Issuu on Google+

CAIRU internacional


O MUNICÍPIO

Cairu constitui-se como o único Município arquipélago brasileiro, formado por 26 ilhas, com um patrimônio histórico-cultural precioso, abundância de recursos naturais de grande valor e uma excelente distribuição territorial. Ilha de Cairú (sede do Município); Ilha de Tinharé (contendo Morro de São Paulo e Gamboa, além das Vilas de Galeão, Garapuá e Canavieiras); Ilha de Boipeba (contendo os povoados de Velha Boipeba, Moreré, São Sebastião – Cova da Onça, e Tapuias). Com uma gestão ágil, moderna e amplamente empenhada na promoção do desenvolvimento sustentável local e contando com grande apoio da população, Cairu oferece diversas vantagens para investimentos, inclusive pelos incentivos oferecidos pela prefeitura municipal.

Página 2 2 Página

O município de Cairu é um lugar único: as belezas naturais, a cultura e a história convivem harmoniosamente com uma gestão governamental moderna e empenhada pela promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável. O estado, a prefeitura, os agentes econômicos e a sociedade organizada estão definindo, em todo o arquipélago, projetos de restauração dos monumentos históricos, das infra-estruturas e de qualificação urbana das vilas, além de um vigoroso programa de capacitação de pessoas. Instalada oficialmente em 1610, foi fundamental para a estratégia de defesa da então colônia portuguesa, o município chegou a possuir 05 construções fortificadas (uma delas estando entre as maiores do Brasil), fato que impulsionou o seu desenvolvimento de caráter urbanomilitar.

Venha conhecer Cairu: um município de todos os tempos e com múltiplas possibilidades de negócios!


MORRO DE SÃO PAULO

Destino mais concorrido de toda a Costa do Dendê, Morro de São Paulo, localizado no município de Cairú, tem devotos de sua beleza em todas as partes do mundo. Muitos de seus habitantes vieram de outras partes do país, e também do exterior. Inicialmente chegaram como turistas e, como se encantaram, decidiram ficar e viver no Morro de São Paulo. Suas praias de águas cristalinas são perfeitas para o mergulho e banhos em família. O rapel, o rafting, os passeios de canoa, as trilhas ecológicas e o surf são os grandes atrativos, além das cachoeiras, piscinas naturais, manguezais, matas e rios. O relevo acidentado do local promoveu trilhas que levam às partes mais altas da ilha. Nestes pontos, descortinam-se paisagens sublimes, verdadeiros cartões postais que tiram

Página 3 3 Página

o fôlego dos visitantes. Na alta estação, Morro recebe uma grande quantidade de turistas, principalmente jovens. Sempre há festas e eventos no povoado, fato que, aliado às belezas naturais locais, faz do Morro de São Paulo destino favorito de muitas pessoas todos os anos. A principal rua do povoado possui dezenas de pousadas, bares e restaurantes e, não por acaso, foi apelidada de Broadway. No carnaval e réveillon, várias festas são promovidas na praia, onde os visitantes aproveitam o clima descontraído para dançar até o amanhecer. O estilo pitoresco do lugar resiste ao tempo e à expansão turística. Iniciativas de conscientização, aliadas a medidas governamentais rígidas, foram tomadas para preservar a natureza nativa e seu vasto patrimônio histórico, de modo a conciliar crescimento e preservação histórico-ambiental em uma fórmula sustentável e inovadora.


DADOS SÓCIO-ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO DE CAIRU LOCALIZAÇÃO ÁREA LIMITES

Sul da Bahia 452,9KM2 Nilo Peçanha, Taperoá,Valença e Oceano Atlântico

ALTITUDE CLIMA TEMPERATURA MÉDIA ANUAL DISTÂNCIA DA CAPITAL

19m Quente e úmido 25,3ºC 20 minutos (avião)/1h30min (lancha) Pesca, Agricultura e Turismo Cairu (sede), Galeão, Gamboa, Morro de São Paulo, Garapuá e Boipeba

ECONOMIA DIVISÃO ADMINISTRATIVA

POPULAÇÃO 14.438 DENSIDADE DEMOGRÁFICA 32 hab/km2 CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO 1608 PIB (2006) R$ 47 146 PIB PER CAPITA (2006) R$ 5 478 ÍNDICE DE GINI 0,52 (2000) Fonte: www.cairu.ba.gov.br

ECONOMIA

AGRICULTURA E PESCA

Mais que uma cidade marcada pela cultura, pela herança histórica, pelas festividades e pela tradição, Cairu também é uma cidade em pleno processo de desenvolvimento. Seus indicadores econômicos revelam um excelente potencial de crescimento, tendo sido o 3º município brasileiro com maior crescimento em termos de participação no PIB brasileiro em 2007.

Cairu detém um grande conjunto de pré-condições para se desenvolver de forma consistente e duradoura. Há grande potencialidade na pesca, na mariscagem, no extrativismo e no beneficiamento da piaçava. O município é hoje o quarto produtor baiano de coco-da-baía e dendê, e o maior produtor mundial da fibra de piaçava, sendo responsável por 38% das 94.705 toneladas produzidas no Brasil.

Página 43 4 Página 3


áP

3a

iPg in gaán 3

TURISMO Dado o seu patrimônio histórico-cultural e natural, Cairu possui um enorme potencial turístico sendo um dos municípios com melhor infra-estrutura, equipamentos e serviços de apoio ao turismo na Bahia. Ao todo, Cairu possui mais de 100 km de praia, clima tropical durante todo o ano, manifestações culturais singulares, culinária saborosa e variada, reservas de Mata Atlântica, bem como um povo hospitaleiro, alegre e acolhedor. Tudo isto faz de Cairu um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil, sendo Morro de São Paulo o destino mais divulgado, conhecido e visitado todo ano por turistas de vários países.

SERVIÇOS Cairu é um excelente local para investimentos, além de possuir um contexto legal e fiscal favorável e um ambiente acolhedor para que projetos sejam desenvolvidos e idéias inovadoras sejam implementadas. O município oferece cenários primitivos e ideais para a implantação de hotéis, resorts e clubes de lazer náutico. Nenhum outro município consegue conciliar tão harmoniosamente preservação ambiental, crescimento econômico e ainda oferecer um marco propício para os negócios e uma qualidade de vida singular.

Página 5 5 Página


CAMPO DE MANATI

O campo de Manati está situado na Bacia de Camamu, na costa do Municipio de Cairu, numa profundidade entre 35 e 50 metros. Trata-se de um dos maiores campos de gás natural do País, em área marítima. As reservas totais de gás deste campo equivalem a cerca de 24 bilhões de metros cúbicos e correspondem, aproximadamente, a 40% da reserva de gás da Bahia. A existência desse empreendimento possibilita à Bahia, em um cenário de curto prazo, tornar-se auto-suficiente em gás natural. Após o início da produção de gás em Cairu, o município ampliou significativamente a arrecadação de impostos e taxas (ICMS, ISS, royalties, IR, etc.). Além disso, a produção do gás natural no Campo de Manati e sua disponibilização para a indústria representam uma excelente alternativa energética e de investimentos para as empresas instaladas ou que pretendem instalar-se na Bahia.

Página 63 6 Página 3

LOGÍSTICA E ACESSIBILIDADE Os empreendimentos instalados na região onde está localizado o município de Cairú contam com uma infraestrutura receptiva que inclui o aeroporto de Valença, uma pista de pouso para aviões de pequeno porte na 4ª praia de Morro de São Paulo, heliportos, rodovias de acesso às cidades próximas, terminais hidroviários e serviços de apoio. O município está localizado a 30 milhas náuticas ou 20 minutos de avião partindo de Salvador, capital do estado da Bahia.


QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Além dos cursos oferecidos pela própria Prefeitura Municipal de Cairu, há também no município cursos de capacitação promovidos pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pelo SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Cairu também conta com 02 instituições de educação superior e projetos para formação profissional de jovens, como a Casa Familiar do Mar, da Fundação Odebrecht.

e transformado na Lei Municipal Cairu 2030. Esse fato fez do Município o único do Brasil a legislar baseado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU e demonstra o compromisso da atual gestão pela promoção de melhorias significativas para a população e pela preservação ambiental. Desse modo, o Município de Cairu irá se transformar em curto prazo em um dos territórios do estado da Bahia mais agradáveis para se viver e trabalhar, a par da existência de um turismo com elevados padrões de qualidade, com infra-estrutura e serviços para a hospitalidade.

GESTÃO INOVADORA Visando garantir o desenvolvimento sustentável do paraíso ambiental, foi elaborado em 2006 pela UMA — Universidade Livre da Mata Atlântica, com o apoio do BID — Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Projeto Cairu 2030. Esse projeto consiste em um diagnóstico sócio-econômico e ecológico, que indicou os potenciais locais e as rotas de desenvolvimento com preservação ambiental. Após grande empenho e dedicação do prefeito Hildécio Meireles, o projeto foi adotado pela Câmara de Vereadores

Página 7 7 Página

PROJETOS INOVADORES Em todo o Município, há grande apoio da população ao processo de restauração do patrimônio histórico-cultural que a localidade detém, bem como às iniciativas de recuperação dos espaços públicos e de requalificação urbana. Projetos ambiciosos como os de restauração do Convento de Santo Antônio, em Cairu, e da Fortaleza do Morro de São Paulo e de reurbanização de todo este povoado representam o compromisso da atual gestão em melhorar a qualidade de vida da população.


CAIRU – VENHA INVESTIR AQUI! Assim é Cairu, um município que mistura alegria, cultura e beleza com um mercado competitivo e em franca expansão. E o principal: com um cenário político estável e altamente favorável, garantido pela forte identificação e cooperação com as esferas de poder estatal e nacional. Tudo isso faz de Cairu uma excelente oportunidade de negócios. Venha investir aqui. Estamos esperando você!

VANTAGENS DE CAIRU Localização Estratégica Logística Infra-estrutura Qualificação profissional Incentivos fiscais

Confiabilidade jurídica Vocação natural para o turismo Importância histórica Hospitalidade

Portfólio: CAIRU Internacional - Atração de Investimentos Realização Prospecta Projeto Gráfico e Diagramação Carlos Eduardo Freitas [Jornalista - DRT/BA 3350]

CAIRU internacional


Cartilha Cairu Internacional