Issuu on Google+


INTRODUÇÃO Este manual contém todas as informações necessárias para a montagem apropriada e funcionamento do seu equipamento. Leia o mesmo com atenção e siga suas instruções antes de utilizá-lo. APRESENTAÇÃO

Tampa

Câmara

Diafragma

Suporte da lança

Haste

Tanque/ Depósito

Alavanca

Bico

Lança

Mangueira

Registro


ESPECIFICAÇÕES BÁSICAS Modelo - 20LTS SIMÉTRICO COYOTE Peso líquido - 4.6kg TANQUE: Capacidade (litros) - 20 Material - Polietileno (plástico) Diâmetro da boca - 105mm BOMBA: Tipo - Pistão Pressão de trabalho (Max) - 6 kgf / cm2 Comprimento da lança - 600mm Comprimento da mangueira - 1350mm Bico Instalado - Cone ajustável INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Retire de dentro da embalagem da máquina as seguintes peças: tanque/ Peças acondicionas dentro do saco plástico depósito

peças acondicionas dentro do saco plástico

lança manual

haste

saco plástico com acessórios alavanca

registro

Atenção: Cuidado ao retirar o depósito com a alavanca, pois a mesma está solta, podendo provocar um acidente.


MONTAGEM DO EIXO - Introduza o eixo (1) no orifício da base da máquina (lado da câmara).

2

reforço da base

1

- Utilize um martelo plástico para bater levemente no eixo até o buraco do eixo encontrar-se com o reforço da base. - Trave o eixo com a trava (2)

martelo

MONTAGEM DA ALAVANCA NA MÁQUINA trava/ contrapino

- Passe uma fina camada de graxa no orifício da alavanca e no orifício da câmara. Monte-a na haste, usando uma arruela lisa antes de instalar a trava (contrapino).

arruelas

- Coloque uma arruela lisa no eixo do embasamento e na haste.

haste

- Para facilitar a montagem, instale a alavanca no eixo e na câmara simultaneamente.

alavanca

- Instale a outra arruela no eixo e na haste e prenda com a trava. trava/ contrapino

eixo arruelas

MONTAGEM DA LANÇA NO REGISTRO Monte a lança no registro e aperte as porcas o suficiente para que não haja vazamento. porca

junção

lança Atenção: não aperte excessivamente a porca

registro


FIXAÇÃO DA MANGUEIRA NO REGISTRO - Retire o cabo do registro. - Retire a trava. - Passe a mangueira pelo interior da trava e conecte-o no corpo do registro.

porca

registro

mangueira

Atenção: não aperte excessivamente o cabo. AJUSTE DA CINTA O depósito da máquina possui formato anatômico, proporcionando maior comodidade ao operador. O posicionamento correto da máquina no corpo do operador pode ser obtido com um simples ajuste da cinta. Apertar a Cinta

Afrouxar a Cinta

- Segure firme o fixador intermediário da cinta. - Com a outra mão, puxe a alça para baixo.

- Segure firme o fixador intermediário da cinta. - Com a outra mão, puxe a cinta para trás.

alça

fixador intermediário

fixador intermediário

ATENÇÃO Depois de montado, deve-se abastecer o tanque do pulverizador com água e testá-lo a fim de eliminar possíveis vazamentos. - Diafragma da tampa; - Fundo do depósito; - Lança; - Registro; ALTERAÇÃO NO POSICIONAMENTO DA ALAVANCA O pulverizador sai de fábrica pronto para ser utilizado (bombeado) com a mão esquerda. Caso queira inverter a alavanca para a mão direita, proceda da seguinte maneira: - Retire as travas (1) e (4), e as arruelas; - Retire o conjunto (2 e 6) conforme figura; - Em seguida, gire a câmara de compensação em 180º;


- Retire a trava (5) e coloque o eixo (7) no furo ao lado; - Monte novamente o conjunto (2 e 6) com arruelas e travas para ser bombeado com a mão direita. - A cinta (8) deve ser retirada e montada no lado oposto da máquina, retirando-se a trava da cinta. inverter a posição do eixo, como mostrado abaixo

trava/contrapino (1)

haste (2)

(7)

(5)

(8) (4) (6)

MANUTENÇÃO Limpeza do Equipamento - Após terminar a aplicação, limpe e lave todo o equipamento em local sem nenhum risco de contaminação. - Acione a alavanca para a limpeza das partes internas, pulverizando água até que não haja resíduos do produto que foi aplicado. Atenção: Remova todos os produtos químicos antes de guardar o pulverizador, pois os químicos possuem diferentes reações e podem danificar os componentes do pulverizador como causar acidentes pessoais. - Periodicamente, limpe a câmara e lubrifique os componentes conforme figura. - Retire a câmara e lubrifique os êmbolos. - Não coloque graxa em excesso para evitar entupimentos dos componentes.


TIPO

Não estão cobertos pela garantia:

A presente garantia não é transferível e cobre unicamente o produto e não outros eventuais danos e prejuízos decorrentes de sua aplicação.

A Coyote Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda, garante este produto contra qualquer defeito de fabricação, montagem ou de materiais empregados no equipamento, durante um período de 06 (seis) meses para uso normal a contar da data de emissão da nota fiscal. Para uso intensivo ou contínuo, o prazo é de 03 (três) meses. A garantia se restringe exclusivamente à substituição e conserto gratuiíto de peças nela contidas, que se apresentarem defeituosas.

MODELO

Comprador: ______________________________________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________________________________ CEP: _____________________ Cidade: ________________________________________ UF: ___________ Nº Nota Fiscal: _________________________ Data: _____________________________________________ Revendedor: _____________________________________________________________________________


Eventuais despesas de frete/seguro e outras correrão por conta do revendedor ou comprador.

Seria Number Bar Code

Se o certificado de garantia for preenchido incorretamente e/ou sem o número da nota fiscal de venda ao cliente, ou sem os números de modelo e série do equipamento, a garantia não poderá ser concedida.

Esta garantia é válida somente mediante a apresentação da nota fiscal originária da primeira compra (máquina nova) e respectivos certificados de garantia corretamente preenchidos. Exija do revendedor o completo preenchimento deste certificado.

Importante:

- Produtos com sinais de violação e/ou conserto realizado por pessoal não autorizado. - Avarias apresentadas por acidentes (queda, fogo, chuva, etc...) - Danos causados por tensão e freqüência diferentes do equipamento. (ver especificação técnica do manual do operador). - Revisões preventivas e limpeza. - Desgastes provocados por uso indevido. (ver manual do operador) - Danos causados a outros por uso indevido do equipamento.


MANUTENÇÃO DO CILINDRO

6

Desmontagem - Remova a câmara do cilindro; - Remova a porca (1) do cilindro e remova o cilindro (2). - Afrouxe a porca de fixação e remova o corpo do cilindro (4); - Remova a válvula do cilindro (5) e afrouxe a válvula. - Limpe ou substitua as peças Montagem - Monte a válvula (6) e coloque-a no cilindro guiado pela ranhura. - Monte o cilindro na base (8) e aperte com os parafusos (3). - Instale a máquina no pulverizador e aperte-o com as porcas (1).

5 7 2 4

8 3 1

VERIFICANDO A FALTA DE PRESSÃO

1

- Coloque aproximadamente 2 litros de água no depósito. - Enquanto estiver operando a alavanca, verifique dentro do depósito observe de que maneira o problema surge. - Compare o problema com a descrição da tabela abaixo:

DESCRIÇÃO

CAUSAS

CORREÇÕES

Vazamento de líquido pela parte superior do cilindro (1)

Êmbolo gasto ou ressecado

Substitua ou lubrifique o êmbolo

Após bombear e carregar a câmara, ao acionar a alavanca, esta desce rapidamente

Válvula de admissão (2) com problema de vedação por desgaste ou impurezas

Limpe ou substitua a válvula.

Após bombear e carregar a câmara, ao soltar a alavanca, esta sobe lentamente

Válvula da câmara (3) com problema de vedação por desgaste ou impurezas

Limpe ou substitua a válvula.


Chave para ajustar a tampa do registro, a válvula do cilindro e a válvula da câmara. (opcional).

1

3

2

RG: 452284

CALIBRAÇÃO DOS PULVERIZADORES COSTAIS Uso do Calibrador (opcional) - Posicione a lança na altura de trabalho e meça a largura da faixa de aplicação. - Conforme a largura da faixa de aplicação, calcule a distância total percorrida exigida para pulverizar a área desejada: Largura da faixa (m)

0,5

0,7

1,0

1,2

1,5

Distância a percorrer (m)

50

35,7

25

20,8

16,7

- Fixe o calibrador à tampa, como segue: A – remova a capa, o bico e o filtro; B – Monte a tampa do calibrador à lança. C – Reinstale o bico, o filtro e a capa; D – Rosqueie o recipiente na tampa. - Segure a lança na posição normal de trabalho e pulverize o recipiente até cobrir a área correspondente a 25m2. - Mantenha o recipiente no nível e observe o nível do líquido através do recipiente, verificando se o mesmo corresponde a escala do Calibrador (medidor). - Esvazie o recipiente e repita a operação, obtendo assim a média de duas ou mais medições. RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA ATENÇÃO: - Leia o rótulo dos produtos químicos com atenção. - Lave as mãos e partes do corpo que entraram em contato com produtos químicos. - Faça a pulverização logo em seguida.

Largura da faixa

lança tampa filtro bico capa do bico calibrador


- É obrigatório o uso de vestuário e equipamentos de segurança adequados. - Não comer, beber ou fumar durante a aplicação. - Não polua o meio ambiente. - Mantenha os produtos químicos fora do alcance de crianças e animais - Guarde os produtos químicos em lugar seguro, longe do alcance de crianças. - Após o trabalho, tome banho com água fria e sabão em abundância. Troque a roupa. OBS.: O vestuário utilizado durante a aplicação deve ser lavado diariamente, separado das demais roupas de uso cotidiano. Em caso de intoxicação, procure imediatamente um médico e mostre-lhe o rótulo do produto utilizado. TRÍPLICE LAVAGEM Após o uso dos produtos fitossanitários, restam as embalagens, contaminadas pelos produtos que continham, e que precisam ser descartadas de maneira correta e segura para não contaminar o homem, os animais domésticos e o ambiente (solo, ar e água). Portanto, antes de qualquer destinação final de embalagens vazias, é extremamente importante que o resto do produto, que ainda fica no seu interior, seja retirado e descartado de maneira correta, segura e eficaz. Este procedimento é regulamentado pela ABNT, através da NBR 13.968. Tríplice lavagem significa enxaguar três vezes a embalagem vazia. Esta medida de segurança torna possível a reciclagem do material usado na fabricação da embalagem de produtos fitossanitários. - Na execução da Tríplice lavagem deve-se utilizar sempre equipamentos de proteção individual adequado como: luvas, avental, botas, óculos protetores ou protetor facial. Imediatamente após o esvaziamento da embalagem, você deverá mante-la com a abertura voltada para baixo, sobre a aberturado tanque do pulverizador ou sobre a vasilha que está utilizando para o preparo da calda, por no mínimo 30 segundos, até o esgotamento do produto da embalagem, quando o pingamento ficar bastante espaçado. - A seguir, volte a embalagem à posição normal e coloque a água na mesma, um volume aproximado de até ¼ da capacidade do recipiente. Por exemplo: em uma embalagem de 20 litros, coloque 5 litros de água. - Coloque a tampa da embalagem e aperte adequadamente, o suficiente para evitar vazamento durante a agitação. - Agite a embalagem em todos os sentidos, durante 30 segundos, para remover os resíduos dos produtos que ficaram aderidos às paredes internas da embalagem. - Retire a tampa da embalagem e coloque cuidadosamente a água de lavagem no tanque do pulverizador. - Mantenha a embalagem sobre a abertura do tanque do pulverizador, por 30 segundos, até o esgotamento do seu conteúdo. - Repita as operações de lavagem por mais duas vezes. Assim você completou a tríplice lavagem. - A seguir, inutilize as embalagens plásticas e metálicas, perfurando com um instrumento pontiagudo o fundo das embalagens, para evitar que os seus rótulos sejam danificados para permitir a sua identificação e para impedir a sua reutilização. - As embalagens inutilizadas poderão ser estocadas temporariamente em local adequado aguardando sua destinação final. - No caso de embalagens de tamanho médio ou grande (50, 100 e 200 litros), após a lavagem em volume adequado e colocar a tampa da embalagem , role-a no chão durante 30 segundos. - Complete a agitação elevando, alternadamente, as extremidades da embalagem, apoiando uma delas no solo. Esta operação deverá durar aproximadamente 30 segundos. - A retirada da água de lavagem da embalagem deverá ser feita da mesma maneira que você fez para a retirada do produto, colocando no tanque do pulverizador. - Repita as operações de lavagem por duas vezes. Na última, esvazie totalmente a embalagem, colocando sempre as águas de lavagem no tanque do pulverizador. - Quanto menor for a quantidade de água de lavagem que ficar na embalagem, de uma lavagem para a outra, melhor será a descontaminação. - Para execução da tríplice lavagem, use um volume de água de aproximadamente ¼ do volume da embalagem. - A tríplice lavagem deverá ser executada imediatamente após o esvaziamento da embalagem, durante o preparo da solução. Fonte: ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal


LISTA DE PEÇAS EXPLODIDAS


Item

Código

Descrição

Qtd

Item

Código

Descrição

Qtd

1

PS-01

Arruela e trava

6

34

PS-34

Manopla

1

2

PS-02

Abraçadeira 13

1

35

PS-35

Alavanca de acionamento

1

3

PS-03

Porca da mangueira

1

36

PS-36

Base do tanque 37 a 41

1

4

PS-04

Lança cpl c/ gatilho

1

37

PS-37

Abraçadeira do suporte

2

5

PS-05

Tampa da camara compensadora

1

38

PS-38

Base do tanque

2

6

PS-06

Anel vedação da camara

1

39

PS-39

Trava da alavanca

1

7

PS-07

Curva da lança

1

40

PS-40

Reforço da base

1

8

PS-08

Câmara compensadora 9,10,11

1

41

PS-41

Eixo da alavanca

1

9

PS-09

Êmbolo

2

42

PS-42

Tanque 20 lts

1

10

PS-10

Espaçador

1

43

PS-43

Peneira

1

11

PS-11

Válvula da câmara

1

44

PS-44

Suspiro da tampa

1

12

PS-12

Lança cpl

1

45

PS-45

Tampa do tanque

1

13

PS-13

Gatilho cpl

1

46

PS-46

Guia do registro

1

14

PS-14

Mangueira

1

47

PS-47

Filtro 12x80

1

15

PS-15

Haste

1

48

PS-48

Gatilho do registro

1

16

PS-16

Alavanca de acionamento

1

49

PS-49

Manopla cpl

1

17

PS-17

Cinto cpl (itens 18, 19, 20, 21, 22, 61, 62)

1

50

PS-50

Oring 17x11x3

1

51

PS-51

Corpo do bico

1

18

PS-18

Protetor de ombro

2

52

PS-52

Parafuso 6x15 c/ porca

2

19

PS-19

Alça do cinto

1

53

PS-53

Capa do bico

1

20

PS-20

Fivela

2

54

PS-54

Tampa do registro

1

21

PS-21

Gancho do cinto

2

55

PS-55

Agulha do registro

1

22

PS-22

Trava do cinto

1

56

PS-56

Anel oring 20x15x3

1

23

PS-23

Agitador

1

57

PS-57

Corpo do registro

1

24

PS-24

Cilindro cpl 25 a 33 e 52

1

58

PS-58

Anel de vedação da lança

2

25

PS-25

Cilindro

1

59

PS-59

Porca conica da lança

2

26

PS-26

Esfera de vedação

1

60

PS-60

Tubo da lança

1

27

PS-27

Oring 32x29x3

1

61

PS-61

Ajustador do cinto

2

28

PS-28

Oring 13x7x3

1

62

PS-62

Cinto c/ puxador

2

29

PS-29

Porca da valvula

1

63

PS-63

Bico cpl

1

30

PS-30

Válvula do cilindro

1

64

PS-64

Capa do bico

1

31

PS-31

Prisioneiro do cilindro

2

65

PS-65

Oring 9x6x2

1

32

PS-32

Base do cilindro

1

33

PS-33

Porca 8mm

1


www.coyote.ind.br Coyote Indústria e Comércio de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda. coyote@coyote.ind.br (47) 3562 0330


COYOTE - Catalogo de Peças Pulverizador Simétrico 20L