Page 1

NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018 O

OBSERVATÓRIO

DA

CHINA (OC)

foi fundado a 28 de

dezembro de 2005 e apresenta, na presente newsletter as principais iniciativas entre agosto de 2017 e abril de 2018.

RECEÇÃO DA DELEGAÇÃO DE RELAÇÕES EXTERNAS DO GOVERNO DE GUANGZHOU

AUDIÊNCIA MINISTRO DA CULTURA DE PORTUGAL

NOVEMBRO DE 2017

AGOSTO DE 2017

EXPOSIÇÃO “CANTÃO E A ROTA MARÍTIMA DA SEDA” ÉVORA SETEMBRO-DEZEMBRO 2017

O OC INICIA A 3.ª FASE DA BIBLIOTECA/ PORTAL DIGITAL - MACAU/CHINA MARÇO DE 2018

RECEPÇÃO DA DELEGAÇÃO DO GOVERNO PROVINCIAL DE JIANGSU DEZEMBRO DE 2017


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

AUDIÊNCIA MINISTRO DA CULTURA DE PORTUGAL

No dia 25 de agosto de 2017, o Observatório da China reuniu com o Ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes, assim como com o seu Assessor para os Assuntos Internacionais, André Ribeiro Almeida e com o seu Assessor para a Área do Património, Fernando António Baptista Pereira. A reunião no âmbito do reforço das relações entre Portugal e a China, na qual houve oportunidade de apresentar os projetos em desenvolvimento, nomeadamente a organização da exposição do Museu de Cantão em Évora (outubro a dezembro de 2017), e a Biblioteca Digital Macau/ China (atualmente a começar a sua 3.ª fase, para aumentar as 125 mil páginas já disponíveis, com a documentação impressa da Biblioteca Pública de Évora e os periódicos da Biblioteca Nacional de Portugal), e com o apoio institucional do Ministério da Cultura criar sinergias com futuras parcerias, nomeadamente na área da investigação e edição, das exposições e espetáculos.

1


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

SEMINÁRIO SOBRE A CONSTRUÇÃO E PLANEAMENTO URBANÍSTICO PARA OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA 2017 O Observatório da China foi convidado a participar no Seminário sobre a Construção e Planeamento Urbanístico para os Países de Língua Portuguesa, tendo sido representado por José de Sousa, na qualidade de Vogal da Direção. Dando consistência à parceria com a UCCLA, o Observatório convidou o Arquiteto João Laplaine Guimarães, que aceitou representar esta associação de quarenta e cinco cidades de língua portuguesa, espalhadas nos cinco continentes, de entre as quais, a cidade de Macau. A iniciativa, organizada pela Business School de Xangai e China Aid, decorreu entre 15 e 28 de agosto de 2017. O seminário, dirigido aos países de língua portuguesa, contou com a participação de trinta e quatro

representantes de quatro países de língua oficial portuguesa, nomeadamente do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal. Nele estiveram presentes autarcas, técnicos de governos centrais e locais, professores universitários e representantes de instituições. Esta ação inseriu-se no âmbito do investimento no fortalecimento das relações diplomáticas económicas, que a China está a levar a cabo, revelando que está aberta ao mundo e o que de melhor tem para oferecer.

2


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

FÓRUM “CHINA STUDIES IN CONTEMPORARY EUROPE: FROM UNIVERSITIES TO THINK TANKS”

A convite do Centro para Estudos Internacionais da China da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) o presidente do Observatório da China, Rui Lourido, participou no Fórum “China Studies in Contemporary Europe: From Universities to Think Tanks” que teve lugar em Pequim, no dia 22 de agosto.

Workshop on the Intellectual History and Methodology of China Studies Rui Lourido, em representação do OC, participou igualmente num workshop organizado pelo Instituto de História da CASS dedicado à História Oral e aos estudos chineses na Europa. A iniciativa ocorreu a 21 de agosto, em Pequim.

3


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

EXPOSIÇÃO CANTÃO E A ROTA MARÍTIMA DA SEDA A exposição Cantão e a Rota Marítima da Seda foi organizada pelo Observatório da China, com o Museu de Guangzhou e com a Direção Regional de Cultura do Alentejo/ Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Câmara Municipal de Évora, com a parceria do Turismo do Alentejo – ERT e o apoio institucional da Embaixada da República Popular da China, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. A exposição esteve patente ao público de 21 de setembro a 31 de dezembro de 2017, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora. A iniciativa foi um marco histórico nas relações culturais entre Portugal e a China, uma vez que foi a primeira vez que um museu chinês foi autorizado pelo governo chinês a enviar, para Portugal, um acervo desta importância histórica, com peças originais com mais de dois mil anos, de entre elas, algumas recolhidas de escavações arqueológicos em túmulos de antigas dinastias chinesas. A exposição teve como propósito revelar ao público português, peças originais do Museu da cidade de Cantão que comprovam as relações multisseculares com a Europa e Portugal através da rota marítima da seda. A inauguração, no dia 21 de setembro, contou com a presença de uma delegação com várias personalidades da China, a referir a Diretora Cultural do Governo da Cidade de Cantão, Ou Caiqun, pelo Diretor do Museu de Cantão, Li Minyong, acompanhados de Liang Huazhi e Deng Yumei; o Embaixador da China em Portugal, Cai Run, acompanhado de uma delegação; o Ministro da Cultura de Portugal esteve representado pelo seu assessor para o património e Museus, Fernando António Baptista Pereira; pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; Diretor do Turismo Regional do Alentejo,

4


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

António Ceia da Silva, entre outros nomes de relevo das relações bilaterais entre Portugal e a China. O Observatório da China esteve representado pelo Presidente da Direção, Rui d’Ávila Lourido, Vice-Presidente, Carlos Carreira, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando António Baptista Pereira e o Presidente do Conselho Fiscal, Carlos Lipari. A cerimónia de inauguração contou com a atuação de um grupo coral do Alentejo e foi encerrado por um banquete, servido no Hotel Convento do Espinheiro. .

5


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

FEIRA INTERNACIONAL DE MACAU Teve lugar, no dia 19 de outubro de 2017, a abertura da Feira Internacional de Macau, o maior certame anual de caráter económico e comercial de Macau, mais de cinquenta países e regiões, mais de mil empresas e outras organizações estiveram presentes nesta que foi a 22.ª edição. O chefe do executivo de Macau, Chui Sai On, fez o discurso de abertura da Feira, destacando a importância de Macau como ponto de convergência das culturas ocidental e oriental e um dos importantes “nós” da iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota”.

(Fonte: UCCLA) O Observatório da China representado pelo Vice-Presidente, Carlos Carreira, participou na 22.ª Feira Internacional de Macau (MIF) no âmbito da Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX), que decorreu em simultâneo. Com esta participação o Observatório da China procurou promover a sua atividade em Macau/ China, como Associação para a divulgação da cultura chinesa em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, com múltiplas competências, nomeadamente na organização de projetos de investigação, dinamizador de redes internacionais de estudos chineses, conferências, palestras, e de eventos como exposições e espetáculos artísticos (música, dança, imagem). Carlos Carreira acompanhou a comitiva da UCCLA, no seu stand, e participou no Fórum Económico “Cidades Sustentáveis”. Este fórum organizado pela UCCLA, visou o aprofundamento das relações e proporcionar o estabelecimento de novas parcerias entre as cidades de países de língua oficial portuguesa e a República Popular da China, desenvolvendo, em simultâneo, o papel de Macau como plataforma para essa cooperação.

6


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

IV GALA PORTUGAL CHINA

O Observatório da China esteve presente na IV Gala Portugal-China, realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, que teve lugar no dia 2 de novembro de 2017. Nesta gala foram galardoados Choi Man Hin, Y Ping Chow, respetivamente presidentes, um da Associação de Comerciantes e Industriais Luso Chineses e o outro da Liga dos Chineses em Portugal, sendo ambos igualmente sócios e membros dos órgãos de gestão do Observatório da China.

7


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

RECEÇÃO DA DELEGAÇÃO DE RELAÇÕES EXTERNAS DO GOVERNO DE GUANGZHOU No dia 08 de novembro de 2017, o Observatório da China recebeu uma Delegação do Governo de Guangzhou da Direção das Relações Externas. Nesse encontro, em representação do Observatório da China esteve o seu presidente, Rui Lourido, o vicepresidente, Carlos Carreira, assim como a assessora Raquel Carvalho e o colaborador Minglei Zheng. Durante a visita, tiveram a oportunidade de discutir e desenvolver a cooperação entre o Observatório da China e Guangzhou, especialmente entre o Observatório para a China e a Associação Popular para Amizade com Países Estrangeiros (com a qual o OC têm um protocolo de cooperação). O Observatório da China no âmbito da sua parceria com a UCCLA, teve ainda a oportunidade de apresentar a Delegação da cidade de Cantão ao Secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho.

8


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

20º ANIVERSÁRIO ACILC O Observatório da China, através do presidente e vice-presidente da Direção, esteve presente na cerimónia do 20.º Aniversário da ACILC – Associação de Comerciantes e Industriais Luso Chineses, que teve lugar no dia 13 de novembro de 2017, no Casino do Estoril. A cerimónia foi presidida por Choi Man Hin, presidente da ACILC, a quem a Direção do OC teve a oportunidade de dar os parabéns pelo trabalho desenvolvido.

REUNIÃO COM A DISTANCE LEARNING COMPANY Observatório da China reuniu, no passado dia 16 de novembro de 2017, com o António Augusto, CEO da empresa DLC (Distance Learning Company), no sentido do aprofundamento da parceria desenvolvida no fornecimento de cursos de ensino à distância, nomeadamente o ensino do português, instrumento fundamental para compreensão entre a China e Portugal. Na reunião António Augusto apresentou exaustivamente o curso online “O meu português”.

9


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

RECEÇÃO DA DELEGAÇÃO DO GOVERNO PROVINCIAL DE JIANGSU No passado dia 8 de dezembro de 2017, o Observatório da China, recebeu a visita da delegação do Governo Provincial de Jiangsu, constituída por Zhang Songping, DiretorGeral Adjunto do Gabinete dos Assuntos de Hong-Kong e Macau do Governo da Província de Jiangsu; Chen Shaojun, Secretário-Geral Adjunto do Governo da Província de Jiangsu; Du Wenping, Chefe do Gabinete de Construção do Parque Industrial de Cooperação Jiangsu-Macau da Província de Jiangsu; Lu Mingxiang, Diretor Adjunto do Gabinete dos Assuntos de Hongkong e Macau do Governo da Província de Jiangsu; Wang Xinyong, Diretor Adjunto de Cooperação Internacional do Departamento do Mar e Pescas da Província de Jiangsu; e Jiang Chen, Subchefe do Centro de Interpretação e Tradução do Governo da Província de Jiangsu. O OC esteve representado por vários membros da Direção (respetivamente Rui Lourido, Carlos Carreira e José de Sousa), pelo vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, o Dr. Choi Man Hin, e pelo presidente do Conselho Fiscal, Dr. Carlos Lipari.. Durante a visita, tiveram a oportunidade de aprofundar a cooperação entre o Observatório da China e Governo Provincial de Jiangsu, em particular no âmbito do intercâmbio cultural nomeadamente com a Associação para a Amizade com os Países Estrangeiros (com a qual o OC têm um protocolo de cooperação). O Observatório da China aproveitou a ocasião para propor algumas iniciativas no âmbito do “Ano Cultural Portugal-China”, com a possibilidade de trazer a Portugal diversas atividades culturais da de Jiangsu.

10


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

ADESÃO AO RCAAP – REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DE ACESSO ABERTO DE PORTUGAL

Na sequência de reuniões realizadas em 2017, com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal o Observatório da China foi convidado a integrar o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), um portal que tem como objetivo a disponibilização digital gratuita de obras produzidas em Portugal. Nesse mesmo sentido, no dia 21 de dezembro de 2017, foi criada a área do Observatório da China, na qual se procurará disponibilizar as várias obras produzidas pela associação, assim como as já disponibilizadas na Biblioteca/ Portal Digital sobre Macau/ China, desde o séc. XVI ao XIX.

PARCERIA COM A EMPRESA “IGNITION” O Observatório da China estabeleceu uma parceria com a empresa “Ignition” no passado dia 4 de janeiro de 2018. A parceria visa a divulgação de cursos da mesma, que são lecionados na cidade do Porto, procurando dar visibilidade a deste tipo de formações, que contribuem para uma melhor compreensão da cultura e língua chinesa.

11


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

ENCONTRO ENTRE ASSOCIAÇÕES CHINESAS E O NOVO EMBAIXADOR DE PORTUGAL NA CHINA No passado dia 9 de janeiro às 2018, a Liga dos Chineses em Portugal, em cooperação com o novo Embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte, organizou um encontro de Business Networking com a presença das associações chinesas e as personalidades associadas a estas, que teve lugar no ACM, Alto Comissariado para as Migrações, (localizado na rua dos Anjos 66, Lisboa), para estudarem a melhor forma de cooperação e de ajuda, em que o Observatório da China também esteve presente. O encontro foi presidido pelo líder da Liga, Y Ping Chow (simultaneamente membro do Conselho Fiscal do OC). A reunião foi importante, nomeadamente para o melhor conhecimento entre as associações presentes, bem como para dar conhecimento das respetivas necessidades ao novo embaixador de Portugal na China. Estiveram na reunião as seguintes entidades (ordem alfabética), tendo feito as respetivas apresentações e questões: • • • • • • • •

Associação Amigos da Nova Rota da Seda Associação de Cooperação e Desenvolvimento a China em Portugal Associação Empresarial da Região da Coimbra Associação das Mulheres Associação Internacional da Luz de Buda, Portugal Câmara Municipal de Lisboa – Gabinete de Parcerias Estratégicas de Cooperação Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa Escola Chinesa de Lisboa

12


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

• • • • • •

Escola de Língua e Cultura Chinesa de Lisboa Liga dos Chineses em Portugal Núcleo SEF de Coimbra Observatório da China Portal Martim Moniz Universidade Lusófona

O embaixador teve a oportunidade de responder às questões levantadas por cada uma das instituições presentes.

COMEMORAÇÃO DO ANO NOVO CHINÊS ANO DO CÃO EM LISBOA O observatório da China tem o prazer de se associar à celebração do ano novo chinês (2018: ano do cão) em Lisboa.

Fonte: Diário de notícias, Público, TVI

13


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

BIBLIOTECA DIGITAL – MACAU / CHINA À DISTANCIA DE UM CLIK

No dia 16 de março de 2018 o Observatório da China iniciou a 3.ª fase da Biblioteca/ Portal Digital. Esta Biblioteca tem vindo a ter uma visibilidade internacional enorme, sendo consultada por imensos indivíduos e universidades numa grande multiplicidades de países da Ásia, América, África e Europa. A 3.ª fase do Portal/ Biblioteca Digital, criada pelo OC projeto “Descrições de MacauChina dos Séculos XVI ao XIX”, pretende dar continuidade e ampliar a divulgação de forma clara, simples e gratuita, mas rigorosa e científica, a toda a população de Macau, mas também a todos os utilizadores internacionais da internet, das descrições portuguesas, fundamentais para a História de Macau e do seu papel no Mundo, de que foi pioneiro no relacionamento de charneira entre o Ocidente e a China. A nova fase desta Biblioteca Digital vai incluir a Cartografia e os Periódicos editados sobre a China até ao final do século XIX, que estão ao cuidado da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca de Évora.. Permitirá o acesso direto, internacional e imediato a fontes históricas até agora, maioritariamente só acessíveis nos arquivos portugueses ou em edições de difícil acesso. Ao serem digitalizadas, pela primeira vez, muitas destas obras passam, automaticamente, a ser preservadas da degradação natural do tempo, garantindo a sua salvaguarda para a leitura e instrução das gerações vindouras. O Portal tem um formato digital de grafismo claro, com acesso simples e gratuito, mas muito apelativo visualmente. A hiperligação do portal estará acessível com um simples clique e a consulta é gratuita.

14


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

REUNIÃO SOBRE O 19.º CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS, NA EMBAIXADA DA REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, EM PORTUGAL O Observatório da China marcou presença na palestra de apresentação das conclusões do “19.º Congresso Partido Comunista Chinês (PCC) e o Desenvolvimento da China”, realizado no passado dia 1 de março de 2018, na Embaixada da China em Portugal. Hao Ping, chefe da delegação PCC e Secretário do Comité do Partido

(Fonte: Embaixada da China em Portugal) Comunista da China da Universidade de Beijing (Nível Ministerial), destacou as principais decisões, a nível interno e das relações exteriores do 19.º Congresso Nacional do PCC, a cerca de cem representantes presentes na reunião, inclusivamente do Parlamento português, do parlamento, dos grupos de reflexão, das empresas e da comunicação social, e chineses residentes em Portugal estrangeiros. O embaixador chinês em Portugal, Cai Run, presidiu à reunião.

Durante a intervenção, Hao Ping sublinhou o espírito do “socialismo com características chinesas na nova era” defendido pelo presidente Xi Jinping. Nomeadamente, apresentou as políticas internas e externas relevantes da China, tendo em consideração as implicações que favorecem e desenvolvem as oportunidades resultantes do desenvolvimento da China, para aumentar o nível de cooperação mutuamente benéfica entre Portugal e a China, aprofundando a parceria estratégica global, trabalhando em conjunto para promover a construção de novas relações internacionais e o desenvolvimento da Humanidade. Hao Ping também trocou ideias com os presentes quanto a outros desafios, tais como: socialismo com características chinesas, combate à corrupção, e erradicação da pobreza.

15


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

PROTOCOLO COM NERC – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DA REGIÃO DE COIMBRA

O Observatório da China assinou, no passado dia 6 de março de 2018, um protocolo de cooperação com a Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC), em Coimbra, em áreas de comum interesse aos respetivos associados, com particular incidência na divulgação do conhecimento sobre a civilização chinesa e na área cultural. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que presidiu a sessão de assinatura de protocolos de cooperação.

(Fonte: Diário de Coimbra)

16


NEWSLETTER 2017-2018 ABRIL 2018

ÓRGÃOS SOCIAIS ELEITOS EM 2017 TRIÉNIO 2017-2019 ASSEMBLEIA GERAL

Fernando António Pereira Presidente

Choi Man Hin Vogal

Rui Lourido Presidente

Zélia Breda Vice-Presidente

Yao Jingming Vogal

DIREÇÃO

Carlos Carreira Fátima Hanaque Vice-Presidente Vogal

José Sousa Vogal

CONSELHO FISCAL Carlos Lipari Presidente

© Observatório da China 2018 Coordenação: Rui d’Ávila Lourido Redação: Minglei Zheng Periodicidade: Semestral Contatos: Rua de Xabregas Lote E, 13D 1900-440 Lisboa | PORTUGAL Telefone: +351 218 172 933 E-mail: geral@observatoriodachina.org Website: www.observatoriodachina.org

17

Y Ping Show Vogal

Carlos Frescata Vogal

Newsletter 2017 2018  
Newsletter 2017 2018  
Advertisement