral para evitar mais instabilidade até decisão final. Finaliza o despacho, o magistrado sentenciou: “Diante do exposto, DEFIRO o pedido antecipatório de tutela pleiteado para o fim de SUSPENDER a Assembleia Geral Extraordinária convocada pelos requeridos e aprazada para o dia 07 de junho de 2013, devendo os requeridos se absterem de realizá-la até decisão judicial em contrário”.

Terceira Via recorre da ação que anulou a assembleia Segundo Alcides Guadalara, membro da Terceira Via, a assembleia foi convocada legitimamente e esse é um dos motivos para o movimento recorrer. Em uma reunião na manhã desta quarta-feira, 05, o grupo da Terceira Via decidiu recorrer em Porto Alegre da ação que anulou a assembleia que

07/06/2013, 11:37

seria realizada nesta sexta-feira, 07. Segundo Alcides Guadalara, membro da Terceira Via, a assembleia foi convocada legitimamente e esse é um dos motivos para o movimento recorrer. Devido ao pouco tempo, a assembleia de sexta-feira foi cancelada, mas Guadalara confirmou que uma nova data para a assembleia será divulgada.


4

GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

CHIAPETTA

INHACORÁ

Audiência na SEINFRA sobre Curso Gestão em Proteção e o asfaltamento do trecho Defesa Civil Inhacorá-Alegria A Defesa Civil Estadual promoveu nos dias 04, 05 e 06 de Junho, o curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil, na cidade de Palmeiras da Missões, participaram o Secretário de Turismo, Industria e Comércio Enio Alberto Dellatorre e o Secretário de Imprensa Fábio Diettrich. O objetivo do evento foi capacitar e qualificar os coordenadores municipais de Defesa Civil com relação às alterações da legislação em vigor que trata sobre os temas de Decretação, Sistema S2Id, simu-

Nesta terça-feira (04), estive reunido com o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, para tratar sobre o asfaltamento do trecho entre Inhacorá-Alegria. Na ocasião, acompanhado pelo vice-prefeito de Alegria, Elias Cavalini, secretário executivo do PDT de Alegria, Gelson Filipin, e pelo deputado Gerson Burmann, articulamos junto a SEINFRA sobre a retomada do asfaltamento do trecho Inhacorá-Alegria. Segundo o secretário Caleb, a secretaria irá entrar em contato com a empresa responsável pela obra para dialogar sobre a retomada da execução do asfaltamento neste trecho De acordo

lada, plana e contingência e sistemas de controle informatizado de incidentes. Segundo o Coordenador Regional da Defesa Civil sede em Santo Angelo, Sargento Lauro Brito Lopes, a Defesa Civil quer potencializar que as prefeituras trabalhem seus riscos com antecedência evitando que a cada novo evento adverso seja tratado como inédito. “Temos que orientá-los para um trabalho na prevenção e não só resposta”, explicou.

com o secretário em no máximo um mês a SEINFRA terá um cenário definido a respeito. “Fazer a empresa retomar a obra é a melhor alternativa. Caso isso não aconteça a alternativa será fazer a empresa desistir e licitar a obra”, afirmou Caleb. Fotos: Irineu Fontela.

Dia do Desafio em Inhacorá No último dia 29 de maio o município de Inhacorá, através da Secretaria de Educação esteve participando do dia do desafio, concorrendo com a cidade de Cajobi do estado de São Paulo. Sendo que obtivemos 33% de participação da população de Inhacorá contra 30% da cidade concorrente. Este evento tem por objetivo a prática de atividades físicas, onde varias pessoas de diversos segmentos participaram tirando alguns minutos do seu dia para a atividade física. Caminhada coletiva pela cidade

Audiência Pública gião entende como necessária e possíveis de serem realizadas. Na oportunidade o município de Inhacorá habilitou 13 delegados, os quais participarão da Assembleia Regional do Corede Celeiro, porém antes disso, nos dias 06 e 07 de agosto ocorrerá a escolha das prioridades locais através do voto, as quais serão defendidas pelos delegados representantes de nosso município. Administração Municipal juntamente com o COMUD agradecem a comunidade em geral pela participação e demonstração de preocupação e responsabilidade que tiveram, comparecendo em massa na Audiência Pública, contribuindo desta forma com o processo democrático e participativo, buscando sempre a melhoria das condições de vida da comunidade.

No dia 04 de junho realizouse no município de Inhacorá-RS a Audiência Pública da participação Popular e Cidadã, que contou com a presença das autoridades locais, com o Coordenador Regional da Secretária de Desenvolvimento Rural Senhor Júlio Paris e Coordenador Regional da Participação Popular e Cidadã Senhor Luis Paulo Faccioni, além da grande presença da comunidade local, contanto com aproximadamente 400 pessoas, isso demonstra a grande importância dada pelos munícipes, visando contribuir na construção do orçamento do Estado para o ano de 2014, escolhendo os programas, ações e diretrizes de interesse da comunidade local e regional, sem falar do fortalecimento da democracia e da participação popular cada vez mais presente nos governos de hoje, o que possibilita que os gestores sejam na verdade os instrumentos e as ferramentas para desenvolvimento das prioridades que cada município ou re-

Equipes de Chiapetta e São Valério do Sul

Vacinação contra a Paralisia no sábado A Secretaria Municipal da Saúde de Chiapetta/RS comunica que no próximo sábado, dia 08 de junho, das 08 às 16 horas, junto ao Posto de Saúde, acontecerá a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil para crianças com idade entre 06 meses a menores de 05 anos. Além da vacinação do dia 08 no Posto de Saúde, estarão disponíveis roteiros nas comunidades e bairros, os quais ainda estão sendo definidos e serão divulgados posteriormente.

INHACORÁ

Pedágio do Meio Ambiente Dentro do projeto: Lixo uma questão de consciência, que vem sendo executado, no município de Inhacorá, desde o ano de 2009, já foram realizadas varias ações com o objetivo ambiental e no dia 05 de junho em comemoração ao “dia Mundial do Meio Ambiente” a Escola Estadual Visconde de Cerro Alegre Juntamente com a Emater/RS-ASCAR e o Poder Publico de Inhacorá representado pela secretaria municipal de educação e cultura, realizaram um “Pedágio Ecológico” no centro da cidade, onde foram entregues mudas de arvores nativas, sacolas de lixo para carro e folders explicativos sobre reciclagem, separação correta do lixo e preservação do meio ambiente.

Inhacorá terá PMCMV-E Na próxima sexta feira dia 07 de junho de 2013 as 9:00 horas da manhã, acontecerá importante reunião nas dependências da Câmara de Vereadores, no município de Inhacorá com a comunidade local para divulgação do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades PMCMV-E, que prevê a construção de 18 unidades habitacionais no Loteamento Santo Expedito . Este Programa Habitacional é uma parceria entre a Administração Publica Municipal e a Associação Casa Nova – ACN, entidade habilitada junto ao Ministério das Cidades para organização e execução de programas habitacionais. Na oportunidade será apresentado o PMCMV-E que tem o objetivo de atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade. Para organização e seleção do grupo beneficiário serão seguidos os seguintes critérios: · Mulher chefe de família; · Titular ou membro da família com deficiência; · Morador de área de risco; · Idoso; · Número de componentes na família; · Priorizar chefe de família mais idoso; · Residir no município de Inhacorá a mais de 2 anos. Associação Casa Nova – ACN.

04GERAL.pmd

1

07/06/2013, 10:28


GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Faรงa-nos uma visita e peรงa seu orรงamento

05G.pmd

1

07/06/2013, 10:29

5


6

GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

SANTO AUGUSTO

EXPOFEIRA atinge objetivos Com foco na pecuária de leite, dos objetivos o mais importante, a XVI EXPOFEIRA de Gado Leiteiro respondeu positivamente à expectativa dos seus idealizadores. Desdobrada no período de 30 de maio a 2 de junho, tendo por palco o Parque de Exposições do Sindicato Rural, ao longo da Avenida Ângelo Santi, o evento reuniu criadores e empresários do ramo em um ambiente em que expostos avanços tecnológicos e genéticos direcionados à busca da produção e da produtividade leiteira. Decerto, pois, o concurso leiteiro, por tradicional, costuma refletir a assertiva, isto é, a importância que representa o setor lácteo no desenvolvimento econômico e social dos investidores na cadeia produtiva pertinente.

Jorge Rodrigues, presidente do SR Santo Augusto, em sua manifestação na abertura do evento

Concurso Ficou com a Cabanha CR, de Santo Augusto, com a vaca adulta, o resultado maior do concurso leiteiro da XVI EXPOFEIRA de Gado Leiteiro. A produção foi de 70,086 quilos.

Já na categoria jovem quem levou o tradicional banho de leite foi a Cabanha Leopoldo Cavalheiro, de Boa Vista do Cadeado. A vaca produziu 50,324 quilos.

Os campeões em produção e produtividade no banho de leite

INFORMATIVO CAMPUS SANTO AUGUSTO

Alunos do Câmpus Santo Augusto são notícia no Jornal Zero Hora No dia 27 de maio os alunos do 3º ano dos cursos técnicos em Administração e Agropecuária, do IF Farroupilha – Câmpus Santo Augusto, foram notícia no Jornal Zero Hora, na sessão ZH e Você. Na matéria foi relatada a atividade desenvolvida pela professora de português da Instituição, Maria Aparecida Lucca Paranhos, que gosta de trabalhar o conteúdo das notícias de jornal com os alunos, em especial os editoriais e artigos de opinião. Nos últimos dias decidiu analisar o espaço concedido ao leitor pelo jornal Zero Hora. Segundo Maria Aparecida, os alunos leram os jornais que ela havia levado para sala de aula e foram convocados a expor suas opiniões a respeito de um dos temas abordados. “O trabalho foi muito produtivo, não só pela leitura de interesse, pois puderam escolher sobre o que opinar, mas também pelo envolvimento e expectativa de terem uma das cartas publicadas. Escrever com função comunicativa, de verdade, para alguém que vai ler com vontade de saber o que eles pensam e não somente contar os erros de suas escritas, pode ser uma maneira de significar os conhecimentos e construir a cidadania”

06G.pmd

1

Posse na 14ª Coordenadoria Regional da FARSUL O presidente do Sindicato Rural de Santa Rosa é o novo coordenador da 14ª Coordenadoria Regional da FARSUL. A posse aconteceu com a presença do presidente do Sistema FARSUL, o santoaugustense Carlos Rivaci Sperotto, do deputado Ernani Polo e de presidentes de sindicatos rurais da 14ª e 3ª coordenadorias regionais. A posse de Denir Frosi aconteceu no dia 30 de maio, no Parque de Exposições

do Sindicato Rural de Santo Augusto, no permeio da XVI EXPOFEIRA de Gado Leiteiro. A diretoria se completa com Cesar Sonza (Tuparendi) como secretário e Antônio Carlos Cassol (Três e Maio) como tesoureiro. Por derradeiro, foi homenageado Antonio Cesar Losso. O líder sindical presidiu o Sindicato Rural de Santo Augusto por vários anos.

Rodrigues, Sperotto, Frosi, Polo e Losso

Servidores do Câmpus Santo Augusto participam do XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire O IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto esteve representado pelos servidores Adão Caron Cambraia, Leonardo Matheus Pagani Benvenutti e Márcia Adriana Rosmann, de 23 a 25 de maio em Taquara-RS, durante o XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, realizado na FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara). Criado em 1999, o Fórum reúne professores, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais de várias regiões do estado e do país. O evento é itinerante e, por isso, a cada ano uma faculdade ou universidade é escolhida para sediá-lo. O objetivo do encontro, que teve como tema neste ano “Paulo Freire e a Educação nas Cidades”, é desenvolver uma reflexão crítica sobre a obra e o legado de Paulo Freire para fortalecer os vínculos entre as pessoas e as organizações envolvidas com trabalhos e pesquisas na perspectiva freireana, tendo como horizonte a educação nas cidades e a construção de uma cultura mais justa e democrática. Uma caminhada, “Marcha pela educação”, e a Mediação do Círculo de Cultura “Educação nas Cidades”, pelos Professores Danilo Streck e Gaudêncio Frigotto marcaram a abertura do evento. Na sequência, a partir do desenvolvimento

de uma reflexão crítica sobre a obra e o legado de Paulo Freire, aconteceram as apresentações de trabalhos, também no formato de Círculos de Cultura, organizados a partir de 15 Eixos de Diálogos. Adão, Leonardo, Márcia e o aluno do Curso de Licenciatura em Computação, Evandro de Godoi, apresentaram os seguintes textos nos Eixos de Diálogos: “Paulo Freire e a Educação Superior”; “Paulo Freire e a Formação de Professores”; “Paulo Freire e as Políticas Públicas da Diversidade, do Interculturalismo, do Feminismo, dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz”; “Paulo Freire e a Educação, a Comunicação e as Novas Tecnologias”.

Carla Maron - Jornalista do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto - MTB 12.733 - Fone 55 3781-3555 ou 9938-7017

07/06/2013, 10:30


SANTO AUGUSTO

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

07

Celso Luiz Perussatto, Assessoria Especial de Gabinete

Visita à Rota “Caminhos da Produção” em Augusto Pestana No dia 28 de maio, num passeio organizado pela SICOMTUR, esteve visitando o Roteiro de Turismo Rural “Caminhos da Produção” em Augusto Pestana, um grupo de empreendedoras da agricultura familiar, organizadas através da EMATER/RS. O passeio, que passou por 6 propriedades rurais, incluindo um almoço tipicamente italiano, é uma das atividades pensadas pela SICOMTUR para incentivar o empreendedorismo e valorizar as pessoas que estão nas propriedades rurais, fazendo com que criem possibilidades de geração de renda no meio onde vivem. Outro evento programado será um Curso de Turismo Rural, organizado pelo Consórcio Rota do Yucumã, que acontecerá nos próximos dias.

Prefeito empossa 9 servidoras No gabinete do prefeito José Luiz Andrighetto, aconteceu na manhã desta segunda-feira (03/06/13), a posse de mais 9 servidoras municipais. Trata-se de uma servidora no cargo de Engenheira Civil: Joana Parnoff Bellé que assume o cargo junto a Secretaria de Supervisão e Planejamento cumprindo carga horária de 20 h semanais. Também assumiram 8 servidoras no cargo de Agentes Comunitários de Saúde: Elaine Gonçalves Saggin, Débora Cristina Stiebe, Neli Maciel

da Silva, Gabriela Borin, Verena Strada, Ivanês Bussiol Backes, Michele Dornelles Pereira e Gláucia Francieli Rodrigues da Silva. O ato também foi prestigiado pelos Secretários Municipais Marcos Andrighetto, Faustino Kowalski e Lurdes Speroni Scherer, além do responsável pela Divisão de Recursos Humanos Rogério Andrighetto. O prefeito, bem como, os Secretários pediram empenho e transparência a todos que ora assumem os seus cargos.

Mais informações da administração no site: acesse www.santoaugusto.rs.gov.br e também curta nossa página no facebook: Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto.

07SANTOAUG.pmd

1

Site com novo visual A Administração Municipal de Santo Augusto informa, que, a partir da data de (0406-13), o site oficial que divulga os atos administrativos, está com novo visual na capa e com mais opões no espaço destinado às notícias. Por tanto, confira você também esta novidade clicando no endereço www.santoaugusto.rs.gov.br e acompanhe todas as notícias da Administração de Zé e Naldo.

Trilha do Botinaço aconteceu em Santo Augusto Encerrando as atividades comemorativas aos 54 anos do Município de Santo Augusto, ocorreu no sábado 1º de junho, a 2ª Trilha do Botinaço, numa realização do Jeep Clube de Santo Augusto. Mesmo com o comportamento climático adverso (choveu praticamente durante todo o dia), o evento foi coroado de êxito, contando com a participação de 80 jipeiros vindos de 25 Municípios de várias partes do Brasil e também do País vizinho à Argentina. A adrenalina estava presente em cada competidor, pois o terreno muito molhado ofereceu momentos de muita competitividade para delírio das pessoas, que em grande número prestigiaram esta modalidade esportiva, e através da entidade promotora, passa a difundir este esporte em nossa região. A diretoria do Jeep Clube faz um agradecimento especial ao Poder Público Municipal que não mediu esforços na

Fortes emoções durante a trilha

liberação de toda a documentação necessária para a realização deste evento, pois estava sendo aguardado com muita expectativa por todos. Após um dia inteiro de atividades, o encerramento ocorreu na noite de sábado, junto a Sede Social da Afucotri com um jantar e entrega da premiação aos vencedores.

Diretoria Jeep Clube, prefeito Zé e Secretário Abreu

07/06/2013, 10:34


08

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

GERAL

Mais conquistas para Santo Augusto O prefeito José Luiz Andrighetto juntamente com o Secretário de Planejamento Faustino Kowalski e o motorista Paulo Fragozo, estiveram na última terçafeira (04-06-13) na Capital do Estado, trazendo notícias promissoras para o nosso Município. No Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini participaram do ato de Anúncio do Programa “R S Mais Cidades”. Na oportunidade, o Governador Tarso Genro juntamente com os Secretários de Estado João Mota do Planejamento e Afonso Mota do Gabinete dos Prefeitos e Direção do BADESUL, divulgaram a relação dos 80 Municípios Gaúchos que serão contemplados com os recursos do BADESUL Desenvolvimento. Santo Augusto é um dos municípios que poderá contratar junto a esta instituição financeira, através de operação de crédito no valor de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), sendo que terá uma contrapartida de R$ 112.000,00 (cento e doze mil reais). Segundo palavras do Prefeito Zé e do Secretário Faustino o próximo passo será a elaboração do Projeto Técnico das obras a serem definidas pelo Executivo Municipal. Na oportunidade o Governo do Estado também anunciou o repasse de R$ 219 milhões da Consulta Popular que beneficiará 483 municípios gaúchos. O montante conta com R$ 89 milhões referentes a atrasados de 2011 e 2012, mais a liberação de R$ 130 milhões dos R$ 165 milhões previstos para a Consulta Popular em 2013. A Região Celeiro foi contemplada com R$ 3.894.646,40. Desse montante Santo Augusto receberá: R$ 273.202,70 – Assim Distribuídos DA FUNDACAO DE ESPORTE E LAZER DO RIO GRANDE DO SUL PARA COMPETIÇÕES E EVENTOS DE ESPORTE E LAZER - R$ 5,418. 34 DA SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUARIA E AGRONEGOCIO PARA AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS AO SETOR LÁCTEO - R$ 5,939. 85 SECRETARIA DA EDUCACAO - R$ 8.065,00 SENDO PARA EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS LAB INFORMÁT (EEEF FRANCISCO ANDRIGHETTO)R$ 2.583,00 EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS - LAB INFORMÁTICA (EEEM SANTO AUGUSTO) R $ 5.482,00 DA SECRETARIA DA SEGURANCA PUBLICA R$ 162.000,00 AQUISIÇÃO DE VIATURA LEVE PARA A POLÍCIA CIVIL-R$ 60.000,00 VIATURAS PICK-UPS PARA A BRIGADA MILITAR R$ 102.000,00 DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO - EQUIPAMENTOS PARA IRRIGAÇÃO (MOTOBOMBA E TUBULAÇÕES) -R$ 5,418. 34 SECRETARIA ESTADUAL DA SAUDE R $ 86,361. 17 SENDO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E

Prefeito José Luiz com Governador e Sec. de Estado

Sec. Estadual do Gabinete dos Prefeitos Afonso Mota em seu Pronunciamento

MOBILIÁRIO PARA A REDE DE UBS-SANTO AUGUSTOR$ 24,463. 82 E CONSTRAPARTIDA PARA AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL BOM PASTOR - R$ 61.897,35. Salientamos que, esses recursos serão aplicados assim que estiverem disponíveis. Celso Luiz Perussatto, Assessoria Especial de Gabinete

Um número sempre disponível para você mandar mensagem de texto, através da Rádio Ciranda, a emissora mais ouvida de toda a região.

9998-5065

08GCOLOR.pmd

1

07/06/2013, 10:37


ANO 44 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 07 DE JUNHO DE 2013 Nº2267

CAMPO NOVO

Mateada na Praça esquentou o domingo gelado

Página 24

Municípios receberão veículos para Saúde intermediados por Classmann O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, recebeu do secretário de Saúde do RS, Ciro Simoni, a confirmação de que foi autorizada a destinação de verbas para a aquisição de ambulâncias e van aos municípios de Alecrim, Alegria, Doutor Maurício Cardoso, São Martinho, Três Passos e Mato Queimado. A conquista contou com o apoio do parlamentar, na intermediação do pleito junto ao governo estadual, encaminhado pelos prefeitos, vereadores do PTB e comunidade. A verba estará disponível até o final de junho para as prefeituras, as quais participarão com uma contrapartida para a compra dos veículos. “A Saúde é uma as prioridades do meu mandato e me sinto orgulhoso em participar de todas as etapas deste processo, que irá proporcionar qualidade ao atendimento à população”, afirmou Classmann. Confira os municípios e as verbas: SÃO MARTINHO - R$ 100 mil para a aquisição de ambulância, demanda encaminhada pelo PTB local,representadopelosvereadoresLucianoClassmann, Valdir Morsch e Lenir Foletto;

TRÊS PASSOS - R$ 100 mil para a aquisição de ambulância, demanda encaminhada pelo PTB local, representado pelo prefeito Cleri Camilotti, pelo vice, José Carlos Amaral, e pelos vereadores Ido Rhoden, Edivan Baron e Jair Lagemann. ALECRIM - R$ 100 mil para a aquisição de ambulância, demanda encaminhada pelo prefeito Leonel Colossi (PMDB) e por meio de reivindicações da comunidade; ALEGRIA - R$ 50 mil para a aquisição de van, demanda encaminhada pelo prefeito Renato Teixeira (DEM) e PTB local, por meio de reivindicações da comunidade; DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO - R$ 100 mil para a aquisição de ambulância, demanda encaminhada pelo PTB local, representado pelos vereadores Fernando Brigo e Jair Koller Vergutz; MATO QUEIMADO - R$ 100 mil para a aquisição de ambulância, demanda encaminhada pelo PTB local, representado pelos vice-prefeito Mano Borchert e pelo vereador Pedro Borchert.

SÃO MARTINHO

Classmann com o secretário de Saúde do RS, Ciro Simoni (Foto: Viviane Dreher)

09CAPASAOMARTINHO.pmd

1

07/06/2013, 10:38


10

GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Sujeito de Direitos Felipe Osmar Krüger, Acadêmico de Direito felipeosmarkruger@hotmail.com

Cláusula penal Se você é uma pessoa que realiza negócios com frequência com certeza já deve ter ouvido falar ou até já conheça o instituto da cláusula penal. Não? Não conhece? Nunca ouviu falar? Claro que sim! Muitas vezes nós encontramos as cláusulas penais com um nome diferente, ela é muito conhecida como “multa” ou também como “cláusula convencional”. As cláusulas penais estão previstas no Código Civil e não tem nada a ver com o direito penal(criminal). A cláusula penal é considerada uma obrigação acessória ao objeto do contrato, pode ser fixada para o simples atraso no cumprimento da obrigação(mora) ou para a inexecução integral da obrigação. Este instituto possui duas finalidades essenciais, as quais iremos explicar. A primeira finalidade é incentivar o fiel cumprimento da obrigação, ou seja, é um meio de coagir o contrante a cumprir a obrigação, pois se não houver o seu cumprimento, incidirá em sua obrigação uma multa, que é a cláusula penal. A segunda visa garantir o eventual prejuízo que terá o credor se não for cumprida a obrigação, ou seja, ocorre uma prefixação dos danos e não será necessário que o credor comprove o seu dano, pois ele já foi incluído no contrato. Neste ponto cabe ressaltar que o credor não poderá cumular a cláusula penal com perdas e danos, se eventualmente o dano foi bem maior que o estipulado na cláusula penal quem vai se “lascar” é o credor. Não há a possibilidade de majoração da cláusula penal, podemos até dizer que é uma segurança para o devedor.

E qual é o valor da cláusula penal? O Código Civil diz que o valor da cláusula penal não poderá ultrapassar o valor da obrigação principal. Então se o bem que é objeto do contrato custa mil reais a cláusula penal não poderá ser mais que mil reais, geralmente ela vem estipulada em porcentagem, então não poderá ser mais que 100%. Nas relações de consumo o Código de Defesa do Consumidor diz que o seu valor não poderá ultrapassar 2%. Nos contratos de mutuo(bens móveis, fungíveis, ex: dinheiro) a Lei de Usura fala que a cláusula não poderá ultrapassar 10%. Nos compromissos de compra e venda de bens imóveis também não poderá ultrapassar 10%. E nas quotas condominiais não poderá ser mais do que 2%. Finalizo informando que quando a cláusula penal for manifestamente excessiva o juiz no caso concreto deverá reduzi-la equitativamente, considerando a natureza e a finalidade do negócio. Quem quiser saber mais é só ler o Código Civil (arts. 408 a 416), ou mande-nos um e-mail. Estamos a disposição. Um forte abraço e até a próxima. Confira também: Blog Sujeito de Direitos: Endereço eletrônico: www.sujeitodedireitos2012.blogspot.com.br Programa Sujeito de Direitos: Todos os sábados, às 17:00 horas, ao vivo, na Rádio Querência. Entrevistas com profissionais do ramo jurídico. Confira também os vídeos do programa disponibilizados no YouTube.

Toxoplasmose Esse é um assunto bastante complicado de falar, então vou trata-lo com a seriedade que merece, não que os outros não merecessem, mas esse é especial, pois existem muitos mitos no que diz respeito a animais, principalmente aos animais que ficam dentro de casa. Vai desde o “quem tem asma não pode ter bicho” ao “vixi, você tá gravida? Tem que doar seu gato, senão você vai pegar toxoplasmose e seu bebê vai nascer sem cérebro!” e, gente, nada é mais irritante para um veterinário (ou estudante de veterinária) do que ouvir essas besteiras. Primeiro porque é mentira! E segundo porque as pessoas só ficam achando uma forma de culpar os animais pelos próprios erros. Mas, enfim, hoje vamos desmistificar a relação gato X gravidez X toxoplasmose. Bom, vamos por partes, Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, chamado Toxoplasma gondii, que acomete todos os vertebrados de sangue quente (também conhecidos como “mamíferos e aves”). Nos humanos, os sinais clínicos são: alterações reprodutivas (abortos e má formação fetal) neuropatias e alterações neuromusculares e oculares. Nós, humanos, adquirimos o Toxoplasma por forma congênita (passa da mãe para o feto) ou pela ingestão de cistos e oocistos (que são como se fossem os “filhotes” do Toxoplasma). Viu algum gato aí? Nem eu! Então, onde entra o gato nessa história? O gato, o grande injustiçado nessa papagaiada toda, ficou com má fama por um único motivo: ele é o único hospedeiro definitivo do parasito (hospedeiro definitivo é aquele onde o parasito vai ser feliz pra sempre, crescer, se reproduzir e se aposentar). Os outros animais são hospedeiros intermediários, ou seja, adquirem o parasito, mas este não irá evoluir para formas adultas. O hospedeiro definitivo é aquele que irá soltar os oocistos nas fezes e contaminar o ambiente. Ahá! Então o hospedeiro definitivo (gato) é o culpado de tudo já que é ele que solta os parasitos nas fezes! Bom, apenas se você for ingerir, literalmente, as fezes do animal, de outra forma você pode se infectar ingerindo o cocô do gato em alimentos mal lavados, água contaminada e carne mal cozida. Assim sendo se você é uma pessoa limpa, asseada e com bons cuidados com a higiene, não precisa se preocupar com o nosso amigo Toxoplasma. Importante: A toxoplasmose é uma doença vinculada aos maus hábitos de higiene e saneamento básico… o gato é inocente! Semana que vem falaremos sobre a incidência da toxoplasmose. Dúvidas e sugestões sempre são bem vindas, e respondidas no e-mail bemestar.animal@outlook.com. Abraço e até a próxima.

Paróquia São João Batista Santo Augusto 3781-3944

A Associação Santoaugustense dos Universitários de Ijuí vem, através de seu presidente, informar aos associados e a comunidade em geral que é expressamente preoibida a viagem de não sócios, sendo que aqueles que necessitarem do transporte deverão, obrigatoriamente, associar-se à associação. De outro modo, lembra que é importante que o pagamento das mensalidades ocorra sempre na data estipulada no boleto, sendo que eventuais atrasos acabam por dificultar a satisfação dos débitos mensais da associação. Por fim, informa que o atendimento voltou a se dar nos horários e dias de costume. Atenciosamente, Jonathan Thomas do Espirito Santo Presidente

10GERAL.pmd

1

Programação da semana da Paróquia São João Batista Santo Augusto - RS · Matriz: Missa do Apostolado da Oração, sexta-feira, dia 07 de junho, às 16h. · Capela São Valentin: Missa com a visita dos Padroeiros e da Comunidade São Francisco, sexta-feira, dia 07 de junho, às 19h e 30min. E pregações, sábado, dia 08 de junho, às 19h e 30min; e segunda-feira, dia 10 de junho, às 19h e 30mim. · Capela São José: Missa, sábado, dia 08 de junho, às 15h. · Capela N. Senhora Aparecida: Missa, sábado, dia 08 de junho, às 17h. · Matriz: Missa, sábado, dia 08 de junho, às 18h e 30min. E domingo, dia 09 de junho, às 8h e 30min e às 19h. · Capela Menino Jesus: Missa, domingo, dia 09 de junho, às 09h. · Santo Antônio Cidade: Missa, domingo, dia 09 de junho, às 10h. Após terá almoço na comunidade. · Matriz: Missa pelas vocações, segunda-feira, dia 10 de junho, às 14h. · Capela N. Senhora do Rosário: Missa, terça-feira, dia 11 de junho, às 15h. · Capela Santo Antônio: Missa, com a visita dos Padroeiros e da Comunidade São Valentin, terça-feira, dia 11 de junho, às 19h e 30min. E pregações na quarta-feira, dia 12 de junho, às 19h e 30min e quinta-feira, dia 13 de junho, às 19h e 30min.

07/06/2013, 10:40

Na Nigéria gays serão presos Pense em uma sociedade pouco evoluída. Pense em um país que não respeita os Direitos Humanos. Imagine um país que vai na contramão do mundo. Este país é a Nigéria... Com 148 milhões de habitantes, o oitavo país mais populoso do mundo, seu território é situado no continente africano e dividido em 36 estados. É considerada uma potência regional e sua economia é considerada com um dos crescimentos mais rápidos do mundo. A projeção do seu crescimento é de 9% anual. Apesar disso tudo, a maioria da população vive na pobreza absoluta. Mas não é em razão da pobreza que considero a Nigéria pouco evoluída. Na semana passada, a Câmara dos Deputados da Nigéria aprovou por unanimidade um projeto de lei que torna crime o casamento gay, bem como os relacionamentos amorosos entre pessoas do mesmo sexo. Participar de grupos que defendem os direitos dos gays também é crime agora. Para os namorados gays, a pena é de 14 anos de prisão. Já os que participam de organizações que defendem os direitos homossexuais podem pegar até 10 anos de prisão. Você deve estar pensando que surgirão passeatas na Nigéria defendendo os direitos dos homossexuais, bem como manifestações em todos os cantos do país. Se engana ! O projeto de lei recebeu apoio popular, pois o sentimento antigay e a perseguição a homossexuais são fatores normais naquele país. Um total retrocesso em relação ao restante do mundo. Em razão desta medida antipática, a Inglaterra e outros países mais desenvolvidos ameaçaram o corte de ajuda internacional que a Nigéria recebe. Os Estados unidos também consideram a nova lei com problemas. Ora, não dá para fechar os olhos para as mudanças sociais que estão acontecendo no mundo. Não concordar com o casamento gay é uma possibilidade. Respeita-lo, é um dever. Proibi-lo, tornando-o crime, é uma barbárie. O mundo todo caminha para a conquista dos Direitos Humanos, principalmente daqueles que sempre estiveram à margem da sociedade por discriminação ou preconceito. Expulsa-los ou torna-los bandidos não servirá para selecionar a espécie humana como outros já tentaram. Será sim fonte de ódio e de desgraça para uma civilização que não reconhece os direitos de uma parcela do povo, que outras nações já aprenderam a respeitar. Das minhas leituras da madrugada: “Leis mal feitas são a pior forma de tirania”- Edmond Burke "Marcos Salomão é colunista em 18 jornais abrangendo uma área de 120 municípios gaúchos" Oficial do Registro de Imóveis e Tabelião de Protestos Apoio:Sindicato dos Centros de Remoção e Depósito de Veículos do Estado do Rio Grande do SUL Av. João Correa, 991- salas 302/303 CEP: 93020-690São Leopoldo – RS E-mail: sindcrd@hotmail.com Fone/ Fax: (051) 35921277

· Capela Nossa Senhora Aparecida: Missa da Saúde, quarta-feira, dia 12 de junho, às 18h. · Capela Santa Teresinha: Missa, quarta-feira, dia 12 de junho, às 19h. · Matriz: Missa da saúde, quinta-feira, dia 13 de junho, às 15h. · São Paulo Apóstolo: Missa, quinta-feira, dia 13 de junho, às 19h. · O Encontro de Formação sobre o Ano da Fé com as Missionárias da Mãe Rainha, foi transferido para este sábado, dia 08 de junho, às 14h. No Centro de Catequese. · Oração do Terço dos Homens, segunda-feira, dia 10 de junho, às 19h. Na Igreja Matriz. Todos estão convidados. · Nas missas celebradas nas comunidades durante o mês de junho, faremos a Coleta Óbulo de São Pedro, pela passagem do dia do Papa. · A vendas de Cucas , Assados e Pé de Moleque, da Festa do Padroeiro São João Batista, será a partir de sexta-feira, dia 14 de junho, no Salão Paroquial. FESTA EM HONRA AO PADROEIRO SÃO JOÃO BATISTA · PROGRAMAÇÃO: · 8h e 30min – Carreata com os Santos Padroeiros. Saída: São Cristóvão – Ponte Seca – mais precisamente no trevo de Chiapetta. Na chegada: bênçãos dos automóveis, caminhões, máquinas agrícolas... Após, Santa Missa. · Ao meio dia, almoço no Salão Paroquial, com churrasco e variados pratos... · 14h – Consagração das crianças a Nossa Senhora na Igreja Matriz; após coroação das rainhas do Padroeiro 2013 e apresentação dos novos Festeiros 2014. · 15h – Danças e festejos em geral. · 18h - Será acesa a Fogueira de São João Batista, pelas rainhas do Padroeiro. · Venham participar! Que Deus, pela intercessão de São João Batista, vos abençoe!


REGIÃO

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

11

SÃO MARTINHO

Dia do Desafio em São Martinho contou com o apoio da comunidade

O dia do desafio tem como objetivo estimular a luta contra o sedentarismo, fazendo com que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos ininterruptos, alguma atividade física. A ação acontece em várias partes do mundo, na última quarta-feira de maio, em forma de competição entre duas cidades. São Martinho, este ano, competiu com o município de Presidente Castello Branco de Santa Catarina. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número de habitantes vence. Neste ano, São Martinho atingiu 35% da população (2.058 pessoas participaram das atividades dos 5.773 habitantes do mu-

Município mobilizou 30% da população

nicípio) contra 77% do município adversário que conta com 1.725 habitantes, conforme dados do CENSO 2010. Várias atividades foram realizadas, tanto nas escolas, como no comércio local, entidades públicas e privadas e em frente à Igreja Matriz. A coordenação do Dia do Desafio além de atingir o maior número de participantes também priorizou o incentivo aos munícipes em adquirir hábitos mais saudáveis praticando atividades físicas ou algum esporte. A Secretaria de Educação agradece o esforço da Equipe do Dia do Desafio e o apoio da comunidade sãomartinhense que participou das atividades.

Doação de computadores à escola estadual No dia 29 de maio de 2013, Alexandre Weber (gerente adjunto), Ricardo José Prediger e Tiago Osório Coelho (funcionários), do Banco Banrisul, agência de São Martinho, fizeram a entrega de 5 computadores à direção da Escola Estadual de Educação Básica São Martinho. Os computadores são de extrema

importância no aprendizado, na pesquisa e construção do conhecimento dos educandos e serão usados na área administrativa e na sala de informática da escola Toda a comunidade escolar – CPM, pais, professores, funcionários e alunos - agradece ao banco pela doação.

A entrega dos computadores

CRAS realiza curso de sabão líquido O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em parceria com a Emater do município de São Martinho realizou curso de sabão liquido que envolveu as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família da cidade e também do interior do município. A

Cursistas em aula prática

11SÃOMART.pmd

1

07/06/2013, 10:42

extencionista da Emater Cristiele Fagundes ressaltou a importância de fazer cursos que se tornam viável para as famílias e que as mesmas possam utilizar no dia-a-dia. Na oportunidade foi entregue para cada família quatro litros de sabão líquido.


12

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

REGIÃO

SEDE NOVA

Alunos da Escola João Didoné fazem doações para o hospital de São Martinho A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Didoné do município de Sede Nova desenvolve no ano de 2013 o projeto “No lugar onde eu estou faço a diferença”, abordando a temática EU E O OUTRO, no primeiro semestre. Cada mês é enfocado um valor básico para a boa convivência. No mês de abril foi abordado o valor “ Solidariedade e Cooperação “ , neste sentido várias turmas organizaram ações concretas de solidariedade . A 8ª série, turma 81 na disciplina de português coordenadas pela professora Irene de Abreu, tomou a iniciativa de ser solidária com o hospital São Gregório de São Martinho. Para tanto arrecadou alimentos não perecíveis para a doação, e concretizou essa ação no dia 23 de maio no turno da manhã em uma visita ao hospital. Com este projeto a escola quer resgatar valores morais e culturais muitas vezes esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que acabam por tirar o direito de nossas crianças e jovens de sonhar, de ter esperanças, acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacífica e harmoniosa, começando pela relação familiar, escola e comunidade. O desafio que se apresenta à escola é trabalhar de maneira responsável e comprometida, proporcionando as aprendizagens de conteúdos desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidades para a construção de uma sociedade na qual a questão dos valores morais e culturais seja uma questão de todos e de cada um. O projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes e valores, com tendência para o bem que devem ser ensinados e partilhados desde a mais tenra idade, levando a construção da cidadania. Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando conhecimentos adquiridos nas atitudes diárias necessárias ao convívio em sociedade. Perceber a importância do outro em nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolvendo atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar idosos, pessoas com necessidades especiais e na sua diversidade.

Aproveitando o momento foi trabalhado o mesmo tema em produções textuais em sala de aula, resultando na produção de textos maravilhosos como: Solidariedade... Ser solidário com os outros, é direcionar o Olhar para os mais necessitados, Lembrar do próximo, e Interagir com todos, Dar sem esperar nada em troca. Ajudar quem mais precisa. Respeitar as diferenças, Influenciar a fazer o bem. Entender, que algumas pessoas têm mais, outras menos. Dizer coisas que acolhem e fazem feliz. Agradecer, por tudo que temos, Doar e repartir faz feliz cada coração. Esperar por um mundo melhor.

“Solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.” Franz Kafka

Parceira família/escola é reforçada na Raimundo Almeida Na última semana, foram realizadas reuniões com os pais dos alunos da Escola Raimundo Almeida, de Sede Nova. No dia 28 de maio, os pais dos alunos do Ensino Médio Politécnico tiveram a oportunidade de escolher se queriam participar no turno da tarde ou da noite de uma reunião de esclarecimento sobre esta nova proposta de ensino, que teve alterações significativas na expressão dos resultados da avaliação, bem como em todo o processo pedagógico e avaliativo, que tem o trabalho como princípio educativo. No dia 29, aconteceu o Conselho de Classe com as mães, alunos, professoras e equipe diretiva dos anos iniciais. Na oportunidade, foi conversado com as mães sobre o andamento das aulas, bem como discutido os pontos positivos e negativos referentes ao primeiro trimestre letivo. Em conjunto, foi procurado pensar em alternativas para melhorar o processo ensino-aprendizagem, bem como se reforçou a importância da parceria existente entre a família e a escola e foi realizada a entrega dos boletins. A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se complementam. Torna-se necessária a parceria entre escola e família para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução. A direção da escola agradece a todos os pais que se fizeram presentes e reforça que a escola está de portas abertas para recebê-los a qualquer momento que desejarem se inteirar do processo ensino-aprendizagem no qual o seu filho está inserido. Juntos conseguiremos alcançar os objetivos almejados e construir uma vida melhor!

12REGIÃO.pmd

1

07/06/2013, 10:56


PUBLICAÇÕES LEGAIS

13Gpmd.pmd

1

07/06/2013, 10:59

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

13


14

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de INHACORÁ AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 016/2013. Tipo: Menor Preço. Objeto: Aquisição de mudas de plantas, insumos e ferramentas para Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Edital: Disponível a partir de 07/06/2013, às 09 horas no Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Elsa Florinda Stolberg da Rosa, n° 205. Data e horário para entrega das propostas: a partir do dia 07/06/2013, às 09 horas junto ao protocolo no Centro Administrativo Municipal. Data e horário sessão abertura das propostas e julgamento: dia 20/06/2013, às 14 horas, no Centro Administrativo Municipal. Demais Informações: Departamento de Compras ou pelo Fone (55) 3785-1110. Inhacorá-RS, 29 de Maio 2013 Cledi Marli Pires Savariz Prefeita Municipal

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de INHACORÁ AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 017/2013. Tipo: Menor Preço. Objeto: Aquisição de Equipamentos e material Permanente, material pedagógico, Educativo e Esportivo para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Edital: Disponível a partir de 07/06/2013, às 09 horas no Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Elsa Florinda Stolberg da Rosa, n° 205. Data e horário para entrega das propostas: a partir do dia 07/06/2013, às 09 horas junto ao protocolo no Centro Administrativo Municipal. Data e horário sessão abertura das propostas e julgamento: dia 21/06/2013, às 09 horas, no Centro Administrativo Municipal. Demais Informações: Departamento de Compras ou pelo Fone (55) 3785-1110. Inhacorá-RS, 03 de Junho 2013 Cledi Marli Pires Savariz Prefeita Municipal

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de INHACORÁ AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 018/2013. Tipo: Menor Preço. Objeto: Aquisição de Equipamento – Caminhão novo, zero km, ano/modelo 2013, para a Secretaria de Agricultura. Edital: Disponível a partir de 07/06/2013, às 09 horas no Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Elsa Florinda Stolberg da Rosa, n° 205. Data e horário para entrega das propostas: a partir do dia 07/06/2013, às 09 horas junto ao protocolo no Centro Administrativo Municipal. Data e horário sessão abertura das propostas e julgamento: dia 21/06/2013, às 14 horas, no Centro Administrativo Municipal. Demais Informações: Departamento de Compras ou pelo Fone (55) 3785-1110. Inhacorá-RS, 05 de Junho 2013 Cledi Marli Pires Savariz Prefeita Municipal

Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de INHACORÁ AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 019/2013. Tipo: Menor Preço. Objeto: Aquisição de equipamentos agrícolas, sendo uma semeadeira e resfriadores de leite, para a Secretaria de Agricultura. Edital: Disponível a partir de 07/06/2013, às 09 horas no Centro Administrativo Municipal, sito na Rua Elsa Florinda Stolberg da Rosa, n° 205. Data e horário para entrega das propostas: a partir do dia 07/06/2013, às 09 horas junto ao protocolo no Centro Administrativo Municipal. Data e horário sessão abertura das propostas e julgamento: dia 24/06/ 2013, às 14 horas, no Centro Administrativo Municipal. Demais Informações: Departamento de Compras ou pelo Fone (55) 3785-1110. Inhacorá-RS, 05 de Junho 2013 Cledi Marli Pires Savariz Prefeita Municipal ESTADODORIOGRANDEDOSUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL

TERMO DE ANULAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N° 07/2013 Pregão Anulado no dia 04/06/2013 às 11:32:59 pelo seguinte motivo: O pregão foi Anulado por iniciativa do pregoeiro. Justificativa: Irregularidades na descrição do objeto a ser licitado, divergente a proposta cadastrada na CAIXA/MAPA. Anulada com base no Art 49 da Lei 8.666/1993. São Valério do Sul – RS, 04 de junho de 2013. Jairo Fernandes do Espirito Santo Prefeito Municipal

14EDITAIS.pmd

1

PUBLICAÇÕES LEGAIS Estado do Rio Grande do Sul Prefeitura Municipal de CAMPO NOVO AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Presencial n° 038/2013. Tipo: Menor preço por item. Objeto: Aquisição de prêmios para a campanha “sua nota fiscal vale prêmios”, bem como aquisição de equipamentos e demais materiais às diversas Secretarias Municipais, conforme especificações constantes do Termo de Referência (ANEXO I). Edital: disponível a partir do dia 07/06/2013, no Setor de Compras e Licitações, das 08h às 11h30min e da 13h30min às 17h, situado junto ao Centro Administrativo Municipal, sito na Av. Bento Gonçalves, n° 555, Campo Novo-RS e no site www.camponovo.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 20/06/ 2013, às 09h, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Campo Novo-RS. Informações: Setor de Compras e Licitações, Fone (55) 3528- 1300. Campo Novo/RS, 29 de maio de 2013. Milton José Menusi, Prefeito Municipal.

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCICIO 01/01/2012 A 31/12/2012 PRESIDENTE: EVOLI NEVES DA SILVA CONTAS DISPONIVEL NO INICIO DO PERIODO

Caixa Bancos Conta Corrente Bancos Conta Aplicação

VALORES 557.083,24 0,04 322.373,89 234.709,31

ATIVO PERMANENTE Imóveis

-

Equipamentos CEO

13.559,02 21.661.869,77 119.701,98 99.321,45 11.621.422,98 1.605.093,40 400.000,00 48.184,60 7.228.454,73 6.228,18 30.000,00 3.829,47

Taxas Admin. Central de Medicamentos

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº014 /2013: Objeto: AQUISIÇÃO DE MATERIAL EM MDF PARA CONFECÇÃO DE ARTESANATO NOS PROJETOS SOCIAIS CORDENADOS PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS.Expand Tipo: Menor Preço Item. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 25 de junho de 2013; Horário: 09:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidas no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 06 DE JUNHO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal ESTADODORIOGRANDEDOSUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº015/2013: Objeto: AQUISIÇÃO DE APARELHOS E UTENSILIOS DOMÉSTICOS PARA DIVERSAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO.Expand Tipo: Menor Preço Item. A sessão publica será realizada no site: www.cidadecompras.com.br, no dia 26 de junho de 2013; Horário: 09:00h; horário de Brasília – DF, São Valério do Sul, RS. As informações complementares e o Edital completo poderão ser obtidos no Departamento de Compras e Licitações Prefeitura Municipal de São Valério do Sul/RS. Fone: (0xx55) 3617 2204, SÃO VALERIO DO SUL, 06 DE JUNHO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal ESTADODORIOGRANDEDOSUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

EXTRATODEEDITALDEPROCESSOSSELETIVOSN.ºs6e7/2013 JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO, PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO a abertura das visando ao preenchimento de vagas existentes durante o período de validade dos processos seletivos sob o regime de trabalho ADMINISTRATIVO para os cargos de VISITADOR DO PIM e ENFERMEIRO, conforme legislação municipal. INSCRIÇÕES PERÍODO: de 10 a 12 de junho de 2013. LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valério do Sul, sito à Av. Balduíno Weiller, 626, junto à Secretaria Municipal de Administração. HORÁRIO: das 08:00H às 11:00h e das 13:30h às 16:30H. DEMAIS INFORMAÇÕES Demais exigências para o preenchimento do cargo e o teor completo dos Editais estão dispostos na íntegra no site oficial www.saovaleriodosul.rs.gov.br. Não será aceita inscrição condicional, seja por via postal, fax ou e-mail, assim como é vedado o envio de qualquer documento constante nos requerimentos da mesma forma antes mencionada, sendo somente aceita inscrição com documentação completa para um único cargo. Maiores informações poderão ser obtidas junto ao Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de São Valério do Sul ou através do Telefone nº (55) 3617-2200. GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL-RS, 07 DE JUNHO DE 2013. JAIRO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO Prefeito Municipal

SUPER GÁS LIGUE GÁS TELE-ENTREGA 3781-1912 9953-4195 Rua Vicente Silva, 512 - Santo Augusto

07/06/2013, 11:00

% LRF

437.295,74 11.736,72 412.000,00

Maquinas e Equipam/Moveis e Utensílios

RECEITA ARRECADADA Taxas Administrativas

ESTADODORIOGRANDEDOSUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL GABINETE DO PREFEITO

VALORES

Atend Especializados de Saúde Sistema Único de Saúde (SUS) Saneamento Básico - Estado Saneamento Básico Municípios

Central de Medicamentos Juros Aplicações Financeiras Taxa Adm. Convenio COMAJA Resíduos Sólidos Centro de Especial Odont - CEO Outras Receitas ( Impostos Federais)

181.931,53 317.701,45

DESPESAS TOTAIS DESPESAS C/SERVIDORES Vencimentos Servidores Ativos Encargos Sociais

22.071.677,22 21.671.735,35 384.636,55 332.634,07 52.002,48

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

21.271.793,48

DESPESAS ADMINISTRATIVAS GERAIS

Diárias Material de Expediente Material de Distribuição Gratuita

27.214,60 16.454,38 5.580,00 4.883,08 3.163,88 11.736,72

Conservação de Bens Móveis Locação de Imóveis Aquisição de Material Permanente CISA Aquisição Imóveis - CISA Assinaturas e Anuidades Correios e Telégrafos Energia Elétrica

412.000,00 350,00 15.756,52 8.485,20 6.117,43 37.458,32 5.937,21 8.370,34 5.772,00 15.366,95

Conservação de Bens Imóveis

Telefone Despesas c/Viagens, Passagens/Pedágios

Combustíveis Assoc.Federações e Confederações Serviços Limpeza e Conservação Serviços de Reprografia Água, Esgoto/IPTU Serviços de Estagiários Consultas e Exames Especializados Repasse de Medicamentos – CISA Repasse de Medicamentos - COMAJA Despesas c/Treinamentos/Cursos Serviços Técnicos Profissionais Propaganda e Publicidade Institucional Outros Serviços Pessoas Jurídicas Serviços de Vigilância Ostensiva Material Processamento de dados Material Limpeza e Conservação Confecções de Uniformes Despesas Resíduos Sólidos Despesas - CEO Material Festividades e Homenagens Despesas Saneamento Básico

2.250,34 1.765,02 50.668,06 13.686.716,07 3.279.241,05 3.649.213,68 3.068,33 82.275,32 8.336,85 7.669,82 2.680,00 5.074,00 10.131,47 540,00 24.684,19 248.639,98 1.343,95 22.790,49

DESPESAS FINANCEIRAS

15.305,32 15.305,32

Despesas Bancárias (Taxas de cobrança, TED, DOC, BBpag , BRR, Manutenção C/C. etc...)

SUPERAVIT (Receitas – Despesas)

144.607,01 21.661.869,77 (22.071.677,22) 554.414,46 (1.229.584,05) 211.462,36

Receitas do Período 01/01/2012 a 31/12/2012 Despesas do Período de 01/01/2012 a 31/12/2012

Créditos a receber 2012. Restos a Pagar 2012 Estoque de Mercadorias 31/12/2012 DISPONIVEL FINAL DO EXERCICIO 2012

912.771,90 311.157,30 601.614,56

Bancos Conta Corrente Bancos Conta Aplicação

DESPESAS: RESIDUOS SOLIDOS

31/12/2012

RECEITAS

DESPESAS Serviços Profissionais - FEPAM

Despesas Bancárias Saldo Aplic Financeira CENTRO ESPECIALIDADES – (CEO)

RECEITAS DESPESAS Serviços Profissionais Material de Exp/Consumo Serviços Bancários Locações de Imóveis Mobiliário – CEO

Resid Sólidos 31/12/2012

3.829,47 24.756,37 24.684,19 72,18 22.978,60 181.931,53 248.639,98 215.098,00 16.004.75 98,56 3.879,65 13.559,02

Levantamento em 31/12/2012 Fonte: Departamento de Contabilidade Cisa.

LEIA E ASSINE O CELEIRO POR APENAS R$ 9,00 MENSAIS


GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

15

Profissionais Dr. Claudio Horing

Dr. Sidnei Ronaldo Daniel

Cir. Dentista CRO 8184 Cir. Ci r. D Den enti en tist ti sta st a CR CRO O 81 8184 84

CRM 18.429 GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA - CLÍNICA GERAL, CIRURGIA (varizes e esclerose das veias)

Odontologia End. Consultório End. En d. C Con onsu on sult ltór lt ório ór io Rua Pe. Ro Roque Gonzales, 371 Rua Ru a Pe Pe. Roqu que qu e Go Gonz nzal nz ales al es,, 37 371 1 Fone: 3781-1621 Res.: 3781-3404 Fone Fo ne:: 37 ne 3781 81-1 81 -162 -1 621 62 1 R Res es.: es .: 3 378 78178 1-34 13404 34 04 SANTO AUGUSTO RS SANT SA NTO NT O AU AUGU GUST GU STO ST O -- RS

Atende: IPE, UNIMED e particular Consultório: R. Independência, s/n(ao lado da Farmazé) - Fone 55 3781-1928 - Santo Augusto

Estética Ortodôntica Clínica Geral

Antonio Vanderlei Pereira ADVOGADO

OAB/RS 8.505

Fone 3781-1311 Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, 560 SANTO AUGUSTO-RS

Ijuí-RS

Representante Extintores Nacional 22 anos de experiência no ramo Extintores novos e recarga Telefones 3781-3106 ou 9981-1636 36 Rua Floresta, 2241 Bairro Santa Fé Santo Augusto/RS

Materiais Hidroelétricos Ltda - Ferragens - Tintas - Materiais hidráulicos - Materiais elétricos - Produtos para piscina Av. Central, 88 - Fone 3781-1844 Santo Augusto - RS


16

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Sophia, 2 aninhos SOPHIA MARODIN DE FRANÇA HOLANDA completou 2 aninhos no úlitmo dia 1º de junho. A comemoração, com convidados especiais, aconteceu no Clube da Aeronáutica de Brasília. Os pais, Jarbas Gustavo e Daiana, a mana Victória, os avós Pedro Valmor e Lúcia de Fátima Marodin, bem como os tios Letícia e Renato, felicitam a aniversariante pela data especial.

Sociedade em Parabéns, Nilsa No sábado, dia 1º de junho, NILSA CRISTINA PINTO, comemorou mais um aniversário, ocasião em que foi prestigiada por seus familiares e amigos, na sede do Estádio do Internacional, de Santo Augusto. A você Nilza, desejamos toda a felicidade e que continue sendo sempre essa pessoa iluminada e guerreira que és. FELIZ ANIVERSÁRIO, dos familiares, amigos e equipe da Benoit.

Ocorreu no dia 26 de maio na cidade de Inhacorá nas dependências da Igreja Assembléia de Deus que está na responsabilidade do Pastor Alfredi Padilha da Cruz o aniversário da Dupla Mensageiros da Fé 25 anos e o lançamento do seu sexto CD. Teve presente como preletor Pastor Manuel Chaves e a Banda de Panambi. A Dupla agradece a todos que estiveram presentes no evento que foi uma bênção.

SANTO AUGUSTO

16e17SOCIEDADEDESTAQUE.pmd

2

07/06/2013, 11:03


em Destaque

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

17

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Foto Andréia em Santo Augusto Desde a segunda-feira, 3 de junho, Santo Augusto conta com um estúdio da Foto Andréia, de Ijuí. O trabalho fotográfico destacando eventos como: 15 anos, aniversários, casamentos, book’s, formaturas, gestantes, infantis, fotos aéreas, entre outras.

Na abertura do site www.fotoandreia.com.br, “profissionalismo & dedicação”, definindo “a cada fotografia, uma nova história, um novo sentimento, uma nova lembrança. É assim a nossa preocupação, viver a fotografia. É captar o momento da emoção. É simplesmente viver a vida...”, um convite para conhecer o portfólio.

Si nt on ize !

de 26 a 29 de setembro de 2013, em Sede Nova

16e17SOCIEDADEDESTAQUE.pmd

3

Em dois endereços: SANTO AUGUSTO - Avenida do Comércio, 717 - Fone: (55) 3781-3095 IJUÍ - Rua do Comércio, 390 - Fone: (55) 3333-0775

07/06/2013, 11:07


18

GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Variedades

Eventos - Banda Karybe Prepara para os próximos dias o Lançamento do 6º CD da carreira

HORÓSCOPO ÁRIES

20/03 a 20/04

A tensão aumenta em assuntos que envolvem sua casa e sua família, mas você deve ter calma. Um ótimo aspecto entre Mercúrio, Vênus, Netuno e Saturno vai estabilizar esses mesmos projetos, no entanto, você deve agir com cautela.

TOURO 21/04 a 20/05

A tensão pode aumentar um pouco, especialmente com as finanças, no amor e na comunicação em geral. No entanto, um outro e ótimo aspecto entre Netuno e Saturno vai trazer a estabilização desejada.

GÊMEOS 21/05 a 20/06 A tensão com seu regente está mais forte, no entanto, uma Luz desce do céu e um outro aspecto que também envolve seu regente, Vênus, Netuno e Saturno, trazem novas oportunidades de estabilidade financeira. Fique atento.

CÂNCER Nome: Nilsa Cristina Pinto Local e data do nascimento: São Valério do Sul - 03 de junho de 1972 Estado civil: casada Cônjuge: Gilberto Szulczevski Filhos: Paulo Ricardo e André Luiz Profissão: Gerente de loja. Onde mora: Santo Augusto Definição de si: determinada e lutadora Comida: churrasco Bebida: suco de abacaxi Cor: verde Número: 03 Time: Grêmio Filme: um sonho possível Livro: Cura Interior e a Bíblia Cantor: Roberto Carlos Cantora: Ivete zangalo Atriz: Suzana Vieira Ator: Antônio Fagundes Qualidade: amiga Defeito: exigente Uma emoção: Nascimento dos meus filhos Família: Alicerce da vida, a base de tudo, porto seguro. Sonho realizado: gerência comercial.

Esposa surda O esposo comenta com seu médico que está preocupado com sua mulher. - Qual o problema de sua esposa? - Surdez. Não ouve quase nada. - Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, faça um teste para facilitar o diagnóstico do médico. Sem ela olhar, o senhor, a certa distância, fale em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouví-lo. E, quando vier, diga ao médico a que distância o Sr. estava quando ela o ouviu. Certo? - Está certo. À noite, quando a mulher preparava o jantar, o velhote decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher e pensou: “Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora” - Maria, o que temos para jantar? Silêncio. Aproxima-se a 10 metros: - Maria, o que temos para jantar? Silêncio. Fica a uma distância de 5 metros: Maria, o que temos para jantar? Silêncio. Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar: - Maria! O que temos para jantar? - Frango, seu surdo!... É a quarta vez que eu respondo!

18VARIEDADESpmd.pmd

1

21/06 a 21/07

A tensão com Mercúrio e Vênus em seu signo aumenta, no entanto, um outro novo aspecto que envolve esses mesmos planetas, Netuno e Saturno, traz a estabilidade emocional necessária para superar qualquer possível obstáculo.

Medo: doença na família Mania: organização Odeia: comodismo e falsidade Uma cidade: Santo Augusto Pessoa que admira: meu pai Hobby: Dançar Característica mais importante em uma pessoa: honestidade O que mais aprecia em seus amigos: sinceridade Qual a primeira coisa que diria a Deus caso o encontrasse: obrigado por ajudar realizar meus sonhos e perdão por não tirar mais tempo para Deus. O que faz nas horas vagas: curto a família. Viagem inesquecível: Rio de Janeiro . Palavra: amor. Amar é: Dedicação, ajudar ao próximo, perdoar. Fato marcante: A minha volta para Santo Augusto assumindo a Gerencia da Benoit. Uma saudade: dos meus pais. Filosofia de vida: lutar pelos meus sonhos, ser feliz e nunca esquecer que a Família é a base de tudo.

LEÃO

22/07 a 22/08

A tensão emocional e a necessidade de isolamento podem aumentar, no entanto, um novo e bom aspecto entre o mesmo Mercúrio, Vênus, Netuno e Saturno vai trazer novos insights e abrir novas portas em poucos dias.

VIRGEM 07/06 – JANTAR DA IMPRENSA, em comemoração do centenário da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Aquiles Porto Alegre, Formigueiro, Nova Ramada.

Convite A administração Municipal de Santo Augusto juntamente com Conselho Municipal das Cidades – COMCIDADES tem a honra de convidar vossa senhoria para a 1ª Conferência Municipal da cidade de Santo Augusto, que a realizar-se no dia 07 de junho de 2013, tendo por local o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, sito a rua floresta nº 1177 (próximo a Secretaria de Saúde) com início às 13h 30 min. 20/07 – Programação especial referente ao centenário da comunidade de Formigueiro, Nova Ramada, a partir das 14:00 horas. 21/07- Culto ecumênico e festa popular em comemoração do centenário da sociedade de Formigueiro, Nova Ramada.

23/08 a 22/09

Nesta fase de tensão, especialmente entre amigos ou em um trabalho em equipe, um outro aspecto se forma no céu e melhora significativamente seus projetos. Toda tensão é discretamente diluída conforme os dias passam.

LIBRA 23/09 a 22/08 A tensão que existe no céu neste momento começa a ser diluída por um outro aspecto que envolve os mesmos Mercúrio e Vênus. Saturno e Netuno começam a beneficiar e trazer estabilidade em seus projetos profissionais.

ESCORPIÃO

23/08 a 21/11

A tensão que se formou no céu aumenta por um lado, mas começa a receber uma sutil energia de estabilidade, especialmente nos projetos que envolvem pessoas e negócios com outros países. Oportunidades à vista.

SAGITÁRIO

22/11 a 21/12

Suas emoções continuam à flor da pele e o desejo de se aprofundar nos sentimentos é bastante forte, especialmente se isso envolver uma outra pessoa. Intimidade e sensualidade dão o tom do momento.

CAPRICÓRNIO

AQUÁRIO

21/01 a 19/02

Há tensão no trabalho por um lado e abertura de portas por outro. Caso esteja pensando em mudar de emprego ou começar um novo projeto, a hora é agora. No entanto, deve se planejar e organizar adequadamente.

PEIXES

20/02 a 20/03

Não se deixe levar por emoções negativas ou por pensamentos que baixem suas emoções. Por um lado o Universo tira, mas por outro ele traz estabilidade emocional. Suas emoções tendem a entrar em uma fase de estabilização.

Palavras Cruzadas

07/06/2013, 11:09

22/12 a 21/01

A tensão é grande por um lado, no entanto, Mercúrio e Vênus recebem um ótimo aspecto de Netuno e Saturno. A sensação pode ser de dúvida ou de desequilíbrio. Procure deixar o controle de lado e deixe o Universo decidir.


PUBLICAÇÕES LEGAIS

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

19

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO MARTINHO

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SÃO MARTINHO

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES – REUNIÃO ORDINÁRIA DIA 03 DE JUNHO DE 2013.

MARINO KREWER, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO a todos os interessados, que de acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, suas alterações e demais normas, e encontra aberta a possibilidade geral e irrestrita para proceder o REGISTRO CADASTRAL, como fornecedor do Poder Legislativo Municipal, conforme segue:

ATA 012/2013 – SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 20 DE MAIO DE 2013 – 10ª Sessão Ordinária realizada no dia 20 de maio de 2013. Foi procedida a leitura dos avisos legais. Foram lidas e aprovadas por unanimidade as Atas n°s 010/2013 e 011/ 2013. Foram discutidos os Projetos de Lei n°s 047/2013, 057/2013, 058/2013, 060/ 2013 e 061/2013, restando todos aprovados. Foi discutido e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Legislativa n°001/2013– Ata Aprovada por Unanimidade; Leitura em Sessão Decreto Legislativo n°005/2013- Institui e regulamenta o funcionamento do SIC – Serviço de Informação ao Cidadão – no âmbito do Poder Legislativo do município de São Martinho/RS e dá outras providências. MGS RELATÓRIO DE GESTÃO: Execução da Receita e Despesa da Secretaria Muncicipal da Saúde no primeiro quadrimestre do ano de 2013. Aprovado por Unanimidade. PROJETOS DE LEI DO PODER EXECUTIVO PROJETO DE LEI N°062/2013- Reavalia o padrão básico e procede no reenquadramento do cargo de telefonista-recepcionista da Prefeitura Municipal de São Martinho/RS, e dá outras providências. Projeto baixado para estudo das comissões. PROJETO DE LEI N°063/2013- Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito especial no valor de R$ 18.795,60 (dezoito mil, setecentos e noventa e cinco reais e sessenta centavos), e dá outras providências. Projeto aprovado por unanimidade. PROJETO DE LEI N°064/2013 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a auxiliar os componentes do Grupo de Bolão do município de São Martinho/RS, para participar do campeonato nacional e estadual de bolão, e dá outras providências- Projeto baixado para estudo das comissões. PROJETO DE LEI N°065/2013 - Autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a licenciar-se do cargo de Prefeita Municipal, pelo período de 20 (vinte) dias, a contar do mês de junho de 2013, para tratar assuntos de interesse particular, e dá outras providências- Projeto aprovado por unanimidade.

EDITAL nº 001/2013 “CHAMAMENTO”

I - DO CADASTRO DE FORNECEDORES: As pessoas jurídicas e as pessoas físicas, que tenham interesse em fornecer à Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho/RS, serviços de elaboração de Projeto de Engenharia, bem como posterior acompanhamento de obra, deverão REQUERER, junto a Secretaria da Câmara Municipal de Vereadores, em horário de expediente, a partir da publicação do presente, sua inscrição no CADASTRO MUNICIPAL DE FORNECEDORES. II - DA HABILITAÇÃO E INSCRIÇÃO: O interessado deverá protocolar seu requerimento na Secretaria da Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho, sita à Av. Osvaldo de Souza, n°124, centro, CEP: 98.690-000 na cidade de São Martinho/RS, no horário das 08:00 às 11:45 horas e das 13:30 às 17:10 horas, de segundas à sextas-feiras, que deverá estar acompanhado dos seguintes documentos, em via original ou cópia autenticada por tabelião, conforme o caso: I - Pessoas Físicas: a)- Cédula de Identidade; b)- Inscrição no Cadastro de Pessoa Física - CPF; c)- Registro na entidade profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia- CREA, ou, CAUConselho de Arquitetura e Urbanismo. d)-Certidão negativa de execução judicial e protestos, expedido no domicílio da pessoa física. II - Pessoas Jurídicas: a)- Prova de inscrição no cadastro nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. b)- Prova de regularidade perante a fazenda federal (Certidões da Receita Federal e da Procuradoria da fazenda Nacional). c)- Certidões da Fazenda Estadual. d)- Certidões da Fazenda Municipal - do domicilio ou sede da Empresa. e) -Certidões de regularidade junto ao INSS. f) Certidões de regularidade junto ao FGTS. g)- Contrato Social de constituição da Empresa ou Estatuto Social. h)-Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas(CNDT) i)- Registro na entidade profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia- CREA, ou, CAUConselho de Arquitetura e Urbanismo do profissional responsável. III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: Os documentos exigidos na forma dos itens anteriores, que tenham data de validade, deverão ser substituídos até o vencimento, para o interessado poder participar de qualquer licitação, ou, no prazo máximo de 30 (trinta) dias de seu vencimento, somente para manter atualizado o cadastro, sob pena do cancelamento do respectivo registro. Havendo alteração dos atos constitutivos, o fornecedor deverá providenciar a sua juntada e imediata substituição. Para efeito de cadastro, a proponente deverá fornecer todas as certidões atualizadas e não vencidas e as que não constam prazo de validade, devem ser emitidas pelo órgão competente após a data deste Edital. Para efeito de participação de Licitações, todas as certidões devem ser atualizadas e não vencidas e as que não constam prazo de validade, deverão ser emitidas pelo órgão competente após a data do respectivo Edital de que trata a Licitação. A partir da publicação do presente Edital, na forma da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho/RS, preferencialmente admitirá como fornecedor os devidamente cadastrados, ou para as Tomadas de Preços, os que atenderem, até o terceiro dia anterior à data da abertura da licitação, todos os documentos exigidos para cadastro acima numerado, sem prejuízo dos exigidos pelo respectivo Edital. Para as empresas não cadastradas e que porventura participarem de processos licitatórios na Modalidade de Tomada de Preços, para habilitação prévia, além dos documentos exigidos no edital, deverá apresentar até o terceiro dia anterior à abertura, os exigidos neste Edital, conforme acima especificado. Melhores informações, poderão ser obtidas junto a Secretaria Municipal da Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho/RS, no horário e endereço acima mencionados ou pelo fone/fax (55)3533-1874. SECRETARIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO MARTINHO/RS, 05 DE JUNHO DE 2013. MARINO KREWER Presidente Câmara Municipal de Vereadores

19G.pmd

1

07/06/2013, 11:10


20

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

REGIÃO

PIM recebe Vice-prefeito em Educação Continuada

REDENTORA

assembleia no CISA Assumindo o camando da administração municipal, o vice-prefeito Carlos, secretário da saúde Malberk, chefe de gabinete Wolnei e coordenador do meio ambiente Alex participaram dia 24 de maio, em Ijui na assembléia do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA),com a seguinte pauta,prestação de contas, e execução dos planos municipais de saneamento básico e de residuos sólidos, cujo convênio foi firmado pelos municipios através do consórcio. Fonte: Administração Municipal de Redentora

Rede de água Linha Mânica A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Redentora realizou no dia 21 de maio a conclusão da rede de distribuição de água de Linha Manica, interior no município de Redentora. No local já havia água encanada, mas, para que houvesse uma melhor distribuição de água para os moradores daquela localidade foi feita uma divisão das redes. Nesse dia foi realizada a instalação do reservatório de água e também a conclusão da rede de abastecimento que levará água até a casa dos beneficiados. Ao todo são 15 as famílias beneficiadas com conclusão da obra.

20REGi.pmd

1

No dia 23 de maio de 2013, a equipe do PIM, recebeu mais uma vez educação continuada, com a Palestrante Senaide Ribas, dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Redentora, com o objetivo de capacitar os visitadores e monitores sobre a saúde bucal das crianças de 0 a 06 anos de idade e também cuidados da saúde bucal das gestantes. Segundo Zenaide os cuidados com a saúde bucal, começam desde os primeiros meses de vida, os dentes das crianças começam a formar-se antes de nascerem, já aos quatro meses, os primeiros dentes primários ou dentes de leite saem através das gengivas. Tão logo apareça o primeiro dente. Nesse momento, comece a escovar diariamente os dentes de seu filho e programe uma avaliação com o dentista. Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajudá-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos: · Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana. · Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma só o dentista pode removê-lo. · Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries. · Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. · Ir ao dentista para exames regulares. Que técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos? · Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental. · Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente. · Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva. · Escove com movimentos para frente e para trás. · Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente. · Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior. Já na gestação, as mulheres devem levar em conta que 50 a 70 por cento de todas as mulheres experimentam uma condição denominada gengivite da gravidez. Por isso, é vital prestar mais atenção à rotina de escovação diária e uso de fio dental, para manter a placa sob controle. A equipe do PIM, uma vez ao mês tem horários para as crianças atendidas pelo programa serem atendidas e avaliadas pelos dentistas da secretaria Municipal de Saúde, fazendo com que todas as crianças do PIM sejam avaliadas e tenham seus dentinhos cuidados e bem tratados, e as gestantes logo na primeira consulta de pré natal são encaminhadas para avaliação odontológica.

07/06/2013, 11:11

Prefeito Marcos esteve em Brasília

Prefeito Marcos e o secretário da administração Magnus, em viagem a Brasília de 20 a 26 de maio, estiveram em visita ao gabinete do deputado federal Perondi, onde foram recebidos pelo deputado e levando diversas reinvindicações ao parlamentar para ajudar o municipio em diversas áreas de desenvolvimento. O deputado destinou Emenda Parlamentar de R$ 250.000,oo (duzentos e cinquanta mil reais) pelo Ministério da Agricultura no orçamento de 2013. A destinação do valor o prefeito irá definir em que será realizada a aplicação do valor. Também o deputado Perondi através de sua assessoria acompanharam o prefeito Marcos e o secretário da administração Magnus em agendas em outros ministérios. Foram tratados com o deputado assuntos relativos também a saúde local e regional, cujo conhecimento do parlamentar e de conhecimento público por atuar fluentemente nessa área de ação. O prefeito Marcos Giacomini, ouviu do deputado uma tendência das futuras emendas serem “impositivas” no orçamento da União, ou seja quando destinadas o governo será obrigado a pagar. O deputado também comentou com o prefeito Marcos e o secretário Magnus, de que hoje 90% do orçamento da União são via “ sinconv” noentanto as ações devem ser cadastradas nos programas para que possam ser destinadas, e hoje somente em torno de 10% são emendas parlamentares dos deputados e senadores. Fonte: Administração Municipal de Redentora


GERAL INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CORONEL BICACO 16ª SESSÃO 13ª ORDINÁRIA- DIA 27 DE MAIO 17ª SESSÃO 14ª ORDINÁRIA- DIA 03 DE JUNHO O Legislativo Bicaquense realizou segunda-feira dias 27 de maio e 03 de junho, a décima sexta e décima sétima reunião/sessão, do período legislativo de 2013. Na Presidência o Vereador Arleu Valadar Machado, presentes os Vereadores: Afrânio José Bertaluci, Elaine de Almeida Silva, Elson Bueno Martins, Fernando Manjabosco, Itamar Delfino Briato, Itamar Sartori, João Francisco Brasil e Lisandro Minhotti Zanella. Foram apreciadas as seguintes matérias: ORDEM DO DIA – 16ª SESSÃO 13ª ORDINÁRIA- DIA 27 DE MAIO aprovadas por unanimidade Proposição nº 019/2013, do Ver. Itamar Delfino Briato, solicitando cadastramento da produção leiteira do Município, contemplando numero de produtores, produtividade, tamanho do rebanho e genética. Proposição nº 020/2013, do Ver. Itamar Delfino Briato, solicitando cadastramento do município de Coronel Bicaco no Programa “Eficiência Energética” da RGE, viabilizando a substituição das geladeiras antigas por novas com custos reduzidos; 17ª SESSÃO 14ª ORDINÁRIA- DIA 03 DE JUNHO MATÉRIAS QUE DERAM ENTRADA: Projeto de Lei nº 093/2013 do Executivo Municipal, autoriza abertura de crédito SUPLEMENTAR na Secretaria Municipal da Administração no valor de R$ R$ 15.000,00 por redução de dotação orçamentária, visando cobertura de despesas com aquisição de equipamentos de informática para aparelhamento do Portal (site) do Município; Projeto de Lei nº 094/2013 do Executivo Municipal, altera a a redação do inciso I da Lei Municipal 3426/2012, autorizando o Executivo a efetuar suplementações orçamentárias por decreto até o limite de 30% (trinta por cento) do orçamento de 2013. (orçamento de 2013: R$ 17.202.771,79). Projeto de Lei nº 095/2013 do Executivo Municipal, autoriza abertura de crédito SUPLEMENTAR na Secretaria Municipal da Educação no valor de R$ R$ 90.000,00 por redução de dotação orçamentária, visando cobertura de despesas com terceirização do transporte escolar do ensino básico e do ensino médio; MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO: Substitutivo ao Projeto de Lei nº 059/2013 do Executivo Municipal, altera Lei Municipal nº 3420/2012 que estabeleceu as Verbas de Auxílios e Subvenções Sociais para o exercício de 2013. Projeto de Lei nº 060/2013 do Executivo Municipal, autoriza abertura de crédito suplementar na Secretaria Municipal da Educação, por redução de dotações orçamentárias, no valor de R$ 47.000,00, para custear despesas com auxílio a estudantes universitários. Projeto de Lei nº 066/2013 do Executivo Municipal, autoriza abertura de crédito especial na Secretaria Municipal da Educação no valor de R$ R$ 28.442,58 por superávit financeiro do exercício anterior, visando cobertura de despesas com contratação emergencial de servidores; Projeto de Lei nº 091/2013 do Executivo Municipal, acrescenta parágrafo único ao Art. 185 da Lei Municipal 1403/2000, que instituiu o Código de meio Ambiente e Posturas do Município de Coronel Bicaco, regulamentando utilização do passeio público por bares, restaurantes e similares para colocação de cadeiras; Projeto de Lei nº 092/2013 do Executivo Municipal, altera a composição do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE, e dá outras providencias (01 membro indicado pelo Prefeito Municipal, 02 membros representantes dos trabalhadores em educação, escolhidos por assembleia da categoria, 02 representantes de pais e alunos indicados pelos Conselhos Escolares, escolhidos por assembleias específicas, e, 02 representantes indicados pelas entidades civis organizadas Com relação ao Projeto de Lei nº 094/2013 do Executivo Municipal, altera a a redação do inciso I da Lei Municipal 3426/2012, autorizando o Executivo a efetuar suplementações orçamentárias por decreto até o limite de 30% (trinta por cento) do orçamento de 2013, cumpre explicar o seguinte: SUPLEMENTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS 2013 POR REDUÇÃO, trata-se de simples ajuste, transferência de uma unidade orçamentária para outra, não altera o valor da despesa inicialmente previsto (a despesa autorizada – orçamento- para 2013 é R$ 17.202.771,79 - dezessete milhões, duzentos e dois mil, setecentos e setenta e um reais com setenta e nove centavos). O Poder Executivo (Prefeito) pode suplementar por redução de dotações, ou seja, remanejar verbas, até 5% (cinco por cento deste valor, sem necessidade de autorização legislativa, ou seja, sem necessidade de aprovação pelos vereadores). CRÉDITOS ADICIONAIS POR SUPERÁVIT FINANCEIRO DE EXERCÍCIO ANTERIOR, ou suplementares por convênio, é quando o Poder Executivo usa excesso de arrecadação do exercício anterior para aumentar a despesa autorizada (para 2013 é R$ 17.202.771,79). A Câmara Municipal já aprovou 24 (vinte e quatro) projetos de lei, até a presente data, o valor de R$ 1.144.707,56 (UM MILHÃO CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL SETECENTOS E SETE REAIS COM CINQUENTA E SEIS CENTAVOS) com créditos adicionais por superávit de exercícios anteriores, ou seja recursos que foram arrecadados em 2012 e foram, ou serão, utilizados em 2013, ou por previsão de excesso de arrecadação, ou ainda com creditos oriundos de convênios, o que aumentou a despesa autorizada par 2013 para R$ 18.347.479,35 (DEZOITO MILHÕES TREZENTOS E QUARENTA E SETE MIL QUATROCENTOS E SETENTA E NOVE REAIS TRINTA E CINCO CENTAVOS). Até 03 DE JUNHO DE 2013, a Câmara Municipal já autorizou suplementações por redução, ou seja, remanejamento de rubrica que não aumenta a despesa autorizada, em 16 (dezesseis) projetos de lei, encaminhado pelo Executivo, totalizando R$ 796.472,00 (SETECENTOS E NOVENTA E SEIS MIL QUATROCENTOS E SETENTA E DOIS REAIS): Diante das informações acima, a Câmara está consultando você, cidadão Bicaquense: Você é a favor da aprovação do Projeto de Lei nº 094? Acesse o facebook da Câmara de Vereadores e deixe seu posicionamento, faça seu comentário.

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

INFORMATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTO AUGUSTO Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo, acessando o site www.camarasantoaugusto.rs.gov.br ·

Sessão Ordinária

Com a coordenação da Presidente Margarete Siqueira de Melo (PSDB), o Poder Legislativo Santo-augustense ordinariamente esteve reunido no dia 03 de junho de 2013, às 19h30min, junto à Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto (Ginásio). Fizeram-se presente à reunião os edis Horácio Ferrando Dornelles (PDT), Carolina Fragoso Langner (PSB), João Carvalho de Oliveira (PT), Joel Antunes da Rosa (DEM), Marcelo Both (PP), Tânia Maria Depiere (PDT) e Ultramar Luiz de Sousa (PDT). Ausente o vereador Juarez Speroni (PMDB), por estar em missão representativa na Capital Federal. · Expediente Deram entrada na Casa Legislativa as seguintes matérias: De origem do Poder Executivo: - Ofício nº. 189 encaminhando substitutivo ao Projeto nº 45/2013, que altera o art. 17 da Lei Municipal nº 1.329/1997. O referido foi baixado à Comissão de Constituição e Justiça para análise e parecer; - Ofício nº. 190 encaminhando o Projeto de Lei nº 46/2013, que dispõe sobre o parcelamento de solo urbano introduzindo o Art. A e §§ 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º, na Lei de Loteamento, Lei Municipal Nº 454/1976 e dá outras providências. A matéria requereu a constituição de uma Comissão Especial para análise. Os líderes indicaram a fazerem parte dela os vereadores: Horácio Ferrando Dornelles, Juarez Speroni, Marcelo Both e Carolina Fragoso Langner; -Ofício Nº. 193 encaminhando substitutivo dos projetos de Leis nºs. 41 e 44. Que, respectivamente, dispões sobre a Semana da Gentileza no Município e cria cargo de Almoxarife, Contador e Técnico em Recursos Humanos. As matérias foram baixadas para a comissão de Constituição e Justiça para análise e emissão de parecer; -Ofício 194 encaminhando cópias de diversas Leis Municipais. De Origem do Tribunal de Contas do Estado: -Ofício do Gabinete DG nº. 3412, de 21 de maio de 2013, pelo qual encaminhou o Processo de Contas do Município de Santo Augusto referente ao exercício de 2007, com o parecer favorável a aprovação. -A matéria foi baixada para a Comissão de Finanças e Orçamento para análise e emissão do parecer competente, bem como a apresentação de projeto de Decreto Legislativo, no prazo de até sessenta dias. -Ofício DG nº 3585, de 27 de maio de 2013, comunicando que fora examinado o Processo de Contas nº. 001411-02.00/09-8, do exercício de 2009 e que a Casa tomasse ciência da sua íntegra. De origem dos Vereadores: - Pedido de providência de autoria da vereadora Margarete Siqueira de Melo, para que o Poder Executivo providencie a disponibilização de um guarda escolar para as principais escolas municipais nos turnos concomitantes as aulas, como justificativa de fornecer segurança aos professores, servidores e alunos. - Pedido de providência de autoria do vereador Tânia Maria Depiere, para que o Poder Executivo viabilize a aquisição de um terreno para a construção de um Centro Municipal de Atletismo, com o objetivo de resgatar a pratica do atletismo em nosso meio. - Pedidos de providências de autoria do vereador Ultramar Luiz de Sousa, para que o Poder Executivo, por meio de sua Procuradoria, encaminhe, por interesse público, processo de usucapião do antigo imóvel do DAER localizado na Av. Ângelo Santi, esquina com a rua Vitório Peliçário, sob a justificativa de que há muitos anos vem sendo ocupado pelo Município e uma vez logrado êxito no processo de usucapião, que esse terreno seja transferido para a Associação de Moradores do Bairro Getúlio Vargas. Expediente de outros órgãos: -A Administração Municipal juntamente com o Conselho Municipal das Cidades convidaram os edis para a1ª Conferência Municipal da Cidade de Santo Augusto a realizar-se no dia 07 de junho de 2013, com início às 13h30min, no Centro de Referência de Assistência Social. -Pelo ofício circular nº. 001, de 28 de maio de 2013, a COMUDESA emitiu convite para Audiência Pública do Processo de Participação Popular e Cidadã - Orçamento Estadual 2014, a ser realizado no dia 13 de junho vindouro, a contar das 19h30min, no CTG Pompílio Silva. ·

Da Ordem do Dia

Sem matérias para discussão e votação.

Transmissão das Sessões: Informamos que o espaço do Grande Expediente das Sessões Ordinárias realizadas por este Poder Legislativo é transmitido, ao vivo, todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, pela Rádio Ciranda FM 105.5. Rodrigo Reisner Diretor Geral

Pela iniciativa da Presidente do Legislativo Vereadora Margarete Siqueira de Melo, visando valorizar as Audiências Públicas foram convidados alunos do Ensino Médio da Escola estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini – CIEP, para que participassem da Audiência Pública da Saúde, ocorrida na terça-feira, 28 de maio. Na oportunidade a Secretária da Saúde srª Luirdes Scherer fez a prestação

Ver. Arleu Valadar Machado Presidente

1

Redação Ana Paula Marques Assessora da presidência

Alunos participam de audiência pública

As sessões ordinárias são realizadas nas segundas-feiras a partir das 18h30min. As sessões são públicas e todos os cidadãos interessados em acompanhar os debates poderão assistir. Venha acompanhar as sessões do Legislativo Bicaquense. Secretaria da Câmara Municipal, aos 04 de junho de 2013.

21CAMAR.pmd

21

07/06/2013, 11:12

de contas de sua Secretaria. Precisamos informar nossos jovens, sobre o papel do Legislativo e o funcionamento do Executivo, para que possam interagir na comunidade onde visem exercendo a cidadania. Agradeço aos alunos, a Professora Adriane Montagner que os acompanhou e a Direção da Escola por entender a importância do ato para seus educandos, diz a presidente.


22

CLASSIFICADOS

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

PEUGEOT 207 VENDE-SE PEOGEOT 207 sedan, ano 2010, prata, completo (novo). Interessados tratar com Pedro, fone 9644-6880.

Av. Davi José Martins, 884 – Centro Ijuí Fone: (55) 3332-4242 / Fax: 3332-9592 www.guaracarplus.com.br E-mail: sac@guaracarplus.com.br

VENDE-SE S10 VENDE-SE UMA S10 GABINE DUPLA EXECUTIVO 4X4 COR PRETO ANO 2005 E UMA S10 GABINE EXECUTIVO 4X4 COR PRATA ANO 2010 CONTATO 99960099.

VENDO CLIO SEDAN VENDO CLIO SEDAN 2008, completo(“novo”). Tratar com Pedro 96446880.

ALUGA-SE APTO. ALUGA-SE APARTAMENTO, ALTOS DA LOJA BENOIT, em Santo Augusto, na Av. do Comércio, 401, com 2 quartos, sala e cozinha. Tratar com Rodrigo, fone 9639-1819.

FOCUS SEDAN FOCUS SEDAN 1.6, 2006, completo, 04 p., IPVA 2013 quitado. Ótima conservação. Estudo receber carro/moto de menor valor. Tratar f. 9973-9476.

VENDE-SE S10

Vende-se uma S10 ano 2008 gabine ASTRA SEDAN dupla 4x4 completa. Placa IOE 3259. Fone ASTRA SEDAN GLS 2.0, preto, ano 2000, 99756315 alarme, inferface, rodas esportivas, completo. Preço abaixo Fipe. Fone 96743804, COLHEITADEIRA Rodrigo. VENDE-SE uma colheitadeira SLC 6200, ótimo estado. APARTAMENTO VENDE-SE caminhão Mercedes Benz ALUGA-SE um APARTAMENTO, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sacada c/chur- 2213, nao 77, freio a ar, estacionário e truke, rasqueira. Altos da Deltasul. Tratar fones com levante. Ótimo estado. Contato: 99622461/99385744. 3781-4116/1087.

FLORICULTURA Vende-se FLORICULTURA OPÇÃO CERTA, com baixo investimento, capital de giro e aluguel. Tratar fone (55) 3781-3011, com Irene.

SAVEIRO

MODELO Uno Way 1.0 Agile 1.4 Lt Gol GV 1.0 Palio Fire Fox 1.0 Saveiro 1.6 City Siena EL Siena Fire Flex Siena EL Doblo Adventure 1.8 Palio Fire Palio Fire Flex Fiesta Mercedes Benz 200 Palio Fire Siena ELX 1.0 FUSION SEL Fiesta Sedan

ANO 2013 2011 2011 2010 2010 2010 2010 2010 2010 2009 2009 2009 2009 2009 2008 2008 2006 2005

COR Branco Prata Preto Branco Vermelho Branco Branco Branco Vermelho Cinza Branco Preto Vermelho Prata Preto Verde Preto Prata

- Vende-se Saveiro 93 - Vende-se enfardadeira Nogueira - Segadeira Lavrale Estudo troca por veículo. Tratar 96008125.

VECTRA Vectra 10/10 n. CD. prata completo, roda, fm, multimidia gm com gps, antena, único dono, ipva 2013 pago. Carro com procedência em excelente estado. Estudo propostas. Tratar com proprietário 3781-1153/ 99817588.

CONRAD IMÓVEIS Conrad Imóveis, vende; várias áreas rurais em diversas regiões do RS, e também em outros estados. Áreas desde 50 hec até 2 000 hec. O imóvel rural de seus sonhos nós encontramos ele para você. Temos no município de santo augusto Chácara de 2 hec a 500m da cotrijuí. Chácara com 5,2 hec a 200 metros da cidade de Santo Augusto, Conrad imóveis vende, terrenos, casas, e apartamentos, nas melhores localizações de Santo Augusto, muitos imóveis com exclusividade, ou seja, você só encontra na Conrad Imóveis. Rua XV de novembro n°.448, centro de santo augusto – RS em diagonal com a Sicredi. Fone (55) 3781-3884. Cel (55) 9998-0330.

Fone: 55 3781-1973 OPORTUNIDADE DE BONS NEGÓCIOS

BROS 150 ES 2008 VERM. FAN 150 ESI

2011 VERM.

TITAN 150 ES 2008 CINZA FALCON 400

2004 VERDE

SALAS COMERCIAIS Aluga-se salas comerciais junto a galeria do laboratório Rio Lab na Av. do Comércio, 861. Tratar com Milton no Fone 9131-8894

CASA

Vende-se uma casa de alvenaria. 73m² Plantadeiras e Colheitadeiras seminovas a preços abaixo da cotação. com terreno de 781m² na Rua Antonio Fonseca, 1205, Coronel Bicaco. Tratar Exposição e vendas na Avenida Getúlio Vargas, 298, Santo Augusto, pelo fone: 9608-8576 em horário comercial

- 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, com motor reformado. - 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, Gabinada

VECTRA CD Vende-se Vectra CD ano 2000, 4 portas, completo, com rodas novas. Tratar pelo fone 9941-6677

ALUGA-SE CASA ALUGA-SE CASA na Av. do Comércio, 1390, 3 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha, garagem. Tratar 55 99185622, com Andréia.

SUPER GÁS LIGUE GÁS TELE-ENTREGA - 1 Plantadeira SFIL 8 linha ano 2000, ótimo estado

22CLASSIFICADOS.pmd

1

3781-1912 9953-4195 Rua Vicente Silva, 512 - Santo Augusto

07/06/2013, 11:13

Imóveis à venda Vendo Apartamento: com 76 mt2, com 2 quartos 1 vaga garagem, no B. Centro. Vendo Apartamento: com 200 mt2 com 2 quartos, 2 vaga na garagem, Bairro Centro Vendo: Apartamento com 172 mt2, 3 quartos(1 suíte),1 v. garagem,B. Centro. Vendo: 2 Salas Comerciais B. Centro, Rua Rio Branco. Casa Alvenaria: com 140 mt2 no Bairro Gloria. Casa Alvenaria: com 110 mt2/ 2 quartos o B. glória. Casa Alvenaria: com 118 mt2/ 3 quartos no B Glória. Casa Alvenaria: com 63 mt2, Av. Central B. Gloria. Casa Alvenaria: com 70 mt2, Rua Hilário Bertolo, T. esquina 386mt2 (Loteam. Maria Valentina). Casa Alvenaria: com 118 mt2 e terreno com 515 mt2 no B. Getúlio Vargas. Casa Alvenaria: com 85 mt2 com 3 q no Bairro Santo Antônio ao Lado do CIEP. Vendo: Casa (Ponto comercial) na Av. do Comércio, B. Santa Fé. Casa Alvenaria: 70 mt2, 2 Quartos, garagem, no B. Santá Fé. Casa Alvenaria: 70 mt2, 2 quartos, garagem, no B. Glória Casa Alvenaria, com 224 mt2, 1 Suíte + 2 quartos , garagem, no Bairro Zeca Silva. Casa Alvenaria: 3 quartos com 70 mt2, Rua Egberto S. de morais, B. Petrópolis Casa Alvenaria: 70 mt2 com 2quartos/ aceita carro. No B. Petropolis. Casa Alvenaria: 2 quartos com 96 mt2, Rua Brasília, B. São Francisco Casa Alvenaria: 2 quartos com 42 mt2, Rua Afonso Pena, B. Santo Antonio. Casa Mista: Rua João S. Lucca, B. Petrópolis, Terreno com 500 mt2. Casa Alvenaria: 83 mt2, 2 quartos.Rua 24 de Julho B. São João. Casa Mista, 80 mt2, 3 quartos, Rua Mem de Sá, B. Getúlio Vargas Casa Alvenaria: na Avenida Ângelo Santi, Bairro Getulio Vargas Casa de Alvenaria: com 58.20 mt2, 2 quartos, terreno 287 mt2, B. Getulio Vargas. Casa de Alvenaria: com 120 mt2, 3 quartos, quiosque com 50 mt2, B Getulio Vargas. Casa de Alvenaria: com 108 mt2, 3 quartos, terreno de 680 mt2, B Getulio Vargas. Casa Mista: com 77 mt2, 3 quartos, Rua Zeca Luis -B. Getulio Vargas. Casa Mista- com 81 mt2, 3 quartos, Rua Mem de Sá , B. Getulio Vargas (aceita carro). Casa de Alvenaria, com 112 mt2, 2 quartos, Rua Floresta, Bairro Floresta. Casa Mista: com 66 mt2, 2 quartos, -B. Santa Fé. Casa Alvenaria: com 130 mt2, 2 quartos na Rua São Paulo, B. Santa Fé. Casa Alvenaria, com 45.5 mts2, 2 quartos, Rua Floresta, Bairro Santa Fé Terreno: com 800 mt2 na Rua Rio Branco, B Centro. Terreno: com 330.90 mt2 na Rua Egberto S. de Morais, sn B. Petrópolis, aceita carro. Terreno: com 234 mt2 Travessa Cul de Sas-B Petrópolis Terreno: com 529 mt2 na Rua Republicano Meirese, B. Gloria Terreno: com 292 mt2 na Rua Valter Jobim, B. Gloria Terreno: com 459 mt2 na rua Floresta, B. Centro. Terreno: de 15 x 40 = 600 mt2 na Rua Amador A. da Silva, B. Floresta. Terreno: 9 x 42 no Bairro Getúlio Vargas (perto campo do Grêmio) Terrenos: 12 x 23 = 276 mt2 no Bairro Getúlio Vargas. TERRENOS na Rua Bom Fim e Rua Mauá, no B. Glória. 9 TERRENOS na Rua Arlindo Scheifel, B. Santa Rita de 12 x 30 com 360 mt2 a partir de r$ 14,000,00 TERRENOS :Loteamento Maria Valentina, B. Santo Antonio e Loteamento de Idílio Ascoli no B. Gloria. Vendo: Chácara; 3. hectares na RS 155, ao lado da Policia Rodoviária Estadual Casa Alvenaria com 96 mt2, com vertente de agua e divisa com sanga que passa pelo local . Vendo: Chácara: 1,75 hectares, Casa madeira com 63 mt2, água encanada, 2000 mudas de eucaliptos e Erva Mate(colhe 500 arrobas/ano) em Sto Augusto. Vendo: Imóvel Rural 33 hectares de terra, com uma casa de alvenaria de 180 mt2, galpão, maquinas, pomar, açude, com 28 hectares de plantio a 2 km do centro S.A. ALUGO: Casa 2q, Loteamento Maria Valentina. ALUGO: Apartamentos, (2q) ou 3q/suíte) com Garagem B. Centro.


Sexta-feira, 07 de junho de 2013

IMOBILIÁRIAS

23

VENDA LOCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO AVALIAÇÃO Jaime Perini – Corretor de Imóveis – CRECI/RS 18.216 Rua Rio Branco nº 475, Centro - Santo Augusto (RS) Fone/Fax (055) 3781-1212. E-mail: jaimeperini@bol.com.br Home Page: www.jotapeimoveis.com.br

JOTA PE IMÓVEIS VENDE

Imóveis rurais R-020: 5,4 ha, com benfeitorias. Turvinho, Coronel Bicaco. R-021: 8,45 ha, sem benfeitorias. Timbaúva, Santo Augusto. R-024: 3,5 ha, sem benfeitorias, saída para Bela Vista, próximo ao IFF. R-038: 24,2 ha, com benfeitorias, na Costa do Turvo, Santo Augusto. R-041: 10,37 ha, sem benfeitorias, Costa do Turvo, Santo Augusto. R-042: 6,35 ha, sem benfeitorias, Pedro Paiva, Santo Augusto. R-045: 52,03 ha, na localidade de Ponte Luminata, Inhacorá. R-050: 10,0 ha, com benfeitorias, Pinhalzinho, Santo Augusto. R-052: 33,3 ha, c/benfeitorias, Pinhalzinho, Santo Augusto. R-053: 1,83 ha, s/benfeitorias; trevo de acesso à Bela Vista, às margens da RS-155. - PREDIOS COMERCIAIS E RESIDENCIAIS: CM-048: Alvenaria c/144m2. Terreno c/600m2. Rua Julio de Castilhos, 204. Centro. CM-049: Alvenaria c/110m2. Terreno c/180m2. Rua Pe. Roque Gonzales, 89. Centro. CM-050: Alvenaria com 718,07m2. Terreno c/400,00m2. Rua Rio Branco, 860. Centro. CM-051: Alvenaria c/530,27m2. Terreno c/873,00m2. Av. do Comércio, 346 . Centro. CM-054: Alvenaria c/100,00m2. Terreno c/840,00m2. Av. do Comércio,1593. Santa Fé. CM-055: Alvenaria c/339,50m2. Terreno c/681,45m2. Rua Ernesto Nicoli,175. Santa Fé. CM-056: Alvenaria c/259,77m2. Terreno c/432,00m2. Av. do Comércio,1540. Centro. CM-057: Alvenaria c/360,00m2. Terreno c/840m2. Av. do Comercio, 1760. Getulio. JOTA PE IMOVEIS ALUGA - CASAS: LC-003: Alvenaria, 03 dormitórios. Rua Amador A. da Silva, 164; Floresta. LC-083: Madeira, 03 dormitórios. Rua 20 de Setembro, 50, Getulio Vargas. LC-165: Alvenaria, 03 dormitórios. Rua São Jacó, 261. São Francisco. LC-186: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua Uruguai,112, Petrópolis. LC-241: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua Vicente Silva, 267. Santa Rita. LC-243: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua Augusto Chagas, 301 - APARTAMENTOS: LA-044: Alvenaria, 02 dormitórios. Rua Pe. Roque Gonzales, 70.Centro. LA-054: Alvenaria, 03 dormitórios. Rua Rio Branco, 860. Centro. JOTA PE IMÓVEIS - O SEU CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO CAIXA AQUI. VENHA CONFERIR NOSSAS OFERTAS.VISITE NOSSO SITE. www.jotapeimoveis.com.br

IMOBILIÁRIA

A CHAVE DOS BONS NEGÓCIOS

Corretores Pedro Augusto Lazzari CRECI-31258 Vera Lúcia Lazzari CRECI-36309 Rua Rio Branco, 755 Fone 0xx 55 3781-1308 55 9962-7527 e-mail: pedro.lazzari@hotmail.com

VENDE Imóveis residenciais BAIRRO GLÓRIA: - Casa Alvenaria à Rua Tiradentes, n° 1188, com 70m². - Casa Alvenaria à Rua Ildefonso Lucas, n° 323, com 136m². - Casa Alvenaria à Rua Milton Krause, n° 214, com 122m²; Terreno com 383,50m². - Casa Alvenaria à Rua Bom Fim, n° 77, com 150m². - Casa Alvenaria à Trav. Alcides J. Machado, n° 23, com 70 m². - Casa Alvenaria à Rua João C. Silva, n° 301, com 154m²; Terreno com 518m². - Casa Alvenaria à Rua João C. Silva, n° 806, com 70 m². - Casa Alvenaria à Rua Tiradentes, n° 1230, com 116 m². Terreno com 364m². - Casa Alvenaria à Rua Reinoldo Langner, com 106m². - 2 Casas Alvenaria à Rua 30 de Maio, n° 1517. BAIRRO ZECA SILVA: - Casa Alvenaria à Rua 30 de Maio, n° 1501, com 144m², mais construção de 72m². - Casa Alvenaria à Rua 30 de Maio, n° 1450, com 160m²; Terreno com 520m². - Casa Alvenaria à Rua João C. Silva n° 953, com 224m²; - Casa Mista à rua Mauricio Cardoso n° 835, com 300m². Terreno com 500m². BAIRRO PETRÓPOLIS: - Casa Alvenaria à Rua José Maroso, n° 318, com 100m². - Casa Alvenaria à Rua Clodomiro Silva, n° 241, com 81m². - Casa Alvenaria à Rua João Silveira Lucas, n° 238, com 200m². - Casa Alvenaria à Rua Venerato G. de Oliveira, n° 473, com 70m². - Casa Alvenaria à Rua Damaceno Bones, n° 555, com 68m². - Casa Alvenaria à Rua Jacomin Carneosso, com 70m². - Casa Alvenaria à Rua Venerato G. de Oliveira, n° 789, com 67m². - Casa Alvenaria à Rua José Gutwoski, n° 45. - Casa Alvenaria à rua Damaceno Bones n° 494, com 104m². BAIRRO SANTA FÉ: - Casa Alvenaria à Rua Floresta, n° 1944. - Casa Mista à Rua Ernesto Nicoli, n° 195, com 88m². - Casa Mista à Rua Mem de Sá, n° 248, com 100m². BAIRRO SANTO ANTÔNIO: - Casa Alvenaria à Rua D. Sinhá, n° 370. - Casa Alvenaria à Rua Rafael Bandeira, n° 67, com 68m². - Casa Alvenaria à Rua Rafael Bandeira, n° 105. - Casa Mista à Rua Guaíba, n° 333, com 71m². SÃO JOSÉ DA BOA VISTA; - Casa Alvenaria com 114,00m², terreno com 500m². ALUGUEL COMERCIAL: - Sala Comercial à Av. Comércio, Centro. - Sala Comercial à Av. Ângelo Santi nº 157, com 200m². - Sala Comercial à Av. Ângelo Santi, nº 372, com 50m². - Sala Comercial à Rua Vicente Silva, Centro. ALUGUEL RESIDENCIAL - Casa alvenaria: à Rua Rio Branco, nº 120 – Centro. (1 suíte, 2 quartos). - Casa Mista: à Rua Ernesto Nicoli, nº 195 – B. Santa Fé. (3 quartos) DISPOMOS DE OUTROS IMÓVEIS URBANOS E RURAIS PARA VENDA

CRECI:36.691 PILIKA CRECI:41.144 CRISTIANE Avenida do Comércio, 71, Centro Santo Augusto/RS Fone: 3781-3580 / 9963-2602 / 96219016 imobiliarialangner@hotmail.com

TERRENOS A VENDA: • 500m2 :Rua Republicano Meiresse, Bairro Glória. • 191m2: Rua Mende-Sá, Bairro Getúlio Vargas. • 730m2: Rua Floresta, Bairro Centro. • 450m2: Rua São João, Bairro Floresta. • 467m2:Rua São João, Bairro Floresta. E outros mais.

IMÓVEIS A VENDA: • APARTAMENTOS: Rua Avenida do Comércio (em cima da loja Benoiti). • APARTAMENTO:Rua Padre Roque Gonzáles, Bairro Centro. • CASA DE ALVENARIA: 130m2 –Rua Presidente Costa e Silva, Bairro Getúlio Vargas. • CASA MISTA: 200m2- Rua Avenida do Comércio, Bairro Santa Fé. • CASA DE ALVENARIA: 50m2- Rua Floresta, Bairro Centro. • CASA DE ALVENARIA: 70m2- Rua Idelfonso Lucas, Bairro Glória. • CASA DE ALVENARIA: 116m2- Rua Tiradentes, Bairro Glória. • CASA DE ALVENARIA: 170m2-Rua Moisés Viana, Bairro Centro. • CASA DE MADEIRA: 120m2Rua Antonio Liberato, Bairro Getúlio Vargas.

ALUGUÉIS • CASA DE ALVENARIA: SUÍTE + 2 DORMITÓRIOS, WC, SALA, COZINHA, LAVANDERIA, GARAGEM.(PÁTIO FECHADO) RUA 30 DE MAIO, BAIRRO ZECA SILVA. • CASA DE ALVENARIA: 2 DORMITÓRIOS, WC, SALA E COZINHA. RUA FLORESTA, BAIRRO CENTRO. • PEÇA COMERCIAL: RUA RIO BRANCO. • PEÇA COMERCIAL: AVENIDA DO COMÉRCIO.

IMÓVEIS À VENDA!! - Casa de Alvenaria- Localizado na Rua Floresta, n° 501, Centro, com 3 dormitórios (uma suíte) , 2 salas uma com lareira, 2 banheiros, cozinha, lavanderia, garagem, churrasqueira e varanda coberta. - Casa de Alvenaria- Localizada Reinoldo Langner, n° 365, Bairro Glória, com 3 dormitórios, 2 salas uma com lareira, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem para dois carros, churrasqueira terreno fechado. - Casa de alvenaria- Localizada na Rua Amazonas, Santa Fé, com 3 dormitórios, 2 banheiros, sala grande, cozinha, garagem, pátio fechado, lavanderia. Churrasqueira, lareira. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua João Carlos Silva, n °253, bairro Zeca Silva com 2 dormitórios, uma suíte, banheiro, sala com lareira , cozinha, área de serviço, garagem com churrasqueira. - Casa de Alvenaria: Localizada na Rua Tiradentes, n°1230, bairro Gloria, com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem c/ churrasqueira, lavanderia e terreno com pomar e pátio fechado. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Uruguai, n°1441, Bairro Floresta, com 3 dormitórios, sala, cozinha, 2 banheiros, lavanderia, garagem p/ dois carros com churrasqueira, terreno fechado. - Casa de Alvenaria- Localizada na Rua Idelfonso Lucas, n° 623, Bairro Glória, com 3 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, garagem pra dois carros com churrasqueira, pátio fechado. TERRENOS OFERTA: Terreno localizado no bairro Petrópolis, medindo 647,40 m² por apenas R$ 27.000,00. Terreno: Localizado na Av. do Comércio “centro” ótima localização, terreno de esquina, medindo 768 m². Terreno: localizado na Rua Clodomiro Silva, Bairro Petrópolis, medindo 335,50m². Terrenos: Localizados no Bairro Gloria, c/ asfalto, rede de luz, entrada de água. Terrenos: 2 terrenos localizados na Rua Clodomiro Silva medindo 442m² e 2 terrenos localizados na Rua Jardelino Oliveira medindo 442m². Terrenos: Localizados na Rua São João, próximo ao ginásio, medindo 475m². Terreno: Localizado na Rua José Maroso, São Francisco, medindo 600m². Terreno: 2 terrenos localizado Rua 15 de novembro, próximo a Av. do Comercio, medindo 553m² e outro de 398m². Terreno: Localizado na Rua Castro Alves, São Francisco, medindo 192 m². ALUGUEL Apartamento: Localizado na Rua Rio Branco, n°303, Centro, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, sacada e garagem. TEMOS MUITO MAIS OPÇOES... Confira! RODOBENS CONSÓRCIOS MAIS PRAZO MAIS FACILIDADE MAIS FLEXIBILIDADE “UM PLANO SOB MEDIDA, PARA VOCÊ”. Venha conferir as vantagens que a Rodobens Consórcios oferece para você: Visite-nos na Rua: Cel. Júlio P. dos Santos, 484, Centro – Santo Augusto RS Junto com IMOBILIÁRIA ROTILLI Fones: (55) 3781- 1222 / 9199-5162 / 8169-7990 ( Falar com Denise e Caciani).


○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

CAMPO NOVO

Mateada na Praça esquentou o domingo gelado

A administração camponovense através da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência social e demais organizadores, realizaram na tarde de domingo (02), a Mateada na Praça que teve como local, o lindo e arborizado espaço do Largo do Ginásio de Esportes, movimento que estava dentro da programação do Aniversário de Campo Novo. Uma tarde destinada a toda família que com o chimarrão em punho pode aproveitar o dia com atividades culturais diversificadas, com a praça de brinquedos infláveis, camas elásticas, touro mecânico, que fizeram a alegria da criançada, além de alguns estandes montados com trabalhos artesanais, tendas das entidades comerciais, bancárias e atrações musicais, com apresentação do Grupo os Bindé e Banda Doce Mel. A Secretária de Educação Marcia da Silva em entrevista a

Radio Guarita pode dimensionar a satisfação de poder ter realizado nesse primeiro semestre juntamente com sua equipe, grandes momentos para a educação e cultura do município, no processo de adequação e melhoramento de muitos aspectos que demorariam mais do que cinco ou seis meses de trabalho, ainda agradeceu a Secretária Elena que também tem se devotado incansavelmente juntamente com toda a equipe da Assistência Social e todas as outras secretarias, que estão sempre dispostos a colaborar e trabalhar juntos para promover o sucesso das investidas feitas nessa primeira metade do ano. A secretária Marcia terminou dizendo que muitas coisas boas ainda estão para acontecer na educação e que indiscutivelmente o Pref. Menusi e toda a Administração estão no caminho certo. Assessoria de Comunicação – Pref. Mun. de Campo Novo – RS.

Convenção do PP de São Martinho marcada por novas filiações O Partido Progressista PP de São Martinho realizou no último dia 25 de maio, nas dependências da Câmara de Vereadores, sua convenção municipal para a escolha do novo Diretório Municipal e da Comissão Executiva Municipal. O novo Presidente do PP, que conduzirá o partido pelos próximos 02 anos, escolhido por aclamação, foi o Sr. Walmir Antônio Roos, que elencou como prioridades máximas em sua gestão, a eleição para Governador do Estado em 2014 e a união do partido e seus filiados para que, conjuntamente com os aliados históricos, busquem uma coalização de forças e ideias para a próxima eleição Municipal. O ponto alto da convenção se deu pela filiação de mais de 30 novos membros, o que sem dúvida demonstra a força do partido e a certeza de que o caminho escolhido está sendo o correto, privilegiando sempre a abertura para que novas ideias e novas lideranças agreguem cada vez mais qualidade nas fileiras do PP de São Martinho. A Comissão Executiva ficou

24CSÃO MARTINHO.pmd

1

desta forma constituída; PRESIDENTE Walmir Antônio Roos; 1º VICE-PRESIDENTE Marino Krewer; 2º VICE-PRESIDENTE João Carlos Reimann; SECRETÁRIO GERAL Diogo Samuel Ritter; SECRETÁRIA Ana Paula Nardes Dalla Corte; TESOUREIRO GERAL Ênio José Luft; TESOUREIRO: Olaídes Jesus dos Santos; VOGAIS Flávio Blatt, Nereu Welter, José Otto Fritzen; SUPLENTE DE VOGAIS Geraldo A. Rohr, Nilo Blatt e Igino Silvério Foletto. Finalizando os trabalhos do dia, as lideranças do PP municipal enfatizaram que o partido sai fortalecido desta convenção, com as energias renovadas e as ideias arejadas para seguir na luta por um São Martinho cada vez melhor e mais progressista. Diogo Samuel Ritter , Secretário Geral, PP São Martinho

07/06/2013, 11:15

24


GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

25

Promovido pelo Lions Club de Santo Augusto, diretora da DIPE/DENARC palestrou para estudantes. O Lions Club de Santo Augusto, através de sua diretoria, tendo na presidência o senhor Pedro Valmor Marodin, dando prosseguimento à campanha “Droga: o problema é nosso”, trouxe à cidade a Delegada de Polícia Sônia Dall’Igna, diretora da Divisão de Prevenção e Educação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DIPE/DENARC) que, conjuntamente com agentes da Polícia Civil, entre eles a Comissária de Polícia Suzana Silva da Silva, na noite de quarta-feira (05/ 06), ministrou palestra a estudantes, professores, profissionais da saúde, profissionais liberais, entre outros

multiplicadores da ideia de conscientizar as pessoas para o não uso de drogas, tanto ilícitas como lícitas, assim como que cada um contribua de alguma forma com a repressão ao tráfico de entorpecentes, cujo evento teve lugar no auditório da Escola CNEC, onde bom público esteve presente. O interesse demonstrado e a atenção dispensada durante a palestra, sinaliza que mesmo tão jovens, muitos alunos se preocupam com estas questões e manifestam suas necessidades de conhecimento e de como poderiam se salvaguardar dos malefícios e

consequências do uso de substâncias psicoativas. A Delegada Sônia e os agentes palestrantes falaram sobre o trabalho preventivo realizado pelo seu departamento de polícia e, das técnicas adotadas para fazer frente às demandas criminais em relação às drogas. Pelo presidente do Lions foi dito que a campanha terá prosseguimento, tendo

Presidente do Lions Clube, Pedro Marodin, com as diretoras das escolas e autoridades ao encaminhar a palestra

25GERAL COLOR.pmd

1

07/06/2013, 11:17

como público alvo os estudantes, e para isso buscará entendimento com professores para que palestras sejam realizadas nas escolas, aproveitando os nossos multiplicadores locais. A equipe do DIPE/DENARC permaneceu na cidade, e na quinta-feira ministrou palestra no Ciep (Escola Estadual Alberto Pasqualini) e também na cidade de Coronel Bicaco.


26

GERAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AUGUSTO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

EXTRATO DISPENSA DE LICITAÇÃO Modalidade: Dispensa de Licitação n° 051/2013. Objeto: Contratação para substituição de uma porta de vidro temperado, incolor, 10mm, medindo 1,43x2,24mm, da E.M.E.I. Vaga-Lume, em caráter urgência. Contratada: Neusa T. de Souza Gnoatto – Cristal Vidros. Valor Total: R$ 750,00. Base Legal: Art. 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93. Santo Augusto-RS, 06 de junho de 2013. José Luiz Andrighetto Prefeito Municipal AVISO DE LICITAÇÃO DESERTA O prefeito Municipal de Santo Augusto-RS, José Luiz Andrighetto, torna público que declarou deserta, em face da ausência total de interessados a licitação, modalidade Pregão Presencial nº 058/2013, com sessão de abertura marcada para o dia 23/05/ 2013, às 16 horas, destinada à contratação para execução de limpeza e pintura de 18.000 metros lineares de meio-fio, em diversas ruas e avenidas do Município a serem executados em 03 (três) etapas: Semana do Município, Semana da Pátria e no Final do Ano, através da SMOVU, restou deserto em face da ausência total de interessados à licitação. Santo Augusto-RS, 06 de junho de 2013. José Luiz Andrighetto, Prefeito Municipal. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento do cargo abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.414, de 27 de maio de 2013. O candidato nomeado deverá comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 07/06/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação. PARA O CARGO DE: Monitor de Creche

O CANDIDATO: Jocemara Fatima Pettenon

CLASSIFICAÇÃO* 20º

* A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2010, conforme estabelecido na LM 2.414, de 27/05/2013.

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento do cargo abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.415, de 27 de maio de 2013. O candidato nomeado deverá comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 07/06/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação. CLASSIFICAÇÃO* 08º

PARA O CARGO DE: O CANDIDATO: Professor III – Educação Física Fernando Roberto Amaro Araujo

* A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2010, conforme estabelecido na LM 2.415, de 27/05/2013. Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 05 de junho de 2013.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento do cargo abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.416, de 27 de maio de 2013. O candidato nomeado deverá comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 07/06/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação. PARA O CARGO DE: Servente

O CANDIDATO: Leli Amaral Marinho Bueno

CLASSIFICAÇÃO* 26º

* A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2010, conforme estabelecido na LM 2.416, de 27/05/2013. Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 05 de junho de 2013.

Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 05 de junho de 2013. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

NOMEAÇÃO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a nomeação do aprovado abaixo para o provimento do cargo público efetivo, referente ao Concurso Público instaurado pelo Edital nº 01/2010 de 07 de maio de 2010 e resultado final homologado pelo Edital publicado em 20 de agosto de 2010. A Portaria de Nomeação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 07/06/2013. PARA O CARGO DE: Monitor de Creche

O CANDIDATO: Monique Maisa Mendonça

CLASSIFICAÇÃO 19º

Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 05 de junho de 2013.

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento dos cargos abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.413, de 27 de maio de 2013. Os candidatos nomeados deverão comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 07/06/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação. PARA O CARGO DE: Servente Servente

CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA O Poder Executivo do município de Santo Augusto torna pública a convocação para a Contratação Temporária para provimento dos cargos abaixo, conforme dispõe a Lei Municipal nº 2.412, de 27 de maio de 2013. Os candidatos nomeados deverão comparecer à Divisão de Recursos Humanos no prazo de 3 (três) dias úteis a contar desta publicação para efetuar a habilitação. Esta convocação será publicada no mural de Publicações Oficiais do Poder Executivo, junto ao hall de entrada do Centro Administrativo, a partir de 07/06/2013, juntamente com a relação de documentos necessários à habilitação. O CANDIDATO: PARA O CARGO DE: CLASSIFICAÇÃO* Teresa De Moura Kmecik Dresch Professor II 11º Eliete Bikoski Poll Servente 23º * A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2010, conforme estabelecido na LM 2.412, de 27/05/2013. Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 05 de junho de 2013.

“NÃO USE DROGAS, DOE ÓRGÃOS, DOE SANGUE: SALVE VIDAS”

1

CLASSIFICAÇÃO* 24º 25º

* A classificação refere-se ao certame regido pelo edital Nº 01/2010, conforme estabelecido na LM 2.413, de 27/05/2013. Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Augusto, 05 de junho de 2013.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SANTO AUGUSTO PODER EXECUTIVO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

26EDITAISPREFEITURA.pmd

O CANDIDATO: Priscila Rodrigues De Moura Rosemara Cavalini Schmatz

07/06/2013, 11:18


27

VEÍCULOS

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Av. do Comércio, 1352 - Santo Augusto

Av. David José Martins, 897 Fone: (55) 3331-6000 Sol Nascente - Ijuí-RS www.sponchiado.com.br

Fone: 9964-2387 e 3781-1393 S-10 DLX, 2.8 diesel, 4p completa, 04 F1000, gabine dupla, prata, 86 F1000, baú c/avanço, preta, 90 MB Classe A 160, prata,comp.02 Passat 1.6,original, branco, 84 Celta Branco, 2 p, c/ar, 05 Belina , Ghia, completa, azul, 87 Opala Diplomata 4.1 4 p, comp., 89 Focus Hatch, verde, completo, 01 Astra Sedan Milenium, comp,prata,00 Palio Fire 2p, c/ar cond, branco, 03 Kadett GLS, comp, branco, 94 Verona GL, verde, 92 Uno Fire, 4p, azul, com ar, 04 Siena Fire, prata, 05 Belina original, bege, 86 Ford KA, prata, 2000, completo Gol G IV, 4p, completo, cinza, 08 Honda XLX 250, 89 Focus 1.6, Sedan, completo, preto, 05 Ford Ka CLX, 1.3, bordô, 99 Gol CLI, 1.8, 2p, azul, 97 Escort Hobby, bordô, 94 Corsa Super, 4p, verde, 97 Gol Special, branco, 99 Monza GL,-ar, 4p, branco, 95 Golf 1.6, completo,00 Gol, azul, 4p, c/ar, 01 Gol Trend, 4p, preto, 07 Santana, 1.8, 2p, ar e dir. 92 Palio, 4 p, vermelho, 97 Fiesta Sedan, cinza, completo, 02 Moto Honda Twister, 250 cc, amarela, 07

NH TC 59 ANO 2000 NH TC 57 HIDRO ANO 2003 NH 8055 ANO 90 NH 8040 ANO 89 JOHN DEERE 1550 ANO 2003 JOHN DEERE 1470 ANO 2010 JOHN DEERE 1175 ANO 99 SLC 7700 ANO 92 MF 9790 AXIAL ANO 2007 MF 38 ANO 2003 MF 34 ANO 2010 MF 32 ANO 2008 MF 5650 ANO 2007 CASE AXIAL 2399 ANO 2008 MF 650 4X4 ANO 2002 MF 7140 4X4 C/ CABINE ANO 2009 MF 660 4X4 ANO 2005 MF 297 4X4 ANO 2006 MF 292 4X4 ANO 2003 MF 65X ANO 74 CBT 8060 4X4 ANO 85 C/ LÂMINA, CONCHA, BÉGUE, STARAR 1000kg VALTRA BH 180 C/ CABINE 4X4 ANO 2003 VALMET 118 4X4 ANO 96 VALMET 1180 4X4 ANO 95 VALMET 138 4X4 ANO 86 C/ LÂMINA, CONCHA, BÉGUE 2100kg TATU VALTRA BM 125i ANO 2011 VALTRA BM 110 ANO 2004 VALTRA 985 4X4 C/ CABINE ANO 2003 VALTRA A950X 4X4 ANO 2010 NH TM 150 4X4 ANO 2003 NH TM 135 4X4 ANO 2004 FORD 7630 TS 4X4 ANO 2004 AGRALE 4110 4X4 ANO 92 JOHN DEERE 7505 C/ CABINE 4X4 ANO 2010 JOHN DEERE 7500 4X4 ANO 2004 JOHN DEERE 6300 4X4 ANO 2004 MILLER TM17 ANO 89 MILLER TM12 ANO 88 PLANTADEIRA FANKAUZER 8 LINHA ANO 2002 PLATADEIRA KHUM 8 LINHA SOJA 21 TRIGO ANO 2012 PLANTADEIRA METASA 9810 12 LINHA ANO 2004 PLANTADEIRA METASA PDM 9810 8 LINHA ANO 2004 PLANTADEIRA IMASA MPS 2600 ANO 2002 PLANTADEIRA IMASA PLANTUN 10 LINHA ANO 2003 PLANTADEIRA STARA SFIL 12 LINHA ANO 2007 PLANTADEIRA SFIL 9 LINHA ANO 2003 PLANTADEIRA SFIL 8 LINHA ANO 2002 PLANTADEIRA SEMEATO SOL 10 LINHA ANO 2011 PLANTADEIRA SEMEATO SHM 1517 ANO 2002 PLANTADEIRA SEMEATO PERSONAL DRIL 21 ANO 2002 PLANTADEIRA VENCE TUDO HIDRAULICA 5 LINHA ANO 96 PLATAFORMA MILHO STARA SFIL 11 LINHA 45cm ANO 2005 PLATAFORMA MILHO VENCE TUDO 11 LINHA 45cm ANO 2003 PLATAFORMA MILHO STARA 9 LINH 45cm ANO 2011 PLATAFORMA MILHO STARA 11 LINHA 45cm ANO 2012 PLATAFORMA MILHO STARA 9 LINHA 45cm ANO 2006 PLATAFORMA MILHO SLC 4 LINHA ANO 98 PLANTADEIRA VALTRA 29 LINHA ANO 2009 PULVERIZADOR JACTO UNIPORTE ANO 2003 PULVERIZADOR JACTO UNIPORTE ANO 94 PULVERIZADOR JACTO AD 18 2000 LITROS ANO 2003 MAX SISTEN MF 275 C/ AD18 ANO 2011 JAN POWER JET 4X4 PILOTO AUTOMÁTICO, CONTROLADOR VASÃO, DESLIGAMENTO SESSÃO GPS ANO 2011 FORD F1000 4X4 REDUZIDA C/ AR XLT ANO 1998 Acesse mais em: www.paulomokan.com

27VEÍC.pmd

1

55-3332-3131 e-mail:gasparautomoveis@brturbo.com.br site: www.gasparautomoveis.com.br

LISTA DE VEÍCULOS USADOS Modelo

Cor

VW GOL G4 CROSSFOX SAVEIRO G5 GOL 1.0 GOL G4 1.6 GPL BX 1.600 GOL SPECIAL FUSCA Ford FOCUS HAT COURIER FIESTA COURIER Chevrolet PRISMA 1.4 MAX ASTRA MERIVA 1.4 CORSA LS FIAT PALIO FIRE PALIO FIRE UNO FIRE PALIO FIRE HILUX DUPLA

Ano

BRANC 2008 PRATA 2007 CINZA 2010 VERM 1995 PRETO 2008 DOUR 1983 BRANC 2002

Opcionais 4P-CPMPLETO COMPLETA COMPLETA ARQ4P-COMPLETO

ARQ-LTD RARIDADE-2DONOCINZA 1984 ORIGINAL

PRETO 2009 AZUL 1998 BRANC 2001 BRAN 2000

COMPLETO 1.3-VE-ARQ 2P ARQ-PROTETOR

CINZA 2009 PRETO 1999 PRATA 2010 PRATA 2012

COMPLETO 4P-COMPLETO COMPLETA ARQDESEMBASADOR

BRANC 2006 AZUL 2004 BRANC 2007 BRANC 2007 BEGE 2007

ARQ-2P 2P-ARQ-LTD AC-ARQ-LTD COMPLETO COMPLETA 4X4

Av. do Comércio - 1623 - SANTO AUGUSTO - RS

Fone: 55 3781-1560 STILO, prata, comp., 2007 CELTA, 4p, prata, comp., 2010 CELTA, prata, 2004 VOYAGE, verde, 2009 GOL 1.0, branco, rodas, 1995 GOL 1.6, vermelho, 1996 PALIO FIRE, branco, 2003 PALIO YOUNG 4p, cinza, 2002 COROLLA XEI, cinza, completo, 2006 VECTRA ELEGANCE, prata, completo, 2008 CIVIC LX, prata, completo, automático, 2002 PAMPA, vermelha, gasolina, 1990 FIESTA 1.0 4p, verde, completo, 1997 FIESTA 1.0, azul, completo, 1998 FIESTA 1.0 4p, prata, ar-condicionado, 2000 FOCUS 1.6, preto, completo, 2004 FOCUS HATCH. Prata, completo, 2001 FOCUS SEDAN, verde, completo, 2001 VECTRA GLS, azul, completo, 1999 VECTRA GLS, verde, completo, 1998 CLIO SEDAN 1.6, verde, completo, 2004 ASTRASEDAN, vermelho, completo, 1999 MONDEO, azul, completo, 1999 MONDEO, prata, comp., automático 1997 TEMPRA HLX, prata, completo, 1997 POLO SEDAN, prata, completo, 2005 MONZA SL, prata, rodas, 1993 DEL REY GLX, dh, azul, 1987 Yamaha NEO, prata, 2008

AGILE LTZ 09/10 ASTRASEDAN 03/03 ASTRA SEDAN CON. 06/07 CAPTIVAECO.FWD 09/09 CELTA 1.0 LT 11/12 CLASSIC LIFE 09/10 CLASSIC SUPER 98/99 COROLLA XLI 08/09 CORSA ST 01/01 CORSA WIND 01/02 COURIER 04/04 CROSSFOX 08/08 FIESTA 05/06 FIESTAFLEX 10/11 FIESTA SEDAN 1.6 10/10 FOX 1.0 GLL 12/12 FOX 1.0 GLL 12/13 FOX1.6 11/12 GOL LS 11/12 GOL 1.0 10/11 GOL 1.0 08/09 GOL 1.0 08/09 GOLF 1.6 03/04 GOLF GENERATION 05/05 GOLF 2.0 99/00 PALIO CELEBR 07/08 PALIO ELX FLEX 07/08 PALIOEX 03/03 PALIO FIRE FLEX 07/08 PALIO WEEKWEND ADV. 10/11 PEUGEOT 207 11/12 PEUGEOT 307 1.6 PRE. 07/08 PUNTO ESSENCE 10/11 RANGER LTDA 08/09 SIENAELX 01/01 SIENA FIRE 08/09 STRADAADVENTURE 04/05 STRADAADVENTURE 09/10 STRADAFIRE 09/10 S10 11/11 S10 COLINA 4X4 05/05 S10 EXECUTIVE 09/10 S10 EXE. 2.8 4X4 10/11 S10 EXE. 2.8 4X4 09/09 S10 2.8 4X4 09/10 TUCSON GL 08/08 UNO MILLE SX 97/98 VECTRA ELE. 05/06 VECTRA SEDAN ELITE 10/10 VECTRA SEDAN EX. 08/08 VOYAGE1.0 10/10 VOYAGE1.0 10/11 ZAFIRACONFORT 10/11 ZAFIRACONFORT 10/11

IQL-7302 ILC-6583 HGR-4096 IQA-9651 ISK-1504 IPY-1221 IIO-5725 IOZ-4148 IJW-9251 IKJ-7436 ILS-6809 IWF-0077 IPM-1511 IRK-1765 IQQ-7072 ISX-3395 ITP-4386 IRW-4508 ISF-6933 IQX-9543 IPD-2530 IOY-7987 ILL-7211 JZW-6365 KKR-2200 INY-7916 INU-1015 ILQ-4852 IOD-1818 IRQ-4348 ISC-4871 HYA-8321 IRE-5024 IPM-6535 IJX-4398 IPD-3008 ILZ-1354 IQL-2547 IQJ-0695 ISA-7749 MFS-9192 IQB-1480 IRV-6528 IPO-5357 IPX-2551 MLN-2370 IGR-2544 IMV-3031 IVE-0400 IOP-2652 IQR-2443 IQV-1205 IRE-2321 IRI-2768

AUDI NISSAN NISSAN TOYOTA MITSUBISHI

CORSA CLASSIC 1.0 C/ AR CORSA SUPER ASTRA HATCH ZAFIRA 2.0 ASTRA SEDAN Expression S10 EXECUTIVE 4X4 CD SILVERADO D20 GOL 16V SPACEFOX BORA 2.0 GOLF 1.6 PLUS CROSSFOX 1.6 PARATI SURF 1.6 PARATI SURF 1.6 FOX 1.0 SUNRISE FOCUS HATCH 1.6 FOCUS 1.6 HC FLEX FOCUS HATCH 1.6 RANGER XLT 13P PALIO ED CLIO SEDAN 1.0 SANDERO 1.0 MEGANE EXPRESSION 1.6 SANDERO STEPWAY 1.6 NX-4 FALCON NXR 150 C4 PALLAS GLA C4 16GLX I30 2.0 CLASSE A 190 Automática A3 1.8 Automático TURBO / com teto solar SENTRA FRONTIER LE COROLLA L 200 SPORT 4X4 HPE

Amarok Highline cabine dupla 2.0 4x4 completo Preta2012 F-250 XLT 3.9 completa Prata..............................2011 S-10 Rodeio 2.8 4x2 cabine dupla compl.Preta....2011 S-10 Tornado 4X2 cabine dupla compl. Prata........2007 S-10 2.8 cabine dupla completa Verde..............2004 Saveiro Titan 1.6 completa Prata................................2010 Caminhão HR HDB 2.5 c/baú completo Branca...2008 F-1000 HSD XLT 2.5 completa Azul..................1997 Pampa L 1.6 Prata...........................................1994

GM Celta LT 1.0 4p completo Branco..............................2013 Celta Life 2p Prata...........................................2010 Celta life 2p Vermelha ............................................2007 Celta 2P ar/c Branco..............................................2002 Corsa Sedan Premium 1.4 completo Cinza...............2010 Corsa Wind 1.0 4p Preto............................................2001 Corsa Sedan gls 1.6 completo Verde.........................1997 Meriva 1.8 completo Azul.........................................2004 Kadett gl Branco .......................................................1997 Chevette Sl 1.6 básico Prata.......................................1988

VW Fox GII 1.0 4P completo Cinza....................................2011 Crossfox 1.6 completo Prata.......................................2008 Spacefox 1.6 completo Preto.....................................2007 Polo Hatch 1.6 completo Prata..................................2008 Polo Hatch 1.6 completo Prata...................................2003 Gol G5 1.0 4p completo Branco...................................2012 Gol 1.0 4p completo Vermelho..............................2010 Gol Copa 1.6 4p banco de couro completo Prata.......2006 Gol Special 1.0 2p Azul..............................................1999 Gol MI 2P ar/q/limp/dês/tVermelho..........................1998 Gol 1000i básico Vermelho...................................1996 Gol 1000 básico Bege ...............................................1995 Bora 2.0 completo Preta..........................................2006 Pointer gli 2000 2.0 dh Azul.......................................1994 Quantum gl 2000 dh Azul........................................ .1993

FIAT Uno Mille Fire 2p al/tve Azul………………………2004 Uno Mille Fire 2p básico Azul……………………..2002 Uno Mille Fire 4p Vermelha.......................................2002 Palio Fire 4p vê/tve Branco..........................................2004 Palio Fire 2P básico Cinza...........................................2003 Palio ED 4P básico Vermelho.....................................1998 Palio ED 2P básico Azul..............................................1997

FORD Ka Flex 1.6 completo Prata..................................2009 Focus Sedan Automatico Prata.................................2009 Focus Sedan 2.0 completo Prata..............................2009

(55) 3332 3489 AV. DAVID JOSÉ MARTINS, 489 - Ijuí GM GM GM GM GM GM GM VW VW VW VW VW VW VW VW FORD FORD FORD FORD FIAT RENAULT RENAULT RENAULT RENAULT HONDA HONDA CITROEN CITROEN HYUNDAI MERCEDES BENZ

UTILITÁRIOS:

Focus Hatch 1.8lcompleto Branco...............................2002

PRETA VERDE PRETA PRATA AZUL PRETA PRATA VERMELHA PRETA PRATA PRATA VERMELHA PRETA BRANCA VERMELHA PRATA AZUL PRETA PRETA VERMELHA PRATA PRETA PRATA PRATA PRATA PRETA PRATA PRETA PRATA PRATA

1999 1997 2008 2001 2002 2009 2001 1999 2009 2007 2004 2008 2009 2009 2010 2007 2011 2007 2010 1996 2002 2008 2007 2009 2006 2012 2008 2010 2010 2003

PRATA

2006

PRATA BRANCA PRATA VERMELHA

2009 2011 2010 2005

Fiesta EDGE 1.0 4p dh/vê Preto................................2003

CONSÓRCIOS

Fiesta gl 1.0 4p básico Prata.......................................2000 Verona 1.8i gl básico Vermelho.................................1996

RENAULT Logan EXP 1.0 completo Branco................................2011 Sandero Privilége 1.6 completo Preto..................2009 Clio Sedan EXP 1.6 completo Preto..........................2004 Clio Sedan RT1.0 Vermelha......................................2001 Symbol EXP 1.6 completo Vermelho...................2010 Scenic Aut 1.6 completo Preta...............................2007 Scenic Aut 1.6 completo Azul...............................2006

OUTROS

Caminhões Parcelas a partir de R$ 706,69

Automóveis

207 Passio xr sedan 1.6 completo Prata...................2010 206 Allure Flex 1.6 completo Preto.............................2008 C3 glx 1.4 completo Preto..........................................2006 Corolla XLI 1.6 Automatico Prata...........................2005

Parcelas a partir de R$ 144,82

Motos

MOTOS

Parcelas a partir de R$ 115,75

Neo 115 Prata.......................................................2009 Biz 125 KS Amarela...............................................2009

Imóveis Parcelas a partir de R$ 92,26

07/06/2013, 11:19

YBR 125E Verde......................................................2007


28

ESPECIAL

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

Trilha do Botinaço movimentou Santo Augusto Após 4 anos de espera, finalmente concretizou-se a II Trilha do Botinaço. Com o apoio do Poder Executivo e da SEDAGRO (meio ambiente), o projeto obteve aprovação em todas as instâncias. Cumpridas todas as formalidades na secretaria competente, o Jeep Club Santo Augusto iniciou o processo de operacionalização da trilha, a qual foi realizada nos dias 31 de maio (com recepção na sede da Afucotri) e 1º de junho, pela manhã. A largada contou com a participação de 80 jipeiros vindos de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da República Argentina.

Prefeito Zé Luiz e Leonir, presidente do Jeepe Clube Santo Augusto

CIDADES REPRESENTADAS - Palmeira das Missões - São Luiz Gonzaga - São José do Inhacorá - Panambi - Palmitos/SC - Boa Vista do Buricá - Três de Maio - Dr. Maurício Cardoso - Senador Salgado Filho - Sobradinho - Carazinho - Santo Ângelo - Seberi - Cunha Porã/SC - Ijuí - Santa Rosa - Guarani das Missões - Piratini - Chapada - Mondaí/SC - Boa Vista das Missões - Horizontina - San Vicente/AR - Oberá/AR - Mato Queimado

Inicio da trilha Aguardando

Willyam puxando a trilha Galera de Mato Queimado e São Luiz Gonzaga Abrindo trilha Jeep argentino

Jipeiros de Mondaí

Galera de Panambi e Sobradinho Dando um botinaço (acelerando forte) Jeep Clube da Argentina

Equipe Jeepe Clube Santo Augusto

Preparativo do almoço

AGRADECIMENTOS COMÉRCIO - CALÇADOS ZAN - TARUMÃ VEÍCULOS - SILVIA ENXOVAIS - SUPER PARA TODOS - FARMAZÉ - FARMAVIDA - FARMÁCIA CENTRAL - DDR CONFECÇÕES

28COLOR.pmd

1

- KATITA SPORTS - PADARIA CENTRAL - BADULAQUE PRESENTES - MECATRONICA LAUER - TORNEARIA HM - BORRACHARIA DO TIGRE - PADARIA DO LOTÁRIO - METALURGICA DOIS IRMÃOS - POSTO 2002 - CRESOL - COOPERATIVO CRÉDITO

Equipe de Apoio Jipe Clube

Trilha do Botinaço

Maizena

TRÂNSITO PROPRIETÁRIOS CARMELIANO ZAMBONI ALVORINDO ROMERO CARLOS IVANOVITCH DEPIERE VANDERLEI ROPPA

EXECUTIVO MUNICIPAL PREFEITO JOSÉ LUIZ ANDRIGHETTO VICE NALDO WIEGERT SEDAGRO – PAULO R. A. DOS SANTOS OBRAS – VALDEZ KRAMPE SAÚDE – LURDES S. SCHERER DESA - ALVAIR RICTHER

07/06/2013, 11:21

BRIGADA MILITAR, TENENTE MAURO LUIZ SIMM DE FAVERI POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL, SGT. LEANDRO DE OLIVEIRA Todas as pessoas que trabalharam voluntariamente em prol do JEEP CLUBE SANTO AUGUSTO


CAMPO NOVO

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

29

Dia do Desafio em Campo Novo As festividades do 54º Aniversário de Campo Novo iniciaram dia 29 do mês de maio, com atividades relacionadas ao Dia do Desafio, onde o Pref. Menusi juntamente com seu secretariado, diretores, professores e alunos das escolas municipais começaram o dia realizando exercícios de aquecimento e alongamento, logo após praticaram uma caminhada agregada com “piques” de corrida, com o roteiro iniciado no Ginásio de Esportes se estendendo pela avenida principal até o prédio das secretarias de Educação e Assistência Social, onde ali foi desenvolvida uma série de exercícios e movimentos dançantes ajudando fortalecer os músculos e aguçando a disposição, sempre acompanhados da intenção de execrar o sedentarismo, aproximando cada vez mais as pessoas para uma vida mais saudável e ativa através de ações esportivas diárias que são impres-

cindíveis. Na oportunidade a Secretária de Saúde Patrícia Nascimento alertou sobre os males que a falta de exercícios acomete as pessoas, doenças como pressão alta (problemas cardíacos), indisposição para executar atividades simples, pelo maleficio do álcool e tabagismo e tantas outras formas de autodestruição que praticamos, como o descuido com a alimentação, ingestão de alimentos industrializados recheados de conservantes e produtos químicos que contribuem drasticamente para a disfunção do nosso corpo, que é caracterizado pela fragilidade. O Dia do Desafio seguiu a todo vapor o resto do dia realizando atividades esportivas e instruindo a população com informações substanciais para se alcançar uma qualidade de vida mais satisfatória. Assessoria de Comunicação – Pref. Mun. de Campo Novo – RS.

Semana da Valorização da Vida na programação dos 54 anos A semana em Campo Novo iniciou celebrando os 54 anos da cidade com sequência de conferências sobre a Semana de Valorização da Vida. Na terça-feira (04) pela parte da manhã, aconteceu a abertura das palestras, voltada para os professores e educadores. O palestrante convidado, o professor e autor de diversos livros sobre a qualidade de vida Selmo Paulo Wolfarth, iniciou seus trabalhos com um breve discurso, onde convidou todos os educadores a formarem com ele a equipe que

29CAMPONOVOCOLOR.pmd

1

durante a semana se dedicaram juntos para transmitir efetivamente o objetivo das palestras aos alunos e participantes. Vários temas foram abordados, Família, Sexualidade, Drogadição, Limites, Liderança e Trabalho. A Secretária de Educação Marcia da Silva agradeceu a participação de todos os envolvidos, palestrantes, professores, alunos e comunidade em geral. Assessoria de Comunicação – Pref. Mun. Campo Novo –RS.

Baile do Município foi um sucesso No sábado dia 01 de junho aconteceu sociedade o verdadeiro sentimento de o Baile do Município de Campo Novo no respeito e amor pela nossa querida cidade Clube da Saudade. O Prefeito Menusi e a Campo Novo. primeira dama e Secretária da Assistência Social Elena Fronza Menusi estive- Assessoria de Comunicação – Pref. Mun. ram na festa juntamente com o vice de Campo Novo – RS. Scherer e esposa, secretários e demais servidores municipais, e claro, o grande numero de munícipes que lotaram o clube e puderam prestigiar o evento em grande estilo, dançando ao som da banda Doce Mel que abriu a noite, fazendo o público entrar no clima até a atração Os Federais, que executaram sucessos clássicos das bandas e musicas Prefeito Menusi e esposa Elena próprias prendendo o público até o último minuto. Importante ressaltar a participação e compreensão da publico que pode se divertir sem nenhum distúrbio, respeitando toda organização, os seguranças que deram toda a assistência e proteção necessária para que toBanda Doce Mel dos pudessem aproveitar e celebrar os 54 anos da cidade coração da região celeiro. A Administração agradece a todos que de uma forma ou outra colaboraram para que tudo desse certo, alcançando assim o principal objetivo, representar através da alegria em Público lotou o Clube

07/06/2013, 11:22


30

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

GERAL

SANTO AUGUSTO

INFORMATIVO

Grupo comemora 72 anos No dia 29 de maio de 2013, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Andrighetto, carinhosamente conhecida como Grupo, festejou seus 72 anos de existência no município de Santo Augusto. O dia foi cheio de atividades voltadas à comemoração desta data tão significativa. No turno da manhã, professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental realizaram uma gincana envolvendo tarefas educativas e recreativas. À tarde, os alunos dos anos iniciais tiveram oficinas de pintura na face, de informática, de artes e puderam usufruir da cama elástica e do “minhocão”, brinquedos que complementaram a alegria das crianças. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), antecipadamente, comemoraram o aniversário com atividades culturais e de gincana. Em todos os turnos, os educandos saborearam um delicioso bolo e refrigerante, elementos já tradicionais nesta data comemorativa.

Equipe diretiva

www.faisaceleiro.com.br 3781-1111 / 3781-4103

Curso Profissionalizante de Instalações Elétricas teve Aula Inaugural na última terça-feira

Como culminância, na noite do dia 29 ainda, aconteceu um jantar comemorativo no Restaurante Burin. Entre autoridades e além do quadro atual de professores e funcionários, estiveram presentes ex-professores e ex-diretores prestigiando o evento do educandário mais antigo da cidade. A equipe diretiva, juntamente com o Conselho Escolar e o Círculo de Pais e Mestres, aproveita para agradecer a todos que, de uma ou de outra forma, colaboraram para o brilhantismo dessa comemoração que destaca “um lugar especial: educação essencial”.

Quadro de profesores

Ginásio: 49 anos de história

Torta dos 49 anos e os Parabéns para o Ginásio

Aconteceu nesta última terça-feira (dia 04/06), a aula inaugural do Curso Profissionalizante de Instalações Elétricas Residenciais e Comerciais. A aula foi ministrada pelo professor Fernando, o qual irá trabalhar temas como a Eletricidade Geral, Redes Elétricas, Circuitos e Eletrodutos e muito mais. As aulas irão acontecer todas as terças-feiras, das 19h00min até as 22h00min. O curso terá duração média de 6 meses.

Aula inaugural dos Cursos Profissionalizantes em Ronda Alta/RS No último dia 04 de junho iniciaram as atividades na cidade de Ronda Alta, RS, com os cursos Profissionalizantes de Informática, Administração, Web design e Design Gráfico e Montagem, Manutenção e Programação de Computadores. A aula foi ministrada pelo Professor Renan Francescatto, que trabalhou temas como “A Importância de se Profissionalizar” e “Profissionalização X Tecnologia da Informação”. A aula de abertura teve uma média de 100 alunos. Maiores informações nos fones (54) 3364.1902 9120.5440 - 9945.2793.

Hora do Conto, professora Maristela Matter

Numa perspectiva educacional embasada e alavancada pelo conhecimento, a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto completou 49 anos de existência, no dia 03 de junho, sendo referência em excelência na educação a nível Municipal, Regional e Estadual. As comemorações foram organizadas com enfoque Cultural, Cívico e Social, otimizando a interação com a comunidade escolar, buscando o resgate histórico através dos tempos. Entre as atividades desenvolvidas destacamos: - Palestras: Dr. Antônio Vanderlei da Luz Pereira (manhã) e Nilva Cazarolli (tarde) sobre “O valor da educação nos dias atuais”; - Vídeo: Flicka 2 ( 4º e 5º ano E.F) - Hora do Conto, ministrado pela professora Maristela Matter (1º ao 3º ano E.F) O Ensino Noturno teve a honra de participar de um momento de cidadania com a presença da Sessão da Câmara de Vereadores na Escola. No dia 05 de junho ocorreu a confraternização entre os segmentos constituintes da Escola nos três turnos com o “Bolo Festivo”, o qual foi preparado pela professora Anemari Mobs, merendeiras e mães do Clube de Mães. A trajetória do Ginásio se fez, se faz e continuará se perpetuando através de ações de pessoas imbuídas de um espírito de luta, dignidade e perseverança, na constante busca de uma educação eficiente. Ao expressar o reconhecimento a todos aqueles que contribuíram para que a Escola ocupasse seu espaço de destaque, a Direção da Escola, através do diretor, professor Élio Pithan da Silva, deixa um sincero “Muito Obrigado!” “Celebrar a relação é fortalecer os vínculos. Renovar os laços é ressignificar os valores. Esse é o meu, o seu, o nosso Ginásio”.

30G.pmd

1

Palestra professora Nilva Cazarolli

Sessão da Câmara de Vereadores

Carelisa Stoffel - Imprensa – FAISA Faculdades imprensa@faisaceleiro.com.br

Palestra Dr. Antonio Vanderlei L. Pereira

07/06/2013, 11:24


GERAL

DESA tem novo diretor

dades neste primeiro momento são as finais dos campeonatos municipais de Bocha e Máster 43 e a participação de Santo Augusto em competições regionais como a Taça RBS de Futsal e o Gauchão de Várzea. O DESA também tem em sua estrutura a servidora Jane Fernandes que é a responsável pela Seção de Apoio Técnico.

O Departamento de Esportes do Município de Santo Augusto (DESA), desde o início do corrente mês, tem novo Diretor. Trata-se de Diogo Rian Fernandes Bidinha que ora assume o comando do departamento esportivo no lugar de Alvair Richter que até então era o titular da pasta. Mesmo com a saída, Richter vai estar ao lado de Diogo até o final dos campeonatos de Bocha e Máster 43. Ele assumiu o cargo no inicio do ano junto com a administração de Zé e Naldo e os motivos que o levaram a deixar o cargo, foi à falta de tempo para conciliar o trabalho privado com o público, já que ambos requerem tempo e dedicação. O novo diretor de Esportes de Santo Augusto, disse que o cronograma estabelecido no início do ano será seguido e que as priori- Prefeito com o termo de posse do novo diretor

INFORMATIVO DA CÂMARA DE VEREADORES DE INHACORÁ A Câmara Municipal de Vereadores de Inhacorá esteve reunida em Sessão Ordinária no dia 04 de junho de 2013, terça-feira, às 20:00 horas, na Sala de Sessões, sob a Presidência do Vereador Emerson Cavali de Vargas, com a presença dos seguintes edis: Arnaldo Mariano de Oliveira, Cristóvão Euzébio da Silva, Derli Barcelos, Inês dos Santos Bueno, Samuel Pacheco de Oliveira, Sirlei Cleci Rolim, Valtair José de Moura e Veranice Santos Rolim. Na Sessão foram analisadas as seguintes matérias: Ø Indicação protocolada sob n° 014/2013 de iniciativa do V ereador Cristóvão Euzébio da Silva, indicando “Que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente crie um Projeto de Lei criando o Serviço Inspeção Municipal- SIM” a qual estava baixada para estudo na Comissão de Constituição Justiça e Redação, onde recebeu o Parecer n° 010/2013, opinando pela aprovação da Indicação, colocada a mesma em votação foi aprovada por unanimidade de votos; Ø Indicação protocolada sob n° 015/2013 de iniciativa do V ereador Cristóvão Euzébio da Silva, indicando “Que o Executivo Municipal crie um projeto de lei criando um programa que venha incentivar o esporte da cidade e do interior, com o objetivo de que com esse programa possa buscar recursos junto aos governo Federal e estadual para destinar ao esporte do município, com finalidade de revigorar o esporte da cidade e do interior em todas as suas modalidades”, a qual estava baixada para estudo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde recebeu o Parecer n°01 1/2013, opinando pela aprovação da Indicação, colocada a mesma em votação foi aprovada por unanimidade de votos; Ø Indicação protocolada sob n° 016/2013; de iniciativa do V ereador Derli Barcelos, indicando “Que o Executivo Municipal, crie a lei do SIM (Sistema de Inspeção Municipal)” a qual ficou como reforço da Indicação n°014/2013 por versar sobre a mesma matéria e esta ser protocolada por primeiro; Ø Indicação protocolada sob n° 017/2013 de iniciativa do V ereador Derli Barcelos indicando “Que o Executivo Municipal, providencie em todos os órgãos públicos acessibilidade aos portadores de deficiência” a qual foi baixada para estudo na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, onde recebeu o Parecer nº 021/2013 opinando pela aprovação da Indicação, colocada a mesma em votação foi aprovada por unanimidade de votos; Ø Indicação protocolada sob n° 018/2013 de iniciativa do V ereador Emerson Cavali de Vargas indicando “Que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras, providencie a instalação de rede de água, do sistema de abastecimento de água do Rincão dos Câmeras até a residência do senhor Natalino Minetto” a qual estava baixada na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, onde recebeu o Parecer nº 022/2013 opinando pela aprovação da Indicação, colocada a mesma em votação foi aprovada por unanimidade de votos; Ø Indicação protocolada sob n° 019/2013 de iniciativa do V ereador Emerson Cavali de Vargas indicando “Que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras providencie o encascalhamento da estrada de Jaimir Ivan Câmera e Anadir Lima dos Santos, da estrada geral até suas residências, na localidade de Ponte do Buricá” a qual foi baixada para estudo na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, onde recebeu o Parecer nº 023/2013 opinando pela aprovação, colocada a mesma em votação foi aprovada por unanimidade de votos; Ø Projeto de Lei do Executivo 014/2013 protocolado sob o mesmo numero, que “Autoriza a Abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento 2013 e da outras Providências”, o qual foi baixado para estudo na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, onde recebeu o Parecer nº 017/2013 opinando pela aprovação, colocado o mesmo em votação foi aprovado por unanimidade de votos; Ø Projeto de Lei do Executivo 015/2013 protocolado sob o mesmo número, que “Autoriza a Abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento 2013 e da outras Providências”, o qual foi baixado para estudo na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, onde recebeu o Parecer nº 018/2013 opinando pela aprovação, colocado o mesmo em votação foi aprovado por unanimidade de votos; Ø Projeto de Lei do Executivo 017/2013 protocolado sob o mesmo numero, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a alterar o CAPUT do art. 2°, da Lei Municipal n°555/2009, de 29 de outubro de 2009”, o qual foi baixado para estudo na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, onde recebeu o Parecer nº 020/2013 opinando pela aprovação, colocado o mesmo em votação foi aprovado por unanimidade de votos.

Sexta-feira, 07 de junho de 2013

GENOMA Colorado de Tenente Portela Neste último final de semana o Genoma Colorado de Tenente Portela, participou de uma etapa da Taça Riograndense de Futebol, organizada pelo Genoma Colorado do Estado, a equipe de Tenente Portela que conta também com atletas de Redentora participou das categorias Mirim, Infantil e Juvenil, os jogos da fase Semifinal foram realizados na cidade de Rio Grande e a equipe de Tenente Portela disputou jogos com as equipes de Cruz Alta, Candiota e Rio Grande, os resultados foram os seguintes: FASE SEMIFINAL Categoria Juvenil: Genoma de Tenente Portela 3 x 1 Genoma de Cruz Alta Categoria Infantil: Genoma de Tenente Portela 1 x 1 Genoma de Candiota Categoria Mirim: Genoma de Tenente Portela 4 x 2 Genoma de Rio Grande

1

As Equipes Juvenil e Mirim se classificaram para a final que acontecerá em data a ser marcada e será no Estádio Beira Rio na cidade de Porto Alegre. Na oportunidade estavam presentes os Olheiros do Internacional que escolheram 03 atletas que participam da Escolhinha do Genoma de Tenente Portela, um natural da cidade de Redentora, um de Palmitinho e outro de Tenente Portela. O Coordenador do Genoma Colorado Responsável pelos atletas de Redentora o Senhor José Frey e o Professor Roger Willian de Almeida Arruda e o Secretário Municipal de Esporte Senhor Adilson Mainardi, parabenizam os atletas escolhidos pelo Internacional e as equipes classificadas para a final, também agradecem a Administração Municipal de Redentora pelo apoio ao Genoma Colorado.

Eduardo Lorenzoni

Renato Marodin

lorenzonisf@bol.com.br

remarodin@yahoo.com

FUTEBOL DA DUPLA Vitória, negócio e Brasileiro

Marcas; Pontos; Faltas e Jorge H

Acordar com uma vitória (mesmo não convincente) já deixa o dia com outro astral, pela primeira vez o time mostrou uma evolução em campo, as vezes uma mexida no time acerta o time, Biteco entrou bem, mas foi Elano que saiu do banco e fez o gol da vitória, no ângulo, deixando o goleiro do Vitória sem reação. Fernando recebeu proposta de R$ 36 milhões do Shakhtar Donestk (UCR) e deverá se juntar a Wellinton Nem no futebol ucraniano, está apenas aguardando um direito de preferencia de 3 dias que o Napoli (ITA) tem, perante o empréstimo de Vargas ao Grêmio no inicio do ano. Clube ficará com 27,8 milhões (60%). Direção já trata da reposição de Fernando e está com tratativas avançadas com Cristian Riveros, 31 anos, atualmente no Kayserispor, da Turquia, jogou as copas do mundo de 2006 e 2010, pela seleção do Paraguai, contratação que deve ser definida até o final de semana. Com a nova politica de mesclar jovens em meio aos “veteranos” do tricolor, o Grêmio contratou Wendell, 20 anos, veio do Londrina, destaque do campeonato paranaense. André Santos fora dos planos, Fábio Aurélio machucado e Alex Telles recebeu uma proposta da Europa deve estar de saída. Vem mais novidade por aí, Rui Costa está garimpando o mercado, em busca de jovens talentos para despontar no tricolor, lateral direito, zagueiro, volante e um meia ele ainda vasculha no mercado. Com dinheiro do Fernando fica mais fácil. Vasco quer Marcelo Grohe e Saimon para o brasileiro por empréstimo. Grêmio é o segundo colocado por aproveitamento no campeonato brasileiro e o quarto em pontos, como resta dois jogos ainda antes da parada para a Copa das Confederações pode terminar como líder. O próximo jogo é Grêmio x Atlético MG, em Sete Lagoas-MG, no dia 09/06 às 18:30 e no dia dos namorados (12/06) o Grêmio enfrenta o São Paulo na Arena às 22:00, é vencer ambas para assumir a ponta.

Marca – a marca Inter, ficou entre as 50 mais valiosas de clubes de todo mundo. A Brand Finance, empresa inglesa, líder em análises de marcas no mundo que realiza a avaliação anual, cabe o clube saber usar essa marca. Em casa – não jogamos nada, mas, além disso, fomos descaradamente roubados no jogo contra o Bahia, o Sr. Edivaldo P da Silva do PR, ridicularizou o jogo. No primeiro gol baiano houve duas faltas na ponta direita e ele nada marcou. Pontuação – em 12 pontos disputados e totalmente possíveis de serem alcançados, atingimos 5 ou seja, menos de50% de aproveitamento. Fred – fez duas excelentes partidas, porém, na quarta tudo desandou, o guri ainda está inconsistente. Faltas – contra Bahia e Portuguesa D’ale sofreu 15 faltas (8 e 7 respectivamente), na quarta aos 25 do segundo tempo após ser derrubado e pisoteado pelo camisa 5 adversário reclamou do árbitro de tomou cartão amarelo. Será que ele está errado tomando tanta “pegada” assim?? Jorge H. - acredito ser boa contratação, só não entendo porque a demora para trazê-lo, se ficou 42 dias parado no clube paulista. Esquema – com Jorge H., Dunga pode recuar Fred para volante e jogar com uma linha de três na frente deles, Forlan, D’ale e Jorge. Ganharíamos em velocidade de jogo.

ESTADODORIOGRANDEDOSUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VALÉRIO DO SUL

EXTRATO DISPENSA LICITAÇÃO N.º 19/2013 Objeto: Aquisição de filtros e óleos especiais para Motoniveladora Catterpiller. Base legal: art. 24, inciso XVII, da Lei nº 8.666/93. Fornecedor: PARANA EQUIPAMENTOS S A. CNPJ: 76.527.951/ 0027-14 Valor: R$ 1.123.74 (Um mil cento e vinte e três reais e setenta e quatro centavos). São Valério do Sul, RS, 06 de junho de 2013. Jairo Fernandes do Espírito Santo, Prefeito Municipal.

Nada mais havendo, o Presidente deu por encerrada a Sessão, marcando a próxima Sessão Ordinária ficou marcada para o dia 25 de junho de 2013, terça-feira às 20:00 horas.

31GERAL.pmd

31

07/06/2013, 11:30


○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ Informando a região desde 05/03/70

Pizolotto é destaque no Rio Grande a fora

No último final de semana do mês de maio, realizou-se na cidade de Palmeira das Missões, o 28° Carijo da Canção Gaúcha que é um dos maiores festivais de músicas nativistas do Estado. O declamador, gaiteiro e agora o mais novo compositor, que participa de eventos representando o CTG Pompílio Silva de Santo Augusto-RS, inscreveu-se no festival pela fase local, em razão do mesmo residir no município, onde cursa Ciências Econômicas, na UFSM, Cesnors. Foi a primeira vez que Pizolotto participou da triagem de um festival de músicas. Conforme o regulamento do mesmo, das 50 inscritas na fase local, onde participam apenas compositores, músicos e intérpretes de Palmeira das Missões, foram selecionadas 10 composições para serem apre-

32CCAPA.pmd

1

07/06/2013, 11:31

sentadas na primeira noite do festival. Dentre as classificadas, estava a música ASSIM CEVO MEU MATE, uma vaneira com letra de Luiz Paulo Pizolotto dos Santos e música de Gustavo Thomazi Zart em parceria com José Airton de Souza. Na noite do festival foram levados ao palco, Gustavo Zart na gaita botoneira, José Airton no violão solo, Luiz Campos no violão base, Fagner Souza na bateria, Chico Koning no contra-baixo, com interpretação musical de Paulo Sérgio de Almeida e declamação de Luiz Pizolotto. “Fomos bem na apresentação, saiu conforme eu estava esperando. Não obtivemos classificação para a final de domingo mas já é de grande valia ter conquistado a classificação neste grande evento, sabendo que é meu primeiro trabalho musical. Ano que vem tem mais e se Deus quiser e permitir, quero estar no palco novamente. O importante é não desistir” - disse Luiz Paulo. Um final de semana após o Carijo, no primeiro do mês de junho, esteve participando do XXXIII Rodeio Crioulo Estadual de Fontoura Xavier-RS, na 14ª Região Tradicionalista, juntamente com a Invernada Juvenil do CTG Pompílio Silva de Santo Augusto-RS. Pizolotto provou que admira a arte declamatória e participa porque gosta. No evento conquistou o título de Campeão na Modalidade Declamação Peão Adulto. “Agradeço de coração à secretaria do CTG, bem como os integrantes da Invernada, por não medirem esforços para que chegássemos a tempo no rodeio. Mesmo sabendo que se apresentariam apenas na noite de domingo, saímos na madrugada pois eu declamaria provavelmente durante a manhã”, enfatizou Pizolotto. Ele espera que venham outros eventos pois o que realmente gosta é de levar adiante à cultura gaúcha através de suas declamações e das músicas em sua gaita de botão.

Jornal  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you