Page 1

NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

O

OBSERVATÓRIO

DA

CHINA (OC)

foi fundado a 28 de

dezembro de 2005 e apresenta, na presente newsletter as principais iniciativas entre outubro de 2016 e julho de 2017, assim como a nova composição dos órgãos sociais da organização para o triénio 2016-2019.

3.ª CONFERÊNCIA CONJUNTA PARA A COOPERAÇÃO NO SECTOR EDUCATIVO ENTRE A PROVÍNCIA DE JIANGSU, MACAU E PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROTOCOLO COM A PROVÍNCIA DE JIANGSU

CONTINUIDADE DO PROJETO DA BIBLIOTECA/ PORTAL DIGITAL SOBRE MACAU-CHINA: FONTES DO SÉC. XVI AO XIX – 3.ª FASE

EXPOSIÇÃO “CANTÃO E A ROTA MARÍTIMA DA SEDA” ÉVORA, SET-DEZ 2017


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

THINK TANK EUROPEU A convite da Universidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China o Presidente do Observatório da China participou no Think Tank Europeu 2016 sobre as relações globais entre a China e a Europa – China-EU Relations of Compass Project (12 e 13 de outubro de 2016).

VISITA À BIBLIOTECA NACIONAL DA CHINA, PEQUIM Na sequência do interesse demonstrado pela Biblioteca Nacional da China, numa parceria com o Observatório da China, para a utilização da Biblioteca Digital Fontes Macau-China, o Presidente do OC visitou a Biblioteca Nacional da China (18 de outubro de 2016).

1


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

6. ª CIMEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO COMERCIAL E INDUSTRIAL DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A iniciativa que teve lugar na Província de Jiangsu e Macau e, a fim de reforçar a importante relação entre as cidades de língua portuguesa e cidades e províncias da China, uma importante delegação da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) esteve pressente. O OC esteve igualmente representado, a convite do Governo da Província de Jiangsu (20 a 23 de outubro de 2016).

2


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

3.ª CONFERÊNCIA CONJUNTA PARA A COOPERAÇÃO NO SETOR EDUCATIVO ENTRE A PROVÍNCIA DE JIANGSU, MACAU E PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A convite do Departamento de Educação do Governo Provincial e da Universidade de Yangzhou o OC colaborou nos trabalhos preparatórios desta conferência, assim como interveio na sessão plenária, onde apelou ao reforço dos laços entre as universidades chinesas e as dos países de Língua Portuguesa, como forma essencial para o desenvolvimento do conhecimento e sua partilha em programas bilaterais de resposta aos problemas das sociedades globalizadas da atualidade, pautados pelo interesse mútuo, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. O OC testemunhou da Cerimónia Oficial do estabelecimento da Rede de Universidades dos Países de Língua Portuguesa com Jiangsu e Macau (25 de outubro de 2016). 3


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

PARQUE PARA A COOPERAÇÃO, WUJIN O OC acompanhou uma visita, conduzida pela UCCLA, ao Parque para a Cooperação instalado no Distrito de Wujin, da cidade de Changzhou, onde futuramente serão construídas, pelo governo da Província de Jiangsu e da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), as instalações para a cooperação com as cidades dos Países de Língua Portuguesa com Jiangsu e Macau. Nas imediações existem já laboratórios conjuntos com outros países, como Israel. Esta é uma primeira iniciativa que objetivamente consolida o relacionamento entre as cidades de língua portuguesa e cidades da China (26 de outubro de 2016).

4


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

PROTOCOLO COM A PROVÍNCIA DE JIANGSU Houve uma cerimónia de assinatura do Protocolo entre o Observatório da China e o Governo Provincial de Jiangsu, através da sua Associação de Amizade para com os Países Estrangeiros (AAPE). Tendo como testemunhas a delegação da UCCLA, composta pelo seu Secretário-geral, Dr. Vítor Ramalho e pelo seu Vice-presidente, Dr. Pedro Palhinha. Tendo assinado pela AAEP o seu Vice-Presidente Dr. Cai Xisheng e pelo OC o seu Presidente, Dr. Rui Lourido (26 de outubro de 2016).

5


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

3.ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PONTES EUROPA-CHINA O OC esteve representado na 3.ª Conferência Internacional Pontes Europa-China pelo seu Presidente, na qualidade de orador. A iniciativa teve lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (9 a 11 de novembro de 2016).

I FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL-CHINA

Este fórum teve como propósito a multiplicação as redes de contacto entre os participantes, identificando, construindo e consolidando novas oportunidades de negócio, assim como para a própria partilha de experiências e aumento do conhecimento recíproco sobre as futuras estratégias de investimento e internacionalização. O Presidente do OC apresentou uma comunicação, no painel Educação e Cultura, subordinada ao tema “The valorisation of the Portuguese-speaking space. The growth of the art market, luxury goods and gourmet” (15 e 16 de novembro de 2016). 6


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

VISITA AO CENTRO DE LÍNGUA CHINESA, PORTAL MARTIM MONIZ O Observatório da China reuniu com a Diretora Pedagógica do Centro de Língua Chinesa do Portal Martim Moniz. Para além de desenvolver um protocolo que permite aos associados do OC um desconto na inscrição nos cursos, o OC passará a divulgar com maior frequência as diferentes ofertas académicas, com o objetivo de através da educação aprofundar o conhecimento entre povos.

OC NO ELEARNING: DLC – DISTANCE LEARNING COMPANY

O Observatório da China desenvolveu uma Parceria que visa o ensino do Português à distância. Uma ponte através da língua e da educação! Aceda à plataforma através de:

elearning-oc.dlc.pt (dezembro 2016) 7


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

EMBAIXADA APRESENTA CONCLUSÕES DO CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS A convite do Senhor Embaixador da China, Dr. Cai Run, o Observatório da China fez-se representar pelo seu Presidente Rui Lourido e pelo Vice-presidente Carlos Carreira na reunião de apresentação das conclusões da 6.ª Sessão Plenária do 18.º Congresso do Partido Comunista da China, realizada na Embaixada da República Popular da China (2 de dezembro de 2016).

COMEMORAÇÃO DO ANO NOVO CHINÊS ANO DO GALO EM LISBOA A comemoração contou com a participação de vários artistas e atividades, de entre elas, um desfile da Dança do Dragão, na Avenida Almirante Reis. Tomaram a palavra várias personalidades pertinentes na relação entre Portugal e a China, de entre elas, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (12 de janeiro de 2017).

8


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

SEMINÁRIO ECONÓMICO, COMERCIAL E CULTURAL ENTRE CHANGZHOU E LISBOA Na sequência das visitas à China em finais de 2016 o OC associou-se à realização do Seminário Bilateral de Promoção para a Cooperação Económica, Comercial e Cultural entre Changzhou e Lisboa “Lago Taiho de Changzhou e o Parque de Cooperação de JiangsuMacau” (27 de fevereiro de 2017).

PARCERIA COM O MUSEU DE CANTÃO O presidente do OC reuniu-se com a direção do Museu da cidade de Cantão para ultimar a preparação da exposição de peças originais deste Museu a ter lugar em Portugal no Museu de Nacional Frei Manuel do Cenáculo (09 de março de 2017).

9


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

PARCERIA COM O DEPARTAMENTO DE CULTURA DO GOVERNO DE CANTÃO

. O Presidente do OC foi conduzido pelo Diretor Cultural do Governo da Cidade de Cantão ao ateliê do escultor Xu Hongfei, presidente da academia de escultura de cantão, a fim de preparar uma futura exposição das suas esculturas em Portugal no ano de 2018/2019 (9 de março de 2017).

CONFERÊNCIA SOBRE A ROTA MARÍTIMA DA SEDA E NOVOS DESAFIOS NA CITY UNIVERSITY OF MACAU A conferência decorreu no âmbito do Instituto de Investigação para os Países de Língua Portuguesa com grande afluência de estudantes chineses e foi seguida por um debate muito participado, demonstrando o interesse da população estudantil de Macau nas relações com África, Europa e o Brasil (13 de março de 2017).

10


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

A UCCLA E O OC APOIAM O FESTIVAL LITERÁRIO DE MACAU – ROTA DAS LETRAS A UCCLA realizou uma parceria do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa com o Festival Literário de Macau – Rota das Letras, de forma a aprofundar a colaboração e a troca de experiências entre escritores lusófonos, macaenses, chineses e de outras nacionalidades. Este evento literário teve igualmente o apoio do Observatório da China (4 a 19 de março de 2017).

Nuno Azambuja, Prémio Literário UCCLA 2016; Abraão Vicente, Ministro da Cultura de Cabo Verde; Inocência Mata, Professora; José Manuel Simões, Professor

Escritores Lusófonos no Festival/ EELP

11


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

AUDIÊNCIA COM REITORIA DA CITY UNIVERSITY DE MACAU Estabelecidas as linhas mestras do protocolo a realizar entre a City University e o OC, na reunião com o Reitor da City University de Macau, Shu Guang Zhang, e seu adjunto, Prof. Ivo Carneiro de Sousa, Diretor do Instituto de Pesquisa em Países de Língua Portuguesa Cityu (13 de março de 2017).

CONFERÊNCIA SOBRE A INFLUÊNCIA CHINESA NA EUROPA ATRAVÉS DAS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS (SÉC. XVI AO XIX) A convite do Diretor do Departamento de Língua Portuguesa, Prof. Yao Jingming realizou-se uma conferência sobre a influência chinesa na Europa através das navegações portuguesas (séc. XVI ao XIX) nas novas instalações da Universidade de Macau, na Ilha da Montanha. O Presidente do OC teve a oportunidade de se reunir com o Diretor da Faculdade de Humanidades (13 de março de 2017).

12


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

REUNIÃO COM HUAXIN O Observatório da China reuniu com a presidente Ma Limei e a editora Coco Yin da “Outlook China” na Europa. Desenvolvendo-se uma parceria entre este veículo de comunicação social chinesa e o Observatório da China – a criação de mais uma ponte Portugal-China (11 de abril de 2017).

SEMINÁRIO “A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA NO MUNDO GLOBAL DO SÉCULO XXI” A sessão de abertura contou com a presença do Senhor Embaixador da República Popular da China, Dr. Cai Run e, o 2.º painel, com a participação de dois associados do OC, a Prof.ª Carla Fernandes, docente da Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança e o Dr. Rui Pereira, Ponto Focal de Portugal no Fórum Macau, organizado pelo Instituto Universitário Militar (09 de maio de 2017).

13


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

FÓRUM EMPRESARIAL DAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS ENTRE PORTUGAL, CHINA E A REGIÃO ADMINISTRATIVA DE MACAU

LANÇAMENTO DO LIVRO “PAX SINICA – ALL ROADS LEAD TO CHINA”

Autor: Paulo Duarte é membro do Observatório da China em Portugal, investigador do Instituto do Oriente, PHD em Ciências Políticas, colunista da Revista Sociedade Militar, além de autor de inúmeros artigos publicados em periódicos especializados.

14


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO VOO DIRETO LISBOA // PEQUIM // HANGZHOU // MACAU A efetivação da primeira viagem Portugal China abre novas perspetivas ao relacionamento vindouro entre ambos Estados, pelo que o Observatório da China se congratula com esta marcante realização, desejando que estas ligações aéreas tenham um desenvolvimento harmonioso e se consolidem. Neste mesmo sentido, o Observatório da China esteve presente no lançamento da ligação aérea Portugal China, que teve lugar no Espelho d’Água (11 de julho de 2017).

Fonte: Presstur

AUDIÊNCIA COM O SR. EMBAIXADOR DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, DR. CAI RUN

O Presidente e Vice-Presidente do OC reuniram com o Sr. Embaixador para a apresentação do Programa de Ativades do OC e o Plano da Exposição que se avizinha a 21 de setembro: “Cantão e a Rota Marítima da Seda” (28 de julho de 2017).

15


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

PROGRAMA DE INICIATIVAS A DESENVOLVER 2017/2018 

Continuidade do Projeto da Biblioteca/Portal Digital sobre Macau-China: Fontes do séc. XVI ao XIX – www.fontesmacau.observatoriodachina.org. O conhecimento do papel pioneiro de Macau na História das relações entre o Ocidente e o Oriente propicia aos investigadores e aos leitores em geral, uma maior consciência e uma outra fonte de inspiração para enfrentar, com confiança e criatividade, os desafios do presente e do futuro. O projeto possui já cerca de cento e vinte mil páginas digitalizadas e acessíveis gratuitamente, nesta terceira edição pretende-se também inserir a cartografia e os periódicos;

Inauguração da Exposição Cantão e a Rota Marítima da Seda – 21 de setembro de 2017 às 18h00 Patente de 21 de setembro a 31 de dezembro de 2017 Evento realizado em parceria com o Museu de Cantão, o Museu Nacional de Évora, Frei Manuel do Cenáculo/ Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Évora e a UCCLA.

Conferência e exposição simultânea sobre a Nova Rota da Seda com a Universidade de Évora, uma abordagem contemporânea; Estamos a criar condições para:  A tradução e publicação da obra chinesa “Hai Lu-Zhu – Crónica dos Mares” para inglês e português. Trata-se da primeira descrição chinesa sobre a Europa no séc. XIX publicada à época (1820): traça os catorze anos (1782-1796) de navegações de Xie Qing-gao (1765-1822), ruma num navio português para a Europa, aos dezoito anos, no seu percurso visita os principais portos da Ásia, África, América, e Europa;  Exposição de Esculturas de Xu Hongfei, Presidente da Academia de Escultores de Cantão, a ter lugar no Terreiro do Passo no ano de 2018/ 2019;

16


NEWSLETTER 2016-2017 JULHO 2017

ÓRGÃOS SOCIAIS ELEITOS EM 2017 TRIÉNIO 2017-2019

ASSEMBLEIA GERAL

Yuuy67f6yy g

Fernando António Pereira Presidente

Choi Man Hin Vogal

Yao Jingming Vogal

Rui Lourido Presidente

Zélia Breda Vice-Presidente

Carlos Carreira Vice-Presidente

Fátima Hanaque Vogal

José Sousa Vogal

Carlos Lipari Presidente

Y Ping Show Vogal

Carlos Frescata Vogal

DIREÇÃO

CONSELHO FISCAL

© Observatório da China 2017 Coordenação: Carlos Carreira e Rui Lourido Redação: Raquel Rodrigues Carvalho Periodicidade: Semestral Contactos: Rua de Xabregas Lote E, 13D 1900-440 Lisboa | PORTUGAL Telefone: +351 218 171 617 E-mail: geral@observatoriodachina.org Website: www.observatoriodachina.org

17

Profile for Observatório da China

Newsletter 2016 - 2017 PT  

Observatório da China

Newsletter 2016 - 2017 PT  

Observatório da China

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded