Page 1

O ARAUTO

ANO 2 EDIÇÃO 76 | PERIODICIDADE SEMANAL | ESPECIAL FIM DE ANO

PREÇO NAS BANCAS

R$ 2,00

O ARAUTO significa: O informante do povo. O comunicador da sociedade.

OPINIÃO

LEI ANTIFUMO Arquivo O Arauto

ELEIÇÕES 2010

PANORAMA

Arquivo O Arauto

Marcelino Chiarello, tem projeto aprovado em Câmara Municipal de Vereadores, que proíbe fumar em ambientes fechado. Ela começou a valer neste ano e vigora até os dias de hoje em Chapecó.

Marcelino Chiarello, tem projeto aprovado em Câmara Municipal de Vereadores, que proíbe fumar em ambientes fechado. Ela começou a valer neste ano e vigora até os dias de hoje em Chapecó.

Confira um panorama sobre as eleições que marcam a história do Brasil. Como a primeira mulher que assume a presidência no país, Dilma foi eleita em segundo turno.

Lei que libera a ocupação do Lajeado São José é aprovada pela Câmara de Vereadores de Chapecó. A discussão causou discussão e protesto entre vereadores e população que acompanha a antepenúltima sessão.

Página 8

Página 12

Página 13

Página 17

ESPORTE Arquivo O Arauto

Uma retrospectiva da história da Chapecoense neste ano. Campeonato, contratações e demissões que fizeram parte de um ano bom para os jogadores e torcedores do clube chapecoense de futebol.

Páginas 20 e 21


[Artigo

Especial Fim de Ano

O ARAUTO 3

[Opinião

JORNAL

O ARAUTO

JORNAL

2

Especial Fim de Ano

Arquivo O Arauto

por Silvane Alves dos Santos Jornalista: M.Tb: 03324 SC – JP silvane.jor@gmail.com

Quando um ano termina...

Voltamos com os “Flagras” no jornal. Este espaço é oferecido para você leitor, que sofre algum tipo de incômodo, transtorno na sua rua, na sua vizinhança, na sua cidade. Ou você, que tenha uma foto mostrando algo diferente, inusitado, marcante, empolgante, constrangedor, ameaçador, como um cachorro na pista do aeroporto.

... ficam para traz os planos e os projetos que não tivemos tempo ou força para executar. Ficam as lembranças das lutas, dos sorrisos e das lágrimas. Lembranças das brincadeiras, dos trabalhos, das derrotas e das vitórias. Quando um ano termina... ... colocamos na balança o que havíamos planejado fazer, o que conseguimos produzir e tiramos, então, um saldo de tudo o que aconteceu. Ponderamos o que ainda vale manter como ideal e o que já ficou velho demais para levar adiante. Quando um ano termina...

... percebemos que, de repente, aquele regime nem era tão urgente assim. Que uma mudança no corte de cabelo representava muito mais na sua vida. E que, talvez, conhecer outro autor iria lhe fazer bem. Quando um ano termina... ... percebemos que passou tudo muito rápido. Que realizamos muita coisa, Mas que ainda há muito para fazer. E, aí... Quando um ano inicia... ... renovamos nossa fé, nossa energia e a nossa esperança Para começar tudo de novo.

Porque a vida é um eterno recomeço. Uma eterna aprendizagem. Quando um ano inicia... ... temos, novamente, a chance de sermos melhores. Melhores no trabalho, na família, no grupo de estudos e consigo mesmo. Então, nessa virada do ano vibre com a vida. Vibre pela vida e siga sempre em frente. Aprendendo, ensinando, sorrindo e vivendo com amor. Um novo ano repleto de bons fluídos e realizações! Mais textos em: www.pernasebocas.blogspot.com

Faça uma foto e mande seu comentário ao email: editor@arautoonline.com.br. FELIZ ANO NOVO Ao aproximarmos dos dias finais de dezembro, é muito comum ouvirmos expressões como: “Feliz Ano Novo”, ou, “Feliz Ano Velho, Feliz Ano Novo” (da música), ou, “Que o Ano Novo lhe traga tudo o que deseja”, ou, “Vamos entrar com o pé direito neste novo ano”, ou, “Ano Novo Vida Nova”, “Neste novo Ano, vai ser diferente” e outras tantas usadas por todos nós. Estas expressões se justificam, pois o seu emprego traz sempre um novo alento a todos os que ouvem e falam. Isto é muito bom. Muitos acreditam que, imbuídos de novas disposições perante a vida, a partir de primeiro de janeiro tudo poderá mudar para eles. Afinal, é um novo ano que se inicia, e que este novo ano, propiciando novas venturas, poderá fazer com que vença todos os obstáculos que surgirem pela frente, podendo usufruir uma vida muito mais feliz do que aquela que tem tido até agora. Esta tem sido a roupagem que a todo ano experimentamos e vestimos com galhardia. Não condeno e muito pelo contrário, até incentivo o uso desta roupagem, que eu mesmo tenho

O ARAUTO www .arautoonline. com.br TMS COMUNICAÇÕES LTDA CNPJ: 10.906.092/0001-27 REDAÇÃO: editor@arautoonline.com.br COMERCIAL: comercial@arautoonline.com.br * Colunas e artigos não representam, necessariamente, a opinião deste jornal.

Carlos Roberto Caliento Médico e Professor | Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras

vestido a cada novo ano. Mas, na verdade, não existe diferenças entre os dias de dezembro e os de janeiro. O clima, permanece o mesmo, é verão para nós deste hemisfério sul, tanto em dezembro, como em janeiro. A situação econômica não tem sofrido variações nestes últimos anos, permanecendo a mesma pelos dezembros e janeiros. Os dias se sucedem, do mesmo jeito, o dia sucede a noite e a noite sucede ao dia. É assim que tem sido. Portanto, não existem dias novos, nem ano novo. Tudo se continua, num suceder, sem alterações, e a única coisa mesmo que se modifica é o número que escrevemos, quando nos referimos ao ano: 2009, 20010, e assim por diante. Lembro-me de que, quando criança, me ensinaram que a vida na terra se extinguiria no ano dois mil, que tudo terminaria em fogo; que haveria uma modificação radical entre 1999 e 2000. Todos queriam viver para presenciar esta virada de ano. Alguns amigos me confessaram, naquela época, que queriam estar em algum lugar do mundo naquele dia, Paris, por exem-

plo, para acompanhar o cataclismo e morrer satisfeito. Assim como eu, muitos foram criados, acreditando mesmo que deveria haver uma modificação física a cada virada de ano. Coisa que nunca aconteceu e que continua não acontecendo. A única modificação possível que podemos reconhecer, é aquela que ocorre em nosso comportamento, quando assim o desejamos. Se eu desejar ser melhor do que sou, mais humano, mais tolerante, mais agradecido, mais reconhecido, com certeza terei uma mudança no meu relacionamento com outras pessoas, o que poderá me propiciar novas amizades, novos conhecimentos, e com isto, oportunidades de novos negócios, que contribuirão para que eu tenha mais sucesso nos meus empreendimentos e que dessa forma possa ser mais feliz. Porem, se eu não desejar e não me esforçar para me modificar, não ocorrerá mudanças, e, portanto, estas não serão possíveis de serem identificadas. Portanto, lembre-se, só vai depender de nós, só vai depender de você, para que isto ocorra, para que exista realmente um novo ano para você.

“O ano de

1993”

Av. Licínio Córdova, 1071 D - São Cristóvão - (49) 3324.1357 Chapecó - SC | CEP 89803-210 Diretor Administrativo: TIAGO OLIVEIRA Criação e Arte: LUCIANO CANAL Diretor Comercial: Rodrigo Hoffmann Departamento Comercial: ricardo Poggere Jeferson Batistela Redação: ademir junior matiello patrícia dal berto SC02799-JP

Título: O ano de 1993 Autor: José Saramago Número de páginas: 128 Editora: Companhia das Letras

Quando conhecemos determinado autor, estabelecemos com ele a relação de semelhança quanto ao que ele escreve, a forma como escreve e como isso se aplica à nossa realidade. Rubem Alves, comentado aqui em outro momento, sugere que é por isso, pela afinidade, que dizemos gostar de uns e não de outros. De acordo com o autor, ao gostar de determinado estilo literário, mantemos com ele uma espécie de confiança. Ou seja, se ao conhecer Rubem Alves gosto do seu estilo, procuro outras obras para me assegurar da primeira impressão e, a partir de então, passo a buscar seus livros mediante a impressão obtida nas obras já conhecidas. Mas não, não é de Rubem Alves que devemos falar neste momento e sim de Saramago. O escritor português conhecido por obras como “Levantado do chão”, “Ensaio sobre a cegueira”, “As intermitências da morte”, “Caim”, entre outras, expressou na maioria do seu legado o estilo “saramaguiano” de contar histórias. Esse estilo, conforme insinuávamos acima, pode afastar ou aproximar os leitores e, também, surpreendê-lo, como acontece neste instante com quem vos escreve. Acabo de virar a última página de “O ano

À venda na Livraria Educativa. Rua Fernando Machado, 220 E, Centro. Contato: 3323.20293323.2029

de 1993” e, confesso, sem saber ao certo onde se encontra o “Saramago de sempre”. Esta obra difere das demais e apresenta um tom poético, com resquícios de prosa diferentemente de qualquer tom usado pelo autor em outras produções. E, embora a obra mantenha a pontuação já consolidada do autor e as críticas, comuns por se tratar de Saramago, ainda assim é bastante diferente. Lançado em 1975 num país que sofria os impactos da mudança causada pela Revolução dos Cravos (que garantiu a Portugal um regime democrático), o livro é o retrato de um povo em guerra e de um povo que vive os reflexos dessa guerra em todas as suas dimensões. Povo que viveu tamanhas calamidades “a ponto de falar da morte com esperança”, como cita o autor (página 79). E pensar que o ano de 1993 ainda estava longe de chegar quando o português escreveu estas linhas... É por essas e outras que, ainda meio aturdida com a surpresa, classifico este texto como incrivelmente diferente ao qual estava acostumada, mas um Saramago, sem sombra de dúvidas. Boa leitura e um ano novo repleto de boas surpresas!

Mais textos: www.resenhandoaqui.blogspot.com


[Geral

Especial Fim de Ano

ANDERSON GUISOLPHI Historiador

mnemosyne_clio@hotmail.com

Curiosidades sobre alguns Países e o Ano Novo Áustria

Os austríacos têm o hábito de jogar chumbo derretido num copo com água no momento em que o relógio soa a zero hora de um novo ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto que irá ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.

China

Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre os meses de Janeiro e Fevereiro. Tradicionalmente, nesse período os chineses fazem uma bela faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do novo ano, todas as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há uma grande queima de fogos. Os chineses acreditam que o barulho do foguetório espanta os espíritos indesejáveis.

Dinamarca

Depois de uma ceia a base de peixes e batatas, os dinamarqueses aguardam ansiosamente pela meia-noite. Quando o relógio está prestes a soar as doze badaladas, todos na família sobem em cadeiras. Assim que dá meia-noite, pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe.

Escócia

Na Escócia, um dos costumes mais tradicionais da festa de Ano Novo é a de homens e mulheres que nunca se viram beijarem-se na boca. Some-se a isso o ainda mais tradicional hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e está garantido um dos reveillons mais animados da Europa. Na Escócia, existe uma superstição bem engraçada sobre a primeira visita que se recebe no ano. Se for um homem moreno, ótimo. É um bom presságio. Se for um sujeito ruivo, a visita é considerada um mau agouro. Mas eles acreditam que azar mesmo terá aquele que abrir as portas para uma mulher. Ainda os escoceses: enquanto todos os países de língua inglesa chamam a festa de reveillon de New Year’s Eve (“véspera de ano novo”), na Escócia a data é conhecida como Hogmanay, que vem do gaélico oge maidne (“nova manhã”).

França

Na França, as pessoas costumam preparar ostras e diversos outros frutos do mar para a ceia de Ano Novo.

Índia

Lei que libera uso da Bacia do Lajeado São José é aprovada Após ser retirado pelo governo, há mais de um ano, o projeto da ocupação da Bacia do Lajeado São José, rio que corta a cidade de Chapecó, foi reenviado novamente à Câmara de Vereadores. O projeto prevê a regularização do uso do solo, em pelo menos 45 quilômetros, da Bacia do Lajeado São José. Em discussão, já em seu terceiro, quarto, ou quinto capitulo, durante a ultima sessão do ano, a lei foi aprovado pela maioria dos vereadores. O tema bastante polêmico, amplamente debatido pelos vereadores, mobilizou a Associação de Proteção da Bacia do Lajeado São José, que estiveram presente em protesto a aprovação do projeto. O projeto impede a instalação, de 25 tipos de empresas de alta capacidade poluidora. Mas libera outras não poluidoras, isso que causou manifestações. Os vereadores que se posicionaram contra, alegam a falta de um estudo de impacto pela ocupação daquela área. Eles cobraram fiscalização para evitar ocupação indevida, além de mais tempo para debater o projeto. Conforme alguns vereadores, a favor do projeto, que disciplina o uso da área, alegava que a região

precisa desse projeto. Ele determinará o que pode ou não ser instalado. “Sem lei específica, a Bacia ficava a mercê de qualquer instalação”, comenta o vereador Gringo. Para os vereadores contra a lei, isso quer favorecer alguns somente. “Nós não somos contra a ocupação, mas ela deve estabelecer alguns critérios”, comenta Marcelino Chiarello, que é um dos vereadores que votou contra. Para a vereadora Luciane Carminatti, a questão é que o lugar está sendo deterriorado de forma irregular. “..Tem máquinas da prefeitura aterrando banhado nos finais de semana lá”, ela critica a situação. Para o vereador Américo do Nascimento Junior, a questão já foi vista com pareceres técnicos e liberações ambientais do local. A lei tem estudos feitos e aprovados. Ele comenta que participou de reuniões que discutiam a legalidade de poder ou não usar a área da Bacia do Lajeado São José. “O documento de lei visa, acima de tudo, o meio ambiente. Aqui não tem um projeto quadrado ou redondo. Esse documento virá para o beneficio da cidade, e não tem dedo político”, garante Américo.

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. (João 3.5) Receber Jesus como salvador e permitir que o Espírito Santo regenere nossa vida, não significa nenhuma reforma ou remendo. É na verdade nascer de novo e recomeçar de forma diferente, em todas as áreas da vida. É o único caminho para o reino de Deus. É uma nova vida concedida, a qual é tanto espiritual como eterna. É uma natureza nova e divina que recebemos. Esta nova natureza é contrária à carne (ao homem natural), e elas lutam uma contra a outra. No entanto, a que estiver mais fortalecida vencerá. Busque em Deus a força espiritual e seja mais que vencedor.

Na Índia, existem mais de 12 calendários religiosos. No Norte, o ano começa a Festa de Dîwâlî, no outuno. Os indianos colocam luzes por todas as partes.

Portugal

Uma das manias dos portugueses é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano.

Tailândia

O Ano Novo começa na metade de Abril.

Vietnã

Os vietnamitas comemoram o Ano Novo, que eles chamam de Tet, no dia 10 de fevereiro. Nessa data, todos acordam cedo e vão à igreja. As mulheres vestem vermelho e amarelo (porque são as cores da bandeira do país) e os homens usam roupas pretas. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco. Depois de meia hora, são distribuídos os “envelopes vermelhos” para as crianças, cada um com 10 ou 20 dólares dentro.

Horários de culto: Segunda-feira

Reunião dos empresários - 19h45

Quarta-feira

Tarde do Lar - 14h15 Em busca do perdido - 19h30

Sexta-feira

Novena - 9h00 / 13h15 / 15h00 / 19h30

Domingo

Campanha “Deus Salve a Família - 19h00

[Meio Ambiente Preço do leite em alta Os preços praticados pelos laticínios de Santa Catarina na aquisição de leite cru dos produtores rurais prosseguem em movimento ascendente: aumentaram 6% em novembro e projetam mais 2,5% para este mês de dezembro. O pecuarista está recebendo o valor bruto de R$ 0,6344 pelo litro de leite padrão posto na plataforma da indústria, com Funrural incluso. Os criadores estão recuperando os prejuízos dos anos anteriores, mostra o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton Rogério de Souza. O preço está subindo na primavera-verão, período em que, tradicionalmente, os preços estão em baixa. Dois fatores concorrem para isso. De um lado, as intempéries que atingiram Santa Catarina e várias regiões brasileiras, reduzindo a produção de leite. De outro lado, a boa remuneração proporcionada pelo queijo tem desviado grandes volumes de leite para essa linha de produtos. Os valores definidos neste mês pelo Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Santa Catarina

(Conseleite) para o leite padrão e suas variações expressa o movimento de alta. Os valores finais de novembro registraram 6% de aumento e ficaram em R$ 0,7114 para o litro de leite acima do padrão, R$ 0,6186 para o leite-padrão e R$ 0,5624 para a matéria-prima abaixo do padrão Os valores que o Conseleite projetou para dezembro embutem mais 2,5% de realinhamento para cima e estão assim pactuados: R$ 0,7296 para leite superior ao padrão, R$ 0,6344 para leite-padrão e R$ 0,5767 para leite abaixo do padrão.

PRODUÇÃO Santa Catarina produz 1,9 bilhão de litros de leite. O oeste responde por 72% desse volume. A base produtiva do leite é formada por 60.000 produtores rurais e está presente em 80% dos estabelecimentos com até 50 hectares. O leite deixou de ser uma atividade secundária e passou a ser uma das principais geradoras de renda para o produtor catarinense em razão da conjugação de vários fatores que tornaram o Estado o sexto maior produtor nacional.

Recorde de empresas abertas no ano em Chapecó Prefeitura Municipal comenta sobre recorde positivo em 2010. Faltando ainda duas semanas para terminar o ano, o número de empresas abertas no município já é o maior dos últimos anos, superando 2008, quando 1.142 novos empreendimentos foram abertos na cidade. Hoje, o número já chega a 1.198, um número 8,78% maior. O cálculo é feito pelo saldo de empresas abertas e fechadas neste período. “E até o fim do ano vai aumentar ainda mais. Isto é reflexo das ações que a Prefeitura vem tomando com incentivo ao desenvolvimento de Chapecó, ao desenvolvimento social, de qualidade de vida, porque isso também atrai negócios”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helon Rebelatto. “Quero também agradecer o empreendedorismo do cidadão, que cada vez mais vem investindo na cidade e ajudando o município a crescer”, completa. Outro número positivo é com

relação ao Produto Interno Bruto de Chapecó. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o município registra um crescimento de 15,66% ao ano no PIB, bem acima do nacional. “Esses números vêm crescendo desde 2005, quando essa Administração começou políticas de incentivo e, principalmente, o contato direto com a população, com a classe empresarial que tem portas abertas para buscar medidas que auxiliem os dois lados”, enfatiza o Prefeito José Caramori. Paralelo a abertura de novas empresas no município, também aumentam os postos de trabalho. Desde 2005 já houve um aumento de aproximadamente 50% no número de vagas. Hoje, segundo o Secretário Helon Rebelatto, existem 65 mil empregos formais em Chapecó, contra 44 mil em janeiro de 2005. “E ainda temos novos empreendimentos que estão surgindo, como indústrias, Shopping Center e comércios”, complementa.

O ARAUTO 5

JORNAL

O ARAUTO

JORNAL

4

Especial Fim de Ano

PEDRINHO BATISTA

Téc. em Tratamento de Resíduos pb.pedrinho@hotmail.com

Atitude Correta Chegamos ao final de mais um ano, e nada melhor que esta data para refletirmos sobre o que fizemos durante o ano que se passou, pois estamos em época de dar e receber presentes, e com isso acabamos gerando uma quantidade a mais de resíduos (material reciclável), devido a quantidade de embalagens de presentes que é usado nesta época do ano. Se cada um de nós verificarmos a quantidade de resíduos (material reciclável) que são jogados no lixo, com certeza que vamos retirar muito material dos aterros sanitários, e contribuindo ainda mais com as cooperativas de reciclagem. Siga esta ideia.

Proibido jogar lixo neste local Quem é que ainda não se deparou com uma placa escrito proibido jogar lixo neste local, pois esta é uma frase muito usada nos terrenos baldios em nossa cidade, mas que não tem efeito nenhum, pois aí que as pessoas acabam jogando, ignorando os riscos que estes resíduos podem causar para a própria população, onde acabam criando os verdadeiros lixões nestes locais. Atitude esta é a palavra que falta para que as pessoas parem de jogar resíduos nos terrenos baldios, pois cada um fazendo a sua parte conseguiremos acabar com esta novela que já tem alguns capítulos. Precisamos educar a população para que possam dar o destino correto para os resíduos que são gerados diariamente, caso contrário continuaremos com este problema por muito tempo. Pense nisso?

Proibido jogar lixo neste local

Terreno baldio usado como aterro sanitário


O ARAUTO

[Retrospectiva 2010

JORNAL

6

Especial Fim de Ano

Grande Perda Este ano começou triste para a imprensa chapecoense. Morre um dos mais populares comunicadores da região, Amilton Martins Lisbôa. Ele faleceu no dia 19 de janeiro de 2010, em Chapecó. Amilton, morreu vítima de infarto, em sua residência. Era casado com a senhora Walmira Adam Lisboa, com quem teve três filhos. Em 2007, Amilton Lisboa foi homenageado pela Associação Catarinense de Imprensa pelos seus 50 anos de atuação profissional na área de comunicação social. Era diretor comercial da Rádio Chapecó.

JANEIRO Enfim 282 O projeto foi realizado em 2008, mas foi posto em prática em 2010. A obra custou R$ 80 milhões , com parcerias do Governo Federal e Estadual. A obra de acesso a 282 era esperada a muito tempo pela população de Chapecó. O Secretário Regional, Luciano Buligon e os vereadores municipais, além do Deputado Pedro Uczai, participaram do evento de assinatura do convenio de duplicação do acesso a BR 282. Um ganho para os chapecoenses.

Câmara de Vereadores inicia os trabalhos de 2010 Não podemos esperar coisas muito diferentes da Câmara Municipal de Vereadores deste ano que passou. A oposição sempre criticando, duramente as ações do executivo, e os vereadores da base do governo defendendo com unhas e dentes as iniciativas do Prefeito. As mudanças para 2011 é que a presidência será de Itamar Antônio Agnolletto (PSdB). Os vereadores, uma parte dos vereadores promete intensificar os debates e tornar ainda mais público o que é discutido nas sessões.

FEVEREIRO

“Força Municipalista” O ano também foi marcado com a coligação de três partidos formando a Tríplice Aliança. PSdB, DEM e PMDB, formaram o chamado “Força Municipalista”. A tríplice, formada para as eleições de 2010 ficou forte no Estado, com candidatura única. Assim os partidos puderam demonstrar a força debatendo e promovendo encontros com o cúpula dos partidos no Estado de Santa Catarina.


[Artigo

Especial Fim de Ano

No Litoral

Fonte: Café Impresso

Especial Fim de Ano

O ARAUTO 9

[Viagens

JORNAL

O ARAUTO

JORNAL

8

Fim

Por Patricia Antunes

A partir desta edicao faremos um especial de final de ano, dando dicas e mostrando chapecoenses que estao pelo litoral. Na coluna de hoje, daremos dicas de algumas opcoes para quem estara por aqui mas ainda nao sabe onde vai passar o reveillon.

de

Ano

Reveillon Boutique Cyber-Shot Hotel Boutique Villas del Sol y Mar | Florianópolis – SC Feminino R$ 600,00 Masculino R$ 1.000,00 - Open Bar e Open Food www.vilasdelmar.com.br

DJs Internacionais: Roger Sanchez (USA) Shawnee Taylor (New York - USA) Richard Grey (Subliminal Records - FR)

DJs Nacionais: Fim de ano, é inevitável: o que faremos no ano que vem que mudará em definitivo nossas vidas? A máquina de calcular que também somos avalia em um relance a vida toda, quantifica faltas e excessos, compara ao que chamamos de “nossos sonhos” - as fantasias e ilusões que cultivamos mais como objeto de culpa e culto do que propriamente por objetivo ou meta - e chega a uma série de resoluções, todas supostamente práticas e racionais, sobre o que deveremos fazer já na primeira semana de janeiro para que finalmente nosso destino de cisne se realize em toda sua plenitude e o sucesso venha a ser nossa melhor vingança - frase que é uma variação da mesma síntese que se vê por aí escrita em pára-choques de caminhão ou plásticos de Kombi sob outras tantas formas e de quem o “a inveja é uma merda” é o avô saturnal, pois continua jovialmente a valer tanto como comentário triunfante e desdenhoso quanto de lamento final e irremediável por uma derrota suja e injusta. “Que fazer?” E tramamos revoluções pessoais que são verdadeiras sagas épicas de enrubecer a múmia de Lênin, seja lá onde ela ande, visto que da última vez que soube dela faziam planos de tirá-la do mausoléu da Praça Vermelha que a abrigava. Pergunto - sem o menor sentido de ironia:quantas múmias há no mundo que são ainda objetos de culto? (Não sei se é delírio meu, mas tenho a impressão de que há na Europa igrejas com corpos de santos embalsamados expostos à devoção pública, espetáculo cuja versão mais light, são esses seres e orgãos expostos em potes de geléia cheios de formol que se viam em museus de província e laboratórios escolares.) Falo na primeira do plural não é por majestade, mas por covardia. Devia dizer eu e não nós: sei lá quem é o leitor que por acaso desliza os olhos nestas letras... Eu tramo o que de urgente e prático combina mais com “virada

de milênio” - uma vez que sucessivas viradas de anos e de décadas não foram suficientes, para, por exemplo, limpar estas gavetas - de roupas velhas, de papéis velhos, de coisas que não funcionam mais ou que não uso mais para falar apenas do que é material e resiste. Eu às vezes me horrorizo com a quantidade de coisa que tenho e que um financista das antigas chamaria de capital empatado: livros e cds, sobretudo. Mas roupa velha também. E papelada: contas, recibos, contratos, formulários, extratos, manuais - mais recortes, cadernos, notas, revistas - e fotos, postais, cartões, bilhetes - e mais e mais, papéis, papeizinhos, papelões e supostas bulas papais... Aí é que me fascina esse universo digital. Tudo isto cabe em dois ou três cds. E posso “pendurar” em algum site na Rede. Vuumm! Imediatamente oito prateleiras se esvaziam na minha casa e as paredes ficam quase nuas... Junte um laptop, um celular, cartão de crédito, deposite tudo em um quarto de hotel três estrelas e temos aí o herói moderno, solitário e errante. Radicalize o ambiente e imagine tudo que for decorativo como meros objetos virtuais, projeções holográficas de alta densidade, telas de cristal líquido de alta definição - tudo “ilusão verdadeira” como diria Descartes - objetos de luz. É possível - e provável. Objetos virtuais, imagens sensíveis - percebe como são contraditórios os termos dessas expressões? Um objeto não pode ser virtual, uma imagem não pode ser sensível... Desci e meu porteiro conversava com o passarinho da vizinha que lhe responde ao assobio lá de uma janela do outro lado da rua. E a gente falava exatamente disso no começo, lembra? Dessa nossa natural, inata capacidade de diálogo com a vida, com o mundo ao redor - a ponto de condificá-lo em nomes e números que já nos levaram tão longe: os tais objetos virtuais, imagens sensíveis...

O porteiro conversava com o passarinho: em que momento da história dele ou da história do Homem ele estava, em que florestas e em que tempo de sua infância de menino - preto, índio, branco - de Homem? E será isso alma, inconsciente individual ou coletivo, memória genética? Sei lá... A gente não sabe nada... A ciência pensava que a produção do hormônio do crescimento pela hipófise parasse por volta dos 18 anos. Daí em diante, seguiríamos vivendo com aquilo que acumuláramos nesse tempo. O envelhecimento não seria mais do que o fim das reservas do hormônio armazenado. Pesquisadores descobriram que a glândula não pára de produzir, mas de distribuir! Por quê? Ninguém sabe... Imagine se aprendêssemos o segredo da distribuição? Poderíamos nos manter jovens eu quase diria para sempre se quisesse parecer bombástico, messiânico ou sedutor. A fonte da juventude era o que buscavam os alquimistas - a pedra filosofal. Pra seguir a rima, li o Eco na Veja Digital... Idade Média/ Idade Mídia é um jogo de palavras velho, mas faz sentido... Pense nos milhões livros. Imagine os copistas de O Nome da Rosa como intelectuais desempregados que o Estado ou “os nossos patrocinadores...” (é mais provável) contrataram para digitalizar todo o conhecimento das bibliotecas do mundo a fora até finalmente construir A Biblioteca, eternamente sonhada e tentada tantas vezes, alegoria do Centro, do Logos mas que, reduzida à perversão por sua minúcia crescente, acabaria por criar uma cópia digital do mundo, como no conto de Borges, em que os mapas se tornam tão exatos que chegam a coincidir com os próprios objetos representados, mapas inúteis e redundantes em vez de caprichadas representações. Esse o risco, em qualquer tempo, Narciso que se afoga em sua própria imagem.

Daniel Kuhnen (Residente Warung) - Paulinho Boghosian (3plus)- The Beckers Tatiana Fontes (Hypno) - Brych & Brandz (Groove Dj Agency)

Reveillon P12 Parador 12 | Florianópolis – SC – Jurere Internacional Feminino R$ 500,00 Masculino R$ 1.000,00 – Open Bar www.parador12.com.br

DJ’s Internacionais: Grant Nelson - Phonique - David Dann

DJ’s Nacionais

Gui Boratto - China - Renee Mussi - Ale Reis - Ely Yabu

Reveillon Taikô 2011 Taikô | Florianópolis – SC - Jurere Internacional Feminino R$ 450,00 Masculino R$ 850,00 - Open Bar www.taikofloripa.com.br

DJ Sharam – Eleito 5 vezes o melhor DJ do mundo DJ Edgard Fontes – Pink Elephant /SP Reveillon Pacha Floripa Pacha Floripa| Florianópolis – SC - Jurere Internacional Feminino R$ 150,00 Masculino R$ 200,00 - Open Bar www.pachafloripa.com.br

Life Is a Loop Reveillon Green Valley 2011 Praia do Estaleiro Guest House | Camboriú – SC Feminino R$ 450,00 Masculino R$ 550,00 - Open Bar Pista Principal

NORMAN DORAY(FRA)

Vácuo Life(PR) - Rodrigo Vieira (Miami) - Ferris (SP)

Pista Big Lounge

Hand’s UP (PR) - Mashup (SC)- Ik Garcia (PR) - Rodrigo Kost (SC) Fabricio e Marcel (playlab) (SC) - Ragnar (SC)

Reveillon Parador Beach Club 2011 Parador Beach Club - Estaleirinho - Baln. Camboriú – SC Feminino R$ 400,00 Masculino R$ 500,00 - Open Bar www.paradorbeachclub.com.br

Café da manhã de frente para o mar. - Show de fogos Piscinas - Estacionamento Vip


JORNAL

10 O ARAUTO Especial Fim de Ano

[Automobilismo

Fonte: G1

Brasil pode liberar venda de carros com motor a dieselz Enquanto o Ministério do Meio Ambiente aumenta as restrições para emissões de poluentes por veículos leves (como carros, utilitários, furgões e picapes), tramita no Senado um projeto para permitir a venda de carros de passeio movidos a diesel. O combustível é mais poluente que o álcool, porém faz mais quilômetros por litro e emite menos CO2 que a gasolina. Isso o tornaria uma alternativa mais “ecológica”, segundo o autor da proposta, o senador Gerson Camata (PMDB – ES). A ideia é, no entanto, rejeitada por entidades ambientais e montadoras, porque o óleo diesel, em muitas regiões do país, ainda possui alta concentração de enxofre. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou a sexta fase do Programa

de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece novos limites de emissões de poluentes para automóveis leves movidos a diesel e a gasolina. A determinação entra em vigor para os veículos a diesel em 2013, e em 2014 para os movidos a gasolina. O projeto de lei de Camata foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado em julho e, agora, passa por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em caráter terminativo. Isso significa que, caso não haja nenhum recurso contrário por parte dos senadores, o projeto irá para a Câmara, sem necessidade de ser votado no plenário do Senado. Se os deputados aprovarem, a lei irá para sanção presidencial.


Especial Fim de Ano

MARÇO

O ARAUTO 13

[Retrospectiva 2010

JORNAL

JORNAL

12 O ARAUTO

Especial Fim de Ano

Aprovada Lei Antifumo Segundo a Organização Mundial de Saúde, a fumaça do cigarro é um agente carcinogênico em potencial. Em vista deste problema, que foi criada no Brasil a lei antifumo. Em Chapecó o Vereador Marcelino Chiarello, apresentou o Projeto de Lei nº 333/09 ainda em agosto do ano passado, para ser debatido. A discussão foi encerrada na última quinta-feira (11/03/2010) tendo sido aprovada pela maioria dos vereadores. “O objetivo não é taxar os fumantes, mas preservar a saúde daqueles que não fumam”, destaca Chiarello. A implantação de uma lei deste caráter dependerá muito de medidas educativas implementadas pelo poder público. Uma vez conseguido estabelecer as áreas em que o fumo não será permitido, qualquer transgressão será considerada inaceitável.

Aeroporto de Chapecó: Desta vez decola? “Não há possibilidade de interdição do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso”. Palavras do Prefeito João Rodrigues, durante uma coletiva de imprensa no dia 19 de fevereiro de 2010. Mas o que aconteceu, foi justamente o contrário. O Aeroporto de Chapecó parou por mais de 15 dias. As discussões que nortearam o aeroporto de Chapecó continuaram por muito tempo. Na verdade o ano inteiro de 2010. Fecha não fecha, privatiza não privatiza, reforma não reforma. Durante alguns meses foram proteladas as reformas, mas elas aconteceram e alguns buracos foram tapados.

MAIO

Água – falta ou não falta!

Projeto “Ficha Limpa” O projeto Ficha Limpa, lançado no mês de maio de 2010, prevê que membros do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras Municipais, Governadores, Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal, Prefeitos e Vice-Prefeitos, que tenham, ou tiveram alguma conduta que infrinja as leis, ou que tiveram alguma infração na justiça, não poderão candidatar-se aos cargos políticos. Isso significa que, se a pessoa quiser ocupar um cargo eletivo não poderá ter precedentes na Justiça Eleitoral, ou qualquer processo por abuso do poder econômico ou político, entre outros.

É hora de deixar as discussões políticas de lado e começar a se preocupar realmente com a possibilidade de faltar água nas torneiras do povo chapecoense. A barragem de Guatambu está quase seca. E aí? Qual discussão é mais importante para o momento? Milton Sander anunciou na última quinta-feira que está sob domínio do Diretor da Casan, Walmor De Lucca, uma gravação comprometedora que coloca em risco a administração João Rodrigues. Segundo Sander, a gravação é de uma negociata entre o Prefeito e a empresa contratada para prestação dos serviços referentes ao abastecimento de água. Verdade ou não, resta ao povo que é quem mais sofre com isso, aguardar as verdades na mesa.

Inadimplência: Como não passar por este problema Um problema que não atinge exclusivamente Chapecó, mas várias outras cidades do Brasil é a inadimplência. O mau pagamento de contas no setor lojista, no ano de 2010, não foi somente de classes baixas, mas de médias e altas. O que ocorreu é que com linhas de créditos, financiamentos e alternativas de pagamento, o consumidor acumula cârnes sobre cârnes e tem a ilusão que conseguirá pagar todas suas contas no fim do mês. O número de inadimplentes em Chapecó chega a mais de 3%, no Brasil chega a 10%, ou seja, aproximadamente 20 milhões de pessoas.

Emoção na troca

ABRIL

João Rodrigues entregou o governo, em 2010, diante de muito reconhecimento pelo trabalho que realizou nos últimos cinco anos a frente da prefeitura. A família Caramori, representada na mesa de honra por Neyla e José Caramori, atuais, Primeira Dama e Prefeito Municipal de Chapecó, derramaram lágrimas durante toda a cerimônia de posse e renúncia de João Rodrigues. Era esperado, diante do contexto desta conquista por parte de Caramori, que após passar, aproximadamente dez anos, sem disputar de frente, qualquer pleito eleitoral retornou a política de forma efetiva. Prefeito de Chapecó agora, bem como sua esposa que se tornou Primeira Dama do Município. João e Fabiane Rodrigues, também não resistiram à emoção e choraram.

Polêmica no Aumento Salarial dos Professores A discussão em torno das questões salariais dos servidores públicos da área da educação de Chapecó foi motivo de muita discussão. O aumento salarial partiu de dois projetos da Administração Pública, onde os professores e gestores do município receberam um aumento salarial de 10% a 15%. O fato de os gestores escolares (diretores), estarem recebendo um aumento maior que o dos professores em sala de aula gerou polêmica entre os vereadores da oposição e situação, levando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, de Chapecó e região a entrar em briga ferrenha, mas no fim de tudo, os diretores receberam seu aumento como o previsto no projeto.

Eleições 2010 Neste mês de junho, a pré- Candidata, a presidente de república, na ocasião, Dilma Rousseff esteve em Chapecó para saldar os petistas da região Oeste de Santa Catarina. Ela compareceu em um evento na Universidade Federal Fronteira Sul, UFFS e gerou bastante especulações por parte da oposição.

Influenza A Foi prorrogada a campanha de vacinação contra influenza A, que assustou muitos moradores de Chapecó. A Vigilância Epistemológica do Estado Santa Catarina enviou nota para que a vacinação continuasse em todo Estado. Até o dia 7 de junho, mais de 103% da população chapecoense foi vacinada.

JUNHO


Especial Fim de Ano

[Social

O ARAUTO 15

[Geral

JORNAL

JORNAL

14 O ARAUTO

Especial Fim de Ano

Vereador comemora entrega de máquina e liberação de recursos federais para Chapecó do PAC II O vereador Marcelino Chiarello (PT) participou, na Câmara de Vereadores, da entrega realizada pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, de uma escavadeira hidráulica para o município de Chapecó. A máquina foi entregue através de uma emenda do deputado federal, Claudio Vignatti no valor de R$ 370 mil reais. Além da entrega dessa escavadeira, Chiarello também comemora a liberação de mais R$ 1,9 milhão para construção da praça do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) em Chapecó. “O Diário Oficial da União já publicou a liberação desse recurso no dia 3 de dezembro e essa praça

Tinta

preta R$

Tinta

colorida R$

vai ser construída no bairro Efapi, na rua Elói Ferreira de Souza”, anuncia Chiarello. “Mais uma vez é o governo federal garantindo grandes obras para nosso município e valorizando os chapecoenses através de políticas públicas eficientes e investimentos em infra-estrutura e qualidade de vida”, afirma. Essa praça do PAC tem três mil metros quadrados e é composta por cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, pista de Skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

Laser R$

(49)

3329.9373

cngimpressoras@hotmail.com


16 O ARAUTO

moda

Especial Fim de Ano

Leia mais sobre estes e outros assuntos em

www.arautoonline.com.br

e

comportamento

melhor do mundo OFashion em 2010

por Ademir Junior Matiello ediror@arautoonline.com.br

Envie sua dúvida ou sugestão para canal_aline@hotmail.com. Elas serão respondidas e podem virar tema da coluna.

por ALINE CANAL

Personal Stylist canal_aline@hotmail.com

2010 anos se passaram (depois de Cristo) e estamos aqui esperando a chegada do próximo ano desta contagem. A virada de um ano para outro poderia simplesmente ser vista como uma noite normal, uma simples troca de calendário ou um cuidado a mais para preencher datas em documentos. Mas, essa é uma época especial que de alguma forma o sentimento de esperança brota em cada um, exatamente ao toque da meia noite. Esperança de conquistar novas amizades, novos amores, conquistas pessoais ou profissionais, além das famosas promessas de parar com isso ou aquilo. Como há tempo já ouvimos, a impressão que dá é que cada ano passa mais rápido e com certeza cada pessoa tem uma história diferente de tudo o que aconteceu em sua vida durante 2010, surpresas, alegrias, decepções, conquistas. No mundo da moda as coisas também não param, aliás, andam muito depressa. Trago nesta, que é a última coluna do ano, algumas tendências mostradas na passarela que dominaram as ruas e creio que alguma delas você usou. Como vimos (ainda em 2009), a cor nude prometeu e invadiu o verão, não somente na roupa, como em bolsas, calçados e acessórios. Até mesmo quem não apostava no tom mais sóbrio aderiu a essa moda, já que a oferta foi grande e a possibilidade de combinação é inúmera. A estação mais quente do ano também abriu espaço para as cores vibrantes, que aliás continuam em 2011. Para quem prefere um visual chamativo, as cores fluorescentes foram uma ótima opção, tons como azul turqueza, rosa pink e laranja foram os mais usados. Ainda no verão vestidos com comprimento mini e longo, estiveram em alta. Os extremos no comprimento agradam a todos os gostos, inclusive durante o inverno saias e vestidos curtos foram usados e abusados, juntamente com outra tendência fortíssima que foram as meias, tanto lisas, como rendadas, coloridas e com formas

JORNAL

JORNAL

Especial Fim de Ano

O ARAUTO 17

[Redes Sociais

geométricas. O jeans, que já é figurinha marcada, não poderia ficar de fora da lista, usado tanto em shorts, calça, camisa foi sucesso, não importando a idade. O estilo rock que foi tendência mundial, esteve em vitrines e passarelas, além é claro de ser visto em pessoas que talvez nem sabiam o que as taxas na sua roupa estavam representando. Esse estilo também esteve em estampas, na cor preta, correntes, ilhós e amarrações marcadas. Outro estilo muito usado foi o militar chic ou novo militar, esse por sua vez representado pela cor verde militar ou tons da família do marrom. Durante o inverno as produções com meia agradou a muitas e não teve quem não usou essa tendência. Além da calça legging que também esteve presente durante os dias mais frios, essa peça permite o uso de botas cano longo sem ficar deselegante. E falando em botas, não podemos esquecer do modelo cuissardes, sucesso absoluto além do modelo sandal boot, que continua no verão. As botas estilo country também tiveram seu lugar de destaque durante a estação. Ainda lembrando o que calçou os pés das mulheres, temos o clog que surge de muitos e muitos anos, devido a um desfile da marca Chanel e também a volta do famoso oxford. Entre os tecidos que estiveram em alta, a renda se destacou, ela esteve presente em várias peças e modelos de roupa, além de alguns acessórios. Olhando para o mundo fashion, Gisele Bundchen desfilou no SPFW para Colcci junto com Reinaldo Gianecchini, pela primeira vez após ser mamãe e causou mais tumulto que a socialite Paris Hilton que desfilou para marca Triton no mesmo evento. Ainda em 2010, tivemos a alegria de ser representados na cidade de Nova Iorque, por Alexandre Herchcovitch que foi aplaudido em pé durante a badaladíssima semana de moda norte americana. E ao lembrar dele, lembramos também do casaco usado pelo técnico Dunga (criado pelo estilista) no primeiro jogo do Brasil na copa do mundo e infelizmente nessa retrospectiva quem vai reviver a conquista não somos nós brasileiros e sim os espanhóis. Encerramos esse ano com a consciência tranquila e com o tema de casa feito em relação ao que foi usado em 2010 e claro ansiosos para saber o que será usado em 2011, sem nunca esquecer que usar algo apenas porque está na moda não combina e está ultrapassado. Usar aquilo que está dentro o do estilo pessoal é que nunca sai dela. Com alegria desejo a todos um início de 2011 maravilhoso junto das pessoas que amamos e nos fazem feliz!

Ví no YouTube

Economia

Ministro da Pesca assina aditivo com Instituto Goio-En Convênio possibilita mudanças no projeto estipulado em documento firmado em 19 de fevereiro de 2009, entre a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), através de suas mantidas Unochapecó e Instituto Goio-En, e o Ministério da Pesca... Leia mais no site

Políticos sem salário: Veja essa reportagem sobre como a política funciona na Suécia. Lá, não existe imunidade parlamentar e muitos políticos nem recebem salário. Bem diferente do Brasil. Procure por: Vota Brasil, parlamento na suécia

Sempre os japoneses: Muitas são as formas de se aprender a matemática, mas nem uma delas é tão surpreendente quanto esta desenvolvida pelos japoneses. Isso explica muita coisa. Procure por: How do japanese multiply?

Política

Presidente da Câmara de 2011 O Vereador Itamar Antônio Agnoletto (PSdB) foi eleito presidente da Câmara Municipal para 2011/2012. Por força de acordo cumprirá o mandato de um ano e cederá o cargo ao vice, Américo do Nascimento Júnior... Leia mais no site

Lei de ocupação da Bacia do Lajeado São José é aprovada Lei de ocupação da Bacia do Lajeado São José é aprovada Lei que libera a ocupação do Lajeado São José é aprovada pela Câmara de Vereadores de Chapecó. A discussão causou discussão e protesto entre vereadores e população que acompanha a antepenúltima sessão... Leia mais no site

Cotidiano

Brasil pode liberar venda de carros com motor a diesel Projeto de lei passa por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos. Baixa 0qualidade do diesel é questionada por ambientalistas e montadoras. Enquanto o Ministério do Meio Ambiente aumenta as restrições para emissões de poluentes por veículos leves... Leia mais no site

O vídeo mais bizzaro: Trata-se de um trecho de um filme japonês. É uma das coisas mais estranhas que tem circulado na internet nos últimos tempos, sem dúvida. Procure por: Funky Forest

Bom de se ver e ouvir: E para dar um “upgrade” no espírito de fim de ano nada melhor que a música “Sou uma criança, não entendo nada”, interpretada por Arnaldo Antunes e Erasmo Carlos em um show especial “Ao vivo lá em casa”. Procure por: Arnado Antunes e Erasmo Carlos

@jornaloarauto

Twittadas da semana

Twitter.com/juremir “Se eu fosse ao aeroporto esperar o Inter seria para vaiar. O time pagou o mico do século de existência colorada. Merece um buuuuuuuuuuuuuuuu” Twitter.com/millorfernandes“Sabemos q VOCÊ, aí de cima, não tem mais como evitar o nascimento e a morte. Mas não pode, pelo menos, melhorar um pouco o intervalo?” Twitter.com/xapeco Com toda essa chuva ainda ouço funcionários da Casan dizendo que pode faltar água em Chapecó. Problemas comuns? Chamo isso de desorganização”. Twitter.com/ darcidebona Maravilha decreta emergência devido a alagamentos de ontem à tarde, que atingiu 30 lojas e 20 casas. (20/12/2010) Twitter.com/ freibetto por blogdilmabr BRASIL TEM 8 MILHÕES DE ARMAS CLANDESTINAS, FABRICADAS NO PAÍS. SÃO ELAS QUE ASSASSINAM NOSSOS JOVENS! Twitter.com/ blogdilmabr Lula será o 1o. passageiro em viagem simbólica do teleférico q integrará as comunidades do Complexo do Alemão @PTnacional @katytasv

flickr.com/arauto

Cliques de eventos, inaugurações, campanhas e momentos que marcaram Chapecó em 2010.


18 O ARAUTO

O ARAUTO 19

Especial Fim de Ano

JORNAL

JORNAL

[Retrospectiva 2010

Especial Fim de Ano

Campanha contra o CRACK Numa luta incansável, foram criadas várias campanhas contra o Crack em Chapecó. No mês de julho foram designados vários momentos para discutir uma das drogas mais usadas dentro do município e que está gerando graves problemas. Segundo estimativas do 2º Departamento de Polícia de Chapecó, 90% dos detidos em flagrante são menores de idade. Uma porcentagem que assusta até a própria polícia militar. A maioria dos jovens de menor idade sustenta o vício trabalhando para traficantes como intermediadores do tráfico. Durante as apreensões no ano de 2009 a 2010, houve uma queda de 84,7% em relação ao crack e um aumento elevado na apreensão de cocaína e maconha, na cidade de Chapecó. “Este foi um ano cheio de acontecimentos bons e ruins. Mas o mais importante é refletir sobre, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Desejamos, nos da Clinica Odontoefapi, que este ano seja o início da construção de um caminho de companheirismo, alegria e de esperança. Feliz Ano Novo!”

JULHO A incognita: Materno Infantil ou? Uma obra planejada há muitos anos, mas que não sai do chão, agora terá novo rumo. Várias foram às brigas partidárias devido à obra mal acabada do Hospital Materno Infantil, no bairro Saic de Chapecó. Depois de muito tempo de aguardo da população, e dilemas institucionais, o Hospital será transformado em Ambulatório Pediátrico. Essa era a proposta de julho de 2010, mas o Materno ainda não tem rumo nenhum. Em que será transformado o Materno Infantil em 2011?

CENTRO ESTÉTICO PARA ANIMAIS Consultório Veterinário com hora marcada

Taxi Dog com agendamento

(49) 3328 9976 | 9912 2840

Nossos serviços - Alisamento - Tinturas - Escova de Chocolate - Banhos Tonalizante - Banhos Especiais - Hidratação - Tosa da Raça - Vacinas

Propina pra fumar O vereador licenciado Marcelino Chiarello (PT), esteve na câmara, na última segunda-feira (16), para quem quisesse ouvir largou essa: “Representantes da Souza Cruz (fabricante de cigarros) me ofereceram propina para que eu apresentasse alteração na Lei contra fumo em ambientes fechados (bares, restaurantes e outros) eu rejeitei na hora, agora o prefeito me manda o pedido de alteração com as mesmas solicitações da empresa que é sobre a possibilidade de instalação de espaços específicos a fumantes. Primeiro que isso acaba com a função da Lei, e segundo, no mínimo a empresa conversou com o prefeito e tem propina na história.”

AGOSTO

Rua Assis Brasil, 44 E | Bairro Maria Goretti | Chapecó - SC

Código de Defesa do Consumidor agora passa a ser lei em estabelecimentos comerciais de Chapecó. A lei sancionada no dia 20 de julho de 2010 já está em vigor no município de Chapecó. A norma obriga a manter um exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Com relação a essa nova exigência é importante os comerciantes e os consumidores ficarem atentos. “Com o código exposto os consumidores irão ter mais informações a respeito dos seus direitos e a partir disso poderão cobrar e fiscalizar os locais de atendimento”, salienta a coordenadora executiva do Procon Chapecó, Inajara A. Antonini.

Investimento na Educação de Chapecó

- Acessórios - Higiene Bucal

Lei de Defesa do Consumidor

Chapecó tem primeira clinica do homem no Estado Pesquisas apontam que homens morrem sete anos antes que as mulheres devido à falta de cuidados com a saúde. Já é histórico que eles não frequentam médicos periodicamente e que quando procuram já estão doentes. A questão é: Como trabalhar para que os homens façam seus exames preventivos e tenham uma vida mais saudável? Em Chapecó foi inaugurada a Clinica do Homem, uma iniciativa do governo municipal de incentivar os homens a tratarem da saúde. “Os homens não costumam procurar médicos para prevenções de possíveis doenças e nem seguem campanhas preventivas. Pensando nesse problema é que criamos a Clinica do Homem, para cuidar e prevenir”, enfatiza o secretário municipal da saúde, Nemésio Carlos da Silva.

Foi inaugurada, com a presença do Governador Leonel Pavan, a EEB Bom Pastor, a maior obra da Educação no Estado. A solenidade aconteceu na entrada principal da escola. “Estamos orgulhosos em inaugurar esta grande obra, que será referencia para toda Chapecó e para o Estado”, destacou o secretário de Desenvolvimento Regional Gilberto Ari Tomasi. A Escola de Educação Básica Bom Pastor, é uma das mais reconhecidas e tradicionais da Região Oeste do Estado, com cerca de 2 mil e 500 alunos. O investimento foi de R$ 10,4 milhões.

SETEMBRO


JORNAL

[Geral

Especial Fim de Ano

Negócio Certo: programa desenvolve habilidades empreededoras

Orientar na abertura de novos negócios e auxiliar empresários que já possuem uma empresa a melhorar a sua administração são os objetivos do Programa Negócio Certo do Sebrae/SC. Com informações sobre definição, planejamento, abertura e gestão de empresas, a iniciativa visa orientar o empreendedor a identificar áreas de investimento no mercado, analisar a viabilidade

do negócio, legalizar a empresa e gerenciar o empreendimento com sucesso. O coordenador regional do Sebrae/SC, Enio Parmeggiani, explica que o programa oferece gratuitamente, a possibilidade de ter informações para a definição, planejamento, abertura e a administração do negócio à distância (internet, CD rom ou material impresso), com tutores disponíveis via 0800 para tirar dúvidas, além de consultoria individual na Agência do Sebrae. Dividido em cinco etapas, o programa consiste em facilitar a compreensão e os objetivos da empresa. “O Negócio Certo é uma ferramenta importante para que os empreendedores individuais tenham condições de planejar e gerenciar o empreendimento”, destaca o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara. Na primeira etapa, denominada “Gerando idéias de negócios”, o objetivo é ajudar o cliente a definir o negócio. Na segunda etapa, “Verificando a viabilidade do negócio”, o usuário irá pesquisar viabilidade mercadológica e econômi-

Ano Novo, Empresa Nova Todos os anos, a maioria das pessoas recebe um reforço positivo em relação ao futuro. É como se o futuro fosse começar com o início do novo ano, mas sem mudar as atitudes, o novo ano provavelmente será igual ao ano velho. Com a chegada do ano novo, também chega à hora de avaliar o que foi feito, o que não foi feito e o que pode ser feito. Contudo, ao se avaliar o ano que se finda e fazer um balanço com os novos desejos, se notará que pouca coisa mudou, sabe por quê? Porque suas atitudes não mudaram. É assim que as coisas funcionam! Você deseja que tudo mude menos seu

comportamento, daí o balanço ao final do ano fica sempre no negativo e a frase que diz que “o ano já vai tarde” torna-se cada vez mais popular. Antes de você pronunciar esta frase, pense no que você mudou no seu comportamento (de verdade) ao longo do ano. Depois refaça por escrito seu planejamento e delimite algumas datas para que ele se realize, mas lembre-se que as datas devem ser alcançáveis, ser um objetivo real. Para o ano começar bem, tente mudar primeiro sua visão de como gostaria que ele fosse e faça seu planejamento escrito e depois, co-

ca-finaceira da idéia escolhida, realizando um plano de negócios. Em seguida virá a etapa “Formalizando o negócio”, para orientar o candidato a empresário na formalização da futura empresa. A quarta etapa é “Organizando e administrando o negócio”. Nesta fase há informações como: receita, rentabilidade, ponto de equilíbrio, lucratividade, administração do fluxo de caixa, contas a pagar e receber. Na etapa cinco, “Relacionando seu negócio com o mercado”, o objetivo é apoiar o relacionamento do negócio com o mercado, o candidato recebe orientações de como atrair clientes, construir relacionamentos, buscar oportunidades, estudar produtos e serviços. Os interessados podem ter acesso ao programa de qualquer local de Santa Catarina, através da internet, http://www.sebrae-sc.com.br/negociocerto/ ; agências do Sebrae em Santa Catarina; em CD Rom ou material impresso, que pode ser solicitado pelo telefone 0800 6430401.

[Empresarial Profº MSC Agnaldo Rolim de Moura Consultor de empresas agnaldo@feelingconsultores.com.br

mece a trabalhar para que ele funcione. Muitas pessoas pensam em mudar de emprego no ano novo e esperam sempre a ‘virada’ para começar a distribuir seus currículos, porém se não acrescentaram nada a ele, de nada adiantará distribuí-lo. Ao invés de pensar em distribuir o currículo, pense em incrementá-lo com novos cursos, sejam eles técnicos ou não, palestras, seminários, etc.. Diversas instituições oferecem cursos e palestra gratuita via internet. Atualize-se e faça do próximo ano, um ano realmente novo! Boas festas e bom começo de ano!

O ARAUTO 21

JORNAL

20 O ARAUTO

Especial Fim de Ano


JORNAL

[Retrospectiva 2010

Especial Fim de Ano

Segundo Turno “Vamos trabalhar para que o Serra receba em Chapecó mais de 60% dos votos” João Rodrigues-Deputado Federal eleito. Um ‘frentão’ de 16 partidos formará o comitê supra-partidário pró-Serra Presidente, na região de Chapecó. O segundo turno das eleições foi uma briga de campanha e de troca de ofensas entre os candidatos a presidência Dilma e Serra. Dois dias após a eleição, o PT do Oeste inicia as articulações para o segundo turno à presidência da República. O deputado eleito à Câmara Federal, Pedro Uczai coordenou reunião com a deputada estadual eleita, Luciane Carminatti, lideranças e representantes dos demais deputados estaduais eleitos do Oeste. O objetivo agora é garantir a vitória da candidata Dilma Rousseff, também em Santa Catarina. Entre subidas e descidas, Dilma enfim vence o segundo turno para Presidente. Com 57% dos votos, contra 43% de Serra. É histórico, Dilma Rousseff é a primeira mulher a governar o Brasil.

OUTUBRO Colombo vence em primeiro turno Colombo de 58% para o Senado em 2006, para um desempenho de 35% até agora. Ideli de uma votação de 18% para o Senado em 2002, para os atuais 19% do Instituto Brasmarket; Ângela de um desempenho partidário do então candidato Esperidião de 38% em 2002, para 27% até agora e em queda. É bom não cantar vitória antes do tempo, pesquisas são indicativos que se consolidam mediante uma série histórica. E nessa próxima semana o bicho pega. Mas a vitória chegou com 52,7% dos votos em Santa Catarina.

Governador Pavan no PR? Pois é. Depois do ‘chega pra lá’ que levou no processo de construção da ‘tríplice aliança’, o enquadramento do Diretório Nacional e a eleição do Paulo Bauer, não lhe resta outra coisa. Se tentar ficar no PSDB da forma como o partido ficou, tendo Bauer Senador e Tebaldi Deputado Federal, ambos devendo favor a LHS, corre um sério risco de ser fritado de novo, até porque, ex-governador que sai enfraquecido do cargo não é autoridade que se considere.

Crescimento Municípios que mais cresceram em Santa Catarina: Itapema: 77,1%2; São João Batista: 76,7%3; Itapoá: 67,16%4; Bombinhas: 64,2%5; Balneário Arroio do Silva: 58,7%. Além de Balneário Piçarras, Navegantes, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Porto Belo, todas com crescimento superior a 50%.

DEZEMBRO

NOVEMBRO Mudanças no trânsito de Chapecó As mudanças constantes na estrutura física, social e econômica, resultado da expansão, tem causado diversos problemas urbanos para o município de Chapecó, inclusive no trânsito da cidade. Em 2010, mais uma tentativa de resolver parte desses problemas foi proposta e gerou expectativa da população. Trata-se de novas normas para reorganizar o estacionamento rotativo no centro da cidade. E aumento na taxa do cartão de tempo de estacionamento.

IBGE- Mudanças na estrutura familiar Pesquisas apontaram que existem mais mulheres do que homens no Brasil. Em Chapecó não é diferente. As mulheres estão em vantagens dos homens em duas mil á mais. Além disso, as pesquisas apontam que as famílias estão sendo chefiadas por elas. Elas amadureceram no mercado de trabalho e estão ganhando mais, isso gerou uma formação de família não tradicional. Mulheres independentes pessoalmente e financeiramente. IBGE diz que famílias estão compostas por menos pessoas e a tendência e diminuir ainda mais. Pois as mulheres pensam mais em profissional do que em filhos e casamento.

O ARAUTO 23

JORNAL

22 O ARAUTO

Especial Fim de Ano


Mecânica Peças Injeção Eletrônica

Amortecedores Mundial a partir de R$ 58,00 Limpeza de bico injetor R$ 30,00 Troca de Fluido de freio R$ 25,00

49

3323 6061

ponttinhodopneu@brturbo.com.br

Av. São Pedro, 1265 E | Bairro São Cristóvão | cep 89.804-300 | Chapecó - SC

O Arauto  

Edição 76 - Especial Fim de Ano

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you