a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 6

} EMPREENDEDORES

O incrível resgate do brincar para o futuro Ele largou o confortortável emprego na IBM paracorrer atrás de um sonho que é resgatar o brincar. aprende a superar seus limites e cria vínculos afetivos de forma mais saudável e presencial. Além disso favorecemos o desenvolvimento da psicomotricidade através de jogos lúdicos. Cleide - Pedagoga - Estão tendo algum patrocinador ou apoio financeiro para custear esse projeto?

Eduardo Pio de Araújo e família, em casa controla acesso aos eletrônicos: “Brincar com qualidade é ganhar tempo que contribui para formação do caráter e valores de uma criança” RevivaviveR é uma simplicidade que encanta. Pedimos à nossa colunista, a pisicóloga Dinorá Paulo da Silva, sua visão sobre esse ousado projeto e ela escreveu:

O

nesse desejo incessante de levar a brincadeira à convivência de pais e filhos, de adultos e crianças porque a brincadeira é universal, é própria da nossa saúde e facilita o nosso crescimento!”

“Ante ao projeto ousado de Eduardo sobre voltar às velhas brincadeiras infantis, minha crítica é positiva porque na verdade ele está ajudando os pais a se comunicarem com seus filhos através do brincar, pois ‘é no brincar, segundo D.W.Winnicott (1975) e talvez apenas no brincar que a criança ou o adulto fruem sua libertdade de criação’. Este autor diz ainda que ‘é com base no brincar, que se constrói a totalidade da experiencia existencial do homem.’ Quero parabenizar Eduardo por se arriscar ao novo projeto,

Também enriqueceram essa entrevista com suas perguntas:

10 O Campeão

NOVEMBRO DE 2015

Luciana, Economista - Sabe-se que o ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança em diversos aspectos. Você poderia nos explicar como esses jogos e brincadeiras contribuem para esse desenvolvimento? EDUARDO - Ao brincar a criança se movimenta, estimula a criatividade e o raciocínio. Com o projeto RevivaviveR focamos na socialização pois a criança

EDUARDO - Esperamos fechar um convênio com algum órgão público ou empresas, que apostem na ideia. Concomitante a RevivaviveR tem uma loja virtual diferenciada de brinquedos educativos e pedagógicos. Convido a todos os leitores a conhecerem e aproveitar. Site da loja www.revivaviver.com.br Viviani, Contadora - Empire Administração de Condomínios - Hoje, boa parte da população das grandes cidades vive em condomínios e a questão da convivência pacífica entre seus moradores nem sempre é tarefa fácil para síndicos e administradores, onde não há um planejamento para uni-los numa convivência harmoniosa. Como o projeto RevivaviveR pode contribuir neste aspecto? EDUARDO - A RevivaviveR também foca condomínios, levando brincadeiras que estimulem a curiosidade dos moradores em participar e interagir mais entre pais e filhos e entre os vizinhos também. Essas brincadeiras tiram as famílias dos apartamen-

tos para curtirem o convívio nas áreas sociais do prédio inclusive com os idosos e adolescentes, fato não muito comum hoje em dia. Temos possibilidades colocando brincando a criança, o adolescente, o adulto e o idoso num convívio super agradável. Marilene - Professora Nutricionista - Com a ideia definida, como foi para começar a colocá-la em prática? EDUARDO - Como todo início de projeto ou empresa, demandou tempo, pesquisas, planejamento. Começamos por pequenas ações levando atividades lúdicas usando brincadeiras antigas. Essas ações causaram euforia entre adultos, por exemplo, quando rodavam novamente um pião que há anos não o faziam, ou uma criança que rodava pela primeira vez. Andar de carrinho de rolimã com seu filho, ou poder ensinar os pequenos a jogar taco “bets”. Começamos a receber convites para demonstrar nosso trabalho e a aceitação tem sido muito boa. A cada 15 dias levamos o projeto ao Bosque Manoel Jorge no bairro Jardim Santa Rosa e lá desenvolvemos as atividades em parceria com o projeto Xadrez e Damas da Secretaria de Esportes de Nova Odessa. Marilene - E as dificuldades e facilidades encontradas? Houve algum apoio institucional ou você pegou o “touro pelo chifre sozinho”?

EDUARDO - Ha ha ha! Ainda estamos nos equilibrando em cima do touro... Até o momento estamos sem apoio institucional, É uma das dificuldades que estamos tendo, mas acreditamos que isso irá melhorar pois está havendo grande aceitação e elogios de todos. Isso facilita e nos impulsiona a acreditar e levar adiante.

temas motivacionais as equipes de trabalho e promover reflexões construtivas que favoreçam o crescimento pessoal e profissional também. Dentro das empresas podemos desenvolver treinamentos, relacionamentos ao tema citado e trabalhar de forma interativa em convenções, workshops, etc. O Campeão - “Emprego na IBM é segurança para um especialista. Entretanto, o sonho fixo na cabeça do empreendedor é fogo em capim ladeira acima. Mas... E a responsabilidade à esposa e aos filhos? Houve crise de consciência ante à decisão de ruptura para com o conforto?”

Simone - Professora - Como você lida com as tecnologias em sua casa? Como é a reação do seu filho em relação a essas brincadeiras, como toda criança ele com certeza gosta de vídeo game, tablete e jogos eletrônicos, como você controla ou orienta essa situação? EDUARDO - Boa pergunta. Trabalhei muitos anos com tecnologia e tinha isso como rotina. Observamos que muitas crianças ficam horas envolvidas com os eletrônicos por serem mais “atrativo ou muitas vezes, por comodismo nosso”. Já passamos por isso, e precisa de atenção diária. Em casa controlamos ao máximo os horários para o uso de jogos e outras telas. Temos 2 filhos, um menino de 6 e uma menina de 2 anos. Brincamos com eles e inserimos essas brincadeiras em nossa rotina, e quando proporcionamos esse contato, as duas partes acabam sendo beneficiadas. Sabemos que não é fácil, mas é necessário dosar os limites, pois sabemos que isso contribuirá para um desenvolvimento saudável.

Eduardo aperfeiçou uma ideia tradional e chegou ao rolemã “Tripla-emoção”.

Camila – Psicopedagoga - Como a RevivaviveR trabalha com treinamento dentro das empresas? EDUARDO - A RevivaviveR considera fundamental a participação dos funcionários em palestras relacionadas ao tema Brincar e Resgate para o desenvolvimento no trabalho. É preciso levar

EDUARDO - Houveram muitas crises sim, mas em certo momento de nossa vida, começamos a nos questionar se o que fazemos é realmente o que acreditamos e gostamos. Estava nesse “conforto” mas tomei essa decisão de tentar algo novo, e trabalhar com Brinquedos e Brincadeiras, incorporando esta proposta da RevivaviveR, que chama a atenção para as brincadeiras antigas e proporciona boas emoções. Dinorá Paulo - Psicóloga Você acredita que podemos voltar às brincadeiras infantis, se hoje muitos pais não fazem questão de brincar com seus filhos, preferindo lhes dar um eletrônico deixando-os alienados, alegando falta de tempo?

EDUARDO - O ideal seria que a criança não tivesse esse contato precocemente, porém muitas vezes os pais querem dar aos filhos tudo o que não tiveram na sua infância, um eletrônico não pode ser dado para compensar sua ausência, quando o tem, o uso precisa ser muito bem monitorado quanto ao tempo e o que está sendo usado. As crianças não têm mais a mesma liberdade que tínhamos, nosso papel hoje como pais e responsáveis é incorporar essas brincadeiras na rotina delas. Brincar com qualidade é ganhar tempo que contribui para formação do caráter e valores de uma criança. Dinorá - Antigamente as crianças usufruíam das brincadeiras infantis, porém hoje, a tecnologia adentrou na vida das crianças. Como você acredita que podemos unir o passado e o presente nos dias atuais? EDUARDO - Fazendo com que o presente das crianças seja regado de qualidade e bem-estar, resgatando o brincar que antigamente era natural e vemos que nos dias atuais estão sendo deixados para traz. A tecnologia é um fato, não tem como ficar fora dela, mas o uso moderado, adequado e equilibrado é a melhor forma de demonstrar os benefícios, inclusive os pais tendo consciência e dando o exemplo do seu dia-a-dia. n

O Campeão NOVEMBRO DE 2015 11

Profile for Eurípedes Freitas

O campeão 166  

O campeão 166  

Profile for ocampeao
Advertisement